Padrões de Projeto. Prof. Jefersson Alex dos Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Padrões de Projeto. Prof. Jefersson Alex dos Santos (jefersson@dcc.ufmg.br) http://www.dcc.ufmg.br/~jefersson"

Transcrição

1 Padrões de Projeto Prof. Jefersson Alex dos Santos

2 Apresentação Conceitos Definição Ponto de vista prático História Padrões de Projeto Conhecidos Padrões GoF Outros Padrões Aplicações (JFC e SEAD) Conclusão

3 Conceitos Segundo o dicionário Aurélio: Padrão sm. 1. Modelo oficial de pesos e medidas. 2. O que serve de base ou norma para avaliação, medida. 3. Objeto que serve de modelo à feitura de outro. 4. Desenho decorativo estampado em tecido ou outra superfície.

4 Conceitos Para a Engenharia de Software: Um padrão é uma combinação recorrente de elementos de modelagem que ocorrem em algum contexto; Padrões podem ser aplicados nas diversas etapas do desenvolvimento de software.

5 Conceitos Fases de Desenvolvimento de Software: Ciclo de vida clássico

6 Padrões de Análise Um padrão de análise é qualquer parte de uma especificação de requisitos que se origina em um projeto e pode ser reutilizada em diversos projetos.

7 Padrões de Análise Exemplo: Padrão para reservas e locação de entidades reutilizáveis (quarto de hotel, aluguel de automóveis, filmes, etc).

8 Padrões de Projeto Os padrões de projeto são arquiteturas comprovadas para construir software orientado a objetos; A idéia é a mesma dos padrões de projeto aplicadas na arquitetura.

9 Padrões: Análise X Projeto Padrões de análise são dependentes da aplicação. Descrevem aspectos típicos de algum domínio ou aplicação; Padrões de projeto estão mais próximos da implementação. Focam interfaces, criação de objetos e propriedades estruturais.

10 Framework X Padrões Atenção: Padrões de Projeto e frameworks são coisas diferentes; Frameworks são estruturas de suporte bem definidas em que um outro projeto de software pode ser organizado e desenvolvido.

11 Ponto de Vista Prático Padrões de projeto não são algoritmos; Padrões de projeto não oferecem componentes; Padrões de projeto oferecem soluções comprovadamente eficientes; Catálogos de Padrões funcionam como Livros de Receitas.

12 Ponto de Vista Prático Software: Bolo de Chocolate

13 Ponto de Vista Prático Catálogos de Padrões de Projeto: Livros de Receitas

14 Ponto de Vista Prático Framework: Bolo de Caixinha

15 Design Patterns: FAQs Pra que serve? Por que utilizar? Compensa? Quais as vantagens? Quem deve utilizar? Como surgiram? Existem aplicações bem sucedidas?

16 Design Patterns: Vantagens Segundo Deitel & Deitel: Ajudam a construir software confiável com arquiteturas comprovadas; Promovem reutilização de projeto; Ajudam a identificar erros e armadilhas comuns; Estabelecem um vocabulário comum entre os desenvolvedores; Encurtam a fase de projeto.

17 Design Patterns: História Década de 1980: Linguagem OO: SmallTalk; C++ engatinhava ; Programação de Frameworks era bastante popular; Alguns frameworks, que hoje chamados de padrões, surgiram. Exemplo: MVC.

18 Design Patterns: História Década de 1990: Linguagens OO: C++, Java; Primeiras formalizações; Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides escreveram: Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software The GoF Book.

19 Design Patterns: História Atualmente: Novos projetos são criados a todo momento; Há muitos projetos catalogados na Internet; Novos conceitos relacionam-se diretamente: XP (extreme Programming Programação Extrema); Refactoring (Refatoração).

20 Os Padrões GoF A turma dos quatro descreveu, em seu livro, 23 padrões de projeto; Esses padrões foram divididos em três categorias: Criacionais; Estruturais; Comportamentais.

21 Padrões de Criação Lidam com a melhor maneira de instanciar objetos; O aplicativo não deve depender de como os objetos são criados ou arranjados; Abstrair o processo de criação em uma classe criadora pode tornar o software mais flexível e genérico.

22 Padrões de Criação PADRÃO Abstract Factory Builder Factory Method Prototype Singleton DESCRIÇÃO É uma fábrica de objetos que retorna outras fábricas. Separa a construção de um objeto complexo de sua representação. Retorna uma instância dentre muitas possíveis classes, dependendo dos dados providos. Permite a um objeto devolver uma cópia de si mesmo para um objeto que o solicite. Garante que apenas uma única instância de uma classe vai existir.

23 Padrões Estruturais Descrevem maneiras comuns de organizar classes e objetos de um sistema: A herança pode ser utilizada para tornar mais utilizáveis as interfaces do programa; Objetos podem ser compostos em grandes estruturas utilizando composição ou inclusão de objetos dentro de outros.

24 Padrões Estruturais PADRÃO Adapter Bridge Composite DESCRIÇÃO Fornece um objeto de uma nova interface que se adapta à interface de outro objeto. Permite que se criem novos componentes para diferentes plataformas com uma ponte. A ponte esconde detalhes específicos de cada plataforma. Permite que um objeto cliente que está percorrendo uma estrutura hierárquica não precise determinar o tipo de cada componente dessa estrutura.

25 Padrões Estruturais (cont.) PADRÃO Decorator Facade Flyweight Proxy DESCRIÇÃO Permite que um objeto assuma responsabilidades adicionais dinamicamente. Permite que um objeto fachada forneça uma interface para os comportamentos de um subsistema. Permite reduzir o número de instâncias de um mesmo dado em uma classe. Permite que um objeto (Objeto Proxy) aja como um substituto para outro.

26 Padrões Comportamentais Oferecem estratégias comprovadas para modelar como os objetos colaboram uns com os outros em um sistema; Sugerem comportamentos especiais apropriados para uma grande variedade de aplicações.

27 Padrões Comportamentais PADRÃO Chain-of-Resp onsibility Command Interpreter Iterator DESCRIÇÃO Permite determinar o objeto que irá tratar uma mensagem em situações em que os objetos conversam. Permite especificar a funcionalidade desejada uma só vez, em um objeto reutilizável. Descreve como definir uma gramática e como utilizá-la para interpretar as entradas. Permite que objetos acessem dados individuais de qualquer estrutura de dados, sem conhecer o comportamento da estrutura de dados.

28 Padrões Comportamentais PADRÃO Mediator Memento Observer State DESCRIÇÃO Promove o baixo acoplamento entre duas classes fazendo com que as trocas de mensagens entre elas sejam realizadas por um objeto mediador. Permite que um sistema salve o estado de um objeto, podendo ser restaurado posteriormente. Permite que um mesmo objeto possua diversas representações. Perminte descrever comportamentos para estados que um objeto possui.

29 Padrões Comportamentais PADRÃO Strategy Template Method Visitor DESCRIÇÃO Permite armazenar um objeto estratégia que encapsula um algoritmo responsável pelo comportamento da classe. Exige que todos os objetos compartilhem um único algoritmo definido por uma superclasse. Permite que sejam adicionadas novas funcionalidades a classes existentes, de maneira plugável, sem que haja a necessidade de se alterar a hierarquia das classes.

30 Relacionamentos

31 Relacionamentos (Cont.)

32 Outros Padrões Padrões Arquiteturais; Padrões para Programação Paralela e Distribuída; Padrões J2EE;

33 Exemplos de Aplicação JFC (Java Foundation Classes): Swing: API Gráfica do Java; É considerada uma obra de arte da linguagem orientada a objetos. SEAD: Software Estatístico de Análise de Desempenho Acadêmico.

34 Conclusões Os padrões de projeto são maneiras convenientes de reusar código orientado a objetos entre projetos e programadores. A idéia é simples: catalogar interações comuns entre objetos que são utilizados freqüentemente pelos programadores.

35 Conclusões Termos relacionados: Programação Extrema (extreme Programming); Refatoração; Programação Orientada a Objetos. Não confundir com: Padrões de análise; Frameworks;

36 Referências Deitel, H. M. e Deitel, P. J. Java, Como Programar. Editora Bookman, 2003, 4ª edição, Porto Alegre, RS. Horstmann, Cay S. Cornell, Gary. Core Java 2 Volume I (Fundamentos). Editora Makron Books, 2001, São Paulo, SP. Cooper, James W. The Design Patterns: Java Companion. IBM Thomas J. Watson Research Center. Addison Wesley Design Patterns Series. Gamma, Helm, Johnson e Vlisside. Design Patterns: Elements of Reusable Software. Addison Wesley: 1995.

Curso - Padrões de Projeto Módulo 1: Introdução

Curso - Padrões de Projeto Módulo 1: Introdução Curso - Padrões de Projeto Módulo 1: Introdução Vítor E. Silva Souza vitorsouza@gmail.com http://www.javablogs.com.br/page/engenho http://esjug.dev.java.net Sobre o Instrutor Formação: Java: Graduação

Leia mais

1Introdução Helder da Rocha (helder@acm.org)

1Introdução Helder da Rocha (helder@acm.org) J930 Padrões Projeto de 1Introdução Helder da Rocha (helder@acm.org) argonavis.com.br O que é um padrão? Maneira testada ou documentada de alcançar um objetivo qualquer Padrões são comuns em várias áreas

Leia mais

J930. Padrões. Projeto. Introdução. argonavis.com.br. Helder da Rocha (helder@acm.org)

J930. Padrões. Projeto. Introdução. argonavis.com.br. Helder da Rocha (helder@acm.org) Padrões de J930 Projeto Introdução Helder da Rocha (helder@acm.org) argonavis.com.br O que é um padrão? Maneira testada ou documentada de alcançar um objetivo qualquer Padrões são comuns em várias áreas

Leia mais

Padrões de Projeto de Software Orientado a Objetos

Padrões de Projeto de Software Orientado a Objetos Padrões de Projeto de Software Orientado a Objetos Ricardo Argenton Ramos [Baseado nos slides do professor Fabio Kon - USP] 1 Padrões de Projeto de Software OO Também conhecidos como Padrões de Desenho

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Padrões de Criação

Programação Orientada a Objetos. Padrões de Criação Programação Orientada a Objetos Padrões de Criação Cristiano Lehrer, M.Sc. Objetivos Apresentar cada um dos 23 padrões clássicos descrevendo: O problema que solucionam. A solução. Diagramas UML (Unified

Leia mais

Padrões GoF. Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br

Padrões GoF. Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Padrões GoF Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Agenda Introdução Padrões de Criação Padrões de Estrutura Padrões de comportamento Leonardo Murta Padrões GoF 2 Introdução Os padrões GoF (Gamma

Leia mais

Prof.ª Esp. Talita Pagani

Prof.ª Esp. Talita Pagani Especialização em Engenharia de Software Prof.ª Esp. Talita Pagani talita.cpb@gmail.com @talitapagani 21/02/2014 Design Patterns Aula 1 Prof.ª Esp. Talita Pagani 1 Informações gerais 1. Definição de Design

Leia mais

PADRÕES DE SOFTWARE. Jerffeson Teixeira de Souza, Ph.D. Tarciane de Castro Andrade. Grupo de Padrões de Software da UECE (GPS.

PADRÕES DE SOFTWARE. Jerffeson Teixeira de Souza, Ph.D. Tarciane de Castro Andrade. Grupo de Padrões de Software da UECE (GPS. PADRÕES DE SOFTWARE 1 Jerffeson Teixeira de Souza, Ph.D. Tarciane de Castro Andrade Grupo de Padrões de Software da UECE (GPS.UECE) Julho-2009 CONTEÚDO Introdução aos Padrões de Software O quê são padrões?

Leia mais

Programação Avançada. Padrões de Projeto de Software. Fonte: Oswaldo B. Peres e K19 Treinamentos

Programação Avançada. Padrões de Projeto de Software. Fonte: Oswaldo B. Peres e K19 Treinamentos Programação Avançada Padrões de Projeto de Software 1 Fonte: Oswaldo B. Peres e K19 Treinamentos Introdução Projetar software OO reusável e de boa qualidade é uma tarefa difícil; Para realizar essa tarefa

Leia mais

Testes com Design Patterns

Testes com Design Patterns Helder da Rocha (helder.darocha@gmail.com) 31 de março de 2005 71. Que padrão de design pode ser usado para permitir que uma implementação específica e uma hierarquia de abstrações possa variar independentemente?

Leia mais

Design Patterns. Viviane Torres da Silva viviane.silva@ic.uff.br. http://www.ic.uff.br/~viviane.silva/2012.1/es1

Design Patterns. Viviane Torres da Silva viviane.silva@ic.uff.br. http://www.ic.uff.br/~viviane.silva/2012.1/es1 Design Patterns Viviane Torres da Silva viviane.silva@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~viviane.silva/2012.1/es1 Sumário Reuso de Software Introdução Benefícios e Desvantagens Visão do Reuso Padrões de Projeto

Leia mais

Design Pattern Implementation in Java and AspectJ

Design Pattern Implementation in Java and AspectJ Design Pattern Implementation in Java and AspectJ Jan Hannemann Gregor Kiczales In Proceedings of 2002 ACM SIGPLAN conference on OOPSLA. NY, USA. Introdução 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução

Leia mais

Padrões de Software (Software Patterns)

Padrões de Software (Software Patterns) Padrões de Software (Software Patterns) Cleidson de Souza - cdesouza@ufpa.br Departamento de Informática Universidade Federal do Pará Agenda! Definição! Histórico! Motivação! Exemplo Estratégia MVC! Forma

Leia mais

Análise e Projeto Orientados por Objetos

Análise e Projeto Orientados por Objetos Análise e Projeto Orientados por Objetos Apresentação da Disciplina Edirlei Soares de Lima Objetivos da Disciplina Apresentar e discutir técnicas avançadas de Análise e Projeto de

Leia mais

Padrões de projeto 1

Padrões de projeto 1 Padrões de projeto 1 Design Orientado Objeto Encapsulamento Herança Polimorfismo Design Patterns 2 Responsabilidades Booch e Rumbaugh Responsabilidade é um contrato ou obrigação de um tipo ou classe. Dois

Leia mais

PADRÕES DE PROJETO FAÇADE, FLYWEIGHT E VISITOR

PADRÕES DE PROJETO FAÇADE, FLYWEIGHT E VISITOR FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS SAGRADO CORAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GUSTAVO ANDRÉ DE FREITAS RILIANE ALPOIM PARIS RODRIGO SILVA DE SOUZA PADRÕES

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas de Informação. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com

Análise e Projeto de Sistemas de Informação. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com Análise e Projeto de Sistemas de Informação Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com Roteiro Sistemas de Informação Ciclo de Desenvolvimento de SI Projeto Análise Estruturada Análise Orientada a Objetos Como

Leia mais

Uma Introdução aos Padrões de Projeto com Java. Roberto Willrich INE-CTC-UFSC

Uma Introdução aos Padrões de Projeto com Java. Roberto Willrich INE-CTC-UFSC Uma Introdução aos Padrões de Projeto com Java Roberto Willrich INE-CTC-UFSC 1 Introdução aos Padrões de Projeto Programação Introdução Motivação, Definição, Características, Histórico Descrição de um

Leia mais

Programação com Objectos. Programação Centrada em Objectos. Home Page. Ano Lectivo 2008/2009 1º Semestre. Objectivos Programa Bibliografia Avaliação

Programação com Objectos. Programação Centrada em Objectos. Home Page. Ano Lectivo 2008/2009 1º Semestre. Objectivos Programa Bibliografia Avaliação Última actualização: 25 de Outubro de 2008 Ano Lectivo 2008/2009 1º Semestre ção com Objectos ção Centrada em Objectos Docente: Paulo Leocádio Web: www.uac.pt/~pleocadio E-mail: pleocadio@uac.pt : Competências:

Leia mais

Prototype, um Design Patterns de Criação

Prototype, um Design Patterns de Criação Prototype, um Design Patterns de Criação José Anízio Pantoja Maia Este artigo tem como finalidade compreender o funcionamento do padrão de projeto prototype, serão abordados os participantes que compõe

Leia mais

Programação com Objectos

Programação com Objectos Programação com Objectos PADRÕES DE DESENHO Classificaçã Objectivo Criação Estrutura Comportamento Introdução Alguns Padrões de Desenho Classe Factory Method Adapter Interpreter Template Method O que é

Leia mais

Pasteur Ottoni de Miranda Junior. Alguns Padrões de Projeto Gamma

Pasteur Ottoni de Miranda Junior. Alguns Padrões de Projeto Gamma Pasteur Ottoni de Miranda Junior Alguns Padrões de Projeto Gamma Padrões Gamma de Projeto(ou Gang-of-Four, gof) Os padrões gof foram publicados por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Fabiano Dorça. Introdução. Padrões de projeto

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Fabiano Dorça. Introdução. Padrões de projeto Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Fabiano Dorça Introdução Padrões de projeto Algumas definições... Um padrão de projeto (design pattern) é uma solução geral reutilizável

Leia mais

Mas o que é mesmo Padrão de Projeto?

Mas o que é mesmo Padrão de Projeto? Mas o que é mesmo Padrão de Projeto? Um Padrão de Projeto descreve uma solução comprovada para um problema recorrente e conhecido no desenvolvimento de software orientado a objetos. Mas afinal, porque

Leia mais

Padrões clássicos ou padrões GoF O livro "Design Patterns (1994) de Erich Gamma, John Vlissides, Ralph Jonhson e Richard Helm, descreve 23 padrões de

Padrões clássicos ou padrões GoF O livro Design Patterns (1994) de Erich Gamma, John Vlissides, Ralph Jonhson e Richard Helm, descreve 23 padrões de Padrões de Projeto Disciplina: Engenharia de Software - 2009.1 Professora: Rossana Maria de Castro Andrade Assistente da disciplina: Ricardo Fernandes de Almeida 1 O que é um Padrão? Um padrão descreve

Leia mais

Padrões de Desenho (Design Patterns)

Padrões de Desenho (Design Patterns) Padrões de Desenho (Design Patterns) O que são padrões de desenho Porque são úteis Conhecer alguns padrões 1 Padrões (Patterns) Design Patterns Explained: A New Perspective on Object-Oriented Design, Alan

Leia mais

Padrões de Projeto de Software

Padrões de Projeto de Software Padrões de Projeto de Software Lista de Exercícios AV2-01 Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Qual o objetivo dos padrões Comportamentais, segundo o catálogo GOF? Questão 1 Resposta

Leia mais

Uma Noção Intuitiva dos Padrões de Desenho de Software

Uma Noção Intuitiva dos Padrões de Desenho de Software 1 1 Uma Noção Intuitiva dos Padrões de Desenho de Software Prof. Dr. Italo S. Vega italo@pucsp.br 5 de dezembro de 2001 São Paulo, SP 2 Agenda Motivação (5 min.) Padrões (20 min.) Exemplo (10 min.) Conclusões

Leia mais

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML 2ª edição Eduardo Bezerra Editora Campus/Elsevier Capítulo 8 Modelagem de classes de projeto A perfeição (no projeto) é alcançada, não quando não há

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação-IESTI PCO203 Tópicos Especiais em Programação

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação-IESTI PCO203 Tópicos Especiais em Programação UNIFEI Disciplina Professor Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação-IESTI PCO203 Tópicos Especiais em Programação Enzo Seraphim 1 Padrões de Projeto

Leia mais

PADRÕES DE PROJETO. Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com)

PADRÕES DE PROJETO. Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com) PADRÕES DE PROJETO Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com) Roteiro Atributos de qualidade Boas práticas de projeto Code Smell Padrões de Projeto Atributos de qualidade Coesão Acoplamento Atributos de qualidade

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Padrões Arquiteturais e de Integração - Parte 1

Padrões Arquiteturais e de Integração - Parte 1 1 / 58 - Parte 1 Erick Nilsen Pereira de Souza T017 - Arquitetura e Design de Aplicações Análise e Desenvolvimento de Sistemas Universidade de Fortaleza - UNIFOR 11 de fevereiro de 2015 2 / 58 Agenda Tópicos

Leia mais

Engenharia de Software na Prática Hélio Engholm Jr.

Engenharia de Software na Prática Hélio Engholm Jr. Engenharia de Software na Prática Hélio Engholm Jr. Novatec Sumário Agradecimentos... 17 Sobre o autor... 18 Prefácio... 19 Capítulo 1 Desenvolvimento de software para o valor de negócios... 20 1.1 Qualidade

Leia mais

Análise e Projeto Orientados por Objetos

Análise e Projeto Orientados por Objetos Análise e Projeto Orientados por Objetos Aula 07 Padrões GoF (Command e Template Method) Edirlei Soares de Lima Padrões GoF Criação: Abstract Factory Builder Factory Method Prototype

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba PLANO DE ENSINO CURSO Engenharia Eletrônica MATRIZ FUNDAMENTAÇÃO LEGAL (Resolução do COEPP que aprovou a matriz curricular

Leia mais

Tópicos Avançados em Engenharia de Software

Tópicos Avançados em Engenharia de Software Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados em Engenharia de Software Padrões e Frameworks (Aula 01-

Leia mais

Padrões de Projeto. Padrões de Projeto. Além dos 23 Padrões GoF. Os 23 Padrões de Projeto. Documentação de um Padrão. Classificação dos Padrões

Padrões de Projeto. Padrões de Projeto. Além dos 23 Padrões GoF. Os 23 Padrões de Projeto. Documentação de um Padrão. Classificação dos Padrões DCC / ICEx / UFMG Padrões de Projeto Padrões de Projeto Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Um padrão é uma descrição do problema e a essência da sua solução Documenta boas soluções para

Leia mais

Padrões de Projeto WEB e o MVC

Padrões de Projeto WEB e o MVC Padrões de Projeto WEB e o MVC Padrões de Projeto WEB e o MVC O que são padrões? "Cada padrão descreve um problema que ocorre freqüentemente em seu ambiente, e então descreve o cerne da solução para aquele

Leia mais

Arquitectura de Sistemas de Software

Arquitectura de Sistemas de Software Arquitectura de Sistemas de Software Ademar Aguiar www.fe.up.pt/~aaguiar ademar.aguiar@fe.up.pt Arquitectura de Sistemas de Software, LEIC/MEI, 2003/2004 1 Arquitectar... Arquitectar uma pequena cabana

Leia mais

Padrões de Software (Software Patterns)

Padrões de Software (Software Patterns) Padrões de Software (Software Patterns) Cleidson de Souza - cdesouza@ufpa.br Departamento de Informática Universidade Federal do Pará Agenda! Definição! Histórico! Considerações! Forma de um Padrão! Exemplo!

Leia mais

Curso - Padrões de Projeto Módulo 2: Padrões de Criação

Curso - Padrões de Projeto Módulo 2: Padrões de Criação Curso - Padrões de Projeto Módulo 2: Padrões de Criação Vítor E. Silva Souza vitorsouza@gmail.com http://www.javablogs.com.br/page/engenho http://esjug.dev.java.net Sobre o Instrutor Formação: Java: Graduação

Leia mais

Design Patterns na plataforma Java

Design Patterns na plataforma Java Design Patterns na plataforma Java Uma experiência no processo de migração para.net João Saraiva Instituto Superior Técnico / INESC-ID (Grupo de Sistemas de Informação) Sumário Apresentação de alguns padrões

Leia mais

Padrões. Projeto (Design) de Software

Padrões. Projeto (Design) de Software Padrões Projeto de Softwares Categorias de Padrões Processo de Tradução de modelos de análise (isentos de tecnologia, lógicos) para modelos de projeto (development-ready, físicos) Qual a Tecnologia Alvo

Leia mais

Análise e Projeto. Padrões de Análise, Arquitetura e Projeto

Análise e Projeto. Padrões de Análise, Arquitetura e Projeto Análise e Projeto Padrões de Análise, Arquitetura e Projeto 33 Padrões de Arquitetura Padrões Nome do padrão Problema: quando aplicar o padrão? Descreve o problema e seu contexto. Solução: elementos que

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

SCE 186- Engenharia de Software

SCE 186- Engenharia de Software Reuso de Software SCE 186- Engenharia de Software Profa Rosana T. Vaccare Braga (parte do material elaborado com base no tutorial sobre reuso da Profa. Claudia Werner) 1 Sumário Introdução Benefícios X

Leia mais

Um Processo para Desenvolvimento de Aplicações Web Baseado em Serviços. Autores: Fábio Zaupa, Itana Gimenes, Don Cowan, Paulo Alencar e Carlos Lucena

Um Processo para Desenvolvimento de Aplicações Web Baseado em Serviços. Autores: Fábio Zaupa, Itana Gimenes, Don Cowan, Paulo Alencar e Carlos Lucena Um Processo para Desenvolvimento de Aplicações Web Baseado em Serviços Autores: Fábio Zaupa, Itana Gimenes, Don Cowan, Paulo Alencar e Carlos Lucena Tópicos Motivação e Objetivos LP e SOA Processo ADESE

Leia mais

Engenharia de software para desenvolvimento com LabVIEW: Validação

Engenharia de software para desenvolvimento com LabVIEW: Validação Engenharia de software para desenvolvimento com LabVIEW: Orientação a Objetos, Statechart e Validação André Pereira Engenheiro de Vendas (Grande São Paulo) Alexsander Loula Coordenador Suporte Técnico

Leia mais

INF011 Padrões de Projeto Introdução

INF011 Padrões de Projeto Introdução INF011 Padrões de Projeto 01 - Introdução Sandro Santos Andrade sandroandrade@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de Tecnologia Eletro-Eletrônica Graduação

Leia mais

Programação Orientada a Objetos Padrões de Projeto (design patterns) Fernando Vanini IC - UNICAMP

Programação Orientada a Objetos Padrões de Projeto (design patterns) Fernando Vanini IC - UNICAMP Programação Orientada a Objetos Padrões de Projeto (design patterns) Fernando Vanini IC - UNICAMP Padrões de Projeto (design patterns) Apresentação do conceito de design pattern Classificação dos design

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES

DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES DESENVOLVENDO APLICAÇÃO UTILIZANDO JAVA SERVER FACES Alexandre Egleilton Araújo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil araujo.ale01@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

PRODUTO 1 (CONSTRUÇÃO DE PORTAL WEB)

PRODUTO 1 (CONSTRUÇÃO DE PORTAL WEB) RELATÓRIO DE ENTREGA DO PRODUTO 1 (CONSTRUÇÃO DE PORTAL WEB) PARA A ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS PMGIRS PARA OS MUNICÍPIOS DE NOVO HORIZONTE, JUPIÁ, GALVÃO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 10 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir os conceitos de coesão e acoplamento. DESENVOLVIMENTO Projetar

Leia mais

Histórico da Orientação a Objetos Ciclo de vida de Desenvolvimento de SW

Histórico da Orientação a Objetos Ciclo de vida de Desenvolvimento de SW Histórico da Orientação a Objetos Ciclo de vida de Desenvolvimento de SW Baseado nos materiais dos profs: Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Edna Canedo Marcio de Carvalho Victorino Brasília-DF,

Leia mais

Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre César M de Oliveira

Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre César M de Oliveira Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Introdução Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação: Alexandre

Leia mais

PADRÕES DE PROJETO E FRAMEWORK NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PADRÕES DE PROJETO E FRAMEWORK NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PADRÕES DE PROJETO E FRAMEWORK NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Nelson Ribeiro de Carvalho Júnior 1 RESUMO Atualmente o cenário mundial cuja dependência do software está cada vez mais evidente requer que

Leia mais

Padrões de Desenho. ---------Engenharia de Software---------

Padrões de Desenho. ---------Engenharia de Software--------- Padrões de Desenho Objectivos: Compreender o que são os padrões de desenho? Vantagens e desvantagens em usar os padrões de desenho? Qual o formato de um padrão de desenho? Conhecer as varias secções de

Leia mais

2 Engenharia de Software

2 Engenharia de Software 20 2 Engenharia de Software 2.1 Design de Sistemas Orientados a Objetos Os Sistemas Orientados a Objetos não são mais novidade hoje em dia já estando há muitos anos no mercado. A orientação a objetos permite

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Engenharia de Software I: Análise e Projeto de Software Usando UML

Engenharia de Software I: Análise e Projeto de Software Usando UML Engenharia de Software I: Análise e Projeto de Software Usando UML Capítulo 1 Processo de Desenvolvimento de Software Metodologia de Desenvolvimento de Software Uma metodologia é um conjunto de métodos,

Leia mais

Padrões de Projeto de Software

Padrões de Projeto de Software Padrões de Projeto de Software Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução O que é? Como descrever? Principais Padrões de Projetos Unidade 2 Padrões GoF PADRÕES CRIAÇÃO Abstract Factory

Leia mais

Histórico de revisões

Histórico de revisões Design Patterns Histórico de revisões Data Versão Descrição Autor 15/1/2014 1.0 Finalização da primeira versão HEngholmJr OBJETIVOS Fornecer uma visão geral sobre Design Patterns visando atingir os requisitos

Leia mais

Padrões de Projeto de Software Orientado a Objetos

Padrões de Projeto de Software Orientado a Objetos Padrões de Projeto de Software Orientado a Objetos Ricardo Argenton Ramos [Baseado nos slides do professor Fabio Kon - USP] 1 Padrões de Projeto de Software OO Também conhecidos como Padrões de Desenho

Leia mais

Proposta para a Implementação do Cadastro de um Log de Auditoria Baseada em Padrões de Projeto

Proposta para a Implementação do Cadastro de um Log de Auditoria Baseada em Padrões de Projeto FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Trabalho de Diplomação Gabriel Augusto Gimenes 9881 André Marcos Silva (Orientador) Trabalho de Diplomação Proposta para a Implementação

Leia mais

Especialização em web com interfaces ricas. Padrões de Projeto - Estruturais

Especialização em web com interfaces ricas. Padrões de Projeto - Estruturais Especialização em web com interfaces ricas Padrões de Projeto - Estruturais Prof. Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares fabrizzio@inf.ufg.br professor.fabrizzio@gmail.com Instituto de Informática Universidade

Leia mais

Padrões. Identificando padrões

Padrões. Identificando padrões Padrões Padrões são soluções para problemas específicos que ocorrem de forma recorrente em um determinado contexto que foram identificados a partir da experiência coletiva de desenvolvedores de software.

Leia mais

Padrões contexto problema solução

Padrões contexto problema solução Padrões Padrões são soluções para problemas específicos que ocorrem de forma recorrente em um determinado contexto que foram identificados a partir da experiência coletiva de desenvolvedores de software.

Leia mais

Resumo: Perguntas a fazer ao elaborar um projeto arquitetural

Resumo: Perguntas a fazer ao elaborar um projeto arquitetural Resumo: Perguntas a fazer ao elaborar um projeto arquitetural Sobre entidades externas ao sistema Quais sistemas externos devem ser acessados? Como serão acessados? Há integração com o legado a ser feita?

Leia mais

Introdução ao Design

Introdução ao Design Introdução ao Design João Arthur e Guilherme Germoglio Coordenação de Pós-graduação em Informática - COPIN 16/10/2008 João Arthur e Guilherme Germoglio 1/ 33 Roteiro 1 Introdução Objetivos 2 Definições

Leia mais

Fundamentos de Banco de Dados e Modelagem de Dados

Fundamentos de Banco de Dados e Modelagem de Dados Abril - 2015 Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Computação Pós Graduação Lato Sensu em Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados e Modelagem de Dados Prof. Dr. Josiel Maimone de Figueiredo

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação-IESTI PCO203 Tópicos Especiais em Programação

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação-IESTI PCO203 Tópicos Especiais em Programação UNIFEI Disciplina Professor Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação-IESTI PCO203 Tópicos Especiais em Programação Enzo Seraphim 1 Padrões de Operação

Leia mais

OO IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE DESIGN

OO IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE DESIGN OO IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE DESIGN PATTERNS NAS MÉTRICAS E ESTIMATIVAS DE PROJETOS DE SOFTWARE: a utilização de padrões tem alguma influência nas estimativas? Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim 1

Leia mais

MVC e Camadas - Fragmental Bliki

MVC e Camadas - Fragmental Bliki 1 de 5 20-03-2012 18:32 MVC e Camadas From Fragmental Bliki Conteúdo 1 Introdução 2 Camadas: Separação Entre Componentes 3 MVC: Interação Entre Componentes 4 Conclusão 5 Referências Introdução A Arquitetura

Leia mais

Refatoração de sistemas Java utilizando padrões de projeto: um estudo de caso

Refatoração de sistemas Java utilizando padrões de projeto: um estudo de caso UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Refatoração de sistemas Java utilizando padrões de projeto: um estudo de

Leia mais

2 a Lista de Exercícios

2 a Lista de Exercícios Projeto de Sistemas 2011/2 2 a Lista de Exercícios (1) Um importante aspecto do projeto da camada de Lógica de Negócio (LN) diz respeito à organização das classes e distribuição de responsabilidades entre

Leia mais

Decorator Pattern. SISMO - Sistemas e Mobilidade http://www.sismo.deinf.ufma.br. Junho de 2008. Departamento de Informática / UFMA

Decorator Pattern. SISMO - Sistemas e Mobilidade http://www.sismo.deinf.ufma.br. Junho de 2008. Departamento de Informática / UFMA Decorator Pattern SISMO - Sistemas e Mobilidade http://www.sismo.deinf.ufma.br Departamento de Informática / UFMA Junho de 2008 Revisando os conceitos Herança é poderosa mas não é flexível Comportamento

Leia mais

Padrões de Projeto. Parte 1. Prof. Fellipe Aleixo

Padrões de Projeto. Parte 1. Prof. Fellipe Aleixo Padrões de Projeto Parte 1 Prof. Fellipe Aleixo (fellipe.aleixo@ifrn.edu.br) Padrões de Projeto de Software OO Também conhecidos como Padrões de Projeto de Software OO ou simplesmente como Padrões A Inspiração

Leia mais

Padrão Básico de Projeto: Herança versus Composição

Padrão Básico de Projeto: Herança versus Composição Padrão Básico de Projeto: Herança versus Composição Composição e Herança Composição e herança são dois mecanismos para reutilizar funcionalidade Alguns anos atrás (e na cabeça de alguns programadores ainda!),

Leia mais

UML - Unified Modeling Language

UML - Unified Modeling Language UML - Unified Modeling Language Casos de Uso Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 24 de abril

Leia mais

Flexibilidade e Reusabilidade em Sistemas Orientados a Objetos - Uma Proposta para Implementação no EB

Flexibilidade e Reusabilidade em Sistemas Orientados a Objetos - Uma Proposta para Implementação no EB Flexibilidade e Reusabilidade em Sistemas Orientados a Objetos - Uma Proposta para Implementação no EB GLAUBER VOLKMER SILVIO DANILO DE OLIVEIRA MARÇAL DE LIMA HOKAMA Resumo. Os padrões de projetos tratam

Leia mais

Desenho de Software. Desenho de Software 1

Desenho de Software. Desenho de Software 1 Desenho de Software Desenho de Software 1 Sumário Caracterização Conceitos fundamentais Desenho funcional e desenho OO Qualidades Desenho de Software 2 Bibliografia Pfleeger, Capítulo 6 Design the Modules

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Projeto e Implementação Padrões de Projeto Msc. Carlos Mar 04/2014 REVISÃO: ORIENTAÇÃO A OBJETOS Msc. Carlos Mar - Abr/2014 Conceitos Fundamentais Classe Objeto Atributos Métodos

Leia mais

Profa. Thienne Johnson

Profa. Thienne Johnson Profa. Thienne Johnson E. Gamma and R. Helm and R. Johnson and J. Vlissides. Design Patterns - Elements of Reusable Object-Oriented Software. Addison- Wesley, 1995. Conhecido como GoF (Gang of Four) Versão

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Introdução a Engenharia de Requisitos Professor: Ricardo Argenton Ramos Aula 08 Slide 1 Objetivos Introduzir a noção de requisitos do sistema e o processo da engenharia de requisitos.

Leia mais

UML 01. Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados Disciplina: Projeto de Banco de Dados Relacional 1 Prof.: Fernando Hadad Zaidan

UML 01. Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados Disciplina: Projeto de Banco de Dados Relacional 1 Prof.: Fernando Hadad Zaidan Faculdade INED UML 01 Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados Disciplina: Projeto de Banco de Dados Relacional 1 Prof.: Fernando Hadad Zaidan Referências BARBIERI, Carlos. Análise e Programação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de software AULA NÚMERO: 08 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir conceitos relacionados a modelos e especificações. Nesta aula

Leia mais

REVISÃO ENGENHARIA DO SOFTWARE. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com

REVISÃO ENGENHARIA DO SOFTWARE. Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com REVISÃO ENGENHARIA DO SOFTWARE Isac Aguiar isacaguiar.com.br isacaguiar@gmail.com Software Sequencia de Instruções a serem seguidas ou executadas Dados e rotinas desenvolvidos por computadores Programas

Leia mais

" ##$#$!% # & #$#$ !!!!"!

 ##$#$!% # & #$#$ !!!!! " ##$#$!% # & #$#$ Abstract Factory, Builder, Singleton, Factory Method, Prototype, Adapter, Bridge, Composite, Decorator, Facade, Flyweight, Proxy, Chain of Responsability, Command, Interpreter, Iterator,

Leia mais

SABiO: Systematic Approach for Building Ontologies

SABiO: Systematic Approach for Building Ontologies SABiO: Systematic Approach for Building Ontologies Ricardo de Almeida Falbo Engenharia de Ontologias Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Preocupações Principais do

Leia mais

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier

Eduardo Bezerra. Editora Campus/Elsevier Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML 2ª edição Eduardo Bezerra Editora Campus/Elsevier Capítulo 11 Arquitetura do sistema Nada que é visto, é visto de uma vez e por completo. --EUCLIDES

Leia mais

TESTES AUTOMATIZADOS COM JUNITE MOCKITO

TESTES AUTOMATIZADOS COM JUNITE MOCKITO TESTES AUTOMATIZADOS COM JUNITE MOCKITO Jaime William Dias 12, Dener Barranco 1, Douglas Delapria 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) 2 Universidade Estadual de Maringá (UEM) Paranavaí PR Brasil dener_barranco@hotmail.com,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO AVANÇADA -CONCEITOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br

PROGRAMAÇÃO AVANÇADA -CONCEITOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br PROGRAMAÇÃO AVANÇADA -CONCEITOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 1. Conceitos de Orientação a Objetos Introdução O paradigma da POO Classes

Leia mais