O método 14 C, Traço de fissão e Re-Os MÉTODOS DE DATAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O método 14 C, Traço de fissão e Re-Os MÉTODOS DE DATAÇÃO"

Transcrição

1 1 O método 14 C, Traço de fissão e Re- MÉTODOS DE DATAÇÃO

2 2 Atualmente, existem dois modos de saber o quão velha é uma rocha: O método relativo observa a relação temporal entre camadas geológicas, baseando-se nos princípios estratigráficos de Steno (1669) e Hutton (1795). Por exemplo, a presença de fósseis, onde se conhece o período de tempo de existência dos mesmos, pode-se indicar a idade da camada geológica em que o fóssil foi encontrado e por relação, indicará que a camada que está abaixo dessa é mais velha e a camada que está por cima é mais nova. A relação de inclusão, e de discordância e truncamento também pode determinar a cronologia de camadas, unidades rochosas e eventos. Nas figuras abaixo, qual a cronologia dos eventos? (do mais antigo para o mais novo?) (1) Falha 2 Falha (2) (3)

3 3 O método absoluto utiliza os princípios físicos da radioatividade e fornece a idade da rocha com precisão. Esse método está baseado nos princípios da desintegração (ou decaimento) radioativa. Entre os métodos absolutos, existe os que são mais indicados para se datar materiais mais recentes como a datação pelo métodos do 14 C e de traço de fissão em apatita, epidoto e zircão e os que datam materiais mais antigos, como Re-, Ar-Ar, Rb-Sr, Sm-Nd e U-Pb. O método do carbono-14 Um dos métodos isotópicos usado para datar materiais formados mais recentemente e para medir intervalos de tempo menores é o método baseado no decaimento radioativo do isótopo Carbono-14, cujo meia vida é de 5730 anos. Com um intervalo de tempo tão curto, passível de ser usado apenas para determinar idades durante os últimos anos, este método tornou-se uma ferramenta fundamental para datar episódios importantes da pré-história e História humana.

4 4 organismos absorvem 14 C pela fotossíntese do CO 2 ou pelo consumo de matéria orgânica e tem uma concentração constante de 14 C enquanto vivem. Após a morte, o estoque de 14 C no tecido não mais é alimentado pela fotossíntese ou pela dieta alimentar. Esse estoque de 14 C decai para 14 N novamente por decaimento β. A idade da amostra de um osso humano, por exemplo, ou de uma matéria orgânica qualquer morta, pode ser determinada com base na taxa de produção e na meia vida do 14 C e na quantidade de 14 C que ainda não decaiu e permanece na amostra. Termocronologia por traços de fissão O método de datação por traços de fissão, consiste na contagem de densidade (número de traços por micra quadrada) de defeitos deixados no mineral, pela passagem de partículas ionizadas originadas pela fissão do 238 U. Estes traços são gravados em minerais, vidros naturais e artificiais e plásticos especiais. Desde a cristalização, os traços são formados nos cristais, porém em temperaturas superior a do fechamento do sistema, todos os traços são apagados (annealing).

5 5 Através de investigações de traços de fissão nos minerais apatita com temperatura de fechamento de ~120 o C, zircão ~230 o C e epidoto com temperatura de fechamento de ~300 o C fornece informações sobre a histórica térmica nos últimos 250 milhões. As datações em apatitas são utilizadas predominantemente para decifrar a história termotectônica das rochas. Esta aplicação como um geotermo-cronômetro é baseada sobre a relativamente baixa estabilidade térmica dos traços ao redor de 120º C e a profundidades de ~ 11 km. É uma técnica que está sendo aplicada em estudos de datação e taxa de exumação e denudação de uma unidade rochosa e de sedimentação. métodos de datação, utilizados normalmente com a apatita são divididos em dois métodos principais: O método da população onde a densidade dos traos dá a temperatura e o comprimento dá a história térmica da região. O método do detetor externo (muscovita), este método tem sido usado se a distribuição do urânio variar muito na amostra, que pode ser o caso de apatitas detríticas. Traços de fissão em zircão e epidoto vem sendo empregado para datar eventos recente de temperaturas superiores as de fechamento do sistema da apatita.

6 Pastilhas para incrustação de cristais para TF 6

7 7 Traços de fissão em epidoto é utilizado para datar movimentos de falhas com epidotização do Cretacéo e do Terciário. O comprimento e a distribuição de traços fósseis são usados para distinguir entre idade de eventos genuinos e idades mistas, devido ao mascaramento de um evento tardio. Aplicado em epidoto das rochas mineralizadas em scheelita, deu valores iguais ou inferiores aos valores Ar-Ar e Sm-Nd. Estudos com cristais de zircão estão em andamento pelo grupo de pesquisa da UNESP/Rio Claro. Na literatura, o TF em zircão já foi usado para datar pseudotaquilitos. Seus dados pode preencher a lacuna entre 500 o C e 120 o C da histórias termocronológicas de unidades litológicas. O método Rênio (Re)-Ósmio () O decaimento beta do Re para o pode ser usado não só para o estudo de origem de meteoritos ferrosos, mas também datação de sulfetos e minerais de Mo e Cu e de minerais ricos em como osmiridio e laurita [Ru(,Ir)S 2 ] Combinado com os métodos Rb-Sr, Sm-Nd, Lu-Hf e U- Pb pode ser aplicado no estudo da diferenciação do manto e do crescimento da crosta continental. O estudo é dificultado pela baixa concentração em minerais silicáticos e pela dificuldade em medir a meia-vida do Re.

8 8 O Re e o são HSE (Hghly Siderophile Elements) e calcófilos particionam preferencialmente para fases metálicas e sulfetos (diferente de outros sistemas de desintegração isotópica. Re ( 185 Re = 37,4% e Re = 62,6%) ( 184, 186, 167, 188, 190, 192 ). O 186 é produto da desintegração de 190Pt (com constante de desintegração = 1.54 x ano -1. Durante a fusão do manto, o ósmio é altamente compatível e Re é moderadamente compatível. Materiais crustais têm, portanto, altas razões Re/ comparados com o manto. A média da crosta continental para Re/ é de ~50. Com relação a razão Re/, rochas crustais como basalto e granito, tem razões muito mais altas do que o manto. Porém a crosta tem que foi enriquecido em radiogênico, que pode servir como um indicador efetivo de contaminação de magmas derivados do manto por assimilação de rochas crustais. A equação da isócrona é: / 186 = ( / 186 )i + Re/ 186 (e - t 1), onde ( / 186 )i = é a razão inicial desses isótopos após o fechamento do sistema; ( / 186 ) = a razão desses isótopos no presente; = constante de decaimento do Re (1.52 x anos -1 ; T 1/2 = 4.56 x anos); t = tempo decorrido desde o fechamento do sistema Re e.

9 9 Evolução da composição isotópica do no manto e na crosta da terra. A evolução da linha do manto é limitado pela dados de meteoritos ferrosos e fases metálicas (osmirídio). A linha de evolução da crosta é um exemplo hipotético da evolução do em um sistema que se separou do manto em 3,0 Ga e tem uma razão Re/ = 100. O método de datação geral A composição isotópica do em minerais rico em e pobre em Re que foram derivados de fontes do manto parece ser limitado unicamente pela equação da linha de desenvolvimento da linha da figura onde a razão: / 186 = t. Onde / 186 = razão isotópica do em um mineral rico em e pobre em Re, t = o tempo decorrido desde a remoção do da fonte no manto em Ga.

10 10 A equação / 186 = t pode ser usada como um geocronômetro geral de minerais com, desde que as seguintes premissas sejam satisfeitas: 1 O foi derivado de uma fonte do manto que tenha a mesma razão Re/ das fontes da amostra de osmirídio da qual a equação foi baseada. 2 A composição isotópica do não foi mudada em nenhum momento após sua remoção do manto. 3 O mineral de deve está formado logo após a remoção do de sua fonte no manto. Satisfeitas essas premissas, os minerais podem ser datados com base somente na sua razão / 186 sem a necessidade de medir as concentrações de ou de Re, pelo uso da equação: ( / 186 )/ Ga Um exemplo do uso de uma único geocronômetro pela média de uma amostra de osmirídio coletada de um depósito de placer na califórnia. A razão / 186 = cujo valor de idade foi. T = ( )/ = Ga ou 295 Ma

11 11 Utilização do método Re/ O decaimento do Re para pode ser usado para datar sulfetos com minerais de Mo e Cu em depósitos hidrotermais. Novas técnicas analíticas aumentam o potencial desse geocronômetro para a datação de depósitos de minerais metálicos. A composição isotópica do no osmirídio de diferentes idades definem uma evolução isotópica do no manto. Rochas crustais como basaltos e granitos tem razão Re/ muito mais altas do que o manto. Também pode ser usado para determinar a contaminação de magmas derivados do manto por assimilação de rochas crustais. Poderia ser: Isócrona Requer no mínimo 3 amostras co-genéticas com variada razão Re/. 3 rochas co-genéticas originadas pelo processo de fusão parcial, cristalização fracionada, etc. 3 minerais co-existentes com diferentes razão Re/ de uma rocha MSWD Fator estatísticos que indica se os pontos apresentam um bom alinhamento

12 12 3 rochas a b c no tempo t o a, b e c em t o possuem mesma razão inicial ( / 186 ) o ( Re/ 186 ) o a b c t o Re 186 Após algum tempo (t 0 t 1 ) cada amostra perde Re e ganha uma quantidade equivalente de 186 ( 186 ) o c 1 t 1 b 1 a 1 a b c t o Re 186

13 ( 186 ) o tg = (e t - 1) a b c t o Re 186 Isócrona Re-

14 14

Sm 62 > Nd 60 + Q

Sm 62 > Nd 60 + Q Método Sm-Nd Sistemática Sm-Nd Deve-se tomar os mesmos cuidados mencionados para a construção dos diagramas isocrônicos Rb-Sr; As amostras devem ser homogêneas e representativas da unidade a ser datada;

Leia mais

O método Rb-Sr. Os cuidados na coleta de amostras para a sistemática Rb-Sr, no geral são os mesmos dos para a coleta para Ar-Ar e Sm-Nd.

O método Rb-Sr. Os cuidados na coleta de amostras para a sistemática Rb-Sr, no geral são os mesmos dos para a coleta para Ar-Ar e Sm-Nd. O método Rb- Sistemática Rb- Os cuidados na coleta de amostras para a sistemática Rb-, no geral são os mesmos dos para a coleta para Ar-Ar e Sm-Nd. O tamanho da amostra deve ser aproximadamente 10 (dez)

Leia mais

Métodos Geocronológicos

Métodos Geocronológicos Métodos Geocronológicos Aula 3 - Introdução MÉTODOS DE DATAÇÃO 1 O método 14 C, Traço de fissão e Re-Os O método absoluto utiliza os princípios físicos da radioatividade e fornece a idade da rocha com

Leia mais

Compreendendo a Terra

Compreendendo a Terra Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Compreendendo a Terra 4a Edição Cap 10 Tempo Geológico Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004 by W. H. Freeman &

Leia mais

A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA

A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA A MEDIDA DO TEMPO GEOLÓGICO E A IDADE DA TERRA Idade relativa e idade radiométrica Memória dos tempos geológicos DATAÇÃO RELATIVA???? DATAÇÃO ABSOLUTA - permite-nos obter um valor numérico para a idade

Leia mais

O método U-Pb Sistemática U-Pb

O método U-Pb Sistemática U-Pb O método U-Pb Sistemática U-Pb Neste método utiliza-se minerais muito resistentes à ação intempérica (zircão, monazita, titanita, rutilo, xenotina, etc.), portanto, mesmo amostras muito alteradas são passíveis

Leia mais

Aula 5. Lembrete de regras de distribuição de Goldschmidt. Coeficiente de Partição/Distribuição. Aula de solução de exercicios visando a prova 1

Aula 5. Lembrete de regras de distribuição de Goldschmidt. Coeficiente de Partição/Distribuição. Aula de solução de exercicios visando a prova 1 Aula 5 Lembrete de regras de distribuição de Goldschmidt Coeficiente de Partição/Distribuição Aula de solução de exercicios visando a prova 1 18/04/2017 1 Pot. iôn < 2 LFSE, LILE Pot. iôn > 2 Dois íons

Leia mais

Reavaliação da Datação Sugerida pelo Método Radiométrico de Carbono-14. Adauto J. B. Lourenço

Reavaliação da Datação Sugerida pelo Método Radiométrico de Carbono-14. Adauto J. B. Lourenço Reavaliação da Datação Sugerida pelo Método Radiométrico de Carbono- Adauto J. B. Lourenço Introdução Métodos de Datação Radiométrica QUAL A IDADE DO FÓSSIL Introdução Métodos de Datação Radiométrica Procuram

Leia mais

A medida do tempo geológico e a idade da Terra

A medida do tempo geológico e a idade da Terra A medida do tempo geológico e a idade da Terra Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva O presente é a chave do passado ou, o que está acontecendo hoje, aconteceu no passado J. HUTTON(1726-1797)

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Compreender o conceito de tempo geológico Compreender como é feita a identificação da idade das formações geológicas

Leia mais

RADIOATIVIDADE. Manoel S. D Agrella Filho

RADIOATIVIDADE. Manoel S. D Agrella Filho RADIOATIVIDADE Manoel S. D Agrella Filho RADIOATIVIDADE Em 1896, Henry Becquerel deixou um minério de Urânio em cima de uma placa fotográfica não revelada. Depois de revelada, o filme mostrou o contorno

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA PROF. DR. DONIZETI A. GIUSTI

FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA PROF. DR. DONIZETI A. GIUSTI FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA E GEOQUÍMICA PROF. DR. DONIZETI A. GIUSTI Tempo Geológico Histórico Gregos: cosmovisão; Renascimento: Revolução Científica x fatos bíblicos; Leonardo da Vinci: fósseis e sedimentação;

Leia mais

Desde a descoberta da radioatividade em 1896, por A. H. Becquerel, ela tem. sido aplicada em diversas áreas do conhecimento. Nas Geociências, a

Desde a descoberta da radioatividade em 1896, por A. H. Becquerel, ela tem. sido aplicada em diversas áreas do conhecimento. Nas Geociências, a 16 Capítulo 2 Química e geoquímica do urânio Desde a descoberta da radioatividade em 1896, por A. H. Becquerel, ela tem sido aplicada em diversas áreas do conhecimento. Nas Geociências, a radioatividade

Leia mais

Perceber o significado de escalas de tempo geológico, reconhecendo que estas representam uma sequência de divisões da história da Terra, em M.a.

Perceber o significado de escalas de tempo geológico, reconhecendo que estas representam uma sequência de divisões da história da Terra, em M.a. Perceber o significado de escalas de tempo geológico, reconhecendo que estas representam uma sequência de divisões da história da Terra, em M.a. Compreender que a datação relativa depende de informações

Leia mais

Métodos de datação das rochas. Anabela Araújo ESV - 10ºCT5

Métodos de datação das rochas. Anabela Araújo ESV - 10ºCT5 Métodos de datação das rochas Anabela Araújo ESV - 10ºCT5 As rochas, agrupam-se, basicamente, de acordo com o seu processo de formação em : Rochas magmáticas ou ígneas, que solidificam a partir de material

Leia mais

Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia

Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia Universidade Regional do Cariri URCA Centro de Ciências Biológicas Fósseis e estratigrafia: conceitos e princípios da estratigrafia, litoestratigrafia, bioestratigrafia e cronoestratigrafia Flaviana Lima

Leia mais

20/04/2011 USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS E O TEMPO GEOLÓGICO

20/04/2011 USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS E O TEMPO GEOLÓGICO USO ESTRATIGRÁFICO DOS FÓSSEIS E O TEMPO GEOLÓGICO 1 A GEOLOGIA HISTÓRICA Definição: Ramo da Geologia dedicado a reconstrução da história evolutiva da Terra, com foco nas mudanças continuas do planeta

Leia mais

Apresentação de Dados Geoquímicos

Apresentação de Dados Geoquímicos Elementos de Interesse: são aqueles mais abundantes na crosta terrestre: Apresentação de Dados Geoquímicos Geoquímica de Rochas - Litoquímica Grupo dos 8 Grandes na Crosta Continental O Si Al Fe Ca Na

Leia mais

Introdução à Geocronologia

Introdução à Geocronologia Introdução à Geocronologia Aula 1 - Introdução EMENTA Conhecimento dos princípios básicos dos principais métodos de datação geocronológica de rocha e mineral. O significado de idade modelo em rocha total,

Leia mais

Geofísica Nuclear. Introdução

Geofísica Nuclear. Introdução Geofísica Nuclear Introdução A radioatividade foi descoberta no resultado de um experimento feito por Henri Bequerel em 1876. Acidentalmente, Bequerel deixou amostras de sulfato de urânio e de potássio,

Leia mais

Química A Extensivo V. 8

Química A Extensivo V. 8 Química A Extensivo V. Exercícios 0) A α 90 Th3 Ra 9 Ac 90 Th α Ra Número de massa: Prótons: Neutons: 36 0) 90 Th 3 α Ra α 6 Rn α Po 0 5 At 0 03) B 0) C Prótons: 5 Elétons: 5 Neutons: 00 5 = 35 6X O elemento

Leia mais

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO GEOLOGIA PARA ENGENHARIA CIVIL TEMPO GEOLÓGICO Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 6 Tempo Geológico Conceito de Tempo Geológico Divisões do Tempo Geológico Determinação do Tempo Datação

Leia mais

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS 1) Qual das sentenças abaixo é verdadeira? a) Os minerais originam-se e são destruídos por reações químicas. b) A maior parte dos minerais

Leia mais

LOGO. Radioatividade. Profa. Núria Galacini

LOGO. Radioatividade. Profa. Núria Galacini LOGO Radioatividade Profa. Núria Galacini Radioatividade Breve Histórico: 1896: Antoine-Henri Becquerel percebeu que um sal de urânio sensibilizava o negativo de um filme fotográfico, recoberto por papel

Leia mais

Descoberta do núcleo. Forças nucleares. Nuclídeos experimento de Rutherford Núcleo pequeno e positivo

Descoberta do núcleo. Forças nucleares. Nuclídeos experimento de Rutherford Núcleo pequeno e positivo Descoberta do núcleo 1911- experimento de Rutherford Núcleo pequeno e positivo Raio nuclear: fentometro (1 fm = 10-15 m) Razão entre os raios (r): r núcleo / r átomo = 10-4 Forças nucleares Prótons muito

Leia mais

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado.

FICHA DE TRABALHO. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 1. Distinga sistema fechado, sistema aberto e sistema isolado. 2. A classificação dos sistemas (em fechado, aberto ou isolado) tem em linha de conta: a) a sua dimensão. b) a forma do seu limite. c) o seu

Leia mais

GEOLOGIA DE ISÓTOPOS RADIOGÊNICOS

GEOLOGIA DE ISÓTOPOS RADIOGÊNICOS Capítulo VI GEOLOGIA DE ISÓTOPOS RADIOGÊNICOS 1 - INTRODUÇÃO: Os estudos de geoquímica isotópica tem como finalidade determinar idades e estudar a evolução de rochas da crosta terrestre utilizando razões

Leia mais

O Decaimento Radioativo (6 aula)

O Decaimento Radioativo (6 aula) O Decaimento Radioativo (6 aula) O decaimento Radioativo Famílias Radioativas Formação do Material Radioativo O Decaimento Radioativo Quando um átomo instável emite partículas a, b, ou radiação g, ele

Leia mais

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra O que nos contam as rochas sedimentares sobre o passado da Terra? http://aegsrv2.esci.keele.ac.uk/earthlearningidea/flash/ee_sr.html

Leia mais

Através do estudo dos materiais rochosos é possível colher informações sobre o passado da Terra

Através do estudo dos materiais rochosos é possível colher informações sobre o passado da Terra Através do estudo dos materiais rochosos é possível colher informações sobre o passado da Terra O Ciclo das Rochas é um dos subciclos do O estudo dos fósseis, incluindo o dos dinossauros e dos seus vestígios,

Leia mais

TEMA TEMPO GEOLÓGICO: aprendendo datar rochas

TEMA TEMPO GEOLÓGICO: aprendendo datar rochas TEMA TEMPO GEOLÓGICO: aprendendo datar rochas FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA DATAÇÃO DE EVENTOS GEOLÓGICOS Da idéia à concepção - O uso sistemático do registro fóssil permitiu, ainda no século XIX, o estabelecimento

Leia mais

Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a história da Terra. Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação:

Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a história da Terra. Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a história da Terra Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Lê toda a informação com atenção e responde de forma objectiva.

Leia mais

Nome: Nº Turma: Leia atentamente os enunciados das perguntas e responde nos locais indicados na folha de prova da última página.

Nome: Nº Turma: Leia atentamente os enunciados das perguntas e responde nos locais indicados na folha de prova da última página. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano Estrutura Interna, Minerais e Rochas Classificação: % Nome: Nº Turma: Leia atentamente os enunciados das perguntas e

Leia mais

2.Geocronologia isotópica de 210 Pb

2.Geocronologia isotópica de 210 Pb 2.Geocronologia isotópica de 210 Pb No meio ambiente o 210 Pb (t 1/2 = 22,26 anos) ocorre como um dos radioisótopos da série natural de decaimento do 238 U. O desequilíbrio entre o 210 Pb e o 226 Ra (t

Leia mais

CICLO DAS ROCHAS. Na natureza nada se perde, tudo se transforma. Lavoisier

CICLO DAS ROCHAS. Na natureza nada se perde, tudo se transforma. Lavoisier "Com uma idade de formação que remonta aproximadamente a 4600 milhões de anos, a Terra sofreu variadas alterações. A sua história encontra-se registada nas rochas e nos fósseis que contêm. Até um pequeno

Leia mais

Lista 1 - Radioatividade

Lista 1 - Radioatividade 1. Para cada um dos radionuclídeos mostrados a seguir, escreva a equação que representa a emissão radioativa. Consulte a tabela periódica. a) b) c) d) e) 222 86 Rn, um alfa emissor presente no ar. 235

Leia mais

Recomendação de vídeo!

Recomendação de vídeo! Radioatividade 1 Recomendação de vídeo! Trabalho muito criativo feito pela aluna Adrienne, sobre a Marie Curie: https://atmosferavds.wordpress.com/2015/12/22/talk-show-radio-show/ https://atmosferavds.wordpress.com/2015/12/23/talk-show-final-alternativo-de-radioshow/

Leia mais

A descoberta da radioatividade

A descoberta da radioatividade 10. Radioatividade Sumário Histórico da radioatividade Lei do decaimento radioativo Decaimentos alfa, beta e gama Séries radioativas Datação pelo Carbono-14 Fissão nuclear Fusão nuclear A descoberta da

Leia mais

1. Elabore um mapa de conceitos sobre o tema As rochas, arquivos que relatam a história da Terra.

1. Elabore um mapa de conceitos sobre o tema As rochas, arquivos que relatam a história da Terra. 1. Elabore um mapa de conceitos sobre o tema As rochas, arquivos que relatam a história da Terra. 2. Apresente os dados que já possui para: 2.1. medir do tempo geológico 2.2. contar a história da Terra

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas ou vulcânicas SEDIMENTARES - detríticas -

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade).

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). ESTRUTURA GEOLÓGICA ESTRUTURA DA TERRA LITOSFERA SIMA SIAL Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). DESCONTINUIDADE DE MOHOROVICIC Limite entre a Litosfera e o manto MANTO

Leia mais

Leonnardo Cruvinel Furquim PROCESSOS NUCLEARES

Leonnardo Cruvinel Furquim PROCESSOS NUCLEARES Leonnardo Cruvinel Furquim PROCESSOS NUCLEARES Radioatividade Três espécies de emissões radioativas naturais foram identificadas e caracterizadas e foi demonstrado que todas são emitidas pelo núcleo atomico,

Leia mais

Ano Séculos Milhar de anos MILHÕES DE ANOS (M.a.)

Ano Séculos Milhar de anos MILHÕES DE ANOS (M.a.) Unidade de tempo para o último século Unidade de tempo para o estudo da civilização romana Unidade de tempo para o estudo da pré-história Unidade de tempo no domínio da Geologia Ano Séculos Milhar de anos

Leia mais

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade

MINERAIS HIDROGEOLÓGICOS ENERGÉTICOS. de acordo com a finalidade Materiais (sólidos, líquidos ou gasosos), ou suas propriedades (calor interno da Terra ou radioatividade), provenientes da Terra e que o Homem pode utilizar em seu benefício. de acordo com a finalidade

Leia mais

METAMORFISMO: AGENTES DE METAMORFISMO E PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS

METAMORFISMO: AGENTES DE METAMORFISMO E PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS METAMORFISMO: AGENTES DE METAMORFISMO E PRINCIPAIS ROCHAS METAMÓRFICAS METAMORFISMO: Processo que ocorre em rochas da crusta terrestre, em resultado de variações de temperatura e pressão (sem ocorrer a

Leia mais

Apostila de Química 03 Radioatividade

Apostila de Química 03 Radioatividade Apostila de Química 03 Radioatividade 1.0 Histórico Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio e uranila: K2(UO2)(SO4)2 conseguia

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 16 PROCESSOS E REAÇÕES NUCLEARES Edição Agosto de 2007 CAPÍTULO 08 PROCESSOS E REAÇÕES NUCLEARES ÍNDICE 16.1- Introdução 16.2- Radioatividade

Leia mais

Semana 06. A partir da injeção de glicose marcada com esse nuclídeo, o tempo de aquisição de uma imagem de tomografia é cinco meias-vidas.

Semana 06. A partir da injeção de glicose marcada com esse nuclídeo, o tempo de aquisição de uma imagem de tomografia é cinco meias-vidas. 01. (Enem 2ª aplicação 2016) A energia nuclear é uma alternativa aos combustíveis fósseis que, se não gerenciada de forma correta, pode causar impactos ambientais graves. O princípio da geração dessa energia

Leia mais

A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas diferentes dados serem diferentes os seus pontos de SOLIDIFICAÇÃO

A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas diferentes dados serem diferentes os seus pontos de SOLIDIFICAÇÃO O magma é uma mistura complexa de vários tipos de substâncias minerais A cristalização desses minerais ocorre a temperaturas diferentes dados serem diferentes os seus pontos de SOLIDIFICAÇÃO Com o arrefecimento,

Leia mais

Radioatividade. Prof. Fred

Radioatividade. Prof. Fred Radioatividade Prof. Fred Radioatividade, uma introdução Radioatividade O homem sempre conviveu com a radioatividade. Raios cósmicos Fótons, elétrons, múons,... Radioatividade natural: Primordiais urânio,

Leia mais

Geografia 1ª série E.M. - Estrutura geológica da Terra, tipos de rocha e recursos minerais

Geografia 1ª série E.M. - Estrutura geológica da Terra, tipos de rocha e recursos minerais Geografia 1ª série E.M. - Estrutura geológica da Terra, tipos de rocha e recursos minerais 1. Formação geológica da Terra Observando a densidade e a gravidade do globo terrestre, os cientistas chegaram

Leia mais

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na

O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na O tempo geológico é um tempo longo e a Terra possui uma idade aproximada de 4600 milhões de anos. Durante este período desenvolveu-se a Vida na Terra, alternada por extinções em massa, com destaque para

Leia mais

a) Escrever a equação nuclear balanceada que representa a reação que leva à emissão do positrão.

a) Escrever a equação nuclear balanceada que representa a reação que leva à emissão do positrão. A PET permite obter imagens com maiores detalhes, e menor exposição à radiação do que outras técnicas tomográficas. A técnica de PET pode utilizar compostos marcados com 6 C 11. Este isótopo emite um positrão,

Leia mais

Como definir a estabilidade de um átomo? Depende. Eletrosfera. Núcleo. Radioatividade

Como definir a estabilidade de um átomo? Depende. Eletrosfera. Núcleo. Radioatividade Como definir a estabilidade de um átomo? Depende Eletrosfera Ligações Núcleo Radioatividade O que é radioatividade? Tem alguma ver com radiação? Radiação eletromagnética Ampla faixa de frequência Modelos

Leia mais

Lista elaborado por coletânea de exercícios, traduzida e organizado por Emerson Itikawa sob supervisão do Prof. Eder R. Moraes

Lista elaborado por coletânea de exercícios, traduzida e organizado por Emerson Itikawa sob supervisão do Prof. Eder R. Moraes Física Nuclear e Decaimento 1) (HOBBIE, R.K.; Interm Phys Med Bio) Calcular a energia de ligação, e a energia de ligação por núcleon, a partir das massas dadas, para os nuclídeos (a) 6 Li, (b) 12 C, (c)

Leia mais

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA

GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA GEOLOGIA GERAL GEOGRAFIA Segunda 18 às 20h Quarta 20 às 22h museu IC II Aula 5 Rochas Ígneas Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Minerais Rochas Rochas são agregados naturais

Leia mais

- a elaboração de material didáctico sobre diversas temáticas na área das Ciências da Terra.

- a elaboração de material didáctico sobre diversas temáticas na área das Ciências da Terra. Desde a sua abertura em Maio de 2005 que o CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ tem tido uma relação de proximidade com as escolas, que constituem sem dúvida o seu principal grupo de visitantes. Desde sempre

Leia mais

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Classificação dos Elementos : Hidrogênio 1 elemento : Metais 93 elementos : Ametais 11 elementos : Semimetais 7 elementos : Gases nobres 6 elementos Estrutura da Tabela Periódica

Leia mais

ESTRUTURA DA TERRA. Descontinuidade de Mohorovicic Maior velocidade das ondas sísmicas abaixo do contato. Astenosfera

ESTRUTURA DA TERRA. Descontinuidade de Mohorovicic Maior velocidade das ondas sísmicas abaixo do contato. Astenosfera ESTRUTURA DA TERRA 5 km 100 km 30 km Espessura 600 km móvel 80 km em média granito Formação do campo magnético basalto 1200 o C 3000 kg/m 2700 kg/m 3350 kg/m3 3 3 Litosfera Astenosfera Descontinuidade

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC. C] De acordo com esse esquema, pode-se concluir que essa transformação, que liberaria muita energia, é uma fusão nuclear: 3 2He 3 2He 2 4 He 2 p. SOLUÇÃO PC2. A partir

Leia mais

Geoquímica do Manto 15/10/2012. Geoquímica de Rochas Características

Geoquímica do Manto 15/10/2012. Geoquímica de Rochas Características Características Geoquímica do Manto Dados sísmicos: camada sólida, de composição silicática, Corresponde a 83% do volume da Terra e 67% de sua massa, Dividido em duas grandes regiões: superior e inferior.

Leia mais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais

2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais 1 - Morte do ser vivo 2 Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais (como consequência estes deixam de estar em contacto com os agentes atmosféricos e com o oxigénio, descompondo-se por isso mais

Leia mais

RADIOATIVIDADE DEFINIÇÃO

RADIOATIVIDADE DEFINIÇÃO RADIOATIVIDADE DEFINIÇÃO ATIVIDADE QUE CERTOS ÁTOMOS POSSUEM DE EMITIR RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS E PARTÍCULAS DE SEUS NÚCLEOS INSTÁVEIS COM O PROPÓSITO DE ADQUIRIR ESTABILIDADE ESTABILIDADE NUCLEAR ADMITE-SE

Leia mais

Universo. Sistemas. Isolados. constituído por. Steven Stanley

Universo. Sistemas. Isolados. constituído por. Steven Stanley Só será possível entender a Terra como um sistema, estudando o modo como os seus vários componentes interagiram ao longo do tempo. O estado actual deste sistema resulta de uma longa e complexa história.

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos - Parte 4

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos - Parte 4 QUÍMICA Transformações Químicas e Energia Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, - Parte 4 Prof ª. Giselle Blois Cinética da Radioatividade Quando um átomo emite radiação (energia) ele sofre

Leia mais

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa Estrutura geológica e formas de relevo Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica O tipo de terreno de um lugar (sua origem e as rochas que o compõem) constitui a sua estrutura geológica. Sua importância

Leia mais

Lista 2 Funções: Definição e exemplos

Lista 2 Funções: Definição e exemplos Lista Funções: Definição e exemplos. Seja f : R R definida por f(x) = x 3. Qual é o elemento do dominio que 5 tem 3 como imagem? 4. É dada uma função real tal que: (a) f(x) f(y) = f(x + y) (b) f() = (c)

Leia mais

Escola Secundária de S. João da Talha

Escola Secundária de S. João da Talha Escola Secundária de S. João da Talha Ficha de Avaliação Formativa Outubro 2009 Biologia/Geologia 10º Ano Nome: Nº Classificação: Professora: I O El Niño (fig. 1) representa um aquecimento acima do normal

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos - Parte 6

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos - Parte 6 QUÍMICA Transformações Químicas e Energia Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, - Parte 6 Prof ª. Giselle Blois 1. (CESGRANRIO-RJ) A partir da década de 40, quando McMillan e Seaborg obtiveram

Leia mais

Eletromagnetismo: radiação eletromagnética

Eletromagnetismo: radiação eletromagnética 29 30 31 32 RADIAÇÕES NUCLEARES Como vimos nos textos anteriores, o interior da matéria no domínio atômico, inacessível ao toque e olhar humano, é percebido e analisado somente através das radiações eletromagnéticas

Leia mais

Introdução. Importância - 70 % das rochas da crosta terrestre são formadas a partir de magma

Introdução. Importância - 70 % das rochas da crosta terrestre são formadas a partir de magma MAGMATISMO Introdução Importância - 70 % das rochas da crosta terrestre são formadas a partir de magma Definições Rochas ígneas = rochas formadas através da cristalização de magma Magma rocha fundida termo

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Geologia

Paulo Tumasz Junior. Geologia Paulo Tumasz Junior Geologia - Geologia: Ciência que estuda a estrutura interna da terra, história a partir dos processos rochosos e processos que as modificam; - Distância da superfície terrestre ao centro

Leia mais

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B.

DATAÇÃO RELATIVA. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. 1- A figura seguinte representa uma determinada área geológica, onde se observam duas sequências estratigráficas, A e B. TERMOS A USAR NOS ESPAÇOS NAS QUESTÕES DOS GRUPOS 1 E 2: ambientes; argilas; balastros;

Leia mais

Algumas definições. O Clima da Terra: Processos, Mudanças e Impactos

Algumas definições. O Clima da Terra: Processos, Mudanças e Impactos Algumas definições O Clima da Terra: Processos, Mudanças e Impactos Definições Tendência Coerência Extremos Probabilidade de excesso Persistência e mecanismos de retroalimentação Correlação serial, defasagem

Leia mais

A Terra conta a sua História EPL

A Terra conta a sua História EPL A Terra conta a sua História EPL Hélder Giroto Paiva Na Antiguidade, tudo era imutável! Considerava-se que a Terra, o Céu, o Homem e todos os seres que o rodeavam tinham sido criados conjuntamente, permanecendo

Leia mais

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Estruturas geológicas e formas do relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa As marcas do tempo geológico A litosfera não é contínua, ela é formada por imensos blocos rochosos: - Placas tectônicas. -

Leia mais

A TERRA ACREÇÃO E DIFERENCIAÇÃO

A TERRA ACREÇÃO E DIFERENCIAÇÃO A TERRA ACREÇÃO E DIFERENCIAÇÃO A Terra, tal como os outros corpos do Sistema Solar, teve origem a partir da acreção de materiais da nébula solar por ação da força gravítica, seguido de um processo de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL. DPV 053 Geologia e Pedologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL. DPV 053 Geologia e Pedologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL DPV 053 Geologia e Pedologia Rochas Ígneas Alegre - ES 2017 ROCHAS ÍGNEAS Etnologia termo

Leia mais

Métodos para o estudo do interior da Geosfera

Métodos para o estudo do interior da Geosfera Métodos para o estudo do interior da Geosfera Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Page 1 Page 2 Como Investigar o interior da Terra? Como Investigar o interior da Terra? Métodos Directos Indirectos

Leia mais

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II)

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) AS ROCHAS São agregados minerais ou de um mineral apenas, formados naturalmente na crosta terrestre. As rochas podem ser classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas.

Leia mais

GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA O MOVIMENTO DE CONVECÇÃO DO MAGMA NO MANTO AS PLACAS TECTÔNICAS O MOVIMENTO

Leia mais

!"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '728'9/:/*.0/;!

!#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! '728'9/:/*.0/;! !"#$%&'()*+,-'#&*'!-./0+-+*'11! 234252346'728'9/:/*.0/;! A'CD9'!AEBF1A19'11! Programa! "#!$%&'(%)*+'&%&,!-%./%!01!23!!!!!!! 4,5)(6,78%!&%!$%&'(%)*+'&%&,! 97(:7',&%&,5!&(!;5?8(:(5=!

Leia mais

Perguntas do Jogo sobre Radioatividade

Perguntas do Jogo sobre Radioatividade Perguntas do Jogo sobre Radioatividade 1) Quem foi o descobridor da radioatividade? a) Pierre Curie; b) Marie Curie; c) Henri Becquerel. 2) O que são raios X? a) Radiação eletromagnética resultante da

Leia mais

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres.

1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. 1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas aos diferentes subsistemas terrestres. A Um sistema é uma parte do Universo constituída por massa e energia.

Leia mais

Anexo 1. Tabela de constantes. g = 10 m s -2. Velocidade de propagação da luz no vácuo c = 3, m s -1

Anexo 1. Tabela de constantes. g = 10 m s -2. Velocidade de propagação da luz no vácuo c = 3, m s -1 Anexo 1 Tabela de constantes Velocidade de propagação da luz no vácuo c = 3,00 10 8 m s -1 Módulo da aceleração gravítica de um corpo junto à superfície da Terra g = 10 m s - Constante de gravitação universal

Leia mais

GEO046 Geofísica. O calor na Terra. O calor na Terra. O calor na Terra

GEO046 Geofísica. O calor na Terra. O calor na Terra. O calor na Terra GEO046 Geofísica Aula n o 15 MÉTODOS GEOTÉRMICOS Calor terrestre O calor na Terra A convecção térmica no manto fornece o mecanismo controlador da tectônica de placas e os processos geológicos decorrentes.

Leia mais

Quantos anos galácticos tem uma trilobite? distância Sistema solar-centro da galáxia 8 kpc = 8000 pc = 8000 x m velocidade 230 km/s

Quantos anos galácticos tem uma trilobite? distância Sistema solar-centro da galáxia 8 kpc = 8000 pc = 8000 x m velocidade 230 km/s 280 Quantos anos galácticos tem uma trilobite? distância Sistema solar-centro da galáxia 8 kpc = 8000 pc = 8000 x 3.10 16 m velocidade 230 km/s 0,2 x10 9 anos = 200 bilhões de anos 1654 Arcebispo Usher

Leia mais

CAPÍTULO V GEOQUÍMICA ISOTÓPICA E IDADE DE METEORITOS

CAPÍTULO V GEOQUÍMICA ISOTÓPICA E IDADE DE METEORITOS CAPÍTULO V GEOQUÍMICA ISOTÓPICA E IDADE DE METEORITOS 83 CAPÍTULO V GEOQUÍMICA ISOTÓPICA E A IDADE DOS METEORITOS A geoquímica isotópica é uma importante ferramenta da petrologia moderna, sendo freqüentemente

Leia mais

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Cristiano Santana Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: GEOLOGIA Assunto: Estrutura interna da Terra DIA: MÊS: 03 2017 O modelo da estrutura interna

Leia mais

01 O chumbo participa da composição de diversas ligas metálicas. No bronze arquitetônico, por

01 O chumbo participa da composição de diversas ligas metálicas. No bronze arquitetônico, por 01 O chumbo participa da composição de diversas ligas metálicas. No bronze arquitetônico, por exemplo, o teor de chumbo corresponde a 4,14% em massa da liga. Seu isótopo radioativo 210 Pb decai pela emissão

Leia mais

AMBIENTES MAGMÁTICOS

AMBIENTES MAGMÁTICOS AMBIENTES MAGMÁTICOS DEFINIÇÃO DE MAGMA É uma mistura de compostos sólidos, líquidos e gasosos. Com o arrefecimento, os elementos químicos associam-se em cristais. A temperatura do magma ronda valores

Leia mais

Introdução a Mineralogia e Geologia Geral

Introdução a Mineralogia e Geologia Geral Introdução a Mineralogia e Geologia Geral Eng. Civil Unime 2016.1 Aula 02 Estruturando um Planeta Prof. Corey Lauro de Freitas, Fevereiro, 2016. 1. ESTRUTURANDO UM PLANETA: INTRODUÇÃO A Geologia é a ciência

Leia mais

PROBLEMAS RESOLVIDOS SOBRE DECAIMENTO RADIOATIVO

PROBLEMAS RESOLVIDOS SOBRE DECAIMENTO RADIOATIVO Bertolo Exercícios sobre Decaimento Radioativo 1 PROBLEMAS RESOLVIDOS SOBRE DECAIMETO RADIOATIVO 1. A meia-vida de um dado isótopo radioativo é de 6,5 horas. Se existirem inicialmente 48 x 10 19 átomos

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

Quí. Monitora: Thamiris Gouvêa

Quí. Monitora: Thamiris Gouvêa Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitora: Thamiris Gouvêa Específicas: radioatividade 05 dez EXERCÍCIOS DE AULA 1. O berquélio (Bk) é um elemento químico artificial que sofre decaimento radioativo. No

Leia mais

Ainda não compreendemos totalmente como é constituído e como funciona o interior do nosso planeta.

Ainda não compreendemos totalmente como é constituído e como funciona o interior do nosso planeta. Ainda não compreendemos totalmente como é constituído e como funciona o interior do nosso planeta. Os dados que permitem conhecer o interior da Terra podem ser obtidos de forma direta, através de métodos

Leia mais

Magmas e formação de rochas ígneas

Magmas e formação de rochas ígneas Magmas e formação de rochas ígneas O que é um magma? Um fundido (geralmente silicatado) + cristais + gases (H 2 O, CO 2 SO 2, Cl, F, etc ), que é gerado no interior da Terra, provido de mobilidade. Quando

Leia mais

Exploração Sustentada de Recursos Geológicos. Aula nº88 29 Maio 09 Prof. Ana Reis

Exploração Sustentada de Recursos Geológicos. Aula nº88 29 Maio 09 Prof. Ana Reis Exploração Sustentada de Recursos Geológicos Aula nº88 29 Maio 09 Prof. Ana Reis A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente, da utilização de recursos como a água, solo, florestas e minerais. O

Leia mais

Estrutura da Tabela Periódica

Estrutura da Tabela Periódica Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 6 Propriedades Periódicas Prof. Isac G. Rosset Estrutura da Tabela Periódica Ordem crescente de Número Atômico (Z): 13 Al 26,9

Leia mais