Dimensionamento comparativo de vigas e lajes entre software e método convencional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dimensionamento comparativo de vigas e lajes entre software e método convencional"

Transcrição

1 1 Dimensionamento comparativo de vigas e lajes entre software e método convencional Murilo Kostetzer murilo.k@hotmail.com Projeto, Execução e Controle de Estruturas & Fundações Instituto de Pós-Graduação IPOG EEFLO003 Florianópolis, UF-SC, 19 de agosto de 2016 Resumo A engenharia está evoluindo constantemente, logo são necessários sistemas que acompanhem as mudanças impostas pelo ambiente na qual está inserida. Nesse mundo cada vez mais acelerado é necessário que projetos estruturais sejam realizados de forma eficiente e rápida, o que tornou necessária a utilização de softwares para acompanhar esse ritmo. Neste contexto, muitos engenheiros ficaram dependentes desses softwares e dos resultados gerados pelos mesmos, sendo que muitos não tem experiência ou domínio para verificar e certificar os resultados obtidos. Neste contexto o objetivo deste artigo é realizar o dimensionamento de vigas e lajes maciças pelo método de cálculo convencional,através de planilhas e tabelas, comparando os resultados obtidos através do software Eberick. A comparação é feita a partir de um projeto base, simulando três tipos de cargas acidentais para diferentes vãos. No estudo observa-se pequenas diferenças entre os dimensionamentos de vigas, porém em lajes maciças houve uma diferença significante entre momentos e taxas de armadura, sendo mais elevadas em momentos positivos e inferiores nos momentos negativos no software Eberick. Visto que deve-se analisar os resultados gerados pelos dois métodos para prover maior segurança ao realizar projetos. No qual recomenda-se utilizar tanto o software Eberick quanto o método convencional para realizar cálculos e verificações dos elementos estruturais. Palavras-chave: Dimensionamento, Czerny, Taxa de armadura, Eberick. 1. Introdução Durante a concepção de um projeto estrutural de concreto armado, ocorre um processo de verificação e dimensionamento continuo dos elementos estruturais, tais como vigas, lajes, pilares, dentre outros. Sendo que esse processo é repetitivo e pode requer correções e alterações as quais consomem muito tempo, o que gera a necessidade de processos mais rápidos e eficazes por meio de softwares. Com a crescente evolução de softwares para a realização de projetos estruturais, os engenheiros ficaram cada vez mais dependentes das análises e dimensionamentos destes programas. Visto que muitos engenheiros ainda não tem o domínio de verificar os resultados obtidos e compara-los com métodos convencionais de resolução aprendidos no período acadêmico. O software Eberick é um sistema gráfico que analisa a estrutura em um modelo de pórtico espacial, além de permitir a análise de um mesmo pavimento sob diferentes situações, fazendo-se verificações dos mais variados parâmetros, tais como: detectar proximidade e alinhamentos de elementos estruturais, prumadas de pilares, deformação da estrutura,

2 2 deslocamentos elásticos, analise de esforços de ventos, efeitos de segunda ordem, verificação de flechas, entre outros. Neste artigo são demonstrados os processos de cálculos convencionais para o dimensionamento de lajes maciças e vigas, sendo executado por meio de planilhas e tabelas. Esse processo tem o aval da NBR 6118/2014 de aplicação segura. Este método considera as lajes como elementos isolados e apoiados em vigas indeformáveis. O principal objetivo do artigo é realizar o dimensionamento de vigas e lajes para três tipos de cargas acidentais. Utiliza-se valores de 200kgf/m², 400kgf/m² e 600kgf/m², calculadas para vãos de 4m, 5m, 6m e 8m, conforme um projeto base. Os dimensionamentos desses elementos serão realizados pelo método convencional de cálculo e comparados com os resultados obtidos através do software Eberick. 2. Desenvolvimento Neste capítulo são abordados conteúdos importantes para subsidiar o desenvolvimento do trabalho. Sendo demonstrados conceitos gerais de uma edificação, metodologia de cálculo de lajes e vigas, apresentação dos resultados adquiridos por cada método e suas comparações. O sistema estrutural de um edifício deve ser projetado para resistir às ações verticais e horizontais que possam provocar efeitos significativos ao longo da vida útil da construção. As ações verticais são constituídas por peso próprio dos elementos estruturais e ações variáveis, que podem ser cargas de pessoas, mobiliários, equipamentos, veículos e etc. Ações horizontais são basicamente a ação do vento e empuxo do solo. Um edifício é composto por estes seguintes elementos estruturais e com funções especificas, tais como (PINHEIRO, 2007): Lajes são elementos que recebem ações de uso e transmite para os apoios, também travam os pilares e distribuem as ações horizontais na edificação; Vigas são barras horizontais que contornam as lajes e recebem cargas das lajes e paredes e transmite para os pilares; Pilares são barras verticais que recebem as ações das vigas e lajes que transmitem para a fundação; Fundação são os elementos que recebem todas as cargas e transferem para o solo. Neste artigo serão abordados o dimensionamento de vigas e lajes maciças, não contemplando os cálculos de pilares, fundações e ações horizontais provocadas na edificação. A seguir são apresentados os roteiros de cálculos de laje maciça, pelo método de Czerny, e vigas. 2.1 Lajes A primeira etapa de cálculo consiste em determinar os vãos livres (lo), os vãos teóricos (l) e a relação entre os vãos teóricos. Vão livre é a distância livre entre as faces dos apoios. O vão teórico (l) é a distância entre os centros dos apoios, conforme dita NBR 6118/2014.

3 3 Conhecidos os vãos teóricos considera-se a menor dimensão entre os lados, maior dimensão. A seguir encontra-se a relação λ, demonstrada na fórmula abaixo: λ = 2 çõ > 2 çã Figura 1- Vãos teóricos lx (menor vão) e ly (maior vão) Fonte: Pinheiro (2007) As lajes armadas em duas direções são calculadas para resistir os momentos fletores nessas direções. Lajes armadas em uma direção são calculadas como se fossem um conjunto de vigas paralelas na direção do menor vão,a fim de resistir o momento fletor nessa direção, ignorando-se a existência da outra direção. Na direção do maior vão, coloca-se armadura de distribuição, com seção transversal mínima dada pela NBR 6118/2014 (BOTELHO, 2013). Segundo passo consiste em identificar os tipos de vínculos de suas bordas. A borda livre é caracterizada pela ausência de apoios, apresentando rotação, por exemplo lajes em balanço (marquises). Borda simplesmente apoiada é representada com vigas sem continuidade de lajes. E borda engastada tem continuidade de lajes, sendo o engastamento promovido pela laje adjacente, não havendo deslocamentos verticais ou rotações. Estes três tipos de apoios são representados na tabela a seguir: Tabela 1 - Representação dos tipos de apoio Fonte: Pinheiro (2007) Na Tabela 2 são apresentados alguns casos de vinculação, com bordas simplesmente apoiadas e engastadas.

4 4 Tabela 2 - Casos de vinculação Fonte: Pinheiro (2007) A seguir são demonstrados os passos para dimensionamento da laje: Verificar qual dos casos a laje se encontra; Determinar sua espessura; Calcular a armadura positiva e negativa; Calcular as armaduras negativas (nos apoios intermediários); Para o cálculo de pré-dimensionamento da espessura da laje é usado l/40. Visto que é necessário seguir estes limites mínimos de acordo com a NBR 6118/2014. a) 7 cm para cobertura não em balanço; b) 8 cm para lajes de piso não em balanço; c) 10 cm para lajes em balanço; d) 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kn; e) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kn; f) 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, com o mínimo de l / 42 para lajes de piso biapoiadas e l / 50 para lajes de piso contínuas; g) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo, fora do capitel. O dimensionamento da laje é realizado pelo método Czerny, o qual considera a laje formada por uma grelha de vigas independentes cortando-se perpendicularmente. As tabelas de Czerny fazem os cálculos diretamente, permitindo facilmente o cálculo dos momentos positivos e negativos, para aplicação das tabelas, vale a simbologia (BOTELHO, 2013): (ã)

5 5 ( ã) ( ) ( ) ( ó ) ã çã ã çã O primeiro passo para o dimensionamento é calcular a relação entre os vãos das lajes, que pode ser demonstrada na equação a seguir (BOTELHO, 2013): λ = A partir desta relação é necessario buscar parâmetros,, 1, 2, 3, 4 das tabelas vinculações de lajes Czerny. Estas não serão demonstradas no artigo e podem ser buscadas em livros relacionados a este tema, tal como Concreto Armado Eu te Amo. Buscados os parametros,, calcula-se (BOTELHO, 2013): =. =. =. =. = á h = á = = = + + ó A verificação da flecha é dada a partir da formula: =... Sendo que o modulo de elasticidade é igual a: = ,85 A NBR 6118/2014 limita a flecha visual em /250. Com os esforços de momentos fletores serão dimensionados os elementos. Este processo é valido para qualquer dos 6 casos de vinculação, dado um momento fletor máximo e fixada a espessura da laje, resultará a área de aço necessária. Devem ser considerados o fck do concreto e tipo de aço. Primeiro passo é o cálculo do k6, a partir do momento fletor, segue a fórmula (BOTELHO, 2013):

6 6 6 = 10.. = 1 (á ); = â ; = ; A partir do k6, é procurado o k3 na tabela de dimensionamento de lajes maciças em cruz que podem serobtidos em literaturas relacionadas ao assunto, por exempo o livro Concreto Armado Eu Te Amo.Buscado o k3, é calculado a armadura por metro a partir desta fórmula (BOTELHO, 2013): =. A armadura mínima de laje flexão (principal): í = í.. h = 100 h = A NBR 6118/2014 recomenda a armadura mínima conforme a tabela a seguir: Tabela 3 - Taxas mínimas de armadura de flexão para vigas e lajes Armadura secundária em lajes: 0,2 0,9 / Fonte: NBR 6118 (2014) As armaduras secundarias ou de distribuição são necessárias para distribuir a carga de uma forma mais homogênea sobre elas. 2.2 Vigas Vigas são barras horizontais que delimitam as lajes, suportam paredes e recebem ações das lajes ou de outras vigas e as transmitem para os apoios. Apresenta-se, a seguir o procedimento de dimensionamento de viga. O primeiro passo é o pré-dimensionamento da altura da viga, dado por (PINHEIRO, 2007): Tramos internos: h = Tramos externos: h =

7 7 Balanços: h = Segundo passo é determinar o fck, o tipo de aço usado e a largura da viga. A escolha da largura da viga depende da disposição arquitetônica. Conforme os dados a seguir: = =. = A metodologia de cálculo de vigas simplesmente armadas é igual ao dimensionamento de lajes maciças, sendo que após conhecidos os momentos no centro do vão e nos apoios, são calculadas as armaduras por meio de coeficientes da tabela k6 e k3, (BOTELHO, 2013):. 6 = 10. A partir do k6 é procurado o k3 na tabela de dimensionamentosque podem ser obtidos em literaturas relacionadas ao assunto, por exemplo o livro Concreto Armado Eu Te Amo. Conhecido o k3 é calculado a armadura por metro a partir desta fórmula (BOTELHO, 2013): =. A altura da linha neutra é calculada a partir da relação: = = h = Se a relação é superior à 0,5, considera-se vigas superarmadas ou duplamente armadas. Vigas duplamente armadas são caracterizadas como barras de aço na seção tracionada e na comprimida, sendo que as barras superiores auxiliam a suportar tensões que o concreto não permite. Para calcular vigas duplamente armadas é necessário partir do k6 limite, que equivale a 36, deste modo é calculado o momento limite a partir desta fórmula (BOTELHO, 2013): = 10.. A armadura inferior total (As) é calculada pela fórmula: =. +. ( ) A armadura superior é calculada a partir desta fórmula, sendo que o k7 é retirado da tabela 3. =. ( ) Aço Tabela 4 - Cálculo de vigas duplamente armadas k7 e k8 Valores de k7 e k8 Fck = 20 Mpa Fck = 25 Mpa Fck = 30 Mpa k7 k8 k7 k8 k7 k8 CA25 0,716 0,716 0,716 0,716 0,716 0,716 CA50 A 0,358 0,358 0,358 0,358 0,358 0,358 CA50 B 0,358 0,440 0,358 0,440 0,358 0,440

8 8 2.3Resultados CA60 B 0,302 0,403 0,302 0,403 0,302 0,403 Fonte: (BOTELHO, 2013) A partir da metodologia apresentada serão demonstrados os dimensionamentos de vigas e lajes. O dimensionamento é realizado a partir de uma seção pré-estabelecida dos elementos estruturais e calculado em cargas acidentais de 200kg/m², 400kg/m² e 600kg/m²; estabelecidos a partir deste croqui.

9 9 Figura 2 - Croqui de dimensionamento Fonte: Autor (2016) Todos os cálculos a seguir não levam em consideração dimensionamentos de comprimentos de armaduras, transpasses, ancoragens, esforços cortantes em vigas e lajes, cálculos de pilares e fundações.

10 10 A tabela a seguir demonstra os resultados de dimensionamentos das 9 opções de lajes e três tipos de carregamento pelo método de Czerny. Nome Md x Positivo Tabela 5 - Dimensionamento lajes Czerny As calculado Md y Positivo As calculado Md x Negativo As calculado Md y Negativo As calculado Carga Acidental de 200Kgf/m² (4x4x0,1m) 220,00 1,50 220,00 1,50-615,00 2,80-615,00 1,50 257,00 1,50 217,00 1,50-692,00 3,18-651,00 2,98 396,00 1,77 166,00 1,50-917,00 4,30-710,00 3,26 396,00 1,77 166,00 1,50-917,00 4,30-710,00 3,26 (5x6x0,1m) 350,00 1,55 210,00 1,50-887,00 4,14-770,00 3,54 (6x6x0,1m) 355,00 1,57 450,00 2, ,00 5, ,00 5,93 (4x8x0,1m) 470,00 2,11 88,00 1, ,00 6,30-715,00 3,28 (5x8x0,1m) 590,00 2,68 223,00 1, ,00 6, ,00 5,21 (6x8x0,12m) 680,00 2,40 460,00 1, ,00 6, ,00 6,07 Carga Acidental de 400Kgf/m² (4x4x0,1m) 220,00 1,50 298,00 1,50-840,00 3,90-840,00 3,90 350,00 1,53 298,00 1,50-944,00 4,45-888,00 4,15 476,00 2,14 219,00 1, ,00 5,42-945,00 4,55 476,00 2,14 219,00 1, ,00 5,42-945,00 4,55 (5x6x0,12m) 534,00 1,77 446,00 1, ,00 5, ,00 5,30 (6x6x0,12m) 515,00 1,80 654,00 2, ,00 5, ,00 6,72 (4x8x0,1m) 640,00 2,92 120,00 1, ,00 6,75-976,00 4,59 (5x8x0,12m) 860,00 3,05 325,00 1, ,00 7, ,00 5,93 990,00 2,64 670,00 1, ,00 7, ,00 6,61

11 11 (6x8x0,15m) (4x4x0,15m) (4x6x0,12m) (4x6x0,12m) (5x6x0,12m) (6x6x0,15m) (4x8x0,12m) (5x8x0,15m) (6x8x0,2m) Carga Acidental de 600Kgf/m² 774,00 2,05 324,00 2, ,00 4, ,00 3,74 445,00 1,99 375,00 1, ,00 5, ,00 5,39 634,00 2,23 290,00 1, ,00 5, ,00 4,60 634,00 2,23 290,00 1, ,00 5, ,00 4,60 634,00 2,23 380,00 1, ,00 6, ,00 5,15 693,00 1,83 878,00 2, ,00 5, ,00 6,67 855,00 3,04 158,00 1, ,00 6, ,00 4, ,00 3,08 437,00 2, ,00 7, ,00 5, ,00 2,56 921,00 1, ,00 6, ,00 6,31 Fonte: Autor (2016) A tabela acima demonstra os momentos máximos positivos e negativos nos seus respectivos eixos. A coluna à direita do momento é o As calculado o qual representa a taxa de armadura por metro. Por exemplo, As = 1,5cm²/m equivale a uma barra de 6,3mm a cada 20cm. Conforme demonstrado na tabela a seguir. Nome As Positivo eixo x (inferior) Tabela 6 - Disposição de armadura Método Czerny As Positivo eixo y (inferior) As Negativo eixo x (superior) As Negativo eixo y (superior) Flecha Laje (mm) Flecha limite (mm) Lx/250 Carga Acidental de 200Kgf/m² (4x4x0,1m) c/20cm c/20cm c/13cm c/13cm 5,42 16,00 c/20cm c/20cm c/11cm c/11cm 5,20 16,00 c/18cm c/20cm c/9cm c/11cm 9,90 16,00 c/18cm c/20cm c/9cm c/11cm 9,90 16,00 (5x6x0,1m) c/20cm c/20cm c/9cm c/10cm 10,90 20,00 c/16cm c/7cm c/7cm 20,50 24,00

12 12 (6x6x0,1m) (4x8x0,1m) (5x8x0,1m) (6x8x0,12m) (4x4x0,1m) (5x6x0,12m) (6x6x0,12m) (4x8x0,1m) (5x8x0,12m) (6x8x0,15m) (4x4x0,15m) (4x6x0,12m) (4x6x0,12m) (5x6x0,12m) (6x6x0,15m) (4x8x0,12m) (5x8x0,15m) (6x8x0,2m) c/20cm c/16cm c/13cm c/14cm c/20cm c/20cm c/16cm c/16cm c/18cm c/18cm c/11cm c/11cm c/11cm c/16cm c/16cm c/14cm c/14cm c/14cm c/18cm c/11cm c/11cm c/11cm c/20cm c/8cm c/11cm 6,50 16,00 c/20cm ø 8,0 c/9cm ø 8,0 c/11cm 15,40 20,00 c/18cm ø 8,0 c/9cm ø 8,0 c/9cm 15,80 24,00 Carga Acidental de 400Kgf/m² c/20cm c/9cm c/9cm 10,84 16,00 c/20cm c/8cm c/9cm 10,40 16,00 c/20cm c/7cm c/8cm 12,00 16,00 c/20cm c/7cm c/8cm 12,00 16,00 c/20cm c/7cm c/7cm 14,20 20,00 c/14cm c/7cm ø 8,0 c/9cm 23,70 24,00 c/20cm ø 8,0 c/9cm ø 8,0 c/11cm 13,10 16,00 c/18cm ø 8,0 c/8cm ø 8,0 c/10cm 17,80 20,00 c/18cm ø 8,0 c/8cm ø 8,0 c/9cm 16,20 24,00 Carga Acidental de 600Kgf/m² c/14cm c/8cm c/10cm 8,80 16,00 c/18cm c/7cm c/7cm 15,70 16,00 c/18cm c/7cm c/8cm 10,40 16,00 c/18cm c/7cm c/8cm 10,40 16,00 c/18cm c/9cm c/7cm 18,90 20,00 c/14cm c/7cm ø 8,0 c/9cm 18,20 24,00 c/18cm c/9cm c/11cm 11,40 16,00 c/14cm ø 8,0 c/8cm ø 8,0 c/10cm 13,60 20,00 c/18cm ø 8,0 c/9cm ø 8,0 c/9cm 10,30 24,00 Fonte: Autor (2016)

13 13 Todas as flechas ficaram abaixo da flecha limite estabelecida pela NBR 6118/2014, sendo calculadas com fck de 25Mpa. A tabela a seguir demonstra os resultados de dimensionamentos das vigas à flexão. Tabela 7 - Dimensionamento de vigas à Flexão Vigas (seção cm) Fck (Mpa) Carregamento máximo (kgf/m) Md Positivo (Kgf.m) As (cm²) Md negativo (Kgf.m) As (cm²) Carga Acidental de 200Kgf/m² 20x50x400 25, , ,00 1, ,00 3,75 20x50x500 25, , ,00 2, ,00 2,50 20x50x600 25, , ,00 1, ,00 2,50 20x70x800 30, , ,00 9, ,00 12,60 Carga Acidental de 400Kgf/m² 20x50x400 25, , ,00 1, ,00 5,00 20x50x500 25, , ,00 3, ,00 2,50 20x50x600 25, , ,00 2, ,00 2,50 20x90x800 30, , ,00 12, ,00 12,60 Carga Acidental de 600Kgf/m² 20x50x400 25, , ,00 2, ,00 3,75 20x50x500 25, , ,00 5, ,00 6,25 20x50x600 25, , ,00 5, ,00 6,25 20x100x800 30, , ,00 15, ,00 15,75 Fonte: Autor (2016) Os momentos máximos positivos e negativos foram calculados com o auxílio do programa gratuito Ftool, este programa analisa o comportamento estrutural em pórtico planos, desenvolvido por Luiz Fernando Martha da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio). A tabela abaixo apresenta soluções de barras de aços para suas respectivas somatórias de taxas de armadura As. Tabela 8 Soluções de barras de vigas a Flexão Vigas (seção cm) As positivo (Inferior) As negativo (superior) (As + As ) cm² % de As equivalente Carga Acidental de 200Kgf/m² 20x50x400 2 ø 10 3 ø 12,5 5,35 0,54%

14 14 20x50x500 3 ø 10 2 ø 12,5 4,90 0,49% 20x50x600 2 ø 10 2 ø 12,5 4,10 0,41% 20x70x800 3 ø 20 4 ø 20 22,05 1,58% Carga Acidental de 400Kgf/m² 20x50x400 2 ø 10 4 ø 12,5 6,60 0,66% 20x50x500 4 ø 10 2 ø 12,5 5,70 0,57% 20x50x600 3 ø 10 2 ø 12,5 4,90 0,49% 20x90x800 4 ø 20 4 ø 20 25,20 1,40% Carga Acidental de 600Kgf/m² 20x50x400 2 ø 12,5 3 ø 12,5 6,25 0,63% 20x50x500 4 ø 12,5 5 ø 12,5 11,25 1,13% 20x50x600 4 ø 12,5 5 ø 12,5 11,25 1,13% 20x100x800 5 ø 20 5 ø 20 31,50 1,58% Fonte: Autor (2016) A porcentagem de aço equivalente é o resultado entre a divisão da seção da viga com a somatória de área de aço de tração e compressão ( As positivo e negativo). De acordo com a NBR 6118/2014 a porcentagem não pode ter valor acima de 4% ou abaixo de 0,15%. Todas as vigas ficaram dentro da porcentagem estabelecida, conforme demonstrado na tabela 8. A seguir são demonstrados os resultados obtidos no software Eberick. O procedimento para obtenção destes cálculos segue o roteiro simplificado a seguir: Importação de projeto; Definição de altura entre pavimentos; Lançamentos de lajes, vigas, pilares e fundações; Analise da estrutura; Verificação e dimensionamento dos elementos. Para maiores informações e detalhes do software podem ser buscadas através do site da AltoQi ou do manual do mesmo. O software Eberick é um sistema gráfico que analisa a estrutura em um modelo de pórtico espacial, fazendo-se verificações de diversos parâmetros, tais como: detectar proximidade e alinhamentos de elementos estruturais, prumadas de pilares, deformação da estrutura, deslocamentos elásticos, analise de esforços de ventos, efeitos de segunda ordem, verificação de flechas, entre outros. A tabela a seguir demonstra os resultados de dimensionamentos das 9 opções de lajes e três tipos de carregamento geradas pelo software Eberick. Tabela 9 - Dimensionamento lajes Eberick Nome Md x Positivo As calculado Md y Positivo As calculado Md x Negativo As calculado Md y Negativo As calculado

15 15 Carga Acidental de 200Kgf/m² (4x4x0,1m) 630,00 2,32 600,00 2,55 0,00 0,00 0,00 0,00 900,00 3,48 535,00 2,34-140,00 1,00-300,00 1, ,00 4,00 600,00 2,46-100,00 0,00-120,00 0, ,00 4,38 470,00 2,02-770,00 0,00-220,00 0,00 (5x6x0,1m) 1290,00 5,15 890,00 4,00-340,00 1,00-380,00 1,65 (6x6x0,1m) 1460,00 6, ,00 6,55-460,00 1,66-510,00 2,37 (4x8x0,1m) 1280,00 5,13 521,00 2,27-140,00 0,00-300,00 1,04 (5x8x0,1m) 1700,00 7,18 920,00 4,37-400,00 1,43-520,00 2,28 (6x8x0,15m) 2120,00 4, ,00 2,84-320,00 0,00-370,00 0,00 Carga Acidental de 400Kgf/m² (4x4x0,1m) 860,00 3,25 830,00 3,69-120,00 0,00-130,00 0, ,00 4,87 730,00 3,11-240,00 0,69-265,00 0, ,00 6,14 815,00 3,91-290,00 0,84-310,00 1, ,00 6,32 660,00 2,95-270,00 0,78-400,00 1,70 (5x6x0,1m) 1770,00 7, ,00 6,07-630,00 2,34-680,00 3,05 (6x6x0,15m) 2000,00 4, ,00 3,95-510,00 0,84-560,00 1,03 (4x8x0,1m) 1770,00 7,52 700,00 3,11-350,00 1,02-510,00 2,24 (5x8x0,15m) 2350,00 4, ,00 2,82-420,00 0,00-540,00 0,97 (6x8x0,15m) 3280,00 7, ,00 6,31-670,00 1, ,00 4,01 Carga Acidental de 600Kgf/m² (4x4x0,1m) 1100,00 4, ,00 4,45-216,00 0,62-234,00 0, ,00 6,35 950,00 4,38-370,00 1,32-400,00 1, ,00 7, ,00 4,80-440,00 1,55-460,00 1, ,00 4, ,00 2,40-70,00 0, ,00 3,30

16 16 (4x6x0,15m) (5x6x0,15m) (6x6x0,15m) (4x8x0,15m) (5x8x0,2m) (6x8x0,2m) 2530,00 5, ,00 4,58-400,00 1, ,00 4, ,00 7, ,00 5,39-840,00 1, ,00 3, ,00 4, ,00 5,24-270,00 0, ,00 3, , , Fonte: Autor (2016) As lajes 8 e 9 com carga acidental de 600 kgf/m² não passaram na análise realizada pelo software Eberick, ocasionada por flechas excessivas. A tabela abaixo representa a disposição da armadura de acordo com os cálculos da tabela 9. Nome As Positivo eixo x (inferior) Tabela 10 - Disposição de armadura Eberick (laje) As Positivo eixo y (inferior) As Negativo eixo x (superior) As Negativo eixo y (superior) Flecha (mm) Flecha limite (mm) Lx/250 Carga Acidental de 200Kgf/m² (4x4x0,1m) ø 8,0 c/20cm ø 8,0 c/17,5cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm 5,70 16,00 ø 10,0 c/20cm ø 8,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm 7,90 16,00 ø 8,0 c/10cm ø 8,0 c/17,5cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm 12,60 16,00 ø 10,0 c/17,5cm c/15cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm 11,30 16,00 (5x6x0,1m) ø 10,0 c/15cm ø 8,0 c/10cm ø 5,0 c/20cm c/17,5cm 18,20 20,00 (6x6x0,1m) ø 12,5 c/20cm ø 8,0 c/7,5cm c/17,5cm ø 8,0 c/20cm 29,30 24,00 (4x8x0,1m) ø 10,0 c/15cm ø 8,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/15cm 19,70 16,00 ø 10,0 ø 10,0 c/10cm (5x8x0,1m) c/17,5cm c/20cm ø 8,0 c/20cm 34,30 20,00 (6x8x0,15m) ø 8,0 c/10cm ø 8,0 c/17,5cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm 50,40 24,00 Carga Acidental de 400Kgf/m² (4x4x0,1m) ø 8,0 c/15cm ø 10,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm 6,90 16,00 ø 8,0 c/10cm c/10cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm 9,60 16,00

17 17 (5x6x0,1m) (6x6x0,15m) (4x8x0,1m) (5x8x0,15m) (6x8x0,15m) (4x4x0,1m) (4x6x0,15m) (5x6x0,15m) (6x6x0,15m) (4x8x0,15m) (5x8x0,2m) (6x8x0,2m) ø 12,5 c/20cm ø 8,0 c/12,5cm ø 5,0 c/20cm c/20cm 18,10 16,00 ø 10,0 c/10cm ø 8,0 c/15cm ø 5,0 c/20cm c/17,5cm 13,90 16,00 ø 10,0 c/10cm ø 10,0 c/17,5cm ø 10,0 c/12,5cm ø 8,0 c/20cm ø 8,0 c/15cm 26,20 20,00 ø 8,0 c/12,5cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/15cm 37,70 24,00 ø 10,0 c/10cm c/10cm ø 5,0 c/15cm ø 8,0 c/20cm 36,00 16,00 ø 8,0 c/10cm ø 8,0 c/17,5cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm 50,60 20,00 ø 10,0 c/10cm ø 10,0 c/10cm c/20cm ø 8,0 c/12,5cm 45,00 24,00 Carga Acidental de 600Kgf/m² ø 8,0 c/10cm ø 8,0 c/10cm ø 5,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm 6,70 16,00 ø 10,0 c/10cm ø 10,0 c/17,5cm c/20cm c/17,5cm 9,70 16,00 ø 12,5 c/15cm ø 8,0 c/10cm c/17,5cm c/15cm 18,60 16,00 ø 10,0 c/15cm ø 8,0 c/20cm ø 5,0 c/20cm ø 8,0 c/15cm 6,10 16,00 ø 12,5 c/20cm ø 8,0 c/10cm c/20cm c/7,5cm 10,40 20,00 ø 10,0 c/10cm ø 12,5 c/20cm c/17,5cm ø 10,0 c/20cm 19,50 24,00 ø 8,0 c/10cm ø 10,0 c/15cm ø 5,0 c/20cm ø 8,0 c/12,5cm 22,80 16, ,00 20, ,00 24,00 Fonte: Autor (2016) Como pode ser observado em alguns casos, as flechas ficaram superiores as flechas limites. A tabela a seguir representa o dimensionamento das vigas no software Eberick. Vigas (seção cm) Fck (Mpa) Tabela 11 - Dimensionamento viga Eberick Carregamento máximo (kgf/m) Md Positivo (Kgf.m) As (cm²) Md negativo (Kgf.m) As (cm²) Carga Acidental de 200Kgf/m² 20x50x400 25, , ,00 1, ,00 1,60

18 18 20x50x500 25, , ,00 1, ,00 2,50 20x50x600 25, , ,00 3, ,00 4,00 20x50x800 25, , ,00 8, ,00 10,00 Carga Acidental de 400Kgf/m² 20x50x400 25, , ,00 1, ,00 1,60 20x50x500 25, , ,00 2, ,00 3,20 20x50x600 25, , ,00 3, ,00 6,25 20x50x800 25, , ,00 9, ,00 12,60 Carga Acidental de 600Kgf/m² 20x50x400 25, , ,00 1, ,00 2,40 20x50x500 25, , ,00 3, ,00 5,00 20x50x600 25, , ,00 5, ,00 8,00 20x50x800 25, , ,00 9, ,00 12,60 Fonte: Autor (2016) A tabela abaixo apresenta soluções de barras de aços para seus respectivos somatórias de taxas de armadura As. Tabela 12 - Soluções de Barras Eberick (viga) Vigas (seção cm) As positivo (Inferior) As negativo (superior) (As + As') cm² % de As equivalente Carga Acidental de 200Kgf/m² 20x50x400 2 ø 10 2 ø 10 3,20 0,32% 20x50x500 2 ø 10 2 ø 12,5 4,10 0,41% 20x50x600 3 ø 12,5 2 ø 16 7,75 0,78% 20x50x800 4 ø 16 5 ø 16 18,00 1,80% Carga Acidental de 400Kgf/m² 20x50x400 2 ø 10 2 ø 10 3,20 0,32% 20x50x500 3 ø 10 4 ø 10 5,60 0,56% 20x50x600 3 ø 12,5 5 ø 12,5 10,00 1,00% 20x50x800 3 ø 20 4 ø 20 22,05 2,21% Carga Acidental de 600Kgf/m² 20x50x400 2 ø 10 3 ø 10 4,00 0,40% 20x50x500 3 ø 12,5 4 ø 12,5 8,75 0,88% 20x50x600 4 ø 12,5 4 ø 16 13,00 1,30% 20x50x800 3 ø 20 4 ø 20 22,05 2,21% Fonte: Autor (2016)

19 19 2.4Comparativo A seguir são demonstrados os comparativos entre o método convencional Czerny e o Software Eberick. Estes comparativos são representados em forma de porcentagem,tendo como base os dados do método convencional, conforme a fórmula abaixo: = Exemplo: Md x Czerny = 220 Kgf.m/m Md x Eberick = 630 Kgf.m/m = ( 1)*100 = -65,07% = 630 ( 0, ) = 220. O momento Md x está 65,08% abaixo em comparação ao Eberick, sendo representado em uma hachura vermelha. As hachuras verdes são porcentagens superiores ao Eberick. O comparativo abaixo tem como base os resultados das tabelas 5 e 9. Tabela 13 - Comparativo de lajes entre Czerny e Eberick Nome Md x Positivo As x Positivo calculado Md y Positivo As y Positivo calculado Md x Negativo As x Negativo calculado Md y Negativo As y negativo calculad o Carga Acidental de 200Kg/m² (4x4x0,1m) -65,08% -35,34% -63,33% -41,18% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% -71,44% -56,90% -59,44% -35,90% 394,29% 218,00% 117,00% 186,54% -62,64% -55,75% -72,33% -39,02% 817,00% 0,00% 491,67% 0,00% -64,32% -59,59% -64,68% -25,74% 19,09% 0,00% 222,73% 0,00% (5x6x0,1m) -72,87% -69,90% -76,40% -62,50% 160,88% 314,00% 102,63% 114,55% (6x6x0,1m) -75,68% -74,43% -64,00% -69,31% 134,78% 210,84% 139,61% 150,21% (4x8x0,1m) -63,28% -58,87% -83,11% -33,92% 614,29% 0,00% 138,33% 215,38% (5x8x0,1m) -65,29% -62,67% -75,76% -65,68% 240,00% 368,53% 109,81% 128,51% -67,92% -46,07% -64,06% -43,66% 453,13% 0,00% 338,92% 0,00%

20 20 (6x8x0,12m) Carga Acidental de 400Kg/m² (4x4x0,1m) -74,42% -53,85% -64,10% -59,35% 600,00% 0,00% 546,15% 0,00% -72,00% -68,58% -59,18% -51,77% 293,33% 544,93% 235,09% 371,59% -67,40% -65,15% -73,13% -61,64% 289,66% 545,24% 204,84% 232,12% -68,89% -66,14% -66,82% -49,15% 318,52% 594,87% 136,25% 167,65% (5x6x0,12m) -69,83% -76,53% -63,44% -75,29% 135,56% 134,62% 111,76% 73,77% (6x6x0,12m) -74,25% -57,75% -61,98% -41,77% 208,82% 600,00% 217,86% 552,43% (4x8x0,1m) -63,84% -61,17% -82,86% -51,77% 290,00% 561,76% 91,37% 104,91% (5x8x0,12m) -63,40% -38,63% -74,41% -36,17% 371,43% 0,00% 194,44% 511,34% (6x8x0,15m) -69,82% -63,43% -74,52% -71,95% 285,07% 438,52% 35,43% 64,84% Carga Acidental de 600Kg/m² (4x4x0,15m) -29,64% -50,12% -69,14% -49,44% 728,70% 688,71% 494,02% 398,67% -71,84% -68,66% -60,53% -61,87% 223,51% 338,64% 181,25% 218,93% (4x6x0,12m) -65,91% -70,89% -72,38% -62,50% 243,18% 261,94% 173,91% 135,90% (4x6x0,12m) -70,92% -50,77% -73,64% -25,00% 2057,14% 0,00% -15,44% 39,39% (5x6x0,12m) -74,94% -58,93% -80,51% -60,70% 303,00% 327,66% -19,25% 28,75% (6x6x0,15m) -79,44% -74,97% -61,49% -56,96% 151,79% 248,21% 44,85% 75,53% (4x8x0,12m) -63,15% -37,32% -93,10% -65,65% 574,07% 0,00% -25,71% 21,79% (5x8x0,15m) -68,92% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% (6x8x0,2m) -71,37% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% Contagem de Valores acima do Eberick Média Geral -67,72% -54,90% -64,98% -48,07% 366,93% 236,91% 158,06% 140,47%

21 21 Fonte: Autor (2016) Pode-se observar que todos os momentos e taxas de armaduras positivas ficaram inferiores, com uma média de 65%. Entretanto os momentos e taxas de armaduras negativas tiveram o efeito contrário, tendo porcentagem muitos superiores,podendo passar de 600% em alguns casos específicos, ficando com uma média geral de 170% acima. A tabela abaixo representam a comparação dos resultados das vigas entre os dois métodos, tendo como base as tabelas 7 e 11. Vigas (seção cm) Tabela 14 - Comparativo de vigas entre Czerny e Eberick Md Positivo (KN.m) As positivo (Inferior) Md negativo (KN.m) As negativo (superior) Carga Acidental de 200Kg/m² 20x50x400 3,25% 0,00% 74,70% 134,38% 20x50x500-15,53% 50,00% -30,91% 0,00% 20x50x600-56,57% -57,33% -58,73% -37,50% 20x70x800 43,41% 18,13% 29,59% 26,00% Carga Acidental de 400Kg/m² 20x50x400-0,73% 0,00% 87,31% 212,50% 20x50x500-12,15% 33,33% -44,00% -21,88% 20x50x600-60,80% -36,00% -66,73% -60,00% 20x90x800 61,40% 33,33% 40,00% 0,00% Carga Acidental de 600Kg/m² 20x50x400 26,52% 56,25% 44,24% 56,25% 20x50x500-18,18% 33,33% -45,00% 25,00% 20x50x600-37,59% 0,00% -65,52% -21,88% 20x100x ,32% 66,67% 95,19% 25,00% Contagem de Valores acima do Eberick Média Geral 6,86% 16,48% 5,01% 28,16% Fonte: Autor (2016) Conforme demonstrado na tabela acima os resultados ficaram semelhantes em sua maioria, tendo 7 casos de dimensionamentos positivos e 6 em dimensionamentos negativos superiores ao Eberick, em um total de 12 simulações. A média geral de dimensionamentoesta torno de 20% a mais em relação ao Eberick. 3. Conclusão Os resultados encontrados pela analogia entre o método convencional e o software Eberick divergem pelo fato de que o método convencional não considera ou ignora muitos parâmetros, por exemplo, a influência da deformabilidade das vigas, esforços horizontais, considerações

22 22 da rigidez à torção dos elementos, simulação de combinações de ações desfavoráveis, entre outros. Apesar dessas desigualdade,foi possível observar diferenças nos resultados dos dimensionamentos obtidos, tais como: Todos os momentos positivos das lajes do método convencional ficaram inferiores comparando-os aosoftware Eberick, em torno de 65%. Visto que lajes com vão maiores não passaram na análise do programa. As taxas de aços positivas ficaram em média 50% abaixo no método convencional. Deste modo, pode dizer que há um dimensionamento elevado em momentos positivos no software Eberick; Os momentos negativos das lajes foram muito superiores no método convencional. Gerando dimensionamentosmédiosem 170%,comparando-os ao Eberick; As flechas das lajes no método Czerny ficaram abaixo do limite estabelecido pela NBR 6118/2014, todavia as flechas do software Eberick não passaram em sua maioria; Os cálculos de momentos positivos e negativos das vigas ficaram semelhantes entre os métodos, visto que houve uma pequena diferença entre momentos e taxas de aços para vãos maiores de 6m de comprimento. A média geral de dimensionamento ficou em torno de 15% a 30% superior no método convencional. Conclui-se que, após o estudo realizado, obteve-se resultados satisfatórios de dimensionamentos de vigas e lajes maciças com ambos os métodos aplicados. Deste modo foi atingido o objetivo principal de comparar os resultados obtidos entre o método convencional e o software Eberick. Portanto, um método complementa o outro, sendo necessário analisar os resultados gerados por diferentes procedimentos de cálculos para prover maior segurança ao realizar projetos estruturais. Recomenda-se utilizar tanto o software Eberick quanto o método convencional para realizar cálculos e verificações dos elementos estruturais. 4. Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6118 Projeto de estruturas de concreto Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Concreto armado, eu te amo, vol. 1 / Manoel Henrique Campos Boetelho, Osvaldemar Marchetti - 7 ªed. São Paulo: Blucher, PINHEIRO, Libânio M. Fundamentos do concreto e projeto de edifícios. São Carlos, p. Disponível em: < >. Acesso em: 06 mar S3ENG Tecnologia Aplicada a Engenharia S/A. AltoQi Eberick. Versão V9 Basic. AltoQi Eberick.Disponivel em:< Acessado em: 04 jun

23 23 FERNANDO MARTHA, Luiz. Ftool Two Dimensional Frame Analysis Tool, versão 3.0. PUC Rio Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Cálculo de Lajes Prof. Ederaldo Azevedo Aula 3 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 3.1. Conceitos preliminares: Estrutura é a parte ou o conjunto das partes de uma construção que se destina a

Leia mais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais

CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS. 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Elementos Estruturais 64 CAPÍTULO 4 4. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 4.1 Classificação Geométrica dos Elementos Estruturais Neste item apresenta-se uma classificação dos elementos estruturais com base na geometria

Leia mais

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS

ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES RASAS Profa. Rovadávia Aline Jesus Ribas Ouro Preto,

Leia mais

4. DIMENSIONAMENTO DE ESCADAS EM CONCRETO ARMADO

4. DIMENSIONAMENTO DE ESCADAS EM CONCRETO ARMADO 4. DIMENSIONAMENTO DE ESCADAS EM CONCRETO ARMADO 4.1 Escada com vãos paralelos O tipo mais usual de escada em concreto armado tem como elemento resistente uma laje armada em uma só direção (longitudinalmente),

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas. Elementos estruturais. Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas. Elementos estruturais. Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil Departamento de Estruturas Elementos estruturais Notas de aula da disciplina AU405 Concreto Prof. MSc. Luiz Carlos de Almeida Agosto/2006

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Fundações. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Fundações Após a execução da sondagem, iremos definir qual o tipo de fundação mais adequada a ser utilizado no nosso empreendimento. As Fundações são elementos estruturais

Leia mais

2.0 O PROJETO DE LAJES PROTENDIDAS - SÍNTESE

2.0 O PROJETO DE LAJES PROTENDIDAS - SÍNTESE LAJES PLANAS PROTENDIDAS: DETERMINAÇÃO DA FORÇA DE PROTENSÃO E PRÉ-DIMENSIONAMENTO DOS CABOS UM PROCESSO PRÁTICO 1.0 - INTRODUÇÃO Nos projetos de lajes protendidas, as armaduras a serem determinadas resultam

Leia mais

Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra

Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra Walter Francisco HurtaresOrrala 1 Sílvio de Souza Lima 2 Resumo A determinação automatizada de diagramas

Leia mais

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório.

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório. 1 Introdução A escolha racional dos sistemas estruturais em projetos de galpões industriais é um fator de grande importância para o desenvolvimento de soluções padronizadas e competitivas. No mercado brasileiro

Leia mais

1 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO 1.1 INTRODUÇÃO

1 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO 1.1 INTRODUÇÃO 1 ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMANDO 1.1 INTRODUÇÃO Estrutura de concreto armado é a denominação de estruturas compostas de concreto, cimento + água + agregados (e às vezes + aditivos) com barras de aço no

Leia mais

Laje de concreto com esferas plásticas

Laje de concreto com esferas plásticas Laje de concreto com esferas plásticas Augusto Freire, engenheiro civil, diretor técnico da BubbleDeck Brasil BubbleDeck é um sistema construtivo formado por esferas plásticas contidas entre uma pré-laje

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica 385 AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DO CONCRETO QUANDO SUBMETIDO A CARREGAMENTO PERMANENTE DE LONGA DURAÇÃO (Dt = 9 dias) Wilson Ferreira Cândido 1,5 ;Reynaldo Machado

Leia mais

TQS - SISEs Parte 10 Fundações em bloco sobre 3 estacas sem baldrame e sobre 1 estaca com baldra

TQS - SISEs Parte 10 Fundações em bloco sobre 3 estacas sem baldrame e sobre 1 estaca com baldra Palavras-chave: SISEs, bloco sobre estacas, pórtico espacial, baldrames. Seguindo o assunto da Interação entre estrutura, fundação e solo, vamos apresentar agora out ras duas possíveis soluções, tendo

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO USANDO MÉTODOS

DIMENSIONAMENTO DE ELEMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO USANDO MÉTODOS Contribuição técnica nº 5 ESTUDO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS COM CHAPA DE TOPO ENTRE VIGA METÁLICA DE SEÇÃO I E PILAR MISTO PREENCHIDO COM CONCRETO NUMÉRICOS DE SEÇÃO QUADRADA DIMENSIONAMENTO

Leia mais

Estribos verticais: 2 Largura X: 45.0 cm Ø10 CA-50-A P9, P10, P11, Largura Y: 45.0 cm

Estribos verticais: 2 Largura X: 45.0 cm Ø10 CA-50-A P9, P10, P11, Largura Y: 45.0 cm 1 MEMÓRIA DE CÁLCULO - ESTRUTURAL 4.1 MEMÓRIA DE CÁLCULO FUNDAÇÕES 4.1.1 DESCRIÇÃO Referências Estacas Material Geometria Armadura P1, P2, P3, P4, Tipo: 18x18 Concreto: C25, Bloco de 1 estaca Estribos

Leia mais

ABNT NBR 7680:2015 Concreto Extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto Parte 1: Resistência à compressão

ABNT NBR 7680:2015 Concreto Extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto Parte 1: Resistência à compressão ABNT NBR 7680:2015 Concreto Extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto Parte 1: Resistência à compressão Eng.º Felipe C. Bungenstab, M.Sc. Brascontec Engenharia e Tecnologia

Leia mais

Resumo. Palavras-chave. Concreto Armado; Pórtico Plano; Dimensionamento; Otimização. Introdução

Resumo. Palavras-chave. Concreto Armado; Pórtico Plano; Dimensionamento; Otimização. Introdução Procedimento Numérico para Busca do Dimensionamento Otimizado de Pórticos Planos de Concreto Armado Wilson T. Rosa Filho 1, Maria Cecilia A. Teixeira da Silva 2, Francisco A. Menezes 3 1 Universidade Estadual

Leia mais

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PROBABILIDADE E GEOMETRIA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PROBABILIDADE E GEOMETRIA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PROBABILIDADE E GEOMETRIA Leitura e Análise de Texto O π e a agulha de Buffon O estudo da probabilidade, aparentemente, não tem uma ligação direta com a Geometria. A probabilidade

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes Aula 2 - Tensão/Tensão Normal e de Cisalhamento Média; Tensões Admissíveis. A - Tensão Normal Média 1. Exemplo 1.17 - A luminária de 80 kg é sustentada por duas hastes, AB e BC, como mostra a Figura 1.17a.

Leia mais

Exemplo didático do lançamento de escadas em leque

Exemplo didático do lançamento de escadas em leque Exemplo didático do lançamento de escadas em leque A título de exemplo, será realizado o lançamento passo a passo de uma escada em leque, contemplando a arquitetura da figura 01, contendo dois patamares

Leia mais

Estruturas de Concreto Armado. Eng. Marcos Luís Alves da Silva luisalves1969@gmail.com unip-comunidade-eca@googlegroups.com

Estruturas de Concreto Armado. Eng. Marcos Luís Alves da Silva luisalves1969@gmail.com unip-comunidade-eca@googlegroups.com Estruturas de Concreto Armado Eng. Marcos Luís Alves da Silva luisalves1969@gmail.com unip-comunidade-eca@googlegroups.com 1 CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL EA 851J TEORIA EC6P30/EC7P30

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS. Prof. Janine Gomes da Silva

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS. Prof. Janine Gomes da Silva LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS ELEMENTOS ESTRUTURAIS - LAJES Elementos estruturais Elementos Lajes Elemento plano bidimensional Duas dimensões são da mesma ordem de grandeza

Leia mais

Capítulo1 Tensão Normal

Capítulo1 Tensão Normal - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Referências Bibliográficas:

Leia mais

CÁLCULO DE ESTAQUEAMENTO PLANO POR MEIO DE

CÁLCULO DE ESTAQUEAMENTO PLANO POR MEIO DE CÁLCULO DE ESTAQUEAMENTO PLANO POR MEIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS T. R. Ferreira 1, B. C. S. Lopes 2, R. K. Q. Souza 3, R. G. Delalibera 4 Engenharia Civil Campus Catalão 1. tobias.trf@hotmail.com; 2. bcs_90@hotmail.com;

Leia mais

As lajes de concreto são consideradas unidirecionais quando apenas um ou dois lados são considerados apoiados.

As lajes de concreto são consideradas unidirecionais quando apenas um ou dois lados são considerados apoiados. LAJES DE CONCRETO ARMADO 1. Unidirecionais As lajes de concreto são consideradas unidirecionais quando apenas um ou dois lados são considerados apoiados. 1.1 Lajes em balanço Lajes em balanço são unidirecionais

Leia mais

Lajes de Edifícios de Concreto Armado

Lajes de Edifícios de Concreto Armado Lajes de Edifícios de Concreto Armado 1 - Introdução As lajes são elementos planos horizontais que suportam as cargas verticais atuantes no pavimento. Elas podem ser maciças, nervuradas, mistas ou pré-moldadas.

Leia mais

Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO. 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m.

Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO. 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m. Memorial Descritivo BUEIROS CELULARES DE CONCRETO OBRAS / LOCALIZAÇÃO 01 BUEIRO triplo na RS715 com 3,00m X 2,50m X 16m, cada célula, no km 0 + 188,5m. 01 BUEIRO triplo na RS 715 com 3,00m X 2,00m X 19m,

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra. Roberto Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra. Roberto Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Locação de Obra e Serviços em Terra Limpeza do terreno Dependendo do porte da obra e da declividade do terreno serão necessários a utilização de equipamentos de grande

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos constitutivos de um projeto interpretação, exame e análise Projeto

Leia mais

LAJES COM ARMADURA DE BAMBU: UM ESTUDO COMPARATIVO COM AS LAJES CONVENCIONAIS DE AÇO

LAJES COM ARMADURA DE BAMBU: UM ESTUDO COMPARATIVO COM AS LAJES CONVENCIONAIS DE AÇO ISBN 978-85-61091-05-7 V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 LAJES COM ARMADURA DE BAMBU: UM ESTUDO COMPARATIVO COM AS LAJES CONVENCIONAIS DE AÇO Lucimeire

Leia mais

LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO

LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO CAPÍTULOS 1 A 4 Volume LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO 1 1- Tipos usuais de lajes dos edifícios Laje h Laje maciça apoiada em vigas Vigas h Lajes nervuradas nervuras aparentes material inerte Laje Laje

Leia mais

LT 500kV MARIMBONDO - ASSIS MEMORIAL DO PROJETO BÁSICO DE FUNDAÇÕES

LT 500kV MARIMBONDO - ASSIS MEMORIAL DO PROJETO BÁSICO DE FUNDAÇÕES 24/09/2013 Complementação torres MF SA 0A 03/05/2013 Emissão Inicial MF SA Rev. Data Descrição Por Aprovação Nome da Obra Título do Documento Projeto MARCOS F. 24/09/2013 Nº Rev Folha 1/13 Aprovação SÉRGIO

Leia mais

cs-41 RPN calculator Mac OS X CONCRETO ARMADO J. Oliveira Arquiteto Baseado nas normas ABNT NBR-6118 e publicações de Aderson Moreira da Rocha

cs-41 RPN calculator Mac OS X CONCRETO ARMADO J. Oliveira Arquiteto Baseado nas normas ABNT NBR-6118 e publicações de Aderson Moreira da Rocha cs-41 RPN calculator Mac OS X CONCRETO ARMADO J. Oliveira Arquiteto Baseado nas normas ABNT NBR-6118 e publicações de Aderson Moreira da Rocha MULTIGRAFICA 2010 Capa: foto do predio do CRUSP em construção,

Leia mais

RELATÓRIO VISTORIA NA ESTRUTURA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE GURINHÉM - SEARQ

RELATÓRIO VISTORIA NA ESTRUTURA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE GURINHÉM - SEARQ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA Secretaria de Administração e Orçamento Seção de Engenharia e Arquitetura / COSEG RELATÓRIO VISTORIA NA ESTRUTURA DO CARTÓRIO ELEITORAL DE GURINHÉM

Leia mais

CÁLCULO DE LAJES - RESTRIÇÕES ÀS FLECHAS DAS LAJES

CÁLCULO DE LAJES - RESTRIÇÕES ÀS FLECHAS DAS LAJES CÁLCULO DE LAJES - RESTRIÇÕES ÀS FLECHAS DAS LAJES No item 4.2.3. 1.C da NB-1 alerta-se que nas lajes (e vigas) deve-se limitar as flechas das estruturas. No caso das lajes maciças, (nosso caso), será

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP Bauru/SP FACULDADE DE ENGENHARIA Departamento de Engenharia Civil. Disciplina: 1365 - ESTRUTURAS DE CONCRETO IV

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP Bauru/SP FACULDADE DE ENGENHARIA Departamento de Engenharia Civil. Disciplina: 1365 - ESTRUTURAS DE CONCRETO IV UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP Bauru/SP FACULDADE DE ENGENHARIA Departamento de Engenharia Civil Disciplina: 1365 - ESTRUTURAS DE CONCRETO IV NOTAS DE AULA MARQUISES Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS

Leia mais

COMPORTAMENTO E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

COMPORTAMENTO E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS Capítulo 4 COMPORTAMENTO E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS PROPRIEDADES FÍSICAS DENSIDADE APARENTE E DENSIDADE REAL A DENSIDADE APARENTE é a relação entre a massa do material e o volume total (incluindo o volume

Leia mais

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA.

ENERGIA EM SUA CASA CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. ENERGIA EM SUA CASA Recon BT/2013 Regulamentação para o Fornecimento de Energia Elétrica a Consumidores em Baixa Tensão CONHEÇA AS NORMAS E FAÇA UMA INSTALAÇÃO CORRETA E 100% SEGURA. Regulamentação para

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza.

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza. A UU L AL A Dureza Rockwell No início do século XX houve muitos progressos no campo da determinação da dureza. Introdução Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema

Leia mais

ESCADAS USUAIS DOS EDIFÍCIOS

ESCADAS USUAIS DOS EDIFÍCIOS Volume 4 Capítulo 3 ESCDS USUIS DOS EDIFÍCIOS 1 3.1- INTRODUÇÃO patamar lance a b c d e Formas usuais das escadas dos edifícios armada transversalmente armada longitudinalmente armada em cruz V3 V4 Classificação

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO BUEIROS CELULARES DE CONCRETO Grupo de Serviço DRENAGEM Código DERBA-ES-D-010/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço tem por objetivo definir e orientar a execução de bueiros

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO 08:00-10:00 RTQ-R

ESTRUTURA DO CURSO 08:00-10:00 RTQ-R Método de Simulação Edifícios residenciais Roberto Lamberts, PhD Veridiana A. Scalco, Dra Gabriel Iwamoto Rogério Versage, MSc Apoio: Márcio Sorgato, Carolina Carvalho e Mariana G. Bottamedi Rio de Janeiro,

Leia mais

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO

EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO EDITAL DA III COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO 1. Disposições gerais 1.1. Tema do concurso Modalidade: Ponte de Macarrão 1.1.1. A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc.

MANUAL DO USUÁRIO. Figura 1: Tela de Apresentação do FaçaCalc. Apresentação MANUAL DO USUÁRIO O FAÇACALC é um software que realiza cálculos hidráulicos, tais como: Motor Hidráulico, Trocador de Calor, Acumulador Hidráulico e Cilindro Hidráulico. Na sessão Funcionalidades

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

Exemplo de projeto estrutural

Exemplo de projeto estrutural Planta de formas do pavimento tipo Exemplo de projeto estrutural P1-30x30 P2-20x50 P3-30x30 V1 L1 L2 P4-20x50 P5-40x40 P-20x50 V2 Estruturas de Concreto Armado Prof. José Milton de Araújo L3 480 cm 480

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLITÉCNICA Curso de Engenharia Civil Departamento de Mecânica Aplicada e Estruturas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLITÉCNICA Curso de Engenharia Civil Departamento de Mecânica Aplicada e Estruturas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA POLITÉCNICA Curso de Engenharia Civil Departamento de Mecânica Aplicada e Estruturas PROJETO DE ESTRUTURAS COM GRANDES VARANDAS EDUARDO VIEIRA DA COSTA Projeto

Leia mais

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos.

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos. PRÉ-DIMENSIONAMENTO CAPÍTULO 5 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 3 abr 2003 PRÉ-DIMENSIONAMENTO O pré-dimensionamento dos elementos estruturais é necessário para que se possa calcular

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

Notas de aulas - Concreto Armado. Lançamento da Estrutura. Icléa Reys de Ortiz

Notas de aulas - Concreto Armado. Lançamento da Estrutura. Icléa Reys de Ortiz Notas de aulas - Concreto Armado 2 a Parte Lançamento da Estrutura Icléa Reys de Ortiz 1 1. Lançamento da Estrutura Antigamente costumava-se lançar vigas sob todas as paredes e assim as lajes ficavam menores

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7 AULA 7 CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Projeto de Estruturas CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS 1 CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS ALOJAMENTO DAS ARMADURAS Armadura longitudinal (normal/flexão/torção) Armadura

Leia mais

Há três anos o programa mcalclig

Há três anos o programa mcalclig mcalclig 2008 Cálculo de Ligações, Emendas e Bases de Pilares Há três anos o programa mcalclig está revolucionando o cálculo de ligações metálicas no mercado nacional, por sua simplicidade de uso, por

Leia mais

Fundações Diretas Rasas

Fundações Diretas Rasas Fundações Diretas Rasas Grupo: Anderson Martens Daniel Pereira Ricardo N. Lima Ronaldo Guedes Vitor A. Teruya Vivian R. Pestana Professor Manoel Vitor O que são fundações? Elementos estruturais cuja função

Leia mais

Módulo 5 Lajes: Estados Limites Últimos Estados Limites de Serviço Detalhamento Exemplo. Dimensionamento de Lajes à Punção

Módulo 5 Lajes: Estados Limites Últimos Estados Limites de Serviço Detalhamento Exemplo. Dimensionamento de Lajes à Punção NBR 6118 : Estados Limites Últimos Estados Limites de Serviço Detalhamento P R O M O Ç Ã O Conteúdo ELU e ELS Força Cortante em Dimensionamento de à Punção - Detalhamento - - Conclusões Estado Limite Último

Leia mais

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - Como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - Como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil Como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE UMA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO ANALISANDO A RIGIDEZ DO ENGASTAMENTO ENTRE VIGAS E PILARES E UTILIZANDO

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS SOFTWARES COMERCIAIS PARA DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO.

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS SOFTWARES COMERCIAIS PARA DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO. Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS SOFTWARES COMERCIAIS PARA DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO. Marcos Roberto de Souza (1), Alexandre

Leia mais

1.1 Conceitos fundamentais... 19 1.2 Vantagens e desvantagens do concreto armado... 21. 1.6.1 Concreto fresco...30

1.1 Conceitos fundamentais... 19 1.2 Vantagens e desvantagens do concreto armado... 21. 1.6.1 Concreto fresco...30 Sumário Prefácio à quarta edição... 13 Prefácio à segunda edição... 15 Prefácio à primeira edição... 17 Capítulo 1 Introdução ao estudo das estruturas de concreto armado... 19 1.1 Conceitos fundamentais...

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DA ESTRUTURA DE UM EDIFÍCIO DE CARÁTER REPETITIVO

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE DA ESTRUTURA DE UM EDIFÍCIO DE CARÁTER REPETITIVO Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil http://www.ppgec.dacoc.ct.utfpr.edu.br/ www.utfpr.edu.br II MOPP 2010 II Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR 30 de agosto a 03 de Setembro de 2010

Leia mais

Mecânica Geral. Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio

Mecânica Geral. Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio 1 - Equilíbrio de um Ponto Material (Revisão) Condição de equilíbrio de um Ponto Material Y F 0 F X 0 e F 0 Exemplo 01 - Determine a tensão nos cabos AB e AD para

Leia mais

5. Integração com ferramenta de análise estrutural

5. Integração com ferramenta de análise estrutural 5. Integração com ferramenta de análise estrutural Uma das vantagens do uso de programas que se adéquam à metodologia BIM é a capacidade de integração com diversas ferramentas de análise, isto é, análises

Leia mais

tecfix ONE quartzolit

tecfix ONE quartzolit Pág. 1 de 8 Adesivo para ancoragem à base de resina epóxi-acrilato 1. Descrição: Produto bicomponente disposto numa bisnaga com câmaras independentes, projetada para realizar a mistura adequada dos constituintes

Leia mais

11 - PROJETO ESTRUTURAL DO EDIFÍCIO DA ENGENHARIA CIVIL

11 - PROJETO ESTRUTURAL DO EDIFÍCIO DA ENGENHARIA CIVIL 11 - PROJETO ESTRUTURAL DO EDIFÍCIO DA ENGENHARIA CIVIL Fernando Musso Junior musso@npd.ufes.br Estruturas de Concreto Armado 216 11.1 - ARQUITETURA DO EDIFÍCIO Fernando Musso Junior musso@npd.ufes.br

Leia mais

Distribuição de Cargas Verticais

Distribuição de Cargas Verticais Distribuição de Cargas Verticais Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html jean.marie@ufrgs.br Funções das paredes de alvenaria Compressão axial Transmite as cargas

Leia mais

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 11 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Os itens referentes a

Leia mais

Bitrens x vanderléias : a difícil escolha

Bitrens x vanderléias : a difícil escolha Bitrens x vanderléias : a difícil escolha Por: Antonio Lauro Valdivia* e Karênina Martins Teixeira** Resoluções Contran n os 21 o e 211 abrem espaço para novas combinações de veículos de carga O tradicional

Leia mais

GEOMETRIA. sólidos geométricos, regiões planas e contornos PRISMAS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS REGIÕES PLANAS CONTORNOS

GEOMETRIA. sólidos geométricos, regiões planas e contornos PRISMAS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS REGIÕES PLANAS CONTORNOS PRISMAS Os prismas são sólidos geométricos muito utilizados na construção civil e indústria. PRISMAS base Os poliedros representados a seguir são denominados prismas. face lateral base Nesses prismas,

Leia mais

Quanto ao efeito dos deslocamentos Em relação aos deslocamentos, a NBR 8800 usa a seguinte classificação:

Quanto ao efeito dos deslocamentos Em relação aos deslocamentos, a NBR 8800 usa a seguinte classificação: 3 Estabilidade e Análise Estrutural O objetivo da análise estrutural é determinar os efeitos das ações na estrutura (esforços normais, cortantes, fletores, torsores e deslocamentos), visando efetuar verificações

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TIPO DE LAJE NO DIMENSIONAMENTO DE VIGAS MISTAS.

INFLUÊNCIA DO TIPO DE LAJE NO DIMENSIONAMENTO DE VIGAS MISTAS. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA COLEGIADO ENGENHARIA CIVIL RAPHAEL LIMA DE SOUZA INFLUÊNCIA DO TIPO DE LAJE NO DIMENSIONAMENTO DE VIGAS MISTAS. FEIRA DE SANTANA 2011

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras MEMORIAL DESCRITIVO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco Departamento de Projetos e Obras PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE ADEQUAÇÃO

Leia mais

Análise espacial do prêmio médio do seguro de automóvel em Minas Gerais

Análise espacial do prêmio médio do seguro de automóvel em Minas Gerais Análise espacial do prêmio médio do seguro de automóvel em Minas Gerais 1 Introdução A Estatística Espacial é uma área da Estatística relativamente recente, que engloba o estudo dos fenômenos em que a

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Assunto: Cálculo de Pilares Prof. Ederaldo Azevedo Aula 4 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP

Leia mais

MODELOS INTUITIVOS DE VIGAS VIERENDEEL PARA O ESTUDO DO DESEMPENHO ESTRUTURAL QUANDO SUJEITAS A APLICAÇÃO DE CARREGAMENTOS

MODELOS INTUITIVOS DE VIGAS VIERENDEEL PARA O ESTUDO DO DESEMPENHO ESTRUTURAL QUANDO SUJEITAS A APLICAÇÃO DE CARREGAMENTOS Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 266 MODELOS INTUITIVOS DE VIGAS VIERENDEEL PARA O ESTUDO DO DESEMPENHO ESTRUTURAL QUANDO SUJEITAS A APLICAÇÃO DE CARREGAMENTOS

Leia mais

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues.

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. Lista 12: Equilíbrio do Corpo Rígido NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.

Leia mais

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CAMPO LARGO, 15 DE ABRIL DE 2013 Cartografia Cartografia é o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado

Leia mais

ESTUDO EXPERIMETAL DE UMA LIGAÇÃO VIGA-PILAR DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO PARCIALMENTE RESISTENTE A MOMENTO FLETOR

ESTUDO EXPERIMETAL DE UMA LIGAÇÃO VIGA-PILAR DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO PARCIALMENTE RESISTENTE A MOMENTO FLETOR ESTUDO EXPERIMETAL DE UMA LIGAÇÃO VIGA-PILAR DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO PARCIALMENTE RESISTENTE A MOMENTO FLETOR Mounir Khalil El Debs Professor EESC/USP Alice Baldissera Mestre em Engenharia de Estruturas,

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

CÁLCULO DE VIGAS. - alvenaria de tijolos cerâmicos furados: γ a = 13 kn/m 3 ; - alvenaria de tijolos cerâmicos maciços: γ a = 18 kn/m 3.

CÁLCULO DE VIGAS. - alvenaria de tijolos cerâmicos furados: γ a = 13 kn/m 3 ; - alvenaria de tijolos cerâmicos maciços: γ a = 18 kn/m 3. CAPÍTULO 5 Volume 2 CÁLCULO DE VIGAS 1 1- Cargas nas vigas dos edifícios peso próprio : p p = 25A c, kn/m ( c A = área da seção transversal da viga em m 2 ) Exemplo: Seção retangular: 20x40cm: pp = 25x0,20x0,40

Leia mais

COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS QUANTITATIVOS DE UMA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO EM RELAÇÃO A RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DO CONCRETO, O f CK

COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS QUANTITATIVOS DE UMA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO EM RELAÇÃO A RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DO CONCRETO, O f CK COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS QUANTITATIVOS DE UMA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO EM RELAÇÃO A RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DO CONCRETO, O f CK Samuel Hilgert Pizzetti (1) (1) Engenheiro Civil, Empresa Pizzetti

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Sistemas Estruturais em Concreto Armado Disciplina: Sistemas Estruturais em Concreto Armado Assunto: Dimensionamento de

Leia mais

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano 60 Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano Caderno 1 UNIDADE 1 Significados das operações (adição e subtração) Capítulo 1 Números naturais O uso dos números naturais Seqüência dos números

Leia mais

PERFIL COLABORANTE. Dimensionamento

PERFIL COLABORANTE. Dimensionamento PERFIL COLABORANTE Dimensionamento O dimensionamento da laje mista, usando o perfil COLABORANTE, pode ser feito através da consulta, por parte do projectista, de tabelas de dimensionamento de uso directo,

Leia mais

2 Segmentação de imagens e Componentes conexas

2 Segmentação de imagens e Componentes conexas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) Algoritmos II Professor: Alex Kutzke (alexk@dainf.ct.utfpr.edu.br) Especificação do Primeiro Trabalho Prático

Leia mais

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA (Aulas 9-12) Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva Algumas perguntas para reflexão... É possível obter esforços (dimensionamento) sem conhecer

Leia mais

Editorial Módulo: Física

Editorial Módulo: Física 1. No gráfico a seguir, está representado o comprimento L de duas barras e em função da temperatura θ. Sabendo-se que as retas que representam os comprimentos da barra e da barra são paralelas, pode-se

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I

LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I A - Tensão Normal Média 1. Exemplo 1.17 - A luminária de 80 kg é sustentada por duas hastes, AB e BC, como mostra a Figura 1.17a. Se AB tiver diâmetro de 10 mm

Leia mais

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO Reproduzir as plantas baixa, de cobertura e de localização, cortes e fachada frontal da residência apresentada abaixo. O projeto pode sofrer mudanças,

Leia mais

Resumidamente, vamos apresentar o que cada item influenciou no cálculo do PumaWin.

Resumidamente, vamos apresentar o que cada item influenciou no cálculo do PumaWin. Software PumaWin principais alterações O Software PumaWin está na versão 8.2, as principais mudanças que ocorreram ao longo do tempo estão relacionadas a inclusão de novos recursos ou ferramentas, correção

Leia mais

Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa ROBOT Estruturas de Betão 2

Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa ROBOT Estruturas de Betão 2 Instruções básicas para a análise de um pórtico 2D com o programa ROBOT Mário Pimentel Pretende-se analisar um dos pórticos intermédios do Bloco B da Residência Universitária do Campo Alegre no Porto.

Leia mais

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU

2 03/11 Relatório Final R.A. O.S. O.A. PU. 1 30/09 Alterado Endereço do Terreno R.A. O.S. O.A. PU Código Rev. Folha SD.KLA.PA.RE.001 2 1/ Código do cliente Rev. 0 KLABIN S. A. PARANAGUA PR TERRENO ROCHA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO GEOTÉCNICA FUROS DE SONDAGENS Cliente : KLABIN S. A. Obra : LEVANTAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia SISTEMAS ESTRUTURAIS (NOTAS DE AULA) Professor Dr. Lívio Túlio Baraldi MARILIA, 2007 1. DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS Força: alguma causa

Leia mais

Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny

Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny Junior, Byl F.R.C. (1), Lima, Eder C. (1), Oliveira,Janes C.A.O. (2), 1 Acadêmicos de Engenharia Civil, Universidade Católica

Leia mais

Catálogo 2015. Plataformas Cubos Escadas. Acessórios para acesso à piscina

Catálogo 2015. Plataformas Cubos Escadas. Acessórios para acesso à piscina Catálogo 2015 Plataformas Cubos Escadas Acessórios para acesso à piscina Acessibilidade A Actual dedica-se ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de plataformas para fundo de piscina e escadas

Leia mais

Autoria: Fernanda Maria Villela Reis Orientadora: Tereza G. Kirner Coordenador do Projeto: Claudio Kirner. Projeto AIPRA (Processo CNPq 559912/2010-2)

Autoria: Fernanda Maria Villela Reis Orientadora: Tereza G. Kirner Coordenador do Projeto: Claudio Kirner. Projeto AIPRA (Processo CNPq 559912/2010-2) Autoria: Fernanda Maria Villela Reis Orientadora: Tereza G. Kirner Coordenador do Projeto: Claudio Kirner 1 ÍNDICE Uma palavra inicial... 2 Instruções iniciais... 3 Retângulo... 5 Quadrado... 6 Triângulo...

Leia mais

Rev. Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo

Rev. Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo Rev. Modificação Data Projetista Desenhista Aprovo Sítio Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária Escala N.A. Data ABRIL/2010 Formato A - 4 Autor CREA ARQ. MÁRCIA SOLDERA 104.438 - RS Validador

Leia mais

Prof. Wendell Diniz Varela, D.Sc.

Prof. Wendell Diniz Varela, D.Sc. Universidade Federal do Rio de Janeiro Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Estruturas de Concreto Armado II Prof. Wendell Diniz Varela, D.Sc. Contatos Prof. Wendell Diniz Varela Departamento de

Leia mais

MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS

MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS Prof. Arq. Aline Fernandes 2013 PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES Fases que os problemas podem ocorrer ou ser originados: - Caracterização do comportamento do solo; - Análise e projeto

Leia mais