Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos"

Transcrição

1 Gerenciamento por Categorias ao Alcance de Todos Uma solução prática p/ a sua realidade Palestrantes: Margarida R. Valente (Johnson&Johnson) Paula M. Oliveira (Colgate Palmolive)

2 Agradecimentos Comitê de GC GT - Metodologia Otimizada Agradecimentos especiais:

3 Introdução Vídeo

4 Estágios de GC I: Antenados V: Visionários I: Otimistas Desinformados V: Novatos 1 1 I: Seguidores V: Adeptos 2 2 I: Tradicionais Experientes V:Formais

5 Estágios de GC - 1 Indústria Estágio 1: Otimistas Desinformados Vamos começar a fazer! Entusiasmo e positivismo; Desconhecimento das ferramentas; Fase de aprendizado. Varejo Estágio 1: Novatos GC ainda não é nossa prioridade. Experimentação - piloto / projetos isolados; Foco em táticas Falta integração

6 Estágios de GC - 2 Indústria Estágio 2: Seguidores Qual a nova onda do mercado? Questionamentos, desconfiança Não é prioridade; Expectativa na iniciativa do varejo Varejo Estágio 2: Adeptos Estamos abertos às iniciativas das indústria! Visão passiva; O processo fica praticamente nas mãos da indústria. Existe flexibilidade - maior abertura Existe conhec. por parte da diretoria, mas falta integração.

7 Estágios de GC - 3 Indústria Estágio 3: Tradicionais Experientes Já temos Know-how. Conservadores; Limitações às oportunidades; Foco na concorrência Varejo Estágio 3: Formais Acreditam no GC e investem no seu desenvolvimento. Visão conservadora padrões e metodologias estipulados; É indispensável que seus fornecedores façam GC; Começam a ter uma postura mais pró-ativa.

8 Estágios de GC - 4 Indústria Estágio 4: Antenados O que o mercado está precisando? Velozes na busca por novas alternativas Pró-ativos; Estão a frente do mercado; Foco nas necessidades de cada clientes. Varejo Estágio 4: Visionários Buscamos a excelência no atendimento ao consumidor e o GC é fundamental. Visão integrada e expandida; Forte crença no processo; Iniciativas internas sem auxílio da indústria

9 Desafio Desenvolver um Guia de Gerenciamento por Categorias que possibilite a qualquer empresa utilizar e avançar nos conceitos, potencializando seus resultados. Revisão da Categoria Definição da Categoria Papel da Categoria Avaliação da Categoria Cartão de Metas Estratégias da Categoria Táticas da Categoria Foco : Consumidor Foco : Avaliação das Informações Foco : Definição e Implementação as ações no PDV Implementação

10 Pesquisa - Escopo Estudo para: Avaliar a satisfação com o processo de GC Identificar best practices Mapear necessidades

11 Pesquisa - Resultados Vantagens e desvantagens da parceria Status da confiança Expectativas E, para cada etapa de GC: O que é feito A importância da etapa Quanto tempo é gasto Informações utilizadas / disponíveis Recursos dedicados Investimentos realizados Grau de envolvimento das pessoas e áreas Tecnologia / Sistemas utilizados ou disponíveis Benefícios Partes críticas e dificuldades enfrentadas Best practices e exemplos negativos

12 Guia de GC Com os resultados, o grupo construiu um roteiro detalhado com a melhor forma de utilizar e evoluir nos conceitos de GC, de acordo com a estrutura disponível na empresa e o estágio no processo.

13 Guia de GC - Como Utilizar 1- Teste: Identifique o estágio de GC que sua empresa se encontra 2- Conheça bem o seu estágio (como é, onde está e como evoluir) 3- Consulte na tabela dos 8 passos, o que fazer em cada etapa do processo de GC de acordo com o seu estágio 4- Observe o que é recomendado para o estágio acima do seu para orientar próximos passos

14 Guia de GC - Como Utilizar 1- Teste: Identifique o estágio de GC que sua empresa se encontra 2- Conheça bem o seu estágio (como é, onde está e como evoluir) 3- Consulte na tabela dos 8 passos, o que fazer em cada etapa do processo de GC de acordo com o seu estágio 4- Observe o que é recomendado para o estágio acima do seu para orientar próximos passos

15 Teste 1? Estratégia de Gerenciamento por Categoria Qual das seguintes frases melhor caracteriza sua empresa em relação ao Gerenciamento por Categoria? a. Estamos apenas na fase de aprendizado. b. Acreditamos no processo e fazemos o básico. c. Tem importância estratégica para a nossa empresa e é focado nas principais categorias. d. Buscamos sempre inovar e testar novas metodologias e processos.

16 Teste 1? Estratégia de Gerenciamento por Categoria Qual das seguintes frases melhor caracteriza sua empresa em relação ao Gerenciamento por Categoria? a. Estamos apenas na fase de aprendizado. b. Acreditamos no processo e fazemos o básico. c. Tem importância estratégica para a nossa empresa e é focado nas principais categorias. d. Buscamos sempre inovar e testar novas metodologias e processos.

17 Teste 2? Estratégia de Gerenciamento por Categoria Como você caracteriza o envolvimento e participação das outras áreas no processo? a. É uma iniciativa isolada de algumas pessoas, não há envolvimento dos demais departamentos. b. Estamos começando a disseminar o conceito, mas ainda não conseguimos o comprometimento da diretoria. c. Faz parte da estratégia corporativa, as outras áreas participam da discussão dos projetos. d. A diretoria está altamente comprometida e incentiva o envolvimento de todas as áreas.

18 Teste 2? Estratégia de Gerenciamento por Categoria Como você caracteriza o envolvimento e participação das outras áreas no processo? a. É uma iniciativa isolada de algumas pessoas, não há envolvimento dos demais departamentos. b. Estamos começando a disseminar o conceito, mas ainda não conseguimos o comprometimento da diretoria. c. Faz parte da estratégia corporativa, as outras áreas participam da discussão dos projetos. d. A diretoria está altamente comprometida e incentiva o envolvimento de todas as áreas.

19 Teste 3? Pessoas e Treinamento Quais recursos a empresa utiliza para capacitar pessoas e disseminar o conceito de Gerenciamento por Categoria? a. As pessoas têm acesso às informações através da Internet e envolvimento em associações especializadas. b. Estão sendo desenvolvidos treinamentos e workshops caseiros para disseminar o conceito internamente. c. Formalizamos e implementamos treinamentos / manuais estruturados para toda a companhia. d. A empresa está preocupada no desenvolvimento das pessoas e investe em treinamentos de atualização / inovação do conceito.

20 Teste 3? Pessoas e Treinamento Quais recursos a empresa utiliza para capacitar pessoas e disseminar o conceito de Gerenciamento por Categoria? a. As pessoas têm acesso às informações através da Internet e envolvimento em associações especializadas. b. Estão sendo desenvolvidos treinamentos e workshops caseiros para disseminar o conceito internamente. c. Formalizamos e implementamos treinamentos / manuais estruturados para toda a companhia. d. A empresa está preocupada no desenvolvimento das pessoas e investe em treinamentos de atualização / inovação do conceito.

21 Teste 4? Pessoas e Treinamento Como o Gerenciamento por Categoria está estruturado na sua empresa? a. Sem estrutura focada, algumas pessoas têm interesse em desenvolver o conceito mas sem respaldo interno. b. Não existe estrutura focada, mas algumas pessoas já recebem atribuições de GC além das rotineiras. c. Área específica para implementação do processo, com responsabilidade e funções bem definidas. d. A Área de Gerenciamento por Categoria passa a ter papel de destaque no planejamento e definição das ações da empresa.

22 Teste 4? Pessoas e Treinamento Como o Gerenciamento por Categoria está estruturado na sua empresa? a. Sem estrutura focada, algumas pessoas têm interesse em desenvolver o conceito mas sem respaldo interno. b. Não existe estrutura focada, mas algumas pessoas já recebem atribuições de GC além das rotineiras. c. Área específica para implementação do processo, com responsabilidade e funções bem definidas. d. A Área de Gerenciamento por Categoria passa a ter papel de destaque no planejamento e definição das ações da empresa.

23 Teste 5? Nível de Informações e Tecnologia Que informações são utilizadas durante o processo de Gerenciamento por Categoria? a. Utilizamos apenas dados de vendas nos projetos-pilotos. b. Além dos dados de vendas da loja / rede, estamos começando a analisar informações de concorrência e mercado. c. São analisados dados de vendas e rentabilidade, assim como informações de mercado e consumidor. d. O grande diferencial é agregar, informações de pesquisa com o Shopper da categoria na loja / rede.

24 Teste 5? Nível de Informações e Tecnologia Que informações são utilizadas durante o processo de Gerenciamento por Categoria? a. Utilizamos apenas dados de vendas nos projetos-pilotos. b. Além dos dados de vendas da loja / rede, estamos começando a analisar informações de concorrência e mercado. c. São analisados dados de vendas e rentabilidade, assim como informações de mercado e consumidor. d. O grande diferencial é agregar, informações de pesquisa com o Shopper da categoria na loja / rede.

25 Teste 6? Nível de Informações e Tecnologia Se fosse para caracterizar o nível de investimento em tecnologia e informações, qual das respostas é mais adequada à sua empresa? a. Não existe investimento previsto para Gerenciamento por Categoria. b. Não existe um orçamento destinado ao processo, mas estamos investindo em serviços de auditoria de mercado. c. A empresa investe periodicamente em informações de mercado, pesquisa com consumidor e aquisição de softwares. d. Os investimentos são destinados às inovações e melhorias do processo, principalmente em pesquisa com shopper e softwares de análise de dados.

26 Teste 6? Nível de Informações e Tecnologia Se fosse para caracterizar o nível de investimento em tecnologia e informações, qual das respostas é mais adequada à sua empresa? a. Não existe investimento previsto para Gerenciamento por Categoria. b. Não existe um orçamento destinado ao processo, mas estamos investindo em serviços de auditoria de mercado. c. A empresa investe periodicamente em informações de mercado, pesquisa com consumidor e aquisição de softwares. d. Os investimentos são destinados às inovações e melhorias do processo, principalmente em pesquisa com shopper e softwares de análise de dados.

27 Teste 7? Implementação do Processo Durante o desenvolvimento do projeto, algumas etapas e atividades são extremamente importantes. Como sua empresa atua? a. Estamos aprendendo e avaliando todas as formas de realizar o trabalho. b. O foco de desenvolvimento é tático sortimento e espaço. c. Formalizamos uma metodologia para ser utilizada em todos os projetos. d. Existe uma metodologia específica e adequada para cada tipo de projeto categoria / canal, com a qual buscamos potencializar os resultados.

28 Teste 7? Implementação do Processo Durante o desenvolvimento do projeto, algumas etapas e atividades são extremamente importantes. Como sua empresa atua? a. Estamos aprendendo e avaliando todas as formas de realizar o trabalho. b. O foco de desenvolvimento é tático sortimento e espaço. c. Formalizamos uma metodologia para ser utilizada em todos os projetos. d. Existe uma metodologia específica e adequada para cada tipo de projeto categoria / canal, com a qual buscamos potencializar os resultados.

29 Teste 8? Implementação do Processo Como é a implementação do processo? a. Como estamos em fase inicial, ainda não conseguimos implementar nenhum projeto. b. A implementação varia de projeto para projeto. c. O cronograma de trabalho com tarefas e responsáveis é desenhado em parceria indústria e varejo, mas temos dificuldades na execução. d. O projeto é implementado com o envolvimento da equipe comercial e de loja, o que agiliza o cumprimento do cronograma.

30 Teste 8? Implementação do Processo Como é a implementação do processo? a. Como estamos em fase inicial, ainda não conseguimos implementar nenhum projeto. b. A implementação varia de projeto para projeto. c. O cronograma de trabalho com tarefas e responsáveis é desenhado em parceria indústria e varejo, mas temos dificuldades na execução. d. O projeto é implementado com o envolvimento da equipe comercial e de loja, o que agiliza o cumprimento do cronograma.

31 Teste - Tabulação Como avaliar os resultados? Para identificar em qual estágio de Gerenciamento por Categoria sua empresa se encontra, basta contabilizar o número de respostas: a) Se a maioria das respostas for a, sua empresa está no ESTÁGIO 1 b) Se a maioria das respostas for b, sua empresa está no ESTÁGIO 2 c) Se a maioria das respostas for c, sua empresa está no ESTÁGIO 3 d) Se a maioria das respostas for d, sua empresa está no ESTÁGIO 4

32 Guia de GC - Como Utilizar 1- Teste: Identifique o estágio de GC que sua empresa se encontra 2- Conheça bem o seu estágio (como é, onde está e como evoluir) 3- Consulte na tabela dos 8 passos, o que fazer em cada etapa do processo de GC de acordo com o seu estágio 4- Observe o que é recomendado para o estágio acima do seu para orientar próximos passos

33 CONHEÇA SEU ESTÁGIO Estágio 2 de Varejo: Adepto COMO É Estágio experimental do processo Poucos projetos em andamento Referência na região ONDE ESTÁ Estratégia definida porém sem alinhamento com as demais áreas Treinamentos básicos sobre o conceito Pessoas com responsabilidade mista, porém sem foco em GC. Já se percebe a importância em manter controle sobre os dados Nível de Investimento é Baixo

34 Conheça seu estágio Buscar maior envolvimento da alta gerência Desenvolvimento de treinamentos para capacitação da equipe Pessoa com responsabilidade mista porém com prioridade Criar um comitê de diferentes áreas e níveis Desenvolver habilidade na manipulação e análise de dados internos Realizar pesquisas caseiras Estágio 2 de Varejo: Adepto O QUE FAZER Nível de Investimento BAIXO com foco na capacitação das pessoas CRITÉRIOS PARA DEFINIÇÃO DE CATEGORIA Estratégia da Empresa Faturamento Potencial da Categoria Lucratividade

35 Guia de GC - Como Utilizar 1- Teste: Identifique o estágio de GC que sua empresa se encontra 2- Conheça bem o seu estágio (como é, onde está e como evoluir) 3- Consulte na tabela dos 8 passos, o que fazer em cada etapa do processo de GC de acordo com o seu estágio 4- Observe o que é recomendado para o estágio acima do seu para orientar próximos passos

36 Etapas do Processo Etapa: Definição da Categoria

37 Evolução 1- Teste: Identifique o estágio de GC que sua empresa se encontra 2- Conheça bem o seu estágio (como é, onde está e como evoluir) 3- Consulte na tabela dos 8 passos, o que fazer em cada etapa do processo de GC de acordo com o seu estágio 4- Observe o que é recomendado para o estágio acima do seu para orientar próximos passos

38 Finalmente Este Guia é o primeiro material já desenvolvido para auxiliar qualquer empresa no processo de Gerenciamento por Categorias. Com essa ferramenta em mãos, não existe mais desculpa para realizar o Gerenciamento. Daqui pra frente, todos nós que estamos presentes neste fórum somos co-responsáveis por disseminar e potencializar o conceito.

39 O Guia e mais detalhes sobre sua utilização estão no Livro do Comitê de Gerenciamento por Categorias. Muito obrigada por sua atenção!

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias 1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com

Leia mais

praxis: educação corporativa na prática

praxis: educação corporativa na prática praxis: educação corporativa na prática Praxis é o processo pelo qual uma habilidade é transformada em experiência. No ensino formal, uma lição é absorvida apenas no nível intelectual, por meio de uma

Leia mais

O conjunto das gestões

O conjunto das gestões O conjunto das gestões Temos: Gestão da integração Gestão do escopo Gestão do tempo Gestão dos recursos Gestão dos custos Gestão da qualidade Gestão ambiental Gestão de pessoas Gestão das comunicações

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas Rev. 00 de Março/2013 1/208 1/ 42 Rodrigo Sousa Atuação: Instrutor de treinamentos Consultor e Auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade

Leia mais

O que é Oceano Azul?

O que é Oceano Azul? O que é Oceano Azul? Oceano Azul Inteligência Comercial Somos uma empresa de software e soluções comerciais para varejo. QUEM? Com ampla experiência em varejo, a Oceano Azul é atualmente, a empresa de

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

Tendências em Trade Marketing

Tendências em Trade Marketing CONFIDENCIAL INSIGHTS ACIONÁVEIS Tendências em Trade Marketing Proposta Técnica-Comercial Diagnóstico de Execução e Soluções por canal Concorrentes, Disponibilidade, Execução FGV-CEV-MAR/2015 Arno, Comunicação

Leia mais

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

GERENCIAMENTO POR CATEGORIA GERENCIAMENTO POR CATEGORIA O QUE É G.C.? Gerenciamento por Categoria (G.C.) é um modelo de gestão que a partir do profundo entendimento do shopper, e através da parceria entre fornecedor e varejo, por

Leia mais

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação RAD1604 - Desenvolvimento de Sistemas de Informação Prof. Ildeberto A. Rodello rodello@fearp.usp.br Profa. Silvia Dallavalle de Pádua dallavalle.silvia@gmail.com 1 Bibliografia p LAUDON, K. C; LAUDON,

Leia mais

Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil

Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil Estudo Empresas 7ª Edição: Tendências e comportamento no mercado nacional Agosto 2018 Parceria: H2R Pesquisas GS1 Brasil 2018 Detalhes do Estudo Tipo Dados

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

E A GESTÃO DE PROJETOS?

E A GESTÃO DE PROJETOS? E A GESTÃO DE PROJETOS?......consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. BENEFÍCIOS Aumenta a confiança e

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 13º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 13 Seminário Nacional de, ocorrido em, apresenta o perfil do profissional da

Leia mais

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. DESENVOLVIMENTO HUMANO MELHORANDO O REPERTÓRIO E DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO. CAMINHOS PALESTRAS & OFICINAS CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PALESTRAS & OFICINAS MELHORANDO O REPERTÓRIO DA

Leia mais

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

AE06 OS NÍVEIS DE PLANEJAMENTO 1 2 Nessa aula vamos começar a conhecer as principais estratégias que sua empresa poderá adotar para competir no mercado. conhecer os níveis de planejamento e seus papéis na estratégia empresarial 3 1.

Leia mais

Agenda. Alinhar expectativas Gillette & Prevenção de Perdas Política Gillette Co. Iniciativa Auto-ID Smart shelf Conclusão

Agenda. Alinhar expectativas Gillette & Prevenção de Perdas Política Gillette Co. Iniciativa Auto-ID Smart shelf Conclusão Gillette e Auto-ID Agenda Alinhar expectativas Gillette & Prevenção de Perdas Política Gillette Co. Iniciativa Auto-ID Smart shelf Conclusão Alinhar Expectativas Visão geral Fase inicial dos testes Linha

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Balanced Scorecard EAD 0612 - Avaliação de Desempenho Organizacional Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza

Leia mais

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS

SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS SOLUÇÕES EM TREINAMENTOS Consultoria OD Training Contact Center Subsistemas de RH Ações motivacionais Desenvolvimento de Líderes Treinamento comportamental Formação e capacitação Gestão de logística PARA

Leia mais

Versão online:

Versão online: Versão online: www.profissionalenegocios.com.br Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Perfil das Empresas Participantes Proporção RH x Total 1,8% Perfil das Empresas Participantes Proporção

Leia mais

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno Balanced Scorecard Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard Case Politeno Tsiane Poppe Araújo / Vera Pustilnik Novembro/2002 Planejamento Estratégico 1 Um pouco de História Planejamento

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

POSICIONAMENTO GERENCIAL

POSICIONAMENTO GERENCIAL 07.07.2017 POSICIONAMENTO GERENCIAL FOCO INTERNO PRODUTO HIERÁRQUIA CONTROLE GERENCIAMENTO FOCO INTERNO PRODUTO / SERVIÇO EQUIPE CLIENTE LIDERANÇA EQUIPE FOCO EXTERNO PRODUTO / SERVIÇO PARCERIAS REDES

Leia mais

Destaques 1T17. Recuperação das vendas para as Lojas Físicas, com crescimento de vendas mesmas lojas de +2,5% no 1T17

Destaques 1T17. Recuperação das vendas para as Lojas Físicas, com crescimento de vendas mesmas lojas de +2,5% no 1T17 13 de abril de 2017 Via Varejo S.A., maior varejista de eletroeletrônicos e móveis do Brasil, anuncia o desempenho de vendas para o primeiro trimestre (). Todas as comparações são referentes ao mesmo período

Leia mais

Melhores Práticas para Monitoramento e Controle de seu Portfólio

Melhores Práticas para Monitoramento e Controle de seu Portfólio Melhores Práticas para Monitoramento e Controle de seu Portfólio Principais aprendizados e insights Programa Voz do Cliente Diretoria de Integração e Processos Gestão de Mudança e Qualidade As informações

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 14º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 14 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Gestão Estratégica. 7 Implementação da Estratégica - BSC. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. 7 Implementação da Estratégica - BSC. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica 7 Implementação da Estratégica - BSC Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br DIAGNÓSTICO EXTERNO OPORTUNIDADES AMEAÇAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS Pontos Fortes Pontos Fracos OPORTUNIDADES

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO NO CALL CENTER

TERCEIRIZAÇÃO NO CALL CENTER TERCEIRIZAÇÃO NO CALL CENTER TERCEIRIZAÇÃO DO CALL CENTER Porque terceirizar: vantagens e desvantagens Como garantir a qualidade do serviço terceirizado Economia de custos? A importância da parceria entre

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

QUEM SOMOS. global compliance

QUEM SOMOS. global compliance QUEM SOMOS Somos uma empresa de compliance com exper ses diversas cons tuida com o fim de disseminar a cultura da integridade e é ca no âmbito corpora vo. Prestamos consultoria jurídica, estratégica, contábil,

Leia mais

Integração das Metodologias para disseminar o alinhamento estratégico corporativo. José Negri Agosto-17

Integração das Metodologias para disseminar o alinhamento estratégico corporativo. José Negri Agosto-17 Integração das Metodologias para disseminar o alinhamento estratégico corporativo José Negri Agosto-17 jnegri@metilfe.com / jenegri@gmail.com Integração das Metodologias para disseminar o alinhamento estratégico

Leia mais

VALORES E PRINCÍPIOS DA SIKA

VALORES E PRINCÍPIOS DA SIKA CONSTRUINDO CONFIANÇA SIKA UM LÍDER GLOBAL COM PRINCÍPIOS E TRADIÇÃO Fundada na Suíça pelo criador visionário Sr. Kaspar Winkler há mais de 100 anos, a Sika tornou-se uma empresa de sucesso mundial assumindo

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE

PROGRAMA DE COMPLIANCE Sumário Introdução Público Os elementos do Programa de Compliance da Marfrig Governança e Cultura Análise de riscos de Compliance Papéis e Responsabilidades Normas e Diretrizes Internas Comunicação e Treinamento

Leia mais

Iventys Consultoria em Educação Corporativa

Iventys Consultoria em Educação Corporativa Belém 2010 Apresentação A Iventys - Consultoria em Educação Corporativa é uma empresa especializada em realizar treinamentos e cursos voltados à qualificação e desempenho de profissionais e desenvolvimento

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Princípios da Gestão Ambiental 1 Prioridade corporativa 9 - Pesquisa 2 Gestão Integrada

Leia mais

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco

Capacitação ForRisco. Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Capacitação ForRisco Estudos de Caso e Metodologia ForRisco Apresentação: Fábio Henrique dos Anjos Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público - NEXT/UnB Brasília, DF, 2018. Sumário

Leia mais

Apresentação Resultados 2º ITR e Questões Estratégicas Parte V. Questões Estratégicas Companhia Industrial Cataguases

Apresentação Resultados 2º ITR e Questões Estratégicas Parte V. Questões Estratégicas Companhia Industrial Cataguases Apresentação Resultados 2º ITR e Questões Estratégicas Parte V Questões Estratégicas Companhia Industrial Cataguases São Paulo, 15 de Outubro de 2014 1 Cronograma de ações ETAPAS E1. Análise Estratégica

Leia mais

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TRÊS GERAÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 1ª GERAÇÃO Na primeira metade dos anos 90, o foco era em ferramentas de TI: Bancos de Dados;

Leia mais

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos Resultados Gerais 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos O uso da tecnologia de Recursos Humanos nunca foi tão alto na América Latina. Quase 40% das empresas da região contam com uma

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

A estratégia e os limites de Compras. Fórum Comprar São Paulo, 30 de julho de 2015

A estratégia e os limites de Compras. Fórum Comprar São Paulo, 30 de julho de 2015 A estratégia e os limites de Compras Fórum Comprar São Paulo, 30 de julho de 2015 A Compra Estratégica, um dos três pilares da Gestão de Abastecimento, é um processo contínuo que visa a geração de valor

Leia mais

Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em

Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em um processo contínuo, análise das métricas, elaboração

Leia mais

Formação de líderes inclui vivências

Formação de líderes inclui vivências Nossa cultura Formação de líderes inclui vivências Programa de desenvolvimento, Mosaico usa experiências para despertar agilidade, flexibilidade e empatia Para responder aos desafios do mercado, buscamos

Leia mais

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018

TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017 Julho 2018 Missão Prover energia e serviços com excelência e de forma sustentável, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. TEMAS MATERIAIS RS 2016 Governança e Transparência Fevereiro 2017

Leia mais

GOVERNANÇA DE TI: uma pesquisa quantitativa com empresas brasileiras

GOVERNANÇA DE TI: uma pesquisa quantitativa com empresas brasileiras GOVERNANÇA DE TI: uma pesquisa quantitativa com empresas brasileiras Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos LabGTI Laboratório

Leia mais

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED!

Unimed 2ª Opinião ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! ACREDITE: ESTÁ SURGINDO UMA NOVA UNIMED! CONCEITO O Inova Unimed é um movimento de renovação que visa a modernização estrutural, operacional e administrativa da Unimed Vale do Aço. OBJETIVOS SATISFAZER

Leia mais

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA 15/05/2018 1. Definição da atividade de auditoria A Auditoria Interna da TOTVS é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de

Leia mais

Lúcio Oliveira (11)

Lúcio Oliveira (11) Lúcio Oliveira (11) 95944-4037 lucio.oliveira@projetoscapacitar.com.br www.projetoscapacitar.com.br Business Executive Coaching formado pela SBC; Especialização nos EUA em Negócios e Gestão pela OCU e

Leia mais

Equipe. Diretoria de Comunicação e Relacionamento Diretora: Marcela Conceição. Diretoria de Tecnologia da Informação Diretor: Victor Marcelino

Equipe. Diretoria de Comunicação e Relacionamento Diretora: Marcela Conceição. Diretoria de Tecnologia da Informação Diretor: Victor Marcelino Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento Diretora: Marcela Conceição Diretoria de Tecnologia da Informação Diretor: Victor Marcelino Diretoria Administrativo e Financeira Diretor: Vitor Bahia Apresentação

Leia mais

Gestão integrada de projetos

Gestão integrada de projetos www.pwc.com Gestão integrada de projetos Seminário de Tecnologia para rastreabilidade de medicamentos São Paulo, 29 de maio de 2014 O que abordaremos? Tema Proposta tema Desafios para uma gestão das interdependências

Leia mais

Estudo de caso sobre Cultura e Relações de Poder nas Organizações. Grupo: Stephanie Luft( ), Lidia Lapertosa( ) e Vitor Ramos( )

Estudo de caso sobre Cultura e Relações de Poder nas Organizações. Grupo: Stephanie Luft( ), Lidia Lapertosa( ) e Vitor Ramos( ) Exercício 3 de Comportamento Organizacional Estudo de caso sobre Cultura e Relações de Poder nas Organizações Grupo: Stephanie Luft(9851041), Lidia Lapertosa(8926470) e Vitor Ramos(9814817) Briefing do

Leia mais

Integração das Metodologias para disseminar o alinhamento estratégico corporativo. José Negri Agosto-17

Integração das Metodologias para disseminar o alinhamento estratégico corporativo. José Negri Agosto-17 Integração das Metodologias para disseminar o alinhamento estratégico corporativo José Negri Agosto-17 jnegri@metilfe.com / jenegri@gmail.com Integração das Metodologias para disseminar o alinhamento estratégico

Leia mais

GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE APRESENTAÇÃO ICG. Rogerio Rhibeiro. Gestor Comercial Contato: (51) (51) 9388.

GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE APRESENTAÇÃO ICG. Rogerio Rhibeiro. Gestor Comercial   Contato: (51) (51) 9388. GESTÃO DE ALTA PERFORMANCE APRESENTAÇÃO ICG Rogerio Rhibeiro Gestor Comercial E-mail: rogerio@qualitin.com Contato: (51) 3330-7771 (51) 9388.7740 NOSSA MAIOR RECOMPENSA É O SUCESSO DE NOSSOS CLIENTES!

Leia mais

A Evolução da Estrutura de Propriedade. São Paulo, 15 de outubro de 2008

A Evolução da Estrutura de Propriedade. São Paulo, 15 de outubro de 2008 A Evolução da Estrutura de Propriedade São Paulo, 15 de outubro de 2008 Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Organização não-governamental Sem fins lucrativos Fundado em 1995 Dedicado exclusivamente

Leia mais

Soluções em Gestão e Certificações

Soluções em Gestão e Certificações Soluções em Gestão e Certificações Apresentação Empresa Nascemos assim A Onoma Gestão Digital é uma empresa que nasceu do sonho de seus fundadores de inovar a gestão de Qualidade e Produtividade das empresas.

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Trade Marketing Thiago Cunha

Trade Marketing Thiago Cunha Trade Marketing Thiago Cunha Objetivo de Trade Marketing Visão Ser um departamento com foco no cliente que vai além da execução. Realizar um trabalho de ponta a ponta, criando oportunidades e atuando regionalmente

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Gestão da Qualidade na diálise como Ferramenta Gerencial

Gestão da Qualidade na diálise como Ferramenta Gerencial Gestão da Qualidade na diálise como Ferramenta Gerencial A busca da equipe Nefron pela Excelência Adm. Cristina Ferreira A EMPRESA NEFRON Ltda Sede: Rua PAULO D ASSUNÇÃO, 88 - JARDIM INDUSTRIAL - CONTAGEM

Leia mais

PROGRAMA COMPROMISSO COM A VIDA _ O COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DE SMS NA PETROBRAS EVENTO APTEL

PROGRAMA COMPROMISSO COM A VIDA _ O COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DE SMS NA PETROBRAS EVENTO APTEL PROGRAMA COMPROMISSO COM A VIDA _ O COMPROMETIMENTO COM A CULTURA DE SMS NA PETROBRAS EVENTO APTEL PARA A PETROBRAS: Um excelente desempenho (Valor = SMS + Confiabilidade + Clientes + Rentabilidade) é

Leia mais

Estratégia da LAC 2018 a 2020

Estratégia da LAC 2018 a 2020 Estratégia da LAC 2018 a 2020 Versão final Dezembro de 2017 1 Índice Histórico... 3 Missão... 3 Tabela comparativa... 4 Proposta... 6 Principais áreas de interesse... 6 1. Equilíbrio setorial e geográfico...

Leia mais

Departamento. Responsabilidade Social ELETROBRÁS

Departamento. Responsabilidade Social ELETROBRÁS Departamento de Responsabilidade Social ELETROBRÁS das@eletrobras.com (21) 2514-6146 Histórico de Criação da Área 1º Momento 27.01.2003 Res - 038/2003 Coordenadoria para o Desenvolvimento Humano e Responsabilidade

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Painel 1 COIC (16/05/2019) Segundo Passo: EFICÁCIA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS

Painel 1 COIC (16/05/2019) Segundo Passo: EFICÁCIA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS Painel 1 COIC (16/05/2019) Segundo Passo: EFICÁCIA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS Objetivos: Discutirmos quais são as MELHORES PRÁTICAS a serem consideradas no processo de formação / tomada de preços. Fazermos

Leia mais

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP Gestão Estratégica e BSC Balanced Scoredcard GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

PMO dando sustentação à implementação da estratégia : O mundo esta se preparando para mudar. E agora?

PMO dando sustentação à implementação da estratégia : O mundo esta se preparando para mudar. E agora? PMO dando sustentação à implementação da estratégia : O mundo esta se preparando para mudar. E agora? As novas tecnologias tem o potencial de melhorar a maneira do mundo funcionar numa dimensão que antes

Leia mais

Como selecionar gerentes de projeto

Como selecionar gerentes de projeto Como selecionar gerentes de projeto Author : Mauro Sotille Date : 31 de maio de 2013 Se você busca selecionar gerentes de projeto para implantação em projetos específicos em seu departamento, ou para a

Leia mais

O Futuro da Auditoria Interna: Tendências e requisitos fundamentais do Chief Audit Executive

O Futuro da Auditoria Interna: Tendências e requisitos fundamentais do Chief Audit Executive 1 O Futuro da Auditoria Interna: Tendências e requisitos fundamentais do Chief Audit Executive DEFINIÇÃO DE AUDITORIA INTERNA "A auditoria interna é uma atividade independente, de garantia objetiva e consultiva,

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003)

Sistema integrado qualidade nos negócios (ISO 9001 PNQ 2003) RESUMO A ISO 9001 é uma dentre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade. Ela pode ajudar a alavancar o melhor de sua organização ao lhe permitir entender seus processos de entrega de seus

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Gestão por Processos: De acordo com o Manual de Gestão por Processos do Ministério Publico Federal (2013): A Gestão por Processos compreende

Leia mais

ANÁLISE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA USANDO A METODOLOGIA DOS OITO PS Ana Paula Lima do Nascimento 1, Ronise Suzuki de Oliveira 2.

ANÁLISE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA USANDO A METODOLOGIA DOS OITO PS Ana Paula Lima do Nascimento 1, Ronise Suzuki de Oliveira 2. ANÁLISE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA USANDO A METODOLOGIA DOS OITO PS Ana Paula Lima do Nascimento 1, Ronise Suzuki de Oliveira 2 Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as dimensões da Governança

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING

8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING 8 SINAIS QUE ESTÁ NA HORA DE MUDAR A FORMA COMO VOCÊ GERENCIA SEUS PROCESSOS DE MENTORING CONTEÚDO DO E-BOOK Neste material, iremos mostrar 8 sinais que está na hora de você mudar a forma como você gerencia

Leia mais

Juntos Somos Fortes! Apresentação de Treinamento Empresarial Intraempreendedorismo. Equipe de Funcionários e/ou Colaboradores.

Juntos Somos Fortes! Apresentação de Treinamento Empresarial Intraempreendedorismo. Equipe de Funcionários e/ou Colaboradores. Juntos Somos Fortes! Apresentação de Treinamento Empresarial Intraempreendedorismo Uma proposta de mudança de comportamento da sua Equipe de Funcionários e/ou Colaboradores. REFERÊNCIA: APRESENTAÇÃO DO

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes

Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Planejamento Curricular da Educação Profissional e Tecnológica: Formação de Docentes Parte 2: Formação de docentes Profa. Me. Judith Terreiro Coordenadora de Projetos Grupo de Formulação e Análises Curriculares

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

ProjectCanvas.Online Sistema Simplificado de Gerenciamento de Projetos

ProjectCanvas.Online Sistema Simplificado de Gerenciamento de Projetos 9hands Solutions ProjectCanvas.Online Sistema Simplificado de Gerenciamento de Projetos Dicas para seu Projeto Objetivo Este documento tem por objetivo fornecer algumas dicas para profissionais que estão

Leia mais

Gerenciamento por Categorias Soluções para o Pequeno e Médio Varejo. Geraldo Aniceto Tiago Ciampone

Gerenciamento por Categorias Soluções para o Pequeno e Médio Varejo. Geraldo Aniceto Tiago Ciampone Gerenciamento por Categorias Soluções para o Pequeno e Médio Varejo Geraldo Aniceto Tiago Ciampone Comitê ECR Gerenciamento por Categorias Coordenadores : Geraldo Aniceto - Sup. São Sebastião Tiago Ciampone

Leia mais

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Planejamento Integrado de Comunicação Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Pra que planejar? Para as organizações o planejamento é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações

Leia mais

Avaliando e Implementando um Programa de Qualidade e Melhoria da Auditoria. Mesa de Debates SP 05/04/2013

Avaliando e Implementando um Programa de Qualidade e Melhoria da Auditoria. Mesa de Debates SP 05/04/2013 Avaliando e Implementando um Programa de Qualidade e Melhoria da Auditoria. Mesa de Debates SP 05/04/2013 Sumário A. Introdução. B. Implementando o QAIP C. Avaliação da Qualidade Introdução - QAIP- Programa

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Sandra Barioni Toma

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Sandra Barioni Toma Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Sandra Barioni Toma Nosso PDI O foco das atividades de busca, seleção e realização de oportunidades e projetos em PDI é direcionado pela visão de futuro e pelas estratégias

Leia mais

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Alinhamentos: E-mail: modernizacao@ufsm.br Modernização Administrativa E-mail: competencias@ufsm.br E-mail: assessoria.grc@ufsm.br Gestão

Leia mais