Criando seu primeiro programa: Ao abrir o software, ele já está pronto para começar a programar:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Criando seu primeiro programa: Ao abrir o software, ele já está pronto para começar a programar:"

Transcrição

1 Criando seu primeiro programa: Ao abrir o software, ele já está pronto para começar a programar: Após inserir funções, os códigos aparecerão na lateral esquerda:

2 Assim que seu programa estiver pronto, clique em Finish and Save, você verá a seguinte tela e a confirmação: Preencha os dados sobre seu programa e clique em Save, você verá outra confirmação. Aguarde o reinicio do software, clique em list my programs: Podemos ver que o programa que fiz neste exemplo, foi processado com sucesso, basta selecionar o número de ID do seu programa, e clicar em Download Program.

3 Agora, vamos transferir para o microcontrolador, clique em Upload: Selecione o caminho do Hex file: C:\pp_programmer\program\program.hex Em device selecione o modelo da sua placa, a porta COM da mesma e clique em Upload. Aguarde até o termino do upload e pronto, seu programa já está carregado no microcontrolador. Você sempre poderá baixar novamente os programas que já fez, basta acessar o menu list my programs baixa-lo e transferir para o microcontrolador. Baixando programas públicos: Clique em public sketchs: Selecione o programa que quiser, clique em download hex e faça o processo de upload já explicado.

4 Aprendendo as Funções: Vamos começar pelo menu superior: New: inicia um novo projeto em branco Upload: Abre a janela para transferência do seu programa para o microcontrolador o o o o o Hex file: Caminho do arquivo por padrão: C:\pp_programmer\program\program.hex Device: Modelo da sua placa, para a 3.6, selecione Duemilanove COM port: Porta em que seu microcontrolador está conectado. Baud rate: Taxa de transferência deixe o padrão da sua placa. Upload: Transfere o arquivo. Edit Label: Abre a janela para inserção de título e descrição do seu programa

5 o Program Title: título do seu programa. o Functionality description: Descrição do seu programa. o Input and Output pins: Descrição das portas usadas no projeto o Board Type: Placa utilizada. List My Programs: Abre uma lista com todos os seus programas processados o o Download Program: Baixa o arquivo processado Download Programmers: Baixa o código fonte sem processar. View Programmers: Abre um documento de texto com o código do seu programa Setup Info: Abre a janela que informa as configurações e definições do programa Login: Permite fazer Login usando sua conta, Logout e trocar usuário. Exit: Encerra o programa. Vamos agora para as funções de programação:

6 Output: Selecione a porta e o estado.

7 Wait: Define o tempo de espera. Jump: Retorna para a linha de código selecionada. Exemplo de código com output, wait e jump: Read Sensor: Faz a leitura de um sensor.

8 Exemplo do código de leitura de um sensor digital e um analógico respectivamente. PWM: Permite controlar motores através de PWM, com valores de 0 a 55. Call sub routine: Faz a chamada da rotina (função) especificada Insert c++ code: Permite a inserção de trechos de código em c++

9 Expression: Permite a inserção de uma expressão usando uma variável. Println: Função para exibir valores no serial monitor, sendo possível adicionar um prefixo, e uma variável ou sensor. Exemplo de código que exibe o resultado da leitura no monitor. Obs.: para alguns comandos, como o ultrassom, usamos o LM35 para uma linha especial,999, para que a leitura e conversão seja repetida. If Sensor: o Start Commands block:

10 o Abre uma janela com opções para a criação de uma estrutura condicional baseada no resultado obtido de uma leitura de sensores (é necessário ler o sensor[read Sensor] antes de fazer uma comparação de valores). Após abrir o bloco, insira o comando a ser feito para a condição definida. End Commands Block: Encerra o bloco de comandos. Exemplo de código com if sensor: O código acima verifica dois sensores e liga as portas, caso a condição(ligado) seja antendida. Também podemos ver o else, que desliga as portas, quando o sensor está desligado. If Variable: o Start Commands block: Abre uma janela com opções para a criação de uma estrutura condicional baseada no valor de variáveis. Após abrir o bloco, insira o comando a ser feito para a condição definida. (Variáveis fixas: ir, temperatura, distancia).

11 o End Commands Block: Encerra o bloco de comandos. Exemplo de código: Podemos ver no código acima, um exemplo de uso da variável temperatura, criada automaticamente pela função Include LM35 explicada adiante, neste caso, quando a temperatura é superior a 36 graus Celsius, a porta 9 é ligada. Também temos o uso do else, para desliga-la. Else: Else é a estrutura condicional se não, pode ser usada em ambos os casos (if variable e if sensor). o Start Commands Block: Inicia o bloco de comandos para o else. o End Commands Block: Finaliza o bloco de comandos para o else. Repeat Commands Block: o Start Commands Block: Abre um bloco de comandos que será repetido pelo número escolhido. o End Commands Block: Encerra o bloco de comandos. Include IR: Faz a inclusão e leitura de um sensor IR, a variável que armazena o resultado se chama ir. Include Servo:

12 Faz a inclusão do servo motor na porta indicada. Output Servo: Abre a janela de configuração do movimento do servo. Exemplo de código que movimenta o Servo motor.. Include LM35: Faz a inclusão de um sensor do tipo LM35, faz a leitura, e retorna o valor em graus Celsius para a variável fixa temperatura. Exemplo de código do LM35, em que usamos a variável temperatura acima(sessão if variable). Ultrassom:

13 Faz a inclusão de um sensor ultrassônico de distância, nas portas especificadas. O resultado da leitura é dado em cm e pode ser obtido com o uso da variável distancia ; Exemplo de código: Este código liga a porta 9 quando a distancia medida é inferior a 30 cm. Obs.: para alguns comandos, como o ultrassom, usamos o jump para uma linha especial,999, para que a leitura e conversão seja repetida. Tools : A função tools permite criar uma sub rotina e salva-la. o Sub-builder: o Janela para inserção do nome da sub-rotina. End:

14 Janela para descrição da rotina criada, e seleção de salvar como pública ou privada. Config: Configura o vinculado a sua conta para envio/recebimento através da sua placa. Send Mail: Envia um para o endereço configurado, com a mensagem e assunto especificados. Mail Server: Ferramenta que permite o microcontrolador enviar s

15 Configure a porta do microcontrolador, e clique em connect, e quando a condição for atendida, ele enviará um . Exemplo de código: Neste exemplo, um é enviado quando apertamos o botão. Para se conectar ao mail server, clique em include serial port, e depois abra o mail server, e pronto.

16 O objetivo deste tutorial é criar um projeto em que: O circuito, conectado em um computador com conexão com a internet, envia um assim que a lâmpada do cômodo for ligado. Usaremos um sensor de luz para fazer essa identificação. Para configurar o software, devemos primeiramente logar nele clicando em Change User () e então inserir o login e a senha do usuário () e então clicar em Submit (3). 3 Começando a programação, primeiramente devemos fazer a leitura do sensor de luz. Para isso clicaremos em Read sensor (), selecionaremos a porta analógica 4 () e clicaremos em ok (3). 3 Com isso iremos inserir a seguinte linha na programação. Após isso criaremos um if para fazer a avaliação do valor que lemos. Após alguns testes, verificamos que na presença de luz o sensor retorna um valor próximo de 60, e na ausência de luz o sensor retorna 80. Portanto, tomaremos como medida o valor médio 0. Ou seja; quando o valor do sensor de luz for maior do que 0, o programa irá considerar que há luz e; quando for menor do que 0, que não há luz.

17 5 3 4 Com isso, adicionaremos a seguinte linha á programação. Após isso iremos colocar aquilo que irá dentro do if. Primeiramente clicaremos em Send E-mai que irá colocar o comando de envio de . Com isso adicionaremos a seguinte linha á programação: Já que precisaremos que seja enviado apenas um , para evitar um envio constante de s, iremos colocar um delay generoso de milisegundos (5 minutos). 3

18 Adicionaremos então a seguinte linha: Agora podemos fechar o if. Clicaremos então em End Commands Block da janela IF Sensor Com isso adicionaremos a seguinte linha á programação: Com isso fechamos a sequencia do if. Para que possamos criar um Loop que faça o programa enviar um novo ou simplesmente verificar o Sensor de luz novamente, daremos um comando de Jump. Clicaremos então em Jump e mandaremos a programação voltar ao inicio na linha 000. Teremos então no final, as seguintes linhas de código: 3 Agora devemos salvar a programação antes de executá-la. Clicaremos então em Edit Label para definir a descrição do programa que iremos salvar como: Título do programa; descrição e para qual tipo de placa iremos executar nosso programa

19 Após isso clicamos em finish and save local. E depois em Save in the Cloud : Agora, depois de o nosso programa ser processado, iremos baixar ele. Clicaremos então em List my Programs (), selecionaremos o programa que fizemos () e depois faremos o download do programa clicando em Download Program (3). Preste atenção no Status do seu programa: um status 0 significa que o programa ainda não foi processado; um status significa que ele foi processado com sucesso e um status 9 significa que foi processado mas ocorreu um erro no programa feito que impediu o processamento, nesse caso o seu programa deve ser refeito. 3 Agora faremos o upload da programação para a nossa placa. Para isso iremos em upload (), localize a pasta pp_programmer (a pasta normalmente é criada automaticamente na instalação do programa na pasta c:), e escolha o arquivo program.hex (). Antes do upload se certifique que a placa correspondente foi selecionada (3) e que a porta COM da placa tambem foi selecionada corretamente (4). Não é necessário mudar a taxa de transferência (Baud Rate)(??)

20 Ao clicar em Upload, na parte de baixo da janela aparecerá a mensagem que o programa está sendo baixado e depois ele informará a quantidade de dados baixada para a placa. Agora vamos configurar o programa para que ele possa enviar os s. Para isso, selecione o botão Include Serial Port (a cor do botão irá mudar de vermelho para verde). Em E mail Config (), defina o destinatário do e mail (), o titulo da mensagem(3), o corpo da mensagem (4) e clique em Change (5)

21 Agora devemos estabelecer a comunicação com a placa para que o possa ser enviado quando a placa mandar. Para isso clicaremos em Mail Server (), configuramos em qual porta COM a placa está () e a velocidade de comunicação (3). Após isso clicaremos em Connect (4). 3 Com isso o computador está pronto para enviar 4 o assim que a placa mandar. Antes de testar o programa, reinicie a placa arduino apertando o botão Reset no meio da placa. Botão de Reset

22 O funcionamento do protoboard é o seguinte: - Em [], os 6 pinos na horizontal estão interligados, sendo então duas fileiras de 6 pinos. - Em [], os 6 pinos na vertical estão interligados, sendo então 6 fileiras de 6 pinos. Primeiramente vamos conectar os polos positivo e negativo da placa e também o fio da entrada analógica 4 (A0) no pequeno protoboard. 5V GND A0 A0 GND 5V Em seguida ligaremos o sensor no protoboard. Primeiramente ligaremos o positivo e negativo do sensor no protoboard na mesma ordem dos dois GND e 5V que colocamos, em seguida ligaremos o sinal (fio branco) na mesma linha do fio que colocamos na entrada analógica A0 (que corresponde á entrada 4 que criamos no programa). A0 5V GND O objetivo deste projeto é, através de um controle remoto, acionar e desligar uma lâmpada ligada na rede elétrica. Assim que aprendermos a ligar a lâmpada por meio do controle remoto, poderemos ligar qualquer coisa por meio de um controle remoto ou um celular com bluetooth como um ar condicionado, um ventilador ou a trava de uma porta. Antes de tudo, devemos tomar alguns cuidados: Misturar o tipo de energia usado no arduino e o usado na rede elétrica é perigoso, além de ter o risco de danificar a placa arduino pode acarretar também ferimentos. Para

23 evitarmos isso nós utilizaremos um relê de forma a evitar que a tensão da rede elétrica possa entrar em contato com a tensão utilizada na placa arduino e procure manejar a energia que vem da rede elétrica com cuidado, peça orientações se necessário. A programação irá funcionar da seguinte forma: o botão irá servir para ligar a lâmpada; o botão irá servir para desligar a lâmpada e iremos utilizar a saída 4 para acionar a bobina do relê. Para evitar que possa ocorrer problemas com os comandos, iremos inserir atrasos após os comandos. Primeiramente quando vamos usar o controle remoto, devemos acionar o botão Include IR que irá mudar de vermelho para verde. Quando fazemos isso automaticamente criamos uma variável chamada ir. Assim, sempre que acionarmos algum botão do controle remoto, o programa irá atribuir um número á variável ir. Com isso adicionaremos a seguinte linha na programação. Após isso, devemos fazer a primeira leitura da variável que fará a lâmpada ligar. Primeiramente então clicaremos em Start Commands Block no quadrado do IF Variable. Depois vamos configurar o if da seguinte forma: se ir for igual a. 4 Com isso adicionaremos a seguinte linha na programação. 3 Após isso vamos configurar o que irá acontecer dentro do if. Primeiramente devemos fazer a saída que aciona o relê. Iremos então em output e mandaremos a saída 4 ligar. 3 Com isso adicionaremos a seguinte linha na programação 4

24 Agora daremos um delay para dar um tempo para o comando ser executado. Colocaremos um pequeno delay de 00ms (milissegundos). Com isso adicionaremos a seguinte linha na programação 3

25 Agora podemos fechar esse if que liga a lâmpada. Para isso clicaremos em End Commands Block dentro do bloco IF Variable para fechar o if. Com isso adicionaremos a seguinte linha na programação. Agora devemos começar a fazer o if que irá servir para desligar a lâmpada. Clicaremos então em Start Command Block dentro do bloco IF Variable. Vamos configurar ele para, quando a variável ir for igual a. 3 4 Adicionaremos então a seguinte linha na programação. 5 Agora vamos começar a programar dentro do if que fará a lâmpada desligar. Para isso clicaremos em Output e mandaremos a saída 4 desligar. 3 Com isso adicionaremos a seguinte linha na programação. 4 Agora colocaremos outro delay para dar um tempo para executar o comando. Clicaremos então em Wait e colocaremos outro tempo de 00ms (milissegundos).

26 Com isso adicionaremos a seguinte linha na programação. E agora podemos fechar este segundo if. Clicaremos então em End Commands Block no bloco IF Variable. Adicionaremos então a seguinte linha na programação. Depois de termos terminado os dois ifs faremos ele voltar para o começo. Para isso clicaremos em Jump e faremos o programa pular para a primeira linha. Adicionaremos então a seguinte linha na programação. 3 Agora devemos salvar a programação antes de executá-la. Clicaremos então em Edit Label para definir a descrição do programa que iremos salvar como: Título do programa; descrição e para qual tipo de placa iremos executar nosso programa. 3

27 4 4 5 Após isso clicamos em finish and save local. E depois em Save in the Cloud : Agora, depois de o nosso programa ser processado, iremos baixar ele. Clicaremos então em List my Programs (), selecionaremos o programa que fizemos () e depois faremos o download do programa clicando em Download Program (3). Preste atenção no Status do seu programa: um status 0 significa que o programa ainda não foi processado; um status significa que ele foi processado com sucesso e um status 9 significa que foi processado mas ocorreu um erro no programa feito que impediu o processamento, nesse caso o seu programa deve ser refeito. 3 Agora faremos o upload da programação para a nossa placa. Para isso iremos em upload (), localize a pasta pp_programmer (a pasta normalmente é criada automaticamente na instalação do programa na pasta c:), e escolha o arquivo program.hex (). Antes do upload se certifique que a placa correspondente foi selecionada (3) e que a porta COM da placa tambem foi selecionada corretamente (4). Não é necessário mudar a taxa de transferência (Baud Rate)(??)

28

29 Ao clicar em Upload, na parte de baixo da janela aparecerá a mensagem que o programa está sendo baixado e depois ele informará a quantidade de dados baixada para a placa.

30 Para a parte elétrica do projeto, devemos modificar uma tomada (que colocaremos uma lâmpada de 5W) para que ele possa se conectar com o relê. Em seguida, ligaremos o sensor de infravermelho na placa arduino. O GND do sensor colocaremos em um GND da placa, o 5V colocaremos em um 5V da placa e o sinal iremos colocar na entrada analógica A5 da placa arduino

31 Em seguida ligaremos o relê na placa arduino. Para isso, utilizando dois cabos ligaremos: um GND da placa arduino e a saída 4 aos terminais 6V do relê. Não é preciso se preocupar com a polaridade. Por fim ligaremos a lâmpada que modificamos nos terminais COM e NA (Normalmente Aberto) do relê. Não é preciso se preocupar com a polaridade.

32 Fotos do sistema funcionando. Esquema elétrico do projeto O objetivo deste projeto será: a partir de um comando enviado da internet, o computador receber o comando e a partir daí, o computador enviar um comando via Bluetooth para a placa arduino que fará acionar ou desliguar uma saída. O programa terá capacidade de acionar e desativar até 4 dispositivos.

33 O funcionamento da função será o seguinte: toda vez que clicarmos em um botão do site, o programa irá identificar isso e irá atribuir um valor a uma variável predefinida x e então, usando ifs acionar as saídas. Testaremos a programação fazendo ligar uma lâmpada ligada na rede elétrica. Antes de tudo, devemos tomar alguns cuidados: Misturar o tipo de energia usado no arduino e o usado na rede elétrica é perigoso, além de ter o risco de danificar a placa arduino pode acarretar também ferimentos. Para evitarmos isso nós utilizaremos um relê de forma a evitar que a tensão da rede elétrica possa entrar em contato com a tensão utilizada na placa arduino e procure manejar a energia que vem da rede elétrica com cuidado, peça orientações se necessário. No menu superior, no botão Setup Info, teremos dispostos no quadrado Web Commands os valores que a variável x pode receber. Primeiramente faremos o login no programa. Clicaremos então em Change User e colocaremos o login e a senha do usuário. Como vamos trabalhar com a comunicação entre a placa arduino e o computador, devemos clicar em Include Serial Port. A cor do botão irá mudar de vermelho para verde.

34 Com isso iremos adicionar a seguinte linha na programação Agora para podermos habilitar o programa a receber comandos da internet clicaremos no botão Receive Web Comands. Com isso adicionaremos a seguinte linha na programação: Agora começaremos a definir as funções dos botões. Iremos definir que quando o valor for colocada na variável x a saída 4 será ligada e quando for a saída 4 será desligada. Começaremos então um if que verificará se x for igual a. Clicaremos então no Starts Commands Block no quadro IF Variable e faremos essa verificação. Com isso adicionaremos a seguinte linha na programação Agora acionaremos a saída 4, para isso clicaremos em Output e mandaremos a saída 4 ligar.

35 Adicionaremos então a seguinte linha na programação. Com o primeiro if definido, fecharemos ele clicando em Ends Commands Block no quadro IF Variable Adicionaremos então a seguinte linha na programação. Agora começaremos o if para fazer a saída 4 desligar. Iremos então iniciar um if para fazer essa verificar quando a variável x for igual a. Clicaremos então no Starts Commands Blocck no quadro IF Variable e faremos essa verificação.

36 Adicionaremos então a seguinte linha na programação: Agora mandaremos a saída 4 desligar, para isso clicaremos em Output e mandaremos a saída 4 desligar. Adicionaremos então a seguinte linha na programação: Agora devemos fechar o segundo if. Clicaremos então em Ends Commands Block no quadro IF Variable. Adicionaremos então a seguinte linha na programação. Para que possamos fazer um Loop para que esses dois ifs sejam verificados constantemente, usaremos o comando Jump para ir para a linha 9999.

37 Adicionaremos a seguinte linha na programação: Agora devemos salvar a programação antes de executá-la. Clicaremos então em Edit Label para definir a descrição do programa que iremos salvar como: Título do programa; descrição e para qual tipo de placa iremos executar nosso programa. Após isso clicamos em finish and save local. A cor do botão irá mudar de verde para vermelho. E depois em Save in the Cloud :

38 Agora, depois de o nosso programa ser processado, iremos baixar ele. Clicaremos então em List my Programs (), selecionaremos o programa que fizemos () e depois faremos o download do programa clicando em Download Program (3). Preste atenção no Status do seu programa: um status 0 significa que o programa ainda não foi processado; um status significa que ele foi processado com sucesso e um status 9 significa que foi processado mas ocorreu um erro no programa feito que impediu o processamento, nesse caso o seu programa deve ser refeito. Agora faremos o upload da programação para a nossa placa. Para isso iremos em upload (), localize a pasta pp_programmer (a pasta normalmente é criada automaticamente na instalação do programa na pasta c:), e escolha o arquivo program.hex (). Antes do upload se certifique que a placa correspondente foi selecionada (3) e que a porta COM da placa tambem foi selecionada corretamente (4). Não é necessário mudar a taxa de transferência (Baud Rate)(??)

39 Ao clicar em Upload, na parte de baixo da janela aparecerá a mensagem que o programa está sendo baixado e depois ele informará a quantidade de dados baixada para a placa.

40 Para a parte elétrica do projeto, devemos modificar uma tomada (que colocaremos uma lâmpada de 5W) para que ele possa se conectar com o relê. Em seguida ligaremos o relê na placa arduino. Para isso, utilizando dois cabos ligaremos: um GND da placa arduino e a saída 4 aos terminais 6V do relê. Não é preciso se preocupar com a polaridade. Por fim ligaremos a lâmpada que modificamos nos terminais COM e NA (Normalmente Aberto) do relê. Não é preciso se preocupar com a polaridade.

41 Agora indo no site nós conseguiremos acionar a saída da placa arduino Fotos do projeto funcionando: Esquema elétrico do projeto:

42

Este tutorial mostra como utilizar as ferramentas Send Mail e Web Commands.

Este tutorial mostra como utilizar as ferramentas Send Mail e Web Commands. Este tutorial mostra como utilizar as ferramentas Send Mail e Web Commands. Antes de começamos certifique-se de estarem com o programa instalado, com sua conta e licenças ativas. Neste tutorial não irei

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

VIAWEB service. Cadastrar empresa de segurança. Versão 3.5.0. PASSO 1 Cadastro:

VIAWEB service. Cadastrar empresa de segurança. Versão 3.5.0. PASSO 1 Cadastro: VIAWEB service Versão 3.5.0 Cadastrar empresa de segurança PASSO 1 Cadastro: Vá em www.viawebsystem.com.br, clicar em Produtos, depois em "VIAWEB service" Em seguida escolher a opção "Para cadastrar sua

Leia mais

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral.

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. DVR Veicular Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. Dentro do menu Geral, clique em rede, como mostra a figura.

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre

ACENDENDO AS LUZES. Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre ACENDENDO AS LUZES Capitulo 2 - Aula 1 Livro: Arduino básico Tutor: Wivissom Fayvre Projeto 1 LED piscante Neste capitulo, todos os projetos utilizam luzes LED s de diversas formas. Em relação ao hardware,

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Manual de utilização. Aplicativo que substitua o controle remoto da TV e Home Theater da marca LG.

Manual de utilização. Aplicativo que substitua o controle remoto da TV e Home Theater da marca LG. Manual de utilização Aplicativo que substitua o controle remoto da TV e Home Theater da marca LG. ANO 2013 Sumário 1. Descrição... 3 2. Esquema Arduino... 4 3. Código Arduino... 5 4. Instalação do Aplicativo...

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET

RASTREIE SEU NOTEBOOK (FURTADO OU ROUBADO) INTERNET Veja nesse tutorial vamos aprender como instalar o aplicativo gratuito Prey e como realizar o rastreamento de seu computador (netbook, notebook, desktop). Prey é uma aplicativo que você instala em sua

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO IPCAM

MANUAL INSTALAÇÃO IPCAM MANUAL INSTALAÇÃO IPCAM 1 ÍNDICE: 1. Conectando a câmera. ------------------------------------------------------------------------------------------- 3 2. Conectando a câmera na rede. --------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Configurando DDNS no Stand Alone

Configurando DDNS no Stand Alone Configurando DDNS no Stand Alone Abra o seu navegador de internet e acesse o endereço http://www.advr.com.tw(ou, http://59.124.143.151 ). Clique em Register para efetuar o cadastro de um novo grupo.(foto

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR 1- Conectar a câmera à rede com internet via cabo de rede 2- Conectar a fonte de energia a câmera 3- Aguardar pelo menos

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0

Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Gerenciador de Conteúdo Magellan 2.0 Instalando o Gerenciador de Conteúdo Magellan. 1. Baixe o Gerenciador de Conteúdo Magellan de www.magellangps.com. 2. Dê um duplo clique no arquivo CM_Setup que foi

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens.

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. PAINEL DE SENHAS RBSG4JE Imagem ilustrativa do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. Há basicamente dois modos de operação no Painel de Senhas: - Operação

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Em um computador baseado no Windows, você pode compartilhar arquivos entre usuários remotos (outro computador). Os usuários remotos se conectam

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmera Wireless FS-IPH02W FullSec -ACESSO VIA CELULAR 1- Conectar a câmera à rede com internet via cabo de rede 2- Conectar a fonte de energia a câmera 3- Aguardar pelo menos

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais

Procedimentos para configurar o Motion Detection no D-ViewCam 1 Para configurar o Motion Detection no D-ViewCam, é necessário que a câmera IP esteja

Procedimentos para configurar o Motion Detection no D-ViewCam 1 Para configurar o Motion Detection no D-ViewCam, é necessário que a câmera IP esteja Procedimentos para configurar o Motion Detection no D-ViewCam 1 Para configurar o Motion Detection no D-ViewCam, é necessário que a câmera IP esteja conectada ao software (D-ViewCam). 1 2 Abra o D-ViewCam

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012).

Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Manual de Instalação de SQL Server (2005, 2008, 2012). Instalação do SQL 2005. - Primeiro baixo o instalador do SQL nesse link: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=184 - Execute o arquivo

Leia mais

Tutorial MSN Messenger

Tutorial MSN Messenger Tutorial MSN Messenger Este tutorial irá ensiná-lo(a) a usar o programa MSN Messenger, utilizado para conversação Online. Dependendo da sua conexão a página pode demorar um pouco até ser carregada totalmente.

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado -

Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado - Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado - 1 Programação de Robótica: Modo Circuitos Programados - Avançado ATENÇÃO Lembramos que você poderá consultar o Manual de Referência do Software

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started.

Passo 1: Abra seu navegador e digite http://www.no-ip.com. Passo 2: Na tela que surgir, clique em Get Started. 1 - Como obter seu DNS Dinâmico no No-IP O No-IP, é um sistema de DNS (Domain Name Server), que converte o seu endereço IP em um nome. O que o No-IP faz, é converter o nome do tipo minhacameraip.no-ip.org

Leia mais

MANUAL ZEDIT 32 Índice:

MANUAL ZEDIT 32 Índice: MANUAL ZEDIT 32 Índice: Configuração Painel -------------------------------------------------------------------- 02 à 04 Criar Novo modelo Painel -------------------------------------------------------------

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas

Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas 1 Procedimentos para Configuração de Redirecionamento de Portas O DIR 635 tem duas opções para liberação de portas: Virtual server: A opção Virtual Server permite que você defina uma única porta pública

Leia mais

Manual básico de utilização da Mesa Tátil

Manual básico de utilização da Mesa Tátil Mesa Tátil - IVEO VIEWPLUS A mesa tátil IVEO é muito prática e de fácil utilização, excelente equipamento para aprendizagem de pessoas com necessidades visuais. Seu funcionamento consiste na inserção de

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALÇÃO

GUIA RÁPIDO DE INSTALÇÃO 1 GUIA RÁPIDO DE INSTALÇÃO Light BILHETADOR Para Instalar o Software rode o tarifone.exe 2 clique em avançar para continuar com a instalação. Selecione uma nova pasta, ou clique em Avançar Para manter

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210

Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210 Guia rápido de recursos Wi-Fi GZ-EX210 Funcionalidades Wi-Fi Este aparelho está equipado com a função Wi-Fi. Pode realizar as seguintes operações com o uso de um smartphone ou computador, através de uma

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do Primeiro Backup Versão PRO

Manual de Instalação e Configuração do Primeiro Backup Versão PRO Manual de Instalação e Configuração do Primeiro Backup Versão PRO Instalação do gbackup Pro Para instalar o gbackup Pro em seu computador ou servidor, basta seguir as seguintes etapas: Após baixar a instalação

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

Figura 1: Interface 3G Identech

Figura 1: Interface 3G Identech Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2 INSTALAÇÃO NO WINDOWS XP...5 3 INSTALAÇÃO NO WINDOWS VISTA...12 4 INSTALAÇÃO NO WINDOWS 7...18 5 CADASTRANDO OPERADORA...25 6 CONECTANDO NA INTERNET...27 7 SERVIÇO DE SMS...29

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Manual de Instalação do AP_Conta Windows

Manual de Instalação do AP_Conta Windows Manual de Instalação do AP_Conta Windows aplicativo off line para geração e envio de cobranças eletrônicas no padrão TISS CAPESESP ANS nº 324477 atualizado em 24/04/2012 AP_Conta Windows O AP_Conta Windows

Leia mais

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice

Manual B.P.S ATA 5xxx Índice Manual B.P.S ATA 5xxx Índice 1. Conectando o Adaptador para Telefone Analógico (ATA)...02 2. Configurações básicas...05 2.1 Configuração dos parâmetros de usuário e senha para acessos de banda larga do

Leia mais

Capítulo 2. Laboratório 2.1. Introdução ao Packet Tracer, Roteadores, Switches e Inicialização

Capítulo 2. Laboratório 2.1. Introdução ao Packet Tracer, Roteadores, Switches e Inicialização Capítulo 2 Laboratório 2.1 Introdução ao Packet Tracer, Roteadores, Switches e Inicialização tel (41) 430457810 ou (41) 4063-7810 - info@dltec.com.br - www.dltec.com.br INDICE 1 Objetivo do Laboratório...

Leia mais

Enviando Arquivos para a Neoband

Enviando Arquivos para a Neoband www.neoband.com.br (11) 21991200 suporte técnico - suporte@neoband.com.br atendimento gráfica - atend@neoband.com.br atendimento sinalização - atendbig@neoband.com.br 05/07/2011 Enviando Arquivos para

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

Manual do Sistema "Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line" Editorial Brazil Informatica I Fala Comigo - Sistema de Atendimento On-Line Conteúdo Part I Introdução 2 1 Fala Comigo -... Sistema de Atendimento

Leia mais

Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC

Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC A. Configurando a autoridade certificadora ICPEdu no Windows Live Mail Os certificados utilizados nos serviços de e-mail pop, imap

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO VOIP

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO VOIP MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO VOIP 1 INDICE 1. Identifique seu tipo de conexão à internet:... 3 1.1 Como Identificar sua Conexão Banda Larga... 3 1.1.1 Conexão ADSL... 3 1.1.2 Conexão a Cabo... 3

Leia mais

Laboratório - Exploração do FTP

Laboratório - Exploração do FTP Objetivos Parte 1: Usar o FTP em um prompt de comando Parte 2: Baixar um arquivo FTP usando WS_FTP LE Parte 3: Usar o FTP em um navegador Histórico/cenário O File Transfer Protocol (FTP) faz parte do conjunto

Leia mais

ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido

ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido 1 - Conecte o HVR/DVR na alimentação; 2 - Conecte o equipamento a um monitor ou TV, pela saída VGA para operação do sistema; 3 - Ao entrar no sistema do equipamento,

Leia mais

SPARK - CONFIGURAÇÃO

SPARK - CONFIGURAÇÃO SPARK - CONFIGURAÇÃO ATENÇÃO: No caso de usuários VPN (GPRS ou Velox), somente funciona com o usuário conectado à sua VPN. Faça o download do aplicativo do seguinte endereço: http://www.igniterealtime.org/downloads/download-landing.jsp?file=spark/spark_2_6_3.exe

Leia mais

Manual do Usuário. Tag List. Tag List Generator. smar FIRST IN FIELDBUS JUL / 02. Tag-List VERSÃO 1.0 TAGLSTC3MP

Manual do Usuário. Tag List. Tag List Generator. smar FIRST IN FIELDBUS JUL / 02. Tag-List VERSÃO 1.0 TAGLSTC3MP Tag List Tag List Generator Manual do Usuário smar FIRST IN FIELDBUS JUL / 02 Tag-List VERSÃO 1.0 TAGLSTC3MP www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta.

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Página1 Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Página2 Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas...10 Página3

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Tecla de navegação S Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla Enviar N Tecla virtual direita Tecla Menu M Tecla Finalizar O Porta da bateria

Leia mais

zirion.com.br 3 1 Para o primeiro acesso, o Usuário será: admin 2 O campo Senha deverá ser deixado em branco. 3 Clique em OK

zirion.com.br 3 1 Para o primeiro acesso, o Usuário será: admin 2 O campo Senha deverá ser deixado em branco. 3 Clique em OK 1 - Conecte o HVR/DVR na alimentação; 2 - Conecte o equipamento a um monitor ou TV, pela saída VGA ou HDMI, para operação do sistema; 3 - Ao entrar no sistema do equipamento, automaticamente a mensagem

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive 25/09/2013 07h25 - Atualizado em 25/09/2013 07h43 Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive por EDIVALDO BRITO Para o TechTudo 1 comentário Se você precisa fazer alguma pesquisa de um

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail geinfo@sejus.ro.gov.br Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...

Leia mais

Manual do Usuário - Plataforma Simulados

Manual do Usuário - Plataforma Simulados Manual do Usuário - Plataforma Simulados Indice 1. Acessando a plataforma 3 2. Realizando seu login 3 3. Alunos 4 3.1. Novo Aluno 4 3.2. Novo upload 4 3.3. Listagem de alunos 5 3.3.1.Editando ou removendo

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4

Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Configuração do Linux Educacional 5 para melhor uso do MonitorINFO-V4 Primeiro fazemos o login com o usuário admin para ter acesso total ao sistema Usuário: admin Senha: admin Estando no sistema com administrador

Leia mais

Manual de Instruções. Touchlight Smart

Manual de Instruções. Touchlight Smart Manual de Instruções Touchlight Smart Touchlight Smart é uma central de automação sem fio para controlar a casa pelo celular. Compatível com uma grande variedade de equipamentos, você pode controlar áudio,

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Tutoriais de apoio para a migração do e-mail @pmmc.com.br para @se-pmmc.com.br Atualização: 30/04/2014

Tutoriais de apoio para a migração do e-mail @pmmc.com.br para @se-pmmc.com.br Atualização: 30/04/2014 Tutoriais de apoio para a migração do e-mail @pmmc.com.br para @se-pmmc.com.br Atualização: 30/04/2014 Sumário Introdução... 3 1. Redirecionando e-mails novos... 4 2. Fazendo backup e encaminhando e-mails

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido

ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido ACESSO REMOTO EM NUVEM Guia Rápido 1 - Conecte o HVR/DVR na alimentação; 2 - Conecte o equipamento a um monitor ou TV, pela saída VGA ou HDMI, para operação do sistema; 3 - Ao entrar no sistema do equipamento,

Leia mais

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br 1 Índice Utilizando o Gerenciador Multi Tarefa... 3 Organização de aplicativos... 8 Configurar Gmail... 15 Página favorita em ícone... 18 Excluindo Aplicativos e Ícones Favoritos...21 Gerenciar Aplicativos

Leia mais

Arduino e Proteus (Tutorial)

Arduino e Proteus (Tutorial) Arduino e Proteus (Tutorial) Por Felipe Gomes Flores Para quem trabalha com projetos ou apenas os faz por hobby sabe que há situações em uma boa idéia surge do nada e às vezes não há como reproduzi-la

Leia mais

LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET.

LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. LUXVISION HÍBRIDO VER AS IMAGENS ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER. Abra o INTERNET EXPLORER, vá em FERRAMENTAS, OPÇÕES DA INTERNET. Clique na guia SEGURANÇA, NÍVEL PERSONALIZADO. Ir até os ActiveX ( desenho

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE.

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE. Guia PDA e SmartPhones Windows Mobile, Pocket PC e CE. Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais