Fiery Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Glossário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fiery Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Glossário"

Transcrição

1 Fiery Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS Glossário

2 2004 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos das Avisos de caráter legal deste produto de setembro de 2004

3 GLOSSÁRIO 3 GLOSSÁRIO aplicativos de escritório artefato Aplicativos de software geralmente utilizados para negócios, inclusive aplicativos de apresentação, planilhas e programas de processamento de texto. Um defeito visível em uma imagem, geralmente provocado por limitações no processo de entrada ou de saída (hardware ou software); uma mancha ou um erro. bitmap BMP Uma imagem composta de pequenos quadrados organizados em uma grade. Cada quadrado da grade é um pixel. O número de pixels por polegada define a resolução de um bitmap. Um formato gráfico criado pela Microsoft e nativo do sistema operacional Windows. calibração canal de cores O processo que assegura que um dispositivo se comportará sempre da mesma maneira em relação a um conjunto de especificações. Uma imagem com uma cor única que pode ser editada separadamente a partir de outros canais de cores compostos de um espaço de cores; por exemplo, o canal vermelho de uma imagem RGB. CMS CMYK Consulte sistema de gerenciamento de cores. Um modelo de cores subtrativas que usa ciano, magenta, amarelo e preto, ou seja, as cores de processo, que são utilizadas na impressão colorida; um modelo de cores usado na impressão de processos de quatro cores. ColorWise Consulte gerenciamento de cores ColorWise. cor exata Uma cor que é impressa em sua própria chapa de separação quando as separações são especificadas. Uma cor exata é impressa usando-se uma tinta personalizada para aquela cor, ao contrário das cores de processo que são impressas usando-se combinações de ciano, magenta, amarelo e preto (também denominada cor nomeada).

4 GLOSSÁRIO 4 cor nomeada Uma cor definida segundo um sistema personalizado de cores. Por exemplo, PANTONE 107 C é uma cor nomeada (também denominada cor exata). corante Uma tinta, tintura, toner, pintura ou pigmento que modifica a cor da mídia a que é aplicado. cores de processo As quatro cores usadas em impressão para simular imagens coloridas de espectro completo: ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK). CRD (dicionário de processamento de cores) Um recurso de sistemas de gerenciamento de cores e de dispositivos de cores PostScript Nível 2 e PostScript Nível 3 que mantém a melhor conversão possível entre um dispositivo de cores e outro. O sistema de gerenciamento de cores ou o interpretador de PostScript do dispositivo utiliza um dicionário de processamento de cores (CRD) para converter dados entre espaços de cores. O Fiery EXP8000 inclui diversos CRDs, sendo que cada um fornece um estilo de processamento de cores diferente. DCS (Desktop Color Separation) Um arquivo de dados padrão, definido pela Quark, Inc., para auxiliar nas separações de cores com sistemas de editoração eletrônica; cinco arquivos são criados, sendo quatro arquivos de cores (um para cada C, M, Y e K) e um arquivo de visualização de cores composto da imagem colorida. Ele permite que um aplicativo de edição de imagem efetue a separação de cores e passe a imagem diretamente para a saída final com a sua integridade intacta. definidor de imagem densidade densitômetro Um dispositivo de saída de filme baseado em pixels; um dispositivo de saída a laser de alta resolução que escreve dados de bitmap em papel ou filme fotossensível. Uma medida da qualidade de absorção da luz de uma imagem impressa ou fotográfica. Um instrumento comumente utilizado na indústria das artes gráficas para medir a densidade de acordo com um padrão especificado. desktop color separation Consulte DCS. destino da calibração (ou conjunto de calibração) Um conjunto de medidas que descrevem a resposta de densidade esperada de um dispositivo de impressão. Os destinos de calibração estão associados com o perfil de saída do dispositivo. DIC Um padrão japonês de especificações para as separações, provas e impressão de cores.

5 GLOSSÁRIO 5 dicionário de processamento de cores Consulte CRD (dicionário de processamento de cores). Encapsulated PostScript EPS (ou EPSF) escala de cores espaço de cores Um formato de arquivo PostScript criado para estar incorporado a outro fluxo PostScript. Consulte Encapsulated PostScript. Uma faixa de cores. A escala de cores do dispositivo é a faixa de cores que um dispositivo, tal como um dispositivo, pode produzir. Uma escala de cores de imagem é a faixa de cores de determinada imagem. Um modelo para representar a cor em termos de valores mensuráveis, tais como a quantidade de vermelho, verde e azul em uma imagem. Os espaços de cores RGB e CMYK correspondem aos dispositivos de cores (monitores e impressoras, respectivamente). Outros espaços de cores, como o CIE Lab, estão baseados em modelos matemáticos e são independentes do dispositivo. Eles não se baseiam na resposta de cor de determinado dispositivo. Consulte escala de cores. espaço de cores de origem O ambiente de cores da origem de um elemento colorido, incluindo scanners e monitores coloridos. espectrofotômetro Euroscale Um instrumento comumente utilizado na indústria das artes gráficas para medir a luz espectral de acordo com um padrão especificado. Um padrão europeu de especificações para separações, provas e impressão de cores. faixas As etapas visíveis entre as sombras em um gradiente de cor. flexografia Uma tecnologia de impressão que usa chapas flexíveis com imagem em relevo. A flexografia pode ser usada para impressão em materiais que não são planos, como latas. fluxo de trabalho O caminho que uma tarefa de impressão segue desde a criação até o destino. Um fluxo de trabalho pode se originar em uma digitalização RGB importada para a estação de trabalho cliente e aberta na área de trabalho com um aplicativo de processamento de imagem, como o Photoshop. Após os ajustes serem feitos na imagem digitalizada, ela é avaliada em um dispositivo de prova de cores para posterior impressão em cores no mesmo dispositivo ou na gráfica.

6 GLOSSÁRIO 6 Formato de intercâmbio de gráficos Consulte GIF. fósforo gama GCR Material usado na fabricação de monitores de computador; os fósforos brilham e emitem luz vermelha, verde e azul quando atacados por um feixe de elétrons, criando, assim, uma imagem. Um valor numérico que representa a relação (curva de gama) entre os valores de entrada e de saída de um dispositivo colorido. Se a gama for igual a 1, os valores de entrada serão mapeados exatamente para os valores de saída. Consulte substituição de componentes do cinza. GDI (Graphics Device Interface) Tecnologia gráfica e de exibição usada pelos computadores que executam o Windows. Os aplicativos GDI dependem da GDI (e não da linguagem PostScript) para enviar texto e figuras para o dispositivo. gerenciamento de cores ColorWise Solução de gerenciamento de cores abertas ICC que é um sistema fácil de usar e que satisfaz às necessidades dos usuários casuais e experientes de gerenciamento de cores. GIF (Graphics Interchange Format) gradiente gravura Um padrão desenvolvido pela CompuServe para gráficos de bitmap de até 256 cores e usado para publicar imagens fotográficas em páginas da Internet ou da intranet; raramente usado para impressão profissional. Uma transição suave entre duas cores diferentes ou entre dois tons de uma cor. Uma tecnologia de impressão que usa um cilindro gravado que foi imerso em tinta. A tinta que permanece nas áreas gravadas do cilindro é aplicada ao papel. As superfícies não gravadas do cilindro são áreas não-imprimíveis. HSB HSL Um modelo de cores em que cada cor é representada pelos componentes do seu matiz, saturação e brilho; suportado pela maioria dos aplicativos de cores. Um modelo de cores no qual cada cor é representada por seus componentes de matiz, saturação e brilho.

7 GLOSSÁRIO 7 imagem convertida em pixels Uma representação eletrônica de uma página ou imagem que usa uma grade de pontos chamados pixels. imagem de tom contínuo (contone) imagem vetorial Uma imagem que contém cinco gradações de tons; por exemplo, uma imagem fotográfica. Uma ilustração gráfica criada nos computadores onde os objetos da figura são matematicamente definidos como linhas ou curvas entre pontos. Essas definições matemáticas são interpretadas por uma linguagem de imagem, como a PostScript. As imagens vetoriais incluem arte criada com aplicativos de ilustração (como o Illustrator ou o FreeHand) e aplicativos de layout de página (como o PageMaker). impressora de composição Qualquer dispositivo de saída que pode imprimir em cores diretamente, sem primeiro criar as separações de cores. Uma impressão de composição pode ser usada como uma primeira prova de uma tarefa de impressão em offset. impressora de quatro cores Um dispositivo de impressão que usa tinta ou toner ciano, magenta, amarelo ou preto. intenção de processamento O estilo de conversão de cor, ou mapeamento da escala de cores, criado para determinado tipo de tarefa com cores. Um exemplo de intenção de processamento (ou renderização) é o processamento fotográfico, também chamada de renderização de imagem ou renderização de contraste, que foi criada para as imagens fotográficas. Interface de dispositivos gráficos Consulte GDI. JPEG Um formato de arquivo gráfico definido pelo comitê Joint Photographic Experts Group da International Standards Organization (ISO); um padrão para compressão digital de dados gráficos de imagem estática. litografia offset A impressão na qual a tinta é transferida das chapas de impressão para uma manta de borracha e dali para o papel. luz espectral Os comprimentos de onda da radiação eletromagnética emitida por determinada fonte de luz que pode ser vista pelo olho humano.

8 GLOSSÁRIO 8 mancha para fora da borda Um efeito indesejado que ocorre quando quantidades excessivas de toner, possivelmente combinadas a determinados tipos de papel, fazem com que os objetos em uma imagem se espalhem além dos limites definidos no arquivo. mapeamento da escala de cores meio-tom metamerismo A conversão de coordenadas de cores da escala de cores de um dispositivo para outro geralmente efetuada por meio de algoritmos ou tabelas de busca. Um método para representar uma imagem original de tom contínuo que utiliza um padrão de pontos, linhas ou outros padrões. Fenômeno pelo qual duas cores compostas por diferentes combinações de comprimentos de luz parecem idênticas sob uma fonte de luz específica mas podem ter um aspecto diferente sob outras fontes de luz. As cores são chamadas metâmeros. modelo de cores aditivas Um sistema no qual as cores são produzidas através da combinação de luz vermelha, verde e azul (as primárias aditivas). Um monitor de vídeo RGB é baseado em um modelo de cores aditivas. modelo de cores subtrativas Um sistema no qual a cor é produzida através da combinação de corantes como pintura, tintas ou tinturas em mídia como papel, acetato ou filme transparente. Todos os dispositivos de impressão utilizam o modelo de cores subtrativas. moiré perfil Um padrão indesejado nas imagens feitas com telas de meio-tom. O moiré pode ser causado por freqüências de linhas impróprias da tela, ângulos impróprios da tela, alinhamento impróprio da tela de meio-tom ou pela combinação de uma tela de meio-tom e os padrões da própria imagem. Descreve sistematicamente como uma cor é mapeada para um determinado espaço. Identificando um perfil de origem e um perfil de saída, você inicia o fluxo de trabalho apropriado para manter valores de cores consistentes. perfil de origem Um arquivo utilizado pelo sistema de gerenciamento de cores para determinar as características dos valores de cor especificados em uma imagem digital de origem.

9 GLOSSÁRIO 9 perfil de saída O perfil de saída descreve as características das cores de um dispositivo de impressão. Ele é associado a um destino de calibração que define a densidade de resposta esperada do dispositivo. perfil de simulação perfil ICC O perfil de simulação descreve as características das cores de outro dispositivo de impressão, como uma impressora offset que você deseja que o Fiery EXP8000 simule. Um formato de perfil de cores padrão na indústria, desenvolvido pelo International Color Consortium (ICC), que descreve as capacidades das cores, incluindo a escala de cores, de um dispositivo colorido baseado nas diferenças entre um dispositivo ideal e o atual. O ideal é freqüentemente fornecido pelo fabricante como um arquivo de referência de cores. Os perfis ICC são implementados nos computadores Mac OS em ColorSync e nos computadores com Windows em Image Color Matching (ICM). O sistema de gerenciamento de cores do Fiery EXP8000, o ColorWise, oferece suporte a perfis ICC. pixel O menor elemento distinto de uma imagem convertida em pixels. O termo é uma combinação das palavras picture ( imagem ) e element ( elemento ). ponto branco PostScript A temperatura de cor de qualquer fonte de luz branca, geralmente expressa em graus Kelvin (por exemplo, 6500 K, típica para o branco de um monitor). Uma linguagem de descrição de página independente do dispositivo, criada pela Adobe, utilizada para imprimir e exibir imagens e texto. O PostScript 3 inclui várias melhorias das versões mais antigas do PostScript, inclusive melhoria na qualidade e nas cores da imagem. PPD (arquivo PostScript Printer Description) Um arquivo com informações sobre as capacidades e restrições de um dispositivo de impressão PostScript específico. As informações do PPD são apresentadas por meio do driver da impressora. primárias aditivas As luzes vermelha, verde e azul usadas nos sistemas de cores aditivas. Quando adicionadas nas quantidades certas, essas cores de luz produzem o branco. primárias subtrativas As cores ciano, magenta e amarelo usadas nos sistemas de cores subtrativas para impressão de cores. A combinação das subtrativas primárias produz cores mais escuras. O preto é adicionado às subtrativas primárias para compensar as deficiências de toners ou tintas e para uma impressão em preto mais eficiente.

10 GLOSSÁRIO 10 processamento de cor sólida Um estilo de processamento (renderização) de cores para ser usado quando a precisão de cor é importante. As cores não-imprimíveis são mapeadas para as cores imprimíveis mais próximas. O processamento de cor sólida é o melhor método para preservar a saturação das cores exibidas. processamento de gráficos de apresentação Um estilo de processamento (renderização) de cores que cria cores saturadas mas não faz a correspondência precisa das cores impressas com as cores exibidas. É apropriado para as cores vivas saturadas usadas em ilustrações e gráficos. processamento fotográfico Um estilo de processamento (renderização) de cores que preserva os relacionamentos de tons das imagens. As cores não-imprimíveis são mapeadas para cores imprimíveis de forma a conservar as diferenças de luz, sacrificando a precisão da cor quando necessário. profundidade de bits prova de prelo QuickDraw A quantidade de informações usadas em cada pixel em uma imagem de pixels. As imagens em preto e branco exigem apenas um bit por pixel. As imagens em escala de cinza com 256 tons de cinza requerem 8 bits (ou 1 byte) por pixel. As imagens coloridas com qualidade fotográfica podem exigir 24 bits por pixel (imagens RGB) ou 32 bits por pixel (imagens CMYK). Uma impressão feita a partir de um conjunto de separações de filmes ou de outro arquivo para simular os resultados da impressão. Uma prova de prelo é a última oportunidade de detectar problemas antes que o material seja enviado para impressão. Uma tecnologia gráfica e de exibição incorporada nos computadores Mac OS. Os aplicativos QuickDraw utilizam o QuickDraw (em vez da linguagem PostScript) para enviar texto e figuras para o dispositivo. remoção de cores sobrepostas (UCR) resolução Um método para melhorar a absorção de tinta úmida e reduzir os custos com tinta no processo de impressão em cores. Nas áreas de sombra nas quais as três cores de processo (C, M, Y) são sobrepostas, as quantidades dessas cores são reduzidas e substituídas por preto. O número de pixels por polegada (ppi) em uma imagem bitmap ou o número de pontos por polegada (dpi) que um dispositivo pode gerar. RGB Um modelo de cores aditivas que reproduz uma faixa de cores combinando luz vermelha, verde e azul, chamadas de primárias aditivas. Comumente usado para referência ao espaço de cores, ao sistema de mistura ou ao monitor em gráficos coloridos de computador.

11 GLOSSÁRIO 11 saída Consulte perfil de saída. separação de cores simulação O processo de separar uma imagem colorida nos componentes de cor para impressão. Utilizado também para fazer referência às quatro folhas de filme resultantes do processo de separação de uma imagem colorida. Consulte perfil de simulação. sistema de gerenciamento de cores (CMS) Sistema utilizado para corresponder cores entre diferentes dispositivos de entrada, exibição e saída. sistema personalizado de cores Um sistema de tons nomeados de cores que podem ser combinados na impressão usando-se cores de processo ou cores exatas. PANTONE e TruMatch são exemplos de sistemas personalizados de cores. Status T Uma resposta espectral para densitômetros de reflexão para artes gráficas definida pelo ANSI (American National Standards Institute). substituição de componentes do cinza (GCR) Um método para melhorar a absorção de tinta úmida e reduzir os custos com tinta no processo de impressão em cores. Nas áreas de sombra, meios-tons e um quarto de tons nas quais as três cores de processo (C, M, Y) são sobrepostas, os componentes cinza dessas cores são reduzidos e substituídos por preto. substrato Na impressão, o material sobre o qual a tarefa é impressa. SWOP Abreviação de Specifications for Web Offset Publications. Um padrão de especificações para separações, provas e impressões de cores em offset de tela (e não em folhas soltas). TIFF (Tag Image File Format) Um formato comum para intercâmbio de imagens gráficas convertidas em pixels (bitmap) entre programas aplicativos. tom contínuo (contone) Descreve uma imagem fotográfica que contém tons de gradiente de preto a branco (como um slide de 35 mm ou uma fotografia). Os tons contínuos não podem ser reproduzidos dessa forma para impressão; eles devem ser filtrados para traduzir a imagem em pontos.

Fiery Color Server. Glossário

Fiery Color Server. Glossário Fiery Color Server Glossário 2006 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45055208 01 de março de 2006 GLOSSÁRIO

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

Referência de cores Fiery

Referência de cores Fiery 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 11 de junho de 2014 Conteúdo 3 Conteúdo Introdução à referência de cores

Leia mais

Fiery E100 Color Server. Impressão em cores

Fiery E100 Color Server. Impressão em cores Fiery E100 Color Server Impressão em cores 2011 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45098264 09 de agosto

Leia mais

ferramentas da imagem digital

ferramentas da imagem digital ferramentas da imagem digital illustrator X photoshop aplicativo ilustração vetorial aplicativo imagem digital 02. 16 imagem vetorial X imagem de rastreio imagem vetorial traduz a imagem recorrendo a instrumentos

Leia mais

Fiery Color Server. Referência de cores Fiery

Fiery Color Server. Referência de cores Fiery Fiery Color Server Referência de cores Fiery 2007 Electronics for Imaging, Inc. As informações desta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45066674 01 de outubro

Leia mais

Imagem digital. Unidade 3

Imagem digital. Unidade 3 Imagem digital Unidade 3 Objectivos Reconhecer o potencial comunicativo/ expressivo das imagens; Reconhecer as potencialidades narrativas de uma imagem; A criação de sentido nas associações de imagens

Leia mais

Xerox EX Print Server Powered by Fiery para a Xerox igen 150 Press. Impressão em cores

Xerox EX Print Server Powered by Fiery para a Xerox igen 150 Press. Impressão em cores Xerox EX Print Server Powered by Fiery para a Xerox igen 150 Press Impressão em cores 2013 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão contempladas pelos Avisos de caráter legal deste

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S -

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S - Produção Gráfica 2 FORMATOS DE ARQUIVOS A R Q U I V O S D I G I T A I S - FORMATOS DE ARQUIVOS PARA IMAGEM BITMAPEADAS Uma imagem bitmapeada, uma ilustração vetorial ou um texto são armazenados no computador

Leia mais

19/11/2015. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático.

19/11/2015. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. Prof. Reginaldo Brito Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA Joseph-Nicéphore Niepce * França, (1765-1833) James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. 1826,

Leia mais

Utilização do Sistema Multimédia. 2. Formatos de ficheiros 2.1. Compressão 2.2. Formatos mais comuns 2.3 Captura de imagens. 2. Formatos de ficheiros

Utilização do Sistema Multimédia. 2. Formatos de ficheiros 2.1. Compressão 2.2. Formatos mais comuns 2.3 Captura de imagens. 2. Formatos de ficheiros Utilização do Sistema Multimédia 2.1. Compressão 2.2. Formatos mais comuns 2.3 Captura de imagens 2.1. Compressão Formatos com e sem compressão Técnicas de compressão (reduzem tamanho) de 2 tipos: Compressão

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens IntroduçãoàTecnologiaWeb HTML HyperTextMarkupLanguage XHTML extensiblehypertextmarkuplanguage FormatosdeImagens ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger FormatosdeImagens Índice 1 FORMATOS

Leia mais

Apresentação do Projeto Gráfico

Apresentação do Projeto Gráfico Arte-final Arquivo feito no computador utilizando softwares específicos que permitem a produção de um fotolito para impressão gráfica. Programas Utilizados para a Produção de Arte-final. Dependendo das

Leia mais

Fotografia digital. Aspectos técnicos

Fotografia digital. Aspectos técnicos Fotografia digital Aspectos técnicos Captura CCD (Charge Coupled Device) CMOS (Complementary Metal OxideSemiconductor) Conversão de luz em cargas elétricas Equilíbrio entre abertura do diafragma e velocidade

Leia mais

Desenho e Apresentação de Imagens por Computador

Desenho e Apresentação de Imagens por Computador Desenho e Apresentação de Imagens por Computador Conteúdo s: Aspetos genéricos sobre o trabalho com imagens computacionais. Imagens computacionais e programas que criam ou manipulam esse tipo de imagens.

Leia mais

Imagens Digitais Tratamento de Imagens

Imagens Digitais Tratamento de Imagens Imagens Digitais Imagens de Bitmap Bitmap = Mapa de Bits ou Imagens Raster São as imagens formadas por pixels em oposição às imagens vetoriais. Imagens de Bitmap Imagem de bitmap Imagem vetorial Imagens

Leia mais

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K GCR Photoshop CS3 Cores Digitais Primeiramente, vamos entender como é possível substituir o CMY por preto apenas nas áreas cinzas e escuras sem influenciar nas outras cores da foto. Quando um scanner captura

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA RESOLUÇÃO

COMPUTAÇÃO GRÁFICA RESOLUÇÃO COMPUTAÇÃO GRÁFICA RESOLUÇÃO Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA RESOLUÇÃO Associada à quantidade e a qualidade de

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

Fiery QX100 para igen4. Fiery Graphic Arts Package

Fiery QX100 para igen4. Fiery Graphic Arts Package Fiery QX100 para igen4 Fiery Graphic Arts Package 2009 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45074097 24 de

Leia mais

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA.

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução,

Leia mais

Fiery Network Controller para DocuColor 250/240 SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Exemplos de fluxo de trabalho

Fiery Network Controller para DocuColor 250/240 SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Exemplos de fluxo de trabalho Fiery Network Controller para DocuColor 250/240 SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS Exemplos de fluxo de trabalho 2005 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos

Leia mais

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Este documento descreve o processo de criação de um perfil de saída

Leia mais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais Curso Técnico em Multimídia ETI - Edição e tratamento de imagens digitais 2 Fundamentos "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." 2 Timóteo 1:13

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) 1 Classificação da imagem Em relação à sua origem pode-se classificar uma imagem,

Leia mais

Provas com a mesma tecnologia, integridade de pontos e retículas do seu processo de impressão

Provas com a mesma tecnologia, integridade de pontos e retículas do seu processo de impressão Provas com a mesma tecnologia, integridade de pontos e retículas do seu processo de impressão Com Chromedot você tem provas com pontos idênticos aos do CTP, fotocompositora ou clichê com lineatura de até

Leia mais

Considerações gerais sobre arquivos abertos e fechados

Considerações gerais sobre arquivos abertos e fechados Considerações gerais sobre arquivos abertos e fechados Este tutorial tem por finalidade esclarecer algumas dúvidas sobre arquivos abertos e arquivos fechados. Leia e entenda um pouco mais sobre PDF, diferenças

Leia mais

Imagem digital - 1. A natureza da imagem fotográfica. A natureza da imagem fotográfica

Imagem digital - 1. A natureza da imagem fotográfica. A natureza da imagem fotográfica A natureza da imagem fotográfica PRODUÇÃO GRÁFICA 2 Imagem digital - 1 Antes do desenvolvimento das câmeras digitais, tínhamos a fotografia convencional, registrada em papel ou filme, através de um processo

Leia mais

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Conceitos do Photoshop Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Bitmap Image Conceito de pixel Imagem bitmap x imagem vetorial Pixel x bits Resolução de tela e imagem 72 pixel/inch 300

Leia mais

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem

Figura 1: Formato matricial de uma imagem retangular. Figura 2: Ampliação dos pixels de uma imagem Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Introdução à Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Imagens Uma imagem é representada por uma matriz

Leia mais

CMs - Gestão de cor. josé gomes ferreira

CMs - Gestão de cor. josé gomes ferreira josé gomes ferreira CMs - Gestão de cor APRESENTAÇÃO A Gestão de Cor da captura à impressão! Conhecer e compreender a teoria da cor para a gestão de cor. A Luz e a sua natureza, os espaços de cor, etc.

Leia mais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais

Thales Trigo. Formatos de arquivos digitais Esse artigo sobre Formatos de Arquivos Digitais é parte da Tese de Doutoramento do autor apresentada para a obtenção do titulo de Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Thales Trigo

Leia mais

Controlando o trabalho impresso 1

Controlando o trabalho impresso 1 Controlando o trabalho impresso 1 O seu driver da impressora fornece a melhor qualidade de saída para vários tipos de necessidades de impressão. No entanto, você pode desejar ter mais controle sobre a

Leia mais

Mídia Impressa X Mídia Eletrônica

Mídia Impressa X Mídia Eletrônica Diferenças entre Mídia Impressa e Eletrônica Resolução Web >> 72dpi Impressão >> 300dpi Padrão de cores Web >> RGB Impressão >> CMYK Tipos de Arquivos Web >> GIF / JPEG Impressão >> TIF / EPS Tamanho dos

Leia mais

Fiery EXP8000 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Impressão em cores

Fiery EXP8000 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Impressão em cores Fiery EXP8000 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS Impressão em cores 2005 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste

Leia mais

FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL

FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL GERENCIAMENTO DE COR CONFORME ISO 12647-2:2004 Buscando qualidade, agilidade e fidelidade nas cores dos materiais impressos aos nossos clientes, a Dinâmica

Leia mais

Cores em Computação Gráfica

Cores em Computação Gráfica Cores em Computação Gráfica Uso de cores permite melhorar a legibilidade da informação, possibilita gerar imagens realistas, focar atenção do observador, passar emoções e muito mais. Colorimetria Conjunto

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

PUBLICIDADE & PROPAGANDA PRODUÇÃO GRÁFICA

PUBLICIDADE & PROPAGANDA PRODUÇÃO GRÁFICA PRODUÇÃO GRÁFICA PUBLICIDADE & PROPAGANDA Prova Semestral --> 50% da nota final. Sistema de avaliação Atividades em laboratório --> 25% da nota final Exercícios de práticos feitos nos Laboratórios de informática.

Leia mais

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital

Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Aula 6 Fundamentos da fotografia digital Fundamentos da fotografia digital: Câmeras digitais CCD e CMOS Resolução Armazenamento Softwares para edição e manipulação de imagens digitais: Photoshop e Lightroom

Leia mais

Gerenciamento Eletrônico de Documentos AMBIENTE GED. Preparação de documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos AMBIENTE GED. Preparação de documentos Gerenciamento Eletrônico de Documentos AMBIENTE GED Preparação de documentos 1 Preparação de Documentos Quais documentos digitalizar? Eliminação: remoção e destruição de duplicatas, materiais sem importância

Leia mais

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão 1 Diferenças entre o CCD e o Filme: O filme como já vimos, é uma película de poliéster, coberta em um dos lados por uma gelatina de origem animal com partículas

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA Editores vetoriais são frequentemente contrastadas com editores de bitmap, e as suas capacidades se complementam. Eles são melhores para leiaute

Leia mais

Informática Aplicada a Radiologia

Informática Aplicada a Radiologia Informática Aplicada a Radiologia Apostila: Imagem Digital parte I Prof. Rubens Freire Rosa Imagem na forma digital A representação de Imagens na forma digital nos permite capturar, armazenar e processar

Leia mais

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Special Effects for Print Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Process Metallic Color System O sistema Process Metallic Color System (Sistema de Cores Metálicas

Leia mais

Fiery EXP8000 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Impressão no Mac OS

Fiery EXP8000 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Impressão no Mac OS Fiery EXP8000 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS Impressão no Mac OS 2005 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO JANEIRO/2012 Introdução Este guia descreve os padrões, formatos e procedimentos a serem adotados na preparação e fechamento de

Leia mais

Impressão em cores. Fiery Network Controller para DocuColor 240/250

Impressão em cores. Fiery Network Controller para DocuColor 240/250 Fiery Network Controller para DocuColor 240/250 Impressão em cores Neste documento, referências à DocuColor 242/252/260 devem ser referências à DocuColor 240/250. 2007 Electronics for Imaging, Inc. As

Leia mais

Atividade: matrizes e imagens digitais

Atividade: matrizes e imagens digitais Atividade: matrizes e imagens digitais Aluno(a): Turma: Professor(a): Parte 01 MÓDULO: MATRIZES E IMAGENS BINÁRIAS 1 2 3 4 5 6 7 8 Indique, na tabela abaixo, as respostas dos 8 desafios do Jogo dos Índices

Leia mais

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009 16 a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. 17 Marca Dinâmica e evolutiva, a marca Bematech é formada pelo símbolo e logotipo. Suas elipses simbolizam a essência de uma empresa empreendedora.

Leia mais

Tamanho e resolução da imagem

Tamanho e resolução da imagem Tamanho e resolução da imagem Para se produzir imagens de alta qualidade, é importante compreender como é que os dados dos pixels da imagem são medidos e mostrados. Dimensões dos pixels O número de pixels

Leia mais

Luz e Cor. Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Luz e Cor. Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Luz e Cor Sistemas Gráficos/ Computação Gráfica e Interfaces 1 Luz Cromática Em termos perceptivos avaliamos a luz cromática pelas seguintes quantidades: 1. Matiz (Hue): distingue entre as várias cores

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2012 7 semestre Aula 02 (1)AZEVEDO, Eduardo. Computação Gráfica, Rio de Janeiro: Campus, 2005 (*0) (2) MENEZES, Marco Antonio

Leia mais

Porque as. cores mudam?

Porque as. cores mudam? Porque as cores mudam? O que são cores? As cores não existem materialmente. Não possuem corpo, peso e etc. As cores correspondem à interpretação que nosso cérebro dá a certo tipo de radiação eletro-magnética

Leia mais

Alguns métodos utilizados

Alguns métodos utilizados Alguns métodos utilizados TIF Algumas pessoas exportam o trabalho feito no Corel em formato TIF,que é um procedimento comum para impressão em jornais e publicações impressas. Para exportar desta forma

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação do Photoshop... 3 Barra de Menus... 3 Barra de Opções... 3 Barra de Ferramentas...4

Leia mais

Representação de Imagens

Representação de Imagens Representação de Imagens Primitivas Gráficas As primitivas gráficas são os elementos básicos que formam um desenho. Exemplos: Ponto, segmento, polilinha, polígono, arco de elipse, etc. Primitivas já definidas

Leia mais

Quadricromia. e as Retículas AM e FM

Quadricromia. e as Retículas AM e FM Quadricromia e as Retículas AM e FM A retícula A retícula tradicional ou convencional AM (Amplitude Modulada) é composta de pontos eqüidistantes e com dimensões variáveis. A retícula A retícula tradicional

Leia mais

Digitalizar Processos ou Documentos Físicos

Digitalizar Processos ou Documentos Físicos Sistema Eletrônico de Informações Digitalizar Processos ou Documentos Físicos Prepare os documentos para digitalização: Verificar todas as folhas do processo que serão digitalizadas. As folhas não podem

Leia mais

TRATAMENTO DE IMAGENS. Elisa Maria Pivetta

TRATAMENTO DE IMAGENS. Elisa Maria Pivetta TRATAMENTO DE IMAGENS Elisa Maria Pivetta CATEGORIAS DE IMAGENS Distinguem-se geralmente duas grandes: Bitmap (ou raster) - trata-se de imagens "pixelizadas", ou seja, um conjunto de pontos (pixéis) contidos

Leia mais

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão Arquivo aberto vs Arquivo fechado Arquivo aberto: Pacote de arquivos Na gráfica: Pacote de arquivos abertura do arquivo checagem de links conferência de imagens conferência de fontes edição de retoques

Leia mais

Técnicas de Cartografia Digital

Técnicas de Cartografia Digital Técnicas de Cartografia Digital Maria Cecília Bonato Brandalize 2011 Aula 8 1. Vetoriais 2. Matriciais 3. Vantagens e Desvantagens 1. Vetoriais 2. Matriciais 3. Vantagens e Desvantagens Como são representados

Leia mais

Fechamento de arquivos em CorelDraw

Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos no CorelDraw X5 Para fechar um arquivo a partir do CorelDraw X5, assim como de qualquer outro aplicativo, precisamos inicialmente observar se

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 3) Introdução A possibilidade de utilizarmos imagens, gráficos, desenhos e textos artísticos

Leia mais

CALIBRAÇÃO DO SISTEMA - SCANNER MONITOR 2 CLÁUDIO MELO

CALIBRAÇÃO DO SISTEMA - SCANNER MONITOR 2 CLÁUDIO MELO GESTÃO DE CORES - OBJECTIVOS DA GESTÃO DE COR A NECESSIDADE DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE COR (CMS) OS PERFIS DE COR A CRIAÇÃO DE PERFIS OS MODELOS DE COR 1 GESTÃO DE CORES - OBJECTIVOS DA GESTÃO DE COR A

Leia mais

Manual de Utilização do Software de Leitura de Bitmap. Rev. 1.01

Manual de Utilização do Software de Leitura de Bitmap. Rev. 1.01 Manual de Utilização do Software de Leitura de Bitmap Rev. 1.01 Visão Geral Este manual tem por objetivo explicar o processo de conversão dos dados gráficos impressos nas Reduções Z, também referido às

Leia mais

Atualização: JULHO/2011

Atualização: JULHO/2011 Uso do logo Teuto Pfizer Este material também é conhecido por manual da marca Teuto Pfizer. Ele é destinado a profissionais de comunicação, agências de publicidade, fornecedores e usuários em geral que

Leia mais

TEORIA DA COR E DA IMAGEM COM PHOTOSHOP

TEORIA DA COR E DA IMAGEM COM PHOTOSHOP TEORIA DA COR E DA IMAGEM COM PHOTOSHOP Docente: Bruno Duarte Fev 2010 O que é uma imagem digital? Uma imagem diz-se digital quando existe um ficheiro em computador que guarda a informação gráfica desta

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Tipos de cores. Entendendo as cores. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solucionando problemas. Administração.

Tipos de cores. Entendendo as cores. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solucionando problemas. Administração. Sua impressora permite que você se comunique em cores. As cores chamam a atenção, indicam respeito e agregam valor ao material ou às informações impressas. O uso de cor aumenta o público leitor e faz com

Leia mais

Clique no número da página escolhida para acessá-la. Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material

Clique no número da página escolhida para acessá-la. Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material MANUAL DE ENVIO DE MATERIAL 2013 Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material Resolução Formatos Conteúdo Prova de cor Layout Marcas de corte Cores Clique no número

Leia mais

Comunique a Sua Certificação MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO. Para as Empresas. Para as Pessoas.

Comunique a Sua Certificação MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO. Para as Empresas. Para as Pessoas. Comunique a Sua Certificação MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA MARCA DE CERTIFICAÇÃO Para as Empresas. Para as Pessoas. Bureau Veritas Certification Sumário 1. INTRODUÇÃO 2. POLÍTICA DO BUREAU VERITAS CERTIFICATION

Leia mais

Estão corretas: (A) I, II e IV (B) II e III (C) II e IV (D) III e V (E) I, III e V

Estão corretas: (A) I, II e IV (B) II e III (C) II e IV (D) III e V (E) I, III e V FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU FACULDADE VISCONDE DE CAIRU CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROF.: AFONSO CELSO M. MADEIRA DISCIPLINA: COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) 4º SEMESTRE GABARITO Segundo a

Leia mais

A cor e o computador. Teoria e Tecnologia da Cor. Unidade VII Pág. 1 /5

A cor e o computador. Teoria e Tecnologia da Cor. Unidade VII Pág. 1 /5 A cor e o computador Introdução A formação da imagem num Computador depende de dois factores: do Hardware, componentes físicas que processam a imagem e nos permitem vê-la, e do Software, aplicações que

Leia mais

Guia do designer para gerenciamento de cores

Guia do designer para gerenciamento de cores Guia do designer para gerenciamento de cores no CorelDRAW Graphics Suite X5 por Gennady Petrov Corel Corporation 2010 Copyright 2010 Corel Corporation. Todos os direitos reservados. Guia do designer para

Leia mais

Epson Professional Imaging Gerenciamento de cores

Epson Professional Imaging Gerenciamento de cores Epson Professional Imaging Gerenciamento de cores Impressão com perfis ICC Aviso de direitos autorais Todos os direitos reservados. Esta publicação não pode ser integral ou parcialmente reproduzida, arquivada

Leia mais

- Soluções em Geoprocessamento

- Soluções em Geoprocessamento - Soluções em Geoprocessamento Visite nosso site! www.latitude23.com.br Distribuidor autorizado da MicroImages Imagens coloridas de satélites são constituídas por pelo menos 3 rasters de diferentes espectros

Leia mais

11/06/2013. O que é Software Aplicativo? Suítes de Software. Adquirindo Software SOFTWARES APLICATIVOS

11/06/2013. O que é Software Aplicativo? Suítes de Software. Adquirindo Software SOFTWARES APLICATIVOS 2 O que é Software Aplicativo? SOFTWARES APLICATIVOS Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Software que realiza tarefa útil específica Suítes de aplicativos Softwares empresariais Softwares

Leia mais

Notas de versão do cliente

Notas de versão do cliente Notas de versão do cliente Fiery Color Profiler Suite, v4.7.2 Este documento contém informações importantes sobre esta versão. Não se esqueça de fornecer essas informações a todos os usuários antes de

Leia mais

DICAS. #gruposantaedwiges

DICAS. #gruposantaedwiges DICAS Para você que irá confiar o fechamento à nossa gráfica, recomendamos que você se atente a pequenos detalhes de seu arquivo, pois estes farão enorme diferença na qualidade final do seu impresso gráfico.

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB. Professora Andréia Freitas

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB. Professora Andréia Freitas TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB Professora Andréia Freitas 2012 3 semestre Aula 03 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro:

Leia mais

Guia de Estudo Criação de Apresentações Microsoft PowerPoint

Guia de Estudo Criação de Apresentações Microsoft PowerPoint Tecnologias da Informação e Comunicação Guia de Estudo Criação de Apresentações Microsoft PowerPoint Aspectos genéricos sobre o trabalho com imagens computacionais Imagens computacionais e programas que

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL

REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DIGITAL Representação da imagem Uma imagem é uma função de intensidade luminosa bidimensional f(x,y) que combina uma fonte de iluminação e a reflexão ou absorção de energia a partir

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES. Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES. Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CORES EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA O uso de cores permite melhorar

Leia mais

Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server. Exemplos de fluxo de trabalho

Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server. Exemplos de fluxo de trabalho Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server Exemplos de fluxo de trabalho 2008 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de

Leia mais

O que há de novo no PaperPort 11? O PaperPort 11 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O que há de novo no PaperPort 11? O PaperPort 11 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída Prof. Márcio Bueno {cgtarde,cgnoite}@marciobueno.com Fonte: Material do Prof. Robson Pequeno de Sousa e do Prof. Robson Lins Dispositivos de Entrada Teclado, Mouse, Trackball,

Leia mais

Linhas de Orientação de Media. GS1 Portugal. Sync PT Linhas de Orientação de Media 1

Linhas de Orientação de Media. GS1 Portugal. Sync PT Linhas de Orientação de Media 1 Linhas de Orientação de Media GS1 Portugal 1 Índice Introdução... 3 Especificações Gerais de Imagens... 4 Propriedades da imagem... 5 Cor e Qualidade... 5 Clipping Paths... 5 Fundo... 6 Borda... 6 Formato

Leia mais

Prof. Wanderlei Paré PROCESSOS DE IMPRESSÃO

Prof. Wanderlei Paré PROCESSOS DE IMPRESSÃO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DIRETA QUANDO A MATRIZ IMPRIME DIRETAMENTE SOBRE O PAPEL. INDIRETA QUANDO A MATRIZ IMPRIME SOBRE UMA SUPERFÍCIE E DESTA PARA O PAPEL. PLANA QUANDO TODA A SUPERFÍCIE DA MATRIZ TOMA

Leia mais

Gerenciamento Total da Informação

Gerenciamento Total da Informação FI-7160 Funções O melhor custo-benefício da categoria Alimentador de grande volume Equipado com LCD Equipado com função de proteção avançada de papel Redutor de Desvio - mecanismo estável de alimentação

Leia mais

Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica professor Rafael Hoffmann Cor Modelos cromáticos - Síntese aditiva/cor-luz Isaac Newton foi o responsável pelo desenvolvimento da teoria das cores. Em

Leia mais

O que é GED GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS (GED)

O que é GED GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS (GED) Automação em Arquivos GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS (GED) O que é GED GED é a tecnologia que provê um meio de facilmente armazenar, localizar e recuperar informações existentes em documentos e

Leia mais

O que há de novo no PaperPort 12? O PaperPort 12 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O que há de novo no PaperPort 12? O PaperPort 12 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Fiery EXP8000 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Impressão de dados variáveis

Fiery EXP8000 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Impressão de dados variáveis Fiery EXP8000 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS Impressão de dados variáveis 2004 Electronics for Imaging, Inc. As informações contidas nesta publicação estão cobertas pelos termos das Avisos

Leia mais