INFORME DO EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03 /2017 PRIMEIRA ETAPA REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORME DO EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03 /2017 PRIMEIRA ETAPA REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA"

Transcrição

1 INFORME DO EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03 /2017 PRIMEIRA ETAPA REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público o quadro de vagas nos cursos de graduação dos diversos Centros de Ensino da UDESC, para reingresso após abandono e transferência interna para o 1º semestre de QUADRO GERAL DE VAGAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UDESC 1.1. Centro de Artes CEART Curso de Artes Visuais - Licenciatura 04 Curso de Artes Visuais - Bacharelado 09 Curso de Design - Bacharelado Habilitação em Design Gráfico 02 Curso de Design - Bacharelado Habilitação em Design Industrial 05 Curso de Moda - Bacharelado 05 Curso de Música - Licenciatura 04 Curso de Música - Bacharelado - Opção: Piano 06 Curso de Música - Bacharelado - Opção: Violino ou Opção: Viola 07 Curso de Música - Bacharelado - Opção: Violão 02 Curso de Música - Bacharelado - Opção: Violoncelo 01 Curso de Teatro - Licenciatura 06 1ª ETAPA é destinada apenas aos acadêmicos de cursos de graduaçao da Udesc, que abandonaram seus cursos, ou que desejam mudar de turno, de habilitação ou de curso, e caracteriza-se como Reingresso Após Abandono, e Transferência Interna, sendo que os candidatos devem atender ao disposto no quadro das áreas de conhecimento.

2 2. DAS CONDIÇÕES 2.1 A ocupação de vaga ociosa será permitida quando no momento da solicitação o(a) interessado(a): I tiver concluído, com aproveitamento, todas as disciplinas obrigatórias da primeira e da segunda fase ou do primeiro ano do curso de origem; II estiver regularmente matriculado(a) ou com matrícula trancada no curso de origem, sendo que o tempo de trancamento de matrícula deverá ser de até 2 (dois) anos ou de até 4 (quatro) semestres letivos; III tiver concluído até 80% carga horária total do seu curso de origem; IV tiver condições de integralizar o currículo pleno do curso pleiteado no prazo estabelecido, sendo que o início do tempo para integralização curricular será contado a partir de seu ingresso no curso superior de origem. áreas de conhecimento e suas afinidades apresentado no Edital 04/ DO PERÍODO DAS INSCRIÇÕES 3.1. Período das inscrições: 11 a 15 de setembro de 2017 na Secretaria de Ensino de Graduação CEART, das 8 às 19 horas. 4. DA PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA EM MÚSICA 4.1. No caso de candidatos(as) ao ingresso para os cursos de Licenciatura em Música, Bacharelado em Música - opção: Piano, Bacharelado em Música Opção: Violino ou Viola, Bacharelado em Música Opção: Violão e Bacharelado em Música Opção: Violoncelo, a Chefia de Departamento solicitará a realização de uma Prova de Habilidade Específica em Música, sendo esta de caráter eliminatório e classificatório e versarão sobre os conteúdos previstos no programa em anexo Prova de Habilidade Específica em Música compreenderá: a) uma Prova Objetiva de Teoria e Percepção Musical e b) uma Prova Prática.

3 A Prova Objetiva de Teoria e Percepção Musical será composta de questões de múltipla escolha com 05 (cinco) alternativas de respostas, de a a e, das quais somente 01 (uma) alternativa deverá ser assinalada como correta A Prova Prática é uma prova individual, composta de: a) leitura rítmica à primeira vista; b) leitura melódica (solfejo) à primeira vista; c) execução de repertório específico do instrumento, com duração total de até 20 (vinte) minutos e conforme Programa das Disciplinas em anexo A Prova de Habilidade Específica em Música será realizada exclusivamente na cidade de Florianópolis nas dependências do Centro de Artes da UDESC no Departamento de Música situado na Avenida Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi Florianópolis SC. 4.4 A data da Prova de Habilidade Específica em Música será dia 21 de setembro de 2017 no Departamento de Música. Prova Prática Dia 21 de setembro de 2018 Das 8:20 às 12:00 (salas a serem determinadas) Prova Objetiva de Teoria e Percepção Musical Dia 21 de setembro de 2018 Das 13:30 às 17:30 (sala 13) 4.5. Programa da Prova de Habilidade Específica em Música para transferência interna Prova Objetiva de Teoria e Percepção Musical:

4 Conteúdos: I - Alturas musicais Grafia e reconhecimento em partitura dos nomes das notas em claves de sol, fá e dó; sinais de alteração; enarmonia; transposição (transposição por intervalos, transposição de tonalidade). II - Valores de ritmo Grafia e reconhecimento das figuras de notação musical; quiálteras, síncope e contratempo; compassos simples e composto; sinais de tempo e/ou movimento; sinais de interpretação e/ou fraseado; sinais de ornamentação; sinais de repetição e abreviatura. III - Intervalos Montagem; qualificação e inversão de intervalos; reconhecimento em partitura. IV - Escalas e Armaduras de Clave Montagem e reconhecimento em partitura de escalas maiores, menores, relativas, homônimas, enarmônicas; nomes dos graus das escalas maiores e menores; armaduras de clave maior e menor diagramadas no ciclo de quintas; modos diatônicos; série harmônica. V - Acordes, harmonia e princípios de condução de vozes Montagem e reconhecimento de acordes em partitura e cifras; tríades; tétrades; inversão de acordes; campo harmônico; modulação; cadências; encadeamento de acordes na escrita para 4 vozes; grafia e reconhecimento da notação em graus e cifras; símbolos básicos de inversão e baixo cifrado; análise harmônica. VI. Percepção rítmica, melódica e harmônica. Identificação auditiva de estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas Prova Prática:

5 Conteúdos: I - Leitura Rítmica à primeira vista: Execução de frases rítmicas à primeira vista. O candidato deverá executar frases rítmicas (à uma voz) apresentadas pela banca examinadora. As frases rítmicas poderão estar em compasso simples e/ou composto. A execução deverá ser realizada vocalmente com a sílaba tá e altura neutra, voz falada. Antes da execução das frases rítmicas o candidato terá até um minuto para estudá-las em silêncio. II - Leitura melódica (solfejo) à primeira vista: Entoação melódica à primeira vista. O candidato deverá entoar uma melodia, em modo maior ou menor, apresentada pela banca examinadora. A execução deverá ser realizada com o nome das notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si). Antes da execução da melodia o candidato poderá cantar a escala relativa à sua tonalidade principal (escala que será tocada no piano pela banca examinadora) e terá até um minuto para estudá-la em silêncio. III Prova de Execução Instrumental: Licenciatura em Música Execução de uma Peça de Livre Escolha (instrumental e/ou vocal) que melhor represente as qualidades do candidato. Bacharelado em Música Opção: Piano a) Peça de confronto (a ser divulgada no dia 6 de Setembro de 2017); b) Sonata: um movimento em andamento rápido; c) Uma peça de livre escolha; d) Leitura à primeira vista de uma obra original para piano selecionada pela banca examinadora.

6 Bacharelado em Música Opção: Violino a) Uma escala maior em três oitavas; b) Primeiro movimento de um dos seguintes concertos para violino (sem cadência): -Mozart, W. A. em Sol Maior -Bach, J. S. em Mi Maior -Viotti, G. B. em Lá menor (nº 22); c) Uma peça de livre escolha (duração máxima: 5 minutos); d) Uma leitura à primeira vista; e) Uma peça de confronto (a ser divulgada no dia 6 de Setembro de 2017). Bacharelado em Música Opção: Viola a) Uma escala maior em três oitavas; b) Um movimento de uma das Suítes solo de J. S. Bach; c) Uma peça de livre escolha (duração máxima: 5 minutos) ; d) Uma leitura à primeira vista; e) Peça de confronto (a ser divulgada no dia 6 de Setembro de 2017). Bacharelado em Música Opção: Violão a) Dois (2) estudos contrastantes escolhidos do Op. 6 e/ou Op. 31 de Fernando Sor, disponíveis em b) Um (1) Prelúdio ou um (1) Estudo de Heitor Villa Lobos. c) Uma (1) obra de livre escolha do candidato. d) Peça de confronto (a ser divulgada no dia 6 de Setembro de 2017). e) Uma leitura à primeira vista.

7 Bacharelado em Música Opção: Violoncelo a) Uma escala maior em três oitavas; b) Um movimento de uma das Suítes para violoncelo solo de J. S. Bach; c) O primeiro movimento de um concerto de livre escolha para violoncelo e orquestra (cadência opcional); d) Uma leitura à primeira vista; e) Peça de confronto (a ser divulgada no dia 6 de Setembro de 2017). Observações: O tempo de duração das peças juntas, não deverá ultrapassar 20 minutos. Por ocasião da prova, o candidato deverá entregar à banca examinadora uma cópia de cada peça a ser executada. A cópia será devolvida ao final da prova. A banca poderá interromper o candidato a qualquer momento caso julgue conveniente. A banca poderá arguir o candidato sobre o repertório e sua experiência musical INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA PARA TODOS OS CURSOS: ABROMONT, C. & MONTALEMBERT, E. Teoría de la Música una Guía. México: Fondo de Cultura. Económica, BENNET, Roy. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, BENNET, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, BENNETT, Roy. Como Ler uma partitura. Rio de Janeiro: Zahar, BENNETT, Roy. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: Zahar, BRIZOLA, Cyro Monteiro. Princípios de harmonia funcional. São Paulo: Annablume, 2006.

8 CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisação. 2 vols. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, EDLUND, Lars. Modus Vetus. Stockholm: Wilhelm Hansen, s.d. GUEST, Ian. Harmonia, método prático. v. 1. Rio de Janeiro: Lumiar, HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. São Paulo: Irmãos Vitale, LIMA, Marisa Ramires Rosa de. Harmonia: uma abordagem prática. São Paulo: edição do autor, MED, Bohumil. Solfejo. Brazilia: Musimed, MED, Bohumil. Teoria da música. Brasília: Musimed, PRINCE, Adam. Método Prince: Leitura e Percepção Ritmo. Vols. I e II. Rio de Janeiro: Editora Lumiar. TINÉ, Paulo José de Siqueira. Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação. São Paulo: Rondó/Fapesp, RECURSOS ONLINE TEORIA Espacio dedicado a la teoría musical APRENDA MÚSICA COMIGO (Prof. Dr. Glauber Santiago, Universidade Federal de São Carlos): Link para o site do IMSLP para o curso de Bacharelado (violino): Link para o site do IMSLP para o curso de Bacharelado (viola): Link para o site do IMSLP para o curso de Bacharelado (violoncelo):

9 Link para o site do IMSLP para o curso de Bacharelado (piano): Link para o site do IMSLP para o curso de Bacharelado (violão):

1- PROVA OBJETIVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL (DE MÚLTIPLA ESCOLHA A, B, C, D E E).

1- PROVA OBJETIVA DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL (DE MÚLTIPLA ESCOLHA A, B, C, D E E). A Prova de Habilidade Específica em Música compreenderá: a) uma Prova Objetiva de Teoria e Percepção Musical e b) uma Prova Prática, cada uma delas eliminatória e classificatória. As provas versarão sobre

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR DE VERÃO 2018/1 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

CONCURSO VESTIBULAR DE VERÃO 2018/1 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS Coordenadoria de Vestibulares e Concursos COVEST CONCURSO VESTIBULAR DE VERÃO 2018/1 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS Prova Objetiva LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Compreensão

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROVA OBJETIVA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e uso adequado da língua Construção de diferentes discursos Respeito às variações lingüísticas Conhecimento

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Música Popular Canto e instrumentos musicais I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em

Leia mais

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR Cursos de Educação Artística Licenciatura com Habilitação em Música, Música Bacharelado com Habilitação em Instrumento e Música Bacharelado

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Regência Coral

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Regência Coral Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 Regência Coral I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular Violoncelo

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular Violoncelo Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 - Violoncelo I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular Viola

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular Viola Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2015 - Viola I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE PLANO DE CURSO CURSO TÉCNICO EM CANTO IDENTIFICAÇÃO Disciplina Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO CENTRO DE LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA 2012 (2º SEMESTRE) Os pedidos de inscrição devem ser

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA Teste de Habilidade Específica (THE) O Teste de Habilidade Específica (THE)

Leia mais

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre 2017.2 APRECIAÇÃO MUSICAL OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL - A PARTIR DE 18 ANOS Análise de literatura musical e análise de instrumentos (seus timbres,

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2012 PRIMEIRA ETAPA TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2012 PRIMEIRA ETAPA TRANSFERÊNCIA INTERNA EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2012 PRIMEIRA ETAPA TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público o quadro de vagas nos cursos de graduação

Leia mais

Música faz bem! BOA PROVA

Música faz bem! BOA PROVA Prova de Habilidade Específica em Música PROVA DE APTIDÃO CURSO MÚSICA LICENCIATURA 1. Todos os candidatos deverão se submeter à entrevista, ao teste escrito e oral, bem como escrever seu histórico musical.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU DEA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU DEA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU DEA CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE INFORME PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 PARA O INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/09 PRIMEIRA ETAPA TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/09 PRIMEIRA ETAPA TRANSFERÊNCIA INTERNA EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/09 PRIMEIRA ETAPA TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público, o quadro de vagas, nos cursos de graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROCESSO DE SELEÇÃO E ACESSO ÀS VAGAS OCIOSAS CANDIDATOS AOS CURSOS DE MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROCESSO DE SELEÇÃO E ACESSO ÀS VAGAS OCIOSAS CANDIDATOS AOS CURSOS DE MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO PROCESSO DE SELEÇÃO E ACESSO ÀS VAGAS OCIOSAS - 2013 CANDIDATOS AOS CURSOS DE MÚSICA Testes de Habilidades Específicas Informativo THE - Música CANDIDATOS

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2019 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2019 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2019 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público o quadro de vagas

Leia mais

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música

001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música vestibular 2014 001. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música presencial Confira seus dados impressos neste caderno. Esta prova contém 30 questões objetivas e terá duração total de 2 horas. Para cada

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2015 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2015 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2015 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público o quadro de vagas

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2013 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2013 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2013 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público o quadro de vagas

Leia mais

42. Construa a escala maior e indique os tetracordes de cada uma das tonalidades indicadas abaixo:

42. Construa a escala maior e indique os tetracordes de cada uma das tonalidades indicadas abaixo: Escalas Exercícios 42. Construa a escala maior e indique os tetracordes de cada uma das tonalidades indicadas abaixo: A. SOL maior B. LA maior C. SI maior D. FA maior E. MI maior F. RE maior 89 43. Construa

Leia mais

EDITAL Nº 02/2011 VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO SEGUNDA ETAPA

EDITAL Nº 02/2011 VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO SEGUNDA ETAPA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA EDITAL Nº 02/2011 VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO SEGUNDA ETAPA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC torna público, o quadro de vagas, nos cursos

Leia mais

VESTIBULAR DE VERÃO 2015/1 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

VESTIBULAR DE VERÃO 2015/1 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS COORDENADORIA DE VESTIBULARES E CONCURSOS/COVEST VESTIBULAR DE VERÃO 2015/1 PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROVA OBJETIVA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Compreensão e uso adequado da língua Construção

Leia mais

EDITAL Nº 04/2010 VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO SEGUNDA ETAPA

EDITAL Nº 04/2010 VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO SEGUNDA ETAPA EDITAL Nº 04/2010 VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO SEGUNDA ETAPA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC torna público, o quadro de vagas, nos cursos de graduação dos diversos Centros de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N. 69/2016 ANEXO V PROGRAMAS DAS PROVAS PARA OS CURSOS QUE EXIGEM

Leia mais

Oficinas artísticas do CUCA Música

Oficinas artísticas do CUCA Música Oficinas artísticas do CUCA Música Contrabaixo I Desenvolvimento de noções básicas de contrabaixo, ritmos, melodias e harmonia, Teoria musical, Desenvolvimento Técnico, Digitação. Contrabaixo II Continuação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações:

Leia mais

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2016 Edital nº 02/2016/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS

TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo UFAL 2016 Edital nº 02/2016/PROGRAD-UFAL. Curso INSTRUÇÕES GERAIS Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA Processo Seletivo

Leia mais

CURSO INTERMEDIÁRIO EDITAL 2019

CURSO INTERMEDIÁRIO EDITAL 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE LETRAS E ARTES ESCOLA DE MÚSICA EXTENSÃO CURSO INTERMEDIÁRIO EDITAL 2019 De ordem da Sra. Diretora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

VESTIBULAR Caderno para a Prova de Habilidades Específicas. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Curso de Música Licenciatura

VESTIBULAR Caderno para a Prova de Habilidades Específicas. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Curso de Música Licenciatura VESTIBULAR 2016 Caderno para a Prova de Habilidades Específicas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Curso de Música Licenciatura Dezembro de 2015 UFMS Sumário Instruções 3 Bibliografia 4 Partituras

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2016 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2016 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2016 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público o quadro de vagas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA Teste de Habilidade Específica (THE) O Teste de Habilidade Específica (THE)

Leia mais

LICENCIATURA EM MÚSICA

LICENCIATURA EM MÚSICA Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Curso de Música Licenciatura com ênfase em Educação Musical, Instrumento ou Canto TESTE ESPECÍFICO - PROVA ESCRITA

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2017 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA (VERSÃO RETIFICADA)

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2017 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA (VERSÃO RETIFICADA) 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 03/2017 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA (VERSÃO RETIFICADA) O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA VIOLINO CURSO DE MÚSICA TESTES FINAIS E PROVAS GLOBAIS 2016/2017

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA VIOLINO CURSO DE MÚSICA TESTES FINAIS E PROVAS GLOBAIS 2016/2017 INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA PREPARATÓRIO I VIOLINO CURSO DE MÚSICA TESTES FINAIS E PROVAS GLOBAIS 2016/2017 Uma escala diatónica maior na tonalidade de Ré, Lá ou Sol na extensão de uma oitava e o respectivo

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

EDITAL N o 025/2012-DAA

EDITAL N o 025/2012-DAA EDITAL N o 025/2012-DAA CERTIDÃO Certifico que o presente Edital foi publicado no dia 07/12/2012 no endereço eletrônico www.daa.uem.br, na Secretaria da DAA e nas Secretarias Acadêmicas dos Câmpus Regionais

Leia mais

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA VIOLINO CURSO DE MÚSICA TESTES FINAIS E PROVAS GLOBAIS 2017/2018

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA VIOLINO CURSO DE MÚSICA TESTES FINAIS E PROVAS GLOBAIS 2017/2018 INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA PREPARATÓRIO I VIOLINO CURSO DE MÚSICA TESTES FINAIS E PROVAS GLOBAIS 2017/2018 Uma escala diatónica maior na tonalidade de Ré, Lá ou Sol na extensão de uma oitava e o respectivo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO DE CERTIFICAÇÃO EM HABILIDADES ESPECÍFICAS EM MÚSICA - UFU 2018-1 EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº07/2018 COMPOSIÇÃO DA CERTIFICAÇÃO A Certificação de Habilidades Específicas

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 02/2013 2ª ETAPA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E RETORNO A PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 02/2013 2ª ETAPA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E RETORNO A PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 02/2013 2ª ETAPA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E RETORNO A PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE MÚSICA CURSO TÉCNICO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO / CANTO PLANO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE MÚSICA CURSO TÉCNICO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO / CANTO PLANO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE MÚSICA CURSO TÉCNICO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO / CANTO PLANO DE DISCIPLINA CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR MODALIDADE Linguagem Musical

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2018 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2018 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2018 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público o quadro de vagas

Leia mais

Informação para a Prova de Ingresso no 10º Ano

Informação para a Prova de Ingresso no 10º Ano Informação para a Prova de Ingresso no 10º Ano Disciplina: Formação Musical Tipo de Prova: Escrita Duração da prova: 90 minutos Material permitido: Lápis, borracha e esferográfica azul ou preta Objetivos:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 025/2012 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 025/2012 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 025/2012 CONSEPE Regulamenta o ingresso aos Cursos de Graduação Presenciais da UDESC, nas modalidades: Transferência Interna, Transferência Externa, Reingresso após Abandono, Retorno ao Portador

Leia mais

SEÇÃO ESCRITA. 1- Escrever as armaduras das seguintes tonalidades (0,1 ponto cada subitem): a) Mi Maior d) Fá# menor. b) Si menor e) Mib menor

SEÇÃO ESCRITA. 1- Escrever as armaduras das seguintes tonalidades (0,1 ponto cada subitem): a) Mi Maior d) Fá# menor. b) Si menor e) Mib menor 1 SEÇÃO ESCRITA 1- Escrever as armaduras das seguintes tonalidades (0,1 ponto cada subitem): a) Mi Maior d) Fá# menor b) Si menor e) Mib menor c) Réb Maior 2- Dadas as tonalidades, escrever a armadura

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 04/2016 2ª ETAPA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E RETORNO A PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 04/2016 2ª ETAPA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E RETORNO A PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 04/2016 2ª ETAPA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E RETORNO A PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna

Leia mais

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*)

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*) INSCRIÇÕES As inscrições para o processo seletivo da Academia da Osesp estarão abertas do dia 29 de janeiro de 2018 até às 23h59 do dia 04 de fevereiro de 2018, considerando 7 (sete) dias de inscrições

Leia mais

1 QUADRO GERAL DE VAGAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UDESC

1 QUADRO GERAL DE VAGAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UDESC 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 02/2016 2ª ETAPA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, RETORNO A PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO DE GRADUAÇÃO E RETORNO PARA NOVA HABILITAÇÃO OU NOVA FORMAÇÃO (LICENCIATURA OU

Leia mais

UEL Prova de Habilidades Específicas. Vestibular. M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a.

UEL Prova de Habilidades Específicas. Vestibular. M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a. Prova de Habilidades Específicas M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / 2 0 1 6 M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO DE CERTIFICAÇÃOEM HABILIDADES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013/2017 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 019/2017-CONSEPE)

RESOLUÇÃO Nº 013/2017 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 019/2017-CONSEPE) RESOLUÇÃO Nº 013/2017 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 019/2017-CONSEPE) Regulamenta o ingresso aos cursos de graduação da UDESC, nas modalidades: Transferência Interna, Transferência Externa, Reingresso

Leia mais

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA

TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA THE 2010 MÚSICA CONQUISTE ESTA VITÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Centro de Humanidades Coordenação do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Música THE 2010

Leia mais

CURSO DE MÚSICA MANUAL DO CANDIDATO

CURSO DE MÚSICA MANUAL DO CANDIDATO CURSO DE MÚSICA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO DE CERTIFICAÇÃO EM HABILIDADES ESPECÍFICAS UFU 2016-2 EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS 10/2016 Composição da Certificação A Certificação de Habilidades Específicas

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 INSTRUÇÕES A prova de aptidão musical constitui-se de três partes: Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 1. HISTÓRICO MUSICAL Você

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE MÚSICA CURSO TÉCNICO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO / CANTO PLANO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE MÚSICA CURSO TÉCNICO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO / CANTO PLANO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE MÚSICA CURSO TÉCNICO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO / CANTO PLANO DE DISCIPLINA CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR MODALIDADE Linguagem Musical

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*)

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*) INSCRIÇÕES As inscrições para o processo seletivo da Academia da Osesp estarão abertas do dia 22 de junho de 2018 até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 02 de julho de 2018, considerando 10 (dez) dias

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2015.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA TESTE DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA TESTE DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS UNIDADE ACADÊMICA DE ARTE E MÍDIA TESTE DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS O Teste de Conhecimentos Específicos em Música (TCE) tem por objetivo

Leia mais

Informação para a Prova de Ingresso no 9º Ano

Informação para a Prova de Ingresso no 9º Ano Informação para a Prova de Ingresso no 9º Ano Disciplina: Formação Musical Tipo de Prova: Escrita Duração da prova: 90 minutos Material permitido: Lápis, borracha e esferográfica azul ou preta Objetivos:

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2017 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

RETIFICAÇÃO 04 DO EDITAL DE REOPÇÃO DE CURSO E TRANSFERÊNCIA 2º SEMESTRE DE 2018

RETIFICAÇÃO 04 DO EDITAL DE REOPÇÃO DE CURSO E TRANSFERÊNCIA 2º SEMESTRE DE 2018 RETIFICAÇÃO 04 DO EDITAL DE REOPÇÃO DE CURSO E TRANSFERÊNCIA 2º SEMESTRE DE 2018 O Edital do Processo Seletivo de Reopção De Curso e Transferência 2º Semestre De 2018 da Universidade do Estado de Minas

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos EDITAL N o 034/2017-DAA CERTIDÃO Certifico que o presente Edital foi publicado no dia 04/12/2017 no endereço eletrônico www.daa.uem.br, e na sala do Protocolo Acadêmico da Secretaria da DAA. Francisco

Leia mais

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*)

INSCRIÇÕES CRONOGRAMA GERAL (*) INSCRIÇÕES As inscrições para o processo seletivo da Academia da Osesp estarão abertas do dia 18 de outubro de 2018 até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de outubro de 2018, considerando 8 (oito)

Leia mais

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2017 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2017 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA 1 EDITAL DE VAGAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Nº 01/2017 1ª ETAPA - REINGRESSO APÓS ABANDONO E TRANSFERÊNCIA INTERNA O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC torna público o quadro de vagas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto Erudito, Piano, Violino

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Escola Técnica de Artes - ETA Prova de Teoria Musical e Percepção Melódica e Rítmica Curso Técnico em Música (Canto Erudito, Piano, Violino

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 037/2016 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 038/2016 CONSEPE Revogada pela Resolução nº 13/2017-CONSEPE) concluintes da UDESC.

RESOLUÇÃO Nº 037/2016 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 038/2016 CONSEPE Revogada pela Resolução nº 13/2017-CONSEPE) concluintes da UDESC. RESOLUÇÃO Nº 037/2016 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 038/2016 CONSEPE Revogada pela Resolução nº 13/2017-CONSEPE) Regulamenta o ingresso aos cursos de graduação da UDESC, nas modalidades: Transferência

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA CADERNO DE QUESTÕES Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES ICHCA TESTE ESPECÍFICO PROVA ESCRITA Processo

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos.

Leia mais

EDITAL N o 002/2017-DAA

EDITAL N o 002/2017-DAA EDITAL N o 002/2017-DAA CERTIDÃO Certifico que o presente Edital foi publicado no dia 16/02/2017 no endereço eletrônico www.daa.uem.br, e na sala do Protocolo Acadêmico da Secretaria da DAA. Francisco

Leia mais

Número de vagas para a comunidade interna: 5 vagas As vagas ociosas poderão ser remanejadas entre os diferentes públicos.

Número de vagas para a comunidade interna: 5 vagas As vagas ociosas poderão ser remanejadas entre os diferentes públicos. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS TAUÁ EDITAL N.º 02/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Processo Seletivo

Processo Seletivo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Processo Seletivo 2011.2 2ª Fase Habilidades Específicas Candidato (a): Feira de Santana, de julho de 2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos

ESTADO DO PARANÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Pró-Reitoria de Ensino / Diretoria de Assuntos Acadêmicos EDITAL N o 045/2018-DAA 2ª R E P U B L I C A Ç Ã O CERTIDÃO Certifico que o presente Edital foi publicado no dia 05/12/2018 no endereço eletrônico www.daa.uem.br, e na sala do setor de Protocolo Acadêmico

Leia mais

PROVA TEÓRICA LICENCIATURA EM MÚSICA

PROVA TEÓRICA LICENCIATURA EM MÚSICA Realização: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ TESTE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS (THE) EDITAL 19/2017 COPESE COORDENADORIA PERMANENTE DE SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PROVA TEÓRICA

Leia mais

Prova de Aptidão Musical

Prova de Aptidão Musical Vestibular 2010 Prova de Aptidão Musical Curso de Licenciatura em Música 1. o Caderno Questões Objetivas 18.12.2009 Escreva seu nome e número da carteira na capa e na última folha deste caderno. Esta prova

Leia mais

Sumário. Unidade 1. Unidade 2. Unidade 3. Prefácio da tradução Prefácio...13

Sumário. Unidade 1. Unidade 2. Unidade 3. Prefácio da tradução Prefácio...13 Sumário Prefácio da tradução... 11 Prefácio...13 Unidade 1 Melodia 1A Ditado melódico: melodias formadas com base em escalas (conjunto diatônico)... 15 Melodia 1B Reconhecimento do modo: escala maior e

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 1 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2018 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações: Questão

Leia mais

LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017

LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017 LICENCIATURA EM MÚSICA REGULAMENTO DO PRÉ-REQUISITO DA CANDIDATURA Ano Letivo 2016/2017 1. A candidatura de acesso ao curso de Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro exige a satisfação de um

Leia mais

PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS ESCOLA DE MÚSICA

PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS ESCOLA DE MÚSICA PROGRAMA DAS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS ESCOLA DE MÚSICA CURSO: MÚSICA / BACHARELADO - HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO OU CANTO PROVA PRÁTICA DE INSTRUMENTO OU CANTO INFORMAÇÕES PRELIMINARES: A Prova

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE

GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE PLANO DE CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MÚSICO BANDA/ORQUESTRA IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE)

Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE) Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE) Cria o curso de Música - Bacharelado -, com as opções "Instrumento: Piano" e "Instrumento: Violino", a ser oferecido

Leia mais

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2019

Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2019 Prova Específica de Música do Concurso Vestibular 2019 I. INFORMAÇÕES COMUNS A TODAS AS PROVAS A Prova de Habilitação Específica para o Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2014 Prova de Conhecimento Específico da Música Curso Música Licenciatura Prova 1

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2014 Prova de Conhecimento Específico da Música Curso Música Licenciatura Prova 1 Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2014 Prova de Conhecimento Específico da Música Curso Música Licenciatura Prova 1 O Curso de Música-Licenciatura realizará, anualmente, uma Prova

Leia mais

ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO VESTIBULAR 2013 CRONOGRAMA

ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO VESTIBULAR 2013 CRONOGRAMA ANEXO III CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS CURSOS DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO VESTIBULAR 2013 O concurso Vestibular para os cursos de Música, Dança e Teatro compreendem, além das

Leia mais