Inovações da Instrução Normativa/SLTI n 06/2013. Repensando a contratação pública

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inovações da Instrução Normativa/SLTI n 06/2013. Repensando a contratação pública"

Transcrição

1 Inovações da Instrução Normativa/SLTI n 06/2013 Repensando a contratação pública

2 1. Breve contexto Impulso inicial para estudar soluções de melhoramento para as contratações de serviços terceirizados: problemas recorrentes na execução de contratos, como interrupção na prestação dos serviços, falta de pagamento de funcionários, contratações emergenciais, prejuízos. Por determinação do então Presidente do TCU, foi formado um grupo de estudos, composto por servidores do TCU, Ministério do Planejamento, AGU, Ministério da Previdência, Ministério da Fazenda, Tribunal de Contas de São Paulo e Ministério Público Federal.

3 Breve contexto O relatório produzido pelo grupo indicou oportunidades de melhorias no processo licitatório e nos procedimentos de fiscalização dos contratos. As conclusões do relatório foram acolhidas pelo Plenário do TCU, por meio do Acórdão n 1214/2013. O Acórdão 1214/2013 dirigiu recomendações à SLTI, que culminaram com a IN n 06/2013.

4 Modo de adjudicação do objeto (art. 3 da IN n 2/2008) evitar o parcelamento de serviços não especializados (item do Acórdão) Serviços distintos podem ser licitados e contratados conjuntamente, desde que comprovado que o parcelamento é inviável ou provoca perda de economia de escala e que os serviços podem ser prestados por empresa sob fiscalização de um único conselho regional de classe profissional, quando couber.

5 Garantia (art. 19, inciso XIX da IN n 2/98) Deve assegurar o pagamento de: 1. Prejuízos advindos do não cumprimento do objeto do contrato e do não adimplemento das demais obrigações nele previstas; 2. Prejuízos causados à Administração ou a terceiro, decorrentes de culpa ou dolo durante a execução do contrato; 3. Multas moratórias e punitivas aplicadas pela Administração à contratada; e 4. Obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de qualquer natureza, não adimplidas pela contratada.

6 Garantia (art. 19, inciso XIX da IN n 2/98) Ressalvas relativas aos eventos indicados na IN, para o seguro garantia: Segundo a Susep, há duas modalidades possíveis para a apólice de seguro garantia : Seguro-garantia do Construtor, do Fornecedor e do Prestador de Serviço e Seguro-Garantia de Ações Trabalhistas e Previdenciárias. O contrato deve prever que o contratado pode optar por uma modalidade de apólice ou pelas duas. No último caso, complementam-se para atingir 5% do contrato.

7 Garantia (art. 19, inciso XIX da IN n 2/98) Ressalvas relativas aos eventos indicados na IN, para o seguro garantia: Segundo a Susep, as modalidades de seguro mencionadas não cobrem responsabilidade civil nem multas moratórias.

8 Garantia (art. 19, inciso XIX da IN n 2/98) Há prazo para a apresentação da garantia 10 dias úteis prorrogáveis por igual período; A garantia é fixada em 5% - não pode ser menor; A garantia só será liberada mediante comprovação de pagamento das verbas trabalhistas rescisórias. Se o pagamento não ocorrer até o 2 mês após o fim da vigência, a garantia será executada, para pagamento direto pela Administração.

9 Participação de microempresa ou empresa de pequeno porte (art. 19, inciso XXIII da IN n 2/98) A microempresa ou empresa de pequeno porte contratada não pode se beneficiar da condição de optante pelo simples, salvo as exceções previstas no 5 -C do art. 18 da Lei Complementar n 123/2006.

10 Participação de microempresa ou empresa de pequeno porte (art. 19, inciso XXIII da IN n 2/98) Consequências: 1. A empresa estará sujeita à retenção na fonte dos tributos e contribuições sociais, a contar do mês seguinte ao da contratação, na forma da legislação em vigor, 2. A empresa deverá comunicar à Receita Federal a situação de exclusão do Simples até o último dia útil ao mês subsequente à contratação, e apresentar cópia de tal comunicação à Administração contratante;

11 Participação de microempresa ou empresa de pequeno porte (art. 19, inciso XXIII da IN n 2/98) Consequências: 3. Caso a empresa não efetue a comunicação à Receita, a própria Administração contratante pode fazê-lo;

12 Participação de microempresa ou empresa de pequeno porte (art. 19, inciso XXIII da IN n 2/98) Consequências: 4. A vedação não se aplica a construção de imóveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada, execução de projetos e serviços de paisagismo, bem como decoração de interiores; e Serviço de vigilância, limpeza ou conservação Desde que as atividades acima não sejam exercidas cumulativamente com atividades vedadas.

13 Habilitação econômico-financeira (art. 19, inciso XXIV da IN n 2/2008) Índices LG, LC e SG > 1; Capital Circulante Líquido ou Capital de Giro de, no mínimo, 16,66% do valor estimado da contratação (2/12 do valor anual do contrato); Patrimônio Líquido de 10% do valor estimado da contratação (valor anual); Declaração, acompanhada de relação de compromissos, de 1/12 dos contratos firmados vigentes na data de apresentação da proposta não é superior ao PL; Caso a diferença entre a declaração e a receita bruta seja superior a 10%, tem que apresentar justificativas.

14 Habilitação técnica (art. 19, parágrafos 5 a 11 da n 2/2008) Experiência não inferior a 3 anos em serviços de terceirização compatíveis em quantidade com o objeto; Declaração de que instalará escritório em local previamente definido pela Administração em no máximo 60 dias do início da vigência do contrato; Serviço com mais de 40 postos requer comprovação de que o licitante tenha executado contrato com pelo menos 50%; Serviço com menos de 40 postos requer comprovação de que o licitante tenha executado contrato com no mínimo 20 postos;

15 Regras para garantia do cumprimento de obrigações trabalhistas (art. 19-A) Autorização para pagamento direto aos empregados pela Administração salários, verbas trabalhistas, contribuição previdenciária e FGTS, quando não adimplidos; A contratada deve viabilizar em até 60 dias a emissão do Cartão Cidadão para todos os empregados; A Contratada deve viabilizar em até 60 dias o acesso dos empregados, via internet, aos sistemas da Previdência e da Receita; Fornecer meios aos empregados para obtenção dos extratos de recolhimento.

16 Requisitos para prorrogação (art. 30-A, 1 ) Aprovação da autoridade competente; Serviços prestados regularmente; Há interesse na realização dos serviços; O contrato permanece economicamente vantajoso; A contratada manifesta interesse na prorrogação.

17 Para comprovar a vantagem econômica para prorrogação, dispensada a pesquisa de mercado(art. 30-A, 2 ): Reajuste de mão de obra feito com base em convenção coletiva ou em decorrência de lei; Reajuste de insumos e materiais com base em índices oficiais previstos no contrato; Para limpeza, conservação, higienização e vigilância, os valores da contratação iguais ou inferiores aos limites estabelecidos em ato normativo da SLTI.

18 Acompanhamento e fiscalização do contrato. Definições (art. 31): Gestor do contrato servidor designado para coordenar e comandar o processo da fiscalização da gestão contratual; Fiscal técnico auxilia o gestor do contrato na fiscalização do objeto; Fiscal administrativo auxilia o gestor do contrato na fiscalização dos aspectos administrativos.

19 Tipos de atuação do Fiscal (Anexo IV): Fiscalização inicial; Fiscalização mensal (antes do pagamento); Fiscalização diária; Fiscalização especial; Fiscalização por amostragem; Fiscalização quando da extinção dos contratos; Providências em caso de indício de irregularidade.

20 Pagamento direto pela Administração Deve estar autorizado em contratrato; Não há prazo de espera desde a verificação da inadimplência até a adoção das providências para o caso de pagamentos mensais; No caso de verbas rescisórias, o pagamento deve ser feito se a empresa não o fizer em até 2 meses do fim do contrato. Em qualquer caso, quando não for possível a realização dos pagamentos pela Administração, os valores retidos serão depositados junto à Justiça do Trabalho.

21 Conta vinculada Passa a ser obrigatória; Os casos de comprovada inviabilidade devem ser justificados pela autoridade competente; Ao fim do contrato, o saldo existente na conta vinculada apenas será liberado após a comprovação e quitação de todos os encargos trabalhistas e previdenciários relativos ao serviço contratado; Os editais devem conter as regras previstas no anexo VII da IN n 2/2008.

22 Conta vinculada - o que provisionar mensalmente (em percentuais incidentes sobre a remuneração): Férias e 1/3 constitucional; 13 salário; Multa sobre FGTS e contribuição social sobre o aviso prévio indenizado e sobre o aviso prévio trabalhado; Encargos sobre férias e 13 salário

23 Conta vinculada para que eventos liberar o saldo provisionado: Parcial e anualmente, pelo valor correspondente ao 13º salário dos empregados vinculados ao contrato; Pelo valor correspondente às férias e ao 1/3, quando do gozo de férias pelos funcionários; Pelo valor correspondente ao 13, férias proporcionais e indenização de FGTS quando da dispensa de empregado; No final da vigência, para o pagamento das verbas rescisórias.

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães 1 Quarta-feira Ano III Nº 597 Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Lei Nº826 de 03 de Abril de 2018-Dispõe sobre a instituição de mecanismos

Leia mais

OS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS À PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS.

OS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS À PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS. OS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS À PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS. É especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e

Leia mais

anexo do ato convocatório e deverá ser preenchido pelos proponentes; INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DA SLTI DO MPOG, DE 30 DE ABRIL DE 2008

anexo do ato convocatório e deverá ser preenchido pelos proponentes; INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DA SLTI DO MPOG, DE 30 DE ABRIL DE 2008 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DA SLTI DO MPOG, DE 30 DE ABRIL DE 2008 Dispõe sobre regras e diretrizes para a contratação de serviços, continuados ou não. O Secretário de Logística e Tecnologia da Informação

Leia mais

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: OS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS NO JULGAMENTO DAS LICITAÇÕES

Leia mais

São Paulo, 27 de Março de 2008.

São Paulo, 27 de Março de 2008. Verificação do Cumprimento das Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias na contratação de empresas terceirizadas São Paulo, 27 de Março de 2008. 1 Contatos Marcelo Natale Fernando Azar (11) 5186-1014

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

CURSO PRÁTICO. A terceirização na União, Estados, Municípios e Estatais.

CURSO PRÁTICO. A terceirização na União, Estados, Municípios e Estatais. CURSO PRÁTICO ESTUDO COMPLETO DE FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE ACORDO COM O DECRETO 9.507/2018, IN 05/2017. *A REFORMA TRABALHISTA *ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMONIAL DA CONTRATADA PARA A

Leia mais

ANEXO III PLANILHAS MODELO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

ANEXO III PLANILHAS MODELO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS 1 ANEXO III PLANILHAS MODELO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS Planilha de Proposta de Preço nº Processo: Licitação nº Dia / / às : horas Data da apresentação da proposta Município/UF Ano Acordo, Convenção

Leia mais

PREFEITURA JUNHO/ Informativo - Edição 06

PREFEITURA JUNHO/ Informativo - Edição 06 PREFEITURA JUNHO/2019 - Informativo - Edição 06 PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS OUTUBRO/2018 - Informativo - Edição 10 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/10 Enviar o Questionário de Transporte relativo ao 2º

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/17-SEGES/MPDG. Gabriela Pércio

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/17-SEGES/MPDG. Gabriela Pércio INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/17-SEGES/MPDG Gabriela Pércio Tratou a contratação pública como processo Incorporou a ideia de planejamento da contratação Incorporou a e gestão de risco Incorporou doutrina, juris

Leia mais

ANEXO: 1- Fluxo do Subprocesso de Garantia de execução contratual

ANEXO: 1- Fluxo do Subprocesso de Garantia de execução contratual VIG: 22.01.2018 1/4 MÓDULO 6: GESTÃO DE CONTRATOS CAPÍTULO 8: GARANTIA DE EXECUÇÃO CONTRATUAL ANEXO: 1- Fluxo do Subprocesso de Garantia de execução contratual 1 ATRIBUTOS DO SUBPROCESSO 1.1 Objetivo:

Leia mais

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas)

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) (8) FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA Os contratos de terceirização envolvem sério risco para a Administração, que é a possibilidade de responsabilização

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS ABRIL/2017 - Informativo - Edição 04 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao

Leia mais

Segue abaixo os pedidos de esclarecimento/resposta de empresas interessadas no certame, apresentado neste Conselho, relativo ao PGE n 02/2018.

Segue abaixo os pedidos de esclarecimento/resposta de empresas interessadas no certame, apresentado neste Conselho, relativo ao PGE n 02/2018. Segue abaixo os pedidos de esclarecimento/resposta de empresas interessadas no certame, apresentado neste Conselho, relativo ao PGE n 02/2018. ESCLARECIMENTOS ESCLARECIMENTOS/RESPOSTAS PARTE 2 1. Para

Leia mais

AUTARQUIAS. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior

AUTARQUIAS. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior SETEMBRO/2018 - Informativo - Edição 09 AUTARQUIAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS DEZEMBRO/2018 - Informativo - Edição 12 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS MAIO/2018 - Informativo - Edição 05 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/05 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS JULHO/2018 - Informativo - Edição 07 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/07 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de

Leia mais

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Abril de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Abril de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). JUNHO/2018 - Informativo - Edição 06 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 04/06 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Abril de 2018 (balancetes isolados

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS FEVEREIRO/2019 - Informativo - Edição 02 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/02 Enviar alterações de cadastros contábeis do mês de

Leia mais

HÁ NECESSIDADE DE PESQUISA DE MERCADO NAS PRORROGAÇÕES DE CONTRATOS SEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA?

HÁ NECESSIDADE DE PESQUISA DE MERCADO NAS PRORROGAÇÕES DE CONTRATOS SEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA? HÁ NECESSIDADE DE PESQUISA DE MERCADO NAS PRORROGAÇÕES DE CONTRATOS SEM DEDICAÇÃO É especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e Colaborador

Leia mais

AUTARQUIAS. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Dezembro de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

AUTARQUIAS. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Dezembro de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). FEVEREIRO/2019 - Informativo - Edição 02 AUTARQUIAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/02 Enviar alterações de cadastros contábeis do mês de Dezembro de 2018 (balancetes isolados

Leia mais

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior AGOSTO/2018 - Informativo - Edição 08 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/08 Enviar dados das publicações das receitas e despesas do ensino (artigo 256 da CE), pareceres

Leia mais

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO, JULGAMENTO

Leia mais

Art. 3º Serviços distintos podem ser licitados e contratados conjuntamente, desde que formalmente comprovado que:

Art. 3º Serviços distintos podem ser licitados e contratados conjuntamente, desde que formalmente comprovado que: INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 6, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2013. Altera a Instrução Normativa nº 2, de 30 de abril de 2008, e seus Anexos I, III, IV, V e VII e inclui o Anexo VIII. A SECRETÁRIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA

Leia mais

ANEXO II TERMO DE CONTRATO

ANEXO II TERMO DE CONTRATO ANEXO II TERMO DE CONTRATO TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº.../..., QUE FAZEM ENTRE SI A UNIÃO, POR INTERMÉDIO DO (A)... E A EMPRESA... A União, por intermédio do(a) Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Quantitativos globais por rubrica orçamentária/recursos estimados abaixo:

Quantitativos globais por rubrica orçamentária/recursos estimados abaixo: ANEXO I.I TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVO O presente Termo de Referência tem por objetivo definir os conjuntos de elementos que norteiam o Registro de preços para a eventual contratação de empresa especializada

Leia mais

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: 60 VÍCIOS MAIS COMUNS NAS LICITAÇÕES E NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER Carga horária: 24h Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de recarga de extintores (conforme item 7) para o câmpus São Roque do Instituto Federal

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Justificativa Visando atender o capitulo XIV Art. 42b da Norma de Gestão de Pessoas

TERMO DE REFERÊNCIA Justificativa Visando atender o capitulo XIV Art. 42b da Norma de Gestão de Pessoas TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA 1- Objeto da Licitação: Prestação de serviço para contratação de seguro de vida em grupo para os empregados do Instituto Agropolos do Ceará. 1.1 - Justificativa Visando

Leia mais

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior NOVEMBRO/2018 - Informativo - Edição 11 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/11 Enviar dados das publicações das receitas e despesas do ensino (artigo 256 da CE), pareceres

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL Referência: Pregão Eletrônico n.º 117/2015 Processo Administrativo: 23361.000498.2015-00 1. O presente documento analisa o pedido de Impugnação de Edital proposto pela

Leia mais

RETENÇÃO DE IMPOSTOS NA FONTE

RETENÇÃO DE IMPOSTOS NA FONTE RETENÇÃO DE IMPOSTOS NA FONTE Simples Nacional na condição de prestador: Dispensado de reter PIS/COFINS/CSLL na fonte de acordo com o art. 32º III da Lei 10.833/03; Dispensado de reter IR na fonte de

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2009. A VIGÊNCIA DO CONTRATO DE SERVIÇO CONTÍNUO NÃO ESTÁ ADSTRITA AO EXERCÍCIO FINANCEIRO. REFERÊNCIA:

Leia mais

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Agosto de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Agosto de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). OUTUBRO/2018 - Informativo - Edição 10 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/10 Enviar o Questionário de Transporte relativo ao 2º quadrimestre de 2018. Transmissão eletrônica

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 Ver também Alerta 001/2005 (MG de 22.03.05 ); Alerta 002/2008; IN 2/10 Estabelece normas de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas Administrações

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº RELAÇÃO DOS ENUNCIADOS DAS ORIENTAÇÕES NORMATIVAS 10, 17, 21, 23, 24, 25, 26, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39, VEICULADAS NA PORTARIA Nº 572, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 (PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Leia mais

AUTARQUIAS. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior

AUTARQUIAS. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior SETEMBRO/2017 - Informativo - Edição 09 AUTARQUIAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO RESPOSTA AOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS EDITAL 05/2018

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO RESPOSTA AOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS EDITAL 05/2018 COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO RESPOSTA AOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS EDITAL 05/2018 Seguem respostas aos questionamentos que foram postulados, referentes ao Edital do Pregão Presencial nº 05/2018 SRP:

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA - CCJC PROJETO DE LEI Nº 4.330, DE 2004 (De Artur Bruno e outros)

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA - CCJC PROJETO DE LEI Nº 4.330, DE 2004 (De Artur Bruno e outros) COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA - CCJC PROJETO DE LEI Nº 4.330, DE 2004 (De Artur Bruno e outros) Dispõe sobre o contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele

Leia mais

Legislação Previdenciária

Legislação Previdenciária Prof. Gilson Fernando Legislação Previdenciária Seguridade Social Custeio - Retenções Conceito Seguridade Social Conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas

Leia mais

Anexo I - TERMO DE REFERÊNCIA

Anexo I - TERMO DE REFERÊNCIA Anexo I - TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO DE PNEUS PARA USO NA FROTA DE VEÍCULOS PERTENCENTES À DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO I - Objeto Registro de preço para eventual aquisição de

Leia mais

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00663 (7421)

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00663 (7421) 1 DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00663 (7421) ERRATA Nº 01 OBJETO: documentalista, para legalização/regularização,

Leia mais

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna UFC Pró-Reitoria Planejamento e Administração Lista verificação PREGÃO Fase Interna Eletrônico Presencial Código: PROPLAD064 Unida mandante: Nº do Processo: Nº Pregão: 1. Consta a autorização da autorida

Leia mais

1. JUSTIFICATIVA 3. VALOR ESTIMADO E ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

1. JUSTIFICATIVA 3. VALOR ESTIMADO E ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS RUA 08 DE MAIO SINo - CENTRO, CEP: 65.712-000 - LAGO DOS RODRIGUES _ MARANHÃO 1. JUSTIFICATIVA PROJETO BÁSICO As atividades operacionais da Prefeitura Municipal de LAGO DOS RODRIGUES, irão requerer a contratação

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 2. PARTE I.

ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 2. PARTE I. ENTENDENDO A PLANILHA DE CUSTOS: MÓDULO 2. PARTE I. É especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e Colaborador do Portal L&C. Dando continuidade

Leia mais

PREFEITURA. Enviar cópia da Ata de audiência pública exigida pelo art. 9º da LRF (cumprimento de metas fiscais) 3º quadrimestre/2016.

PREFEITURA. Enviar cópia da Ata de audiência pública exigida pelo art. 9º da LRF (cumprimento de metas fiscais) 3º quadrimestre/2016. ABRIL/2017 - Informativo - Edição 04 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 04/04 Enviar dados de publicação da LRF - 1º bimestre de 2017 (Relatório Resumido da Execução Orçamentária,

Leia mais

Após o preenchimento da ficha enviar para o

Após o preenchimento da ficha enviar para o Brasília-DF, 13 a 17/05/2019 Horário do evento: 08h às 13h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o email: secretaria@abop.org.br I OBJETIVO - Conhecer as características relevantes

Leia mais

PREGÃO SESC/AN Nº 15/0072 PG MINUTA DE TERMO REGISTRO DE PREÇO ANEXO II

PREGÃO SESC/AN Nº 15/0072 PG MINUTA DE TERMO REGISTRO DE PREÇO ANEXO II PREGÃO SESC/AN Nº 15/0072 PG MINUTA DE TERMO REGISTRO DE PREÇO ANEXO II Aos... do mês de... de 2015, às... horas, no Departamento Nacional do Sesc, localizado na Av. Ayrton Senna, n.º 5555, Jacarepaguá,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de recarga de extintores (conforme item 7) para o Câmpus São Roque do Instituto Federal

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Simples Nacional Parte IV. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Simples Nacional Parte IV. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Parte IV Prof. Marcello Leal Determinação da base de cálculo LC 123/06, Art. 3º, 1º. Considera-se receita bruta, para fins do disposto no caput deste artigo, o produto da venda de bens

Leia mais

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 093/2014

DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA BOLETIM 093/2014 DEPARTAMENTO JURÍDICO TRABALHISTA ADM 207/2014-14/11/2014 BOLETIM 093/2014 Trabalho temporário tem novas normas de fiscalização definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Por meio da norma em

Leia mais

ANEXO II TERMO DE CONTRATO

ANEXO II TERMO DE CONTRATO ANEXO II TERMO DE CONTRATO TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº.../..., QUE FAZEM ENTRE SI A UNIÃO, POR INTERMÉDIO DO (A)... E A EMPRESA... A União, por intermédio do(a) Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Critérios para a designação do fiscal Número de contratos e tempo hábil Acórdão nº 2.831/ Plenário

Critérios para a designação do fiscal Número de contratos e tempo hábil Acórdão nº 2.831/ Plenário Acórdãos e Decisões sobre FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS Controle formal do contrato Acórdão 265/2010 Plenário Acórdão 137/2010 - Primeira Câmara Acórdão 137/2010 - Primeira Câmara Acórdão 616/2010 - Segunda

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO N.º.../2012

MINUTA DE CONTRATO N.º.../2012 MINUTA DE CONTRATO N.º.../2012 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO, QUE ENTRE SI CELEBRAM O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE VARGINHA E... CONTRATANTE: O INSTITUTO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS ITABERABA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS ITABERABA ANEXO II TERMO DE CONTRATO (SERVIÇO DE ENGENHARIA) TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE ENGENHARIA Nº XX/2017, QUE FAZEM ENTRE SI O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO E

Leia mais

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior JANEIRO/2019 - Informativo - Edição 01 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS. PARTE I.

A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS. PARTE I. A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS. PARTE É especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e Colaborador do Portal

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS.

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS. Recife - Outubro de 2017 CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS O Conjunto de normas e procedimentos que visa orientar o processo de contratação

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

PREFEITURA. JULHO/ Informativo - Edição 07.

PREFEITURA. JULHO/ Informativo - Edição 07. PREFEITURA JULHO/2019 - Informativo - Edição 07 PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/07 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de maio de 2019 (balancetes isolados e

Leia mais

PREFEITURA. MAIO/ Informativo - Edição 05

PREFEITURA. MAIO/ Informativo - Edição 05 PREFEITURA MAIO/2019 - Informativo - Edição 05 PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO Legislação, Doutrina e Jurisprudência

TERCEIRIZAÇÃO Legislação, Doutrina e Jurisprudência Autor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes TERCEIRIZAÇÃO Legislação, Doutrina e Jurisprudência Área específica Direito Administrativo. A terceirização de serviços trouxe significativos ganhos para a gestão pública,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Duração, extinção, inexecução, sanções e responsabilidade Parte 2 Prof. Denis França o Se a extinção ocorrer com culpa do contratado (art. 80, 86 e 87):

Leia mais

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 002 GERENCIAMENTO DE CONTRATADAS E SUB CONTRATADAS

MANUAL DE POLITICAS E NORMAS ADMINISTRATIVAS NORMA ADMINISTRATIVA NA 002 GERENCIAMENTO DE CONTRATADAS E SUB CONTRATADAS 1. OBJETIVO: Regulamentar o procedimento para a contratação de serviços de terceiros, que serão executados nas áreas internas e externas das empresas do grupo BEVAP, visando atender aos requisitos exigidos

Leia mais

Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS

Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS UFC Pró-Reitoria de Planejamento e Administração Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS Código: CPACPL01 Unidade demandante: Nº do Processo: Nº da Licitação: S N EP Sim Não Em parte Não se

Leia mais

O QUE MUDA NA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº

O QUE MUDA NA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº O QUE MUDA NA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº 02/08 As INs nºs 06/13 e 03/14 e as repercussões no planejamento e julgamento da licitação e na fiscalização do contrato 19

Leia mais

Supersimples - Receitas decorrentes da prestação de serviços - Alíquotas do Anexo V - Cálculo do Fator "r" Comentário - Federal /2052

Supersimples - Receitas decorrentes da prestação de serviços - Alíquotas do Anexo V - Cálculo do Fator r Comentário - Federal /2052 FISCOSoft Impresso Publicado em nosso site em 13/06/2007 Supersimples - Receitas decorrentes da prestação de serviços - Alíquotas do Anexo V - Cálculo do Fator "r" Comentário - Federal - 2007/2052 SUMÁRIO

Leia mais

Ilustríssimo Senhor Pregoeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Ilustríssimo Senhor Pregoeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Ilustríssimo Senhor Pregoeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pregão Eletrônico para Registro de Preços nº 07/2015 Processo administrativo nº 23137.038253.2015-09

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SIT Nº 114, DE DOU DE REP. DOU DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA SIT Nº 114, DE DOU DE REP. DOU DE INSTRUÇÃO NORMATIVA SIT Nº 114, DE 05.11.2014 - DOU DE 12.11.2014 - REP. DOU DE 18.11.2014 Estabelece diretrizes e disciplina a fiscalização do trabalho temporário regido pela Lei nº 6.019, de 03 de janeiro

Leia mais

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro.

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro. 1 Circular 22/2015 Rio de Janeiro, 12 de maio de 2015. Ref: Projeto de Lei da Terceirização Ilmo Provedor / Presidente / Diretor O Senado Federal lançou, na internet, uma pesquisa sobre o projeto de lei

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO N.º.../2018

MINUTA DE CONTRATO N.º.../2018 MINUTA DE CONTRATO N.º.../2018 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO, QUE ENTRE SI CELEBRAM O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE VARGINHA

Leia mais

PREFEITURA. ABRIL/ Informativo - Edição 04

PREFEITURA. ABRIL/ Informativo - Edição 04 PREFEITURA ABRIL/2019 - Informativo - Edição 04 PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/04 Enviar dados de publicação da LRF 1º bimestre 2019 (Relatório Resumido da Execução Orçamentária

Leia mais

Alterações no Gozo de Férias ART. 134.

Alterações no Gozo de Férias ART. 134. REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/17 Alterações no Gozo de Férias ART. 134. 1 o As férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE CUSTOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS: O caso aplicado à Prefeitura Municipal de Vila Velha - ES

IMPLANTAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE CUSTOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS: O caso aplicado à Prefeitura Municipal de Vila Velha - ES Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) IMPLANTAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE CUSTOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS: O caso aplicado à Prefeitura Municipal de Vila Velha - ES André Abreu De Almeida (PMVV) - aabreu.contabilidade@terra.com.br

Leia mais

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados Projeto de lei 4330/2004 - quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados PL 4330 - projeto original apresenta à Ementa: Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços e as relações

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo I - os benefícios da previdência social, nos termos e limites legais, ressalvado o

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO RECOMENDAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 6ª REGIÃO RECOMENDAÇÃO Recife/PE, 18 de junho de 2019. Ao Representante Legal da MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES Ref.: IC 001151.2019.06.000/7-20 RECOMENDAÇÃO O, por intermédio da Procuradora do Trabalho Maria Roberta Melo

Leia mais

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Março de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Março de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). MAIO/2018 - Informativo - Edição 05 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/05 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Março de 2018 (balancetes isolados e

Leia mais

CONTA VINCULADA CONTEXTO, IMPLANTAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, CÁLCULOS E CONTROLES (COM EXEMPLOS E EXERCÍCIOS) Destaques deste Treinamento

CONTA VINCULADA CONTEXTO, IMPLANTAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, CÁLCULOS E CONTROLES (COM EXEMPLOS E EXERCÍCIOS) Destaques deste Treinamento CONTA VINCULADA CONTEXTO, IMPLANTAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, CÁLCULOS E CONTROLES (COM EXEMPLOS E EXERCÍCIOS) SOB A PERSPECTIVA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/08-SLTI/MPOG e alterações posteriores 25 e 26 de Abril

Leia mais

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS 2013 MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS UNIPAMPA Pró-Reitoria de Administração 12/02/2013 Este Manual destina-se a orientar sobre procedimentos de contratações de serviços (terceirizados; energia elétrica; entre

Leia mais

Trabalhista Trabalho temporário Regras sobre relações de trabalho

Trabalhista Trabalho temporário Regras sobre relações de trabalho Trabalhista Trabalho temporário Regras sobre relações de trabalho Trabalhista - Alterada a lei sobre o trabalho temporário e definidas as regras sobre relações de trabalho na empresa de prestação de serviços

Leia mais

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00664 (7421)

DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00664 (7421) 1 DIRETORIA DE SUPRIMENTOS, INFRAESTRUTURA E PATRIMÔNIO CESUP COMPRAS E CONTRATAÇÕES - SÃO PAULO (SP) EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 2018/00664 (7421) ERRATA Nº 01 OBJETO: Credenciamento de pessoas jurídicas

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO Orientador Empresarial Trabalho Temporário-Fiscalização AFT-Revogação dos Arts. 6º ao 14 da Instrução Normativa nº 03

Leia mais

Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo é para sempre. William Douglas

Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo é para sempre. William Douglas Ola!! Prezados Alunos. E ai? Estão gostando dos simulados? Estão sendo produtivos? A finalidade maior é não deixar você descuidar de revisões. Para refletir: Concurso Público: a dor é temporária; o cargo

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO nº. IMG - 002/2018. Tipo: Compra/Contratação Direta Valor individualizado da Contratação R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

ATO CONVOCATÓRIO nº. IMG - 002/2018. Tipo: Compra/Contratação Direta Valor individualizado da Contratação R$ 5.000,00 (cinco mil reais). ATO CONVOCATÓRIO nº. IMG - 002/2018 Tipo: Compra/Contratação Direta Valor individualizado da Contratação R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Critérios de Seleção: Conforme Seção VI do Capítulo II do Regulamento

Leia mais

A TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. * Principais Temáticas*

A TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. * Principais Temáticas* A TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO * Principais Temáticas* Setembro / 2017 INTRODUÇÃO: Os quadros sinópticos que compõem o presente estudo são o retrato sintetizado das principais temáticas e mudanças

Leia mais

10. Instrução Normativa AGE Nº 001, de 25 de Abr. de DOE

10. Instrução Normativa AGE Nº 001, de 25 de Abr. de DOE 10. Instrução Normativa AGE Nº 001, de 25 de Abr. de 2008. DOE 28.04.2008 Instrução Normativa AGE nº 001, de 25 de abril de 2008. Institui normas e rotinas para padronização e uniformização dos procedimentos

Leia mais

III ENCONTRO DE SEGURO GARANTIA 12/11/2013

III ENCONTRO DE SEGURO GARANTIA 12/11/2013 III ENCONTRO DE SEGURO GARANTIA 12/11/2013 APÓLICE Seguro Garantia Aciona Garantia SEGURADORA CCG TOMADOR SEGURADO Terceira Parte Contrata Garantia CONTRATADO CONTRATO OBRIGAÇÕES e DIREITOS CONTRATANTE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 1 OBJETO 1.1 O objeto desta licitação é a contratação de empresa especializada

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

COBERTURA TRABALHISTAS. Análise das Coberturas e Forma de Caracterização do Sinistro

COBERTURA TRABALHISTAS. Análise das Coberturas e Forma de Caracterização do Sinistro COBERTURA TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS Análise das Coberturas e Forma de Caracterização do Sinistro Sumário o Exigência de Cobertura para Obrigações Trabalhistas o Circular 232/2003 o Labor(and Material

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 4.302-E DE 1998 Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe

Leia mais

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior FEVEREIRO/2017 - Informativo - Edição 02 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/02 Encaminhar ao TCE/SP cópia das Atas de Audiências Públicas para elaboração das propostas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA USO Nº 126/2017

TERMO DE REFERÊNCIA USO Nº 126/2017 Contratação de empresa especializada em reparo e conserto de Televisão LG 42" Modelo 42LX530H-SB. 1. DA JUSTIFICATIVA O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia SEBRAE/RO, visando garantir

Leia mais

Ana Paula. Mendel A CONTRATAÇÃO EM SALÃO DE BELEZA

Ana Paula. Mendel A CONTRATAÇÃO EM SALÃO DE BELEZA A CONTRATAÇÃO EM SALÃO DE BELEZA Palestrante anapaulamendel@hotmail.com (21) 2524 2175 (21) 987373849 Graduada em Administração e Gestão de Recursos Humanos; Pós-graduada em Docência e Gestão do Ensino

Leia mais

REGRAS PARA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL CPGF

REGRAS PARA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL CPGF REGRAS PARA UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL CPGF 1. INTRODUÇÃO O suprimento de fundos consiste na entrega de numerário a servidor previamente designado e tem como finalidade atender

Leia mais