TPM Manutenção Produtiva Total

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TPM Manutenção Produtiva Total"

Transcrição

1 TPM Manutenção Produtiva Total

2 TPM A TPM é um modelo de gestão que busca a Eficiência máxima do sistema produtivo através da eliminação de perdas e do desenvolvimento do homem e sua relação com o equipamento.

3 TPM A TPM surgiu no Japão, no século passado, no início da década de 70. Naquela época, empresas como a Toyota já estavam tentando criar sistema de fornecimento just in time, utilizando o mínimo de estoque, tanto de matérias primas quanto produto acabado.

4 TPM Objetivos da TPM Zero defeitos Zero acidentes Zero quebras/falhas Inexistencia de Retrabalho ou ajustes Ambiente de trabalho com segurança e conforto

5 TPM A TPM tem quatro regras básicas: Regra nº. 1 _ Todos os trabalhos devem ser detalhados de forma a não deixar qualquer dúvida em termos de conteúdo, seqüência, tempo e resultado esperado. Regra nº. 2 _ Todas as interfaces cliente-fornecedor devem ser diretas e simplificadas de maneira que a resposta seja sim ou não para enviar solicitações e receber resposta, ou seja, não há margens para dupla interpretação.

6 TPM Regra nº. 3 _ Todos os fluxos de produção devem ser simples e diretos. Regra nº. 4 _ Todas as melhorias devem ser feitas de acordo com o método científico, sob a orientação e no nível hierárquico mais baixo possível dentro da organização.

7 Melhorias Individuais Trabalho de Melhoria: Foco no PQCDSM P = Produtividade Q = Qualidade C = Custo D = Entrega S = Segurança M = Moral

8 As 6 Grandes perdas 1 - Parada acidental Perda em função de uma falha do equipamento (quebra repentina) Perda em função de degeneração gradativa 2 - Set-up / regulagens

9 As 6 Grandes perdas 3 - Perdas por operação em vazio e pequenas perdas Trabalho em vazio provocado por gargalos nas etapas anteriores. Detecção de produto não conforme por sensores e conseqüente parada da linha de produção. Sobrecarga em algum equipamento ocasionando seu desligamento.

10 As 6 Grandes perdas 4 - Perdas por Queda de Velocidade de Produção: Desgaste localizado obriga a trabalhar com velocidade menor. Superaquecimento em dias quentes por deficiência de refrigeração requer funcionamento com redução de velocidade. Vibração excessiva, em algum equipamento da linha, a 100% de velocidade, mas tolerável a 75% de velocidade.

11 As 6 Grandes perdas 5 - Perdas por Produtos Defeituosos: São aquelas oriundas de qualquer retrabalho ou descarte de produtos defeituosos. Essa perda deve incluir tudo aquilo que foi feito além do programado. 6 - Perdas por Queda no Rendimento: Falha de matéria prima. Instabilidade Operacional Quando o processo fica instável ocorrem situações como perda de especificação de produtos e/ou redução da produção.

12 RENDIMENTO OPERACIONAL GLOBAL DOS EQUIPAMENTOS - OEE É a multiplicação de 3 fatores: Disponibilidade, Performance e Qualidade Disponibilidade Tempo disponível tempo de paradas programadas Tempo disponível Performance Tempo de operação Tempo disponível Qualidade Quantidade de peças boas Quantidade de peças produzidas

13 8 PILARES DO TPM

14 8 PILARES DO TPM Melhorias individualizadas Manutenção autonôma Manutenção planejada Educação e treinamento Controle inicial ( Planejamento da Manutenção) Manutenção da qualidade TPM Office ( área administrativa) TPM ECO (ecologia, ambiente)

15 1- Melhorias individualizadas Promoção de atividades de equipe e de pequenos grupos no local de trabalho. Incorporação das melhorias: Selecionar equipamentos modelo (piloto) Organizar equipes de trabalho Levantamento das 6 grandes perdas anuais Definição de prioridades Definição das metas Atacar as 6 grandes perdas Implementar as melhorias Analisar os resultados

16 2- Manutenção autônoma Fundamentos da Manutenção autônoma: O operador adota a sua máquina Da minha máquina cuido EU! Deixar o operador assumir a responsabilidade. Educação e treinamento dos operadores Desenvolver novas habilidades para o desempenho de funções adicionais. Conscientizar da necessidade disto.

17 Manutenção autônoma 7 passos para a Manutenção Autônoma 1º passo. Limpeza Inicial; 2º passo. Eliminação das fontes de sujeira e locais de difícil acesso; 3º passo. Elaboração de normas provisórias de limpeza, inspeção e lubrificação; 4º passo. Inspeção geral; 5º passo. Inspeção autônoma; 6º passo. Padronização; 7º passo. Gerenciamento autônomo.

18 3- Manutenção Planejada Objetivos da Manutenção Planejada: -Planejar a manutenção corretiva e preventiva, otimizando os recursos disponíveis e sem correr riscos de quebras inesperadas.

19 3- Manutenção Planejada Sete passos para a Manutenção planejada 1º passo Análise da diferença entre condições ideais e a condição atual 2º Passo Melhoria dos métodos atuais 3º Passo Preparação dos procedimentos de manutenção 4º Passo Medidas para estender a vida útil e controlar as inconveniências 5º Passo Melhoria da eficiência da inspeção e diagnóstico 6º Passo Diagnóstico geral dos equipamentos 7º Passo Uso do equipamento até o seu limite seguro

20 4- Educação & Treinamento O objetivo do pilar Educação & Treinamento é promover um sistema de capacitação de todas os colaboradores, tornando-os aptas para o pleno desempenho de suas atividades e responsabilidades, dentro um clima transparente e motivador.

21 4- Educação & Treinamento Sete passos para Educação & Treinamento 1º passo Determinação do perfil ideal dos Operadores e Mantenedores. 2º passo Avaliação da situação atual e determinação dos desvios existentes. 3º passo Elaboração do plano de Educação & Treinamento para Operadores e Mantenedores. 4º passo Implantação do plano de Educação & Treinamento. 5º passo Estabelecimento de um sistema de avaliação do aprendizado. 6º passo Criação de um ambiente de auto-desenvolvimento. 7º passo Avaliação das atividades e estudo de métodos para atividades futuras

22 5- Controle Inicial Para novos produtos e equipamentos Podemos entender como fase inicial as etapas que compreendem desde a fase de especificação até a fase de partida

23 6- Manutenção da Qualidade A redução dos defeitos ocorre naturalmente, como reflexo das melhorias feitas nos equipamentos. A partir desse momento, o desenvolvimento das atividades do pilar manutenção da qualidade se torna necessário para dar continuidade à redução dos defeitos.

24 6- Manutenção da Qualidade Sete passos da Manutenção da Qualidade 1ª Etapa Levantamento da Situação Atual da Qualidade. 2ª Etapa Levantamento dos Problemas. 3ª etapa Análise da Causas 4ª etapa Eliminação da Causas 5ª etapa Estabelecimento das Condições Livres de Defeitos 6ª etapa Controle das Condições Livres de Defeitos 7ª etapa Melhoria das Condições Livres de Defeitos

25 6- Manutenção da Qualidade Q produto = Q equipamento + Q homem + Q processo +Q material Q assegurada= Manutenção autônoma Educação e treinamento Melhorias individualizadas Desperdícios

26 7- TPM OFFICE Desperdícios com atividades que não garantem valor Desperdícios nos fluxos de informações Formulários inadequados Procedimentos demorados Relatórios desnecessários Desorganização e demora no acesso às informações Desperdícios no uso de equipamentos Uso inadequado Equipamentos danificados e/ou mal preparados Falta de treinamento

27 8- TPM ECO Zero acidentes Zero doenças ocupacionais Zero danos ambientais

28 8- TPM ECO Sete passos da TPM ECO 1º Passo Identificação de Perigos, Aspectos, Impactos e Riscos; 2º Passo Eliminação de Perigos e Aspectos; 3º Passo Estabelecimento do sistema de controle de Impactos e Riscos; 4º Passo Treinamento em Segurança, Saúde e Meio-ambiente; 5º Passo Inspeções de Segurança; 6º Passo Padronização; 7º Passo Gestão Autônoma.

29 Etapas para implementação do TPM A implantação do TPM é feita normalmente em 12 etapas. Cada etapa será mostrada a seguir.

30 ETAPAS DO TPM 1ª Etapa: Anúncio da adoção do TPM para organização Início da fase de preparação; Etapa fundamental; Decisão tomada pela diretoria.

31 ETAPAS DO TPM 2ª Etapa: Campanha de informação sobre o TPM Divulgação e esclarecimento; Treinamento introdutório ao TPM; Engloba desde a alta direção até os operários; Uniformização das informações.

32 ETAPAS DO TPM 3ª Etapa: Criação de uma estrutura de promoção do TPM Estruturar o sistema organizacional; Criação de um comitê; Atividades em grupos.

33 ETAPAS DO TPM 4ª Etapa: Definição das linhas de ação e objetivos a atingir Objetivo, meta e prazo; Conhecer a situação vigente; Delinear pontos críticos.

34 ETAPAS DO TPM 5ª Etapa: Elaboração do plano diretor para implantação do TPM. Cronograma - Nível Geral - Nível Departamental - Tempo Dispensado x Melhora Desejada - Ação Planejada x Ação Realizada

35 ETAPAS DO TPM 6ª Etapa: Início do programa de TPM. Implantação do programa. - Cerimônia inicial. - Apresentação oficial do PD. Zerar as 6 grandes perdas nos equipamentos. - Conhecimentos técnicos/ habilidades. - Envolvimento de todo quadro operacional.

36 ETAPAS DO TPM 7ª Etapa: Melhoria em máquinas e equipamentos. Escolha de uma área piloto para estudos. - envolver Eng.Processos, Manutenção, Líderes da Área e Operadores. - Histórico de Paradas. - Considerar as 6 Grandes Perdas. - Expandir os Conhecimentos Adquiridos. - Primeiros Resultados.

37 ETAPAS DO TPM 8ª Etapa: Estruturação da Manutenção Autônoma. Promover a disseminação do conceito: Da minha máquina cuido eu. Realizar programas de treinamento. Sete passos para manutenção autônoma: -Limpeza inicial, combate às inconveniências e aos locais de difícil acesso, elaboração dos padrões de lubrificação e limpeza, inspeção geral, inspeção voluntária, organização e consolidação da manutenção voluntária.

38 ETAPAS DO TPM 9ª Etapa: Otimização da gestão de manutenção Serviços de manutenção devem ser aprimorados Planejamento estratégico de manutenção (rotinas de preventiva, lubrificação, etc) Elaboração de procedimentos de manutenção Utilização de princípios de manutenção preditiva Otimização da gestão de peças reservas Contratação de serviços especializados ou de apoio Otimização de ferramentas, equipamentos e dispositivos de manutenção Planejamento e execução de paradas programadas

39 ETAPAS DO TPM 10ª Etapa: Formação complementar de manutenção Consiste em aumentar a capacitação dos funcionários em suas áreas, através de treinamentos Operadores: elevação da capacitação operativa e em manutenções autônomas Manutenção: conhecimentos técnicos específicos adicionais Enriquecimento do trabalho do funcionário Aumento da credibilidade da empresa Motivação dos trabalhadores

40 ETAPAS DO TPM 11ª Etapa: Sistema de gestão do equipamento Deve-se avaliar o ciclo de vida completo dos equipamentos, desde o seu projeto ao seu sucateamento Projetar produtos visando bom processamento Desenvolver máquinas prevenindo possíveis defeitos Manter boas condições de trabalho, afiação de ferramentas, lubrificações, etc Realizar manutenções planejadas Implantar melhorias no processo produtivo

41 ETAPAS DO TPM 11ª Etapa: Sistema de gestão do equipamento Participação de todos os setores envolvidos: Manutenção Engenharia de Processos Produção Utilizar conhecimentos adquiridos em processos anteriores

42 ETAPAS DO TPM 12 ª Etapa: Definição do programa final de TPM Avaliação dos resultados obtidos após consolidação da TPM Consolidação das atividades de melhoria Consolidação da postura do operador para a manutenção autônoma Definição das novas diretrizes e metas da empresa, de maior magnitude Realização de auditorias

43 FICHA TPM PRODUÇÃO KMAB Nº T P M Produção Prioridade A B C Data Início de Reparo Duração Setor Equipamento Serviço realizado por Data Horário C.C Descrição do Serviço Descrição do Problema Solicitante 1º Via Quadro de TPM 2º Via - Máquina Monitor de Linha

44 FICHA - TPM MANUTENÇÃO KMAB Nº T P M Manutenção Prioridade A B C Data Início de Reparo Duração Setor Equipamento Técnico de Manutenção Data Horário C.C Descrição do Serviço Descrição do Problema Solicitante 1º Via Manutenção 2º Via Quadro de TPM Monitor de Linha

45 CONCLUSÃO A TPM: Começa no chão de fábrica e enriquece o trabalho do colaborador Implementa-se através de atividades sobrepostas de pequenos grupos (times) Tem capacidade multiplicadora extraordinária - consistência Valoriza o homem e se propaga pelo exemplo Produtividade > 1,5 a 2 x Ocorrência falhas imprevistas 1/10 a 1/250 Custo produção: redução de até 30% Estoque de produtos : redução até 50% Paradas por acidente : zero Poluição: zero Sugestões de melhoria: aumento de 5 a 10 x

46 FIM

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5453 - Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Fundamentos do TPM 1. Origem...26 2. Conceitos...28 3. Etapas de Implantação... 31 4.

Leia mais

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 Marcio Ferreira A Competição Global Antigamente Custo Operacional Preço da Venda Lucro Hoje Custo Operacional Preço de Mercado Lucro

Leia mais

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL A manutenção produtiva total, conhecida pela sigla TPM, que tem origem nas palavras em inglês total productive maintenance. 5 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA

Leia mais

Elaboração e implantação de um plano de manutenção produtiva total (TPM) em uma fazenda do município de Medeiros MG

Elaboração e implantação de um plano de manutenção produtiva total (TPM) em uma fazenda do município de Medeiros MG Elaboração e implantação de um plano de manutenção produtiva total (TPM) em uma fazenda do município de Medeiros MG Estefânia Paula da Silva (1) ; Rafaela Leite das Chagas (1) ; Rodrigo Caetano Costa (2)

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva 1 MANUTENÇÃO CORRETIVA 2 1 Manutenção Corretiva A manutenção corretiva é aquela de atendimento imediato à produção. A manutenção corretiva é a realizada em equipamento,

Leia mais

Gestão da Manutenção.

Gestão da Manutenção. Gestão da Manutenção carloreg@sc.usp.br carlos.regattieri@fatec.sp.gov.br Definição de Manutenção ð A Função Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, destinadas a manter

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN

SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN DEPS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN Manutenção Produtiva Total Prof a Carla R. Pereira 1 FOCO NOS EQUIPAMENTOS Foco nos equipam entos Redução de setup Prevenção

Leia mais

Fundamentos da Administração da Produção. DMAIC Etapas: Analisar- Melhorar-Controlar. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira.

Fundamentos da Administração da Produção. DMAIC Etapas: Analisar- Melhorar-Controlar. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira. Fundamentos da Administração da Produção DMAIC Etapas: Analisar- Melhorar-Controlar Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br 3.1 Ferramentas de Análise Métodos para determinação da causa raiz

Leia mais

FUNDAÇÃO OSVALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA UniFOA CURSO DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

FUNDAÇÃO OSVALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA UniFOA CURSO DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL FUNDAÇÃO OSVALDO ARANHA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA UniFOA CURSO DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL TPM Por Alexandre F. C. França Leandro M. M. Zerbone Tiago Correa Fidélis Profº Luiz Kelly

Leia mais

Clovis Alvarenga-Netto

Clovis Alvarenga-Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Materiais e processos de produção IV Maio/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 10 Planejamento, programação e controle da produção e estoques

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Curso: Engenharia de Produção Disciplina: GESTÃO DA MANUTENÇÃO Prof. Eduardo Morais 1 O QUE É MANUTENÇÃO? Manutenção é o termo usado para abordar a forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas

Leia mais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28 de janeiro 2017 OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Túlio da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Metodologia 5S Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Metodologia 5S Parte 2 Prof. Fábio Arruda A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo, de imediato, maior produtividade, segurança,

Leia mais

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016

Quebra de Máquinas. 3ª Edição Março/2016 Quebra de Máquinas A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior

Leia mais

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de Sumário Prefácio à 2ª edição...11 Prefácio...13 1 Visão geral da manutenção de equipamentos...17 1.1 Introdução...19 1.2 Conceito de manutenção...19 1.3 Abrangência das atividades de manutenção...21 1.4

Leia mais

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto

Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 5 S Introdução PROGRAMA 5 S Surgiu no Japão final da década de 60 - É a visão sistêmica de todos os agentes envolvidos no processo produtivo,

Leia mais

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção

Aula 03 Conceitos Atuais de Manutenção TPM. (Total Productive Maintenance): O TPM consiste em um procedimento de administração da manutenção que teve início por volta dos anos 50 e apresentou resultados expressivos na economia Japonesa na década

Leia mais

Profa. Daciane de Oliveira Silva BIBLIOGRAFIA; CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória Capítulo 4

Profa. Daciane de Oliveira Silva BIBLIOGRAFIA; CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória Capítulo 4 Profa. Daciane de Oliveira Silva BIBLIOGRAFIA; CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória Capítulo 4 O que significa traçar o sistema de produção? Significa criar um ambiente

Leia mais

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua

16 ANOS Avaliação das Práticas da Manutenção Avaliação das Práticas da Manutenção. Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção Base para o Projeto de Melhoria Contínua Avaliação das Práticas da Manutenção (APM) Base para o Projeto de Melhoria Contínua JWB Engenharia: Empresa nacional de consultoria

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (MPT) TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE (TPM)

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (MPT) TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE (TPM) MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (MPT) TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE (TPM) INTRODUÇÃO O sistema just-in-time é o tipo de sistema que utiliza o mínimo de estoque de matéria-prima quanto de produto acabado. Para

Leia mais

TPM - Guia de implantação A metodologia para o sucesso do TPM

TPM - Guia de implantação A metodologia para o sucesso do TPM Haroldo Ribeiro Haroldo Ribeiro TPM - Guia de implantação A metodologia para o sucesso do TPM Após escrever vários livros sobre o TPM, o Consultor Haroldo Ribeiro, vivenciando a implantação do TPM em todas

Leia mais

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza

APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA.

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. Bem vindos ao Treinamento sobre Conceitos Básicos de Manutenção da... AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA AZ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO

Leia mais

TQM Total Quality Management

TQM Total Quality Management TQM Total Quality Management Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT O que é TQM? Administração da Qualidade Total total quality management (TQM) Pode ser visto como uma extensão lógica da maneira como a

Leia mais

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA Bem vindos ao treinamento de TPM da... AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA AZ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA.

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO LAI E LAO 71.80.00 - Recuperação de Áreas Degradadas Empreendimento: Rua Bertolina May Kechelle, s/n Bairro Mulde

Leia mais

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior Em temos operacionais: Manutenção corretiva; Manutenção preventiva; Manutenção preditiva. Manutenção corretiva:

Leia mais

Gestão da produção PCP, redução de desperdícios, indicadores de produtividade (OEE) Marcelo Ferreira Consultor Lean Printing

Gestão da produção PCP, redução de desperdícios, indicadores de produtividade (OEE) Marcelo Ferreira Consultor Lean Printing Gestão da produção PCP, redução de desperdícios, indicadores de produtividade (OEE) Consultor Lean Printing Apresentação Pessoal Objetivo Conceituar a metodologia do OEE e identificar oportunidades de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3 Prof. Fábio Arruda Observação: Tanto a melhoria contínua como a qualidade total são abordagens incrementais para se obter

Leia mais

04 Parte III - Planejamento e Controle

04 Parte III - Planejamento e Controle 04 Parte III - Planejamento e Controle Recursos a serem Transformados Materiais Informações Consumidores Ambiente Estratégia da produção Objetivos estratégicos da produção Papel e posição competitiva da

Leia mais

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho

Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração

Leia mais

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade Pesquisa Operacional II Professor: Roberto César Atividade que lida com o descompasso entre a demanda sobre uma operação e sua habilidade para suprir. Ex.:Operaçãodeumhoteldeluxo Antecipar-se às necessidades

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE CONCEITOS DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL PARA EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE ESTACA RAIZ E SOLO GRAMPEADO.

IMPLANTAÇÃO DE CONCEITOS DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL PARA EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE ESTACA RAIZ E SOLO GRAMPEADO. IMPLANTAÇÃO DE CONCEITOS DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL PARA EQUIPAMENTOS DE PERFURAÇÃO DE ESTACA RAIZ E SOLO GRAMPEADO Estudo de caso Máxima eficiência dos processos. Maximizar ciclo de vida útil dos equipamentos.

Leia mais

Tópicos Integradores Produção Enxuta. Manutenção Produtiva Total - TPM. Rodrigues, Roger Antônio.

Tópicos Integradores Produção Enxuta. Manutenção Produtiva Total - TPM. Rodrigues, Roger Antônio. Tópicos Integradores Produção Enxuta Manutenção Produtiva Total - TPM Rodrigues, Roger Antônio. R696m Manutenção produtiva total TPM / Roger Antônio Rodrigues. Varginha, 2015. 14 slides : il. colors. Sistema

Leia mais

Gestão de Lubrificação SKF

Gestão de Lubrificação SKF Gestão de SKF Desfrute de todos os benefícios de um programa de lubrificação de classe mundial O Poder do Conhecimento em Engenharia Por que a lubrificação é tão importante? É difícil imaginar uma instalação

Leia mais

CONCEITOS DE EFICIÊNCIA GLOBAL

CONCEITOS DE EFICIÊNCIA GLOBAL ROBUSTECIMENTO DA GESTÃO DA PRODUÇÃO DE PLACAS ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DO INDICADOR DE DESEMPENHO OEE Por: Jadir Dadalto ArcelorMittal Brasil Riberto Barros Araújo Primvs Inter Pares, Aluizio Francisco

Leia mais

Desempenho máximo em operação.

Desempenho máximo em operação. 1 2 3 4 5 Garantindo Produtividade Desempenho máximo em operação. Fácil assim. 1 2 Desenvolvendo ideias Você esta procurando construir a melhor máquina possível e já tem algumas ideias iniciais? Então

Leia mais

Qualquer anormalidade detectada no processamento pode ser classificada

Qualquer anormalidade detectada no processamento pode ser classificada O Movimento ZD no Japão Começou com a disseminação massiva de métodos de CEQ (Deming e Juran) em todos os níveis hierárquicos - baseado em amostragens - pressupõe nível aceitável de defeitos A Detecção

Leia mais

Implantação da manutenção autônoma do programa MPT na impressora offset Heidelberg H-3: avaliação do rendimento global.

Implantação da manutenção autônoma do programa MPT na impressora offset Heidelberg H-3: avaliação do rendimento global. XII SIMPEP Bauru, SP, Brasil, 07 a 09 de novembro de 2005. Implantação da manutenção autônoma do programa MPT na impressora offset Heidelberg H-3: avaliação do rendimento global. Marcos Roberto Bormio

Leia mais

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Objetivo Apresentar novos conhecimentos técnicos a todos os participantes e que permita obter a máxima redução de custos, maior disponibilidade de equipamentos e aumento

Leia mais

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial Manutenção Industrial Índice 1. Introdução... 2 2. O que é a Manutenção... 3 3. Tipos de Manutenção... 4 4.Vantagens e Importância da Manutenção... 8 5. Manutenção e Qualidade... 10 6. Plano de Manutenção...

Leia mais

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área

Missão e objetivos da empresa X X X X X. Objetivos por área X X Qualidade das informações X X X X X Integração dos orçamentos por área Visão por meio das atividades de valor) Preço Prazo Assistência Técnica Modelo de gestão Análise de aspectos políticos governamentais, econômicos e legais Planejamento estratégico Orçamento empresarial

Leia mais

APOSTILA. Implantação do Programa 5S

APOSTILA. Implantação do Programa 5S APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade Infepi Soluções em Proteção Ltda. A empresa Infepi Soluções em Proteção Ltda é uma empresa de tecnologia da

Leia mais

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01 Manutenção Eletromecânica Módulo IV Professor: Anderson Borges E-mail: anderson.borges@ifsc.edu.br 2017/01 Sumário Conceitos Histórico Tipos de Manutenção PPCM (Planejamento, Programação Controle de Manutenção)

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Sistema NEWPROD. Competitividade Adaptabilidade Escalabilidade Aderência

Sistema NEWPROD. Competitividade Adaptabilidade Escalabilidade Aderência Sistema NEWPROD Competitividade Adaptabilidade Escalabilidade Aderência Competitividade Nós temos que ser melhores que as outras Empresas Este é o conceito para os próximos anos Medir NEWPROD Somente pode

Leia mais

O Módulo Injet Básico

O Módulo Injet Básico O Módulo Injet Básico O Módulo Básico oferece a supervisão e avaliação dos principais indicadores de desempenho, em tempo real, de uma ou mais Fabricas. Detalhando, em níveis hierárquicos, as máquinas,

Leia mais

Disciplina: Gerência da Manutenção

Disciplina: Gerência da Manutenção Disciplina: Gerência da Visão Geral da Prof. Fernando Porto Dicionário Aurélio: a) medidas necessárias para a conservação ou a permanência de alguma coisa ou de uma situação b) cuidados técnicos indispensáveis

Leia mais

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios Conceito de Planejamento É a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e

Leia mais

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Empresa: Cristal Raidalva Rocha OBJETIVO Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Empresa Deve: Ser organizada: padronização administrativa (planejamento e controle) Ter qualidade: atender a necessidade dos consumidores (prazo, preço,

Leia mais

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada 2 Service Rexroth the Original! Serviços completos oferecidos por especialistas Service Rexroth the Original! Soluções

Leia mais

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT

Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS VIZINHOS Qualidade Crescimento

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificações de parâmetro de CONDIÇÂO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. A manutenção preditiva é a primeira grande quebra

Leia mais

PROGRAMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL JIT JUST-IN-TIME PROCESSOS OPERACIONAIS.

PROGRAMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL JIT JUST-IN-TIME PROCESSOS OPERACIONAIS. PROCESSOS OPERACIONAIS JIT JUST-IN-TIME O sistema Just in time, denominado JIT, foi desenvolvido no início da década de 50 na Toyota Motors Company, no Japão, como método para aumentar a produtividade,

Leia mais

Manutenção em veículos de transporte de cargas

Manutenção em veículos de transporte de cargas Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma n 05 31 de Julho de 2017 Manutenção em veículos de transporte de cargas Joubert Martins de Brito RESUMO A confiabilidade e o bom funcionamento

Leia mais

Perdas, Produção Mais Limpa e Racionalização

Perdas, Produção Mais Limpa e Racionalização Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana Perdas, Produção Mais Limpa e Racionalização Prof. Dayana Bastos Costa Conteúdo Programático Perdas na Construção

Leia mais

OEE OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS

OEE OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS OEE OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS ENIND OEE - EFICIENCIA OPERACIONAL DOS EQUIPAMENTOS WWW.VALUESTREAM.PT 1 OEE EFICIÊNCIA OPERACIONAL (T) Tempo disponível total (A) Tempo de abertura (tempo planeado

Leia mais

Preditiva Web pelo menor custo do mercado!

Preditiva Web pelo menor custo do mercado! O SIGMA agora, prevê falhas antes que ocorram! Instale nosso sistema de monitoramento de sintomas preditivos em seus equipamentos e obtenha todas as leituras de vibração, temperatura, pressão, etc., em

Leia mais

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga

SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO. Prof. Fabiano da Veiga SISTEMA LEAN DE PRODUÇÃO Prof. Fabiano da Veiga NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção artesanal NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Produção em massa (Taylorismo) NASCIMENTO DA PRODUÇÃO LEAN Sistema Ford SISTEMA

Leia mais

Marcelo Ferreira. Consultor de Lean Printing Manufatura Enxuta da Indústria Gráfica

Marcelo Ferreira. Consultor de Lean Printing Manufatura Enxuta da Indústria Gráfica Especialista do Segmento Gráfico Marcelo Ferreira Consultor de Lean Printing Manufatura Enxuta da Indústria Gráfica Conhecimentos práticos e teóricos de toda a cadeia produtiva, administrativa e de custeio

Leia mais

Estratégias de Manutenção Industrial

Estratégias de Manutenção Industrial www.manufacturing.com.br Estratégias de Manutenção Industrial Autor: Luis Carlos Morschbacher Formação: Eng.º de Produção pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS & MBA em Gestão Executiva

Leia mais

Exercícios. Custos da Qualidade

Exercícios. Custos da Qualidade Exercícios Custos da Qualidade Qual da categorias de custos que se reduz drasticamente à medida que as não-conformidades tendem a zero? Justifique sua reposta. Resposta: Custo de falhas (internas + externas),

Leia mais

CURSOS E TREINAMENTOS

CURSOS E TREINAMENTOS CURSOS E TREINAMENTOS Quem somos? Apeck Consultoria de Resultado Fundada em 1993 pelo Prof. Celso Peck do Amaral Ms. Eng, a Apeck Consultoria de Resultado é uma empresa de Consultoria e Educação que busca

Leia mais

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços!

Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Breve Histórico O Japão evoluiu muito o conceito de qualidade, mas na verdade ela vem da época dos artesãos. A revolução industrial introduziu

Leia mais

NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA

NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos - Turma 26 16 de outubro de 2016 NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA Fernando Henrique de Oliveira fernandohenrique.o@gmail.com RESUMO

Leia mais

Administração Estratégica

Administração Estratégica Administração Estratégica É o conjunto de decisões de longo prazo, que envolve o comprometimento de recursos organizacionais para ação concreta sobre o ambiente competitivo, visando o desempenho da organização

Leia mais

Mais controle. Maior rendimento

Mais controle. Maior rendimento Mais controle Maior rendimento REdUção de custos com FERRaMEntaS EM até 30% 60% MaiS RáPido na LocaLização de FERRaMEntaS MEnoR tempo PaRa SoLicitaR FERRaMEntaS MEnoR tempo de implantação do MERcado Atualmente

Leia mais

A terceira onda de Toffler

A terceira onda de Toffler A terceira onda de Toffler A velha riqueza das empresas Máquinas, edificações, dinheiro, recursos Poder de baixo nível A nova riqueza das empresas Cultura de aprendizagem, inovação e melhoria Pessoas,

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa Formação Especialista Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa Formação Especialista Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa Formação Especialista Lean Manufacturing Seja um Especialista Lean O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013.

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013. BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: QUALIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Professor ADERSON Castro, Me. MATERIAL DIDÁTICO 1º.sem/2013. Fonte:

Leia mais

A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais

A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais A Tyco Integrated Security é uma empresa pioneira no setor de prevenção de perdas, Segurança e Store Performance e possui profissionais especializados e atualizados sobre as boas práticas do varejo mundial.

Leia mais

Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC)

Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) Origem MCC Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) Anos 50: disciplinas de engenharia da confiabilidade Objetivo: estimar a confiabilidade de componentes, sistemas mecânicos e sistemas elétricos (principalmente).

Leia mais

MANUTENÇÃO PREDITIVA

MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 MANUTENÇÃO PREDITIVA conceito 2 É aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. objetivos 3 determinar, antecipadamente,

Leia mais

APOSTILA Implantação do Programa 5S

APOSTILA Implantação do Programa 5S APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação

Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação Elaboração: Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação e-mail: silvino.qualidade@gmail.com Telefone: (61) 3877-9576, 9631-3707 METODOLOGIA 5 M

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ELETROTÉCNICA ANSELMO JOSÉ LANGNER METODOLOGIA PARA AUDITORIA DA TERCEIRA FASE DA PIRÂMIDE ESTRUTURAL

Leia mais

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de As empresas estão buscando cada vez mais visibilidade e controle de sua operação através de tecnologias que demonstrem resultados e desburocratizem processos internos. A Cabtec atua na oferta e gestão

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

Módulo 2 Os seis elementos fundamentais que dão amparo à filosofia e à metodologia do TPM.

Módulo 2 Os seis elementos fundamentais que dão amparo à filosofia e à metodologia do TPM. Módulo 2 Os seis elementos fundamentais que dão amparo à filosofia e à metodologia do TPM. Visão dos elementos do TPM Com sua visão sistêmica, o TPM utiliza um conjunto de elementos, que serão descritos

Leia mais

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia Manutenção e Segurança Conceitos básicos e tipologia Não existem equipamentos, máquinas, instalações prediais e obras civis que sejam eternas e não necessitem de cuidados Riscos e ameaças são inerentes

Leia mais

Indústria 4.0 Bosch com a Pequena e Média

Indústria 4.0 Bosch com a Pequena e Média Bosch com a Pequena e Média 4º FÁBIO FERNANDES Especialista Bosch Agenda Conceito Implementação de novas tecnologias em plantas existentes Tecnologia para a vida e Conectados pela vida IoTS Internet das

Leia mais

GRUPO VI GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS EMPRESARIAIS APLICAÇÃO DA METODOLOGIA TPM EM EMPRESA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

GRUPO VI GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS EMPRESARIAIS APLICAÇÃO DA METODOLOGIA TPM EM EMPRESA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAE/016 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GRUPO VI GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS EMPRESARIAIS APLICAÇÃO DA METODOLOGIA TPM EM EMPRESA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Jorge Nassar

Leia mais

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS Pg. 1 CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE 2016 Pg. 2 Conceito Confiabilidade: é a probabilidade do equipamento desempenhar sua função, dentro de condições de operação especificadas,

Leia mais

MANUTENÇÃO ESTRATÉGICA: INTEGRAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO

MANUTENÇÃO ESTRATÉGICA: INTEGRAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO MANUTENÇÃO ESTRATÉGICA: INTEGRAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE PRODUÇÃO E MANUTENÇÃO WELLESON FEITOSA GAZEL (UNINOVE ) w.gazel@gmail.com Jose Antonio Arantes Salles (UNINOVE ) salles@uninove.br WESLEY GOMES FEITOSA

Leia mais

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM BUSCA DA EXCELÊNCIA

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM BUSCA DA EXCELÊNCIA SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM BUSCA DA EXCELÊNCIA SISTEMAS DE TRABALHO GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS A AGENDA SISTEMAS DE TRABALHO Introdução Gestão de Pessoas Gestão de Processos 1 SISTEMAS DE TRABALHO -

Leia mais

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin

Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA. Prof. Flavio Martin Unidade II ADMNISTRAÇÃO INTEGRADA Prof. Flavio Martin Objetivos da unidade Importância da adoção de mecanismos de padronização. Conhecimento das normas dos sistemas de gestão. família ISO 9000 família

Leia mais

Estudo de Caso: Impacto causado pela implantação do TPM na gestão de manutenção em uma indústria de médio porte da região de Irati Paraná

Estudo de Caso: Impacto causado pela implantação do TPM na gestão de manutenção em uma indústria de médio porte da região de Irati Paraná Estudo de Caso: Impacto causado pela implantação do TPM na gestão de manutenção em uma indústria de médio porte da região de Irati Paraná Case Study: Impact caused by TPM implementation in maintenance

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais