Regulamento da I CONFERÊNCIA DAS LICENCIATURAS biênio 2015/2016 CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regulamento da I CONFERÊNCIA DAS LICENCIATURAS biênio 2015/2016 CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA"

Transcrição

1 1 Regulamento da I CONFERÊNCIA DAS LICENCIATURAS biênio 2015/2016 PROGRAD/PRODOCÊNCIA CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA Art. 1º. A Conferência das Licenciaturas, biênio 2015/2016, promovida pela PROGRAD através do Programa Prodocência, tem como objetivo geral elaborar um documentoreferência para a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFFS e criar o Fórum das Licenciaturas. Art.2º. São objetivos específicos dessa Conferência: I Avaliar o percurso formativo das licenciaturas e de programas e projetos de Formação Continuada da Universidade Federal da Fronteira Sul neste período inicial de implantação ( ); II Articular o debate entre docentes das licenciaturas, docentes da Educação Básica, licenciandos e estudantes da Pós-Graduação, proporcionando, assim, um trabalho mais integrado entre escola e universidade; III Debater e propor subsídios para a organização pedagógica dos cursos de licenciatura nos processos de criação e de reformulação de seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC); IV Integrar todos os segmentos internos e externos no debate sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores numa abordagem sistêmica, com vistas a consolidar o papel das licenciaturas no âmbito do desenvolvimento regional na área de abrangência da Universidade; V Consolidar a Conferência como instância consultiva e propositiva, de articulação, organização e acompanhamento da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores; VI Construir diretrizes e estratégias para a elaboração do Documento de Referência para a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores; VII Criar o Fórum das Licenciaturas.

2 2 Art. 3º. A Conferência será coordenada por dois comitês: Comitê Organizador Institucional (COI) e Comitê Organizador do Campus (COC). Art 4º. O Comitê Organizador Institucional terá as seguintes funções: I Mobilizar, coordenar e organizar a Conferência; II Assegurar a participação efetiva da comunidade acadêmica e regional na Conferência; III Organizar o cronograma geral da Conferência; IV Acompanhar e assessorar os comitês organizadores dos campi; VI Constituir uma equipe de relatoria responsável pela sistematização dos trabalhos; VI Registrar todas as ações da Conferência em atas e relatórios próprios. Art. 5º O Comitê Organizador Institucional (COI) é composto por: I 02 (dois) representantes da Coordenação Geral do Prodocência; II 01 (um) representante do Comitê Organizador de cada campi; III 01 (um) representante da Pró-Reitoria de Graduação; IV 01 (um) representante institucional do COMFOR; V 01 (um) representante institucional do PIBID. Parágrafo único A Comissão Organizadora Institucional será presidida pela Coordenação Geral do Prodocência ou outro membro que a represente. Art 6º. O Comitê Organizador dos campi terá as seguintes funções: I Mobilizar, coordenar, organizar o debate e garantir a execução das etapas locais da Conferência, considerando os aspectos políticos, administrativos e financeiros, garantindo a participação efetiva da comunidade acadêmica e regional; II Organizar o cronograma das etapas locais da Conferência; III Constituir uma equipe de relatoria responsável pela sistematização dos trabalhos das etapas locais; IV Registrar todas as ações das etapas locais da Conferência em atas e relatórios próprios.

3 3 Art. 7º. Serão componentes do Comitê Organizador dos campi (COC): I. 02 (dois) representantes do Prodocência; II. 01 (um) representante dos coordenadores de curso de licenciatura do campus; III. O coordenador acadêmico do campus ou seu representante; IV. 01 (um) representante dos coordenadores de área do PIBID do campus. Parágrafo único O coordenador do COC será escolhido entre seus membros. Art. 8º. O tempo de permanência dos membros de ambos os comitês está vinculado ao desenvolvimento e à finalização dos trabalhos da Conferência. Art. 9º. A participação das plenárias locais e institucionais deverá garantir a representação de: I Todos os membros do Comitê Organizador do Campus; II Todos os coordenadores de cursos de licenciatura; III No mínimo 01 (um) representante do NAP de cada campus; IV No mínimo ⅓ (um terço) dos professores do Domínio Específico de cada licenciatura; V No mínimo 01 (um) representante do Domínio Comum por campus; VI No mínimo 01 (um) representante do Domínio Conexo por campus; VII No mínimo 01 (um) representante técnico-administrativo em educação por campus; VIII No mínimo 01 (um) representante discente de cada colegiado por campus; IX No mínimo 01 (um) participante do Conselho Comunitário de cada campus. 1º O COC tem a responsabilidade de viabilizar a participação, para fins da Plenária Institucional, de outros programas e projetos institucionais afins à Formação de Professores da Educação Básica, como COMFOR e PIBID.

4 4 2º Nas etapas locais o COC deverá estimular a participação de representantes da Educação Básica. 3º O COI definirá as representações máximas, em razão de orçamento disponível para a realização das etapas institucionais. Art. 10. Em todas as etapas deverá ser buscada a qualidade do debate, garantindo o processo democrático, o respeito à autonomia nas especificidades da área do conhecimento de cada licenciatura, a pluralidade, a representatividade dos segmentos sociais, numa visão ampla e sistêmica da educação. CAPÍTULO II DO TEMÁRIO E DA PROGRAMAÇÃO Art. 11. A primeira edição da Conferência das Licenciaturas da Universidade Federal da Fronteira Sul terá como tema: Construindo Diretrizes para a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores e o Fórum das Licenciaturas. CAPÍTULO III DAS ETAPAS E METODOLOGIA Art. 12. A Primeira Conferência das Licenciaturas da UFFS ocorrerá em quatro etapas: duas nos campi e duas institucionais, coordenadas pelos Comitês Organizadores dos campi (COCs) e pelo Comitê Organizador Institucional (COI), respectivamente. 1º Primeira etapa (local): será uma etapa de avaliação do processo de implantação dos cursos de licenciaturas na UFFS e de apontamento de eixos temáticos para construção de princípios, diretrizes e ações para a política de formação inicial e continuada de professores da UFFS.

5 5 I Essa etapa ocorrerá em três momentos: Plenária de Abertura, Grupos de Trabalho (GTs) e Plenária Final; II O COC organizará os Grupos de Trabalho (GTs) contemplando os seguintes eixos temáticos para avaliação das licenciaturas: a) Projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) das licenciaturas: consistência, fragilidades, inovação pedagógica, perfil do egresso, entre outros aspectos; b) Política de ingresso/permanência, evasão e retenção: avanços e fragilidades; c) Quadro docente das licenciaturas: titulação, produção, política e ações de formação continuada dos professores das licenciaturas na UFFS; d) Gestão pedagógica dos cursos de licenciatura: o papel do NDE, dos colegiados e do coordenador de curso; e) A relação das licenciaturas com a Educação Básica e com a comunidade regional: estágios, extensão, formação continuada, pesquisa, PIBID, entre outros; III Cada GT deverá ser composto por, no mínimo, um docente de cada colegiado dos cursos de licenciatura; IV O GT escolherá entre seus membros um coordenador e um relator; V O GT deverá, no final dos seus trabalhos, apresentar um texto-síntese das discussões e apontar temáticas conforme o disposto no 1º deste artigo; VI Os GTs deverão socializar suas discussões na Plenária Final dessa etapa; VII Os relatores dos GTs constituirão o grupo de sistematização que elaborará o texto final de avaliação das licenciaturas do campus e a organização das temáticas propostas. 2º O grupo de sistematização institucional será constituído por um membro do COI e um representante de cada grupo de sistematização local, indicado pelos seus pares. I O Grupo de Sistematização Institucional será responsável pela organização do documento preliminar de avaliação que será discutido na segunda etapa. 3º Segunda etapa (institucional): essa etapa será de discussão e de deliberação acerca do documento de avaliação elaborado pelo grupo de sistematização, bem como

6 6 dos eixos temáticos que irão compor o Documento de Referência para a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de professores da UFFS. I A terceira etapa será organizada em três momentos: Plenária de Abertura, Grupos de Trabalho (GTs) e Plenária Final; II Os GTs serão organizados conforme os eixos temáticos de avaliação da primeira etapa; III O GT escolherá entre seus membros um coordenador e um relator; IV O relator de cada GT encaminhará ao Grupo de Sistematização Institucional as alterações propostas; V O Grupo de Sistematização reorganizará o texto para ser submetido à Plenária Final; VI Nos GTs e na Plenária Final as propostas serão avaliadas e votadas, considerando-se as seguintes possibilidades: a) Aprovação integral; b) Aprovação com adição ao texto; c) Aprovação com supressão parcial do texto; d) Exclusão; e) Substituição. VI O Grupo de Sistematização Institucional e o COI organizarão a versão final do texto de avaliação e dos eixos temáticos e as orientações para a Terceira Etapa (local). 4 Terceira etapa (local): será uma etapa de aprofundamento teórico, discussão e proposição de princípios, diretrizes e ações para a Política de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFFS. I Essa etapa ocorrerá em três momentos: Plenária de Abertura, Grupos de Trabalho e Plenária Final. II O COC organizará os Grupos de Trabalho (GTs) contemplando os eixos temáticos deliberados na segunda etapa. III Cada GT deverá ser composto por, no mínimo, um docente de cada colegiado dos cursos de Licenciatura; IV O GT escolherá entre seus membros um coordenador e um relator;

7 7 V O GT deverá no final dos seus trabalhos apresentar um texto-síntese das discussões; VI Os GTs deverão socializar suas discussões na Plenária Final dessa etapa; VII Os relatores dos GTs constituirão o grupo de sistematização que elaborará o texto final a ser encaminhado ao grupo de sistematização institucional. 4º Quarta etapa (institucional): será uma etapa de deliberação final sobre os princípios, as diretrizes e as ações que irão compor o documento de referência para a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFFS. I A quarta etapa será organizada em três momentos: Plenária de Abertura, Grupos de Trabalho e Plenária Final; II Os GTs serão organizados conforme os eixos temáticos da terceira etapa; III O GT escolherá entre seus membros um coordenador e um relator; IV O relator de cada GT encaminhará ao Grupo de Sistematização Institucional as alterações propostas; V O Grupo de Sistematização reorganizará o texto para ser submetido na Plenária Final; VI Nos GTs e na Plenária Final as propostas serão avaliadas e votadas, considerando-se as seguintes possibilidades: a) Aprovação integral; b) Aprovação com adição ao texto; c) Aprovação com supressão parcial do texto; d) Exclusão; e) Substituição. VI O Grupo de Sistematização Institucional e o COI organizarão a versão final do texto. Parágrafo único O COI encaminhará o texto final da Primeira Conferência das Licenciaturas à presidência da Câmara de Graduação para que tramite na CGRAD como documento-referência para instituir a Política de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFFS.

8 8 CAPÍTULO IV DOS RECURSOS FINANCEIROS Art. 13. As despesas com a organização e a realização das etapas locais e institucionais da I Conferência das Licenciaturas correrão por conta de dotações orçamentárias consignadas ao Programa Prodocência e à Pró-Reitoria de Graduação e/ou por recursos de outras fontes. Parágrafo único A distribuição de recursos do Prodocência para etapas locais e institucionais deverá ser definida pela equipe institucional do Prodocência. CAPÍTULO V DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS Art. 14. Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos pelo Comitê Organizador Institucional (COI).

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFRRJ

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFRRJ UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE FORMAÇÃO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUAZEIRO BAHIA CAPÍTULO I DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS

REGIMENTO INTERNO DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUAZEIRO BAHIA CAPÍTULO I DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUAZEIRO BAHIA CAPÍTULO I DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - A Conferência Municipal de Educação, promovida pelo governo do município de Juazeiro-BA,

Leia mais

III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2018 REGIMENTO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA

III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2018 REGIMENTO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA III CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2018 REGIMENTO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA CONFERÊNCIA Art. 1º. O Colegiado de Educação da AMERIOS, através da Comissão Central Organizadora (CCO),

Leia mais

REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes

REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Anexo I Resolução CS nº 1/2017 REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Vitória Janeiro de 2017 SUMÁRIO TÍTULO I DO REGIMENTO E DE SEU OBJETIVOS......04

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE NORMATIVA Nº 10, DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC, DE - REGIMENTO INTERNO DA CONAE - CAPÍTULO I

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE NORMATIVA Nº 10, DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC, DE - REGIMENTO INTERNO DA CONAE - CAPÍTULO I REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONAE, DEFINIDO PELA COMISSÃO ORGANIZADORA, CONFORME O QUE DISPÕE A PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC, DE 2008. - REGIMENTO

Leia mais

Regimento Interno da Câmara de Graduação do Instituto Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista

Regimento Interno da Câmara de Graduação do Instituto Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista Regimento Interno da do Instituto Saúde e Sociedade do Da natureza Art.1º. A é órgão consultivo e deliberativo vinculado à Congregação/Conselho do e ao Conselho de Graduação. Do objetivo Art.2º. A do Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 319/2005-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 319/2005-CEPE RESOLUÇÃO Nº 319/2005-CEPE Aprova Regulamento do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais PEE. Considerando o contido no Processo CR nº 012685/2004, de 19 de julho

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 10/2016 Aprova as alterações no Regulamento dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Deficiência do IFPE. A Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM PERMANENTE DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFPE RECIFE, 2014 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. Aprova a criação e o Regulamento do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Aracaju/SE 2012 REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Capítulo I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS Art. 1º

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO FÓRUNS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO FÓRUNS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO FÓRUNS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO JUSTIFICATIVA A instituição de fóruns dos cursos de graduação da Universidade visa, por um lado, produzir a integração entre as várias áreas de formação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 38/2015 Aprova o Regimento Interno do Fórum de Pedagogia

Leia mais

Conferência Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Etapa Preparatória para a Conferência Nacional de Educação CONAE 2018 REGIMENTO INTERNO

Conferência Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Etapa Preparatória para a Conferência Nacional de Educação CONAE 2018 REGIMENTO INTERNO Conferência Estadual de Educação do Estado de São Paulo Etapa Preparatória para a Conferência Nacional de Educação CONAE 2018 REGIMENTO INTERNO São Paulo 2018 REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO II FÓRUM DE ENSINO UNEMAT. Educação, ciência e tecnologia em debate para o redimensionamento do ensino superior

REGULAMENTO DO II FÓRUM DE ENSINO UNEMAT. Educação, ciência e tecnologia em debate para o redimensionamento do ensino superior FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO REGULAMENTO DO II FÓRUM DE ENSINO UNEMAT Educação, ciência e tecnologia em debate para o redimensionamento do ensino superior Art. 1º- O II Fórum de Ensino Superior Educação, ciência

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA REGIMENTO DA PESQUISA UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERATIVIDADES GERAIS Art. 1º Este regulamento tem por objetivo orientar a apresentação,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEFINIDO PELA COMISSÃO ORGANIZADORA, CONFORME O QUE DISPÕE O REGIMENTO INTERNO DA CONAE.

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEFINIDO PELA COMISSÃO ORGANIZADORA, CONFORME O QUE DISPÕE O REGIMENTO INTERNO DA CONAE. REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEFINIDO PELA COMISSÃO ORGANIZADORA, CONFORME O QUE DISPÕE O REGIMENTO INTERNO DA CONAE. - REGIMENTO INTERNO - CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO E CARÁTER DA

Leia mais

Art. 1º - A 8ª Conferência de Saúde do DF, convocada pelo Governador do Distrito Federal por meio do

Art. 1º - A 8ª Conferência de Saúde do DF, convocada pelo Governador do Distrito Federal por meio do CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DA 8ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO DF APROVADO NA 273ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE SAÚDE DO DF, REALIZADA NO DIA 05 DE ABRIL DE 2011. Art. 1º - A 8ª Conferência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL IFRS CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL IFRS CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL IFRS CONSELHO SUPERIOR Resolução nº 094, de 25 de agosto de 2010. A Presidente do Conselho Superior do Instituto

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS DCHT CAMPUS XIX CAMAÇARI NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO Camaçari BA CAPÍTULO I Da Finalidade Art. 1º

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 13/2013 CONSUNI/CGRAD Institui o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFFS. A Câmara de Graduação do Conselho Universitário CGRAD/CONSUNI, da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, no

Leia mais

CAPÍTULO I DO OBJETIVO

CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. I. I CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PROPOSTO PELA SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES - SPM - DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E REFERENDADO PELO CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 089/2015 CONSU/IFAC.

RESOLUÇÃO Nº 089/2015 CONSU/IFAC. RESOLUÇÃO Nº 089/2015 CONSU/IFAC. Normatiza a criação, atribuições e funcionamento do Núcleo Docente Estruturante NDE dos cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.

Leia mais

REGULAMENTO DO NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES E DA FINALIDADE

REGULAMENTO DO NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES E DA FINALIDADE A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO DO NUCLEO

Leia mais

Virgínia Cardia Cardoso Coordenadora do COMFOR - UFABC

Virgínia Cardia Cardoso Coordenadora do COMFOR - UFABC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério de Educação Básica Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu

Leia mais

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES REGIMENTO DA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º São objetivos da 6ª Conferência Municipal das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades e gestores

Leia mais

CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS SETOR DE EDUCAÇÃO. Proposta de regimento

CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS SETOR DE EDUCAÇÃO. Proposta de regimento CENTRO DE ARTICULAÇÃO DAS LICENCIATURAS SETOR DE EDUCAÇÃO Proposta de regimento TÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º O Centro de Articulação das Licenciaturas do Setor de Educação é um órgão consultivo

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 128, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 128, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a instituição e definição das atribuições do Comitê de Extensão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O Presidente do DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MACHADO DE ASSIS SEÇÃO I Do Conceito do Colegiado de Curso Art. 1º

Leia mais

REGULAMENTO DA CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA FARESE - FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

REGULAMENTO DA CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA FARESE - FACULDADE DA REGIÃO SERRANA REGULAMENTO DA CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA FARESE - FACULDADE DA REGIÃO SERRANA CAPÍTULO I Natureza e Objetivos da CPA - Comissão Permanente de Avaliação Art. 1 A COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES Plantando Conhecimento para a Vida

Associação Educativa Evangélica FACULDADE RAÍZES Plantando Conhecimento para a Vida REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE CAPÍTULO I DAS CONSIDRAÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regulamento disciplina as atribuições e o funcionamento do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 43/2014

RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 43/2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 43/2014 Cria o Sistema Integrado de Núcleos de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) SINAce, aprova o respectivo

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 9º Congresso Regional de Psicologia (COREP) do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais - 4ª Região (CRP-MG) Etapa Regional do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TRÊS LAGOAS José Paulo Rímoli

REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TRÊS LAGOAS José Paulo Rímoli REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TRÊS LAGOAS José Paulo Rímoli 2017 CAPÍTULO I Da Finalidade Art. 1º - O Núcleo de Pesquisa e Extensão da FATEC SENAI TRÊS

Leia mais

REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE

REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA 11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE Curitiba / 2011 APROVADO NA 5ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

MANTENEDORA: FACULDADES INTEGRADAS BRASILEIRAS MANTIDA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA - FIB REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

MANTENEDORA: FACULDADES INTEGRADAS BRASILEIRAS MANTIDA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA - FIB REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE MANTENEDORA: FACULDADES INTEGRADAS BRASILEIRAS MANTIDA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA - FIB REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE REGULAMENTO CAPÍTULO I Das

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE CURSOS DE GRADUAÇÃO UTFPR

REGULAMENTO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE CURSOS DE GRADUAÇÃO UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Resolução

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 084/2015 CONSU/IFAC.

RESOLUÇÃO Nº 084/2015 CONSU/IFAC. RESOLUÇÃO Nº 084/2015 CONSU/IFAC. Dispõe sobre o Regulamento das Atribuições da Coordenação Técnico Pedagógica COTEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre IFAC. O PRESIDENTE SUBSTITUTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 25/2010/CS Florianópolis, 18 de Junho de 2010.

RESOLUÇÃO Nº 25/2010/CS Florianópolis, 18 de Junho de 2010. RESOLUÇÃO Nº 25/2010/CS Florianópolis, 18 de Junho de 2010. A PRESIDENTE DO DO IF-SC no uso das atribuições que lhe foram conferidas e atendendo as determinações da Lei 11.892/2008 de 29 de dezembro de

Leia mais

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Humanas e Sociais Curso de Graduação em Administração Pública

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Humanas e Sociais Curso de Graduação em Administração Pública Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Humanas e Sociais Curso de Graduação em Administração Pública REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Art. 2º - A Rede de Gestores de Política Públicas de Economia Solidária se constitui para cumprir os seguintes objetivos:

REGIMENTO INTERNO. Art. 2º - A Rede de Gestores de Política Públicas de Economia Solidária se constitui para cumprir os seguintes objetivos: REGIMENTO INTERNO Preâmbulo Em reunião ocorrida em Brasília, nos dias 7 e 8 de agosto de 2003, foi criada a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, ocasião em que foi aprovada a Carta

Leia mais

REGIMENTO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGIMENTO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS COMISSÃO PROPRIA DE AVALIAÇÃO COMISSÃO CENTRAL Avenida Prof.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 45/2015 Institui o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Leia mais

Regulamentação do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação em Mídias Digitais

Regulamentação do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Curso de Comunicação em Mídias Digitais - CCMD Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Universidade Federal da Paraíba Regulamentação do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Comunicação em Mídias

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (CPA/PUC Minas)

REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (CPA/PUC Minas) REGIMENTO DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (CPA/PUC Minas) TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1 - A Comissão Permanente de Avaliação (CPA)

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS OFERECIDOS PELA FATESP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS OFERECIDOS PELA FATESP REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS OFERECIDOS PELA FATESP Teresina PI /2014. REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º O presente Regulamento

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO CAFS

REGIMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO CAFS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS AMILCAR FERREIRA SOBRAL CAFS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO BR 343 KM 3,5 Bairro Meladão CEP 64.800-000 Floriano PI. Fone (89) 3522-0138 REGIMENTO DO

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente regimento disciplina a organização, as atribuições e

Leia mais

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES

REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES REGIMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) DO INSTITUTO FEDERAL DO TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1 - A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 49, DE 23 DE DEZEMBRO DE Considerando a reunião ordinária do Conselho Superior realizada no dia 1º de outubro de 2014,

RESOLUÇÃO CONSUP Nº 49, DE 23 DE DEZEMBRO DE Considerando a reunião ordinária do Conselho Superior realizada no dia 1º de outubro de 2014, RESOLUÇÃO CONSUP Nº 49, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014. A PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO IFSC no uso das atribuições que lhe foram conferidas e atendendo as determinações da Lei 11.892/2008 de 29 de dezembro

Leia mais

IV CONFERÊNCIA INTERMUNICIPALDE POLÍTICAS PARA AS MULHERES MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA- PARANÁ Mais direitos, participação e poder para as mulheres

IV CONFERÊNCIA INTERMUNICIPALDE POLÍTICAS PARA AS MULHERES MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA- PARANÁ Mais direitos, participação e poder para as mulheres REGULAMENTO Capítulo I Da Conferência Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade definir regras gerais de funcionamento da IV Conferência Intermunicipalde Políticas para as Mulherese estabelecer

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS 9º Congresso Regional de Psicologia (COREP) do Conselho Regional de Psicologia - Minas Gerais - 4ª Região (CRP-MG) Etapa Regional do 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

*DELIBERAÇÃO CES Nº 167 DE 07 DE MARÇO DE 2017 APROVA O REGIMENTO INTERNO DA 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DAS MULHERES.

*DELIBERAÇÃO CES Nº 167 DE 07 DE MARÇO DE 2017 APROVA O REGIMENTO INTERNO DA 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DAS MULHERES. *DELIBERAÇÃO CES Nº 167 DE 07 DE MARÇO DE 2017 APROVA O REGIMENTO INTERNO DA 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DAS MULHERES. O PLENÁRIO DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE, em sua 3ª Reunião Ordinária, realizada

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAPÍTULO I Da Natureza, Objetivos e Finalidades. Art. 1º O presente Regulamento contém disposições

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento do Núcleo de Extensão Universitária da Universidade São Francisco USF. RESOLUÇÃO CONSUN 5/2014 APROVA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NEXT DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS - UNILAGO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO São José do Rio Preto 2015 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Leia mais

REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ

REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ REGIMENTO INTERNO FÓRUM DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPO DE MARINGÁ Coordenação Geral Ministério Público do Trabalho Ministério do Trabalho Alcopar Fundação Isis Bruder Maringá, 09 de abril de 2009 FÓRUM DE

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DO IF BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM (Aprovado pela reunião de Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências da Computação em

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 DE 01 DE AGOSTO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 043 DE 01 DE AGOSTO DE 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CONSELHO SUPERIOR Avenida Professor Mário Werneck, nº. 2590,

Leia mais

REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO

REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO REGIMENTO DA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA CAPÍTULO I DO TEMÁRIO Art.1 º A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Campo Limpo Paulista terá como tema: Quem Muda a Cidade Somos

Leia mais

Regulamento contendo as Normas de Funcionamento dos LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFEs)

Regulamento contendo as Normas de Funcionamento dos LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFEs) Regulamento contendo as Normas de Funcionamento dos LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES (LIFEs) CAPÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º - Os Laboratórios Interdisciplinares

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I

MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I MINUTA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS Art. 1º A Política de Assistência Estudantil é definida

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O N.º 01/2015

R E S O L U Ç Ã O N.º 01/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Campus Avançado de Jandaia do Sul Colegiado de Licenciatura em Ciências Exatas R E S O L U Ç Ã O N.º 01/2015 Regimentar o Núcleo Docente Estruturante

Leia mais

Coordenadoria de Graduação na Área da Saúde

Coordenadoria de Graduação na Área da Saúde Coordenadoria de Graduação na Área da Saúde Apresentação: A Coordenadoria da Saúde (CoorSaúde), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é resultado do movimento de implantação das Diretrizes Curriculares

Leia mais

DECRETO. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea a, da Constituição Federal,

DECRETO. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea a, da Constituição Federal, DECRETO Convoca a 1ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea a, da Constituição Federal, DECRETA:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Regimento do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos Diurno e Noturno de Ciências

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA NÚCLEO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/2018 - CAS Estabelece a Política de Avaliação Institucional da Universidade Positivo. O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior da Universidade Positivo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 006/2012 CONSUNI Homologa o Regimento Interno da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Fronteira Sul. O Conselho Universitário CONSUNI, da Universidade Federal da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE BIOMEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE BIOMEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE BIOMEDICINA REGIMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) DO CURSO DE BIOMEDICINA DA UFG/CAJ Dispõe sobre o Regimento Interno do NDE do curso de Biomedicina

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA RESOLUÇÃOO Nº 1.903, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013 Aprova o Regimento do Congresso Brasileiro de Economia - CBE. O CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA, no uso de suas atribuições legais e regulamentares conferidas

Leia mais

Art. 5. São atribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE):

Art. 5. São atribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE): REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) CAPÍTULO I Das considerações Preliminares Art. 1. O presente Regulamento dispõe sobre a composição e funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO PRÓPRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE CESUMAR DE PONTA GROSSA. CAPÍTULO I DA NATUREZA, OBJETIVOS E FINALIDADES. Art. 1º O

Leia mais

DECRETA: Capítulo I DOS OBJETIVOS DA VI CMS

DECRETA: Capítulo I DOS OBJETIVOS DA VI CMS DECRETO Nº 51/2014, DE 20 DE JUNHO DE 2014. O PREFEITO MUNICIPAL DE CORRENTE, ESTADO DO PIAUÍ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 74, IV, da Lei Orgânica do Município, e atendendo o disposto

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 040 CONSUPER/2015 Dispõe sobre o Regulamento de Visita Técnica do. O Presidente do do IFC, Professor Francisco José Montório Sobral, no uso de suas atribuições conferidas pelo Decreto de 24/01/2012,

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO DO IFRS CAMPUS ERECHIM

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO DO IFRS CAMPUS ERECHIM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Erechim REGULAMENTO DOS

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DA FACULDADE DE MEDICINA. Art. 1º. O presente Regulamento disciplina as atribuições e o funcionamento do

REGIMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DA FACULDADE DE MEDICINA. Art. 1º. O presente Regulamento disciplina as atribuições e o funcionamento do REGIMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Dispõe sobre a composição, atribuições e funcionamento do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Medicina

Leia mais

NOTA TÉCNICA NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

NOTA TÉCNICA NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Avenida NS15, Quadra 109 Norte, Plano Diretor Norte 77001-090 Palmas/TO (63) 3232-8032 www.uft.edu.br/prograd prograd@uft.edu.br NOTA TÉCNICA

Leia mais

Art. 1º Instituir o Programa de Monitoria de Ensino da Universidade Federal da Fronteira Sul, conforme disposto nesta Resolução.

Art. 1º Instituir o Programa de Monitoria de Ensino da Universidade Federal da Fronteira Sul, conforme disposto nesta Resolução. RESOLUÇÃO Nº 1/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018 Institui o Programa de Monitoria de Ensino no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul. A Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis (CGAE) do Conselho Universitário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL RESOLUÇÃO Nº 55/2008-CONSUNI/UFAL, de 10 de novembro de 2008. APROVA NORMAS QUE DISCIPLINAM O PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DE CLASSE, COLEGIADO DE CURSO E NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO CONSELHO DE CLASSE, COLEGIADO DE CURSO E NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 REGULAMENTO DO CONSELHO DE CLASSE, COLEGIADO DE CURSO E NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE Dispõe sobre o Regulamento dos Conselho de Classe, Colegiado de Curso e Núcleo Docente Estruturante do Instituto Federal

Leia mais

FACULDADE SÃO PAULO MANTIDA PELA SOCIEDADE SÃO PAULO DE ENSINO SUPERIOR SSPES REGULAMENTO DO NDE

FACULDADE SÃO PAULO MANTIDA PELA SOCIEDADE SÃO PAULO DE ENSINO SUPERIOR SSPES REGULAMENTO DO NDE FACULDADE SÃO PAULO MANTIDA PELA SOCIEDADE SÃO PAULO DE ENSINO SUPERIOR SSPES REGULAMENTO DO NDE 1 REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) Artigo 1º - O Núcleo Docente Estruturante é órgão de

Leia mais

REGIMENTO 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DAS MULHERES DE VARGINHA

REGIMENTO 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DAS MULHERES DE VARGINHA CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE VARGINHA CMSV Rua Delfim Moreira, 246, Centro, Varginha MG CEP 37002-070, Fone: (35) 3690-2211 Website: www.conselhodesaudedevarginha.org REGIMENTO 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 52/2013, DE 27 DE AGOSTO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 52/2013, DE 27 DE AGOSTO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 52/2013, DE 27 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO PARA CONFERÊNCIA MUNICIPAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE, ABRANGÊNCIA E COMPOSIÇÃO

PROPOSTA DE REGULAMENTO PARA CONFERÊNCIA MUNICIPAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE, ABRANGÊNCIA E COMPOSIÇÃO 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 2ª CNDRSS Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário PROPOSTA DE REGULAMENTO PARA CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Faculdade Adventista da Bahia CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Regulamento de NÚ CLEO DOCENTE ESTRÚTÚRANTE (NDE) Cachoeira Bahia 2013 TÍTULO I DA IDENTIFICAÇÃO E DOS OBJETIVOS Capítulo I DA IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013/2014, DE 26 DE MARÇO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 013/2014, DE 26 DE MARÇO DE 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Rua Ciomara Amaral de Paula, 167 Bairro Medicina 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone: (35)

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CPA

REGIMENTO INTERNO CPA REGIMENTO INTERNO CPA REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL CPA ESTÁCIO /FIB CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este Regimento, disciplina a organização e o funcionamento

Leia mais

LEI N , DE 25 DE AGOSTO DE 2011

LEI N , DE 25 DE AGOSTO DE 2011 LEI N. 4.102, DE 25 DE AGOSTO DE 2011 Institui o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e dá outras providências. seguinte lei: A Câmara Municipal de Ituiutaba decreta e eu sanciono a Art. 1º Fica instituído

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola R E S O L U Ç Ã O N.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola R E S O L U Ç Ã O N. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola R E S O L U Ç Ã O N.º 01/2015 Regimentar o Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso de Engenharia

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO CAPÍTULO I Da Natureza e Composição Art.1º O Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo é um órgão consultivo

Leia mais

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I Dos Objetivos Art. 1º - O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO.

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO. REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO NACIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CONATENF CAPÍTULO I DA NATUREZA, FINALIDADE, FUNCIONALIDADE E FORO. Art. 1º A Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) CÂMPUS IRATI

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) CÂMPUS IRATI REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) CÂMPUS IRATI CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 O Núcleo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 11, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 11, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sessão de 20/10/2010, no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 19 do Estatuto e os artigos

Leia mais