É uma estrutura, uma base fixa que estabelece padrões para colunas, espaços, tipografia, margens e distribuição dos principais elementos gráficos, a

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "É uma estrutura, uma base fixa que estabelece padrões para colunas, espaços, tipografia, margens e distribuição dos principais elementos gráficos, a"

Transcrição

1 Formato gráfico É a linguagem da revista. Uma espécie de código que o leitor reconhece e decifra rapidamente, um fio unificador, um sistema subliminar de apresentação do conteúdo.

2 É uma estrutura, uma base fixa que estabelece padrões para colunas, espaços, tipografia, margens e distribuição dos principais elementos gráficos, a hierarquia e a sequência de leitura, seja pelo tamanho ou impacto das imagens e palavras.

3 Isso inclui o tamanho da revista, o papel, a grade, o espelho, a tipografia, o desenho das seções, dos títulos, chamadas de texto, cores, estilo das imagens e layout. Um bom formato é feito sob medida para uma determinada revista, de acordo com seu público leitor, sua missão e seus objetivos específicos.

4 A principal consideração na criação do formato é a unidade visual. O leitor abre cada edição esperando similaridade e continuidade no formato; a mudança e as surpresas ficam por conta dos temas cobertos pelas matérias.

5 Os principais elementos que contribuem para dar unidade são a grade (número de colunas e margens); constância na tipografia, como, por exemplo, usar ao longo da revista uma única fonte que tenha uma variedade de estilos; usar a mesma fonte no logotipo e nas seções; recursos gráficos como iniciar as matérias com uma capitular; elementos repetitivos no mesmo lugar; esquema de cor, entre outros.

6 Características físicas Onde a revista será lida? Em casa, no avião, no metrô? Tem de caber na bolsa ou na pasta? Boa de segurar? Muitas páginas? Maleável? Será enviada pelo correio? Tamanho maior significa luxo ou elegância, tamanho pequeno é jeitoso e econômico; formato tabloide dá ideia de notícia e atualidade. A primeira decisão: qual é a estrutura física necessária? Quantas páginas? Que papel? Depende do dinheiro disponível, de quanto o leitor está disposto a pagar e da adequação conteúdo editorial.

7 Tamanho: A maioria das revistas tem um tamanho padrão de 27x20 cm. É mais barato, bom para segurar, cabe na bolsa ou na pasta, pode ser levada praticamente a qualquer lugar, mais importante, a maioria dos anúncios são produzidos no formato-padrão.

8 Um tamanho maior do que o padrão é mais sofisticado, se destaca de outras revistas e permite maior impacto com fotos grandes. Mas é mais caro e pode gerar perda de papel. Além disso, não é prático para segurar, transportar, ler no metrô ou no avião.

9 Papel: Embora todos sonhem em ter sua revista impressa no papel da melhor qualidade, muitas vezes têm de abrir mão desse luxo. Mas não há papel que garanta o sucesso de nenhuma revista. A seguir as características e aplicações básicas do papel:

10 Peso ou gramatura: Os papéis são identificados pela sua gramatura, variando normalmente de 50 a 350 gramas. Quanto maior o peso, mais caro o papel e mais pesada a revista, o que significa maior custo de distribuição pelo correio.

11 Formato ou medidas: Quantas páginas da revista cabem na folha do papel em que ela será impressa? Um formato bem definido proporciona melhor aproveitamento e evita o desperdício. Um centímetro a mais ou a menos pode tornar tanto o custo quanto o desperdício menores. Sem falar no prejuízo ecológico. Antes de definir as medidas, é bom consultar a tabela de aproveitamentos mais comuns fornecidos pelas gráficas.

12 Hoje há basicamente 2 sistemas em vigor: o sistema internacional (A4 e derivados) adotado na maioria dos países, e os formatos adotados nos EUA e Canadá (como carta ou letter, ofício ou legal e tabloide).

13 Cor: O grau de alvura determina a aplicação do papel. Os mais alvos são melhores para a reprodução em 4 cores. Papéis levemente amarelados evitam o cansaço visual. Opacidade: O papel transparente revela os textos e as imagens de uma página em relação a seu verso.

14 Textura: Os papéis de impressão são classificados em 2 grandes grupos, quanto à textura: os revestidos e os não revestidos. Revestidos: são aqueles com uma fina camada de substâncias minerais (mais comumente o caolim) que lhe dão uma aparência lisa e polida. Podem ser brilhantes ou foscos e aplicados em uma ou nas 2 faces do papel. Têm excelente reprodução de cores e brilho, alta definição de imagens, superior qualidade de impressão.

15 Isso porque têm microporosidade, ou seja, quando o tinta é depositada, permanece na superfície do papel é pouco absorvida. O mais conhecido deles é o couchê, sinônimo de sofisticação e indicado para a impressão de publicações de arte, arquitetura, moda ou gastronomia. O custo elevado faz dele um papel restrito a revistas segmentadas, de público específico e com baixas tiragens. No entanto, é utilizado na confecção das capas da maioria das publicações.

16 Não revestidos: Sua aparência é mais rugosa, são macroporosos e absorvem muito mais tinta, dando à impressão um aspecto lavado, sem vida. São compostos basicamente de fibra recicladas e pasta de madeiras. São ideais para grandes tiragens em que a qualidade das imagens não tem tanta relevância.

17 Calandrados: Tanto os papéis revestidos quanto os não revestidos podem ser calandrados. Ou seja, têm a superfície polida e lustrada por uma calandra, que é uma máquina com um conjunto de cilindros que ao pressionar o papel lhe conferem uma aparência acetinada. É um papel mais econômico, pois mesmo não sendo revestido, tem um acabamento mais uniforme. É o tipo mais usado na impressão do miolo das revistas. O preferido das revistas brasileiras é o LWC (Light Weight Coated).

18 Papel jornal: É fabricado em rolos para prensas rotativas, ou em folhas lisas para a impressão comum em prensas planas. A superfície pode, ainda, variar de áspera, alisada e acetinada. Suas aplicações são em impressão de jornais e alguns tipos de revistas.

19 Custo: O papel corresponde de 50% a 60% do custo industrial de uma publicação. O que considerar na sua escolha: Preço de capa: quanto o leitor está disposto a pagar? A resposta vai determinar os limites do preço do papel. Tiragem: acima de 50 mil exemplares, o custo do papel couchê é quase proibido.

20 Máquinas de impressão: Podem ser máquinas rotativas (de alta velocidade, para revistas de grande circulação, que precisam imprimir muito em pouco tempo) ou máquinas planas (para tiragens baixas ou sem tanta urgência). Nas rotativas são utilizados papéis de baixas gramaturas para se obter um preço melhor. Mas o custo inicial do tempo de colocação e acerto do papel nessas máquinas é alto. Em baixas tiragens, a economia no preço de papel pode ser menor que o custo do acerto de máquina. Abaixo de 20 mil exemplares não vale a pena.

21 Acabamento: Lombada: Pode ser canoa (os cadernos da revista são presos com grampos) ou quadrada (as páginas são coladas). A canoa é ideal para publicações com espessuras que variam entre 3 e 20 mm, com um mínimo de 8 pg, porque o grampo não segura uma grande quantidade de páginas. Já a lombada quadrada, mais cara, é adequada para publicações que têm 70 mm de espessura ou mais.

22 Plastificação: É uma película aplicada na capa ou página que dá um aspecto brilhante. Laminação: É uma película aplicada, mas com brilho aveludado. Verniz: Ressalta o brilho do papel. Pode ser aplicado em toda a área de impressão ou ainda em áreas específicas.

23 Grade É uma divisão matemática do espaço da página em um determinado número de colunas verticais e fileiras horizontais. Seu objetivo é guiar a organização dos elementos gráficos da página fotos, textos e ilustrações. Ajuda a estabelecer o formato da revista, que pode ter uma aparência calma e relaxante ou movimentada.

24 Também ajuda a ganhar tempo, porque o diretor de arte não tem de reinventar a roda a cada edição. Pense na grade como um contêiner no qual se acondiciona o conteúdo editorial. Bem desenhada, confere às páginas um sentido de continuidade e equilíbrio que torna os layouts lógicos, organizados, legíveis e visualmente atraentes.

25 Diretores de arte preferem adotar grades simples e trabalhar criativamente nos seus espaços. A regra básica é: matérias com bastante texto pedem grades simples; as que têm muitas fotos, requerem grades mais complexas.

26 A definição do número de colunas depende também dos anúncios. Se a revista aceita anúncios quebrados, ou seja, anúncios de menos de uma página meia página, um terço ou um quarto de página -, a colunagem precisa prever os espaços adequados para a sua colocação.

27 Um anúncio de meia página vertical demanda uma grade com 2 ou 4 colunas. Os anúncios de um terço pedem 3 colunas. A combinação de 2 ou 3 colunas é a mais utilizada. Elas podem ser mais ou menos largas, de acordo com a necessidade. Têm maior sentido de movimento e mais flexibilidade na utilização do espaço em branco; o texto pode contornar fotos; as fotos podem ultrapassar colunas; as margens podem ser mudadas; oferece mais opções para o uso de boxes.

28 Muitas revistas têm diferentes grades para diferentes partes do editorial. Por exemplo, as seções podem ter uma grade de 3 colunas com bastante espaço para pequenas fotos. Mesmo revistas de vanguarda em design, com i- D, partem da grade para depois desconstruí-la e aplicam a ela um sistema mais dinâmico e anárquico, uma espécie de caos controlado com seus próprios sistemas e regras.

29 A grade é um instrumento, não uma camisa de força saber fugir dela é tão importante quanto saber usá-la. Grade simples: composta por 3 unidades. Grade 3x3: os elementos fotos, textos, ilustrações se encaixam nessas unidades, mesmo que atravessem os limites.

30 Uma coluna: funciona para a apresentação de uma seção ou matérias importantes, ou para a carta do editor.

31 Duas colunas: é, em geral, usado para as matérias ou seções mais importantes. Quanto mais largas as colunas de texto, mais importante a percepção de importância para seu conteúdo.

32 Três colunas: as fotos ou destaque preenchem o espaço de uma, duas ou três colunas e podem ser sangradas, ou seja, sem margem. A aparência é formal, organizada e fácil de ler.

33 Quatro colunas: seções pequenas podem usar 4 colunas e serem colocadas ao lado de anúncios de meia e um quarto de páginas.

34 Colunas modulares: revistas mais sofisticadas têm grades modulares com muitas unidades. Essa grade começa com 5 ou 7 partes iguais na página, o que permite grande flexibilidade. As colunas podem ser agrupadas formando 2, 3, 4 ou 5 colunas por página. Funciona para o uso de colunas-box, facilita a colocação de fotos pequenas, assim como elementos visuais grandes e sangramentos dramáticos.

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA PAPÉIS PARA IMPRESSÃO GRÁFICA Processo de fabricação, características e principais tipos. PAPEL/História O processo de fabricação de papel, que conhecemos hoje, é baseado em um processo chinês, desenvolvido

Leia mais

Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 4 - Papéis e acabamentos professor Rafael Hoffmann Papéis Papéis Subtítulo Conhecer: - os papéis existentes no mercado; - as suas características; - sua aplicação. Porque: - afeta a qualidade

Leia mais

GUIA COMPLETO DE ARTE FINAL PARA DESIGNERS

GUIA COMPLETO DE ARTE FINAL PARA DESIGNERS GUIA COMPLETO DE ARTE FINAL PARA DESIGNERS Um manual indispensável para os profissionais do segmento (mesmo para os mais experientes). GUIA COMPLETO DE ARTE FINAL PARA DESIGNERS Um manual indispensável

Leia mais

Processos Tecnologia Gráfica Substratos

Processos Tecnologia Gráfica Substratos Processos Tecnologia Gráfica Substratos Substratos: suportes de impressão Toda superfície que venha a receber uma impressão é chamada de suporte ou substrato na indústria Gráfica. Há uma diversidade enorme

Leia mais

Produção Gráfica. Acompanhamento do processo de uma peça desde sua criação; Conhecimento técnico de matéria-prima;

Produção Gráfica. Acompanhamento do processo de uma peça desde sua criação; Conhecimento técnico de matéria-prima; Produção Gráfica É o conjunto de processos e atividades auxiliares que visa reproduzir, em qualquer número e cópias, escritos e imagens a partir de uma matriz; Acompanhamento do processo de uma peça desde

Leia mais

MODELOS E APROVEITAMENTO

MODELOS E APROVEITAMENTO prodgraf - usjt PRODUÇÃO DE PAPEL MODELOS E APROVEITAMENTO A HISTÓRIA DO PAPEL > A palavra "papel" originou-se do termo grego papyrus, que significa junco. O predecessor do verdadeiro papel foi desenvolvido

Leia mais

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE MATERIAIS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS (Versão 1.0 JUN/2016)

Leia mais

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin

EDITORAÇÃO EM JORNALISMO. Profa. Lívia Saggin EDITORAÇÃO EM JORNALISMO Profa. Lívia Saggin Diagramação de jornais No caso de um jornal, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais desse impresso. As principais linhas editoriais

Leia mais

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE MATERIAIS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS (Versão 1.1 OUT/2016)

Leia mais

PAPÉIS, GRAMATURAS E PRINCIPAIS USOS

PAPÉIS, GRAMATURAS E PRINCIPAIS USOS 1 Introdução Iremos falar dos papéis mais usados, seus formatos e gramaturas. Existe uma grande variedade de papéis, aliás, a cada dia as fábricas lançam mais tipos fantasia, porém os mais usados são:

Leia mais

TIPOS DE PAPEL. Tecnologia ao seu alcance!

TIPOS DE PAPEL. Tecnologia ao seu alcance! TIPOS DE PAPEL O papel e suas principais características. O papel é o componente principal no sistema de impressão. É o suporte para nossas idéias, tanto em impressos editoriais, promocionais ou comerciais.antes

Leia mais

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO

Prof. Wanderlei Paré PLANEJAMENTO OS QUATRO PRINCÍPIOS DO DESIGN. PROXIMIDADE ITENS RELACIONADOS ENTRE SI, DEVEM SER AGRUPADOS. QUANDO VÁRIOS ÍTENS ESTÃO PRÓXIMOS, TORNAM-SE UMA UNIDADE VISUAL E NÃO VÁRIAS UNIDADES INDIVIDUALIZADAS. ISSO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO CDURP - LISTA DE MATERIAIS TIRAGEM/ TAMANHO

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO CDURP - LISTA DE MATERIAIS TIRAGEM/ TAMANHO 1 Banner vinil M² em policromia impresso em vinil adesivo m² 2 Banner lona M² em policromia impresso em lona m² Prova digital reduzida ou parte da arte em escala 1/1 em tamanho A3 Prova digital reduzida

Leia mais

PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO ECO-UFRJ Prof. Paulo César Castro

PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO ECO-UFRJ Prof. Paulo César Castro PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO ECO-UFRJ Prof. Paulo César Castro ESQUEMA DE CORTE DE PAPÉIS O papel é o principal insumo dos processos de impressão, visto ser o maior responsável pela qualidade do

Leia mais

E-BOOK sobre ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ORÇAMENTO DE MATERIAIS GRÁFICOS

E-BOOK sobre ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ORÇAMENTO DE MATERIAIS GRÁFICOS E-BOOK sobre ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ORÇAMENTO DE MATERIAIS GRÁFICOS #BlogDaLuri Qual o melhor formato? Quanto Custa? Qual o melhor acabamento? Qual o papel? AS ESPECIFICAÇÕES DE UM MATERIAL GRÁFICO

Leia mais

MÍDIA OFFLINE MÍDIA ONLINE INSTITUCIONAL

MÍDIA OFFLINE MÍDIA ONLINE INSTITUCIONAL DESCONTOS ESPECIAIS! INSTITUCIONAL PERFIL DO PÚBLICO MÍDIA OFFLINE MÍDIA ONLINE TV CORPORATIVA FALE CONOSCO INSTITUCIONAL Atualmente, a APCD ocupa um lugar de destaque no cenário da Odontologia mundial

Leia mais

Tabela de Preços JANEIRO

Tabela de Preços JANEIRO Tabela de Preços JANEIRO - 2011 TABELA DE PREÇOS 2013 1 página indeterminada 20,2 x 26,6 172.700 2ª capa + página 3 40,44 x 26,66 438.800800 3ª capa 20,2 x 26,6 232.700 4ª capa 20,2 x 26,6 258.700 2/3

Leia mais

RECEITUÁRIOS / BLOCOS / TALÕES

RECEITUÁRIOS / BLOCOS / TALÕES RECEITUÁRIOS / BLOCOS / TALÕES Receituários * Impresso em papel sulfite 75 grs * formato 15 x 21 cm * Papel colorido: amarelo, verde, rosa, azul e salmão com acréscimo de R$ 1,00 por bloco * blocos com

Leia mais

Válida a partir de 01 de abril de 2018

Válida a partir de 01 de abril de 2018 Válida a partir de 01 de abril de 2018 Primeiro Caderno (Preços para cm/col, cor ou pb, inclui Caderno de Esportes) Páginas Indeterminadas Dias úteis Domingo Indústria - Mercado Financeiro - Segurador

Leia mais

Páginas Indeterminadas Dias úteis Domingo. Indústria - Mercado Financeiro - Segurador - Serviços 1.930, ,00

Páginas Indeterminadas Dias úteis Domingo. Indústria - Mercado Financeiro - Segurador - Serviços 1.930, ,00 VÁLIDA A PARTIR DE 01 DE JANEIRO DE 2019 Primeiro Caderno (Preços para cm/col, cor ou pb, inclui Caderno de Esportes) Páginas Indeterminadas Dias úteis Domingo Indústria - Mercado Financeiro - Segurador

Leia mais

UMA TECNOLOGIA SUBLIME

UMA TECNOLOGIA SUBLIME 1 UMA TECNOLOGIA SUBLIME A sublimação da Roland DG oferece novos horizontes aos negócios dedicados ao têxtil, rotulagem, moda, roupa desportiva, decoração e personalização INTRODUÇÃO À SUBLIMAÇÃO Sem dúvida,

Leia mais

Lista de Preços Válida para Setembro/2017. Capas 12

Lista de Preços Válida para Setembro/2017. Capas 12 Discos feitos com ALMA LP 12 Lista de Preços Válida para Setembro/2017 Rótulos (12 e 7 ) 140 g 180 g 6.390,00 7.200,00 Não 21,30 24,00 disponível 8.600,00 10.,00 ainda 17,20 21,00 14.800,00 20.000,00 14,80

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO SUPERINTENDÊNCIA DE AQUISIÇÕES GOVERNAMENTAIS Autorização de Compra

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO SUPERINTENDÊNCIA DE AQUISIÇÕES GOVERNAMENTAIS Autorização de Compra 273 Processo N : 7947 EMAT EMAT FDAÇÃO IVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO 27 28 Nº Nota Dotação Subelemento Elemento Despesa Plano Interno Fonte Recurso 26273 2 63 63 222362799 - ESTADO 222362799 - ESTADO

Leia mais

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR 1 1 12/00308 TÍTULO: CARTAZ - POESIA DA LINHA E DO CORTE DE LASAR SEGALL UND 1.000 FORMATO: 40 X 60 CM PAPEL: COUCHÉ BRILHO 115G/M2 CORES: 5/0 - (PANTONE 871 - DOURADO) ACABAMENTO: CORTE RETO E APLICAÇÃO

Leia mais

Modelos de Livros Fotográficos

Modelos de Livros Fotográficos Modelos de Livros Fotográficos Observação: o conteúdo deste documento foi elaborado e pertence à empresa parceira da JCDigital que produz os Livros Fotográficos, denominados aqui como Fotolivro. Tamanhos

Leia mais

Restaurantes, escritórios, consultórios, cabelereiros, clínicas de beleza, panificadoras e lojas

Restaurantes, escritórios, consultórios, cabelereiros, clínicas de beleza, panificadoras e lojas midia kit Revista revide Lançada em 14 de julho de 1986, a Revide é a única revista semanal de Ribeirão Preto e a mais antiga em circulação na cidade e região, com 31 anos de sucesso absoluto completados

Leia mais

CENEX Manual de Identidade Visual

CENEX Manual de Identidade Visual CENEX Manual de Identidade Visual Janeiro 2013 Índice 1. Sistema Básico 1.1 Assinatura Institucional Versão Preferencial Horizontal 2 1.2 Assinatura Institucional Versão Vertical 3 1.3 Área de Proteção

Leia mais

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ ESTILOS CADA PROJETO GRÁFICO PRÓPRIAS. TEM SUAS CARACTERÍSTICAS UM LIVRO SERÁ DIFERENTE DE UM JORNAL, UM JORNAL DIFERENTE DE UMA REVISTA, UMA REVISTA SERÁ DIFERENTE DE

Leia mais

1 de 7 23/01/ :05

1 de 7 23/01/ :05 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO 1 de 7 23/01/2017 09:05 Defensoria Pública da União Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00146/2016 (SRP) Às 17:56 horas do dia 20 de janeiro de 2017, após

Leia mais

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA ÁLBUM, FOTOLIVRO E PHOTOBOOK

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA ÁLBUM, FOTOLIVRO E PHOTOBOOK FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA ÁLBUM, FOTOLIVRO E PHOTOBOOK KAREN LYNNE DEJEAN Relatório apresentado como parte das exigências para conclusão do Módulo 6 do curso de Fotografia. Joinville, SC Janeiro de 2017

Leia mais

Relação de Itens Campus Santa Rosa do Sul Campus Avançado Sombrio

Relação de Itens Campus Santa Rosa do Sul Campus Avançado Sombrio Relação de Itens Campus Santa Rosa do Sul Campus Avançado Sombrio Pregão Eletrônico (SRP) nº 05/2015 - Processo nº 23352.000285/2015-89 IFC Campus Fraiburgo Item Especificações Unid. Quantd. Valor unitário

Leia mais

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação.

DIAGRAMAÇÃO. Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO DIAGRAMAÇÃO Ato de distribuir na representação gráfica o conteúdo de uma publicação. DIAGRAMAÇÃO Diagramar uma página significa muito mais que apenas dispor textos, fotos e ornamentos no papel;

Leia mais

> A palavra "papel" originou-se do termo grego papyrus, que significa junco. O predecessor

> A palavra papel originou-se do termo grego papyrus, que significa junco. O predecessor PRODUÇÃO DE PAPEL MODELOS E APROVEITAMENTO A HISTÓRIA DO PAPEL > A palavra "papel" originou-se do termo grego papyrus, que significa junco. O predecessor do verdadeiro papel foi desenvolvido pelos egípcios

Leia mais

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS Noções básicas de planejamento visual Projetos Gráficos Sem entrar no mérito de uma definição exata, pode-se dizer que todo design gráfico tem como objetivo a sua reprodução

Leia mais

projetando com música:

projetando com música: projetando com música: projeto gráfico editorial de livro sobre o processo de produção artesanal de violões. 2 Projetando com Música Acadêmico: William Müller Varella Orientador: Carlos Davi Matiuzzi da

Leia mais

Formatos de anúncios. Especificações técnicas. PÁGINA DUPLA 41,0 x 27,0 cm 42,0 x 28,0 cm sangrado. 1/2 PÁGINA 20,5 x 13,5 cm 21,5 x 14,5 cm

Formatos de anúncios. Especificações técnicas. PÁGINA DUPLA 41,0 x 27,0 cm 42,0 x 28,0 cm sangrado. 1/2 PÁGINA 20,5 x 13,5 cm 21,5 x 14,5 cm Formatos de anúncios Especificações técnicas PÁGINA DUPLA 41,0 x 27,0 cm 42,0 x 28,0 cm sangrado + Formato São as dimensões do anúncio. 1 PÁGINA 20,5 x 27,0 cm 21,5 x 28,0 cm sangrado 1/2 PÁGINA 20,5 x

Leia mais

Páginas Indeterminadas Dias úteis Domingo. Indústria - Mercado Financeiro - Segurador - Serviços - Branded Content* 1.930,00 2.

Páginas Indeterminadas Dias úteis Domingo. Indústria - Mercado Financeiro - Segurador - Serviços - Branded Content* 1.930,00 2. VÁLIDA A PARTIR DE 01 DE JANEIRO DE 2019 Primeiro Caderno (Preços para cm/col, cor ou pb, inclui Caderno de Esportes) Páginas Indeterminadas Indústria Mercado Financeiro Segurador Serviços Branded Content*

Leia mais

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas

REVISÃO N1. I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas. II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas REVISÃO N1 Projeto Gráfico Jornal I Projeto Gráfico Revista Capa, Primeiras Páginas II Projeto Gráfico Revista Publicação, Páginas Internas III Projeto Gráfico Revista Leis compositivas e desfile IV Projeto

Leia mais

Design da Informação. Repetição e Contraste. Aula 07. Prof. Dalton Martins

Design da Informação. Repetição e Contraste. Aula 07. Prof. Dalton Martins Design da Informação Repetição e Contraste Aula 07 Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Repetição Repita alguns

Leia mais

receituário bloco e talão... comunicação visual... - banner - adesivo - placa ps promocional folheto preto e branco... carimbo... tag...

receituário bloco e talão... comunicação visual... - banner - adesivo - placa ps promocional folheto preto e branco... carimbo... tag... o que é marca?... 04 pacote logo... 06 pacote post... 07 impressão... 08 cartão e postal... panfleto colorido... 13 papelaria corporativa... 16 - pasta - papel timbrado - envelope receituário... 18 bloco

Leia mais

5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 17 18 19 PRODUTO FORMATO (mm) g/m² Chamex Office Chamex Multi Chamex Eco Chamex Super CÓDIGO BARRAS PACOTE CÓDIGO BARRAS CAIXA INFORMAÇÕES DA LINHA PAPÉIS CORTADOS DA INTERNATIONAL

Leia mais

MANUAL PARA NOVOS ESCRITORES

MANUAL PARA NOVOS ESCRITORES MANUAL PARA NOVOS ESCRITORES O sonho de publicar um livro está mais próximo do que você imagina... Senhor(a) Autor(a), Já não é de hoje que se fala na satisfação em publicar um livro. Escrever um livro

Leia mais

REVISTA TÁXI CULTURA. Uma publicação que conversa diretamente com o passageiro

REVISTA TÁXI CULTURA. Uma publicação que conversa diretamente com o passageiro Uma publicação que conversa diretamente com o passageiro Para seu terceiro aniversário, a Revista TÁXI! prepara um presente para São Paulo: a Revista TÁXI CULTURA, um lançamento para ampliar e qualificar

Leia mais

ATRIBUTOS DEFINIÇÃO IMPORTÂNCIA

ATRIBUTOS DEFINIÇÃO IMPORTÂNCIA ATRIBUTOS DEFINIÇÃO IMPORTÂNCIA ALVURA BRILHO COLAGEM CONTEÚDO DE UMIDADE CORPO ENCANOAMENTO É a porcentagem de luz a um certo comprimento de onda (457 nm) refletida pela superfície do papel. A alvura

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional do Amazonas

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL Administração Regional do Amazonas ERRATAS do Processo Administrativo nº069/2016 - Edital de Licitação nº 001/2016 Modalidade: Concorrência Sob a forma de Registro de Preços Tipo : Menor Preço Global. 1. Preâmbulo 1.1 (...) Concorrência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS ESTADO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS ESTADO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 126/2015 PMM PROCESSO Nº 212/2015 PMM 1 - DO OBJETO ANEXO I PROJETO BÁSICO 1.1 O objeto deste procedimento de

Leia mais

A origem da palavra revista: vem do inglês review, que quer dizer revista, resenha, crítica literária. A palavra era comum em várias revistas

A origem da palavra revista: vem do inglês review, que quer dizer revista, resenha, crítica literária. A palavra era comum em várias revistas Revistas A origem da palavra revista: vem do inglês review, que quer dizer revista, resenha, crítica literária. A palavra era comum em várias revistas literárias inglesas, que eram os modelos imitados

Leia mais

Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão

Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão Exposição Teórica de alguns conceitos da Pré-Impressão Turma CEF de Pré- Impressão Objectivos Expor os conceitos de forma a que os alunos os vão interiorizando naturalmente, de uma forma bastante prática,

Leia mais

ACABAMENTO / BENEFICIAMENTO CPG 1

ACABAMENTO / BENEFICIAMENTO CPG 1 ACABAMENTO / BENEFICIAMENTO CPG 1 Acabamento Acabamento é toda e qualquer interferência no material depois da impressão, seja para melhorar a estética, a praticidade, a resistência ou a eficácia do impresso.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pregão Eletrônico Nº 00006/2017(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Pregão Eletrônico Nº 00006/2017(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR PREGÃO ELETRÔNICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana Pregão Eletrônico Nº 00006/2017(SRP) RESULTADO POR FORNECEDOR 00.212.655/0001-23 - PERFIL - GRAFICA E EDITORA

Leia mais

Proadec. a solução em orlas.

Proadec. a solução em orlas. Proadec a solução em orlas www.proadec.com Introdução Os acabamentos mate estão presentes em diversas áreas da vida moderna, como tintas de interior, automóveis, tecnologia, maquilhagem,... Como sinal

Leia mais

PADRÃO EDITORIAL GRÁFICO REVISTAS PROPESQ

PADRÃO EDITORIAL GRÁFICO REVISTAS PROPESQ PADRÃO EDITORIAL GRÁFICO REVISTAS PROPESQ Apresentação Através da utilização deste Manual de Projeto Gráfico (MPG), o processo de comunicação das capas das revistas da PROPESQ ficará normatizado e terá

Leia mais

PASSAGEIRO DO OLHAR. Projeto de livro/site/tablet Pronac: Aprovado em 25/03/2011 Concepção: Editora Origem

PASSAGEIRO DO OLHAR. Projeto de livro/site/tablet Pronac: Aprovado em 25/03/2011 Concepção: Editora Origem PASSAGEIRO DO OLHAR Projeto de livro/site/tablet Pronac: 109667 Aprovado em 25/03/2011 Concepção: Editora Origem Conceito O livro Passageiro do Olhar mostra a visão de Valdemir Cunha das viagens que fez

Leia mais

capa + 48 Dezembro ,56 5 0,

capa + 48 Dezembro ,56 5 0, MODELO 1 FORTÍSSIMO FORMATO Descrição Páginas Mês Quantidade Livreto com lombada quadrada + lombada quadrada Papel: couchê fosco 300g Acabamentos: lombada quadrada + laminação fosca Papel: couchê fosco

Leia mais

fanchca Tiragem: 20 mil exemplares Páginas: > 28 páginas Papel: Capa Couchê Fosco 170gr Miolo Couchê Fosco 90gr Cor: 4/4 Distribuição: Gratuita

fanchca Tiragem: 20 mil exemplares Páginas: > 28 páginas Papel: Capa Couchê Fosco 170gr Miolo Couchê Fosco 90gr Cor: 4/4 Distribuição: Gratuita NEWS fanchca ANO 7 - Nº 53-2017 VENDA PROIBIDA Reforma da Previdência Praçaaté Sáenz Trabalhar o fim dapeña vida 106 anos de história fanchca news 1 ANO 7 - Nº 52-2017 VENDA PROIBIDA MÍDIA KIT Periodicidade

Leia mais

APROXIMANDO MARCAS E PESSOAS MIDIA KIT 2019

APROXIMANDO MARCAS E PESSOAS MIDIA KIT 2019 APROXIMANDO MARCAS E PESSOAS MIDIA KIT 2019 SUMÁRIO Introdução 3 Conteúdo 4 Perfil do Leitor 5 Audiência 6 Distribuição Impressa 7 Distribuição Online 8 Design da Revista 9 Especificações Técnicas 10 Formato

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 17033489 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Materiais e Processos Gráficos I ETAPA 3ª Período

Leia mais

INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO, CONFEITARIA, CONVENIÊNCIA E FAST FOOD. A MAIS IMPORTANTE REVISTA DO SETORES DE PANIFIcAÇÃO, confeitaria E FOOD BUSINESS.

INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO, CONFEITARIA, CONVENIÊNCIA E FAST FOOD. A MAIS IMPORTANTE REVISTA DO SETORES DE PANIFIcAÇÃO, confeitaria E FOOD BUSINESS. INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO, CONFEITARIA, CONVENIÊNCIA E FAST FOOD A MAIS IMPORTANTE REVISTA DO SETORES DE PANIFIcAÇÃO, confeitaria E FOOD BUSINESS. ONDE TEM PANIFIcAÇÃO E confeitaria, TEM A REVISTA IPc DISTRIBUÍDA

Leia mais

TABELA DE 20 PREÇOS 18 Preços válidos a partir de 1º de setembro de 2017.

TABELA DE 20 PREÇOS 18 Preços válidos a partir de 1º de setembro de 2017. Preços válidos a partir de 1º de setembro de 2017. TABELA DE PREÇOS 20 18 INFORMAÇÃO PARA QUEM LÊ, RESULTADO PARA QUEM ANUNCIA. 1º CADERNO Formato: standard (6 col x 52 cm) Veiculação: diária Tarifa P&B

Leia mais

Revista Especial de Natal OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Revista Especial de Natal OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Revista Especial de Natal OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Projeto Especial de Natal O Correio Braziliense oferece ao anunciante uma ótima oportunidade de obter o máximo de resultados em seus investimentos de mídia.

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM INSTRUÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM A seguinte informação tem o objetivo de auxiliar a criação dos ficheiros de impressão da forma correta. Se, uma vez lidas as instruções, continuar a ter dúvidas,

Leia mais

DESIGN EDITORIAL AULA 02. Prof. Sergio Xavier

DESIGN EDITORIAL AULA 02. Prof. Sergio Xavier DESIGN EDITORIAL AULA 02 Prof. Sergio Xavier Sumário Principais tipos editoriais Revista / Jornal / Livro / House Organs / Boletim Informativo Particularidades e diferenças Principais tipos editoriais

Leia mais

EDITORAÇÃOELETRÔNICA COM INDESIGN. MarcusViniciusdeOliveiraHermeto

EDITORAÇÃOELETRÔNICA COM INDESIGN. MarcusViniciusdeOliveiraHermeto EDITORAÇÃOELETRÔNICA COM INDESIGN MarcusViniciusdeOliveiraHermeto INFORMAÇÃOECOMUNICAÇÃO Autor Marcus Vinicius de Oliveira Hermeto Possui graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília

Leia mais

Na vida dos brasileiros

Na vida dos brasileiros Na vida dos brasileiros Milhões de brasileiros se mantém atualizados com as marcas Editora Três. São 8 títulos com linhas editoriais específicas, abrangendo todos os interesses por informação e formatos

Leia mais

A encadernadora RaiTai foi criada com o propósito de oferecer o melhor para o fotógrafo. Nossa meta é oferecer, além de excelência, um atendimento

A encadernadora RaiTai foi criada com o propósito de oferecer o melhor para o fotógrafo. Nossa meta é oferecer, além de excelência, um atendimento Catálogo 2018 A encadernadora RaiTai foi criada com o propósito de oferecer o melhor para o fotógrafo. Nossa meta é oferecer, além de excelência, um atendimento único cumprindo sem falhas os prazos de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 170.3348.9 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA MATERIAIS E PROCESSOS GRÁFICOS I ETAPA 3ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

MĀCRON INDÚSTRIA GRÁFICA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ENVIO DE ARQUIVOS

MĀCRON INDÚSTRIA GRÁFICA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ENVIO DE ARQUIVOS MĀCRON INDÚSTRIA GRÁFICA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ENVIO DE ARQUIVOS Boas práticas para envio de artes OBJETIVO Esse guia foi desenvolvido pelo Departamento Técnico de Embalagens da Mācron com intuito

Leia mais

Antúrio. Indicação de uso

Antúrio. Indicação de uso Lançamentos 56x56 Antúrio PHD56080R 56x56cm Acetinado O Antúrio é nossa inspiração por sua beleza incomum, produzindo folhas com um verde bem escuro e textura aveludada. Sua coloração nos remeteu aos quadros

Leia mais

INDÚSTRIA DE AUTO ADESIVOS E SUPRIMENTOS

INDÚSTRIA DE AUTO ADESIVOS E SUPRIMENTOS www.sovinil.com.br (44) 3245-2500 INDÚSTRIA DE AUTO ADESIVOS E SUPRIMENTOS www.seletro.com Qualidade, velocidade e baixo custo operacional. Seletro 9200. IMPRESSORAS SELETRO 9200 1,54m / 2,20m / 3,20m

Leia mais

Memorial Descritivo da Revista DROPSUL

Memorial Descritivo da Revista DROPSUL Universidade Católica de Pelotas ECOS Escola de Comunicação Social Habilitação Jornalismo Memorial Descritivo da Revista DROPSUL Porque cada drop é único! Nome: Marcos Leivas Prof.ª Orientadora: Elisa

Leia mais

Diagramação Elementos e Tipos de Grids. Grid. Elementos do Grid

Diagramação Elementos e Tipos de Grids. Grid. Elementos do Grid Diagramação Elementos e Tipos de Grids Hoje veremos um assunto muito importante para diagramadores, e também para designers, de como deixar páginas mais elaborada e bem feita, pois um dos segredos para

Leia mais

MEIO: JORNAL APOSTILA JORNAL - 01 PROF.: MARCELO MESQUITA MATÉRIA: FUNDAMENTOS DE MIDIA PUBLICITARIA (COM ) ALUNO: TURMA: MATRÍCULA/RA:

MEIO: JORNAL APOSTILA JORNAL - 01 PROF.: MARCELO MESQUITA MATÉRIA: FUNDAMENTOS DE MIDIA PUBLICITARIA (COM ) ALUNO: TURMA: MATRÍCULA/RA: APOSTILA JORNAL - 01 PROF.: MARCELO MESQUITA MATÉRIA: FUNDAMENTOS DE MIDIA PUBLICITARIA (COM020-9001359) ALUNO: TURMA: MATRÍCULA/RA: 1 - TIRAGEM/CIRCULAÇÃO - 2 - PERIODICIDADE 3 - FORMATOS 4 - TABELA DE

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Às 11:27 horas do dia 26 de junho de 2012, após analisados todos os atos processuais do Pregão Pregão Eletrônico SRP PE200/2012, referente ao processo 04880/2012, o Sr(a). Lúcia Maria

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 11:23 horas do dia 26 de junho de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, designado pela portaria Portaria nº 1766 - CPL após analise da documentação

Leia mais

Revista da ADEALQ UMA PUBLICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DA ESALQ

Revista da ADEALQ UMA PUBLICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DA ESALQ ADEALQ ADEALQ SOBRE A REVISTA A ADEALQ é a Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, instituição que graduou mais de 13.500 profissionais

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Apresentação Esta edição do Manual de Identidade Visual da FASBAM foi desenvolvida para apresentar as diretrizes e as orientações que visam consolidar um padrão de produção

Leia mais

Técnicas Básicas de Modelagem

Técnicas Básicas de Modelagem Técnicas Básicas de Modelagem Inicio do Processo de Modelagem O processo da modelagem de um artefato de couro tem como objetivo final um modelo em cartão, pelo qual se cortam materiais, costuram e dão

Leia mais

GRADES E COLUNAS PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL PROFESSOR JORGE FELZ. segunda-feira, 17 de junho de 13

GRADES E COLUNAS PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL PROFESSOR JORGE FELZ. segunda-feira, 17 de junho de 13 GRADES E COLUNAS PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO VISUAL PROFESSOR JORGE FELZ A essência do design multipágina (impressos) ou multiimpressão (web) é a repetição rítmica de um padrão básico que dê à publicação sua

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE Introdução... 3 1. A marca... 4 2. Aplicação principal... 5 2.1. Construção... 6 2.2. Tons de cinza... 7 2.3. Versões monocromáticas... 8 2.4. Redução máxima... 9 2.5.

Leia mais

EN022. EN021 Capa MDF revestida todo em Sintético; Capa MDF revestida. frente Fotográfica com contra-capa e. dorso em Sintético; EN023 EN024

EN022. EN021 Capa MDF revestida todo em Sintético; Capa MDF revestida. frente Fotográfica com contra-capa e. dorso em Sintético; EN023 EN024 Catálogo 2017 Linha Tradicional em Sintético/Foto Miolo impresso em papel fotográfico profissional Brilho/Fosco/Silk Opção de Laminação Térmica ou Velvet* Mínimo de 20 (10 lâminas) Cartão entre as Entrega

Leia mais

DuPont Corian COLEçãO DE CORES CUBAS E LAVATóRIOS

DuPont Corian COLEçãO DE CORES CUBAS E LAVATóRIOS DuPont Corian Coleção de cores Cubas e lavatórios Essencialmente Design DURABILIDADE, VERSATILIDADE, RESISTÊNCIA E, ACIMA DE TUDO, BELEZA. CONTATO TÉRMICO SUAVE, SUPERFÍCIE UNIFORME E CORES HOMOGÊNEAS.

Leia mais

A revista. Gratuita e dirigida aos associados do SIGEP/ABIGRAF-PR, autoridades, agências de comunicação e marketing e fornecedores do setor.

A revista. Gratuita e dirigida aos associados do SIGEP/ABIGRAF-PR, autoridades, agências de comunicação e marketing e fornecedores do setor. MÍDIA KIT 2019 A revista A Revista Pré-Impressão é um boletim informativo e de negócios do SIGEP - Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e da Associação Brasileira da Indústria Gráfica

Leia mais

DETALHES QUE VALORIZAM AMBIENTES

DETALHES QUE VALORIZAM AMBIENTES DETALHES QUE VALORIZAM AMBIENTES TECNOLOGIA SUSTENTABILIDADE A solidez da marca Rohden, pioneira no setor de madeira reflorestada, inova e se ajusta ao mundo globalizado. Tudo isso é fruto da experiência,

Leia mais

ANEXO IA PREGÃO PRESENCIAL SEBRAE/TO 003/ PLANILHA DE PREÇOS MÉDIOS

ANEXO IA PREGÃO PRESENCIAL SEBRAE/TO 003/ PLANILHA DE PREÇOS MÉDIOS ANEXO IA PREGÃO PRESENCIAL SEBRAE/TO 003/01 - PLANILHA DE PREÇOS MÉDIOS 1 Cartão de visita 9x5cm Cartão de visita na grade 3 Envelope Timbrado P 9x5cm 3x11cm LOTE 1: CARTÃO DE VISITA, ENVELOPES E NOMINATAS

Leia mais

DESIPAPER. Preçário. Centro de Impressão Digital. soluções gráficas

DESIPAPER. Preçário. Centro de Impressão Digital. soluções gráficas DESIPAPER soluções gráficas Preçário 2017 Centro de Impressão Digital CENTRO DE CÓPIAS - Cópia / Impressão a P&B - Cópia / Impressão a Cores - Cópia / Impressão de Grande Formato Laser a P&B - Impressão

Leia mais

Conteúdo 5 - Serigrafia e Sublimação. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 5 - Serigrafia e Sublimação. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 5 - Serigrafia e Sublimação professor Rafael Hoffmann No processo coloca-se o suporte por baixo da matriz (tela), coloca-se a tinta por cima e com a ajuda de uma espátula faz-se pressão na tinta

Leia mais

MANUAL DE USOS DA IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE USOS DA IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE USOS DA IDENTIDADE VISUAL Este manual tem a função de definir as regras de uso da identidade visual do programa. Deve-se observar cuidadosamente as instruçõespara que a identidade seja aproveitada

Leia mais

Dia das Mães OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Dia das Mães OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Dia das Mães OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Revista Especial Dia das Mães 2011 Correio Braziliense Depois do Natal, o Dia das Mães é a data mais rentável para o mercado. Praticamente todos os segmentos da economia

Leia mais

Projeto Gráfico e Diagramação - Jornais. Profa. Ms. Neusa F. K. Nishida

Projeto Gráfico e Diagramação - Jornais. Profa. Ms. Neusa F. K. Nishida Ao final desta aula, você conhecerá: tipos de jornais; dicas de diagramação para atrair a atenção dos leitores; projeto gráfico para jornal. Qual é a diferença entre projeto gráfico e diagramação? Projeto

Leia mais

LOTE DESCRIÇÃO DO PRODUTO Fornecedor Tamanho/Quant./Und.

LOTE DESCRIÇÃO DO PRODUTO Fornecedor Tamanho/Quant./Und. ADENDO I AN E X O I TERMO DE REFERÊNCIA PROPOSTA DE PREÇOS (papel timbrado da empresa) Licitação: Nº 009/2009/SENAI. Modalidade: Pregão Presencial no Sistema de Registro de s. Tipo: Menor Por Lote. Licitante:,

Leia mais

Como pintar listas na parede sem que a tinta ultrapasse a fita crepe?

Como pintar listas na parede sem que a tinta ultrapasse a fita crepe? TEXTURA & CORES Como pintar listas na parede sem que a tinta ultrapasse a fita crepe? Para realizar esta tarefa, o local da parede onde vai ser colada a fita crepe não deve ter imperfeições, ranhuras e

Leia mais

Princípios da Impressão

Princípios da Impressão Princípios da Impressão Pré-Impressão Etapa de preparação da impressão com a produção de originais e matrizes É seguida pela etapa da Impressão e Pós- Impressão (mais conhecida como Acabamentos) Compreende

Leia mais

8 - Beneficiamento 1

8 - Beneficiamento 1 8 - Beneficiamento 1 8.1 - Objetivos -Eliminação de agentes contaminantes da massa de grãos ou sementes; -Classificação por tamanho no caso de sementes Facilitar a regulagem das semeadoras 2 Contaminantes:

Leia mais

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC 1 MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 VERSÕES DA ASSINATURA VERTICAL P&B 15 ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL 4 VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL MONOCROMÁTICA 16 VERSÕES

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO DO IFAC

MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO DO IFAC MANUAL DE APLICAÇÃO DO LOGOTIPO DO IFAC PAPELARIA CARTÃO DE VISITA Formato: 90x50 mm Cor: 4X4 (Policromia) Laminação fosca F/V (opcional: verni z localizado na marca) Suporte: Couché Fosco 300g Nome Sobrenome

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual Enquanto os meios de comunicação se tornam mais complexos, o comportamento das empresas, o nome social, os sinais visuais e produtos seguem o caminho de uma simplificação natural.

Leia mais