ESTÁGIOS PROFISSIONAIS APOIOS AO EMPREGO EMPREENDEDORISM O

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTÁGIOS PROFISSIONAIS APOIOS AO EMPREGO EMPREENDEDORISM O"

Transcrição

1

2 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS APOIOS AO EMPREGO EMPREENDEDORISM O

3 ESTÁGIOS PROFISSION AIS

4 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho com o Objeto objetivo de promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados. Não são abrangidos os estágios curriculares de quaisquer cursos. Não são abrangidos os estágios cujo plano requeira perfil de formação e competências nas áreas da medicina e da enfermagem.

5 Objetiv os ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Complementar e desenvolver as competências dos desempregados, nomeadamente dos jovens, de forma a melhorar o seu perfil de empregabilidade, através de experiência prática em Promover contexto de o conhecimento trabalho. sobre novas formações e competências, junto das empresas, e promover a criação de emprego em novas Apoiar áreas. a transição entre o sistema de qualificações e o mercado de trabalho.

6 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Para Quem Jovens com idades entre os 18 e 30 anos, inclusive, detentores de uma qualificação de nível 3, 4, 5, Pessoas 6, 7 ou com 8 idade do QNQ; superior a 30 anos e menor ou igual a 45 anos, desempregadas há mais de 12 meses, desde que tenham obtido, há menos de três anos, uma qualificação de nível 3 ou superior ou com uma qualificação de nível 2, desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica.

7 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Para Quem Pessoas com idade superior a 45 anos, desempregadas há mais de 12 meses, detentores de uma qualificação de nível 3 ou superior ou de uma qualificação de nível 2, se inscritas em Centro Qualifica. Pessoas com deficiência e incapacidade; Pessoas que integrem família monoparental;

8 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Para Quem Pessoas cujos cônjuges ou pessoas com quem vivam em união de facto se encontrem igualmente inscritos como Vítimas desempregados de no IEFP; violência doméstica; Refugiados; Ex-reclusos e aqueles que cumpram ou tenham cumprido penas ou medidas judiciais não privativas de liberdade, em condições de se inserirem na vida ativa; Toxicodependentes em processo de recuperação.

9 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Os destinatários que tenham frequentado um estágio profissional financiado pelo Estado português, só podem frequentar um novo estágio no caso de, após o início do anterior estágio, terem: Obtido um novo nível de qualificação nos termos do QNQ; Obtida uma qualificação em área diferente e o novo estágio seja nessa área. A frequência de um segundo estágio só pode ocorrer 12 meses após a conclusão do estágio anterior.

10 Quadro QNQ Nível 1 2.º ciclo do ensino básico (6.º ano); Nível 2 3.º ciclo do ensino básico obtido no ensino regular ou por percursos de dupla certificação (9.º ano); Nível 3 Ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior (12.º ano);

11 Quadro QNQ Nível 4 Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional mínimo seis meses; Nível 5 Qualificação de nível póssecundário não superior com créditos para o prosseguimento de estudos de nível superior (cursos de especialização tecnológica CET);

12 Quadro QNQ Nível 6 Licenciatura; Nível 7 Mestrado; Nível 8 Doutoramento.

13 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Entidades promotora s Pessoas singulares ou coletivas de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos. A candidatura deve ser apresentada pela entidade promotora no portal eletrónico do IEFP:

14 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS APOIOS ESTAGIÁRIO Bolsa de estágio mensal, em função do seu nível de qualificação (QNQ): 1,0 x IAS para o nível 2 (421,32 ); 1,2 x IAS - para o nível 3 (505,58 ); 1,3 x IAS - para o nível 4 (547,72 ); 1,4 x IAS - para o nível 5 (589,85 ); 1,65 x IAS - para o nível 6 (695,18 ); 1,70 x IAS - para o nível 7 (716,24 ); 1,65 x IAS - para o nível 8 (737,31 ). Subsídio de alimentação 4,52 / dia (até 31/07/2017) Subsídio de alimentação 4,77 / dia (a partir de 01/08/2017) Seguro acidentes de trabalho (3,296% IAS = 13,89 ).

15 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS A relação jurídica decorrente da celebração de um contrato de estágio é equiparada, exclusivamente para efeitos de segurança social, a trabalho por conta de outrem. As bolsas de estágio são passíveis de tributação em sede de IRS e sujeitas a contribuições para a Segurança Social (Taxa Social Única TSU).

16 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS APOIOS ENTIDADES Comparticipação na bolsa de estágio a 80%: Pessoas coletivas de natureza privada sem fins lucrativos; Estágios enquadrados no âmbito do regime especial de interesse estratégico; No primeiro estágio, desenvolvido por entidade promotora com 10 ou menos trabalhadores, referente à primeira candidatura à Medida e desde que não tenha já obtido condições de apoio mais favoráveis noutro estágio financiado pelo IEFP. Nos restantes casos, comparticipação na Bolsa a 65%;

17 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS APOIOS ENTIDADES Majoração na comparticipação na bolsa de estágio em 15%: Pessoas com deficiência e incapacidade; Vítimas de violência doméstica; Refugiados; Ex-reclusos e aqueles que cumpram ou tenham cumprido penas ou medidas judiciais não privativas de liberdade, em condições de se inserirem na vida ativa; Toxicodependentes em processo de Comparticipação recuperação. subsídio alimentação e prémio de seguro. Comparticipação de despesas de transporte (10% IAS = 42,13 ), nos casos previstos na majoração.

18 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS APROVAÇÕES POR ENTIDADE O número total de estágios que pode ser aprovado a cada entidade promotora, em cada ano civil, é limitado em função do respetivo número de trabalhadores e dos estágios em execução no âmbito de medidas financiadas pelo IEFP, IP, no seguintes termos: 3 estagiários, para entidades com o máximo de 10 trabalhadores; Até 1/3 do total de trabalhadores da entidade, quando esta tenha mais de 10 trabalhadores (com arredondamento do valor para o número inteiro imediatamente abaixo).

19 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS PRÉMIO AO EMPREGO Caso seja celebrado com o estagiário um contrato de trabalho sem termo, no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data de conclusão do estágio, é concedido à entidade promotora um prémio ao emprego no valor de: 2 vezes a retribuição base mensal nele prevista, até ao limite de 5 IAS (2,106,60 ); Majoração de 30% do valor do prémio, de acordo com o previsto na Portaria n.º 84/2015, de 20 de março, que regulamenta a medida de Promoção de Igualdade de Género no Mercado de Trabalho.

20 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - CANDIDATURA Os períodos de abertura de candidaturas à medida, a realizar anualmente, são definidos pelo IEFP, IP e divulgados no seu portal. Podem, ainda, ser definidos por deliberação do Conselho Diretivo do IEFP, IP a abertura de períodos extraordinários de candidatura. A candidatura deve ser apresentada pela entidade promotora no portal eletrónico do IEFP:

21 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS AVISO DE ABERTURA Período para apresentação de candidaturas: 16 de maio até às 18:00 h de 16 de junho de Tipo de candidatura: Estágios Profissionais; Pedidos de concessão do Prémio ao Emprego, pela celebração de contratos de trabalho sem termo com exestagiários das medidas Estágios Emprego (incluindo Estágios de Inserção) e Reativar, desde que cumpram as condições para a sua atribuição previstas no regulamento.

22 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS AVISO DE ABERTURA As candidaturas são avaliadas e hierarquizadas de acordo com os critérios de análise definidos no n.º 5 do art.º 19.º da Portaria n.º 131/2017, de 7 de abril, e com a matriz de indicadores constante no ponto 9 do Regulamento. Em caso de empate, serão aplicados os seguintes fatores de priorização: 1. Estágio destinado a desempregado pertencente a grupo desfavorecido; 2. Estágio integrado em território economicamente desfavorecido.

23 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS AVISO DE ABERTURA Critérios (matriz de análise): Estágio localizado em território economicamente desfavorecido; Empregabilidade geral dos estagiários em estágios concluídos nos últimos 3 anos; Empregabilidade direta dos estagiários em estágios concluídos nos últimos 3 anos; Coerência do estágio; Conformidade do orientador; Dimensão da entidade (n.º de trabalhadores). As candidaturas que reúnam 50 ou mais pontos são aprovadas, até ao limite da dotação orçamental.

24 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Território economicamente desfavorecido (lista de concelhos) Legenda: [1;2.5] Concelhos economicamente desfavorecidos ]2.5;3.5[ Concelhos dentro da média nacional [3.5;5] Concelhos acima da média nacional

25 ESTÁGIOS PROFISSIONAIS DOTAÇÃO ORÇAMENTAL DO AVISO DE ABERTURA

26 APOIOS À CONTRATAÇÃO 2014

27 Uma nova modalidade de apoio à contratação Clique para editar o estilo do subtítulo do Modelo Global Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro 6/1/

28 Contrato-Emprego Calendário de candidatura 2017 Período Data de abertura Data de encerramento Dotação Metas 1º 25 jan 25 fev º 1 maio 16 jun º 1 out 31 out Total O conselho diretivo do IEFP pode deliberar a abertura de períodos extraordinários de candidatura. Dotação 1º período Delegação Regional Dotação Norte Centro Lisboa LVT Alentejo Algarve Total Se uma Delegação Regional não esgotar a verba disponível, o remanescente é distribuído pelas restantes Delegações Regionais, na mesma proporção da dotação inicial.

29 PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO 2014

30 Apoios à Criação do Próprio Emprego por Beneficiários de Prestações de Desemprego Apoios à Criação de Empresas Microcrédito

31 INVESTE JOVEM 2014

32 INVESTE JOVEM Para Quem Jovens desempregados inscritos no IEFP, com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30, que possuam uma ideia de negócio viável e formação adequada para o desenvolvimento do negócio ; O IEFP proporciona formação adequada ao desenvolvimento do negócio aos destinatários promotores de projetos, que a não possuam.

33

Estágios Profissionais IEFP

Estágios Profissionais IEFP MAKE IT HAPPEN 2 Estágios Profissionais IEFP Make it Bizz Consulting (+351) 217 15 16 19 info@makeitbizz.pt Fevereiro 2018 3 Estágios Profissionais IEFP O IEFP suporta 65% das despesas e a entidade assegura

Leia mais

PORTARIA N.º 131/2017, DE 7 DE ABRIL, QUE REGULA A CRIAÇÃO DA MEDIDA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

PORTARIA N.º 131/2017, DE 7 DE ABRIL, QUE REGULA A CRIAÇÃO DA MEDIDA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS PORTARIA N.º 131/2017, DE 7 DE ABRIL, QUE REGULA A CRIAÇÃO DA MEDIDA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Foi publicada a Portaria n.º 131/2017, de 7 de Abril, que regula a criação da medida de Estágios Profissionais

Leia mais

FIN ESTÁGIO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIO EMPREGO Ficha de informação normalizada

FIN ESTÁGIO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIO EMPREGO Ficha de informação normalizada FIN ESTÁGIO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIO EMPREGO Ficha de informação normalizada Designação Estágios Emprego Considera-se estágio o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho com o objetivo

Leia mais

Meet your finance. Asseguramos a qualidade da informação financeira da sua empresa para suportar a tomada de decisão segura e informada.

Meet your finance. Asseguramos a qualidade da informação financeira da sua empresa para suportar a tomada de decisão segura e informada. Meet your finance Asseguramos a qualidade da informação financeira da sua empresa para suportar a tomada de decisão segura e informada. Espaço Amoreiras Rua D. João V, nº 24 1.05 1250-091 Lisboa geral@grupoyour.pt

Leia mais

MEDIDA ESTÁGIO PROFISSIONAL Portaria n.º 131/2017, de 7 de abril

MEDIDA ESTÁGIO PROFISSIONAL Portaria n.º 131/2017, de 7 de abril MEDIDA ESTÁGIO PROFISSIONAL Portaria n.º 131/2017, de 7 de abril A portaria n.º 13/2017, de 7 de abril, veio regular a criação da medida Estágios Profissionais. Esta medida consiste no apoio à inserção

Leia mais

Semana do Empregador 15 a 19 de maio. Centro de Emprego do Sul Tejo 2017

Semana do Empregador 15 a 19 de maio. Centro de Emprego do Sul Tejo 2017 Semana do Empregador 15 a 19 de maio Centro de Emprego do Sul Tejo 2017 Centro de Emprego do Sul Tejo Concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo Estatísticas da População Desempregada Dezembro 2016

Leia mais

Uma nova modalidade de apoio à contratação

Uma nova modalidade de apoio à contratação Uma nova modalidade de apoio à contratação Clique para editar o estilo do subtítulo do Modelo Global Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro 5/24/2017 1 Uma medida integrada numa nova geração de políticas

Leia mais

Briefing Laboral #32 MEDIDA CONTRATO MEDIDA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS EMPREGO MEDIDA CONTRATO-EMPREGO ÂMBITO DA MEDIDA DESTINATÁRIOS

Briefing Laboral #32 MEDIDA CONTRATO MEDIDA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS EMPREGO MEDIDA CONTRATO-EMPREGO ÂMBITO DA MEDIDA DESTINATÁRIOS MEDIDA CONTRATO-EMPREGO MEDIDA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS MEDIDA CONTRATO EMPREGO PORTARIA N.º 34/2017, DE 18 DE JANEIRO ÂMBITO DA MEDIDA No próximo dia 01 de Maio irá abrir a segunda fase de candidaturas

Leia mais

MEDIDA CONTRATO-EMPREGO

MEDIDA CONTRATO-EMPREGO MEDIDA CONTRATO-EMPREGO EM QUE CONSISTE A medida Contrato-Emprego é um apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12

Leia mais

Medida Contrato-Emprego

Medida Contrato-Emprego Medida Contrato-Emprego Apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, com

Leia mais

MEDIDA ESTÁGIOS EMPREGO

MEDIDA ESTÁGIOS EMPREGO MEDIDA ESTÁGIOS EMPREGO Entidades Promotoras: Entidades privadas, com ou sem fins lucrativos e Autarquias Locais. Destinatários: Jovens à procura de emprego, entre os 18 e os 30 anos, inscritos no IEFP

Leia mais

Volta de Apoio ao Emprego 2016 MEDIDAS ATIVAS DE EMPREGO

Volta de Apoio ao Emprego 2016 MEDIDAS ATIVAS DE EMPREGO Volta de Apoio ao Emprego 2016 MEDIDAS ATIVAS DE EMPREGO Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão 15 de Junho de 2016 Objetivo Contexto: - O que é o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.

Leia mais

b) Fomentar e apoiar a criação líquida de postos de trabalho;

b) Fomentar e apoiar a criação líquida de postos de trabalho; RATIO LEGIS a SUL Medida Contrato-Emprego Por Carla Lima A Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro, regula a criação da medida Contrato- Emprego, que consiste na concessão, à entidade empregadora, de um

Leia mais

Apoios ao Emprego ARNALDO FRADE DELEGADO REGIONAL DO IEFP

Apoios ao Emprego ARNALDO FRADE DELEGADO REGIONAL DO IEFP Apoios ao Emprego ARNALDO FRADE DELEGADO REGIONAL DO IEFP Sumário Contrato-Emprego Estágios profissionais Contrato-Emprego Uma nova modalidade de apoio à contratação Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro

Leia mais

Contrato-Emprego. Uma nova modalidade de apoio à contratação. Clique para editar o estilo do subtítulo do Modelo Global

Contrato-Emprego. Uma nova modalidade de apoio à contratação. Clique para editar o estilo do subtítulo do Modelo Global Uma nova modalidade de apoio à contratação Clique para editar o estilo do subtítulo do Modelo Global NERBE, 20 de fevereiro 2017 Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro 2/20/2017 1 Uma medida integrada

Leia mais

Uma nova modalidade de apoio à contratação

Uma nova modalidade de apoio à contratação Uma nova modalidade de apoio à contratação Clique para editar o estilo do subtítulo do Modelo Global Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro 2/17/2017 1 Destinatários: Desempregado inscrito no IEFP que

Leia mais

MEDIDA CONTRATO-EMPREGO PORTARIA N.º 34/2017, de 18 de janeiro

MEDIDA CONTRATO-EMPREGO PORTARIA N.º 34/2017, de 18 de janeiro MEDIDA CONTRATO-EMPREGO PORTARIA N.º 34/2017, de 18 de janeiro A Portaria n.º 34/2017, de 18 de janeiro criou a medida Contrato-Emprego, a qual consiste na concessão, à entidade empregadora, de um apoio

Leia mais

Apoios à Contratação Empresas Privadas

Apoios à Contratação Empresas Privadas Apoios à Contratação Empresas Privadas Este documento pretende mostrar às empresas privadas com ou sem fins lucrativos um resumo das principais medidas de apoio à contratação provenientes do IEFP e da

Leia mais

APOIOS Á CONTRATAÇÃO EM VIGOR

APOIOS Á CONTRATAÇÃO EM VIGOR APOIOS Á CONTRATAÇÃO EM VIGOR Contrato Emprego (Portaria nº 34/2017, de 18 de Janeiro): Esta medida consiste num apoio financeiro às pessoas singulares ou colectivas de natureza jurídica privada, com ou

Leia mais

GUIA DE APOIO À PROCURA DE EMPREGO

GUIA DE APOIO À PROCURA DE EMPREGO Dados Pessoais: Nome: Data Nascimento: / / Morada: Localidade: Código Postal: - Telefone: Correio eletrónico: @ I.D Centro de Emprego: Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria.

Leia mais

INICIATIVA EMPREGO 2009 SESSÃO DA CTOC

INICIATIVA EMPREGO 2009 SESSÃO DA CTOC INICIATIVA EMPREGO 2009 SESSÃO DA CTOC Alexandre Rosa Vice-Presidente do Conselho Directivo LISBOA, 30 ABRIL 2009 PROGRAMA QUALIFICAÇÃO ÃO-EMPREGO Incentivo à formação profissional de trabalhadores em

Leia mais

LBA NEWS. Direito Laboral. Janeiro de 2017

LBA NEWS. Direito Laboral. Janeiro de 2017 LBA NEWS Direito Laboral Janeiro de 2017 Contactos: Manuel Lopes Barata - manuellb@lopesbarata.com Diogo Lopes Barata - diogolb@lopesbarata.com Catarina Correia Soares cataricacs@lopesbarata.com Esta informação

Leia mais

INCENTIVOS DE APOIO À CONTRATAÇÃO

INCENTIVOS DE APOIO À CONTRATAÇÃO DOSSIER INFORMATIVO 4 INCENTIVOS DE APOIO À CONTRATAÇÃO EMPRESAS ÍNDICE 1 - Medida Estágio Emprego...4 2 - Medida Estímulo Emprego...10 3 - Medida REATIVAR...16 4 - Dispensa de pagamento de contribuições

Leia mais

MEDIDAS DE ESTÍMULO EMPREGO (ACTUALIZAÇÃO)

MEDIDAS DE ESTÍMULO EMPREGO (ACTUALIZAÇÃO) MEDIDAS DE ESTÍMULO EMPREGO (ACTUALIZAÇÃO) INTRODUÇÃO Nos últimos anos e com o intuito de contrariar os efeitos da recessão económica no emprego, o legislador tem seguido uma política de estímulo ao mercado

Leia mais

FAQ S: 1. O/A destinatário/a do estágio deverá estar inscrito/a no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)?

FAQ S: 1. O/A destinatário/a do estágio deverá estar inscrito/a no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)? FAQ S: 1. O/A destinatário/a do estágio deverá estar inscrito/a no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)? Sim, o/a destinatário/a do estágio tem que estar inscrito/a como desempregado/a num

Leia mais

Programa de Promoção de Artes e Ofícios. Decreto- Lei n.º 122/2015, de 30 de junho

Programa de Promoção de Artes e Ofícios. Decreto- Lei n.º 122/2015, de 30 de junho Programa de Promoção de Artes e Ofícios Decreto- Lei n.º 122/2015, de 30 de junho Programa de Promoção das Artes e Ofícios - Em que consiste? Consiste num conjunto de modalidades de apoio, no âmbito das

Leia mais

Medida de Estágios Profissionais. Portaria n.º 131/2017

Medida de Estágios Profissionais. Portaria n.º 131/2017 Medida de Estágios Profissionais Portaria n.º 131/2017 DATA: 7/04/2017 SUMÁRIO: Regula a Medida de Estágios Profissionais ALTERAÇÕES: Declaração de Retificação n.º 15/2017, de 27/04/2017 TEXTO ATUALIZADO

Leia mais

O formulário deve estar totalmente preenchido (sob pena de devolução). Só serão aceites candidaturas com todos os documentos constantes do ponto 12.

O formulário deve estar totalmente preenchido (sob pena de devolução). Só serão aceites candidaturas com todos os documentos constantes do ponto 12. FORMULÁRIO CANDIDATURA - REATIVAR MADEIRA (a preencher pelos serviços do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM ) Processo nº: /REATIVAR/201 O formulário deve estar totalmente preenchido (sob pena de

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º 3 4 de janeiro de (5) Artigo 10.º

Diário da República, 1.ª série N.º 3 4 de janeiro de (5) Artigo 10.º Diário da República, 1.ª série N.º 3 4 de janeiro de 2013 36-(5) Artigo 10.º Outros apoios 1 - O apoio financeiro previsto na presente portaria não é cumulável com outros apoios diretos ao emprego aplicáveis

Leia mais

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO 1870 Diário da República, 1.ª série N.º 60 26 de março de 2013 da bolsa de estágio referida na alínea c) do artigo 13.º, reportado ao período de duração do estágio respetivo.» Secretaria-Geral, 25 de março

Leia mais

Lisboa, 26 de Junho de 2012

Lisboa, 26 de Junho de 2012 Lisboa, 26 de Junho de 2012 Estímulo 2012 A medida ativa de emprego Estímulo 2012, aprovada pela Portaria nº 45/2012, tem por objetivo: Apoiar a contratação de desempregados; Promovendo e aumentando a

Leia mais

M E D I D A S D E E S T Í M U L O A O E M P R E G O

M E D I D A S D E E S T Í M U L O A O E M P R E G O i I N F O R M A Ç Ã O F I S C A L N º 2 0 O u t u b r o 2 0 1 3 M E D I D A S D E E S T Í M U L O A O E M P R E G O INTRODUÇÃO Nos últimos anos e com o intuito de contrariar os efeitos da recessão económica

Leia mais

P L A N O E S T R AT É G I C O D E I N I C I AT I V A S À E M P R E G A B I L I D A D E J O V E M E D E A P O I O À S P M E

P L A N O E S T R AT É G I C O D E I N I C I AT I V A S À E M P R E G A B I L I D A D E J O V E M E D E A P O I O À S P M E P L A N O E S T R AT É G I C O D E I N I C I AT I V A S À E M P R E G A B I L I D A D E J O V E M E D E A P O I O À S P M E Maia, 2013-04-10 Taxa Desemprego Jovens Colocar valor no mercado trabalho Elevados

Leia mais

IEFP. O Instituto do Emprego e Formação Profissional promove uma série de medidas e programas destinados a fomentar e apoiar o emprego em Portugal.

IEFP. O Instituto do Emprego e Formação Profissional promove uma série de medidas e programas destinados a fomentar e apoiar o emprego em Portugal. IEFP O Instituto do Emprego e Formação Profissional promove uma série de medidas e programas destinados a fomentar e apoiar o emprego em Portugal. Desse conjunto, destacamos: I) Apoios à contratação II)

Leia mais

Diploma. Cria a medida Estágios Emprego

Diploma. Cria a medida Estágios Emprego Diploma Cria a medida Estágios Emprego Portaria n.º 204-B/2013 de 18 de junho Pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 36/2013, de 4 de junho, que altera a Resolução do Conselho de Ministros n.º 51-A/2012,

Leia mais

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO 3962-(2) Diário da República, 1.ª série N.º 147 31 de julho de 2012 MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO Portaria n.º 225-A/2012 de 31 de julho As importantes reformas que estão a ser implementadas na economia

Leia mais

MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional

MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional No âmbito da medida de incentivos ao emprego "Estímulo 2012", estabelecida pela Portaria n 45/2012, de 13.2, o Instituto

Leia mais

DURAÇÃO: DESTINATÁRIOS: Estágios de 9 meses

DURAÇÃO: DESTINATÁRIOS: Estágios de 9 meses ESTÁGIOS EMPREGO Portaria 204-B/2013, de 18 de junho, alterada pelas: Portaria 375/2013, de 27 de dezembro; Portaria 20-A/2014, de 30 de janeiro; Portaria 149-B/2014, de 24 de julho DURAÇÃO: Estágios de

Leia mais

Briefing Laboral # 18 1

Briefing Laboral # 18 1 Briefing Laboral # 18 1 CRIAÇÃO DA MEDIDA ESTÍMULO EMPREGO E ALTERAÇÃO ÀS MEDIDAS ESTÁGIO EMPREGO Portaria n.º 149-A/2014, de 24 de Julho Concessão de Apoio Financeiro à celebração de contrato de Trabalho

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º de fevereiro de (5)

Diário da República, 1.ª série N.º de fevereiro de (5) Diário da República, 1.ª série N.º 31 13 de fevereiro de 2013 790-(5) c) A terceira prestação, correspondente a 30% do apoio aprovado, é paga até ao termo do segundo terço do período de duração do apoio;

Leia mais

NOVAS MEDIDAS DE APOIO AO EMPREGO MEDIDA INOVAR. (Anexo à Resolução do Conselho do Governo n.º 34/2019, de 15 de março)

NOVAS MEDIDAS DE APOIO AO EMPREGO MEDIDA INOVAR. (Anexo à Resolução do Conselho do Governo n.º 34/2019, de 15 de março) NOVAS MEDIDAS DE APOIO AO EMPREGO MEDIDA INOVAR (Anexo à Resolução do Conselho do Governo n.º 34/2019, de 15 de março) OBJETIVOS A medida de integração profissional INOVAR tem como objetivo a inserção

Leia mais

Ficha-Síntese. Tabela normalizada de custos unitários. Alínea b) do n.º 1 do artigo 67.º do Regulamento UE n.º 1303/2013. Identificação da Metodologia

Ficha-Síntese. Tabela normalizada de custos unitários. Alínea b) do n.º 1 do artigo 67.º do Regulamento UE n.º 1303/2013. Identificação da Metodologia Ficha-Síntese Identificação da Metodologia Organismo(s) responsável(eis) pelo Modelo Morada(s) Telefone(s) Email Modalidade/Opção de Custos Simplificados (OCS) (Indicar a OCS em questão: Taxa fixa; tabela

Leia mais

Apoios ao Empreendedorismo

Apoios ao Empreendedorismo Apoios ao Empreendedorismo IAPMEI Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, I.P.MEI - Ministério da Economia e da Inovação Objetivos: Facilitar o acesso a soluções de financiamento

Leia mais

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SI / 2013

AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SI / 2013 AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Nº 01 / SI / 2013 SI QUALIFICAÇÃO PME PASSAPORTE EMPREGO INDUSTRIALIZAÇÃO, PASSAPORTE EMPREGO INOVAÇÃO E PASSAPORTE EMPREGO INTERNACIONALIZAÇÃO PROJETOS CONJUNTOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL

MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL 756-(2) Diário da República, 1.ª série N.º 21 30 de janeiro de 2014 MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL Portaria n.º 20-A/2014 de 30 de janeiro A Portaria n.º 204-B/2013, de 18 de junho,

Leia mais

Assunto: INOV Social

Assunto: INOV Social CIRCULAR Nº 22/2010 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 11 de Março de 2010 Assunto: INOV Social Caro Associado, Chamamos a atenção para a Portaria n.º 154/2010, de 11 de Março, que publica em anexo o Regulamento da

Leia mais

Continue o preenchimento da sua candidatura de Estágios Profissionais / Estágios de Inserção

Continue o preenchimento da sua candidatura de Estágios Profissionais / Estágios de Inserção Como preencher o formulário? No iefponline, na página relativa à Medida, ao acionar o botão submeter candidatura, se já tiver algum formulário gravado e/ou anteriormente submetido (da medida à qual se

Leia mais

PESO DA RÉGUA. fevereiro

PESO DA RÉGUA. fevereiro 2018 MUNICÍPIO fevereiro 10 fevereiro 6 aos 16 anos das 16h00 às 18h00 iç ões i ns cr Setembro 2007 fevereiro 2018 Q1 SS 21 SD 32 S3 DT 44 SQ 55 TQ66 QS 77 QS 88 SD 99 S 10 ST 10 11 DQ 11 12 SQ12 13 14

Leia mais

Manda o Governo, pelo Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, o seguinte:

Manda o Governo, pelo Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, o seguinte: Portaria n.º 127/2010 de 1 de Março Regulamenta o Programa de Estágios Profissionais - Formações Qualificantes de níveis 3 e 4 e altera a Portaria n.º 129/2009, de 30 de Janeiro, que regulamenta o Programa

Leia mais

Garantia Jovem. educação ou estágio, noprazodequatro meses. Garantir que jovens com menos de 30 anos. beneficiam de uma oferta de emprego, formação,

Garantia Jovem. educação ou estágio, noprazodequatro meses. Garantir que jovens com menos de 30 anos. beneficiam de uma oferta de emprego, formação, Garantia Jovem Garantir que jovens com menos de 30 anos beneficiam de uma oferta de emprego, formação, educação ou estágio, noprazodequatro meses após terem ficado desempregados ou saído do ensino formal.

Leia mais

Programa de Promoção de Artes e Ofícios

Programa de Promoção de Artes e Ofícios Programa de Promoção de Artes e Ofícios Decreto-Lei nº 122/2015, de 30 de junho 3 de julho de 2015 Qualificação de ativos Capacidades de gestão e comercialização de produtos As artes e ofícios tradicionais

Leia mais

Regulamento. Também aplicável a. 2.ª Revisão. Aprovado a 23 de janeiro de 2018

Regulamento. Também aplicável a. 2.ª Revisão. Aprovado a 23 de janeiro de 2018 Regulamento Também aplicável a 2.ª Revisão Aprovado a 23 de janeiro de 2018 Regulamento (2.ª revisão) l Medida Estágios Profissionais (23/01/2018) Página 1 de 100 Legislação de política de emprego aplicável:

Leia mais

EMISSOR: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social

EMISSOR: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social DATA: Quinta-feira, 24 de julho de 2014 NÚMERO: 141 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO EMISSOR: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social DIPLOMA: Portaria n.º 149-A/2014 SUMÁRIO: Cria a Medida Estímulo

Leia mais

CHEQUE-FORMAÇÃO OBJECTIVOS:

CHEQUE-FORMAÇÃO OBJECTIVOS: CHEQUE-FORMAÇÃO OBJECTIVOS: O Cheque-Formação visa reforçar a qualidade e a celeridade das medidas ativas de emprego, em particular no que respeita à qualificação profissional, procurando, nomeadamente:

Leia mais

Empresas recebem novo apoio para dar emprego

Empresas recebem novo apoio para dar emprego 13-02-12 - Empresas recebem novo apoio para dar emprego Pessoas singulares ou coletivas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, podem receber apoios enquanto empregadores, se contratarem desempregados,

Leia mais

QUADRO ANEXO. Delimitação da Reserva Ecológica Nacional do concelho de Palmela. Proposta de inclusão

QUADRO ANEXO. Delimitação da Reserva Ecológica Nacional do concelho de Palmela. Proposta de inclusão Diário da República, 1.ª série N.º 41 28 de Fevereiro de 2011 1217 Considerando o disposto no n.º 2 do artigo 41.º do Decreto -Lei n.º 166/2008, de 22 de Agosto, e no exercício das competências delegadas

Leia mais

Regulamento. Também aplicável a. 1.ª Revisão. Aprovado a 28 de agosto de (retificado em 26/09/2017 *)

Regulamento. Também aplicável a. 1.ª Revisão. Aprovado a 28 de agosto de (retificado em 26/09/2017 *) Regulamento Também aplicável a 1.ª Revisão Aprovado a 28 de agosto de 2017 (retificado em 26/09/2017 *) Regulamento (1ª revisão) l Medida Estágios Profissionais (retificado em 26/09/2017) Página 1 de 97

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL 1436 Diário da República, 1.ª série N.º 41 27 de fevereiro de 2019 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Decreto do Presidente da República n.º 15/2019 de 27 de fevereiro O Presidente da República decreta, nos termos

Leia mais

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL. Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de Portaria n.º 34/2017

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL. Diário da República, 1.ª série N.º de janeiro de Portaria n.º 34/2017 Diário da República, 1.ª série N.º 13 18 de janeiro de 2017 463 TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL Portaria n.º 34/2017 de 18 de janeiro As políticas ativas do mercado de trabalho constituem uma

Leia mais

EXTINÇÃO DO POSTO DE TRABALHO CRITÉRIOS DE SELECÇÃO INADAPTAÇÃO MEDIDA ESTÍMULO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIOS EMPREGO

EXTINÇÃO DO POSTO DE TRABALHO CRITÉRIOS DE SELECÇÃO INADAPTAÇÃO MEDIDA ESTÍMULO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIOS EMPREGO Principais pontos EXTINÇÃO DO POSTO DE TRABALHO CRITÉRIOS DE SELECÇÃO INADAPTAÇÃO MEDIDA ESTÍMULO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIOS EMPREGO ALTERAÇÕES OE 2015(LABORAL E SEG. SOCIAL) ACTUALIZAÇÃODARMMG(SMN) REDUÇÃODA

Leia mais

Regulamento. Também aplicável a. 3.ª Revisão. Aprovado a 6 de março de 2019

Regulamento. Também aplicável a. 3.ª Revisão. Aprovado a 6 de março de 2019 Regulamento Também aplicável a 3.ª Revisão Aprovado a 6 de março de 2019 Regulamento (3.ª revisão) l Medida Estágios Profissionais (06/03/2019) Página 1 de 103 Legislação de política de emprego aplicável:

Leia mais

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS ESTÁGIOS PROFISSIONAIS Processo nº: /EP/201 O formulário deve estar totalmente preenchido (sob pena de devolução) e ser entregue com a antecedência mínima de 30 dias face à data de início pretendida. Assinale

Leia mais

Medidas Ativas de Emprego. Fevereiro 2014

Medidas Ativas de Emprego. Fevereiro 2014 Medidas Ativas de Emprego Fevereiro 2014 Medidas ativas de emprego Medidas 1. Estágios Emprego 2. Estímulo 2013 3. Apoio à Contratação Via Reembolso da TSU Estágios Emprego Portaria n.º 204-B/2013, de

Leia mais

MEDIDAS DE APOIO AO EMPREGO. 23 de outubro de 2014

MEDIDAS DE APOIO AO EMPREGO. 23 de outubro de 2014 MEDIDAS DE APOIO AO EMPREGO 23 de outubro de 2014 APOIOS À CONTRATAÇÃO ESTÍMULO EMPREGO Caracterização Apoio financeiro às entidades empregadoras que celebrem contratos de trabalho com desempregados inscritos

Leia mais

Regulamento. Também aplicável a

Regulamento. Também aplicável a Regulamento Também aplicável a Aprovado a 3 de maio de 2017 Legislação de política de emprego aplicável: Medida Estágios Profissionais: Portaria n.º 131/2017, de 7 de abril, retificada pela Declaração

Leia mais

D O I E R I N INCENTIVOS R M DE APOIO À CONTRATAÇÃO EM VIGOR I V

D O I E R I N INCENTIVOS R M DE APOIO À CONTRATAÇÃO EM VIGOR I V C P À CÇÃ G UÓ...4 C-PG...5 ÁG PL...10 P PG CBUÇÕ À GUÇ CL...16 2 3 UÓ C-PG ntidade responsável: 2017 foi um ano marcado por alterações sucessivas no que diz respeito aos incentivos de apoio à contratação

Leia mais

EMISSOR: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social

EMISSOR: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social DATA: 30 de Janeiro de 2009 NÚMERO: 253 SÉRIE I, 3º SUPLEMENTO EMISSOR: Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social DIPLOMA: Portaria n.º 128/2009 SUMÁRIO: Regula as medidas «Contrato emprego-inserção»

Leia mais

Trata-se de um instrumento que produz resultados bem concretos e visíveis para ambas as partes.

Trata-se de um instrumento que produz resultados bem concretos e visíveis para ambas as partes. NOTA ASSUNTO: Nova Medida de Estágios Profissionais Reativar Ponto 2 da agenda da CPCS de 14 de janeiro de 2015 I. A CIP considera que os estágios, como meio de aproximação à vida profissional, constituem

Leia mais

INCENTIVOS DE APOIO À CONTRATAÇÃO EM VIGOR DOSSIER INFORMATIVO GABINETE DE CONTABILIDADE DOMINGOS SALVADOR, LDA

INCENTIVOS DE APOIO À CONTRATAÇÃO EM VIGOR DOSSIER INFORMATIVO GABINETE DE CONTABILIDADE DOMINGOS SALVADOR, LDA GABNETE DE CNTABLDADE DMNGS SALVADR, LDA Sede: Av. Jorge Correia, 482 4410-342 Arcozelo VNG Filial 1: Av. Jorge Correia, 510 4410-342 Arcozelo VNG Filial 2: Rua 26, 559 4500-282 Espinho T. +351 227 537

Leia mais

Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE) - IEFP, I.P.

Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE) - IEFP, I.P. Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE) - IEFP, I.P. Empreendedorismo: Apoios e casos de sucesso AERLIS (Museu do Design - Lisboa) 9 de maio de 2012 Enquadramento

Leia mais

CÂMARA DO COMÉRCIO DE ANGRA DO HEROÍSMO. Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge

CÂMARA DO COMÉRCIO DE ANGRA DO HEROÍSMO. Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge MEDIDAS DE APOIO AO EMPREGO INTEGRA Programa para Integração de Ativos (Resolução n.º 127/2017 de 06 de dezembro de 2017) ENTRA EM VIGOR A 01/01/2018 OBJETIVO Promoção da criação de novos postos de trabalho

Leia mais

DNA MATCH - Programa de Apoio à Criação de Emprego NORMAS DO PROGRAMA I DEFINIÇÃO

DNA MATCH - Programa de Apoio à Criação de Emprego NORMAS DO PROGRAMA I DEFINIÇÃO DNA MATCH - Programa de Apoio à Criação de Emprego NORMAS DO PROGRAMA I DEFINIÇÃO O DNA MATCH - Programa de Apoio à Criação de Emprego é uma iniciativa facilitadora da criação de emprego promovida pela

Leia mais

Formação Algarve PROGRAMA FORMAÇÃO ALGARVE

Formação Algarve PROGRAMA FORMAÇÃO ALGARVE PROGRAMA FORMAÇÃO ALGARVE Em que consiste Concessão de um apoio financeiro à renovação, à conversão de contratos de trabalho a termo ou à celebração de novos contratos de trabalho com ex-trabalhadores

Leia mais

15 de Novembro de 2006

15 de Novembro de 2006 15 de Novembro de 2006 Objectivos Facilitar a inserção de jovens qualificados nas PME Promover o reforço de competências empresariais para inovar Combater o desemprego jovem (em particular dos jovens qualificados)

Leia mais

DATA: Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 NÚMERO: 242 SÉRIE I. EMISSOR: Ministério da Economia e do Emprego. DIPLOMA: Portaria n.

DATA: Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 NÚMERO: 242 SÉRIE I. EMISSOR: Ministério da Economia e do Emprego. DIPLOMA: Portaria n. DATA: Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 NÚMERO: 242 SÉRIE I EMISSOR: Ministério da Economia e do Emprego DIPLOMA: Portaria n.º 408/2012 SUMÁRIO: Implementa as Medidas Passaporte Emprego Industrialização,

Leia mais

SUMÁRIO: Cria o programa de qualificação e inserção profissional nas áreas da conservação e manutenção do património.

SUMÁRIO: Cria o programa de qualificação e inserção profissional nas áreas da conservação e manutenção do património. DATA: Terça-feira, 29 de janeiro de 2013 NÚMERO: 20 SÉRIE I EMISSOR: Ministério da Economia e do Emprego DIPLOMA: Portaria n.º 33/2013 SUMÁRIO: Cria o programa de qualificação e inserção profissional nas

Leia mais

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO. Diário da República, 1.ª série N.º de abril de Portaria n.º 156/2013

MINISTÉRIO DA ECONOMIA E DO EMPREGO. Diário da República, 1.ª série N.º de abril de Portaria n.º 156/2013 Diário da República, 1.ª série N.º 76 18 de abril de 2013 2267 ANEXO II Relatório Final IDA - Incentivo ao Desenvolvimento Associativo 1. Relatório de execução financeira Recebido pelos serviços do IPDJ,

Leia mais

FNERDM. Determinantes Sociais para a promoção da saúde mental

FNERDM. Determinantes Sociais para a promoção da saúde mental FNERDM Determinantes Sociais para a promoção da saúde mental Apoios à inserção Profissional de pessoas com deficiência e Incapacidade 24 de novembro 2017 Deficiência e Incapacidade IEFP CONCEITO DE DEFICIÊNCIA

Leia mais

Medidas Ativas de Emprego. Junho 2014

Medidas Ativas de Emprego. Junho 2014 Medidas Ativas de Emprego Junho 2014 Intervenção do SPE A intervenção prioritária deve ser o ajustamento entre quem procura e quem oferece emprego. Quem procura o SPE quer acima de tudo um emprego. Quando

Leia mais

27 de junho de Domingos Lopes

27 de junho de Domingos Lopes 27 de junho de 2016 Domingos Lopes Objetivos Temáticos OT 8. Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento

Leia mais

Centro de Emprego da Maia. Estágios Emprego. Reativar. Emprego Jovem Ativo. Estímulo Emprego. Mobilidade Geográfica. Empreendedorismo.

Centro de Emprego da Maia. Estágios Emprego. Reativar. Emprego Jovem Ativo. Estímulo Emprego. Mobilidade Geográfica. Empreendedorismo. Centro de Emprego da Maia Estágios Emprego Reativar Emprego Jovem Ativo Estímulo Emprego Mobilidade Geográfica Empreendedorismo Adolfo Sousa maiago, 14 maio 2015 Taxa de Desemprego em Portugal - INE 0

Leia mais

SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDORISMO E AO EMPREGO

SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDORISMO E AO EMPREGO SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDORISMO E AO EMPREGO Índice Âmbito setorial de Sistema de ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E): O SI2E visa operacionalizar os apoios ao empreendedorismo e à criação

Leia mais

www.algarve.portugal2020.pt Região Competitiva, Resiliente, Empreendedora e Sustentável com base na valorização do Conhecimento Roteiro Regional CRESC ALGARVE 2020 Fundo Social Europeu (FSE) Eixos Prioritários

Leia mais

Apoio à Contratação, Incentivo ao Emprego e Medida Estímulo Emprego

Apoio à Contratação, Incentivo ao Emprego e Medida Estímulo Emprego Formação segmentada Apoio à Contratação, Incentivo ao Emprego e Medida Estímulo Emprego SEG1815 António J. B. Ramalho MARÇO 2015 Conteúdos programáticos 1. Apoios à contratação Incentivo Emprego Estímulo

Leia mais

AS POLÍTICAS DE RESPOSTA À CONJUTURA

AS POLÍTICAS DE RESPOSTA À CONJUTURA AS POLÍTICAS DE RESPOSTA À CONJUTURA Aumentar a liquidez / crédito Política monetária Normalização sistema financeiro Expandir a procura Apoiar o emprego Investimento público Investimento privado Políticas

Leia mais

FUNDO FLORESTAL PERMANENTE PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO, DA GESTÃO E DO ORDENAMENTO FLORESTAIS

FUNDO FLORESTAL PERMANENTE PROMOÇÃO DO INVESTIMENTO, DA GESTÃO E DO ORDENAMENTO FLORESTAIS APOIO PARA A ELABORAÇÃO DO INVENTÁRIO DA ESTRUTURA DA PROPRIEDADE NO ÂMBITO DAS ZONAS DE (Portaria n.º 77/2015, de 16 de março, alterada pela Portaria n.º 163/2015, de 2 de junho, e Declaração de Retificação

Leia mais

Direito do Trabalho e Segurança Social

Direito do Trabalho e Segurança Social Direito do Trabalho e Segurança Social 22 de janeiro de 2019 Direito do Trabalho e Segurança Social 1. RETRIBUIÇÃO MÍNIMA MENSAL GARANTIDA Decreto-Lei n.º 117/2018, de 27 de dezembro A partir de 1 de janeiro

Leia mais

Guia de Medidas de Apoio à Contratação

Guia de Medidas de Apoio à Contratação -*89 Guia de Medidas de Apoio à Contratação Incentivos financeiros e parafiscais de apoio à contratação Enquadramento A Frederico Mendes & Associados disponibiliza uma nova versão do seu Guia de Medidas

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO (SI2E) FSE

SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO (SI2E) FSE SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E EMPREGO (SI2E) FSE Este documento não dispensa a consulta de todos os normativos regulamentares que estão subjacentes à respetiva tipologia de apoio. V01_Julho

Leia mais

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL

TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL 1798 Diário da República, 1.ª série N.º 70 7 de abril de 2017 e) Aprovar os recursos humanos, financeiros e materiais a afetar anualmente por cada membro à concretização dos objetivos do Centro; f) Aprovar

Leia mais

FIN ESTÁGIO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIO EMPREGO Ficha de informação normalizada

FIN ESTÁGIO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIO EMPREGO Ficha de informação normalizada FIN ESTÁGIO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIO EMPREGO Ficha de informação normalizada Designação Estágios Emprego Considera-se estágio o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho com o objetivo

Leia mais

Regulamento. Medida Contrato-Emprego. Também aplicável à Medida Contrato-Geração. 1.ª revisão

Regulamento. Medida Contrato-Emprego. Também aplicável à Medida Contrato-Geração. 1.ª revisão Regulamento Medida Contrato-Emprego Também aplicável à Medida Contrato-Geração 1.ª revisão Aprovado em 25.06.2019 Nota: Neste Regulamento as regras que se aplicam exclusivamente à medida Contrato-Geração

Leia mais

Medida Cheque-Formação

Medida Cheque-Formação Medida Cheque-Formação Sofia David CTCV Coimbra 15/10/2015 1 O CTCV como entidade Formadora: Desígnios Apoiar as empresas no Desenvolvimento de Projetos que conduzam ao desenvolvimento de competências

Leia mais

PAECPE (PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO)

PAECPE (PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO) PAECPE (PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO) Condições de Acesso (Portaria n.º 985/2009 de 4 de Setembro) 0 PAECPE (PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDORISMO E À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO

Leia mais

Medida Estágios Emprego. Também aplicável à Medida: Estágios de Inserção. 31 de março de ª Revisão Regulamento Específico

Medida Estágios Emprego. Também aplicável à Medida: Estágios de Inserção. 31 de março de ª Revisão Regulamento Específico Medida Estágios Emprego Também aplicável à Medida: Estágios de Inserção 31 de março de 2014 3ª Revisão Regulamento Específico Legislação aplicável: Medida Estágios Emprego: Portaria n.º 204-B/2013, de

Leia mais

I.Estágios/Passaporte Emprego Portaria n.º 225-A/2012, de 31 de julho.

I.Estágios/Passaporte Emprego Portaria n.º 225-A/2012, de 31 de julho. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 51-A/2012, de 14 de junho, veio criar o Plano Estratégico de Iniciativas de Promoção de Empregabilidade Jovem e Apoio às PME s («Impulso Jovem»), que assenta em

Leia mais

Medida Estágios Emprego. Também aplicável à Medida: Estágios de Inserção. 19 de junho de ª Revisão Regulamento Específico

Medida Estágios Emprego. Também aplicável à Medida: Estágios de Inserção. 19 de junho de ª Revisão Regulamento Específico Medida Estágios Emprego Também aplicável à Medida: Estágios de Inserção 19 de junho de 2014 4ª Revisão Regulamento Específico Legislação aplicável: Medida Estágios Emprego: Portaria n.º 204-B/2013, de

Leia mais

Medida Estágios Emprego

Medida Estágios Emprego Medida Estágios Emprego Portaria n.º 204-B/2013, de 18 de junho, alterada pela Portaria n.º 375/2013, de 27 de dezembro Também aplicável à Medida Estágios Inserção Decreto-Lei n.º 290/2009, de 12 de outubro,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL

MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL 3954-(2) Diário da República, 1.ª série N.º 141 24 de julho de 2014 MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL Portaria n.º 149-A/2014 de 24 de julho O Governo considera prioritário a continuação

Leia mais