Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG"

Transcrição

1 Instalação JDK Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG

2 Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação, responsável por traduzir o que sua aplicação deseja fazer para as respectivas chamadas do sistema operacional no qual ela está rodando no momento 2

3 3 Máquina Virtual Bytecode é o termo dado ao código binário gerado pelo compilador Java. O compilador Java gera esse bytecode que, diferente das linguagens sem máquina virtual, vai servir para diferentes sistemas operacionais, já que ele vai ser traduzido pela máquina virtual.

4 Máquina Virtual 4

5 5 Máquina Virtual Em Java os códigos-fonte são escritos em arquivos com a extensão.java, que depois são compilados e transformados em arquivos.class pelo compilador javac. Esses arquivos contém os bytecodes que serão interpretados e executados pela Máquina virtual (JVM). A plataforma Java é formada por dois componentes: Java Virtual Machine (JVM): é a máquina virtual java, responsavel em interpretar e executar os programas escritos na linguagem java. Java Application Programming Interface (API): é uma coleção de componentes de software, agrupada em bibliotecas de classes e interfaces que são conhecidas como packages. Elas disponibilizam funções prontas para serem usadas pelos programadores.

6 6 O que é o jdk? O JDK, abreviação para Java Development Kit, é um conjunto de utilitários cuja a finalidade é a permissão para criação de programas para a plataforma Java. Este pacote é disponibilizado pela Oracle, e nele vem todo o ambiente necessário para a criação e execução dos aplicativos java.

7 Preparação do ambiente 7

8 8

9 9 Neste tutorial vamos instalar um ambiente de desenvolvimento Java JDK 7 no Windows 7. Quando falamos em ambiente Java, estamos nos referindo ao conjunto de ferramentas de desenvolvimento que acompanha a plataforma.

10 10 Passo 1: Verificando se o Java já está instalado. Primeiro vamos verificar se o ambiente de desenvolvimento Java já está instalado no computador. Para isso, clique em Iniciar e no campo executar digite cmd. Será aberto o prompt do MS-DOS. Digite no prompt: java version No caso, se o ambiente de desenvolvimento Java ainda não estiver instalado, você verá algo como:

11 11 Passo 2: Instalando o Java para usuários. Clique no botão "Download gratuito do Java". Na próxima página clique em Concorda e Iniciar Download gratuito". Começara baixar um arquivo chamado JavaSetup.exe. Finalizado o download, dê um clique duplo nesse arquivo para iniciar a instalação. Será aberta a janela do instalador:

12 12 Passo 2: Instalando o Java para usuários. Será aberta a janela do instalador: Clique no botão "Instalar".

13 13 Passo 2: Instalando o Java para usuários. Clique no botão "Instalar". Siga os passos da instalação e ao final, aparece uma janela informando o sucesso do processo:

14 14 Passo 3: Instalando o ambiente de desenvolvimento (Java JDK) Java JDK (Java Development Kit) Para isso, acesse a url: nloads/index.html

15 15 Passo 3: Instalando o ambiente de desenvolvimento (Java JDK) Clique no primeiro botão à esquerda, onde está escrito: Java Plataform (JDK) 7.

16 16 Passo 3: Instalando o ambiente de desenvolvimento (Java JDK)

17 17 Passo 3: Instalando o ambiente de desenvolvimento (Java JDK) Clique em "Accept Licence Agreement". Em seguida, escolha para qual plataforma você deseja realizar o download: 32 ou 64 bits. Para sistemas operacionais Windows de 32 bits, a versão é: Windows x86 e para 64 bits, Windows x64.

18 18 Passo 3: Instalando o ambiente de desenvolvimento (Java JDK) Após o término do download, dê um clique duplo no arquivo baixado. Será aberta a janela do instalador da JDK:

19 19 Passo 3: Instalando o ambiente de desenvolvimento (Java JDK) Mantenha as opções padrão nas próximas telas e ao final, você verá algo como:

20 20 Passo 4: Verificando a instalação do Java JDK Após a instalação podemos testar novamente para ver se o java está instalado. Para tal, novamente vamos em Iniciar, executar e em seguida digitamos cmd. Após o prompt do MS-DOS ser aberto, digitamos novamente: java -version

21 21 Passo 4: Verificando a instalação do Java JDK Ok, vimos que o Java está devidamente instalado mas ainda não completamente configurado. Podemos constatar isso chamando o compilador javac no prompt do MS-DOS:

22 22 Passo 4: Verificando a instalação do Java JDK o compilador não foi reconhecido. Para que você possa chamar o interpretador java e o compilador javac em qualquer pasta do seu sistema é preciso configura as variáveis de ambiente.

23 23 Passo 5: Configurando variáveis de ambiente. clique com o botão direito do mouse em "Computador" e em seguida com o botão esquerdo em "Propriedades". Você verá a seguinte janela:

24 24 Passo 5: Configurando variáveis de ambiente. Clique em Configurações Avançadas do Sistema". Isso abrirá uma nova janela:

25 25 Passo 5: Configurando variáveis de ambiente. Com a aba "Avançado" selecionada, clique em "Variáveis de ambiente". Isso vai abrir uma nova janela:

26 26 Passo 5: Configurando variáveis de ambiente. Essa janela tem duas partes: "Variávies de usuário" e "Variáveis do sistema". Na parte de baixo da janela, em "Variáveis do sistema", clique em "Novo". Isso irá abrir uma nova janela para você acrescentar uma nova variável. Preencha dessa forma: Em "Nome da variável", digite: JAVA_HOME E em "Valor da variável", digite: C:\Program Files\Java\jdk1.7.0

27 27 Passo 5: Configurando variáveis de ambiente. Em seguida procure por uma variável de sistema chamada "Path". Mova a barra de rolagem se necessário e quando encontrar uma chamada Path, clique em Editar:

28 28 Passo 5: Configurando variáveis de ambiente. Essa variável pode conter diversas variáveis de ambiente já configuradas e que não devem ser apagadas. Cada uma das variáveis é separada por um ponto-e-vírgula. Precisamos acrescentar um ponto-e-vírgula e mais o a pasta bin do Java_Home: ;%JAVA_HOME%\bin

29 29 Passo 6: Testando novamente o ambiente Nesse ponto é importante fechar o prompt do MS-DOS se o mesmo ainda estiver aberto abri-lo novamente, para que sejam recarregadas as variáveis de ambiente. Digite: javac

30 30 Passo 7: Testando um programa Java Abra o Notepad++ e digite: public class HelloWorld{ public static void main(string args[]){ System.out.println("Olá mundo!"); } }

31 31 Passo 7: Testando um programa Java

32 32 Passo 7: Testando um programa Java Salve o arquivo na pasta que foi criada anteriormente com o mesmo nome da classe do programa, no caso, HelloWorld e com a extensão.java. Em seguida, navegue até a pasta criada através do prompt do MS-DOS com o comando cd c:\programas_java em seguida digite o comando dir para verificar o conteúdo do diretório:

33 33 Passo 7: Testando um programa Java Para compilar o mesmo, digite: javac HelloWorld.java

34 34 Passo 7: Testando um programa Java Se nenhuma mensagem de erro foi mostrada, a sintaxe do programa está ok. Se alguma mensagem surgir, revise o código e corrija o que for necessário. Agora se olharmos o diretório novamente, veremos que foi criado mais um arquivo, chamado HelloWorld.class. Esse arquivo contém os bytecodes que a máquina virtual do Java consegue interpretar:

35 35 Passo 7: Testando um programa Java Agora já podemos rodar o programa, digitando: java HelloWorld desta vez, sem a extensão.class:

36 Editor Para fazer o download do NetBeans, acesse Escolha a opção Java SE. Finalizado o download, prossiga os passos para instalação.

Instalação JDK 10/03/2017

Instalação JDK 10/03/2017 1 Instalação JDK 10/03/2017 Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação, responsável por traduzir o que sua aplicação

Leia mais

Preparação do ambiente para desenvolvimento em Java

Preparação do ambiente para desenvolvimento em Java Buscar comentários post favorito (1) Preparação do ambiente para desenvolvimento em Java Veja neste artigo a preparação do ambiente para desenvolvimento de aplicações com a linguagem Java, vendo desde

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Ambientes de Programação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Prompt de comando JDK IDE NetBeans Eclipse Jbuilder Visual Café Visual J++ NetBeans

Leia mais

Tutorial de instalação do Java 7 no Windows 7.

Tutorial de instalação do Java 7 no Windows 7. Tutorial de instalação do Java 7 no Windows 7. Neste tutorial vamos instalar um ambiente de desenvolvimento Java JDK 7 no Windows 7. Quando falamos em ambiente Java, estamos nos referindo ao conjunto de

Leia mais

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples.

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples. O que é Java Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/ 1 Objetivos Responder o

Leia mais

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Maio 2016 1 Pré-Requisitos Software Java JRE 1.6 Servidor de Aplicação: Tomcat8+ Banco de dados (Mysql, Postgres, SqlServer e Oracle) Release da Aplicação

Leia mais

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior POO Documentation Release 1.0 Felipe Dau e Francisco Pereira Junior August 13, 2015 Contents 1 Instalação do Java 1 1.1 Download................................................. 1 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans.

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans. 1 - Criando meu primeiro programa em Java Para criar um programa Java podemos utilizar um editor de textos (Bloco de Notas/Windows, Notepad ++ ou GEdit/Linux) e o console do sistema operacional, ou um

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA WIZARD - VIMET

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA WIZARD - VIMET Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH Laboratório de Aplicações de Informática em Saúde - LApIS MANUAL DE INSTALAÇÃO DA WIZARD - VIMET São Paulo Outubro 2014 Este manual

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Instalação do TextPad

Instalação do TextPad ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos PMR 2300 Computação para Automação 1 o Semestre 2005 Instalação do TextPad 1.Obtendo o arquivo

Leia mais

Desenvolvendo aplicações Java

Desenvolvendo aplicações Java José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Desenvolvendo aplicações Java Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO JAVA... 1 1.1 A PLATAFORMA

Leia mais

Luz,C âmera, Ação! Introdução ao Java

Luz,C âmera, Ação! Introdução ao Java Luz,C âmera, Ação! Introdução ao Java Breve história do Java A Sun criou um time (conhecido como Green Team) para desenvolver inovações tecnológicas em 1992. Esse time foi liderado por James Gosling, considerado

Leia mais

O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO

O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO Módulo 9 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO P S I 1 1 - C P T G P S I SUMÁRIO Instalação do Java JDK - Kit de Desenvolvimento Java Download do JDK Instalação do JDK Configuração da Variável de ambiente (Path)

Leia mais

Capítulo 2. Ambiente de Desenvolvimento. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 2. Ambiente de Desenvolvimento. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 2 Ambiente de Desenvolvimento Objetivos do Capítulo Explorar os conceitos de ambiente de desenvolvimento e de ambiente de execução. Apresentar os diferentes kits de ferramentas da tecnologia Java

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Algoritmos I Aula 12 Linguagem de Programação Java

Algoritmos I Aula 12 Linguagem de Programação Java Algoritmos I Aula 12 Linguagem de Programação Java Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação Linguagem de Programação Histórico Em 1991, em uma empresa filiada a

Leia mais

Esta é a única declaração da aplicação

Esta é a única declaração da aplicação Esta é a única declaração da aplicação A classe de usuário Olamundo O método público main, com seu argumento, obrigatório em qualquer aplicação. É dentro deste método que você inicia sua aplicação, não

Leia mais

Guia de instalação do REIS

Guia de instalação do REIS Guia de instalação do REIS Este guia foi desenvolvido para explicar o processo de instalação e configuração do REIS em ambiente de produção. Organização do projeto: O projeto REIS é configurado em dois

Leia mais

Fabiano Moreira.

Fabiano Moreira. Fabiano Moreira professor@fabianomoreira.com.br Um pouco de história Java 1.02 (250 classes, lenta) Java 1.1 (500 classes, um pouco mais rápida) Java 2, versões 1.2-1.4 (2300 classes, muito mais rápida)

Leia mais

Java Standard Edition (JSE)

Java Standard Edition (JSE) Java Standard Edition (JSE) Capítulo 01. Introdução à tecnologia JAVA Esp. Márcio Palheta MSN: marcio.palheta@hotmail.com 1 Agenda Apresentação: Formação, graduação, certificação, área de atuação; Apresentação

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

Laboratório 01 NetBeans

Laboratório 01 NetBeans Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GGI030 Programação Orientada a Objetos 2o. Semestre de 2017 Prof. Renato Pimentel Atividade individual. Laboratório 01 NetBeans 1 Introdução Os

Leia mais

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos Linguagem Técnica I Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com 1 Objetivo da Disciplina p Entender os conceitos da programação orientada a objetos; p Aplicar conceitos básicos relativos a objetos

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo 2017 São Paulo Material Didático sobre Robocode Baixando e instalando o Robocode 1 Sobre o Robocode Robocode é uma plataforma open source. Jogo educativo iniciado por Mathew Nelson. As contribuições são

Leia mais

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos: Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa Histórico do Java Em 1991 a Sun Microsystems financiou uma pesquisa sobre o que seria a nova onda digital. Desta pesquisa resultou a criação da

Leia mais

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11 Índice 1. Introdução... 03 2. Instalação: Eclipse e Android... 04 3. Primeira aplicação em Android... 11 1. Introdução Android trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. No dia 05 de novembro

Leia mais

Instalação e Configuração do Java (por Gilberto Irajá Müller)

Instalação e Configuração do Java (por Gilberto Irajá Müller) Instalação e Configuração do Java (por Gilberto Irajá Müller) Para o desenvolvimento em Java, é necessário fazer a instalação do Kit de desenvolvimento em Java (JDK), que é fornecido pela Sun Microsystem

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Android, o primeiro passo é configurar o sistema para receber

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

Alguns conceitos, regras, convenções, preparação do ambiente, primeiro programa.

Alguns conceitos, regras, convenções, preparação do ambiente, primeiro programa. Módulo I Alguns conceitos, regras, convenções, preparação do ambiente, primeiro programa. :: Introdução Neste módulo faremos a apresentação de alguns conceitos Java e a preparação do ambiente de programação.

Leia mais

Manual de Instalação Recuperação Fiscal

Manual de Instalação Recuperação Fiscal Manual de Instalação Recuperação Fiscal Versão 1.4 Junho de 2014 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Descrição Thaís Oliveira 10/12/2013 1.0 Criação do Documento Fábio Franzoni 19/12/2013 1.1 Revisão

Leia mais

Prof: Ricardo Quintão Site:

Prof: Ricardo Quintão   Site: Prof: Ricardo Quintão email: ricardo.quintao@uva.br Site: www.rgquintao.com.br O que é Android? O Android é uma plataforma de software que permite criar aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones

Leia mais

JAVA. Professor: Bruno Toledo

JAVA. Professor: Bruno Toledo JAVA Professor: Bruno Toledo Funcionamento de uma LP Em uma Linguagem de Programação (LP) como C e Pascal, temos o seguinte quadro quando vamos compilar um programa. Código fonte em c Teste.c Gera código

Leia mais

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Como faço para verificar endereço de IP em impressoras térmicas da epson? Antes de seguir este tutorial, você precisa efetuar o download do software

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java)

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Universidade Federal do ABC Disciplina: Processamento da Informação (BC-05045) Assunto: Introdução ao IDE Netbeans Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Conteúdo 1. Introdução... 1 1.1. Programas

Leia mais

Guia de Instalação. 1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010

Guia de Instalação.  1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010 Guia de Instalação Nintex USA LLC 2012. Todos os direitos reservados. Salvo erros e omissões. support@nintex.com www.nintex.com 1 Sumário 1. Instalando o Nintex Workflow 2010... 4 1.1 Executar o instalador...

Leia mais

Modem MIN-410 Criando o aplicativo Hello World, executando com debug, subindo para o modem e habilitando comandos AT dentro do aplicativo

Modem MIN-410 Criando o aplicativo Hello World, executando com debug, subindo para o modem e habilitando comandos AT dentro do aplicativo Modem MIN-410 Criando o aplicativo Hello World, executando com debug, subindo para o modem e habilitando comandos AT dentro do aplicativo Criando o projeto Hello World No menu superior esquerdo, clique

Leia mais

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Wendel Melo (Departamento de Ciência da Computação UFRJ), Notas de aula de Computação II 15/03/2012 A linguagem de programação Python segue o

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Introdução ao Python. Programa Computacional

Introdução ao Python. Programa Computacional Programa Computacional É um algoritmo escrito em uma linguagem computacional (C, Fortran, Pascal, MATLAB, Python, etc.). É a tradução do algoritmo para uma linguagem que será interpretada pelo computador.

Leia mais

Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step

Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step Criando o ambiente para o Curso Avaliação Genômica por Single Step A parte prática do curso será executada em ambiente Linux. Para aqueles que não utilizam Linux, elaboramos um passo-a-passo para a instalação

Leia mais

INSTALANDO PYTHON, PYCHARM E PYGAME

INSTALANDO PYTHON, PYCHARM E PYGAME UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ CAMPUS LUIZ MENEGHEL CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VITOR DO PRADO FERREIRA INSTALANDO PYTHON, PYCHARM E PYGAME BANDEIRANTES PR

Leia mais

Nosso Primeiro Programa Java

Nosso Primeiro Programa Java Java linguagem, jvm, jdk, jre, ide Nosso Primeiro Programa Java Professoras: Ariane Machado Lima Fátima L. S. Nunes 1 Lembrando os objetivos desta disciplina Aprender a programar. Para isso precisamos

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento

Guia de Instalação II. Instalação e Administração do Fluig. Título do documento Guia de Instalação II Instalação e Administração do Fluig Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo

Leia mais

Manual de configuração do servidor

Manual de configuração do servidor Manual de configuração do servidor Leitura dos cursos novos - formato Scorm GrupoPrepara www.grupoprepara.com.br Conteúdo I. Atenção... 2 II. Habilitando o IIS... 3 III. Criando a pasta de arquivos...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3

MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 MANUAL DE INSTALAÇÃO Safenet Authentication client 10.3 CERTISIGN São Paulo, 2017 1 PRÉ-REQUISITOS Antes de iniciar o processo de instalação, favor fechar todas as aplicações e realizar o download do arquivo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Instalando Servidor de Arquivos

Instalando Servidor de Arquivos Este tuto é referente a instalação e configuração do Servidor de Arquivos do Windows Server 2008 R2. ================================================== ===== Instalando Servidor de Arquivos 1. Abra o Gerenciador

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Introdução à plataforma Java

Introdução à plataforma Java Introdução à plataforma Java Apresentação: Professor: Galvez Gonçalves prof.gago@gmail.com O que estudaremos 1. Os conceitos de programação orientada a objetos através de uma linguagem de programação que

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Observer2 Driver para Linguagens DOS

STK (Start Kit DARUMA) Observer2 Driver para Linguagens DOS STK (Start Kit DARUMA) Observer2 Driver para Linguagens DOS Observer2 é um driver Daruma voltado para as linguagens DOS/ 16 bits ou Linguagens que não conseguem chamar a DarumaFramework.dll diretamente.

Leia mais

INTRODUÇÃO A LINGUAGEM JAVA

INTRODUÇÃO A LINGUAGEM JAVA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A LINGUAGEM JAVA Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br Curso Técnico

Leia mais

Guia para configurar o IDE Netbeans para desenvolver projectos em C/C++ com OpenMP:

Guia para configurar o IDE Netbeans para desenvolver projectos em C/C++ com OpenMP: Guia para configurar o IDE Netbeans para desenvolver projectos em C/C++ com OpenMP: Ativando C/C++ / Fortran no IDE NetBeans: Se você quiser trabalhar com C, C++ ou Fortran no IDE NetBeans, a instalação

Leia mais

Memória. Arquitetura de Von Neumann. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 CPU. Unidade de controle ULA

Memória. Arquitetura de Von Neumann. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 CPU. Unidade de controle ULA Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 Arquitetura de Von Neumann CPU Unidade de controle Unidade de entrada Unidade de saída ULA Von Neumann era um gênio. Falava muitos

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Requisitos do sistema

Requisitos do sistema Requisitos do sistema Sistema operacional O Nintex Workflow 2007 deve ser instalado no Microsoft Windows Server 2003 ou 2008. Cliente de navegação Microsoft Internet Explorer 6.x, embora recomende-se o

Leia mais

Revisão dos comandos para instalação do Apache, PHP, MySQL, PostgreSQL, phpmyadmin, phppgadmin e Samba.

Revisão dos comandos para instalação do Apache, PHP, MySQL, PostgreSQL, phpmyadmin, phppgadmin e Samba. Revisão dos comandos para instalação do Apache, PHP, MySQL, PostgreSQL, phpmyadmin, phppgadmin e Samba. para instalar o Apache e o PHP 5: sudo apt-get install apache2 php5 para instalar o MySQL com suporte

Leia mais

1. Introdução. 2. O que é o NetBeans IDE? 3. Instalação do NetBeans

1. Introdução. 2. O que é o NetBeans IDE? 3. Instalação do NetBeans 1 1. Introdução Este manual se propõe a dar uma visão inicial da IDE NetBeans e apresentar os primeiros passos para sua instalação, configuração e usabilidade do ambiente de desenvolvimento, e da interface

Leia mais

Configuração do assinador Shodō

Configuração do assinador Shodō Configuração do assinador Shodō O roteiro a seguir apresenta os procedimentos necessários para configuração e uso do assinador Shodō no PJe. Índice 1. Instalação/atualização e configuração do Java...2

Leia mais

Instalando e configurando o Java Development Kit (JDK)

Instalando e configurando o Java Development Kit (JDK) Tutorial elaborado pelo professor José Gonçalo dos Santos Contato: jose.goncalo.santos@gmail.com Instalando e configurando o Java Development Kit (JDK) 1.1 Obtendo o JDK + JRE Para obter o JDK e o JRE

Leia mais

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Manual de utilização LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Tela Inicial do software Code::Blocks...

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Visão Geral 1 Instalando o Open Watcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de no Mesmo Perfil do Outlook

Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de  no Mesmo Perfil do Outlook Procedimento para Configuração Exchange de Duas Contas de E-mail no Mesmo Perfil do Outlook Página 1 de 7 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

Procedimento: Utilizando o Shodo para autenticar e assinar digitalmente

Procedimento: Utilizando o Shodo para autenticar e assinar digitalmente TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO assinar digitalmente CSTU Coordenação de suporte técnico ao usuário STI SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO RIO DE JANEIRO RJ 2018 HISTÓRICO

Leia mais

BCC201 Introdução à Programação. Prof. Saul Delabrida 2013/2

BCC201 Introdução à Programação. Prof. Saul Delabrida 2013/2 BCC201 Introdução à Programação Prof. Saul Delabrida 2013/2 Como um programa é criado? Compilação por linha de comando Introdução à linguagem C 2 Como um programa é criado? 3 Quando queremos digitar um

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO AO JAVA. Professor Carlos Muniz

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO AO JAVA. Professor Carlos Muniz Instalação do Compilador/Interpretador ( JDK ) As versões do JDK estão disponíveis livremente na Internet no site: http://java.sun.com O JDK, apresenta variáveis de ambiente, utilizadas para indicar ao

Leia mais

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Objetivo do Documento Nesse documento está especificado o procedimento que deve ser adotado para realizar a instalação e configuração dos Componentes

Leia mais

1. Navegador. 1.1 Verificando a versão do navegador Mozilla Firefox.

1. Navegador. 1.1 Verificando a versão do navegador Mozilla Firefox. Índice 1. Navegador 1.1. Verificando a versão do navegador Mozilla Firefox. 1.2. Desinstalando o Mozilla Firefox. 1.3. Instalando a versão correta do Mozilla Firefox. 1.4. Desabilitando as atualizações

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

KISSsoft 03/2018 Tutorial 1

KISSsoft 03/2018 Tutorial 1 KISSsoft 03/2018 Tutorial 1 Versão de teste e primeiros passos KISSsoft AG T. +41 55 254 20 50 A Gleason Company F. +41 55 254 20 51 Rosengartenstr. 4, 8608 Bubikon info@kisssoft.ag Suíça www.kisssoft.ag

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Instalando e Utilizando o VirtualBox No vídeo anterior, apresentei as vantagens de se utilizar uma máquina virtual, e mostrei como utilizar o VMware, virtualizador

Leia mais

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação

Instalação e Atualização do Comércio-plus. Baixando o Arquivo de Instalação Instalação e Atualização do Comércio-plus Essa opção tem o objetivo auxiliar o usuário final para que possa instalar e atualizar o sistema, verifique os procedimento abaixo de como realizar os procedimentos

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Instalação Client Oracle 10g 32 e 64 bits

Instalação Client Oracle 10g 32 e 64 bits Instalação Client Oracle 10g 32 e 64 bits Este documento tem como objetivo orientar os técnicos de Infraestrutura na instalação do Client Oracle 10g 32 e 64 bits. Como fazer a instalação do Client Oracle

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017

Sankhya Web Connection. Versão: 02 Criado em: 28/03/2017 0 de 14 Em alguns navegadores de internet, vem se tornando complicado o uso de plugins (um plugin ou módulo de extensão é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores,

Leia mais

Programação de Computadores I

Programação de Computadores I Programação de Computadores I 2018.2 Por que programar? Porque é legal Por que programar? Porque é legal Porque pode render dinheiro Por que programar? Porque é legal Porque pode render dinheiro Porque

Leia mais

Manual de instalação do Maple para Linux

Manual de instalação do Maple para Linux Manual de instalação do Maple para Linux Antes de começar tenha em mente que este software só poderá ser ativado em um único computador, uma vez ativado não será possível a reativação em outro computador.

Leia mais

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Desenvolvido por Maggiore em 11/2016 Sumário 1 Download do instalador do sistema... 3 2 Instalação do sistema... 6 3 Desinstalação do Firebird... 10 4 Configuração

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais

Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais Manual do Usuário Assinador de Documentos Vara de Execuções Penais PROJUDI Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Requisitos Básicos... 3 2. Atualizar Versão do Java... 3 Verificar e Atualizar a Versão do Java...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais