CNPJ: / Rua: 19 de Novembro nº 4158 Bairro: Real Copagre Teresina/PI CEP:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CNPJ: / Rua: 19 de Novembro nº 4158 Bairro: Real Copagre Teresina/PI CEP:"

Transcrição

1 Relatório de Atividades Ano de 2012 Janeiro Realização da atividade de prevenção a IST/HIV/AIDS, com ato na praça João Luis Ferreira no Centro de Teresina, ação alusiva ao 29 de Janeiro Dia Nacional de Travestis e Transexuais, no intuito de informar a população da importância o uso de métodos contraceptivos para evitar a infecção, disponibilizados testagem rápida em parceria com a Coordenação Estadual de IST/HIV/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Fevereiro Participação na Campanha de Carnaval da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e da Secretária Municipal de Saúde de Teresina, com a distribuição e insumos e material informativo no corredor da folia do Carnaval de Teresina, com a finalidade de incentivar o uso do preservativo e conscientizar a população no sentido de se prevenir contra a infecção das IST/HIV/AIDS

2 Março Realização de Oficina sobre prevenção das IST/HIV/AIDS para público o LGBT, com a finalidade de dialogar sobre as formas de contrair estas infecções, bem como orientar na importância da prevenção. Abril Reunião Ampliada com a Coordenações da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, com a finalidade elaborar o plano de ações e metas para 2012, traçando estratégias de prevenir, diagnosticar, tratar as IST/IHIV/AIDS.

3 Maio Realização de Blitz de Prevenção e Cidadania no Centro da cidade de Teresina, atividade alusiva ao 17 de Maio Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, com a finalidade de informar a população no que tange as infecções por IST/HIV/AIDS e sobre as legislações vigentes em parceria com a Defensoria Pública do Piauí. Junho Realização de Oficina informativa para profissionais de Enfermagem, com a finalidade de acolhimento da população LGBT em situação de vulnerabilidade e exposição as IST/HIV/AIDS.

4 Julho Formação para profissionais da aérea da educação, através do programa Saúde e Prevenção nas escolas, com a finalidade de dialogar sobre formas de infecção das IST/HIV/AIDS, no sentido de informar e prevenir no âmbito escolar. Agosto Ato público de Conscientização pelo uso da Camisinha e outros métodos de prevenção das IST/HIV/AIDS para população.

5 Setembro Realização de Formação para profissionais de CRAS e CREAS, no sentido de acolhimento de pessoas vivendo com HIV/AIDS, e encaminhamentos para os serviços de especializados de saúde. Outubro Realização de Formação para Profissionais de SAE e CTA, no sentido do acolhimento da população LGBT nestes espaços, para que não haja situações de discriminação no tange a orientação sexual e identidade de gênero.

6 Novembro Lançamento da Cartilha Educativa para população LGBT, para prevenção da IST/HIV/ADIS, atividade realizada em parceria com o Coletivo de Gays Mirindiba, com a finalidade de potencializar a conscientização da prevenção, diagnóstico. Dezembro Realização do Encontro de Organizações que atuam na luta contra AIDS, atividade alusiva ao 1º de Dezembro Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, parceria com a Rede Nacional de Pessoas Vivendo Positivamente RNP+

7 Ano de 2013 Janeiro Realização da atividade de prevenção a IST/HIV/AIDS, com ato na praça da Liberdade no Centro de Teresina, ação alusiva ao 29 de Janeiro Dia Nacional de Travestis e Transexuais, no intuito de informar a população da importância o uso de métodos contraceptivos para evitar a infecção, disponibilizados testagem rápida em parceria com a Coordenação Estadual de IST/HIV/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí. Março Realização de Oficina sobre prevenção das IST/HIV/AIDS para público o LGBT, com a finalidade de dialogar sobre as formas de contrair estas infecções, bem como orientar na importância da prevenção.

8 Abril Reunião Ampliada com a Coordenações da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, com a finalidade elaborar o plano de ações e metas para 2013, traçando estratégias de prevenir, diagnosticar, tratar as IST/IHIV/AIDS. Maio Realização de Blitz de Prevenção e Cidadania no Centro da cidade de Teresina, atividade alusiva ao 17 de Maio Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, com a finalidade de informar a população no que tange as infecções por IST/HIV/AIDS.

9 Junho Realização de Ato Público de Prevenção e Cidadania durante a 1ª Parada da Diversidade de Teresina, atividade alusiva ao 28 de Junho Dia do Orgulho de Ser LGBT, com a finalidade de informar a população no que tange as infecções por IST/HIV/AIDS. Julho Formação para profissionais da aérea da educação, através do programa Saúde e Prevenção nas escolas, com a finalidade de dialogar sobre formas de infecção das IST/HIV/AIDS, no sentido de informar e prevenir no âmbito escolar.

10 Agosto Ato público de Conscientização pelo uso da Camisinha e outros métodos de prevenção das IST/HIV/AIDS para população. Setembro Realização de Formação para profissionais de Educação, no sentido de acolhimento de pessoas LGBT vivendo com HIV/AIDS, no recorte de Orientação Sexual e Identidade de gênero.

11 Outubro Realização de Formação para Profissionais de Segurança Pública, no sentido do acolhimento da população LGBT nestes espaços, para que não haja situações de discriminação no tange a orientação sexual e identidade de gênero. Dezembro Ato Público de Conscientização de luta contra a AIDS, atividade alusiva ao 1º de dezembro Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

12 Ano de 2014 Janeiro Realização de Mutirão para expedição de cartão do SUS com uso do Nome Social, atividade alusiva ao 29 de Janeiro Dia Nacional de Visibilidade de Travestis e Transexuais, com a finalidade de evitar constrangimento da população de travestis e transexuais ao ser chamada publicamente nos serviços de saúde. Fevereiro

13 Participação na Campanha de Carnaval da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e da Secretária Municipal de Saúde de Teresina, com a distribuição e insumos e material informativo, com a finalidade de incentivar o uso do preservativo e conscientizar a população no sentido de se prevenir contra a infecção das IST/HIV/AIDS. Março Reunião Ampliada com a Coordenações da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, com a finalidade elaborar o plano de ações e metas para 2014, traçando estratégias de prevenir, diagnosticar, tratar as IST/IHIV/AIDS.

14 Abril Lançamento da Campanha Estadual de uso do nome social pelas pessoas travestis e transexuais no âmbito do Governo do Piauí, através da expedição da carteira de identificação do nome social. Maio Participação no II Fórum Estadual de Luta contra as IST/HIV/AIDS do Piauí, com a finalidade de fortalecer o controle social e os direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS. Junho

15 Realização de Ato Público de Prevenção e Cidadania no Parque Potycabana em Teresina, atividade alusiva ao 28 de Junho Dia do Orgulho de Ser LGBT, com a finalidade de informar a população no que tange as infecções por IST/HIV/AIDS. Julho Realização de Ato Público de Prevenção e Cidadania durante a 14ª Parada da Diversidade de Teresina, atividade alusiva ao 28 de Junho Dia do Orgulho de Ser LGBT, com a finalidade de informar a população no que tange as infecções por IST/HIV/AIDS.

16 Agosto Realização de Oficina sobre prevenção das IST/HIV/AIDS para público o LGBT, com a finalidade de dialogar sobre as formas de contrair estas infecções, bem como orientar na importância da prevenção. Setembro Participação no Coloquio sobre Saúde, Sexualidade e Diversidade Sexual, com a finalidade de informar alunos dos cursos da área da saúde para o acolhimento da população LGBT nos serviços.

17 Outubro Participação no XI Encontro Regional Nordeste de Travestis e Transexuais, com a finalidade de formação para novas lideranças Trans do Nordeste, no enfrentamento a epidemia das ISTA/HIV/AIDS. Novembro Participação n 8ª Jornada Nordestina de Cidadania Plena LGBT, com a finalidade de potencializar o controle social do Nordeste, desta forma fortalecendo as políticas públicas voltadas para população LGBT.

18 Dezembro Ato Público de Conscientização de luta contra a AIDS, atividade alusiva ao 1º de dezembro Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Ano de 2015

19 Janeiro Formação para policiais civis, no sentido de abordagem e acolhimento da população LGBT nos espaços de segurança pública do estado do Piauí, atividade alusiva ao 29 de Janeiro Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Fevereiro Participação na Campanha de Carnaval da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e da Secretária Municipal de Saúde de Teresina, com a distribuição e insumos e material informativo, com a finalidade de incentivar o uso do preservativo e conscientizar a população no sentido de se prevenir contra a infecção das IST/HIV/AIDS. Março

20 Participação no Encontro Homoafetividade, Transexualidade e no âmbito da Saúde, com a finalidade conscientizar estudantes de psicologia no tratamento das pessoas LGBT vivendo com HIV/AIDS. Abril Participação na III Conferência Municipal de Teresina, com a finalidade de apresentar propostas na área da saúde para o enfrentamento a infecção das IST/HIV/AIDS. Maio Participação no XII Encontro Regional Nordeste de Travestis e Transexuais, com a finalidade de formação para novas lideranças Trans do Nordeste, no enfrentamento a epidemia das ISTA/HIV/AIDS.

21 Junho Realização do VI Encontro Estadual de Travestis e Transexuais do Piauí que atuam na Prevenção da AIDS, com a finalidade de dialogar sobre as estratégias de fortalecimento de políticas públicas para o enfrentamento das IST/HIV/AIDS. Julho Participação no Seminário Nordeste de Travestis e Transexuais Negras, com a finalidade aprimorar as políticas públicas de enfrentamento a epidemia de IST/HIV/AIDS na Região Nordeste.

22 Setembro Participação n 9ª Jornada Nordestina de Cidadania Plena LGBT, com a finalidade de potencializar o controle social do Nordeste, desta forma fortalecendo as políticas públicas voltadas para população LGBT. Dezembro Participação na III Conferência Estadual de LGBT do Piauí, com a finalidade de apresentar propostas para o enfrentamento a infecção de IST/HIV/AIDS, e ainda o fortalecimento do controle social.

23 Ano de 2016 Janeiro Participação no Lançamento da Campanha Estadual de Enfrentamento a Transfobia nos órgãos públicos do Governo do Estado, com a finalidade de coibir práticas discriminatórias com as pessoas travestis e transexuais do Piauí. Fevereiro Participação na Campanha de Carnaval da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e da Secretária Municipal de Saúde de Teresina, com a distribuição e insumos e material informativo, com a finalidade de incentivar o uso do preservativo e conscientizar a população no sentido de se prevenir contra a infecção das IST/HIV/AIDS.

24 Março Participação no XXI Encontro Nacional de Travestis e Transexuais, com a finalidade de fortalecer o controle social para atuar junto a prevenção das IST/HIV/AIDS. Abril Participação no Encontro de Redes LGBT do Nordeste, com a finalidade de potencializar as políticas públicas que atuam na luta contra AIDS na Região Nordeste.

25 Maio Participação na III Conferência Nacional de LGBT, com a finalidade de apresentar propostas para efetivação das políticas públicas de que atuam na luta contra as IST/HIV/AIDS. Junho

26 Participação no II Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros, com a finalidade de fortalecer as políticas públicas que atuam na luta contra o Racismo. Setembro Participação n 10ª Jornada Nordestina de Cidadania Plena LGBT, com a finalidade de potencializar o controle social do Nordeste, desta forma fortalecendo as políticas públicas voltadas para população LGBT. Dezembro Participação no Curso de Formação de Multiplicadores para Saúde Integral LGBT, com a Finalidade de fortalecer o controle social no âmbito da saúde.

27 Ano 2017 Janeiro Participação na realização do VII Encontro Estadual de Travestis e Transexuais do Piauí que atuam na luta contra a AIDS, com a finalidade de dialogar sobre os serviços públicos que atuam na prevenção, diagnóstico e assistência das IST/HIV/AIDS.

28

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS SERGIPE

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS SERGIPE PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS SERGIPE METAS ATIVIDADES PARCERIAS EXECUSSÃO CRONOGRAMA - Articular, mediante a criação de uma rede via internet

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS BAHIA

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS BAHIA PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS BAHIA OBJETIVO GERAL Promover ações integradas para o enfrentamento da epidemia de HIV/AIDS e outras DST

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS ALAGOAS

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS ALAGOAS PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS ALAGOAS OBJETIVOS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS E PARCERIAS CRONOGRAMA MONITORAMEN TO INDICADOR 1. Incluir anualmente,

Leia mais

Título: A ATUAÇÃO DO CTA NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ/SP

Título: A ATUAÇÃO DO CTA NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ/SP Título: A ATUAÇÃO DO CTA NO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ/SP Autores: Milena Luckesi de Souza¹, Grace do Prado Dan¹, Heloísa de Oliveira¹, Maria de Lurdes Munhoz¹ Serviço de Saúde: 1 - CTA - Centro de Testagem

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES Util. Públ. Municipal:.686/1998 Util. Públ. Estadual: 14.37/010 PABX: (55) 13 3383 166 RELATÓRIO DE ATIVIDADES Exercício 015 1 Util. Públ. Municipal:.686/1998 Util. Públ. Estadual: 14.37/010 PABX: (55)

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS MATO GROSSO DO SUL

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS MATO GROSSO DO SUL PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS MATO GROSSO DO SUL Introdução O desafio de um plano de enfrentamento da epidemia da aids em população específica,

Leia mais

CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015

CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015 CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015 Ações baseadas no Calendário Permanente de Direitos Humanos e outras sugestões JANEIRO 21 Dia Nacional do combate à Intolerância Religiosa Roda de conversa Intolerância Religiosa

Leia mais

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA Os Comitês Estaduais de Enfrentamento à Homo-Lesbo-Transfobia são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

Leia mais

SUS, Equidade e Saúde da população LGBT

SUS, Equidade e Saúde da população LGBT SUS, Equidade e Saúde da população LGBT As Paradas do Orgulho LGBT em Fortaleza As Paradas do Orgulho LGBT são capítulo importante e fundamental de visibilidade massiva que almeja discutir e incluir no

Leia mais

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática.

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Legislativo Propor PEC para incluir a garantia do direito à livre orientação

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DA AIDS ENTRE HSH, HOMOSSEXUAIS E TRAVESTIS

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DA AIDS ENTRE HSH, HOMOSSEXUAIS E TRAVESTIS SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO DO SUL DIRETORIA DE VIGILANCIA EM SAÚDE COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA GERÊNCIA TÉCNICA DO PROGRAMA ESTADUAL DE DST / AIDS PLANO DE ENFRENTAMENTO

Leia mais

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Apresentação de propostas e formalização de Convênios com a SPM - PR Vitória, maio de 2011 Secretaria de Políticas para as Mulheres Criada

Leia mais

Portaria do Ministério da Saúde que institui a Política Nacional de Saúde Integral LGBT

Portaria do Ministério da Saúde que institui a Política Nacional de Saúde Integral LGBT Portaria do Ministério da Saúde que institui a Política Nacional de Saúde Integral LGBT GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 2.836, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2011 Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS),

Leia mais

PROPOSTA DE PROJETO VENHAMULHERES!

PROPOSTA DE PROJETO VENHAMULHERES! PROPOSTA DE PROJETO VENHAMULHERES! PROPOSTA DO PROJETO: Apresentação do projeto (descrever de forma reduzida qual a proposta do projeto) (limite: 300 palavras) * O projeto VenhaMulheres! visa trabalhar

Leia mais

COGESPA 2016 PREVENÇÃO. Eixo II - Enfrentamento da Epidemia das DST/Aids entre mulheres no Estado de São Paulo

COGESPA 2016 PREVENÇÃO. Eixo II - Enfrentamento da Epidemia das DST/Aids entre mulheres no Estado de São Paulo COGESPA 2016 PREVENÇÃO Eixo II - Enfrentamento da Epidemia das DST/Aids entre mulheres no Estado de São Paulo DST/Aids entre mulheres no Estado de São Paulo Diminuir a incidência de HIV/Aids entre as mulheres

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO PARA CANDIDATAS E CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM A ALIANÇA NACIONAL LGBTI+ E PARCEIRAS

TERMO DE COMPROMISSO PARA CANDIDATAS E CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM A ALIANÇA NACIONAL LGBTI+ E PARCEIRAS PLATAFORMA LGBTI+ ELEIÇÕES 2018 TERMO DE COMPROMISSO PARA CANDIDATAS E CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM A ALIANÇA NACIONAL LGBTI+ E PARCEIRAS Promoção da Cidadania LGBTI+ - Por um Brasil de todas

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO COORDENADORA: DANIELA BARROS COLABORADORES/COLABORADORAS:

Leia mais

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5

Legislação Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - 1/5 RESOLUÇÃO CONJUNTA CNAS E CNCD/LGBT Nº 01/2018 Estabelece parâmetros para a qualificação do atendimento socioassistencial da população LGBT no Sistema Único da Assistência Social SUAS. O CONSELHO NACIONAL

Leia mais

EDITAL DE AÇÕES DE PREVENÇÃO RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS.

EDITAL DE AÇÕES DE PREVENÇÃO RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS. EDITAL DE AÇÕES DE PREVENÇÃO RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS. 1. Apresentação O Fundo Nacional de Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil que trabalham no campo

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS TOCANTINS ATIVIDADES/ AÇÕES 1. Nos editais do PAM definir uma ordem de prioridades por populações vulneráveis;

Leia mais

SEXUALIDADE E EXPRESSÃO DE GÊNERO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: AÇÕES POSSÍVEIS NO ESPAÇO JURÍDICO

SEXUALIDADE E EXPRESSÃO DE GÊNERO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: AÇÕES POSSÍVEIS NO ESPAÇO JURÍDICO TRANSDIVERSIDADE E DIREITOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DXS ASSISTENTES SOCIAIS SEXUALIDADE E EXPRESSÃO DE GÊNERO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: AÇÕES POSSÍVEIS NO ESPAÇO JURÍDICO

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DA FEMINIZAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS DE GOIÁS. 1. Ampliar em. 10 municípios/ano;

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DA FEMINIZAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS DE GOIÁS. 1. Ampliar em. 10 municípios/ano; PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DA FEMINIZAÇÃO DA EPIDEMIA DE AIDS DE GOIÁS Diagnóstico Operacionalização do Plano Estadual Contexto de vulnerabilidade 1. Relações desiguais de gênero Ações governamentais

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS LGBT

PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS LGBT PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS LGBT Palmas, Tocantins Abril, 2014 1. INTRODUÇÃO O Plano Estadual de Políticas Públicas

Leia mais

Documento final do VIII Encontro Regional Sudeste de ONG/AIDS

Documento final do VIII Encontro Regional Sudeste de ONG/AIDS Documento final do VIII Encontro Regional Sudeste de ONG/AIDS Os participantes do VIII Encontro Regional Sudeste de ONG/Aids reunidos entre os dias 10 e 12 de Agosto de 2017, em São Paulo, divulgam o documento

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

Serviço Social está na luta pela visibilidade trans

Serviço Social está na luta pela visibilidade trans Serviço Social está na luta pela visibilidade trans Uma importante luta do Serviço Social brasileiro é o enfrentamento da transfobia, que é a violência contra travestis, transexuais e transgêneros. Nesse

Leia mais

POLÍTICA LGBT DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

POLÍTICA LGBT DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA POLÍTICA LGBT DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB Nordeste do brasil 800.000 habitantes PONTO MAIS ORIENTAL DAS AMÉRICAS QUEM SOU E MEU ATIVISMO SOCIAL SERVIÇOS COORDENADORIA LGBT E

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 1 REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 2018 (Instituído pela Portaria nº 05/2018) 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Da definição e finalidades... 3 CAPÍTULO II - Dos objetivos

Leia mais

Ser-Tão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Faculdade de Ciências Sociais, UFG. I

Ser-Tão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Faculdade de Ciências Sociais, UFG.   I Apêndice K Diretrizes e moções relativas à população LGBT, aprovadas na 13ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada em novembro de 2007, em Brasília. I - DIRETRIZES EIXO I - Desafios para a Efetivação

Leia mais

Envolvendo Homens Jovens no Enfrentamento a Violência contra a Mulher. Instituto Papai

Envolvendo Homens Jovens no Enfrentamento a Violência contra a Mulher. Instituto Papai Envolvendo Homens Jovens no Enfrentamento a Violência contra a Mulher Instituto Papai Quem somos Fundado em janeiro de 1997, o Instituto PAPAI é uma organização nãogovernamental, sediada em Recife, que

Leia mais

Tabela 1. Gestoras entrevistadas, por identidade de gênero e tipo de órgão governamental. Órgãos específicos LGBT

Tabela 1. Gestoras entrevistadas, por identidade de gênero e tipo de órgão governamental. Órgãos específicos LGBT Apêndice A - Tabulação dos questionários respondidos por gestoras (16 vinculadas a e 36 vinculadas a da Administração ). Tabela 1. Gestoras entrevistadas, por identidade de gênero e tipo de órgão governamental

Leia mais

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 I Congresso Regional Psicologia e Políticas Públicas: O Diálogo em Construção será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 25 e 27 de

Leia mais

Plano de Atividades. A lista proponente à Direção da rede ex aequo, propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2016: Organização

Plano de Atividades. A lista proponente à Direção da rede ex aequo, propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2016: Organização A lista proponente à Direção 2016 Plano de Atividades A lista proponente à Direção da rede ex aequo, propõe o seguinte plano de atividades para o ano de 2016: Organização Tesouraria e financiamento Gestão

Leia mais

DIREITOS HUMANOS SEXUAIS: DESAFIOS PARA UMA SOCIEDADE DE DIREITOS

DIREITOS HUMANOS SEXUAIS: DESAFIOS PARA UMA SOCIEDADE DE DIREITOS DIREITOS HUMANOS SEXUAIS: DESAFIOS PARA UMA SOCIEDADE DE DIREITOS Autor: Raul Onofre de Paiva Neto, Coautores: Ana Teresa Camilo Duarte e Maria Adriana Lacerda Parente Centro de Referência Especializado

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Título: Prevenção x Vulnerabilidades: a atuação do CTA junto à população HSH e Profissionais do Sexo

Título: Prevenção x Vulnerabilidades: a atuação do CTA junto à população HSH e Profissionais do Sexo Título: Prevenção x Vulnerabilidades: a atuação do CTA junto à população HSH e Profissionais do Sexo Autores: Grace do Prado Dan¹; Heloisa de Oliveira¹; Maria de Lurdes Magalhães de Almeida Munhoz¹; Milena

Leia mais

SAÚDE DA POPULAÇÃO DE GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS*

SAÚDE DA POPULAÇÃO DE GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS* MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA DEPARTAMENTO DE APOIO À GESTÃO PARTICIPATIVA SAÚDE DA POPULAÇÃO DE GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS* Brasília DF

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT 1.

PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT 1. PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT 1. INTRODUÇÃO O Plano Estadual de Políticas Públicas e Promoção dos Direitos de

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS

SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS CARTA DE BRASÍLIA CARTA DE BRASÍLIA Durante a realização do SEMINÁRIO NACIONAL DIVERSIDADE DE SUJEITOS E IGUALDADE DE DIREITOS NO SUS, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com os Movimentos Sociais,

Leia mais

Equipe e contato Introdução A Codsex atua por meio de três frentes:... 5

Equipe e contato Introdução A Codsex atua por meio de três frentes:... 5 SUMÁRIO Equipe e contato... 3 Introdução... 4 A Codsex atua por meio de três frentes:... 5 Acolhimento, encaminhamento à rede de proteção e acompanhamento de denúncias... 5 1. Compõem a Rede de Atenção

Leia mais

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015

NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 Correios NOTA TÉCNICA/GRETNIGEP- ` )t 12015 DESTINO: Vice-Presidência de Gestão de Pessoas ASSUNTO: Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos Subtítulo 1 Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos

Leia mais

O papel da comunidade nas ações de promoção de saúde em tuberculose

O papel da comunidade nas ações de promoção de saúde em tuberculose O papel da comunidade nas ações de promoção de saúde em tuberculose Um pouco do Comitê Tb Desde 2005, ação do Fundo Global Tb Brasil, criados 11 comitês de tuberculose. Missão: Ser um articulador entre

Leia mais

Apêndice G - Questionário aplicado a representantes de secretarias municipais/estaduais ou de ministérios setoriais

Apêndice G - Questionário aplicado a representantes de secretarias municipais/estaduais ou de ministérios setoriais Apêndice G - Questionário aplicado a representantes de secretarias municipais/estaduais ou de ministérios setoriais BLOCO PERFIL DA/O ENTREVISTADA/O 01. O/a sr/sra é: 1. Mulher 2. Homem 3. Travesti 99.

Leia mais

COMO OS SERVIÇOS DE SAÚDE ACOLHEM A POPULAÇÃO LGBT?

COMO OS SERVIÇOS DE SAÚDE ACOLHEM A POPULAÇÃO LGBT? COMO OS SERVIÇOS DE SAÚDE ACOLHEM A POPULAÇÃO LGBT? João Luís da Silva Universidade de Pernambuco UPE Introdução O Sistema Único de Saúde (SUS), regimentado através de Constituição de 1988 a partir da

Leia mais

5º EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETO

5º EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETO 5º EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETO 1. Apresentação O Fundo PositHiVo, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento das ações executadas pelas organizações da sociedade civil e, consequentemente,

Leia mais

Plano de Trabalho CEDS

Plano de Trabalho CEDS Plano de Trabalho CEDS 2018-2021 Revisão 05 (17/08/2017) Coordenador Especial: Nélio Georgini Assessora Especial: Beatriz Cordeiro Assessor de Projetos: Ricardo Lima Assessor de Projetos: Carlos Alberto

Leia mais

PRONUNCIAMENTO SOBRE DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS DEPUTADO MARCELO SERAFIM (PSB-AM)

PRONUNCIAMENTO SOBRE DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS DEPUTADO MARCELO SERAFIM (PSB-AM) PRONUNCIAMENTO SOBRE DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS DEPUTADO MARCELO SERAFIM (PSB-AM) Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, Povo do estado do Amazonas, Ontem foi o Dia Mundial de Luta Contra à Aids.

Leia mais

Secretaria Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (SNPDDH)

Secretaria Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos (SNPDDH) (SNPDDH) PAULO ROBERTO MARTINS MALDOS Secretário paulo.maldos@sdh.gov.br Brasília, 09 de março de 2015 Principais responsabilidades da SNPDDH políticas de promoção e defesa dos direitos dos idosos e da

Leia mais

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Jaqueline Lima Santos Doutoranda em Antropologia Social UNICAMP Instituto

Leia mais

Equidade em Saúde No campo da saúde cole2va, as condições de desigualdade persistentes embora sujeitas à mudança são chamadas de iniquidades.

Equidade em Saúde No campo da saúde cole2va, as condições de desigualdade persistentes embora sujeitas à mudança são chamadas de iniquidades. Equidade em Saúde No campo da saúde cole2va, as condições de desigualdade persistentes embora sujeitas à mudança são chamadas de iniquidades. Para combatê- las, o Ministério da Saúde e as demais esferas

Leia mais

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP

Conheça as propostas formuladas nos eventos preparatórios em todo o estado de SP Eixo: 1. Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria Proposta: Maior proximidade entre psicólogos do Vale do Ribeira e o Conselho, através de reuniões e eventos

Leia mais

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO À FEMINIZAÇÃO DA EPIDEMIA DA AIDS E OUTRAS DST DO ESTADO DO PARÁ

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO À FEMINIZAÇÃO DA EPIDEMIA DA AIDS E OUTRAS DST DO ESTADO DO PARÁ PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO À FEMINIZAÇÃO DA EPIDEMIA DA AIDS E OUTRAS DST DO ESTADO DO PARÁ 2010. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Saúde Pública É permitida a reprodução parcial

Leia mais

Tratamento nominal de discentes travestis e transexuais

Tratamento nominal de discentes travestis e transexuais Tratamento nominal de discentes travestis e transexuais Thiago Teixeira Sabatine Silvia Moutinho de Aguiar (Equipe Técnica de Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero) Versão: Agosto/2015 O que é

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR TEÓFILO OTONI 17 E 18 DE MAIO 2007 Dia 17 de Maio de 2007 PROGRAMAÇÃO 8:30 Abertura 9:00 Apresentação do PAIR e dados do diagnóstico 11:15 Discussão

Leia mais

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT Departamento de Apoio à Gestão Participativa /DAGEP Secretaria de Gestão Estratégica

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA JUNHO, 2007

CONSULTA PÚBLICA JUNHO, 2007 CONSULTA PÚBLICA JUNHO, 2007 EQUIPE DE ELABORAÇÃO Programa Nacional de DST e Aids Adailton da Silva Alexandre Magno Artur Iuri Sousa Carina Bernardes Denis Ribeiro Denis Ricardo Carloto Erika Resende Gerson

Leia mais

ASSEMBLEIAS REGIONAIS

ASSEMBLEIAS REGIONAIS ASSEMBLEIAS REGIONAIS Histórico e demandas das Assembleias realizadas nas regiões administrativas do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores da Política LGBT, no primeiro semestre de 2014 ASSEMBLEIA REGIONAL

Leia mais

CONSTRUINDO CAMINHOS DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO BUSCANDO A INTEGRALIDADE E A CIDADANIA: O CASO DA IEE PROFESSOR ANNES DIAS

CONSTRUINDO CAMINHOS DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO BUSCANDO A INTEGRALIDADE E A CIDADANIA: O CASO DA IEE PROFESSOR ANNES DIAS CONSTRUINDO CAMINHOS DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO BUSCANDO A INTEGRALIDADE E A CIDADANIA: O CASO DA IEE PROFESSOR ANNES DIAS CARVALHO, Themis Goretti Moreira Leal de 1 ; CAVALHEIRO, Daniela Persio 2 ; Palavras

Leia mais

RESULTADO SISTÊMICO 7

RESULTADO SISTÊMICO 7 Guia de Dicas de Políticas Públicas 83 RESULTADO SISTÊMICO 7 Ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/aids voltadas para adolescentes e jovens implementadas As ações propostas

Leia mais

A Atenção Básica em doenças hepáticas na Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco

A Atenção Básica em doenças hepáticas na Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIRETORIA GERAL DE CONTROLE DE DOENÇAS E AGRAVOS PROGRAMA ESTADUAL DE IST/AIDS/HV A Atenção Básica em doenças hepáticas na Secretaria

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

Objetivo Principal Fique Sabendo Jovem!

Objetivo Principal Fique Sabendo Jovem! O Projeto Fique Sabendo Jovem surge através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e UNICEF através do número crescente de casos HIV/AIDS em adolescentes e jovens adultos ( 15 a 24

Leia mais

Diretoria da Diversidade

Diretoria da Diversidade Relatório de Atividades e Eventos da Diretoria da Diversidade DIV Coordenação dos Direitos da Mulher 2016 2 Coordenação dos Direitos da Mulher A Coordenação dos Direitos das Mulheres é uma coordenação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA HUMANA

SECRETARIA DE ESTADO DA HUMANA SECRETARIA DE ESTADO DA MULHER E DA DIVERSIDADE HUMANA Apresentação do Pacto - Paraíba. ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA MULHER E DA DIVERSIDADE HUMANA Ricardo Vieira Coutinho Governador do Estado

Leia mais

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares I Encontro Nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares GRUPO DE TRABALHO Municípios das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul Criação do Grupo Articulador Definir quem é o grupo

Leia mais

PROJETO BEM-ME-QUER MODELO DO PLANO DE TRABALHO

PROJETO BEM-ME-QUER  MODELO DO PLANO DE TRABALHO ANEXO I DADOS INSTITUCIONAIS RAZÃO SOCIAL: PROJETO BEM ME QUER NOME FANTASIA: PBMQ CNPJ: 02.045.930/0001-97 SITUAÇÃO CADASTRAL ATIVA: (x ) sim MODELO DO PLANO DE TRABALHO () não ENDEREÇO: Rua Dr. João

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT. Brasília DF Junho de 2008

MINISTÉRIO DA SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT. Brasília DF Junho de 2008 MINISTÉRIO DA SAÚDE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS - LGBT Brasília DF Junho de 2008 DOCUMENTO PRELIMINAR Em Consulta Pública de 20/06/2008 a

Leia mais

4º EDITAL AÇÕES DE PREVENÇÃO E ADVOCACY RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS.

4º EDITAL AÇÕES DE PREVENÇÃO E ADVOCACY RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS. 4º EDITAL - 2018 AÇÕES DE PREVENÇÃO E ADVOCACY RELACIONADOS À EPIDEMIA DE IST/HIV/AIDS E HEPATITES VIRAIS. 1. Apresentação O Fundo Nacional de Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil que trabalham

Leia mais

Estratégias para o enfrentamento das violações dos direitos da população em situação de rua

Estratégias para o enfrentamento das violações dos direitos da população em situação de rua Estratégias para o enfrentamento das violações dos direitos da população em situação de rua UM NOVO OLHAR Primeiros movimentos: Entidades que reconhecem o protagonismo e defendem direitos Organização da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015 Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria Estadual de Administração Penitenciária RESOLUÇÃO Nº 558, DE 29 DE MAIO DE 2015 Estabelece diretrizes e normativas para o tratamento da população LGBT no

Leia mais

EIXO I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional

EIXO I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional Apêndice L Considerações e diretrizes relativas à população LGBT, aprovadas na Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada entre 28 de março e 1º de abril de 2010, em Brasília. Considerações e

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE Resolução nº XX, de 21 de outubro de 2016 Pactua o desenho do Programa Criança

Leia mais

Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município

Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município Guia de Dicas de Políticas Públicas 173 RESULTADO SISTÊMICO 16 Ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência implementadas no município Nos últimos anos, o Brasil

Leia mais

PAM REVISADO/FECHADO PELO ESTADO

PAM REVISADO/FECHADO PELO ESTADO Atual condição de Gestão do SUS: Gestão Plena de Sistema IDENTIFICAÇÃO DO GESTOR PÚBLICO DO SUS Situação do estado quanto a elaboração de Plano Diretor de Regionalização conforme a NOAS 2002: micro regional

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS PROJETO PNUD BRA/07/019 TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2012

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS PROJETO PNUD BRA/07/019 TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2012 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS PROJETO PNUD BRA/07/019 1. Função no Projeto TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2012 Prestar Consultoria Técnica Especializada - Modalidade Produto

Leia mais

PARECER TÉCNICO. Referente: Programa Criança Feliz.

PARECER TÉCNICO. Referente: Programa Criança Feliz. PARECER TÉCNICO Referente: Programa Criança Feliz. Instituído no ano passado pelo Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, Resolução Nº 19, de 14 de novembro de 2016, o Programa Criança Feliz, tem

Leia mais

Relatório Gerencial de Atividades

Relatório Gerencial de Atividades Relatório Gerencial de Atividades CONTRATO DE GESTÃO: 001/2015 CENTRO ESTADUAL DE COMBATE À HOMOFOBIA Página 1 de 13 Objeto: Relato do gerenciamento, planejamento, avaliação e organização dos serviços

Leia mais

HOMOFOBIA E SEXISMO NO SISTEMA PRISIONAL E NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO TOCANTINENSE: UMA ANÁLISE DO PERFIL CURSISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

HOMOFOBIA E SEXISMO NO SISTEMA PRISIONAL E NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO TOCANTINENSE: UMA ANÁLISE DO PERFIL CURSISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO HOMOFOBIA E SEXISMO NO SISTEMA PRISIONAL E NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO TOCANTINENSE: UMA ANÁLISE DO PERFIL D@S CURSISTAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO Milena Carlos de Lacerda 2 ; Bruna Andrade Irineu 3 1 Acadêmica

Leia mais

Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS Trabalho

Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS Trabalho O que é? É uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, através de ações integradas e articuladas voltadas para

Leia mais

EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE LUTAS REGIONAL 2014/2015 REGIÃO III ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE

EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE LUTAS REGIONAL 2014/2015 REGIÃO III ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE PLANO DE LUTAS REGIONAL 2014/2015 REGIÃO III ALAGOAS, BAHIA E SERGIPE MOVIMENTOS SOCIAIS Mapear os EIV S e EIVI S e Por compreender a importância dos C.R de Movimentos Sociais incentivar a participação

Leia mais

3 - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS:. 3.1 Gerenciar as metas e etapas previstas no Plano de Trabalho assim com sua execução operacional.

3 - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS:. 3.1 Gerenciar as metas e etapas previstas no Plano de Trabalho assim com sua execução operacional. EDITAL DO CENTRO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2012 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 01/2012 TIPO: MELHOR QUALIFICAÇÃO TÉCNICA O Centro de Promoção da Saúde, entidade privada sem fins lucrativos,

Leia mais

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa.

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa. Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível do Curso Objetivo Direitos Humanos Gênero e Diversidade na Escola Aperfeiçoamento QUALQUER ETAPA DE ENSINO Aperfeiçoamento

Leia mais

Prevenção as DST/AIDS e Envelhecimento. Paula de Oliveira e Sousa

Prevenção as DST/AIDS e Envelhecimento. Paula de Oliveira e Sousa Prevenção as DST/AIDS e Envelhecimento Paula de Oliveira e Sousa Dados do Boletim de 2012 No Estado de São Paulo de 1980 a 2012 são 217.367 casos de AIDS Queda de 33,7% de 2000 a 2010 A taxa de incidência

Leia mais

OLHA O BLOCO DO BEIJO LIVRE AÍ, GENTE!!!

OLHA O BLOCO DO BEIJO LIVRE AÍ, GENTE!!! INFORMATIVO 01/2009 Brasília, março de 2009. OLHA O BLOCO DO BEIJO LIVRE AÍ, GENTE!!! O carnaval deixou de ser só mais uma grande festa. Em Brasília ele também virou um espaço para todas e todos aqueles

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAÚDE- NuSS/FACISB

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAÚDE- NuSS/FACISB REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAÚDE- NuSS/FACISB BARRETOS-SP 1 ÍNDICE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR EM SEXUALIDADE E SAUDE - NuSS/FACISB 3 TÍTULO

Leia mais

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: A AIDS E O DISPOSITIVO DE COMBATE À HOMOFOBIA

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: A AIDS E O DISPOSITIVO DE COMBATE À HOMOFOBIA PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: A AIDS E O DISPOSITIVO DE COMBATE À HOMOFOBIA Sandra Karina Barbosa Mendes 1 Resumo Neste artigo me proponho problematizar o combate à homofobia na parceria entre saúde e educação

Leia mais

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari -

Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Projeto Interfederativo: Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção - Salvador e Camaçari - Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica Salvador, 05 de julho de 2018 Marislan Neves Sofia

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Sabrina Peripolli (*) (Programa de Iniciação Científica, Departamento de Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá

Leia mais

3 º-Fórum Gestão da. Diversidade e Inclusão. O movimento que precisa acontecer. 27 e 28 de junho de Painel Gênero, Raça e Etnia

3 º-Fórum Gestão da. Diversidade e Inclusão. O movimento que precisa acontecer. 27 e 28 de junho de Painel Gênero, Raça e Etnia 3 º-Fórum Gestão da 27 e 28 de junho de 2017 Diversidade e Inclusão Painel Gênero, Raça e Etnia O movimento que precisa acontecer GRUPO SEGURADOR GESTÃO DA DIVERSIDADE MULHERES DO BRASIL REFUGIADOS O QUE

Leia mais

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA A ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA Equipe Pop Rua Especializada de Proteção aos Direitos Humanos A Defensoria Pública tem como atribuições

Leia mais

EIXO III PROMOÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA IGUALDADE

EIXO III PROMOÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA IGUALDADE Divulgar os direitos do idoso em meios públicos como em TV aberta e rádio. Conferência Idoso 2013 1 Promover o controle social da violência contra o idoso através de incentivos a denúncia a órgãos responsáveis

Leia mais

A Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul,através do. Departamento de Ações em Saúde(DAS), convida para participar

A Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul,através do. Departamento de Ações em Saúde(DAS), convida para participar A Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul,através do Departamento de Ações em Saúde(DAS), convida para participar da programação do stand institucional, que desenvolver-se-á durante a 59ª Feira

Leia mais

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Jataí

Calendário Acadêmico Cursos Técnicos Câmpus Jataí 2019 JANEIRO T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q Atividades de Janeiro 01 Confraternização Universal (feriado nacional) 01 29 Ano letivo de 2018 30 20/02 Férias Discentes 30 20/02

Leia mais

CONVITE II ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS VIVENDO COM HIV AIDS

CONVITE II ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS VIVENDO COM HIV AIDS CONVITE II ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS VIVENDO COM HIV AIDS Caros(as) Companheiros(as), É com muita alegria que divulgamos e convidamos para o II Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV/Aids, organizado

Leia mais

Grupo de Pesquisa Ações promocionais de atenção a grupos humanos em saúde mental e saúde coletiva I SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE LGBT DA UFRN

Grupo de Pesquisa Ações promocionais de atenção a grupos humanos em saúde mental e saúde coletiva I SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE LGBT DA UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO - PPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA PROPESQ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Leia mais

Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil

Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil Políticas Públicas para LGBTs no Centro-Oeste do Brasil Moisés Lopes Prof. do PPGAS/UFMT e Pós-doc. PPGAS/UFSC sepolm@gmail.com Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPLUS/UFMT www.naplus.com.br )

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

REFEITURA MUNICIPAL DE INDAIAL - SC PROCESSO SELETIVO - EDITAL N o 01/2019 ANEXO I

REFEITURA MUNICIPAL DE INDAIAL - SC PROCESSO SELETIVO - EDITAL N o 01/2019 ANEXO I CÓDIGO CARGO REQUISITOS (ESCOLARIDADE/ FORMAÇÃO) TOTAL DE VAGAS JORNADA (HORAS SEMANAIS) VENCIMENTO R$ (*) NÍVEL MÉDIO 1 BAIRRO BENEDITO 1 BAIRRO CARIJÓS 103 BAIRRO ESTADOS 104 BAIRRO ENCANO DO NORTE 105

Leia mais

BALANÇO Cosems/RN 2014 AGENDA PARA 2015

BALANÇO Cosems/RN 2014 AGENDA PARA 2015 BALANÇO Cosems/RN 2014 AGENDA PARA 2015 1 BALANÇO 2014 Viabilização de auditório e coffee-break para reuniões mensais do Cosems; Criação da comissão de AF juntamente com a SESAP e construção da REMUNE

Leia mais

Palavras Chaves: Violência, Orientação Sexual, População LGBT, Discriminação;

Palavras Chaves: Violência, Orientação Sexual, População LGBT, Discriminação; Preconceito contra a população LGBT: uma análise qualitativa e quantitativa das ações adotadas para promover atendimentos mais humanizados Kethelin Aparecida Silva -Graduada em Psicologia pela Universidade

Leia mais