ORIENTAÇÕES PARA AS FUNÇÕES DE PROFESSOR REGENTE E REPRESENTANTES DE TURMA : IFC - CAMPUS AVANÇADO ABELARDO LUZ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES PARA AS FUNÇÕES DE PROFESSOR REGENTE E REPRESENTANTES DE TURMA : IFC - CAMPUS AVANÇADO ABELARDO LUZ"

Transcrição

1 ORIENTAÇÕES PARA AS FUNÇÕES DE PROFESSOR REGENTE E REPRESENTANTES DE TURMA : IFC - Abelardo Luz, julho de 2017

2 ORIENTAÇÕES PARA AS FUNÇÕES DE PROFESSOR REGENTE E REPRESENTANTES DE TURMA : IFC - Jorge da Cunha Dutra Professor Regente da Turma 1A Integrado 2017/1 IFC Campus Avançado. Abelardo Luz Coordenação de Ensino Rejane Escrivani Guedes Coordenadora de Ensino IFC Campus Avançado. Abelardo Luz Direção do Campus Ricardo Scopel Velho Diretor Geral Maicon Fontanive Coordenador Geral Pedagógico Abelardo Luz, julho de 2017

3 ORIENTAÇÕES PARA AS FUNÇÕES DE PROFESSOR REGENTE E REPRESENTANTES DE TURMA : IFC - Apresenta as orientações para as funções de professor regente e representantes de turma no Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Abelardo Luz. TÍTULO I PROFESSOR REGENTE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º Entende-se por professor regente aquele docente que será o responsável por uma das turmas, no sentido de intermediar o diálogo entre os alunos, os professores e a equipe de gestão, no que diz respeito às atividades pedagógicas do Campus. CAPÍTULO II DA ABRANGÊNCIA Art. 2º A função de professor regente enquadra-se dentro dos seguintes cursos: I Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio; II Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio; III Curso Técnico Concomitante ao Ensino Médio. 1º Cada professor só poderá ser regente de apenas uma turma por vez. 2º A função de professor regente poderá ser exercida por docente efetivo ou substituto.

4 3º - A função de professor regente conta no Plano de Trabalho Docente PTD, com carga horária semanal de 0,5 hora/semana por turma, de acordo com o Anexo I da Nota Técnica Conjunta 001/2017 PROEN-PROPI-PROEX/IFC. CAPÍTULO III DOS REQUISÍTOS BÁSICOS Art. 3º São requisitos básicos para ser professor regente: I Ser professor do Campus; II Submeter-se ao processo de eleição; III Estar disposto a mediar a relação do corpo docente e da equipe de gestão com os alunos. CAPÍTULO IV DAS ATRIBUIÇÕES Art. 4º Cabe ao professor regente: I Cooperar com a equipe diretiva da escola apresentando informações referentes a turma, quando solicitado; II Assumir a responsabilidade, junto a equipe diretiva, no que diz respeito a: disciplina, ordem, limpeza da sala de aula, frequência dos alunos e reivindicações por parte dos alunos. III Manter o diálogo com a sua turma, incentivando-os a desenvolverem as atividades que são propostas das aulas; IV Responsabilizar-se por reunir-se com a turma para coletar informações a respeito de pontos positivos e negativos, para apresenta-los na reunião do conselho de classe e, após, fazer uma devolutiva aos alunos; V Acompanhar os representantes de turma nas reuniões do conselho de classe; VI Indicar para a equipe responsável pela parte pedagógica os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

5 CAPÍTULO V DA DURAÇÃO DO MANDATO Art. 5º O mandato do professor regente terá a duração conforme o currículo do curso, podendo ser semestral ou anual. Parágrafo único Não há impedimento para a reeleição do professor para assumir a regência da mesma turma. CAPÍTULO VI DO PROCESSO DE ELEIÇÃO Art. 6º O processo de eleição dos professores regentes ocorrerá por meio de votação realizada entre os alunos, por maioria simples, atendendo aos seguintes critérios: I Elencam-se os nomes dos professores que querem concorrer a função (salientando que o número mínimo de professores a concorrer deve ser igual ao número mínimo de turmas); II O processo será conduzido pelos coordenadores do Curso; III A votação poderá ser aberta, ou sigilosa, conforme a turma desejar; IV Inicia-se a votação pela turma mais antiga, apresentando-se o nome dos professores concorrentes. O professor eleito na primeira turma será retirado e não participará do restante do processo de eleição. Essa dinâmica acontecerá assim, sucessivamente, até a última turma. V Será lavrada uma ata, para cada eleição feita, registrando-se a escolha do professor regente, com a assinatura dos alunos votantes e da coordenação do curso. CAPÍTULO VII DA PERDA DO MANDATO Art. 7º O professor regente poderá sair da função: I Por renúncia, devidamente justificada; II Por solicitação dos alunos da turma, com exposição dos motivos e assinada pela maioria simples, sendo garantida a defesa do professor.

6 Art. 8º - Caso a turma fique sem professor regente, será escolhido um novo, o qual ficará pelo período que faltava ao anterior completar o seu ciclo. Art. 9º Caso haja a perda do mandato, todo o processo deverá ser registrado em ata e assinada pelos alunos da turma e pelo próprio professor regente. Parágrafo único Quando houver a escolha do novo professor regente, o procedimento deverá ser registrado em ata, informando o período que durará o mandato do mesmo. TÍTULO II REPRESENTAÇÃO DISCENTE CAPÍTULO VIII DA DEFINIÇÃO Art. 10 Entende-se por Representação Discente aquele aluno que é o responsável por intermediar a relação entre os próprios colegas e destes com os professores e a equipe de gestão do Campus, visando o melhor desenvolvimento pedagógico do Instituto. 1º A representação discente deverá ser composta por, no mínimo, dois alunos, priorizando que seja um do sexo masculino e outro feminino. 2º A denominação da representação discente poderá ser designada dos seguintes modos: I Líder e vice-líder de turma (onde o líder é o titular e o vice-líder é o suplente); II Dois representantes de turma (onde ambos têm o mesmo grau de titularidade). CAPÍTULO IX DA ABRANGÊNCIA Art. 11 A função de representação discente enquadra-se dentro dos seguintes cursos: I Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio; II Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio; III Curso Técnico Concomitante ao Ensino Médio.

7 1º A função de representação discente poderá ser exercida por qualquer discente regularmente matriculado em um dos cursos previstos neste artigo. CAPÍTULO X DOS REQUISÍTOS BÁSICOS Art. 12 São requisitos básicos para a função de representação discente: I Estar regularmente matriculado em um dos cursos previstos no Art. 2º desde documento; II Ser assíduo, pontual e interessado nas aulas; III Não ter em seu registro escolar, histórico de penalidade disciplinar prevista no Regulamento da Conduta Discente do IFC (Resolução Nº 005 CONSUPER/2017). CAPÍTULO XI DAS ATRIBUIÇÕES Art. 13 As atribuições da representação discente são: I Ser agente de integração entre os alunos e destes com os professores e com a equipe de gestão do Campus; II Promover as melhores formas de convívio na sala de aula e no ambiente escolar como um todo; III Manter o diálogo com os representantes discentes das outras turmas e com o Grêmio Estudantil da sua Instituição; IV Ser o representante oficial da turma; V Presidir a reunião pré-conselho de classe com a sua turma, elencando os pontos positivos e os pontos negativos para levar ao Conselho de Classe; VI Participar das reuniões do Conselho de Classe, representando a sua turma (acompanhado pelo professor regente); VII Comparecer às reuniões da coordenação de curso, sempre que for convocado. 1º - Em caso da opção por Líder e Vice-Líder de turma, o líder assumirá a frentes destas funções e o vice-líder o substituirá, na ausência deste.

8 CAPÍTULO XII DA DURAÇÃO DO MANDATO Art. 14 O mandato da representação discente terá a duração conforme o currículo do curso, podendo ser semestral ou anual. Parágrafo único Não há impedimento para a reeleição do discente para assumir a representação da mesma turma. CAPÍTULO XIII DO PROCESSO DE ELEIÇÃO Art. 15 O processo de eleição será organizado pelos professores regentes. Art. 16 O professor regente explicará para a turma as funções da representação discente e verificará quais alunos desejam participar. Parágrafo único Este documento deverá ser disponibilizado a todos os alunos, a fim de que os mesmos tenham ciência do conteúdo aqui manifesto. Art. 17 A votação poderá ser: I Sigilosa: Onde os alunos escrevem em uma folha de papel o nome do candidato a ser votado, para que ao final, o professor regente faça a contagem dos votos; II Pública: Onde os alunos manifestam abertamente os seus votos. Art. 18 A escolha dos representantes poderá ser feita: I Por chapa Onde dois alunos concorrem juntos à representação; II Por ordem de escolha Onde o primeiro e o segundo alunos mais votados assumirão a representação discente. Art. 19 A contagem dos votos será feita publicamente, por parte do professor regente, anulando-se os votos inválidos (os quais não é possível identificar qual candidato foi votado).

9 Art. 20 O professor regente deverá divulgar à turma o nome dos candidatos eleitos, nomeando-os para a respectiva função. 1º O resultado da eleição será registrado em ata, a ser assinada pelos alunos votantes e pelo professor regente. 2º O resultado da eleição será divulgado aos demais docentes e à direção, para que todos estejam cientes da decisão. CAPÍTULO XIV DA PERDA DO MANDATO Art. 21 O representante discente poderá sair da função: I Por renúncia, devidamente justificada; II Por solicitação dos alunos da turma, com exposição dos motivos e assinada pela maioria simples, sendo garantida a defesa do representante discente, com intermediação do professor regente; III Por solicitação do corpo docente, com exposição dos motivos e assinada pela maioria dos professores, sendo garantida a defesa do representante discente, com intermediação do professor regente. Art Caso a turma fique sem algum dos representantes discentes, será escolhido um novo, o qual ficará pelo período que faltava ao anterior completar o seu ciclo. Art. 23 Caso haja a perda do mandato, todo o processo deverá ser registrado em ata e assinada pelos alunos da turma e pelo professor regente. Parágrafo único Quando houver a escolha do novo representante discente, o procedimento deverá ser registrado em ata, informando o período que durará o mandato do mesmo.

10 CAPÍTULO XV DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 24 Os casos omissos serão avaliados pelos professores regentes da turma, em reunião extraordinária a ser organizada pelos mesmos, juntamente com a direção do campus e a coordenação dos cursos citados no Art. 2º deste documento. Art. 25 As modificações neste documento poderão ser realizadas em reunião entre os representantes discentes, os professores regentes, a direção do campus e a coordenação dos cursos citados no Art. 2º deste documento. Art. 26 Este documento entra em vigor a partir da data de sua publicação. Abelardo Luz/SC, 07 de julho de Jorge da Cunha Dutra Prof. Regente da Turma 1A Integrado 2017/1 Rejane Escrivani Guedes Coordenadora de Ensino Ricardo Scopel Velho Diretor Geral Maicon Fontanive Coordenador Geral Pedagógico *Obs.: A via original encontra-se assinada.

11 BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA. Campus Boa Vista. Edital Nº 001/2017/GREMIO/CBV: Dispõe sobre o processo de escolha de representantes de turma dos cursos técnicos integrados ao ensino médio para o ano de Boa Vista, 23 abr Disponível em: < Acesso em: 06 jul INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Campus Restinga. Professores conselheiros das turmas. Restinga, [s.d.]. Disponível em: < iros proposta_de_atribuicoes.pdf>. Acesso em: 06 jul INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO. Campus Jacareí. Manual de orientação dos representantes de turma: IFSP/JCR. Coordenadoria Sociopedagógica. Jacareí, [s.d.]. Disponível em: < Acesso em: 06 jul INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Campus Uberlândia Centro. Portaria Nº 17, de 25 de março de 2015: Aprova o regulamento dos representantes de turmas deste IFMT Câmpus Uberlândia Centro. Uberlândia, 25 mar Disponível em: < Acesso em: 06 jul

Edital Nº 001/2017/GREMIO/CBV Boa Vista, 23 de abril de 2017

Edital Nº 001/2017/GREMIO/CBV Boa Vista, 23 de abril de 2017 Edital Nº 001/2017/GREMIO/CBV Boa Vista, 23 de abril de 2017 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DE REPRESENTANTES DE TURMA DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO PARA O ANO DE 2017. ELIAS FREITAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 147-CONSELHO SUPERIOR, de 18 de fevereiro de 2014.

RESOLUÇÃO Nº 147-CONSELHO SUPERIOR, de 18 de fevereiro de 2014. RESOLUÇÃO Nº 147-CONSELHO SUPERIOR, de 18 de fevereiro de 2014. APROVA O REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DOS REPRESENTANTES E VICE-REPRESENTANTES DISCENTES DE TURMA DO IFAP CAMPUS MACAPÁ

REGULAMENTAÇÃO DOS REPRESENTANTES E VICE-REPRESENTANTES DISCENTES DE TURMA DO IFAP CAMPUS MACAPÁ REGULAMENTAÇÃO DOS REPRESENTANTES E VICE-REPRESENTANTES DISCENTES DE TURMA DO IFAP I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento disciplina a eleição e as atribuições dos Representantes de Turma

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Colegiado de Curso é órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MACHADO DE ASSIS SEÇÃO I Do Conceito do Colegiado de Curso Art. 1º

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 97/2008

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 97/2008 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 97/2008 Assunto: Estabelece normas para atividades dos representantes de turma. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Telêmaco

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO. CAPÍTULO I Da Natureza e Composição REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DO TURISMO CAPÍTULO I Da Natureza e Composição Art.1º O Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo é um órgão consultivo

Leia mais

EDITAL Nº 002/2018, de 30 de maio de 2018 CHAMADA PARA ELEIÇÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO DO CAMPUS SANTOS DUMONT TITULO I

EDITAL Nº 002/2018, de 30 de maio de 2018 CHAMADA PARA ELEIÇÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO DO CAMPUS SANTOS DUMONT TITULO I EDITAL Nº 002/2018, de 30 de maio de 2018 CHAMADA PARA ELEIÇÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO DO CAMPUS SANTOS DUMONT O Diretor Geral do Campus Santos Dumont do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES DE REPRESENTANTE E VICE REPRESENTANTE DE TURMA

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES DE REPRESENTANTE E VICE REPRESENTANTE DE TURMA REGULAMENTO PARA ATIVIDADES DE REPRESENTANTE E VICE REPRESENTANTE DE TURMA São Paulo, 2016. TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este regulamento disciplina as funções do Representante de Turma e

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO DO IFRS CAMPUS ERECHIM

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO DO IFRS CAMPUS ERECHIM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Erechim REGULAMENTO DOS

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos CAPÍTULO 1 DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO Artigo 1º O presente Regimento Interno regulamenta a organização e o funcionamento do Departamento de Ciência

Leia mais

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EPPEN UNIFESP/CAMPUS OSASCO

CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EPPEN UNIFESP/CAMPUS OSASCO CÂMARA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA EPPEN UNIFESP/CAMPUS OSASCO REGIMENTO INTERNO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (CmPOS) da Escola Paulista de Política, Economia

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Colegiado de Curso é órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de

Leia mais

EDITAL DE ELEIÇÃO 02/2017

EDITAL DE ELEIÇÃO 02/2017 EDITAL DE ELEIÇÃO 02/2017 INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DO VICE-COORDENADOR DO CURSO DE MEDICINA E DE REPRESENTANTES DOCENTES (TITULAR E SUPLENTE) PARA COMPOSIÇÃO

Leia mais

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2

SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIANIA LTDA FACULDADE PADRÃO SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2 SUMÁRIO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DOS CURSOS 2 CAPÍTULO I 2 DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS 2 CAPITULO II 2 DO COLEGIADO DOS CURSOS 2 CAPITULO III 3 MANDATOS DO COLEGIADO DO CURSO 3 CAPÍTULO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CÂMPUS JANUÁRIA. Edital de Eleição para a Diretoria do Grêmio Estudantil

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CÂMPUS JANUÁRIA. Edital de Eleição para a Diretoria do Grêmio Estudantil Edital de Eleição para a Diretoria do Grêmio Estudantil A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições TORNA PÚBLICO O PRESENTE EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO DAS CHAPAS QUE CONCORRERÃO ÀS ELEIÇÕES

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1 o O Curso de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais (ETE) do INPE, com as Áreas

Leia mais

Regimento Geral dos Colegiados dos Cursos Superiores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Campo Novo do Parecis.

Regimento Geral dos Colegiados dos Cursos Superiores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campus Campo Novo do Parecis. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS GABINETE DA DIREÇÃO Regimento Geral

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE FAEMA REGULAMENTO DA ATIVIDADE DE REPRESENTAÇÃO DISCENTE DE TURMAS DE GRADUAÇÃO, COLEGIADOS DE CURSOS E CONSELHOS SUPERIORES FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE ARIQUEMES RO 2014 1 OBJETIVO FACULDADE

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: IFC - CAMPUS AVANÇADO ABELARDO LUZ

REGIMENTO INTERNO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: IFC - CAMPUS AVANÇADO ABELARDO LUZ REGIMENTO INTERNO DA : IFC - Abelardo Luz, julho de 2017 REGIMENTO INTERNO DA : IFC - Jorge da Cunha Dutra Coord. da Especialização em Educação IFC Campus Avançado. Abelardo Luz Diana Liz Reis de Bittencourt

Leia mais

ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES e DOCENTES PARA O CONSELHO GESTOR DO INTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB), CAMPUS RIACHO FUNDO

ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES e DOCENTES PARA O CONSELHO GESTOR DO INTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB), CAMPUS RIACHO FUNDO ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES e DOCENTES PARA O CONSELHO GESTOR DO INTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB), CAMPUS RIACHO FUNDO Normas estruturais e procedimentos para a eleição de Representantes Discentes

Leia mais

EDITAL DE ELEIÇÃO 08/2018

EDITAL DE ELEIÇÃO 08/2018 EDITAL DE ELEIÇÃO 08/2018 INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS QUE REGULAMENTAM O PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DE REPRESENTANTES DOCENTES (TITULAR E SUPLENTE) PARA COMPOSIÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA DA

Leia mais

Regimento Interno da Câmara de Graduação do Instituto Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista

Regimento Interno da Câmara de Graduação do Instituto Saúde e Sociedade do Campus Baixada Santista Regimento Interno da do Instituto Saúde e Sociedade do Da natureza Art.1º. A é órgão consultivo e deliberativo vinculado à Congregação/Conselho do e ao Conselho de Graduação. Do objetivo Art.2º. A do Instituto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução nº 50, de 14 de dezembro de 2016. Página 1 / 6 REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

SEÇÃO VI Dos Colegiados de Curso das Licenciaturas

SEÇÃO VI Dos Colegiados de Curso das Licenciaturas SEÇÃO VI Dos Colegiados de Curso das Licenciaturas Art. 95-A. O Colegiado de Curso exercerá a coordenação didático-pedagógica do curso correspondente, e terá os seguintes membros: I Coordenador de Curso;

Leia mais

Regulamento do Processo Eleitoral para constituição dos Conselhos Diretor e de Ensino e Pesquisa da Escola Superior de Cruzeiro Biênio

Regulamento do Processo Eleitoral para constituição dos Conselhos Diretor e de Ensino e Pesquisa da Escola Superior de Cruzeiro Biênio Regulamento do Processo Eleitoral para constituição dos Conselhos Diretor e de Ensino e Pesquisa da Escola Superior de Cruzeiro Biênio 2014-2016 O presente Regulamento trata das ações, providências, orientações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM JUIZ DE FORA, JULHO DE 2014 REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA QUÍMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E COMPOSIÇÃO

REGULAMENTO GERAL DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA QUÍMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E COMPOSIÇÃO REGULAMENTO GERAL DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA QUÍMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E COMPOSIÇÃO Art. 1 o O Colegiado do Curso de Engenharia Química, doravante denominado Colegiado, é um

Leia mais

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. Página 1 de 8

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. Página 1 de 8 REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR Página 1 de 8 2016 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA NATUREZA E DAS FINALIDADES... 3 CAPÍTULO II... 3 DA CONSTITUIÇÃO E DAS ATRIBUIÇÕES... 3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 38, DE 16 DE MAIO DE 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 38, DE 16 DE MAIO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 55/CS, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 55/CS, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 55/CS, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012. APROVAR a criação do Comitê de Pesquisa e Pósgraduação e estabelece

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Guarulhos Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Guarulhos Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES NO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA 2018 A Comissão eleitoral do Departamento de História expede a presente instrução para disciplinar as eleições 2018 para

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO. São Paulo 2014

Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO. São Paulo 2014 Faculdade de Tecnologia REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO São Paulo 2014 Escola Faculdade de Tecnologia Faculdade de Tecnologia CONSELHO CONSULTIVO REGIMENTO CAPÍTULO I DOS FINS Art. 1º O Conselho Consultivo

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA RESOLUÇÃO Nº 2, DE 3 DE JULHO DE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA RESOLUÇÃO Nº 2, DE 3 DE JULHO DE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA RESOLUÇÃO Nº 2, DE 3 DE JULHO DE 2013 Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento das Comissões de Residência Médica das

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015/PROEN

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015/PROEN INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015/PROEN Normatiza a criação, funcionamento e atribuições do Colegiado de Eixo Tecnológico para os Cursos Técnicos do Instituto Federal Farroupilha conforme previsto no Art.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 38/2015 Aprova o Regimento Interno do Fórum de Pedagogia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS VALENÇA REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB REGIMENTO CONSULTA PARA ESCOLHA DE DECANATO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB REGIMENTO CONSULTA PARA ESCOLHA DE DECANATO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - UFSB REGIMENTO CONSULTA PARA ESCOLHA DE DECANATO INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS (IHAC) CAMPUS PAULO FREIRE UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EDITAL N 06, DE 14 DE MARÇO DE ABERTURA DE PROCESSO ELEITORAL PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAMPUS RESTINGA

EDITAL N 06, DE 14 DE MARÇO DE ABERTURA DE PROCESSO ELEITORAL PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAMPUS RESTINGA EDITAL N 06, DE 14 DE MARÇO DE 2016. ABERTURA DE PROCESSO ELEITORAL PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CAMPUS RESTINGA O Diretor-Geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES DO REPRESENTANTE DO CONSELHO DE ÉTICA CAPÍTULO I DO PRESENTE EDITAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES DO REPRESENTANTE DO CONSELHO DE ÉTICA CAPÍTULO I DO PRESENTE EDITAL EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES DO REPRESENTANTE DO CONSELHO DE ÉTICA CAPÍTULO I DO PRESENTE EDITAL Art. 1º. O presente edital tem como finalidade organizar as eleições para representante do Corpo Discente

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS CAPÍTULO I DO CONCEITO

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS CAPÍTULO I DO CONCEITO REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IFRS Regulamenta o funcionamento dos Colegiados dos Cursos Superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI TEÓFILO OTONI MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI TEÓFILO OTONI MINAS GERAIS REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MUCURI - ICTM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM

Leia mais

o PRESIDENTE DO CONSELHO DE CÂMPUS DO INSTITUTO

o PRESIDENTE DO CONSELHO DE CÂMPUS DO INSTITUTO RESOLUÇÃO N AVR.0003/2017, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2017 Aprova o Regulamento Interno da Comissão de Divulgação do IFSP - Câmpus Avaré o PRESIDENTE DO CONSELHO DE CÂMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CÍÊNCIA

Leia mais

1. Do enquadramento jurídico e das condições gerais

1. Do enquadramento jurídico e das condições gerais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Rio Pomba Grêmio Estudantil dos Cursos Técnicos GECT Edital Nº 01/2014 A Comissão Eleitoral, constituída pelos representantes

Leia mais

RESOLUÇÃO N 050, DE 22 DE MAIO DE 2017

RESOLUÇÃO N 050, DE 22 DE MAIO DE 2017 RESOLUÇÃO N 050, DE 22 DE MAIO DE 2017 Define as normas de funcionamento do Colegiado dos Cursos Técnicos e de Graduação do IFCE. O PRESIDENTE DO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST PORTARIA N 023/2005/FEST DISCIPLINA A COMPOSIÇÃO, O FUNCIONAMENTO E AS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO SUPERIOR CONSUP - DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA. A DIRETORA GERAL da Faculdade de Educação Santa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA EDITAL N.º 07/2017/IFRR 1. APRESENTAÇÃO Estabelece as normas para a escolha dos representantes da comunidade interna do IFRR (docentes, técnicos administrativos e discentes) e da sociedade civil organizada

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO Nº 08/II Edição Extra 21 de Agosto de 2017

BOLETIM DE SERVIÇO Nº 08/II Edição Extra 21 de Agosto de 2017 BOLETIM DE SERVIÇO Nº 08/II Edição Extra 21 de Agosto de 2017 Campus Barbacena Rua Monsenhor José Augusto, nº 204 - São José CEP: 36.205-018 Barbacena MG BOLETIM DE SERVIÇO Nº 08/II Edição Extra 21/08/2017

Leia mais

EDITAL N 26 PROCESSO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONAD

EDITAL N 26 PROCESSO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONAD EDITAL N 26 PROCESSO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONAD O Grupo de Trabalho designado pela Portaria Interna N 52 de 09 de outubro de 2015 para a Criação do Regulamento Eleitoral Interno

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MATEMÁTICA

REGULAMENTO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MATEMÁTICA Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Diretoria de Graduação e Educação Profissional Departamento Acadêmico de Matemática REGULAMENTO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES DO REPRESENTANTE DO CONSELHO DE ÉTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES DO REPRESENTANTE DO CONSELHO DE ÉTICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÕES DO REPRESENTANTE DO CONSELHO DE ÉTICA CAPÍTULO I DO PRESENTE EDITAL Art. 1º. O presente edital tem como finalidade organizar as eleições para representante de alunos

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 D.E

EDITAL Nº 01/2017 D.E O Presidente do Diretório Estudantil do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE juntamente com a União Municipal dos Estudantes Secundaristas e a Comissão Eleitoral, nos usos de suas atribuições estatutárias,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONAD

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONAD REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONAD O Grupo de Trabalho designado pela Portaria Interna n o. 35 de 14 de julho de 2015 para a Criação do Regulamento Eleitoral Interno do Conselho

Leia mais

PROGRAMA DE ELEIÇÕES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE BIOMEDICINA /1

PROGRAMA DE ELEIÇÕES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE BIOMEDICINA /1 PROGRAMA DE ELEIÇÕES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE BIOMEDICINA - 2017/1 Edital de eleição para o centro acadêmico do curso de Biomedicina para o mandato de 2017 do Centro Universitário Luterano de

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO MEDICINA. Seção I Do Colegiado e seus fins

REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO MEDICINA. Seção I Do Colegiado e seus fins REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO MEDICINA Seção I Do Colegiado e seus fins Art. 01. O Colegiado do Curso de Graduação em Medicina do IMS/UFBA é regido por este Regimento, observadas as disposições

Leia mais

TÍTULO I DO CONSELHO ESCOLAR, FINS E COMPETÊNCIAS

TÍTULO I DO CONSELHO ESCOLAR, FINS E COMPETÊNCIAS TÍTULO I DO CONSELHO ESCOLAR, FINS E COMPETÊNCIAS Art. 1º - 0 Conselho Escolar do Instituto Estadual de Ensino Tiradentes, regulamentado pela Lei 9232, de 13 de fevereiro de 1991, alterado pela Lei 9262,

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO São Paulo 2011 TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I Da Natureza e das Finalidades

Leia mais

ANEXO I REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

ANEXO I REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO CEPE 21/09, de 9 de julho de 2009. Aprova o Regulamento dos Colegiados de Cursos de Graduação.

Leia mais

EDITAL Nº 004/2019, DE 12 DE MARÇO DE 2019

EDITAL Nº 004/2019, DE 12 DE MARÇO DE 2019 EDITAL Nº 004/2019, DE 12 DE MARÇO DE 2019 Edital de convocação para processo eleitoral dos Colegiados de Cursos Superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Avaré.

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONAD

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONAD REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONAD O Grupo de Trabalho designado pela Portaria Interna n o. 001 de 20 de Janeiro de 2016 para o Processo Eleitoral Interno do Conselho de Administração

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Guarulhos Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Guarulhos Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES NO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA 2018 A Comissão eleitoral do Departamento de História expede a presente instrução para disciplinar as eleições 2018 para

Leia mais

Edital de Eleição para o Grêmio Estudantil

Edital de Eleição para o Grêmio Estudantil Edital de Eleição para o Grêmio Estudantil A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições TORNA PÚBLICO O PRESENTE EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO DAS CHAPAS QUE CONCORRERÃO ÀS ELEIÇÕES DO GRÊMIO

Leia mais

1. DOS REPRESENTANTES:

1. DOS REPRESENTANTES: EDITAL PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE E VICE- REPRESENTANTE DE TURMA 2019.1 1. DOS REPRESENTANTES: O Centro Acadêmico em conjunto com a Coordenação do Curso de Tecnologia em Secretariado, institui o edital

Leia mais

RESOLUÇÃO CIAGRA Nº 002/2019

RESOLUÇÃO CIAGRA Nº 002/2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ RESOLUÇÃO CIAGRA Nº 002/2019 Aprova o Regulamento do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Goiás / Regional Jataí.

Leia mais

PORTARIA ITP.0002/2018, DE 03 DE JANEIRO DE 2018

PORTARIA ITP.0002/2018, DE 03 DE JANEIRO DE 2018 PORTARIA ITP.0002/2018, DE 03 DE JANEIRO DE 2018 O DIRETOR GERAL DO CÂMPUS ITAPETININGA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, e considerando

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 06/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 06/2016 EDITAL Nº 06/2016 ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DISCENTES, DOCENTES E TÉCNICOS- ADMINISTRATIVOS PARA O CONSELHO GESTOR DO CAMPUS SÃO SEBASTIÃO A Comissão para eleição e recomposição do Conselho Gestor do campus

Leia mais

CAPÍTULO I Das atribuições do Colegiado

CAPÍTULO I Das atribuições do Colegiado MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE DOCENTES - TITULARES

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL EDITAL Nº 01/2017 ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO CAMPUS PETROLINA

COMISSÃO ELEITORAL EDITAL Nº 01/2017 ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO CAMPUS PETROLINA COMISSÃO ELEITORAL EDITAL Nº 01/2017 ELEIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO CAMPUS PETROLINA A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições legais, torna pública a convocação dos discentes, regularmente matriculados

Leia mais

EDITAL Nº 07/ CBRA/IFB, DE 05 DE MAIO DE 2016.

EDITAL Nº 07/ CBRA/IFB, DE 05 DE MAIO DE 2016. EDITAL Nº 07/2016 - CBRA/IFB, DE 05 DE MAIO DE 2016. ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO PARA O CONSELHO GESTOR DO CAMPUS BRASÍLIA A Comissão para eleição e recomposição

Leia mais

RESUMO. Inscrição das chapas (Titular e Suplente) 15, 16 e 17/09/2015. Eleições 22, 23 e 24/09/2015. Trabalhos de apuração dos votos 25/09/2015

RESUMO. Inscrição das chapas (Titular e Suplente) 15, 16 e 17/09/2015. Eleições 22, 23 e 24/09/2015. Trabalhos de apuração dos votos 25/09/2015 RESUMO Calendários das Eleições para Representantes Docentes e Técnico e Administrativo para compor as Comissões Permanentes e a Congregação da Faculdade de Engenharia. Inscrição das chapas (Titular e

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 089/2015 CONSU/IFAC.

RESOLUÇÃO Nº 089/2015 CONSU/IFAC. RESOLUÇÃO Nº 089/2015 CONSU/IFAC. Normatiza a criação, atribuições e funcionamento do Núcleo Docente Estruturante NDE dos cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DE CLASSE

REGULAMENTO DO CONSELHO DE CLASSE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS REGULAMENTO DO

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA REGIONAL JATAÍ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAPÍTULO II DA CONSTITUIÇÃO E SEUS FINS

REGULAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA REGIONAL JATAÍ DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAPÍTULO II DA CONSTITUIÇÃO E SEUS FINS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL REGULAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA REGIONAL

Leia mais

REGIMENTO ELEITORAL - CONGREGAÇÃO

REGIMENTO ELEITORAL - CONGREGAÇÃO REGIMENTO ELEITORAL - CONGREGAÇÃO REGIMENTO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, DOS DOCENTES E DOS DISCENTES DA UFSB NO ÂMBITO DA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado, conforme anexo, o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação - CPA, da Faculdade FAE São José dos Pinhais.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado, conforme anexo, o Regulamento da Comissão Própria de Avaliação - CPA, da Faculdade FAE São José dos Pinhais. RESOLUÇÃO CSA N.º 10/2017 ALTERA O REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA, DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso das atribuições

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 143, DE 02 DE OUTUBRO DE 2015.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 143, DE 02 DE OUTUBRO DE 2015. Dispõe sobre a Regulamentação do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos Superiores Presenciais e a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.. O Presidente do DO INSTITUTO

Leia mais

Em 02 de maio de Edital de convocação para eleição de Coordenador/Vice coordenador e Colegiado Executivo do PMPGCF

Em 02 de maio de Edital de convocação para eleição de Coordenador/Vice coordenador e Colegiado Executivo do PMPGCF UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS Em 02 de maio de 2016 Edital de convocação para

Leia mais

REGULAMENTO DO COLÉGIO DE ENTIDADES DE CLASSE DO CREA-RS

REGULAMENTO DO COLÉGIO DE ENTIDADES DE CLASSE DO CREA-RS REGULAMENTO DO COLÉGIO DE ENTIDADES DE CLASSE DO CREA-RS O PRESENTE REGULAMENTO REGE A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO DAS ENTIDADES DE CLASSE DO CREA-RS. Art. 1 Fica instituído o Colégio de Entidades

Leia mais

PROGRAMA DE ELEIÇÒES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMÇÃO

PROGRAMA DE ELEIÇÒES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMÇÃO PROGRAMA DE ELEIÇÒES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMÇÃO - 2016.1 Edital de eleição para o centro acadêmico do curso de Sistemas de Informação para o mandato de 2016/1 a 2016/2 do

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PREN. CAPÍTULO I - Da Coordenação de Curso

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PREN. CAPÍTULO I - Da Coordenação de Curso PRÓ-REITORIA DE ENSINO PREN INSTRUÇÃO NORMATIVA PREN/IFB MINUTA ESTABELECE NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA COORDENAÇÃO DE CURSO, DO COLEGIADO DE CURSO E DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE COMPLEMETARES AO REGIMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINITRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO DA COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINITRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UTFPR REGULAMENTO DA COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINITRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UTFPR 2006 1 CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º - O presente Regulamento visa disciplinar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/ ELEIÇÃO PARA COORDENADOR DE CURSO DE 29 DE MAIO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/ ELEIÇÃO PARA COORDENADOR DE CURSO DE 29 DE MAIO DE 2017 A COMISSÃO ELEITORAL, designada pela Portaria nº 052-GDG de 17 de maio de 2017, torna público o presente Edital com as normas que regem o processo de Eleição para Coordenador de Curso e do seu Substituto

Leia mais

DA COMISSÃO DO CURSOBACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MAR BICT Mar

DA COMISSÃO DO CURSOBACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MAR BICT Mar REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE CURSO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MAR (CCBICTMar) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP Artigo 1 o A Comissão do Curso de Bacharelado

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 004/2017, de 15 de maio de 2017.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 004/2017, de 15 de maio de 2017. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 004/2017, de 15 de maio de 2017. Dispõe sobre Colegiado de Curso de Graduação da UFERSA. O Presidente do - CONSEPE da - UFERSA, no uso de suas atribuições legais e com base na

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO ELEITORAL DE ELEIÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

EDITAL DE PROCESSO ELEITORAL DE ELEIÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA INSTITUTO FEDERAL DEEDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DESÃOPAULO EDITAL N 008/2016 EDITAL DE PROCESSO ELEITORAL DE ELEIÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA 0 Instituto Federal de Educação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA EDITAL N 006 DE 19/10/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA EDITAL N 006 DE 19/10/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA EDITAL N 006 DE 19/10/2016 Edital para eleição do(a) Chefe(a) do Departamento de Fitotecnia NORMAS PARA CONSULTA

Leia mais

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Edital de eleição para o Grêmio Estudantil A comissão eleitoral no uso de suas atribuições torna público o presente edital de convocação para a inscrição das chapas que concorrerão as eleições do Grêmio

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II DAS ATRIBUIÇÕES DO COLEGIADO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DO IF BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM (Aprovado pela reunião de Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências da Computação em

Leia mais

Edital de Eleição para o Grêmio Estudantil

Edital de Eleição para o Grêmio Estudantil Edital de Eleição para o Grêmio Estudantil A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições TORNA PÚBLICO O PRESENTE EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DAS CHAPAS QUE CONCORRERÃO ÀS ELEIÇÕES DO GRÊMIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. RESOLUÇÃO Nº 002, DE 16 de MAIO DE 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. RESOLUÇÃO Nº 002, DE 16 de MAIO DE 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL RESOLUÇÃO Nº 002, DE 16 de MAIO DE 2011. A DIRETORA DA FACULDADE DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL,

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL PLEITO ARTIGOS 81 AO 99 DO ESTATUTO DO SINTAF PARTE DO INTEGRANTE DO REGIMENTO ELEITORAL CAPÍTULO VI DAS ELEIÇÕES SINDICAIS

COMISSÃO ELEITORAL PLEITO ARTIGOS 81 AO 99 DO ESTATUTO DO SINTAF PARTE DO INTEGRANTE DO REGIMENTO ELEITORAL CAPÍTULO VI DAS ELEIÇÕES SINDICAIS CAPÍTULO VI DAS ELEIÇÕES SINDICAIS ANEXO A SEÇÃO VII DA VOTAÇÃO Art. 81. Cada mesa coletora terá 1(um) presidente, 2 (dois) mesários e 1 (um) suplente designados pelo presidente da Comissão Eleitoral em

Leia mais

EDITAL 001/ º. As Coordenações serão exercidas, preferencialmente, por docente efetivo vinculado ao curso.

EDITAL 001/ º. As Coordenações serão exercidas, preferencialmente, por docente efetivo vinculado ao curso. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS EDITAL 001/2017 Regulamenta

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA (10/11/2016)

REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA (10/11/2016) REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA (10/11/2016) Seção I Da Natureza e Finalidade Art. 1º O presente regimento interno disciplina o funcionamento do Colegiado do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CEUNES -UFES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CEUNES -UFES REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CEUNES -UFES CAPÍTULO I - DA DEFINIÇÃO, NATUREZA E COMPOSIÇÃO Art. 1º. O colegiado de Curso é um órgão consultivo e deliberativo

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) CÂMPUS IRATI

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) CÂMPUS IRATI REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) CÂMPUS IRATI CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 O Núcleo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE IFSul COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA REGULAMENTO PRÓPRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O

Leia mais