Quem sou? Podem me chamar de Abdulah! Graduado em História (UFES) Pós Graduado em Ensino de História (UFES) Certificado em ensino de Filosofia (UFES)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quem sou? Podem me chamar de Abdulah! Graduado em História (UFES) Pós Graduado em Ensino de História (UFES) Certificado em ensino de Filosofia (UFES)"

Transcrição

1

2 Quem sou? Podem me chamar de Abdulah! Graduado em História (UFES) Pós Graduado em Ensino de História (UFES) Certificado em ensino de Filosofia (UFES)

3 Formação do Estado Português Expansão Marítima Comercial Conquista da América Portuguesa Brasil Pré Cabralino Brasil Pré Colonial ( ) Povos africanos e afrodescendentes no Brasil Administração colonial ( ) Brasil Imperial ( ) Brasil Republicano ( )

4 BRASIL COLONIAL 24 QUESTÕES Período Joanino (3) Revoltas separatistas (2) Indígenas (6) Mineração (3) Tratados e limites (1) Bandeirismo (1) Açúcar (1) Achamento do Brasil (1) Religião (3) Escravidão / Cultura africana (3)

5 BRASIL IMPÉRIO 18 QUESTÕES Governo de D.Pedro I (3) Governo de D. Pedro II (14) Período Regencial (1) Acerca do reinado de D. Pedro II, predominaram questões sobre Política e Movimento de Libertação dos escravos.

6 BRASIL COLONIAL 49 QUESTÕES Regime Militar Pós- 64 (7) Nova República (4) Democracias Populistas (6) Era Vargas (14) República Oligárquica (18) Acerca da República Oligárquica, predominam as questões ligadas à Política dos Governadores. Em Vargas, sobressaem-se as questões relacionadas à politica e à cultura no Estado Novo.

7

8

9

10 500 anos da Reforma Luterana 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida 200 anos da Revolução Pernambucana 100 anos da Revolução Russa 100 anos da Primeira Eleição Presidencial Direta no México 100 anos da Greve Geral no Brasil 100 anos da entrada dos EUA e do Brasil na Primeira Guerra Mundial 100 anos da 1ª aparição de Nossa Senhora de Fátima

11 Apostilas, livros, cadernos e sites informativos deverão ser seus maiores companheiros.

12 Não sofra com a largada, foque-se na chegada.

13 Organize bem as suas rotinas e os seus horários e seja rigoroso com eles.

14 Cuidado com os distratores!

15 Seja obstinado e perseverante, mas respeite seus limites.

16 Cuide bem da alimentação e procure fazer exercícios corriqueiramente.

17 Não se esqueça de cuidar da saúde emocional!

18 Regras para uma boa convivência entre Abdulah e a galera Respeitar: horários, filas, limpeza da sala; Não mascar chicletes nem lanchar na aula; Evitar sair de sala durante as aulas; Evitar conversas paralelas; Não usar equipamentos eletrônicos durante as aulas (celular, MPs, tablets). Metodologia de trabalho do Abdulah Aulas expositivas no quadro ou por meio de slides e/ou recortes de filmes; Uso do caderno de História; Acesso aos recursos virtuais do SAE; Espaço para dúvidas e debates; Utilização da apostila.

19 A Apostila de História do Brasil A apostila é um instrumento universalizador do conteúdo trabalhado em sala, mas os alunos das Ciências Humanas deverão buscar outros materiais complementares ou até mesmo suplementares; A apostila de História do Brasil está dividida em três partes: Brasil Colonial, Brasil Imperial e Brasil Republicano. O sistema de provas de História Objetivas e discursivas; Pautadas nas matrizes sugeridas pelo MEC; Em História, mesmo as provas objetivas são carregadas de subjetividades e exigem maior poder de abstração e intuição; Não haverá agendamento de conteúdo de provas. No 3º ano/pré todos os conteúdos trabalhados do primeiro dia de aula até a última aula anterior à prova poderão ser contemplados; Os gabaritos das questões objetivas são fornecidos pela SUPE, não cabendo ao professor transmiti-los aos estudantes.

20 Dúvidas e atendimentos extraclasse Os atendimentos exclusivos fora da sala de aula serão realizados na biblioteca ou no pátio da escola em horários agendados; Dúvidas acerca da matéria e organização de horários de estudo só serão aceitos via ou pelo Facebook quando o professor autorizar; Os contatos estabelecidos eletronicamente deverão ser devidamente identificados, devendo o estudante manifestar escola, nome, série, turma e unidade a qual pertence. Contatos do Abdulah ABDULAH S MAIL: prof.abdulah@gmail.com ABDULAH S FACE: Davidson Abdulah ABDULAH S BLOG: tendadasideias.com CÓDIGO MORSE:... _..._....

21 Referenciais bibliográficos complementares História do Brasil Autor: FAUSTO, Boris Editora: Edusp

22 Referenciais bibliográficos complementares História do Brasil Autor: CÁCERES, Florival Editora: Moderna

23 Referenciais bibliográficos complementares História Geral do Brasil Autor: LINHARES, Maria Yedda Editora: Campus

24 Referenciais bibliográficos complementares Uma Breve História do Brasil Autores: Priore, Mary Del Venancio, Renato Editora: Planeta

25 Referenciais bibliográficos complementares História Concisa do Brasil Autor: Fausto, Boris Editora: Edusp

26 Referenciais bibliográficos complementares História do Brasil Autor: Vicentino, Cláudio Editora: Scipione

27 Sites especializados

28 Competência de área 1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura. H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

29 Competência de área 2 Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações. H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial. H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

30 Competência de área 3 Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

31 Competência de área 4 Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social. H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais. H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

32 Competência de área 5 Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. H25 Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

33 Competência de área 6 Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos históricogeográficos. H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

34

Quem sou eu? Podem me chamar de Abdulah!

Quem sou eu? Podem me chamar de Abdulah! Quem sou eu? Podem me chamar de Abdulah! Brasil Pré-cabralino (sociedades indígenas antes de 1500) A conquista da América Portuguesa Fase Pré Colonial (1500-1532) Povos africanos no Brasil Administração

Leia mais

Quem sou? Podem me chamar de Abdulah! Graduado em História (UFES) Pós Graduado em Ensino de História (UFES) Certificado em ensino de Filosofia (UFES)

Quem sou? Podem me chamar de Abdulah! Graduado em História (UFES) Pós Graduado em Ensino de História (UFES) Certificado em ensino de Filosofia (UFES) Quem sou? Podem me chamar de Abdulah! Graduado em História (UFES) Pós Graduado em Ensino de História (UFES) Certificado em ensino de Filosofia (UFES) O Estado Moderno lusitano Expansão Marítima portuguesa

Leia mais

Quem sou? Podem me chamar de Abdulah! Graduado em História (UFES) Pós Graduado em Ensino de História (UFES) Certificado em ensino de Filosofia (UFES)

Quem sou? Podem me chamar de Abdulah! Graduado em História (UFES) Pós Graduado em Ensino de História (UFES) Certificado em ensino de Filosofia (UFES) Quem sou? Podem me chamar de Abdulah! Graduado em História (UFES) Pós Graduado em Ensino de História (UFES) Certificado em ensino de Filosofia (UFES) O Estado Moderno lusitano Expansão Marítima portuguesa

Leia mais

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Matrizes Curriculares Enem Tempos Modernos, Tempos de Sociologia Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes

Leia mais

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para

Leia mais

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Relatório de Desempenho: Simulado Enem 1ª Aplicação - 2016 SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Gerado em: 28/11/2016 às 17h 49min SIA:

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN PLANO DE CURSO 2019 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A):

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Leonardo Luiz. Geografia CONTEÚDOS: Tema Subtema Descrição do subtema

Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Leonardo Luiz. Geografia CONTEÚDOS: Tema Subtema Descrição do subtema Programação da 1ª Etapa 8º Ano do Ensino Fundamental Leonardo Luiz Geografia SE QUERES SEGUIR A DEUS, DEIXA-O IR ADIANTE. NÃO QUEIRAS QUE ELE TE SIGA. Sto. Agostinho CONTEÚDOS: Tema Subtema Descrição do

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 1. Mundo contemporâneo: economia e geopolítica: - Processo de desenvolvimento do capitalismo - Geopolítica e economia do pós-segunda

Leia mais

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de HISTÓRIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 Identificar diferentes tipos de modos de trabalho através de imagens. X H02 Identificar diferentes fontes históricas. X H03 Identificar as contribuições de diferentes grupos

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

Geografia - 6º AO 9º ANO

Geografia - 6º AO 9º ANO 5ª Série / 6º Ano Eixos norteadores Temas Conteúdo Habilidades Competências A Geografia como uma - Definição de Geografia - Noções de tempo e -Compreender processos - Identificar diferentes formas de representação

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS HUMANAS - SADEAM 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DOMÍNIO I MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES D1 H Reconhecer a História como produto histórico, social e cultural e suas implicações na

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

PLANO DE CURSO ANO 2012

PLANO DE CURSO ANO 2012 I- IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO ANO 2012 ESCOLA ESTADUAL CONTEÚDO: TURMA: 8º ano N DE AULAS SEMANAIS: PROFESSOR (ES): II- OBJETIVOS GERAIS * Propiciar o desenvolvimento de atitudes de respeito e de compreensão

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Curricular: Segmento: Geografia Professor: Nilo, Renata, João Gabriel Ensino Fundamental Anos Finais Ano/Série: 6 Ano Apresentação da disciplina A disciplina de Geografia 6º ano se importará

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 8º Ano Apresentação da disciplina A disciplina de geografia para o 8º ano contempla o estudo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA

PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA MATÉRIA: Geografia PROFESSORES: Leonardo Luiz e Ramon Finelli ANO: 8º - Ensino Fundamental QUAL DEVE SER NOSSO ANSEIO TODO DIA? PLANEJAR SEMPRE O MELHOR, MAS SEM NUNCA CANSAR DE

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PERÍODO DA ETAPA: 06/02/2017 a 28/04/17 TURMA: 9º ano DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Unidade 1 - Poder e exclusão no mundo da Indústria A Primeira Guerra Mundial A revolução

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1ª SÉRIE 1-HISTÓRIA

CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1ª SÉRIE 1-HISTÓRIA CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS HISTÓRIA 1ª SÉRIE 1-HISTÓRIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Estabelecer relações de continuidade,

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental Unidade 1 Capítulo 1 O tempo e a história A História o tempo e você O calendário As décadas A importância do tempo e o trabalho do historiador

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2018 TURMA: 9º ano DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : 2- PROJETOS DESENVOLVIDOS EM CLASSE OU EXTRACLASSE: 3- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 1º ano EM DISCIPLINA: Filosofia 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : As origens da Filosofia 1 Diálogos entre arte e filosofia; 2 Mito: Uma leitura do mundo 3 O Teatro grego e a filosofia

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro PROFESSOR RESPONSÁVEL: Odete Uzêda da Cruz DISCIPLINA: HISTÓRIA (2º Ano do Ensino Médio Integrado) CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 60 h/aula CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

- Renascimento - Formação dos Estados Nacionais Modernos (Espanha, Portugal, França e Inglaterra) - O Antigo Regime (Absolutismo) - Mercantilismo

- Renascimento - Formação dos Estados Nacionais Modernos (Espanha, Portugal, França e Inglaterra) - O Antigo Regime (Absolutismo) - Mercantilismo GRÉCIA ANTIGA: - Formação, Cultura e Religião - Atenas - Esparta - Guerras Médicas e Peloponeso CONTEÚDO HISTÓRIA GERAL ROMA ANTIGA: - Formação, Cultura, Política, Economia e Religião - Monarquia - República

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS NO ENEM

PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS NO ENEM PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS NO ENEM INTRODUÇÃO A equipe do AppProva elaborou este conteúdo com o objetivo de auxiliar as escolas na preparação dos alunos nesta reta final para o Enem. Com base nos microdados,

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências Humanas Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências Humanas Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências Humanas Ensino Fundamental C1 Entender as diversas formas de leitura e representações dos objetos de estudo das Ciências Humanas. Tema 1 Fundamentos das Ciências

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: História II Curso: Técnico do Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 2ª série Carga Horária: 2 a/s - 80h/a 67h/r

Leia mais

CONTEÚDOS E HABILIDADES MAIS COBRADOS DO ENEM

CONTEÚDOS E HABILIDADES MAIS COBRADOS DO ENEM CONTEÚDOS E HABILIDADES MAIS COBRADOS DO ENEM LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS ARTES ARTE CONTEMPORÂNEA 22 ARTES PERFORMATIVAS OU CÊNICAS 19 ARTE MODERNA 13 ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS 13 MÚSICA 9

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1 - A GEOGRAFIA E A COMPREENSÃO DO ESPAÇO FÍSICO 1- Observar, comparar e analisar territórios, lugares e paisagens geográficas.

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO PROFESSOR: Wellington de Souza Silveira TURMA: 8º Ano Fundamental II PERÍODO DA ETAPA: 01/10/2017 á 15/12/2017 DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Unidade 3: Brasil:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia Série: 3ª C.

Leia mais

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE/ TURMA: 1º ANO MÉDIO ABC BIMESTRE: 4º NÚMERO 1. Módulo 16 - Política e economia no Antigo Introdução do módulo, com aula em slides

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Wendryll José Bento Tavares Técnico Integrado em Automação Industrial

Leia mais

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso

Disciplina: História. Período: I. Professor (a): Liliane Cristina de Oliveira Vieira e Maria Aparecida Holanda Veloso COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Disciplina: História Período:

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 9º ano 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Caderno 1 Unidade 1 - Capítulo 1 A primeira Guerra Mundial. Unidade 2 Capítulo 1 Brasil: Primeira Republica. Unidade 3 Capítulo 1 - Entre guerras.

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS. Geral

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS. Geral PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: História III Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 3º ano Carga Horária: 2 a/s - 80 h/a - 67

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2018 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro Leitura e

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1 S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1 - A CARTOGRAFIA E A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. 2 - A DINÂMICA DA ATMOSFERA E AS PAISAGENS NATURAIS DA TERRA. Utilizar de modo

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conduzir a criança a uma reflexão histórica de sua própria vida, para que ela se perceba inserida num contexto familiar, escolar e comunitário,

Leia mais

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II III UNIDADE

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II III UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 III UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO OFICINA DE LEITURA Texto:

Leia mais

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro

Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro Instituto Federal da Bahia Campus Santo Amaro PROFESSOR RESPONSÁVEL: Odete Uzêda da Cruz DISCIPLINA: HISTÓRIA (3º Ano do Ensino Médio Integrado) CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 60/ aula CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR (A): Fábio de Souza Marçal TURMA: 6 Ano Ensino Fundamental II 1 - A cartografia e a representação do espaço. 2 - A dinâmica da atmosfera e as paisagens naturais da terra. Utilizar de modo simples

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. DR. JOAQUIM TAVARES DA CONCEIÇÃO

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. DR. JOAQUIM TAVARES DA CONCEIÇÃO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: HISTÓRIA 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF. DR. JOAQUIM TAVARES DA CONCEIÇÃO EMENTA História, fontes históricas e o trabalho do historiador; História e cultura; Patrimônio cultural;

Leia mais

Conteúdos Ciências Humanas 5º Ano º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Brasil

Conteúdos Ciências Humanas 5º Ano º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Brasil Conteúdos Ciências Humanas 5º Ano - 2017 1º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Projeto: História e Heranças Projeto: História e Heranças Brasil Brasil 1. História da Família e grupos sociais(formação

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2017 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2017 a 15/12/2017 TURMA: 9º Ano EM DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : A Guerra fria e suas implicações Nacionalismo

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR (ES):

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR (ES): I.IDENTIFICAÇÂO PLANO DE CURSO ANO 01 ESCOLA ESTADUAL CONTEÙDO: TURMA:7º ano Nº DE AULAS SEMANAIS: PROFESSOR (ES): OBJETIVOS GERAIS *Promover a aquisição de ferramentas intelectuais e a formação de atitudes

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 107 de 18 / 10 /2011 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

As 6 Competências de Ciências Humanas para o ENEM

As 6 Competências de Ciências Humanas para o ENEM As 6 Competências de Ciências Humanas para o ENEM As 6 competências de Ciências Humanas para o ENEM Um roteiro completo para o seu sucesso Prof. Claudio Recco INTRODUÇÃO Durante a maior parte do século

Leia mais

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História.

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História. Ementário No que concerne ao presente projeto de Licenciatura História, é fundamental assinalar que os Eixos do Conhecimento possuem ementas gerais que orientam a elaboração das ementas específicas de

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 8º TURMAS:A/B/C/D/E ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

PLANO DE CURSO ANO 2012

PLANO DE CURSO ANO 2012 PLANO DE CURSO ANO 2012 I. IDENTIFICAÇÃO ESCOLA ESTADUAL: CONTEÚDO: TURMA: 6º ano N DE AULAS SEMANAIS: PROFESSOR(ES): II. OBJETIVOS GERAIS.Desenvolver a noção de historicidade das ações dos homens da realidade

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II II UNIDADE

PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II II UNIDADE COORDENAÇÃO COLÉGIO OFICINA 1 PROGRAMA DO 8ª SÉRIE/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 2014 II UNIDADE DISCIPLINA CONTEÚDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO ARTES EDUCAÇÃO FÍSICA Texto:

Leia mais

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS...

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... DE 2009 até 2018 ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... A PRIMEIRA, TALVEZ VOCÊ ATÉ SAIBA, É O CRONOGRAMA ENEM 2019 QUE EU DESENVOLVI GRATUITAMENTE PARA

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR: Emiliano Glaydson de Oliveira TURMA: 9º ano DISCIPLINA: História Cap. 1 A Era Vargas Cap. 1 A Segunda Guerra Mundial Cap. 1 A República Liberal Analisar o processo de esgotamento da Primeira

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS H13 H12 H14 H16 H22 H11 H15 H20 H10 H09 H11 H14 H13 H06 H07 H08 H05 H05 H06 H07 H08 ARTES EDUCAÇÃO FÍSICA ESPAN HOL INGLÊS

LINGUAGENS, CÓDIGOS H13 H12 H14 H16 H22 H11 H15 H20 H10 H09 H11 H14 H13 H06 H07 H08 H05 H05 H06 H07 H08 ARTES EDUCAÇÃO FÍSICA ESPAN HOL INGLÊS CO N T E Ú D OS M A I S CO B R A D OS N O E N E M EDIÇÃO 201 LINGUAGENS, CÓDIGOS E S UA S T EC N O LOG I A S 22 ARTE CONTEMPORÂNEA 1 ARTES PERFORMATIVAS OU CÊNICAS 14 ARTE MODERNA 12 ARTES PLÁSTICAS VISUAIS

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA II CURSO: Técnico Integrado em Edificações SÉRIE: 2ª CARGA HORÁRIA: 67 hs DOCENTE RESPONSÁVEL: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM TIAGO RYAN PLANO DE CURSO 2019 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A):

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO:8º TURMAS: A/B/C/D/E ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 268 aprovado pela portaria Cetec nº 165 de 17/10 /2012 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

, DÉCIUS. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade IDADE MÉDIA - FORMAÇÃO E CRISE

, DÉCIUS. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade IDADE MÉDIA - FORMAÇÃO E CRISE , HUMANAS DÉCIUS 2ª 1ª Série E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Apropriar-se de conhecimentos, articulando-os e aplicando-os para elaboração de propostas que possam intervir

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 9º TURMAS: A/B/C/D/E ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. História e Cultura Brasileiras (turma do 3º ano) Ano Letivo 2015/2016 (2º semestre) Docente: Manaíra Aires Athayde Conteúdos programáticos São analisados os principais momentos históricos do Brasil, de

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS OBOLSISTA

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS OBOLSISTA MATEMÁTICA E SUAS OBOLSISTA EIXOS COGNITIVOS COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA E SUAS M1 Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros, racionais e reais. M2 Utilizar o

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: História e Geografia de Portugal ANO DE ESCOLARIDADE: º Ano 201/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS História de Portugal

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 9º TURMAS: A/B/C/D/E ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Décius. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade. BRASIL COLÔNIA: o lugar do negro, do índio e da mulher. Cotidiano e resistência.

Décius. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade. BRASIL COLÔNIA: o lugar do negro, do índio e da mulher. Cotidiano e resistência. HUMANAS - História Décius 3ª 1ª Série - E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Apropriar-se de conhecimentos, articulando-os e aplicando-os para a elaboração de propostas que

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PRISE - 2ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I MUNDOS DO TRABALHO Competências - Identificar e analisar as relações de trabalho compulsório em organizações sociais, culturais

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR: Emiliano Glaydson de Oliveira TURMA: 9º Ano DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Unidade 2 Intervencionismo e autoritarismo no mundo em crise Cap. 4 O mundo no contexto

Leia mais

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Essa questão apresenta no enunciado a data incorreta (1931) da abdicação de Dom Pedro I, que ocorreu em 1831. Dessa forma, aguardamos o parecer da banca. Erros das demais: Revoltas no período

Leia mais

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS

Componentes Optativos do Perfil: Componentes Optativos Livres: Atividades Complementares: Tempo Médio. Integralização: COMPONENTES OBRIGATÓRIOS Perfil: LPH001-1 PERFIL CURRICULAR Código INEP: 14514 Descrição: PROJETO PEDAGÓGICO LIC. EM HISTÓRIA 2014-1 Curso: LICENCIATURA EM HISTÓRIA Início da Validade: 2014.1 Data de Emissão: 08/05/2018 19:53

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio. Etec. Etec: Professor Massuyuki Kawano

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio. Etec. Etec: Professor Massuyuki Kawano Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias Componente Curricular:

Leia mais

Recorte do material com orientações para os Professores Introdução da OPAI

Recorte do material com orientações para os Professores Introdução da OPAI Processo Seletivo de Formadores da SEEDUC 2015 Material I de Apoio para a Fase de Prova-Aula Especialidade: Área das Ciências Humanas (com formação em História) Recorte do material com orientações para

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

são paulo HISTÓRIA 0124P18043 POR DENTRO DA currículo do estado de CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO

são paulo HISTÓRIA 0124P18043 POR DENTRO DA currículo do estado de CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO POR DENTRO DA HISTÓRIA currículo do estado de são paulo PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO 0124P18043 MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA COMPETÊNCIA 1 Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS H1. Identificar características e manifestações de diferentes

Leia mais

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol

CEAI O QUE O ALUNO DEVE APRENDER. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Identificar a. Exposição dialogada Orientação para se. importância do Sol CEAI PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA TURMA: 4º ANO CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO Capítulo 1: Explicar as formas de

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: a Literatura no Enem Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Competência de área 4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação

Leia mais

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Paulo Henrique Saraiva Câmara SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES

Leia mais

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis;

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis; 1-. Introdução da linguagem algébrica - Transformação de problemas da linguagem da norma padrão para linguagem simbólica matemática; - Expressões algébricas; - Calculando com letras; - Compreendendo a

Leia mais