CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AVALIAÇÕES MÉTODO COMPARATIVO E DE CUSTO REGULAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AVALIAÇÕES MÉTODO COMPARATIVO E DE CUSTO REGULAMENTO"

Transcrição

1 CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA AVALIAÇÕES MÉTODO COMPARATIVO E DE CUSTO REGULAMENTO Rua Liberdade, 44 - Bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS - CEP Fone: (51)

2 Considerações Iniciais: A Sociedade Brasileira de Engenharia de Avaliações - SOBREA, entidade sem fins lucrativos, congrega profissionais de engenharia e arquitetura, atuantes na Engenharia de Avaliações, que priorizam o uso da metodologia científica na sua produção técnica de trabalhos profissionais, monografias, cursos, treinamentos, teses em seminários, simpósios, congressos e outros. O artigo 2º de seu Estatuto estabelece que a entidade tem, entre outras finalidades precípuas, a certificação de profissionais de Engenharia de Avaliações, mediante critérios científicos e éticos a serem aprovados em assembleia. Desta forma, a Diretoria da SOBREA resolveu instituir a Comissão de Certificação, formada pelos seguintes membros: Domingos de Saboya Barbosa Filho, André Maciel Zeni, Antônio Frederico Vilarinho Castelo Branco, Bricio de Melo, Francisco Luciano Lima Brasileiro, Isabela Beck da Silva Giannakos, Luiz Fernando de Lyra Novaes, Lutemberg de Araújo Florêncio, Mauro de Souza Gomes, Rubens Alves Dantas, Sérgio Alberto Pires da Silva e Sérgio Antão Paiva. A seguir serão apresentados os critérios e diretrizes a serem observados para análise e concessão da certificação profissional em Engenharia de Avaliações, no que tange à avaliação de bens em geral, com aplicação dos métodos comparativo direto de dados de mercado, comparativo direto de custo e da quantificação do custo. Rua Liberdade, 44 - Bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS - CEP Fone: (51)

3 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL 1. Disposições Gerais A Certificação tem como objetivo avaliar a formação acadêmica, capacitação técnica e experiência na área de Engenharia de Avaliações, relacionados à aplicação dos métodos comparativo de dados de mercado, comparativo de custos e de quantificação de custos, na área de habilitação do candidato, sendo facultativa a engenheiros e arquitetos inscritos nos sistemas CONFEA e CAU-BR, respectivamente. O Certificado em Engenharia de Avaliações, com ênfase na aplicação dos métodos comparativo direto de dados de mercado, comparativo direto de custo e da quantificação do custo, é conferido pela SOBREA (Entidade Nacional) para os aprovados no processo de certificação. O processo de Certificação Profissional pela SOBREA é pautado nos critérios estabelecidos na Grade de que se encontra no Anexo I, nos quais o Candidato pode atingir até pontos em cada um dos itens a seguir: 1. Formação Acadêmica e Capacitação Profissional; 2. Experiência Profissional; 3. Avaliação de Conhecimentos. Para recebimento, pela SOBREA, do Certificado em Engenharia de Avaliações, com ênfase na aplicação dos métodos comparativo direto de dados de mercado, comparativo direto de custo e da quantificação do custo, o Candidato, além Rua Liberdade, 44 - Bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS - CEP Fone: (51)

4 de atender a todos os demais critérios e diretrizes constantes deste regulamento, deverá obter MÉDIA GLOBAL mínima de 7 pontos, bem como pontuação mínima em cada um dos itens, conforme segue: 1. Formação Acadêmica e Capacitação Profissional mínima: 5 pontos, desde que atinja também a pontuação mínima nos subitens: - Cursos Realizados: 2 pontos - Participações em eventos: pontos 2. Experiência Profissional mínima: 5 pontos, desde que atinja também a pontuação mínima nos subitens: - Anos de Atividades: pontos - Acervo Técnico (avaliação quantitativa): 6 pontos - Acervo Técnico (avaliação qualitativa): 24 pontos 3. Avaliação de Conhecimentos mínima: 7 pontos A Média Global será calculada considerando-se peso 3(três) para a pontuação obtida nos itens 1 e 2, e peso 4(quatro) para a pontuação obtida no item 3. Isto é, a Média Global será a soma dos produtos dos pontos obtidos em cada item, pelos seus respectivos pesos, e o resultado do somatório dividido por (dez). Rua Liberdade, 44 - Bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS - CEP Fone: (51)

5 2. Documentação Comprobatória O Candidato, regularmente inscrito no processo de certificação, deverá apresentar, na data e local designado para realização do exame presencial de avaliação de conhecimentos, o comprovante de pagamento da inscrição, juntamente com toda a documentação comprobatória para enquadramento da pontuação discriminada no Anexo I, indicando a numeração correspondente de cada item ao qual pertence cada um dos documentos. Juntamente com a documentação, o candidato deve emitir declaração quanto à inexistência de processos administrativos, judiciais ou disciplinares decorrentes do exercício da sua atividade como Engenheiro ou Arquiteto e, em particular, no exercício de funções na área da Certificação requerida. 3. AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS A avaliação dos processos de certificação será realizada pelos membros da Comissão de Certificação e homologada pela Diretoria da SOBREA. Caso haja necessidade de complementação da documentação, o candidato será solicitado a enviar os documentos complementares por à secretaria.geral@sobrea.org.br ou local a ser definido pela Comissão de Certificação, no prazo máximo de trinta dias. Após a realização do exame presencial de conhecimentos, e atendendo o candidato a todos os requisitos exigidos para a certificação profissional contidos neste Regulamento, receberá o Candidato, no prazo máximo de 6(sessenta) dias, o Certificado informando a pontuação alcançada em cada um dos itens, bem como a Média Global. Em caso contrário, o Candidato receberá Declaração de Participação no Processo de Certificação da SOBREA, com a discriminação dos resultados obtidos. Rua Liberdade, 44 - Bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS - CEP Fone: (51)

6 4. PRAZO DE VALIDADE DO CERTIFICADO O certificado da SOBREA terá prazo de validade de 4 (quatro) anos. Após este período, o profissional poderá realizar um novo processo de certificação, para revalidação do mesmo, com a realização de novo exame e apresentação de documentação comprobatória dos itens constantes do Anexo I, relativa aos 4 (quatro) últimos anos. Apenas os comprovantes relativas aos subitens 1.1 e 1.4 poderão ser os mesmos apresentados no processo anterior. 5. OUTRAS DISPOSIÇÕES O Candidato que receber a Declaração de Participação no Processo de Certificação da SOBREA, poderá participar do processo de certificação da SOBREA, seguinte ao realizado, sem custos adicionais de inscrição, por uma única vez, sendo as demais inscrições onerosas, se necessário for. Para isso, o Candidato deve solicitar à secretaria da SOBREA, pelo secretaria.geral@sobrea.org.br, no prazo de trinta dias após o recebimento da Declaração de Participação no Processo de Certificação, com a respectiva manifestação de interesse. O exame presencial de avaliação de conhecimentos será aplicado a cada dois anos, nas datas e locais onde serão realizados os Simpósios da SOBREA, ou em outras datas e locais especificados, a critério da Diretoria da SOBREA. As inscrições poderão ser realizadas através do site ou através de outro meio que venha a ser deliberado pela Diretoria Executiva da SOBREA. Os casos omissos deverão ser decididos pela Comissão de Certificação. Porto Alegre, 2 de abril de 216 A Comissão de Certificação Rua Liberdade, 44 - Bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS - CEP Fone: (51)

7 ANEXO I - GRADE DE PONTUAÇÃO - MÉTODOS COMPARATIVOS E DE CUSTOS Item 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL 1.1 Formação acadêmica Títulos Doutorado Títulos Mestrado Títulos Pós-Graduação 1.2. Livros/Capítulos publicados Autoria/Coautoria de livro Autoria/Coautoria de Capítulo de livro mínima máxima 5 Quantidade Pontos Quantidade Pontos qualquer 2 qualquer 5 qualquer 15 qualquer 4 qualquer qualquer 2 qualquer qualquer 2 qualquer 2 qualquer Docência em Inst. Ensino Superior reconhecida pelo MEC Docência em Inst. Ensino Superior reconhecida pelo MEC (> horas/ano) Docência em Inst. Ensino Superior reconhecida pelo MEC (< horas/ano) 1.4. Graduação Adicional Graduação Adicional 1.5. Trabalhos publicados Autor/coautor de artigo publicado em periódico (CAPES) Autor/coautor de artigo publicado em periódico Autor/coautor de artigo aceito em Congresso/Seminário/Simpósio Apresentação (Oral) de Trabalho em Congresso/Seminário/Simpósio Apresentação (Poster) de Trabalho em Congresso/Seminário/Simpósio 1.6. Prêmios obtidos Trabalho premiado em congresso/seminário/simpósio 1.7. Cursos proferidos com carga superior a 2 horas Curso proferido com carga horária inferior a 4 horas Curso proferido com carga horária igual ou superior a 4 horas 1.8. Palestras proferidas Palestra proferida em Congresso/Seminário/Simpósio 1.9. Cursos realizados Curso com carga horária entre 2 e 39 horas Curso com carga horária de 4 horas ou mais Curso/workshop com carga horária inferior a 2 horas 1.. Participação em eventos 1..1 Participação em Congresso/Seminário/Simpósio qualquer qualquer 2 qualquer 5 qualquer 1 qualquer 5 NA NA 1 2 1,5 1 1,5 1,4 1 1,5 1, , , , , EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Anos de atividade mínima máxima 5 Quantidade Pontos Quantidade Pontos Acervo técnico (avaliação quantitativa) 6 2 1,2 NA Acervo técnico (avaliação qualitativa) a 8 NA NA 3. AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS Exame presencial mínima máxima 7 Quantidade Pontos Quantidade Pontos 7 NA NA NA NA Rua Liberdade, 44 - Bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS - CEP Fone: (51)

Certificação e Valorização profissional na Engenharia de Avaliações. Impacto da crise econômica na vaçda engenharia de avaliações.

Certificação e Valorização profissional na Engenharia de Avaliações. Impacto da crise econômica na vaçda engenharia de avaliações. Certificação e Valorização profissional na Engenharia de Avaliações Impacto da crise econômica na vaçda engenharia de avaliações. Mesa Redonda: Marize Boranga, Luciano Brasileiro e Rubens Dantas. Valorização

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA DO TRAUMA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA DO TRAUMA EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA DO TRAUMA - 2017 Pelo presente edital a Associação Médica Brasileira (AMB), o Colégio Brasileiro

Leia mais

REVALIDAÇÃO TÍTULO DE ESPECIALISTA

REVALIDAÇÃO TÍTULO DE ESPECIALISTA REVALIDAÇÃO TÍTULO DE ESPECIALISTA Revalidação do Título de Especialista pela SOBECC em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização 2017. Para os associados que obtiveram

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA Edital PPG-Música n. 02/2017 Edital de Seleção para bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAM

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAM REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FAM Abaetetuba PA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA LTDA/ME-FEAM Rodovia Doutor João Miranda, nº 3072, Altos, Bairro Bosque

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento das Atividades Complementares

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento das Atividades Complementares FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de 2014 CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Cacoal - RO 2016 2 ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades

Leia mais

CERTIFICAÇÃO EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA

CERTIFICAÇÃO EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA CERTIFICAÇÃO EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REGULAMENTO 09.04.2013 PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO CERTIFICADO DE QUALIDADE PROFISSIONAL EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA 1 / 12 Considerações

Leia mais

CERTIFICAÇÃO EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REGULAMENTO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO CERTIFICADO DE QUALIDADE PROFISSIONAL EM AVALIAÇÕES

CERTIFICAÇÃO EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REGULAMENTO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO CERTIFICADO DE QUALIDADE PROFISSIONAL EM AVALIAÇÕES CERTIFICAÇÃO EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REGULAMENTO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO CERTIFICADO DE QUALIDADE PROFISSIONAL EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Considerações Iniciais: Considerando

Leia mais

CERTIFICAÇÃO EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REGULAMENTO

CERTIFICAÇÃO EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REGULAMENTO CERTIFICAÇÃO EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA REGULAMENTO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO CERTIFICADO DE QUALIDADE PROFISSIONAL EM AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Considerações Iniciais: Considerando

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA PÓS-DOUTORADO PROGRAMA PNPD/CAPES

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA PÓS-DOUTORADO PROGRAMA PNPD/CAPES EDITAL UFBA/PPEQ 05/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA PÓS-DOUTORADO PROGRAMA PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - PPEQ - torna público o presente Edital para preenchimento de 01 (uma)

Leia mais

REGULAMENTO. Versão º Ciclo PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E ATUALIZAÇÃO PARA AVALIADORES SBA/ONA

REGULAMENTO. Versão º Ciclo PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E ATUALIZAÇÃO PARA AVALIADORES SBA/ONA REGULAMENTO Versão 2018 2º Ciclo PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E ATUALIZAÇÃO PARA AVALIADORES SBA/ONA São Paulo, Janeiro de 2018 Este Regulamento define as normas adotadas pela ONA Organização Nacional de

Leia mais

PRÊMIO JOVEM PETROLEIRO

PRÊMIO JOVEM PETROLEIRO PRÊMIO JOVEM PETROLEIRO 3ª edição REGULAMENTO Capítulo I - do Objetivo O Prêmio Jovem Petroleiro tem como objetivo valorizar e reconhecer os esforços acadêmicos e científicos de alunos do Curso de Engenharia

Leia mais

ANEXO C NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

ANEXO C NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I ANEXO C NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE E DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG) Art. 1 o As Atividades Complementares de Graduação

Leia mais

ANEXO II DO REGULAMENTO 03/2015 (REPUBLICAÇÃO)

ANEXO II DO REGULAMENTO 03/2015 (REPUBLICAÇÃO) ANEXO II DO REGULAMENTO 03/2015 (REPUBLICAÇÃO) CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DA ANÁLISE CURRICULAR DAS FUNÇÕES PÚBLICAS DE PROFESSORES, COORDENADORES, TÉCNICO DE TRIAGEM EDUCACIONAL, FONOAUDIÓLOGO ESCOLAR E ADMINISTRADOR

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL 06/2018 CONCURSO INTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DOUTOR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL 06/2018 CONCURSO INTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DOUTOR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL 06/2018 CONCURSO INTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DOUTOR O Diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DO ISECENSA. Capítulo I Da Natureza

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DO ISECENSA. Capítulo I Da Natureza 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DO ISECENSA Estabelece normas para o funcionamento das Atividades Complementares do curso de Direito do ISECENSA. Capítulo I Da Natureza

Leia mais

EDITAL 03/PPGFMC/2018

EDITAL 03/PPGFMC/2018 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE BLOCO D FLORIANÓPOLIS SC - 88040-900 E-mail: ppgfarmaco@contato.ufsc.br Fone: (48) 3721-2713 FAX: (48) 3337-5479 EDITAL 03/PPGFMC/2018 A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO OBRIGATORIEDADE E DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG) Art. 1 o As Atividades Complementares de Graduação (ACG) constituem

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO Câmpus Itapetininga

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO Câmpus Itapetininga EDITAL Nº 0315/2017 PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO CÂMPUS ITAPETININGA 1º semestre

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 14/2018, DE 23 DE AGOSTO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO Nº 14/2018, DE 23 DE AGOSTO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROCESSO SELETIVO Nº 14/2018, DE 23 DE AGOSTO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL 01/2019 CONCURSO EXTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DOUTOR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL 01/2019 CONCURSO EXTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DOUTOR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL 01/2019 CONCURSO EXTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DOUTOR A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo, no uso das atribuições

Leia mais

RETIFICAÇÃO N.º 1 do EDITAL N.º 01/2018, de 11 de julho de 2018

RETIFICAÇÃO N.º 1 do EDITAL N.º 01/2018, de 11 de julho de 2018 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA SELEÇÃO PÚBLICA PARA BOLSISTAS DE EXTENSÃO DO PROGRAMA UNIVERSIDADE DO ENVELHECER - UNISER DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA RETIFICAÇÃO N.º 1 do EDITAL N.º 01/2018, de 11 de

Leia mais

EDITAL IFRS Nº 069/2017

EDITAL IFRS Nº 069/2017 EDITAL IFRS Nº 069/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR PARA O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR O Reitor Substituto do Instituto

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO EDITAL 01/2018 CONCURSO EXTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO EDITAL 01/2018 CONCURSO EXTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO EDITAL 01/2018 CONCURSO EXTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE A coordenadora da Coordenadoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Metodista de São

Leia mais

EDITAL 02/PPGFMC/2017

EDITAL 02/PPGFMC/2017 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE BLOCO D FLORIANÓPOLIS SC - 88040-900 E-mail: ppgfarmaco@contato.ufsc.br Fone: (48) 721-271 FAX: (48) 7-5479 EDITAL 02/PPGFMC/2017 A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG FACULDADE DE MEDICINA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Rua Visconde de Paranaguá, nº 102, Rio Grande, RS, CEP 96.203-900 https://ppgcs.furg.br/

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 o O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer normas para a realização

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROCESSO SELETIVO Nº 16/2018, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRÍ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA COM ÊNFASE EM SAÚDE FAMÍLIA Edital N0 01/2015 Pesc/FACISA/UFRN

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA, SEÇÃO CEARÁ REGIMENTO INTERNO (ATUALIZADO AOS 19 DE JUNHO DE 2017)

INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA, SEÇÃO CEARÁ REGIMENTO INTERNO (ATUALIZADO AOS 19 DE JUNHO DE 2017) INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA, SEÇÃO CEARÁ REGIMENTO INTERNO 2 REGIMENTO INTERNO DO INSTITUTO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA DO CEARÁ IBRAENG TÍTULO I DOS ASPECTOS GERAIS Art 1º O IBRAENG-CE,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA APLICADA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA APLICADA EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METEOROLOGIA APLICADA 2016-1 1. Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Aplicada da UFV, no período de 25 de agosto

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS (CCSA) VÁLIDO PARA ALUNOS IGRESSANTES EM TODOS OS CURSOS DO CCSA DE JANEIRO DE 2007 A JANEIRO DE 2008 Carga horária

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal de Santa

Leia mais

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA Edital nª 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA Edital do processo seletivo simplificado para ingresso junto à Pós-Graduação: em Nutrição Clínica (especialização teórica e prática), na cidade de Porto

Leia mais

II. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS

II. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Rua: Aprígio Veloso, 882 - Bloco BQ Bodocongó 58.429-140 Campina Grande PB EDITAL PRPG 040/2013 Centro de Engenharia

Leia mais

EDITAL 02/PPGFMC/2019

EDITAL 02/PPGFMC/2019 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE BLOCO D FLORIANÓPOLIS SC - 88040-900 E-mail: ppgfarmaco@contato.ufsc.br Fone: (48) 3721-2713 FAX: (48) 3337-5479 EDITAL 02/PPGFMC/2019 A Coordenação

Leia mais

COMITÊ PERMANENTE DE CERTIFICAÇÃO - CPC

COMITÊ PERMANENTE DE CERTIFICAÇÃO - CPC COMITÊ PERMANENTE DE CERTIFICAÇÃO - CPC REGULAMENTO DE MANUTENÇÃO DOS TÍTULOS DE CERTIFICAÇÃO COMITÊ PERMANENTE DE CERTIFICAÇÃO - CPC REGULAMENTO DE MANUTENÇÃO DOS TÍTULOS DE CERTIFICAÇÃO Art. 1º. Visando

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA OS DEPARTAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO, ENFERMAGEM e PSICOLOGIA

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA OS DEPARTAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO, ENFERMAGEM e PSICOLOGIA EDITAL N 03/2018 FACEP EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA OS DEPARTAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO, ENFERMAGEM e PSICOLOGIA A Diretora da Faculdade Evolução no uso das atribuições que lhe são conferidas. Faz

Leia mais

Certificação Academia Brasileira de Audiologia

Certificação Academia Brasileira de Audiologia Certificação Academia Brasileira de Audiologia Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202 - conj. 61 - CEP 01332-000 - São Paulo - SP Telefone: (11) 3253-8711 E-mail: aba@audiologiabrasil.org.br

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL 05/2018 CONCURSO INTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DOUTOR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL 05/2018 CONCURSO INTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DOUTOR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL 05/2018 CONCURSO INTERNO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE DOUTOR O Diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de

Leia mais

CADASTRO EMERGENCIAL- CEL /Idioma Japonês 2017

CADASTRO EMERGENCIAL- CEL /Idioma Japonês 2017 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE Av. Manoel Goulart, 2651 Bairro Centro Universitário CEP: 19060-000- Presidente Prudente.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA COMPARADA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA COMPARADA RESOLUÇÃO Nº 078/2016-PGB Altera Normas para Realização da Seleção de Doutorado. Considerando a Resolução nº 089/15-PGB que alterava e estabelecia as normas para exame de seleção de doutorado. 29/07/2016.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 08/2016 - CURSO DE DOUTORADO EM GEOGRAFIA/2017 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (A) Nome: Data de nascimento: / / Telefones: Sexo: Masculino Feminino E-mail:

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EDITAL PARA A CERTIFICAÇÃO POR PROFICIÊNCIA NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM ESTIMULAÇÃO CARDÍACA ELETRÔNICA IMPLANTÁVEL EDITAL DE CONVOCAÇÃO 2017/2018 CONVÊNIO: - ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA - SOCIEDADE BRASILEIRA

Leia mais

EDITAL 01/2019 PPGF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO AOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO EM FÍSICA DA UERN

EDITAL 01/2019 PPGF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO AOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO EM FÍSICA DA UERN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS-FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - PPGF UERN Campus Universitário Central Avenida Professor Antônio Campos,

Leia mais

Comunicado PPGEE 01/2019. Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)

Comunicado PPGEE 01/2019. Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) Comunicado PPGEE 01/2019 Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado (Programa Nacional de Pós-Doutorado, PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018

Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018 Edital nº 02/2018, de 12 de abril de 2018 Chamada Pública para Seleção de Instrutores para Ações de Capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) A Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP/PROGEPE/UFF),

Leia mais

Programa de Educação Tutorial em Engenharia Agrícola Universidade Federal de Lavras Departamento de Engenharia Bloco II EDITAL Nº 6/2017/PET/PRG/UFLA

Programa de Educação Tutorial em Engenharia Agrícola Universidade Federal de Lavras Departamento de Engenharia Bloco II EDITAL Nº 6/2017/PET/PRG/UFLA Programa de Educação Tutorial em Engenharia Agrícola Universidade Federal de Lavras Departamento de Engenharia Bloco II EDITAL Nº 6/2017/PET/PRG/UFLA AGENDA: ATIVIDADE Inscrições Apresentação de seminários

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 234/2016- PROEN CHAMADA INTERNA PARA FORMAÇÃO DE BANCO PROFESSORES BOLSISTAS DA CAPES PARFOR

PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 234/2016- PROEN CHAMADA INTERNA PARA FORMAÇÃO DE BANCO PROFESSORES BOLSISTAS DA CAPES PARFOR CHAMADA INTERNA PARA FORMAÇÃO DE BANCO PROFESSORES BOLSISTAS DA CAPES PARFOR A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e da Assessoria de Interiorização

Leia mais

RESOLUÇÃO CFFa nº 454, de 27 de setembro de 2014.

RESOLUÇÃO CFFa nº 454, de 27 de setembro de 2014. RESOLUÇÃO CFFa nº 454, de 27 de setembro de 2014. Dispõe sobre os critérios para concessão e renovação de título de especialista no âmbito da Fonoaudiologia, e dá outras providências." O Conselho Federal

Leia mais

ANEXO II Pontuação do currículo dos candidatos para seleção de Mestrado/Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia IBB/UNESP

ANEXO II Pontuação do currículo dos candidatos para seleção de Mestrado/Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia IBB/UNESP do Total de x do Total de x ANEXO II do currículo dos s para seleção de Mestrado/Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia IBB/UNESP Nome do Candidato: 1 FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO NA ÁREA

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fabieli Spessatto Coordenadora do Curso Caçador, 2016 RESOLUÇÃO CONSUN Nº 043, DE 07 DE DEZEMBRO

Leia mais

EDITAL Nº 03/2018 PPGEPT

EDITAL Nº 03/2018 PPGEPT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 03/2018 PPGEPT Torna Público

Leia mais

EDITAL 02/2018 MF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

EDITAL 02/2018 MF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS-FANAT PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FÍSICA-PPGF UERN Campus Universitário Central Rua Prof. Antonio Campus, s/n Br 110,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG FACULDADE DE MEDICINA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Rua Visconde de Paranaguá, nº 102, Rio Grande, RS, CEP 96.203-900 http://www.ppgcienciassaude.furg.br/

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBANOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CURITIBANOS - SC. Edital N 03/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBANOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CURITIBANOS - SC. Edital N 03/2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBANOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CURITIBANOS - SC Edital N 03/2015 Abre inscrições e fixa as normas do PROCESSO SELETIVO INTERNO DE ALTERAÇÃO DA CARGA HORÁRIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. RESOLUÇÃO N o 02/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. RESOLUÇÃO N o 02/2017 RESOLUÇÃO N o 02/207 Estabelece critérios para concessão de carga horária para atividades de pesquisa aos docentes do Departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico da UFES. O DO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA Resolução N. 02/2018 CCG/CCEN/UFPB Esta Resolução revoga a Resolução N. 05/2016 que regulamenta

Leia mais

EDITAL PPGEN-2019/1 PARA BOLSAS CAPES

EDITAL PPGEN-2019/1 PARA BOLSAS CAPES EDITAL PPGEN-2019/1 PARA BOLSAS CAPES Edital de seleção de bolsistas CAPES para o Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBANOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CURITIBANOS - SC. Edital N 001 /2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBANOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CURITIBANOS - SC. Edital N 001 /2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBANOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CURITIBANOS - SC Edital N 001 /2018 Abre inscrições e fixa as normas do PROCESSO SELETIVO INTERNO DE ALTERAÇÃO DA CARGA HORÁRIA

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO Câmpus Itapetininga

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO Câmpus Itapetininga EDITAL Nº 121/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO CÂMPUS ITAPETININGA 1º semestre de 2018 O Diretor do Instituto Federal

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO JANEIRO DE 2011. Anexo à Resolução nº 003, de 18 de maio de 2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Ministério da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL 20/2019 - DIRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (PPGECT)

Leia mais

REGULAMENTO Nº 007/2018, DE 25/09/2018

REGULAMENTO Nº 007/2018, DE 25/09/2018 1 REGULAMENTO Nº 007/2018, DE 25/09/2018 ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACELI A Diretora Acadêmica da Faculdade de Ensino Superior

Leia mais

REGULAMENTO DAS DO CURSO DE TECNÓLOGO EM DESIGN DE INTERIORES ATIVIDADES INTEGRALIZADORAS (A.I.) ATIVIDADES de EXTENSÃO (A.E.)

REGULAMENTO DAS DO CURSO DE TECNÓLOGO EM DESIGN DE INTERIORES ATIVIDADES INTEGRALIZADORAS (A.I.) ATIVIDADES de EXTENSÃO (A.E.) 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES (A.A.C.C.) DO CURSO DE TECNÓLOGO EM DESIGN DE INTERIORES ATIVIDADES INTEGRALIZADORAS (A.I.) e ATIVIDADES de EXTENSÃO (A.E.) 2018 (APROVADO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018. O Presidente do Conselho do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e considerando o que

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 PPGEPT

EDITAL Nº 01/2017 PPGEPT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EDITAL Nº 01/017 PPGEPT Torna Público

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG FACULDADE DE MEDICINA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Rua Visconde de Paranaguá, nº 102, Rio Grande, RS, CEP 96.203-900 http://www.ppgcienciassaude.furg.br/

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 132/2016- PROEN CHAMADA INTERNA PARA FORMAÇÃO DE BANCO PROFESSORES BOLSISTAS DA CAPES PARFOR

PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 132/2016- PROEN CHAMADA INTERNA PARA FORMAÇÃO DE BANCO PROFESSORES BOLSISTAS DA CAPES PARFOR CHAMADA INTERNA PARA FORMAÇÃO DE BANCO PROFESSORES BOLSISTAS DA CAPES PARFOR A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e da Assessoria de Interiorização

Leia mais

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MÉDICA E ESPECIALIZAÇÃO TREINAMENTO EM SERVIÇO MÉDICO HOSPITALAR 2017 ANEXO II

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MÉDICA E ESPECIALIZAÇÃO TREINAMENTO EM SERVIÇO MÉDICO HOSPITALAR 2017 ANEXO II PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MÉDICA E ESPECIALIZAÇÃO TREINAMENTO EM SERVIÇO MÉDICO HOSPITALAR 2017 ANEXO II CRITÉRIO PARA ANÁLISE CURRICULAR ENTRADA DIRETA CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA

Leia mais

Regulamentação das Atividades Complementares do Curso de Engenharia Química. (Resolução Nº 013/2012 da Pró-Reitoria de Graduação)

Regulamentação das Atividades Complementares do Curso de Engenharia Química. (Resolução Nº 013/2012 da Pró-Reitoria de Graduação) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rodo vi a J os é A urélio Vi l ela, 11999 (B R 267 Km 533) Ci dade Uni vers i tári a - Poç os de Caldas /MG CE P : 37715-400 Regulamentação

Leia mais

Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia

Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia EDITAL 2013 REVALIDAÇÃO DO CERTIFICADO DE DISTINÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE PSICO-ONCOLOGIA Janeiro de 2013 Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia Sociedade

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS NÍVEIS BÁSICO E TÉCNICO

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS NÍVEIS BÁSICO E TÉCNICO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS NÍVEIS BÁSICO E A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Educação a Distância do IFCE, convida os professores efetivos de todos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA PNPD/CAPES EDITAL Nº 01/2017 PPGSS

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA PNPD/CAPES EDITAL Nº 01/2017 PPGSS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA

Leia mais

2. DAS VAGAS 2.1. São dispostas 50 vagas, sendo 5 vagas reservadas para servidores efetivos e ativos do quadro da UFRN.

2. DAS VAGAS 2.1. São dispostas 50 vagas, sendo 5 vagas reservadas para servidores efetivos e ativos do quadro da UFRN. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NEURORREABILITAÇÃO EDITAL 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS - 2017

Leia mais

EDITAL 05/2017 PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR

EDITAL 05/2017 PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR EDITAL 05/2017 PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES NO, DA UFPR O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, no uso de suas atribuições, resolve abrir seleção para credenciamento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 09/2019, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2019 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO Nº 09/2019, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2019 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROCESSO SELETIVO Nº 09/2019, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2019 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES /2 Edital nº 04/2015

SELEÇÃO DE PROFESSORES /2 Edital nº 04/2015 SELEÇÃO DE PROFESSORES - 25/2 Edital nº 04/25 O Diretor Acadêmico da FAESA torna pública a abertura de inscrição, para seleção de professores de educação superior com titulação de doutor, mestre ou especialista,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EDITAL Nº 01/2017 A Coordenação de Formação, no âmbito

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL N. 03/2019

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL N. 03/2019 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EDITAL N. 03/2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 10/2019, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2019 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

PROCESSO SELETIVO Nº 10/2019, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2019 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PROCESSO SELETIVO Nº 10/2019, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2019 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional

Leia mais

EDITAL Nº 06/2018 PPGZOO EDITAL DE RANQUEAMENTO PARA BOLSAS PPGZOO

EDITAL Nº 06/2018 PPGZOO EDITAL DE RANQUEAMENTO PARA BOLSAS PPGZOO EDITAL Nº 06/2018 PPGZOO EDITAL DE RANQUEAMENTO PARA BOLSAS PPGZOO A Coordenação do curso de Pós-graduação em Zootecnia do Campus UDESC Oeste da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no uso

Leia mais

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS O Coordenador do Programa Mestrado em Administração e Ciências Contábeis, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO PAE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NO

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO 2010/2011

EDITAL SELEÇÃO 2010/2011 EDITAL SELEÇÃO 2010/2011 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará Nível de Mestrado torna público o presente Edital de chamada para o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-UFVJM N O. 01/2017 de 07 de dezembro de 2017 CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR PERMANENTE PPGAP I OBJETO DO EDITAL A coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E J U I Z D E F O R A U F J F N E A D N ú c l e o d e E d u c a ç ã o a D i s t â n c i a Prédio do CRITT Cidade Universitária Bairro Martelos Juiz de Fora - MG

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PPGD)

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PPGD) EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PPGD) PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE DOUTORADO EM DIREITO ON-LINE PROGRAM (OLP) Equivalência com a CAPES CNE IES/MEC PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PORTARIA Nº 154/REIT - CGAB/IFRO, DE 30 DE JANEIRO DE 2019

PORTARIA Nº 154/REIT - CGAB/IFRO, DE 30 DE JANEIRO DE 2019 Boletim de Serviço Eletrônico em 31/01/2019 PORTARIA Nº 154/REIT - CGAB/IFRO, DE 30 DE JANEIRO DE 2019 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA, com aval do Colégio de

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

EDITAL Nº 130, DE 20 DE AGOSTO DE 2014 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES

EDITAL Nº 130, DE 20 DE AGOSTO DE 2014 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET CONEXÕES DE SABERES Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 130, DE 20 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado (Programa Nacional de Pós-Doutorado, PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais

Leia mais

Definição de Critérios de Afastamento para Capacitação Docente

Definição de Critérios de Afastamento para Capacitação Docente Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Departamento Acadêmico de Ciências da Natureza - DACIN Definição de Critérios de Afastamento para Capacitação Docente O Departamento

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL Nº 243/2018-PROEN CHAMADA INTERNA PARA FORMAÇÃO DE BANCO PROFESSORES BOLSISTAS DA CAPES PARA ATUAÇÃO NO PARFOR, MODALIDADE PRESENCIAL DO CURSO DE FILOSOFIA-PRIMEIRA LICENCIATURA A Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO - FASS EDITAL 2017/1

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO - FASS EDITAL 2017/1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO - FASS EDITAL 2017/1 Abertura de Processo Seletivo para o Programa Institucional de Iniciação Científica da Faculdade São Sebastião

Leia mais

EDITAL DO I CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL EM FARMÁCIA CLÍNICA SBRAFH

EDITAL DO I CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL EM FARMÁCIA CLÍNICA SBRAFH EDITAL DO I CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL EM FARMÁCIA CLÍNICA SBRAFH Pelo presente edital, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde Sbrafh faz saber

Leia mais