SALAS DE AULAS ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SALAS DE AULAS ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA"

Transcrição

1 INFRAESTRUTURA As instalações físicas da Faculdade Dinâmica estão construídas em área privilegiada na entrada da cidade, de fácil acesso tanto para quem vem do centro da cidade, como para quem vem de cidades circunvizinhas, de modo a garantir o máximo de funcionalidade aos alunos, professores e demais colaboradores da instituição. Desde a sua implantação a Faculdade Dinâmica vem expandindo ano a ano suas instalações que hoje consistem em um conjunto com 2 (dois) prédios interligados. Um deles, já concluído, abarca 3 (três) andares, com duas alas e um hall central, que abriga 30 (trinta) salas de aulas, biblioteca central, 7 (sete) laboratórios, área administrativa com gabinetes, além de um anexo onde funciona o Núcleo de Prática Jurídica. Uma área administrativa com uma sala de reuniões, 7 salas para coordenação de curso, 3 salas para o administrativo (NEPE, Comitê de ética, Pesquisador institucional) banheiros masculino e feminino. Todos os espaços dos prédios foram projetados a partir de diretrizes arquitetônicas específicas que oferecem condições confortáveis e adequadas ao ensino, além de possuir as dimensões necessárias para o número de alunos previstos para a Instituição. Todos os ambientes da Instituição foram projetados de modo a propiciar a fácil acessibilidade a todos os andares por meio de rampas, além de banheiros adaptados para as pessoas portadoras de necessidade especiais ou com mobilidade reduzida, tudo atendendo aos padrões de normas técnicas de engenharia. Destaca-se na Instituição uma preocupação na manutenção e conservação das instalações físicas, considerados quesitos indispensáveis para os funcionários responsáveis por esses serviços e, especificamente no que diz respeito às instalações sanitárias, estas estão constantemente limpas, podendo ser utilizadas por qualquer pessoa a qualquer tempo.

2 SALA DE PROFESSORES A Faculdade Dinâmica dispõe de uma Sala de Professores e de Reuniões Acadêmicas, com instalações sanitárias feminina e masculina privativas, com o dimensionamento adequado ao número de usuários, acústica com boa audição interna e baixo nível de ruídos externos, iluminação e ventilação natural e artificial compatíveis e adequadas, mobiliário e aparelhagem específica adequados e manutenção impecável destes ambientes. O espaço da Sala de Professores está equipado com mobiliário adequado, projetado segundo as finalidades a que se destinam, com 03 mesas e cadeiras acolchoadas, permitindo a permanência dos professores de forma confortável neste ambiente, que é completado com amplas janelas. A Sala é dotada, também, de escaninhos com espaços próprios para a guarda de pertences dos professores e uma bancada onde são disponibilizados computadores para uso exclusivo dos docentes, com acesso à internet. Como todos os espaços das instalações da Faculdade Dinâmica, a Sala de Professores é servida por internet wireless, uma vez que a totalidade dos docentes da Instituição possui seus próprios notebooks e ultrabooks. Assim, o ambiente da Sala de Professores possui excelentes condições, sob todos os aspectos das necessidades específicas de seus usuários, numa análise sistêmica e global, com disponibilidade de recursos de informática, inclusive com suporte tecnológico. Para a orientação dos trabalhos de ensino e pesquisa e para exerceram atividades extraclasse na instituição, os professores dispõem, de uma sala de estudos e orientação localizada em anexo a sala dos professores contendo uma bancada de mármore, computador e mesa para atendimento ao discente.

3 SALAS DE AULAS A Faculdade Dinâmica já possui 6 (seis) alas com salas de aula num total 30 (trinta) salas, das quais, 8 (oito) são destinadas para o Curso de Direito, quantidade suficiente para atender às demandas do curso. Todas as salas de aulas possuem espaço físico compatível com as vagas oferecidas, amplas janelas, acústica com boa audição interna e poucos ruídos externos, piso antiderrapante de cor clara, quadro branco com pincel, quadro de avisos, carteiras dotadas de pranchetas e com assento e encosto acolchoados na cor azul, mesa do professor com cadeira, ventilação, acessibilidade por meio de rampas e iluminação natural e artificial adequadas. As salas de aulas da Faculdade Dinâmica atendem às finalidades de seus usos, possuindo dimensões compatíveis com as normas da ABNT para acomodar confortavelmente até 60 alunos e possuem acessibilidade excelente. Quanto aos aspectos de limpeza e conservação das salas de aulas, destaca-se que estes são pontos de qualidade controlados permanentemente pela Instituição. A Faculdade Dinâmica disponibiliza para os seus docentes os recursos audiovisuais necessários para as aulas teóricas (som, projetores multimídia, retroprojetores). Existem tomadas elétricas em número suficiente para o uso de recursos audiovisuais, inclusive data-shows e computadores e pontos para internet a cabo, além do fato de que todas as instalações da Faculdade Dinâmica são servidas por internet wireless, uma vez que a grande maioria dos alunos da Instituição possui seus próprios notebooks e ultrabooks. ACESSO DOS ALUNOS A EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA A Faculdade Dinâmica disponibiliza para os seus alunos um Laboratório de Informática, instalado em sala com bancadas adequadamente dimensionadas para o acesso dos alunos à rede mundial de computadores, com internet de banda larga, que funciona em horário integral para o pleno atendimento dos alunos da Instituição.

4 A velocidade de acesso á internet é a de melhor tecnologia e velocidade disponível em Ponte Nova. Quanto à quantidade de equipamentos disponibilizados pela Faculdade Dinâmica relativamente ao número total de usuários, até o presente momento, tem sido excelente, considerando-se que mesmo em horários de pico de utilização do Laboratório de Informática alguns dos equipamentos ficam ociosos. O ambiente do Laboratório de Informática é confortável, climatizado, oferece acessibilidade plena, possui excelente iluminação natural e artificial e conta com mobiliário adequado para seus usuários. Como todas as instalações da Faculdade Dinâmica, seu Laboratório de Informática também é servido por internet wireless, uma vez que a grande maioria dos alunos da Instituição possui seus próprios notebooks e ultrabooks. A Biblioteca da Faculdade Dinâmica dispõe ainda de outros computadores, que podem ser utilizados pelos alunos para pesquisas sobre o acervo bibliográfico ou para buscas na internet. Cabe ressaltar que os serviços da Biblioteca podem também ser acessados remotamente. A Faculdade Dinâmica conta com os serviços de dois funcionários técnico administrativo, com formação em computação, o qual supre as necessidades básicas de manutenção, atualização, formatação e instalação de programas nos computadores. Quando o problema apresenta uma complexidade maior, a Instituição utiliza dos serviços de uma empresa terceirizada. Para o oferecimento das unidades de ensino de Estágio Supervisionado, a Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga FADIP conta com um Núcleo de Prática Jurídica localizado em prédio próprio, anexo à Faculdade, devidamente credenciado junto à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais. NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Dinâmica (NPJ-Faculdade Dinâmica) tem como atribuição precípua a coordenação geral das atividades destinadas a proporcionar aos acadêmicos do Curso de Direito treinamento para o exercício prático das profissões da área jurídica e atendimento ao público.

5 O NPJ - Faculdade Dinâmica visa atender às necessidades curriculares dos acadêmicos de Direito da Instituição em períodos de Estágio Supervisionado, oferecendo acompanhamento direto e constante no desenvolvimento de atividades relacionadas a esta fase do Curso de Bacharelado em Direito, funcionando em sede própria, anexo ao prédio da Faculdade. No exercício das atividades diárias junto ao NPJ - Faculdade Dinâmica, os alunos têm a oportunidade vivenciar práticas simuladas e depois, de aplicar os conhecimentos adquiridos à realidade concreta que lhes é trazida pelos constituintes, que tem por finalidade proporcionar ao aluno oportunidade de desenvolver sua capacidade profissional, sob supervisão didático-científica, crítica e orientadora de professores do curso. De acordo com o Regulamento do Estágio do NPJ - Faculdade Dinâmica as atividades contempladas durante o desenvolvimento dos estágios devem incluir aulas sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB e do Código de Ética e Disciplina da OAB; aulas teóricas e práticas de Processo Civil, Processo Penal, Processo do Trabalho e de Ações Constitucionais; elaboração e apresentação de seminários; participação como ouvintes em audiências cíveis, criminais, trabalhistas e sessões do Tribunal do Júri; visitas orientadas; atividades simuladas; e atividades reais desenvolvidas junto ao Serviço e Assistência Jurídica da Faculdade Dinâmica (SAJ- Faculdade Dinâmica). O NPJ - Faculdade Dinâmica atua também em atividades de Conciliação, Negociação, Mediação e Arbitragem estão inseridas entre as atividades práticas realizadas pelo Serviço de Assistência Jurídica da Faculdade Dinâmica (SAJ-FADIP) oferecidas no âmbito do Núcleo de Prática Jurídica, conforme previsão expressa nos artigos 16 a 20 do Regimento Interno do SAJ-FADIP. O NPJ - Faculdade Dinâmica está devidamente credenciado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Minas Gerais, atende diariamente a população hipossuficiente da Comarca de Ponte Nova, concretizando, com isso, suas principais propostas: o aprendizado real dos alunos do curso de Direito e a comunicação direta com a comunidade, com a conseqüente assistência jurídica gratuita à população hipossuficiente.

6 Além do mais, o NPJ-FADIP, para efeito de estágios supervisionados externos ao próprio núcleo, também já tem firmado convênios com instituições de direito público e privado, que incluem prefeituras e secretarias municipais, Ministérios e Defensorias Públicas, OAB, instituições de ensino, empresas privadas, sindicatos e até o CIEE Centro de Integração Empresa-Escola-MG.

7

BREVE DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA RELATIVA AO CURSO DE FARMÁCIA. Espaço de trabalho para a Coordenação de Curso e Serviços Acadêmicos

BREVE DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA RELATIVA AO CURSO DE FARMÁCIA. Espaço de trabalho para a Coordenação de Curso e Serviços Acadêmicos BREVE DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA RELATIVA AO CURSO DE FARMÁCIA Espaço de trabalho para a Coordenação de Curso e Serviços Acadêmicos A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga-FADIP possui um espaço próprio

Leia mais

Curso de Direito - Unidade Guará

Curso de Direito - Unidade Guará Curso de Direito - Unidade Guará Infraestrutura da instituição A Faculdade Projeção do Guará está localizada na Área Especial nº 10 Lote C guara II DF, dispõe de instalações administrativas adequadas,

Leia mais

BREVE DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA RELATIVA AO CURSO DE ENFERMAGEM

BREVE DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA RELATIVA AO CURSO DE ENFERMAGEM BREVE DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA RELATIVA AO CURSO DE ENFERMAGEM Espaço de trabalho para a Coordenação de Curso e Serviços Acadêmicos A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga possui um espaço próprio para

Leia mais

Curso de Direito - Unidade Taguatinga

Curso de Direito - Unidade Taguatinga Curso de Direito - Unidade Taguatinga Infraestrutura da instituição O espaço físico do UniProjeção, na Unidade Sede de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor "C" Norte s/n, Taguatinga-DF, é

Leia mais

INFRAESTRUTURA CAMPUS LOURDES

INFRAESTRUTURA CAMPUS LOURDES p LOURDES INFRAESTRUTURA CAMPUS LOURDES Página1 SUMÁRIO 1. INFRAESTRUTURA... 3 1.1. Central de Atendimento ao Aluno - CAA... 3 1.2. Central de Carreiras... 4 1.3. Espaços de trabalho para coordenações

Leia mais

Curso de Serviço Social - Unidade Sobradinho

Curso de Serviço Social - Unidade Sobradinho Curso de Serviço Social - Unidade Sobradinho Infraestrutura da instituição Instalações administrativas A IES dispõe de instalações administrativas adequadas, confortáveis, climatizadas, com mobiliário

Leia mais

7. INFRAESTRUTURA CURSO DE TSInT 7.1 Infraestrutura da instituição O espaço físico do UniProjeção, na Unidade Sede de Taguatinga, localizado na Área

7. INFRAESTRUTURA CURSO DE TSInT 7.1 Infraestrutura da instituição O espaço físico do UniProjeção, na Unidade Sede de Taguatinga, localizado na Área 7. INFRAESTRUTURA CURSO DE TSInT 7.1 Infraestrutura da instituição O espaço físico do UniProjeção, na Unidade Sede de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor "C" Norte s/n, Taguatinga-DF, é

Leia mais

7. INFRAESTRUTURA CURSO DE TADS GUARÁ

7. INFRAESTRUTURA CURSO DE TADS GUARÁ 7. INFRAESTRUTURA CURSO DE TADS GUARÁ 7.1 Infraestrutura da instituição A Faculdade Projeção do Guará está localizada na Área Especial nº 10 Lote C guara II DF, dispõe de instalações administrativas adequadas,

Leia mais

INFRAESTRUTURA PARA O CURSO DE DIREITO - FADAT

INFRAESTRUTURA PARA O CURSO DE DIREITO - FADAT INFRAESTRUTURA PARA O CURSO DE DIREITO - FADAT A FADAT disponibilizará aos acadêmicos e corpo docente do Curso de Bacharelado em DIREITO estrutura que propícia a aquisição de conhecimento e habilidades

Leia mais

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO

D I R E I T O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

INFRAESTRUTURA O espaço físico do UniProjeção, no Campus I de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor "C" Norte s/n, Taguatinga-DF, é

INFRAESTRUTURA O espaço físico do UniProjeção, no Campus I de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor C Norte s/n, Taguatinga-DF, é INFRAESTRUTURA O espaço físico do UniProjeção, no Campus I de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor "C" Norte s/n, Taguatinga-DF, é composto por: 105 salas, 02 salas multimídia, 03 salas de

Leia mais

Os corredores são amplos e medem em sua totalidade m², possuem bebedouros com água filtrada e gelada.

Os corredores são amplos e medem em sua totalidade m², possuem bebedouros com água filtrada e gelada. A Sociedade Educacional do Centro Oeste SOECO mantenedora da Faculdade de Chapadão do Sul FACHASUL segue o planejamento de construção e ampliação das instalações físicas necessárias para o oferecimento

Leia mais

INFRAESTRUTURA PARA ATENDER OS CURSOS

INFRAESTRUTURA PARA ATENDER OS CURSOS INFRAESTRUTURA PARA ATENDER OS CURSOS CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD No térreo do prédio principal funciona o setor de Processamento de dados, local onde está localizado o servidor na sala com 17,20

Leia mais

DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA

DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA ESTRUTURA FÍSICA GERAL DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA A estrutura física da ESTÁCIO ASA SUL está apresentada mostrando o inventário global de salas de aula, laboratórios, etc. Dispõe em sua estrutura

Leia mais

Faculdade Una de Uberlândia INFRAESTRUTURA

Faculdade Una de Uberlândia INFRAESTRUTURA Faculdade Una de Uberlândia INFRAESTRUTURA FACULDADE UNA DE UBERLANDIA INFRAESTRUTURA FÍSICA E VIRTUAL DESTINADA AO CURSO Os espaços físicos da IES possuem infraestrutura adequada que atende as necessidades

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA NPJ FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Bacharelado em Direito da FADIP Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga,

Leia mais

Curso de Direito - Unidade Ceilândia

Curso de Direito - Unidade Ceilândia Curso de Direito - Unidade Ceilândia Infraestrutura da instituição A Faculdade Projeção de Ceilândia dispõe de 49 salas de aula que atendem de forma suficiente as necessidades da unidade, apresentam excelente

Leia mais

1.1. Espaços físicos utilizados no desenvolvimento do curso

1.1. Espaços físicos utilizados no desenvolvimento do curso 1. INFRAESTRUTURA 1.1. Espaços físicos utilizados no desenvolvimento do curso Para o desenvolvimento das atividades do curso Técnico em manutenção e suporte a informática do IFPB, Campus Monteiro dispõe

Leia mais

INFRAESTRUTURA O espaço físico do UniProjeção, no Campus I de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor "C" Norte s/n, Taguatinga-DF, é

INFRAESTRUTURA O espaço físico do UniProjeção, no Campus I de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor C Norte s/n, Taguatinga-DF, é INFRAESTRUTURA O espaço físico do UniProjeção, no Campus I de Taguatinga, localizado na Área Especial 5/6, Setor "C" Norte s/n, Taguatinga-DF, é composto por: 105 salas, 02 salas multimídia, 03 salas de

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DO GUARÁ INFRAESTRUTURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE PROJEÇÃO DO GUARÁ INFRAESTRUTURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 5 FACULDADE PROJEÇÃO DO GUARÁ INFRAESTRUTURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Infraestrutura da instituição A Faculdade Projeção do Guará está localizada na Área Especial nº 10 Lote C guara II DF, dispõe de instalações

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA INFRAESTRUTURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA INFRAESTRUTURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA INFRAESTRUTURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 5 Infraestrutura da instituição O curso de licenciatura em Pedagogia conta com gabinetes exclusivos para seus professores em tempo

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) REGULAMENTO DE NOTAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da FCHPE destina-se ao treinamento de

Leia mais

INFRAESTRUTURA Infraestrutura da instituição As instalações administrativas da Faculdade Projeção de Ceilândia estão localizadas no Bloco 1, e

INFRAESTRUTURA Infraestrutura da instituição As instalações administrativas da Faculdade Projeção de Ceilândia estão localizadas no Bloco 1, e INFRAESTRUTURA Infraestrutura da instituição As instalações administrativas da Faculdade Projeção de Ceilândia estão localizadas no Bloco 1, e possuem ao todo 448,52 m². A administração é composta pelos

Leia mais

INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNÓLOGICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS

INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNÓLOGICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS INFRAESTRUTURA FÍSICA, TECNÓLOGICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS Diante de demandas crescentes da sociedade, a Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins FCJP e a Faculdade de Administração de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA INFRAESTRUTURA FÍSICA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNISALESIANO LABORATÓRIOS DO CURSO Como apoio às suas atividades didáticas, o curso de Arquitetura e Urbanismo conta com uma excelente infraestrutura

Leia mais

Faculdade CNEC Itajaí

Faculdade CNEC Itajaí Faculdade CNEC Itajaí Avaliação Institucional 08 - Engenharia de Produção Geral Amostragem: 9 Engenharia de Produção - Geral. RESPONSABILIDADE SOCIAL CONTRIBUIÇÃO DA FACULDADE CNEC ITAJAÍ EM RELAÇÃO: [.

Leia mais

NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES DIREITO AUTORIZAÇÃO

NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES DIREITO AUTORIZAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Sesu Departamento de Supervisão da Educação Superior - Desup Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep Diretoria

Leia mais

INFRAESTRUTURA DO CURSO DE LETRAS

INFRAESTRUTURA DO CURSO DE LETRAS INFRAESTRUTURA DO CURSO DE LETRAS Infraestrutura para funcionamento do curso 1. Gabinetes de trabalho para professores tempo integral TI As instalações da sala dos professores ficam disponibilizadas para

Leia mais

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes Resultado: Termo de cumprimento das metas estabelecidas no protocolo de compromisso enviado pela IES Data: 09/10/2015 17:14:12 Análise: Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso

Leia mais

Dimensão 3 Infraestrutura

Dimensão 3 Infraestrutura Dimensão 3 Infraestrutura Apresentam-se as instalações físicas do Campus Villa-Lobos, fora de sede, da Universidade de Mogi das Cruzes, que contemplam de modo resumido, dados das instalações acadêmicas

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DA COMPOSIÇÃO DO NPJ DO DIRECIONAMENTO DO NPJ

REGIMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DA COMPOSIÇÃO DO NPJ DO DIRECIONAMENTO DO NPJ Catalão, 22 de Fevereiro de 2001 Portaria 010/2001 Dispõe sobre o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ O Diretor Acadêmico do Centro de Ensino Superior de Catalão CESUC, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior

Leia mais

INFRAESTRUTURA FÍSICA ODONTOLOGIA

INFRAESTRUTURA FÍSICA ODONTOLOGIA INFRAESTRUTURA FÍSICA ODONTOLOGIA Infraestrura Física As Faculdades São José possuem uma infraestrutura adequada ao curso de Odontologia, consequência de um plano permanente de manutenção, atualização

Leia mais

RESULTADOS DE ALUNOS 2015/2:

RESULTADOS DE ALUNOS 2015/2: RESULTADOS DE ALUNOS 2015/2: Pergunta: Quais suas impressões sobre nossa Faculdade? Analisando a FASF enquanto Instituição Pedagógica, podemos identificá la como... (2) Regular: 8.6% (3) Bom: 42.1% (4)

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento rege as Atividades de Assistência Jurídica do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Leia mais

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA

F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA F. P. DO NASCIMENTO - ME FACULDADE INTEGRADA DE ADVOCACIA DA AMAZÔNIA FIAMA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017 TÍTULO I DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

Condições gerais da Biblioteca de Dianópolis

Condições gerais da Biblioteca de Dianópolis CÂMPUS DIANÓPOLIS UNITINS SUDESTE A avaliação interna da Unitins destacou como principais problemas identificados pelos discentes, docentes e técnicos administrativos, nas instalações físicas da universidade:

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil. REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UniBrasil. Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior (CES), nº

Leia mais

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sib-UNIFESO), ofertam os seguintes serviços:

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sib-UNIFESO), ofertam os seguintes serviços: Pró Acadêmica Serviços O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sib-UNIFESO), ofertam os seguintes serviços: CIRCULAÇÃO E REFERÊNCIA: Baseia-se no atendimento direto aos usuários que diariamente procuram as

Leia mais

Condições gerais da Biblioteca de Palmas

Condições gerais da Biblioteca de Palmas CÂMPUS GRACIOSA PALMAS DIAGNÓSTICO DOS QUESTIONÁRIOS DE PROFESSORES E ALUNOS DE PALMAS SOBRE ESTRUTURAS FÍSICAS A avaliação interna da Unitins destacou como principais problemas identificados pelos discentes,

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO:

REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO: REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO: O ensino jurídico brasileiro, consoante a Resolução do CNE/CES n 9, de 29 setembro 2004, deve munir o acadêmico de conceitos teóricos robustos, mas deve articulá-los

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA INFRAESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR LABORATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO: Destinado à realização de aulas práticas. Sua infraestrutura está composta com 33 computadores interligados em redes com

Leia mais

Análise Evolutiva das Avaliações Institucionais. Boa Insatisfatória Muito Boa Satisfatória

Análise Evolutiva das Avaliações Institucionais. Boa Insatisfatória Muito Boa Satisfatória Hora do intervalo: encontro de amigos, bate-papo, o saudável clima de nossa faculdade é muito mais gostoso com o acompanhamento de saborosos lanches, qualidade dos alimentos e um serviço de primeira! Na

Leia mais

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA INSTITUTO DE ENSINO SANTA NATALIA LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE CUIABÁ - FFC Mantida PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA MATO GROSSO Aprovado em / / PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO Capítulo I: Da Natureza e dos objetivos: Artigo 1º - O presente regulamento disciplina o aproveitamento de 360 horas do Estágio Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA II CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA II CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA II Delineia Estágio Supervisionado III, compreendendo realização de prática jurídica simulada pelos acadêmicos matriculados no 8º período

Leia mais

Plano de Acessibilidade Plano de promoção de acessibilidade e atendimento às pessoas

Plano de Acessibilidade Plano de promoção de acessibilidade e atendimento às pessoas MANTIDA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC Plano de Acessibilidade Plano de promoção de acessibilidade e atendimento às pessoas com deficiência O Decreto no. 914, de 6 de setembro de 1993

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CURSO DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CURSO DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CURSO DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Os recursos humanos que atuarão no Curso de Licenciatura

Leia mais

Relatório CPA 2º semestre/2016

Relatório CPA 2º semestre/2016 Relatório CPA 2º semestre/2016 Docentes Participação Docentes Resultado Geral Docentes Pergunta Concordo plenamente Concordo Nem concordo/ nem discordo Discordo Discordo plenamente Não sabe/ não se aplica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior- Conaes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Avaliação Institucional

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Avaliação Institucional ADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (PPCs), DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E SUBMISSÃO

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. 20-02-16 Sábado 08:30h 02-04-16 - Sábado 08:30h ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período * As aulas práticas têm início às 08:30h, impreterivelmente, não sendo tolerados atrasos. A aprovação. Em caso de reprovação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DOM ALBERTO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO SANTA CRUZ DO SUL, JUNHO DE 2010. 1. REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Das atividades de estágio Art. 1. O estágio supervisionado

Leia mais

Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Curso: Período: Nome do Docente Disciplina: DIAGNÓSTICO DO ALUNO

Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Curso: Período: Nome do Docente Disciplina: DIAGNÓSTICO DO ALUNO 1 Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Curso: Período: Nome do Docente Disciplina: DIAGNÓSTICO DO ALUNO Atribua uma nota que julgue ser mais adequada frente às afirmativas abaixo: (1) = péssimo;

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO Dispõe sobre o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Varginha FADIVA, responsável pelo Estágio Supervisionado

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bacharelado (Unidade Centro)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bacharelado (Unidade Centro) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bacharelado (Unidade Centro) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso pode ser avaliada

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FACULDADE CATÓLICA DE ANÁPOLIS CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO Resultado/relatório das avaliações realizadas no 2º semestre de 2015 De 03 a 13 de novembro de 2015 foi disponibilizado no login dos alunos

Leia mais

INFRAESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS

INFRAESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS PRINCESA ISABEL INFRAESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS O IFPB Campus Princesa Isabel está em constante

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO Bacharelado (Unidade Centro)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. ADMINISTRAÇÃO Bacharelado (Unidade Centro) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO Bacharelado (Unidade Centro) FIGURA 1 A atuação da coordenação do curso pode ser avaliada como:

Leia mais

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 CAPÍTULO II... 4 DA ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA... 5 Seção I... 5 Das Atribuições

Leia mais

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO São Miguel do Oeste, outubro de 2012 ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO MANUAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG FACULDADE DE DIREITO FaDir SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG FACULDADE DE DIREITO FaDir SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG APROVADO EM 28/02/2011 PELO CONSELHO DA FACULDADE Regulamenta o Curricular

Leia mais

4. PROGRAMA DE NECESSIDADES

4. PROGRAMA DE NECESSIDADES CONCURSO PÚBLICO NACIONAL DE ARQUITETURA SEDE DA PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 4ª REGIÃO q 4. PROGRAMA DE NECESSIDADES DEPENDÊNCIAS - GRUPO 1: Representam as áreas ocupadas pelos gabinetes dos

Leia mais

INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DESTINADA AO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DESTINADA AO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DESTINADA AO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos A sala da Coordenação dos Cursos Superiores

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES N 01/2017. Senhores Presidentes Subseccionais,

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES N 01/2017. Senhores Presidentes Subseccionais, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES N 01/2017 Senhores Presidentes Subseccionais, A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO MINAS GERAIS, por intermédio de seu

Leia mais

ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP

ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP ANEXO C - Regulamento da Prática Forense Simulada FAP I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Com o objetivo de proporcionar ao acadêmico de Direito a compreensão e a vivência no que diz respeito ao trâmite

Leia mais

Auto-avaliação da Instituição novembro/2007

Auto-avaliação da Instituição novembro/2007 ITEM INDICADORES QUESITOS Conceito 1 Portaria O atendimento na portaria, em termos de qualidade, é: 2.9 O número de atendentes na portaria é: 3.2 2 Secretaria O atendimento junto às secretarias apresenta-se

Leia mais

ANEXO II FICHA DE PONTUAÇÃO SÍNTESE DAS PONTUAÇÕES

ANEXO II FICHA DE PONTUAÇÃO SÍNTESE DAS PONTUAÇÕES Rua Gen. Osório, 348 Centro Bento Gonçalves/RS CEP 95.7-86 Telefone: (54) 3449.33 www.ifrs.edu.br E-mail: proen@ifrs.edu.br ANEXO II FICHA DE PONTUAÇÃO SÍNTESE DAS PONTUAÇÕES Ordem ESPAÇO FÍSICO PESO MÍNIMO

Leia mais

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado I 7 Período

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado I 7 Período Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2 Estágio Supervisionado I 7 Período Rua Gentil Dias Soares, 302 - Cândida Câmera, Montes Claros MG. Tel. 3690-1305 / npj@fasa.edu.br Orientações

Leia mais

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2018/2 Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Rua Gentil Dias Soares, 302 - Cândida Câmera, Montes Claros MG. Tel. 3690-1305 / npj@fasa.edu.br

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização,

Leia mais

Diagnóstico das Necessidades de Infraestrutura dos Cursos de Graduação

Diagnóstico das Necessidades de Infraestrutura dos Cursos de Graduação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas Diagnóstico das Necessidades

Leia mais

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE PRÁTICA JURÍDICA I II III, IV e V (CURRICULARES)

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE PRÁTICA JURÍDICA I II III, IV e V (CURRICULARES) NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE PRÁTICA JURÍDICA I II III, IV e V (CURRICULARES) Do Programa 5) Aulas e Reuniões de Orientação Realizadas na sala de aula ou no Núcleo de Prática Jurídica para

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA. CPA / 2015 a 2017 QUESTIONÁRIO PARA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIADOR: PROFESSOR

FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA. CPA / 2015 a 2017 QUESTIONÁRIO PARA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIADOR: PROFESSOR FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA CPA / 2015 a 2017 QUESTIONÁRIO PARA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIADOR: PROFESSOR Para cada pergunta foram apresentadas cinco alternativas, exceto em algumas, com duas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 76/2016, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 76/2016, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS Conselho Superior Avenida Vicente Simões, 1111 Bairro Nova Pouso Alegre 37550-000 - Pouso Alegre/MG Fone:

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO INTERNO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento normatiza todas as atividades de estágio da FACULDADE MARIO SCHENBERG, em especial o

Leia mais

RESOLUÇÃO CsA N., DE DE AGOSTO DE o Processo n , de 24 de abril de 2017,

RESOLUÇÃO CsA N., DE DE AGOSTO DE o Processo n , de 24 de abril de 2017, RESOLUÇÃO CsA N., DE DE AGOSTO DE 07 Aprova o Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação da UEG proposto pelo Grupo de Avaliação Permanente dos cursos de graduação presenciais da UEG. O CONSELHO

Leia mais

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos

Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2. Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Faculdade de Direito Santo Agostinho FADISA MANUAL ACADÊMICO 2017/2 Estágio Supervisionado III e IV 9º e 10 Períodos Rua Gentil Dias Soares, 302 - Cândida Câmera, Montes Claros MG. Tel. 3690-1305 / npj@fasa.edu.br

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO (Unidade Bueno)

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO. PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO (Unidade Bueno) REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2012 POR CURSO DE GRADUAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA BACHARELADO (Unidade Bueno) FIGURA 1 Avaliação geral: RECEPÇÃO 4 3 2 1 Horário de

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS CULTURA E EXTENSÃO DO RN

FACULDADE DE CIÊNCIAS CULTURA E EXTENSÃO DO RN INDICADOR: 1.1 I A missão e o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional A missão e o PDI. 01 Conheço a missão da 4,20 2,81 4,78 4,46 4,06 02 Tenho conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional

Leia mais

Questionário fechado, a ser aplicado aos docentes regulamente matriculado no último ano do curso. (Modelo CPA)

Questionário fechado, a ser aplicado aos docentes regulamente matriculado no último ano do curso. (Modelo CPA) Questionário fechado, a ser aplicado aos docentes regulamente matriculado no último ano do curso. (Modelo CPA) Formulário para docentes avaliação de curso Perfil Profissional 1. A UFSCar definiu um perfil

Leia mais

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Campus Liceu Salesiano Unidade Campinas Curso de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. O Núcleo de Prática

Leia mais

RELATÓRIO GERAL DA AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PELO DISCENTE Resultados obtidos para os itens referentes a Informações

RELATÓRIO GERAL DA AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA PELO DISCENTE Resultados obtidos para os itens referentes a Informações Resultados obtidos para os itens referentes a Informações Coordenador / docente Através de que meio gostaria de receber as informações? Correspondência Site Mural/folder 40,6% 14,7% 36,7% 8,0% A forma

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS DOCENTES PELOS DISCENTES

AVALIAÇÃO DOS DOCENTES PELOS DISCENTES AVALIAÇÃO DOS DOCENTES PELOS DISCENTES Quando questionado se o(a) professor(a) apresentou o plano de ensino da disciplina em sala de aula no primeiro dia de aula? Não 3% Eu não estava presente no primeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE CPA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2011 2012 FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 1 Dimensão 2 - Acadêmico avaliando professor 1 - O professor comparece

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFES PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 Proposta aprovada em Reunião Ordinária de fechamento de exercício do NAUFES realizada no dia 15 de janeiro de 2015. Vitória (ES), 15 de dezembro de 2015. Introdução UNIVERSIDADE

Leia mais

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco

AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Sérgio Roberto Kieling Franco AVALIANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Sérgio Roberto Kieling Franco SINAES Política de promoção de qualidade (combinado com política regulatória) Avaliação de instituições e de cursos

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas

ATIVIDADES COMPLEMENTARES. (Mínimo de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica e acadêmicas Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Autônomo do Brasil UniBrasil PORTARIA 03/2017 ANEXO I ATIVIDADES COMPLEMENTARES Horas ( de 400 horas) GRUPO I - Atividades de pesquisa, produção científica

Leia mais

Autoavaliação Institucional CPA IFES /2 - CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFES?

Autoavaliação Institucional CPA IFES /2 - CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFES? Autoavaliação Institucional CPA IFES - 2015/2 - CIÊNCIAS CONTÁBEIS Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFES? Existem ações que favoreçam a inclusão e permanência de discentes

Leia mais

Avaliação pelo Docente UNIFIL/CPA

Avaliação pelo Docente UNIFIL/CPA Avaliação pelo Docente 1 Percentual de Satisfação Docente quanto a ação do Coordenador 93 98 95,7 95,7 94,4 94,2 Você conhece o Projeto Pedagógico deste Curso no qual ministra aulas? Quando você procura

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA Comissão Própria de Avaliação - CPA CAMPUS CURS RESULTADS DA AVALIAÇÃ INTERNA - Consulta à comunidade acadêmica 2017 CAMPUS-CB 1341255 - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BILÓGICAS AMSTRA 6 AMSTRA 10 AMSTRA 11

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NPJ Capítulo I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O curso de Direito da Fundação Universidade de Rondônia - UNIR - mantém Estágio Supervisionado nos termos da legislação

Leia mais

APÊNDICE A Questionários Aplicados

APÊNDICE A Questionários Aplicados APÊNDICE A Questionários Aplicados CPA Comissão Própria de Avaliação 60 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais