IMPÉRIO. 31 a.c. a 476. ALTO IMPÉRIO (31a.C. a 235) auge da civilização romana BAIXO IMPÉRIO (235 a.c. a 471 d.c. ) declínio & queda

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPÉRIO. 31 a.c. a 476. ALTO IMPÉRIO (31a.C. a 235) auge da civilização romana BAIXO IMPÉRIO (235 a.c. a 471 d.c. ) declínio & queda"

Transcrição

1

2 IMPÉRIO 31 a.c. a 476 ALTO IMPÉRIO (31a.C. a 235) auge da civilização romana BAIXO IMPÉRIO (235 a.c. a 471 d.c. ) declínio & queda Período de maior expansão e brilho da civilização romana. Neste período Roma passa a ser governada por imperadores que centralizam os poderes em suas mãos chegando a serem confundidos com deuses. O imperador detinha poderes absolutos. Além de executar as leis, exercia o comando do exército e também legislava por meio de editos, decretos e mandatos.

3 Alto Império Otávio: Pax Romana centralização do poder sistema censitário (renda) máxima extensão territorial nascimento de Cristo principais imperadores: Tibério, Calígula, Nero, Tito e Marco Aurélio perseguição aos cristãos Baixo Império crise do escravismo (séc III dc) colapso econômico e político principais imperadores: Dioclesiano, Constantino e Teodósio divisão do império: Ocidente (Roma) e Oriente (Constantinopla) difusão e oficialização do cristianismo (Teodósio: Edito de Tessalônica) invasões bárbaras: pacíficas e violentas 7aC 70dC 212dC 313dC 476dC Otávio ugusto Diáspora dos judeus Edito de Caracala (cidadania) Edito de Milão (Constantino) Queda de Roma

4 1º. Imperador: Otávio Augusto Otávio, primeiro imperador, governou de 27 a.c. a 14 d.c. Suas primeiras medidas tinham por finalidade reestruturar a administração do novo Estado imperial: restringiu as funções do Senado; criou uma nova ordem administrativa, as prefeituras; melhorou as formas de cobranças de impostos; instituiu a guarda pretoriana com a função de garantir a proteção do imperador.

5 Na economia, Otávio incentivou a produção e protegeu as rotas comerciais. Empreendeu a construção de várias obras públicas, o que gerou muitos empregos aos plebeus. Para ganhar popularidade, Otávio adotou a política do pão e circo: distribuição de trigo para a população pobre e organização de espetáculos públicos de circo. Após o governo de Otávio, o Império Romano foi governado por várias dinastias, sendo elas:

6 O PÃO E CIRCO, contribuiu para que a nobreza acumulasse poder e passasse a controlar o Senado e os principais cargos públicos.

7 DINASTIAS QUE GOVERNARAM ROMA Júlio Claudiana (14 a 68) Tibério, Calígula, Cláudio e Nero. Flaviana: (69 a 96) Vespasiano, Tito e Domiciano. Antoninos: (96 a 192 ) Nerva, Trajano, Adriano, Marco Aurélio, Antonino Pio e Cômodo. Severos: (192 a 235) Sétimo Severo, Caracala, Macrino, Heliógabalo e Severo Alexandre.

8 A PAX ROMANA A Pax Romana, expressão latina para "a paz romana", é o longo período de relativa paz, gerada pelas armas e pelo autoritarismo, experimentado pelo Império Romano. Iniciou-se quando Augusto César, em 29 a.c., declarou o fim das guerras civis e durou até o ano da morte de Marco Aurélio, em 180. Este termo enquadra-se historicamente nos dois primeiros séculos do Império Romano, instaurado em 27 a. C. por Augusto César. Neste período, a população romana viveu protegida do seu maior receio: as invasões dos bárbaros que viviam junto às fronteiras, o limes. Pax romana era uma expressão já usada na época, possuindo um sentido de segurança, ordem e progresso para todos os povos dominados por Roma

9 Dinastia Júlio-Claudiana Calígula Cláudio Nero Fase marcada por conflitos internos sangrentos entre os senadores e os imperadores: Tibério, Calígula, Cláudio e Nero. Nero foi responsável pelo incêndio de Roma e pela primeira perseguição aos cristãos.

10 Dinastia dos Flávios (69-96) Vespasiano Este foi o período de maior esplendor e grandiosidade de toda a história romana, conhecido como a Pax Romana. Os imperadores dessa época contaram com o apoio do exército, submeteram o Senado e governaram de forma despótica. Esses imperadores foram: Vespasiano, Tito e Domiciano.

11 Dinastia dos Antoninos (96-192) ADRIANO NERVA MARCO AURÉLIO ANTONINO PIO Foi o período em que o império atingiu seu maior domínio territorial, acompanhado de prosperidade econômica. O comércio desenvolveu-se, e houve grande fluxo de capitais para Roma. O poder dos imperadores foi fortalecido ainda mais, porém, em relação ao Senado, adotou-se uma política de conciliação. Essa dinastia teve os seguintes imperadores: Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio, Marco Aurélio e Cômodo.

12 Império Romano máxima extensão territorial

13 Dinastia dos Severos ( ) CARACALA HELIOGABALO Séptimo Severo Na fase final desse período, vai começar a crise do império em função do êxodo urbano, da falta de papel moeda, da inflação e da invasão dos bárbaros germanos nas fronteiras. Essa instabilidade levou o império ao declínio. Os imperadores dessa dinastia foram os seguintes: Séptimo Severo, Caracala, Heliogabalo e Severo Alexandre.

14 A CRISE NO IMPÉRIO A partir do século III, o Império entrou num período de crise pois: Entre 235 e 284, houve uma sucessão de imperadores que governaram em média três anos. Essa fase foi marcada por guerras civis e motins militares, vários imperadores foram depostos ou assassinados por seus opositores. Crise no escravismo quando cessaram as guerras de conquistas afetando a produção agrícola, o comércio e a produção artesanal, pois a economia baseava-se no trabalho escravo. Os trabalhadores urbanos desempregados migraram para o campo passando a trabalhar em atividades agrícolas processo de ruralização. Diminuiu a arrecadação dos impostos necessários para a manutenção do império. Criavam dificuldades para manter a defesa das fronteiras romanas ameaçadas por povos invasores e defendidas por um exército composto de soldados mal remunerados e indisciplinados. A expansão do Cristianismo.

15 A TETRARQUIA ( ) No governo de Diocleciano, em 284, foi criada a Tetrarquia onde ele dividiu o poder com seus amigos Maximiano, Galério e Constâncio Cloro. Na economia, Diocleciano tentou reduzir a inflação, por meio do Edito Máximo, que consistia na criação dos preços máximos para os produtos comercializados e um limite de ganhos sobre a jornada de trabalhos. Para melhorar a defesa das fronteiras, principalmente com a pressão dos bárbaros, o Império foi dividido em quatro partes, cada uma delas com governo próprio. Diocleciano e Maximiano abdicaram em 305 sendo substituídos por seus generais. E uma onda de guerras civis afetou o Império, cessando com a coroação de Constantino que desfez a tetrarquia e reunificou o poder em suas mãos.

16 A DIVISÃO DO IMPÉRIO Constantino Em 313, Constantino assumiu o poder e restabeleceu a unidade imperial. Defensor de que a base do Império provinha das províncias do Oriente, estabeleceu, em 330, sua capital na antiga colônia grega de Bizâncio, rebatizada com o nome de Constantinopla. Instituiu o Edito de Milão, no qual reconheceu a religião cristã e transformou-a na religião oficial do império Romano. Ainda no século IV, os bárbaros iniciaram as invasões em busca de terras férteis. Em 378, os visigodos investiram contra o Império Romano, vencendo-o na batalha de Adrianópolis.

17 A DIVISÃO DO IMPÉRIO Teodósio 395 Teodósio foi o último imperador uno. Esse imperador instituiu o Edito de Tessalônica, em 330, pelo qual a religião cristã se tornava a religião oficial do Império. Após a morte de Teodósio (395), o Império foi divido em Ocidente, governado por Honório com sede em Roma, e Oriente, governado por Arcádio com sede em Constantinopla, ambos filhos do Imperador. Observe no mapa abaixo.

18 A queda de Roma No século V, o Império Romano do Ocidente enfraquecido pelas divisões internas, pela indisciplina no exército e pela miséria da população, não teve forças para resistir aos sucessivos ataques dos povos bárbaros. Os germânicos se instalaram em vários pontos estratégicos do império, com isso o comércio e a produção de bens estagnaram e muitas cidades na Britânica, Germânia e Espanha foram abandonadas. Em 451, os hunos invadiram a Gália e realizaram sucessivos ataques, sendo derrotados com muita dificuldade por uma aliança entre as forças germânicas e o fragilizado exército romano. Anos depois Roma foi saqueada pelos vândalos, e em 476, o último imperador romano Rômulo Augustus foi deposto por Odoacro, rei dos hérulos.

19 Os hérulos saqueiam Roma Rômulo Augústulus se rende a Odoacro, rei dos hérulos

20 RELIGIÃO ROMANA Era politeísta e antropomórfica (forma humana), muitas delas herdadas dos gregos. A partir do Império, a figura do imperador também passou a ser cultuada publicamente. Os cultos privados estava ligado à sacratização da família e do clã, sob a direção do pater famílias, era mantido o altar doméstico. Os cultos públicos eram organizados por funcionários do Estado e geralmente prestavam homenagem a divindades antropomórficas. Vejamos alguns: NOME GREGO Nome romano Atribuição Zeus Júpiter Rei dos deuses Atena Minerva deusa da sabedoria Ares Marte deus da guerra Afrodite Vênus deusa do amor Poseidon Netuno deus dos oceanos Hades Plutão deus dos mortos Hermes Mercúrio deus do comércio Dionísio Baco deus do vinho

21 A CRISTIANIZAÇÃO DO IMPÉRIO O cristianismo surgiu urgiu com as pregações de Jesus Cristo, nascido na província romana da Judéia, sendo difundidas pelos apóstolos baseadas no amor ao próximo e humildade. A religião disseminou-se entre as camadas mais humildes preocupando as autoridades romanas, pois os cristãos se recusavam a servir o exército e reconhecer a divindade do imperador prestando-lhe culto, com isso iniciam as perseguições ainda no século I com o imperador Nero. O fim das perseguições ocorreu em 313 onde através do Edito foi concedido liberdade de culto aos cristãos. Em 382, o cristianismo tornou-se religião oficial do império. Os templos pagãos foram destruídos e muitos deles transformados em igrejas cristãs.

22 Jesus Cristo sendo interrogado, torturado e crucificado Cristãos sendo jogados nos circos máximos romanos

23 Receberam influência culturais de vários povos, entre eles, os etruscos e gregos, e também exerceram influência pelo contato direto e indireto com outros povos, contribuindo para a formação da cultura romana em diferentes aspectos.

24 DIREITO base da ciência jurídica no Ocidente; Jus Naturale (Direito Natural), Jus Gentium (Direito das Gentes), Jus Civile (Direito Civil). ARTES pintura e escultura: influência grega; arquitetura: luxo e grandiosidade; circos, termas, aquedutos (Fórum, Coliseu); latim: raiz do italiano, português, espanhol; romeno, francês. letras: Virgílio (poema Eneida), Tito Lívio,(História).

25 Sugestões de filmes e documentários Gladiador; Ben Hur O Império Romano Roma Antiga (Enciclopédia Britânica)

26 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS História Novo Olhar Marco Pellegrini Editora FTD História Global Gilberto Cotrim Editora Saraiva Imagens Google.

O Mundo Romano - II. Prof. Thiago

O Mundo Romano - II. Prof. Thiago O Mundo Romano - II Prof. Thiago O Império (27 a.c. 476) Unificação do mundo Mediterrâneo Vitória de Caio Otávio sobre Marco Antônio Início da Era Imperial Otávio absteve-se de proclamar-se rei ou ditador

Leia mais

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental ROMA ANTIGA Antiguidade Ocidental Roma Antiga Geografia Península Itálica Fonte Eneida (Virgílio) Enéas Lavinia Cidade de Alba Longa Amúlio X Numitor Réia Silvia Marte Remo Rômulo Loba 753 a.c. - Roma

Leia mais

3- Sob o poder de qual imperador o império romano atingiu sua maior extensão? R.: Sob o comando do imperador Trajano que governou entre 98 a 117 d.c.

3- Sob o poder de qual imperador o império romano atingiu sua maior extensão? R.: Sob o comando do imperador Trajano que governou entre 98 a 117 d.c. Professor: Edson Alves Martins Questões sobre o Império Romano 1 Qual o nome da 1ª dinastia do império romano? R: Dinastia Julio Cláudia (14-68) 2- Qual o primeiro imperador romano R.: Otávio Augusto.

Leia mais

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma,

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, Roma As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, recebendo o título de Augusto, que significa divino.

Leia mais

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA

ANTIGÜIDADE CLÁSSICA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Península itálica (Lácio); Rio Tibre; Solo fértil desenvolvimento da agricultura; Litoral pouco recortado ausência de portos naturais em abundância; Habitantes da península: Norte

Leia mais

Império Romano (27 a.c. até 476)

Império Romano (27 a.c. até 476) O Mundo Romano - II Império Romano (27 a.c. até 476) *Com a vitória sobre Marco Antônio, Otávio instaura a fase imperial de Roma, a conquista e unificação do mundo Mediterrâneo. PAX AUGUSTUS ou PAX ROMANA

Leia mais

Otávio e o início do Império

Otávio e o início do Império Otávio e o início do Império Otávio e o início do Império Recebeu do Senado vários títulos. PRÍNCIPE isto é, o primeiro entre os cidadãos romanos IMPERADOR Comandante Supremo do Exército AUGUSTO o divino

Leia mais

Origens. Monarquia. República. Triunviratos. Império. Resumo. Cultura

Origens. Monarquia. República. Triunviratos. Império. Resumo. Cultura Geografia Romana Origens Monarquia República Triunviratos Império Resumo Cultura Versão Histórica Versão Lendária Enéias Numitor Amúlio Réia Silvia Deus Marte Rômulo Remo Loba Matam Amúlio Fundam Roma

Leia mais

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado Recomendações do Professor: Esse é um resumo sobre conteúdo dado para a avaliação bimestral. O aluno NÃO DEVE ESTUDAR SOMENTE ESSE RESUMO. Houve várias tarefas que o aluno também deve rever e completar

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano ROMA ANTIGA fases: séculos: IIIdC JC I ac VI ac VIIIaC IMPÉRIO REPÚBLICA MONARQUIA Auge da civilização romana; Pão e circo e Pax Romana; Cristianismo; Bárbaros; Crise.

Leia mais

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p. Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67 A história da Roma antiga foi dividida em três períodos: Monarquia

Leia mais

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Roma.

HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada. Roma. HISTÓRIA EM FOCO Educação orientada Roma www.historiaemfoco.com.br 1 2 Etapas da História Romana 3 4 Monarquia Romana (753 a.c 509 a.c) 5 Sociedade Modo de Produção Escravista Homens Livres Homens não

Leia mais

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Prof. Osvaldo Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Modo de Produção Asiático Comunidades Primitivas Modo de Produção Escravista Grécia Roma sociedades cuja principal característica era o predomínio

Leia mais

Antiguidade Ocidental

Antiguidade Ocidental Antiguidade Ocidental Roma Antiga: Monarquia, República e Império Prof. Alan Carlos Ghedini Origens A lenda narrada na Eneida, de Virgílio: Fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, filhos de Réia Sílvia filha

Leia mais

Histórica: 1000 a.c. pelos Latinos Lendária: 753 a.c. por Rômulo e Remo

Histórica: 1000 a.c. pelos Latinos Lendária: 753 a.c. por Rômulo e Remo Histórica: 1000 a.c. pelos Latinos Lendária: 753 a.c. por Rômulo e Remo Fases Históricas Monarquia (1000 509 a.c.); República (509 27 a.c.); Império (27 a.c. 476 Formação (pouca documentação); Rei acúmulo

Leia mais

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 Antiguidade Clássica (II) ROMA LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 FASES DA HISTÓRIA ROMANA Monarquia República Império 753 a.c. 590 a.c. 590 a.c. 27 a.c. 27 a.c. 476 d.c. FUNDAÇÃO DE ROMA Versão mitológica: Romulo

Leia mais

Aluno (a): HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Aluno (a): HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA P2 3º BIMESTRE 6º ANO FUND II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2017 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Analisar o desenvolvimento histórico da Roma Antiga, dividido em três

Leia mais

MINISTÉRIO PÃO DA VIDA

MINISTÉRIO PÃO DA VIDA PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 4. CONTEÚDO DO NOVO TESTAMENTO Hebreus 9.15-17 1. A NATUREZA DO NOVO TESTAMENTO Os 27 livros do Novo Testamento apresentam a vida de Cristo e sua obra contínua

Leia mais

O MUNDO ROMANO. HISTÓRIA PROFESSOR: Cristóvão penha

O MUNDO ROMANO. HISTÓRIA PROFESSOR: Cristóvão penha O MUNDO ROMANO HISTÓRIA PROFESSOR: Cristóvão penha fases: IIIdC IMPÉRIO BAIXO IMPÉRIO: declínio & queda JC I VI REPÚBLICA MONARQUIA ALTO IMPÉRIO: auge da civilização romana Senado e magistraturas: patrícios

Leia mais

4. (1.0) Explique por que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais:

4. (1.0) Explique por que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais: QiD 1 7º ANO PARTE 3 GEOGRAFIA 1. (1,0) O Brasil é soberano sobre parte do oceano onde se localiza sua faixa de fronteira marítima, denominada de mar territorial. De acordo, com a Convenção das Nações

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA.

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. Origem do Continente Europeu A origem do continente europeu é associada a três elementos: 1. A cultura da Grécia e da Roma antiga. 2. O Cristianismo, uma ramificação peculiar

Leia mais

Capítulo 14 (p. 263)

Capítulo 14 (p. 263) Capítulo 14 (p. 263) O imperador Otávio Augusto Aconteceu durante o período do fim da repúbica romana e estabeleceu o início de um novo regime político o Império. Aproveitando-se do seu poder, ele promoveu

Leia mais

Trabalho de Regulação. 4 bimestre

Trabalho de Regulação. 4 bimestre V Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Data: Professor: Eder Nº: Trabalho de Regulação 4 bimestre 1 - Complete abaixo a Linha do Tempo da Roma Antiga e responda a seguir com suas palavras o que diferenciou

Leia mais

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que

AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos RUBENS temas expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Império Romano: Inimigos de Roma

Império Romano: Inimigos de Roma Senado Romano Império Romano: Inimigos de Roma "A queda do Império Romano (1964) Conflitos políticos no Império Romano e sua queda Quo Vadis - Ano: 1951 Perseguição aos cristão no Império Romano Ano:

Leia mais

ROMA ANTIGA PROF. MARCOS ROBERTO

ROMA ANTIGA PROF. MARCOS ROBERTO ROMA ANTIGA PROF. MARCOS ROBERTO Herança romana : O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental. O latim: que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Leia mais

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c)

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

Antigüidade. idade Clássica. Roma. Profª.. Auxiliadora

Antigüidade. idade Clássica. Roma. Profª.. Auxiliadora Antigüidade idade Clássica Roma Profª.. Auxiliadora Características geográficas/ Primeiros habitantes Localização Península Itálica Solo mais fértil que o da Grécia Era ocupada por: italiotas gauleses

Leia mais

ROMA ANTIGA 753a.C. 476 d.c. O POVOADO QUE DOMINOU O MUNDO

ROMA ANTIGA 753a.C. 476 d.c. O POVOADO QUE DOMINOU O MUNDO ROMA ANTIGA 753a.C. 476 d.c. O POVOADO QUE DOMINOU O MUNDO Península Itálica. Montes Apeninos. Mares ( Adriático, Tirreno, Jônico e Mediterrâneo). Alpes. Rio Tibre e Região das Sete Colinas. GEOGRAFIA

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO GRÉCIA GRÉCIA ANTIGA: CIDADES-ESTADO POR VOLTA DO ANO DE 2.000 a.c. A GRÉCIA CONTINENTAL E AS ILHAS DO MAR EGEU FORAM OCUPAS POR POVOS INDO-EUROPEUS: AQUEUS, JÔNIOS,

Leia mais

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA Aula 08 história 01 Profº Thiago POVOAMENTO DA ITÁLIA E ORIGEM DE ROMA Ocupação da Península Itálica (2000 a.c.) Gregos Italiotas (latinos, sabinos, samnitas, volscos, etc.) Etruscos

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre - História Conteúdo: ROMA Lista de exercícios 1 - A principal língua falada dos antigos romanos era o: a) Português; b) Espanhol; c) Francês;

Leia mais

A Antiguidade Ocidental: Roma

A Antiguidade Ocidental: Roma A Antiguidade Ocidental: Roma Roma teria sido fundada pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo. Segundo a lenda, os gêmeos foram atirados às margens do Rio Tibre, a mando do seu Tio, Amúlio. Versões sobre a

Leia mais

ROMA ANTIGA 753a.C. 476 d.c. O POVOADO QUE DOMINOU O MUNDO

ROMA ANTIGA 753a.C. 476 d.c. O POVOADO QUE DOMINOU O MUNDO ROMA ANTIGA 753a.C. 476 d.c. O POVOADO QUE DOMINOU O MUNDO Roma foi uma civilização que se desenvolveu a partir da cidade-estado de Roma, fundada na Península Itálica durante o século VIII a.c. *Transitou

Leia mais

O Estado imperial e o legado cultural romano

O Estado imperial e o legado cultural romano Disciplina : História Instituto de Educação Infantil e Juvenil, 201. Londrina, de. Nome: Turma: 7º Ano TEMPO Início: Término: Total: Prof. Matheus Romagnolli O Estado imperial e o legado cultural romano

Leia mais

De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais.

De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental,

Leia mais

A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15

A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15 A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15 A separação do Império Crises prolongadas, tanto internas quanto externas, desorganizou o império romano e contriibuiu para a sua desagregação. (sérculo

Leia mais

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos A IDADE MÉDIA Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos. 1453 d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos Idade Média Idade das Trevas Duração +/- 1000 anos.

Leia mais

06- A imagem abaixo mostra uma guerra sangrenta travada pelos romanos. Sobre a referida guerra, marque a opção correta:

06- A imagem abaixo mostra uma guerra sangrenta travada pelos romanos. Sobre a referida guerra, marque a opção correta: TD QUESTÕES HISTÓRIA 01- Roma foi uma das maiores civilizações da Antiguidade. Sua herança estende-se à cultura ocidental até atualidade. Marque a opção que não mostra uma herança cultural romana: a) Arquitetura

Leia mais

Civilização Romana. Professor Romildo Tavares

Civilização Romana. Professor Romildo Tavares Civilização Romana Professor Romildo Tavares Origem de Roma Lendária Origem de Roma Origens Míticas: Origem Grega: Lenda das viagens de Enéias após a destruição de Troia. Lenda Romana: Rômulo e Remo fundadores

Leia mais

CIVILIZAÇÃO ROMANA. 753 a.c. 476 d.c.

CIVILIZAÇÃO ROMANA. 753 a.c. 476 d.c. CIVILIZAÇÃO ROMANA 753 a.c. 476 d.c. CARACTERÍSTICAS GERAIS 1. LOCALIZAÇÃO: Península Itálica Região do Lácio. 2. CONTEXTO: Modo de Produção Escravista. 3. TEORIAS DE FORMAÇÃO: Teoria Mitológica: lenda

Leia mais

Introdução A Alta Idade Média

Introdução A Alta Idade Média ALTA IDADE MÉDIA Introdução A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (Queda do Império Romano do Ocidente) ao ano de 1453 (Queda de Constantinopla) esse peródo apresenta um

Leia mais

O Cristianismo no Império Romano

O Cristianismo no Império Romano O Cristianismo no Império Romano ORIGEM Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.c. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda

Leia mais

APOGEU E DECLÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO

APOGEU E DECLÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO APOGEU E DECLÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO A crise das instituições republicanas e a polarização entre aristocracia e a plebe favoreceram o surgimento de novos personagens na cena politica: os lideres militares,

Leia mais

REGIÃO: Lazio; Centro da Península Itálica. Clima: Mediterrâneo. Rio: Tibre (Tevere); margens Férteis.

REGIÃO: Lazio; Centro da Península Itálica. Clima: Mediterrâneo. Rio: Tibre (Tevere); margens Férteis. ROMA ANTIGA GEOGRAFIA REGIÃO: Lazio; Centro da Península Itálica Clima: Mediterrâneo Rio: Tibre (Tevere); margens Férteis. Extensão Territorial MITOLOGIA DA ORIGEM Lenda dos Irmãos Rêmulo e Rômulo: Eneida

Leia mais

OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA

OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA Antecedentes: Crise do Império Romano: Crise do escravismo; Declínio da produção e crises econômicas; Altos custos do Estado; Instabilidade política e militar; Ampliação do latifúndio;

Leia mais

ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA. Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo.

ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA. Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo. ROMA ANTIGA 1. CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA ITÁLIA Localização: a península itálica ocupa posição central no Mar Mediterrâneo. Povos: foi ocupada por italiotas, etruscos e gregos. 2. ORIGENS DE ROMA

Leia mais

Capacete de um chefe saxão

Capacete de um chefe saxão Capacete de um chefe saxão Fivela de ouro (séc. VI, Museu Britânico, A Europa no início do século VI Londres, Inglaterra). 2 Fim do Império Romano do Ocidente Guerras civis. Descrédito do Imperador. Fixação

Leia mais

A Civilização Romana: da Monarquia à dissolução do Império Romano (753 a.c 476 d.c) Prof. Rafael Duarte 7 Ano

A Civilização Romana: da Monarquia à dissolução do Império Romano (753 a.c 476 d.c) Prof. Rafael Duarte 7 Ano A Civilização Romana: da Monarquia à dissolução do Império Romano (753 a.c 476 d.c) Prof. Rafael Duarte 7 Ano Os antigos romanos surgiram em uma pequena aldeia às margens do rio Tibre, na região do Lácio,

Leia mais

CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO

CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO 395 o Imperador Romano Teodósio dividiu o Império em duas partes: Império Romano do Ocidente

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Alta idade média (Séculos v AO X) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Baixa Idade Média (SÉCULOS

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 6º ano Apostila 1 Tempo histórico, periodização da História, ocupação da América. Apostila 2 Egito, Mesopotâmia,

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

15. Europa Ocidental: das migrações ao mundo Carolíngio. Páginas 30 à 43.

15. Europa Ocidental: das migrações ao mundo Carolíngio. Páginas 30 à 43. 15. Europa Ocidental: das migrações ao mundo Carolíngio Páginas 30 à 43. Recordando... Marcando o tempo... IDADE MÉDIA Das invasões bárbaras e da destruição do Império Romano do Ocidente (por volta do

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO

CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO CHEGA-NOS DO OCIDENTE UM RUMOR TERRÍVEL: ROMA ATACADA! FOI CONQUISTADA ESTA CIDADE QUE UM DIA CONQUISTARA O MUNDO Capítulo 22 OS REINOS BÁRBAROS E O REINO FRANCO BÁRBAROS OU POVOS GERMÂNICOS QUEM ERAM

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 6

HISTÓRIA GERAL AULA 6 HISTÓRIA GERAL AULA 6 Aula de hoje: Roma Origens de Roma Monarquia República Império Cultura Romana Origens de Roma Fundada em 753 a.c. Na planície do Lácio, às margens do rio Tibre. Na época a região

Leia mais

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna IMPÉRIO BIZANTINO Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna 395 - Império Romano é governado pelos filhos do imperador Teodósio: Honório (imperador do Ocidente) e Arcádio (imperador

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC

ANEXO 9.1 Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ANEXO 9. Critérios específicos de classificação do teste de etapa do 7.ºC ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES CRITÉRIOS ESPECÌFICOS DE CLASSIFICAÇÃO 7ºC FEV. 0 GRUPO I.. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo QUANDO ACONTECEU? 753 a. C. 509 a. C. 27 a. C. 0 218 d. C. 313 476 381 Nascimento República

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 2015 Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II Professor(a): Marina Furlan Objetivo: Retomar os conteúdos trabalhados no trimestre

Leia mais

OS ROMANOS PARNAMIRIM - RN

OS ROMANOS PARNAMIRIM - RN OS ROMANOS PARNAMIRIM - RN Professores: Ricardo Gomes Verbena Ribeiro A CIVILIZAÇÃO ROMANA 1. CONTEXTO / INTRODUÇÃO: Do que lembramos ao falarmos de Roma? Península Senado Cristianismo Escravismo No início,

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

Monarquia. Roma Antiga. Império. Monarquia. República. (27 a.c d.c.) ( a.c.) ( a.c.) Alto Império Baixo Império.

Monarquia. Roma Antiga. Império. Monarquia. República. (27 a.c d.c.) ( a.c.) ( a.c.) Alto Império Baixo Império. Monarquia Roma Antiga Monarquia (753-509 a.c.) República (509-27 a.c.) Império (27 a.c.- 476 d.c.) Rei Alto Império Baixo Império Senado Assembleias por cúrias Monarquia Povoamento de Roma Povoamento de

Leia mais

Monarquia (753 a.c 509 a.c.)

Monarquia (753 a.c 509 a.c.) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

A história de Roma é recheada de lutas internas, conflitos sociais, golpes políticos, guerras e conquistas. A lenda da sua fundação já prenunciava a

A história de Roma é recheada de lutas internas, conflitos sociais, golpes políticos, guerras e conquistas. A lenda da sua fundação já prenunciava a A história de Roma é recheada de lutas internas, conflitos sociais, golpes políticos, guerras e conquistas. A lenda da sua fundação já prenunciava a trajetória tumultuada dos romanos. Roma situa-se na

Leia mais

Spartacus,um homem que nasceu escravo, trabalhou para o Império Romano enquanto sonhava com o fim da escravidão seu trabalho - gladiador

Spartacus,um homem que nasceu escravo, trabalhou para o Império Romano enquanto sonhava com o fim da escravidão seu trabalho - gladiador A REPÚBLICA ROMANA EM CRISE Por volta de 70 à 80 a.c., Roma mergulhou em uma grande crise política, causada principalmente pela disputa pelo poder entre os generais romanos e pelas revoltas de escravos

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2º PROVA DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

7. ROMA: DA FUNDAÇÃO À REPÚBLICA. Páginas 25 à 42.

7. ROMA: DA FUNDAÇÃO À REPÚBLICA. Páginas 25 à 42. 7. ROMA: DA FUNDAÇÃO À REPÚBLICA Páginas 25 à 42. Fundação de Roma Segundo vestígios arqueológicos, foi fundada pelos latinos; Localizada no centro da Península Itálica; Habitada pelos italiotas (latinos,

Leia mais

Império Bizantino. Disciplina: História

Império Bizantino. Disciplina: História Império Bizantino Disciplina: História Origem O embrião do Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para

Leia mais

FILOLOGIA ROMÂNICA I

FILOLOGIA ROMÂNICA I UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES COLEGIADO DE LETRAS FILOLOGIA ROMÂNICA I Profª. Liliane Barreiros lilianebarreiros@hotmail.com TEMA DA AULA: Origem das Línguas

Leia mais

Avaliação Bimestral 2º Bimestre 1 o ano Prof. Lucas Jun/2012 INSTRUÇÕES GERAIS

Avaliação Bimestral 2º Bimestre 1 o ano Prof. Lucas Jun/2012 INSTRUÇÕES GERAIS História Avaliação Bimestral 2º Bimestre 1 o ano Prof. Lucas Jun/2012 Nome: Nº: Turma: Valor (10,0) INSTRUÇÕES GERAIS Nota: 1. Nenhum material deve estar embaixo das carteiras. Livros e mochilas devem

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

Os povos bárbaros. Povos que não partilhavam da cultura greco-romana. Bárbaros. Estrangeiros. Para os romanos

Os povos bárbaros. Povos que não partilhavam da cultura greco-romana. Bárbaros. Estrangeiros. Para os romanos Idade Média Parte 1 Os povos bárbaros Bárbaros Estrangeiros Para os romanos Povos que não partilhavam da cultura greco-romana Viviam em clãs. Economia agrícola/pastoril Não tinham propriedade privada.

Leia mais

A Civilização Romana Na Antiguidade

A Civilização Romana Na Antiguidade A Civilização Romana Na Antiguidade O Império romano (século I a.c. a V d.c.) Professor Rodrigo Dornelles Roma: da monarquia ao império A Monarquia romana A cidade de Roma nasceu por volta do século VIII

Leia mais

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade,

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, Roma A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividade para Estudos Autônomos Data: 6 / 11 / 2018 Caro(a) aluno(a), Os estudos autônomos

Leia mais

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade,

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, Roma A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos

Leia mais

Período Homérico da Grécia

Período Homérico da Grécia Período Homérico da Grécia * Pobreza do Solo: Expansão marítima * Limite Agrário e motivação Comercial externa. * Relevo Montanhoso e muitas ilhas: favoreceu a Formação das polis e a expansão externa.

Leia mais

FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator, Uma das mais antigas imagens de Jesus (séc. VI-VII). Monastério Sta. Catarina, Monte Sinai.

FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator, Uma das mais antigas imagens de Jesus (séc. VI-VII). Monastério Sta. Catarina, Monte Sinai. Jesus Cristo Pantocrator, Uma das mais antigas imagens de Jesus (séc. VI-VII). Monastério Sta. Catarina, Monte Sinai. FILOSOFIA CRISTÃ Unidade 01. Capítulo 04: pg. 53-54 Convite a Filosofia Unidade 08.

Leia mais

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Leia mais

,Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.c.

,Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.c. roma ,Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.c. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de

Leia mais

Roma Antiga. Prof. Leopoldo Gollner

Roma Antiga. Prof. Leopoldo Gollner Roma Antiga Prof. Leopoldo Gollner Localização Geográfica Cronologia: Monarquia ( 756 a. C. a 509 a.c.) República (509 a.c. a 27 a.c.) Império (27 a.c. a 476 d.c.) Origens de Roma Origem Lendária: O Mito

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - História Conteúdo: IMPÉRIO BIZANTINO ÁRABES IMPÉRIO CAROLÍNGIO Lista de exercícios 1 - O império bizantino corresponde ao império Romano

Leia mais

Roma Antiga. O mais vasto império da antiguidade; Lendária fundação pelos gêmeos Rômulo e Remo, em 753 a.c.; Roma - centro político do Império;

Roma Antiga. O mais vasto império da antiguidade; Lendária fundação pelos gêmeos Rômulo e Remo, em 753 a.c.; Roma - centro político do Império; ROMA Roma Antiga O mais vasto império da antiguidade; Lendária fundação pelos gêmeos Rômulo e Remo, em 753 a.c.; Roma - centro político do Império; Sua queda, em 476, marca o início da Idade Média. O mito

Leia mais

Ministério Seara Ágape

Ministério Seara Ágape 1 Ministério Seara Ágape www.searaagape.com.br Lista dos imperadores romanos do Ocidente Dinastia Júlio-Claudiana César Augusto 29 AC-14 DC Tibério 14-37 DC Calígula 37-41 Cláudio 41-54 Nero 54-68 Ano

Leia mais

1. As origens de Constantinopla

1. As origens de Constantinopla PROF. RICARDO GOMES Prof. Ricardo Gomes 1. As origens de Constantinopla Quando o imperador romano Constantino escolheu a região de Bizâncio para construir a sede da Nova Roma, a antiga colônia grega tinha

Leia mais

IMPÉRIO FRANCOS. Prof. Filipe Viana da Silva

IMPÉRIO FRANCOS. Prof. Filipe Viana da Silva IMPÉRIO FRANCOS Prof. Filipe Viana da Silva 1. OS REINO FRANCO Invasões germânicos abriram as portas do Império Romano para os francos; Reino mais poderoso da Europa Ocidental; Origem remete à figura mítica

Leia mais

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos.

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos. Prof. Alexandre Cardoso História 5A Aula 14 Bizantinos e Francos. Crescente Fértil ORIENTE O IMPÉRIO BIZANTINO O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje

Leia mais

CIVILIZAÇÃO ROMANA. Prof. Alexandre Cardoso

CIVILIZAÇÃO ROMANA. Prof. Alexandre Cardoso CIVILIZAÇÃO ROMANA Prof. Alexandre Cardoso Roma A aldeia que virou Império Geografia e Povoamento A civilização romana se localizou na parte continental pela península Itálica e na parte insular pelas

Leia mais

Origem mítica: Rômulo e Remo fundam a cidade às margens do Rio Tibre

Origem mítica: Rômulo e Remo fundam a cidade às margens do Rio Tibre ROMA ANTIGA ORIGENS Origem mítica: Rômulo e Remo fundam a cidade às margens do Rio Tibre Origem histórica: conjunto de povos etruscos (norte), sabinos e latinos (centro) e gregos (sul). Fundação por volta

Leia mais

Do império aos bárbaros

Do império aos bárbaros Do império aos bárbaros A abundância de riquezas viabilizou o projeto de governo de Otávio que recebeu o título de Augustus (Sagrado). Isso permitiu-lhe implementar um conjunto de reformas que transformaram

Leia mais

Roma da República ao Império

Roma da República ao Império IDADE ANTIGA Roma da República ao Império A Crise da República O último século de República foi conturbado para Roma, que havia dominado, dos séculos V ao II a.c., a orla do Mediterrâneo e o chamava de

Leia mais

Império Romano Era Cristã

Império Romano Era Cristã ARTE ROMANA Império Romano Era Cristã Conjunto de sarcófagos do chamado Hipogeu dos Volumni em Perúgia tumulo com mulher c. séc. VI Túmulo casais c. séc. VI-V Casais c. 400 ac Fase Helenística/neoclassicista

Leia mais

EBD Igreja Batista Nacional da Palavra. Sequência dos Imperadores Romanos até o ano 100 d.c.

EBD Igreja Batista Nacional da Palavra. Sequência dos Imperadores Romanos até o ano 100 d.c. EBD Igreja Batista Nacional da Palavra Sequência dos Imperadores Romanos até o ano 100 d.c. IMPÉRIO ROMANO Durou de 27 a.c. a 476 d.c. Dominou grande parte da Europa, o norte da África e também regiões

Leia mais

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por

Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por roma Os romanos desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade romana era hierarquicamente dividida, formada por patrícios (nobres proprietários de terras, descendentes

Leia mais