COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 3 ANO - Profº: TONHÃO Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 3 ANO - Profº: TONHÃO Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No."

Transcrição

1 COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 3 ANO - 65 Profº: TONHÃO Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No. ROTEIRO DE RECUERAÇÃO SEMESTRAL 2017 Data: / / 1º. O recuperando deverá ler os Capítulos Referente a Guerra Fria, Regimes Totalitários e Ditadura Militar no Brasil do Livro Didático de História; 2º. A leitura consiste em cada Capítulo e seus respectivos subtítulos; 3º. Deverá escolher uma frase chave que faça referência ao que se leu e transcrevê-la ao trabalho. 4º. Deverá colocar sua compreensão pessoal do que se leu, fazendo sempre um link com a frase escolhida. 5º Responder as questões abaixo Leia o Texto a seguir e responda as questões abaixo: A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político. A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha, apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas

2 provocando maior insatisfação soviética e o que provocou a divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental. Entre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coréia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia. em 18/05/2017 às 02h e 18min 1 - (Cesgranrio) A URSS transformou-se, após 1945, numa das potências mundiais, tanto no campo econômico como técnico. Cite e comente um exemplo dessa transformação. 2 - (Cesgranrio) Ao final da Segunda Guerra Mundial, a ruptura do acordo que unira os aliados vitoriosos gerou um ordenamento político internacional baseado na bipolaridade. Nesse contexto, crises políticas e tensões sociais desencadearam um processo de construção do socialismo em diversos países. Apresente uma característica que confirma a construção do socialismo no mundo do pós-guerra: 3 - (Cesgranrio) O fim da Guerra Fria, expresso na extinção da União Soviética, em 1991, acarretou um novo equilíbrio e o ordenamento das relações internacionais em torno de um novo sistema econômico. Apresente as características desse sistema. 4 - "A bipolarização do mundo, após a Segunda Guerra Mundial, apesar de ter se constituído na principal referência para as relações internacionais, não chegou a garantir um verdadeiro equilíbrio mundial. Nesse contexto consolidou-se a hegemonia internacional norteamericana". Em quais aspectos podemos desenvolver um comentário sobre essa hegemonia?

3 5 - (Faap) Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS estruturou um plano de cooperação política com os países do bloco oriental, criado, em 1947: a) o Comecom b) o Kominform c) o Pacto de Varsóvia d) o Plano Marshall e) a Otan 6. (Fatec) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de paz." (Plano Marshall 5. VI. 1947) Esse plano a) assegurava a penetração de capitais norte-americanos no continente europeu, sobretudo em sua parte oriental. b) garantia, aos norte-americanos, o retorno a uma política isolacionista, voltada unicamente para os seus interesses internos. c) pretendia deter as ameaças soviéticas sobre os países do Oriente Médio, cuja produção de petróleo era vital para as economias ocidentais. d) era um instrumento decisivo na luta contra o avanço do comunismo na Europa arrasada pelo pós-guerra. e) representava uma tomada da tradicional política da "boa vizinhança" dos EUA em relação à América Latina. 7. (Fgv) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano: a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu (MCE); b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus; c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial; d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária européia, devastadas durante a II Grande Guerra; e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente. 8. Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética, não foram um período homogêneo único na história do mundo. (...) dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS. (HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras,1996)

4 O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve a) corrida armamentista entre as potências imperialistas européias ocasionando a Primeira Guerra Mundial. b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte. c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista / União Soviética Stalinista, durante os anos 30. d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão. e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial. 9. (Mackenzie) I- "A OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, vai começar sua expansão para o Leste Europeu até junho de A afirmação foi feita à Folha (...) pelo secretário-geral da entidade (...) e se refere à data na qual ele pretende que seja feito o convite oficial a novos membros para a Aliança Militar (...) Os 'parceiros' (...) sairão da Parceria para a Paz, acordo militar entre 27 países da OTAN, Leste Europeu e Ásia, lançado em A Polônia é favorita." ("Folha de São Paulo") II- "Mais de 900 militares americanos (...) foram mantidos como prisioneiros na Coréia do Norte, após o fim da Guerra da Coréia (...) muitos dos prisioneiros foram submetidos a experiências com drogas e depois executados. As experiências, para determinar a ação das drogas em interrogatórios, foram conduzidas por agentes Tchecoslovácos e Soviéticos." ("O Estado de São Paulo") III- "O Vaticano não comentou ontem, alegações de que o Papa João Paulo II e o governo dos E.U.A. (CIA), trabalhavam juntos em segredo na década de 80, para apressar o fim do comunismo na Polônia. A aliança informal entre os E.U.A. e o Vaticano inclui corte de verbas do Governo Norte-Americano para programas de controle de natalidade no país e o silêncio do Papa quanto à instalação de mísseis na Europa Ocidental." ("Folha de São Paulo") Dentre os textos anteriores, relacionam-se com a Guerra Fria: a) somente I. b) somente I e II. c) I, II e III. d) somente II e III. e) somente I e III. 10. (Puccamp) "...inspirado por razões humanitárias e pela vontade de defender uma certa concepção de vida ameaçada pelo comunismo, constitui também o meio mais eficaz de alargar e consolidar a influência norte-americana no mundo, um dos maiores instrumentos de sua expansão (...) tem por conseqüência imediata consolidar os dois blocos e aprofundar o abismo que separava o mundo comunista e o Ocidente..."

5 "...as partes estão de acordo em que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado uma agressão contra todas; e, conseqüentemente, concordam que, se tal agressão ocorrer, cada uma delas (...) auxiliará a parte ou as partes assim agredidas (...)" Os textos identificam, respectivamente, a) a Doutrina Monroe e a Organização da Nações Unidas (ONU). b) o Plano Marshall e a organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). c) o Pacto de Varsóvia e a Comunidade Econômica Européia (CEE). d) o Pacto do Rio de Janeiro e o Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON). e) a Conferência do Cairo e a Organização dos Estados Americanos (OEA). 1. (Cesgranrio) A famosa portaria 113 da SUMOC, Superintendência da Moeda e do Crédito, do Ministério da Fazenda, na gestão de Café Filho, foi uma das bases para a implantação dos "cinquenta anos em cinco" de JK. Que obras em destaque surgiu durante esse período? 2. (Cesgranrio) O golpe que derrubou o Presidente João Goulart, em 1964, representou a culminância de uma crise iniciada no final da década anterior. Cite um elemento dessa crise e comente-o 3. (Faap) "Senhoras e senhores telespectadores, boa noite. A PRF-3 TV - Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta neste momento o primeiro programa de televisão da América Latina." (Abertura da transmissão inaugural da TV Tupi de São Paulo, apresentada pela atriz Iara Lins) Qual a importância desse fato para a Política Nacional Brasileira? 4. (Faap) Com a vitória da Revolução de 1930, nasceu a Segunda República. Embora os historiadores ainda não estejam de acordo quanto à duração desse período da História brasileira, vamos considerar que se estendeu até o golpe político-militar de Durante esses 34 anos, algumas tendências importantes caracterizaram a evolução brasileira, entre elas, podemos destacar:

6 5. (Fatec) "O populismo manifesta-se já no fim da ditadura e permanecerá uma constante no processo político até 1964." (Francisco Weffort, O POPULISMO NO BRASIL) O fenômeno político conhecido sob o nome de "populismo" no Brasil e na América Latina caracteriza-se: a) como fenômeno político desvinculado do processo de urbanização e industrialização. b) como um poder político das massas e suas reivindicações. c) por movimento de massas sem lideranças carismáticas. d) por grupos políticos identificados exclusivamente com as elites econômicas. e) como um estilo de governo sempre sensível às pressões populares, principalmente as rurais. 6. (Fatec) Afirmou o economista Luís Carlos Bresser Pereira sobre o período em que Juscelino assumiu a Presidência do Brasil: "... as empresas estrangeiras exportadoras de produtos manufaturados (...) em face do surgimento de empresas nacionais e às barreiras cambiais e tarifárias à entrada de seus produtos no Brasil, viram-se diante da alternativa de ou realizar grandes investimentos industriais no Brasil ou perder o mercado brasileiro. É evidente que optaram pela primeira solução". Nesse período, a) a entrada maciça de investimento foi dificultada pela Instrução de 113 da SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito). b) a vertiginosa expansão industrial ocorrida entre 1956 e 1961 significava que a chamada Revolução Industrial Brasileira, iniciada nos anos 30 por Getúlio, consolidava-se e encerrava a primeira fase. c) pela Instrução 113, as empresas estrangeiras eram prejudicadas em relação às empresas nacionais. d) visando ao "desenvolvimento", o governo cercou-se de uma equipe de técnicos, notadamente economistas, ligados à Comissão do Petróleo Brasileiro para a América Latina (CEPAL). e) diminuíram as diferenças entre as populações dos grandes centros industrializados (como São Paulo e Rio de Janeiro) e as esfomeadas populações do Norte-Nordeste, concentradas em latifúndios, pois estes também receberam investimentos externos. 7. (Fgv) "No plano da política partidária, o acordo entre o PSD e o PTB garantiu o apoio aos principais projetos do Governo Juscelino Kubitschek no Congresso." O traço comum que aproximava os dois partidos era: a) A preocupação dominante com a sorte das camadas médias urbanas, articuladas em torno dos sindicatos de serviços e de funcionários autônomos. b) O getulismo do PSD (setores dominantes no campo, a burocracia governamental e setores da burocracia industrial e comercial) e o getulismo do PTB (burocracia sindical e do Ministério do Trabalho, a burguesia industrial nacionalista e a maioria dos trabalhadores urbanos organizados). c) O autoritarismo esclarecido do PTB (organizando as massas urbanas dos pequenos e médios centros do país) e o despotismo do PSD (criando as condições básicas para a sobrevivência de pequenos sindicatos).

7 d) A atuação junto aos setores despossuídos (os chamados "marmiteiros") das grandes metrópoles, que sempre atuaram no sentido de alcançar uma melhor situação de vida. e) A defesa incondicional da instrução 113 da SUMOC (Superintendência da Moeda e do Crédito) que, ao propiciar uma fuga de capitais estrangeiros do país, permitia que o capital industrial nacional encontrasse condições para a sua ampliação. 8. (Fuvest) "(...) é fenômeno das regiões atingidas pela intensificação do processo de urbanização. Estabelece suas raízes mais fortes em São Paulo, região de mais intenso desenvolvimento industrial no país (...) é, no essencial, a exaltação do poder público; é o próprio Estado colocando-se através do líder, em contato direto com os indivíduos reunidos na massa. (...) A massa se volta para o Estado e espera dele o sol ou a chuva ou seja, entrega-se de mãos atadas aos interesses dominantes." Este texto de F. Weffort: a) faz considerações sobre o coronelismo no Brasil. b) caracteriza a política brasileira pós-64. c) descreve uma forma de dominação política que emergiu com a revolução constitucionalista de d) caracteriza a forma de poder oligárquico na República Velha. e) trata do populismo no Brasil. 9. (Fuvest) A partir da Segunda Guerra Mundial e até 1960, o Brasil, a exemplo de outros países do denominado "Cone Sul", teve sua história marcada por um processo de modernização caracterizado a) pela criação de uma política desenvolvimentista baseada em um processo de industrialização associado aos capitais estrangeiros. b) pela organização de políticas de moldes socialistas que ocasionaram a fuga de capitais estrangeiros. c) pela elaboração de uma política populista, caracterizada por uma intensa reforma agrária, levando a um processo de crescimento do mercado interno. d) pelo surgimento de governos militares de regime ditatorial instalados para frear a expansão de movimentos socialistas. e) pela preservação de uma política oligárquica e de caráter nacionalista, responsável por um desenvolvimento industrial contrário aos interesses norte-americanos. 10. (Fuvest) Os governos de Getúlio Vargas ( / ), no Brasil, de Juan Domingo Perón ( ), na Argentina, de Victor Paz Estensoro ( / ), na Bolívia, e de Lázaro Cárdenas ( ), no México, foram, alguns dos mais significativos exemplos do populismo latino-americano que se caracterizou notadamente: a) pela aliança com as oligarquias rurais na luta contra os movimentos de caráter socialista. b) pelo predomínio político do setor agrário-exportador em detrimento do setor industrial. c) pelo nacionalismo, e intervenção do Estado na economia, priorizando o setor industrial. d) por propostas radicais de mudanças nas estruturas socioeconômicas, em oposição ao capitalismo internacional. e) por ter concedido às multinacionais papel estratégico nos setores agrário e industrial. Questão 01 Sobre o fim da Guerra Fria, responda: A) O que simbolizou, do ponto de vista político e econômico, a queda do Muro de Berlim, em 1989?

8 B) Qual foi o objetivo proposto na construção desse muro? Fundamente-se Questão 02 - "Uma sombra desceu sobre o cenário até há pouco iluminado pelas vitórias aliadas. Ninguém sabe o que a Rússia Soviética e sua organização internacional comunista pretende fazer no futuro imediato, ou quais são os limites, se é que os há, para as suas tendências expansionistas. De Stettin no Báltico, a Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente. Quaisquer conclusões que possam ser tiradas destes fatos, esta não é certamente a Europa libertada que lutamos para construir. Também não é uma que contenha os ingredientes de uma paz permanente." Winston Churchill, ex-chanceler britânico, em seu discurso em Missouri, EUA, em 5 de março de 1946, teceu considerações sobre o contexto internacional da época caracterizando o início das novas tensões e de uma nova época, posteriormente denominada de Guerra Fria. A) Cite três acontecimentos que expressam o contexto de Guerra Fria, entre 1947 e B) Apresente duas características da Guerra Fria. Questão 03 - Em 2004, a União Europeia incorporou vários países do Leste Europeu que no passado fizeram parte da União Soviética ou estiveram sob a sua esfera de influência. Levando em conta essa afirmação, bem como seus conhecimentos, responda às questões propostas. A) Qual o nome do modelo de sociedade implantado na União Soviética? B) Qual era a referência teórico-ideológica desse modelo?

9 Questão 04 Durante a Guerra Fria, houve um desenvolvimento do Capitalismo no Ocidente, nesse período, aconteceu em confronto com a expansão do socialismo. Assim responda: A) O que levou as Nações a criarem a ONU em 1945? B) O que foi o Estado de bem-estar social estabelecido nos países da Europa Ocidental (principalmente)

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

Professor João Paulo Bandeira

Professor João Paulo Bandeira Professor João Paulo Bandeira A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A

Leia mais

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz.

História. Guerra Fria. Professor Cássio Albernaz. História Guerra Fria Professor Cássio Albernaz www.acasadoconcurseiro.com.br História GUERRA FRIA Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os

Leia mais

1. GUERRA FRIA 2. BLOCOS ECONÔMICOS 3. GLOBALIZAÇÃO

1. GUERRA FRIA 2. BLOCOS ECONÔMICOS 3. GLOBALIZAÇÃO 1. GUERRA FRIA 2. BLOCOS ECONÔMICOS 3. GLOBALIZAÇÃO A Guerra era improvável e a paz era impossível GUERRA FRIA 1945-1991 EUA URSS ORDEM BIPOLAR CORRIDA ARMAMENTISTA PERMANENTE ESTADO DE TENSÃO CORRIDA

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR CAPITALISMO X SOCIALISMO Economia de mercado lei da oferta e procura; Propriedade privada dos meios de produção; Obtenção de lucro; Sociedade dividida em classes sociais; Trabalho

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 8 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

Questão 02 (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:

Questão 02 (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo: ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PROFESSOR (a): ELISÂNGELA SÉRIE: 3ª NOME: TURMA: TURNO: DATA: NOTA: ASSINATURA do aluno: / / 2018 Questão 01 (Pucrj 2015) Ao longo do século XIX, diversos países praticaram uma política

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO

CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO CAPÍTULO 2 O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO PROF. LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE 8º ANO O MUNDO DIVIDIDO P. 23 Existem vários critérios para regionalizar um território. Critério ideológico:

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II 7.1 Conteúdo: Era Vargas II Habilidades: Contextualizar governo Vargas durante seu segundo mandato como Presidente A Volta da Democracia: Constituição de 1946; Influências da Guerra Fria; Marechal Dutra

Leia mais

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano

Prof. Emerson Alves. Geografia 8ª Ano Prof. Emerson Alves Geografia 8ª Ano Geopolítica do Mundo Contemporâneo De Uma Ordem Bipolar à Nova Ordem Mundial 1. Antecedentes à ordem bipolar Crise européia e ascensão dos EUA e da URSS acirramento

Leia mais

Guerra Fria ( )

Guerra Fria ( ) Guerra Fria (1946-1991) Guerra improvável, paz impossível Conflito político, Ideológico (cultural), Militar Indireto entre EUA e URSS Início Churchill, Truman e Stalin (1945) - A Conferência de Potsdam

Leia mais

A Globalização e a Nova Ordem Mundial. A Geografia Levada a Sério

A Globalização e a Nova Ordem Mundial.   A Geografia Levada a Sério A Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX? Será uma Nova Ordem ou desordem? Características da nova ordem mundial As alianças entre nações

Leia mais

Conteúdos Exame Final

Conteúdos Exame Final Componente Curricular: HISTÓRIA Ano: 9º ANO Professora: Paula Schaedler Conteúdos Exame Final 1. Revolução Industrial e Imperialismo; 2. República Velha; 3. República da Espada e Café-com-Leite 4. Sociedade

Leia mais

Mundo bipolar e a Guerra Fria

Mundo bipolar e a Guerra Fria LISTA: 1ª série Ensino Médio Professor(a): B - Negão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: GUERRA FRIA DIA: MÊS: 09 2017 Mundo bipolar e a Guerra Fria MUNDO BIPOLAR A Guerra Fria começa a ser

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:3ª ALUNO(a): LISTA DE ATIVIDADES P2 B3 DATA DA PROVA: 22/9/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios

Leia mais

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca

GUERRA FRIA. Professor Daniel Fonseca GUERRA FRIA Professor Daniel Fonseca O que é, afinal, a Guerra Fria O conceito de Guerra Fria vem de algo sem conflito direto, o que seria uma guerra quente como foi a II Guerra. Sendo assim, a Guerra

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL Manoel Nelito M. Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html Em maio

Leia mais

Geopolítica. foi criado pelo cientista. político sueco Rudolf Kjellén, no início do século. XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel,

Geopolítica. foi criado pelo cientista. político sueco Rudolf Kjellén, no início do século. XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Geopolítica O termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén, no início do século XX, inspirado pela obra de Friedrich Ratzel, Politische Geographie (Geografia Política), de 1897. Geopolítica

Leia mais

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS.

ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. ORDEM GEOPOLÍTICA E ECONÔMICA: DO PÓS-GUERRA AOS DIAS ATUAIS. Guerra Fria Entre as décadas de 50 e 60 o mundo temia uma guerra nuclear entre a URSS e os EUA. Apesar da rivalidade entre as potências, elas

Leia mais

Guerra Fria Material de Apoio

Guerra Fria Material de Apoio Guerra Fria Material de Apoio Exercícios - Guerra Fria 1. Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...]

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL Manoel Nelito M. Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html Em maio

Leia mais

3º ANO EaD AULA GUERA FRIA ( )

3º ANO EaD AULA GUERA FRIA ( ) 3º ANO EaD Prof. Otávio Verri AULA 25 28 GUERA FRIA (1945-19889) Introdução - o que foi e definição A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

Geografia Guerra Fria 8º ano. Prof.º Alexson Costa

Geografia Guerra Fria 8º ano. Prof.º Alexson Costa Geografia Guerra Fria 8º ano Prof.º Alexson Costa Quando começou? A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética queriam disputar a hegemonia Política,

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

GUERRA FRIA ( ) GUERRA FRIA. Prof Osvaldo Negreiros

GUERRA FRIA ( ) GUERRA FRIA. Prof Osvaldo Negreiros GUERRA FRIA Prof Osvaldo Negreiros Final da Segunda Guerra: enfraquecimento das grandes potências européias emergência de duas grandes potências (Bipolaridade): EUA/Capitalista X URSS/Comunista Conferências:

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 9 ano:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 9 ano: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

01- "Foi em 1930 que à frente da Revolução Getúlio Vargas assumiu a Presidência do Brasil.

01- Foi em 1930 que à frente da Revolução Getúlio Vargas assumiu a Presidência do Brasil. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- "Foi em 1930 que

Leia mais

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA

GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GEOPOLÍTICA DO SÉCULO XX GUERRA FRIA FLAVIANO BATISTA DE SOUSA GUERRA FRIA 1. O pós-guerra pode ser dividido em dois momentos: Primeiro (1945-1980) Ordem bipolar ampliação das áreas de influência (EUA

Leia mais

A GEOPOLÍTICA ATUAL: O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA

A GEOPOLÍTICA ATUAL: O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA A GEOPOLÍTICA ATUAL: O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA Com o fim da 2ª Guerra Mundial, os EUA e a URSS tornam-se duas grandes potências econômicas e militares; Os EUA não sofreram bombardeios e destruição

Leia mais

ANEXO ALFA (VERIFICAÇÃO 1: QUESTÕES) AO PLANO DE AULA: GUERRA FRIA E MUNDO BIPOLAR

ANEXO ALFA (VERIFICAÇÃO 1: QUESTÕES) AO PLANO DE AULA: GUERRA FRIA E MUNDO BIPOLAR ANEXO ALFA (VERIFICAÇÃO 1: QUESTÕES) AO PLANO DE AULA: GUERRA FRIA E MUNDO BIPOLAR 1. (CESGRANRIO adaptada) A URSS transformou-se, após 1945, numa das potências mundiais, tanto no campo econômico como

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

Nova Ordem Mundial. T tra

Nova Ordem Mundial. T tra Nova Ordem Mundial T tra Da Ordem da Industrialização à Ordem da Guerra Fria: Ordem Mundial da Industrialização = Revolução Industrial (1750) a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Consequências da Revolução

Leia mais

2- AS DUAS CORÉIAS. Considere as seguintes afirmações em relação à região destacada no mapa.

2- AS DUAS CORÉIAS. Considere as seguintes afirmações em relação à região destacada no mapa. ATIVIDADES ON LINE 9º ano teste 2 1-A China atravessava grandes dificuldades econômicas em 1966, quando Mao Tsétung deu início à Revolução Cultural, que se declarava contrária a quatro velharias : velhas

Leia mais

O Mundo da Guerra Fria

O Mundo da Guerra Fria O Mundo da Guerra Fria Após a II Grande Guerra formou-se a bipolarização mundial: socialismo x capitalismo. A confrontação não total entre os dois lados, com corrida armamentista, conflitos localizados

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 7 Prof.ª Eulália Ferreira Por que nasce o chamado populismo? Com a crise do capitalismo iniciada

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

PEP/2006 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

PEP/2006 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) PEP/2006 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Comparar a evolução política dos países latinos da América do Sul com a evolução política dos Estados Unidos

Leia mais

CPS CP/ECEME ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA

CPS CP/ECEME ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA CPS CP/ECEME - 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO Aluno Nº HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Estudar, nos campos político e militar, o período compreendido entre o pós II Guerra Mundial (194)

Leia mais

GEOGRAFIA Geral e do Brasil

GEOGRAFIA Geral e do Brasil 44 Banco de Questões GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4. a edição Paulo Roberto Moraes BANCO DE QUESTÕES 11 1945: início de uma nova era 1. (UFC CE) A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação

Leia mais

Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010

Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Paralela 3ªEtapa / 2010 DISCIPLINA: História EDUCADOR: Gloria Maria ANO:9º ANO TURMAS: 9.1/ 9.2 *Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SEGUNDA GUERRA MUNDIAL1939-1945 CAUSAS -Continuação da Primeira Guerra; *disputas imperialistas; *mesmos países controlando os mercados; *crises econômicas: empobrecimento dos trabalhadores nos anos 20

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov Bateria de Exercícios Data: 02/09/2016 Turma: 9º Ano Área I

Educa teu filho no caminho que deve andar, e quando grande não se desviará dele Prov Bateria de Exercícios Data: 02/09/2016 Turma: 9º Ano Área I Aluno (a): Língua Portuguesa 1. Qual alternativa preenche as lacunas abaixo corretamente? Segue uma cópia do soneto composto pela -poetisa, no qual a autora tenta imitar o grande Bilac, usando as imagens.

Leia mais

Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas

Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas 1 Ordem Mundial Prof. Rodrigo Carvalho Lucas de Freitas N o início do século XXI é possível perceber uma série de mudanças na política e economia mundiais que só podem ser compreendidas se estudadas as

Leia mais

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO

GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO GUERRA FRIA GUERRA FRIA: INTRODUÇÃO E CONTEXTO Com o final da Segunda Guerra Mundial a Europa estava destruída pelos conflitos da guerra, todos os países estavam com a economia fragilizada, e isso facilitou

Leia mais

"A Proclamação da República correspondeu ao encontro de duas forças diversas Exército e fazendeiros de café movidas por razões diversas.

A Proclamação da República correspondeu ao encontro de duas forças diversas Exército e fazendeiros de café movidas por razões diversas. PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- "[...] Em síntese,

Leia mais

Professor Thiago Espindula - Geografia. A geoeconomia determinando as relações mundiais.

Professor Thiago Espindula - Geografia. A geoeconomia determinando as relações mundiais. A geoeconomia determinando as relações mundiais. - Geopolítica: explicar, geograficamente, as ações políticas das nações. - Geopolítica Clássica: jogo de forças das nações projetado no espaço >>> segurança

Leia mais

Fascismos, Guerra e a Bipolarização do mundo

Fascismos, Guerra e a Bipolarização do mundo Fascismos, Guerra e a Bipolarização do mundo 1. Sobre a crise do capitalismo, na década de 1930, e o colapso do socialismo, na década de 1980, pode-se afirmar que: a) a primeira reforçou a concepção de

Leia mais

Organização Politica e Econômica Global

Organização Politica e Econômica Global Organização Politica e Econômica Global Ordem da Revolução Industrial Geopolítica Multipolaridade Europa e ampliação para outros continentes Relações internacionais ampliação capitalismo imperialismo Política

Leia mais

TEMA 11 DO SEGUNDO APÓS- GUERRA AOS ANOS 80

TEMA 11 DO SEGUNDO APÓS- GUERRA AOS ANOS 80 TEMA 11 DO SEGUNDO APÓS- GUERRA AOS ANOS 80 11.1 A Guerra Fria II Guerra Mundial Quais foram as superpotências que se afirmaram no após guerra? Porquê? Enfraquecimento das potências europeias Afirmam-se

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL...

APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências): EUA e URSS. Formadas por ideais distintos, ambos os pólos de

Leia mais

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX

TEMA 9 A Europa e o Mundo no Limiar do Século XX data: 18. 05. 2018 informação-prova de equivalência à frequência 19 HISTÓRIA - condições especiais de realização de provas e exames - 3.º ciclo do ensino básico 2018 alunos abrangidos pela Portaria n.º

Leia mais

Apresentar os conteúdos da chamada Guerra Fria, dentro do contexto em que a mesma ocorreu.

Apresentar os conteúdos da chamada Guerra Fria, dentro do contexto em que a mesma ocorreu. Aula7 A GUERRA FRIA META Apresentar os conteúdos da chamada Guerra Fria, dentro do contexto em que a mesma ocorreu. OBJETIVOS Ao final da aula o(a) aluno(a) deverá: realizar associações entre os fatos

Leia mais

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos.

O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos. O fim da União Soviética e nova geopolítica da região Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Introdução Rússia, principal potência política, econômica e militar da

Leia mais

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Wendell Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Wendell Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA Unidade Parque Atheneu Professor (a): Wendell Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2017. LISTA DE GEOGRAFIA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

O sistema socialista

O sistema socialista O sistema socialista O sistema Socialista Pode ser definida como um modo de produção (sistema de organização política e econômica de uma sociedade) que propõe a construção de uma sociedade sem classes

Leia mais

O q u e é S o c i a l i s m o?

O q u e é S o c i a l i s m o? O q u e é S o c i a l i s m o? Segundo Florival Cárcere, no livro História Geral, Socialismo é o conjunto de doutrinas que defendia uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo trabalho. Seus pensadores

Leia mais

Tendo como referência o texto anterior, a) identifique UMA característica do jogo político que possibilitou a estabilidade dos anos JK.

Tendo como referência o texto anterior, a) identifique UMA característica do jogo político que possibilitou a estabilidade dos anos JK. Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo Penha Colégio Francisco Telles Colégio São Vicente de Paulo Jundiaí Aluno: Nº: Disciplina: Prof.(a): Data: / / 3ª

Leia mais

Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os estudos de recuperação semestral.

Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os estudos de recuperação semestral. Nome: Ano: 9º ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Data: / / Prof: Flávio Alexander Ribeiro Caro aluno, Roteiro de Recuperação 2ª etapa Estes são os conteúdos e sugestões de atividades para os

Leia mais

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 53 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 53 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA GABARITO AV. PARCIAL DISCIPLINA: Mat. I e II / His. II COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 53 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA QUEM NÃO É O MAIOR TEM QUE SER O MELHOR Rua Frei Vidal, 161 São João do Tauape/Fone/Fax:

Leia mais

1.1: que Capitalismo: Sistema socioeconômico que propriedade dos meios de produção

1.1: que Capitalismo: Sistema socioeconômico que propriedade dos meios de produção 1 O Capitalismo. 1.1: O que é o Capitalismo: Sistema socioeconômico em que a propriedade dos meios de produção é privada, e pertence a uma classe, em contraposição a outra de não-proprietários. 1.2 Características:

Leia mais

QUESTÕES PARA ESTUDAR

QUESTÕES PARA ESTUDAR QUESTÕES PARA ESTUDAR (Terceirão 1º Bim.) Prof. José Carlos Rabello (MULTIPLA ESCOLHA) 01- Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta: a) A burguesia é uma classe social que possui a

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Projeto Educativo 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 20 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 20 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 20 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961) Jânio foi à UDN de porre (Afonso Arinos de Mello) Como pode cair no enem (UERJ) Varre, varre, varre, varre, vassourinha. Varre, varre a bandalheira,

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 15/09/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava:

1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: 1 Lista de exercícios Nazifacismo 1) O nazismo é uma ideologia anticomunista que além de odiarem os negros e os judeus, também odiava: A)As mulheres e os trabalhadores B)Os fascistas e os estrangeiros

Leia mais

A Velha e a Nova Ordem Mundial

A Velha e a Nova Ordem Mundial A Velha e a Nova Ordem Mundial O domínio das Multinacionais O que representa os símbolos no mapa? O domínio das Multinacionais O mapa anterior representa o nosso mundo atual. Esse mapa é um indicativo

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Guerra Fria e as Ditaduras Militares Parte 6 Profª. Eulália Ferreira PARAGUAI 1954 1989 Antecedentes -Século XIX Guerra do Chaco com a Bolívia e a Guerra contra o Brasil trazem

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL GR DISCIPLINA HISTÓRIA 9ºANO 3º período

PLANIFICAÇÃO ANUAL GR DISCIPLINA HISTÓRIA 9ºANO 3º período Total -10 tempos PLANIFICAÇÃO ANUAL GR 400 - DISCIPLINA HISTÓRIA 9ºANO 3º período Tratamento de informação/ utilização de fontes: Formular hipóteses de interpretação dos princípios que nortearam a criação

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI

UNIDADE 04 Leste Europeu e CEI Leste europeu: 24 países CEI: 7 países europeus: Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Rússia. 5 asiáticos: Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Cazaquistão. Minsk

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL

A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A ORGANIZAÇÃO DA EUROPA APÓS A II GUERRA MUNDIAL A Segunda Guerra Mundial foi considerada o maior conflito armado do século XX e provocou profundas mudanças no quadro político e econômico do planeta De

Leia mais

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas.

- Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( 1939-1945) - Antecedentes/causas (década de 1930):. Novas discussões sobre o IMPERIALISMO. Fortalecimento de regimes totalitários nazifascistas. Invasão da CHINA (1931 - Manchúria)

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019

Ano Letivo 2018/2019 Ano Letivo 2018/2019 3º Ciclo do Ensino Básico História /9.º ano Página 1 de 5 Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Tema-I A EUROPA

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS. Geral

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS. Geral PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do Componente Curricular: História III Curso: Técnico de Nível Médio Integrado em Mineração Série/Período: 3º ano Carga Horária: 2 a/s - 80 h/a - 67

Leia mais

Prof.ª Viviane Jordão

Prof.ª Viviane Jordão Prof.ª Viviane Jordão O que vocês já ouviram falar sobre a Guerra Fria? INTRODUÇÃO Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa ficou destruída e enfraquecida política e economicamente, com isso emergiram

Leia mais

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER

ORIGENS DO NAZISMO E ASCENSÃO DE HITLER Pós Primeira Guerra Mundial: economia alemã enfrenta grave crise econômica. valor do marco em relação a um dólar: 1914 4 1920 84 1922 (janeiro) 186 1922 (julho) 401 1923 (janeiro) 7.260 Indústria alemã

Leia mais

MODULO 2. DESENVOLVIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO E A NOVA ORDEM MUNDIAL Páginas

MODULO 2. DESENVOLVIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO E A NOVA ORDEM MUNDIAL Páginas MODULO 2 DESENVOLVIMENTO, SUBDESENVOLVIMENTO E A NOVA ORDEM MUNDIAL Páginas 211 1 213 Pós-Segunda Guerra Mundial Sistema capitalista Sistema Socialista Estados Unidos(EUA) X União Soviética(URSS) GUERRA

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE

O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE O MUNDO APÓS A GUERRA FRIA O FIM DA BIPOLARIDADE Em 11 de março de 1985, assume o governo soviético MIKHAIL GORBACHEV; Anuncia então os projetos da GLASNOST (liberdade de expressão) e da PERESTROIKA (reforma

Leia mais

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL

MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE (Portaria 242/2013) REGIME NÃO PRESENCIAL AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX Um novo equilíbrio global - A geografia política após a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações. - A difícil recuperação económica da Europa

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 44 GUERRA FRIA: APRESENTAÇÃO E REVOLUÇÃO CHINESA

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 44 GUERRA FRIA: APRESENTAÇÃO E REVOLUÇÃO CHINESA HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 44 GUERRA FRIA: APRESENTAÇÃO E REVOLUÇÃO CHINESA Como pode cair no enem (UERJ) b) corrida armamentista, que gerou a doutrina da Destruição Mútua Assegurada ; c) conflitos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 HISTÓRIA 9º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina e Metas de Aprendizagem 3º CICLO

Leia mais