Projeto de Lei de Iniciativa Popular Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Lei de Iniciativa Popular Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais"

Transcrição

1 Projeto de Lei de Iniciativa Popular Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais

2 O projeto de lei de iniciativa popular é uma ferramenta que possibilita aos cidadãos a apresentação de propostas de normas para a vida em sociedade, para a criação de direitos, para a modificação de uma situação que cause prejuízos à coletividade ou a um determinado grupo etc. É um importante instrumento de participação popular.

3 O projeto de lei está de acordo e é respaldado em diversas leis nacionais e internacionais já existentes: PL Território Pesqueiro Decreto n.º 6040/2007 Convenção 169 da OIT Constituição Federal

4 A Constituição Federal de 1988, além de prever direitos e garantias fundamentais, coletivos e difusos, trata: dos direitos territoriais de povos indígenas e quilombolas, que servem de inspiração para as demais comunidades tradicionais; dos direitos culturais e da preservação do patrimônio cultural (formas de expressão, modos de fazer, viver e criar etc.) dos povos formadores da identidade nacional (art. 215 e 216).

5 A Constituição Federal de 1988 traz também o conceito de terras tradicionalmente ocupadas para os povos indígenas, aplicável também às outras comunidades tradicionais, e a obrigação de titular os territórios das comunidades quilombolas. Art. 231, 1º - São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. Art Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

6 A CONVENÇÃO N.º 169 DA OIT (Organização Internacional do Trabalho) trata dos direitos sociais, ambientais e territoriais dos povos e comunidades tradicionais.

7 Um elemento importante da Convenção n.º 169 da OIT é o critério de AUTOIDENTIFICAÇÃO para sua aplicação, que tem a ver com a identidade enquanto povo ou comunidade tradicional que se exercita coletivamente o sentimento de pertencimento a uma comunidade tradicional.

8 A CONVENÇÃO 169 também apresenta um conceito de território: Abrange todo o ambiente das áreas que [os] povos [e comunidades tradicionais] ocupam ou usam para outros fins.

9 O respaldo jurídico do PL dos Territórios Pesqueiros Direitos territoriais presentes na Convenção 169 da OIT: Respeito às culturas e valores espirituais dos povos e comunidades tradicionais, sua relação com as terras/territórios que ocupam ou usam para outros fins e, particularmente, os aspectos coletivos dessa relação. Reconhecimento dos direitos de posse e propriedade das terras tradicionalmente ocupadas pelas comunidades e povos tradicionais.

10 Direitos territoriais presentes na Convenção 169 da OIT: Salvaguarda do direito dos povos e comunidades tradicionais interessados de usar terras não exclusivamente ocupadas por eles às quais tenham tido acesso tradicionalmente para desenvolver atividades (itinerantes). Identificação das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos e comunidades tradicionais e garantia de efetiva proteção de seus direitos de propriedade e posse. Os povos e comunidades tradicionais não deverão ser retirados das terras que ocupam.

11 A Convenção traz o PRINCÍPIO DA CONSULTA AOS POVOS INTERESSADOS, através de procedimentos apropriados e de suas instituições representativas. Essas consultas referem-se a tomadas de medidas legislativas ou administrativas, suscetíveis de afetá-los diretamente. A consulta a esses povos também é obrigatória nos seguintes casos: 1- Em quaisquer empreendimentos ou exploração de recursos naturais em suas terras ( arts. 19,20 e21); 2- Nos casos de remoção de suas terras tradicionais ( arts. 21 e 22); 3- Na elaboração e execução de programas de formação profissional para esses povos( art. 23).

12 O DECRETO N.º 6.040/2007 trata da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais e nele são apresentados os conceitos de povos e comunidades e territórios tradicionais.

13 Povos e comunidades tradicionais grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Territórios tradicionais os espaços necessários a reprodução cultural, social e econômica dos povos e comunidades tradicionais, sejam eles utilizados de forma permanente ou temporária.

14 DIREITOS TERRITORIAIS PRESENTES NO DECRETO N.º 6.040/2007: Garantia aos povos e comunidades tradicionais seus territórios, e o acesso aos recursos naturais que tradicionalmente utilizam para sua reprodução física, cultural e econômica; Garantia os direitos dos povos e das comunidades tradicionais afetados direta ou indiretamente por projetos, obras e empreendimentos.

15 O projeto de lei cria o dever de reconhecimento e mecanismos de garantia e proteção do direito ao território de comunidades tradicionais pesqueiras. O projeto de lei, seguindo o que já aponta a Convenção 169 da OIT, prevê que o seu critério de aplicação é a autoidentificação das comunidades pesqueiras. Art. 3º - A caracterização das comunidades tradicionais pesqueiras será atestada mediante autodefinição das próprias comunidades. Com a autoidentificação, as comunidades pesqueiras serão inscritas no Cadastro Geral das Comunidades Pesqueiras, junto ao Ministério da Cultura, que lhes dará certidão.

16 O projeto de lei considera comunidade tradicional pesqueira: os grupos sociais, segundo critérios de autoidentificação, que tem na pesca artesanal elemento preponderante do seu modo de vida, dotados de relações territoriais específicas referidas à atividade pesqueira, bem como a outras atividades comunitárias e familiares, com base em conhecimentos tradicionais próprios e no acesso e usufruto de recursos naturais compartilhados.

17 O projeto de lei traz um conceito de território tradicional pesqueiro: as extensões, em superfícies de terra ou corpos d água, utilizadas pelas comunidades tradicionais pesqueiras para a sua habitação, desenvolvimento de atividades produtivas, preservação, abrigo e reprodução das espécies e de outros recursos necessários à garantia do seu modo de vida, bem como à sua reprodução física, social, econômica e cultural, de acordo com suas relações sociais, costumes e tradições, inclusive os espaços que abrigam sítios de valor simbólico, religioso, cosmológico ou histórico.

18 Por conta da complexidade do território pesqueiro, que é coletivo e pode incidir sobre terras públicas e particulares e águas, com uso permanente e preferencial, o território pesqueiro poderá conter múltiplas formas de titulação. Terras particulares e terras públicas disponíveis Terras públicas indisponíveis Águas de rios, lagoas, mares TERRITÓRIO

19 Um território e três formas possíveis de titulação, que podem vir combinadas. Terras particulares e bens públicos disponíveis Propriedade coletiva da comunidade pesqueira Bens públicos indisponíveis Concessão de uso e Concessão de Direito Real de Uso Águas de rios, mares, lagoas etc. Cessão de uso de águas públicas

20 Propriedade coletiva Registro em cartório de imóveis em nome da associação da comunidade. Não pode ser dividida, vendida, penhorada, perdida por qualquer razão. A posse pode ser dividida. Concessão de Uso Contrato, por prazo indeterminado, no qual o Estado garante o uso exclusivo à comunidade com uma destinação específica. É feito em nome da associação. A comunidade tem uso permanente e preferencial.

21 Contrato de Concessão de Direito Real de Uso Contrato administrativo, por prazo indeterminado, em que o Estado transfere o uso da terra à comunidade com destinação de interesse social. É feito em nome da associação. A comunidade tem uso preferencial e permanente. Cessão de Uso de águas públicas Atribuição do uso preferencial e permanente das águas à comunidade, por prazo indeterminado. É feito em nome da associação.

22 O projeto de lei traz o caso da desintrusão: Art. 19. Verificada a presença de ocupantes que não fazem parte da comunidade tradicional pesqueira, o INCRA, observando o interesse da comunidade, procederá à desintrusão, acionando os dispositivos administrativos e legais para o reassentamento das famílias de agricultores pertencentes à clientela da reforma agrária ou a indenização das benfeitorias de boa-fé, quando couber. Parágrafo único. A desintrusão de agricultores familiares, definidos no art. 3º da Lei n.º /2006, é medida excepcional e só se fará necessária quando houver danos ou iminência de danos à sustentabilidade territorial, ambiental, econômica ou cultural apontados e devidamente fundamentados pela comunidade tradicional pesqueira.

23 O projeto de lei trata das situações de sobreposição do território pesqueiro com: faixas de fronteiras, áreas de segurança nacional, outras comunidades assentamentos, tradicionais e unidades de conservação.

24 Nesses casos, o Estado deve adotar medidas que garantam a sustentabilidade das comunidades tradicionais e assentamentos envolvidos. (Art. 19). 1º. Em caso de sobreposição entre o território tradicional pesqueiro e outros territórios tradicionais e/ ou projetos de assentamento da Reforma Agrária, a revisão de atos administrativos [...] se refere à compatibilização dos territórios e/ou projeto de assentamento da Reforma Agrária, sempre ouvidas as comunidades, povos tradicionais e/ou assentados interessados, no sentido de garantir, sempre que possível, a permanência de ambos. 2º. Quando o território ou parte dele se localizar em unidade de conservação de proteção integral ou área de preservação permanente, caberá ao Poder Público tomar todas as medidas necessárias à adaptação dos institutos existentes com o reconhecimento do território tradicional pesqueiro.

25 Como deve ser apresentado? 1º passo: coletar assinaturas de 1% dos eleitores do Brasil 1 milhão e 403 mil assinaturas É importante atualizar o número de eleitores anualmente. Em pelo menos 5 estados Com pelo menos 0,3% assinaturas em cada estado

26 O que ocorre após a apresentação? 2º passo: Protocolo do Projeto de Lei na Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados. 3º passo: As assinaturas devem ser conferidas pelos servidores da Câmara dos Deputados.

27 O que ocorre após a apresentação? 4º passo: O PL é enviado pelo Presidente da Câmara dos Deputados para a Comissão de Constituição e Justiça e outras comissões temáticas que tenham a ver com o PL. O PL é datado e numerado. É publicado no Diário da Câmara. 5º passo: Nomeação de um deputado relator, outros deputados podem propor emendas. Audiência Pública pode ser solicitada.

28 O que ocorre após a apresentação? 6º passo: Votação pelos deputados federais. Pode ser de duas formas: Votação conclusiva Apenas as comissões votam o PL Votação em Plenário Quando há recurso de 1/10 dos deputados A votação pode ser em caráter de urgência, de prioridade ou ordinária.

29 A Campanha Nacional pelos Territórios das Comunidades Tradicionais Pesqueiras é um momento muito importante de organização e mobilização popular para a construção dos direitos dos pescadores e pescadoras artesanais! A MOBILIZAÇÃO POPULAR É MUITO IMPORTANTE PARA A COLETA DE ASSINATURAS EM TODO O BRASIL E PARA A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI NO CONGRESSO NACIONAL! Acesse: peloterritoriopesqueiro.blogspot.com.br PARTICIPE!

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO - AGU POTENCIAL CONFLITO DA MINERAÇÃO COM ÁREAS ESPECIAIS/ RESTRITAS CRISTINA CAMPOS ESTEVES Julho/2009 CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO Salvador, 7 a 9 de junho de

Leia mais

Projeto de Lei de Iniciativa Popular n o... CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Projeto de Lei de Iniciativa Popular n o... CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Projeto de Lei de Iniciativa Popular n o... Dispõe sobre o reconhecimento, proteção e garantia do direito ao território de comunidades tradicionais pesqueiras, tido como patrimônio cultural material e

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 SUMÁRIO Introdução... 13 Capítulo 1 - Teoria Geral do Direito Agrário... 17 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 17 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 18 1.2. Período Extralegal

Leia mais

cartilha da CARTILHA DA CNPCT 1

cartilha da CARTILHA DA CNPCT 1 cartilha da CNPCT CARTILHA DA CNPCT 1 Presidência da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Legislação daeducação DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLIA Prof. StephanieGurgel Entende-se por Quilombos: I. -os grupos étnico-raciais definidos

Leia mais

DECRETO Nº DE 30 DE AGOSTO DE 2011

DECRETO Nº DE 30 DE AGOSTO DE 2011 Voltar Imprimir "Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado." DECRETO Nº 13.247 DE 30 DE AGOSTO DE 2011 Dispõe sobre a Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades

Leia mais

Políticas Públicas Para os Remanescentes Quilombolas. Ms. Prof. Maria Aparecida da Silveira

Políticas Públicas Para os Remanescentes Quilombolas. Ms. Prof. Maria Aparecida da Silveira Políticas Públicas Para os Remanescentes Quilombolas 1 Ms. Prof. Maria Aparecida da Silveira É da terra e na terra que desenvolvem todas as atividades da vida, é onde plantam e colhem o fruto de seu trabalho

Leia mais

Populações Afrobrasileiras, Políticas Públicas e Territorialidade

Populações Afrobrasileiras, Políticas Públicas e Territorialidade PROEX Assessoria de Ações Inclusivas Encontro dos NEABIs: por um IFRS Inclusivo 07 a 09 de novembro de 2012 Bento Gonçalves Populações Afrobrasileiras, Políticas Públicas e Territorialidade Ieda Cristina

Leia mais

EDITAL 01/2017 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA

EDITAL 01/2017 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA APRESENTAÇÃO EDITAL 01/2017 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA A Cáritas é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA SISTEMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

OFICINA TEMÁTICA SISTEMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL OFICINA TEMÁTICA SISTEMA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL 24 de Agosto de 2018 ROTEIRO 1. Gestão democrática no Estatuto da Cidade. 2. Sistema de planejamento e gestão democrática

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA 1 EDITAL Nº 025, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO 2018/1 PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA DOCUMENTAÇÃO PARA TODOS OS CANDIDATOS APROVADOS a) Requerimento

Leia mais

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS EDITAL Nº 032, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO 2018/1 PARA INGRESSO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES/ CONCOMITANTES DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS DOCUMENTAÇÃO PARA TODOS

Leia mais

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA DO INCRA Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Leia mais

Projeto DGM/FIP/Brasil. Oficina de divulgação do edital

Projeto DGM/FIP/Brasil. Oficina de divulgação do edital Projeto DGM/FIP/Brasil Oficina de divulgação do edital Marco Legal e Instâncias de Controle Social: Origem Contexto histórico específico, promovido por determinados grupos sociais. - Movimento Ambientalista

Leia mais

XXIV Simpósio Jurídico ABCE

XXIV Simpósio Jurídico ABCE XXIV Simpósio Jurídico ABCE Criação de território ribeirinho e assentamento em Área de Preservação Permanente Priscila Santos Artigas Milaré Advogados I. OS RIBEIRINHOS SÃO COMUNIDADES TRADICIONAIS? Comunidades

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Índios Profª. Fabiana Coutinho Índios - Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários

Leia mais

Antropologia: Antônio Ruas: Professor Universitário UERGS, Resolução da OIT 169. Campesinato e agricultura

Antropologia: Antônio Ruas: Professor Universitário UERGS, Resolução da OIT 169. Campesinato e agricultura Antropologia: Resolução da OIT 169. Campesinato e agricultura familiar: noções introdutórias; campesinato: racionalidade e cultura; campesinato e agricultura familiar: tradição, persistência e mudanças

Leia mais

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário...

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário... SUMÁRIO... 1. Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 1.1. Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 1.2 Período Extralegal ou das posses (de 17/07/1822 a 18/09/1850)... 1.3. Período de institucionalização

Leia mais

PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Professor: Mateus Silveira RACISMO INSTITUCIONAL

PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Professor: Mateus Silveira RACISMO INSTITUCIONAL PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Professor: Mateus Silveira RACISMO INSTITUCIONAL O conceito de Racismo Institucional foi definido pelos ativistas integrantes do grupo Panteras Negras, Stokely Carmichael e

Leia mais

Bens da União no litoral. Novembro 2015

Bens da União no litoral. Novembro 2015 Bens da União no litoral Novembro 2015 Histórico da propriedade no Brasil regime das sesmarias Lei de Terras (Lei nº 601/1850) Repartição Geral de Terras Públicas Bens Públicos Município, Estado, Distrito

Leia mais

Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) entra em vigor no país [28/07/ :53]

Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) entra em vigor no país [28/07/ :53] Manchetes Agenda Legislação 27 de junho de 2008 Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) entra em vigor no país [28/07/2003 09:53] Aprovado há um ano pelo Congresso Nacional, o acordo

Leia mais

DECRETO Nº 2.758, DE 16 DE JULHO DE 2001.

DECRETO Nº 2.758, DE 16 DE JULHO DE 2001. Nota Explicativa: "Os documentos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os textos publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais." DECRETO Nº 2.758,

Leia mais

Sumário. Introdução... 13

Sumário. Introdução... 13 Sumário Introdução... 13 Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Agrário... 17 1.1 Aspectos históricos do direito agrário no Brasil... 17 1.1.1 Regime Sesmarial (1500 a 17/07/1822)... 18 1.1.2 Período Extra

Leia mais

Aula 9. Direito Socioambiental. Aula 9

Aula 9. Direito Socioambiental. Aula 9 Resíduos SólidosS Direito Socioambiental Parte 1: Resíduos Sólidos 2 1. Motivação: panorama da disposição de lixo no Brasil 2. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/10). Algumas Definições.

Leia mais

Tema 114 Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais na Implantação de Barragens. Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2015.

Tema 114 Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais na Implantação de Barragens. Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2015. Tema 114 Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais na Implantação de Barragens Foz do Iguaçu, 13 de maio de 2015. 1 2 A questão indígena e as hidrelétricas na Amazônia: o interesse de alguns milhares de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Direito Administrativo UNISO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Danilo Vieira Vilela Bens Públicos Bens públicos. Conceito. Classificação. Características. Uso dos bens públicos por particular. Bens públicos

Leia mais

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS LEI N 558 de 24 de Agosto de 2017 PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Dispõe sobre a criação da Taxa de Fiscalização Ambiental e Contribuição ao Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Pesca Esportiva, do Programa

Leia mais

Lei nº 75/ Secção II

Lei nº 75/ Secção II Lei nº 75/2013 - Secção II Assembleia de freguesia SUBSECÇÃO I Competências Artigo 8.º Natureza das competências Sem prejuízo das demais competências legais e de acordo com o disposto no artigo 3.º, a

Leia mais

DECRETO N.º 7.335, DE 17 DE JANEIRO DE 1996.

DECRETO N.º 7.335, DE 17 DE JANEIRO DE 1996. DECRETO N.º 7.335, DE 17 DE JANEIRO DE 1996. Cria nos Municípios de Porto Velho, Campo Novo de Rondônia e Nova Mamoré, Estado de Rondônia, a Reserva Extrativista do Rio Jaci-Paraná, e dá outras providências.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SEDA) INOVAÇÕES NA AGRICULTURA URBANA MARCO LEGAL E AÇÕES NO ESTADO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SEDA) INOVAÇÕES NA AGRICULTURA URBANA MARCO LEGAL E AÇÕES NO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SEDA) INOVAÇÕES NA AGRICULTURA URBANA MARCO LEGAL E AÇÕES NO ESTADO DE MINAS GERAIS INSTITUIÇÕES VINCULADAS À SEAPA E À SEDA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO

Leia mais

Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências

Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências Dispõe sobre as RPPNs DECRETO Nº 1.922, de 05 de junho de 1996 Dispõe sobre o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimônio Natural e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das

Leia mais

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal Página1 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 26 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 26 PRA. Concessão Florestal Nesta aula daremos inicio ao estudo da concessão

Leia mais

Terra de Quilombo Boletim 04 julho 2008

Terra de Quilombo Boletim 04 julho 2008 Terra de Quilombo Boletim 04 julho 2008 A Convenção 169 da OIT No mês de abril, ocorreu a consulta aos quilombolas convocada pelo governo federal para discutir a mudança da instrução normativa do Incra

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Bens Públicos: Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: I

Leia mais

PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇA O NO CONGRESSO NACIONAL

PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇA O NO CONGRESSO NACIONAL PROJETOS DE LEI EM TRAMITAÇA O NO CONGRESSO NACIONAL PRIORIDADES DO CREA SC ABRIL 2015 01) PL 7607/2010 (Senado:PLC 13/2013): Acrescenta paragrafo único ao art. 1º da Lei nº 5194/66, caracterizando como

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo ICT-UNIFESP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo ICT-UNIFESP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo ICT-UNIFESP Regimento Interno da Comissão Permanente de Espaço Físico do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

POLITICAS DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS CONCIDADES 2011

POLITICAS DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS CONCIDADES 2011 POLITICAS DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS CONCIDADES 2011 PRODUÇÃO DO ESPAÇO E CONFLITOS FUNDIÁRIOS Produção das Cidades e Ocupação Territorial das Cidades Atores/Agentes interesses Acesso

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE RESOLUÇÃO Nº 304, DE 09 DE AGOSTO DE 2000

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE RESOLUÇÃO Nº 304, DE 09 DE AGOSTO DE 2000 CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE RESOLUÇÃO Nº 304, DE 09 DE AGOSTO DE 2000 O Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua Centésima Reunião Ordinária, realizada nos dias 09 e 10 de agosto de 2000, no uso de

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL. Bruno José Ber: Filho

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL. Bruno José Ber: Filho REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL Bruno José Ber: Filho Origem do Problema Fundiário 1500: Lizeiras 1530: Capitanias hereditárias (usufruto) 1530: Sesmarias 1698: Confirmação das sesmarias 1704: Demarcação

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº BRASÍLIA DF

RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº BRASÍLIA DF RESOLUÇÃO Nº PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº -.2011.6.00.0000 BRASÍLIA DF Relator: Ministro Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Institui o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral e dá outras providências.

Leia mais

PROCESSO DE DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS

PROCESSO DE DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS Curso/Disciplina: Direito Agrário Aula: Direito Agrário Processo de Demarcação de Terras Indígenas - 17 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 17 PROCESSO DE DEMARCAÇÃO DE TERRAS

Leia mais

Processo participativo de regulamentação dos procedimentos de consulta prévia da Convenção 169 OIT. Secretaria-Geral da Presidência da República

Processo participativo de regulamentação dos procedimentos de consulta prévia da Convenção 169 OIT. Secretaria-Geral da Presidência da República Processo participativo de regulamentação dos procedimentos de consulta prévia da Convenção 169 OIT 1 Por que consultar? Consulta Prévia como direito fundamental O Estado tem o dever de consultar, pois

Leia mais

Biodiversidade. Sociobiodiversidade

Biodiversidade. Sociobiodiversidade Conceitos Biodiversidade Bio significa vida e diversidade significa variedade. Então, biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar

Leia mais

Sou quilombola, tenho direitos

Sou quilombola, tenho direitos Série Manuais, n. 2 Sou quilombola, tenho direitos Manual de orientação Secretaria-Geral de Articulação Institucional Brasília, DF. 2015 DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Defensor Público-Geral Federal Haman

Leia mais

PRIVACIDADE NA INTERNET

PRIVACIDADE NA INTERNET BAPTISTA LUZ ADVOGADOS R. Ramos Batista. 444. Vila Olímpia 04552-020. São Paulo SP baptistaluz.com.br PRIVACIDADE NA INTERNET PROJETOS DE LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E OS POSSÍVEIS IMPACTOS NO MERCADO

Leia mais

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária O Ordenamento Fundiário no Brasil Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA MISSÃO Implementar a política de reforma agrária e realizar

Leia mais

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências.

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências. Da Ordem Social: do Meio Ambiente e dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Ambiental Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Do meio ambiente A CF de 1988 consagra o direito

Leia mais

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS MILITARES ESTADUAIS E DO DF PEC 06/19 E PL 1645/19

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS MILITARES ESTADUAIS E DO DF PEC 06/19 E PL 1645/19 1. Como será a migração dos militares estaduais para o novo Sistema da PEC 06/19? Os militares estaduais não possuem regime previdenciário, ficando atualmente a critério dos Estados a iniciativa de leis

Leia mais

DESTINAÇÃO DO DINHEIRO APREENDIDO NAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL

DESTINAÇÃO DO DINHEIRO APREENDIDO NAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL DESTINAÇÃO DO DINHEIRO APREENDIDO NAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL FERNANDO CARLOS WANDERLEY ROCHA Consultor Legislativo da Área XVII Segurança Pública e Defesa Nacional ABRIL/2007 Fernando Rocha 2 2007

Leia mais

Marcos do Direito à Moradia

Marcos do Direito à Moradia Marcos do Direito à Moradia PLANO INTERNACIONAL Declaração Universal Universal dos Direitos Humanos (art. 25) Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (art. 17) Pacto Internacional de Direitos

Leia mais

Rede CYTED XIII-E 2 a Reunião de Coordenação. Brasil. Mineração e Áreas Indígenas. Pontifícia Universidade Católica Del Perú

Rede CYTED XIII-E 2 a Reunião de Coordenação. Brasil. Mineração e Áreas Indígenas. Pontifícia Universidade Católica Del Perú Rede CYTED XIII-E 2 a Reunião de Coordenação Brasil Mineração e Áreas Indígenas Eduardo Vale Hildebrando Herrmann Pontifícia Universidade Católica Del Perú Lima, Perú Del 10 al 13 de dezembro de 2003 Considerações

Leia mais

COMISSÕES PARECER E TRAMITAÇÃO CONJUNTA

COMISSÕES PARECER E TRAMITAÇÃO CONJUNTA COMISSÕES PARECER E TRAMITAÇÃO CONJUNTA Parecer e Tramitação em Conjunto art. 91 A tramitação em conjunto, também conhecida com tramitação apensadas ou apensas, são 2 ou mais projetos do mesmo tipo tramitando

Leia mais

Institui a Política Estadual para as Comunidades Remanescentes de Quilombos no Estado do Pará e dá outras providências.

Institui a Política Estadual para as Comunidades Remanescentes de Quilombos no Estado do Pará e dá outras providências. D E C R E T O Nº 261, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011 Institui a Política Estadual para as Comunidades Remanescentes de Quilombos no Estado do Pará e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, no

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Deliberações (art. 47, CF/88): Salvo disposição constitucional em

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE (Dos Sres. Paulo Pimenta, Padre João e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE (Dos Sres. Paulo Pimenta, Padre João e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016 (Dos Sres. Paulo Pimenta, Padre João e outros) Dá nova redação ao art. 6º da Constituição Federal, para introduzir o direito humano ao acesso à terra e à água

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Fase Introdutória Iniciativa de Lei por e Extra-. Profª. Liz Rodrigues Fase Introdutória Iniciativa de Lei por e Extra- - Iniciativa legislativa: é a faculdade

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Vitória da Conquista, Sala de Reuniões do CONSU, 14 de agosto de 2013.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Vitória da Conquista, Sala de Reuniões do CONSU, 14 de agosto de 2013. Salvador, Bahia Quarta-feira 4 de Setembro de 2013 Ano XCVII N o 21.227 RES. RESOLUÇÃO CONSU N.º 07/2013 O Conselho Universitário - CONSU da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, no uso de

Leia mais

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável A AGRICULTURA

Leia mais

SELEÇÃO DE PROJETOS DE ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NO BIOMA PAMPA

SELEÇÃO DE PROJETOS DE ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NO BIOMA PAMPA SELEÇÃO DE PROJETOS DE ARTICULAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E INCIDÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NO BIOMA PAMPA Prazo para envio de projetos 12 de abril de 2019, às 23h59min, horário de Brasília/DF Informações gerais Objetivo

Leia mais

LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL

LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL Localização: No sul do Brasil. Apresenta um dos pontos extremos do país, o arroio Chuí. Está dividido em 497 municípios. LOCALIZAÇÃO DO ESTADO NO BRASIL Principais colonizadores: Imigrantes italianos,

Leia mais

OFICINA PARLAMENTAR Brasília (DF) 18 e 19 de agosto de 2016

OFICINA PARLAMENTAR Brasília (DF) 18 e 19 de agosto de 2016 OFICINA PARLAMENTAR Brasília (DF) 18 e 19 de agosto de 2016 CONTRUÇÃO DA PROPOSTA e PROCESSO LEGISLATIVO Delegacia Sindical de Brasília - Sindifisco Nacional Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da

Leia mais

MP 458/09. Regularização Fundiária na Amazônia Legal. Ministério do Desenvolvimento Agrário

MP 458/09. Regularização Fundiária na Amazônia Legal. Ministério do Desenvolvimento Agrário MP 458/09 Regularização Fundiária na Amazônia Legal Ministério do Desenvolvimento Agrário Antecedentes e Contextualização Ações de regularização na região paralisadas na década de 80 Plano de Prevenção

Leia mais

Abacatal/ Aurá. Quilombolas de. Protocolo de Consulta. Protocolo de Consulta

Abacatal/ Aurá. Quilombolas de. Protocolo de Consulta. Protocolo de Consulta Protocolo de Consulta Protocolo de Consulta Quilombolas de Abacatal/ Aurá Elaborado pelos moradores e moradoras da Comunidade Quilombola Abacatal e aprovado na Assembleia Geral do dia 10 de julho de 2017.

Leia mais

Situação fundiária no município de Carlinda (MT)

Situação fundiária no município de Carlinda (MT) A complexa situação fundiária do estado de Mato Grosso e a falta de transparência na gestão de informações e nos procedimentos de regularização fundiária dificultam a implementação de ações e de políticas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

I - criação, realocação interna e transformação de cargos e funções, ou de sua extinção, quando vagos;

I - criação, realocação interna e transformação de cargos e funções, ou de sua extinção, quando vagos; SECRETARIA DE GESTÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 3, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre o processamento de propostas de fortalecimento da capacidade institucional dos órgãos ou entidades da administração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 12/ PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2014/PROCAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 12/ PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2014/PROCAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 12/2014 - PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2014/PROCAMPO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

DESAPROPRIAÇÃO / SERVIDÃO. Setembro de 2014

DESAPROPRIAÇÃO / SERVIDÃO. Setembro de 2014 DESAPROPRIAÇÃO / SERVIDÃO Setembro de 2014 14653-1 - PROCEDIMENTOS GERAIS (Vigente) Não aborda os eventos desapropriação e servidão (Em revisão) 11.1.2 Critérios 11.1.2.1 Desapropriações Apresentação do

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE DA SERRA SP CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE DA SERRA SP CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO CAPÍTULO I DA INSTITUIÇÃO Art. 1º O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA foi criado como órgão colegiado nos termos da Lei Municipal nº 1.769 de 3 de Junho de 2009, tendo caráter consultivo,

Leia mais

As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil UNIDADE 1

As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil UNIDADE 1 As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes

Leia mais

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS ROBERTO KURTZ PEREIRA MUNICÍPIO Posição do Município na Federação. A Constituição Federal de 1988, elevou o Município como ente federativo. Consagrou a autonomia

Leia mais

A Questão Fundiária na Amazônia e as Populações Tradicionais (Lei de Regularização Fundiária - Lei n , 11 de julho de 2017)

A Questão Fundiária na Amazônia e as Populações Tradicionais (Lei de Regularização Fundiária - Lei n , 11 de julho de 2017) Seminário Desenvolvimento Rural Sustentável Brasília (DF), 14 de maio de 2018 A Questão Fundiária na Amazônia e as Populações Tradicionais (Lei de Regularização Fundiária - Lei n 13.465, 11 de julho de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 38 DE 13 DE MARÇO DE PUBLICADA NO DOU, Nº 50 DE 14 DE MARÇO DE 2007, SEÇÃO I, PÁG. 57 E BS Nº 12 DE 19 DE MARÇO DE 2007.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 38 DE 13 DE MARÇO DE PUBLICADA NO DOU, Nº 50 DE 14 DE MARÇO DE 2007, SEÇÃO I, PÁG. 57 E BS Nº 12 DE 19 DE MARÇO DE 2007. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 38 DE 13 DE MARÇO DE 2007. PUBLICADA NO DOU, Nº 50 DE 14 DE MARÇO DE 2007, SEÇÃO I, PÁG. 57 E BS Nº 12 DE 19 DE MARÇO DE 2007. Dispõe sobre normas do INCRA para efetivar o direito

Leia mais

A competência legal da Assembleia de Freguesia desdobra-se nas seguintes vertentes: a) Competência de organização interna

A competência legal da Assembleia de Freguesia desdobra-se nas seguintes vertentes: a) Competência de organização interna Competências da Assembleia A competência legal da Assembleia de Freguesia desdobra-se nas seguintes vertentes: a) Competência de organização interna ex.: elaboração do regimento; comissões ou grupos de

Leia mais

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril

As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril As propostas da Reforma Política que pode ser votada na Câmara em abril Samir Oliveira Co nfira abaixo as principais propostas contidas no relatório sobre a reforma política que poderá ir a votação nos

Leia mais

5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS MINUTA DE REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I.

5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL DE MINAS GERAIS MINUTA DE REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. MINUTA DE REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1º - Este regimento tem como objetivo orientar a realização da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SANS)

Leia mais

III Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico: Regularização Fundiária SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO

III Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico: Regularização Fundiária SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO III Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico: Regularização Fundiária SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO A Secretaria do Patrimônio da União Criada em 30/01/1854 Dec.

Leia mais

DE SÃO PAULO. com a composição e competências estabelecidas no artigo 39 e. 41 do Estatuto da UNESP, organizará seus trabalho de acordo

DE SÃO PAULO. com a composição e competências estabelecidas no artigo 39 e. 41 do Estatuto da UNESP, organizará seus trabalho de acordo REGIMENTO DA CONGREGAÇÃO DO INSTITUTO DE SÃO PAULO DE ARTES - UNESP - CAMPUS Dispões sobre o regimento de funcionamento da Congregação do Instituto de Artes, de acordo com os artigos 39 e 41 do Estatuto

Leia mais

Regimento Interno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura

Regimento Interno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura Regimento Interno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura Capítulo I Da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) Artigo 1º A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) é um colegiado autônomo,

Leia mais

CARTA ABERTA DA DELEGAÇÃO DO ACRE E SUDOESTE DO AMAZONAS

CARTA ABERTA DA DELEGAÇÃO DO ACRE E SUDOESTE DO AMAZONAS CARTA ABERTA DA DELEGAÇÃO DO ACRE E SUDOESTE DO AMAZONAS Carta Aberta nº 001/2016/Delegação De: Delegação do Acre e Sudoeste do Amazonas Para: Poder Legislativo, Executivo e Judiciário Brasília-DF, 21

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Processo Legislativo Profª. Liz Rodrigues - Fase constitutiva: inclui a discussão, votação, aprovação e sanção (ou veto) do PL. Começa com a apresentação do PL à Casa Iniciadora,

Leia mais

PORTARIA N.º 762, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015.

PORTARIA N.º 762, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2015. Diário Oficial Número: 26669 Data: 30/11/2015 Título: Portaria nº 726/2015 (Padrão de apresentação de dados geoespaciais Deslocamento e Sobreposição) Categoria:» PODER EXECUTIVO» SECRETARIAS» MEIO AMBIENTE»

Leia mais

Lei Nº , de 26 de junho de 2009

Lei Nº , de 26 de junho de 2009 Lei Nº 11.958, de 26 de junho de 2009 Altera as Leis nos 7.853, de 24 de outubro de 1989, e 10.683, de 28 de maio de 2003; dispõe sobre a transformação da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 333/IX REGIME JURÍDICO DA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

PROJECTO DE LEI N.º 333/IX REGIME JURÍDICO DA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PROJECTO DE LEI N.º 333/IX REGIME JURÍDICO DA CRIAÇÃO DE MUNICÍPIOS NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES O regime da criação de municípios consta da Lei n. 142/85, de 18 de Novembro, com as alterações que lhe

Leia mais

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária Constituição do Brasil O que é SCJS Uma Estrategia De Reconhecimento e

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

Consentimento Livre, Previo e Informado

Consentimento Livre, Previo e Informado OFICINA: SERVIÇOS AMBIENTAIS E POVOS INDIGENAS NO CORREDOR TUPI MONDÉ 18 a 20 de Fevereiro de 2014, Cacoal - Rondônia Beto Borges (bborges@forest-trends.org) Programa Comunidades FOREST TRENDS Convenção

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 71, DE 07 DE OUTUBRO DE 2011.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 71, DE 07 DE OUTUBRO DE 2011. Dispõe sobre o processo de Remoção de servidores, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O Presidente do DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA

Leia mais

CONSULTA PRÉVIA, LIVRE, INFORMADA E DE BOA FÉ SANDRO LÔBO

CONSULTA PRÉVIA, LIVRE, INFORMADA E DE BOA FÉ SANDRO LÔBO CONSULTA PRÉVIA, LIVRE, INFORMADA E DE BOA FÉ SANDRO LÔBO BASE LEGAL CONVENÇÃO 169 DA OIT Arts. 4, 6 e 7 (DECRETO Nº 5.051, DE 19 DE ABRIL DE 2004). DECLARAÇÃO DA ONU SOBRE DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS.

Leia mais

Marco Bailon Conselheiro

Marco Bailon Conselheiro Marco Bailon Conselheiro Origem do Projeto de Lei Ameaças à atividade pesqueira - exemplos Concorrência de competências Trâmite no Congresso Nacional Discussão e encaminhamentos 11.04.2013: Seminário 25

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 282, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 282, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014. RESOLUÇÃO N 282, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014. Alterar a Resolução Nº 74, de 04 de março de 2014 que dispõe sobre o processo de Remoção de servidores, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

Situação fundiária no município de Peixoto de Azevedo (MT)

Situação fundiária no município de Peixoto de Azevedo (MT) Situação fundiária no município de Peixoto de Azevedo (MT) A complexa situação fundiária do estado de Mato Grosso e a falta de transparência na gestão de informações e nos procedimentos de regularização

Leia mais

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RELATÓRIO. O Projeto apresenta trinta e dois (32) artigos, divididos em sete (07) capítulos.

PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RELATÓRIO. O Projeto apresenta trinta e dois (32) artigos, divididos em sete (07) capítulos. PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA Projeto de Lei nº 145 de 18 de setembro de 2013 AUTOR: Poder Executivo PARECER: Favorável, sem apresentação de emendas EMENTA: Estabelece normas de Proteção

Leia mais

DECRETO Nº 7.251, DE 16 DE JUNHO DE Dispõe sobre a Instituição de Reserva Particular do Patrimônio Natural e dá outras providências.

DECRETO Nº 7.251, DE 16 DE JUNHO DE Dispõe sobre a Instituição de Reserva Particular do Patrimônio Natural e dá outras providências. DECRETO Nº 7.251, DE 16 DE JUNHO DE 1993. Dispõe sobre a Instituição de Reserva Particular do Patrimônio Natural e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL, no uso das atribuições

Leia mais

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana Seminário: Regularização Fundiária a nova lei, seus avanços e desafios Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana FAMURS Porto Alegre, 16 de abril de 2018 Contextualização 11.977 Lei Federal n.

Leia mais

1. Técnico Legislativo CLDF (Agente de Polícia Legislativa)... 2

1. Técnico Legislativo CLDF (Agente de Polícia Legislativa)... 2 1. Técnico Legislativo CLDF (Agente de Polícia Legislativa)... 2 Questões Estatuto e Código Disciplinar dos Militares do Estado do Espirito Santo 2018 1 1. TÉCNICO LEGISLATIVO CLDF (AGENTE DE POLÍCIA LEGISLATIVA)

Leia mais