Introdução à Estatística para Turismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Estatística para Turismo"

Transcrição

1 Introdução à Estatística para Turismo 13 de Março de 2012 Site:

2 Introdução

3 Distribuição de Pontos 2 provas - 30 pontos cada; 5 listas - 15 pontos (3 pontos cada); 1 trabalho - 25 pontos. Livro-texto: Estatística Básica para o curso de Turismo Conceição Gentil Rebelo Tiboni

4 Introdução

5 O que é Estatística? Antigamente: originada do termo em latin status. Se referia apenas às informações sobre os estados. Nos dias de hoje... Estatística se refere a todo tipo de informação: medidas de temperatura; satisfação do consumidor; casos de doença. a Estatística analisa e interpreta esses dados.

6 Desde a antiguidade, os governos têm se interessado por informações sobre: populações e riquezas. Existem relatos de levantamentos feitos na China; há mais de 2000 anos A. C. Pesquisas arqueológicas mostram que: os faraós fizeram uso sistemático de informações de caráter estatístico.

7 No século XVI surgiram as primeiras análises sistemáticas de fatos como: batizados, casamentos e funerais. Originaram as primeiras tabelas e os primeiros números relativos. No século XVIII tais análises adiquiriram aspecto verdadeiramente científico. As tabelas se tornaram mais completas. Surgiram representações gráficas e os cálculos de probabilidade. Verificou-se que a estatística poderia ser usada para: tomar decisões com base na análise de dados.

8 A estatística fornece métodos para: coleta, organização, descrição, análise, interpretação de dados. Permite canalisar as informações para um objetivo.

9 Queremos obter informações sobre camping. Qual importância o consumidor atruibui à: acessibilidade? qualidade das instalações? facilidade de meios de pagamento? proximidade de áreas urbanas?

10 Estudo Estatístico Planejamento da Pesquisa Organização do plano geral de trabalho. Estabelecimento dos objetivos. Quais perguntas queremos responder? Seria interessante mudar o camping de local? Essa é uma região com bom potencial turístico? Coleta de Dados Obtenção de informações sobre a realidade estudada. Tursismo utilza-se questionários e entrevistas. Classificação dos Dados Estabelecer categorias para reunir informações coletadas.

11 Análise dos Dados São feitas: comparações; ligações lógicas; estabelecimento de princípios; e genaralizações que permitem responder as perguntas propostas. A partir dos dados podemos concluir se: os consumidores estão satisfeitos com os serviços oferecidos; determinado local é interessante para se inaugurar um novo hotel.

12 A análise de dados permite caracterizar: como os elementos se distribuem; quais os valores de tendência central; qual a variabilidade dos dados; qual a relação entre duas quantidades - quanto maior a temperatura maior a busca por viagens para o litoral? Existem dois tipos de metodologias estatísticas: Estatística descritiva Simples levantamento e apresentação dos dados. Essa apresentação é feita por meio de: tabelas e gráficos.

13 Estatística Indutiva ou inferencial Permite tirar conclusões a partir dos dados obtidos. Não consiste apenas em uma apresentação dos dados.

14 Estatística no Turismo O mercado turístico está cada vez mais consciente da importância dos métodos estatísticos. É necessário desenvolver pesquisas estatísticas para: reunir as necessidades dos turistas com os locais a serem visitados; e, assim, preparar oportunidades para o futuro. A estatística ajuda a determiar: o produto que se deve oferecer; a quem se deve oferecer; como se deve oferecer.

15 A estatística permite estimar: taxas de crescimento de chegadas nacionais ou internacionais de turistas por região; previsões para o lucro gerado pelo turismo nos próximos anos; mostrar novos interesses dos turistas; manifestar novas tendências e rumos do mercado; planejar desenvolvimento de regiões turísticas.

16

17 O universo turístico sofre influência de variáveis como: situações socioeconômicas, culturais, políticas e mercadológicas. As projeções estatísticas: nos orientam sobre o comportamento dos mercados turísticos e de sua evolução. É possível prever, por exemplo, a renda per-capita em uma determinada região. Essas previsões estão sujeitas a erros: a probabilidade de erro é quantificada.

18

19 Atividade Turística em Portugal O gráfico mostra como o número de turistas e excursionistas a têm crescido ao longo dos anos. Figura 1: Visitantes entrados nas fronteiras em Fonte: Estatísticas do Turismo. a Visitantes que permancem menos de 24 horas

20 O perfil desses turistas pode ser rezumido pelo gráfico a seguir. Figura 2: Entradas gerais de visitantes em 1998, segundo o país de nacionalidade. Fonte: Estatísticas do Turismo.

21 Evolução do Turismo no Brasil Pesquisa do IBGE mostrou que setores ligados ao turismo cresceram 76% em 5 anos. O gráfico mostra os setores do turismo que mais geraram riqueza.

22 Aplicações da estatística em outra áreas: epidemiologia: verificar como uma doença se espalha em uma região; engenharia: testar qual melhor matéria-prima para fabricar determinado prouto; farmácia: verificar se um medicamento genérico tem o mesmo efeito do tradicional; medicina: averiguar a eficácia de determinados tratamento; marketing: investigar as preferências do consumidor.

23

24 População ou Universo Estatístico Totalidade de indivíduos que apresentam uma característica em comum, cujo comportamtento se quer analisar. Conjunto dos elementos que formam o unniverso de nosso estudo. Exemplo: todos habitantes de minas gerais; todos eleitores do brasil; mulheres acima de 30 anos que residem em belo horizonte; alunos da UFOP.

25 População ou Universo Estatístico Pode ser finita ou infinita. Quando a população é grande (eleitores brasileiros): é necessário fazer uma amostragem. Quando analisamos todos os elementos da população: estamos fazendo um censo.

26 Amostra Subconjunto finito da população. Necessária quando não é viável investigar toda população. Exemplo: queremos obter informações sobre audiência de um programa: população número total de domicílios que possuem TV; amostra conjunto de domicílios que serão visitados.

27 Variáveis Características que podem ser observadas ou medidas em cada elemento da população. Considere uma população definida como os funcionários de uma empresa turística. Podemos medir as seguintes variáveis: tempo de serviço; idades; estado civil; sexo.

28 As variáveis podem ser qualitativas e quantitativas. Qualitativas não possuem valores numéricos; são definidas por várias categorias; representam uma classificação dos indivíduos. Exemplo: sexo, cor da pele, estado civil. Podem ser classificadas em: nominais e ordinais. Nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplo: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio. Ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. : escolaridade (1o, 2o, 3o graus), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).

29 Classifique as seguintes variáveis: classe social; bairro onde mora; faixa etária.

30 Quantitativas Características que não possuem valores numéricos. Exemplo: renda per-capita. Podem ser contínuas ou discretas. Discretas:podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores. Geralmente são resultados de uma contagem. : número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia, proporção de fumantes.

31 Quantitativas Contínuas: assumem valores em uma escala contínua (na reta real). Valores fracionais fazem sentido (f(x) = x 2 ). Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. : peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.

32 Classifique as seguintes variáveis: número de ligações recebidas por uma central; proporção de turistas estrangeiros no Brasil; nacionalidade de um turista; lucro gerado pelo turismo em Ouro Preto.

ESTATÍSTICA. Aula 1 Introdução, Tipos de Variáveis, Tipos de Dados e Tabela de Frequência. Fernando Arbache

ESTATÍSTICA. Aula 1 Introdução, Tipos de Variáveis, Tipos de Dados e Tabela de Frequência. Fernando Arbache ESTATÍSTICA Aula 1 Introdução, Tipos de Variáveis, Tipos de Dados e Tabela de Frequência Fernando Arbache 2 INTRODUÇÃO A Estatística engloba os conceitos de organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Probabilidade e Estatística 1 Introdução Definição: Estatística é um conjunto de conceitos e métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise

Leia mais

O Papel da Estatística em outras áreas

O Papel da Estatística em outras áreas 5 de Março de 2012 Site: http://ericaestatistica.webnode.com.br/ e-mail: ericaa_casti@yahoo.com.br O método de Engenharia e o Pensamento Estatístico Distribuição de Pontos 3 provas - 30 pontos cada; Listas

Leia mais

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Noções Básicas de Bioestatística

Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Noções Básicas de Bioestatística Centro Universitário Maurício de Nassau Disciplina de Bioestatística Prof. Me. Allysson Haide allyssonhaide@hotmail.com 1 Segundo Shiguti e Shiguti (2006), A Estatística é uma coleção de métodos para planejar

Leia mais

A ESTATÍSTICA Introdução Histórica

A ESTATÍSTICA Introdução Histórica A ESTATÍSTICA Introdução Histórica Desde a antigu idade, os homens faziam registros: Número de habitantes; Nascimentos e óbitos; Avaliavam bens e riquezas do povo, para cobrar impostos; Estoque de alimentos,

Leia mais

Após essa disciplina você vai ficar convencido que a estatística tem enorme aplicação em diversas áreas.

Após essa disciplina você vai ficar convencido que a estatística tem enorme aplicação em diversas áreas. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Departamento de Estatística Luiz Medeiros CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas eleitorais Taxa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Departamento de Estatística Tarciana Liberal CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues Introdução O que é estatística? Subdivisão da matemática Descreve características de conjuntos, organizando e resumindo dados a seu respeito Busca relações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ESTATÍSTICA VITAL Departamento de Estatística Tarciana Liberal CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas eleitorais Taxa de

Leia mais

META Descrever o que são e como utilizar as variáveis e amostragem no trabalho científico de Biologia.

META Descrever o que são e como utilizar as variáveis e amostragem no trabalho científico de Biologia. VARIÁVEIS E AMOSTRAGEM META Descrever o que são e como utilizar as variáveis e amostragem no trabalho científico de Biologia. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno(a) deverá: identificar o que são variáveis

Leia mais

18/08/2009 TÁ NA MÉDIA! FILIPE S. MARTINS

18/08/2009 TÁ NA MÉDIA! FILIPE S. MARTINS ESTATÍSTICA BÁSICA AULA 02 TÁ NA MÉDIA! FILIPE S. MARTINS ESTATÍSTICA - ROTEIRO MÉTODO PERIMENTAL FASES DO MÉTODO PLANEJAMENTO E COLETA DE DADOS CRÍTICA E APURAÇÃO DOS DADOS POSIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Leia mais

1 Estatística Descritiva

1 Estatística Descritiva 1 Estatística Descritiva A estatística descritiva é parte da estatística que lida com a organização, resumo e apresentação de dados. Esta é feita por meio de: Tabelas; Gráficos; Medidas Descritivas (média,

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha   17 e 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-1000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 17 e 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Conceitos Estatística É uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização,

Leia mais

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA A FASE ANALÍTICA TCOR ENGEL SILVA COSTA costa.pms@ium.pt/226013 2 METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Previamente ao início da recolha de dados, o investigador

Leia mais

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS ANEXOS INTRODUÇÃO ANEXO 1 TABELA I Fator para estimar o desvio padrão ANEXO 2 TABELA II Valores padronizados para distribuição normal ANEXO 3 TABELA III Distribuição de

Leia mais

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior.

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior. Estatística Professor Jair Vieira Silva Júnior Ementa da Disciplina Estatística descritiva; Interpretação de gráficos e tabelas; Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma

Leia mais

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior.

Estatística. Professor Jair Vieira Silva Júnior. Estatística Professor Jair Vieira Silva Júnior Ementa da Disciplina Estatística descritiva; Interpretação de gráficos e tabelas; Amostras, representação de dados amostrais e medidas descritivas de uma

Leia mais

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo:

ESTATÍSTICA- I 3- POPULAÇÃO E AMOSTRA Variáveis A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis. Assim, por exemplo: ESTATÍSTICA- I 1- INTRODUÇÃO -A Estatística é a parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na

Leia mais

CURSO DE SPSS AULA 1. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira

CURSO DE SPSS AULA 1. UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira CURSO DE SPSS AULA 1 UFBA/FACED José Albertino Lordello Sheila Regina Pereira Introdução O Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS) - O SPSS e um software estatístico que permite a utilização

Leia mais

Descrição de Estatística

Descrição de Estatística Descrição de Estatística Elaborado pelo Prof. Leandro Maciel Estatística é um conjunto de métodos aplicados nas ciências com a finalidade de quantificar e analisar as ocorrências (fenômenos) de mesma natureza,

Leia mais

AULA 1 - CONCEITOS BÁSICOS E APRESENTAÇÃO DE DADOS PARTE 1

AULA 1 - CONCEITOS BÁSICOS E APRESENTAÇÃO DE DADOS PARTE 1 AULA 1 - CONCEITOS BÁSICOS E APRESENTAÇÃO DE DADOS PARTE 1 INFORMAÇÕES Professor: Roberto C. Leoni BLOG: http://aedbest.wordpress.com Apostilas com exercícios e gabaritos Software R http://cran.r-project.org/

Leia mais

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017

Prof.Letícia Garcia Polac. 28 de agosto de 2017 Bioestatística Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 28 de agosto de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Conceitos Básicos de Estatística 3 Introdução Introdução A Estatística é a

Leia mais

Prof. Anderson Rodrigo da Silva.

Prof. Anderson Rodrigo da Silva. Prof. Anderson Rodrigo da Silva anderson.silva@ifgoiano.edu.br Sobre Estatística Conjunto de conceitos e métodos. Ciência que recolhe fatos e fenômenos, analisa-os e interpreta-os quanto ao número de frequência,

Leia mais

CE001 Bioestatística. Prof. Cesar Augusto Taconeli. Curitiba-PR 2015

CE001 Bioestatística. Prof. Cesar Augusto Taconeli. Curitiba-PR 2015 CE001 Bioestatística Prof. Cesar Augusto Taconeli Curitiba-PR 2015 Parte 1 - Introdução 2 Estatística Conjunto de métodos aplicados à coleta, organização e análise de dados. Dados Informações produzidas

Leia mais

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números?

Introdução. Quem nunca ouviu a palavra estatística referindo-se a um número ou conjunto de números? Estatística Disciplina de Estatística 2012/2 Curso de Administração em Gestão Pública Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: lessavaleria@gmail.com 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística

Leia mais

Análise de dados, tipos de amostras e análise multivariada

Análise de dados, tipos de amostras e análise multivariada Les-0773: ESTATÍSTICA APLICADA III Análise de dados, tipos de amostras e análise multivariada AULA 1 12/05/17 Prof a Lilian M. Lima Cunha Maio de 2017 Introdução O que significa o termo estatística? No

Leia mais

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística

Bioestatística. Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva. Ciências biológicas a USP ESALQ. Estatística Bioestatística Luiz Ricardo Nakamura Cristiane Mariana Rodrigues da Silva Ciências biológicas a USP ESALQ LR Nakamura Estatística ESALQ 1 / 67 Estatística e o método científico Circularidade do método

Leia mais

Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva

Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva karine.sato.silva@gmail.com Análise Exploratória dos Dados Com o advento da informática o mundo encheu-se de dados. Dados de funcionários, clientes,

Leia mais

AULA Nº 2. Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística

AULA Nº 2. Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística AULA Nº 2 Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística Conceitos Fundamentais A Estatística, que é um ramo da Matemática Aplicada, teve suas origens na Antiguidade, relacionando-se

Leia mais

Introdução à Bioestatística

Introdução à Bioestatística Instituto Nacional de Cardiologia January 8, 2015 1 2 3 4 5 Origem da Estatística?! 3000 A.C. Origem da Estatística?! 3000 A.C. Objetivo = $$$ Inclusive com indícios na Bíblia [Números - Antigo Testamento]:

Leia mais

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos

Unidade I ESTATÍSTICA. Prof. Celso Ribeiro Campos Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Ribeiro Campos Visão geral da estatística Estatística: Conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições

Leia mais

Escala de Medidas de Variáveis. Tabelas de Frequência. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos.

Escala de Medidas de Variáveis. Tabelas de Frequência. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos. Aula # 04 Escala de Medidas de Variáveis. Tabelas de Frequência. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos. Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Introdução Professora Renata Alcarde Sermarini Piracicaba março 2017 Renata Alcarde Sermarini Estatística Geral 3 de Março de 2017

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos

Leia mais

Seção 1.1 Uma visão geral da estatística

Seção 1.1 Uma visão geral da estatística Seção 1.1 Uma visão geral da estatística Depois de ver os slides de cada seção, faça o Tente isto em seu livro para ver se entendeu o material. Em seguida, resolva os problemas indicados para a seção.

Leia mais

Palestra - Matemática Aplicada

Palestra - Matemática Aplicada Palestra - Matemática Aplicada Marinho G. Andrade SME/ICMC/USP Maio de 2018 Marinho (SME/ICMC/USP) SME 0803 2018.1 1 / 23 Introdução Primeiras Ideias Visão geral da abordagem estatística dos problemas;

Leia mais

INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS

INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS INE 6006 MÉTODOS ESTATÍSTICOS Professor Marcelo Menezes Reis http://www.inf.ufsc.br/~marcelo/ Disciplinas em 2016.1 (Métodos Estatísticos) marcelo.menezes.reis@ufsc.br menreis1968@gmail.com Sala INE 510-37217556

Leia mais

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA

CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS GCN 7901 ANÁLISE ESTATÍSTICA EM GEOCIÊNCIAS PROFESSOR: Dr. ALBERTO FRANKE CONTATO: alberto.franke@ufsc.br F: 3721 8595 CAPÍTULO 3 POPULAÇÃO E AMOSTRA As pesquisas de opinião

Leia mais

08/05/2014. Importância da Estatística e o Desafio do Ensino nas Ciências Sociais. Porque é importante estudar Estatística?

08/05/2014. Importância da Estatística e o Desafio do Ensino nas Ciências Sociais. Porque é importante estudar Estatística? Unidade 1 : Introdução à Estatística Estatística: Importância da Estatística e o Desafio do Ensino nas Ciências Sociais João Garibaldi Almeida Viana Ciência (ou método) cujo objetivo principal é auxiliar

Leia mais

Estatística Vital Aula 1-07/03/2012. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística UFPB

Estatística Vital Aula 1-07/03/2012. Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística UFPB Estatística Vital Aula 1-07/03/2012 Hemílio Fernandes Campos Coêlho Departamento de Estatística UFPB Programa proposto Noções de estatística descritiva Noções de probabilidade Noções de Intervalo de confiança

Leia mais

Noções de Probabilidade e Estatística

Noções de Probabilidade e Estatística Disciplina: 221171 Noções de Probabilidade e Estatística Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Disciplina: 221171 1. Introdução 2 O que é estatística? Por que eu devo estudar estatística?

Leia mais

um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de

um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de Estatística Básica O que é Estatística? um conjunto de métodos e processos quantitativos que servem para estudar e medir os fenômenos coletivos Aplicações em quase todas as áreas de Aplicações em quase

Leia mais

Principais Conceitos em Estatística

Principais Conceitos em Estatística 1 Principais Conceitos em Estatística Ernesto F. L. Amaral 08 de outubro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Triola, Mario F. Introdução à estatística. 10 ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Leia mais

Introdução à estatística. Prof. Anderson Rodrigo da Silva

Introdução à estatística. Prof. Anderson Rodrigo da Silva Prof. Anderson Rodrigo da Silva anderson.silva@ifgoiano.edu.br Sobre Estatística Conjunto de conceitos e métodos. Ciência que recolhe fatos e fenômenos, analisa-os e interpreta-os quanto ao número de frequência,

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA

TIPOS DE VARIÁVEIS E AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA TIPOS DE VARIÁVEIS E AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 26 de abril de 2017 É o que está sendo medido em uma população, como por

Leia mais

Aulão - Estatística Ministério da Fazenda Professor: Ronilton Loyola 1. Conceito de Estatística É uma técnica científica, uma metodologia adotada para se trabalhar com dados, com elementos de pesquisa.

Leia mais

Medidas-Resumo. Tipos de Variáveis

Medidas-Resumo. Tipos de Variáveis Tipos de Variáveis Medidas-Resumo Exemplo 2.1 Um pesquisador está interessado em fazer um levantamento sobre alguns aspectos socioeconômicos dos empregados da seção de orçamentos da Companhia MB. Usando

Leia mais

6EMA Lucas Santana da Cunha 19 de abril de Universidade Estadual de Londrina

6EMA Lucas Santana da Cunha  19 de abril de Universidade Estadual de Londrina ESTATÍSTICA ECONÔMICA 6EMA020-2000 lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 19 de abril de 2017 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma Critério de Avaliação Bibliografia

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um

Leia mais

DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TURMA: Informática de Gestão

DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TURMA: Informática de Gestão Aula # 04 DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TURMA: Informática de Gestão Escala de Medidas de Variáveis. Frequência absoluta e relativa de dados quantitativos. Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de março de 2018 Londrina-PR 1 / 13

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de março de 2018 Londrina-PR 1 / 13 MOTIVAÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 21 de março de 2018 Londrina-PR 1 / 13 O QUE É ESTATÍSTICA??? A palavra estatística

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

Tipos de variáveis e amostragem

Tipos de variáveis e amostragem Tipos de variáveis e amostragem probabiĺıstica Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 28 de março de 2018 Londrina 1 / 19 Definição Tipos de variáveis

Leia mais

Estatística e Probabilidade Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Semestre 2012/2

Estatística e Probabilidade Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Semestre 2012/2 Estatística e Probabilidade Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Semestre 2012/2 Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa E-mail: valeria-lessa@uergs.edu.com 1 Introdução Quem nunca ouviu a palavra estatística

Leia mais

Técnicas de Apoio à Economia

Técnicas de Apoio à Economia Técnicas de Apoio à Economia Elisabete Maciel Turmas 04, 05 e 07 Conteúdo Programático 1. CONCEITOS ELEMENTARES DE APOIO À ANÁLISE ECONÓMICA 1. DADOS E VARIAÇÕES DE DADOS 2. NÚMEROS ÍNDICES E DEFLAÇÃO

Leia mais

Princípios de Estatística

Princípios de Estatística Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica MOQ-13 Probabilidade e Estatística Profa. Denise Beatriz Ferrari www.mec.ita.br/ denise denise@ita.br 05/10/2011 Probabilidade

Leia mais

Aula 1 -Fundamentos e conceitos básicos (Notas de aula) Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara

Aula 1 -Fundamentos e conceitos básicos (Notas de aula) Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara Aula 1 -Fundamentos e conceitos básicos (Notas de aula) Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara Adquirir conhecimento dos fundamentos da Estatística, em seus campos Descritivo e Inferencial, como base

Leia mais

Análise Descritiva de Dados

Análise Descritiva de Dados Análise Descritiva de Dados 1 Estatística estatística descritiva estatística inferencial 2 Estatística descritiva Envolve técnicas que permitem representar, mensurar e analisar um conjunto de dados 3 Estatística

Leia mais

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA

ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO - 3º ANO ESTATÍSTICA PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA http://donaantoniavaladares.comunidades.net ESTATÍSTICA Origem no latim Status (estado) + isticum

Leia mais

Capítulo 2 Princípios gerais da Estatística

Capítulo 2 Princípios gerais da Estatística Capítulo 2 Princípios gerais da Estatística L E I T u R A C R í T I C A D E A R T I G O S C I E N T í F I CO S 23 2.1. Histórico Desde a antiguidade a Estatística está presente na vida do homem. As necessidades

Leia mais

CAPÍTULO 1 NATUREZA DA ESTATÍSTICA

CAPÍTULO 1 NATUREZA DA ESTATÍSTICA CAPÍTULO 1 NATUREZA DA ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS GCN 7901 ANÁLISE ESTATÍSTICA EM GEOCIÊNCIAS PROFESSOR: Dr. ALBERTO FRANKE CONTATO: alberto.franke@ufsc.br F: 3721 3526 Métodos Estatísticos

Leia mais

Introdução à análise exploratória de dados

Introdução à análise exploratória de dados Introdução à análise exploratória de dados Wagner H. Bonat Elias T. Krainski Fernando P. Mayer Universidade Federal do Paraná Departamento de Estatística Laboratório de Estatística e Geoinformação LEG/DEST/UFPR

Leia mais

1 - Introdução Enquadramento Geral Problema de estudo Objetivos de pesquisa Objetivo geral 14

1 - Introdução Enquadramento Geral Problema de estudo Objetivos de pesquisa Objetivo geral 14 Índice 1 - Introdução 12 1.1 Enquadramento Geral 12 1.2 Problema de estudo 13 1.3 Objetivos de pesquisa 14 1.3.1 Objetivo geral 14 1.3.2 Objetivos específicos 14 1.4 Metodologia 14 1.5 Estrutura do trabalho

Leia mais

Curso de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Vida. Tópicos em bioestatística fundamentais para o pesquisador em Ciências da Vida

Curso de Metodologia da Pesquisa em Ciências da Vida. Tópicos em bioestatística fundamentais para o pesquisador em Ciências da Vida Tópicos em bioestatística fundamentais para o pesquisador em Ciências da Vida Conceito de bioestatística A bioestatística é um recurso matemático aplicado às ciências biológicas Tem por finalidade de coletar,

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 1 RESUMO DE DADOS RESUMO DE DADOS 1 TIPOS DE VARIÁVEIS Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos de uma população. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas

Leia mais

PADRÃO DE GESTÃO. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ.

PADRÃO DE GESTÃO. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se aos colaboradores do IHEF Medicina Laboratorial contemplados no SGQ. Versão: 2016.00 Pag.: 1 de 6 1. OBJETIVO Este Padrão de Gestão normatiza a gestão do Controle Externo da Qualidade que estejam contemplados no SGQ, conforme as definições expressas pela Norma de Acreditação

Leia mais

Estatística Básica. Profa. Andreza Palma

Estatística Básica. Profa. Andreza Palma Estatística Básica Profa. Andreza Palma DEFINIÇÕES PRELIMINARES Estatística (ciência): A ciência de coletar, organizar, apresentar, analisar e interpretar dados numéricos com o objetivo de tomar melhores

Leia mais

Estatística Descritiva (I)

Estatística Descritiva (I) Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística Origem relacionada com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação evoluiu: a coleta de dados representa somente um dos aspectos

Leia mais

Departamento de Estatística

Departamento de Estatística Laboratório de Ciências - Aula 3 Departamento de Estatística 7 de Janeiro de 2014 Introdução Suponha que dispomos de um conjunto de dados, por exemplo, número de gols (ou número de impedimentos, chutes

Leia mais

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I)

MAE116 Farmácia Estatística Descritiva (I) MAE116 Farmácia 2017 Estatística Descritiva (I) 1 O que é Estatística A estatística desempenha o papel importante em muitos processos de tomada de decisão. Um pesquisador, em muitas situações, necessita

Leia mais

Lista 02. EST001 - Elementos de Estatística Turma C (e) Um conjunto de indivíduo de um mesmo município, estado ou país.

Lista 02. EST001 - Elementos de Estatística Turma C (e) Um conjunto de indivíduo de um mesmo município, estado ou país. Exercício 1. População ou universo é: (a) Um conjunto de pessoas; (b) Um conjunto de elementos quaisquer; (c) Um conjunto de pessoas com uma característica comum; (d) Um conjunto de elementos com pelo

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

O Papel da Estatística em outras áreas

O Papel da Estatística em outras áreas 18 de Março de 2014 Site: http://www.iceb.ufop.br/deest/ e-mail: ericaa_casti@yahoo.com.br Aplicações Distribuição de Pontos 3 provas - 30 pontos cada; Listas - 10 pontos. Livro Texto ESTATISTICA APLICADA

Leia mais

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade I. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade I ESTATÍSTICA Profa. Ana Carolina Bueno Estatística Interpretar processos em que há variabilidade. Estatísticas indica qualquer coleção de dados quantitativos, ou ainda, ramo da matemática que

Leia mais

Introdução a Estatística. Prof.: Ademilson Teixeira

Introdução a Estatística. Prof.: Ademilson Teixeira Introdução a Estatística Prof.: Ademilson Teixeira Ademilson.teixeira@ifsc.edu.br 1 Plano de Ensino Competências: Conhecer os fundamentos e recursos da estatística aplicada e interpretar seus resultados.

Leia mais

Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira

Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira Estatística Básica Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira Sumário Estatística Básica Unidade I 1 INTRODUÇÃO...2 2 COLETAS DE DADOS...6 3 TIPOS DE VARIÁVEIS... 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS...11

Leia mais

Introdução a Estatística. População, mostra, variaveis. Notação Científica e Arredondamento.

Introdução a Estatística. População, mostra, variaveis. Notação Científica e Arredondamento. Aula # 02 Introdução a Estatística. População, mostra, variaveis. Notação Científica e Arredondamento. Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações e Eletrônica

Leia mais

Elementos de Estatística. Michel H. Montoril Departamento de Estatística - UFJF

Elementos de Estatística. Michel H. Montoril Departamento de Estatística - UFJF Elementos de Estatística Michel H. Montoril Departamento de Estatística - UFJF O que é a estatística? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

Introdução à Probabilidade e Estatística I

Introdução à Probabilidade e Estatística I Introdução à Probabilidade e Estatística I População e Amostra Medidas resumo Prof. Alexandre G Patriota Sala: 298A Email: patriota@ime.usp.br Site: www.ime.usp.br/ patriota Passos iniciais O primeiro

Leia mais

ESTATÍSTICA. Objectivo: recolha, compilação, análise e interpretação de dados. ESTATÍSTICA DESCRITIVA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

ESTATÍSTICA. Objectivo: recolha, compilação, análise e interpretação de dados. ESTATÍSTICA DESCRITIVA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 1 ESTATÍSTICA Objectivo: recolha, compilação, análise e interpretação de dados. ESTATÍSTICA DESCRITIVA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Estatística descritiva : o objectivo é sintetizar e representar de uma forma

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II METROLOGIA II Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 2 Período Introdução à Estatística; Medidas de Tendência Central; Medidas Separatrizes; Medidas

Leia mais

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges

Pesquisa de Mercado. 08 de junho de Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Pesquisa de Mercado 08 de junho de 2017 Profa. Daniela Callegaro, Dr. Martiele Cortes Borges Relembrando... Estrutura da Pesquisa 1. Definição do problema 2. Elaboração de uma abordagem do problema 3.

Leia mais

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS

TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS TIPOS DE VARIÁVEIS E RESUMO DE DADOS Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 26 de março de 2018 Londrina 1 / 32 Definição Tipos de variáveis Definição

Leia mais

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NOÇÕES DE ESTATÍSTICA 1. INTRODUÇÃO A Estatística trata dos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, visando também a tomada de decisões. . POPULAÇÃO E AMOSTRA

Leia mais

A Estatística compreende um conjunto de

A Estatística compreende um conjunto de UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INTRODUÇÃO Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ESTATÍSTICA O que a Estatística significa para você? Pesquisas

Leia mais

AULA 01 INTRODUÇÃO: Definição Amostra Amostragem Dados Variáveis BIOESTATÍSTICA. Profª Ms. Mara Cynthia

AULA 01 INTRODUÇÃO: Definição Amostra Amostragem Dados Variáveis BIOESTATÍSTICA. Profª Ms. Mara Cynthia AULA 01 INTRODUÇÃO: Definição Amostra Amostragem Dados Variáveis BIOESTATÍSTICA Profª Ms. Mara Cynthia Definição Bioestatística é um ramo da Estatística que se aplica às Ciências Biológicas como, por exemplo,

Leia mais

NOTAS DE AULA Capítulo 1 Introdução à Análise Exploratória de dados

NOTAS DE AULA Capítulo 1 Introdução à Análise Exploratória de dados NOTAS DE AULA Capítulo 1 Introdução à Análise Exploratória de dados 1) Estatística: o O que é? o Para que serve? o Qual a importância para o meu trabalho? o Qual a importância no dia a dia?? 2) Abordagem:

Leia mais

BIOESTATÍSTICA. Prof ª Marcia Moreira Holcman

BIOESTATÍSTICA. Prof ª Marcia Moreira Holcman BIOESTATÍSTICA Prof ª Marcia Moreira Holcman mholcman@uol.com.br Bibliografia VIEIRA S. Introdução à Bioestatística, Editora Campus Rio de Janeiro, 1998. CALLEGARI-JACQUES SIDIA M. Bioestatísticos Princípios

Leia mais

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA

ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA ESTATÍSTICA ECONÔMICA A 6EMA020-1000 Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 21 de março de 2018 Londrina-PR 1 / 19 1 o Bimestre Plano do Curso Cronograma

Leia mais

AMPLIANDO OS CONCEITOS BÁSICOS COM EXEMPLOS. variável dados estatística parâmetro

AMPLIANDO OS CONCEITOS BÁSICOS COM EXEMPLOS. variável dados estatística parâmetro AMPLIANDO OS CONCEITOS BÁSICOS COM EXEMPLOS conceitos distintos: população amostra variável dados estatística parâmetro Exemplo: Indicadores de Qualidade do Ensino Superior Objetivo: Comparar Indicadores

Leia mais

Bioestatística. Ano lectivo: 2007/2008 Docentes: Andreia Hall Cláudia Neves

Bioestatística. Ano lectivo: 2007/2008 Docentes: Andreia Hall Cláudia Neves Bioestatística Ano lectivo: 2007/2008 Docentes: Andreia Hall (andreia.hall@ua.pt) Cláudia Neves (claudia.neves@ua.pt) 1 O que é a Estatística? A Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informação,

Leia mais

Definição de estatística: fornece vários métodos para organizar e resumir um conjunto de dados e, com base nestas informações, tirar conclusões

Definição de estatística: fornece vários métodos para organizar e resumir um conjunto de dados e, com base nestas informações, tirar conclusões BIOESTATÍSTICA 1 BIOESTATÍSTICA Definição de estatística: fornece vários métodos para organizar e resumir um conjunto de dados e, com base nestas informações, tirar conclusões A estatística pode ser dividida

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem.

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1. 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT ESTATÍSTICA Lista 1 1) Defina POPULAÇÃO e AMOSTRA e cite pelo menos 3 vantagens da amostragem. 2) Indique as fases principais do método estatístico. 3) Suponha

Leia mais