Concordância e regência nominal. Introdução Concordância nominal... 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concordância e regência nominal. Introdução Concordância nominal... 2"

Transcrição

1 1 Concordância e regência nominal Sumário Introdução... 2 Concordância nominal... 2 Casos especiais... 4 a) é bom, é necessário, é permitido, é proibido b) o melhor possível c) menos Regência nominal Aprofundamento Resumo... 22

2 2 Introdução Já sabemos o que é concordância e regência. Uma estuda a correspondência de flexões entre os termos da frase, outra preocupa-se com a interdependência das palavras. Falta aplicarmos essas regras aos nomes. Concordância nominal 1. FGV/SSP-AM/2015 Os termos de um texto podem manter entre si relações de concordância nominal ou verbal; os termos abaixo que NÃO estabelecem entre si qualquer relação de concordância são: (A) resposta insatisfatória; (B) atendimento público; (C) alguém espera; (D) horário regulamentar; (E) mais cedo. Comentário: as bancas raramente dedicam questões inteiras à concordância nominal. Geralmente elas associam o tema aos verbos. Assim como na concordância verbal, a nominal apresenta uma regra geral e outras particulares. A regra geral diz que os determinantes adjetivo, artigo, numeral, pronome variam para adequar-se ao substantivo ou ao termo de valor substantivo. Exemplo: As nossas duas mãos inseguras apertaram-se.

3 3 Note que o artigo (As), o pronome (nossas), o numeral (duas) e o adjetivo (inseguras) se flexionaram em gênero (feminino) e número (plural), a fim de se adaptar ao substantivo (mãos). Atenção! Adjetivos, artigos, numerais e pronomes devem concordar em gênero e número com o substantivo. Nesse sentido, precisamos encontrar a alternativa em que um elemento não caracteriza o substantivo. Dica! Se estiver em dúvida, altere o gênero ou o número do substantivo e veja se o determinante varia. Se variar, significa que houve concordância. (A) resposta insatisfatória O adjetivo (insatisfatória) variou para concordar com seu referente (resposta). Observe que, se este fosse colocado no plural, o adjetivo teria de adaptar-se a ele (respostas insatisfatórias). (B) atendimento público O adjetivo (público) variou para concordar com seu referente (atendimento). Se este fosse colocado no plural, o adjetivo se adaptaria a ele (atendimentos públicos). (C) alguém espera Esse é um caso de concordância verbal. O verbo (espera) variou para concordar com seu referente (alguém). Se este fosse substituído por termo equivalente, no plural, o verbo se adaptaria a ele (algumas pessoas esperam). (D) horário regulamentar O adjetivo (regulamentar) variou para concordar com seu referente (horário). Se este fosse colocado no plural, o adjetivo se adaptaria a ele (horários regulamentares). (E) mais cedo

4 4 Ambas as palavras são advérbios. E, como sabemos, eles não se referem a substantivos e fazem parte das classes gramaticais invariáveis. Para confirmar que não houve relação de concordância, construa frases de gênero e número diferentes, usando os dois termos, e compare-as (Ele acorda mais cedo, Elas acordam mais cedo). Nenhum deles variou! Aqui está a primeira resposta! Resposta: E Casos especiais 2. FGV/CODEBA/2016, com adaptações Assinale a opção em que a concordância entre os termos está incorreta. (A) As várias eras, éons, períodos, épocas e idades. (B) Os vários períodos, éons, eras, épocas e idades. (C) Os éons, eras, períodos, épocas e idades várias. (D) As várias períodos, éons, eras, épocas e idades. (E) Os éons, eras, épocas, períodos e idades vários. Comentário: para encontrar o erro, é necessário conhecer as particularidades da concordância nominal. Embora a regra geral trate de todos os determinantes, a maioria dos casos especiais se refere apenas ao adjetivo e às situações em que há mais de um substantivo na oração. Por isso, precisamos recapitular as funções sintáticas do adjetivo, explicadas na aula 01. Ele pode funcionar como adjunto adnominal ou como predicativo. Aquele se liga aos nomes; este, aos verbos, mas também qualifica os nomes.

5 5 Exemplos: A bela chácara foi reformada. A chácara ficou bela. Na primeira frase, o elemento sublinhado refere-se ao substantivo chácara e não tem independência sintática, pois faz parte do sujeito (A bela chácara). Ele atua, portanto, como adjunto adnominal. Na segunda, o adjetivo é introduzido pelo verbo (ficou) e exerce a função de predicativo, atribuindo qualidade ao sujeito. Lembrete: o adjetivo pode atuar como adjunto adnominal ou como predicativo. Voltando às regras particulares de concordância, é importante atentarmos para três fatos: a função sintática do adjetivo, a posição que ele ocupa e o gênero dos substantivos. Se ele for adjunto adnominal e aparecer antes dos substantivos, concordará com o mais próximo, mas qualificará todos. Se vier depois, poderá concordar com o mais próximo, referindo-se apenas a este, ou com todos. Exemplos: Bela praia e campo visitamos. Praia e campo belo (ou belos) visitamos. Quando um determinante concorda com a palavra mais próxima, ocorre concordância atrativa. Quando ele concorda com o conjunto dos termos, há concordância lógica. Lembre-se de que essas disposições se aplicam somente às frases com mais de um substantivo. Em caso de um único substantivo, vale a regra geral. Vejamos as alternativas. (A) As várias eras, éons, períodos, épocas e idades.

6 6 O período contém um artigo (As) e um pronome adjetivo (várias), exercendo função de adjunto adnominal, antepostos a cinco substantivos. Nessa condição, os determinantes devem concordar com o primeiro substantivo (eras). (B) Os vários períodos, éons, eras, épocas e idades. O período contém um artigo (Os) e um pronome adjetivo (vários), exercendo função de adjunto adnominal, antepostos a cinco substantivos. Nessa condição, os determinantes devem concordar com o primeiro substantivo (períodos). (C) Os éons, eras, períodos, épocas e idades várias. O período contém um artigo (Os) e um adjetivo (várias), exercendo função de adjunto adnominal. O primeiro aparece anteposto a cinco substantivos, condição em que deve concordar com o substantivo mais próximo (éons). O segundo está posposto aos substantivos, podendo concordar com o mais próximo (idades) ou com todos (caso em que estaria no gênero masculino). Repare que alterei a classificação gramatical da palavra várias, por considerar que a mudança de posição, do início para o final da frase, alterou seu sentido (da ideia de quantidade para a de variedade). (D) As várias períodos, éons, eras, épocas e idades. O período contém um artigo (As) e um pronome adjetivo (várias), exercendo função de adjunto adnominal, antepostos a cinco substantivos. Nessa condição, os determinantes devem concordar com o primeiro substantivo (períodos), o que não ocorreu. Encontramos o erro! (E) Os éons, eras, épocas, períodos e idades vários. O período contém um artigo (Os) e um adjetivo (vários), exercendo função de adjunto adnominal. O primeiro aparece anteposto a cinco substantivos, condição em que deve concordar com o substantivo mais próximo (éons).

7 7 O segundo está posposto aos substantivos, podendo concordar com o mais próximo (idades) ou com todos (considerando que os substantivos são de gêneros diferentes, o adjetivo deve flexionar-se no masculino vários). Resposta: D 3. FCC/ , coletânea A alternativa em que a expressão sublinhada pode ser substituída pelo que se apresenta entre colchetes, respeitando-se a concordância, e sem quaisquer outras alterações no enunciado, é: (A) A maioria das tecnologias necessárias para as cidades inteligentes já são viáveis economicamente em todo o mundo... [viável] (B) A ideia de cidade inteligente sempre aparece relacionada à abertura de bases de dados por parte dos órgãos públicos. [relacionado] (C) Não parece ser devidamente valorizada, nos debates ecológicos, a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas. [valorizado] (D)...desde bases de dados de saúde e educação públicas, por exemplo, até os dados pessoais... [pública] (E) As emoções são adaptações singulares que integram o mecanismo, especialmente das espécies mais desenvolvidas, com o qual os organismos regulam sua sobrevivência. [os quais] Comentário: como a FCC não costuma cobrar questões só de concordância nominal, reuni alternativas que foram aplicadas em provas diferentes. Antes de resolvê-las, deixe-me completar a explicação sobre os casos particulares. Se o adjetivo for predicativo e aparecer antes dos substantivos, poderá concordar com o mais próximo, referindo-se à totalidade, ou com todos. Se vier depois, concordará obrigatoriamente com todos.

8 8 Exemplos: É bela (ou São belos) a praia e o campo. A praia e o campo são belos. Para facilitar seu estudo, fiz um quadro para você consultar as diferenças de concordância. Função Antes dos substantivos Depois dos substantivos Adjunto atrativa atrativa* ou lógica Predicativo atrativa ou lógica lógica *qualifica apenas ao substantivo próximo. Passemos às alternativas. (A) A maioria das tecnologias necessárias para as cidades inteligentes já são viáveis economicamente em todo o mundo... [viável] Como o sujeito não é composto, o adjetivo deve obedecer à regra geral de concordância, mantendo a flexão do verbo a que se vincula (são). Repare que a única concordância facultativa é a do verbo, pois ele se liga a sujeito formado de expressão partitiva. O predicativo só poderia ser substituído por viável se o verbo estivesse no singular (A maioria das tecnologias necessárias para as cidades inteligentes já é viável). (B) A ideia de cidade inteligente sempre aparece relacionada à abertura de bases de dados por parte dos órgãos públicos. [relacionado] Mais uma vez, o sujeito não é composto, e o elemento destacado deve obedecer à regra geral de concordância nominal. Como, na frase, não há termo de gênero masculino, o predicativo não pode ser substituído por relacionado. (C) Não parece ser devidamente valorizada, nos debates ecológicos, a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas. [valorizado] O predicativo aparece antes dos substantivos, podendo concordar com o mais próximo ou com todos. Todavia, considerando que ambos os nomes são do gênero feminino (singularidade, diversidade), ele não pode ser substituído por valorizado.

9 9 (D)...desde bases de dados de saúde e educação públicas, por exemplo, até os dados pessoais... [pública] O adjetivo atua como adjunto adnominal e aparece depois de dois substantivos (saúde, educação), podendo concordar com o mais próximo ou com todos. Em ambas as opções de concordância, não será necessário fazer nenhuma outra alteração na frase. A letra D é a resposta! (E) As emoções são adaptações singulares que integram o mecanismo, especialmente das espécies mais desenvolvidas, com o qual os organismos regulam sua sobrevivência. [os quais] Pela flexão do pronome relativo (o qual), no masculino, sabemos que ele retoma o termo mecanismo. Já que não há antecedente do mesmo gênero e do plural, ele não pode ser substituído por os quais. Resposta: D 4. FCC/DPE-RR/2015 A concordância está correta na seguinte frase: (A) As postagens de intolerância, de ódio e de racismo devem ser monitorados por um aplicativo. (B) Quaisquer tipos de mensagens de ódio, recorrentes nas redes sociais, devem ser combatidos. (C) É preciso que seja interrompido a circulação de conteúdos ofensivos no meio virtual. (D) Com a disponibilização dos dados, serão criados políticas públicas para amparar as vítimas. (E) Métodos para reprimir os vários tipos de violência na internet se tornaram imprescindível.

10 10 Comentário: vamos direto aos itens! (A) As postagens de intolerância, de ódio e de racismo devem ser monitorados por um aplicativo. As postagens devem ser monitoradas, não monitorados. (B) Quaisquer tipos de mensagens de ódio, recorrentes nas redes sociais, devem ser combatidos. Os tipos devem ser combatidos. A concordância está correta! Embora essa construção possa parecer estranha, note que a concordância com o núcleo do sujeito sempre é adequada. (C) É preciso que seja interrompido a circulação de conteúdos ofensivos no meio virtual. A circulação é interrompida, não interrompido. (D) Com a disponibilização dos dados, serão criados políticas públicas para amparar as vítimas. As políticas serão criadas, não criados. (E) Métodos para reprimir os vários tipos de violência na internet se tornaram imprescindível. Os métodos se tornaram imprescindíveis, não imprescindível. Resposta: B Antes de resolver os últimos exercícios de concordância nominal, veja três casos que são cobrados pelas bancas. a) é bom, é necessário, é permitido, é proibido i. Se o adjetivo atuar como adjunto adnominal, concordará com o substantivo. Entrada proibida gera curiosidade. Água boa não enjoa.

11 11 i. Se for predicativo, concordará com o determinante. Caso não haja determinante, o adjetivo ficará invariável. Entrada é proibido. Água é bom para a saúde. A entrada é proibida. A água é boa para a saúde. b) o melhor possível O adjetivo possível deve concordar com o artigo. Máquinas o mais rápidas possível. Deu as melhores referências possíveis. c) menos Nunca varia. Menos pessoas vieram ao festival. Há menos meninas do que meninos no ginásio. Atenção! A palavra menos é invariável. Preparei duas listas de palavras que geram dúvidas em relação à concordância. A primeira exibe termos que são variáveis.

12 12 Variam agradecido anexo apenso extra grato incluso leso obrigado próprio quite servido Exemplo Elas ficaram agradecidas. Envio documentos anexos. As planilhas estão apensas ao processo. Temos horas extras. Elas parecem gratas. Envio inclusa a proposta. Crime de lesa-pátria. Muito obrigadas! Elas próprias chefiam o evento. Estou quite com você. A refeição foi servida no horário. A segunda mostra palavras que podem variar, desde que não atuem como advérbios ou palavras denotativas. Podem variar barato bastante (= muitos) caro longe (= distantes) meio (numeral) mesmo muito pouco só (= sozinho) todo Exemplo A loja oferece mercadorias baratas. Há bastantes opções para todos. Ele prefere roupas caras. A vila fica em longes terras. Encha meia taça, por favor. Nós mesmas redigimos o parecer. Muitas pessoas compareceram. Mulher de poucas palavras. Hoje estamos sós. Nem toda vitória é vantajosa.

13 13 5. FCC/TRT-RS/2105 A frase que respeita as orientações da norma-padrão da língua, no que se refere à concordância, é: (A) Parece muito óbvio, de acordo com o noticiário, a intenção de os artistas de ópera pugnarem por melhores condições de trabalho e por melhores salários. (B) No planejamento constam várias cotações para a compra dos instrumentos, e nota-se que é bastante caro os de corda, como o violino e a harpa. (C) De acordo com o especialista, são muito fugaz, mesmo, as variações de tom no canto inicial, mas é exatamente essa diversificação que dá brilho ao trecho. (D) Foram realmente débeis, por confrontos com outras encenações, a série de entradas do tenor em cena, mas isso foi atribuído à insegurança de um iniciante. (E) A ópera, considerados sua concepção e entendimento atuais, pode ser tida como uma arte menos exótica, mas sempre transformadora. Comentário: analisemos as alternativas. (A) Parece muito óbvio, de acordo com o noticiário, a intenção de os artistas de ópera pugnarem por melhores condições de trabalho e por melhores salários. Cuidado com o sujeito posposto. Se colocarmos a frase na ordem direta, veremos facilmente que a forma correta seria a intenção parece muito óbvia, não óbvio. O vocábulo muito não variou porque atuou como advérbio, modificando o adjetivo óbvio.

14 14 Lembrete: Advérbios são invariáveis e modificam adjetivos, verbos ou outros advérbios. (B) No planejamento constam várias cotações para a compra dos instrumentos, e nota-se que é bastante caro os de corda, como o violino e a harpa. O correto seria os instrumentos de corda são bastante caros, não é caro. O vocábulo bastante não variou porque atuou como advérbio, modificando o adjetivo caros. (C) De acordo com o especialista, são muito fugaz, mesmo, as variações de tom no canto inicial, mas é exatamente essa diversificação que dá brilho ao trecho. O correto seria as variações são fugazes (rápidas), não fugaz. A palavra mesmo não variou porque atuou como advérbio, equivalendo a realmente, de fato. (D) Foram realmente débeis, por confrontos com outras encenações, a série de entradas do tenor em cena, mas isso foi atribuído à insegurança de um iniciante. O correto seria a série foi débil, não foram débeis. (E) A ópera, considerados sua concepção e entendimento atuais, pode ser tida como uma arte menos exótica, mas sempre transformadora. Com o predicativo anteposto (considerados) aos substantivos, a concordância pode ocorrer com o mais próximo (concepção) ou com todos (concepção e entendimento), sendo esta a que ocorreu. Com o adjunto adnominal posposto (atuais) aos substantivos, a concordância também é facultativa, podendo se dar com o mais próximo (entendimentos), e referindo-se apenas a este, ou com todos (concepção e entendimento), sendo esta a que ocorreu. Eis a resposta! Resposta: E

15 15 6. MPE-RS/MPE-RS/2016 Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas dos enunciados abaixo. 1. Vossa Senhoria apresentar imediatamente o relatório referente à viagem. 2. Prezado Senador, é com alegria que recebemos a informação de que Vossa Senhoria já está da cirurgia. 3. Prezado Senador, informamos a Vossa Senhoria que o Senhor Ministro não poderá esta semana. (A) deve recuperado recebê-lo (B) deveis recuperada receber-vos (C) deveis recuperado receber-vos (D) deve recuperada recebê-lo (E) deve recuperado receber-vos Comentário: estudamos os pronomes de tratamento na aula 02, mas retomei o assunto porque eles têm uma peculiaridade em relação à concordância. Vimos que os verbos e os pronomes, quando se referem a essas formas de tratamento, precisam ficar na 3 a pessoa. A novidade é que o adjetivo deve concordar com o sexo da pessoa que o pronome designa, não com a palavra. Exemplos: Vossa Senhoria parece honrada. (para mulher) Vossa Senhoria está arrumado. (para homem) Lembre-se de que o Vossa funciona igual ao você, mas é mais formal. Analisemos os enunciados. 1. Vossa Senhoria _ apresentar... Substituindo Vossa Senhoria por você, obtemos Você deve apresentar.

16 16 2. Vossa Senhoria já está da cirurgia. Substituindo Vossa Senhoria por você, obtemos Você já está recuperado, pois a pessoa em questão é um homem (Senador) informamos a Vossa Senhoria que o Senhor Ministro não poderá. Substituindo Vossa Senhoria por você, obtemos não poderá recebê-lo. A alternativa que preenche corretamente as lacunas é a letra A (deve recuperado recebê-lo). Resposta: A 7. FGV/TJ-RJ/2014 Na frase Todos queremos viver em liberdade, o exemplo de concordância em Todos queremos se repete na seguinte frase: (A) Não são criativos todos os brasileiros; (B) Os candidatos estamos preocupados com a prova; (C) V. Ex a. parece entristecido; (D) Todos nós desejamos a liberdade; (E) A gente não deseja mais viver. Comentário: a frase apresenta concordância ideológica. Nesse caso, tanto o verbo quanto os determinantes adaptam-se à ideia, não à palavra. A concordância ideológica pode ser de: a) Gênero: alteração entre feminino e masculino; Vossa Excelência foi ponderado.

17 17 b) Número: alteração entre singular e plural; O grupo partiu e não fizeram barulho. c) Pessoa: alteração entre 1 a, 2 a ou 3 a pessoa. Os brasileiros esperamos tudo do Estado. Tenha em mente que, à exceção dos pronomes de tratamento, esse tipo de concordância não deve ser utilizado na escrita. Na frase apresentada (Todos queremos viver em liberdade), há exemplo de concordância ideológica de pessoa, pois, embora o sujeito esteja na 3 a pessoa do plural (Todos), o verbo flexionou-se na 1 a pessoa do plural (nós). Vejamos em qual alternativa isso se repete. (A) Não são criativos todos os brasileiros. A concordância seguiu a regra geral (todos os brasileiros são). (B) Os candidatos estamos preocupados. O verbo concordou com a ideia, mostrando que o autor da frase se inclui entre os candidatos, não com a palavra (Os candidatos estão). Como a 3 a pessoa (eles) foi trocada pela primeira (nós), é caso de concordância ideológica de pessoa. Aqui está a resposta! (C) V. Ex a. parece entristecido; O adjetivo concordou com a ideia, mostrando que o interlocutor é homem, não com a palavra (Vossa Excelência). Como o feminino foi trocado pelo masculino, é caso de concordância ideológica de gênero. Com os pronomes de tratamento, essa concordância é obrigatória. (D) Todos nós desejamos a liberdade; A concordância seguiu a regra geral (nós desejamos).

18 18 (E) A gente não deseja mais viver. A concordância seguiu a regra geral (A gente deseja). Observe que a expressão a gente é feminina e singular. Usar o verbo no plural, como em A gente não desejamos, seria caso de concordância ideológica, a qual não é aconselhada pela norma culta. Resposta: B Regência nominal Assim como na concordância, as bancas quase nunca dedicam questões inteiras à regência nominal. Na verdade, no caso da FCC, o tema só é cobrado indiretamente, por meio da crase. Precisamos estudá-lo para aplicar corretamente o acento grave, mas sem a necessidade de nos aprofundar no assunto. 8. CESGRANRIO/BNDES/2011, com adaptações A frase em que o uso da preposição destacada NÃO constitui caso de regência nominal é: (A)... são nocivos a uma pessoa... (B) temos que nos conscientizar sobre a necessidade de estarmos... (C) dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida... (D)... que, para ser feliz com a outra pessoa... (E) Você aprende a ter respeito por você... Comentário: encontrar a frase em que a preposição não constitui caso de regência significa que o termo destacado não foi exigido por outra palavra.

19 19 Nesse sentido, preposições que introduzem adjuntos adverbiais ou adnominais não estabelecem relação de regência, pois acrescentam informações dispensáveis ao período. Por outro lado, o termo preposicionado que completa o sentido de adjetivo, advérbio ou substantivo, por exigência de algum desses elementos, estabelece relação de regência e é chamado de complemento nominal, que estudamos na aula 01. Regência nominal, portanto, é a relação de dependência que alguns nomes estabelecem com seus complementos, enquanto complemento nominal é o termo exigido por ela. Examinemos as alternativas. (A) nocivos a: a palavra nocivo exige complemento introduzido pela preposição a. Trata-se de regência nominal. (B) necessidade de: a palavra necessidade exige complemento introduzido pela preposição de (regência nominal). (C) dispostas a: a palavra disposto exige complemento introduzido pela preposição a (regência nominal). (D) feliz com a outra pessoa: a palavra feliz não exige complemento, tanto é que podemos afirmar para ser feliz, você precisa se divertir, sem usar preposições ou complementos. Desse modo, a informação acrescentada pela preposição (com) é acessória. Essa é a preposição que não constitui caso de regência, conforme solicitado pelo comando! (E) respeito por: a palavra respeito exige complemento introduzido pelas preposições a, de ou por, dependendo do sentido em que seja usada. Resposta: D

20 20 9. FADESP/CREA-PA/2014 No trecho O menino moderno, familiarizado com o computador, ficou curioso sobre como eram as coisas no trabalho de seu pai no tempo em que não havia computadores, há um desvio quanto à (A) regência verbal. (B) regência nominal. (C) concordância verbal. (D) concordância nominal. (E) colocação pronominal. Comentário: considerando o tema da aula, você deve ter deduzido que a resposta é a letra B. E acertou! Mas você saberia me dizer por quê? O problema da frase é a preposição sobre, que foi usada incorretamente. A palavra curioso exige complemento introduzido por de, como em Ele é curioso de tudo. Resposta: B Aprofundamento Os dois tópicos da aula apresentam diversos casos especiais que não são cobrados pelas bancas. Relaciono alguns deles abaixo. Concordância nominal a) tal qual Concordam, separadamente, com a palavra a que se referem. Sou tal quais meus pais. Elas agem tais qual a avó. Os fãs vestem-se tais quais os ídolos.

21 21 b) um e outro, nem um nem outro O substantivo que os segue não varia, e o adjetivo pode ficar no singular ou no plural. Uma e outra ação precipitadas (ou precipitada) seriam arriscadas. Nem um nem outro doce azedos (ou azedo) agradaram. c) Substantivo usado como adjetivo Fica invariável. Ele pediu calças gelo. As pastas café eram pequenas. d) Um substantivo determinado por mais adjetivos Há duas opções de concordância: i. um artigo antes do substantivo no plural; As religiões cristã, islâmica e judaica. ii. artigos repetidos e substantivo no singular. A religião cristã, a islâmica e a judaica. Regência nominal Veja a regência de nomes que podem gerar dúvidas. Acessível a Acostumado a, com Alheio a Alusão a Bacharel em Benéfico a Compatível com Conforme a, com Cuidadoso com Desatento a Estranho a Fiel a Grato a, para, por Hábil em Habituado a Igual a Indeciso em Junto a, de Leal a Natural de Preferência a, por Preferível a Prejudicial a Próprio de, para Próximo a, de Relacionado a, com Residente em Sensível a Simpatia por Simpático a

22 22 Desfavorável a Desrespeito a Diferente de Necessário a Negligente em Posterior a Sito em Útil a, para Versado em Resumo Concordância nominal Regra geral: os determinantes concordam com o substantivo. Casos especiais: a) Adjetivo como adjunto adnominal i. Antes dos substantivos: concorda com o mais próximo; ii. Depois dos substantivos: concorda com o mais próximo ou com todos. b) Adjetivo como predicativo i. Antes dos substantivos: concorda com o mais próximo ou com todos; ii. Depois dos substantivos: concorda com todos. c) é bom, é proibido i. Adjetivo como adjunto adnominal: concorda com o substantivo; ii. Adjetivo como predicativo: concorda com o determinante (se houver). d) o mais possível: possível concorda com o artigo. e) menos: é invariável. f) Vossa Senhoria: o adjetivo concorda com o sexo da pessoa. Palavras variáveis: anexo, extra, grato, incluso, obrigado, próprio, quite. Palavras que podem variar: barato, bastante (= muitos), caro, longe (= distantes), meio (= metade), mesmo, muito, pouco, só (= sozinho), todo. Regência nominal É a relação de dependência que os nomes estabelecem com os complementos. Palavras que regem a preposição a :

23 23 Acessível a Acostumado a, com Alheio a Alusão a Benéfico a Desatento a Desfavorável a Disposto a Estranho a Fiel a Habituado a Igual a Junto a, de Leal a Necessário a Nocivo a Posterior a Preferível a Prejudicial a Próximo a, de Respeito a, de, por Sensível a Simpático a Útil a, para

24 24 Lista das Questões Comentadas 1. FGV/SSP-AM/2015 Os termos de um texto podem manter entre si relações de concordância nominal ou verbal; os termos abaixo que NÃO estabelecem entre si qualquer relação de concordância são: (A) resposta insatisfatória; (B) atendimento público; (C) alguém espera; (D) horário regulamentar; (E) mais cedo. 2. FGV/CODEBA/2016, com adaptações Assinale a opção em que a concordância entre os termos está incorreta. (A) As várias eras, éons, períodos, épocas e idades. (B) Os vários períodos, éons, eras, épocas e idades. (C) Os éons, eras, períodos, épocas e idades várias. (D) As várias períodos, éons, eras, épocas e idades. (E) Os éons, eras, épocas, períodos e idades vários. 3. FCC/ , coletânea A alternativa em que a expressão sublinhada pode ser substituída pelo que se apresenta entre colchetes, respeitando-se a concordância, e sem quaisquer outras alterações no enunciado, é:

25 25 (A) A maioria das tecnologias necessárias para as cidades inteligentes já são viáveis economicamente em todo o mundo... [viável] (B) A ideia de cidade inteligente sempre aparece relacionada à abertura de bases de dados por parte dos órgãos públicos. [relacionado] (C) Não parece ser devidamente valorizada, nos debates ecológicos, a singularidade dos ecossistemas e a diversidade das culturas. [valorizado] (D)...desde bases de dados de saúde e educação públicas, por exemplo, até os dados pessoais... [pública] (E) As emoções são adaptações singulares que integram o mecanismo, especialmente das espécies mais desenvolvidas, com o qual os organismos regulam sua sobrevivência. [os quais] 4. FCC/DPE-RR/2015 A concordância está correta na seguinte frase: (A) As postagens de intolerância, de ódio e de racismo devem ser monitorados por um aplicativo. (B) Quaisquer tipos de mensagens de ódio, recorrentes nas redes sociais, devem ser combatidos. (C) É preciso que seja interrompido a circulação de conteúdos ofensivos no meio virtual. (D) Com a disponibilização dos dados, serão criados políticas públicas para amparar as vítimas. (E) Métodos para reprimir os vários tipos de violência na internet se tornaram imprescindível.

26 26 5. FCC/TRT-RS/2105 A frase que respeita as orientações da norma-padrão da língua, no que se refere à concordância, é: (A) Parece muito óbvio, de acordo com o noticiário, a intenção de os artistas de ópera pugnarem por melhores condições de trabalho e por melhores salários. (B) No planejamento constam várias cotações para a compra dos instrumentos, e nota-se que é bastante caro os de corda, como o violino e a harpa. (C) De acordo com o especialista, são muito fugaz, mesmo, as variações de tom no canto inicial, mas é exatamente essa diversificação que dá brilho ao trecho. (D) Foram realmente débeis, por confrontos com outras encenações, a série de entradas do tenor em cena, mas isso foi atribuído à insegurança de um iniciante. (E) A ópera, considerados sua concepção e entendimento atuais, pode ser tida como uma arte menos exótica, mas sempre transformadora. 6. MPE-RS/MPE-RS/2016 Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas dos enunciados abaixo. 1. Vossa Senhoria apresentar imediatamente o relatório referente à viagem. 2. Prezado Senador, é com alegria que recebemos a informação de que Vossa Senhoria já está da cirurgia. 3. Prezado Senador, informamos a Vossa Senhoria que o Senhor Ministro não poderá esta semana. (A) deve recuperado recebê-lo (B) deveis recuperada receber-vos (C) deveis recuperado receber-vos (D) deve recuperada recebê-lo (E) deve recuperado receber-vos

27 27 7. FGV/TJ-RJ/2014 Na frase Todos queremos viver em liberdade, o exemplo de concordância em Todos queremos se repete na seguinte frase: (A) Não são criativos todos os brasileiros; (B) Os candidatos estamos preocupados com a prova; (C) V. Exa. parece entristecido; (D) Todos nós desejamos a liberdade; (E) A gente não deseja mais viver. 8. CESGRANRIO/BNDES/2011, com adaptações A frase em que o uso da preposição destacada NÃO constitui caso de regência nominal é: (A)... são nocivos a uma pessoa... (B) temos que nos conscientizar sobre a necessidade de estarmos... (C) dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida... (D)... que, para ser feliz com a outra pessoa... (E) Você aprende a ter respeito por você...

28 28 9. FADESP/CREA-PA/2014 No trecho O menino moderno, familiarizado com o computador, ficou curioso sobre como eram as coisas no trabalho de seu pai no tempo em que não havia computadores, há um desvio quanto à (A) regência verbal. (B) regência nominal. (C) concordância verbal. (D) concordância nominal. (E) colocação pronominal.

29 29 Gabarito 1. E 2. D 3. D 4. B 5. E 6. A 7. B 8. D 9. B ACESSE:

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem.

Leia mais

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal 1 Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO A concordância nominal ocupa-se da relação entre nomes. Baseia-se na relação entre um SUBSTANTIVO (ou pronome, ou

Leia mais

Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo

Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo Concordância Nominal e Verbal UNISALESIANO Profª. Drª. Adriana Guarizo Observe o texto abaixo Se na casa de ferreiro o espeto for depau, tudo bem, a gente protege os dois. O verbo protege está conjugado

Leia mais

Português. Concordância Verbal / Concordância Nominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Concordância Verbal / Concordância Nominal. Professor Arthur Scandelari. Português Concordância Verbal / Concordância Nominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CONCORDÂNCIA VERBAL PARTE 1 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) A concordância do verbo destacado

Leia mais

Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes

Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS

REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS Concordância Nominal Estuda a flexão e a variação em gênero e número entre o substantivo e seus determinantes. Regra geral pronome numeral substantivo adjetivo artigo O meu

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele

Leia mais

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Vamos estudar os principais casos de concordância nominal

Leia mais

Concordância verbal e nominal

Concordância verbal e nominal Concordância verbal e nominal Eudenise de Albuquerque Limeira Concordância verbal A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Sintaxe V CONCORDÂNCIA NOMINAL Consiste no estudo de relações entre adjetivo e substantivo, pronome e substantivo, artigo e substantivo, numeral e substantivo.

Leia mais

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Regra Geral o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Ex.: Aqueles dois jornais (subst.)

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número.

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. CONCORDÂNCIA NOMINAL Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. 1- substantivo + substantivo + adjetivo HOMEM E MULHER GORDOS PÃO E CARNE BOVINA Adjetivo posposto

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Nominal Concordância nominal nada mais é que o ajuste que fazemos aos demais termos da oração para que concordem em gênero e número com o substantivo. Teremos que alterar, portanto, o artigo,

Leia mais

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L Prof. Jorge Viana Observe: (A) As crianças prendem a sacola no espaldar da cama. suj. na 3ª pes. pl. verbo na 3ª pes. pl. (B) Crianças órfãs são minoria nos orfanatos.

Leia mais

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves 1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Quando bate uma saudade Vem quando bate uma saudade Triste, carregado de emoção Ou aflito quando um beijo já não arde

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

CONCORDÂNCIA VERBAL E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL APOIO PEDAGÍGICO AO NÚCLEO COMUM CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL Tutora: Ariana de Carvalho CONCORDÂNCIA NOMINAL Ocorre entre o núcleo (normalmente um substantivo ou um

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL É a concordância, em gênero e número, entre o substantivo e seus determinantes: o adjetivo, o pronome adjetivo, o artigo, o numeral e o verbo no particípio.

Leia mais

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase.

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. Português Aula 8 Concordância Verbal e Nominal A Língua Portuguesa é muito bem estruturada, portanto, tem várias regras que regem o seu uso. Para quem fala, lê e escreve nesse idioma, é fundamental conhecer

Leia mais

Aula 12 Concordância nominal. Professor Guga Valente

Aula 12 Concordância nominal. Professor Guga Valente Aula 12 Concordância nominal Professor Guga Valente Concordância Nominal O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.: Os nossos

Leia mais

Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente:

Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente: Page 1 of 5 Concordância Nominal 1. Substantivo + Substantivo... + Adjetivo Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente: para o plural,

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas

RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS Prof. Paola C. Buvolini Freitas Entre sujeito e verbo (por isso o nome VERBAL). 1. Sujeito no plural verbo no plural; Ex: Os publicitários apresentaram o novo projeto. 2. Sujeito

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21

SUMÁRIO. Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 SUMÁRIO Capítulo 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, 21 1.1. Tipos de texto, 22 1.2. Gênero de texto, 26 1.3. Tipos de discurso, 27 1.3.1. Discurso direto, 27 1.3.2. Discurso indireto, 28 1.3.3. Discurso indireto

Leia mais

Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito:

Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: b- Índice de indeterminação do sujeito: Outros casos: 1) Partícula SE : a - Partícula apassivadora: o verbo ( transitivo direto) concordará com o sujeito passivo. Ex.: Vende-se carro./ Vendem-se carros. b- Índice de indeterminação do sujeito:

Leia mais

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente

Leia mais

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 6. Concordância

Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE. Comunicação Oral e Escrita. Unidade 6. Concordância Núcleo de Educação a Distância 1 UVAONLINE Comunicação Oral e Escrita Unidade 6 Concordância Núcleo de Educação a Distância 2 Aviso importante! Este material foi produzido com o objetivo de permitir que

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Concordância Nominal 1) Artigos, numerais, adjetivos e pronomes concordam em gênero (masc./fem.) e número (sing./plural) com o substantivo a que se referem: Algumas das meninas da classe estão

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA

CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA VERBAL Como regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. O candidato estuda para o ENEM. Os candidatos estudam para o ENEM. Se o

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira Concordância do adjetivo 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal Bárbara da Silva Português Aula 45 Regências nominal e verbal Regência nominal e verbal Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa.

CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa. CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa. A orquestra tocou uma valsa longa. 3ª p. Singular 3ª

Leia mais

PROF. RENATO PORPINO

PROF. RENATO PORPINO PROF. RENATO PORPINO CONCORDÂNCIA NOMINAL É O ESTUDO DAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE... UM DETERMINANTE UM NOME (DETERMINADO) Quais classes gramaticais podem ser determinantes? Os meus dois alunos aprovados

Leia mais

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA Concordância É a correspondência de flexão entre dois termos, dividem em: Concordância verbal o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER Questão 24 A questão 24 aborda sintaxe. O candidato deve identificar a frase em que o pronome oblíquo de 1ª pessoa me pode ser substituído pelo pronome de terceira pessoa lhe, noutras palavras, a frase

Leia mais

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.

Leia mais

Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele).

Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele). Concordância verbal Ao falarmos sobre a concordância verbal, estamos nos referindo à relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Desta feita, os agentes principais

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. O termo contudo (L.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas

CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Concordar significa que o termo subordinado (o verbo) ajusta suas flexões de número e pessoa ao número e pessoa do termo

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 10/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 10/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 10/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 04 ANÁLISE SINTÁTICA Ementa Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE

CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1) REGRA GERAL Subdivisão de nossos estudos 2) CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM VÁRIOS SUSTANTIVOS 3) Casos específicos No segundo jogo

Leia mais

Língua. Portuguesa. Concordância Nominal

Língua. Portuguesa. Concordância Nominal Língua Portuguesa Concordância Nominal Adjunto Adnominal Anteposto Comi delicioso almoço e sobremesa. Comi deliciosa sobremesa e almoço. * Os esforçados José e Maria. Adjunto Adnominal Posposto Comi almoço

Leia mais

Observação: Em sentido conotativo, é possível a variação desses verbos, pois passa a existir um sujeito. Ex.: Choveram erros na prova.

Observação: Em sentido conotativo, é possível a variação desses verbos, pois passa a existir um sujeito. Ex.: Choveram erros na prova. Concordância Entende-se como concordância verbal aquela permite a perfeita relação do verbo com seu sujeito. Enquanto a nominal, faz a perfeita relação entre nomes como substantivos e adjetivos. Verbal

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE

CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE SINTAXE Concordância Verbal Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Ex.: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos:

CONCORDÂNCIA VERBAL. Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser. Casos de concordância

Leia mais

Concordância Verbal e Concordância Nominal

Concordância Verbal e Concordância Nominal Concordância Verbal e Concordância Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL Síntese Teórica I Concordância Fundamental Sujeito Simples: a concordância se dá em pessoa e número com o núcleo. Ex.: O povo chorou a morte

Leia mais

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA Chama-se concordância ao princípio linguístico segundo o qual o vocábulo determinante se adapta a certas categorias gramaticais do vocábulo determinado. TENDEU??? SIMPLES, NÉ?

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro Concordância Verbal Regra Geral : O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Exemplos: Realizou-se, em janeiro, visita à sede da empresa. Na ocasião, abordaram-se os aspectos financeiros, contábeis

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

Mapa Mental de Português Concordância Nominal

Mapa Mental de Português Concordância Nominal Mapa Mental de Português Concordância Nominal Mapas mentais de Portugês sobre concordância nominal. Mapa Mental de Português Concordância Verbal Diversos mapas mentais de Português sobre concordância verbal.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,

Leia mais

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1).

Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL TEORIA (PARTE 1). Curso/Disciplina: Português para Concursos (Concordância Verbal) Aula: Português para Concursos (Concordância Verbal) - 01 Professor : André Moraes Monitor : Virgilio Frederich Aula 01 CONCORDÂNCIA VERBAL

Leia mais

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA

FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a

Leia mais

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui.

4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. 4) Entre o verbo e o predicativo. Ex.: Eu já fui professor. Professor eu já fui. Obs.: Na inversão, aparecerá a vírgula se houver predicativo pleonástico. Ex.: Professor, eu já o fui. predicativo: professor.

Leia mais

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa

Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 REGÊNCIA NOMINAL É aquela em que o nome (substantivo ou adjetivo) pede um complemento nominal com preposição adequada. Esta preposição que introduz

Leia mais

PREDICATIVO DO OBJETO. A vitória tornou eleito o vereador.

PREDICATIVO DO OBJETO. A vitória tornou eleito o vereador. PREDICATIVO DO OBJETO A vitória tornou eleito o vereador. Façamos, pois, a análise sintática: SUJEITO = A vitória PREDICADO = tornou eleito o vereador OBJETO DIRETO = o vereador PREDICATIVO DO OBJETO=

Leia mais

Concordância Verbal. É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito.

Concordância Verbal. É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito. Concordância Verbal Concordância Verbal É o estudo da flexão de número e pessoa que deve haver entre o verbo e o sujeito. O verbo sempre concorda com o sujeito simples em número e pessoa. O aluno veio

Leia mais

Lista 4 - Língua Portuguesa 1

Lista 4 - Língua Portuguesa 1 Lista 4 - Língua Portuguesa 1 Termos ligados ao verbo LISTA 4 - LP 1 - TERMOS LIGADOS AO VERBO Termos ligados ao verbo No ED anterior, vimos que dentre os tipos de predicados há o Predicado Verbal, que

Leia mais

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

PORTUGUÊS IBFC. Professor Marco Antonio Macarrão

PORTUGUÊS IBFC. Professor Marco Antonio Macarrão PORTUGUÊS IBFC Professor Marco Antonio Macarrão QUESTÃO 01: IBFC COMLURB MÉDIO 2016 Leia o texto abaixo e identifique qual das alternativas apresenta correta aplicação de crase, seguindo a mesma lógica

Leia mais

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

Fernando Gonsales. Niquel Náusea Mickey é a vovozinha. São Paulo. CircoSampa,1991.p.24.

Fernando Gonsales. Niquel Náusea Mickey é a vovozinha. São Paulo. CircoSampa,1991.p.24. CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL TEXTO I - Leia atentamente a tirinha que se segue. Fernando Gonsales. Niquel Náusea Mickey é a vovozinha. São Paulo. CircoSampa,1991.p.24. Observe, no 1º e no 2º quadrinhos,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DE ALGUMAS CLASSES GRAMATICAIS EMPREGO DO ARTIGO I emprega-se o artigo definido em: a) nomes próprios geográficos. A Argentina O Rio de Janeiro as Canárias Observação: Alguns nomes próprios geográficos

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

% 1 ) 4! '# 6-9! :* 0 &* 6 < '! &! #6$"! $

% 1 ) 4! '# 6-9! :* 0 &* 6 < '! &! #6$! $ !!"!# $" % & ' ( ) " * +,"" -.!/ 0 1 * 2 3 / 4/#"!! 1 56" 5, $'*' % 1 ) 4! 7 + 86'# 6-9! :* 0 &* 6 2 36"6; < '! &! #6$"! $ 1# /#?* >/ /? @! % 9 @! ) A! + 85! -,;?

Leia mais

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos

Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos QUESTÃO 1 Apesar do problema apontado na questão anterior, em "Tornar Visível os Invisíveis",

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja os

Leia mais

01. Desapareceu a dor de que tanto reclamava. 04. Estudamos os autores que formam um dos grupos românticos.

01. Desapareceu a dor de que tanto reclamava. 04. Estudamos os autores que formam um dos grupos românticos. Dê a Função Sintática do Pronome Relativo [ que ] (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto adverbial): 01. Desapareceu a dor de

Leia mais

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as.

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as. CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 06 CLASSES GRAMATICAIS Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão

PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA. Profª Ms. Marina Miotto Negrão PROBLEMAS LINGUÍSTICOS - A SINTAXE DE CONCORDÂNCIA Profª Ms. Marina Miotto Negrão Introdução O ser humano compreendeu que a comunicação é essencial para a vida e, para que ela ocorra de forma completa,

Leia mais

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho.

O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois

Leia mais

Português. Classes Gramaticais. Professor Arthur Scandelari.

Português. Classes Gramaticais. Professor Arthur Scandelari. Português Classes Gramaticais Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CLASSES GRAMATICAIS 1. (FIOCRUZ FIOCRUZ 2016) Das frases abaixo, aquela em que a palavra mal está empregada

Leia mais

Comentário: Comentário:

Comentário: Comentário: 4 Por iminente, (L.79), entende-se (A) importante. (B) próximo. (C) insigne. (D) conspícuo. (E) impelente. A questão aborda a significação da palavra dentro do contexto, o que tem sido muito frequente

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 23 Concordância nominal I

Bárbara da Silva. Português. Aula 23 Concordância nominal I Bárbara da Silva Português Aula 23 Concordância nominal I Concordância nominal A concordância nominal se baseia na relação entre: um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. CONCURSO: TRT 3ª região CARGO: Todos os cargos PROFESSOR: Pablo Jamilk

LÍNGUA PORTUGUESA. CONCURSO: TRT 3ª região CARGO: Todos os cargos PROFESSOR: Pablo Jamilk LÍNGUA PORTUGUESA CONCURSO: TRT 3ª região CARGO: Todos os cargos PROFESSOR: Pablo Jamilk Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza

Leia mais

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito

Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito O estudo do predicado O predicado, como já vimos, é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há

Leia mais