Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED-IE/UFRJ EDITAL DA SELEÇÃO 2011 PARA O DOUTORADO (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012) Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil (ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL: VER EDITAL ESPECÍFICO NA PÁGINA DO IE/UFRJ) A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia (PPED) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições, e em cumprimento da decisão do Conselho de Pós- Graduação da unidade, aprovada por unanimidade, na sua reunião do dia 7 de junho de 2011, de acordo com o Regulamento do Programa e as exigências da Resolução CEPG 01/2006, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas ao Exame de Seleção para o Doutorado no ano 2011, para admissão em INTRODUÇÃO O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia da UFRJ PPED-IE, é oferecer cursos stricto sensu, em nível de mestrado e de doutorado, no campo das políticas públicas, instituições, estratégias, propriedade intelectual e do desenvolvimento, no plano teórico e aplicado, visando aprimorar a competência científica e profissional do seu corpo discente e desenvolver pesquisas científicas que contribuam para o avanço do conhecimento de forma crítica e pluralista, participando ativamente do debate teórico e aplicado sobre os principais temas referentes às áreas de concentração do Programa. O programa de doutorado do PPED-IE destina-se a alunos com título de mestre, obtido em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, e que possam cumprir regime acadêmico de tempo integral, conforme o artigo Art. 18o do Regulamento do PPED-IE. O profissional a ser formado pelo Doutorado terá o título de Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. O programa está organizado em áreas de concentração, que visam reunir as disciplinas oferecidas pelo programa em conjuntos articulados para melhor direcionar a formação e o trabalho de pesquisa dos alunos. As áreas de concentração são em número de três: 1. Governança e Políticas Públicas (GPP); 2. Instituições, Estratégias e Desenvolvimento (IED); 3. Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento (IPID).

2 O escopo das áreas de concentração constitui referência básica para a avaliação das candidaturas e para a definição da área a qual o(a) candidato(a) estará internamente vinculado(a), caso venha a ser admitido(a) no processo seletivo do Doutorado. 2. VAGAS E BOLSA DE ESTUDOS O PPED-IE disponibilizará um máximo de 15 (quinze) vagas no curso de Doutorado em 2011, que serão preenchidas por ordem de classificação dos aprovados no Exame de Seleção, em cada área. No caso de existirem bolsas de estudos estas serão alocadas por ordem de classificação no exame de seleção por área de concentração. 3. INSCRIÇÕES 3.1. DATAS E LOCAL As inscrições para o Exame de Seleção de candidatos ao Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia da UFRJ, estarão abertas durante o período estipulado no documento Calendário da Seleção PPED A inscrição realizar-se-á em dias úteis, no horário de 10h00 às 16h00, na Secretaria do PPED-IE, localizada no prédio do Instituto de Economia à Av.Pasteur 250, sala 126. Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma ou ata de defesa de dissertação de curso stricto sensu de Mestrado, reconhecido pelo Ministério da Educação, e que apresentem disponibilidade de tempo compatível com os requisitos de um curso em horário integral. Poderão inscrever-se, em caráter excepcional, alunos que defenderão sua dissertação de mestrado até o momento da matrícula no PPED, perdendo este direito caso não ocorra a defesa no prazo estipulado. O valor da taxa de inscrição é de R$100,00. Candidatos com restrição de recursos financeiros podem protocolar solicitação justificada de isenção da taxa no ato da inscrição. A pertinência da solicitação será decidida na fase de homologação das candidaturas (ver item 3.4). Caso o pedido seja indeferido, o candidato deverá realizar imediatamente o recolhimento da taxa de inscrição sob pena de não ter a candidatura homologada DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA A INSCRIÇÃO NO EXAME DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO - a) Formulário de inscrição devidamente preenchido. O formulário está disponível na homepage ( e na Secretaria do PPED-IE e, também, em anexo a esse Edital. Cada candidato será responsável pela correção destas informações. b) Cópia, frente e verso, dos diplomas do curso de graduação e do curso de mestrado. c) Cópia, frente e verso, dos Históricos Escolares do curso de graduação e do curso de mestrado. d) 01 cópia do Currículo Lattes completo. e) Cópia da dissertação de mestrado. f) 01 cópia da carta de apresentação da candidatura, na qual o candidato deverá indicar as motivações para a realização do Doutorado, as razões para a escolha do PPED-IE, a área de concentração do PPED-IE a qual pretende se vincular e a disponibilidade de tempo e recursos financeiros para a realização do curso, bem como outras informações que julgue relevantes para a avaliação de sua candidatura.

3 g) 02 cartas de recomendação de professores de Programas de Pós-graduação. h) Caso o candidato mantenha vínculo profissional, declaração de superior hierárquico explicitando a anuência da instituição e a liberação de carga horária para o cumprimento do curso. i) 03 cópias do projeto preliminar de pesquisa (cerca de 15 laudas, mais bibliografia). A proposta de pesquisa a ser apresentada pelo candidato ao Doutorado deve contemplar no mínimo os seguintes itens: 1. título; 2. definição clara do objeto da proposta de pesquisa; 3. viabilidade e justificativa da proposta; 4. convergência com linhas de pesquisa em desenvolvimento no PPED-IE com indicação da área de concentração a que estará vinculado; 5. Bibliografia. Único Não serão aceitos candidatos com interesses acadêmicos não relacionados às linhas de pesquisa oferecidas pelos professores do Programa. j) Uma fotografia 3 x 4. l) Cópia da Carteira de Identidade e CPF (e passaporte ou equivalente, no caso de estrangeiros residentes no país). m) Exemplar ou cópia de cada trabalho acadêmico publicado INSCRIÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do PPED-IE poderão se inscrever por procuração, ou correspondência, via SEDEX com aviso de recebimento. A data da postagem para efeito do cumprimento do prazo de inscrição estipulado no documento Calendário da Seleção PPED 2011 será o carimbo do correio HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES A lista das inscrições homologadas pela Comissão de Seleção, com os nomes dos candidatos que atenderam os requisitos de inscrição estabelecidos neste Edital, será divulgada na página eletrônica ( e no quadro de avisos do PPED-IE no Instituto de Economia da UFRJ, no dia indicado no documento Calendário da Seleção PPED ACEITAÇÃO Cada candidato receberá, no ato da inscrição, um comprovante da mesma. Ao inscrever-se na Seleção, o candidato estará reconhecendo que aceita as normas estabelecidas neste Edital. 4. DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO A Seleção dos candidatos ao curso de Doutorado do PPED-IE terá três fases: a) PRIMEIRA FASE: prova escrita, eliminatória, de proficiência em língua inglesa. b) SEGUNDA FASE: Avaliação de histórico escolar, Currículo Lattes, cartas de recomendação, carta de apresentação do candidato e projeto preliminar de pesquisa.

4 c) TERCEIRA FASE: apresentação e defesa do projeto para os membros da Comissão de Seleção seguida de prova oral. Primeiro A prova de proficiência em língua estrangeira constará de tradução e questões de compreensão do texto (respostas em língua portuguesa). Segundo - As fases do exame de seleção são consecutivas e têm caráter eliminatório, sendo 6,0 (seis) a nota mínima. 5. DA PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA ELIMINATÓRIA (PRIMEIRA FASE) 5.1. A prova de proficiência em inglês será realizada nas dependências do IE/UFRJ em data e horário indicado no documento Calendário da Seleção A prova de proficiência em inglês constará de questões de interpretação e compreensão do texto, com respostas em língua portuguesa. Essa prova tem caráter eliminatório, cabendo à Comissão de Seleção atribuir os conceitos aprovado ou reprovado aos candidatos. Não será permitido o uso de dicionário. 6. DO HISTÓRICO ESCOLAR, CURRRICULUM LATES, CARTA DE APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS E PROJETO PRELIMINAR DE PESQUISA (SEGUNDA FASE) A Comissão de Seleção apreciará o histórico escolar, Currículo Lattes, carta de apresentação da candidatura e projeto preliminar de pesquisa do candidato aprovado na prova de proficiência em inglês, nos termos especificados no item 3.2. As notas atribuídas pelos membros da Comissão deverão estar entre 0 (zero) e 10 (dez). A nota mínima para aprovação nessa fase é 6,0 (seis) A nota final da Comissão de Seleção no que diz respeito à avaliação do histórico escolar, Currículo Lattes, carta de apresentação e projeto preliminar de pesquisa, denominada NOTA I, será a média aritmética das notas atribuídas pelos examinadores. 7. DA PROVA ORAL COM OS MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO (TERCEIRA FASE) 7.1 As argüições serão realizadas nas dependências do Instituto de Economia da UFRJ na data estipulada no documento Calendário da Seleção PPED 2011 as notas das provas orais serão atribuídas pelos membros da Comissão deverão estar entre 0 (zero) e 10 (dez). A nota mínima para aprovação nessa fase é 6,0 (seis). 7.2 A nota final da Comissão de Seleção no que diz respeito à prova oral, denominada NOTA II, será a média aritmética das notas atribuídas pelos examinadores. 8. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E INGRESSO NO DOUTORADO 8.1. O ingresso no PPED-IE está condicionado à aprovação e à classificação dentro do limite de vagas estabelecido neste Edital. Se o número de candidatos aprovados for menor que o número de vagas estabelecidas neste Edital, as vagas restantes não serão preenchidas Para fins de ingresso no PPED-IE os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente das notas finais do Exame de Seleção, por área de concentração, calculada a partir da classificação gerada por uma NOTA III, obtida pela média aritmética das notas I e II. (OBS: v. observações ao item 2)

5 9. DISPOSIÇÕES GERAIS 9.1. O resultado final será divulgado no dia estipulado no documento Calendário da Seleção PPED A lista dos aprovados, por ordem de classificação, será afixada nos quadros de avisos do PPED-IE, no Instituto de Economia da UFRJ, e divulgada na homepage O registro do aluno selecionado que tenha qualquer matrícula ativa na UFRJ só será efetuado se o mesmo solicitar desligamento do curso ao qual se encontra atualmente vinculado Normas adicionais referentes ao Exame de Seleção para o Doutorado poderão ser estabelecidas por meio de editais complementares, desde que aprovados pela Comissão Deliberativa do programa e publicadas antes da abertura das inscrições Os documentos dos candidatos não aprovados permanecerão arquivados, à disposição dos alunos, até 28 de fevereiro de Cabe ao Conselho de Pós-Graduação do IE/UFRJ a deliberação sobre casos não previstos neste edital Este Edital será afixado nos quadros de avisos do PPED-IE, no Instituto de Economia da UFRJ, ao lado da Secretaria de Pós-graduação, sala 126, e divulgada na homepage Endereço para correspondência: PPED-IE - Programa de Pós-Graduação em Economia Instituto de Economia - UFRJ Concurso de Seleção 2011 Aos cuidados de Ana Elizabeth ou Marcos Souza Secretaria de Pós-Graduação Av. Pasteur 250, sala 126 Urca - Rio de Janeiro - Brasil CEP Telefone: (21) Fax (21) ana@ie.ufrj.br ou marcos.souza@ie.ufrj.br Rio de Janeiro, 20 de junho de 2011 Ana Célia Castro Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias E Desenvolvimento Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro

6 PPED IE/UFRJ FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO SELEÇÃO DOUTORADO Nome: Filiação: Pai Mãe: Nº Identidade: Órgão: Data de Emissão: / / CPF: Estado Civil: Data de Nasc.: / / T. Eleitor n : Seção: Zona Eleitoral: Certificado de Serviço Militar ou de Isenção: Nacionalidade: Natural.: Passaporte (se estrangeiro): País de origem: Endereço: Bairro: CEP: Cidade: Estado: Tel.: ( ) ( ) cel ( ) Fax.: ( ) Atividade profissional: Nome da Firma ou Instituição: Cargo ou Função que ocupa: Já foi ou é docente de 3º Grau? Período: Instituição: End./Tel. do Trabalho: Já foi ou é bolsista? Nível da Bolsa: Instituição: Período Curso Superior*: Universidade: Curso: Início: Término: Grau Obtido: Pós-Graduação*: Universidade: Nome do Programa de Pós-Graduação: Curso: Início: Término: Grau Obtido: Rio de Janeiro, de de Assinatura do Candidato Observações da Secretaria: * use folhas adicionais, se necessário

Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil

Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED-IE/UFRJ EDITAL DA SELEÇÃO 2011 PARA O MESTRADO (INÍCIO NO

Leia mais

EDITAL n o 175 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO 2013 (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014) Candidatos Residentes no Brasil

EDITAL n o 175 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO 2013 (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014) Candidatos Residentes no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE-IE/UFRJ AV. PASTEUR 250 PRAIA VERMELHA CEP 22.290-240 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel 55 (21) 3873-5267

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO IE/UFRJ EDITAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO IE/UFRJ EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO IE/UFRJ EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS,

Leia mais

EDITAL DA SELEÇÃO 2011 PARA O DOUTORADO (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012) Candidatos Residentes no Brasil

EDITAL DA SELEÇÃO 2011 PARA O DOUTORADO (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012) Candidatos Residentes no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE-IE AV. PASTEUR 250 PRAIA VERMELHA CEP 22.290-240 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel 55 (21) 3873-5267

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL N. 273 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL N. 273 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL N. 273 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

EDITAL n o 617 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO 2018 (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019) Candidatos Residentes no Brasil

EDITAL n o 617 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO 2018 (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019) Candidatos Residentes no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE-IE/UFRJ AV. PASTEUR 250 PRAIA VERMELHA CEP 22.290-902 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel.: 55 (21) 3938-5267

Leia mais

EDITAL n o 113/2019 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO 2019 (INÍCIO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019) Candidatos Residentes e Não Residentes no Brasil

EDITAL n o 113/2019 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO 2019 (INÍCIO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019) Candidatos Residentes e Não Residentes no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE-IE/UFRJ AV. PASTEUR 250 PRAIA VERMELHA CEP 22.290-902 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel 55 (21) 3938-5267

Leia mais

EDITAL DA SELEÇÃO 2011 PARA O MESTRADO

EDITAL DA SELEÇÃO 2011 PARA O MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA NÚCLEO DE ESTUDO INTERNACIONAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL PEPI/ IE - NEI/UFRJ AV. PASTEUR 250 PRAIA VERMELHA

Leia mais

EDITAL n o 438/2017 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO 2017 (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018) Candidatos Residentes no Brasil

EDITAL n o 438/2017 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO 2017 (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018) Candidatos Residentes no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE-IE/UFRJ AV. PASTEUR 250 PRAIA VERMELHA CEP 22.290-902 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel 55 (21) 3938-5267

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL N. 272 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL N. 272 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL N. 272 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS,

Leia mais

EDITAL 670 DA SELEÇÃO 2018 PARA O DOUTORADO (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019) Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil

EDITAL 670 DA SELEÇÃO 2018 PARA O DOUTORADO (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019) Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED-IE/UFRJ AV. PASTEUR, 250 URCA CEP 22.290-902 RIO DE JANEIRO,

Leia mais

EDITAL 669 DA SELEÇÃO 2018 PARA O MESTRADO (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019) Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil:

EDITAL 669 DA SELEÇÃO 2018 PARA O MESTRADO (INÍCIO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019) Candidatos Brasileiros e Estrangeiros Residentes no Brasil: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED-IE/UFRJ AV. PASTEUR, 250 URCA CEP 22.290-902 RIO DE JANEIRO,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 MESTRADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2012 MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA/HCTE CIDADE UNIVERSITÁRIA - ILHA DO FUNDÃO CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA

Leia mais

EDITAL 400/2019 EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 2019 PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES (ADMISSÃO EM 2020)

EDITAL 400/2019 EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 2019 PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES (ADMISSÃO EM 2020) EDITAL 400/2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL AV. PASTEUR 250 PRAIA VERMELHA CEP 22.290-902 - RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel 55 (21)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL 207 CONCURSO DE SELEÇÃO 2013 DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL 207 CONCURSO DE SELEÇÃO 2013 DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA/HCTE CIDADE UNIVERSITÁRIA - ILHA DO FUNDÃO CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2011 DOUTORADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EDITAL CONCURSO DE SELEÇÃO 2011 DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA CIDADE UNIVERSITÁRIA - ILHA DO FUNDÃO CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO 2009 TURMA 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO 2009 TURMA 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO 2009 TURMA 2010 (DOUTORADO) O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG) SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA: CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL EDITAL N.º 229/2015 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA DOUTORADO - TURMA

Leia mais

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

A inscrição por correio convencional deverá ser por correspondência registrada e ter data de postagem dentro do prazo estabelecido para as

A inscrição por correio convencional deverá ser por correspondência registrada e ter data de postagem dentro do prazo estabelecido para as Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Matemática e Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais Programa de Pós-Graduação

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.5. Candidatos de outros estados poderão enviar a documentação, juntamente com uma via impressa (cópia) do boleto bancário pago, pelo correio. A documentação deverá ser enviada para a Secretaria do Programa,

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2012 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre

Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre 1. Inscrições: Secretaria do PPED/IE de 10:00 às 16:00 horas De 18 de junho de 2010 a 19 de

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Instituto de Ciência e Tecnologia Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica EDITAL Nº 002/2017 Normas do Processo Seletivo para o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, referente ao ingresso no segundo semestre do ano de 2017. O, da Universidade Federal de São Paulo -

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1 Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1 O presente Edital regulamenta a seleção pública para ingresso no

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL PEF-UFRJ N O 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

EDITAL 2013 Programa Nacional de Pós-doutorado PNPD/CAPES

EDITAL 2013 Programa Nacional de Pós-doutorado PNPD/CAPES EDITAL 2013 Programa Nacional de Pós-doutorado PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído PROAC da Faculdade de Engenharia

Leia mais

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: de 17 de agosto a 21 de setembro de 2015 Procedimento obrigatório:

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 TURMA 2011 DOUTORADO O Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Calendário do Exame de Seleção do Mestrado do PPED 2012 para ingresso em 2013

Calendário do Exame de Seleção do Mestrado do PPED 2012 para ingresso em 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO IE/UFRJ Calendário do Exame de Seleção do Mestrado do PPED 2012 para ingresso em 2013 1. Inscrições: Secretaria do PPED/IE

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG)

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 632/07 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO DE 2018/1 O presente Edital regulamenta a seleção pública para ingresso

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL N 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO A COORDENAÇÃO

Leia mais

EDITAL 2016/2017 Programa Nacional de Pósdoutorado

EDITAL 2016/2017 Programa Nacional de Pósdoutorado EDITAL 2016/2017 Programa Nacional de Pósdoutorado PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído PROAC da Faculdade de Engenharia

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 389 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO DE 2016/1

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 389 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO DE 2016/1 Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 389 SELEÇÃO PARA O DOUTORADO DE 2016/1 O presente Edital regulamenta a seleção pública para ingresso no

Leia mais

EDITAL 2011 MESTRADO

EDITAL 2011 MESTRADO EDITAL 2011 MESTRADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU)

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) 1 UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as

Leia mais

EDITAL N 02/2018 PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO

EDITAL N 02/2018 PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO EDITAL N 02/2018 PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA - COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL COPPE-PEQ/PÓS nº 02/2009 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015 Processo Seletivo: Edital do Doutorado para Edital No.300 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo Seletivo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2017 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE DOUTORADO 2º SEMESTRE 2018 A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (PPGQPN-IPPN) da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES EDITAL PPPG Nº 45/2011 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO torna

Leia mais

EDITAL 2011 DOUTORADO

EDITAL 2011 DOUTORADO EDITAL 2011 DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite)

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal EDITAL - 2018 A em

Leia mais

EDITAL Nº 132/ INSCRIÇÕES

EDITAL Nº 132/ INSCRIÇÕES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E QUÍMICA MEDICINAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS UFRJ Av. Carlos Chagas Filho, 373 Prédio do CCS Bloco J Ilha do Fundão Rio de Janeiro RJ CEP: 21.941-590 Tel.:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP)

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) ATO EDITAL Nº 199 Em 27 de abril de 2018 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS (PPGCTP) 2018/2 A Coordenação do Programa de Pós-graduação

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 491 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 491 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel (21) 3938-1172 geoquater@mn.ufrj.br

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS EDITAL nº 11/27-PPGCV/UNICENTRO ABERTURA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: PÓS-DOUTORADO ANO: 2014

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: PÓS-DOUTORADO ANO: 2014 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: PÓS-DOUTORADO ANO: 2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica (PPGEM) torna público que de 30 de

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Doutorado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

1.1. Documentação exigida para a inscrição no exame de seleção para a Especialização

1.1. Documentação exigida para a inscrição no exame de seleção para a Especialização CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO MUSEU NACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL geoquater@mn.ufrj.br

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Edital Doutorado Turma 2015

Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Edital Doutorado Turma 2015 Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política Edital Doutorado Turma 2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) torna

Leia mais

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA

EDITAL N o 01/2013 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CEP 6055-760 - Fortaleza CE Fone: (85) 3366-960 Fax:(85) 3366-9636 E-mails: mestrado@posmec.ufc.br

Leia mais

1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO O Curso será ministrado nas dependências do CEFET-MG em Belo Horizonte (MG) e tem duração prevista de 24 meses.

1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO O Curso será ministrado nas dependências do CEFET-MG em Belo Horizonte (MG) e tem duração prevista de 24 meses. EDITAL Nº 106 DE 11 DE AGOSTO DE 2015 DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O ANO DE 2016 O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SELECÃO E ADMISSÃO AO DOUTORADO AO PPGEC PARA INGRESSO EM 2017.2 NORMAS COMPLEMENTARES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências torna públicas as Normas Complementares do Processo

Leia mais

1. DA CLIENTELA, DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA, VAGAS E INSCRIÇÕES.

1. DA CLIENTELA, DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA, VAGAS E INSCRIÇÕES. EDITAL UESC N 127 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DE CONSULTORES A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher Edital de Seleção 2017 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde

Leia mais

Processo Seletivo para Doutorado e Mestrado (ingresso no primeiro semestre de 2019)

Processo Seletivo para Doutorado e Mestrado (ingresso no primeiro semestre de 2019) Processo Seletivo para Doutorado e Mestrado (ingresso no primeiro semestre de 2019) O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (4P), da Universidade Federal do Paraná, no uso das suas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2010 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2010 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DA 9ª TURMA DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (2º

Leia mais

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

Processo de Seleção Doutorado 1º Semestre de 2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS (PPGCAL )

Processo de Seleção Doutorado 1º Semestre de 2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS (PPGCAL ) Processo de Seleção Doutorado 1º Semestre de 2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS (PPGCAL 2019.1) 1. PREÂMBULO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO Coordenador: Daniel

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Edital de Seleção 2014 Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Edital de Seleção 2014 Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Edital de Seleção 2014 Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade

Leia mais

ATO EDITAL Nº342 Em outubro de 2014 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015/1

ATO EDITAL Nº342 Em outubro de 2014 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015/1 ATO EDITAL Nº342 Em outubro de 2014 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015/1 A Coordenação do da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IMA/UFRJ, no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO O Programa de

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular Edital de Seleção 2013/ 2º. Semestre - Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012

EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA PERÍODO LETIVO 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ECONOMIA ÊNFASE EM ECONOMIA APLICADA

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PRPGI Nº 01, DE 02 DE JANEIRO DE 2019 Processo seletivo

Leia mais

EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO LINHAS DE PESQUISA: a) Projeto do Ambiente Construído; b) Técnicas do Ambiente Construído; c) Gestão do Ambiente Construído.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA 1º ADITIVO AO EDITAL No 001/2017 A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS 1 1 ABERTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES E SELEÇÃO DOUTORADO 2018

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MESTRADO PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL Nº 205 de 11 de julho de 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO SELEÇÃO INSTITUTO PARA DE INGRESSO BIOQUÍMICA NO MÉDICA SEGUNDO LEOPOLDO SEMESTRE DE DE MEIS 2014 MESTRADO PROFISSIONAL (ÁREAS:

Leia mais

CHAMADA INTERNA 01/ 2019

CHAMADA INTERNA 01/ 2019 CHAMADA INTERNA 01/ 2019 CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM (PRODEMA) MESTARDO E DOUTORADO - ENTRADA 2019.1 As Coordenações do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS (PPE-UFRJ) - M E S T R A D O P R O F I S S I O N A L EDITAL N.º 01/2010 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETO DE ESTRUTURAS

Leia mais

Publicado em DOE de 05/12/2017

Publicado em DOE de 05/12/2017 Publicado em DOE de 05/12/2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 DE 27-4-1976 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19.12.86 Recredenciada

Leia mais