CAPÍTULO 4. A Produção de Significados para a Noção de Base: Um Estudo de Caso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO 4. A Produção de Significados para a Noção de Base: Um Estudo de Caso"

Transcrição

1 CAPÍTULO 4 A Produção de Significados para a Noção de Base: Um Estudo de Caso

2 77 4. Um Estudo Preliminar Na primeira fase de elaboração das atividades do estudo de caso, tentamos reunir alguns elementos prévios que nos informasse a cerca do caminho a seguir. Neste parágrafo apresentamos algumas considerações a esse respeito, com base em nossa experiência de sala de aula e através de algumas conjecturas sobre a maneira de operar dos alunos em Álgebra Linear, no caso particular da noção de base. Usaremos esse momento, ainda, para tocar em alguns pontos importantes que dizem respeito à maneira de olhar a sala de aula a partir do MTCS. Institucionalmente, o conhecimento do aluno é quantificado pelos testes de verificação de conhecimento (TVC) que se reduz, em geral e no contexto de onde partem nossas considerações, ao registro escrito. Fomos, então, a esses textos na expectativa de obter algumas informações sobre os significados produzidos pelos alunos para a noção de base. Como ilustração do resultado dessa investigação selecionamos uma questão 33 presente em testes aplicados nos anos de 994 e 995. A questão selecionada foi a seguinte: Seja w={(x,y,z,t) 4 / x y 0 e z=2t} um subespaço de 4 : (a) encontre uma base e a dimensão de W. 33 Não houve um critério especial na escolha dessa questão. A escolha se deu pelo fato de que esse é um exercício padrão presente nos livros-texto e porque as resoluções eram satisfatórias para a discussão que queremos desenvolver aqui. Esta questão foi retirada dos testes aplicados a alunos da disciplina álgebra linear I dos cursos de Engenharia Civil e Física, em uma universidade federal.

3 78 (b) a partir da base encontrada em (a) determine, se possível uma base de 4. (justifique sua resposta) Esta questão tinha como objetivo verificar o domínio dos alunos sobre técnicas de determinação de uma base a partir do espaço vetorial dado. No item (b), a expectativa do professor, estava no uso pelo aluno do teorema do complemento 34 na construção de uma base de 4. Consideramos inicialmente resolução de Paulo: a) {(x, -x, 2t, t)} / x, t } {(x, -x, 2t, t)} / x (, -, 0, 0) = t(0, 0, 2, ); x,t } = [(, -, 0, 0); (0, 0, 2, )] dim =2 (Paulo: ) 35 Não resolveu o item (b) Observe como é difícil para o professor quantificar o valor dessa resolução. Na prática, devido a ausência do informante, nós professores usamos nosso bom senso da seguinte maneira para avaliar a questão: ou resolvemos por ligar todas essas frases, emprestando significado a esse texto e concluímos por nós mesmos que ele operou da maneira que nós gostaríamos que ele operasse ou optamos por concluir que ele não está dizendo as coisas da maneira que esperávamos que ele dissesse. A nota é, então, conseqüência de nossa opção. Porém, a questão central é: o que Paulo quis dizer a partir desse texto? Será que ele está associando base a conjunto gerador? Ou deve ser óbvio para ele que o conjunto gerador exibido é linearmente independente? 34 Este teorema afirma que qualquer conjunto de vetores L.I. de um espaço vetorial V de dimensão finita pode ser completado de modo a formar uma base de V. (Cf. Callioli e outros, 993:79)

4 79 Podemos, então, levantar duas hipóteses a respeito da resolução de Paulo de acordo com nossas expectativas. Primeiro, podemos dizer que, ao encontrar o conjunto gerador, ele poderia ter observado que os vetores se encontravam na forma escalonada. A noção de independência linear, então, seria uma estipulação local. Como conseqüência, o conjunto gerador seria (como de fato é) linearmente independente concluindo que é base de W. Como nos sugere, por exemplo, a seguinte resolução: 4 4 " V R, W x, y, z, t R / x y 0 e z 2t W x, x, 2t, t : x et R x, x, 2t, t x,, 0, 0 t 0, 0, 2, W,, 0, 0, 0, 0, 2, Como o conjunto gerador é linearmente independente, ele é uma base de W dim W=2. b) W,, 0, 0, 0, 0, 2, (Adriana, ) Uma segunda hipótese é a possibilidade dele estar, realmente, associando base a conjunto gerador como nos sugere a resolução a seguir: 35 As resoluções foram transcritas exatamente como foram redigidas originalmente. Apresentamos, como referência, o primeiro nome do aluno e a data do teste.

5 80 " a) W x, y, z, t / x z, z 2t W y, y, 2t, t / y, t R W y,, 0, 0 t 0, 0, 2, / y, t R dim,, 0, 0, 0, 0, 2, dim 2 base: W x, y, z, t / x y, z 2t W x, 0, 0, 0 y 0,, 0, 0 z 0, 0, 2, 0 t 0, 0, 0, / x y, z 2t base, 0, 0, 0, 0,, 0, 0, 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0, " (b) Uma base no R 4 é um conjunto de vetores que geram o R 4 36 Assim, W x, y, z, t R 4 W x, 0, 0, 0 y 0,, 0, 0 z 0, 0,, 0 t 0, 0, 0, base do R 4, 0, 0, 0, 0,, 0, 0, 0, 0,, 0, 0, 0, 0, " (Virgílio, ) Esses exemplos motivam uma reflexão importante. Muitas vezes, nós professores, desejamos que nossos alunos produzam significados em relação a nossos núcleos preferenciais. Mas a prática nos sugere que com a mesma freqüência e intensidade que desejamos, isso não acontece. Pensemos, por exemplo, no professor que entende as noções de geração e independência linear como noções de mesmo status, tal como ilustra o organograma a seguir:

6 8 geração combinação linear dependência e base dimensão independência linear Porém, é muito mais comum ver nossos alunos e alunas associando base a conjunto gerador (como sugere o exemplo acima) ou associando base a conjunto linearmente independente. Sugerimos, com base em hipóteses ainda não sustentadas, que estas associações podem ser decorrentes, muitas vezes, da ênfase colocada pelo professor ou pelo autor de um livro-texto, em uma das noções em detrimento da outra. Fato que passa para o aluno de uma maneira muito forte a ponto de estimular essas associações. Em outros casos, encontramos resoluções, que satisfazem tecnicamente aos significados matemáticos, como por exemplo, a resolução que segue: W x, y, z, t / x y 0, z 2t x y 0 y x z 2t W x, x, 2t, t 4 R / x, t R x, x, 2t, t x,, 0, 0 t 0, 0, 2, Portanto W,, 0, 0, 0, 0, 2, e o conjunto 36 Grifo nosso.

7 82 L.I. C, 0,, 0, 0, 0, 2, é uma base de W. Como C é L.I., a dim W 2. b) Queremos encontrar um conjunto L.I de 4 vetores que contenha os vetores v,, 0, 0 e v 0, 0, 2,. Pelo teorema do complemento, 2 podemos introduzir vetores no conjunto C da letra a para que ele produza uma base do R 4. L,, 0, 0, 0,, 0, 0, 0, 0,, 0, 0, 0, 2, se L for L.I, ele será uma base do R 4. a,, 0, 0 b 0,, 0, 0 c 0, 0,, 0 d 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0 a a b c 0 0 2d 0 d 0 a = b = c = d = 0 então o conjunto L é uma base do R 4 pois todos os vetores do R 4 podem ser escritos como comb. linear dos vetores de L. (L gera R 4 ) e L. é L.I. (José, ) Note que a partir desse texto José pode estar constituindo os seguintes objetos: vetores (genérico, do R 4 ), geração, independência linear, combinação linear, base, dimensão... Mas será que essas noções possuem o mesmo significado que estão presentes em nossas expectativas? Por exemplo, alguns alunos expressam a noção de dimensão dando-lhe outro significado. Considere as resoluções abaixo:

8 83 Resolução : a) W x, x, 2 t, t / x e t R Então podemos escrever: I) a x, x, 2t, t x,, 0, 0 t 0, 0, 2, log o,,, 0, 0 a 0, 0, 2, 0, 0, 0, 0 dai: a 2a 0 a Como os escalares a e a 2 são iguais a zero, a a 2 0, logo o conjunto é linearmente independente. Como as duas condições foram verificadas logo,, 0, 0, 0, 0, 2, é a base de W. Como a dimensão da base é 4, podemos dizer que a dimensão de W é 4, ou seja, dim W= b) Como W R e é a base de W, podemos escrever: I), 0,, 0, 0, 0, 2, base de R 4 se somente se a 4 condição R x, y, z, t / x y 0 e z 2t for verificado (Cristiane, ) 37 Grifo nosso.

9 84 Resolução 2: W x, y, z, t / x y 0 e z 2 t a) Para ser base tem de ser L.I. e gerar Logo vamos mostrar o vetor v (genérico) Se x y 0 x y e z 2 t Logo, v y, y, 2 t, t a y, y, 2t, t x, y, z, t a y x x a y a y 2a t a t y z t esse sistema é L.I. Logo a base será: a y, y, 2a t, t a dimensão será. 38 (César, ) Note que o que Cristiane e César registram sobre dimensão nos sugere que eles atribuem significado distinto para esta noção. De nossa experiência de sala de aula, observamos que, em geral, os alunos não incluem a noção de dimensão em suas justificações na constituição da noção de base. Considere por exemplo, o seguinte exercício: Seja 3 V R e 0,,, 02,,, 2,, 3 subconjunto de R 3 e verifique se esse subconjunto é base de R 3. As informações que eles recebem durante o curso parecem não ser suficiente para que percebam a vantagem de se ter a disposição a dimensão do espaço. 38 Grifo nosso.

10 85 Como vimos no capítulo anterior, do ponto de vista dos significados matemáticos a noção de dimensão pode vir a constituir o núcleo na determinação algébrica de base como sugere a alteração no organograma acima: geração combinação linear dimensão base dimensão independência linear Isso permite dizer sobre o exercício acima que: como dim R 3 =3 e tal subconjunto é L.I implica que ele é base de R 3 ou como dim R 3 =3 e como tal subconjunto gera R 3 ; é base de R 3. Contudo, essas justificações em geral não são apresentadas pelos alunos. dimensão: Na resolução a seguir Felipe esboça uma resolução a partir da idéia de a) W x, y, z, t / x y 0 e z 2 t é subespaço de R 4. Logo, terá a dimensão 3,2,,0. x y 0 z 2t Daí, temos: x, y, z, t y, y, 2t, t y,, 0, 0 t 0, 0, 2, os vetores,, 0, 0 e 0, 0, 2, são linearmente independentes (L.I.), logo poderão ser uma base de W.

11 86 W,, 0, 0, 0, 0, 2, base de W. E portanto a dimensão de W é 2: dim W = 2. b) Para determinarmos uma base de R 4, basta acrescentarmos mais dois vetores linearmente independentes dos vetores encontrados no item a),,, 0, 0 e 0, 0, 2,. Para isso, usaremos dois vetores na forma canônica, e então o conjunto R 4,, 0, 0, 0, 0, 2,, 0,, 0, 0, 0, 0, 0, é uma base do R 4. (Felipe, ) Note que, em suas justificações, Felipe faz menção às possíveis dimensões de W. Mas depois ele justifica que o conjunto é base usando as condições da definição usual de base. Duas hipóteses podem ser levantadas a partir de sua resolução. Primeira, que a dimensão foi usada fortemente quando ele observou que a resposta a que ele chegou (dim W=2) estava relacionada nas possibilidades que ele havia levantado e portanto, dentro das expectativas. Segunda, que ele abandonou a análise feita inicialmente via dimensão e verificou as condições de geração e independência linear. Assim ao determinar a base, a dimensão teria vindo como conseqüência. E finalmente, considere a resolução abaixo: W x, y, z, t R 4 / x y 0 e z 2t um subespaço do R 4. a) x y 0 x y x, y, z, t y, y, 2 t, t z 2t vetor genérico x,y,z e t podem ser valores reais quaisquer, logo tomando y = 5 e t = 3 no vetor genérico, temos: A 5, 5, 6, 3 é uma base de W pois é um conjunto que gera W e é L.I., já que todo conjunto gerador com um só vetor não nulo é L.I..

12 87 b) Não é possível porque W tem dim W = e dim R 4 4 = 4, logo R W e por isso só podemos escrever uma base de W a partir de R 4 contrário. e não o (Carlos, ) Observe que Carlos tenta se expressar de acordo com os significados matemáticos. Sob a ótica do MTCS, caso esse aluno estivesse justificando sua resolução a partir desse texto, a maneira de analisar essa fala é diferente daquela proposta pelo ensino tradicional vigente. Para o pesquisador que analisa as justificações dos alunos a partir do MTCS, ele não se interessa pela questão dicotômica entre o certo e o errado; isto é secundário e pouco relevante. Não interessa também se o aluno justificou ou não da maneira padrão. Por isso, uma resposta em branco tem um significado completamente diferente de uma resposta considerada absurda (como aquela apresentada acima):o pesquisador interessa-se muito mais pelo que foi dito a respeito do que foi perguntado. Na verdade, o que interessa é aquilo que o sujeito do conhecimento disse e porque disse. Pois, caso ele apresente algo que não é capaz de justificar o que afirmou, não há razão para acreditarmos que ele possui esse conhecimento. A leitura dos testes dos alunos nos permitiu concluir que as informações advindas do texto escrito são muito limitadas. A ausência dos informantes dificulta sobremaneira a análise da produção de significados dos alunos. 4.2 O Estudo de Caso 4.2. Metodologia

13 88 Este estudo de caso foi desenvolvido em uma universidade federal do estado de Minas Gerais. Os sujeitos da pesquisa são os estudantes Elisângela de 2 anos e Marcelo de 24 anos; alunos do primeiro período do curso de Engenharia Civil que ingressaram na universidade no segundo semestre de 996. Eles pertencem a uma turma de calouros que cursam as seguintes disciplinas: Álgebra Linear I, Cálculo Diferencial e Integral I, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial I, Geometria Descritiva I, Desenho Técnico básico, Química Geral II e Laboratório de Química. Nessa instituição o sistema de créditos é semestral. A disciplina Álgebra Linear I está alocada no departamento de Matemática, possui 4 créditos semanais e uma carga horária semestral de 60 horas/aula. O curso de Engenharia Civil possui apenas o curso de Álgebra Linear I em sua grade curricular, cuja ementa é: Matrizes, Sistemas de equações lineares, Determinantes e Espaços vetoriais (de dimensão finita). Outros cursos como, Matemática (Licenciatura), Física (Licenciatura) e Informática (Bacharelado) possuem Álgebra Linear II, cuja ementa é: Transformações Lineares, Autovalores e Autovetores, Diagonalização de operadores, Produto interno, Tipos especiais de operadores e formas lineares, bilineares e quadráticas. Como critério para escolha dos alunos fixamos duas condições: ( a.) Nossos informantes deveriam ser alunos que estivessem estudando Álgebra Linear pela primeira vez; (2 a.) Esses alunos deveriam ter sido aprovados na disciplina em questão, de acordo com as normas impostas pela instituição.

14 89 Com relação às atividades, elas foram formuladas ao longo de um ano após a análise de testes dos alunos relativos à noção de base alguns testes pilotos e troca de informações com outros pesquisadores. As informações oriundas dessas fontes indicaram que o texto escrito nos permitia uma análise muito limitada a cerca dos significados produzidos pelos alunos o que dificultava sobremaneira nossa análise. Isso nos levou a utilizar além das informações do texto escrito, aquelas registradas em videotape. A proposta inicial era a de elaborar atividades familiares, porém, não usuais. Mas esbarramos na dificuldade de formulá-las visto que encontrávamos limitados à pouca informação presente em um primeiro curso. Nossa análise dos vários livrostexto de introdução à Álgebra Linear nos mostraram que neste nível as questões propostas ao aluno com respeito à noção de base, são de dois tipos: ( a.) Dado um espaço vetorial, extrair dele uma base; (2 a.) Dado um subconjunto de vetores de um espaço vetorial, decidir se ele é base ou não desse espaço. Optamos, então, por formular as atividades considerando essas duas questões, e, por tomar os seguintes espaços vetoriais: C, 2 3 e. Isso porque esses espaços permitem ao estudante produzir significados geométricos, isto é, falar de planos, retas, espaço e vetores como segmentos orientados. Foram, então, elaboradas quatro atividades (que serão apresentadas a seguir), aplicadas em 4 sessões de aproximadamente duas horas cada uma, no período de 05/03/97 a 07/03/97. Este estudo se deu imediatamente após o término do período letivo. A coleta de dados foi feita através do texto escrito pelos alunos, entrevistas e

15 90 sessões de videografia. A análise dos dados foi efetuada tomando como referencial teórico o MTCS. Nesse contexto o olhar do pesquisador busca identificar que objetos os sujeitos da pesquisa estão constituindo; tanto para caracterizar o núcleo que está se formando quanto para identificar novos objetos. Os objetos, por sua vez, são constituídos a partir do que os informantes dizem que eles satisfazem, que propriedades eles possuem. Isto permite identificar os núcleos em que ele/ela poderão estar operando através da identificação de estipulações locais e das operações que vão sendo constituídas. A partir daí é possível caracterizar o campo semântico que está se formando em relação ao núcleo dado. É pois, dessa maneira e a partir dessa ótica que analisaremos a fala de nossos informantes. O primeiro texto apresentado aos sujeitos da pesquisa é o que se segue:.a) Seja o plano x - 2y + z = 0 em 3. Encontre uma base para. b) Determine uma outra base para o plano. 2- Determine uma base para o espaço vetorial C, dos números complexos sobre, definido por: C = { a + bi / a, b } Nesse tipo de exercício, temos informação apenas do texto escrito pelo aluno (como discutimos no parágrafo anterior). Assim, ao retornarmos com esta tarefa queremos saber o que os informantes podem falar a respeito da resolução desses exercícios. Esperamos, pois, obter mais informações do que o texto escrito pode nos dar. O texto 2 é: ) Considere o seguinte texto:

16 9 Uma base de uma espaço vetorial V é: a) um subconjunto linearmente independente que gera todo espaço vetorial V. b) um subconjunto de vetores geradores de V tal que o número de vetores desse subconjunto é igual à dimensão de V. c) um subconjunto linearmente independente maximal de V. d) um subconjunto de vetores linearmente independente de V tal que o número de vetores desse subconjunto é igual a dimensão de V. Considerando as possibilidades acima responda: a) Qual das afirmações acima justifica melhor para você, o que é uma base? b) As outras afirmativas são corretas ou incorretas? c) Use a afirmativa que você considera correta para verificar se o conjunto {(, 0, 2)}, (0,, ), (-,, 0)} é uma base ou não do espaço vetorial 3. (Havendo mais de uma afirmativa correta, apresente uma solução para cada afirmativa.) Nessa tarefa colocamos à disposição dos alunos algumas frases a respeito da noção de base presente em livros - texto. A proposta dessa tarefa é saber quais desses textos, baseados nos significados matemáticos, está mais próximo do conhecimento do aluno sobre o que venha a ser base. O texto 3 é: (a) Considere a seguinte pergunta: o subconjunto de vetores A = {u = (, 2, 0), u 2 = (0, 2, 0)} é uma base do subespaço vetorial W={(x, y, z) 3 / z = o} de 3?

17 92 Em resposta a esta questão apresentamos três justificativas, verifique qual delas você considera satisfatória. Justificativa : Sim, pois os vetores u e u 2 formam um conjunto linearmente independente e qualquer que seja o vetor v W, os vetores u, u2, v formam um subconjunto linearmente dependente em W. Justificativa 2: Note que o conjunto {(0,, 0), (0, 0, )} é uma base de W. Assim como dim W = 2 e { u conjunto A é uma base de W. Justificativa 3:, u } geram W, o 2 Observe que x e y são variáveis livres do vetor genérico de W. Tendo em vista que cada variável livre corresponde um vetor de base, conclui-se que dim W= 2. Logo, como o conjunto A é livremente independente, concluímos que é base de W. b) Encontre uma justificativa geométrica para verificar se A é base de W. Nessa tarefa tomamos a situação usual onde dado um conjunto de vetores deve-se decidir se ele é base ou não. Mas, propomos que os alunos analisassem três justificativas, presentes em livros-texto e escritas de maneira concisa. O objetivo nessa tarefa é ter informações de como eles produzem significados a partir de justificações baseadas nos significados matemáticos. De nossa experiência de sala de aula e pelo próprio objetivo nominal do curso de álgebra linear sabemos que os alunos não são estimulados a produzir

18 93 justificações geométricas. Com base nisso, no item (b) procuramos estimular justificações geométricas a partir do problema colocado. Estimulados pela associação entre base e sistemas de coordenadas proposta por Birkhoff e Maclane no capítulo anterior, elaboramos a tarefa 4 com o objetivo de saber como se dá essa associação para o aluno. A tarefa 4 é dada a seguir pelo seguinte texto: ) Seja o espaço vetorial 2. Considere as bases A = {(, 0), (0, )}, B = {(, ), (, 0)} e C = {(, ), (, -)} de 2. Expresse o vetor (4, 2) como combinação linear dos vetores das bases A, B e C respectivamente. 2) Represente geometricamente cada uma das expressões obtidas no item (). Note que todas as tarefas estão relacionadas diretamente com a noção de base, a partir dos significados matemáticos. Isso possibilitará ao aluno falar a respeito do objeto matemático base. De nossa parte, essas tarefas nos permitirão observar de que maneira nossos informantes estão operando e que núcleo eles estão constituindo.

Exercícios Adicionais

Exercícios Adicionais Exercícios Adicionais Observação: Estes exercícios são um complemento àqueles apresentados no livro. Eles foram elaborados com o objetivo de oferecer aos alunos exercícios de cunho mais teórico. Nós recomendamos

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 3 a Lista - MAT 137 - Introdução à Álgebra Linear 2013/I

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 3 a Lista - MAT 137 - Introdução à Álgebra Linear 2013/I 1 Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática 3 a Lista - MAT 137 - Introdução à Álgebra Linear 013/I 1 Sejam u = ( 4 3) v = ( 5) e w = (a b) Encontre a e b tais

Leia mais

Lista 1 para a P2. Operações com subespaços

Lista 1 para a P2. Operações com subespaços Lista 1 para a P2 Observação 1: Estes exercícios são um complemento àqueles apresentados no livro. Eles foram elaborados com o objetivo de oferecer aos alunos exercícios de cunho mais teórico. Nós sugerimos

Leia mais

a 1 x 1 +... + a n x n = b,

a 1 x 1 +... + a n x n = b, Sistemas Lineares Equações Lineares Vários problemas nas áreas científica, tecnológica e econômica são modelados por sistemas de equações lineares e requerem a solução destes no menor tempo possível Definição

Leia mais

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES FUNÇÕES O conceito de função é um dos mais importantes em toda a matemática. O conceito básico de função é o seguinte: toda vez que temos dois conjuntos e algum tipo de associação entre eles, que faça

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

Álgebra Linear. Mauri C. Nascimento Departamento de Matemática UNESP/Bauru. 19 de fevereiro de 2013

Álgebra Linear. Mauri C. Nascimento Departamento de Matemática UNESP/Bauru. 19 de fevereiro de 2013 Álgebra Linear Mauri C. Nascimento Departamento de Matemática UNESP/Bauru 19 de fevereiro de 2013 Sumário 1 Matrizes e Determinantes 3 1.1 Matrizes............................................ 3 1.2 Determinante

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto

Material Teórico - Módulo de Divisibilidade. MDC e MMC - Parte 1. Sexto Ano. Prof. Angelo Papa Neto Material Teórico - Módulo de Divisibilidade MDC e MMC - Parte 1 Sexto Ano Prof. Angelo Papa Neto 1 Máximo divisor comum Nesta aula, definiremos e estudaremos métodos para calcular o máximo divisor comum

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Disciplina: Introdução à Álgebra Linear

Disciplina: Introdução à Álgebra Linear Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus: Mossoró Curso: Licenciatura Plena em Matemática Disciplina: Introdução à Álgebra Linear Prof.: Robson Pereira de Sousa

Leia mais

Expansão linear e geradores

Expansão linear e geradores Espaços Vectoriais - ALGA - 004/05 4 Expansão linear e geradores Se u ; u ; :::; u n são vectores de um espaço vectorial V; como foi visto atrás, alguns vectores de V são combinação linear de u ; u ; :::;

Leia mais

ficha 3 espaços lineares

ficha 3 espaços lineares Exercícios de Álgebra Linear ficha 3 espaços lineares Exercícios coligidos por Jorge Almeida e Lina Oliveira Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico 2 o semestre 2011/12 3 Notação Sendo

Leia mais

Conceitos Fundamentais

Conceitos Fundamentais Capítulo 1 Conceitos Fundamentais Objetivos: No final do Capítulo o aluno deve saber: 1. distinguir o uso de vetores na Física e na Matemática; 2. resolver sistema lineares pelo método de Gauss-Jordan;

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES LINEARES. Álgebra Linear e Geometria Analítica Prof. Aline Paliga

TRANSFORMAÇÕES LINEARES. Álgebra Linear e Geometria Analítica Prof. Aline Paliga TRANSFORMAÇÕES LINEARES Álgebra Linear e Geometria Analítica Prof. Aline Paliga INTRODUÇÃO Estudaremos um tipo especial de função, onde o domínio e o contradomínio são espaços vetoriais reais. Assim, tanto

Leia mais

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta.

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Contagem I De quantos modos podemos nos vestir? Quantos números menores que 1000 possuem todos os algarismos pares?

Leia mais

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,...

Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... Por que o quadrado de terminados em 5 e ta o fa cil? Ex.: 15²=225, 75²=5625,... 0) O que veremos na aula de hoje? Um fato interessante Produtos notáveis Equação do 2º grau Como fazer a questão 5 da 3ª

Leia mais

A função do primeiro grau

A função do primeiro grau Módulo 1 Unidade 9 A função do primeiro grau Para início de conversa... Já abordamos anteriormente o conceito de função. Mas, a fim de facilitar e aprofundar o seu entendimento, vamos estudar algumas funções

Leia mais

A ideia de coordenatização (2/2)

A ideia de coordenatização (2/2) 8 a : aula (1h) 12/10/2010 a ideia de coordenatização (2/2) 8-1 Instituto Superior Técnico 2010/11 1 o semestre Álgebra Linear 1 o ano das Lics. em Engenharia Informática e de Computadores A ideia de coordenatização

Leia mais

Gabarito da Prova de Oficinas dos Velhos Ano 2008

Gabarito da Prova de Oficinas dos Velhos Ano 2008 Gabarito da Prova de Oficinas dos Velhos Ano 2008 12 de maio de 2008 1 (a) O objetivo principal da oficina de espectroscopia é que os aprendizes aprendessem, rápido, a interpretar espectros e linhas espectrais,

Leia mais

Dicas para a 6 a Lista de Álgebra 1 (Conteúdo: Homomorfismos de Grupos e Teorema do Isomorfismo para grupos) Professor: Igor Lima.

Dicas para a 6 a Lista de Álgebra 1 (Conteúdo: Homomorfismos de Grupos e Teorema do Isomorfismo para grupos) Professor: Igor Lima. Dicas para a 6 a Lista de Álgebra 1 (Conteúdo: Homomorfismos de Grupos e Teorema do Isomorfismo para grupos) Professor: Igor Lima. 1 /2013 Para calcular Hom(G 1,G 2 ) ou Aut(G) vocês vão precisar ter em

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Unidade 28 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Bem, produto interno serve para determinar ângulos e distâncias entre vetores e é representado por produto interno de v com w).

Bem, produto interno serve para determinar ângulos e distâncias entre vetores e é representado por produto interno de v com w). Produto Interno INTRODUÇÃO Galera, vamos aprender agora as definições e as aplicações de Produto Interno. Essa matéria não é difícil, mas para ter segurança nela é necessário que o aluno tenha certa bagagem

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

1 Base de um Espaço Vetorial

1 Base de um Espaço Vetorial Disciplina: Anéis e Corpos Professor: Fernando Torres Membros do grupo: Blas Melendez Caraballo (ra143857), Leonardo Soriani Alves (ra115465), Osmar Rogério Reis Severiano (ra134333) Ramon Códamo Braga

Leia mais

Equações do segundo grau

Equações do segundo grau Módulo 1 Unidade 4 Equações do segundo grau Para início de conversa... Nesta unidade, vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Na unidade anterior, você estudou sobre as equações de primeiro

Leia mais

Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento Disciplina: Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Neste artigo, farei a análise das questões de cobradas na prova do ISS-Cuiabá, pois é uma de minhas

Leia mais

FUNÇÃO REAL DE UMA VARIÁVEL REAL

FUNÇÃO REAL DE UMA VARIÁVEL REAL Hewlett-Packard FUNÇÃO REAL DE UMA VARIÁVEL REAL Aulas 01 a 04 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luís Ano: 2015 Sumário INTRODUÇÃO AO PLANO CARTESIANO... 2 PRODUTO CARTESIANO... 2 Número de elementos

Leia mais

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

Manual de Pedido de Matrícula em Disciplinas pelo Q-Acadêmico WEB

Manual de Pedido de Matrícula em Disciplinas pelo Q-Acadêmico WEB Manual de Pedido de Matrícula em Disciplinas pelo Q-Acadêmico WEB Área Responsável Implantação Preparado por: Leonardo Moulin Franco 27 de maio de 2009 Revisão 00 TABELA DE REVISÃO DESTE MANUAL REVISÃO

Leia mais

1. O conjunto dos polinômios de grau m, com 2 m 5, acrescido do polinômio nulo, é um subespaço do espaço P 5.

1. O conjunto dos polinômios de grau m, com 2 m 5, acrescido do polinômio nulo, é um subespaço do espaço P 5. UFPB/PRAI/CCT/DME - CAMPUS II DISCIPLINA: Álgebra Linear ALUNO (A): 2 a LISTA DE EXERCÍCIOS 1 a PARTE: QUESTÕES TIPO VERDADEIRO OU FALSO COM JUSTI- FICATIVA. 1. O conjunto dos polinômios de grau m com

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

Título: Sistemas Lineares no CAp UFRJ: Interpretações Algébrica e Gráfica

Título: Sistemas Lineares no CAp UFRJ: Interpretações Algébrica e Gráfica Autor Letícia Guimarães Rangel Co-autor(es): Fernando Celso Villar Marinho Lílian Káram Parente Cury Spiller Rita Maria Cardoso Meirelles Tipo de Pesquisa Ensino Médio Números e Operações Componente Curricular

Leia mais

(x, y) = (a, b) + t*(c-a, d-b) ou: x = a + t*(c-a) y = b + t*(d-b)

(x, y) = (a, b) + t*(c-a, d-b) ou: x = a + t*(c-a) y = b + t*(d-b) Equação Vetorial da Reta Dois pontos P e Q, definem um único vetor v = PQ, que representa uma direção. Todo ponto R cuja direção PR seja a mesma de PQ está contido na mesma reta definida pelos pontos P

Leia mais

Exercícios resolvidos P2

Exercícios resolvidos P2 Exercícios resolvidos P Questão 1 Dena as funções seno hiperbólico e cosseno hiperbólico, respectivamente, por sinh(t) = et e t e cosh(t) = et + e t. (1) 1. Verique que estas funções satisfazem a seguinte

Leia mais

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas?

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas? Recorrências Muitas vezes não é possível resolver problemas de contagem diretamente combinando os princípios aditivo e multiplicativo. Para resolver esses problemas recorremos a outros recursos: as recursões

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15

Bases Matemáticas. Aula 2 Métodos de Demonstração. Rodrigo Hausen. v. 2013-7-31 1/15 Bases Matemáticas Aula 2 Métodos de Demonstração Rodrigo Hausen v. 2013-7-31 1/15 Como o Conhecimento Matemático é Organizado Definições Definição: um enunciado que descreve o significado de um termo.

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA 2 Aula 45 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA 3 Vídeo Arredondamento de números. 4 Arredondamento de números Muitas situações cotidianas envolvendo valores destinados à contagem, podem ser facilitadas utilizando o

Leia mais

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.

Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel. Matemática Essencial Equações do Segundo grau Conteúdo Matemática - UEL - 2010 - Compilada em 18 de Março de 2010. Prof. Ulysses Sodré Matemática Essencial: http://www.mat.uel.br/matessencial/ 1 Introdução

Leia mais

PARTE 2 FUNÇÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL

PARTE 2 FUNÇÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL PARTE FUNÇÕES VETORIAIS DE UMA VARIÁVEL REAL.1 Funções Vetoriais de Uma Variável Real Vamos agora tratar de um caso particular de funções vetoriais F : Dom(f R n R m, que são as funções vetoriais de uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR Assuntos: Matrizes; Matrizes Especiais; Operações com Matrizes; Operações Elementares

Leia mais

Exercícios Resolvidos sobre probabilidade total e Teorema de Bayes

Exercícios Resolvidos sobre probabilidade total e Teorema de Bayes Exercícios Resolvidos sobre probabilidade total e Teorema de Bayes Para ampliar sua compreensão sobre probabilidade total e Teorema de Bayes, estude este conjunto de exercícios resolvidos sobre o tema.

Leia mais

Capítulo 5: Transformações Lineares

Capítulo 5: Transformações Lineares 5 Livro: Introdução à Álgebra Linear Autores: Abramo Hefez Cecília de Souza Fernandez Capítulo 5: Transformações Lineares Sumário 1 O que são as Transformações Lineares?...... 124 2 Núcleo e Imagem....................

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA: VISUALIZANDO AS RETAS TANGENTES E NORMAIS COM O AUXÍLIO DO WINPLOT

DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA: VISUALIZANDO AS RETAS TANGENTES E NORMAIS COM O AUXÍLIO DO WINPLOT DIFERENCIAÇÃO IMPLÍCITA: VISUALIZANDO AS RETAS TANGENTES E NORMAIS COM O AUXÍLIO DO WINPLOT Silmara Alexandra da Silva Vicente Universidade Presbiteriana Mackenzie Gisela Hernandes Gomes Universidade Presbiteriana

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO NA MATEMÁTICA ESCOLAR Patrícia Lima da Silva¹ Brunna Sordi Stock² RESUMO No segundo semestre do ano de 2009, em uma das disciplinas obrigatórias do currículo de

Leia mais

UM MÓDULO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FÓRMULAS DE ÁREA DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS CONVEXOS

UM MÓDULO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FÓRMULAS DE ÁREA DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS CONVEXOS UM MÓDULO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS FÓRMULAS DE ÁREA DOS PRINCIPAIS POLÍGONOS CONVEXOS Cristiane Fernandes de Souza, Ms. UFRN cristianesouza.fernandes@bol.com.br Introdução O estudo

Leia mais

Conceitos e fórmulas

Conceitos e fórmulas 1 Conceitos e fórmulas 1).- Triângulo: definição e elementos principais Definição - Denominamos triângulo (ou trilátero) a toda figura do plano euclidiano formada por três segmentos AB, BC e CA, tais que

Leia mais

4.2 Produto Vetorial. Orientação sobre uma reta r

4.2 Produto Vetorial. Orientação sobre uma reta r 94 4. Produto Vetorial Dados dois vetores u e v no espaço, vamos definir um novo vetor, ortogonal a u e v, denotado por u v (ou u v, em outros textos) e denominado produto vetorial de u e v. Mas antes,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá.

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá. INTRODUÇÃO A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic,

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail.

INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail. INVESTIGANDO REGULARIDADES DA MULTIPLICAÇÃO POR 99 A PARTIR DE UM PROBLEMA Ana Regina Zubiolo Rede Pública Estadual Paranaense zubieng@hotmail.com Magna Natalia Marin Pires Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Ponto, reta e plano no espaço tridimensional, cont.

Ponto, reta e plano no espaço tridimensional, cont. Ponto, reta e plano no espaço tridimensional, cont. Matemática para arquitetura Ton Marar 1. Posições relativas Posição relativa entre pontos Dois pontos estão sempre alinhados. Três pontos P 1 = (x 1,

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

Objetivos. Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas e

Objetivos. Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas e MÓDULO 2 - AULA 13 Aula 13 Superfícies regradas e de revolução Objetivos Apresentar as superfícies regradas e superfícies de revolução. Analisar as propriedades que caracterizam as superfícies regradas

Leia mais

Álgebra Linear. André Arbex Hallack Frederico Sercio Feitosa

Álgebra Linear. André Arbex Hallack Frederico Sercio Feitosa Álgebra Linear André Arbex Hallack Frederico Sercio Feitosa Janeiro/2006 Índice 1 Sistemas Lineares 1 11 Corpos 1 12 Sistemas de Equações Lineares 3 13 Sistemas equivalentes 4 14 Operações elementares

Leia mais

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

CAIXA ECONOMICA FEDERAL JUROS SIMPLES Juros Simples comercial é uma modalidade de juro calculado em relação ao capital inicial, neste modelo de capitalização, os juros de todos os períodos serão sempre iguais, pois eles serão

Leia mais

CAPÍTULO 6 TRANSFORMAÇÃO LINEAR

CAPÍTULO 6 TRANSFORMAÇÃO LINEAR INODUÇÃO AO ESUDO DA ÁLGEBA LINEA CAPÍULO 6 ANSFOMAÇÃO LINEA Introdução Muitos problemas de Matemática Aplicada envolvem o estudo de transformações, ou seja, a maneira como certos dados de entrada são

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

2 A Derivada. 2.1 Velocidade Média e Velocidade Instantânea

2 A Derivada. 2.1 Velocidade Média e Velocidade Instantânea 2 O objetivo geral desse curso de Cálculo será o de estudar dois conceitos básicos: a Derivada e a Integral. No decorrer do curso esses dois conceitos, embora motivados de formas distintas, serão por mais

Leia mais

E A D - S I S T E M A S L I N E A R E S INTRODUÇÃO

E A D - S I S T E M A S L I N E A R E S INTRODUÇÃO E A D - S I S T E M A S L I N E A R E S INTRODUÇÃO Dizemos que uma equação é linear, ou de primeiro grau, em certa incógnita, se o maior expoente desta variável for igual a um. Ela será quadrática, ou

Leia mais

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática

A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática A Torre de Hanói e o Princípio da Indução Matemática I. O jogo A Torre de Hanói consiste de uma base com três pinos e um certo número n de discos de diâmetros diferentes, colocados um sobre o outro em

Leia mais

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação

Métodos Matemáticos para Gestão da Informação Métodos Matemáticos para Gestão da Informação Aula 05 Taxas de variação e função lineares III Dalton Martins dmartins@gmail.com Bacharelado em Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação

Leia mais

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES

ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto

Leia mais

FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA FUNÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU MEDIADOS PELO SOFTWARE GEOGEBRA NA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA Modalidade: Relato de experiência Izaias Cordeiro Néri Mestrando em Educação

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

6. Geometria, Primitivas e Transformações 3D

6. Geometria, Primitivas e Transformações 3D 6. Geometria, Primitivas e Transformações 3D Até agora estudamos e implementamos um conjunto de ferramentas básicas que nos permitem modelar, ou representar objetos bi-dimensionais em um sistema também

Leia mais

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU

Todos os exercícios sugeridos nesta apostila se referem ao volume 1. MATEMÁTICA I 1 FUNÇÃO DO 1º GRAU FUNÇÃO IDENTIDADE... FUNÇÃO LINEAR... FUNÇÃO AFIM... GRÁFICO DA FUNÇÃO DO º GRAU... IMAGEM... COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM... ZERO DA FUNÇÃO AFIM... 8 FUNÇÕES CRESCENTES OU DECRESCENTES... 9 SINAL DE UMA

Leia mais

Produto: TOTVS Educacional Versão: 11.40 Processo: Integração TOTVS Educacional x TOTVS Folha de Pagamento (Utilização de Salário composto)

Produto: TOTVS Educacional Versão: 11.40 Processo: Integração TOTVS Educacional x TOTVS Folha de Pagamento (Utilização de Salário composto) Produto: TOTVS Educacional Versão: 11.40 Processo: Integração TOTVS Educacional x TOTVS Folha de Pagamento (Utilização de Salário composto) Introdução Você já imaginou realizar o calculo de quanto pagar

Leia mais

QUANTIFICADORES. Existem frases declarativas que não há como decidir se são verdadeiras ou falsas. Por exemplo: (a) Ele é um campeão da Fórmula 1.

QUANTIFICADORES. Existem frases declarativas que não há como decidir se são verdadeiras ou falsas. Por exemplo: (a) Ele é um campeão da Fórmula 1. LIÇÃO 4 QUANTIFICADORES Existem frases declarativas que não há como decidir se são verdadeiras ou falsas. Por exemplo: (a) Ele é um campeão da Fórmula 1. (b) x 2 2x + 1 = 0. (c) x é um país. (d) Ele e

Leia mais

Equações do primeiro grau

Equações do primeiro grau Módulo 1 Unidade 3 Equações do primeiro grau Para início de conversa... Você tem um telefone celular ou conhece alguém que tenha? Você sabia que o telefone celular é um dos meios de comunicação que mais

Leia mais

TEORIA DOS CONJUNTOS Símbolos

TEORIA DOS CONJUNTOS Símbolos 1 MATERIAL DE APOIO MATEMÁTICA Turmas 1º AS e 1º PD Profº Carlos Roberto da Silva A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 2: Transmissão de Dados 1.

Leia mais

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos ENSINANDO REGRA DE TRÊS SIMPLES COM MATERIAL DOURADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE LAVRAS Resumo Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos UFLA/DEX, larissavilela@outlook.com.br UFLA/DEX, lucas_fre@matematica.ufla.br

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução das questões de Raciocínio Lógico- Matemático das provas para os cargos de Técnico do TRT/4ª Região (Rio

Leia mais

Åaxwell Mariano de Barros

Åaxwell Mariano de Barros ÍÒ Ú Ö Ö Ð ÓÅ Ö Ò Ó Ô ÖØ Ñ ÒØÓ Å Ø Ñ Ø ÒØÖÓ Ò Ü Ø Ì ÒÓÐÓ ÆÓØ ÙÐ ¹¼ ÐÙÐÓÎ ØÓÖ Ð ÓÑ ØÖ Ò Ð Ø Åaxwell Mariano de Barros ¾¼½½ ËÓÄÙ ¹ÅA ËÙÑ Ö Ó 1 Vetores no Espaço 2 1.1 Bases.........................................

Leia mais

Prof. Márcio Nascimento. 22 de julho de 2015

Prof. Márcio Nascimento. 22 de julho de 2015 Núcleo e Imagem Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Linear

Leia mais

O caso estacionário em uma dimensão

O caso estacionário em uma dimensão O caso estacionário em uma dimensão A U L A 6 Meta da aula Aplicar o formalismo quântico no caso de o potencial ser independente do tempo. objetivos verificar que, no caso de o potencial ser independente

Leia mais

Def. 1: Seja a quádrupla (V, K, +, ) onde V é um conjunto, K = IR ou K = IC,

Def. 1: Seja a quádrupla (V, K, +, ) onde V é um conjunto, K = IR ou K = IC, ESPAÇO VETORIAL Def. 1: Seja a quádrupla (V, K, +, ) onde V é um conjunto, K = IR ou K = IC, + é a operação (função) soma + : V V V, que a cada par (u, v) V V, associa um único elemento de V, denotado

Leia mais

MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 3: Resumo de Probabilidade

MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 3: Resumo de Probabilidade MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 3: Resumo de Probabilidade Edson de Faria Departamento de Matemática IME-USP 19 de Agosto, 2013 Probabilidade: uma Introdução / Aula 3 1 Probabilidade Discreta: Exemplos

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA Conceitos básicos A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos

Leia mais

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974

GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 GUIA DE REDAÇÃO PARA TRABALHO DE EM974 CONSIDERAÇÕES GERAIS O objetivo deste documento é informar a estrutura e a informação esperadas num texto de Trabalho de Graduação. O conteúdo do texto deverá ser

Leia mais

Estudo de funções parte 2

Estudo de funções parte 2 Módulo 2 Unidade 13 Estudo de funções parte 2 Para início de conversa... Taxa de desemprego no Brasil cai a 5,8% em maio A taxa de desempregados no Brasil caiu para 5,8% em maio, depois de registrar 6%

Leia mais

Modelagem no Domínio do Tempo. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 1

Modelagem no Domínio do Tempo. Carlos Alexandre Mello. Carlos Alexandre Mello cabm@cin.ufpe.br 1 Carlos Alexandre Mello 1 Modelagem no Domínio da Frequência A equação diferencial de um sistema é convertida em função de transferência, gerando um modelo matemático de um sistema que algebricamente relaciona

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados III. Árvores

Algoritmos e Estrutura de Dados III. Árvores Algoritmos e Estrutura de Dados III Árvores Uma das mais importantes classes de estruturas de dados em computação são as árvores. Aproveitando-se de sua organização hierárquica, muitas aplicações são realizadas

Leia mais

CURSO ONLINE RACIOCÍNIO LÓGICO

CURSO ONLINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA QUINZE: Matrizes & Determinantes (Parte II) Olá, amigos! Pedimos desculpas por não ter sido possível apresentarmos esta aula na semana passada. Motivos de força maior nos impediram de fazê-lo, mas

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Módulo 3 Matemática Financeira II Para início de conversa... Notícias como essas são encontradas em jornais com bastante frequência atualmente. Essas situações de aumentos e outras como financiamentos

Leia mais

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é:

A equação da posição em função do tempo t do MRUV - movimento retilíneo uniformemente variado é: Modellus Atividade 3 Queda livre. Do alto de duas torres, uma na Terra e outra na Lua, deixaram-se cair duas pedras, sem velocidade inicial. Considerando que cada uma das pedras leva 3,0s atingir o solo

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

MPEP ITA PG/EAM-P. Turma Senai. Plano de Ensino. MB-701 Nivelamento em Matemática Superior

MPEP ITA PG/EAM-P. Turma Senai. Plano de Ensino. MB-701 Nivelamento em Matemática Superior MPEP www.mpep.ita.br ITA PG/EAM-P Turma Senai Plano de Ensino MB-701 Nivelamento em Matemática Superior São José dos Campos, SP 29 de julho de 2013 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Esta dsiciplina tem o objetivo

Leia mais

ATENÇÃO: Escreva a resolução COMPLETA de cada questão no espaço reservado para a mesma.

ATENÇÃO: Escreva a resolução COMPLETA de cada questão no espaço reservado para a mesma. 2ª Fase Matemática Introdução A prova de matemática da segunda fase é constituída de 12 questões, geralmente apresentadas em ordem crescente de dificuldade. As primeiras questões procuram avaliar habilidades

Leia mais