Apocalipse, capítulo 6 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apocalipse, capítulo 6 1"

Transcrição

1 Apocalipse, capítulo 6 1 O capítulo 6 traz a abertura de seis dos sete selos, que são a primeira série de juízos divinos do livro. Depois deles, vêm as trombetas e as taças. Os estudiosos não são concordes em afirmar que esses juízos obedecem a uma ordem cronológica. A maioria tem entendido que são concomitantes. Cada série intensifica a anterior. Seriam ciclos avançando com o aumento da intensidade: os selos afetam 1/4 da terra; as trombetas, 1/3; e as taças atingem toda a terra. Os quatro primeiros selos são juízos sobre a terra, e os demais, juízos cósmicos. Como dito anteriormente, os selos não são o conteúdo do livro, mas o seu lacre. Segundo a maioria dos autores, as trombetas e as taças é que são esse conteúdo. Diversas vezes, João diz vi, verbo que inaugura uma visão ou aspecto dela. Cada série de visões recapitula e desenvolve os temas das anteriores. O juízo de Deus é resultado de sua justiça e resposta às orações dos santos. Esse juízo, em algumas situações, tem propósito redentor; em outras é a contrapartida justa às ações dos homens. A tensão entre a oferta de Deus de arrependimento e a rejeição por parte dos homens é um dos temas centrais do livro de Apocalipse. Versículo 1: E vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos, e ouvi um dos quatro seres viventes dizer numa voz como de trovão: Vem! O Cordeiro é digno de abrir os selos e desata um de cada vez. Cristo comanda o processo e os quatro seres viventes ordenam a cena. Os eventos que concluirão a história e introduzirão o escaton estão prontos para começar. O rolo não será aberto enquanto os selos não forem removidos. Os selos são 1 Este estudo não é autoral. Consiste, em sua quase totalidade, na compilação de ideias dos autores citados nas referências, ao final do capítulo.

2 eventos preliminares que prenunciam o final dos tempos e o tema principal da abertura desses selos é a soberania de Deus. Versículo 2: Olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vencendo, e para vencer. Os cavaleiros são anunciados pelos seres viventes, por isso sabemos que os juízos vêm do trono de Deus. O primeiro cavaleiro vem montado em um cavalo branco, empunha um arco, sustenta uma coroa e sai vencendo e para vencer. Há uma grande discussão sobre quem é esse cavaleiro, pois, em outra passagem de Apocalipse (19.11), Jesus aparece montando um cavalo branco. Para alguns, esse cavalo branco, que simboliza justiça e autoridade, é montado por Jesus, com o arco significando o evangelho, e a expressão vencendo e para vencer, a expansão da Palavra de Deus no mundo. Aqueles que discordam dessa teoria alegam que estamos diante de uma série de juízos, logo por que um cavaleiro estaria à parte dos demais, trazendo

3 uma mensagem positiva, como a expansão do evangelho? Para eles, essa ideia não se encaixa no contexto imediato nem na unidade dos quatro cavaleiros, que apresentam intensa ligação entre si. Esses estudiosos entendem que o primeiro cavaleiro simboliza a gana do homem em conquistar para si reinos e povos. Para um terceiro grupo, o cavaleiro montado sobre o cavalo branco é uma figura satânica, possivelmente, o Anticristo. Parece mais lógico, pelo contexto, que o primeiro cavaleiro também seja portador de juízo e que simbolize a depravação humana, que busca sempre subjugar seu semelhante. Ao que parece, não se trata de forças malignas agindo por si mesmas, mas de sua influência sobre os homens, que, na busca pelo poder, produzem confrontos e guerras entre grupos ou povos. Os quatro cavaleiros seriam, então, a expressão de diversos aspectos da depravação humana e suas consequências. Deus estaria, pela ação deles, permitindo que o homem destrua a si e aos seus semelhantes como consequência de sua própria maldade. Esse primeiro cavaleiro, parte de todo o processo, simbolizaria a humanidade colocando a si mesma em posição de superioridade no lugar de Deus, o desejo constante de vencer e o propósito da conquista militar, ação tão antiga na história da humanidade. A atividade dos cavaleiros só ocorre com a autorização de Deus, por isso o ser vivente diz Vem! e a expressão foi dado é recorrente, numa demonstração de que Deus mantém absoluto controle dos acontecimentos. Nessa série de juízos preliminares, Deus deixa que o pecado humano complete o seu próprio ciclo, vindo, depois disso, nas trombetas e taças, a ação de forças malignas e também a ação de Deus em forma de juízo e vindicação. Versículo 3: Quando ele abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizer: Vem!

4 Novamente o ser vivente dá a ordem para que o cavaleiro venha. É possível perceber progressão na apresentação dos cavaleiros, pois cada aspecto da depravação humana leva ao seguinte. Versículo 4: E saiu outro cavalo, um cavalo vermelho; e ao que estava montado nele foi dado que tirasse a paz da terra, de modo que os homens se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada. Ao cavaleiro que anseia a conquista segue-se aquele que traz a guerra, que é o cavaleiro que monta o cavalo vermelho. Esse cavaleiro recebe permissão para três ações: tirar a paz da terra; levar as pessoas a matar umas às outras; e utilizar a espada para realizar esse propósito sangrento. O verbo usado para matar tem mais o sentido de massacrar, indicativo de que esse cavaleiro simboliza a guerra. É fácil entender e constatar historicamente que a ânsia humana pela conquista, pelo poder, por subjugar o próximo leva à guerra e à mortandade. As guerras existem desde que o homem é homem, desde que Caim matou Abel.

5 Versículo 5: Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: Vem! E olhei, e eis um cavalo preto; e o que estava montado nele tinha uma balança na mão. Versículo 6: E ouvi como que uma voz no meio dos quatro seres viventes, que dizia: Um queniz de trigo por um denário, e três quenizes de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho. O terceiro cavaleiro vem montado sobre um cavalo preto, símbolo da tristeza e do lamento causados ela fome e pelo sofrimento que vêm depois da guerra. Todos os detalhes desses versículos se relacionam à fome: balança, alimento, dinheiro. A fome é consequência direta da guerra e a figura traz, muito provavelmente, ênfase nos preços exorbitantes causados pela fome e pelo racionamento da comida. O trigo e a cevada eram a base da alimentação da época. O primeiro, um alimento nobre; o segundo, menos nutritivo, mais usado pelos menos afortunados. Um denário equivalia ao salário de um dia de um trabalhador braçal na época de João e uma medida de trigo dava para alimentar somente uma

6 pessoa. Três medidas de cevada alimentava uma família pequena e custava também um dia de trabalho, o que evidencia a escassez e a carestia. Quando o texto fala para que não se danifique o vinho e o azeite, embora não se possa saber com certeza, é possível que signifique que a fome não será absoluta, que não atingirá a todos. Versículo 7: Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: Vem! Versículo 8: E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado nele chamava-se Morte; e o hades seguia com ele; e foi-lhe dada autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, e com a fome, e com a peste, e com as feras da terra. O quarto selo é um selo culminante e a cor do cavalo é a cor da doença e da morte. O hades (ou inferno, em algumas versões) é o companheiro da morte, pronto para tragar aqueles que não buscam a Deus. Foi-lhe dado atingir 1/4 da terra.

7 Este selo parece ser um resumo dos anteriores, além de trazer o seu próprio mal: espada, fome, praga e animais selvagens, estes, segundo alguns estudiosos, símbolo da severidade dos juízos divinos. Versículo 9: Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. O cenário muda do juízo que está sendo exercido na terra para a presença dos mártires debaixo do altar, no céu. A ideia do céu como templo está presente em todo o livro: 11.19; 14.17; 15.5; 16.17, e o altar está sempre neste templo celestial: 8.3,5; Os juízos séptuplos (sete selos) aparecem divididos no padrão 4-3. Os quatro primeiros são juízos sobre a terra e os outros três, juízos cósmicos. O quinto selo clama por juízo também, especificamente vingança contra aqueles que tiraram a vida dos que sustentaram sua fé. O martírio dos santos é um tema importante no livro.

8 As almas estão debaixo do altar. No sistema sacrificial do Antigo Testamento, o sangue da vítima do sacrifício era derramado debaixo do altar, nesse caso, provavelmente referência ao altar da oferta. O texto usa o termo almas, o que confirma a verdade bíblica de que a ressurreição e o novo corpo incorruptível que os santos terão é realidade para depois da volta de Jesus. Aqui e em várias partes do livro, os cristãos não falham em seu testemunho, não fogem para salvar sua vida nem fazem concessões com o evangelho para evitar a perseguição. Eles mantêm corajosamente o testemunho em meio a uma situação desesperadora. Versículo 10: E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? O seu clamor é a única oração de súplica que aparece no livro de Apocalipse, e os santos clamam por vingança e pedem que Deus se apresse em vindicar o sangue derramado. Seria esse pedido dissonante dos valores do evangelho e do exemplo de Jesus e de outros mártires? As Escrituras afirmam que não. Não se trata de ética inferior, mas de pedido de justiça divina. Não é um pedido de vingança pessoal, mas de justiça pública. Eles pedem justiça a quem pode fazê-la, a quem tem autoridade para tanto. Pedidos por justiça é algo que se encontra repetidas vezes na Bíblia: Sl 79.5; 89.46; 90.13; Is 6.11; Hc 1.2; Zc 1.12; Dn 12.6; Dt 32.35; Rm 12.19; Lc 18.7,8; 1 Pe A questão aqui não é se Deus julgará os transgressores, porque é certo que o fará, mas sim quão rapidamente o fará. O juízo é certo, mas os mártires querem que ele venha logo. Um dos motivos de Deus derramar o seu juízo sobre a terra é responder à súplica dos mártires (Ap ).

9 Versículo 11: E foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas e foilhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse o número de seus conservos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram. Os mártires recebem túnicas brancas, tipo de vestimenta que aparece cinco vezes no livro de Apocalipse, as quais simbolizam glória, recompensa celestial, pureza, santidade e redenção. Deus manda que repousem mais um pouco, pois ainda não chegou a hora (Ap 14.13); há que se completar o número de mártires. Outros ainda morrerão sustentando o seu testemunho diante desse mundo mal, como sabemos que vem ocorrendo desde o início da história do povo de Deus. Muitas vezes não entendemos o porquê de alguns fatos em nossa vida e na vida de outros, mas o apóstolo Pedro fala de um tipo de sofrimento necessário, por meio do qual Deus cumpre seus desígnios e manifesta sua glória (1 Pe 1.6). Versículo 12: E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda se tornou como sangue; Versículo 13: e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira, sacudida por um vento forte, deixa cair os seus figos verdes. Versículo 14: E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. A resposta à oração dos mártires é tanto imediata quanto final. O abalo do céu, muito frequentemente, inicia o Dia do Senhor nas Escrituras. Esse abalo é repetido na sétima trombeta (Ap 11.13,19) e na sétima taça (Ap ).

10 Terremotos ocorrem sete vezes no livro de Apocalipse (6.12; 8.5; 11.13,19 e 16.18, nestas últimas passagens, duas vezes) e o sol e a lua também são afetados na quarta trombeta e na quarta taça (Ap 8.12). A figura do sol escurecido como saco de cilício é referência a um saco grosso feito de pelo preto de cabra normalmente usado pelos judeus em situações de luto. Um juízo terrível está prestes a vir sobre os moradores da terra: o céu se enrolará como pergaminho, montes e ilhas se moverão ou serão removidos, os elementos celestes serão abalados e os elementos terrestres também. Haverá terror e desespero. Versículo 15: E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; Versículo 16: e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondeinos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Versículo 17: porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir? Todas as pessoas, das mais importantes socialmente às mais simples, serão afetadas e, mais que isso, ficarão aterrorizadas, tentando fugir da presença de Deus. Essas pessoas estão unidas pelo medo e desejam fugir da ira de Deus, pois, outrora, foram elas que formaram o exército da besta (capítulos 16 e 19 de Apocalipse) contra Cristo. Elas se escondem e buscam a morte, mas não a encontram, pois agora é hora de juízo e elas terão de estar face a face com Deus. A ira de Deus é tremenda e ninguém pode fugir dela, mesmo os que acham que não a suportam. Diferentemente dessas pessoas, os santos anseiam por ver a face de Deus, porque reconhecem que ele está assentado no trono, é soberano e o

11 adoram em espírito e em verdade. Os incrédulos também terão de reconhecer isso, mas para juízo, e não para desfrutar da comunhão plena com Deus. O cordeiro sacrificado, manso, tornou-se juiz e está agora cheio de ira. Esta é a resposta de Deus a um mundo consumido pelo pecado. O tema do Dia da ira do Senhor pode ser vista em diversas passagens bíblicas, como Joel 2.31 e At A ira de Deus não se contradiz com seu amor, porque amor sem justiça é cumplicidade com o pecado. Deus é amor e justiça. João Batista pregou a necessidade de arrependimento à luz da ira vindoura (Mt 3.7-8); Jesus advertiu sobre rejeitar o Filho e sofrer os efeitos da ira divina (Jo 3.36); Paulo desenvolveu toda uma teologia da ira de Deus (Ef 2.3: todos são, por natureza, filhos da ira; Rm 1.18: a ira de Deus é contra o pecado; Cl 3.6, Rm 2.5,8,9, Ef 5.6: o juízo futuro é a culminação da ira de Deus sobre os desobedientes); Joel 2.11,31 descreve esse dia como o grande e terrível dia do Senhor e Ml 4.1,5 e Sf também abordaram o tema. Quando Deus aparecer em ira, nenhum dos seus inimigos lhe poderá resistir. Os selos conduzem ao acontecimento central do livro: a abertura do rolo que contém o plano divino para conduzir ao fim a ordem do mundo presente, que está sob o poder do pecado. A soberania de Deus e do Cordeiro continua aqui predominando, pois Cristo abre os selos e Deus dá permissão às ações dos cavaleiros. Os quatro primeiros selos resumem os efeitos da total depravação humana; o quinto fala da imitação a Cristo até a morte se necessário for; e o sexto é a vingança divina que virá. No próximo capítulo, o livro traz um interlúdio e, no oitavo, encerra-se o advento dos sete selos. Continuemos estudando a Palavra de Deus com temor e tremor!

12 REFERÊNCIAS DUCK, Daymond R. Guia fácil para entender Apocalipse. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, MIRANDA, Neemias Carvalho. Apocalipse comentário versículo por versículo. Curitiba/PR: A. D. Santos Editora, OSBORNE, Grant R. Apocalipse. São Paulo: Vida Nova, 2014.

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho Lição 5 para 2 de fevereiro de 2019 Sinais iniciais (4-14) Período de tribulação (21-22) Sinais no céu (29) Aparece o Filho do Homem (30) A mensagem dos selos resume a história da igreja desde seus inícios

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA O Sexto selo Abalo no céu (sinais cósmicos) 12 Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA O Quinto selo Santos Martirizados 9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho

Leia mais

Greve caminhoneiros. Massacre Aurora EUA

Greve caminhoneiros. Massacre Aurora EUA Greve caminhoneiros Massacre Aurora EUA Salmo 74.9-11 Já não vemos sinais miraculosos; não há mais profetas, e nenhum de nós sabe até quando isso continuará. Até quando o adversário irá zombar, ó Deus?

Leia mais

Em meio ao caos uma Palavra de esperança. Enfermidades. Aylan Menino Sírio. Violência Praça da Sé

Em meio ao caos uma Palavra de esperança. Enfermidades. Aylan Menino Sírio. Violência Praça da Sé Enfermidades Aylan Menino Sírio Violência Praça da Sé Salmo 74.9-11 Já não vemos sinais miraculosos; não há mais profetas, e nenhum de nós sabe até quando isso continuará. Até quando o adversário irá zombar,

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 6.5,6

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 6.5,6 ESCATOLOGIA BÍBLICA O terceiro selo Cavalo Preto 5 Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. 6 E

Leia mais

Apocalipse, capítulo 8 1

Apocalipse, capítulo 8 1 Apocalipse, capítulo 8 1 Versículo 1: Quando abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora. O sétimo selo traz no silêncio a solenidade do que vem acontecendo na abertura dos selos e

Leia mais

O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 09 A visão do livro e do cordeiro (6.1-17; 8.1) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução6.1-17; 8.1 O capitulo 6 descreve a abertura dos seis selos. O oitavo selo segue apenas em 8.1. Capitulo

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 6.7,8

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 6.7,8 ESCATOLOGIA BÍBLICA O Quarto selo Cavalo Amarelo? 7 Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! 8 E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este

Leia mais

Introdução. Apocalipse 6.1-8

Introdução. Apocalipse 6.1-8 Introdução Vivemos dias de incertezas, recessão e inflação, causando em muitas pessoas ansiedade e angustia. São os períodos que vão e vem, essas crises são cíclicas você pode perceber ao passar dos anos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse.

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. INTRODUÇÃO De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. O período da Grande Tribulação parece sombrio, mas qual deve ser nosso olhar para esse período. O propósito deste livro

Leia mais

LIÇÃO 5 O JUÍZO DIVINO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 5 O JUÍZO DIVINO. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 5 O JUÍZO DIVINO Texto bíblico: Apocalipse 6.9-17 Motivação Muita gente acreditou no engenheiro aposentado Harold Camping, que começou a pregar que o mundo acabaria no dia 21 de maio de 2011, quando

Leia mais

OS 4 CAVALEIROS DO APOCALIPSE. Pr. Bruno A.T. - Réplica - Pr. Aluizio

OS 4 CAVALEIROS DO APOCALIPSE. Pr. Bruno A.T. - Réplica - Pr. Aluizio OS 4 CAVALEIROS DO APOCALIPSE Pr. Bruno A.T. - Réplica - Pr. Aluizio TODAS AS CRISES SÃO CÍCLICAS. PORQUE? PORQUE OS 4 CAVALEIROS ESTÃO SOLTOS NA TERRA. Vamos para Apocalipse 1- CAVALO BRANCO Vi quando

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Vivamos o dia de hoje como se Cristo voltasse imediatamente.

Vivamos o dia de hoje como se Cristo voltasse imediatamente. LIÇÃO 4 - OS QUATRO CAVALEIROS Texto Bíblico: Apocalipse 6.1-8 Objetivos: Entender que o fim dos tempos está próximo; Compreender a necessidade de estar espiritualmente preparado para os tempos do fim.

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.9-17 A visão dos glorificados 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

Apocalipse, capítulo 7 1

Apocalipse, capítulo 7 1 Apocalipse, capítulo 7 1 O capítulo 7 de Apocalipse é um interlúdio entre o sexto e o sétimo selo e ressalta o contraste entre os cristãos e os não cristãos. Outros interlúdios ocorrem no livro e têm vários

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

É mostrado a João o castigo de Deus sobre aqueles que tem oprimido ao povo de Deus desde Jesus até a Segunda Vinda (paralelo com os sete selos).

É mostrado a João o castigo de Deus sobre aqueles que tem oprimido ao povo de Deus desde Jesus até a Segunda Vinda (paralelo com os sete selos). Lição 7 para 16 de fevereiro de 2019 Os sete anjos com as sete trombetas aparecem em cena no contexto do sétimo selo, ao terminar o tempo de graça. São sugeridas duas interpretações complementares para

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO Texto bíblico: Apocalipse 4-5 Motivação Os imperadores romanos eram pessoas muito poderosas. Tão poderosas que imaginavam poder receber honras e adoração como se

Leia mais

O ESPÍRITO DO SENHOR LEVANTANDO BANDEIRA CONTRA O INIMIGO William Soto Santiago Domingo, 02 de Outubro de 2016 Assunção Paraguai

O ESPÍRITO DO SENHOR LEVANTANDO BANDEIRA CONTRA O INIMIGO William Soto Santiago Domingo, 02 de Outubro de 2016 Assunção Paraguai 12 Solicite Literaturas Gratuitamente: O ESPÍRITO DO SENHOR LEVANTANDO BANDEIRA CONTRA O INIMIGO William Soto Santiago Domingo, 02 de Outubro de 2016 Assunção Paraguai CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 10.1-11 Os anjos e os sete trovões. João e o livrinho 1 Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 12 A 16. 12. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro. 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante

Leia mais

Caderno de Atividades

Caderno de Atividades PORQUE DESDE A INFÂNCIA SABES AS SAGRADAS LETRAS QUE TÊM PODER DE FAZER-TE SÁBIO PARA A SALVAÇÃO, PELA FÉ QUE HÁ EM CRISTO JESUS 2 TIMÓTEO 3:15 Nome: Professor: Crianças do Advento- Nível Avançado Ideal

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo...

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo... Analisando Daniel 9:25, 26 e 27 Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo..." As semanas são semanas de anos: 1 semana = 7 anos e de acordo com

Leia mais

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa?

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa? Todos nós queremos vencer na vida mas o que isso significa? Jávimos que: Somos mais que vencedores Temos adversários cruéis Nem sempre as condições são favoráveis Jávimos que: Épreciso estarmos juntos

Leia mais

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4.

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4. Lição 4 para 26 de janeiro de 2019 Em Apocalipse encontramos quatro séries de sete: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 pragas. Os capítulos 4 e 5 são uma introdução para a segunda série, os sete selos.

Leia mais

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite

Privilégios Espirituais II. Fernando Leite Privilégios Espirituais II Fernando Leite 21.12.14 Introdução Senhor é bom 7 O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.(ra) Na 1 Amor misericordioso e fidelidade

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 8 A 11. 8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso....O Alfa e o

Leia mais

26 de janeiro a 01 de fevereiro. Os sete selos. Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 28, 29

26 de janeiro a 01 de fevereiro. Os sete selos. Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 28, 29 Lição 5 26 de janeiro a 01 de fevereiro Os sete selos Sábado à tarde Ano Bíblico: Êx 28, 29 VERSO PARA MEMORIZAR: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o Teu sangue

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 20 A visão dos anjos do filho do homem (15.1-16.7) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução15.1-16.7 Em cap. 8, 9 e 11 foram descritos as 7 trombetas no meio antes da sétima trombeta foram

Leia mais

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA APOCALIPSE 1.1-8 APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA INTRODUÇÃO Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o livro de Apocalipse: a) A idéia de que ele é um livro selado, que trata

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 9.1-12 Apocalipse 9.1-12 A quinta trombeta 1 O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2 Ela abriu

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático Antigo Testamento Sl 103.19 Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar

Leia mais

em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre a Terra.

em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre a Terra. O Toda dispensação termina com um juízo. O Deus é justo (Sl.145:17) e, portanto, em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre

Leia mais

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus.

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus. LIÇÃO 11 - AS TAÇAS DA IRA Texto Bíblico: Apocalipse 16.1-9 Objetivos: Reconhecer a soberania de Deus sobre o mundo; Investir na submissão ao senhorio de Cristo. Recursos Materiais: Sete taças de vidro

Leia mais

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento.

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento. LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto Bíblico: Apocalipse 19.11-16 Objetivos: Compreender as implicações sobre a segunda vinda de Cristo. Resgatar em sua vida cristã a bendita expectativa da volta de Cristo.

Leia mais

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE A corrente Pós-Milenista Crê que o mundo vai ser cristianizado e que teremos um grande e poderoso reavivamento e o crescimento espantoso da igreja ao ponto

Leia mais

autoridade sobre as nações, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser (Lc 4.6). Embora Deus seja soberano e Satanás não possa fazer nada

autoridade sobre as nações, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser (Lc 4.6). Embora Deus seja soberano e Satanás não possa fazer nada Introdução No cerne da verdade redentora bíblica está a esperança abençoada do glorioso segundo advento pessoal de Jesus Cristo. A salvação tem que ver com a redenção dos homens como indivíduos e como

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Tema missiológico comum: Reino de Deus Mais de 70 vezes é referido por Jesus nos Evangelhos O tema destaca-se do começo ao

Leia mais

ESCATOLOGIA. Apocalipse 8.12,13. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Apocalipse 8.12,13. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Apocalipse 8.12,13 Prof. Davi Albuquerque Capítulo 8.12,13 - A quarta trombeta 12 O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 21 A visão das taças ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 21 A visão das taças (16.8-21) JörgGarbers Ms.deTeologia Estrutura16.1-21 16.8-9 Quarto flagelo 16.10-11 Quinto flagelo 16.12-16 Sexto flagelo 16.17-21 Sétimo flagelo Quartoflagelo 8

Leia mais

Apocalipse, capítulo 5 1

Apocalipse, capítulo 5 1 Apocalipse, capítulo 5 1 A adoração a Deus, no capítulo 4, leva à adoração a Cristo no capítulo 5. A unidade entre Deus e Jesus é novamente evidenciada, e o ensinamento de que somente eles são dignos de

Leia mais

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA I - O QUE É ORAÇÃO? Biblicamente falando, oração é a comunhão expressa do ser criado para com o seu Criador, como a manifestação de dependência carinhosa do filho ao seu

Leia mais

Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio.

Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio. Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio. Tendo em vista que já nos foi apresentado o tribunal de CRISTO a primeira fase onde nosso serviço a DEUS e ao próximo será avaliado

Leia mais

A GRANDE TRIBULAÇÃO. Mat 24:21-22 Is 13:11 Ap 7:13-14 Ap 3:10

A GRANDE TRIBULAÇÃO. Mat 24:21-22 Is 13:11 Ap 7:13-14 Ap 3:10 A GRANDE TRIBULAÇÃO Mat 24:21-22 Is 13:11 Ap 7:13-14 Ap 3:10 Introdução: A bíblia afirma que logo após o arrebatamento da Igreja se desencadeará um período sombrio de sofrimento, angústia, aflição e dor,

Leia mais

O Cordeiro Abre os Primeiros Seis Selos (Apocalipse 6:1-17) A

O Cordeiro Abre os Primeiros Seis Selos (Apocalipse 6:1-17) A Apocalipse: Lição 14 O Cordeiro Abre os Primeiros Seis Selos (Apocalipse 6:1-17) A charam a pessoa digna para abrir os selos. A vontade de Deus será revelada! Depois da impressionante cena de adoração

Leia mais

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA Números 10: 10 O ANO NOVO NA BÍBLIA, ACONTECE EM SETEMBRO! Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3 ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.1-3 Os cento e quarenta e quatro mil selados de Israel 1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra,

Leia mais

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO.

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1 O LIVRO E O CORDEIRO O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1) A Missão do Pai é Reinar 2) A Missão do Filho é Pagar o Preço; 3) A Missão da Igreja é servir ao Cordeiro Jesus.

Leia mais

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase.

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase. vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Conforme a Escritura, Deus é espírito puro, imaterial e invisível, é simples e não se constitui de partes. Está escrito que homem algum viu a Deus; está escrito

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. A justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus 5 Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. Dia após dia, eles continuam a falar;

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

Apocalipse, capítulo 4 1

Apocalipse, capítulo 4 1 Apocalipse, capítulo 4 1 Depois de transmitido o conteúdo das cartas às sete igrejas, os capítulos 4 e 5 mostram Deus e Cristo em majestade e juízo. No capítulo 4, uma nova visão abre uma nova seção do

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta profecia maia Como pensavam os israelitas no A.T.? Sinônimo do conceito O Dia do Senhor, quando Deus, como um justo guerreiro, intervém na história

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. 1 Capítulo 15 A ressurreição 1Co 15:1 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. 1Co 15:2 Pelo qual também sois salvos

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO.

APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. APOCALIPSE 4:1-4 O TRONO DE DEUS, A SALA DE COMANDO DO UNIVERSO. INTRODUÇÃO Agora a visão que segue será das grandes tensões que a Noiva enfrentará até a segunda vinda do Noivo - Esta revelação inclui

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DIMENSÃO DO REINO DE DEUS O Reino de Deus é adimensional existindo por si só no plano espiritual e material.

Leia mais

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem (14.6-20) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.6-20 O cap. 14.1-5 está descrevendo o tempo entre a ascensão e a segunda vindadocristosobaperspectivadopovodedeus.

Leia mais

Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus. (NVI) Sl 48.1

Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus. (NVI) Sl 48.1 INTRODUÇÃO Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus. (NVI) Sl 48.1 Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus.(RA) Sl 48.1 Deus está presente entre nós

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração SÁBADO DA 34ª SEMANA DO TEMPO COMUM Levantai, ó

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 17 A 20. 17. E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e

Leia mais

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE A segunda vinda de Cristo será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente

Leia mais

Índice. Apresentação... 3

Índice. Apresentação... 3 Índice Apresentação... 3 Tempo do Advento 1. O Ano Litúrgico... 9 2. Origem do Ano Litúrgico... 10 3. O que quer dizer Advento?... 11 4. O que fazer no Advento?... 12 Primeiro Domingo do Advento... 14

Leia mais

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu e neste homem, o homem enfim se descobriu. Meu coração me diz: "o amor me

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O Cordeiro pega o livro Apocalipse 5.6-10 Apocalipse 5.6-8 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos,

Leia mais

HOMILIA CATEQUEÉ TICA PARA A PAÁ SCOA DE 2016

HOMILIA CATEQUEÉ TICA PARA A PAÁ SCOA DE 2016 HOMILIA CATEQUEÉ TICA PARA A PAÁ SCOA DE 2016 DE S. S. BARTOLOMEU I, ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA-NOVA ROMA E PATRIARCA ECUMEÊ NICO PROTOCOLO Nº 450 BARTOLOMEU PELA MISERICÓRDIA DE DEUS ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA-NOVA

Leia mais

O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO (B. BÍBLICA) vivendopelapalavra.com. Revisão e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente. O livro de Apocalipse:

O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO (B. BÍBLICA) vivendopelapalavra.com. Revisão e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente. O livro de Apocalipse: O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO (B. BÍBLICA) vivendopelapalavra.com Revisão e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente O livro de Apocalipse: Chama-se assim o último livro da Bíblia pelo fato de

Leia mais

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas passadas + hoje + próxima aula Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas sobre Escatologia EBD ICESJC 2018 1º Semestre 18/02: Como Interpretar Profecias 25/02: Apocalipse Visão Dupla 04/03:

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

A nova criação. Apocalipse 21:1-8. O convite para a ceia. Apocalipse 19:1-10. O milênio. Apocalipse 20. A Segunda Vinda. Apocalipse 19:11-21.

A nova criação. Apocalipse 21:1-8. O convite para a ceia. Apocalipse 19:1-10. O milênio. Apocalipse 20. A Segunda Vinda. Apocalipse 19:11-21. Lição 13 para 30 de março de 2019 Com uma exclamação de júbilo, se anuncia no Céu o momento de ir à Terra recolher aos convidados para as bodas do Cordeiro. A cenas se sucedem rapidamente: Jesus vem; Satanás

Leia mais

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas»

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Perdão, Senhor. «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Leitura do Apocalipse de São João Ap 7, 2-4.9-14 Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,

Leia mais

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Todos os grandes intérpretes do Apocalipse adotam uma visão paralela das descrições do livro, as sete igrejas, os

Leia mais