Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Patrícia Jardim Barreiros.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Patrícia Jardim Barreiros."

Transcrição

1 1 Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF Patrícia Jardim Barreiros Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Memorial do Curso ministrada pela Profª. Drª. Léa Stahlschmidt Pinto Silva para o 8º período de Pedagogia da UAB/UFJF. Tutora a distância: Ana Paula Gonçalves Viana Pescador 2011

2 MEMORIAL DO CURSO Com muita propriedade digo que o curso de Pedagogia a distância da UAB/UFJF se configurou em um divisor de águas na minha postura tanto profissional quanto pessoal. Minha história com o curso teve inicio em 2007 com o vestibular que foi muito concorrido por profissionais da educação de toda a região dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce, que buscavam pela graduação em Pedagogia. O diferencial desse vestibular foi a oportunidade de estudar numa universidade federal e na minha cidade, com toda comodidade que minha casa podia oferecer. Lembro como hoje a repercussão que houve em toda a redondeza, em relação à contemplação de Pescador, uma cidade pequena, sem muitos recursos, receber um Polo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Por isso o motivo de tantos concorrentes às cinquenta vagas disponíveis para o curso de Pedagogia. Vencida essa etapa, iniciava-se outra que, com certeza, exigiria muito de mim como aluna de um curso de Pedagogia a distancia, oferecido por uma das melhores universidades do Brasil. Confesso que de início, não acreditava na seriedade de um curso a distancia. Para falar a verdade, acreditava que ia ser moleza, assim como muitos que ouvia falar por aí. Ao longo de quatro anos de curso foram muitas as aprendizagens construídas, que com certeza contribuíram para uma prática pedagógica mais atuante e crítica. Mas também foi um período marcado por grandes desafios. Dentre eles, o desafio de ser aluna da primeira turma de um curso de Pedagogia à distância que tinha como principal aliado, o computador. Essa tecnologia se configurou como importante e imprescindível ferramenta nesse processo de ensino e aprendizagem, e nessa modalidade de ensino contemporâneo. Uma observação bastante relevante. Assim como eu, muitas colegas se esforçaram para adquirir um computador. Outro desafio superado foi a familiarização com a plataforma MOODLE, que foi a minha sala de aula virtual. Foi um momento de muito desafio, pois tudo era novo e, de certa forma, complicado. Falei de início que foi um desafio para mim, mas acredito também, que foi um grande desafio para os professores e tutores nesta nova modalidade de ensino, pelo fato de contribuir na formação de pessoas que na sua maioria, havia muitos anos que não estudavam, mas que viam esse curso a oportunidade única de possuir graduação em Pedagogia.

3 2 Além do mais, a exigência/cobrança dos professores e tutores em relação à leitura dos textos e a participação nos fóruns também podem ser consideradas um grande desafio, que aos poucos foram superadas, pois compreendi que a construção do conhecimento, nessa modalidade de ensino, só seria possível se fizesse uso desse espaço de troca e debates sobre os textos indicados pelos professores. No entanto, acredito que um dos maiores desafios diz respeito à escrita da Monografia, que era vista como um bicho de sete cabeças. Não acreditava que seria capaz de escrever um texto científico. Esse medo foi vencido a partir do momento que a proposta da universidade era que a escrita da monografia seria feita passo a passo, ou seja, seria escrita por parte, a cada semestre, com a ajuda do tutor - orientador. Dessa forma, ressaltava o objetivo da universidade de que nós fossemos autores da monografia. E esse objetivo ganhava mais força ao longo das oficinas de monografia, quando os professores/tutores explicitavam em relação a cópias da internet e de outros materiais sem a devida citação. Foram muitas as vezes que ouvimos e fomos cobrados quanto à questão do plágio. Mas esse mesmo curso proporcionou-me também momentos que foram muito interessantes, como por exemplo, quando tive a oportunidade de participar do Seminário de Introdução a Educação a Distância idealizado pelo NEAD (Núcleo de Educação a Distância) que teve como objetivo, divulgar para as comunidades contempladas com polo da UAB/UFJF as especificidades e seriedade do curso de Pedagogia a distância, ofertado a partir da parceria entre a Universidade aberta do Brasil e a Universidade Federal de Juiz de Fora. Também não posso esquecer-me de mencionar sobre o conhecimento construído ao longo do curso que foi permeado por cobranças em relação à escrita (coerência, coesão, concordância, pontuação e acentuação). No entanto, foram realizadas oficinas no sentido de auxiliar-me na escrita e na compreensão dos textos, além de ser um momento de conhecer um ao outro pessoalmente. Vale ressaltar também, que essas oficinas aconteciam a cada semestre e contemplava uma disciplina. Era o momento de expor, através de aulas simuladas, as possibilidades de trabalho com determinada temática vista na disciplina correspondente. Julgo esses momentos importantíssimos e necessários, pois pude sentir de perto o calor, o respeito, o compromisso, a amizade e acima de tudo, a troca de experiência entre aluna e professor. O conhecimento que me foi apresentado contribuiu em muito para a minha prática docente, visto que os textos apresentados traziam novas abordagens acerca de temáticas pertinentes com a minha profissão como professora dos anos iniciais do ensino fundamental.

4 3 Dessa forma, a relação que estabeleço entre o conhecimento que me foi apresentado no curso com a minha realidade particular, no contexto de minhas experiências tanto profissionais quanto pessoais, é uma relação de crescimento, de mudança. Assim sendo, todas as atividades propostas nos mais diferentes momentos do curso e nas diversas disciplinas, conduziam-me à compreensão da importância de se desenvolver um processo de ensino e aprendizagem ativo, com troca de experiências, contribuindo para a ruptura com o ensino tradicional ainda presente no contexto das instituições escolares. Mas esse conhecimento também contribuiu em muito para que conhecesse as bases em que se sustentam o campo no qual atuo como profissional, conhecendo processos pelos quais passa a minha área de atuação. Dessa maneira, como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, consegui analisar as perspectivas para a profissão docente, traçar metas, planos e possibilidades de melhoria para/na minha prática docente. Além de esse curso contribuir de maneira significativa na minha formação docente, contribuiu também para compreender as bases do trabalho desempenhado pelo gestor escolar e, consequentemente, contribuiu também para que, no futuro desempenhe essa função, o farei com total tranquilidade e compromisso, pois aprendi muito a respeito dessa função. Dessa forma, a relação que estabeleço entre o conhecimento que me foi apresentado no curso e a minha realidade particular, no contexto de minhas experiências tanto profissionais quanto pessoais, é uma relação de crescimento, de mudança. No aspecto pessoal, ter sido aluna do curso de Pedagogia da UAB/UFJF foi um grande desafio em decorrência de carregar e fazer jus ao nome de uma das melhores universidades do Brasil, além de perceber que o curso no qual estava matriculada não era uma embromação a distância, mas um curso sério que rompia com aquela visão de que num curso a distância, o aluno não aprende nada, que é só para obter diploma. Pelo contrário, ficava evidente, a cada semestre vencido, de que o empenho e interesse do aluno em aprender eram primordiais, pois, sem empenho e interesse não era possível a efetivação da aprendizagem. Mas também ficava orgulhosa ao dizer que fazia parte da comunidade escolar da Universidade Federal de Juiz de Fora. É inegável que todo esse conhecimento construído a cada período, ao longo de quatro anos de curso, foi um divisor de águas na minha prática docente, pois, a cada texto lido, discutido, pude constatar que o que sabia e aplicava no contexto da sala de aula, já não dava conta de formar cidadãos de acordo com as exigências da contemporaneidade. Ou seja, todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, através de cada disciplina, contribuiu para

5 4 o rompimento com práticas pedagógicas que não faziam mais sentido para meus alunos. Assim sendo, todas as atividades propostas nos mais diferentes momentos do curso e nas diversas disciplinas, conduziam-me à compreensão da importância de se desenvolver um processo de ensino e aprendizagem ativo, com troca de experiências, contribuindo para a ruptura com o ensino tradicional ainda presente no contexto das instituições escolares. Outros momentos que considero importante se referem aos estágios realizados ao longo de cinco semestres. Os estágios aconteceram em momentos distintos, atendendo as especificidades e objetivos de cada etapa de escolaridade Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, Educação de jovens e adultos -EJA, bem como sobre a Gestão Escolar- estudadas e discutidas nas disciplinas Estágio Supervisionado. Considero a realização de estágios muito importante para a minha formação acadêmica e profissional, pois pude constatar que há uma distância grande entre a teoria e a prática, mas, no entanto, percebi que agora eu tinha todas as condições de realizar uma prática pedagógica de acordo com o que tinha estudado/visto ao longo de cada semestre. Assim em 2011, vou caminhando para o término do curso de Pedagogia a distância da UAB/UFJF, com a certeza de que minha formação como pedagoga não deixou nada a desejar de um curso presencial de muitas universidades que existem por ai.

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF KÁTIA MARIA RODRIGUES.

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF KÁTIA MARIA RODRIGUES. Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF KÁTIA MARIA RODRIGUES Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Memorial do Curso

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Memorial do Curso Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF Aparecida Maria França Jacinto Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação

Leia mais

Profª Andrea Meireles

Profª Andrea Meireles Profª Andrea Meireles Ementa: O trabalho docente e a prática pedagógica voltada para o exercício da docência nas séries iniciais do ensino fundamental. Observação, ação e reflexão da dinâmica da sala de

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Ana Francisca Rodrigues.

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Ana Francisca Rodrigues. Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF Ana Francisca Rodrigues Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá

Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Procedimentos de Matrícula 2016/2 Campus Guarujá Para transformar a sua Pré-Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual, é necessário que não possua nenhuma parcela

Leia mais

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Introdução Esta pesquisa apresenta a aplicação e validação de um objeto de aprendizagem (OA) chamado ARQUEAD 2,

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD Prof.ª Dr.ª Narjara

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Adilson Célio Barbosa.

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Adilson Célio Barbosa. Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF Adilson Célio Barbosa Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Sandra Aparecida de Santana.

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Sandra Aparecida de Santana. Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF Sandra Aparecida de Santana Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Maria de Fátima Pereira Carvalho - UNEB, SME, NEPE Sandra Alves de Oliveira UNEB, CMAJO, NEPE Resumo

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Vandinei Alves de Souza.

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Vandinei Alves de Souza. Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF Vandinei Alves de Souza Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina

Leia mais

Programa de Formação Continuada para Docentes

Programa de Formação Continuada para Docentes Programa de Formação Continuada para Docentes Objetivos do programa Consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição realizando reflexões com seus docentes sobre as diretrizes educacionais da

Leia mais

A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD

A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Secretaria de Educação a Distância A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD Junho, 2008 Suzi Samá Pinto Tanise Paula Novello Débora Pereira Laurino

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES ONLINE PARA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA EM PROGRAMAS DE ESPORTE E LAZER 1. Disposições gerais 1.1 Os Programas Esporte e Lazer, desenvolvidos por intermédio da Secretaria

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ Núcleo de disciplinas de formação pedagógica comum a todas as Licenciaturas (300 h ou 330 h) Período Filosofia da Educação

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 09 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

Maria Luzia Paiva de Andrade

Maria Luzia Paiva de Andrade Maria Luzia Paiva de Andrade DISCIPLINA: LINGUAGENS E PESQUISA AULA DE APRESENTAÇÃO 2019-1 Bem-vindos! APRESENTAÇÃO DA TUTORA Meu nome é Maria Luzia, sou formada em Letras, Especialista em Língua Portuguesa

Leia mais

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança As tabelas a seguir apresentam os componentes curriculares, carga horária, modalidade e em consonância à Resolução n o 2, do CNE/CP, de 1 o de julho de 2015 o núcleo integrado por cada componente. Em relação

Leia mais

AULA INAUGURAL EAD 2015

AULA INAUGURAL EAD 2015 AULA INAUGURAL EAD 2015 Universalização do Conhecimento EaD Educação a Distância Conforto; Comodidade; Disciplina; Comprometimento. Tecnologia PREFEITURAS Convênio entre o Instituto Federal de Educação,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA TITULO I DO ESTÁGIO E SEUS OBJETIVOS CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E ABRANGÊNCIA ART. 1º - Denomina-se

Leia mais

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018 1 FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF Março 2018 2 1. Introdução A Educação a Distância EAD, é uma modalidade que proporciona a milhares de pessoas, no mundo todo,

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2017/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF ANDRÉA APARECIDA MARSCHAL MARTINS AMARAL

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF ANDRÉA APARECIDA MARSCHAL MARTINS AMARAL Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF ANDRÉA APARECIDA MARSCHAL MARTINS AMARAL Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO Regulamenta o funcionamento do curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria de Educação a Distância CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MODALIDADE A DISTÂNCIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA

Leia mais

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014.

Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014. Horário das avaliações do curso de Licenciatura em Pedagogia para o segundo semestre de 2014. O horário está disposto de acordo com o calendário acadêmico de 2014-2. Os alunos das turmas de 2014-2, 2013-1;

Leia mais

Programa de Formação Continuada para Docentes

Programa de Formação Continuada para Docentes Programa de Formação Continuada para Docentes Objetivos do programa Consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição realizando reflexões com seus docentes sobre as diretrizes educacionais da

Leia mais

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos

Edital UFRGS EAD Apresentação. 2 Objetivos Edital UFRGS EAD 07 1 Apresentação A Secretaria de Educação a Distância (SEAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e em conjunto com as Pró-Reitorias Acadêmicas, considerando: a

Leia mais

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.» 2669 - DE 06 DE OUTUBRO DE 1999 EMENTA: Altera a Resolução N 1234/86 - CONSEP e define o Currículo do Curso de Licenciatura

Leia mais

DESENHO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA (COMPLEMENTAÇÃO) PARA ATENDER A DEMANDA VIZIVALI

DESENHO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA (COMPLEMENTAÇÃO) PARA ATENDER A DEMANDA VIZIVALI DESENHO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA (COMPLEMENTAÇÃO) PARA ATENDER A DEMANDA VIZIVALI PROFESSORA ZULEIKA APARECIDA CLARO PIASSA (COORDENADORA DO CURSO) A OFERTA VIZIVALI QUEM PÔDE PARTICIPAR? Professores

Leia mais

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina

Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Procedimentos de Matrícula 2018/1 Campus Ribeirão Preto Todos os cursos exceto Medicina Para transformar a sua Pré Matrícula em Matrícula Para você renovar sua matrícula, conforme cláusula contratual,

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2018/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2018/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2018/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA UFCSPA ANO V 2014 I. Curso de Ambientação Acadêmica Público: professores recém ingressantes Periodicidade: semestral Datas: 1º semestre: março (11, 13,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA. Goiânia, 14 de agosto de Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira

ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA. Goiânia, 14 de agosto de Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira ESCOLA MUNICIPAL BUENA VISTA Goiânia, 4 de agosto de 203. Orientador-formador: Marilurdes Santos de Oliveira PESQUISA DIAGNÓSTICA Em 203 a nossa escola está organizada de forma diferente. Passou a oferecer

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO. Coordenadora de Estágio - Diurno: Prof.ª Ma. Marlene de Jesus Silva Santos.

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO. Coordenadora de Estágio - Diurno: Prof.ª Ma. Marlene de Jesus Silva Santos. Coordenadora de Estágio - Diurno: Prof.ª Ma. Marlene de Jesus Silva Santos e-mail: estagioss@unb.br e-mail: marlenedjss@unb.br Quarta-feira: 10h às 12h. 1 / 11 Prof.ª Dr.ª Karen Santana de Almeida Vieira

Leia mais

Manual do aluno EaD. Campus Virtual

Manual do aluno EaD. Campus Virtual Manual do aluno EaD Campus Virtual Campus Virtual É um ambiente virtual desenvolvido para que você mesmo faça cursos on-line, solicitações acadêmicas e financeiras, e acesse a biblioteca virtual, grade

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Berenice Mendes de Oliveira Santos.

Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF. Berenice Mendes de Oliveira Santos. Universidade Aberta do Brasil Universidade Federal de Juiz de Fora Curso de Pedagogia UAB/UFJF Berenice Mendes de Oliveira Santos Memorial do Curso Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação

Leia mais

João. presta atenção!

João. presta atenção! João presta atenção!, Patrícia Secco João, presta atenção! Ilustrado por Edu A. Engel Fundação EDUCAR DPaschoal www.educardpaschoal.org.br F: (19) 3728-8129 Esse livro é dedicado ao meu amigo Luiz Antonio

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMINHOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Secretaria de Educação Básica Diretoria de Formação e Desenvolvimento

Leia mais

Postagem de trabalhos pelo tutor externo

Postagem de trabalhos pelo tutor externo 18 de setembro Postagem de trabalhos pelo tutor externo 03/09/2018 a 23/09/2018 Escolha e Inscrição dos melhores trabalhos pelo Tutor Externo e Professor dos Cursos Presenciais. A postagem ocorre através

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA ATUAÇÃO COMO PROFESSOR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. A Coordenação Local da Universidade Aberta do Brasil/CAPES,

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes R E S O L U Ç Ã O N.º 022/2010 CI / CCH CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 31/03/2010. João Carlos Zanin, Secretário Aprova o Projeto Pedagógico

Leia mais

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE

1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE 1º Semetre 2018 MANUAL DAS DISCIPLINAS ONLINE Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Una de Bom Despacho. Em pleno século XXI, na era digital, não poderíamos deixar de oferecer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS Á EDUCAÇÃO / STI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS Á EDUCAÇÃO / STI UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS Á EDUCAÇÃO / STI COORDENAÇÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS EM EaD / CEAD O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA UFMT

Leia mais

ESTÁGIO DOCENTE: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

ESTÁGIO DOCENTE: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA INTRODUÇÃO ESTÁGIO DOCENTE: UMA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Rebeca Rannieli Alves Ribeiro Sec. Est. Educação da Paraíba rebecarannieli@gmail.com A disciplina Estágio Supervisionado,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 016/2014 DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

REGULAMENTO Curso Descentralizado. Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO I

REGULAMENTO Curso Descentralizado. Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO I REGULAMENTO Curso Descentralizado Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO I São Paulo 2017 I Nome do curso Metodologia da Pesquisa

Leia mais

Edital UAB-UFABC 001/2017

Edital UAB-UFABC 001/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Núcleo de Tecnologias Educacionais Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7283 3356.7651

Leia mais

POLO ESTEIO. (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) Não Existe Média. Desvio. Padrão SCO

POLO ESTEIO. (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) Não Existe Média. Desvio. Padrão SCO FURG EAD (Matriculados = 284) (Respondentes = 36,26%) PEDAGOGIA - EAD (GERAL) (Matriculados = 175) (Respondentes = 45,14%) POLO ESTEIO (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) POLO SAPIRANGA (Matriculados

Leia mais

REGULAMENTO Curso Descentralizado. Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO II

REGULAMENTO Curso Descentralizado. Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO II REGULAMENTO Curso Descentralizado Nome do Curso: Metodologia da pesquisa Científica Educacional Didática para o Ensino Fundamental e Médio MÓDULO II São Paulo 2017 I Nome do curso Metodologia da Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1.1 Curso: Bacharelado em Administração Pública. 1.2 Ano: 3 1.3 Módulo: 6 1.4 Disciplina: Administração Estratégica 1.5 Carga Horária: 60h 1.6 Caráter: Obrigatória

Leia mais

PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes

PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes Daniela Cherobini Cargnelutti 1 Ana Lúcia dos Santos 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como propósito apresentar a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI UFCA INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES IFE / BREJO SANTO-CE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI UFCA INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES IFE / BREJO SANTO-CE UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI UFCA INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES IFE / BREJO SANTO-CE EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MONITORIA PARA O INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES IFE BREJO SANTO. O Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS FACULDADES PROJEÇÃO

REGULAMENTO DO PROJETO DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS FACULDADES PROJEÇÃO 0 REGULAMENTO DO PROJETO DE CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ESCOLA DE NEGÓCIOS FACULDADES PROJEÇÃO MATRIZ CURRICULAR 2015/1 Brasília DF, 2015 1 CAPÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL CGDP/SRH Nº 006/2012 ABERTURA E DISPOSIÇÕES GERAIS DO CURSO DE TUTORIA ON-LINE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/IFAM PARA CURSOS DA 2017/2-2019/1 O Quadro Anexo I válido para o

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES - REGULAMENTO PARA O ESTUDANTE - 2 SUMÁRIO TÍTULO I CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO

Leia mais

EaD em Ciências Farmacêuticas

EaD em Ciências Farmacêuticas EaD em Ciências Farmacêuticas Zilamar Costa Assessora da Presidência do CFF Coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica- CAEF-CFF Coordenadora da Comissão de Educação do Fórum dos Conselhos

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL

EDITAL Nº 01/2016, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016, DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, REDE E-TEC BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REDE E-TEC BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ANEXO I RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO IFES Nº 11/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ANEXO I RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO IFES Nº 11/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 ANEXO I RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR

Leia mais

MANUAL DO PROED PARA ALUNOS

MANUAL DO PROED PARA ALUNOS MANUAL DO PROED PARA ALUNOS BOM DESPACHO 2019 1º Semestre 1 Caro aluno, bem-vindo ao seu PROGRAMA ONLINE DE ESTUDOS DIRIGIDOS (PROED) do Centro Universitário Una Bom Despacho. Ao longo de seus estudos,

Leia mais

Período de Inscrição: 21/04/2018 a 29/04/2018 Para inscrição, acesse o link https://edutec.unesp.br/processo_seletivo

Período de Inscrição: 21/04/2018 a 29/04/2018 Para inscrição, acesse o link https://edutec.unesp.br/processo_seletivo EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O SÉCULO 21, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto Ayrton Senna (IAS) e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura

Leia mais

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E J U I Z D E F O R A U F J F N E A D N ú c l e o d e E d u c a ç ã o a D i s t â n c i a Prédio do CRITT Cidade Universitária Bairro Martelos Juiz de Fora - MG

Leia mais

FORMULÁRIO: ESTUDANTE

FORMULÁRIO: ESTUDANTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: ESTUDANTE 2016 CURSO EM AVALIAÇÃO: PROGRAMA AO QUAL O CURSO ESTÁ VINCULADO [VINCULAÇÃO AUTOMÁTICA]:

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD Profª Drª Gianine Maria de Souza Pierro /UERJ O foco deste trabalho é o debate quanto às questões e os desafios que provocam

Leia mais

Anima Educação Adapti Concluinte Manual de Instruções 2º Semestre de 2017

Anima Educação Adapti Concluinte Manual de Instruções 2º Semestre de 2017 Anima Educação Adapti Concluinte Manual de Instruções 2º Semestre de 2017 O Adapti Concluinte, por meio das Trilhas do Conhecimento, tem como objetivo auxiliar você, estudante, a relembrar os conteúdos

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OPORTUNIDADE DE PRÁXIS DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OPORTUNIDADE DE PRÁXIS DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OPORTUNIDADE DE PRÁXIS DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFCE CAMPUS - IGUATU Sara Jane de Oliveira¹ (1); Milkelison Bento de Lavor

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO MINUTA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/XX/2013 Regulamenta e define a carga horária e a ementa do componente curricular Estágio Supervisionado,

Leia mais

GUIA GERAL DA EaD+ Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência.

GUIA GERAL DA EaD+ Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência. Guia Geral da EaD+ UninCor a Universidade que abraça seu sonho de realizar um curso superior de excelência. A Universidade Vale do Rio Verde, UninCor, é uma Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece

Leia mais

FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno;

FACULDADE PRE IDENT ANT NIO CARLOS E BOM DE PACH FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BOM DESPACHO. Caro aluno; Caro aluno; eja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho (FACEB). Em pleno século 21, na era digital, não poderíamos

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR N 014 AO EDITAL Nº 005/ UNEMAT/PROEG/DEAD/UAB CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES - Semestre letivo de 2018/2

EDITAL COMPLEMENTAR N 014 AO EDITAL Nº 005/ UNEMAT/PROEG/DEAD/UAB CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES - Semestre letivo de 2018/2 EDITAL COMPLEMENTAR N 014 AO EDITAL Nº 005/2018 - UNEMAT/PROEG/DEAD/UAB CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES - Semestre letivo de 2018/2 A, através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG e da Diretoria de

Leia mais

CURSO AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-A3P: CONHECENDO E APLICANDO NA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE

CURSO AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-A3P: CONHECENDO E APLICANDO NA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO GRUPODE DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO CULTURA E MEIO AMBIENTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO GRUPODE DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO CULTURA E MEIO AMBIENTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO GRUPODE DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO CULTURA E MEIO AMBIENTE EDITAL GEAM/UFPA/MEC Nº 002/2015, - PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES para atuar

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFRAESTRUTURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES FORMA/GRAU: ( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO - AVALIAÇÃO DO CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA Núcleo de Extensão em Administração-NEA

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA Núcleo de Extensão em Administração-NEA EDITAL Nº 05/2015 PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO ESPECIAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM GESTÃO POR COMPETÊNCIAS O Núcleo de Extensão em Administração da (NEA), em parceria

Leia mais

3.2. Taxa Deverá ser paga uma taxa de inscrição no valor de R$ 55, Curso e Vagas - Oferta no Polo de Apoio Presencial de Caxias do Sul

3.2. Taxa Deverá ser paga uma taxa de inscrição no valor de R$ 55, Curso e Vagas - Oferta no Polo de Apoio Presencial de Caxias do Sul EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EaD, PARA TITULARES DE DIPLOMA DE BACHAREL OU TECNÓLOGO, NO POLO DE APOIO PRESENCIAL DE CAXIAS DO SUL 1. Abertura A Pró-Reitoria Acadêmica

Leia mais

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO 1 SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO Acadêmica: Raquel Luchese Orientadora: SilandraBadch Rosa Universidade Luterana do Brasil- ULBRA raquelluchese@hotmail.com RESUMO O presente trabalho refere-se ao Estágio

Leia mais

Edital para a Seleção de Tutores

Edital para a Seleção de Tutores Edital para a Seleção de Tutores 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O curso de capacitação EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: TRANSPONDO BARREIRAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, aprovado por meio do Edital

Leia mais

EDITAL Nº 01/ CLFD

EDITAL Nº 01/ CLFD UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA NA MODALIDADE EAD EDITAL Nº 01/2016 - CLFD A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna

Leia mais

GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS. Profa. MSc. Nora Almeida

GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS. Profa. MSc. Nora Almeida GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS Profa. MSc. Nora Almeida Belém- PA 2019 APRESENTAÇÃO Caro(a) aluno(a), A disciplina Oficina de Didatização de Gêneros é uma disciplina de 68 horas cujo objetivo

Leia mais

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial NOME DO CURSO: O Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem! Parceria entre a Uaitec e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso Ambiente Virtual de

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

(Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de )

(Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de ) (Foi. 2 da Resolução n. 012/08, de 17.06.2008) IV - atividades realizadas em laboratórios de ensino e pesquisa, quando for o caso;e V - demais atividades inerentes aos respectivos níveis de formação, definidos

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade à distância, da Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências da

Leia mais

EaD nas Profissões da Área da Saúde

EaD nas Profissões da Área da Saúde EaD nas Profissões da Área da Saúde Zilamar Costa Assessora da Presidência do CFF Coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica- CAEF-CFF Coordenadora da Comissão de Educação do Fórum dos

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO/EXTENSÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDIÇÃO 2014 SELEÇÃO DE CURSISTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO/EXTENSÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDIÇÃO 2014 SELEÇÃO DE CURSISTAS Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Formação de Professores FORPROF-UFRGS Faculdade de Educação Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura CURSO DE APERFEIÇOAMENTO/EXTENSÃO

Leia mais

4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação

4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação 4.5. Uso de tecnologias de comunicação e informação nas diferentes modalidades de educação No ano de 2004 a UFSJ iniciou as atividades de Educação a Distância, com a adesão ao Consórcio Pró-Formar em parceria

Leia mais

Curso de Braille Básico com o uso de Tecnologias Assistivas. Estrutura do curso. Realização:

Curso de Braille Básico com o uso de Tecnologias Assistivas. Estrutura do curso. Realização: Estrutura do curso o o o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva da UFRJ (CRTA) - Instituto Tércio Pacitti da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ; Acessibilidade Brasil; Programa de

Leia mais

PORTARIA ACAD 19/2017

PORTARIA ACAD 19/2017 PORTARIA ACAD 19/2017 Dispõe sobre fixar normas e informações relevantes para a realização dos cursos de 2ª Licenciatura e R2 Formação Continuada. Na qualidade de Diretor Acadêmico do Instituto de Ensino

Leia mais

EDITAL Nº 064/VRG-DA/2016

EDITAL Nº 064/VRG-DA/2016 EDITAL Nº 064/VRG-DA/2016 DIVULGA O CALENDÁRIO, OS PROCEDIMENTOS E AS CONDIÇÕES PARA A MATRÍCULA DE DISCIPLINAS EM REGIME DE DEPENDÊNCIA, DOS ALUNOS VETERANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA,

Leia mais