NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX Rua Vasco da Gama nº Centro Guanambi BA Tel./Fax.: (77) FACULDADE GUANAMBÍ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX Rua Vasco da Gama nº Centro Guanambi BA Tel./Fax.: (77) FACULDADE GUANAMBÍ"

Transcrição

1 FACULDADE GUANAMBÍ EDITAL Nº. 08, DE 26 DE AGOSTO DE 2013 SELEÇÃO PARA MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO O DIRETOR ACADÊMICO ADMINISTRATIVO DA FACULDADE GUANAMBI, no uso de suas atribuições legais, baseando-se no art. 84 da Lei de , e entendendo a função de MONITORIA como atividade discente, que tem como objetivo auxiliar o professor, monitorando grupos de estudantes de graduação e projeto acadêmico, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX torna público a todos que, o presente Edital virem ou tomarem conhecimento, estão abertas as inscrições do processo de seleção do PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA da Faculdade Guanambi. I Lançamento do edital: 02/09/2013. I - Período de Inscrições: 02 à 07/09/2013. II - Período de Seleção: 10 à 12/09/2013. III Período de contratação: 12 à 13/09/2013. IV - Período do Contrato: 13/09/2013 à 30/11/ DA MONITORIA A monitoria é um procedimento acadêmico na Faculdade Guanambi, que possibilita a experiência da vida acadêmica promovendo a integração de alunos de períodos mais avançados com os demais, a participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas do curso, além de treinamento em atividades didáticas. Essa deverá ser desenvolvida por um monitor que será um acadêmico selecionado mediante processo seletivo. 2 DO PROFESSOR ORIENTADOR RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA O Professor deverá orientar o monitor objetivando estimular o interesse pela carreira docente, auxiliando-o quanto ao plano de trabalho a ser executado e quanto às metodologias e didáticas de possível utilização para com os alunos atendidos. É obrigação do professor responsável pela disciplina: 2.1 Disponibilizar a prova escrita e os respectivos temas para estudo, para reprodução e divulgação, respectivamente, à coordenação do NUPEX, até 09/09/2013. O não cumprimento deste item cancela automaticamente a solicitação de monitoria para respectiva disciplina.

2 2.2 Divulgar, até 11/09/13, à coordenação do NUPEX, o resultado da prova escrita, bem como: data, horário e local para realização da entrevista com os candidatos aprovados na prova escrita para a respectiva monitoria. Essas, obrigatoriamente deverão acontecer entre os dias 11 e 12/09/13 para que se faça cumprir o prazo para divulgação do resultado final (12/09/2013). 2.3 Encaminhar ao NUPEX, até 13/09/2013 o plano de trabalho do monitor selecionado; 2.4 Avaliar e assinar o relatório mensal a ser enviado pelo monitor selecionado (Anexo VI). 2.5 Avaliar e assinar o relatório final de monitoria do respectivo período letivo (Anexo VII), com avaliação do monitor pontuado de zero a dez (0 10,0), a ser enviado pelo monitor selecionado (Anexo VIII). O monitor somente receberá o certificado mediante nota igual ou superior a sete (7,0). 2.6 O professor orientador responsável pela respectiva disciplina receberá certificado de ORIENTAÇÃO DE MONITORIA com a carga horária referente ao período de orientação de monitoria. 3 DO MONITOR O monitor será um estudante de graduação, escolhido, via condições estabelecidas neste edital, para exercer atividades práticas e técnico-didáticas junto à determinada disciplina. O monitor não substitui o professor da disciplina e lhe é vedado ministrar aulas regulares, corrigir trabalhos ou provas, bem como ter acesso a documentos da secretaria. É de responsabilidade do monitor: 3.1 Comparecer ao NUPEX para formalizar a efetivação (contratação) na função entre os dias 12 à 13/09/2013. Caso contrário será considerado desistente e a vaga preenchida pelo suplente, se houver. 3.2 Desenvolver as atividades previstas no plano de trabalho definido pelo docente responsável, sob sua orientação e supervisão. 3.3 Cumprir os horários pré-estabelecidos para os plantões de monitoria. Nestes plantões, o aluno monitor deverá: a) estar disponível para orientar os colegas na execução de trabalhos e auxiliá-los nas dúvidas durante o período letivo. b) auxiliar o professor na elaboração e organização de material para aulas práticas, quando necessário.

3 c) verificar a organização do laboratório ao término de cada aula prática e/ou de monitoria, quando necessário. 3.4 Afixar, no período de contratação, 12 à 13/09/2013, junto à coordenação, seus horários de plantão conforme a carga horária destinada neste edital. 3.5 Dos deveres do monitor: Encaminhar à coordenação do NUPEX, até o último dia útil de cada mês: a) folha de controle de frequência (folha de ponto) do monitor sob controle da coordenação (Anexo V). b) relatório de atividades mensais (Anexo VI). O relatório só será aceito se assinado pelo professor orientador da disciplina, coordenador de laboratórios, quando da utilização do mesmo, e coordenador do NUPEX. c) listas de presença das monitorias desenvolvidas no respectivo período (horário/data). O não cumprimento do item 3.5 deste documento implica no não pagamento da bolsa no caso de monitores bolsistas e não emissão de certificado aos monitores voluntários. 3.6 As disciplinas poderão optar por monitoria voluntária. Os monitores voluntários receberão certificados com a carga horária referente ao período de monitoria e poderão solicitar, respeitando-se o barema de atividades complementares do curso, o reconhecimento dessas horas mediante atendimento ao item 3.5 deste documento. 3.7 Ao final do período letivo de monitoria, o monitor deverá apresentar relatório final de avaliação das atividades e rendimento (Anexo VII). O monitor somente receberá o certificado mediante nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos atribuída pelo professor orientador (Anexo VIII). 3.8 Manter seu rendimento semestral global, durante o período da monitoria, igual ou superior à média do Curso. DA CONCESSÃO DA BOLSA Para o período letivo serão concedidas 14 bolsas-auxílio, sendo cada uma no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), referente ao exercício da função, com carga horária de 05 (cinco) horas semanais respectivamente. 4.1 O pagamento da bolsa, uma vez atendido o item 3.5, ocorrerá até o dia 10 do mês subseqüente ao da monitoria prestada.

4 4.2 O certificado dos alunos monitores bolsistas e voluntários será emitido após o semestre letivo referente à monitoria prestada e mediante atendimento aos itens 3.5 e 3.7 deste documento. 4.3 As vagas disponibilizadas para monitoria com bolsas não preenchidas dentro do período seletivo, serão redimensionadas aos candidatos voluntários aprovados com maior pontuação geral, após reavaliação da coordenação do NUPEX. 5 DO PROCESSO DE SELEÇÃO Os monitores, sejam bolsistas ou voluntários, serão escolhidos pelos professores responsáveis pela disciplina em conjunto com a Coordenação, levandose em conta a maturidade intelectual e o rendimento acadêmico, disponibilidade horária e conduta perante os colegas, corpo docente e a Instituição. Os requisitos para a inscrição do candidato no processo seletivo são: a) estar regularmente matriculado em curso de graduação da Faculdade Guanambi há pelo menos 02 (dois) semestres; b) ter cursado, com aprovação, o componente curricular ou disciplina ao qual se vincula à candidatura de monitoria. c) ter disponibilidade de 05 (cinco) horas semanais para realização das atividades inerentes à monitoria, mediante avaliação do comprovante de matrícula. d) ter disponibilidade de tempo, total ou parcial, no horário da disciplina concorrida, quando da necessidade de atividades de aulas práticas em laboratórios e/ou atividades de campo, auxiliando o (a) professor (a) orientador (a). 5.1 As inscrições devem ser efetuadas na Coordenação do Curso obedecendo aos seguintes critérios e prazos: Prazo de inscrição: 02 à 07/09/ No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar cópia dos seguintes documentos: a) ficha de inscrição Anexo III do presente edital; b) comprovante de matrícula do período letivo referente ao presente edital; c) histórico escolar; O exame de seleção para monitoria com bolsa compreenderá: a) prova objetiva e/ou dissertativa; b) entrevista; c) análise de benefícios; d) e análise do histórico escolar O exame de seleção para monitoria voluntária compreenderá:

5 a) prova objetiva e/ou dissertativa; b) entrevista; c) e análise do histórico escolar. NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPEX As provas escritas, que terão a duração máxima de uma hora e meia, serão realizadas no dia 10/09/2013, às 14h, no prédio da Av. Vasco da Gama. As mesmas versarão sobre conteúdos específicos da disciplina, cujo conteúdo será informado em edital ou comunicado disponível na coordenação de cursos e NUPEX com antecedência mínima de 48 horas da realização da prova. 5.3 O candidato somente poderá concorrer até 03 (três) disciplinas para o respectivo período letivo, independente da categoria (bolsista e/ou voluntario). 5.4 As entrevistas serão realizadas entre os dias 11 e 12/09/2013 em horário e local divulgados pela coordenação de cursos e NUPEX. 5.5 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7,0 (sete) pontos na escala de zero a dez e serão classificados na ordem decrescente de suas médias apuradas Ocorrendo igualdade de médias, o desempate será feito, sucessivamente: a) pela nota da prova escrita; b) pela nota da entrevista; c) pelo rendimento semestral global; d) pela nota dos benefícios; e) maior número de períodos cursados; f) maior número de monitorias voluntárias. 5.6 Havendo mais de um candidato a cada uma das bolsas será observada a ordem a que se refere aos itens 5.5 e A validade desta seleção será o semestre letivo de A vigência da monitoria será o semestre de , podendo ser renovada, SEM GARANTIA DE CONTINUIDADE DAS BOLSAS no semestre de Os resultados finais serão divulgados até dia 12/09/ Os contratos deverão ser assinados entre os dias 12/09/2013 e 13/09/ O início da monitoria para as disciplinas especificadas no presente edital se dará dia 13 de setembro de 2013 e seu término em 30 de novembro de 2013.

6 5.11 Realizar-se-á, no dia 18/09/2013, às 14h, após o resultado final, uma reunião com a Vice-Direção Acadêmica e Coordenação do NUPEX para esclarecimento das atividades referente à monitoria, sendo OBRIGATÓRIO a participação dos monitores aprovados e seus respectivos professores orientadores O monitor poderá ser dispensado a qualquer momento tanto pelo docente responsável, como pela Diretoria, sendo substituído pelo suplente, se houver Caso o aluno queira desistir da monitoria, deverá preencher e assinar o Termo de Desligamento junto à Coordenação. O Termo de Desligamento deverá ser imediatamente enviado ao NUPEX. 6 DA SUSPENSÃO DA MONITORIA A monitoria poderá ser suspensa por determinação da Coordenação Acadêmica junto à Coordenação do NUPEX nos seguintes casos: a) quando o monitor não cumprir as atividades da programação estabelecidas pelo professor; b) quando o monitor, sem justificativa, faltar três vezes (15 horas) consecutivas às atividades programadas e/ou estabelecidas pelo professor orientador durante o período referente à monitoria; c) quando houver desistência por parte do monitor, que deverá oficializar seu pedido junto à Coordenação do NUPEX, após o de acordo do Professor responsável pela disciplina; d) havendo o descumprimento das exigências descritas no item 3.5 deste documento; e) pela violação de qualquer dever universitário que implique na imposição de penalidades conforme o Regimento Geral da Faculdade Guanambi; f) por não satisfazer às finalidades da presente concessão, constatando-se improbidade no desempenho das atividades de Monitoria; g) na falta de assiduidade, impontualidade reiterada, indisciplina, desídia ou improbidade no desempenho das atividades de Monitoria. 7 DISPOSIÇÕES GERAIS A inscrição do aluno candidato implicará a aceitação total e incondicional das normas e instruções constantes neste edital. Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor Acadêmico Administrativo e Coordenação do NUPEX da Faculdade Guanambi. Guanambi, 30 de Agosto de 2013.

7 Direção Acadêmica Administrativa da FG Vice-direção Acadêmica da FG Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX Coordenação de Cursos da FG

8 ANEXO I QUADRO DE VAGAS Disciplina Professor Responsável Nº Vagas Bolsista Voluntário Serviço de Atendimento Jurídico I Richard F. Fagundes Serviço de Atendimento Jurídico II Richard F. Fagundes Farmacologia Raimundo Nonato Farmacologia Gabriela Magalhães Técnica Dietética Anna Paula Knopp Fisioanatomia Ana Carla A. Nascimento Anatomia I Ana Carla A. Nascimento Psicologia Experimental I André Velloso Fundamentos do Processo do Cuidar Flávia Alves Moreira Pneumofuncional Romeu Costa Moura Cinesioterapia Romeu Costa Moura Direito Processual Penal I Déborah Marques Pereira Direito Civil - Reais Déborah Marques Pereira Filosofia Joscimar S. Reis Antropologia Joscimar S. Reis Sociologia e Antropologia Joscimar S. Reis Teoria Psicanalista Igor Caio V. Malheiros História e Epistemologia da Psicologia Igor Caio V. Malheiros Técnicas de Exame Psicológico I Anna Luiza Lélis Donato Psicologia Social II Simone Jörg Estatística Maycon F. T. Reis Bromatologia Maycon F. T. Reis Bioquímica Clínica Kamila Tuany L. L. Lima Bioquímica Jader Donato Metodologia Científica Pablo Viana -- 02

9 ANEXO II BAREMA PARA PROCESSO SELETIVO Barema Etapas de avaliação Pontuação Nota atribuída Nota da prova de monitoria 0 10,0 Nota da entrevista ,0 Nota da disciplina concorrida 0 10,0 Nota dos benefícios ,0 Nota do rendimento semestral global 0 10,0 MÉDIA 50,0 pontos SUB-TOTAL DE PONTOS 1 A entrevista se pautará no currículo, na disponibilidade de tempo, na postura acadêmica e criatividade, e versará sobre assuntos de interesse da disciplina, objeto da seleção; 2 Benefícios: Exclusivo para candidatos a monitoria com bolsa. Nº de monitoria voluntária 1 5,0/monitoria SUB-TOTAL DE PONTOS 1 Anexar certificado de monitoria voluntária à ficha de inscrição (Anexo III). Benefícios Pontuação Aluno que não tem nenhum benefício 10,0 Aluno que possui Pro-FG ou 50% de Fies ou 50% ou 70% de 9,0 PROUNI Aluno que possui 100% de FIES ou 100% de PROUNI 8,0 Aluno portador de diploma 7,5 Aluno que possui mais de um benefício 7,0 SUB-TOTAL DE PONTOS TOTAL DE PONTOS

10 ANEXO III FICHA DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA DA FG REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PARA ATIVIDADES DE MONITORIA IDENTIFICAÇÃO DO MONITOR MATRÍCULA: TEL.: NOME COMPLETO: DATA NASC. CEL.: CPF: IDENTIDADE: ÓRGÃO EMISSOR: UF: DATA EMISSÃO ENDEREÇO: BAIRRO: CIDADE: UF: CEP: NATURALIDADE: CURSO: RELAÇÃO DAS DISCIPLINAS A PRESTAR SELEÇÃO DISCIPLINA: SEXO: PERÍODO LETIVO EM CURSO: PROFESSOR RESPONSÁVEL: INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DECLARAÇÃO DE TEMPO DISPONÍVEL PARA AS ATIVIDADES DE MONITORIA NOS HORÁRIOS ABAIXO IDENTIFICADOS: Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quita-feira Sexta-feira MATUTINO às às às às às VESPERTINO às às às às às NOTURNO às às às às às Guanambi, de de Assinatura do Aluno/Candidato

11 ANEXO IV TERMO DE COMPROMISSO (mediante aprovação em seleção) PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA DA FG A Faculdade Guanambi FG, por meio da Direção Acadêmica Administrativa e o Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX, junto ao Discente: IDENTIFICAÇÃO DO DISCENTE (MONITOR): NOME COMPLETO: MATRÍCULA: TEL.: BACHARELADO ( ) DATA NASC. CEL.: LICENCIATURA ( ) CPF: IDENTIDADE: ÓRGÃO EMISSOR: UF: DATA EMISSÃO ENDEREÇO: BAIRRO: CIDADE: UF: CEP: NATURALIDADE: CURSO: DISCIPLINA: TEL. ORIENTADOR: DADOS PARA MONITOR BOLSISTA CONTA CORRENTE: BANCO: SEXO: PERÍODO LETIVO EM CURSO: ORIENTADOR: Orientor: AGÊNCIA: Compromete ao seguinte: Eu,, aprovado em processo seletivo para o PROGRAMA DE MONITORIA da FG, estou ciente do regulamento, a qual fixa normas para o Programa de Monitoria, exercendo-os em regime de 05 (cinco) horas semanais de atividade. O Programa de MONITORIA terá vigência de / / a / /. O presente Termo de Compromisso não se caracteriza como contrato de trabalho, podendo, a qualquer tempo, ser denunciado unilateralmente por ambas as partes, no caso de descumprimento de qualquer das obrigações assumidas. Declaro-me ciente de que o benefício de cada mês será proporcional à frequência apurada.

12 Este termo entrará em vigor a partir da data de sua assinatura, podendo ser cancelado a qualquer momento por qualquer uma das partes, mediante comunicação prévia de 30 (trinta) dias. E, por estarem de acordo, assinam este Termo em 03 (três) vias de igual teor, na presença de 02 (duas) testemunhas, que também assinarão. Guanambi, de de Prof. (a) Orientador (a): Diretor (a) Acadêmico (a): Coord. NUPEX: Monitor (a): Testemunhas: Nome: CPF: Assinatura: Nome: CPF: Assinatura:

13 ANEXO V FOLHA DE CONTROLE DE FREQUENCIA DO MONITOR CONTROLE DE FREQUENCIA DE MONITOR Mês: Período letivo: Disciplina: Monitor: Professor/Orientador: DIA MATUTINO VESPERTINO NOTURNO ASSINATURA DO MONITOR Entrada Saída Entrada Saída Entrada Saída Assinatura Professor (a) Orientador (a) Assinatura Coordenação Assinatura Coord. NUPEX

14 ANEXO VI RELATÓRIO DAS ATIVIDADES MENSAIS MONITOR (A): MÊS: / DISCIPLINA: CURSO: PROF. (A): VOLUNTÁRIO ( ) BOLSISTA ( ) PERÍODO 1ª SEMANA: RESUMO DAS ATIVIDADES MENSAIS C.H. ASS. DO (A) MONITOR (A) / A / 2ª SEMANA: / A / 3ª SEMANA: / A / 4ª SEMANA: / A / 5ª SEMANA: / A / Assinatura Professor (a) Orientador (a) Assinatura Coord. NUPEX Assinatura Coord. Laboratório

15 ANEXO VII RELATÓRIO FINAL DE MONITORIA PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE GUANAMBI RELATÓRIO FINAL DE MONITORIA 1 IDENTIFICAÇÃO DO DISCENTE (MONITOR) NOME COMPLETO: MATRÍCULA: TEL.: BACHARELADO ( ) DATA NASC. IDENTIDADE: CURSO: DISCIPLINA: TEL. ORIENTADOR: CEL.: LICENCIATURA ( ) CPF: PERÍODO LETIVO EM CURSO: ORIENTADOR: ORIENTOR: Observação: Não alterar a formatação deste formulário. Relatórios formulados fora deste padrão não serão aceitos. O relatório final deve ser entregue impresso. 2 INTRODUÇÃO (Breve descrição da importância e assuntos relacionados à disciplina. Máximo de caracteres com espaço) 3 OBJETIVO (S) DA DISCIPLINA E MONITORIA

16 4 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 4.1 Dentre os conteúdos da disciplina, quais foram os mais solicitados? (máximo 500 caracteres com espaço) 4.2 Quais foram as principais dificuldades dos alunos? (máximo 500 caracteres com espaço) 4.3 Principais atividades realizadas. Caso tenha utilizado laboratórios e/ou alunas práticas descrever de forma sucinta. (máximo 500 caracteres com espaço) 5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES MÊS/ANO (Assinale com X) ATIVIDADES / / / / / Reunião com orientador (a) Revisão bibliográfica da disciplina Preparo de aula prática/laboratório Auxílio ao orientador (a) em aula Auxílio aos discentes/alunos Elaboração relatório mensal Elaboração relatório final

17 6 COMENTÁRIO (S) INERENTE (S) À DISCIPLINA: (máximo 500 caracteres com espaço) 7 CONCLUSÃO (Descrever de forma sucinta a importância do programa de monitoria na instituição. Máximo 500 caracteres com espaço). 8 SUGESTÕES (Máximo 500 caracteres) * Anexar o último relatório mensal e lista de presença dos alunos ao relatório final. Guanambi, de de. Assinatura do (a) monitor (a) Assinatura do (a) Professor (a) Assinatura do (a) coordenador (a) do NUPEX

18 ANEXO VIII AVALIAÇÃO FINAL DO MONITOR (Nota atribuída pelo professor da disciplina. Anexar ao relatório final) PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA DA FG Eu, Professor (a) (Esp./M.Sc./D.Sc.), ministrante da disciplina de do curso de, da Faculdade Guanambi - FG, reconheço que o (a) monitor (a) cumpriu com as atividades que lhe foram atribuídas com extrema dedicação e competência durante todo o período letivo do ano de. Nota referente ao desempenho e atividades realizadas pelo monitor no período de monitoria atribuída pelo professor orientador (0 10,0):. Guanambi, de de Assinatura do Professor (a) Orientador (a) Assinatura do Coord. NUPEX

NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO - NUPEX Rua Vasco da Gama nº Centro Guanambi - Ba Tel /Fax.: (77)

NUCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO - NUPEX Rua Vasco da Gama nº Centro Guanambi - Ba Tel /Fax.: (77) FACULDADE GUANAMBÍ EDITAL Nº.03, DE 06 DE SETEMBRO DE 2012 MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Seleção para Monitoria de Ensino de Graduação 1 DA MONITORIA A monitoria é um procedimento acadêmico na Faculdade

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA. 1 Av. Sertório, 253 Navegantes CEP Fone/Fax: (51) Porto Alegre RS -

MANUAL DE MONITORIA. 1 Av. Sertório, 253 Navegantes CEP Fone/Fax: (51) Porto Alegre RS - MANUAL DE MONITORIA 2012 1 A Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de monitorias. Apenas será considerado monitor

Leia mais

É o estudante de graduação, escolhido para exercer atividades técnicodidáticas junto à determinada disciplina.

É o estudante de graduação, escolhido para exercer atividades técnicodidáticas junto à determinada disciplina. MANUAL DE A FAECE oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. Apenas será considerado monitor o aluno que tiver sido aprovado no processo seletivo

Leia mais

Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará FAECE Página 2 Faculdade de Fortaleza - FAFOR

Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará FAECE Página 2 Faculdade de Fortaleza - FAFOR MANUAL DE Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará FAECE Página 2 A FAECE e a FAFOR oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. Apenas será considerado

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA NATAL/RN/2019

MANUAL DE MONITORIA NATAL/RN/2019 MANUAL DE MONITORIA /2019 SUMÁRIO 1. Regulamento da Monitoria... 03 1.1. O que é Monitoria... 03 1.2. O Monitor... 04 1.3. Funções do Monitor... 04 1.4. Etapas do Programa de Monitoria... 05 1.4.1. Solicitação...

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA UNIP. A UNIP oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias.

PROGRAMA DE MONITORIA UNIP. A UNIP oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. PROGRAMA DE MONITORIA UNIP A UNIP oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. 1. Regulamento do Programa de Monitoria 1.1 O que é Monitoria A UNIP

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA DE PSICOLOGIA

EDITAL DE MONITORIA DE PSICOLOGIA EDITAL DE MONITORIA DE PSICOLOGIA-2019-1 1. INTRODUÇÃO A Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) tem interesse em, gerar recursos humanos de qualidade entre seus próprios acadêmicos para, no futuro atuarem

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo EDITAL N 0 05/2018 DE 20 DE MARÇO DE 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Campus Canoas, no

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL INTERNO N.º 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA

EDITAL INTERNO N.º 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA EDITAL INTERNO N.º 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA O Núcleo de Gestão de Ensino do - CFP da UFRB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, juntamente

Leia mais

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 1/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto no Regulamento

Leia mais

Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018

Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018 Edital de vagas remanescentes para Seleção de Monitores de Laboratórios de Ciências Agrárias Nº 18/2018 O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Iporá, no uso

Leia mais

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I.

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. A IMED torna público os critérios de seleção de acadêmicos para monitoria voluntária.

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 18 de abril 2016 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2016/1º semestre)

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 18 de abril 2016 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2016/1º semestre) EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 18 de abril 2016 Processo Nº 23232.000380/2016-20 INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2016/1º semestre) A Diretoria de Ensino do Campus Muriaé em conjunto com a Pró reitoria

Leia mais

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I A Coordenação do Curso de Medicina Veterinária, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 05, de 25 de Julho de INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2019/2 o semestre)

EDITAL DE MONITORIA Nº 05, de 25 de Julho de INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2019/2 o semestre) EDITAL DE MONITORIA Nº 05, de 25 de Julho de 2019 INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2019/2 o semestre) A Diretoria de Desenvolvimento Educacional do, pelo presente Edital, torna público o procedimento

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS 1 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS DO CCBS 2007 2 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Art.1º O Regulamento do Programa de Monitoria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS - está

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

EDITAL INTERNO N.º 02/ CFP PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

EDITAL INTERNO N.º 02/ CFP PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA UNIVERSIDADE DO RECÔNCAVO DA BAHIA EDITAL INTERNO N.º 02/2015.2 CFP PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA O Núcleo de Gestão de Ensino do Centro de Formação de Professores - CFP da

Leia mais

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária.

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária. Edital 085/2018 de 09 de agosto de 2018 Curso de Medicina Veterinária Monitoria voluntária para as Disciplinas de Fisiologia, Fisiologia Animal, Semiologia Veterinária A IMED tornar público o presente

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

Núcleo de Extensão em Tecnologia da Informação. Faculdade Paraíso do Ceará - FAP

Núcleo de Extensão em Tecnologia da Informação. Faculdade Paraíso do Ceará - FAP EDITAL Nº 002, DE 26 DE SETEMBRO DE 2018. O Coordenador do Núcleo NexTI, faz publicar o presente Edital, para disciplinar os requisitos, os procedimentos e o funcionamento do NexTI - NÚCLEO DE EXTENSÃO

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013 DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO N o 002/2013 A Universidade Tiradentes Unit, com sede na Avenida Murilo Dantas, 300, bairro Farolândia, CEP 49.032-490

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 007 - CTGC/IFB, DE 11 DE ABRIL DE 2016. SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE MONITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO BRINQUEDOTECA 2016 O Diretor-Geral do Campus Taguatinga Centro, nomeado pela Portaria

Leia mais

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017

SGAS 903 Bloco D Lote Brasília DF T F UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições regimentais retifica

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre)

EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº / INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) EDITAL DE MONITORIA Nº 01, de 17 de fevereiro de 2017 Processo Nº 23232.000141/2017-51 INSCRIÇÕES PARA PROJETOS DE MONITORIA (2017 / 1º semestre) A Diretoria de Ensino do Campus Muriaé, do Instituto Federal

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Senhor do Bonfim torna pública a abertura das inscrições para seleção de bolsas do Programa Institucional

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA APLICÁVEL A SELEÇÃO DE DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIFEG 2014 Página 1 de 9 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA MONITORIA... 3

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016, de 29 de MARÇO de PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL Nº 001/2016, de 29 de MARÇO de PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016, de 29 de MARÇO de 2016. PROGRAMA DE MONITORIA 2016-1. A Diretora de Ensino do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais IF Sudeste MG, pelo presente

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 23/2018

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 23/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL COMPLEMENTAR Nº 23/208 Seleção

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS CEAD - CAMPUS RIO POMBA Edital Interno nº 2/2013

EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS CEAD - CAMPUS RIO POMBA Edital Interno nº 2/2013 Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais CEAD Campus Rio Pomba EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 22/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Superior

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 22/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL COMPLEMENTAR Nº 22/2019 Seleção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Piúma ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce Piúma ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce 29285-000 Piúma ES 28 3520-3205 EDITAL NAC 01/2019 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO DE

Leia mais

EDITAL Nº 01/2016, DE 15 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL Nº 01/2016, DE 15 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 01/2016, DE 15 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE MONITORIA 1. APRESENTAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Esperança, através da Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários)

UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários) UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO REITORIA EDITAL Nº 13/2017 Processo Seletivo de Monitoria de Ensino (bolsistas e voluntários) A MM. Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, no uso das suas atribuições

Leia mais

2.2 São obrigações do monitor: a) executar integralmente o programa proposto pelo orientador; b) ler bibliografia específica do módulo;

2.2 São obrigações do monitor: a) executar integralmente o programa proposto pelo orientador; b) ler bibliografia específica do módulo; EDITAL Nº001 /2016 - COORD. DE MEDICINA/UFRR Boa Vista, 16 de Maio de 2016 Dispõe sobre Processo de Seleção para vagas de monitores do curso de Medicina da UFRR. A Coordenação do Curso de Bacharelado em

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA Os alunos podem participar do Programa de Monitoria destinado a propiciar aos interessados a oportunidade de desenvolver suas habilidades para a carreira docente,

Leia mais

EDITAL Nº 54/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e Ed. Profissional e de Ensino Superior

EDITAL Nº 54/2019. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e Ed. Profissional e de Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 54/2019 Seleção para bolsas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE BRASÍLIA DIREÇÃO GERAL. ORDEM INTERNA OI-DG 01/ de junho de 2018

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE BRASÍLIA DIREÇÃO GERAL. ORDEM INTERNA OI-DG 01/ de junho de 2018 ORDEM INTERNA OI-DG 01/2018 11 de junho de 2018 Divulga o Edital do Processo Seletivo para a atividade de Monitoria do 1º semestre de 2018, e dá outras providências. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PRESBITERIANA

Leia mais

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Reitoria do Centro Universitário Senac torna pública a abertura das inscrições do processo de seleção

Leia mais

EDITAL Nº 19/2017 DG/CANG/IFRN OFERTA DE VAGAS PARA BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS NO NÚCLEO DE EXTENSÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DO CAMPUS

EDITAL Nº 19/2017 DG/CANG/IFRN OFERTA DE VAGAS PARA BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS NO NÚCLEO DE EXTENSÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DO CAMPUS EDITAL Nº 19/2017 DG/CANG/IFRN OFERTA DE VAGAS PARA BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS NO NÚCLEO DE EXTENSÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL DO CAMPUS O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Edital para Seleção de Monitores de Laboratórios Nº 12/2018

Edital para Seleção de Monitores de Laboratórios Nº 12/2018 Edital para Seleção de Monitores de Laboratórios Nº 12/2018 O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Iporá, no uso de suas atribuições legais, conferida pela

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior

EDITAL Nº 01/2018. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas de Ensino Médio e de Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 01/2018 Seleção para bolsas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL nº 01/2019/DEL/PROACE DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO A UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA

Leia mais

EDITAL Nº 04, DE 06 DE MARÇO DE 2018.

EDITAL Nº 04, DE 06 DE MARÇO DE 2018. EDITAL Nº 04, DE 06 DE MARÇO DE 2018. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus São João do Piauí, por meio da Diretoria de Ensino, torna público aos alunos dos Cursos

Leia mais

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma:

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma: SELEÇÃO PARA MONITOR DE ENSINO COM BOLSA EDC A63 Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II Tendo em vista o disposto nas Resoluções nº 06/2012 e nº 07/2017, ambas do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE-UFBA),

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS Departamento de Enfermagem

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA MINAS GERAIS Departamento de Enfermagem EDITAL 02/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITOR REMUNERADO E VOLUNTÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA

Leia mais

EDITAL Nº 08, de 16 de julho de Processo Seletivo Simplificado para Estagiários

EDITAL Nº 08, de 16 de julho de Processo Seletivo Simplificado para Estagiários EDITAL Nº 08, de 16 de julho de 2018. Processo Seletivo Simplificado para Estagiários O Diretor Geral Pro Tempore do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNO- LOGIA BAIANO CAMPUS SERRINHA, no uso

Leia mais

EDITAL INTERNO N.º 01/ CFP

EDITAL INTERNO N.º 01/ CFP EDITAL INTERNO N.º 01/2016.1 CFP PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA O Núcleo de Gestão de Ensino do Centro de Formação de Professores - CFP da UFRB, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº 13/2019 (DISCIPLINAS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA - ANO LETIVO 2019)

EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº 13/2019 (DISCIPLINAS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA - ANO LETIVO 2019) 1 EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Nº 13/2019 (DISCIPLINAS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA - ANO LETIVO 2019) O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano IF Baiano Campus

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

EDITAL Nº 04/2016 PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES (PROF-ARTES)

EDITAL Nº 04/2016 PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES (PROF-ARTES) EDITAL Nº 04/2016 PROGRAMA DE BOLSA DE MONITORIA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES (PROF-ARTES) O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) em Rede Nacional, no exercıćio

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Cidade Universitária Prof. Aloísio de Campos, 12 de março

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Aprovado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX/FIS através da Decisão nº 02/2014 de 20 de fevereiro de 2014. Serra Talhada, 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA MONITORIA...

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA O Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing IBGM e Saúde

Leia mais

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA (PID) Coordenação do Curso Tecnólogo em Radiologia EDITAL 15/2012

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA (PID) Coordenação do Curso Tecnólogo em Radiologia EDITAL 15/2012 PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA (PID) Coordenação do Curso Tecnólogo em Radiologia EDITAL 15/2012 A Comissão de Acompanhamento do Programa de Iniciação à Docência-Monitoria do Curso Tecnólogo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Cidade Universitária Prof. Aloísio de Campos, 15 de março

Leia mais

3. DAS RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR RESPONSÁVEL

3. DAS RESPONSABILIDADES DO PROFESSOR RESPONSÁVEL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS. CAMPUS AVANÇADO CONSELHEIRO LAFAIETE COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

Leia mais

EDITAL Nº. 03/2017 SELEÇÃO PÚBLICA PARA ALUNOS MONITORES DO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA (LEI)

EDITAL Nº. 03/2017 SELEÇÃO PÚBLICA PARA ALUNOS MONITORES DO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA (LEI) EDITAL Nº. 03/2017 SELEÇÃO PÚBLICA PARA ALUNOS MONITORES DO LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA (LEI) A Secretaria da Educação do Estado do Ceará - Crede15, por meio da Escola Estadual de Educação Profissional,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA nº _45_/2018 (DISCIPLINAS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - ANO LETIVO 2018) O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus São João Evangelista Direção Geral Gabinete Avenida Primeiro

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO,PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO,PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO,PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2019.1 EDITAL N 01/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2019.1 A Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa

Leia mais

INICIAÇÃO CIENTIFICA

INICIAÇÃO CIENTIFICA INICIAÇÃO CIENTIFICA EDITAL nº. 02/2010 Dispõe sobre o procedimento de convocação dos alunos interessados em desenvolver projetos de Iniciação Científica no ano letivo de 2010 da UNILAGO União das Faculdades

Leia mais

EDITAL Nº 03/2018 CÂMPUS ITAJAÍ. Edital de abertura de vagas para monitores RETIFICADO em 11 de outubro de 2018

EDITAL Nº 03/2018 CÂMPUS ITAJAÍ. Edital de abertura de vagas para monitores RETIFICADO em 11 de outubro de 2018 EDITAL Nº 03/2018 CÂMPUS ITAJAÍ Edital de abertura de vagas para monitores RETIFICADO em 11 de outubro de 2018 EXECUÇÃO: DE OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2018. EDITAL Nº 03/2018 CÂMPUS ITAJAÍ O Diretor Geral do

Leia mais

REGULAMENTO MONITORIA

REGULAMENTO MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA 2011 Sumário Sobre a Monitoria e seus objetivos... 2 Sobre o Benefício e as Obrigações do Monitor... 2 Sobre as Vagas para Monitoria e a seleção para Monitor... 3 Sobre os Impedimentos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 017/2018 MONITORIA DE ENSINO 2018.2 A Direção Geral do Campus Catu, a Direção Acadêmica e a Coordenação de Ensino fazem saber aos(às) estudantes interessados(as) que estarão abertas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE EDITAL Nº 055/2018, DE 04 DE MAIO DE 2018 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NO - O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL 05/2017 PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACTUM

EDITAL 05/2017 PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACTUM EDITAL 05/2017 PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACTUM A Direção de Ensino da Faculdade FACTUM, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital, em que estão

Leia mais

CURSO DISCIPLINA VAGAS TURNO Intervenção Precoce 02 Manhã e Noite

CURSO DISCIPLINA VAGAS TURNO Intervenção Precoce 02 Manhã e Noite EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA ANO DE 2014.2 O Diretor Acadêmico da Faculdade de Tecnologia Intensiva FATECI, Prof. Augusto Lima Verde no uso de suas atribuições regimentais, torna público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA FACULDADE PITAGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO Nº01/ Retificado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA FACULDADE PITAGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO Nº01/ Retificado EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA FACULDADE PITAGORAS INSTITUTO CAMILLO FILHO Nº01/2019 - Retificado A Direção da Faculdade Pitágoras Instituto Camillo Filho, no uso de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ORIENTADORES PARA O CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO A Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT da Universidade de Estado do Amapá, através da Divisão de Extensão - DE, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO INSTITUCIONAL UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA São Paulo 2010 CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 18, DE 30 DE MARÇO DE 2011

FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 18, DE 30 DE MARÇO DE 2011 FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº 18, DE 30 DE MARÇO DE 2011 O DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, no uso das

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017

EDITAL MONITORIA 2017 EDITAL MONITORIA 2017 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO Nº. 09. 2017/1. A Direção Geral,

Leia mais

CHAMADA INTERNA 002/2017 MONITORIA LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

CHAMADA INTERNA 002/2017 MONITORIA LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA CHAMADA INTERNA 002/2017 MONITORIA LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA A Coordenação do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistema do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus

Leia mais

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS R. Basílio da Gama, s/n Canela, Salvador-Bahia CEP: 40.110-150 Tels.: (71) 3283-7722 7723 7720 E-mails: nut03@ufba.br

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017/1

EDITAL MONITORIA 2017/1 EDITAL MONITORIA 2017/1 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO Nº. 09. 2017/1. A Direção Geral,

Leia mais

EDITAL Nº 003/ CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO DAS BOLSAS E CERTIFICAÇÃO

EDITAL Nº 003/ CONDIÇÕES PARA CONCESSÃO DAS BOLSAS E CERTIFICAÇÃO EDITAL Nº 003/2012 Processo de seleção para bolsistas, modalidade extensão, de acordo com as condições definidas neste edital, para atuação junto ao Coral Universitário da Faculdade Católica do Tocantins.

Leia mais

EDITAL 007/2018 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

EDITAL 007/2018 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EDITAL 007/2018 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes,

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 004/207, DE 02 DE FEVEREIRO DE 207 PROCESSO SELETIVO BOLSA TUTORIA/CURSOS SUPERIORES IFMG Campus São João Evangelista O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

2.1. As bolsas de Monitoria serão distribuídas conforme o seguinte quadro de disciplinas e vagas:

2.1. As bolsas de Monitoria serão distribuídas conforme o seguinte quadro de disciplinas e vagas: EDITAL 016/2017 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes,

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA

REGULAMENTO DA MONITORIA FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA REGULAMENTO DA MONITORIA FLORESTA 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 1 DA CARACTERIZAÇÃO... 1 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO III... 3 DO PROFESSOR ORIENTADOR... 3 CAPÍTULO IV... 4 DO ALUNO MONITOR...

Leia mais

EDITAL Nº 002/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO / 2

EDITAL Nº 002/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO / 2 FACULDADE BOAS NOVAS DE CIÊNCIAS TEOLÓGICAS, SOCIAIS E BIOTECNOLÓGICAS EDITAL Nº 002/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO - 2018 / 2 A Fundação Boas Novas, instituição mantenedora da FBNCTSB Faculdade

Leia mais

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Monitoria, prevista na Lei nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade 1 e 2, torna público que no período de 28/08/2017 a 04/09/2017, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

Ligia Cristina Ferreira Machado Pró-Reitora de Graduação

Ligia Cristina Ferreira Machado Pró-Reitora de Graduação A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro comunica que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Educação Tutorial no Curso de Graduação de Licenciatura em

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Seleção simplificada para cadastro de reserva de bolsa de supervisão do Pibid A Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID IF Baiano, em consonância com o Edital nº 061/2013 da CAPES,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO EDITAL INTERNO N 85 DE 2015. PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO UNIBRA/IBGM/IBS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA. EDITAL n 01/2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO UNIBRA/IBGM/IBS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA. EDITAL n 01/2018 CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO UNIBRA/IBGM/IBS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA O Centro Universitário Brasileiro UNIBRA IBGM/IBS, por meio da Direção de Ensino do Campus Recife, torna público que

Leia mais

EDITAL 08/2017 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE PSICOLOGIA NO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

EDITAL 08/2017 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE PSICOLOGIA NO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS EDITAL 08/2017 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE PSICOLOGIA NO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS A Direção Acadêmica Administrativa da Faculdade Guanambi torna pública a abertura de inscrições para seleção

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ME-CEL/UFAC Nº 01/2017 PROGRAMA DE MONITORIA ESPECIAL - 2º SEMESTRE DE 2017

EDITAL DE SELEÇÃO ME-CEL/UFAC Nº 01/2017 PROGRAMA DE MONITORIA ESPECIAL - 2º SEMESTRE DE 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE CAMPUS FLORESTA CRUZEIRO DO SUL CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS COORDENAÇÃO DE MONITORIA ESPECIAL EDITAL DE SELEÇÃO ME-CEL/UFAC Nº 01/2017 PROGRAMA DE MONITORIA ESPECIAL - 2º SEMESTRE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA O Colegiado do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistema do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, no uso

Leia mais