SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO"

Transcrição

1 SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO Saúde

2 CONTEXTUALIZANDO... Diante da gravidade do avanço de problemas relacionados à saúde mental na adolescência, programas preventivos tornam-se necessários e urgentes. Nessa perspectiva, a escola apresenta-se como um espaço de excelência para o desenvolvimento de atividades no âmbito da promoção da saúde mental, além da possibilidade de contribuir a reduzir tabus, estigmas e preconceitos em relação a problemas de saúde mental. Diante disso, o presente projeto de extensão busca promover ações/atividades de caráter educativo-informativo para profissionais da educação e pais de alunos no âmbito da promoção e prevenção da saúde mental dos(as) estudantes.

3 INTRODUÇÃO Problemas relacionados à saúde mental na adolescência: Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que cerca de 20% dos jovens do mundo, a cada ano, enfrentam algum tipo de problema relacionado à saúde mental. A escola e a promoção da saúde mental: A escola como lugar de manifestação da vida, além de ambiente privilegiado para o desenvolvimento dos jovens e para a construção de conhecimento, apresenta-se como um espaço de excelência para o desenvolvimento de atividades no âmbito da promoção da saúde mental. (ESTANISLAU; BRESSAN, 2014).

4 INTRODUÇÃO Conceitos sobre saúde mental: O paradigma da saúde mental tem evoluído nas últimas décadas, ampliando conceitos até então puramente biológicos, abarcando a interação de determinantes genéticos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Saúde mental e estigma: O estigma é um dos problemas de maior impacto na saúde mental.

5 OBJETIVOS PROPOSTOS Geral: Promover ações/atividades de caráter educativo-informativo junto a profissionais da educação e pais de alunos visando a promoção e prevenção da saúde mental dos (as) estudantes, assim como a redução do estigma/preconceito associado a questões envolvendo saúde mental.

6 OBJETIVOS PROPOSTOS Específicos: Realizar oficinas temáticas e ciclo de palestras para docentes e pais sobre temáticas relacionadas à saúde mental de jovens. Realizar oficinas temáticas e ciclo de palestras para docentes e pais sobre sinais e comportamentos relacionados com determinadas condições emocionais/mentais, tais como ansiedade, depressão, suicídio, automutilação, transtornos alimentares, etc;

7 OBJETIVOS PROPOSTOS Específicos: Produção de material didático-informativo para professores e demais profissionais da educação; Desenvolver uma pesquisa junto aos docentes que avalie os sentidos atribuídos a saúde mental; Potencializar a reflexão e a mudança de atitudes relacionadas à saúde mental.

8 OBJETIVOS PARCIALMENTE ALCANÇADOS Realizar ciclo de palestras para docentes e pais sobre temáticas relacionadas à saúde mental de jovens; Potencializar a reflexão e a mudança de atitudes relacionadas à saúde mental; Elaborar o projeto de pesquisa a ser desenvolvida com os docentes sobre sentidos atribuídos a saúde mental e submetê-lo ao Comitê de ética.

9 METODOLOGIA E DISCUSSÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS Oficinas temáticas e ciclos de palestras Produção de materiais didático-informativos Público alvo atendido O Projeto está sendo desenvolvido junto aos docentes do IFPE, campus Recife, assim como docentes de uma escola da Rede Pública de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. Também participam pais e/ou responsáveis por estudantes do IFPE, campus Recife.

10 ETAPAS DO PROJETO 1. Revisão bibliográfica e Reuniões de estudos: Formação teórica e metodológica buscando um aprofundamento da temática do projeto; 2. Realização de ciclo de palestras com os pais e professores do IFPE e da Escola Municipal do Recife: Planejamento e desenvolvimento das oficinas e palestras através das quais busca-se trabalhar questões relacionadas a promoção e prevenção da saúde mental; 3. Produção de materiais didático-informativos: Elaboração de folder, panfletos e outros recursos quesubsidiarão o trabalho informativo; 4. Pesquisa junto aos docentes: Elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa que irá avaliar junto aos docentes os sentidos construídos sobre saúde mental.

11 AÇÕES DESENVOLVIDAS Revisão bibliográfica e reuniões de estudos: Ampliação dos conhecimentos sobre saúde mental e adolescência, além de fornecer uma análise mais clara e objetiva; Leitura de artigos científicos e livros acadêmicos; Dentre as temáticas estudadas, destacamos, assuntos como estigma, saúde mental e adolescência, tendo em vista a importância de sua interlocução com o nosso objeto de estudo e ações.

12 AÇÕES DESENVOLVIDAS Ciclo de palestras com os pais e professores do IFPE e da Escola Municipal do Recife: Reuniões da equipe para discussão dos critérios de seleção das escolas municipais que iriam participar do projeto; Com relação aos professores do IFPE, participamos de reuniões em alguns Departamentos para apresentação do projeto; Com os pais e/ou responsáveis dos alunos, participamos de uma das reuniões que os órgãos gestores fazem com os pais e a equipe apresentou o projeto de extensão; Foi realizado um levantamento de temáticas com os pais e definido que a primeira palestra teria como tema: Adolescência e Saúde mental.

13 Convite aos pais

14 Apresentação e convite aos pais para o projeto

15 Primeiro encontro do ciclo de palestras com os pais

16 Primeiro encontro do ciclo de palestras com os pais

17 Primeiro encontro do ciclo de palestras com os pais

18 Primeiro encontro do ciclo de palestras com os pais

19 AÇÕES DESENVOLVIDAS Produção de materiais didático-informativos: Estão sendo elaborados os materiais didático-informativos que serão utilizados no decorrer do projeto a título de melhor informar os docentes sobre assuntos relacionados à saúde mental.

20 AÇÕES DESENVOLVIDAS Pesquisa junto aos docentes: Objetivo: Analisar os sentidos sobre saúde mental construídos por professores; Utilização de um questionário online para a coleta de dados que será aplicado após a aprovação pelo comitê de ética; De acordo com a resolução CNS 466/12 do ministério da saúde, é necessário submeter ao comitê de ética em Pesquisa Humana todo e qualquer projeto que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente).

21 LOCAL DE REALIZAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Recife. Av. Prof. Luís Freire, 500, Curado, CEP: Recife-PE Escola Municipal da prefeitura do Recife

22 PERSPECTIVAS FUTURAS Dar continuidade ao ciclo de palestras para docentes e pais sobre temas relacionados à saúde mental de jovens; Como suporte será produzido material didático-informativo para professores e demais profissionais da educação; Promover a reflexão sobre a importância da promoção e prevenção da saúde mental dos jovens e a mudança de atitudes relacionadas à saúde mental, com o intuito de estimular o público-alvo ao pensamento crítico e reflexivo sobre suas ações e conceitos relacionados à saúde mental; Desenvolver uma pesquisa junto aos docentes do IFPE campus Recife que vise avaliar os sentidos atribuídos à saúde mental.

23 RESULTADOS E CONTRIBUIÇÕES PARCIAIS DO PROGRAMA/PROJETO À COMUNIDADE As escolas, as instituições sociais, as empresas, os espaços de lazer precisam estar preparados e abertos a receberem as pessoas em sofrimento mental, dar-lhes a oportunidade do convívio saudável, e precisam, do mesmo modo, serem mais tolerantes com as diferenças; O projeto vem buscando compartilhar conhecimentos acerca de saúde mental e a adolescência com os pais e/ou responsáveis de estudantes do IFPE, bem como os professores, com o objetivo de desmistificar a temática saúde mental.

24 REFERÊNCIAS AMARANTE, P. Saúde mental, políticas públicas e instituições: programa de educação a distância. Módulo 3. Rio de Janeiro: Fiotec/Fiocruz, Ead/Fiocruz, ARRUDA, M. A. et al. Projeto atenção Brasil: saúde mental e desempenho escolar em crianças e adolescentes brasileiros. Análise dos resultados e recomendações para o educador com base em evidências científicas. Ribeirão Preto, SP: Instituto Glia, DADOORIAN, Diana. Psicanálise, adolescência e saúde mental: um diálogo possível. Desidades, ESTANISLAU, G.M; BRESSAN, R. A. org. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed; FERNANDES, M. H.; ROCHA, V. M.; SOUZA, D. B. A concepção sobre saúde do escolar entre professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries). História, Ciências e Saúde, Manguinhos, v. 12, n. 2, BLEGER J. O psicólogo clinico e a higiene mental. In: Psico-higiene e psicologia institucional. Porto Alegre: Artes Médicas; BRASIL. Lei nº , de 6 de abril de Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde; 2001 MACIEL, S. C; PEREIRA, C. R; LIMA, T. J. S & SOUZA, L. E. C. Desenvolvimento e Validação da Escala de Crenças sobre a Doença Mental. Psicologia Reflexão e Critica [online]. 2015, vol.28, n.3, pp MACIEL, S. C. et al.exclusão social do doente mental: discursos e representações no contexto da reforma psiquiátrica. Psico-USF. 2008, vol.13, n.1, pp MACIEL, S. C., BARROS, D. R., SILVA, A. O., & CAMINO, L. Reforma psiquiátrica e inclusão social: Um estudo com familiares de doentes mentais. Psicologia: Ciência e Profissão, 29, , MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

25 REFERÊNCIAS MÂNGIA, E. F. et al. Necessidades de adolescentes com sofrimento psíquico. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 14, n. 3, p , 2003 [online]. Disponível em: < Acesso em: 18 ago ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Prevenção do suicídio: Manual para Professores e Educadores, PEDRÃO, L., GALERA, S., SILVA, M., GONZALEZ, A., COSTA, M., MELLO E SOUZA, M. C. B. & SENMACHE, G. U. (2005). Perfil das atitudes de formandos em enfermagem frente aos transtornos mentais no Brasil, Chile e Peru. Revista Latino- -Americana de Enfermagem, 13, PRADO, A. BRESSAN, R. O estigma da mente: transformando o medo em conhecimento. São Paulo, RODRIGUES, C. R., & FIGUEIREDO, M. A. Concepções sobre a doença mental em profissionais, usuários e seus familiares. Estudos de Psicologia (Natal), 8, ,2003. SAGGESE, E. G. & LEITE, L. C. Saúde mental na adolescência: um olhar sobre a reabilitação psicossocial. Cadernos, Juventude, Saúde e Desenvolvimento, SILVA, A. A interface família escola e saúde mental na infância e adolescência Disponível em: < Acesso em: 22 jun ARRUDA, M. A. et al. Projeto atenção Brasil: saúde mental e desempenho escolar em crianças e adolescentes brasileiros. Análise dos resultados e recomendações para o educador com base em evidências científicas. Ribeirão Preto, SP: Instituto Glia, 2010.

26 OBRIGADA

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa:

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa: PLANO DE ENSINO Curso: Pós graduação em Psicologia Hospitalar Docente: Profa. Ms. Roxane Mangueira Sales Carga horária : 8HORAS/Aula Ano/Semestre 2018.1 DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde

Leia mais

TERRAPIA NA SAÚDE MENTAL: PROJETO DE APOIO À REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE JUIZ DE FORA

TERRAPIA NA SAÚDE MENTAL: PROJETO DE APOIO À REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE JUIZ DE FORA 1 TERRAPIA NA SAÚDE MENTAL: PROJETO DE APOIO À REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE JUIZ DE FORA Ana Lúcia da Costa Silva (HU/UFJF) acosta.da.lua@hotmail.com; Sabrina Gomes da Silva (HU/UFJF) sabrina-gds@hotmail.com;

Leia mais

Transversalidade entre as Políticas de Saúde Mental e Saúde da Mulher: Uma nova abordagem da Pesquisa em Enfermagem

Transversalidade entre as Políticas de Saúde Mental e Saúde da Mulher: Uma nova abordagem da Pesquisa em Enfermagem Transversalidade entre as Políticas de Saúde Mental e Saúde da Mulher: Uma nova abordagem da Pesquisa em Enfermagem Iandra Rodrigues da Silva 1 ; Dária Catarina Silva Santos 2 ; Aline Barros de Oliveira

Leia mais

O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL?

O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL? O QUE É O FÓRUM DE SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL? O Fórum Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil foi criado em 2004, como espaço de discussão que visa debater as diferentes questões relacionadas à saúde

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO COORDENADORA: DANIELA BARROS COLABORADORES/COLABORADORAS:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA DEED - DEODON PEDAGOGIA E ODONTOLOGIA: UM ENCONTRO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA DEED - DEODON PEDAGOGIA E ODONTOLOGIA: UM ENCONTRO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA DEED - DEODON PEDAGOGIA E ODONTOLOGIA: UM ENCONTRO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL Nelba Maria Teixeira Pisacco nmtpisacco@uepg.br Eunice Kuhn nice.kuhn@ig.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL NA ESPECIFICIDADE DE UM CAPS AD NO RIO GRANDE DO SUL

EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL NA ESPECIFICIDADE DE UM CAPS AD NO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ICB ESPECIALIZAÇÃO EM ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA - CENPRE EXPERIÊNCIA DA FISIOTERAPIA NO ÂMBITO DA SAÚDE

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA 1. I D E N T I F I C A Ç Ã O FACULDADE: Período: 2018 CURSO: Enfermagem ANO: 3º DISCIPLINA: Enfermagem em Saúde Mental CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 CARGA HORÁRIATOTAL TEÓRICA:

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

Clínica Psicológica. Apresentação

Clínica Psicológica. Apresentação Apresentação A é uma entidade pública, ligada ao Departamento de Psicologia da UFPE, que existe em função de três vetores, a saber: Ensino: fornecendo campo para que as diversas formas de capacitação do

Leia mais

SAÚDE MENTAL, PESQUISAS E PROGRAMAS

SAÚDE MENTAL, PESQUISAS E PROGRAMAS Seminário Motivações para o Início e o Fim do Consumo de Drogas: uma análise das comunidades virtuais relacionadas ao tema SAÚDE MENTAL, PESQUISAS E PROGRAMAS Arthur Guerra de Andrade Coordenação da Área

Leia mais

Informações gerais da disciplina Código e Nome: ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica

Informações gerais da disciplina Código e Nome: ERP 311 Cuidado Integral em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica CURSO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO ERG ( ) ERM ( ) ERP ( X ) CRONOGRAMA DA DISCIPLINA - 2018 BACHARELADO EM ENFERMAGEM ( X ) BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga. Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES

RELATÓRIO FINAL. Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga. Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES RELATÓRIO FINAL Nome: Delânia do Nascimento Cardoso Idade: 39 Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES MOTIVO QUE O LEVOU A FAZER

Leia mais

A PRÁTICA COM FAMÍLIAS NAS INSTITUIÇÕES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E TÉCNICAS

A PRÁTICA COM FAMÍLIAS NAS INSTITUIÇÕES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E TÉCNICAS 1 A PRÁTICA COM FAMÍLIAS NAS INSTITUIÇÕES: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS E TÉCNICAS Coordenadora: Profa Associada Belinda Vice Coordenadora: Profa Associada Vera Sílvia Facciolla Paiva Organização: Marcelo Agostinho

Leia mais

PROJETO DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR CAMPUS AVANÇADO VIGIA

PROJETO DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR CAMPUS AVANÇADO VIGIA PROJETO DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO SERVIDOR MEMBROS DA COMISSÃO Carlos Alberto Oliveira da Silva Fabrício dos Santos Rodrigues Ingrid Paola Ribeiro Tomaz Cunha Ivo de Abreu Araújo Vânia

Leia mais

TÍTULO: GRUPO DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA MULHER: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE.

TÍTULO: GRUPO DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA MULHER: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE. TÍTULO: GRUPO DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA MULHER: UMA ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO À SAÚDE. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES):

Leia mais

SANTOS, Louise Gabrielle Cardoso dos 1 ; ARAÚJO, Nathália Thays Jatobá 2 ; COSTA, Giuliana de Lima 3 ; ROCHA-MADRUGA, Renata Cardoso 4.

SANTOS, Louise Gabrielle Cardoso dos 1 ; ARAÚJO, Nathália Thays Jatobá 2 ; COSTA, Giuliana de Lima 3 ; ROCHA-MADRUGA, Renata Cardoso 4. A EXTENSÃO COMO POTENCIALIZADORA DA PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CAMPINA GRANDE -PB SANTOS, Louise Gabrielle Cardoso

Leia mais

Clínica - Escola Curso de Psicologia

Clínica - Escola Curso de Psicologia CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO 1/20171º SEMESTRE DE 2017 Estágio Básico I Professor Lucas Augusto Atividade Carga Horária Data De Apresentação do Estágio - Leitura e discussão do texto: Capítulo 1

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO O programa de apoio pedagógico e psicológico é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico NAPP, cuja proposta de funcionamento do núcleo e

Leia mais

CLARISSA MENDONÇA CORRADI-WEBSTER

CLARISSA MENDONÇA CORRADI-WEBSTER UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM PSICOPATOLOGIA

Leia mais

EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA UMA PROPOSTA DE TRATAMENTO De 21 a 24/1/2008

EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA UMA PROPOSTA DE TRATAMENTO De 21 a 24/1/2008 Curso de aperfeiçoamento ORIENTAÇÃO À QUEIXA ESCOLAR de março a novembro de 2008, às segundas-feiras das 15h às 17h e às quintas-feiras das 13h15 às 17h15h OBJETIVOS Contribuir para o aperfeiçoamento de

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA MICHELE ALVES BRONDANI 1 MARIANNA DIDONET HOLLERBACH 2 CERVITA ROMERO CAVALEIRO 3 LUCIANE BENVEGNU PICCOLOTO 4 RESUMO As

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO Data

Leia mais

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO.... 3 FICHA TÉCNICA.... 3 OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM.... 3 COORDENADOR... 4 ESTRUTURA DETALHADA... 4 METODOLOGIA...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA NÚCLEO LIVRE DISCIPLINA: O HOMEM, A ARTE E A LOUCURA GRADE: RESOLUÇÃO

Leia mais

Teatro do Oprimido e Saúde Mental: expressão, arte e cultura como estratégias de reabilitação psicossocial

Teatro do Oprimido e Saúde Mental: expressão, arte e cultura como estratégias de reabilitação psicossocial Teatro do Oprimido e Saúde Mental: expressão, arte e cultura como estratégias de reabilitação psicossocial Nathali Correa Cristino Conteúdo programático: Identificação e caracterização dos diversos dispositivos

Leia mais

FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL: VIVÊNCIA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS III REVIVER - CAMPINA GRANDE PB.

FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL: VIVÊNCIA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS III REVIVER - CAMPINA GRANDE PB. FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL: VIVÊNCIA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS III REVIVER - CAMPINA GRANDE PB. Kátia Cristina Figueiredo (1) ; Cecília do Nascimento Freitas (2) ;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Saúde mental Núcleo: NE Código: 6487 Semestre: 4º

Leia mais

Alexandre de Araújo Pereira

Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA / SAÚDE DA FAMÍLIA: CO-RESPONSABILIDADE NO TERRITÓRIO III MOSTRA NACIONAL DE III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA BRASÍLIA 08/2008 Alexandre de Araújo Pereira

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PROGRAMAS PIBEXT/MONITORIA/BIG/PIBITI MODALIDADE POSTER

PROGRAMAÇÃO PROGRAMAS PIBEXT/MONITORIA/BIG/PIBITI MODALIDADE POSTER PROGRAMAÇÃO PROGRAMAS PIBEXT/MONITORIA/BIG/PIBITI MODALIDADE POSTER DIA 11 DE JUNHO BIG 1 EXTENSÃO 2 Uma experiência de iniciação à gestão no projeto de extensão com juventudes: formação multidimensional

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: PSICOLOGIA Campus: MACAÉ Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar profissionais Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS

EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA ATENÇÃO ÀS GESTANTES E PUÉRPERAS ANDRADE 1, Mariana Fernandes Ferreira de; MENESES 2, Danielle Barros Pires de Meneses; BARRETO 2, Djanilson Kleber da Rocha; MORAIS 3, Maria

Leia mais

EDUCAÇÃO CONTINUADA NO ATENDIMENTO À PESSOAS COM FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA KLEIN, Mônica 1 ; SILVA NETO, Maurício Gomes da 2 ; SOUZA, Maísa Bernardes de 2 ; MELO, Charliene Pinto de 2 ; SILVA, Bruna

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL. Prof. João Gregório Neto MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA SAÚDE MENTAL Prof. João Gregório Neto PREVENÇÃO Ato ou efeito de prevenir-se Disposição ou preparo antecipado e preventivo Precaução, cautela Modo de ver antecipado, premeditado

Leia mais

PLANO DE CURSO. Proporcionar aos alunos conhecimentos na área de saúde mental II, articulando teoria e prática,

PLANO DE CURSO. Proporcionar aos alunos conhecimentos na área de saúde mental II, articulando teoria e prática, 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Saúde Mental II Professora: Idenise Naiara Lima Soares Código: PSI35 Carga Horária: 60h Créditos: 3 Pré-requisito(s):

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Disciplina: Psicologia aplicada à saúde Curso: Enfermagem Plano de Ensino Período Letivo: 2018 Série: 1ª 1 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 0 CH Total: 80 Obs: I Objetivos Gerais:

Leia mais

VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE SENTIMENTOS NO CAPS PRADO VEPPO- SM-RS.

VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE SENTIMENTOS NO CAPS PRADO VEPPO- SM-RS. VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE SENTIMENTOS NO CAPS PRADO VEPPO- SM-RS. Niara Cabral Iserhard 1 Annie Jeanninne Bisso Lacchini 2 Na década de 80, o movimento brasileiro pela reforma psiquiátrica teve uma iniciativa

Leia mais

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA Eixo Temático: Integração ensino-serviço-comunidade Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem Psiquiátrica Núcleo: NE Código: 7747 Semestre:

Leia mais

Como Prevenir a Dependência Química entre os Jovens?

Como Prevenir a Dependência Química entre os Jovens? Seja Bem Vindo! Como Prevenir a Dependência Química entre os Jovens? Ana Carolina S. Oliveira Psicóloga Esp. Dependência Química CRP 06/99198 Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra Forense Psiquiatra ProMulher

Leia mais

Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde

Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde Saúde Mental: Alternativas Para o Sistema de Saúde Debates GV Saúde Daniel Elia Consultor Nacional de Saúde Mental, Álcool e Drogas OPAS/OMS 2017 OPAS/OMS A Organização Pan-americana da Saúde/Organização

Leia mais

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA 2007-2009 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAL SAÚDE COLETIVA/ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Políticas de Saúde: Constituição Federal

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Psicologia. Grau Conferido: Bacharel em Psicologia. Modalidade: Presencial. Duração: 5 (cinco) anos ou 10 (dez) períodos. Área de Conhecimento:

Leia mais

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL REFORMA PSIQUIÁTRICA Reforma Psiquiátrica Brasileira Em 1978,

Leia mais

PROGRAMA. Curso: Administração 2012/1 Disciplina: Psicologia Aplicada a Administração. Carga Horária: 60 horas

PROGRAMA. Curso: Administração 2012/1 Disciplina: Psicologia Aplicada a Administração. Carga Horária: 60 horas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

LEI Nº , DE 27 DE ABRIL DE 2015.

LEI Nº , DE 27 DE ABRIL DE 2015. LEI Nº 15.487, DE 27 DE ABRIL DE 2015. Dispõe sobre a proteção e os direitos da pessoa com Transtorno de Espectro Autista no Estado de Pernambuco e dá outras providências. O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

TÍTULO: A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

TÍTULO: A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS TÍTULO: A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Medicina INSTITUIÇÃO(ÕES):

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR C/H Avaliações e Intervenções em Processos Preventivos Linha Condições de Risco para o Adoecimento Linha

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR C/H Avaliações e Intervenções em Processos Preventivos Linha Condições de Risco para o Adoecimento Linha ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Atividades Curriculares Disciplinas Obrigatórias Disciplinas Eletivas Orientação de Trabalho Final Descrição CR* C/H**

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL

PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL A Verbo Educacional, uma das empresas do Grupo Verbo, oferece aos profissionais de múltiplas áreas do conhecimento a praticidade do ensino a distância aliado a possibilidade

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO

CURSO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO CURSO DE PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO Módulo: PINESC VII Programa Interinstitucional de Integração Ensino Serviço e Comunidade I Série/Semestre: Período Letivo: Turno: Turma: única 7º 2011/1 Matutino Carga

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Saúde mental e trabalho Segunda-feira 17:00 18:30

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Saúde mental e trabalho Segunda-feira 17:00 18:30 CURSO DE GRADUAÇÃO: Psicologia SÉRIE: 3ª, 4ª e 5ª SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES ANO: 2018 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO Código da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM. Carga Horária Semanal. Profª Ms. Suelen Gomes Malaquias

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM. Carga Horária Semanal. Profª Ms. Suelen Gomes Malaquias 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I Código: Semestre: 8º

Leia mais

Introdução a Tanatologia

Introdução a Tanatologia CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSOS Janeiro 2013 Temas em Psicologia Hospitalar. - Psiconefrologia - Cuidados Paliativos - Dor Crônica - Psicossomática - Psicodiagnóstico no Contexto de Saúde Introdução a Tanatologia

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS SUBPAV Coordenação Geral de Atenção Primária 1.0 Karen Athié Apoiadora Técnica Saúde Mental NASF e Consultório na Rua AVALIAÇÃO CURSO MHGAP LACUNAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2016

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2016 Caracterização da disciplina Código da NHZ5021-15 Nome da Educação em saúde e sexualidade disciplina: disciplina: Créditos (T-P-I): (3-0-3) Carga horária: 36 horas Aula prática: - Câmpus: SA Código da

Leia mais

A construção identitária na adolescência em contextos violentos na perspectiva da Clínica em Saúde Mental Pesquisadora Responsável: Marta Conte

A construção identitária na adolescência em contextos violentos na perspectiva da Clínica em Saúde Mental Pesquisadora Responsável: Marta Conte A construção identitária na adolescência em contextos violentos na perspectiva da Clínica em Saúde Mental Pesquisadora Responsável: Marta Conte Bolsista: Marília Silveira Local de origem: Escola de Saúde

Leia mais

O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA COMO PRIORIDADE DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA: DESAFIO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE 1

O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA COMO PRIORIDADE DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA: DESAFIO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE 1 O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA COMO PRIORIDADE DE INTERVENÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA: DESAFIO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE 1 CEZAR, Pâmela Kurtz 2 ; GIORDANI, Jessye Melgarejo do Amaral 3 ; KOCOUREK, Sheila

Leia mais

E LÁ VEM O BEBÊ : UMA PROPOSTA DE PRÉ-NATAL PSICOSSOCIAL NA SAÚDE PÚBLICA

E LÁ VEM O BEBÊ : UMA PROPOSTA DE PRÉ-NATAL PSICOSSOCIAL NA SAÚDE PÚBLICA 963 E LÁ VEM O BEBÊ : UMA PROPOSTA DE PRÉ-NATAL PSICOSSOCIAL NA SAÚDE PÚBLICA Área temática: Saúde Coordenador da Ação: Luciana Suárez Grzybowski 1 Autores: Carolina Prietto Ferrazza 2, Camila Selau Pereira

Leia mais

O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1

O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1 O CUIDADO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL E A ATENÇÃO BÁSICA 1 Camila Eichelberg Madruga 2, Valéria Baccarin Ianiski 3, Adriane Cristine Oss-Emer Soares Alpe 4. 1 Relato de experiência desenvolvida

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/2 LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO DATA ENTREVISTA

Leia mais

Criado em Seminário Nacional sobre o SUS e as Graduações na Saúde Objetivo: contribuir com processo de mudanças curriculares nos cursos de

Criado em Seminário Nacional sobre o SUS e as Graduações na Saúde Objetivo: contribuir com processo de mudanças curriculares nos cursos de 1 Criado em 2004 - Seminário Nacional sobre o SUS e as Graduações na Saúde Objetivo: contribuir com processo de mudanças curriculares nos cursos de graduação, visando a formação de profissionais habilitados

Leia mais

Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania

Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania Raphael Henrique Travia raphael.travia@ifsc.edu.br Eixo: Integração ensino-serviço-comunidade Proponente: IF-SC Parceiro:

Leia mais

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 I Congresso Regional Psicologia e Políticas Públicas: O Diálogo em Construção será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 25 e 27 de

Leia mais

III Conferência Municipal de Saúde Mental

III Conferência Municipal de Saúde Mental III Conferência Municipal de Saúde Mental Apresentação 1.A III Conferência Municipal de Saúde Mental, vem para reafirmar os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, com base na Lei 10.216 de 2001,

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Interações Psicológicas em Saúde Código: Professor: Esp. Camille Izabella Mariana Gomes da Silva E-mail: camille.silva@fasete.edu.br

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

FURG A ABORDAGEM GRUPAL E FAMILIAR NA PERSPECTIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL O OUTRAS DROGAS

FURG A ABORDAGEM GRUPAL E FAMILIAR NA PERSPECTIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL O OUTRAS DROGAS FURG A ABORDAGEM GRUPAL E FAMILIAR NA PERSPECTIVA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA PREVENÇÃO AO USO DE ÁLCOOL O OUTRAS DROGAS A Proteção Social Básica é um elemento complementar da Política de Assistência Social

Leia mais

A educação permanente e a

A educação permanente e a A educação permanente e a Nutrição no SUS Juliana Pontes de Brito Departamento de Gestão da Educação na Saúde - DEGES - SGTES Trabalho e da Educação na Saúde Em 2003 foi instituída a SGTES, a qual tem

Leia mais

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/Aids em saúde mental, no Brasil

Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/Aids em saúde mental, no Brasil Ministério da saúde Secretaria de Atenção à saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação de Saúde Mental Políticas Públicas de Prevenção e Atenção para DST/HIV/Aids em saúde mental,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFG, CAMPUS JATAÍ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO.

II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFG, CAMPUS JATAÍ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO. II FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFG, CAMPUS JATAÍ: A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO. PACHECO 1, Jade Alves de Souza; SOARES 2, Nayana Carvalho; SILVA 3, Bianca Fernandes

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Coordenação do projeto: Prof. Dr. Rafael Mendonça Dias Título: Atenção Integral

Leia mais

CONCEPÇÕES DE UMA EQUIPE DE SAÚDE MENTAL DE UM CAPS SOBRE SEU TRABALHO

CONCEPÇÕES DE UMA EQUIPE DE SAÚDE MENTAL DE UM CAPS SOBRE SEU TRABALHO CONCEPÇÕES DE UMA EQUIPE DE SAÚDE MENTAL DE UM CAPS SOBRE SEU TRABALHO Rita Mello de Mello Cíntia Nasi Gicelle Galvan Marcio Wagner Camatta Jacó Fernando Schneider INTRODUÇÃO Frente aos avanços na legislação

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA

SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GERÊNCIA GERAL DE PROGRAMAS SOCIAIS PROGRAMA VIDA NOVA RELATÓRIO GERENCIAL JULHO DE 2016 1 APRESENTAÇÃO O PROGRAMA VIDA NOVA Pernambuco Acolhendo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso Psicologia Disciplina INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA V Professor(es) e DRTs Izabella Paiva Monteiro de Barros 111941-0 Maria

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NUMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO NORDESTE BRASILEIRO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NUMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO NORDESTE BRASILEIRO EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NUMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO NORDESTE BRASILEIRO Cristiana Barbosa da Silva Gomes 1 ; Isaldes Stefano Vieira Ferreira 2 ; Rosângela Vidal de Negreiros 3 Discente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TEORIA E PRÁTICA DOS CONSELHOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SER CONSELHEIRO Mara Augusta de castro Amorim Maria

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANO DE ENSINO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANO DE ENSINO I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade Federal do Pampa 2. Campus: Uruguaiana PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PLANO DE ENSINO 3. Curso: Enfermagem 4. Docente Responsável: Maria de Lourdes Custódio Duarte 5. Disciplina:

Leia mais

PSICOLOGIA DA SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA MARIA

PSICOLOGIA DA SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA MARIA PSICOLOGIA DA SAÚDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA MARIA ESTEVAM INÁCIO PRESTES 1 ELIZABETH SOARES COELHO 2 RESUMO Este artigo aborda a temática Psicologia da Saúde, através da experiência vivenciada,por

Leia mais

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem Prof.ª Natale Souza Um pouco de história... A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA CORPO DOCENTE Maria de Lourdes Basto, Msc Adalberto Barreto, Dr Juliana Ried, Msc Selma Aparecida Caselli Martins, Msc Marilene Grandesso, PHD Sofia S. Jacobsen, Esp Renize Araújo Accordi, Esp Hyala Cristina

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUANTO A IMPORTÂNCIA DA NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM

Leia mais

TECNOLOGIAS DIGITAIS E A ATUAÇÃO DO ESTUDANTE

TECNOLOGIAS DIGITAIS E A ATUAÇÃO DO ESTUDANTE ISBN 978-85-7846-516-2 TECNOLOGIAS DIGITAIS E A ATUAÇÃO DO ESTUDANTE THOMAZINI, Erika Antunes Email: thomazinierika@gmail.com MORAES, Dirce Aparecida Foletto de Email: dircemoraes@uel.br Eixo 1: Didática

Leia mais

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: REFLEXOS DA FORMAÇÃO E DO PROCESSO HISTÓRICO NA ASSISTÊNCIA

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: REFLEXOS DA FORMAÇÃO E DO PROCESSO HISTÓRICO NA ASSISTÊNCIA ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: REFLEXOS DA FORMAÇÃO E DO PROCESSO HISTÓRICO NA ASSISTÊNCIA Alan Cristian Rodrigues Jorge¹ Ana Claudia Soares de Lima² Romaldo Bomfim Medina Junior 3 Suzinara Beatriz Soares

Leia mais

INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO BACHAREL EM ENFERMAGEM.

INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO BACHAREL EM ENFERMAGEM. INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO BACHAREL EM ENFERMAGEM. Dária Catarina Silva Santos 1 ; Iandra Rodrigues da Silva 2 ; Aline Barros de Oliveira 3 ; Valquiria Farias

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: TÉCNICO DE ENFERMAGEM Qualificação: Técnico

Leia mais

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini

NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos. Débora Martini NASF e PAIF/CRAS: a contribuição de cada serviço para a garantia dos direitos Débora Martini Saúde Direito de todos Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF Atenção Primária à Saúde Centros de Saúde Assistência

Leia mais

10 de Outubro Dia Mundial da Saúde Mental

10 de Outubro Dia Mundial da Saúde Mental 10 de Outubro Dia Mundial da Saúde Mental Coordenação do Curso de Psicologia Coordenação do Curso de Medicina São Luís (2017) IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA Projeto:II Encontro10 de Outubro Dia Mundial da Saúde

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2º SEMESTRE DE 2017

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA 2º SEMESTRE DE 2017 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURSO DE PSICOLOGIA º SEMESTRE DE 07 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO º SEMESTRE DE 07 Estágio Básico I Professora Lucas Augusto Apresentação do Estágio Atividade

Leia mais

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ Andréa Araújo Viana 1 Ricardo José Oliveira Mouta 2 Denise Garrido

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS DOS USUÁRIOS DE CAPS E SRT DO RIO GRANDE DO SUL 1

CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS DOS USUÁRIOS DE CAPS E SRT DO RIO GRANDE DO SUL 1 CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS DOS USUÁRIOS DE CAPS E SRT DO RIO GRANDE DO SUL 1 Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro 2 Uiasser Thomas Franzmann 2 Gabriella Bastos Ferreira 2 Fabieli Gopinger Chiavagatti

Leia mais

O ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL

O ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL O ENSINO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL Acadêmica :Amanda da Silva Alves Orientador: Alexsandro Barreto Almeida Águas Claras - DF 2016 Alexsandro Barreto

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Prof. João Gregório Neto 2013 REFORMA PSIQUIÁTRICA Ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, objetivando garantir o acesso da população

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO. Carga Horária de Trabalho: ( ) 10 horas ( x) 20 horas

ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO. Carga Horária de Trabalho: ( ) 10 horas ( x) 20 horas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Avaré PROGRAMA DE PROJETOS DE ENSINO ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO Perfil do Projeto: ( ) Monitoria ( x ) Cunho Educativo Geral

Leia mais

PLANO DE CURSO. Proporcionar aos alunos conhecimentos na área de saúde mental II, articulando teoria e prática.

PLANO DE CURSO. Proporcionar aos alunos conhecimentos na área de saúde mental II, articulando teoria e prática. PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Saúde Mental II Código: PSI35 Professor: Idenise Naiara Lima Soares E-mail: idenisepsi@gmail.com CH Teórica: 40h CH

Leia mais

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR

HORÁRIOS DE AULAS PARA O ANO LETIVO 2016 CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - NOVA ESTRUTURA CURRICULAR 4 O. ANO 1 O. SEMESTRE MATUTINO/VESPERTINO - TURMA A 8h00 10h00 10h15 12h15 Psicodiagnóstico: Fundamentos Teóricos e Técnicos Vínculos Amorosos, Conjugalidade e Arranjos Familiares no Contemporâneo Thassia

Leia mais