CURSO DE GESTÃO JURÍDICA EMPRESARIAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE GESTÃO JURÍDICA EMPRESARIAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO)"

Transcrição

1 FACULDADE DE DIREITO Centro de Pós-Graduação em Direito - CPGD CURSO DE GESTÃO JURÍDICA EMPRESARIAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) Ementa: Fomentar a reflexão e o estudo do sistema normativo de ordenação do processo econômico, mediante a regulação, sob o ponto-de-vista interdisciplinar, da atividade empresarial. O Direito obrigacional, os contratos, a gestão, as finanças, entre outras disciplinas das ciências sociais, abordados em seus aspectos, ora jurídicos, ora econômicoadministrativos. Justificativa: O Curso de Gestão Jurídica Empresarial propiciará aos participantes um estudo aprofundado e crítico dos aspectos preventivo, consultivo e reparatório do tema, impondo um intercâmbio entre o Direito e a Administração, com observância dos diferentes interesses na formação multidisciplinar. Trata-se de um curso de Pós-Graduação lato sensu, em nível de especialização, estruturado em módulos, com abordagem axiológica dos princípios e fundamentos a serem estudados. A abordagem fomentará o debate e a pesquisa nos campos teórico e prático (leading cases) articulados com as modernas teorias da administração de empresas na era digital. Público Alvo: Graduados em Direito, Economia, Administração de Empresas e Contabilidade, ou outras áreas de conhecimento que atuem na área de Gestão Jurídica Empresarial. Objetivos: O objetivo é instrumentalizar os discentes através da transmissão de conhecimento acerca da Gestão Jurídica Empresarial no Brasil, com ênfase nas disciplinas de direito privado de maior relevância para a compreensão do

2 tema e, a partir de um enfoque interdisciplinar com matérias afetas à administração de empresas, fomentar a capacitação para decisões corporativas com apoio técnico-jurídico. É constituído por disciplinas jurídicas e administrativas essenciais à atuação na área. Coordenação: Prof. Marcos Cesar de Souza Lima, Ms. Professor de Direito Civil da Universidade Candido Mendes-Centro. Período e Periodicidade: 360 horas/aula. Metodologia: Aulas expositivas, debates, seminários e palestras. Avaliação: Ao final de cada módulo, o pós-graduando será avaliado por prova escrita ou trabalho, devendo, para aprovação, obter nota igual ou superior a 7,0 (sete). Finalizadas as 360 hs/aula deverá ser elaborado Trabalho de Conclusão de Curso, como síntese da especialização, que contará com o apoio da coordenação para os canais de publicação autorizados objetivado efetivo reconhecimento do discente no mercado profissional e na academia. Frequência: O aluno deverá ter frequência mínima de 75% das aulas presenciais para ser considerado apto no quesito frequência. Interdisciplinariedade: O curso é composto por disciplinas oriundas basicamente do Direito, Administração, Economia e Marketing. Titularidade. O Curso de Pós-Graduação em Gestão Jurídica Empresarial, em nível de especialização, é organizado e oferecido pela FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES, situada na Rua da Assembleia, 10, sala 412, Centro Rio de Janeiro/RJ, telefones ou , ramal cpgd@candidomendes.edu.br. Natureza: Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização.

3 Pré-requisito: Curso superior completo. com o curso. Análise de currículos e pertinência profissional Certificação: Faculdade de Direito da Universidade Candido Mendes Centro/RJ. CURSO DE DIREITO ECONÔMICO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU I- Empresarial I: Teoria Geral e Fundamentos...24hs/a II- Empresarial II: Títulos de Crédito na era Virtual...24hs/a III- Empresarial III: O enfrentamento da crise na Recuperação e na Falência...24hs/a IV- Obrigações: Vínculo entre credor e devedor...24hs/a V- Fundamentos do Direito Contratual...24hs/a VI- Fundamentos de Contabilidade...24hs/a VII- Direito do Consumidor...24hs/a VIII- Direito do Trabalho Empresarial... 24hs/a IX- Elaboração e Administração de Projetos...24hs/a X Direito Penal Econômico...12hs/a XI- Marketing online e offline...12hs/a XII Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas...24hs/a XIII Economia...12hs/a XIV- Organização Financeira...12hs/a XV Planejamento Orçamentário e a Tributação...24hs/a XVI - Metodologia da Pesquisa...24hs/a *Carga horária Total: 360 horas/aula. Será admissível vinte por cento de carga-horária em aula on line.

4 CURSO DE DIREITO ECONOMICO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) I- Empresarial I: Teoria Geral e Fundamentos Societários (24hs/a) Empresário e estabelecimento. Trespasse. Sucessão. Sociedades Conceito: Elementos caracterizadores. Administração da sociedade. A figura do administrador. Sociedades unipessoais. Espécies de sociedades: sociedades simples e empresárias. Empresa Individual e de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Teoria da desconsideração da personalidade juridical. Dissolução das sociedades. Capital social e patrimônio. II- Empresarial II: Títulos de Crédito na era Virtual (24hs/a) Noções gerais de títulos de crédito: conceito, natureza jurídica, requisitos formais e nulidade. Abstração e incorporação: direito ao título e direito emergente de título; documentos de mera legitimação; literalidade, autonomia e independência. Virtualização dos Títulos de Crédito. Letra de câmbio: origem e evolução no direito brasileiro, lei cambial, duplicata, vencimento, saque, endosso, aceite, aval, protesto, anulação, intervenção, ressaque. Nota promissória: requisitos, emissão, endosso, aval, anulação, protesto e ressaque. Cheque: no direito brasileiro, na lei uniforme, emissão e circulação cruzada, visado e marcado. Duplicata: requisitos, emissão, devolução, endosso, aval, aceite, vencimento e pagamento. III- Empresarial III: O enfrentamento da crise na Recuperação e na Falência (24hs/a) Direito falimentar e recuperação da empresa: evolução. Preservação da empresa. Disposições comuns para falência e recuperação judicial. Verificação e habilitação de créditos. Administrador judicial. Assembléia geral dos credores. Comitê de credores. Recuperação judicial x Recuperação extrajudicial. Falência. Crimes Falimentares. Liquidação extrajudicial de instituições financeiras. IV- Obrigações: Vínculo entre credor e devedor (24hs/a) Direito das obrigações: noções gerais, conceito e evolução. A relação jurídica obrigacional. Fontes de obrigações. Modalidade das obrigações. O cumprimento das obrigações. Outros modos de extinção das obrigações além do cumprimento. O inadimplemento das obrigações. Transmissão das obrigações. V- Fundamentos do Direito Contratual (24hs/a)

5 Teoria Geral do Contrato. Noção de Contrato. Contrato e Operação Econômica. Contrato e Propriedade. Contrato e Empresa. Contrato e fato jurídico. Existência, validade e eficácia. Princípios do Direito Contratual e cláusulas gerais. Justiça e Hermenêutica Contratual. Formação Contratual e espécies. VI- Fundamentos de Contabilidade (24hs/a) Noções gerais de contabilidade, balanço patrimonial. Equação fundamental do patrimônio. Noções de débito e de crédito. Teoria geral das contas. Lançamentos em contabilidade e sistemas de escrituração. Balancete de verificação. Apuração de resultados. Demonstrações contábeis. VII- Direito do Consumidor (24hs/a) Princípios e diretrizes gerais do Código de Defesa do Consumidor. As clausulas gerais e os conceitos jurídicos indeterminados: boa-fé, equidade, confiança, equilíbrio, transparência, abusividade, vulnerabilidade e hipossuficiência. Conceito de relação de consumo. As definições de consumidor e de fornecedor, e as estipulações de equiparação. Oferta e vinculação obrigacional. Publicidade. Práticas comerciais abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados. Proteção contratual: sobre o consenso e sobre o conteúdo do contrato. Direito de arrependimento. Garantias. Cláusulas abusivas: fundamento da abusividade, sanção e conservação do contrato. Contratos de adesão. Interpretação dos contratos. Revisão dos contratos: lesão e onerosidade excessiva. Responsabilidade dos fornecedores pelo fato dos produtos e dos serviços. Responsabilidade dos fornecedores pelos vícios dos produtos e dos serviços. Vícios de qualidade e de quantidade. Decadência e prescrição. VIII- Direito do Trabalho (24hs/a) Teoria Geral do Direito do Trabalho: nova concepção. Fontes e princípios. Contrato de Trabalho. Sujeitos do Contrato de Trabalho: Empregado; Empregador. Terceirização. Obrigações contratuais. Obrigações quanto às condições de trabalho: meio ambiente de trabalho. Responsabilidade civil do empregador. Justa Causa. Cessação do contrato de trabalho. IX- Elaboração e Administração de Projetos (24hs/a) Conceituação geral de projeto. Gestão da elaboração e execução de projetos. Elementos básicos dos projetos. O produto do projeto e seu mercado. Estudos técnicos do projeto. Importância do projeto. Aspectos administrativos e legais, econômicos, técnicos e financeiros. Critérios de análise de viabilidade econômica de um projeto. Elaboração e análise de projetos de viabilidade. X Direito Penal Econômico (12hs/a)

6 Direito Penal Econômico: conceito e campos de aplicação. Histórico. Principiologia. Tópicos especiais de teoria da norma. A teoria do crime e o direito penal econômico. A teoria da conduta e a incriminação de pessoas jurídicas. Estrutura do injusto jurídico-penal econômico. A culpabilidade e as atividades regulamentadas. Codelinquência por domínio organizacional. A teoria da pena e direito penal econômico. Crimes falimentares. Crimes contra a ordem tributária. Crimes contra a ordem financeira. Crimes empresariais ambientais. Delitos contra a ordem econômica. XI- Marketing online e off-line (12hs/a) Os princípios do marketing e sua aplicação estratégica. A importância e o valor da marca. A Internet como estratégia de Marketing. Mix de Marketing Digital. O e-consumidor. Soluções para variados stakeholders. As múltiplas funções do ambiente virtual. O planejamento de uma campanha digital. Buzz marketing. XII Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas (24hs/a) Gestão de pessoas. Visão estratégica da legislação do trabalho e as pessoas. Remuneração por competências. Gestão do Desempenho dos colaboradores externos. Modalidades contratuais. Motivação. Gestão de horas de trabalho. Administração de Conflitos. Proteção contra os assédios e a infortunísticas. A democratização dos poderes patronais e as novas tecnologias. XIII Economia (12hs/a) Conceitos e definições básicas. Alternativas de Produção. Bens econômicos. Fatores de produção. Esquemas de funcionamento de uma economia de mercado. MERCADOS Estruturas de mercado. TEORIA DA DEMANDA. TEORIA DA OFERTA Em mercado de competição perfeita. Elasticidade. TEORIA DA FIRMA Curvas de Custo. Curvas de receitas. Equilíbrio em condições de concorrência perfeita, em monopólio, em oligopólio e em competição monopolista. XIV Organização Financeira (12hs/a) Juros simples e compostos. Taxa de juros. Valor atual, montante e capital. Fatores do valor futuro; Desconto. Descontos de fluxo de caixa. Séries de Pagamentos: Uniforme, Gradiente, Perpétua e Variável. Empréstimos. Regimes de capitalização. Series de capitais. Alternativas de investimentos. XV Planejamento Orçamentário e a Tributação (24hs/a) Planejamento tributário e sistema tributário brasileiro. Limites e regulação do planejamento tributário. Comparação internacional. Casos de planejamento na tributação sobre a renda, patrimônio, consumo, tributação internacional e mercado financeiro.

7 XVI-Metodologia da Pesquisa (24 hs/a) Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. O pré-projeto de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. A organização de texto científico (Normas ABNT).

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa

SUMÁRIO. Parte I Teoria Geral da Empresa SUMÁRIO Parte I Teoria Geral da Empresa 1 Introdução ao Direito de Empresa... 3 1.1 Considerações gerais... 3 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa... 4 1.3 Fontes do direito

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 Introdução do Direito Empresarial... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR139 Direito de Empresa

Programa Analítico de Disciplina DIR139 Direito de Empresa 0 Programa Analítico de Disciplina DIR139 Direito de Empresa Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 13 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO DO DIREITO EMPRESARIAL... 19 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 19 2. A Empresa... 23 3. O Empresário...

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 15 Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1. Breve histórico do Direito Empresarial... 17 2. características do direito empresarial...

Leia mais

Sumário. Nota do Autor, xix

Sumário. Nota do Autor, xix Sumário Nota do Autor, xix 1 Empresa, 1 I Empreender, I 2 Noções históricas, 2 3 Teoria da empresa, 4 4 Registro, 9 4.1 Redesim, II 4.2 Usos e práticas mercantis, 15 4.3 Empresário rural, 16 5 Firma individual,

Leia mais

Sumário. Parte I Teoria Geral da Empresa

Sumário. Parte I Teoria Geral da Empresa Sumário Parte I Teoria Geral da Empresa 1 Introdução ao Direito de Empresa 1.1 Considerações gerais 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa 1.3 Fontes do direito comercial 1.4

Leia mais

SUMÁRIO 1 EMPRESA 2 EMPRESÁRIO 3 SOCIEDADE

SUMÁRIO 1 EMPRESA 2 EMPRESÁRIO 3 SOCIEDADE SUMÁRIO 1 EMPRESA... 1 1 Empreender... 1 2 Noções históricas... 2 3 Teoria da empresa... 4 4 Registro... 8 5 Redesim... 10 6 Usos e práticas mercantis... 13 7 Empresário rural... 13 2 EMPRESÁRIO... 15

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR322 Direito Empresarial: Direito Cambiário e Concursal

Programa Analítico de Disciplina DIR322 Direito Empresarial: Direito Cambiário e Concursal Catálogo de Graduação 06 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR3 Direito Empresarial: Direito Cambiário e Concursal Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de

Leia mais

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3

Sumário. Prefácio à 7ªedição, xiii. 1.1 Antecedentes, Fases do direito comercial, Noção,3 Sumário Prefácio à 7ªedição, xiii 1 Direito Comercial, 1 1.1 Antecedentes, 1 1.2 Fases do direito comercial, 2 1.3 Noção,3 IA Fontes, 3 2 Empresário, 5 2.1 Caracterização do empresário, 5 2.2 Capacidade

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL Capítulo 4 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPON- SABILIDADE LIMITADA EIRELI...

Sumário. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL Capítulo 4 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPON- SABILIDADE LIMITADA EIRELI... Sumário Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO EMPRESARIAL... 15 QUESTÕES... 15 1. Origem do Direito Empresarial... 15 2. Evolução histórica e autonomia do Direito Empresarial... 15 3. Princípios de

Leia mais

Sumário. 6. Fontes do direito empresarial 6.1. O Projeto de Lei 1.572/2011 (novo Código Comercial) 6.2. O novo CPC e o direito empresarial 7.

Sumário. 6. Fontes do direito empresarial 6.1. O Projeto de Lei 1.572/2011 (novo Código Comercial) 6.2. O novo CPC e o direito empresarial 7. Sumário 1. Origens do direito comercial 2. Da definição do regime jurídico dos atos de comércio 2.1. Definição e descrição dos atos de comércio e sua justificação histórica 2.2. Os atos de comércio na

Leia mais

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL

MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Benigno Cavalcante MANUAL DE DIREITO EMPRESARIAL Sumário Apresentação... 17 Abreviatura... 21 CAPÍTULO I HISTÓRIA DO DIREITO COMERCIAL 1. O Surgimento do Direito Comercial... 25 1.2. Evolução do Direito

Leia mais

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa

Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa... 17 1. Origens do Direito Empresarial.... 17 2. Autonomia do Direito Empresarial... 20 3. Fontes do Direito Empresarial... 21 4. Do Direito de Empresa...

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL Catálogo de Graduação 06 da UFV 0 Programa Analítico de Disciplina DIR3 Direito Empresarial - Direito Cambiário e Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos:

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Sumário Capítulo 1 TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 17 1.1. Conceito e nomenclatura... 17 1.2. Origem: o Direito Mercantil... 17 1.3. Evolução histórica: do Direito Comercial ao Direito Empresarial...

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I TEORIA GERAL

SUMÁRIO. Parte I TEORIA GERAL Parte I TEORIA GERAL CAPÍTULO 1. EVOLUÇÃO DA EMPRESA... 3 1.1 O comércio... 3 1.2 Do Direito Comercial ao Direito Empresarial... 4 1.2.1 Sistema adotado pelo Código Comercial de 1850... 5 1.3 A empresa...

Leia mais

Sexta Parte. Capítulo 36 O COMÉRCIO ELETRÔNICO INTRODUÇÃO O ESTABELECIMENTO VIRTUAL Virtualidade do Acesso...

Sexta Parte. Capítulo 36 O COMÉRCIO ELETRÔNICO INTRODUÇÃO O ESTABELECIMENTO VIRTUAL Virtualidade do Acesso... SUMÁRIO Sexta Parte DIREITO DOS CONTRATOS Capítulo 35 INTRODUÇÃO AO DIREITO DOS CONTRATOS... 20 1. Os contratos do empresário... 21 2. A globalização e o direito contratual... 23 3. Evolução do direito

Leia mais

STJ Ol!dl!G dp IBnUBW. {'BpBSdldw3. 010Vd oys. S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3

STJ Ol!dl!G dp IBnUBW. {'BpBSdldw3. 010Vd oys. S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3 S10Z - 'V'S SVllV VCIOlIG3 010Vd oys {'BpBSdldw3 Ol!dl!G dp IBnUBW " I STJ00101622 2005 by Editora Atlas S.A. 1. ed. 2005; 2. ed. 2006; 3. ed. 2008;4. ed. 2009; 5. ed. 2010; 6. ed. 2012; 7. ed. 2013; 8.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 - DISCIPLINA JURíDICA DA ATIVIDADE EMPRE SARIAL... 11

SUMÁRIO. Capítulo 1 - DISCIPLINA JURíDICA DA ATIVIDADE EMPRE SARIAL... 11 SUMÁRIO Capítulo 1 - DISCIPLIN JURíDIC D TIVIDDE EMPRE SRIL............ 11 1.1. tividade econômica e atividade empresarial........... 11 1.2. Desenvolvimento histórico do tratamento dado aos empresários...

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. PÚBLICO-ALVO: Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. PÚBLICO-ALVO: Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação. INSTITUTO DE ECONOMIA, GESTÃO E NEGÓCIOS CPGE - CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Curso: MBA em Administração e Negócios Carga horária: 0 horas/aula OBJETIVOS: Especializar empreendedores

Leia mais

1. TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 31

1. TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 31 SUMÁRIO 1. TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL... 31 1. Introdução... 31 2. Evolução histórica do direito comercial... 32 2.1 Síntese da Evolução do Direito Comercial no Brasil... 36 3. Autonomia do direito

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO. Freitas Bastos Editora (81) S731t

TÍTULOS DE CRÉDITO. Freitas Bastos Editora (81) S731t CARLOS GUSTAVO DE SOUZA Advogado Militante no Direito Comercial e Tributário; Especialista em Direito Processual Civil - Centro Universitário - UNI-FMU - SP; Mestrando em Direito Empresarial e Tributação

Leia mais

Licenciatura

Licenciatura Licenciatura 2015-2016 DIREITO COMERCIAL I e II PROFESSOR DOUTOR PEDRO PAES DE VASCONCELOS Primeira Parte Direito Comercial Geral. Sumário Summary I. O Direito Comercial. 1.O Comércio e o Direito Comercial.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

Sumário. Colaboração, xiii Nota sobre a legislação falimentar, xv. 1 Introdução, 1

Sumário. Colaboração, xiii Nota sobre a legislação falimentar, xv. 1 Introdução, 1 STJ00060261 Sumário Colaboração, xiii Nota sobre a legislação falimentar, xv 1 Introdução, 1 2 Atividade financeira e instituição financeira, 7 2.1 A atividade na doutrina jurídica, 7 2.2 Atividade privativa

Leia mais

Sumário. Roteiro Simplificado da Falência Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15

Sumário. Roteiro Simplificado da Falência Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15 Sumário Roteiro Simplificado da Falência... 13 Roteiro Simplificado da Recuperação Judicial... 15 Resumo dos Principais Assuntos da Lei nº 11.101/05... 17 Falência e Recuperação de Empresas: Lei nº 11.101,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição]

Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição] Conteúdo Programático Contabilidade Geral Básica - CGB [2ª Edição] CAPÍTULO I. Introdução ao Curso de Contabilidade Introdução ao Curso de Contabilidade 1. Contabilidade. 2. Contabiliza.se o quê. 3. O

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

STJ SH3.1n:UI NOS"OHJ. soa \11SIJ\3~ ~SI\1Nn81~1

STJ SH3.1n:UI NOSOHJ. soa \11SIJ\3~ ~SI\1Nn81~1 ~SI\1Nn81~1 soa \11SIJ\3~ SH3.1n:UI NOS"OHJ. STJ00102436 FÁSIO UlHOA COELHO Manual de Direito Comercial Direito de Empresa 28. a edição revista, atualizada e ampliada 27 edição: 2015 EdilOra Saraiva. m~vi;w-

Leia mais

LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS

LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS LOCAL: NPJ DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DÚVIDAS DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR(A): PROF. JULIO CESAR GARCIA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II PROFESSOR(A): PROFA JULIANA SALLES 17/9 18h às 21h 24/9 18h às 21h PROVA 1/10 18h às 21h DISCIPLINA: ECONOMIA PROFESSOR(A):

Leia mais

Matriz de Planejamento Jovem Aprendiz

Matriz de Planejamento Jovem Aprendiz Programa: Extensão Título do Curso: Auxiliar Administrativo MAPA DO CURSO Hiperlink para cada disciplina. MÓDULO 1 Educação a Distância (JA001) O conceito de Educação a Distância e o histórico dessa modalidade

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012) Sumário

Cód. barras: STJ (2012) Sumário Cód. barras: STJ00094885 (2012) Sumário I - Introdução ao estudo do Direito do Consumidor... 1 1. Breve incursão histórica... 1 2. Autonomia do Direito do Consumidor... 5 3. A posição do direito do consumidor

Leia mais

Setor de Tributário. Direito Tributário I

Setor de Tributário. Direito Tributário I Setor de Tributário Direito Tributário I conceito de tributo e suas espécies; hipóteses de incidência dos tributos; competência tributária; fontes do direito tributário; princípios constitucionais do direito

Leia mais

Ementas das Disciplinas Obrigatórias

Ementas das Disciplinas Obrigatórias Currículo/Semestre verão inverno Ementas das Disciplinas Obrigatórias Disciplina Código C.H. Ementa 1 1 Introdução ao ensino superior 200352 30h 1 2 Teoria da contabilidade 322031 30h 1 2 Conhecimentos

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07/10/71)

Universidade Estadual de Londrina (Reconhecida pelo Decreto Federal n de 07/10/71) DELIBERAÇÃO Colegiado LSP N 022/2017 Reestrutura o Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito Empresarial. CONSIDERANDO a solicitação da Coordenação do Curso, conforme processo nº 16616/2017; CONSIDERANDO

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E NEGOCIAL

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E NEGOCIAL PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E NEGOCIAL 2018 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: NOME DO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EMDIREITO EMPRESARIAL E NEGOCIAL

Leia mais

SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Empresarial... 25

SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Empresarial... 25 SUMÁRIO Capítulo 1 Teoria Geral do Direito Empresarial... 25 Origens do Direito Comercial... 25 Origens do Direito Comercial no Brasil... 26 Conceito de direito comercial... 28 Fontes do Direito Comercial...

Leia mais

VOLUME 1. Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil

VOLUME 1. Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás e do Brasil Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor PROCON-GO Fiscal das Relações de Consumo VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

Sultlário. Parte I - Teoria do Direito, 19. Nota, 17

Sultlário. Parte I - Teoria do Direito, 19. Nota, 17 STJ00040754 Sultlário Nota, 17 Parte I - Teoria do Direito, 19 1 CONCEITO DE DIREITO, 21 1.1 Etimologia, 21 1.2 Denominação, 21 1.3 Conceito, 21 1.4 Direito objetivo e direito subjetivo, 23 1.5 Distinção,

Leia mais

Sábados Sábados das 08h00 às 17h40

Sábados Sábados das 08h00 às 17h40 MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças, Sextas e Sábados ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Sábados Sábados

Leia mais

TABELA DE CORRESPONDÊNCIA 1 (Dec.-lei 7.661/1945 e Lei /2005)

TABELA DE CORRESPONDÊNCIA 1 (Dec.-lei 7.661/1945 e Lei /2005) TABELA DE CORRESPONDÊNCIA 1 (Dec.-lei 7.661/1945 e Lei 11.101/2005) TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO E DECLARAÇÃO DA FALÊNCIA Da caracterização da falência Art. 1.º... Art. 94 Art. 2.º... Art. 94 Art. 3.º...

Leia mais

Capítulo II REGRAS GERAIS DO DIREITO DE EMPRESA NO CÓDIGO CIVIL DE 2002

Capítulo II REGRAS GERAIS DO DIREITO DE EMPRESA NO CÓDIGO CIVIL DE 2002 Sumário Capítulo I EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO COMERCIAL 1. Origens do direito comercial 2. Da definição do regime jurídico dos atos de comércio 2.1. Definição e descrição dos atos de comércio e sua

Leia mais

1SUMÁRIO TÍTULO V DOS CONTRATOS EM GERAL (ARTS. 421 A 480) CONSTITUIÇÃO FEDERAL TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS...

1SUMÁRIO TÍTULO V DOS CONTRATOS EM GERAL (ARTS. 421 A 480) CONSTITUIÇÃO FEDERAL TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS... 1SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS... 27 CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS... 27 Função social da empresa {art. 5º, XXIII}... 27 Proteção

Leia mais

- Apresentar uma visão crítica sobre os temas abordados e destacar seu impacto na sociedade contemporânea;

- Apresentar uma visão crítica sobre os temas abordados e destacar seu impacto na sociedade contemporânea; 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-40 PERÍODO: 7º CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Títulos

Leia mais

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII DISCIPLINA POR ORDEM DE RELEVÂNCIA DE RELEVÂNCIA EM RELAÇÃO AS 40 ÉTICA

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: Advogado LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR 1. Quanto à

Leia mais

PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA

PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA EMENTA PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA DISCIPLINA: Contabilidade Empresarial EMENTA: A disciplina enfoca a legislação e órgãos normatizadores, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício,

Leia mais

DEPARTAMENTO: DIREITO COMERCIAL E DO TRABALHO

DEPARTAMENTO: DIREITO COMERCIAL E DO TRABALHO DISCIPLINA: COMERCIAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 04-00153 Instruir e capacitar teoricamente o aluno no conhecimento da matéria comercial, assim como orientá-lo no campo prático

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Parte Geral: Comércio e Empresa... 25

Sumário. Capítulo 1 Parte Geral: Comércio e Empresa... 25 Sumário Capítulo 1 Parte Geral: Comércio e Empresa... 25 1.1. Introdução... 25 1.2. Conceito de direito empresarial... 28 1.3. Características distintivas do direito empresarial no âmbito do direito privado...

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL EY QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas (*) Horas-aula (**) I - Núcleo de Pessoas 1. Comunicação Interpessoal e Aspectos Motivacionais 2. Liderança 3. Negociação II - Núcleo de Controladoria

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

Sumário. Capítulo Breves Noções Históricas A Contabilidade no Brasil O Símbolo da Contabilidade...4

Sumário. Capítulo Breves Noções Históricas A Contabilidade no Brasil O Símbolo da Contabilidade...4 Sumário Capítulo 1 Breves Noções Históricas...1 1.1. Breves Noções Históricas...1 1.2. A Contabilidade no Brasil...3 1.3. O Símbolo da Contabilidade...4 Capítulo 2 Conceitos Iniciais...5 2.1. A Definição

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PRIMEIRA PARTE INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO EMPRESARIAL... 21 1. Introdução... 21 2. Egito e Mesopotâmia... 21 3. Grécia e Roma... 22 4. A queda

Leia mais

Cronograma de publicação das videoaulas

Cronograma de publicação das videoaulas Cronograma de publicação das videoaulas SEFAZ Auditor Fiscal da Receita Estadual DISCIPLINA AULA ASSUNTO DIA DE GRAVAÇÃO PUBLICAÇÃO DIREITO TRIBUITÁRIO 01 Tributo: conceito e classificação 02/05/18 DIREITO

Leia mais

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? LÍNGUA PORTUGUESA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS REDAÇÃO SEMÂNTICA VERBO...

SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? LÍNGUA PORTUGUESA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS REDAÇÃO SEMÂNTICA VERBO... COMO USAR O LIVRO?... 15 01. LÍNGUA PORTUGUESA 17 1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS... 17 2. REDAÇÃO... 62 3. SEMÂNTICA... 94 4. VERBO...112 5. CONCORDÂNCIA... 125 6. PONTUAÇÃO... 140 7. PRONOME... 154 8. REGÊNCIA...

Leia mais

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ CONTEÚDOS CURRICULARES: Conteúdos curriculares: ementas das disciplinas/componentes curriculares considerando a adequação dos conteúdos à carga horária (em horas/ créditos), a adequação da bibliografia

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL CAPÍTULO 1 Do Direito Comercial ao Direito Empresarial 3 1. Origem do Direito Comercial... 3 2. Teoria dos atos de comércio (sistema francês)... 4 3.

Leia mais

Sumário. Prefácio à Décima Quinta Edição, xv. Prefácio à Décima Quarta Edição, xvi. Prefácio à Décima Terceira Edição, xvii

Sumário. Prefácio à Décima Quinta Edição, xv. Prefácio à Décima Quarta Edição, xvi. Prefácio à Décima Terceira Edição, xvii Sumário Prefácio à Décima Quinta Edição, xv Prefácio à Décima Quarta Edição, xvi Prefácio à Décima Terceira Edição, xvii Prefácio à Décima Segunda Edição, xviii Prefácio à Décima Primeira Edição, xix Prefácio

Leia mais

ANEXO III. Disciplina Cr Ementa Início Fim

ANEXO III. Disciplina Cr Ementa Início Fim ANEXO III Quadro de Disciplinas Especiais ou Unidades de Especiais Pós-Graduação Lato Sensu - UnisulVirtual e seus Respectivos Valores Semestre 017.1 B UA No. De turma 180 181 Disciplina Cr Ementa Início

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL IV Período: 6 Carga Horária: 72 h/a EMENTA Teoria geral do direito falimentar. Evolução histórica. Processo falimentar: Requisitos. Fases do processo

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: DIREITO APLICADO

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: DIREITO APLICADO P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: DIREITO APLICADO Profesor (a): Antônio Edson Deroma Júnior Ano: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1º 2hs 80hs. COMPETÊNCIA

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL TURMA 2016 53 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA TURMA 27 Vitória-ES APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Gestão Financeira, Controladoria

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE DIREITO CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Fundamental: (Direito, Política e Economia) Ciência Política 02 0 02 40 Economia e Negócios 04 0 04 80 Fundamentos do Direito Civil 04 0 04

Leia mais

CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 8º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO

CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 8º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D. 40 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 PERÍODO: 8º NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA RECUPERAÇÃO

Leia mais

SECÇÃO III - Regime da sociedade antes do registo. Invalidade do contrato

SECÇÃO III - Regime da sociedade antes do registo. Invalidade do contrato Legislação Comercial Ficha Técnica Código das Sociedades Comerciais TÍTULO I - Parte geral CAPÍTULO I - Âmbito de aplicação CAPÍTULO II - Personalidade e capacidade CAPÍTULO III - Contrato de sociedade

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-46 PERÍODO: 8 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 2.

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-46 PERÍODO: 8 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-46 PERÍODO: 8 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL III NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 RECUPERAÇÃO

Leia mais

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação

Índice 1. PORTUGUÊS. 1.1 Ortografia Morfologia - Classes de Palavras. 1.3 Verbos. 1.4 Sintaxe Pontuação 1. PORTUGUÊS 1.1 Ortografia 05 1.2 Morfologia - Classes de Palavras 1.3 Verbos 08 17 1.4 Sintaxe 27 1.5 Pontuação 33 1.6 Sujeito 37 1.7 Concordância 39 1.8 Regência 45 1.9 Crase 49 1. DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

ESTADO, FINANÇAS PÚBLICAS EATIVIDADE FINANCEIRA... 3

ESTADO, FINANÇAS PÚBLICAS EATIVIDADE FINANCEIRA... 3 SUMÁRIO Apresen tação Introdução........ IX............................... XIX PARTE I - NOÇÕES GERAIS................... Capítulo 1 ESTADO, FINANÇAS PÚBLICAS EATIVIDADE FINANCEIRA.......................

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO EMPRESARIAL 1. A recuperação extrajudicial é uma modalidade prevista na Lei Nº 11.101/2005, e pode ser adotada pelo empresário em dificuldade e com

Leia mais

ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR

ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR Conceito de falência DIREITO FALIMENTAR Falência (do latim fallere e do grego sphallein ): falha, defeito, carência, engano ou omissão ARMINDO DE CASTRO JÚNIOR E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage:

Leia mais

Sumário. Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix

Sumário. Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix Sumário Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix 1 Contabilidade Geral Rodrigo de Souza Gonçalves e Fernanda Fernandes Rodrigues, 1 Objetivos, 1 Introdução, 1 1 Plano de contas elaboração e utilização,

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25

Sumário. Parte 1 QUESTÕES ESAF. Apresentação... 25 Sumário Apresentação... 25 Parte 1 QUESTÕES ESAF Direito Administrativo... 29 1. Agências Reguladoras... 29 2. Atos Administrativos... 31 3. Bens Públicos... 37 4. Concurso Público... 38 5. Contratos Administrativos...

Leia mais

EDITAL ESQUEMATIZADO PARA OAB ÉTICA PROFISSIONAL LEI E.A R

EDITAL ESQUEMATIZADO PARA OAB ÉTICA PROFISSIONAL LEI E.A R ÉTICA PROFISSIONAL LEI E.A R 1.1 Da Inscrição. 1.2 Da atividade de advocacia 1.3 Dos direitos do advogado 1.4 Da Sociedade de advogados 1.5 Do advogado empregado 1.6 Dos honorários advocatícios 1.7 Das

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/2

PLANO DE CURSO 2010/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. 1 DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL I PROFESSOR: EZIO CARLOS S. BAPTISTA TURMA: 4º ANO INTEGRAL UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1

Sumário. Apresentação, xv. Resumo esquemático, 44. Parte I - Introdução, 1 Sumário Apresentação, xv Parte I - Introdução, 1 1 Noções Gerais sobre a Idéia de Obrigação, 3 1.1 Conceito e características, 3 1.2 Posição no Direito Civil e relações com demais ramos jurídicos, 8 1.3

Leia mais

Cursos de Aprendizagem. Organização em Unidades de Formação de Curta Duração. Componente Científica. Domínio DIREITO

Cursos de Aprendizagem. Organização em Unidades de Formação de Curta Duração. Componente Científica. Domínio DIREITO Cursos de Aprendizagem Organização em Unidades de Formação de Curta Duração Componente Científica Domínio DIREITO 1. Organização em Unidades de Formação de Curta Duração Código SGFOR (válido para o IEFP)

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

EDITAL VERTICAL - XXII EXAME DE ORDEM

EDITAL VERTICAL - XXII EXAME DE ORDEM EDITAL VERTICAL - XXII EXAME DE ORDEM www.liziamedina.com.br ÉTICA PROFSSIONAL 1 CONTEÚDO PONTO A PONTO 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 1.13 1.14 1.15 1.16 1.17 Da Inscrição. Da atividade

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO EMPRESARIAL I. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO EMPRESARIAL... 21 1. Introdução... 21 2. Egito e Mesopotâmia... 22 3. Grécia e Roma... 22 4. A queda do Império Romano

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio à 3.' edição...'... Prefácio à 1.' edição... Apresentação à 1. edição... Parte Geral: Comércio e Empresa

SUMÁRIO. Prefácio à 3.' edição...'... Prefácio à 1.' edição... Apresentação à 1. edição... Parte Geral: Comércio e Empresa STJ00093444 SUMÁRIO Prefácio à 3.' edição....'... Prefácio à 1.' edição... Apresentação à 1. edição... 7 9 11 1 Parte Geral: Comércio e Empresa 1.1 IntroduçãO... 31 1.2 Conceito de direito comercial...

Leia mais

Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 ASPECTOS CONCEITUAIS 1 Crédito 2 Título 3 Outros títulos 4 Cambiaridade 5 Emissão e seus efeitos 5.1 Princípio da incorporação 6

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 19 CAPÍTULO I ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE... 21 1. Conceito de contabilidade... 21 2. Objeto... 22 3. Campo de aplicação... 23 4. Objetivos... 23 5.

Leia mais

ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA...

ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA... SUMÁRIO ESTRUTURA DA COLEÇÃO... 9 APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR... 11 CRONOLOGIA DE FATOS MARCANTES DA CARREIRA DE MODESTO SOUZA BARROS CARVALHOSA... 13 NOTA DOS AUTORES... 17 SOBRE OS AUTORES... 19 CAPÍTULO

Leia mais

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 Conceito Segundo Cesare Vivante: documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. 2 Princípios Cartularidade Literalidade Autonomia

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

Ponto 3 AS FONTES E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMERCIAL

Ponto 3 AS FONTES E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMERCIAL Ponto 3 1 AS FONTES E OS PRINCÍPIOS DO DIREITO COMERCIAL 2 CONCEITO DIREITO COMERCIAL É O RAMO DO DIREITO QUE REGULA AS RELAÇÕES ECONÔMICAS DE MERCADO 3 AS FONTES DO DIREITO COMERCIAL - A LEI (norma jurídica)

Leia mais

ÍNDICE. Parte 1 Direito Material Empresarial, 19

ÍNDICE. Parte 1 Direito Material Empresarial, 19 ÍNDICE Parte 1 Direito Material Empresarial, 19 Capítulo 1 Teoria Geral do Direito de Empresa, 21 1. Origens do Direito Empresarial, 21 2. Autonomia do Direito Empresarial, 24 3. Fontes do Direito Empresarial,

Leia mais

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO

PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO PREFÁCIO APRESENTAÇÃO Sumário PALAVRAS PRÉVIAS 8ª EDIÇÃO... 15 PREFÁCIO... 19 APRESENTAÇÃO... 21 Capítulo Introdutório AS OBRIGAÇÕES EM LEITURA CIVIL - CONSTITUCIONAL... 23 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES...

Leia mais