FAQ PERGUNTAS FREQUENTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAQ PERGUNTAS FREQUENTES"

Transcrição

1 FAQ PERGUNTAS FREQUENTES Edital BIC UFRGS Edital PIBIC CNPq UFRGS Edital PIBIC-AF CNPq UFRGS Edital PROBIC FAPERGS Edital BIC MULTIDISCIPLINAR Quem poderá solicitar quotas de bolsas de Iniciação Científica? Estão habilitados a solicitar quotas de bolsas de Iniciação Científica todos os docentes do quadro permanente e técnicos administrativos da UFRGS ou Docentes Convidados no caso de professores aposentados, com titulação mínima de doutor ou perfil equivalente. 2 - Quantas quotas de bolsas o pesquisador poderá solicitar? O pesquisador poderá solicitar: até 02 (duas) quotas de bolsa de Iniciação Científica nos programas BIC UFRGS; PIBIC CNPq UFRGS; e PROBIC FAPERGS UFRGS; até 01 (uma) quota de bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC-AF CNPq UFRGS. até 01(uma) quota de bolsa no programa BIC MULTIDISCIPLINAR 3 - As solicitações para renovação de quota precisam ser feitas neste momento? Não existe renovação de bolsas. O orientador deve solicitar novas cotas e, se vier a ser contemplado, pode indicar o mesmo bolsista. 4 É possível pedir mais de uma quota de bolsa de Iniciação Científica para o mesmo projeto de pesquisa? Sim, o pesquisador poderá solicitar quotas de bolsas de Iniciação Científica para projetos de pesquisa diferentes ou para o mesmo projeto de pesquisa. No entanto, os planos de atividade não poderão ser iguais. Deve ser elaborado um plano de atividade diferente para cada solicitação a ser enviada.

2 5 - Como encaminhar a solicitação de quotas de bolsas de Iniciação Científica? Antes de iniciar o preenchimento do formulário eletrônico de Solicitação de Bolsa 2017, é necessário: Verificar, no Portal do Servidor, (em <PESQUISA>, <PESQUISADOR>, <Projetos>), se o Projeto de Pesquisa a ser submetido ao processo de seleção está cadastrado no Sistema Pesquisa da UFRGS; se o tempo de vigência do Projeto de Pesquisa é igual ou superior ao período de vigência da quota de bolsa (01/08/2017 a 31/07/2018); se possui arquivo do tipo Projeto Completo anexado; se foi aprovado pela Comissão de Pesquisa da Unidade ou, quando necessário, pelos respectivos Comitês de Ética da Universidade; Dispor de arquivo, em formato PDF, contendo o plano de atividades do bolsista que ocupará a quota; No caso de ter recebido quota de bolsa em 2015, dispor do relatório de atividades elaborado pelo último bolsista a ocupar a quota, em formato PDF; Os formulários de solicitação de bolsa estarão disponíveis no Portal do Servidor (<PESQUISA>, <PESQUISADOR>, <Solicitações>, <Bolsa>) no período de 13/04 a 12/05/2017. A solicitação poderá ser alterada durante todo o período de inscrição. 6 Existe um modelo de plano de atividades do bolsista? Não. A PROPESQ não exige um modelo específico para o plano de atividades do bolsista, apenas solicita-se que seja em formato PDF. 7 Existe um modelo de relatório de atividades do bolsista? A PROPESQ não exige um modelo específico para o relatório de atividades do bolsista. O estudante poderá consultar as orientações contidas nas apresentações dos Seminários Temáticos sobre Como Elaborar um Relatório Científico oferecidos pela PROPESQ. As apresentações estão disponíveis na página da PROPESQ, em <Eventos>, <PROPESQ>, <Seminários Temáticos>.

3 8 - Como verificar/cadastrar/atualizar o Projeto de Pesquisa no Sistema Pesquisa? O projeto de pesquisa pode ser cadastrado, visualizado e/ou atualizado pelo seu coordenador por meio do Portal do Servidor (<PESQUISA>, <PESQUISADOR>, <Projetos>). O formulário exibe uma relação com todos os projetos de pesquisa em que o pesquisador participa, possibilitando EDITAR aqueles nos quais é coordenador. No caso de ser PARTICIPANTE de projeto de pesquisa, não haverá possibilidade de atualização dos dados do projeto, devendo isto ser feito apenas pelo coordenador do projeto de pesquisa. São informações obrigatórias do projeto a ser submetido ao processo de seleção dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica: Título; Objetivo; Data de início; Data de previsão de conclusão; Unidade de origem; Área de conhecimento; Palavra(s) Chave(s) No mínimo 1 e no máximo 6 palavras chaves; Anexo: Projeto Completo. É recomendável informar também: Equipe/participantes internos e externos; Apoio externo (agências de fomento e/ou outras instituições). No caso da participação do solicitante não estar registrado no Projeto de Pesquisa, poderá solicitar ao coordenador que faça a sua inclusão na relação de participantes do projeto. 9 - O que significa anexo do tipo Projeto Completo? É um documento no formato PDF contendo as informações essenciais para análise do projeto de pesquisa: título, autores, introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), referências bibliográficas e cronograma de execução.

4 10 - Como anexo o arquivo Projeto Completo ao projeto de pesquisa cadastrado no Portal do Servidor? Acessando <PESQUISA><PESQUISADOR><Projetos>. Procedimentos: 1º) Seleção do botão Editar associado ao projeto; 2º) Seleção do botão Incluir Anexo na aba Anexos; 3º) Seleção do botão Selecionar associado ao Projeto Completo; 4º) Localização do arquivo PDF no seu computador através do botão Procurar ou, dependendo do navegador, Arquivo; 5º) Seleção do botão Enviar. 11 Como encaminho o projeto de pesquisa à Comissão de Pesquisa? O projeto de pesquisa deve ser encaminhado eletronicamente pelo seu coordenador para avaliação através do Portal do Servidor (<PESQUISA>, <PESQUISADOR>, <Projetos>). Procedimentos: 1º) Seleção do botão Avaliações associado ao projeto; 2º) Seleção do botão Encaminhar à Comissão de Pesquisa; 3º) Descrever a finalidade do encaminhamento (para avaliação); 4º) Seleção do botão Confirmar Encaminhamento Como anexo o plano de atividades do bolsista à solicitação de quota de bolsa de Iniciação Científica? Através do botão Incluir/substituir Plano de Atividades, disponível após o registro da solicitação durante todo o período de inscrições Como conferir o preenchimento da minha solicitação de bolsa? Através do botão Exibir solicitação, disponível após o registro da solicitação e durante todo o período de inscrições, que exibe página com todas as informações da solicitação: dados do pesquisador solicitante; dados do projeto de pesquisa selecionado, com possibilidade de exame do conteúdo do arquivo anexado como projeto completo; dados do pedido, com possibilidade de exame do conteúdo do arquivo anexado como plano de atividades e, quando renovação, do conteúdo do arquivo anexado como relatório de atividades; e situação atual da solicitação.

5 14 - Como proceder nos casos em que a titulação do solicitante está incorreta? Quando o solicitante for servidor ativo da UFRGS deve solicitar à Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) que faça a atualização. Quando o solicitante for Docente Convidado, deve solicitar à PROPG que encaminhe a atualização Quando o orientador deverá indicar o bolsista? E em caso de renovação? O orientador que obtiver concessão de quota terá a opção de fazer a indicação no período de 12/06 a 26/06/2017, através da opção <Solicitações>, <Indicação de Bolsista>, disponível no Portal do Servidor, em <PESQUISA>, <PESQUISADOR>. A indicação deve ser feita mesmo quando se tratar de bolsista que atuou na vigência 2016/2017 e vai continuar em 2017/ Quando o bolsista indicado pelo orientador deverá atualizar seus dados no Portal do Aluno? O bolsista deverá atualizar os seus dados no período de 15/06 a 30/07/2017, através do Portal do Aluno, em <Informações pessoais>, <Atualizações>, < , Endereço, Telefone e CPF> Após fazer a solicitação, o solicitante poderá trocar o projeto de pesquisa? Sim, é permitida a substituição do projeto de pesquisa durante o período de solicitações de quotas de bolsas de Iniciação Científica, desde que o pesquisador refaça o preenchimento e, para isto, precisa antes desfazer a solicitação encaminhada O que é um arquivo PDF? PDF são as iniciais de "Portable Document Format". O programa que lida com arquivos em formato PDF chama-se Adobe Acrobat. O programa Adobe Acrobat completo é um produto comercial, porém a parte de visualização de arquivos (em formato PDF) é disponibilizada livremente em: ( A vantagem do uso no formato PDF é a consistência obtida em todos os tipos de computadores, ou seja, o documento aparecerá de maneira idêntica, qualquer que seja a plataforma onde ele estiver sendo lido ou impresso.

6 19 - Como posso gerar um arquivo em formato PDF? Há várias formas de se produzir um documento PDF além do uso do Acrobat Writer. Existem softwares livres que convertem arquivos de diferentes formatos (.doc,.xls,...) para PDF. Ressaltamos que, por tratar-se de softwares livres, pode haver mudanças, indisponibilidades, inserção/aberturas de janelas pop-up durante o download, etc. O link a seguir é de um software livre que instala um driver de impressora que possibilita a geração de arquivo formato PDF a partir de arquivo formato DOC: Free Converter: (depois de instalálo, para converter o arquivo, basta mandar imprimir e selecionar printer PDF995, que é uma impressora virtual, e ele será convertido) Caso o pesquisador, ao acessar o Portal do Servidor para cadastrar/atualizar o projeto de pesquisa, não lembre a senha, como deve proceder? O orientador deverá ligar para o ramal 5333 (CPD) para obter informações. Em caso de dúvida, contate: Divisão de Iniciação Científica ic@propesq.ufrgs.br

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES BOLSISTAS IT

FAQ PERGUNTAS FREQUENTES BOLSISTAS IT FAQ PERGUNTAS FREQUENTES BOLSISTAS IT 1 Quem poderá solicitar quotas de bolsas de Iniciação Tecnológica? Estão habilitados a solicitar quotas de bolsas de Iniciação Tecnológica todos os Docentes ou Técnico-Administrativos

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC-MULTIDISCIPLINAR/UFRGS 2018/2019

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC-MULTIDISCIPLINAR/UFRGS 2018/2019 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC-MULTIDISCIPLINAR/UFRGS 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. PIBIC/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna

Leia mais

Edital do Programa Ciência na Sociedade Ciência na Escola 2018/2019 (BIPOP/ BIENC)

Edital do Programa Ciência na Sociedade Ciência na Escola 2018/2019 (BIPOP/ BIENC) Edital do Programa Ciência na Sociedade Ciência na Escola 2018/2019 (BIPOP/ BIENC) A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) lança a 10ª edição do Programa Ciência na Sociedade e Ciência na Escola com o objetivo

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2017/2018

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2017/2018 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. ADITIVO - EDITAL PIBIC/UFRGS 2016/2017 Educação Básica A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. EDITAL PIBIC/UFRGS 2018/2019 Educação Básica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. EDITAL PIBIC/UFRGS 2018/2019 Educação Básica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC Jr. EDITAL PIBIC/UFRGS 2018/2019 Educação Básica A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019

Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019 Edital do Programa de Iniciação Científica da UFRGS BIC/UFRGS 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), torna público o presente Edital

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2013/2014. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2013/2014. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2013/2014 Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As inscrições estarão abertas no período de 18 de fevereiro

Leia mais

REGULAMENTO GERAL SEMINÁRIO INTERNO DE AVALIAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS

REGULAMENTO GERAL SEMINÁRIO INTERNO DE AVALIAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS REGULAMENTO GERAL SEMINÁRIO INTERNO DE AVALIAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS O Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2013/2014 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2013/2014 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP EDITAL 2010/2011 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2012/2013. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2012/2013. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2012/2013 Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As inscrições estarão abertas no período de 06 de fevereiro

Leia mais

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 1 Sumário DIAGRAMAÇÃO...3 ACESSANDO OS TUTORIAIS...5 ATUALIZANDO OS DADOS

Leia mais

Para a submissão das propostas deverá ser seguido as seguintes etapas: ETAPA 1 - PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS

Para a submissão das propostas deverá ser seguido as seguintes etapas: ETAPA 1 - PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretariado de Estado da Educação e Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPEG Diretoria

Leia mais

Edital do Programa de Iniciação Tecnológica da UFRGS BIT-PRAE/UFRGS 2018

Edital do Programa de Iniciação Tecnológica da UFRGS BIT-PRAE/UFRGS 2018 Edital do Programa de Iniciação Tecnológica da UFRGS BIT-PRAE/UFRGS 2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC), torna público

Leia mais

Edital PIBIC/CNPq

Edital PIBIC/CNPq Edital PIBIC/CNPq - 2013-2014 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS faz saber aos interessados que se encontram

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

Programa de Iniciação Empreendedora da UFRGS

Programa de Iniciação Empreendedora da UFRGS Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Empreendedora BIE/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC)

Leia mais

Formulário de Indicação de Bolsista PIBIC / PIBITI

Formulário de Indicação de Bolsista PIBIC / PIBITI Formulário de Indicação de Bolsista PIBIC / PIBITI Para indicar, cancelar, suspender ou reativar um bolsista o coordenador do programa deve: 1 Acessar a plataforma Carlos Chagas através da página inicial

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2014/2015 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas do Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

Site Semana do Conhecimento: https://www.ufmg.br/semanadoconhecimento

Site Semana do Conhecimento: https://www.ufmg.br/semanadoconhecimento SEMANA DO CONHECIMENTO 2015 XXIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR COLTEC/PRPq Pró-Reitoria de Pesquisa INSCRIÇÕES DE 24 DE AGOSTO A 21 DE SETEMBRO DE 2015 Site

Leia mais

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - UNIMES

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - UNIMES UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - UNIMES EDITAL PROJETOS PARA INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UNIMES 2016/17 1 Inscrição e prazo 1.1. A inscrição dos Projetos dos Professores para Iniciação Científica, deve

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL PIBIC/CNPq/UNIVATES - 01/2014

EDITAL INSTITUCIONAL PIBIC/CNPq/UNIVATES - 01/2014 EDITAL INSTITUCIONAL PIBIC/CNPq/UNIVATES - 01/2014 O presente Edital tem por objetivo destinar Bolsas de Iniciação Científica (BIC) a projetos de pesquisa aprovados pelo Centro Universitário UNIVATES,

Leia mais

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital

Leia mais

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica

Iniciação Científica Iniciação Tecnológica Iniciação Científica Iniciação Tecnológica l. Acesso ao Sistema 1. Para acessar o Sistema Atena, digite o endereço http://sistemas.usp.br:8080/atena em seu navegador da web, Internet Explorer, Netscape

Leia mais

Iniciação Científica sem Bolsa. Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos

Iniciação Científica sem Bolsa. Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos Iniciação Científica sem Bolsa 2014 Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos Escola de Comunicações e Artes Comissão de Pesquisa Iniciação Científica Sem Bolsa Manual para inscrição de projetos

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 009/2014 (PBIP UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 009/2014 (PBIP UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 009/2014 (PBIP UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna público

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PIBIC

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PIBIC PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPEP), por intermédio do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, abre as inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ REITORIA DE PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ REITORIA DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ REITORIA DE PESQUISA Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica FAPERGS/UNIPAMPA Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E CIDADANIA MANUAL DO PORTAL DO CANDIDATO DO PORTAL DO CANDIDATO Envio de documentos para comprovação de renda O primeiro passo, depois da apropriação dos termos do edital 10/2019-Prograd, é acessar o Portal do Candidato, no endereço candidato.ufes.br.

Leia mais

EDITAL FAPERJ Nº 14/ PROGRAMA DE INCENTIVO DISCENTE À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FAPERJ/UEZO. 1. Objetivo. 2. Vagas

EDITAL FAPERJ Nº 14/ PROGRAMA DE INCENTIVO DISCENTE À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FAPERJ/UEZO. 1. Objetivo. 2. Vagas EDITAL FAPERJ Nº 14/2018 - PROGRAMA DE INCENTIVO DISCENTE À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FAPERJ/UEZO O Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC EM) EDITAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC EM) EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO (PIBIC EM) EDITAL 2014-2015 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPEP), por intermédio do Núcleo de Pesquisa e Iniciação

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo EDITAL 2013/2014 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do da USP, com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho de tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando

Leia mais

EDITAL DG Nº 001 CNPQ INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC DO CNPq

EDITAL DG Nº 001 CNPQ INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC DO CNPq EDITAL DG Nº 001 CNPQ 2013 INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC DO CNPq A Professora Drª Sâmira Ambar Lins, RG 11.950.141-7 SSP/SP,

Leia mais

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO. Edital PIBITI

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO. Edital PIBITI PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO Edital PIBITI 2018-2019 O Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DIVISÃO DE PROCESSO SELETIVO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DIVISÃO DE PROCESSO SELETIVO INSTITUTO FEDERAL PARÁ Campus Belém SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DIVISÃO DE PROCESSO SELETIVO Ministério da Educação PROCESSO

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira EDITAL 2017/2018 A Diretoria e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica (CIPIC) da Faculdade Cantareira tornam público o

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PIBIC-EM 2016-2017 O da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPEP) abre as inscrições para solicitações de Bolsas do PROGRAMA

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018

Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 Programa de Bolsas de Apoio Técnico 2018 EDITAL 01/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento faz saber aos interessados que, no período de 26 de outubro a 20 de novembro de 2017, encontram-se

Leia mais

EDITAL Nº 008/2015 PROBIC/FAPERGS/UFSM

EDITAL Nº 008/2015 PROBIC/FAPERGS/UFSM Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa EDITAL Nº 008/2015 PROBIC/FAPERGS/UFSM A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO HRAC-USP (Bolsas de Iniciação Científica CNPq, cotas institucional)

EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO HRAC-USP (Bolsas de Iniciação Científica CNPq, cotas institucional) EDITAL 2015-2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO HRAC-USP (Bolsas de Iniciação Científica CNPq, cotas institucional) Período de Inscrição: 04/05/2015 a 15/05/2015 Serviço de Apoio ao Ensino, Pesquisa

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 003/2015 (PIBIC CNPq/UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG N.º 003/2015 (PIBIC CNPq/UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG N.º 003/2015 (PIBIC CNPq/UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq/USP. Pró-Reitoria de Pesquisa EDITAL 2015/2016 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo PIC/PIBITI USP, tornam público o presente Edital de abertura de

Leia mais

EDITAL Nº 006/ PIBITI/CNPq/UFSM

EDITAL Nº 006/ PIBITI/CNPq/UFSM Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa EDITAL Nº 006/2017 - PIBITI/CNPq/UFSM A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e o Núcleo de Inovação

Leia mais

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida UVA torna público o Edital 2018 e comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP) PRÓ-REITORIA DE PESQUISA EDITAL Nº 07/2014 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PESQUISA (PBIP) 1. APRESENTAÇÃO A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Pampa torna pública a abertura de processo

Leia mais

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes -

Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS Manual de acesso ao Sistema de Análise Socioeconômica - Estudantes - Versão 02/10/2017 a Chapecó, outubro de 2017 1 ÍNDICE 1. CAMPUS

Leia mais

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq A Faculdade Meridional / IMED, integrante do Sistema Federal de Ensino

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL 2019-2020 O Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) abre as inscrições

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG/CPIC N.º 005/2016 (PBIP UFPel)

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. EDITAL PRPPG/CPIC N.º 005/2016 (PBIP UFPel) Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL PRPPG/CPIC N.º 005/2016 (PBIP UFPel) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas torna

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso

Leia mais

EDITAL PIBIC HRAC-USP

EDITAL PIBIC HRAC-USP EDITAL PIBIC HRAC-USP 2016-2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (Bolsas de Iniciação Científica CNPq,

Leia mais

Tutorial de Monitoria

Tutorial de Monitoria Tutorial de Monitoria Solicitação de Bolsa Para iniciar o processo de solicitação de bolsa, deve-se efetuar o login no Portal do Servidor. Em seguida, deve-se acessar Departamento e em Informações Departamento,

Leia mais

SEMANA DO CONHECIMENTO XXIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR COLTEC/PRPq. Pró-Reitoria de Pesquisa

SEMANA DO CONHECIMENTO XXIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR COLTEC/PRPq. Pró-Reitoria de Pesquisa SEMANA DO CONHECIMENTO 2014 XXIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR COLTEC/PRPq Pró-Reitoria de Pesquisa INSCRIÇÕES DE 07 A 29 DE AGOSTO DE 2014 Site Semana do

Leia mais

Este é o sistema integrado de informações do PIBIC. Esta é uma ferramenta para os orientadores, coordenadores de unidade e COPIBIC.

Este é o sistema integrado de informações do PIBIC. Esta é uma ferramenta para os orientadores, coordenadores de unidade e COPIBIC. Apresentação: Este é o sistema integrado de informações do PIBIC. Esta é uma ferramenta para os orientadores, coordenadores de unidade e COPIBIC. O uso do sistema possibilitará a melhoria da qualidade

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPESP) 10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A 10ª Jornada de Iniciação

Leia mais

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida UVA torna público o Edital 2018 e comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 008/ PRPGP/UFSM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 008/ PRPGP/UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 008/2014 - PRPGP/UFSM FIT - Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica Programa de bolsas de iniciação

Leia mais

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Documento atualizado em 17/01/2017. O Programa de Fomento à Pesquisa 2017 oferece aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFRGS com registro de bolsa

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS RECOMENDAÇÕES Sempre utilize o navegador Firefox (versão mais atual) para acessar os

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Propex

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Propex UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Propex Edital n o 094/Reitoria/Univates, de 03 de dezembro de 2018 Seleção complementar de Projetos para Bolsa

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2015

EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2015 EDITAL PIBIC CNPq / IMIP 2015 A Diretoria de Pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira IMIP, por meio do seu Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conformidade com

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 25º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 25º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 25º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2017 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Agência de Inovação Edital para submissão de projetos PIBITI/CNPq PIBINOVA/PDI/UFF

Leia mais

EDITAL Nº 007/2018 PROBIC/FAPERGS/UFSM

EDITAL Nº 007/2018 PROBIC/FAPERGS/UFSM Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa EDITAL Nº 007/2018 PROBIC/FAPERGS/UFSM A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO. Chamada Interna de apoio à Inovação Nº 09/2019. Programa Bolsas de Iniciação Tecnológica UNIPAMPA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO. Chamada Interna de apoio à Inovação Nº 09/2019. Programa Bolsas de Iniciação Tecnológica UNIPAMPA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO Chamada Interna de apoio à Inovação Nº 09/2019 Programa Bolsas de Iniciação Tecnológica UNIPAMPA A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Leia mais

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2017-2018 Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica 1. Informações preliminares 1.1. Anualmente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq,

Leia mais

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI

Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Tutorial para Solicitação de Incentivo à Qualificação no SEI Para solicitar o Incentivo à Qualificação, o processo deverá ser aberto no SEI (www.sei.ufrgs.br), utilizando o login do requerente (servidor

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo EDITAL PIBITI 2016/2017 A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da, com base em diretrizes debatidas

Leia mais

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida UVA torna público o Edital 2019 e comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo O presente manual tem como objetivo orientar a pessoa usuária do Módulo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 012/2016 - PRPGP/UFSM FIT - Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica Programa Integrado de Auxílio

Leia mais

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo

Edital PIBITI 2016/2017 Universidade de São Paulo RESUMO: PRINCIPAIS MUDANÇAS EM COMPARAÇÃO COM O EDITAL 2015/2016 1) Projeto e forma de inscrição (Item 3 do Edital) O objeto do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação deve ser o

Leia mais

MÓDULO DE PESQUISA SIGAA

MÓDULO DE PESQUISA SIGAA MÓDULO DE PESQUISA SIGAA WWW.SIGAA.UFPI.BR SUBMISSÃO SUBMISSÃO Etapas de Submissão SUBMISSÃO Acessar Portal do Docente SUBMISSÃO Selecionar um edital SUBMISSÃO Clicar no botão de Submeter em Edital, observando

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA NOVA/RENOVAÇÃO SISTEMA PIBIC ON-LINE

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA NOVA/RENOVAÇÃO SISTEMA PIBIC ON-LINE ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA NOVA/RENOVAÇÃO SISTEMA PIBIC ON-LINE Para acessar o sistema PIBIC on-line clique no endereço: http://www.pibic.fiocruz.br. Insira seu CPF e senha na tela abaixo. Ao

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Cadastro de Projeto Docente. 1.1 Acesso ao Sistema

SUMÁRIO. 1. Cadastro de Projeto Docente. 1.1 Acesso ao Sistema CADASTRO DO PROJETO SUMÁRIO 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1 Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro de Projeto COM Inscrição no Edital PIBIC/PIBITI Dentro do Período de Inscrição (conforme o calendário do Edital).

Leia mais

Programa de Iniciação Científica

Programa de Iniciação Científica Programa de Iniciação Científica EDITAL 2015/2016 A Faculdade de Odontologia e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica da USP, com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo

Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo EDITAL 2015/2016 A Pró-Reitoria de e o Comitê Institucional do e Tecnológica da (PIC/PIBITI USP), com base em diretrizes debatidas e acordadas pelo Conselho de, tornam público o presente Edital de abertura

Leia mais