ANÁLISE DO CONHECIMENTO ERGONÔMICO E NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DO CONHECIMENTO ERGONÔMICO E NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO."

Transcrição

1 1 ANÁLISE DO CONHECIMENTO ERGONÔMICO E NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO. RESUMO Maílla S. Silva 1 Paloma C. Dias Regina de S. Fagundes Tauane F. S. Amaral Mauro C.R. Santos 2 O presente estudo discute sobre a importância em conhecer o nível de instrução e utilização dos conceitos ergonômicos e das Normas Regulamentadoras do Trabalho por parte dos profissionais de enfermagem para que se promova a saúde do trabalhador. Tem como objetivo analisar o conhecimento dos profissionais de enfermagem, os quais atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Guanambi-BA, sobre a ergonomia, as normas regulamentadoras do trabalho e sua aplicabilidade na prática. Utilizou-se uma metodologia quantitativa e a investigação foi operacionalizada através de umquestionário estruturado que serviu para análise dos dados coletados. Com essa análise observou-se que a maior parte dos profissionais de enfermagem participantes da pesquisa conhece principalmente a norma regulamentadora do trabalho NR15 (insalubridade) e ainda, não participam de programas de educação continuada sobre o tema, não identificado se os princípios da ergonomia são aplicados no seu ambiente de trabalho. A partir deste estudo verificou-se que os profissionais de enfermagem estão inseridos num ambiente de trabalho que oferece vários riscos e agravos á sua saúde. Entretanto ainda há dificuldade de reconhecer e aplicar os conhecimentos desta nova ciência em construção(ergonomia) tanto por parte da equipe de enfermagem, como pelas instituições nas quais trabalham estes profissionais. Palavras-Chaves: Ergonomia, Profissionais de enfermagem, Normas Regulamentadoras do Trabalho.

2 2 1 Acadêmicos de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. 2 Professor Orientador da Universidade do Estado da Bahia. INTRODUÇÃO A aplicação dos princípios da ergonomia e das Normas Regulamentadoras do Trabalho é indispensável para a promoção da saúde dos profissionais de enfermagem, uma vez que esses realizam sua prática laboral num ambiente que oferece riscos á sua integridade física. Elucidando a importância dos profissionais da área da saúde tomar conhecimento acerca de quais NRT s são mais adequadas à proteção de sua saúde quando exercendo suas obrigações laborais. Dessa forma esta pesquisa tem a finalidade de perceber o grau de conhecimento da equipe de enfermagem que atua nas Unidades Básicas de Saúde do município de Guanambi-BA sobre a ergonomia e as normas Regulamentadoras do Trabalho.A investigação foi operacionalizada via questionário estruturado e pesquisa bibliográfica. REFERNCIAL TEÓRICO De acordo com Alexandre, a ergonomia é uma ciência que estuda a relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. Neste contexto, o termo ambiente abrange não só o meio no qual o homem trabalha, mas também os instrumentos, os métodos e a organização deste trabalho. O objetivo primordial da ergonomia é contribuir para a satisfação das necessidades humanas no ambiente de trabalho, incluindo a promoção da saúde e o bem-estar biopsicosocial. Portanto, um dos pontos básicos para que esses objetivos sejam alcançados é a realização de uma análise cuidadosa do trabalho, visando identificar os fatores de incompatibilidade no contexto de trabalho e suas conseqüências para o indivíduo. A análise crítica da ergonomia sobre as situações de trabalho visa à reorganização deste ambiente para que dele seja eliminado fontes de prejuízo, e elementos agressores que podem predispor à perda parcial ou total de qualquer função vital, em curto, médio ou longo prazo. Alexandre (1998), afirma que várias Organizações internacionais e grupos de pesquisa vem destacando o pessoal de enfermagem como um grupo de risco em relação ao desenvolvimento de doenças ocupacionais em destaque problemas dorsais e sugerem a utilização da ergonomia como estratégia fundamental de prevenção.

3 A fim de garantir a proteção dos trabalhadores existem vinte e oito normas regulamentadoras que devem ser consideradas de forma inter-relacionada para que ocorra a proteção devida aos profissionais. Dentre essas, a Norma Regulamentadora 32, intitulada Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde é a mais abrangente no que concerne á proteção do profissional durante prática laboral. Ela estabelece as diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Evangelinos & Marchetti (2003). Desta forma consideramos a aplicação dos princípios ergonômicos na Enfermagem harmônicos com a fase de desenvolvimento em que esta profissão se encontra, onde o corpo de conhecimento científico, embora ainda em formação, está sendo construído, para que o ambientede trabalho do enfermeiro assim como de todos os demais profissionais atuantes possa lhe proporcionar conforto e segurança para que haja uma redução dos agravos a saúde impossibilitando os trabalhadores de exercerem suas funções. Marziale (2000). 3 METODOLOGIA Trata-se de um estudo quantitativo, realizado com questionário estruturado que tem como objetivo analisar o conhecimento sobre ergonomia e Normas Regulamentadoras do Trabalho. O universo desse estudo expressa o total de enfermeiros de nível superior, técnicos e auxiliares de enfermagem lotados em Unidades de Saúde da Família da zona urbana do município de Guanambi- BA, totalizando 46 trabalhadores aos quais foram feitos convites individuais para participarem deste estudo, assegurando o caráter sigiloso quanto à identificação dos respondentes e apresentando objetivo e método da investigação, respeitando-se as recomendações sobre ética em pesquisa. O levantamento bibliográfico foi realizado pela pesquisa exploratória de artigos encontrados no banco de dados do site scielo utilizando as seguintes palavras-chaves: Ergonomia, Profissionais de enfermagem, Normas Regulamentadoras do Trabalho. A coleta de dados realizou-se com aplicação do instrumento após leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e esclarecido (TCLE) pelos respondentes. O questionário compreendeu 28 questões objetivas (algumas com subitens) de múltipla

4 escolha abordando os seguintes dados: Relação profissional, mobiliários e estrutura física, EPI s (Equipamento de Proteção Individual), Normas Regulamentadoras, Condições Biopsicossocial e patologias mais freqüentes. A tabulação dos dados foi feita através da planilha no programa Microsoft Office Word Excel e sua análise baseou no artigo Riscos Ocupacionais em Saúde de Mauro et al (2004). 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO Com base na análise dos dados nota-se que os profissionais de enfermagem nem sempre estão atentos ás condições ergonômicas do seu ambiente de trabalho sendo que a maioria deles afirmou nunca ter participado de eventos de educação permanente sobre ergonomia principalmente pela falta de disponibilidade de eventos da área. Apesar da importância das Normas Regulamentadoras (NRs) na prática do exercício profissional foi observado que a grande parte da equipe de enfermagem não consulta o manual que consta as NRs e por isso eles podem ser prejudicados no que concerne aos direitos trabalhistas. A NR 15 que de acordo com Mauro et al (2004) dispõe sobre atividades e operações insalubres e, assegura aos profissionais que estão susceptíveis á riscos físicos, químicos, biológicos e mecânicos da unidade hospitalar um adicional de insalubridade que gratifica o profissional que trabalha em um ambiente insalubre. Entretanto, o estudo mostrou que esta norma é uma das mais conhecidas entre as equipes de enfermagem pesquisadas, e isso talvez se justifique pela maior preocupação dos profissionais com o benefício financeiro. No entanto, existem NRs que se voltam mais para a proteção do trabalhador como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outras. Os técnicos especialistas em Higiene e Segurança do Trabalho são unânimes em colocar que o importante não é gratificar o trabalhador com o adicional de insalubridade ou de periculosidade, mas sim tornar o trabalhador e o ambiente absolutamente saudáveis. Mauro et al (2004:342)

5 5 CONHECIMENTO SOBRE NORMAS REGULAMENTADORAS DO TRABALHO NR32 21% NR17 10% Não Marcou 2% NR15 31% NR6 22% NR5 14% CONSIDERAÇÕES FINAIS Apesar das dificuldades encontradas para realização deste trabalho, pode-se verificar que os profissionais de enfermagem estão inseridos num ambiente de trabalho que oferece vários riscos e agravos á sua saúde e que a Ergonomia traz o conhecimento necessário para que estas condições sejam melhoradas. Entretanto, constatou-se que ainda há um reduzido grau de instrução dos profissionais a respeito do que vem a ser ergonomia, bem como as normas Regulamentadoras do Trabalho, além da ineficácia na educação continuada dos trabalhadores de enfermagem, de modo que essa, por sua vez, possibilitaria o conhecimento sobre os temas supracitados. Dessa forma, nota-se a importância da promoção da educação continuada, através de cursos de extensão e palestras que contribuam para um maior conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre ergonomia e NRs, para que assim possam cuidar de sua saúde se prevenindo dento do local de trabalho.

6 6 REFERÊNCIAS ALEXANDRE, N.M.C. Aspectos ergonômicos relacionados com o ambiente e equipamentos hospitalares. Rev.latinoam.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 4, p , outubro Disponível em < http//: >Acessado em: 24/10/10. ALEXANDRE, N.M.C. Ergonomia e as ativividades ocupacionais da equipe de enfermagem. Rev.Esc.Enf.USP, v.32, n.1, p.84-90, abr Disponível em < http//: >Acessado em: 24/10/10. MARZIALE, M.H.P.; ROBAZZI, M.L.C.C. O trabalho de enfermagem e a ergonomia. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 6, p , dezembro Disponível em < http//: >Acessado em: 20/10/10. MAURO M.Y.C; MUZI C.D; GUIMARÃES R.M; MAURO.C.C.C. Riscos ocupacionais em saúde. R Enferm UERJ : Disponível em < http//: >Acessado em: 22/10/10. ROBAZZI M.L.C.C; MARZIALE M.H. A Norma Regulamentadora 32 e suas implicações sobre os trabalhadores de enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2004 setembro outubro; 12(5): Disponível em < http//: >Acessado em: 29/10/10. PORTARIA MTE n.º 485, de 11 de Novembro de 2005 (DOU de 16/11/05 Seção 1)

USO E DISPONIBILIDADE DE EPI (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) NOS PSFs DA ZONA URBANA DE GUANAMBI-BA.

USO E DISPONIBILIDADE DE EPI (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) NOS PSFs DA ZONA URBANA DE GUANAMBI-BA. USO E DISPONIBILIDADE DE EPI (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL) NOS PSFs DA ZONA URBANA DE GUANAMBI-BA. 1 Anderson Dias Cardoso 1 Elionara Teixeira Boa Sorte Gabriela Luz Sousa Gabryella Castro Guimarães

Leia mais

CONDIÇÕES ERGONÔMICAS DOS POSTOS DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM INSERIDOS NAS ESFs DE GUANAMBI.

CONDIÇÕES ERGONÔMICAS DOS POSTOS DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM INSERIDOS NAS ESFs DE GUANAMBI. 1 CONDIÇÕES ERGONÔMICAS DOS POSTOS DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM INSERIDOS NAS ESFs DE GUANAMBI. Ana Paula Lessa Tavares de Andrade 1 Daiana Gonçalves Machado 1 Frank Evilácio de

Leia mais

SINTOMATOLOGIA MÚSCULOESQUELETICO E SUA REALAÇÃO COM A ATIVIDADE LABORAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

SINTOMATOLOGIA MÚSCULOESQUELETICO E SUA REALAÇÃO COM A ATIVIDADE LABORAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM 1 SINTOMATOLOGIA MÚSCULOESQUELETICO E SUA REALAÇÃO COM A ATIVIDADE LABORAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM RICARDO BRUNO SANTOS FERREIRA 1 DANI IAN RIBEIRO CORDEIRO 1 GUILHERME HENRIQUE RIZÉRIO BARRETO

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN A IMPLANTAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA 32 NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: NECESSIDADES E POSSIBILIDADES. Vivian Raymundo da Silva Luciana Madeira da Costa Bruno Godinho da Silva Ronaldo da Silva Moreira

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS EDITAL DE ABERTURA Nº 603/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 627/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009

Leia mais

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio

SAÚDE E Segurança do trabalho_sst. Prof. Marcus Aurélio SAÚDE E Segurança do trabalho_sst Prof. Marcus Aurélio Além da Constituição Federal e das legislações trabalhistas previstas na CLT, a legislação básica que rege a Segurança do Trabalho está contida nas

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS Saúde e Seguranca Ocupacional Prof. Carlos William de Carvalho 1 NR-1 Disposições Gerais Determina a aplicabilidade de todas as normas regulamentadoras, assim como os direitos e

Leia mais

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ EDITAL DE ABERTURA Nº 605/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 629/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Ceará,

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA EDITAL DE ABERTURA Nº 600/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA EDITAL DE ABERTURA Nº 600/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA EDITAL DE ABERTURA Nº 600/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 624/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Brasília,

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo E-mail: mjulia.cupolo@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE CURSO 6. METODOLOGIA DO TRABALHO: O estudo da disciplina será realizado a partir de aulas expositivas e participativas com a utilização

PLANO DE CURSO 6. METODOLOGIA DO TRABALHO: O estudo da disciplina será realizado a partir de aulas expositivas e participativas com a utilização PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Código: SAU61 Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo E-mail: mjulia.cupolo@fasete.edu.br

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SÃO PAULO METROPOLITANA EDITAL DE ABERTURA Nº 604/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SÃO PAULO METROPOLITANA EDITAL DE ABERTURA Nº 604/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SÃO PAULO METROPOLITANA EDITAL DE ABERTURA Nº 604/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 628/2009 Retificação Salários Publicado em

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo E-mail: maria.correia@fasete.edu.br

Leia mais

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Graduação: Valmir Gonçalves Carriço www.professorvalmir.com.br / valmir.carrico@anhanguera.com Engenheiro Industrial Mecânico UNISANTA Universidade Santa Cecília Pós Graduação: Engenheiro de

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE RONDÔNIA EDITAL DE ABERTURA Nº 601/2009 RETIFICAÇÕES Edital de Retificação nº. 625/2009 Retificação Salários Publicado em 15/12/2009 Rondônia,

Leia mais

CONHEÇA OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO DE ERGONOMIA E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - LEEST Campus Aparecida de Goiânia

CONHEÇA OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO DE ERGONOMIA E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - LEEST Campus Aparecida de Goiânia CONHEÇA OS SERVIÇOS DO LABORATÓRIO DE ERGONOMIA E ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - LEEST Campus Aparecida de Goiânia Temos como compromisso oferecer soluções especialmente voltadas às necessidades

Leia mais

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN

Memorias Convención Internacional de Salud Pública. Cuba Salud La Habana 3-7 de diciembre de 2012 ISBN PROMOVENDO A SAÚDE DO TRABALHADOR Claudia Mattos da Cunha Costa IABAS- Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro Tel: 21 77315053/ 77477977 Email: vrasilva@ig.com.br País:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e

Leia mais

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO - PR

AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO - PR AVALIAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES AGRONOMICAS E AMBIENTAIS DE CAMPO MOURÃO - PR Engenheira Ambiental: Suellen C. Sachet Salami Orientador: Prof. Ricardo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho.

Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. Atendimento às Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. A AMBIENTAL proporciona soluções aos clientes que precisam atender as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do

Leia mais

SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS

SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS Allana Almeida de Souza 1 ; Antônia Imaculada Santos Serafim 1 ; Francisca Averlânia Dutra de Sousa 1 ; Gerema

Leia mais

Vera Regina Cavalcante Barros Rodrigues

Vera Regina Cavalcante Barros Rodrigues CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Capacitação em Segurança e Saúde no Trabalho para os Trabalhadores dos Hospitais Públicos Estaduais em Teresina/PI

Leia mais

SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE SABERES E PRÁTICAS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E ENFERMEIROS SOBRE BIOSSEGURANÇA E SUA APLICAÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Maria Maiara da Silva Martins 1, Mirtes de Oliveira Costa 2, Edmara Chaves Costa

Leia mais

RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO EM UMA PADARIA E CONFEITARIA NO CENTRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO EM UMA PADARIA E CONFEITARIA NO CENTRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. RISCOS NO AMBIENTE DE TRABALHO EM UMA PADARIA E CONFEITARIA NO CENTRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 1. INTRODUÇÃO O pão foi um dos primeiros alimentos manufaturado pela humanidade, e sua produção vem

Leia mais

ESTOMAS INTESTINAIS: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E ASSISTÊNCIA EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA

ESTOMAS INTESTINAIS: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E ASSISTÊNCIA EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA ESTOMAS INTESTINAIS: FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E ASSISTÊNCIA EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA Elizabeth Souza Silva de Aguiar 1 Ednalva Maria Bezerra de Lira 2 Maria Júlia Guimarães Oliveira

Leia mais

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus São Gonçalo Curso Técnico de Segurança do Trabalho:

Leia mais

A Enfermagem e os riscos biológicos: atuação da Educação Continuada com ênfase na NR 32

A Enfermagem e os riscos biológicos: atuação da Educação Continuada com ênfase na NR 32 A Enfermagem e os riscos biológicos: atuação da Educação Continuada com ênfase na NR 32 Cleide Baldini de Oliveira 1, Edmar Porfírio de Oliveira 2, Maria Carolina Ortiz Whitaker 3 1 Divisão de Enfermagem-HCRP-USP,

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 16. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 16. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 16 Profª. Tatiane da Silva Campos NR9 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS obrigatoriedade da elaboração e implementação por todos empregadores e instituições do Programa

Leia mais

Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs

Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs Objetivos das Normas Regulamentadoras NRs Jair Alvino Jodas, membro do GRHUBEDI Grupo de Profissionais de Recursos Humanos de São Bernardo do Campo e Diadema e G-34 Grupo de Profissionais de Recursos Humanos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

3 volumes. Didático de Saúde e Segurança no Trabalho. Volume 1. Didático de Saúde e Segurança no Trabalho

3 volumes. Didático de Saúde e Segurança no Trabalho. Volume 1. Didático de Saúde e Segurança no Trabalho Didático de Saúde e Segurança no Trabalho CarloS artur CurVelo da SilVa matos maria isabel SilVa WellingTon TaVareS 3 volumes Volume 1 1 DEFINIÇÕES E ÁREAS CORRELATAS Segurança do trabalho pode ser entendida

Leia mais

GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO RURAL

GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO RURAL ead.senar.org.br PROGRAMA GESTÃO DE RISCOS GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO RURAL CONTEÚDO DO CURSO Conheça os temas e tópicos oferecidos: Módulo 1: Princípios da Gestão de Riscos

Leia mais

MARCIANA HOLANDA LIMA NÁDJA MARIA PEREIRA DE DEUS SILVA

MARCIANA HOLANDA LIMA NÁDJA MARIA PEREIRA DE DEUS SILVA CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde MAPEAMENTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA DE PINDORETAMA MARCIANA HOLANDA

Leia mais

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade.

O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. O colaborador ganha saúde e segurança ocupacionais. Sua empresa, satisfação do colaborador e produtividade. A Brasmed Medicina Ocupacional iniciou suas atividades em 2001, na cidade de Guarulhos, trabalhando

Leia mais

Matéria: Normas Regulamentadoras Aula 09 Resumo das normas

Matéria: Normas Regulamentadoras Aula 09 Resumo das normas NR 08 - Edificações Dispõe sobre os requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham. A desta NR, são os artigos 170 a 174

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA ELISANDRA LAROCA DEMETERKO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA ELISANDRA LAROCA DEMETERKO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO ELISANDRA LAROCA DEMETERKO RISCOS ENCONTRADOS EM ESTABELECIMENTOS

Leia mais

Subprojeto de Iniciação Científica

Subprojeto de Iniciação Científica Subprojeto de Iniciação Científica Edital: Título do Subprojeto: Candidato a Orientador: Candidato a Bolsista: Edital PIBIC 2014/2015 Avaliação da relação entre a capacidade para o trabalho e o nível de

Leia mais

1 Introdução. Subprojeto de Iniciação Científica. Edital:

1 Introdução. Subprojeto de Iniciação Científica. Edital: Subprojeto de Iniciação Científica Edital: Título do Subprojeto: Candidato a Orientador: Candidato a Bolsista: Edital PIBIC 2014/2015 Avaliação dos riscos ocupacionais e correlação com os distúrbios ostomusculares

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem na Saúde do Trabalhador Professor: Maria Júlia Nascimento Cupolo e-mail: mjcupolo@gmail.com

Leia mais

CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA

CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA CATÁLOGO DE SERVIÇOS NTEC ENGENHARIA CSV002-OUTUBRO 2018 Somos a NTEC Engenharia, uma empresa focada em prover as melhores soluções para o seu negócio no ramo da Segurança e Saúde do Trabalho. Nosso corpo

Leia mais

ANÁLISE DO POSTO DE TRABALHO DE COLABORADOR DO SETOR DE CONFECÇÕES ESTUDO DE CASO

ANÁLISE DO POSTO DE TRABALHO DE COLABORADOR DO SETOR DE CONFECÇÕES ESTUDO DE CASO ANÁLISE DO POSTO DE TRABALHO DE COLABORADOR DO SETOR DE CONFECÇÕES ESTUDO DE CASO LOPES, A. M.; ANDOLFATO, K. R. RESUMO Objetivo: Análise do posto de trabalho de um colaborador do setor de confecções.

Leia mais

Avanços e Desafios na A Inspeção do trabalho. e a NR 32 no estado de São Paulo C O N T E X T O

Avanços e Desafios na A Inspeção do trabalho. e a NR 32 no estado de São Paulo C O N T E X T O 2 Proteção do Profissional i de Saúde C O N T E X T O Norma Regulamentadora Direcionamento técnico-legal Proteção à segurança e à saúde de quem trabalha nas diversas atividades na saúde Portaria 3214 (1978)

Leia mais

AVALIAÇÃO GLOBAL PPRA

AVALIAÇÃO GLOBAL PPRA AVALIAÇÃO GLOBAL AVALIAÇÃO GLOBAL PPRA 2014 / 2015 Empresa: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE- SUSAM- HPS 28 DE AGOSTO Responsável Técnica: Reginaldo Beserra Alves Eng.º Segurança no Trabalho CREA 5.907-D/PB

Leia mais

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO SEGURANCADOTRABALHOBR.COM.BR O LUGAR DO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Fique por dentro da área de SEGURANÇA DO TRABALHO. O PORTAL SEG BR você irá acessar tudo que ocorre no mercado. Veja notícias do

Leia mais

Norma Regulamentadora 04. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.

Norma Regulamentadora 04. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1. Norma Regulamentadora 04 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 1.0 - jun/13 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

Componente Curricular: SAÚDE DO TRABALHADOR Código: ENF CH: 30h. Pré-requisito: Nenhum

Componente Curricular: SAÚDE DO TRABALHADOR Código: ENF CH: 30h. Pré-requisito: Nenhum CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: SAÚDE DO TRABALHADOR Código: ENF - 401 CH: 30h. Pré-requisito: Nenhum Período

Leia mais

PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração

PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração XXXI Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional, IV Congresso Paranaense de Medicina do Trabalho II Encontro Iberoamericano II Simpósio Paranaense de Higiene Ocupacional PPRA: Equívocos Comuns na Elaboração

Leia mais

Norma Regulamentadora nº 32

Norma Regulamentadora nº 32 32ª reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros Auditores Norma Regulamentadora nº 32 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Utilização de perfurocortantes com dispositivos de segurança Luiz

Leia mais

A NR-32 tem por objetivo seguir todas as atividades que envolvem a questão de assistência médica, prescrevendo:

A NR-32 tem por objetivo seguir todas as atividades que envolvem a questão de assistência médica, prescrevendo: Portaria nº 485-11 de novembro de 2005 NR-32 O segmento da área de saúde, mesmo os prestadores, não estava preparado para todas as imposições de segurança e medicina do trabalho. O seguimento da indústria

Leia mais

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO

CULTURA DE SEGURANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO Área temática: Linha Gerencial 02 Políticas públicas e gestão dos serviços de saúde. Sublinha de pesquisa: Gestão e organização do processo de trabalho em saúde e enfermagem. Modalidade de apresentação:

Leia mais

Assessoria, Consultoria e Treinamentos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Assessoria, Consultoria e Treinamentos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. www.ssocial.com.br TÓPICOS Sobre Nós...03 Relatório do perfil profissiográfico previdenciário - PPP...04 Laudo técnico das condições do ambiente de trabalho...04 Laudo de avaliação dos riscos ambientais...05

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO.

TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. TÍTULO: ESTUDO ERGONÔMICO DA POSTURA SENTADA EM COLABORADORAS DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h)

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) AULA 02 - INTRODUÇÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil APRESENTAÇÃO Philipe do Prado Santos -

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE Suzana de Almeida Fráguas Simão 1, Zenith Rosa Silvino 2, Dirley Moreira Santos 3 RESUMO Objetivo: Analisar

Leia mais

Normas Regulamentadoras. Aline Santos

Normas Regulamentadoras. Aline Santos Normas Regulamentadoras Aline Santos Legislação Trabalhista Aspectos Históricos Decreto Lei nº 5.452 CLT. Neste decreto o capítulo V trata da Higiene e Segurança do Trabalho Portaria nº 3214. Regulamentou

Leia mais

Palavras-chave: Biossegurança. Odontologia. Educação superior.

Palavras-chave: Biossegurança. Odontologia. Educação superior. CONEXÃO FAMETRO 2018: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA BIOSSEGURANÇA EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA RESUMO Isaquiel Chaves Ferreira Inês Ariane

Leia mais

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA

SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA APRESENTAÇÃO COMERCIAL O NEGÓCIO SISTEMA UNIMED SOBRE A COOPERATIVA UNIMED LIMEIRA Qualidade comprovada Top of Mind (Plano mais lembrado pela sociedade), Certificação ONA Nível 3 (Acreditação de Excelência

Leia mais

DICAS DE PRÁTICA ACIDENTÁRIA. Normas Regulamentadoras

DICAS DE PRÁTICA ACIDENTÁRIA. Normas Regulamentadoras DICAS DE PRÁTICA ACIDENTÁRIA Normas Regulamentadoras Conteúdo programático Quais as NRś Vigentes NR 6 Equipamento de Proteção Individual EPI PPRA x LTACT LTCAT NR 15 INSALUBRIDADE QUAIS AS NRS VIGENTES

Leia mais

COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP 97 Rediagramação prof. William Inácio, IFFluminense campus Campos

COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP 97 Rediagramação prof. William Inácio, IFFluminense campus Campos NORMAS REGULAMENTADORA NORMA REGULAMENTADORA Nº10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NORMAS REGULAMENTADORAS NR1 - Disposições Gerais: Estabelece o campo de aplicação de todas as Normas

Leia mais

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017

SESMT e GP. Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 SESMT e GP Profa. Ms. Bárbara A. Lespinassi Sampaio FEARP USP, 2017 MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR Bárbara A. Lespinassi Sampaio Barbara.sampaio@usp.br Formação: MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE

LAUDO TÉCNICO DE INSALUBRIDADE Empresa: MISSÃO BATISTA DA FÉ. Equipe Técnica Executora: Reginaldo Beserra Alves Eng. Segurança CREA: 5907-D/PB Taiane Baraúna Cavalcante Técnica em Segurança do Trabalho SRT/AM 0004157 Dezembro / 2012

Leia mais

NR32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde. Oficializada pela Port. Nº 485, no DOU de 16/11/2005

NR32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde. Oficializada pela Port. Nº 485, no DOU de 16/11/2005 NR32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde Oficializada pela Port. Nº 485, no DOU de 16/11/2005 Mini Currículo Graduada em Enfermagem e Obstetrícia UFES Especialista

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em enfermagem Qualificação:

Leia mais

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO REITORIA

LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO REITORIA LTCAT LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO REITORIA ALAINE SANTANA BARRETO Engenheira de Segurança do Trabalho CREA SC nº 072076-6 SIAPE 1789080 Blumenau, 28 de Novembro de 2017. Laudo Técnico

Leia mais

QUEM SOMOS MISSÃO VISÃO VALORES

QUEM SOMOS MISSÃO VISÃO VALORES QUEM SOMOS Localizada no Rio de Janeiro e fundada em 2017 a Prevenire Soluções em Segurança do Trabalho é resultado natural da vocação e paixão pela profissão aliado ao desejo de empreender e inovar do

Leia mais

USO DO EQUIPAMENTO DE RAIO-X MÓVEL

USO DO EQUIPAMENTO DE RAIO-X MÓVEL ADICIONAL DE PERICULOSIDADE - Recurso de Revista Repetitivo nº TST-IRR-1325-18.2012.5.04.0013 ADICIONAL DE PERICULOSIDADE - Existência de risco à saúde e à integridade física dos trabalhadores expostos

Leia mais

Normas e Recomendações. Internacionais em. Radioproteção. Prof. Luciano Santa Rita

Normas e Recomendações. Internacionais em. Radioproteção. Prof. Luciano Santa Rita Normas e Recomendações Internacionais em Radioproteção Prof. Luciano Santa Rita www.lucianosantarita.pro.br tecnólogo@lucianosantarita.pro.br Sumário Revisão de conceitos em proteção radiológica Normas

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO PROFESSORA: LUCIANE SESMT E NR4

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO PROFESSORA: LUCIANE SESMT E NR4 INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO PROFESSORA: LUCIANE SESMT E NR4 COMPONENTES: ALCIDES WENNER CARLOS HENRIQUE CLEANNE FERREIRA MARCOS VINÍCIUS

Leia mais

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas

Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Segurança do Trabalho 241 Questões Comentadas Antônio Carlos Antônio Carlos www.segurancadotrabalhoacz.com.br 2 de 11 Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas

Leia mais

Disciplina de Saúde do Trabalho

Disciplina de Saúde do Trabalho Disciplina de Saúde do Trabalho Angelica dos Santos Vianna 10 e 11 fevereiro 2011 NORMAS REGULAMENTADORAS Ministério Trabalho e Emprego - CLT Aprovadas pela Portaria 3214 de 08/06/1978 33 NR Revogadas

Leia mais

2º SEMINÁRIO Relações Trabalhistas

2º SEMINÁRIO Relações Trabalhistas 2º SEMINÁRIO Relações Trabalhistas Aplicação do e-social na Construção Civil IMPACTOS DO E-SOCIAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL 18/09/2018 Eng. Civil Eng. de Segurança do Trabalho Coordenador de Segurança do Trabalho

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas

241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas 2018 241 Segurança do Trabalho Questões Comentadas Antônio Carlos Olá pessoal! É com grande satisfação que lanço este material com 241 Questões Comentadas de Segurança do Trabalho de banca DIVERSAS. Meu

Leia mais

Médico de Saúde Ocupacional

Médico de Saúde Ocupacional } NR 3 - Embargo ou Interdição } NR 5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes } NR 6 - EPI } NR 7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional } NR 8 - Edificações } NR 9 - PPRA

Leia mais

Componente Curricular: Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. 2 Utilizar equipamento de segurança. Prestar primeiros socorros

Componente Curricular: Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. 2 Utilizar equipamento de segurança. Prestar primeiros socorros Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica

Leia mais

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros

MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação MBA em Gestão e Negócio em Saúde Gestão em Serviços Hospitalares Profa. Esp. Kelly Barros 09/05/2014 a 10/05/2014

Leia mais

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Pericia de Engenharia de Segurança

CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Pericia de Engenharia de Segurança CURSO SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Pericia de Engenharia de Segurança Conteúdo programático Como emitir um relatório pericial? Como emitir um LTCAT? COMO EMITIR UM RELATÓRIO PERICIAL? Para emissão

Leia mais

Juliana de Oliveira Barros

Juliana de Oliveira Barros CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde GERENCIAMENTO DE RISCOS ERGONÔMICOS: PROPOSTA PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO 14001 /2015 e OHSAS OMEB Treinamentos e Engenharia de Segurança do Trabalho Perita Oficial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR TREINAMENTO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

Leia mais

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

CONSULTORIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Documentos legais: PPRA, LTCAT, PPP, PCMSO, E social; Monitoramento de Ruído, vibração, calor e químicos (NR 15) Emissão de laudos técnicos em atendimento a NR 15 e NR 16 Assistência técnica Pericial;

Leia mais

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Tecnólogo Mecatrônica

SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO. Professor: Gleison Renan Inácio Curso: Tecnólogo Mecatrônica SEG72 - SEGURANÇA DO TRABALHO Professor: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Curso: Tecnólogo Mecatrônica NR-4 - SERVIÇOS - Aula ESPECIALIZADOS 02 EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO

Leia mais

sesisc.org.br O e-social e a Segurança do Trabalho

sesisc.org.br O e-social e a Segurança do Trabalho sesisc.org.br O e-social e a Segurança do Trabalho Contextualizando Arquitetura da família SPED NF-e ECD EFD FCont CT-e esocial NFS-e EFD Contribuições (antiga EFD-PIS/Cofins) REINF Retenções e Informações

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENCAO DE ACIDENTES E PROMOCAO DE SAUDE DOS TRABALHADORES DE UM INSTITUTO MEDICO LEGAL.

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENCAO DE ACIDENTES E PROMOCAO DE SAUDE DOS TRABALHADORES DE UM INSTITUTO MEDICO LEGAL. O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENCAO DE ACIDENTES E PROMOCAO DE SAUDE DOS TRABALHADORES DE UM INSTITUTO MEDICO LEGAL. TOMAS, VALDIRENE MENDES.;VAL, ILKA APARECIDA. Resumo: Trata-se de um estudo exploratório

Leia mais

Resolve: 1.7. b e

Resolve: 1.7. b e Diário Oficial da União, nº, Seção I, p., 10.10.2011 Portaria SIT nº 277, de 06.10.2011 - DOU 1 de 10.10.2011 - Altera a NR sobre multas relativas às infrações das normas legais de segurança e saúde no

Leia mais

Giselle Bianca Tófoli

Giselle Bianca Tófoli CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE MAPA DE RISCOS E SENSIBILIZAÇÃO DAS EQUIPES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE TIRADENTES - MG

Leia mais

LISTA DE EXERCÌCIOS 1

LISTA DE EXERCÌCIOS 1 Faculdade Anhanguera de Guarulhos Rua do Rosário, 300, Centro - Guarulhos SP. Data: / / 2014 Nota: Nome RA Assinatura Ergonomia e Segurança do Trabalho José Jorge Alcoforado Curso/Turma Disciplina Professor

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA N.º 277 DE 06 DE OUTUBRO DE 2011 (D.O.U. de 10/11/2011 - Seção 1 - págs. 82 a 88) (Retificada no D.O.U. de 1º/11/11 - Seção

Leia mais

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Exigência Legal Norma Regulamentadora nº 17 NR 17 Portaria MTPS nº 3.751, de 23 de novembro de 1990 17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho

Leia mais

GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Linha de Pesquisa: Gestão em Serviços de Saúde Responsável pelo trabalho: SOARES, M. I. Instituição: Universidade

Leia mais