TR Teoria e História da Preservação da Arquitetura e do. Urbanismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TR Teoria e História da Preservação da Arquitetura e do. Urbanismo"

Transcrição

1 TR Teoria e História da Preservação da Arquitetura e do Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula Zimmermann Urbanismo

2 Definições Preservar Manter algo, conservar, sem destruir. É decorrente de um mínimo de interferência. Conservação manter em bom estado; não deixar acabar ou perecer. Restaurar Colocar em melhor estado; fazer reparos. Reabilitação Fazer recobrar a estima, a consideração pública; Regenerar-se. Revitalização Conjunto de medidas capazes de dar novo impulso ou maior eficiência a; insuflar nova vida.

3 Preservação A preservação é muito mais abrangente que o tombamento. A preservação diz respeito a um conjunto de medidas, desde intervenções físicas no bem cultural até políticas públicas. São iniciativas destinadas à preservação do patrimônio para as gerações futuras. Prevalece a ideia de que se preserva o que é excepcional, um monumento.

4 Tombamento Ação restrita, pouco abrangente De cunho político, documental O único critério que julgo interessante é de um bem cultural que revele o modo de vida das pessoas. O que é representativo de um trabalho, de um cotidiano, isso sim deveria ser tombado. O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal. O objetivo é preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens. IPHAN

5 patrimônio Patrimônio histórico Patrimônio cultural

6 Constituição Federal Titulo VIII Da Ordem Social Capitulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção II Da Cultura Art constituem patrimonio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, no quais se incluem: I as formas de expressão; II os modos de criar, fazer e viver; III as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

7 1º O Poder publico, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. 2º Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. 3º A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e, valores culturais. 4º Os danos e ameaças as patrimônio cultural serão punidos na forma da lei. 5º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

8 Histórico da Preservação no Brasil Meados Século XVIII D. André de Melo e Castro, vice-rei do estado do Brasil ( ). Em carta ao Governador de Pernambuco coloca sua preocupação quanto à preservação das construções deixadas pelos holandeses, que o governador pretende adequar a novo uso. Segunda metade do Século XIX Ministro do Império Conselheiro Luiz Pedreira do Couto Ferraz transmite ordens aos Presidentes das Províncias para que obtivessem coleções epigráficas para a Biblioteca Nacional.

9 D. Pedro II apesar do seu interesse pela história durante seu governo nenhuma providencia foi tomada para organizar a proteção aos monumentos nacionais 1920 Prof. Alberto Childe (conservador de antiguidades clássicas do Museu Nacional) foi encarregado de elaborar um anteprojeto de lei de defesa do patrimônio artístico nacional. Este projeto não teve sucesso. As primeiras leis de preservação do patrimônio foram aprovadas em âmbito estadual (MG, BA, PE) na década de Em 1933 surge a 1ª lei federal a tratar do assunto: Decreto Este decreto elevou Ouro Preto (MG) a monumento nacional.

10 A Constituição de 1934 foi a primeira a trazer, como um dos seus itens, a proteção ao patrimônio histórico Ministro Gustavo Capanema cria o SPHAN Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Presidente Getúlio Vargas) Este órgão federal incumbido da proteção do patrimônio histórico e artístico brasileiro é a mais antiga entidade oficial de preservação dos bens culturais na América Latina. Foi importante a atuação do grupo de vanguarda dos modernistas brasileiros que buscavam uma identidade nacional. Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, substituindo a nominação Patrimônio Histórico e Artístico, por Patrimônio Cultural

11 Essa alteração incorporou o conceito de referência cultural e significou um aprimoramento importante na definição dos bens passíveis de reconhecimento, sobretudo os de caráter imaterial. A Constituição inova quando estabelece a parceria entre o poder público e as comunidades para a promoção para a promoção e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro. O Decreto de 1937 estabeleceu como patrimônio o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Nessa redefinição promovida pela Constituição, estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico Dphan Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

12 IPHAN O objetivo do IPHAN é o dialogo da sociedade sobre as formas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do patrimônio cultural. Como IPHAN foram intensificados os trabalhos de tombamento voltados principalmente para conjuntos arquitetônicos.

13 Edifício sede da 6ª Superintendência Regional do IPHAN, localizado no número 46 da Avenida Rio Branco, centro do Rio de Janeiro Vinculado ao Ministério da Cultura, o IPHAN, para exercer a sua função, utiliza entre outros, três importantes mecanismos: O tombamento de bens materiais, o registro de bens imateriais e a lei de proteção aos sítios Arqueológicos. O IPHAN possui 21 Superintendências Regionais, Centros Culturais, Casa e Parques Históricos. Tem o dever de identificar, inventariar, proteger, conservar e promover o patrimônio sob sua tutela. O corpo técnico do IPHAN presta acessória direta nas obras de restauração e até mesmo executa em casos especiais.

14 A importância do Bem Cultural está na sua capacidade de estimular a memória das pessoas historicamente vinculadas à comunidade, contribuindo para garantir sua identidade cultural e melhorar sua qualidade de vida.

15 Por que preservar o Patrimônio Cultural é importante? Uma das principais razões para a preservação dos bens culturais é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material e espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania. A preservação garante a continuidade das manifestações culturais. Quando se preserva legalmente, e na prática, o patrimônio cultural conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação.

16 Tombamento O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal. Os tombamentos federais são da responsabilidade do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), os tombamentos estaduais (no caso de GO) ficam a cargo do SECULT (Secretaria Estadual de Cultura). No município, o processo de tombamento ocorre por meio do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental.

17 O processo de tombamento, após avaliação técnica preliminar, é submetido à deliberação das unidades técnicas responsáveis pela proteção aos bens culturais brasileiros. Caso seja aprovada a intenção de proteger um determinado bem, seja cultural ou natural, é expedida uma notificação ao seu proprietário.

18 Essa notificação significa que o bem já se encontra sob proteção legal, até que seja tomada a decisão final, depois de o processo ser devidamente instruído, ter a aprovação do tombamento pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e a homologação ministerial publicada no Diário Oficial. O processo finalmente termina com a inscrição no Livro do Tombo e a comunicação formal do tombamento aos proprietários. Livro-tombo do Acervo Cyro Martins

19 BENS TOMBADOS EM GOIÂNIA - GO 01 - Teatro Inacabado - Processo de tombamento nº: Áreas Verdes Municipais - Bosque do Botafogo - Jardim Botânico - Cabeceira do Areião - Bosque dos Buritis - Parque Zoológico de Goiânia - Lago das Rosas - Bosque do Botafogo 03 - Centro Cultural Martim Cererê - Processo de tombamento nº: Centro de Treinamento Parque Anhanguera - Processo de tombamento nº: Casa da Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco - Processo de tombamento nº: Residência do Professor Venerando de Freitas Borges - Processo de tombamento nº: Automóvel Clube de Goiás - Processo de tombamento nº:

20 08 - Cemitério Santana - Processo de tombamento nº: Mercado Popular Municipal - Processo de tombamento nº: IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Processo de tombamento nº: Hipódromo Ubirajara Ramos Caiado (Jóquei Clube da Lagoinha) - Processo n Prédio onde funciona a Estação Meteorológica de Goiânia. - Processo de tombamento nº: Residência onde funcionou o antigo terminal de passageiros do primeiro aeródromo de Goiânia. - Processo de tombamento nº: / Prédio denominado Sobrado, em área da Faculdade de Medicina Painéis de D.J. Oliveira

21 Bens Tombados pelo IPHAN em Goiania Monumentos e espaços públicos tombados: Estação Ferroviária Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira Praça Cívica Academia Goiana de Letras Antigo Prédio da Suplan/Emop (atual Procuradoria Geral do Estado, na Praça Cívica) Capela de Nossa Senhora das Graças Capela de São José Centro Cultural Oscar Niemeyer Casa de Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco Centro Cultural Gustav Ritter Coreto da Praça Cívica Fórum e Tribunal de Justiça residência de Pedro Ludovico Teixeira Palácio das Esmeraldas Colégio Estadual Lyceu de Goiânia Grande Hotel Teatro de Goiânia Escola Técnica de Goiânia

DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL

DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL DIREITO AMBIENTAL PATRIMÔNIO CULTURAL Professor Eduardo Coral Viegas 1 MEIO AMBIENTE NATURAL: constituído pelo solo, água, ar atmosférico, flora, fauna, enfim, pela biosfera (sem intervenção humana) MA

Leia mais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11 Temas: Conceitos de Arquivamento Até agora, estudamos sobre a forma correta de produzir e tramitar os documentos gerados em nosso dia-a-dia. A partir desta

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO Curso de Capacitação de Guias Fortalezas e Turismo Embarcado na APA de Anhatomirim Florianópolis, 26 de novembro de 2014 IPHAN - Instituto do Patrimônio

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Cultura Professor: André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção II DA CULTURA Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais

Leia mais

Elementos Básicos para a Gestão Cultural nos Municípios CAPACITAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL

Elementos Básicos para a Gestão Cultural nos Municípios CAPACITAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL Elementos Básicos para a Gestão Cultural nos Municípios CAPACITAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL Conceitos de Cultura - ANTROPOLOGIA: CULTURA É O HOMEM ALÉM DO BIOLÓGICO. - SOCIOLOGIA: CULTURA COMO COMPLEXO DE SÍMBOLOS.

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA Título II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 29 PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 QUESTÃO 41 O processo de tombamento de um bem imóvel deve: a) delimitar apenas a sua área tombada e definir diretrizes de intervenção. b) delimitar apenas a área de entorno

Leia mais

Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil. José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ

Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil. José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ 1 Século XVIII 1742: Carta de D. André de Mello e Castro, Vice Rei do Brasil ao

Leia mais

Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo

Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo Definição de Patrimônio l Patrimônio cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais representativos da cultura de um grupo ou de uma sociedade. Problematização

Leia mais

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes Edital 123/2014 Inventário de bens imóveis da Edital 123/2014 Coordenador: Maria Catharina Reis Queiroz Prata Bolsistas: Bruna Batista de Souza Barreto Caroline Sturião Petniúnas da Rocha Flávia Ribeiro

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

Sistema de Documentação do Patrimônio Cultural Brasileiro

Sistema de Documentação do Patrimônio Cultural Brasileiro 34 Arquivo Público do Estado AAA/SC Sistema de Documentação do Patrimônio Cultural Brasileiro Alaria José Silveira Soares * Projeto intitulado "Sistema de Documentação e Pesquisa do Patrimônio Cultural

Leia mais

Licenciamento Ambiental: Mudanças no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados

Licenciamento Ambiental: Mudanças no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Licenciamento Ambiental: Mudanças no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados CONSTITUIÇÃO DE 1988 Art. 216. Constituem PATRIMO NIO CULTURAL BRASILEIRO os bens de natureza material

Leia mais

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série O que é Patrimônio Cultural? Patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à nossa identidade, nossas ações, costumes,

Leia mais

Afinal, o que é patrimônio cultural?

Afinal, o que é patrimônio cultural? Afinal, o que é patrimônio cultural? http://www.youtube.com/watch?v=6afujb7cuq0&feature=relmfu São considerados patrimônio cultural : - os monumentos: obras arquitetônicas, esculturas ou pinturas monumentais,

Leia mais

A preservação histórica e cultural de um berço religioso e as formas jurídicas para sua realização

A preservação histórica e cultural de um berço religioso e as formas jurídicas para sua realização A preservação histórica e cultural de um berço religioso e as formas jurídicas para sua realização Entrevista com a advogada da União Wicca do Brasil, a Dra. Marcelli Bassani Por conta dos mais recentes

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE CONCURSO POLÍCIA MILITAR CFO / Julho 2009 PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE CONCURSO POLÍCIA MILITAR CFO / Julho 2009 PARECER DOS RECURSOS 56) De acordo com a lei que disciplina a ação civil pública, analise as afirmações a seguir. l Regem-se pelas disposições da Lei que disciplina a ação civil pública as ações de responsabilidade por danos

Leia mais

IPHAN PROF. ROSENVAL

IPHAN PROF. ROSENVAL IPHAN PROF. ROSENVAL JÚNIOR @PROFROSENVAL BENS PÚBLICOS PROF. ROSENVAL JÚNIOR @PROFROSENVAL Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; II - as

Leia mais

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO 1936 Instalado o IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Gustavo Capanema ministro da educação Rodrigo Melo

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL: Conceitos e definições UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

PATRIMÔNIO CULTURAL: Conceitos e definições UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Tecnicas Retrospectivas II Profª. Raquel

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 2. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Parte 2. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 2 Prof. Antonio Botão 5º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.... 6º É facultado aos Estados

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ouro Preto Estado de Minas Gerais

Prefeitura Municipal de Ouro Preto Estado de Minas Gerais LEI NO 17/2002 "Regulamenta o artigo 165 da Lei Orgânica Municipal, implanta e regulamenta o tombamento de bens móveis e imóveis, assim como o registro dos bens imateriais pelo Município de Ouro Preto

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA A BOA GESTÃO PÚBLICA DOS RECURSOS CULTURAIS/TURÍSTICOS

INFORMAÇÕES PARA A BOA GESTÃO PÚBLICA DOS RECURSOS CULTURAIS/TURÍSTICOS INFORMAÇÕES PARA A BOA GESTÃO PÚBLICA DOS RECURSOS CULTURAIS/TURÍSTICOS A Constituição protege o Patrimônio Cultural Brasileiro Art. 216 Mas o que é Patrimônio Cultural Brasileiro? formas de expressão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO Parecer n. 1114/05 Assunto: Preservação do Patrimônio Cultural. Imóvel Inventariado de Estruturação. Aplicação do parágrafo 7º do art. 107 da LC 434. Processo n. 02.246681.3 Ementa: Imóvel Inventariado

Leia mais

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá Inventário de Bens Imóveis do Centro OBJETIVO Inventariar 400 Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá. MAPA CENTRO HISTÓRICO CENTRO HISTÓRICO ENTORNO BARÃO DE MELGAÇO ENTORNO BOA MORTE ENTORNO IPIRANGA ENTORNO

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO - AGU POTENCIAL CONFLITO DA MINERAÇÃO COM ÁREAS ESPECIAIS/ RESTRITAS CRISTINA CAMPOS ESTEVES Julho/2009 CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO Salvador, 7 a 9 de junho de

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006092A - Técnicas Retrospectivas Docente(s) Rosio Fernandez Baca Salcedo Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA horas/semana 80 horas/semestre

teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA horas/semana 80 horas/semestre teoria e história da PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA 2017.1 04 horas/semana 80 horas/semestre Arquitetura e Urbanismo Prof. Lucas Jordano EMENTA _ Estudos da teoria, história e prática da preservação, conservação,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República no Estado da Bahia RECOMENDAÇÃO Nº 01/2006

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República no Estado da Bahia RECOMENDAÇÃO Nº 01/2006 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República no Estado da Bahia RECOMENDAÇÃO Nº 01/2006 CONSIDERANDO que cabe ao Ministério Público Federal a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos

Leia mais

Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados

Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Licenciamento Ambiental: Transformações no Processo de Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Acautelados Caso do NÍVEL IV Seminário Socioambiental Eólico Salvador, Bahia. Data: 06 de dezembro de 2017.

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO. PARA O CONCURSO PÚBLICO DO IPHAN e IBRAM Autarquias do Ministério da Cultura

CURSO PREPARATÓRIO. PARA O CONCURSO PÚBLICO DO IPHAN e IBRAM Autarquias do Ministério da Cultura CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO PÚBLICO DO IPHAN e IBRAM Autarquias do Ministério da Cultura IPHAN - Instituto do Patrmônio Histórico e Artístico Nacional IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus Público-alvo:

Leia mais

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura 1916 Acervo IHGRGS Reconversão Econômica do 4º Distrito Bairros Floresta,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Intervenção do Estado na Propriedade Prof. Gladstone Felippo Conceito: O caracteriza-se pela limitação restritiva e perpétua ao direito de propriedade, que tem como fato gerador

Leia mais

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO - ANÁLISE CULTURAL - Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO - ANÁLISE CULTURAL - Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO - ANÁLISE CULTURAL - Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa Premissas O uso de materiais geológicos revela a história da sociedade em relação ao

Leia mais

LEI Nº DE 6 DE SETEMBRO DE 2006

LEI Nº DE 6 DE SETEMBRO DE 2006 LEI Nº 13.864 DE 6 DE SETEMBRO DE 2006 Dispõe sobre a Política de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental do Município de São Carlos, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de São

Leia mais

A Convenção do Patrimônio Mundial

A Convenção do Patrimônio Mundial A CANDIDATURA A Convenção do Patrimônio Mundial A UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura cuida de promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio

Leia mais

A ESPETACULAR ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

A ESPETACULAR ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE A ESPETACULAR ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ, PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE * Ricardo Leite Vivemos um momento histórico da civilização humana de valorização crescente daquilo que se convencionou

Leia mais

Patrimônio Histórico. Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos.

Patrimônio Histórico. Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos. Patrimônio Histórico Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos. Todavia, esse conceito vem sendo substituído pela expressão patrimônio cultural, que é muito mais

Leia mais

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa O patrimônio cultural perpassa várias definições e qualificações, quanto a uso

Leia mais

Alegre. CâmaraMunicipal. de Porto PROC. Nº 6683/05 PLCL Nº 044/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Alegre. CâmaraMunicipal. de Porto PROC. Nº 6683/05 PLCL Nº 044/05 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O presente projeto visa regulamentar o inventário, instrumento de proteção de patrimônio cultural previsto na ordem constitucional brasileira, desde a Constituição Federal de 1988,

Leia mais

CASA DA FAZENDA IOLANDA: DA PATRIMONIALIZAÇÃO AO ABANDONO

CASA DA FAZENDA IOLANDA: DA PATRIMONIALIZAÇÃO AO ABANDONO CASA DA FAZENDA IOLANDA: DA PATRIMONIALIZAÇÃO AO ABANDONO GRADUADA: Josineide Luciano Almeida Santos ORIENTAÇÃO: Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos De acordo com a Legislação Patrimonial do Brasil,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. O que é PATRIMÔNIO CULTURAL?

APRESENTAÇÃO. O que é PATRIMÔNIO CULTURAL? APRESENTAÇÃO O que é PATRIMÔNIO CULTURAL? PATRIMÔNIO CULTURAL: nossa herança deixada pelos nossos pais, a nossa maneira de falar e agir, as nossas festas tradicionais, os monumentos, as imagens, os documentos

Leia mais

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei n

Leia mais

GESTÃO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

GESTÃO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO GESTÃO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO O QUEM FAZEMOS? SOMOS? SUPERINTENDÊNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL Responsáveis SPC pela elaboração e implementação de políticas públicas de proteção e valorização do

Leia mais

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Localização: às margens da Estrada Rio Claro Mangaratiba; Natureza do acervo: ruínas arqueológicas da cidade antiga de São João Marcos; Conservação: em

Leia mais

PATRIMÔNIO IMATERIAL

PATRIMÔNIO IMATERIAL PATRIMÔNIO IMATERIAL I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil - de 23 a 25 de novembro de 2011 - O papel do Registro de alimentos tradicionais como patrimônio cultural imaterial limites e possibilidades

Leia mais

25 anos do direito fundamental ao meio ambiente no Brasil: balanço e perspectivas. Prof. Dr. José Antônio Tietzmann e Silva

25 anos do direito fundamental ao meio ambiente no Brasil: balanço e perspectivas. Prof. Dr. José Antônio Tietzmann e Silva 25 anos do direito fundamental ao meio ambiente no Brasil: balanço e perspectivas Prof. Dr. José Antônio Tietzmann e Silva 1. A CF/88 e a afirmação de um direito ao meio ambiente. 2. Que balanço para a

Leia mais

CARTA DE BAGÉ ou CARTA DA PAISAGEM CULTURAL

CARTA DE BAGÉ ou CARTA DA PAISAGEM CULTURAL CARTA DE BAGÉ ou CARTA DA PAISAGEM CULTURAL Apresentação Nos dias 13 a 18 de agosto de 2007 realizou-se em Bagé, RS, o Seminário Semana do Patrimônio Cultura e Memória na Fronteira. O evento foi organizado

Leia mais

Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO META Evidenciar o ato de tombamento como um ato administrativo que preserva e reconhece o patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: definir o que vem a ser

Leia mais

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL ESPECIALIZADA DO INCRA Assentamentos, Territórios Quilombolas e Mineração Gilda Diniz dos Santos Procuradora-Chefe da PFE/Incra

Leia mais

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso.

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/2018 - SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. Língua Portuguesa - Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)

Leia mais

Aula3 A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula3 A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula3 A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR META Esclarecer sobre o direito das gerações de conhecer e usufruir de tudo que foi produzido no passado. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: explicar os processos

Leia mais

O PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDIFICADO EM SABARÁ E AS DISSONÂNCIAS NO SEU PROCESSO DE CONSERVAÇÃO. 1- O Patrimônio Histórico Cultural, memória e cidadania.

O PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDIFICADO EM SABARÁ E AS DISSONÂNCIAS NO SEU PROCESSO DE CONSERVAÇÃO. 1- O Patrimônio Histórico Cultural, memória e cidadania. O PATRIMÔNIO HISTÓRICO EDIFICADO EM SABARÁ E AS DISSONÂNCIAS NO SEU PROCESSO DE CONSERVAÇÃO. Maria Eliza de Campos Souza i 1- O Patrimônio Histórico Cultural, memória e cidadania. O surgimento de debates

Leia mais

PROPOSTA DE AÇÕES SISTEMÁTICAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM RELAÇÃO AO ACERVO ARQUITETÔNICO DE CRUZ ALTA

PROPOSTA DE AÇÕES SISTEMÁTICAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM RELAÇÃO AO ACERVO ARQUITETÔNICO DE CRUZ ALTA PROPOSTA DE AÇÕES SISTEMÁTICAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM RELAÇÃO AO ACERVO ARQUITETÔNICO DE CRUZ ALTA HOFFMANN, Carmen Anita 1 ; HINNING, Josiane Pillar 2 ; CAMARGO, Mariela³, HAAS, Alessandra 4 ; FRIEDRICH,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cairu publica:

Prefeitura Municipal de Cairu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2505 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Nº2.513, de 06 de Outubro de 2017-Dispõe sobre a regulamentação da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago Municipal e

Leia mais

Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania

Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania Casa do Patrimônio de Ouro Preto Programa Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania Simone Monteiro Silvestre Fernandes Escritório Técnico de Ouro Preto Superintendência do Iphan em Minas Gerais OURO PRETO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA Ano III Edição n 37 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: LEI COMPLEMENTAR Nº 032/2019 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio Fernandes Rodrigues Simões

Leia mais

XL Breve Informativo Março de 2013

XL Breve Informativo Março de 2013 GRUPO MAR DE CULTURA XL Breve Informativo Março de 2013 Missão: Atuar para o desenvolvimento solidário e participativo de Paraty articulando a sociedade civil organizada e poder público para a implantação

Leia mais

PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BREJO PARAIBANO: UMA PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BREJO PARAIBANO: UMA PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BREJO PARAIBANO: UMA PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Autor: Lydiane Batista de Vasconcelos Walquiria da Cunha Silva Gislaine Muniz de Lima Renata Silva Araújo

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Media Lab / UFG Observatório Brasileiro de Economia Criativa - GO. Coleção Dimensões: Patrimônio Cultural Material

Universidade Federal de Goiás Media Lab / UFG Observatório Brasileiro de Economia Criativa - GO. Coleção Dimensões: Patrimônio Cultural Material Universidade Federal de Goiás Media Lab / UFG Observatório Brasileiro de Economia Criativa - GO Coleção Dimensões: Patrimônio Cultural Material Goiânia 2016 FICHA TÉCNICA REITORIA Orlando Afonso Valle

Leia mais

REABILITAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS E SÍTIOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS 1

REABILITAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS E SÍTIOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS 1 REABILITAÇÃO DE ÁREAS CENTRAIS E SÍTIOS HISTÓRICOS NO CONTEXTO DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS 1 MAASS, Patrícia Arend 2 ; VIDIKIN, Alex da Silva 3. 1 Trabalho de Pesquisa _UFSM 2 Curso

Leia mais

LEI N Art. 1 - o inciso II do artigo 1 da Lei n 3.381, de 10 de maio de 1991, passa a vigorar com a seguinte redação:

LEI N Art. 1 - o inciso II do artigo 1 da Lei n 3.381, de 10 de maio de 1991, passa a vigorar com a seguinte redação: LEI N 4.630 Altera a redação de dispositivos da Lei n 3.381, de 10 de maio de 1991, criando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Municipal de Obras, a Secretaria Municipal

Leia mais

O CHAFARIZ COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE LOCAL

O CHAFARIZ COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE LOCAL O CHAFARIZ COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE LOCAL Genivaldo Cruz Santos 1 ; Ronaldo Santana Chaves 2 1 Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia UNEB.

Leia mais

Goiânia: ontem e hoje

Goiânia: ontem e hoje OBJETIVOS O I Simpósio Científico Urbanismo e Arquitetura -, tem como objetivo possibilitar um lugar para apresentação de questões e discussões teóricas e práticas sobre a cidade de Goiânia, de forma transdisciplinar

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA/PONTE NOVA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA/PONTE NOVA RECOMENDAÇÃO MPF nº 02/2019 Inquérito Civil nº 1.22.024.000138/2018-55 O, pelo procurador da República signatário e com fundamento nos artigos 129, III e IX da Constituição Federal; art. 6º, XX, da Lei

Leia mais

Do material ao Imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil

Do material ao Imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil Do material ao Imaterial: Patrimônios Culturais do Brasil Maria Amelia Jundurian Corá mcora@pucsp.br Objetivo Compreender como se deu o processo de implantação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O Tombamento como Instrumentos Jurídicos para a Proteção do Patrimônio Cultural Marco Antônio Borges Pós-graduado em Direito Público, Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal,

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N 55/12 PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, o Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no MERCOSUL, Bolívia e Chile,

Leia mais

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A O QUE É MEMÓRIA? O QUE É MEMÓRIA? É a imagem viva de tempos passados

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICO Um Governo de Participação Popular ADM: 2009/2012. LEI Nº 169/2009 De 18 de Março de 2009.

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICO Um Governo de Participação Popular ADM: 2009/2012. LEI Nº 169/2009 De 18 de Março de 2009. LEI Nº 169/2009 De 18 de Março de 2009. Dispõe sobre a preservação do patrimônio natural, histórico e cultural do Município de Angico, cria o Conselho Municipal do Patrimônio Natural, Histórico e Cultural

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta

CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta CENTRO HISTÓRICO E PAISAGÍSTICO DE PARNAÍBA PI: sobrado Dona Auta CRUZ, ANDREA; SILVA, PAULA Prefeitura Municipal de Parnaíba Secretaria de Infraestrutura Rua Itaúna, 1434 Pindorama, Parnaíba PI CEP: 64215-320

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Titulo da Atividade: Viagem de Estudos a Belo Horizonte e Ano: 1º semestre 2017

Leia mais

O TOMBAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES GERAIS do Decreto-lei nº 25 à Constituição de 1988

O TOMBAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES GERAIS do Decreto-lei nº 25 à Constituição de 1988 Carlina Rocha de Almeida Barros O TOMBAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES GERAIS do Decreto-lei nº 25 à Constituição de 1988 Este artigo trata do instrumento de proteção patrimonial mais utilizado e difundido no

Leia mais

O Tombamento do Núcleo Urbano do Município de. Jaguarão/Rio Grande do Sul e suas repercussões

O Tombamento do Núcleo Urbano do Município de. Jaguarão/Rio Grande do Sul e suas repercussões VI ENCONTRO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO Painel V: Patrimônio Cultural como Alternativa Econômica O Tombamento do Núcleo Urbano do Município de { Jaguarão/Rio Grande do Sul e suas repercussões Arq. Ana

Leia mais

A DESCENTRALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

A DESCENTRALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS A DESCENTRALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS Elaboração: Carlos Henrique Rangel I - INTRODUÇÃO Minas Gerais desponta no país na implementação de políticas visando a preservação

Leia mais

EDIFICAÇÕES DE VALOR HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO E MEIO AMBIENTE

EDIFICAÇÕES DE VALOR HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO E MEIO AMBIENTE CAPÍTULO 3 Comentários EDIFICAÇÕES DE VALOR HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO E MEIO AMBIENTE Existem vários prédios de valor histórico. Os de natureza institucional ou pública têm maiores chances de serem preservados.

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PROTEÇÃO

PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PROTEÇÃO Titulo do Trabalho PATRIMÔNIO CULTURAL FERROVIÁRIO E A IMPORTÂNCIA DE SUA PROTEÇÃO Nome do Autor (a) Principal Luis Gustavo Bonora Vidrih Ferreira Nome (s) do Coautor (a) (s) Gabriel Luis Bonora Vidrih

Leia mais

Onde ir em Juiz de Fora

Onde ir em Juiz de Fora Onde ir em Juiz de Fora Castelinho da CEMIG: O edifício da Cia. Mineira de Eletricidade, denominado "Castelinho", foi construído em 1890, quando ocorreu a inauguração do motor elétrico, que iria ser colocado

Leia mais

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO

PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO PERCURSO HISTÓRICO ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO TOMBADO DE PORTO NACIONAL-TO Alline Lemos Lira ¹; Rosane Balsan² ¹Aluna do Curso de Geografia Bacharelado; Campus de Porto Nacional-TO; alline.l@hotmail.com; ²Orientadora

Leia mais

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal de Cultura Departamento do Patrimônio Histórico Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São

Leia mais

Patrimônio Cultural bragantino

Patrimônio Cultural bragantino Patrimônio Cultural bragantino Bens registrados A Lei nº 7.330/09, no qual fica declarado a Marujada como patrimônio cultural e artístico do Estado do Pará, como forma e manifestação cultural e artística

Leia mais

DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS LEI Nº 3.392, DE 04 DE JULHO DE 1995 DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS A PREFEITA DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão. Faço saber a

Leia mais

COMPROMISSO DE GOIÁS BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA O PATRIMÔNIO QUE NOS UNE

COMPROMISSO DE GOIÁS BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA O PATRIMÔNIO QUE NOS UNE COMPROMISSO DE GOIÁS BRASIL 200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA O PATRIMÔNIO QUE NOS UNE O Governador do Distrito Federal; Os Prefeitos de São Luís, Olinda, São Cristóvão, São Raimundo Nonato, Salvador, Rio de Janeiro,

Leia mais

Atribuições do IPHAN na preservação do Patrimônio Histórico Nacional

Atribuições do IPHAN na preservação do Patrimônio Histórico Nacional Atribuições do IPHAN na preservação do Patrimônio Histórico Nacional CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONDUTORES CULTURAIS E AMBIENTAIS PARA A APA ANHATOMIRIM Auditório da Reitoria da UFSC 1º de dezembro de 2016

Leia mais

Tombamento: desgraça ou redenção?

Tombamento: desgraça ou redenção? IMPACTO DO TOMBAMENTO NOS VALORES DOS IMÓVEIS Tombamento: desgraça ou redenção? Ronaldo Foster Arquiteto Nos anos 1930 nasceu a República Nova, que tinha como meta política a implantação do progresso industrial

Leia mais

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante Igreja construída em terreno doado por José de Holanda Braga, em 1733. O retábulo

Leia mais

Cultura material e imaterial

Cultura material e imaterial Cultura material e imaterial Patrimônio Histórico e Cultural: Refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental,

Leia mais

PROJETO CONHECER A CIDADE

PROJETO CONHECER A CIDADE PROJETO CONHECER A CIDADE O Projeto Conhecer a Cidade "Conhecer a Cidade" é um projeto da RBE em parceria com a Ordem dos Arquitetos, com a finalidade de promover a educação pela arquitetura, património,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19 / CONPRESP / 2012

RESOLUÇÃO Nº 19 / CONPRESP / 2012 RESOLUÇÃO Nº 19 / CONPRESP / 2012 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da

Leia mais

CP4 PROCESSOS IDENTITÁRIOS

CP4 PROCESSOS IDENTITÁRIOS CP4 PROCESSOS IDENTITÁRIOS PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE Trabalho realizado: Susana Almeida Patrícia Alves Introdução Falemos um pouco do Património Comum da Humanidade, abordando o seu significado, bem

Leia mais

Art.1º A preservação do patrimônio natural e cultural do Município de Braço do Norte, é dever de todos os seus cidadãos.

Art.1º A preservação do patrimônio natural e cultural do Município de Braço do Norte, é dever de todos os seus cidadãos. LEI MUNICIPAL Nº 2.119. DE 05 DE MAIO DE 2004. DISPÕE SOBRE A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS ADEMIR DA SILVA MATOS, PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

TOMBAMENTO. Museu de Arte Sacra da Boa Morte Cidade de Goiás

TOMBAMENTO. Museu de Arte Sacra da Boa Morte Cidade de Goiás TOMBAMENTO Museu de Arte Sacra da Boa Morte Cidade de Goiás LEGISLAÇÃO FEDERAL: Decreto-Lei n 25/37 (procedimentos dos estudos de tombamento e seus efeitos). Decreto-Lei n 3.866/41 (cancelamento de bens

Leia mais

II Workshop de Gestão de Documentos da Fundação Universidade de Brasília

II Workshop de Gestão de Documentos da Fundação Universidade de Brasília II Workshop de Gestão de Documentos da Fundação Universidade de Brasília Tema Acesso à informação e preservação do patrimônio documental arquivístico: desafios das Instituições Federais de Ensino Superior

Leia mais

Renovando, revitalizando e imaterializando: ações de reconhecimento cultural na região do Bom Retiro e Luz

Renovando, revitalizando e imaterializando: ações de reconhecimento cultural na região do Bom Retiro e Luz Renovando, revitalizando e imaterializando: ações de reconhecimento cultural na região do Bom Retiro e Luz Simone Toji e Flávia Brito do Nascimento / IPHAN-SP / simonetoji@gmail.com e flavia.9sr@iphan.gov.br

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS DA UEPG: DE ÓRGÃO UNIVERSITÁRIO À ATRATIVO PARA O PROJETO CONHECENDO PG

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS DA UEPG: DE ÓRGÃO UNIVERSITÁRIO À ATRATIVO PARA O PROJETO CONHECENDO PG 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº235, DE FEVEREIRO DE 2019

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº235, DE FEVEREIRO DE 2019 CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº235, DE FEVEREIRO DE 2019 Regulamenta a aplicação dos instrumentos de gestão documental e a destinação final de documentos arquivados no âmbito

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL. Setembro de Andréa de Oliveira Tourinho

PATRIMÔNIO CULTURAL. Setembro de Andréa de Oliveira Tourinho PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL URBANO São Paulo Setembro de 2007 Andréa de Oliveira Tourinho PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM SÃO PAULO PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO - ORIGENS - Noçãodeproteçãodopatrimônio,talcomonoschegaatéhoje,eocultodomonumento

Leia mais

Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília ARQUIVO, BIBLIOTECA, MUSEUS Arquivos, Bibliotecas, Museus Semelhanças: Todos

Leia mais