FAP151 - Fundamentos de Mecânica. 5ª Lista de exercícios. Abril de 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAP151 - Fundamentos de Mecânica. 5ª Lista de exercícios. Abril de 2009"

Transcrição

1 FAP - Fundamentos de Mecânica. ª Lista de exercícios. Abril de 9 Determinando a posição a partir da aceleração. Entregar as soluções dos exercícios e, apresentando todas as etapas necessárias para resolvê-los; não é suficiente fornecer as respostas. Integral ) O pneu de um automóvel contém, no seu interior, g de ar. No instante t = h, um prego faz um pequeno furo por onde vaza ar, numa taxa de vazamento (ou "velocidade" com que o ar é perdido) descrita pelo gráfico ao lado. Quanto ar o pneu contém no instante t =, h? Integral: posição a partir da velocidade. ) Determine a posição do automóvel, cujo movimento está representado no gráfico abaixo à esquerda, nos instantes: t = s; t = s; t = s; t = s e t = 7 s. Esboce o gráfico de x(t) para todo o intervalo t 7 s. velocidade do auto 8 taxa de perda (g/h),,,7 t(h) 8 8 Figura do exercício : velocidade do automóvel em função do tempo. Figura do exercício : velocidade do corredor em função do tempo. ) Que distância percorre em s o corredor cujo gráfico velocidade-tempo é o da figura acima?

2 ) O gráfico de v(t) acima representa o movimento de um veículo numa avenida. No instante t = s, o veículo contorna o canteiro central e retorna pela outra pista. a) No instante t = s, a que distância o carro se encontra do ponto em que estava em t = s? b) Esboce o gráfico de x(t). ) Determine aproximadamente o deslocamento entre t = s e t = s do carro cujo gráfico v(t) está esboçado abaixo. O método mais simples consiste em contar o número de quadrículas contidas entre o gráfico e o eixo e, para as quadrículas cortadas pelo gráfico, tome o cuidado de estimar que fração está compreendida entre o gráfico e as linhas de grade mais próximas, ) No desenho ao lado, estão os gráficos das velocidades de dois carros de corrida em um autódromo, que, inicialmente alinhados, arrancam simultaneamente ao sinal verde. Em que instante o carro que saiu na frente é ultrapassado pelo outro? Integral: posição a partir da aceleração. 7) A partir do gráfico de aceleração em função do tempo ao lado, determine os gráficos de v(t) e x(t), sabendo que v() = m/s e x() = m. Suponha que em t =, e s, a aceleração mude de valor instantaneamente, de modo que o valor exato da aceleração nesses instantes não tem importância. Ao desenhar seus gráficos, use para o tempo uma escala maior ou igual a, cm por s, de modo que o eixo Ot fique com mais que cm. 8 a(m/s )

3 8) Os gráficos abaixo descrevem a aceleração de carros de corrida que, em t = s, têm velocidade m/s e estão na posição m no sistema de referência escolhido. Lembrando que a área sob a curva da aceleração dá a VARIAÇÃO da velocidade (e não a velocidade), responda às questões abaixo, sempre levando em conta as condições iniciais dadas. Nos gráficos, marque valores numéricos nas escalas e respeite as proporções. a) Considerando o gráfico da figura A, determine a velocidade v nos instantes t = s e s. NÃO se esqueça da velocidade inicial; conte o número de quadrículas para determinar a área entre a curva e o eixo do tempo. b) Considerando o gráfico da figura B, determine a velocidade nos instantes t = s e s. Um traço vertical no gráfico (instantes t = ;, e s) indica que a mudança de aceleração é tão brusca que o valor exato da aceleração nesses instantes não tem importância. c) Esboce o gráfico v t, correspondente à figura B, levando em conta as condições iniciais dadas. Use papel milimetrado ou quadriculado. d) Mesmo que em c), tomando os dados da figura A. e) Determine a posição do objeto, cujo movimento está descrito pela figura B, nos instantes, e s. f) Esboce o gráfico de posição em função do tempo, x t, correspondente à figura B. g) Mesmo que em e), considerando o movimento descrito na figura A. Determine a área sob a curva da velocidade contando o número de quadrículas. h) Esboce o gráfico de posição em função do tempo, x t, correspondente à figura A. Figura A Figura B a(m/s ) a(m/s ),,, -, - -, - -, 9) No gráfico de aceleração em função do tempo ao lado, a aceleração muda de valor instantaneamente em t =, e s. Determine os gráficos de v(t) e x(t) para t no intervalo de a 7 s nas seguintes situações: a) v() = m/s, x() = m; b) v() = m/s, x() = m; c) v() = m/s, x() = m. a(m /s ),, -, 8 - -,

4 a (m /s ) ) Em um carro que está se movendo a 7 km/h, o motorista começa a frear, aumentando lentamente a pressão sobre os freios, de maneira que o módulo da aceleração aumenta com o tempo de acordo com o gráfico da figura ao lado. a) Quanto tempo o carro demora a parar? (O gráfico está desenhado em linha pontilhada porque a aceleração cai a zero quando o carro pára, o que acontece antes de t = s). b) Qual a distância percorrida desde o início da frenagem até a parada do carro? 8 ) No gráfico de aceleração em função do tempo ao lado, as linhas verticais em t = ; ; e s indicam mudanças de aceleração tão bruscas que os valores exatos nesses instantes não têm importância a mudança é praticamente instantânea. Determine os gráficos de v(t) e x(t) para t no intervalo de - a s, sabendo que em t = s a velocidade é nula e a partícula está em x = cm. a(cm/s ) Descrevendo o movimento pela velocidade ) Um motorista num automóvel viajando numa estrada plana e retilínea a m/s avista uma placa indicando a velocidade máxima permitida de m/s. Devido a um ônibus "grudado na traseira", demora, s para tirar o pé do acelerador e consegue reduzir a velocidade lentamente, demorando, s para chegar à velocidade máxima permitida. Supondo que a aceleração tenha sido constante durante a redução da velocidade: a) represente graficamente a velocidade do automóvel em função do tempo de t = s até t = s, tomando o instante que o motorista viu a placa como origem dos tempos. b) determine a aceleração durante a redução da velocidade. c) determine o deslocamento do automóvel durante a redução da velocidade. Integral em um intervalo definido. ) Determine a área exata debaixo da curva y=f(x), de a até b, através da antiderivada F(x) quando f(x )= + x x, a =, b =. ) Nos exercícios seguintes determine a área exata debaixo da curva y = f(x), de a a b, através da antiderivada A(X). a) f(x) = x x, a =, b = ; b) f(x) = x + x +, a =, b = ; c) f(x)= + x x, a =, b =. ) Determine a área exata debaixo da curva y = sen(πx+π/) + nos seguintes intervalos: a) [; ]. e) [;,]. b) [; ]. f) [;,]. c) [; ]. g) [,; ]. d) [; ]. h) [,;,].

5 ) No item b deste problema, pedimos para determinar a massa de um objeto que tem uma forma tal que você precisará usar seus recém adquiridos conhecimentos de integração de função para calculá-la. O item a ajuda a explicar o que se pede no item b. a) Um serralheiro precisa dobrar uma tira metálica para construir uma braçadeira. Para isso, faz uma peça para apoiar a tira, que consiste em um disco com 9, cm de raio e, cm de espessura. Faça um esboço do formato da peça e calcule seu volume e a massa necessária para construí-la em alumínio, cuja densidade é,7 g/cm. b) Um técnico pretende construir uma peça para dobrar as nervuras de uma antena parabólica, pensando que será cm fácil prepará-las simplesmente dobrando o perfil sobre uma peça em forma de parábola. Qual a massa dessa peça de apoio, cuja forma está representada na figura ao lado e será feita da mesma chapa de m Alumínio com, cm de espessura usada no item a? A parábola que define o perfil dessa peça é descrita pela equação =,,8x, em metros para x em metro, cujo gráfico está na y p figura abaixo. Ao determinar a área das faces maiores da peça por integração, note a propriedade y ( x =,) = y ( x =,) = p p., y(m) cm,, y p x(m) -, -, -, O y=,,, Integração conhecendo as condições iniciais. 7) Determine x(t) dado que a velocidade da partícula é: a) v(t) = t -t+, em m/s para t em s, sendo que a posição em t = s é x = m. b) v(t) = t -, em m/s para t em s, sendo que a posição em t = s é x = m. 8) Determine x(t) dado que a velocidade da partícula é v(t)= -t +t+, sendo que a posição em t = s é x =. Atenção, não confunda x com x(t = ). 9) Determine x(t) dado que a velocidade da partícula é: a) v(t) = (/)t -t+ em m/s para t em s, com x(t = s) = m. b) v(t) = t +t em m/s para t em s, com x(t = s) = m. c) v(t) = sen(πt) em cm/s para t em s, com x(t = s) = cm. d) v(t) = cos(πt) em cm/s para t em s, com x(t = s) = cm. e) v(t) = sen(πt+π/) em cm/s para t em s, com x(t = s) = cm. f) v(t) = cos(πt+π/) em cm/s para t em s, com x(t = s) = cm. g) v(t) = sen(πt+π/) em cm/s para t em s, com x(t = s) = 7, cm.

6 h) v(t) = cos(πt+π/) em cm/s para t em s, com x(t = s) = 7, cm. ) Uma criança de massa m = kg está brincando num balanço. Suponha, nos itens abaixo, que a oscilação tenha pequena amplitude, de modo que o movimento seja horizontal e o período calculado pela fórmula T l = π, onde l é o comprimento da corda do balanço e g =, m/s, g a aceleração da gravidade. a) Se a corda do balanço tem, m de comprimento, determine a freqüência angular ω ( = π/t) do movimento do balanço. b) Sabendo que a força resultante é F = F sen(ωt), use a ª lei de Newton para determinar a aceleração da criança. c) A partir da aceleração, determine a velocidade em função do tempo e o valor da constante F, sabendo que a velocidade em t = π/ s é, m/s e em t = s é, m/s. d) A partir da velocidade, determine a posição em função do tempo, sabendo que x(t = s) = m. e) (opcional) Qual a amplitude do movimento do balanço? Qual dado do problema definiu esse valor? Obs.: Esta não é a maneira de resolver o problema da dinâmica do balanço. O problema foi elaborado para treinar o uso das integrais de seno e cosseno. ) A velocidade de um braço mecânico em função do tempo é v(t) = A cos(ω t) com ω =, rad/s e A = cm/s. a) Determine a equação da posição em função do tempo, x(t), sabendo que x() = cm. b) Em que instante do intervalo entre e s o braço está mais distante da origem? Qual é essa distância? c) Determine a equação da aceleração em função do tempo, a(t). d) Em que instante do intervalo entre e s é nula a força resultante sobre o braço? Qual a posição nesse instante? e) Em que instantes no intervalo entre e s o módulo da força resultante sobre o braço é máximo? Calcule o módulo dessa força, sabendo que a massa do braço é, kg. ) Determine x(t) no intervalo [ s; s] dado que a aceleração da partícula é a(t)=, t + em m/s para t em s, sendo que em t = s a posição x é x() = m e a velocidade é v() = m/s. ) Determine x(t) no intervalo [ s; s] dado que a aceleração da partícula é,t t a ( t) = em cm/s para t em s, sendo que em t = s a posição x é x() = -,t + < t cm e a velocidade é v() = cm/s. ) Um corpo que em t = s está na posição x() = m, tem aceleração em função do tempo,t t < dada pela função: a ( t) = em m/s para t em s. Determine a posição em,t +, t função do tempo, x(t), no intervalo t s quando a velocidade em t = s é a) v() = m/s. b) v() = m/s. c) v() = m/s.

7 ) Determine a posição em função do tempo de uma partícula, x(t), no intervalo de tempo [s; 8,t t <, s], sabendo que sua aceleração é a ( t) = em m/s para t em s e que em t = s,, t, está na posição -, m com velocidade, m/s. Integração numérica. ) Calcule, para as funções dos itens a até d abaixo, a integral definida = f ( x) primeiramente de maneira aproximada pela soma f ( ) n i= x i x i b S dx, considerando n segmentos x i todos iguais e x i o ponto médio do i-ésimo intervalo e, depois, exatamente, calculando a integral definida analiticamente. Em cada item, os extremos do intervalo são dados, bem como o número de segmentos em que deve ser dividido o intervalo. a) f(x) = x +, a =, b =, n = ; b) f(x) = x, a =, b =, n = ; c) f(x) = /x, a =, b =, n = ; considerando casas decimais. d) f(x) = sen(πx), a =, b =, n =. a 7

3) Que distância percorre em 16 s o corredor cujo gráfico velocidade-tempo é o da figura acima?

3) Que distância percorre em 16 s o corredor cujo gráfico velocidade-tempo é o da figura acima? FAP - Fundamentos de Mecânica. ª Lista de exercícios. Abril de 7 Determinando a posição a partir da aceleração. Para entregar: exercícios e Integral ) O pneu de um automóvel contém, no seu interior,, -

Leia mais

Fundamentos de Mecânica. Abril de 2018

Fundamentos de Mecânica. Abril de 2018 taxa de perda (g/h) - Fundamentos de Mecânica. Abril de 8 ª Lista de EXERCÍCIOS Integral ) O pneu de um automóvel contém, no seu interior, g de ar. No instante t = h, um prego faz um pequeno furo por onde

Leia mais

Velocidade (Instantânea)

Velocidade (Instantânea) FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Terceira Lista de exercícios. Março de 7. Velocidade (Instantânea) Entregar as soluções dos exercícios 7 e 13, apresentando todas as etapas necessárias conseguir resolvê-los;

Leia mais

Velocidade (Instantânea)

Velocidade (Instantânea) FAP5 - Fundamentos de Mecânica. Terceira Lista de exercícios. Março de 9. Velocidade (Instantânea) Entregar as soluções dos exercícios e, apresentando todas as etapas necessárias para conseguir resolvê-los;

Leia mais

Fep 2195 Física Geral e Experimental I Lista de Exercícios - 1

Fep 2195 Física Geral e Experimental I Lista de Exercícios - 1 Fep 2195 Física Geral e Experimental I Lista de Exercícios - 1 1. (2-1 Sears&Zemansky) A Figura 1 mostra a velocidade em função do tempo de um carro movido a energia solar. O motorista acelera a partir

Leia mais

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2006.

FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 2006. Para entregar: exercícios e 8. Velocidade média FAP151 - Fundamentos de Mecânica. Março de 6. Terceira Lista de exercícios: Velocidade (Instantânea) 3 1) (RHK E.6) A posição de um objeto que se move em

Leia mais

Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia

Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 4 MUV 01) A posição de um objeto movendo-se ao longo do eixo x é dada por x = 3t - 4t² + t³, onde x está em metros e t em segundos.

Leia mais

Fundamentos de Mecânica

Fundamentos de Mecânica Fundamentos de Mecânica 45 Lista de exercícios Primeiro semestre de Os exercícios da lista deverão ser todos feitos. Não há necessidade de entregá-los. O conteúdo será cobrado nas provas e provinhas, ao

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I 2016/1 Lista de Cinemática - 1 Dimensão

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I 2016/1 Lista de Cinemática - 1 Dimensão Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I 2016/1 Lista de Cinemática - 1 Dimensão 1. Um motorista percorre 10 km a 40 km/h, os 10 km seguintes a 80 km/h e mais 10 km a 30 km/h.

Leia mais

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO É um movimento em que a velocidade varia uniformemente no decorrer do tempo. Isto é, o móvel apresenta iguais variações de velocidade em intervalos de tempo iguais. No MUV

Leia mais

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias

COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias 1 Conteúdos: - Velocidade Média - Função horária da Posição do MU - Função horária da Posição do MUV - Função horária da Velocidade do MUV - Equação de Torricelli COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade

Leia mais

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas.

Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. Lista de exercícios para 2ª prova de Física Professor Lucas. 1) A cidade de São Paulo tem cerca de 23 km de raio. Numa certa madrugada, parte-se de carro, inicialmente em repouso, de um ponto qualquer

Leia mais

Recuperação de Física - Giovanni

Recuperação de Física - Giovanni Nome: nº Ano: LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA Recuperação de Física - Giovanni 1 - Qual a diferença entre o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV)? 2 - A equação que representa

Leia mais

PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1º A e B ALUNO (A): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

2. O movimento de um corpo sobre uma trajetória determinada obedece à seguinte equação horária: S = t (S em quilômetro e t em horas)

2. O movimento de um corpo sobre uma trajetória determinada obedece à seguinte equação horária: S = t (S em quilômetro e t em horas) Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.

Leia mais

9º Ano. Nível 1. Profº: Luciano Dias. Treindando Sinal e Conceitos

9º Ano. Nível 1. Profº: Luciano Dias. Treindando Sinal e Conceitos COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Conteúdos: 1 - Movimento Uniformemente Variável 9º Ano Nível 1 Profº: Luciano Dias Treindando Sinal e Conceitos MUV s s 1. t 0 v0 t a. v v a. t 0 v v. a. s 0 01-

Leia mais

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano

Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano 1- Um trem parte de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro com velocidade de 60Km/h. Ao mesmo tempo, parte do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 1 Disciplina: Física Básica 1 090113 PROFESSOR: Álvaro Leonardi Ayala Filho Perguntas 1 2 1.

Leia mais

Fundamentos de Mecânica IGc, Licenciatura, Noturno (2016) Lista 01

Fundamentos de Mecânica IGc, Licenciatura, Noturno (2016) Lista 01 1. O prefixo giga significa: (a) 10 3 (b) 10 6 (c) 10 9 (d) 10 12 (e) 10 15 2. O prefixo mega significa: (a) 10-9 (b) 10-6 (c) 10-3 (d) 10 6 (e) 10 9 3. O prefixo pico significa: (a) 10-12 (b) 10-6 (c)

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3 Questões 1) A Figura 1 apresenta um gráfico da posição de uma partícula ao longo do eixo x em relação ao tempo t transcorrido. (a) Em t = 0, qual é o sinal da posição da partícula?

Leia mais

MOVIMENTO RETILÍNEO. Prof. Bruno Farias

MOVIMENTO RETILÍNEO. Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias Introdução Por que estudar mecânica? Porque o mundo,

Leia mais

FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.

Leia mais

Suponhamos que tenha sido realizado um. estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados:

Suponhamos que tenha sido realizado um. estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados: A U A UL LA Acelera Brasil! Suponhamos que tenha sido realizado um estudo que avalia dois novos veículos do mercado: o Copa e o Duna. As pesquisas levantaram os seguintes dados: VEÍCULO Velocidade máxima

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV)

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV) FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV) Como pode cair no enem? A contribuição dada à Física por Newton à Física foi muito grande, mas não se pode esquecer da genialidade de Galileu,

Leia mais

"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018 COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9ª ano ( ) 65 Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Aluno (a):. No. Exercícios de recuperação Data: 17 /12/ 2018 "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Leia mais

Sabendo o momento do encontro, só é necessário aplicá-lo em uma das duas funções (do caminhão ou do carro).

Sabendo o momento do encontro, só é necessário aplicá-lo em uma das duas funções (do caminhão ou do carro). Engenharia Física Mecânica, prof. Simões Revisão para prova integradora 1. Um automóvel encontra-se parado diante de um semáforo. Logo quando o sinal abre, ele arranca com aceleração 5m/s², enquanto isso,

Leia mais

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE

LISTA EXTRA 2ª SÉRIE 1) Um objeto de 20 kg desloca-se numa trajetória plana retilínea de acordo com a equação: S = 10 + 3 t + t 2, onde s é medido em metros e t em segundos. a) Qual a expressão da velocidade do objeto no instante

Leia mais

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito.

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito. FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de 2009 10 a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton a sistemas com atrito. Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de

Leia mais

9º Ano/Turma: Data / /2016

9º Ano/Turma: Data / /2016 Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2016 C.Curricular: Ciências / Física 1) Em uma situação corriqueira do dia a dia, um observador parado no acostamento vê dois automóveis que percorrem

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral 1 Lista de Exercícios Aplicação de Derivadas

Cálculo Diferencial e Integral 1 Lista de Exercícios Aplicação de Derivadas Cálculo Diferencial e Integral 1 Lista de Exercícios Aplicação de Derivadas 1) Esboce o gráfico da função f(x) = x + e responda qual é a taxa de variação média dessa função quando x varia de 0 para 4?

Leia mais

Física 2 - Movimentos Oscilatórios. Em um ciclo da função seno ou cosseno, temos que são percorridos 2π rad em um período, ou seja, em T.

Física 2 - Movimentos Oscilatórios. Em um ciclo da função seno ou cosseno, temos que são percorridos 2π rad em um período, ou seja, em T. Física 2 - Movimentos Oscilatórios Halliday Cap.15, Tipler Cap.14 Movimento Harmônico Simples O que caracteriza este movimento é a periodicidade do mesmo, ou seja, o fato de que de tempos em tempos o movimento

Leia mais

MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado MRUV é o movimento de qualquer móvel com as seguintes características: Aceleração constante e diferente de zero. O módulo da velocidade varia de modo uniforme

Leia mais

EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS

EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS 1. Uma partícula, inicialmente a 2 m/s, é acelerada uniformemente e, após percorrer 8 m, alcança a velocidade de 6 m/s. Nessas condições, sua aceleração,

Leia mais

CAPITULO 2 PROF. OSCAR

CAPITULO 2 PROF. OSCAR CAPITULO 2 PROF. OSCAR O que é física? Um dos propósitos da física é estudar o movimento dos objetos: a rapidez com que se movem, por exemplo, ou a distância percorrida em um certo intervalo de tempo.

Leia mais

FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI

FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI Lista de Exercícios Número 2 Movimento Retilíneo 12 Você está viajando, sentado na poltrona de um ônibus, pela Rodovia dos Bandeirantes, que liga São Paulo a Campinas.

Leia mais

G 6,7 10 m kg s. Lista Especial exercícios de Física Assunto: GRAFICO_MRU_E_MRUV Prof. Elizeu. g 10,0 m s e a constante da gravitação universal como

G 6,7 10 m kg s. Lista Especial exercícios de Física Assunto: GRAFICO_MRU_E_MRUV Prof. Elizeu. g 10,0 m s e a constante da gravitação universal como Lista Especial exercícios de Física Assunto: GRAFICO_MRU_E_MRUV Prof. Elizeu 01. (Unicamp 017) O semáforo é um dos recursos utilizados para organizar o tráfego de veículos e de pedestres nas grandes cidades.

Leia mais

Gráficos de M.U.V. Movimento Uniformemente Variado Velocidade pelo Tempo

Gráficos de M.U.V. Movimento Uniformemente Variado Velocidade pelo Tempo Gráficos de M.U.V. Movimento Uniformemente Variado Velocidade pelo Tempo 1. (Uerj 015) Em uma pista de competição, quatro carrinhos elétricos, numerados de I a IV, são movimentados de acordo com o gráfico

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 30/11/2014 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:

Leia mais

Cinemática Escalar Professor Jordão (Física)

Cinemática Escalar Professor Jordão (Física) Cinemática Escalar Professor Jordão (Física) www.masterjuris.com.br 1) O gráfico a seguir representa o espaço s em função do tempo t para o movimento de um ciclista. Considere as proposições que se seguem.

Leia mais

APÊNDICE B. Interpretação de Gráficos da Cinemática (Teste Final)

APÊNDICE B. Interpretação de Gráficos da Cinemática (Teste Final) APÊNDICE B Interpretação de Gráficos da Cinemática (Teste Final) Este teste é constituído por 25 questões de escolha simples com cinco alternativas. Dentre as alternativas escolha apenas uma, a que melhor

Leia mais

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.)

Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) Movimento Uniformemente Variado (M.U.V.) A principal característica do movimento uniformemente variado é a aceleração escalar constante. Quando um móvel qualquer se movimenta com aceleração escalar constante,

Leia mais

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES Perguntas: 1. O gráfico da figura 1 mostra a aceleração

Leia mais

Fixação Módulo 1 aula 10 Gráfico sxt do MUV

Fixação Módulo 1 aula 10 Gráfico sxt do MUV 1. (Eear) A posição (x) de um móvel em função do tempo (t) é representado pela parábola no gráfico a seguir. Durante todo o movimento o móvel estava sob uma aceleração constante de módulo igual a m s.

Leia mais

Movimento retilíneo uniformemente

Movimento retilíneo uniformemente 15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A aceleração (média) é a razão entre a variação de velocidade e o intervalo

Leia mais

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton

FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton FAP151 - FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de 2017 9 a. Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de uma tonelada está parado

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 6//26 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:. Prova

Leia mais

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III

Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III Lista de exercícios 2 Mecânica Geral III 13.3 O trem de 160 Mg parte do repouso e começa a subir o aclive, como mostrado na figura. Se o motor exerce uma força de tração F de 1/8 do peso do trem, determine

Leia mais

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS

SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer

Leia mais

Questão 01) a) km/h b) km/h c) 106 km/h d) 10,6 km/h. Questão 02)

Questão 01) a) km/h b) km/h c) 106 km/h d) 10,6 km/h. Questão 02) Questão 1) A órbita do planeta Terra, em torno do Sol, possui uma distância aproximada de 93 milhões de quilômetros. Sabendo-se que o ano possui 36 dias e horas, a velocidade média exercida pela Terra

Leia mais

Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV)

Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) QUADRO

Leia mais

Movimento Uniforme Variado

Movimento Uniforme Variado Movimento Uniforme Variado 1) Partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante, e atinge a velocidade de 36 km/h, em 5 segundos. Qual o valor da aceleração, em m/s? ) É dada a seguinte

Leia mais

Lista de exercícios MUV. Aceleração média e equação horária de velocidade

Lista de exercícios MUV. Aceleração média e equação horária de velocidade Lista de exercícios MUV Aceleração média e equação horária de velocidade 01) (Unirio) Caçador nato, o guepardo é uma espécie de mamífero que reforça a tese de que os animais predadores estão entre os bichos

Leia mais

Lista de exercícios Mecânica Geral III

Lista de exercícios Mecânica Geral III Lista de exercícios Mecânica Geral III 12.5 Uma partícula está se movendo ao longo de uma linha reta com uma aceleração de a = (12t 3t 1/2 ) m/s 2, onde t é dado em segundos. Determine a velocidade e a

Leia mais

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos

Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos 1) (Unitau-SP) Um móvel parte do quilômetro 50, indo até o quilômetro 60, de onde, mudando o sentido do movimento, vai até o quilometro 32. Quais são, respectivamente, a

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA. de módulo 25 m s. O motorista da Van, então, acelera a taxa de 8 m s.

EXERCÍCIOS FÍSICA. de módulo 25 m s. O motorista da Van, então, acelera a taxa de 8 m s. EXERCÍCIOS FÍSICA 1. O motorista de uma Van quer ultrapassar um caminhão, em uma estrada reta, que está com velocidade constante de módulo 0 m s. Para isso, aproxima-se com a Van, ficando atrás, quase

Leia mais

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO Sobre ombros de gigantes EQUIPE DE FÍSICA-1º ANO/CMB Profs. Adameck, Eliete, SO Antônio Marcos & Luciano MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO 1) (PUC-MG) Um objeto, movendo-se em linha reta, tem, no instante

Leia mais

Considerando movimentos rectilíneos efectuados num só sentido, a partir da equação anterior, podemos deduzir que:

Considerando movimentos rectilíneos efectuados num só sentido, a partir da equação anterior, podemos deduzir que: Educadora: Daiana Araújo C. Curricular:Ciências / Física Data: / /2012 Estudante: 9º Ano A grandeza física que mede a variação da velocidade ao longo do tempo é a aceleração média. Um valor numérico que

Leia mais

(Queda Livre, Lançamentos Verticais, velocidade media, mru, mruv, derivada e integrais)

(Queda Livre, Lançamentos Verticais, velocidade media, mru, mruv, derivada e integrais) Movimento vertical (Queda Livre, Lançamentos Verticais, velocidade media, mru, mruv, derivada e integrais) 1. Três bolinhas idênticas, são lançadas na vertical, lado a lado e em seqüência, a partir do

Leia mais

R.: b) Em um dado instante, o carro B está 600m à frente do carro A. Quanto tempo, em horas, decorre até que A alcance B? R.:

R.: b) Em um dado instante, o carro B está 600m à frente do carro A. Quanto tempo, em horas, decorre até que A alcance B? R.: PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- Dois carros, A e B, movem-se

Leia mais

a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique b) Escreva a função horária do espaço.

a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique b) Escreva a função horária do espaço. Movimento Uniforme 1- A figura abaixo mostra uma bolinha que realiza movimento uniforme sobre uma trajetória orientada. a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique b) Escreva a função horária

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.

2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme. Aula ao vivo 10/03/2014 Introdução à Cinemática 1 Durante uma viagem entre duas cidades, um passageiro decide calcular a velocidade escalar média do ônibus. Primeiramente, verifica que os marcos indicativos

Leia mais

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte MRUV - Parte 1 (lista 2) 8 de agosto de v(t) = v 0 + at (1) x(t) = x 0 + vt at2 (2)

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte MRUV - Parte 1 (lista 2) 8 de agosto de v(t) = v 0 + at (1) x(t) = x 0 + vt at2 (2) Física 1 - EMB5034 Prof. Diego Duarte MRUV - Parte 1 (lista 2) 8 de agosto de 2017 1. (a) Mostre que as equações horária da velocidade e posição de um corpo em MRUV são dadas, respectivamente, pelas seguintes

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito 1- Uma pessoa percorreu, caminhando a pé, 6,0 km em 20,0 minutos. A sua velocidade escalar média, em unidades do Sistema Internacional, foi de: * 2,0

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)

Fís. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Semana 11 Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz

Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz Atividade Complementar para a DP de Física 1. Profs. Dulceval Andrade e Luiz Tomaz QUESTÕES DO CAPÍTULO 2 DO LIVRO FUNDAMENTOS DE FÍSICA HALLIDAY & RESNICK - JEARL WALKER 6 ª - 7 ª e 9ª EDIÇÃO VOLUME 1

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton

FUNDAMENTOS DE MECÂNICA. Junho de a Lista de Exercícios. Aplicações das leis de Newton 4300151 - FUNDMENTOS DE MECÂNIC. Junho de 2018 9 a Lista de Exercícios. plicações das leis de Newton Força conhecida, mas não constante, com cinemática completa. 1. Um carro de uma tonelada está parado

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP2196 - Física para Engenharia II Prova de Recuperação - 14/02/200 - Gabarito 1. Uma massa é abandonada com velocidade inicial igual a zero de modo que atinge o solo 10 segundos depois de solta. Desprezando

Leia mais

Universidade Federal fluminense. Física I e Física XVIII

Universidade Federal fluminense. Física I e Física XVIII Universidade Federal fluminense Física I e Física XVIII Lista 02 Movimento Unidimensional e Queda Livre Questões: 1)A cada segundo o coelho percorre metade da distância restante entre seu nariz e um pé

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P a (cm/s 2 ) -10

Física para Engenharia II - Prova P a (cm/s 2 ) -10 4320196 Física para Engenharia II - Prova P1-2012 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de 2 horas. Não somos responsáveis

Leia mais

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 1 a UP

2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 1 a UP 2ª Prova de Física Profs. Beth/Reinaldo 1 a UP Nome 1ª série Nº Conceito Nº de questões: 5 Tempo: 75 min Data: 21 / 03 / 2016 NÃO É permitido o uso de calculadora NEM o empréstimo de materiais. Escreva

Leia mais

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Junior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Junior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor (a): Junior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA II 1) Duas bolas de dimensões desprezíveis se aproximam uma da outra, executando movimentos

Leia mais

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012

LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento

Leia mais

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores

Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada Tecnologia em Construção Civil Lista 1 - Movimento Retilíneo, Unidades, Grandezas Físicas e Vetores 1) De volta para casa. Normalmente, você faz uma viagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Perguntas: 1. A figura 1a mostra um instantâneo de uma onda que se propaga no sentido

Leia mais

Cinemática I Movimento Retilíneo

Cinemática I Movimento Retilíneo CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Cinemática I Movimento Retilíneo Rafael Silva P. de Santana Engenharia Civil 5º Período Cinemática Na cinemática vamos estudar os movimentos sem

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov Versão 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov Versão 1 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º Teste sumativo de FQA 24. nov. 2015 Versão 1 11.º Ano Turma A e B Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas e termina na palavra FIM Nome:

Leia mais

Interpretação de gráficos da Cinemática. Todas as questões deste teste referem-se a movimentos retilíneos.

Interpretação de gráficos da Cinemática. Todas as questões deste teste referem-se a movimentos retilíneos. Interpretação de gráficos da Cinemática Este teste é constituído por 21 questões de escolha múltipla com cinco alternativas. Dentre as alternativas escolha apenas uma, a que melhor responde à questão,

Leia mais

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I - TURMA PROFº FABIANO 2º BIMESTRE

NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I - TURMA PROFº FABIANO 2º BIMESTRE 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2016 91 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CADERNO DE REC. PARALELA DE FÍSICA I - TURMA 212 - PROFº FABIANO 2º BIMESTRE

Leia mais

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 1º EM A e B Professor: Fernando Augusto Física A

ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 1º EM A e B Professor: Fernando Augusto Física A ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 2º TRIMESTRE 1º EM A e B Professor: Fernando Augusto Física A 1. Objetivo: Retomar os conteúdos e atividades que não foram totalmente compreendidos e assimilados durante

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: FÍSICA Série/Ano: 1º ANO Professores: BETO, DIOGO, PH e BILL Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 11 de outubro Ano Letivo: 2016/2017 135 min + 15 min 1. Um carro telecomandado moveu-se

Leia mais

Oscilações. Movimento Harmônico Simples. Guia de Estudo (Formato para Impressão):

Oscilações. Movimento Harmônico Simples. Guia de Estudo (Formato para Impressão): Page 1 of 6 Oscilações Guia de Estudo (Formato para Impressão): Após o estudo deste tópico você deve: Entender os conceitos de Frequência, Período, Amplitude e Constante de Fase; Conhecer e saber resolver

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBULAR UFPE UFRPE / 1998 2ª ETAPA NOME DO ALUNO: ESCOLA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 1 VALORES DE ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade : 10 m/s 2 Número de Avogadro : 6,0 x 10 23 /mol Constante

Leia mais

Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof: Álvaro Leonardi Ayala Filho

Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof: Álvaro Leonardi Ayala Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - ONDAS I - Propagação, Interferência e Ondas Estacionárias. Prof:

Leia mais

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS

FÍSICA 1ºTA REPOSICAÇÃO 2015 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS FÍSICA ºTA REPOSICAÇÃO 205 CINEMÁTICA ESCALAR DEFINIÇÕES E CONCEITOS O QUE É A CINEMÁTICA A Cinemática estuda o movimento dos corpos, independentemente das causas desse movimento. Seu objetivo é descrever

Leia mais

CURSO PRF 2017 FÍSICA. diferencialensino.com.br FÍSICA NIVELAMENTO 01 1

CURSO PRF 2017 FÍSICA. diferencialensino.com.br FÍSICA NIVELAMENTO 01 1 FÍSICA NIVELAMENTO 01 1 PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA VICTOR ROCHA (VITINHO) 2 EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO 01) Um automóvel aproxima-se de um paredão, como ilustra a figura. É incorreto afirmar-se que a)

Leia mais

s (cm)

s (cm) 1. (G1 - ifce 01) Na tabela a seguir, estão representados os espaços [ s] percorridos, em função do tempo [t], por um móvel que parte com velocidade inicial de 10 cm/s, do marco zero de uma trajetória

Leia mais

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 VS 15/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 29/11/2015 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.61 αm v 360 km/h 5 s αm ou α m v α m 14,4 km/h s 360 0 3,6 α m 4 m/s 5 P.6 Em cada segundo a velocidade do corpo aumenta de 1,6 m/s. Portanto: t 0 0 v 0 0 t 1 1 s v 1 1,6 m/s t s v (1,6 1,6) m/s 3,

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média UNIDADES DE MEDIDAS

Leia mais

Primeira Verificação de Aprendizagem (1 a V.A.) - 28/05/2014

Primeira Verificação de Aprendizagem (1 a V.A.) - 28/05/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Física Disciplina: Física Geral I Prof.: Carlos Alberto Aluno(a): Matrícula: Questão 1. Responda: Primeira Verificação

Leia mais

2 a prova de F 128 Diurno 19/05/2014

2 a prova de F 128 Diurno 19/05/2014 19/05/2014 Nome: RA: Turma: Esta prova contém 14 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva. Não esqueça de passar as respostas das questões de múltipla escolha para o cartão de respostas. Obs:

Leia mais

FÍSICA. Prof. Emerson. Módulo 3

FÍSICA. Prof. Emerson. Módulo 3 FÍSICA Prof. Emerson Módulo 3 GRANDEZA FÍSICA A tudo aquilo que pode ser medido, associando-se um valor numérico a uma unidade de medida, dá-se o nome de GRANDEZA FÍSICA. TIPOS DE GRANDEZAS GRANDEZA ESCALAR

Leia mais