FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade IV Camada de Rede. Luiz Leão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade IV Camada de Rede. Luiz Leão"

Transcrição

1 Luiz Leão

2 Conteúdo Programático 4.1 Protocolo IP 4.2 Endereçamento IP 4.3 Princípios de Roteamento

3 Introdução O papel da camada de rede é transportar pacotes de um host remetente a um host destinatário. Para fazê-lo, duas importantes funções da camada de rede podem ser identificadas: Repasse Quando um pacote chega ao enlace de entrada de um roteador, este deve conduzi-lo ao enlace de saída apropriado. Roteamento A camada de rede deve determinar a rota ou caminho tomado pelos pacotes ao fluírem de um remetente a um destinatário. Os algoritmos que calculam esses caminhos são denominados algoritmos de roteamento.

4 O Protocolo da Internet (IP) IP são as iniciais de Internet Protocol (Protocolo da Internet). O endereçamento e o repasse na Internet são componentes importantes do Protocolo da Internet (IP). Há duas versões do protocolo IP em uso hoje. Examinaremos a versão mais utilizada do IP, a versão 4, que normalmente é denominada simplesmente como IPv4.

5 Endereçamento IPv4 - Interfaces de rede Cada dispositivo em uma Rede de Computadores é identificado por um endereço IP. Esse endereço é exclusivo para cada interface de rede que se localiza na mesma rede. O endereço IP tem que ser único nas redes que estão interligadas para evitar conflitos. Note-se também que um endereço IP não está associado a cada computador (host) e sim a cada interface de rede. Um computador pode possuir mais de uma interface, ou seja, mais de um endereço IP.

6 Endereçamento IPv4 Ex: Notebook Placa wifi: Placa Ethernet:

7 Tipos de Endereçamento Broadcast: O quadro é enviado para todos os nós do segmento de rede. Uma analogia seria uma pessoa falando em voz alto para todos os presentes ouvirem.

8 Tipos de Endereçamento Multicast: O quadro é enviado para um grupo de nós do segmento de rede. Uma analogia seria os s enviados para um grupo.

9 Tipos de Endereçamento Unicast: O quadro é enviado para um nó específico. Seria o equivalente a você ligar para falar com uma pessoa ao telefone.

10 Endereçamento IPv4 Assim como um endereço residencial tem um formato padrão composto de duas partes (nome da rua e número do domicílio), cada endereço IP é separado internamente em duas partes uma identificação de rede e um identificador de host: A identificação de rede, também conhecida como endereço de rede, identifica um único segmento de rede em um conjunto de redes TCP/IP. O identificador de host, também conhecido como endereço de host, identifica um nó da rede (uma estação de trabalho, um servidor, roteador ou outro dispositivo) em cada rede.

11 Endereçamento IPv4 Veja abaixo um exemplo de um endereço IP de 32 bits: Para facilitar o endereçamento IP, os endereços IP são expressos em notação decimal com ponto. O endereço IP possui 32 bits (4 bytes) segmentado em quatro octetos de 8 bits (Um byte). Esses octetos são convertidos em decimais (sistema numérico de base 10) e separados por pontos. Portanto, o exemplo de endereço IP anterior é quando convertido em notação decimal com ponto.

12 Endereçamento IPv4 A ilustração a seguir mostra um exemplo de endereço IP ( ) dividido em seções de identificação de rede e de host. A parte referente à identificação de rede ( ) é indicada pelos dois primeiros números do endereço IP. A parte referente ao host (16.200) é indicada pelos dois últimos números do endereço IP.

13 Endereçamento IPv4 Observações Como os endereços IP identificam dispositivos em uma rede, deve ser atribuído um endereço IP exclusivo a cada dispositivo da rede. Geralmente, a maioria dos computadores tem apenas um adaptador de rede instalado e, portanto, requerem apenas um endereço IP. Se o computador tiver vários adaptadores de rede instalados, cada adaptador precisa ter seu próprio endereço IP.

14 Endereçamento IPv4 Limitações Espaço de endereçamento "pequeno" Endereços IPv4 estão se esgotando Não há suporte para mobilidade Se um host se mover de uma rede para outra, seu endereço IP tem que mudar

15 Classes de Endereços Ipv4 Foram definidas 5 classes de endereços Ipv4, embora na prática apenas três são utilizadas. Os endereços das classes A, B e C são usados para atribuição aos nós TCP/IP. As classes D e E não são utilizadas para endereçar computadores. A classe de endereços define os bits usados nas partes referentes à identificação de rede e de host de cada endereço. A classe de endereço também define o número de redes e de hosts por rede para os quais se pode oferecer suporte.

16 Classes de Endereços Ipv4 A tabela a seguir usa w.x.y.z para designar os valores dos quatro octetos em qualquer endereço IP. Ela é usada para mostrar: Como o valor do primeiro octeto (w) de qualquer endereço IP indica de forma eficaz a classe de endereço. Como os octetos de um endereço são divididos na identificação da rede e do host. O número possível de redes e hosts por rede disponível para cada classe.

17 Classes de Endereços Ipv4

18 Classes de Endereços Ipv4 Observe que endereços de rede não fazem parte de nenhuma classe. Este endereço de rede é usado para loopback = própria máquina. Ex: (localhost). Os endereços de rede Classe C são os mais utilizados em redes locais / domésticas, pois suportam 254 hosts por rede. Obs: No protocolo IPv6 não existe o conceito de classes de endereços de rede.

19 Classe A Na classe de endereçamento A utilizamos 8 bits (1 byte) para endereçar a rede e 24 bits (3 bytes) para endereçar os hosts dentro da rede. O primeiro byte da esquerda representa o número da rede e pode variar de 1 a 126. Os demais bytes formam o endereço do host.

20 Classe A Na classe A as redes podem variar de a O número de endereços de hosts possível é (milhões), variando de a , pois não podemos usar o endereço todo zerado (que indica a rede), nem todo formado com uns (que é utilizado para fazer broadcasting de mensagens na rede). Portanto o número de hosts é 2³² 2.

21 Classe A Os endereços IP de todos os computadores dentro de uma mesma rede devem possuir o mesmo número de endereço de rede e cada computador um número de endereço diferente dos demais. A seguir, veremos um exemplo de endereços IP de uma rede de número 50 com cinco hosts ligados a ela:

22 Classe A é o endereço que indica a rede = Endereço de Rede é o endereço que indica broadcasting de mensagens, ou seja, o envio de uma mesma mensagem para todos os equipamentos da rede.

23 Classe A A classe de endereçamento do tipo A é indicada para redes com um número elevado de hosts, pois podemos ter e endereçar uma quantidade grande de equipamentos (hosts) na rede, porém vemos que o número de redes que podemos ter nessa classe é muito reduzido, apenas 126.

24 Roteamento IP Processo de escolha de um caminho através do qual os pacotes são enviados Tanto os hosts quanto os roteadores participam do roteamento IP. A camada IP pode receber dados: Do TCP, UDP, ICMP ou IGMP (datagrama gerado localmente) para enviar; Da interface de rede para encaminhar.

25 ARP (Address Resolution Protocol) Faz o mapeamento entre Endereço IP e Endereço Intrarrede: o Mapeamento de endereços IP em endereços MAC Ethernet, Token-Ring, FDDI, ATM etc. o Efetuado por meio de uma tabela ARP em cada máquina que é construída dinamicamente. É um protocolo que faz a interface entre a camada Inter-rede e a camada Intrarrede. Aplicação TCP/UDP IP Interface de Adaptação Protocolo Intrarrede

26 ARP (Address Resolution Protocol) O protocolo ARP compara o endereço IP de todos os datagramas enviados na ARP Cache. Se ele for encontrado, o endereço MAC é copiado da cache. Se não, um pacote ARP Request é enviado em broadcast para sub-rede. Se o destinatário final for um endereço IP externo, o ARP resolve o endereço para o roteador ao invés do destinatário final.

27 Roteamento IP X deseja enviar pacotes para Y O protocolo IP percebe que Y não pertence a mesma rede O host X consulta tabela de rotas Descobre rota: roteador O IP do host X aciona ARP para resolver endereço do roteador Resultado: OC.O A

28 Roteamento IP

29 Roteamento IP

30 Roteamento IP o O protocolo IP percebe que DESTINO pertence a mesma rede o Aciona ARP para resolver endereço do DESTINO Resultado: 1F.6D

31 Roteamento IP

Arquitetura TCP/IP - Internet Protocolo IP Protocolo ICMP

Arquitetura TCP/IP - Internet Protocolo IP Protocolo ICMP Departamento de Ciência da Computação - UFF Disciplina: Arquitetura TCP/ - Internet Protocolo Protocolo ICMP Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br ARP (Address Resolution Protocol)

Leia mais

Endereçamento IP. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Endereçamento IP. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes de Automação Industrial Joinville 13/32/2017 características O IP é um protocolo da camada de rede É um endereço lógico único em toda

Leia mais

Aula 5 Camada de rede (TCP/IP):

Aula 5 Camada de rede (TCP/IP): Aula 5 Camada de rede (TCP/IP): Protocolos da Camada de Rede; Endereços IP (Versão 4); ARP (Address Resolution Protocol); ARP Cache; RARP (Reverse Address Resolution Protocol); ICMP. Protocolos da Camada

Leia mais

Endereços de Classes IP

Endereços de Classes IP Endereços de Classes IP G P S I R E D E S D E C O M P U TA D O R E S P E D R O M O N TEIR O 1 0 º / 1 3 ª N º 1 3 O IP é um protocolo da Camada de rede É um endereço lógico único em toda a rede, portanto,

Leia mais

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback

Protocolos da camada de redes. Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Professor Leonardo Larback Protocolos da camada de redes Na camada de redes (modelo OSI) operam os protocolos IP, ARP, RARP, ICMP etc. Em conjunto a esses protocolos, abordaremos

Leia mais

Data and Computer Network Endereçamento IP

Data and Computer Network Endereçamento IP Endereçamento IP P P P Prof. Doutor Félix Singo Camadas do TCP/IP Data and Computer Network Aplicação: Camada mais alta Protocolos de Aplicações clientes e servidores HTTP, FTP, SMTP, POP Transporte: Estabelece

Leia mais

Protocolo ARP Address Resolution Protocol

Protocolo ARP Address Resolution Protocol Departamento de Ciência da Computação - UFF Campos do datagrama 0 7 15 23 31 Octeto 1 Octeto 2 Octeto 3 Octeto 4 Protocolo RP ddress Resolution Protocol Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br

Leia mais

Modelo em Camadas Arquitetura TCP/IP/Ethernet. Edgard Jamhour

Modelo em Camadas Arquitetura TCP/IP/Ethernet. Edgard Jamhour Modelo em Camadas Arquitetura TCP/IP/Ethernet Edgard Jamhour TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO Exemplos de Tecnologia PAN: Personal Area Network Bluetooth LAN: Local Area Network Ethernet, WiFi EQUIPAMENTO: Hubs

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de um endereço IP de 32 bits: 10000011 01101011 00010000 11001000

Veja abaixo um exemplo de um endereço IP de 32 bits: 10000011 01101011 00010000 11001000 4 Camada de Rede: O papel da camada de rede é transportar pacotes de um hospedeiro remetente a um hospedeiro destinatário. Para fazê-lo, duas importantes funções da camada de rede podem ser identificadas:

Leia mais

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas TCP/IP Protocolos e Arquiteturas Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao TCP/IP Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos adotem as mesmas

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Rede Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Rede n Introdução nprotocolo IP nipv4 n Roteamento nipv6 2 1 Agenda Parte I n Introdução n Visão

Leia mais

Arquiteturas de Protocolos. O Protocolo IP (Internet Protocol) Endereços IP. Redes. Aplicação. Transporte. Inter-rede. Sub-Rede

Arquiteturas de Protocolos. O Protocolo IP (Internet Protocol) Endereços IP. Redes. Aplicação. Transporte. Inter-rede. Sub-Rede rquiteturas de rquitetura OSI rquitetura IEEE rquitetura Internet s presentação rquitetura Internet (IETF) v4 Sessão Transporte Transporte Inter-rede Enlace LLC MC Sub- Físico Físico 1 Prof. Sérgio Colcher

Leia mais

Figura 1 Os números de rede e de host para as classes A, B e C.

Figura 1 Os números de rede e de host para as classes A, B e C. 1 Aula 3 Endereço IP 3 Conceitos O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública.

Leia mais

Rede Local - Administração Endereçamento IPv4

Rede Local - Administração Endereçamento IPv4 Rede Local - Administração Endereçamento IPv4 Formador: Miguel Neto (migasn@gmail.com) Covilhã - Novembro 05, 2015 Endereçamento IPv4 Na Internet e, em geral, em todas as redes que utilizam os protocolos

Leia mais

Capítulo 4 A camada de REDE

Capítulo 4 A camada de REDE Capítulo 4 A camada de REDE slide 1 Introdução A camada de rede slide 2 Repasse e roteamento O papel da camada de rede é transportar pacotes de um hospedeiro remetente a um hospedeiro destinatário. Repasse.

Leia mais

Introdução às camadas de transporte e de rede

Introdução às camadas de transporte e de rede capítulo 1 Introdução às camadas de transporte e de rede É por meio da camada de rede que os computadores identificam qual caminho será utilizado para transmissão de dados entre a origem e o destino de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2013 1 slide 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 slide 2 Tecnologias

Leia mais

Redes de Computadores RES 12502

Redes de Computadores RES 12502 Instituto Federal de Santa Catarina Redes de Computadores Redes de Computadores RES 12502 2014 2 Área de Telecomunicações slide 1 O material para essas apresentações foi retirado das apresentações disponibilizadas

Leia mais

Capítulo 4 A camada de REDE

Capítulo 4 A camada de REDE Capítulo 4 A camada de REDE slide 1 Introdução A camada de rede slide 2 Repasse e roteamento O papel da camada de rede é transportar pacotes de um hospedeiro remetente a um hospedeiro destinatário. Repasse.

Leia mais

Classes de endereços IP - Os bits de endereços IP são reservados um para a classe de rede e os outros para computador (host).

Classes de endereços IP - Os bits de endereços IP são reservados um para a classe de rede e os outros para computador (host). Administração de redes Endereço IP Endereço IP - O endereço IP, na versão 4 (IPv4), é um número de 32 bits (IPV4), contendo 4 bytes (vale lembrar que 1 byte contém 8 bits), portanto 4 bytes contém 32 bits,

Leia mais

Tecnologia de Redes de Computadores - aula 2

Tecnologia de Redes de Computadores - aula 2 Tecnologia de Redes de Computadores - aula 2 Prof. Celso Rabelo Centro Universitário da Cidade 1 Objetivo 2 3 O cabeçalho O CABEÇALHO Os campos 4 Conceitos Gerais Clássico Classe A Classe B Classe C Classe

Leia mais

NÃO AUTORIZO O USO DE QUALQUER EQUIPAMENTO DE ÁUDIO E VÍDEO!

NÃO AUTORIZO O USO DE QUALQUER EQUIPAMENTO DE ÁUDIO E VÍDEO! Endereçamento IP Endereçamento IP O crescimento explosivo da Internet tem ameaçado esgotar o estoque de endereços IP (Previsão inicial 2008). São usados para expandir o endereçamento IP sem que esse estoque

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV2-01. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV2-01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Quais dos protocolos abaixo pertencem a camada de aplicação? a) FTP, POP3, UDP b) TCP, SMTP, FTP c) FTP, UDP, HTTP d) HTTP, FTP, SMTP e)

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP

Redes de Computadores. Protocolos TCP/IP Redes de Computadores Protocolos TCP/IP Sumário 2! Endereços IP (lógicos) Sub-redes! Endereços Ethernet (físicos)! Conversão de endereços IP/Ethernet! Pacotes IP! Números de portos! Segmentos UDP! Segmentos

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 02/03 Endereçamento IP Prof: Jéferson Mendonça de Limas O que é Endereçamento É uma função principal dos protocolos da camada de rede que permitem

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Endereços IPv4 Um endereço IPv4 é um endereço de 32 bits, único e universal que define a ligação de um dispositivo (por exemplo,

Leia mais

Arquiteturas de Protocolos. Redes. O Protocolo IP (Internet Protocol) Endereços IPv4. Aplicação. Transporte. Inter-rede. Sub-Rede

Arquiteturas de Protocolos. Redes. O Protocolo IP (Internet Protocol) Endereços IPv4. Aplicação. Transporte. Inter-rede. Sub-Rede rquiteturas de rquitetura OSI rquitetura IEEE rquitetura Internet s presentação Sessão Transporte Transporte Inter-rede Enlace LLC MC Sub- Prof. Sérgio Colcher colcher@inf.puc-rio.br Físico Físico 2 O

Leia mais

Arquitetura TCP/IP - Internet Protocolo IP Protocolo ICMP

Arquitetura TCP/IP - Internet Protocolo IP Protocolo ICMP Departamento de Ciência da Computação - UFF Disciplina: Arquitetura TCP/IP - Internet Protocolo IP Protocolo ICMP Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Arquitetura TCP/IP Internet

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho Programa da Disciplina Objetivos Endereço IP Classes de endereços Endereços especiais Endereços

Leia mais

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Configuração de Rede. Prof. Alex Furtunato

Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Configuração de Rede. Prof. Alex Furtunato Instalação e Configuração de Servidores Linux Server Configuração de Rede Prof. Alex Furtunato alex.furtunato@academico.ifrn.edu.br Roteiro Introdução Números IPs Interfaces de rede Interface de loopback

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Camada de rede. Introdução às Redes de Computadores

Camada de rede. Introdução às Redes de Computadores Rede Endereçamento Tradução de endereços de enlace Roteamento de dados até o destino Enlace Físico Provê os meios para transmissão de dados entre entidades do nível de transporte Deve tornar transparente

Leia mais

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede.

Experiência 04: Comandos para testes e identificação do computador na rede. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores I Nível de Rede (IP) Prof. Helcio Wagner da Silva. p.1/36 Introdução

Leia mais

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe Histórico TCP/IP O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Departament of Defense Advanced Research Projects Agency DARPA, como um recurso

Leia mais

Redes de Computadores Nível de Rede

Redes de Computadores Nível de Rede Comunicação de Dados por Fernando Luís Dotti fldotti@inf.pucrs.br Redes de Computadores Nível de Rede Fontes Fontes principais: principais: Redes Redes de de Computadores Computadores -- das das LANs,

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

Camadas do TCP/IP. Camada de Rede Protocolo IP. Encapsulamento dos Dados. O Protocolo IP. IP visto da camada de Transporte.

Camadas do TCP/IP. Camada de Rede Protocolo IP. Encapsulamento dos Dados. O Protocolo IP. IP visto da camada de Transporte. Camadas do TCP/IP Camada de Protocolo IP TE090 s de Computadores UFPR Prof. Eduardo Parente Ribeiro Aplicação Transporte ou Serviço Roteamento ou Inter-rede Enlace ou Interface de FTP, TELNET, SMTP, BOOTP,

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino

Redes de Computadores. Prof. Me. Clodoaldo Brasilino Redes de Computadores Prof. Me. Clodoaldo Brasilino clodoaldo.neto@ifpi.edu.br Acompanhamento da Disciplina 1. Introdução aos princípios de comunicação digital 2. Topologias 3. Transmissão de informação

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolo IP

Redes de Computadores. Protocolo IP Protocolo IP Sumário! Endereços IP Classes de endereços Tipos de endereços Endereços especiais Máscaras Sub-redes Redes privadas Endereçamento IP dinâmico 2 Esquema de endereçamento IPv4! Endereços de

Leia mais

Camada de Rede. Prof. Bruno Pontes. Endereçamento IP Básico.

Camada de Rede. Prof. Bruno Pontes. Endereçamento IP Básico. Centro Federal de Educação Tecnológica do RN CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RN DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA Av. Sen. Salgado Filho, 1559, Natal/RN, 59015-000. Fone/FAX (084) 4005-2637

Leia mais

Camada de Rede. Endereçamento de Rede Protocolo IP

Camada de Rede. Endereçamento de Rede Protocolo IP Camada de Rede Endereçamento de Rede Protocolo IP Camada de Rede Protocolo mais importante: IP IPv4 (mais utilizada) IPv6 (atender ao crescimento das redes e a necessidade de novos endereços). PDU: Pacote

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Rede Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Rede n Introdução nprotocolo IP nipv4 n Roteamento nipv6 2 1 Agenda Parte II n Roteamento n

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Nível de rede Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Nível de rede Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil Creative Commons. Para visualizar uma

Leia mais

Comunicação de Dados II

Comunicação de Dados II Comunicação de Dados II Tecnologia em Redes de Computadores IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Prof. Kleber Rezende kleber.rezende@ifsuldeminas.edu.br Interligação em Redes Acomoda distintas tecnologias

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. MSc André Y. Kusumoto Redes de Computadores Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Endereços IPv4 Um endereço IPv4 é um endereço de 32 bits, único e universal que define a ligação de um dispositivo (por exemplo,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Nível de rede Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Nível de rede Aula 6 Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Físico Protocolo nível de aplicação Protocolo nível

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Protocolos ARP e ICMP Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil Creative Commons. Para visualizar uma cópia desta licença,

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Enlace Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Enlace n Introdução ndetecção e Correção de Erros n Protocolos de Acesso Múltiplo n Endereçamento

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Camada de Rede (Endereçamento IP) Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.1T Conteúdo Programático 3.3. Camada de Rede 3.3.1. Endereçamento IP 3.3.2. Roteamento 3.3.3. IPv4

Leia mais

Redes de Computadores 2

Redes de Computadores 2 Agenda Histórico e Motivação Redes de Computadores 2 Prof. Rodrigo da Rosa Righi - Aula 7b professor.unisinos.br/righi rrrighi@unisinos.br IPV6 Datagrams IPV6 Diferenças IPV4 e IPV6 Endereços IPV6 Interoperabilidade

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de rede: protocolo ipv4, endereçamento, classes, cálculo de sub-rede, CIDR Versão 1.0 Março de 2017 Prof. Jairo jairo@uni9.pro.br professor@jairo.pro.br http://www.jairo.pro.br/

Leia mais

Integração IP/ATM. Características das redes atuais

Integração IP/ATM. Características das redes atuais Integração IP/ Msc. Marcelo Zanoni Santos Msc. Adilson Guelfi Msc. Frank Meylan Características das redes atuais Ethernet, Fast Ethernet, Token Ring, FDDI etc Não orientadas a conexão Unidade de transmissão

Leia mais

CCNA Exploration Endereçamento de Rede IPv4. kraemer

CCNA Exploration Endereçamento de Rede IPv4. kraemer CCNA Exploration Endereçamento de Rede IPv4 Cronograma Introdução Conversão de números Tipos de endereços Cálculo dos endereços Tipos de comunicação Intervalo de endereços Endereços públicos e endereços

Leia mais

Protocolos e Arquiteturas de Redes. Thiago Leite

Protocolos e Arquiteturas de Redes. Thiago Leite Protocolos e Arquiteturas de Thiago Leite As redes são organizadas em camadas Forma de reduzir a complexidade Um conjunto de camadas forma uma pilha A função de cada camada da

Leia mais

Capítulo 5 Sumário. Formato das Mensagens ICMP. Tipos de Mensagens ICMP

Capítulo 5 Sumário. Formato das Mensagens ICMP. Tipos de Mensagens ICMP 1 Capítulo 5 Sumário Formato das Mensagens ICMP Tipos de Mensagens ICMP Solicitação de Eco / Resposta de Eco Destino Inatingível Tempo Esgotado (time-out) Source Quench Redirecionamento 2 Aplicação Telnet

Leia mais

Agenda Camada de Rede

Agenda Camada de Rede Infraestrutura de Redes de Computadores Turma : TMS 20171.3.01112.1M Camada de Rede Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Rede nintrodução nprotocolo IP nipv4 nroteamento nipv6

Leia mais

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelo OSI / ISO Nomenclaturas OSI - Open Systems Interconnect ISO International Organization for Standardization Conceitos

Leia mais

Fundamentos de Redes. Introdução ao Endereço IP TCP/IP. Professor Airton Ribeiro de Sousa 2016

Fundamentos de Redes. Introdução ao Endereço IP TCP/IP. Professor Airton Ribeiro de Sousa 2016 Fundamentos de Redes Introdução ao Endereço IP TCP/IP 1 Professor Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao Protocolo TCP/IP - Arquitetura Inicialmente para abordamos o tema Endereço IP, é necessário

Leia mais

Laboratório Usando Wireshark para Examinar Quadros Ethernet

Laboratório Usando Wireshark para Examinar Quadros Ethernet Topologia Objetivos Parte 1: Examinar os campos do cabeçalho de um quadro Ethernet II Parte 2: Usar o Wireshark para capturar e analisar quadros Ethernet Histórico/Cenário Quando os protocolos da camada

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Redes de Computadores 2 Prof. Rodrigo da Rosa Righi - Aula 6

Redes de Computadores 2 Prof. Rodrigo da Rosa Righi - Aula 6 Agenda Redes de Computadores 2 Prof. Rodrigo da Rosa Righi - Aula 6 professor.unisinos.br/righi rrrighi@unisinos.br Camada de Rede na Internet Formato de Datagrama IP Fragmentação IP ICMP Camada de Rede

Leia mais

INFO ARQ REDES. Prova 2 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO

INFO ARQ REDES. Prova 2 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO INFO3 2018.1 ARQ REDES Prova 2 Bimestre Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO NOME: MATRÍCULA: Q U E S T Õ E S O B J E T I V A S (Valor de cada questão: 0,7 pts) 1. [ExAEx] Não

Leia mais

Endereçamento IP Básico

Endereçamento IP Básico Redes de Computadores Endereçamento IP Básico Objetivo! Identificar, de forma única e individual cada dispositivo na inter-rede TCP/IP! Apresentar a representação e a notação do endereço IP! Apresentar

Leia mais

PTC Aula Protocolos de acesso múltiplo 2.4 Redes Locais Comutadas. (Kurose, p ) (Peterson, p.

PTC Aula Protocolos de acesso múltiplo 2.4 Redes Locais Comutadas. (Kurose, p ) (Peterson, p. PTC 2550 - Aula 08 2.3 Protocolos de acesso múltiplo 2.4 Redes Locais Comutadas (Kurose, p. 340-348) (Peterson, p. 73-79) 08/06/2016 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross,

Leia mais

Rede de Computadores II

Rede de Computadores II Slide 1 Interligação de Redes Acredita-se que sempre haverá uma variedade de redes com características (e protocolos) distintos por vários motivos. Slide 2 Interligação de Redes Slide 3 Diferenças entre

Leia mais

Aula 4. Pilha de Protocolos TCP/IP:

Aula 4. Pilha de Protocolos TCP/IP: Aula 4 Pilha de Protocolos TCP/IP: Comutação: por circuito / por pacotes Pilha de Protocolos TCP/IP; Endereçamento lógico; Encapsulamento; Camada Internet; Roteamento; Protocolo IP; Classes de endereços

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

Disciplina: Segurança de Redes. Professor: Roitier Campos

Disciplina: Segurança de Redes. Professor: Roitier Campos Disciplina: Segurança de Redes Professor: Roitier Campos Prof. Roitier Campos Gonçalves 2 Parte 01 Conceitos Gerais sobre Administração de Redes Prof. Roitier Campos Gonçalves 3 Funções da Administração

Leia mais

Redes de Computadores Endereçamento IP. Prof. Alberto Felipe Friderichs Barros

Redes de Computadores Endereçamento IP. Prof. Alberto Felipe Friderichs Barros Redes de Computadores Endereçamento IP Prof. Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br IP Internet Protocol Endereçamento IP Objetivo: Definir para que computador as informações oriundas

Leia mais

Revisão de Introdução às TCP-IP INTERNET. Redes de Computadores TCP/IP

Revisão de Introdução às TCP-IP INTERNET. Redes de Computadores TCP/IP Revisão de Introdução às Redes de Computadores TCP-IP INTERNET Redes de Computadores TCP/IP MODELO DE REFERENCIA TCP/IP FLUXO DE DADOS MODELOS DE REFERÊNCIA MODELO DE REFERENCIA TCP/IP MODELOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento. Capítulo 8 - Mensagens de Erro e de Controle do Conjunto de Protocolos TCP/IP

CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento. Capítulo 8 - Mensagens de Erro e de Controle do Conjunto de Protocolos TCP/IP CCNA 2 Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento Capítulo 8 - Mensagens de Erro e de Controle do Conjunto de Protocolos TCP/IP 1 Objetivos do Capítulo Descrever o ICMP; Descrever o formato de mensagem

Leia mais

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas Protocolos de Rede Prof. Alexandre Beletti Protocolos em camadas Existem protocolos em diferentes camadas dos modelos de estudo (OSI e TCP/IP) Lembre-se de diferencias tipos de programas de tipos de protocolos

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2017 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 Tecnologias de Redes

Leia mais

Redes de Computadores. Endereçamento IP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior

Redes de Computadores. Endereçamento IP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Endereçamento IP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/36 Endereçamento IP O IP é um protocolo da Camada de rede É um endereço

Leia mais

FIC Linux Introdução a Redes de Computadores no Linux

FIC Linux Introdução a Redes de Computadores no Linux FIC Linux Introdução a Redes de Computadores no Linux Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2015. Agenda 1. Noções Básicas de Redes 1.1 O que é uma Rede 1.2 Endereçamento IP 1.3 Máscaras de

Leia mais

Fundamentos. Aplicação. Sessão Transporte OSI Transporte TCP/IP. Física

Fundamentos. Aplicação. Sessão Transporte OSI Transporte TCP/IP. Física Fundamentos O protocolo TCP/IP atualmente é o protocolo mais utilizado em redes locais. Isso se deve basicamente à popularização da Internet, a rede mundial de computadores, já que esse protocolo foi criado

Leia mais

Laboratório Uso do Wireshark para examinar quadros Ethernet

Laboratório Uso do Wireshark para examinar quadros Ethernet Laboratório Uso do Wireshark para examinar quadros Ethernet Topologia Gateway Padrão Roteador Objetivos Parte 1: Examinar os campos do cabeçalho em um quadro Ethernet II Parte 2: Usar o Wireshark para

Leia mais

Aplicações de Rede DHCP

Aplicações de Rede DHCP Aplicações de Rede DHCP DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Oferece um IP a um host no momento que este se conecta a uma rede Além de IP outras informações de configuração podem ser também enviadas

Leia mais

Arquitectura de Redes

Arquitectura de Redes Arquitectura de Redes Revisões de alguns conceitos dados em RSD Camadas Protocolares Aplicação Cabeç Dados Transporte Cabeç Dados Internet Cabeç Dados Revisões Ligação Física Cabeç Dados Dados TCP/IP PDU

Leia mais

Datagrama IP. Professor Leonardo Larback

Datagrama IP. Professor Leonardo Larback Professor Leonardo Larback O pacote apresentado abaixo é repassado à camada de enlace para que seja enviado ao equipamento destino. VERS: Identifica a versão do protocolo IP que montou o pacote. HLEN:

Leia mais

Modelo de Referência TCP/IP

Modelo de Referência TCP/IP Modelo de Referência TCP/IP Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

Resolução de Endereços: ARP

Resolução de Endereços: ARP Resolução de Endereços: ARP Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Computadores Protocolo ARP Objectivo Mapeamento

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02

AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02 AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02 UNICAST Um endereço MAC unicast (ponto-a-ponto) é o endereço exclusivo utilizado quando um quadro é enviado de um único dispositivo transmissor para um único dispositivo

Leia mais

Arquitetura TCP / IP propõe esquema de endereçamento universal - endereço IP que deve:

Arquitetura TCP / IP propõe esquema de endereçamento universal - endereço IP que deve: ENDEREÇAMENTO Arquitetura TCP / IP propõe esquema de endereçamento universal - endereço IP que deve: Identificar unicamente uma rede na Internet; Identificar unicamente cada máquina de uma rede. Um endereço

Leia mais

Protocolo e Endereços Internet

Protocolo e Endereços Internet Protocolo e Endereços Internet Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

Sub-Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sub-Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros Sub-Redes Alberto Felipe Friderichs Barros Exercícios 8- Descubra se os ips de origem e destino se encontram na mesma rede: a) IP Origem: 10.200.150.4 IP Destino: 10.200.150.5 Máscara de rede: 255.255.255.0

Leia mais

Redes de Computadores e a Internet

Redes de Computadores e a Internet Redes de Computadores e a Internet Magnos Martinello Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia - LPRM 2010 Capítulo 4:

Leia mais

Endereço IP Privado. Endereçamento IP. IP Protocolo da Internet. Protocolos da. Camada de Inter-Rede (Internet)

Endereço IP Privado. Endereçamento IP. IP Protocolo da Internet. Protocolos da. Camada de Inter-Rede (Internet) Protocolos da Camada de Inter- (Internet) IP Protocolo da Internet. Não Confiável; Não Orientado à conexão; Trabalha com Datagramas; Roteável; IPv 4 32 bits; IPv 6 128 bits; Divisão por Classes (A,B,C,D,E);

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Fundamentos de Redes II Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Endereçamento IP Euber Chaia Cotta

Leia mais

FIC Linux Introdução a Redes de Computadores no Linux

FIC Linux Introdução a Redes de Computadores no Linux FIC Linux Introdução a Redes de Computadores no Linux Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2015. Agenda 1. Noções Básicas de Redes 1.1 O que é uma Rede 1.2 Endereçamento IP 1.3 Máscaras de

Leia mais

Capítulo 2 - Sumário. Endereçamento em Sub-redes, Super-Redes (CIDR) e VLSM

Capítulo 2 - Sumário. Endereçamento em Sub-redes, Super-Redes (CIDR) e VLSM 1 Endereço IP Classe de Endereços IP Endereços IP Especiais Endereços IP Privativos Capítulo 2 - Sumário Endereçamento em Sub-redes, Super-Redes (CIDR) e VLSM Endereçamento Dinâmico (DHCP) Mapeamento IP

Leia mais

Capítulo 4 - Sumário

Capítulo 4 - Sumário 1 Capítulo 4 - Sumário Características do O Datagrama IP (Campos do Cabeçalho) Tamanho do Datagrama, MTU da Rede e Fragmentação 2 Aplicação Telnet HTTP FTP POP3 SMTP DNS DHCP Transporte TCP (Transmission

Leia mais

Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Prof. André Nasserala

Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Prof. André Nasserala Comunicação de Dados e Redes de Computadores Prof. André Nasserala nasserala@ufac.br Será visto nessa parte: Protocolo IP; Cálculos com IP. Protocolo IP O endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica,

Leia mais

Tecnico em TI Instituto Federal de Alagoas. Prof. Esp. César Felipe G. Silva

Tecnico em TI Instituto Federal de Alagoas. Prof. Esp. César Felipe G. Silva Tecnico em TI Instituto Federal de Alagoas Prof. Esp. César Felipe G. Silva Conteúdo do 2º bimestre TCP/IP Fundamentos Endereçamento IP ARP RARP IP ICMP UDP TCP DNS FTP SMTP HTTP Competências adquiridas

Leia mais

Arquitetura TCP/IP e aplicações em Redes de Computadores. Icmp, arp e rarp. Protocolos icmp, arp e rarp e comandos de diagnóstico de redes

Arquitetura TCP/IP e aplicações em Redes de Computadores. Icmp, arp e rarp. Protocolos icmp, arp e rarp e comandos de diagnóstico de redes Icmp, arp e rarp Protocolos icmp, arp e rarp e comandos de diagnóstico de redes Versão 1.2 Setembro de 2018 Prof. Jairo jairo@uninove.br professor@jairo.pro.br http://www.jairo.pro.br/ Icmp, arp e rarp

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES II

REDES DE COMPUTADORES II REDES DE COMPUTADORES II REDES IP: IP, MÁSCARA E GATEWAY TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com CONTEÚDO INTRODUÇÃO CLASSES DE REDES E IPS REDES IP E SUB REDES

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SUÍTE TCP 1 Camada de aplicação Protocolo Hypertext Transfer Protocol 2 HTTP Uma página WWW

Leia mais