AÇÕES E CONTEÚDOS HISTÓRIA 3º BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AÇÕES E CONTEÚDOS HISTÓRIA 3º BIMESTRE"

Transcrição

1 1 GERAIS DE APRENDIZAGEM Sujeitos históricos: no tempo, no espaço, nos fatos e nas fontes históricas. Reconhecer-se como sujeito histórico no tempo e no espaço, estabelecendo relações com a comunidade (grupo) em que vive e com o contexto nacional e mundial. Reflexão sobre a identidade e característica próprias e as dos colegas, tornando uma pessoa única. que alguns hábitos, ao longo do tempo, deram lugar a outros hábitos de acordo com o crescimento. Estabelecimento de ordem cronológica partindo de imagens. Percepção das diferenças entre o ambiente doméstico e o ambiente escolar. Reconhecimento da moradia como Compreensão da noção de dias do ano, a partir da confecção de agendas semanais e mensais. Produção de texto escrito com o gênero entrevista. Entrevista com profissionais que trabalham no âmbito escolar. Reconhecimento de tipos de trabalho e profissões existentes na escola e em outros setores. Pesquisa sobre a necessidade de alguns profissionais trabalharem nos finais de semana e sobre jornadas diferenciadas. Comparação da passagem do tempo,o antigo com o atual, para entender Valorização do calendário e das festas de seu grupo social como manifestação da passagem do tempo e da História. Reconhecimento da importância dos meios de comunicação nos processos de interação humana e na transmissão de informações. Análise da evolução dos meios de comunicação. Identificação dos usos dos meios de comunicação contemporâneos, posicionando-se criticamente em relação aos aspectos positivos e negativos. Conhecimento de quem eram e como viviam os habitantes do Brasil antes da chegada dos Portugueses, considerando o Estado do Rio de Janeiro. Identificação das heranças e das tradições indígenas presentes em nosso cotidiano. Compreensão e uso do conceito de século. Entendimento do contexto e dos interesses/motivações das grandes navegações portuguesas. Conhecimento das primeiras operações/trocas comerciais entre índios e europeus. Discussão do processo de transição do Império para a República. Desenvolvimento dos conceitos de República, ditadura, democracia, revolução, movimentos sociais, Diretas Já, o poder do voto do cidadão). Análise das transformações ocorridas no país, a partir da década de 1980, que modificaram o modo de vida nos dias de hoje.

2 2 necessidade do ser humano. Comparação de diferentes tipos de habitação no presente e no passado. Compreensão de que as formas de morar se modificaram no decorrer da história. Escrita espontânea de texto descritivo de casas de diversos animais. Produção oral de um texto descritivo sobre a própria casa. permanências e mudanças (tipos de vestimenta, locomoção e modo de se comunicar, entre outros). Compreensão das noções de tempo presente, passado e futuro, através de agenda de ontem, hoje e amanhã. Análise das diferenças e das ntre as escolas brasileiras: de hoje e de antigamente(urbanas, campo, Indígenas, quilombolas); de vários locais do nosso país. Compreensão e uso do conceito de década. Produção de texto narrativo sobre as manifestações culturais do seu grupo. Reconhecimento da importância das especiarias e dos instrumentos de navegação no contexto das grandes navegações. Pesquisa sobre os produtos utilizados como especiarias nos séculos XV e XVI e os de hoje. Desenvolvimento dos conceitos de grandes navegações. Produção de texto argumentativo sobre o Contexto das grandes navegações. Produção de texto descritivo, coletivo, a partir da imagem de uma casa, tendo o professor como escriba. Reescrita de texto que sabe de cor como: "Fui morar numa casinha" e "Borboletinha tá na cozinha".

3 3 GERAIS Identificar documentos históricos reconhecendoos como fontes de informações. Comparação através de fotografia das transformações do corpo, do nascimento até os dias atuais. Elaboração de mural com fotos da turma e/ou com imagens de pessoas enfatizando diferenças. imagens de crianças de diversos lugares do mundo (várias etnias). Entendimento de que fotos, cartas e objetos também documentam o passado, porque representam espaço e tempo. Conhecimento do diário de classe como documento de registro. Identificação de que agenda e diário documentam e organizam o "presente" Pesquisa, com auxílio do professor, de imagens para análise das diferenças e ntre as escolas brasileiras de hoje e de antigamente, com foco nas escolas do município de Macaé. Entendiment o de que cartas, e- mails, telegramas, jornais e redes sociais também documentam o passado. documentos, fotos e objetos que resgatam a história das manifestações culturais no bairro onde reside. Conhecime nto da carta de Pero Vaz de Caminha como fonte histórica, posicionando-se criticamente sobre a visão européia sobre o povo indígena e do povo indígena sobre o homem branco que acabara de conhecer. diversos documentos, contendo distintos pontos de vista, para resgate da história (grandes navegações e colonização). produções artísticas que representam a história do Brasil Colônia, como: pinturas de Debret, Victor Meirelles e Portinari (Primeira Missa). Conhecimento de diversas fontes para resgate da história do Brasil no período republicano (música, pinturas, desenhos, esculturas, cerâmicas, tecidos, fotografias, charges, quadrinhos, filmes, monumentos históricos e fontes orais). Observação das mudanças e permanência dos patrimônios materiais e imateriais do País ao longo dos séculos XX e XXI, abordando música, moda, formas e meios de comunicação.

4 4 Cidadania, movimentos sociais, poder, Estado e Instituições. GERAIS DE APRENDIZAGEM Reconhecer as conquistas dos Direitos Humanos refletindo sobre os esforços de participação política de diversos segmentos sociais, identificando as relações existentes nas formas de organização. Pesquisa com auxilio do professor do que é necessário para viver com dignidade em sua moradia (Serviços Públicos essenciais). imagens de diversas moradias para reflexão sobre a prestação e qualidade dos serviços públicos essenciais. Valorização das iniciativas coletivas que resultem na melhoria das condições de vida das pessoas. Discussão sobre o direito à educação Estudo das lutas pelos direitos das escolas: rurais, urbanas, quilombolas e indígenas. Pesquisa sobre a história e conquistas das Associações de Moradores. Associação do trabalho voluntário, como uma das formas de participação e a importância de desenvolver/executar valores como solidariedade e respeito. Reflexão sobre as diferentes formas de contribuição das diversas etnias na formação da cultura macaense. Discussão sobre as formas de resistência dos indígenas e africanos do Brasil Colônia até os dias de hoje. Discussão e percepção da importância dos movimentos de resistência ao Regime Militar. Conhecimento do contexto do movimento pelas "Diretas já" pelo poder do voto direto.

5 5 Cidadania, movimentos sociais, poder, Estado e Instituições. GERAIS DE APRENDIZAGEM Conhecer a sociedade brasileira e a contribuição dos diferentes grupos que a constituíram ao longo do tempo. Conheciment o e respeito às preferências de cada um (alimentação, vestuário, brincadeiras). diferenças entre si e os colegas, observando as preferências e as características físicas. Valorização das diferenças entre as pessoas na maneira de se comunicar, locomover e no jeito de ser (tímido, falante, sério, brincalhão etc.). Desenvolvimento de atitudes de respeito e valorização das diferenças físicas e da maneira de ser de cada um. que Conhecimento de profissões ligadas à Arte ( pintores, escultores, músicos, artesãos, arquitetos etc.) Pesquisa da obra de artistas brasileiros: Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Oscar Niemeyer, Mestre Vitalino, Benedito Lacerda, Chico Buarque, Toquinho, entre outros. Leitura realizada pelo professor e/ou pelas crianças de contos e lendas de várias etnias. Entendimento de comportamentos que podem ser considerados bullying.. diferenças nas opiniões próprias e as do grupo ao qual faz Conheciment o e valorização das festas culturais de sua comunidade (bairro/cidade). Leitura realizada pelo professor e/ou pelas crianças de contos e lendas de várias etnias, especialmente da cidade de Macaé. Conhecimento de profissões ligadas à pesquisa e inovações na Saúde. Pesquisa sobre profissionais da Saúde: Oswaldo Cruz, Mayana Zatz, Ivo Pitanguy, Zilda Arns, entre outros. diferenças nas opiniões próprias e as do grupo do qual faz parte. Entendimento de Conhecim ento da cultura dos diversos estados brasileiros ( música, artes plásticas, culinária, vestuário etc.). Pesquisa de contos e lendas de várias etnias. Entendimento de comportamentos que podem ser considerados bullying. Conhecimento de profissionais ligados à Educação. Pesquisa sobre Anísio Teixeira, Paulo Freire, Artur Ávila entre outros. Conhecimento da contribuição dos migrantes italianos, alemães, japoneses, espanhóis, árabes e judeus, entre outros, na formação da diversidade cultural brasileira. Conhecimento da diversidade cultural dos estados brasileiros a partir da análise dos movimentos de migração interna. Pesquisa de contos e lendas de várias etnias. *Entendimento de comportamentos que podem ser considerados bullying. Conhecimento de profissões ligadas aos avanços sociais. Pesquisa sobre Darcy Ribeiro, Herbert

6 6 as características físicas e maneira de ser são formas de identificação. parte. comportamentos que podem ser considerados bullying. José de Sousa (Betinho), Leonardo Boff entre outros. Leitura realizada pelo professor e/ou pelas crianças de contos e lendas de várias etnias. diferenças entre si próprio e os colegas comparando com crianças de diversos lugares do mundo (várias etnias). Reflexão sobre a prática de bullying na escola.

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 SER CIDADÃO *Reconhecer e valorizar atitudes de convivência, respeito, solidariedade a outras pessoas. *Desenvolver, reconhecer e valorizar as atividades do cotidiano. *Conhecer direitos e deveres

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 D2 D3 D4 D5 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes Reconhecer a influência das diversidades étnico-raciais na formação da sociedade brasileira em diferentes tempos e espaços.

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL D1 Identificar a constituição de identidades culturais em diferentes contextos Identificar as diferentes representações sociais e culturais no espaço paranaense no contexto brasileiro. Identificar a produção

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 Centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 5º ano Ensino Fundamental Unidade 1 Capítulo 1 O tempo e a história A História o tempo e você O calendário As décadas A importância do tempo e o trabalho do historiador

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2ª ETAPA 2017 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências

FUNDAMENTAL 1 o ANO. Conteúdos e Competências FUNDAMENTAL 1 o ANO Conteúdos e Competências SUMÁRIO... 3 7 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO... 11 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA... 17 ENSINO RELIGIOSO... 19 COLEÇÃO IMAGINAÇÃO E ARTE... * Sujeito a alteração até

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Conduzir a criança a uma reflexão histórica de sua própria vida, para que ela se perceba inserida num contexto familiar, escolar e comunitário,

Leia mais

Caderno de Orientação Curricular - Ensino Religioso/Educação em Valores - 3º Bimestre

Caderno de Orientação Curricular - Ensino Religioso/Educação em Valores - 3º Bimestre EIXOS EXTRUTURANTES Caderno de Orientação Curricular - Ensino Religioso/Educação em Valores - 3º Bimestre OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM AÇÕES E CONTEÚDOS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO Ser humano Refletir

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: História / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 26 / 11 / 2018 CONTEÚDO 1 a AVALIAÇÃO O Brasil se moderniza; Era Vargas; Cidadania

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva

Goiás os anos 80 ao governo atual. Júlio Cézar dos Santos Silva Goiás os anos 80 ao governo atual Júlio Cézar dos Santos Silva Segurança As mortes de civis e policiais militares tem aumentado no estado de Goiás cada vez mais as estatísticas de violência. Os policiais

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

VIVENDO EM SOCIEDADE CAPÍTULO 4 VOLUME 2

VIVENDO EM SOCIEDADE CAPÍTULO 4 VOLUME 2 VIVENDO EM SOCIEDADE CAPÍTULO 4 VOLUME 2 Considerando as narrativas de criação do mundo e dos seres humanos das mais diversas sociedades, percebe-se que, em geral, em todas elas, o mundo natural é anterior

Leia mais

2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx

2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx 2 - Aspectos históricos / 2a Conceitos fundamentais FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA Cel Antonio Ferreira Sobrinho / CEPHiMEx O indivíduo é dotado de uma nacionalidade quando possui um sentimento de

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 3ª ETAPA - 2016 5º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco 1) Divisão da etapa e datas das avaliações 0 AVALIAÇÕES 1ª ETAPA 02/02 à 13/05 2ª ETAPA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO T AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL (2º ciclo) Ano letivo: 2018/19 DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM CONHECIMENTOS/COMPETÊNCIAS/CAPACIDADES

Leia mais

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44

Sumário. 6 seis. A família. A História. O que é História 10. As famílias são diferentes 36. O tempo na História 16 Convivência em família 44 Sumário A História O que é História 0 O estudo da História, História e historiador, Quem faz a História?, Registros: Imagens, 4 Agora já sei, 5 A família As famílias são diferentes 6 Cada família tem um

Leia mais

PROJETO JOÃO RURAL PROAC 41/2015. Roteiro Pedagógico do site

PROJETO JOÃO RURAL PROAC 41/2015. Roteiro Pedagógico do site PROJETO JOÃO RURAL PROAC 41/2015 Roteiro Pedagógico do site www.chaocaipira.org.br 1 Diretor Presidente: Rodrigo Carlos da Silva Diretor Financeiro: José Vicente Faria Diretora Técnica: Maria José de Faria

Leia mais

ÍNDICE. 1. A História no tempo e no espaço. 2. A Península Ibérica. 3. Portugal: a Monarquia. 4. Portugal: a República

ÍNDICE. 1. A História no tempo e no espaço. 2. A Península Ibérica. 3. Portugal: a Monarquia. 4. Portugal: a República ÍNDICE 1. A História no tempo e no espaço 1.1 As fontes históricas...2 1.2 O tempo...4 1.3 O espaço...5 2. A Península Ibérica 2.1 Os primeiros povos...6 Comunidades recoletoras...6 Comunidades agropastoris...8

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS Unidade II Cultura A pluralidade na expressão humana. 2 Aula 5.2 Conteúdo: Origem e natureza da dança no Brasil: Bumbameu-boi, Boi-bumbá. Influência

Leia mais

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS...

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... DE 2009 até 2018 ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... A PRIMEIRA, TALVEZ VOCÊ ATÉ SAIBA, É O CRONOGRAMA ENEM 2019 QUE EU DESENVOLVI GRATUITAMENTE PARA

Leia mais

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD

EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD EMENTÁRIO HISTÓRIA LICENCIATURA EAD CANOAS, JULHO DE 2015 DISCIPLINA PRÉ-HISTÓRIA Código: 103500 EMENTA: Estudo da trajetória e do comportamento do Homem desde a sua origem até o surgimento do Estado.

Leia mais

Projeto Escola Estadual Luís Vaz de Camões. Projeto do índio

Projeto Escola Estadual Luís Vaz de Camões. Projeto do índio Projeto Escola Estadual Luís Vaz de Camões Projeto do índio Ipezal MS Abril 2012 Projeto Escola Estadual Luís Vaz de Camões Projeto do índio Professoras Responsáveis Elisângela e Gislayne com a colaboração

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS CEEBJA GUARAPUAVA PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD ANO 2 0 1 0 DISCIPLINA: HISTÓRIA ENSINO: FUNDAMENTAL II ( ) MÉDIO ( X) PROFESSOR(A): Rosemari Maia

Leia mais

Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo;

Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo; Conhecimento histórico Resgate de origens e processos de transformação; Estudo das experiências da humanidade ao longo do tempo; Compreensão dos acontecimentos do passado: sua importânciatemporal temporal

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Código 0240P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0240P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Integrada de História e Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0240P19366 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO História

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 2º SEGMENTO História PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

Sumário. 6 seis. Meu nome e meu aniversário 10. Onde eu moro 46. Meu corpo 20. A construção das moradias 56. O dia a dia na moradia 66

Sumário. 6 seis. Meu nome e meu aniversário 10. Onde eu moro 46. Meu corpo 20. A construção das moradias 56. O dia a dia na moradia 66 Sumário EU SOU ASSIM Meu nome e meu aniversário 0 Nome e sobrenome, Certidão de nascimento, 4 Aniversário, 6 Agora já sei, 8 AS MORADIAS Onde eu moro 46 Diferentes moradias, 48 Os cômodos da moradia, 50

Leia mais

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome.

Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do próprio nome. EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 2 Conteúdo Lições Objetivos Nome e sobrenome 1, 2 Letra A 3, 4, 5, 18 Reconhecer o próprio nome e o nome de pessoas com quem convive. Reconhecer a primeira letra do

Leia mais

História Campo de possibilidades

História Campo de possibilidades ENEM 2016 HISTÓRIA Fernand Braudel A História nada mais é do que uma constante indagação dos tempos passados em nome dos problemas e curiosidades - ou mesmo das inquietações e das angústias - do tempo

Leia mais

Cap. 1 Introdução ao Estudo da História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 1- Introdução ao estudo da História Prof. Dawison Sampaio

Cap. 1 Introdução ao Estudo da História Prof. Dawison Sampaio. Cap. 1- Introdução ao estudo da História Prof. Dawison Sampaio Cap. 1- Introdução ao estudo da História 1 H1-Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H5 -Identificar as manifestações ou representações da diversidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia Série: 3ª C.

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO GEOGRAFIA 1º ANO OBJETIVOS CONTEÚDOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Observação de objetos em relação à forma,

Leia mais

Tabela 25 Matriz Curricular do Curso de História - Licenciatura

Tabela 25 Matriz Curricular do Curso de História - Licenciatura Matriz Curricular A Matriz Curricular a seguir apresentada faz a indicação de todos os componentes que já foram oferecidos até o momento, cada aluno deverá cursar, obrigatoriamente, a carga mínima definida

Leia mais

História e Geografia na BNCC 2ª versão

História e Geografia na BNCC 2ª versão História e Geografia na BNCC 2ª versão Prof. Danilo Wenseslau Ferrari E-mail: danilowferrari@yahoo.com.br Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto-SP Ciências Humanas no Ensino Fundamental

Leia mais

Conteúdos Ciências Humanas 5º Ano º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Brasil

Conteúdos Ciências Humanas 5º Ano º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Brasil Conteúdos Ciências Humanas 5º Ano - 2017 1º Bimestre 2º Bimestre 3º Bimestre 4º Bimestre Projeto: História e Heranças Projeto: História e Heranças Brasil Brasil 1. História da Família e grupos sociais(formação

Leia mais

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História.

Eixo: Fundamentos teórico-metodológica da História. Ementário No que concerne ao presente projeto de Licenciatura História, é fundamental assinalar que os Eixos do Conhecimento possuem ementas gerais que orientam a elaboração das ementas específicas de

Leia mais

Brasil e a diversidade do nosso povo: Resgatando valores. Conhecendo as regiões brasileiras.

Brasil e a diversidade do nosso povo: Resgatando valores. Conhecendo as regiões brasileiras. EMEB MARIA TOMICH MONTEIRO DA SILVA Projeto Educacional Interdisciplinar TEMA: Brasil e a diversidade do nosso povo: Resgatando valores SUB-TEMA: Conhecendo as regiões brasileiras. CUIABÁ-MT 2016 JUSTIFICATIVA

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 6º ano Estabelecer relações entre presente e passado permitindo que os estudantes percebam permanências e mudanças nessas temporalidades. Desenvolver o raciocínio crítico

Leia mais

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana. E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.) O termo História foi utilizado pelos gregos antigos.

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras.

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Habilidades:

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

Caderno de Orientação Curricular - Ensino Religioso/Educação em Valores - 4º Bimestre

Caderno de Orientação Curricular - Ensino Religioso/Educação em Valores - 4º Bimestre EIXOS EXTRUTURANTES Caderno de Orientação Curricular - Ensino Religioso/Educação em Valores - 4º Bimestre OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM AÇÕES E CONTEÚDOS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Ser humano

Leia mais

8 º ano Disciplinas Temas/Conteúdos Calendarização Isometrias

8 º ano Disciplinas Temas/Conteúdos Calendarização Isometrias 1 8 º ano Disciplinas Temas/Conteúdos Calendarização Isometrias Educação tecnológica Desenho técnico de objetos em perspetivas Notação científica Físico-Química Conversão de unidades de energia Educação

Leia mais

Igreja da Penha de França, vista da avenida Almirante Reis (c. 1900)

Igreja da Penha de França, vista da avenida Almirante Reis (c. 1900) Igreja da Penha de França, vista da avenida Almirante Reis (c. 1900) Projeto dirigido à população idosa e que tem como objetivo recuperar, preservar e divulgar histórias de vida, testemunhos, relatos e

Leia mais

Centro Municipal de Arte Educação São José III Curso de Artes Plásticas para crianças

Centro Municipal de Arte Educação São José III Curso de Artes Plásticas para crianças Centro Municipal de Arte Educação São José III Curso de Artes Plásticas para crianças C.H CURSO Público Alvo 2h aula Artes Plásticas para crianças Crianças de 07 a 10 anos Professores: Denise Rodrigues

Leia mais

Prof. Juliana P. Viecheneski

Prof. Juliana P. Viecheneski Prof. Juliana P. Viecheneski A escola é obrigatória para todos e tem significativo papel na formação dos cidadãos, fornecendo subsídios necessários para uma ação ativa e consciente nos diferentes contextos

Leia mais

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas

Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas Carga Horária das Disciplinas e Atividades Acadêmicas LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA - Grade Curricular Sugerida (C/H) Primeiro Período Seminário, Educação e Sociedade 40 Introdução aos Estudos Históricos

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AV1. Período: MAIO/2019

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AV1. Período: MAIO/2019 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AV1 Professora: Fernanda Félix Turma: 1º C Bimestre: 2º Período: MAIO/2019 06/05 HISTÓRIA CONTEÚDO: A família, como é minha família, onde moram as famílias, minha casa. Livro páginas

Leia mais

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO. Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO 2017 A e B EMENTA ESPECÍFICOS

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO. Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO 2017 A e B EMENTA ESPECÍFICOS DISCIPLINA História Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO 2017 A e B EMENTA Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular da Secretaria

Leia mais

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO:

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: COORDENAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: ANÁLIA DO VALLY COORDENAÇÃO GERAL: MOISÉS MALHEIROS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FELIPE LUCENA DIREÇÃO GERAL: VALÉRIA VAZ LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: OBJETIVO A cultura

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA CAPÍTULO 1 A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA O que é história? BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA Marc Bloch, historiador

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:25:29 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR: Emiliano Glaydson de Oliveira TURMA: 9º ano DISCIPLINA: História Cap. 1 A Era Vargas Cap. 1 A Segunda Guerra Mundial Cap. 1 A República Liberal Analisar o processo de esgotamento da Primeira

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 4.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola Resumo A série Caminhos da Escola nos apresenta neste episódio Arte na Escola, uma coletânea de matérias gravadas a partir de experiências em escolas de formação técnica

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados.

Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D1(H) Identificar comemorações cívicas e religiosas por meio de imagens e textos variados. D2(H) Reconhecer os conceitos de memória, história e patrimônio por meio da análise de textos e imagens. D3(H)

Leia mais

Vidas e Memórias de Bairro: oficinas comunitárias da memória. Um projeto sociocultural das Bibliotecas de Lisboa

Vidas e Memórias de Bairro: oficinas comunitárias da memória. Um projeto sociocultural das Bibliotecas de Lisboa Vidas e Memórias de Bairro: oficinas comunitárias da memória Ermida da Penha de França, vista da avenida Almirante Reis, c. 1900. Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2017 Um projeto

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/2014 Etec: ERMELINDA GIANNINI TEIXEIRA Código: 0187 Município: SANTANA

Leia mais

Disciplina: História e Geografia de Portugal

Disciplina: História e Geografia de Portugal Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal (século XII) A Península Ibérica: Localização e quadro natural CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: História e Geografia de Portugal

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL ANO LETIVO 2011/2012 6º ANO Nº DE AULAS PREVISTAS 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL ANO LETIVO 2011/2012 6º ANO Nº DE AULAS PREVISTAS 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL ANO LETIVO 2011/2012 6º ANO Nº DE AULAS PREVISTAS 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO 40 35 26 1 ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO H. G. P. 6º ANO - PROPOSTA

Leia mais

Aulas Previstas 1º período - 2º período 3º período - O (a) professor (a) em /09/2008

Aulas Previstas 1º período - 2º período 3º período - O (a) professor (a) em /09/2008 1 Programa de História e Geografia de Portugal - 5º ANO Tema A A Península Ibérica lugar de passagem e fixação Subtema 1 Ambiente natural e primeiros povos Subtema 2 Os romanos na PI resistência e romanização

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ano 2017-2018 Disciplina: História e Geografia de Portugal (5º e 6º Anos) Critérios de Avaliação ENSINO BÁSICO - 5º E 6º ANOS MATERIAL NECESSÁRIO Manual, caderno

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período

EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período EDUCAÇÃO INFANTIL 1º Período Objetivo Geral Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; Descobrir

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE PEDAGOGIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE PEDAGOGIA I IDENTIFICAÇÃO Disciplina: História da Educação Brasileira Carga Horária: 60h Créditos: 04 II APRESENTAÇÃO O conhecimento

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Geografia ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 OS LUGARES E SUAS PAISAGENS *Reconhecer semelhanças e diferenças entre as paisagens. *Perceber que as paisagens são constituídas por elementos naturais e culturais. *Compreender que a paisagem

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA INSTITUTO MARIA AUXILIADORA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE ESTUDO Simulado Participação 01/09 Festa da família. Atividade Avaliativa Prova 26/10 Interpretação textual; Adequação linguística;

Leia mais

CIDADANIA E MUNDO ATUAL

CIDADANIA E MUNDO ATUAL CIDADANIA E MUNDO ATUAL COMPETÊNCIAS (1) TRANSVERSAIS Promoção da educação para a cidadania A língua materna enquanto dimensão transversal Utilização das novas tecnologias de informação Competências Transversais

Leia mais

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ARTES 7º ANO 2015 Profª.: Maycon Batista Temática da Etapa: Conceito sobre arte e fotografia; Conceito sobre cores; Leitura de imagens; Desenho no caderno Valores da 3ª

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças

3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira. O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 1 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Brasil: um país heterogêneo O

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193)

Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Arte do Brasil aplicada a Museologia II (MUL 193) Disciplina Arte do Brasil aplicada a Museologia II Departamento Museologia Carga Horária Semanal Teórica 04 Prática 00 Unidade EDTM N o de Créditos 04

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno

Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação História e Geografia de Ano Letivo 2018/2019 _2_ºCiclo _6_ºAno Tema / Unidade Didáctica Conteúdos Competências Específicas Avaliação C.2 O

Leia mais

Currículo Estadual São Paulo. História. 1º Ano. Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC.

Currículo Estadual São Paulo. História. 1º Ano. Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. Currículo Estadual São Paulo História 1º Ano Material desenvolvido pela Editora do Brasil, não avaliado pelo MEC. 1 ano 1 Problematizando a Préhistória Aprendizagem 1 Analisar processos históricosociais

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016 8º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As tensões na Colônia) Páginas Tarefa 1 As tensões na Colônia 10 e 11 Mapa Mental 2 A viradeira 12 Exerc. 1 a 5

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE HISTÓRIA CICLO DA ALFABETIZAÇÃO 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL VERSÃO PRELIMINAR

MATRIZ CURRICULAR DE HISTÓRIA CICLO DA ALFABETIZAÇÃO 1º, 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL VERSÃO PRELIMINAR SECEAIA DE ESADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GEAIS SUBSECEAIA DE DESENVOLVIMENO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPEINENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANIL E FUNDAMENAL DIEOIA DE ENSINO FUNDAMENAL MAIZ CUICULA DE HISÓIA, E S DO ENSINO

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV2. Período: JUNHO/2018. História. Geografia. Ciências

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - AV2. Período: JUNHO/2018. História. Geografia. Ciências COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CALENDÁRIO DE

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 3ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A): Juliana Silva Cordeiro TURMA: 4º

Leia mais

paul ramírez jonas domínio público

paul ramírez jonas domínio público paul ramírez jonas No desenho que organiza as diversas atividades do espaço urbano, sua circulação e formas de ocupação, os monumentos representam uma pontuação, a demarcação de um território coletivo

Leia mais