UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da (FE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) pela Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito do Programa Nacional da Escola de Gestores da Educação Básica Pública (PNEGEBP), em convênio com a Secretaria da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE- RJ) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RJ), comunica a abertura de inscrição para a seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, voltado para coordenadores pedagógicos e\ou profissionais que exercem função equivalente nas escolas públicas, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação à distância (EaD). 1. DO OBJETIVO DO CURSO O, direcionado a coordenadores pedagógicos, tem o objetivo de formar, em nível pós-graduação lato sensu, através da modalidade de EaD, coordenadores pedagógicos das escolas municipais e estaduais de Educação Básica pública do estado do Rio de Janeiro e\ou profissionais que exercem função equivalente, nas escolas públicas, e contribuir com a qualificação, na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. 2. DO PERFIL DOS CANDIDATOS A proposta de formação destina-se aos profissionais que exercem a função de coordenador pedagógico e\ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora nas escolas públicas, em efetivo exercício da função, preferencialmente, para aqueles que não tenham feito cursos de capacitação, de recapacitação, de aperfeiçoamento, de especialização ou do Pró-Gestão e que atuem em escola com baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ou seja, menor que 4,2 (média nacional no ano de 2009 anos iniciais do ensino fundamental) Pré-requisitos a) Ter concluído curso de graduação ou demais cursos de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação; b) Ser servidor público efetivo, concursado, das redes públicas de ensino municipal e/ou estadual de educação básica;

2 c) Estar no exercício pleno da função de coordenador pedagógico das referidas redes no ensino fundamental e médio; d) Ter acesso à internet de banda larga e disponibilidade de pelo menos 10 (dez) horas semanais para dedicar-se ao curso on-line; e) Ter conhecimento do uso de editor de texto, planilhas, correio eletrônico e navegação web; f) Ter disponibilidade para participação dos encontros presenciais, às suas custas, com datas e locais a serem divulgados; g) Comprometer-se a compartilhar o conteúdo do curso com o coletivo da escola; h) Evidenciar disposição para contribuir, democrática e solidariamente, na construção do Projeto Político Pedagógico do estabelecimento de ensino onde atua, com a comunidade escolar e local; i) Ser lotado em escola com baixo IDEB (abaixo da média nacional - 4,2); j) Não ser cursista de outro curso de pós-graduação e/ou curso de graduação durante o desenvolvimento do curso. l) Ter, no mínimo, 2 (dois) anos de experiência como coordenador pedagógico em escola pública; m) Estar a, pelo menos, 5 (cinco) anos equidistante do período de aposentadoria. 3. DAS VAGAS Serão oferecidas 470 (quatrocentas e setenta) vagas, a serem preenchidas por candidatos selecionados pela Comissão de Seleção da Coordenação do Curso Escola de Gestores da Educação Básica Pública, da Faculdade da Educação da UFRJ. 4. DA DURAÇÃO DO CURSO O curso terá duração mínima de 12 (doze) meses, perfazendo um total de 405 (quatrocentas e cinco) horas/aula, sendo 360 (trezentas e sessenta) na modalidade Educação a Distância e 45 (quarenta e cinco) horas/aula em ações formativas presenciais. 5. DA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS A inscrição dos candidatos constará do preenchimento da ficha de inscrição (disponibilizada no site e da apresentação da documentação listada no item Período O período de inscrição será de 17 de fevereiro a 17 de março de 2011.

3 Parágrafo único Não serão aceitas as inscrições feitas fora das datas estabelecidas neste Edital Local Os documentos exigidos para a inscrição devem ser encaminhados à Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur 250, Prédio do CFCH, sala 37 campus, via SEDEX, com Aviso de Recebimento ou entregues pessoalmente Documentação exigida para a pré-seleção dos candidatos (cópia xerox) a) Documento de identidade (duas vias); b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (duas vias); c) Título de eleitor e comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral; d) Diploma de conclusão de curso de graduação ou demais cursos de nível superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (duas vias cópias autenticadas). e) Histórico escolar do curso da graduação ou demais cursos de nível superior; f) Carteira de reservista (apenas para candidatos do sexo masculino); g) 2 fotos 3x4; h) Documento comprobatório de ser servidor público efetivo, concursado, emitido pela Secretaria de Educação do Estado ou Município ex: contracheque, declaração da Secretaria, em papel timbrado, informando a condição de contratação e cargo de atuação; i) Documento comprobatório de estar no exercício efetivo da função de coordenador pedagógico em escola, há pelo menos 2 (dois) anos, emitido pelos referidos órgãos (item 5.3, alínea h ); j) Documento comprobatório de estar a pelo menos 5 (cinco) anos do período de aposentadoria; k) Ficha de inscrição (Anexo 1 disponível em l) Termo de Compromisso (Anexo 2); m) Formulário para cadastro de aluno (a) de Pós-Graduação (Anexo 3); n) Plano de Trabalho (Anexo 4). Parágrafo único todos os anexos devem ser devidamente preenchidos (com legibilidade e sem rasuras) e assinados pelo candidato. O preenchimento dos formulários descritos nas alíneas m e n não garante que o candidato será matriculado no curso. 6 DA SELEÇÃO Dentre os candidatos inscritos, serão selecionados, por mérito, 470 cursistas.

4 6.1 ETAPAS O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, darse-á, mediante análise da documentação comprovada; a segunda, de caráter classificatório, mediante entrevista em grupo, avaliando o Plano de Trabalho feito pelo candidato. Parágrafo único: O Plano de Trabalho (Anexo 4) deverá ser digitado em duas laudas, no máximo, em fonte ARIAL 12 e espaçamento 1,5. Nesse plano, o candidato deverá articular as necessidades prioritárias da escola em que atua aos objetivos do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica PERÍODO A primeira etapa da seleção será realizada de 17 de fevereiro a 17 de março de 2011, com a divulgação dos candidatos aprovados para a 2 a etapa, a partir de 23 de março de A segunda etapa da seleção será realizada no período de 04 a 18 de abril e o resultado divulgado a partir do dia 25 de abril de LOCAL (FE) UFRJ Campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250, Rio de Janeiro. 6.4 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Os critérios para seleção dos candidatos serão: a) 1ª ETAPA ELIMINATÓRIA: Comprovação da documentação exigida no item 5.3; b) 2ª ETAPA CLASSIFICATÓRIA: Considerar-se-ão o Plano de Trabalho escrito (Anexo 4) e a entrevista presencial em grupo, em local e data a serem divulgados no site. Parágrafo 1: Em caso de empate, prevalece o candidato com idade superior. Parágrafo 2: A ausência do candidato na 2ª etapa implicará a eliminação do mesmo, não cabendo recurso. 7. DA CLASSIFICAÇÃO A relação final dos classificados será divulgada no site por ordem classificatória. Parágrafo único Caso haja desistência de vaga, esta será preenchida pela ordem classificatória.

5 8. DA MATRÍCULA Os candidatos aprovados terão matrícula efetivada a partir do preenchimento da ficha de matrícula enviada à UFRJ (Anexo 3), havendo necessidade de confirmar a matrícula no período de 04 a 08 de abril no site da SUBSTITUIÇÃO DE CANDIDATOS Os candidatos aprovados e matriculados que não confirmarem sua matrícula no prazo definido perderão o direito à vaga e serão substituídos automaticamente pelos candidatos classificados de acordo com a pontuação no processo seletivo.

6 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA Anexo 2 TERMO DE COMPROMISSO Eu, RG n o, CPF n o, declaro, para os devidos fins, que, ao inscrever-me no processo seletivo do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Educação Básica Pública, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação à distância, sediado na da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tenho ciência de todos os aspectos apresentados e exigidos no Edital de 2011 e reafirmo que: 1. Tenho acesso à Internet de banda larga e disponibilidade de pelo menos 10 (dez) horas semanais para dedicar-me ao curso online na modalidade de educação à distância (EaD); 2. Tenho conhecimento básico do uso de editor de texto, planilha e correio eletrônico, além de navegação na web; 3. Sou funcionário público concursado; 4. Estou no exercício pleno da função de coordenador pedagógico em escola pública, tendo, pelo menos, 2(dois) anos de experiência nessa função; 5. Estou, a pelo menos 5 (cinco) anos, do pedido de aposentadoria; 6. Tenho disponibilidade para participação dos encontros presenciais a serem definidos pela Coordenação do Curso, às minhas custas; 7. Não sou aluno de outro curso de pós-graduação e/ou curso de graduação; 8. Estou disposto a compartilhar o conteúdo do Curso com o coletivo da minha escola; 9. Evidencio a disposição para contribuir na (re)construção do Projeto Político Pedagógico no estabelecimento de ensino onde atuo, com a comunidade escolar e local; 10. Coloco-me à disposição para apresentar originais e entregar cópias de todos os documentos solicitados, no ato da matrícula ou em qualquer momento do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Educação Básica Pública, sempre que assim me for solicitado. E, por estar de inteiro acordo com as condições aqui estabelecidas, firmo o presente Termo de Compromisso. Assinatura da(o) candidata(o): Local e data:

7 curso Universidade Federal do Rio de Janeiro ANEXO 3 FICHA DE MATRICULA Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Pública MEC/UFRJ Curso de: Candidato(a): Endereço: Bairro: CEP: Cidade: Estado: DDD: Tel. residencial: DDD: Tel. celular: DDD: FAX: DDD: Tel. para recados: Número de identidade: Órgão: Data de expedição: Certificado de Pessoa Física (CPF): Data de emissão: Título de eleitor: Zona: Seção: Estado: Certificado de reservista: Ministério: Estado: Ocupação atual / Cargo: Instituição: DDD: Tel. comercial: DDD: FAX: Graduação: Instituição: Conclusão: Em, / /. Assinatura do candidato

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA Anexo 4 PLANO DE TRABALHO (Máximo - 2 LAUDAS) OBJETIVOS (articulação aos objetivos do curso) JUSTIFICATIVA PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (o planejamento e acompanhamento do alcance do trabalho) CRONOGRAMA (as condições para a operacionalização) RESULTADOS ESPERADOS BIBLIOGRAFIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO /PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGEd

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO /PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGEd MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO /PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGEd EDITAL N. 01/2015 - PPGEd, de 06 de fevereiro de 2015 Processo Seletivo

Leia mais

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós-

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós- EDITAL CEAD/UFOP N 35/2014 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para o Curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-Graduação lato sensu), oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA CESPEB 2019

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA CESPEB 2019 Universidade Federal do Rio de Janeiro EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA CESPEB 2019 De ordem das Diretoras da Faculdade de Educação e do Colégio

Leia mais

EDITAL N. 09/ CE, de 10 de novembro de 2014 PROCESSO SELETIVO PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/EXTENSÃO

EDITAL N. 09/ CE, de 10 de novembro de 2014 PROCESSO SELETIVO PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO EDITAL N. 09/2014 - CE,

Leia mais

EDITAL N. 03/2014 - CE, de 04 de setembro de 2014. Processo Seletivo para Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

EDITAL N. 03/2014 - CE, de 04 de setembro de 2014. Processo Seletivo para Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO EDITAL N. 03/2014

Leia mais

EDITAL 03/2012 - CE, de 03 de setembro de 2012

EDITAL 03/2012 - CE, de 03 de setembro de 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO EDITAL 03/2012 -

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL 001/ 2012 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 09/10/2012) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

EDITAL Nº 001/2012, de 09 de Fevereiro de 2012.

EDITAL Nº 001/2012, de 09 de Fevereiro de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMAMIDADES UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº 001/2012, de 09 de Fevereiro de 2012. Dispõe

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 126, 12 DE ABRIL DE 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

PUBLICAÇÃO HOMOLOGAÇÃO DA PRÉ-INSCRIÇÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

PUBLICAÇÃO HOMOLOGAÇÃO DA PRÉ-INSCRIÇÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS PUBLICAÇÃO HOMOLOGAÇÃO DA PRÉ-INSCRIÇÃO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS A Diretoria do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Leia mais

EDITAL Nº 03/ DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 03/ DAS DISPOSIÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM EDITAL Nº 03/2019 EDITAL

Leia mais

EDITAL CEAD/UFOP N 019/2013

EDITAL CEAD/UFOP N 019/2013 EDITAL CEAD/UFOP N 019/2013 Dispõe sobre o processo de inscrição para o Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica (Pós- Graduação lato sensu) oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL PPPG Nº 12/2015

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL PPPG Nº 12/2015 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº. 1192/2014) EDITAL PPPG Nº 12/2015 A PRÓ-REITORIA DEPESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 98/2017/PVZN - CGAB/IFRO, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 98/2017/PVZN - CGAB/IFRO, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017 1 de 8 22/11/2017 17:21 EDITAL DE SELEÇÃO Nº 98/2017/PVZN - CGAB/IFRO, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2017 PROCESSO SEI Nº 23243.017580/2017-73 DOCUMENTO SEI Nº 0111384 Edital de Seleção de candidatos para o Curso

Leia mais

EDITAL 02/DHRM/2017, DE 27 DE OUTUBRO DE PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

EDITAL 02/DHRM/2017, DE 27 DE OUTUBRO DE PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA EDITAL 02/DHRM/2017, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 - PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO

Leia mais

EDITAL 32/ DO NÚMERO DE VAGAS 2.1 Serão ofertadas 30 (trinta) vagas.

EDITAL 32/ DO NÚMERO DE VAGAS 2.1 Serão ofertadas 30 (trinta) vagas. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 84, DE 08 DE AGOSTO DE 2014.

EDITAL Nº 84, DE 08 DE AGOSTO DE 2014. EDITAL Nº 84, DE 08 DE AGOSTO DE 2014. O CHEFE DA COORDENADORIA DE PESQUISA, NO EXERCÍCIO DO CARGO DE PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA Nº 001/2017

EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA Nº 001/2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA Nº 001/2017 1 - INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Educação Matemática (Aprovado pela Edital PrP N 21/2017), do Câmpus Cora

Leia mais

Edital 05 de 26 de dezembro de Retificação. Retifica o Edital 03/2017 DEAD/UERN de 22 de dezembro de 2017

Edital 05 de 26 de dezembro de Retificação. Retifica o Edital 03/2017 DEAD/UERN de 22 de dezembro de 2017 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPEG FACULDADE

Leia mais

EDITAL N. 261/GDRH/SEARH, DE 21 DE OUTUBRO DE 2014.

EDITAL N. 261/GDRH/SEARH, DE 21 DE OUTUBRO DE 2014. EDITAL N. 261/GDRH/SEARH, DE 21 DE OUTUBRO DE 2014. A Superintendente Estadual de Administração e Recursos Humanos de Rondônia, Senhora Carla Mitsue Ito, no uso de suas atribuições legais, considerando

Leia mais

Publicado em DOE de 05/12/2017

Publicado em DOE de 05/12/2017 Publicado em DOE de 05/12/2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 DE 27-4-1976 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19.12.86 Recredenciada

Leia mais

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA A SAÚDE ÍNDIGENA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA A SAÚDE ÍNDIGENA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA 1 CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA A SAÚDE ÍNDIGENA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSPSA),

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019 A Coordenação do Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE "SUPERVISOR DA FORMAÇÃO" PARA O PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

POLO UAB DE APOIO PRESENCIAL DE BARÃO DE COCAIS EDITAL CEAD Nº 001/2013

POLO UAB DE APOIO PRESENCIAL DE BARÃO DE COCAIS EDITAL CEAD Nº 001/2013 POLO UAB DE APOIO PRESENCIAL DE BARÃO DE COCAIS EDITAL CEAD Nº 001/2013 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para o curso de Especialização em Práticas Pedagógicas, a ser oferecido pelo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DISCENTE

PROCESSO SELETIVO DISCENTE 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Coordenadoria de Educação a Distância Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 130 DE 11 DE NOVEMBRO DE 2013 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE TUTOR PRESENCIAL PARA

Leia mais

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

E D I T A L 002/ EAD/ UFSC CSE-CCN / 2009

E D I T A L 002/ EAD/ UFSC CSE-CCN / 2009 E D I T A L 002/ EAD/ UFSC CSE-CCN / 2009 A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, através da FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICOS (FEPESE), torna pública as normas que regerão o Processo

Leia mais

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 13

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 13 1 EDITAL 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL O HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HCPA/UFRGS, em vista de parceria firmada com a Secretaria Nacional de Políticas

Leia mais

EDITAL UESC Nº 011 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDITAL UESC Nº 011 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL UESC Nº 011 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no

Leia mais

EDITAL N 062/2016 Referente ao Aviso N 081/2016, publicado no D.O.E. de 22/06/2016.

EDITAL N 062/2016 Referente ao Aviso N 081/2016, publicado no D.O.E. de 22/06/2016. EDITAL N 062/2016 Referente ao Aviso N 081/2016, publicado no D.O.E. de 22/06/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, regimentais e de acordo com o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU LINGUAGENS E PRÁTICAS DE ENSINO

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU LINGUAGENS E PRÁTICAS DE ENSINO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS/CÂMPUS MORRINHOS EDITAL n 001/2017, de 11 de dezembro de 2017. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU LINGUAGENS E PRÁTICAS DE ENSINO

Leia mais

1.3. Os alunos serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente edital;

1.3. Os alunos serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente edital; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 025/2010 DE SELEÇÃO

Leia mais

Edital PROEX n 12, de 11 dezembro de 2017

Edital PROEX n 12, de 11 dezembro de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDU Edital PROEX n 12, de 11 dezembro de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS QUIRINÓPOLIS - CURSO DE PEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS QUIRINÓPOLIS - CURSO DE PEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS QUIRINÓPOLIS - CURSO DE PEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EDITAL N. 01/2018 - TURMA 2018/2019 A direção do Campus

Leia mais

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015 CÂMPUS IPORÁ EDITAL LATO SENSU Nº 001/2015 CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E ESCRITA Nº 01/2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS EDITAL Nº 01/2014 PGCHPI PROCESSO SELETIVO A Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 01/2014 PPGDEI PROCESSO SELETIVO DA 3ª TURMA A Universidade

Leia mais

1. O processo seletivo será regido por este Edital e executado pelo Campus EaD do IFRN.

1. O processo seletivo será regido por este Edital e executado pelo Campus EaD do IFRN. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CAMPUS EaD EDITAL Nº

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS PROF a CINOBELINA ELVAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOTECNIA

Leia mais

EDUCAÇÃO E SABERES TRADICIONAIS NO SEMIÁRIDO

EDUCAÇÃO E SABERES TRADICIONAIS NO SEMIÁRIDO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH) CAMPUS III PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS - PPGESA EDITAL Nº /2016 ABERTURA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIREÇÃO GERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ DIREÇÃO GERAL EDITAL Nº 28/2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do IFPI-Campus Picos, torna público para conhecimento dos interessados, o regulamento do

Leia mais

EDITAL Nº /2015 DISCIPLINA HORÁRIO Nº DE VAGAS TERÇA-FEIRA FORMAS DE ESCOLARIZAÇÃO E SISTEMAS DE ENSINO

EDITAL Nº /2015 DISCIPLINA HORÁRIO Nº DE VAGAS TERÇA-FEIRA FORMAS DE ESCOLARIZAÇÃO E SISTEMAS DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH) CAMPUS III PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS - PPGESA EDITAL Nº /2015 ABERTURA

Leia mais

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA

EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA EDITAL 18/ 2017 de 09 de outubro de 2017 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE FÍSICA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Picos através

Leia mais

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA

EDITAL 022/ NEAD/FAEFID SELEÇÃO DE TUTORES A DISTANCIA U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E J U I Z D E F O R A U F J F N E A D N ú c l e o d e E d u c a ç ã o a D i s t â n c i a Prédio do CRITT Cidade Universitária Bairro Martelos Juiz de Fora - MG

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA

Leia mais

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET)

EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) EDITAL Nº. 001/2014 (FACET) O Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat), o Campus Universitário Vale do Teles Pires, a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas e a Pró-reitora de Pesquisa e Pósgraduação

Leia mais

EDITAL CEAD/UFOP N /2013

EDITAL CEAD/UFOP N /2013 EDITAL CEAD/UFOP N 0.. 12/2013 Dispõe sobre o processo de inscrição para o Curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-Graduação lato sensu) oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 23/2018 DA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UFRGS) EDITAL 01/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UFRGS) EDITAL 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UFRGS) EDITAL 01/2017 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

Leia mais

EDITAL Nº 004/2016 Referente ao Aviso nº 005/2016, publicado no DOE de 20/01/2016.

EDITAL Nº 004/2016 Referente ao Aviso nº 005/2016, publicado no DOE de 20/01/2016. EDITAL Nº 004/2016 Referente ao Aviso nº 005/2016, publicado no DOE de 20/01/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, regimentais e de acordo com o Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO

Leia mais

EDITAL N o 01 / No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

EDITAL N o 01 / No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAMPUS CATALÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZACÃO EM GESTÃO DE PESSOAS E MARKETING

Leia mais

EDITAL Nº. 23/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 23/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 23/2018 ABERTURA DE

Leia mais

1. DO CURSO. 1.6 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico <http://educacaopobrezaedesigualdadesocial.nute.ufsc.br>.

1. DO CURSO. 1.6 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico <http://educacaopobrezaedesigualdadesocial.nute.ufsc.br>. EDITAL N. o 13/2014 /EED/CED/UFSC, DE 02 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE A DISTÂNCIA O Coordenador

Leia mais

EDITAL Nº 086/2016 Referente ao Aviso N 114/2016, publicado no D.O.E de 23/08/2016

EDITAL Nº 086/2016 Referente ao Aviso N 114/2016, publicado no D.O.E de 23/08/2016 EDITAL Nº 086/2016 Referente ao Aviso N 114/2016, publicado no D.O.E de 23/08/2016 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições, legais e regimentais, torna público, para

Leia mais

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e Edital nº56 de 20 abril de 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do IFPI- Campus Teresina Central, torna público para conhecimento dos interessados,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019 A Coordenação do Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO do EDITAL 09/ CE, de 10 de novembro de 2014 PROCESSO SELETIVO PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/EXTENSÃO

AVISO DE RETIFICAÇÃO do EDITAL 09/ CE, de 10 de novembro de 2014 PROCESSO SELETIVO PARA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO AVISO DE RETIFICAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE CIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE CIÊNCIAS - UFJF EDITAL Nº 01/2014 Centro de Ciências-UFJF PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CDHDHC/CAC/CONECT[e]/PROPESQ/SECADI/MEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CDHDHC/CAC/CONECT[e]/PROPESQ/SECADI/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CDHDHC/CAC/CONECT[e]/PROPESQ/SECADI/MEC PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE CURSISTAS PARA O I CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DISCENTE EDITAL 01 / 2014

PROCESSO SELETIVO DISCENTE EDITAL 01 / 2014 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Coordenadoria de Educação a Distância Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Especialização

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

1.6 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico <http://educacaopobrezaedesigualdadesocial.nute.ufsc.br>.

1.6 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico <http://educacaopobrezaedesigualdadesocial.nute.ufsc.br>. EDITAL N. 13/2014 /EED/CED/UFSC, DE 02 DE SETEMBRO DE 2014, ALTERADO PELO EDITAL N. 15/2014 /EED/CED/UFSC, DE 18 DE SETEMBRO DE 2014 E PELO EDITAL N. 16/2014 /EED/CED/UFSC, DE 03 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2019 Seleção ao Curso de Especialização em ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Ano: 2019

EDITAL Nº 001/2019 Seleção ao Curso de Especialização em ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Ano: 2019 EDITAL Nº 001/ Seleção ao Curso de Especialização em ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Ano: O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Edital n 12, de 15 de setembro de 2017.

Edital n 12, de 15 de setembro de 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDU Edital n 12, de 15 de setembro de 2017. PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO,

Leia mais

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 36/2018 ABERTURA DE

Leia mais

1.4 Informações sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica ou na secretaria do Programa (Tel ).

1.4 Informações sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica  ou na secretaria do Programa (Tel ). UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº. 3/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ECONOMIA

Leia mais

EDITAL N 002/2017/SPB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO DOMICILIAR

EDITAL N 002/2017/SPB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO DOMICILIAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO DOMICILIAR EDITAL N 002/2017/SPB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS PROF a CINOBELINA ELVAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOTECNIA

Leia mais

EDITAL N 829, de 20 de dezembro de 2018.

EDITAL N 829, de 20 de dezembro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SUZANO Av. Mogi das Cruzes, 1.501- Parque Suzano Suzano SP CEP 08673-010 Tel. 98614-1585 E-mail: drg_suzano@ifsp.edu.br

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL 2016 O Colegiado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Alfabetização das Crianças das Classes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UFRGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UFRGS) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SEAD) UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB/UFRGS) EDITAL 01/2017 - RETIFICAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 9ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 9ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 11/2017 DA PROCESSO SELETIVO PARA A 9ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da

Leia mais

Edital 06/2011 UNASUS/UFCSPA Seleção de Tutores a Distância Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 06/2011 UNASUS/UFCSPA Seleção de Tutores a Distância Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 06/2011 UNASUS/UFCSPA Seleção de Tutores a Distância Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL O Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL CEAD n. o 007/2014

EDITAL CEAD n. o 007/2014 EDITAL CEAD n. o 007/2014 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para os cursos de Especialização em Práticas Pedagógicas, a ser oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014 EDITAL Nº 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

Leia mais

Rio de Janeiro, 30 de maio de Edital de Seleção de Tutores para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Rio de Janeiro, 30 de maio de Edital de Seleção de Tutores para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana 1 Rio de Janeiro, 30 de maio de 2008 Edital de Seleção de Tutores para o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação

Leia mais

EDITAL CEAD n. o 003/2013

EDITAL CEAD n. o 003/2013 EDITAL CEAD n. o 003/2013 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para os cursos de Especialização em Práticas Pedagógicas e Especialização em Mídias na Educação, a serem oferecidos pelo Centro

Leia mais

EDITAL Nº 178/ PROGRAD/CIPEAD. Edital para seleção de cursistas. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

EDITAL Nº 178/ PROGRAD/CIPEAD. Edital para seleção de cursistas. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EDITAL Nº 178/2013 - PROGRAD/CIPEAD Edital para seleção de cursistas. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL N. 001/2018/EDH PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNEMAT, EM PARCERIA

Leia mais

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE

Leia mais

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL Nº 247/2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA,

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 Tecnologias Emergentes - 1 CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 A coordenadora do Projeto de Extensão TECNOLOGIAS EMERGENTES A SEVIÇO DA APRENDIZAGEM, aprovado

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO ADOLESCENTE /UERJ CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE COLETIVA EDITAL

MINISTÉRIO DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO ADOLESCENTE /UERJ CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE COLETIVA EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE NÚCLEO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO ADOLESCENTE /UERJ CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE COLETIVA EDITAL I - Apresentação O Curso de Educação a Distancia Introdução à Saúde Integral dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG Faculdade de Educação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG Faculdade de Educação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL. EDITAL 2015 A Diretora da da UFMG, no uso de suas atribuições, FAZ SABER, que no período de 26 de janeiro de 2015 a 22 de fevereiro de 2015, impreterivelmente até as 18:00 horas, estarão abertas as inscrições

Leia mais

Processo seletivo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão em Agronegócios e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Processo seletivo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão em Agronegócios e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Processo seletivo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão em Agronegócios e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão e Docência no Ensino Superior 1. INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL Nº 01/2016 A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 08/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 08/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL Nº 08/2017 EDITAL DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UFBA

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2016- CCM/UFPB

EDITAL Nº. 01/2016- CCM/UFPB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS DIREÇÃO DE CENTRO GERÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA EDITAL Nº. 01/2016- CCM/UFPB O Centro de Ciências Médicas (CCM),

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL EDITAL Nº 05/2018 A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o

Leia mais