ggg A Dois Dez conta com anos de experiência na fabricação, fornecimento e instalação de diversos sistemas para trabalho em altura.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ggg A Dois Dez conta com anos de experiência na fabricação, fornecimento e instalação de diversos sistemas para trabalho em altura."

Transcrição

1

2 ggg A Dois Dez conta com anos de experiência na fabricação, fornecimento e instalação de diversos sistemas para trabalho em altura. Desenvolvemos este artigo para ajudar você a entender mais sobre nosso negócio e como nossa empresa pode te ajudar a solucionar seus problemas.

3 Trata-se de um de sistema de proteção coletiva contra queda (SPCQ) para trabalho em altura. O trabalhador, quando executando atividade de risco deve estar conectado initerruptamente a esse sistema. A composição da linha de vida depende do tipo. Um sistema de ancoragem de trilho rígido é uma linha de vida. No entanto, comumente o termo é associado ao sistema montado com postes e cabos de aço. Nesse caso, colocando de forma simples, a linha de vida consiste em sistema de cabo de aço fixados a dois ou mais pontos da estrutura ou ancoragens estruturais através de elementos e dispositivos de ancoragem como postes, olhais, suportes, entre outros. Vale ressaltar que, embora, este sistema seja predominantemente voltado para retenção de queda, ele não dispensa a utilização de outros equipamentos de segurança individuais como, por exemplo, cinturão de segurança tipo paraquedista e talabarte, entre outros.

4 É comum que empresas tenham em algum momento a necessidade de realizar atividades que impliquem acesso a locais altos como telhados e escadas. Na maioria dos casos o acesso ao telhado resulta da demanda por manutenção, limpeza, instalação, ou até mesmo uma fiscalização de rotina. Segundo dados do Ministério do Trabalho, 40% dos acidentes no ambiente de trabalho são ocasionados por quedas. É recomendável que medidas sejam tomadas para que os colaboradores não sejam expostos a esse risco. No entanto, em situações cujo trabalho em altura seja inevitável, o Ministério do Trabalho, através da NR 35 determina que as empresas possuam sistemas de ancoragem para garantir a segurança do trabalhador. Veja nosso artigo sobre o Anexo II da NR 35

5 A linha de vida pode ser horizontal, vertical, flexível ou rígida. Ainda, sua instalação pode ser: 1. Permanente, o que significa que a linha é instalada em local específico sem a finalidade de ser removida a curto prazo; 2. Temporária (móvel), cuja instalação pode ser realizada em diversos locais que estejam aptos à sua instalação e que tem a finalidade de ser removida a curto prazo.

6 As linhas de vida devem estar em conformidade com os requisitos da ABNT NBR Proteção contra quedas de altura. Mas, deve-se observar em conjunto as determinações do Anexo II da NR 35 e a NR 18 ( Medidas de proteção contra quedas de altura). Entenda a NBR 16325

7 Não. O CA do Inmetro aplica-se somente aos equipamentos de proteção individuais (EPI) para trabalho em altura.

8 Não. O Anexo II da NR 35, cita a necessidade de certificação dos dispositivos de ancoragem e os fabricantes podem alegar que seus equipamentos são certificados. Mas, essa informação não é 100% verdadeira. Em 2014, foi publicada a norma ABNT NBR partes 1 e 2. Essa norma especifica os requisitos e os métodos de ensaio dos dispositivos de ancoragem. Assim como a Dois Dez, alguns fabricantes sérios testam suas ancoragens conforme a metodologia dessa Norma. Os testes podem ser realizados em laboratórios acreditados ou até mesmo em laboratórios dentro das empresas. Caso os resultados obtidos estejam de acordo com o esperado em Norma, pode se considerar que o dispositivo atende a NBR e que é fabricado em conformidade com ela. Mas, isso não significa que ele é certificado. No Brasil, ainda não existe certificação para os dispositivos de ancoragem. No entanto, é obrigatório (NR 35) que os dispositivos atendam integralmente todas as diretrizes da NBR Informe-se! Pergunte ao seu fornecedor se os produtos que ele oferece atendem às Normas. Com segurança não se brinca!

9 Antes de iniciar a instalação da linha de vida é necessário analisar se a estrutura à qual ela será fixada suportará os esforços resultantes de uma queda. Os cálculos devem ser realizados por profissional legalmente habilitado. O fornecedor da linha de vida deve aprovisionar um memorial de cálculo que verifique a aplicabilidade do sistema de linha de vida e a resistência dos materiais nela utilizados. No entanto, é o profissional legalmente habilitado responsável pela obra (prédio) quem deve elaborar o memorial de cálculo da estrutura e atestar se ela suportará os reforços repassados pela linha de vida caso ocorra uma queda. Ambos os memoriais devem obedecer às normas técnicas nacionais vigentes e à bibliografia técnica específica.

10 Como vimos neste post, uma linha de vida envolve procedimentos mais complexos que a simples instalação de cabos e pilaretes. É preciso conhecer os materiais, as especificações técnicas, as cargas repassadas às estruturas e ao trabalhador em caso de queda, além de conceitos como fator de queda, zona livre de queda, entre outros. Além disso, é imperativa a conformidade da linha de vida e seus componentes com a legislação vigente. Sua instalação deve ser realizada por profissionais capacitados. E ainda, deverá ser identificada através da ART, a responsabilidade técnica pelo serviços prestados. Esta só pode ser conferida por um profissional legalmente habilitado. Foque no seu negócio e deixe que a Dois Dez resolva esse problema para você. Ficaremos felizes em ajudá-lo (a) a atender os requisitos normativos e a garantir a segurança dos seus trabalhadores. Confie em quem é especialista no assunto! Estes aspectos dificultam que empresas instalem e fabriquem produtos por conta própria, sem os devidos ensaios, processos de controle de fabricação e instalação.

11 As normas determinam que a linha de vida seja inspecionada antes da primeira utilização e periodicamente pelo menos uma vez a cada 12 meses. A inspeção periódica deverá ser realizada conforme as normas regulamentadoras e técnicas aplicáveis. Além de seguir as instruções do fabricante do sistema. Ela pode ser realizada por você, pelo fabricante ou outro profissional desde que capacitados para isso. No entanto, não deixe de observar as condições de garantia do seu sistema. Seu fornecedor pode vincular o serviço de inspeção à extensão da garantia. Isso porque, sem que faça a inspeção pessoalmente, ele não pode ratificar em quais condições se encontram o sistema e seus componentes. Além disso, é imprescindível que a linha seja inspecionada SEMPRE antes do uso e que se mantenham registros das inspeções.

12 Ficamos felizes com sua decisão em confiar a segurança de seus funcionários e da sua empresa a quem entende do assunto! Forneceremos soluções personalizados para atender a sua necessidade. Para isso, precisamos que sejam encaminhadas: 1. Endereço da obra, fotos e as plantas dos locais de instalação, telhados e/ou coberturas dos edifícios, entre outros. 2. As plantas devem ilustrar o tipo de estrutura de suporte do telhado, laje ou último pavimento. 3. Todo o sistema de linha de vida precisa ser fixado diretamente a componentes estruturais do edifício. Salvo poucas exceções como telhas de ferro com espessura igual ou superior a 0.5mm. 4. Convém que já informe onde as linhas deverão ser instaladas perímetro do edifício, cumeeira etc. Mas, não se preocupe se não souber. Nossa equipe de especialistas dimensionará o sistema de maneira eficiente para você! 5. Além dessas informações é pertinente enviar outras informações que julgue relevante. Não deixe de enviar o CNPJ e uma ficha cadastral. Após recebimento das plantas à consecução do projeto, elaboraremos um croqui do sistema para sua prévia aprovação e em seguida encaminhamos o orçamento. Toda a equipe da Dois Dez fica à total disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas. SOLICITE SEU ORÇAMENTO

13 ggg Conheça nossa soluções. Baixe agora nossos catálogos: Linha de Vida para Telhado Linha de Vida Móvel Linha de Vida para Escada Marinheiro Ponto de Ancoragem Trilho Rígido Sistema de Contra Peso Não encontrou o que precisa aqui? Solicite uma avaliação com nossos consultores.

14

VOCÊ SABE SE O TELHADO DA SUA EMPRESA É TÃO SEGURO AO ACESSO QUANTO DEVERIA SER?

VOCÊ SABE SE O TELHADO DA SUA EMPRESA É TÃO SEGURO AO ACESSO QUANTO DEVERIA SER? VOCÊ SABE SE O TELHADO DA SUA EMPRESA É TÃO SEGURO AO ACESSO QUANTO DEVERIA SER? Usualmente, no dia-a-dia das empresas é necessário realizar alguma atividade que envolva acessar o telhado. E VOCÊ SABE

Leia mais

INFORMATIVO Sistemas de Proteção contra Quedas O QUE HÁ DE NOVO?

INFORMATIVO Sistemas de Proteção contra Quedas O QUE HÁ DE NOVO? INFORMATIVO Sistemas de Proteção contra Quedas O QUE HÁ DE NOVO? Esta proposta de texto trata-se do Anexo II (REVISÃO DO ITEM 35.5 - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, ACESSÓRIOS E SISTEMAS DE ANCORAGEM)

Leia mais

15 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE LINHA DE VIDA

15 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE LINHA DE VIDA 15 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE LINHA DE VIDA Segundo o MTE, 40% dos acidentes causados no ambiente de trabalho são ocasionadas por quedas. Uma das soluções mais buscadas pelas empresas para solucionar

Leia mais

Ponto de Ancoragem. Segurança de alta performace

Ponto de Ancoragem. Segurança de alta performace No setor de construção civil existem diversas normas de segurança e medicina do trabalho que são necessárias e imprescindíveis, entre elas uma em questão se destaca: Esta Norma Regulamentadora - NR 18

Leia mais

ANCORAGEM PREDIAL. Alfa Proteções São Paulo Tel.: (11) / WhatsApp: (11)

ANCORAGEM PREDIAL. Alfa Proteções São Paulo Tel.: (11) / WhatsApp: (11) ANCORAGEM PREDIAL No setor de construção civil existem diversas normas de segurança e medicina do trabalho que são necessárias e imprescindíveis, entre elas uma em questão se destaca: Esta Norma Regulamentadora

Leia mais

Palestrante: Carlos Dias TST

Palestrante: Carlos Dias TST SISTEMAS DE SEGURANÇA PARA TRABALHOS EM ALTURA NR 35 ANEXO II NBR16325/NBR14626/NBR14627 Palestrante: Carlos Dias TST...O melhor vinho é aquele que a você gosta... Frase de Carlos Cabral, enólogo...o melhor

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira. Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Segurança e Saúde em Trabalhos em Altura Porque este assunto preocupa? Impacto dos Acidentes envolvendo Quedas - 40% das fatalidades

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE PONTOS DE ANCORAGEM ANCORAGEM MESTRE MAX

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE PONTOS DE ANCORAGEM ANCORAGEM MESTRE MAX MANUAL DE INSTRUÇÕES DE PONTOS DE ANCORAGEM ANCORAGEM MESTRE MAX www.mestremax.com.br (51) 3748-9439 atendimento@mestremax.com.br MANUAL DE INSTRUÇÕES ANCORAGEM MESTRE MAX 1. FABRICANTE: Edson Nonnenmacher

Leia mais

NR 35 SEMINÁRIO Um Ano de Vigência da Norma de Trabalho em Altura

NR 35 SEMINÁRIO Um Ano de Vigência da Norma de Trabalho em Altura NR 35 SEMINÁRIO Um Ano de Vigência da Norma de Trabalho em Altura 26 de setembro do 2013 Projeto de norma Dispositivos de ancoragem Objetivo da apresentação: Apresentar o projeto de norma de dispositivos

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES A HÉRCULES POSSUI CINTO PARA PESSOAS COM MAIS DE 100 KG OU POSSO UTILIZAR O CINTO DA HÉRCULES PARA MEU FUNCIONÁRIO COM MAIS DE 100 KG?? Concluímos que os cinturões paraquedistas da

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.113, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016

MINISTÉRIO DO TRABALHO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.113, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 MINISTÉRIO DO TRABALHO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.113, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 Altera o item 35.5 - Equipamentos de Proteção Individual, Acessórios e Sistemas de Ancoragem e inclui o Anexo o

Leia mais

Portaria MTPS Nº 1113 DE 21/09/2016

Portaria MTPS Nº 1113 DE 21/09/2016 Portaria MTPS Nº 1113 DE 21/09/2016 Publicado no DO em 22 set 2016 Altera o item 35.5 - Equipamentos de Proteção Individual, Acessórios e Sistemas de Ancoragem e inclui o Anexo o Anexo II - Sistema de

Leia mais

Portaria Nº 1.113, de 21 de Setembro de 2016 Ministério do Trabalho

Portaria Nº 1.113, de 21 de Setembro de 2016 Ministério do Trabalho Portaria Nº 1.113, de 21 de PORTARIA Nº 1.113, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 Altera o item 35.5 - Equipamentos de Proteção Individual, Acessórios e Sistemas de Ancoragem e inclui o Anexo o Anexo II - Sistema

Leia mais

Seralts Comércio, Serviços e Treinamentos Ltda - ME

Seralts Comércio, Serviços e Treinamentos Ltda - ME Portfólio 2016 APRESENTAÇÃO Este Portfólio tem como objetivo, apresentar o perfil da Seralts a nossos Clientes, Parceiros e Colaboradores, a fim de facilitar nosso processo de Integração. Fundada em 2012,

Leia mais

GlideLoc Sistemas de trilho para acesso seguro em escadas

GlideLoc Sistemas de trilho para acesso seguro em escadas GlideLoc Sistemas de trilho para acesso seguro em escadas FAQ Perguntas Mais Frequentes P1: O que são os kits GlideLoc para acesso seguro em escadas? R1: GlideLoc trata-se de de um sistema de linha de

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 Estruturas Pré-moldadas e Pré-Fabricadas de Concreto Versão_CPN ITEM / TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO OBSERVAÇÕES OBJETIVO Este anexo estabelece requisitos mínimos de segurança

Leia mais

Bom dia! Seleção, inspeção emanutenção dos EPIs

Bom dia! Seleção, inspeção emanutenção dos EPIs Bom dia! Seleção, inspeção emanutenção dos EPIs NR-35.5.1 Os EPI, acessórios e sistemas de ancoragem devem ser especificados e selecionados considerando-se a sua: eficiência, o conforto, a carga aplicada

Leia mais

Rua Dr. Sergio Francisco de Souza de Castro, 17 CEP: SEDE

Rua Dr. Sergio Francisco de Souza de Castro, 17 CEP: SEDE Rua Dr. Sergio Francisco de Souza de Castro, 17 CEP: 81580-030 SEDE MANUAL DE INTRUÇÕES Setti 2500kgf (25kN) DISPOSITIVO DE ANCORAGEM TIPO A1 / C NBR-16325-1 e 2 1) FABRICANTE: Setti Resgate e Alpinismo

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TÍTULO: TRABALHOS EM ALTURA CORDELETE DE SUPORTAÇÂO DE CARGAS ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TÍTULO: TRABALHOS EM ALTURA CORDELETE DE SUPORTAÇÂO DE CARGAS ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-045 CLIENTE: : - d 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - SMS ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

Sistemas de Segurança. Antiquedas Leve Antiquedas Intermediário SLQA Tipo FORCA Linha de Vida

Sistemas de Segurança. Antiquedas Leve Antiquedas Intermediário SLQA Tipo FORCA Linha de Vida Sistemas de Segurança Antiquedas Leve Antiquedas Intermediário SLQA Tipo FORCA Linha de Vida Antiquedas Leve O Sistema Antiquedas Leve protege a queda de materiais durante a fase de execução da estrutura

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TÍTULO: TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TÍTULO: TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-043 CLIENTE: : - d 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - SMS ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS N o UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS N o UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO 1. OBJETIVO Estabelecer as condições mínimas para o fornecimento e recebimento de mosquetão. 2. DEFINIÇÃO O mosquetão, denominado como conector é um anel metálico de diversos tipos e formatos para ligação

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA TALHA MOTORIZADA COM TROLLEY AMB 23.0792.0500.0 SAP 10005225 1. ESCOPO DO FORNECIMENTO Fornecimento de talha de corrente motorizada capacidade de carga 3.000 KG, para içamento e movimentação

Leia mais

001 Branco / 002 Verde / 003 Cinza / 004 Azul Marinho / 005 Marrom Cacau / Amarelo

001 Branco / 002 Verde / 003 Cinza / 004 Azul Marinho / 005 Marrom Cacau / Amarelo 1 OBJETIVO Estabelecer as condições mínimas para fornecimento de capacete de segurança para uso dos trabalhadores da Superintendência do Porto do Rio Grande, em atividades com exposição a riscos durante

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA CONECTOR ENTRE COMPONENTES MOSQUETÃO ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA CONECTOR ENTRE COMPONENTES MOSQUETÃO ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-047 CLIENTE: : - d 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - SMS ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

RECOMENDAÇÕES REFERENTES A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE REDES DE SEGURANÇA

RECOMENDAÇÕES REFERENTES A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE REDES DE SEGURANÇA RECOMENDAÇÕES REFERENTES A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE REDES DE SEGURANÇA O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção CPR/RS, preocupado com as proteções

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE BANDEJAMENTO SMBT 2500 SMBT 1400 SMBRT 2500 SMBRT 1400

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE BANDEJAMENTO SMBT 2500 SMBT 1400 SMBRT 2500 SMBRT 1400 MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE BANDEJAMENTO SMBT 2500 SMBT 1400 SMBRT 2500 SMBRT 1400 Sumário 1- Instruções de Montagem e Ancoragem para Plataformas/Bandejas... 3 2- TERMO DE GARANTIA... 3

Leia mais

SEGALT TREINAMENTOS. Projeto Tr abalho em Altur a NR - 35 Acesso por Cor da NBR15.595/ (Alpinismo Industrial) Ricar do Pacheco

SEGALT TREINAMENTOS. Projeto Tr abalho em Altur a NR - 35 Acesso por Cor da NBR15.595/ (Alpinismo Industrial) Ricar do Pacheco SEGALT TREINAMENTOS Projeto Tr abalho em Altur a NR - 35 Acesso por Cor da NBR15.595/15.475 (Alpinismo Industrial) Ricar do Pacheco ACESSO POR CORDA Definição Técnica de progressão utilizando cordas, em

Leia mais

Normativas Gerais da NR-18

Normativas Gerais da NR-18 Normativas Gerais da NR-18 18.12 - ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS 2 ESCADAS, RAMPAS E PASSARELAS - A transposição de pisos com diferença de nível superior a 40cm deve ser feita por meio de escadas ou rampas.

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO LUVA DE RASPA COM PALMA DE VAQUETA

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO LUVA DE RASPA COM PALMA DE VAQUETA 1. OBJETIVO Estabelecer as características mínimas exigíveis para o fornecimento de Luvas de Raspa com Palma de Vaqueta, bem como servir de parâmetro nas avaliações feitas durante o recebimento das mesmas.

Leia mais

CINTURÕES. Ref. DG 6002 C.A Ref. DG 4002 C.A Cinto paraquedista simples. Cinto paraquedista simples

CINTURÕES. Ref. DG 6002 C.A Ref. DG 4002 C.A Cinto paraquedista simples. Cinto paraquedista simples QUEM SOMOS Há mais de 20 anos no mercado de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, a Degomaster vem expandindo seu leque de produtos tornando-se referência em tecnologia e inovação.

Leia mais

Trabalhos em altura Nº 12

Trabalhos em altura Nº 12 1. Campo de Aplicação Este Anexo compõe o Procedimento Empresarial de Segurança e Saúde do Trabalho em Obras e Serviços Contratados - PE-RH0003 e aplica-se à CONTRATADA para a realização de atividades

Leia mais

AVALIAÇÃO DA NBR SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA TRABALHOS EM ALTURA - SELEÇÃO, USO E MANUTENÇÃO

AVALIAÇÃO DA NBR SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA TRABALHOS EM ALTURA - SELEÇÃO, USO E MANUTENÇÃO 1- Em analise preliminar verifica-se que o projeto proposto pela ABNT NBR 16489 conflita em vários pontos com a NR 35 - Segurança e Saúd 2- Há uma precoupação muito grande relativa a extrapolação do escopo

Leia mais

PORTARIA Nº - 74, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA Nº - 74, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2012 PORTARIA Nº - 74, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2012 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO, no uso de suas atribuições, conferidas no 3º do artigo 4º da Lei n.º 5.966,

Leia mais

companhia de saneamento básico do estado de são paulo - sabesp

companhia de saneamento básico do estado de são paulo - sabesp sabesp Área Resp.: Prioridade.: Natureza...: Data da RC.: Inspeção...: Valor da RC...: Data (IO)...: Unid. Req...: Duração...: Objeto: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO. Aprovado

Leia mais

IV Benchmarking de Segurança 2016

IV Benchmarking de Segurança 2016 IV Benchmarking de Segurança 2016 INOVAÇÃO EDUCAÇÃO COMPORTAMENTO Case: Ministério do Trabalho NR.35 Trabalho em Altura AFT engº Gianfranco Pampalon Quando edificares uma casa nova, farás um Quando edificares

Leia mais

Certificado de Conformidade

Certificado de Conformidade CONFERIDO AO SOLICITANTE BLINDA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (COOPER CROUSE-HINDS BLINDA) CNPJ: 00.142.341/0004-44 AV. IRENO DA SILVA VENANCIO, 199 GALPÃO 14C E 14D PROTESTANTE CEP: 18111-100 VOTORANTIM/SP

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 TEXTO APROVADO EM REUNIÃO DO CPN de 07/10/2010. ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS N.º UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS N.º UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO 1. OBJETIVO Fixar as características mínimas para fornecimento de coturnos fabricados em couro, para empregados que desempenham suas atividades como eletricistas. 2. DEFINIÇÕES EPI destinado a proteção

Leia mais

LISTA MESTRA DE DOCUMENTOS EXTERNOS DATA: 11/01/2016

LISTA MESTRA DE DOCUMENTOS EXTERNOS DATA: 11/01/2016 NBR-ISO- 900 NBR-ISO- 9000 NBR 333:994 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Execução de levantamento topográfico GP-0-BR Procedimento para

Leia mais

Rev 00 dez Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE MG

Rev 00 dez Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE MG Rev 00 dez.2014 Emmanuelle de Paula Silva Técnica em Segurança do Trabalho MTE 13.528-MG NORMAS REGULAMENTADORAS CLT Consolidação das Leis Trabalhistas NR Normas Regulamentadoras (36 Normas Regulamentadoras)

Leia mais

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens:

Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR e atendem aos seguintes itens: Nossos equipamentos são montados de acordo com a NBR- 5410 e atendem aos seguintes itens: a) Item 5.1.2.4.3 Fonte de separação 5.1.2.4.3.1 A fonte do circuito separado, consoante o estabelecido em 5.1.2.4.2,

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS

PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS ACTION Hércules TAMANHO PONTOS DE CONEXÃO NÚMERO DE AJUSTES FIBRA COR QUANTIDADE POR CAIXA HL012ACT Único Quatro Seis Poliéster Azul escuro e verde turquesa 5 unidades Cinturões CA 39.991 NBR 15835/ 15836

Leia mais

Processo de Certificação Áudio, Vídeo e Aparelhos Eletrônicos Similares

Processo de Certificação Áudio, Vídeo e Aparelhos Eletrônicos Similares Processo de Certificação Áudio, Vídeo e Aparelhos Eletrônicos Similares ABNT NBR IEC 60065: 2009 Esta norma refere-se à certificação voluntária, abrangendo somente de aspectos de segurança dos Aparelhos

Leia mais

soluções para trabalho em altura e espaço confinado

soluções para trabalho em altura e espaço confinado soluções para trabalho em altura e espaço confinado ÍNDICE 3 EMPRESA 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 5 TREINAMENTOS NR33 - TRABALHADORES AUTORIZADOS E VIGIAS 6 TREINAMENTOS NR33 - SUPERVISOR DE ENTRADA

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA DISPOSITIVO ANEL DE ANCORAGEM TUBULAR ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA DISPOSITIVO ANEL DE ANCORAGEM TUBULAR ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-042 CLIENTE: : - d 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - SMS ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DA LINHA DE VIDA TIPO AGULHÃO ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DA LINHA DE VIDA TIPO AGULHÃO ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-041 CLIENTE: : - d 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - SMS ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

TANQUE FORTLEV CATÁLOGO TÉCNICO. Soluções para o armazenamento de água.

TANQUE FORTLEV CATÁLOGO TÉCNICO. Soluções para o armazenamento de água. CATÁLOGO TÉCNICO TANQUE FORTLEV É MUITO MAIS SEGURANÇA: TAMPA ROSCÁVEL DE ¼ DE VOLTA COM TRAVAMENTO TOTAL, ÁGUA MUITO MAIS SEGURA. Soluções para o armazenamento de água. TANQUE FORTLEV CARACTERÍSTICAS

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO PORTARIA Nº 201, DE 21 DE JANEIRO DE 2011 DOU de 24/01/2011 (nº 16, Seção 1, pág. 100) Altera a Norma Regulamentadora nº 18. A SECRETÁRIA

Leia mais

DISPOSITIVO DE ANCORAGEM TIPO A EM AÇO INOX

DISPOSITIVO DE ANCORAGEM TIPO A EM AÇO INOX ZONE ANCHOR DISPOSITIVO DE ANCORAGEM TIPO A EM AÇO INOX Alta resistência 34 KN Produto a pronta entrega Material inoxidavel Pode ser utilizado como dispositivo de ancoragem ou como componente de outros

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA UNIUV

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA UNIUV CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA UNIUV Reforma da caixa d agua MEMORIAL DESCRITIVO Dezembro/2014 INFORMAÇÕES GERAIS A obra de que trata o presente memorial descritivo, é da reforma da Caixa d'água

Leia mais

LINHA DE VIDA CONSULTORIA E PROJETOS PARA

LINHA DE VIDA CONSULTORIA E PROJETOS PARA 2019 CONSULTORIA E PROJETOS PARA LINHA DE VIDA A Danny possui uma equipe de engenharia altamente especializada com profissionais capacitados para desenvolver os mais diversos projetos de linha de vida.

Leia mais

Sistema Normativo Corporativo

Sistema Normativo Corporativo Sistema Normativo Corporativo COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE INSTALADA EM VERSÃO Nº PADRÃO TÉCNICO ATA Nº DATAA DATA DA VIGÊNCIA 00-10/08/2011 10/08/2011 APROVADO POR Edson Hideki Takauti SUMÁRIO 1. RESUMO...

Leia mais

Guia do EPI. Foto: acervo Elton Fagundes

Guia do EPI. Foto: acervo Elton Fagundes Foto: acervo Elton Fagundes Os trabalhos realizados em altura ou com diferença de nível representam um alto grau de risco potencial, seja para a integridade física dos trabalhadores, como para as empresas

Leia mais

ÍNDICE FUNDAMENTAÇÃO 3 3. INFORMAÇÕES 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E 4 5. GRÁFICO DE INFORMAÇÕES

ÍNDICE FUNDAMENTAÇÃO 3 3. INFORMAÇÕES 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E 4 5. GRÁFICO DE INFORMAÇÕES ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... Pág. 3 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... Pág. 3 3. INFORMAÇÕES TÉCNICAS... Pág. 3 4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA E COMPROBATÓRIA... Pág. 4 5. GRÁFICO DE ISOPLETAS... Pág.5 6. CONCLUSÃO... Pág.5

Leia mais

Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares

Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares Portaria nº 371, de 29 de dezembro de 2009 Objetivo: Avaliação de aparelhos eletrodomésticos e similares, com foco em requisitos de segurança, visando

Leia mais

CHECK-LIST TRABALHO EM ALTURA - NR 35

CHECK-LIST TRABALHO EM ALTURA - NR 35 CHECK-LIST TRABALHO EM ALTURA - NR 35 LOCAL: INSPETOR: RESPONSÁVEL PELO LOCAL: TELEFONES DE EMERGÊNCIA: DESCRIÇÃO DO SERVIÇO: DADOS DA INSPEÇÃO DATA: TELEFONE: TELEFONE: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Condições

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA FIXAÇÃO PARA A LINHA DE VIDA GANCHOS ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA FIXAÇÃO PARA A LINHA DE VIDA GANCHOS ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-046 CLIENTE: : - d 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - SMS ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

Kits do sistema SolidRail para coberturas de telha. Sistemas de montagem para instalações solares. Kit Colonial Aluminium SolidHook

Kits do sistema SolidRail para coberturas de telha. Sistemas de montagem para instalações solares. Kit Colonial Aluminium SolidHook Sistemas de montagem para instalações solares Kit Colonial Aluminium SolidHook Instruções de montagem Kits do sistema SolidRail para coberturas de telha www.k2-systems.com Conteúdo TTConteúdo 2 TTVisão

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO DE SPDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS SENADOR CANEDO-GO

MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO DE SPDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS SENADOR CANEDO-GO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SENADOR CANEDO -GO MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO DE SPDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS SENADOR CANEDO-GO

Leia mais

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA COM PROTEÇÃO COMBINADA FR&AE ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG

Nº: e PROGRAMA : - - TRABALHOS EM ALTURA CORDAS PARA LINHA DE VIDA COM PROTEÇÃO COMBINADA FR&AE ÍNDICE DE REVISÕES SMS/ECE/SEG GT CSQD SMS/ECE/SEG ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Nº: ET-0000.00-5434-980-PPM-044 SMS CLIENTE: : d - 1 18 e PROGRAMA : - - ÁREA: - - ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO OU S ATINGIDAS 0 Especificação Inicial REV. 0 REV. A REV. B REV.

Leia mais

companhia de saneamento básico do estado de são paulo - sabesp

companhia de saneamento básico do estado de são paulo - sabesp Fornecedor companhia de saneamento básico do estado de são paulo - sabesp Assin./ Carimbo / Data sabesp PLANILHA DE ORÇAMENTO CV - 16015/17 Item 1 Código SAP Código/Especificação 26.0385.0001.8 ESCADA

Leia mais

ITENS MAIS AUTUADOS PELA SRTE-RJ E AS RECENTES ALTERAÇÕES DA NR-06 E NR-18

ITENS MAIS AUTUADOS PELA SRTE-RJ E AS RECENTES ALTERAÇÕES DA NR-06 E NR-18 ITENS MAIS AUTUADOS PELA SRTE-RJ E AS RECENTES ALTERAÇÕES DA NR-06 E NR-18 Itens mais autuados pela Superintendência Regional do Trabalho SRTE-RJ relativos à Saúde Ocupacional Norma Item da norma Nome

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EWL70. Escopo de Garantia. Sinalizador LED Área Classificada 20W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EWL70. Escopo de Garantia. Sinalizador LED Área Classificada 20W 20W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO LINHA DE VIDA TECNIPAR

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO LINHA DE VIDA TECNIPAR MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO LINHA DE VIDA TECNIPAR Sumário 1- Introdução... 3 2- TERMO DE GARANTIA... 3 3- MODELOS DE LINHA DE VIDA TECNIPAR.... 4 4- INSTRUÇÕES DE MONTAGEM LINHA DE VIDA.... 5 5- MONTAGEM

Leia mais

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho Os acidentes de origem elétrica e as normas Edson Martinho 607 Ambientes residenciais 218 mortes por choque elétrico em 2017 Em 2017: Pedreiros e pintores representam - 17% Eletricistas autônomos 15%

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ANEXO II MEMORIAL DESCRITIVO Sistema de Ar-Condicionado Tipo Split. ÌNDICE 1. INTRODUÇÃO 1.1 NORMAS TÉCNICAS 1. 2 ORIENTAÇÕES INICIAIS 2. SERVIÇOS 3. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS 4. REQUISITOS PARA FORNECEDORES

Leia mais

Vantagens de uma linha de vida horizontal flexível certificada

Vantagens de uma linha de vida horizontal flexível certificada Vantagens de uma linha de vida horizontal flexível certificada O mercado brasileiro de segurança para trabalho em altura está evoluindo muito rápido. Um dos maiores avanços foi a publicação da Norma Regulamentadora

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EPL18. Escopo de Garantia. Iluminação Posto de Combustível LED. 30W à 150W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EPL18. Escopo de Garantia. Iluminação Posto de Combustível LED. 30W à 150W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

CASA DE BOMBAS IFAL CAMPUS PENEDO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ESTRUTURAL

CASA DE BOMBAS IFAL CAMPUS PENEDO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ESTRUTURAL CASA DE BOMBAS IFAL CAMPUS PENEDO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ESTRUTURAL DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO ESTRUTURAL DA CASA DE BOMBAS DO CAMPUS PENEDO DO IFAL. 1. APRESENTAÇÃO Para a composição da

Leia mais

Área de vivência - Vestiário. Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm.

Área de vivência - Vestiário. Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm. Área de vivência - Vestiário Os vestiários devem ter bancos em número suficiente para atender aos funcionários, com largura mínima de 30cm. Construção Civil e sua cadeia produtiva 2018 Desafios da fiscalização

Leia mais

Conheça 12 erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência

Conheça 12 erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência DINO - Divulgador de Notícias Conheça 12 erros que comprometem a instalação elétrica de uma residência A Cobrecom Fios e Cabos Elétricos ressalta que qualquer erro na confecção do projeto elétrico ou durante

Leia mais

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais:

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Segurança: 01 Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.): Ref.: NR-06 Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Botas; Óculos;

Leia mais

ESQUADRIAS E A CORRETA UTILIZAÇÃO DOS VIDROS

ESQUADRIAS E A CORRETA UTILIZAÇÃO DOS VIDROS ESQUADRIAS E A CORRETA UTILIZAÇÃO DOS VIDROS Enga. Fabiola Rago Beltrame Coordenadora da CEE-191 Esquadrias Diretora do IBELQ Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação - OCP e EGT acreditada

Leia mais

REFORMA PISCINA IFAL CAMPUS MACEIÓ

REFORMA PISCINA IFAL CAMPUS MACEIÓ REFORMA PISCINA IFAL CAMPUS MACEIÓ MEMORIAL DESCRITIVO DE MATERIAIS, CAMADAS E PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO IMPERMEABILIZAÇÃO JANEIRO/2017 Piscina do Campus Maceió do IFAL. 1. APRESENTAÇÃO Este documento tem

Leia mais

Sílvia Helena de Araujo Nicolai. Serviço de Equipamentos de Segurança FUNDACENTRO

Sílvia Helena de Araujo Nicolai. Serviço de Equipamentos de Segurança FUNDACENTRO Sílvia Helena de Araujo Nicolai Serviço de Equipamentos de Segurança FUNDACENTRO FUNDACENTRO Produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores CURSO

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/10/2017 1 de 12 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso olhal das Redes de Distribuição e Transmissão da CEMAR - Companhia Energética

Leia mais

Art. 1º Aprovar a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), sob o título "Trabalho em Altura", com a redação constante no Anexo desta Portaria.

Art. 1º Aprovar a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35), sob o título Trabalho em Altura, com a redação constante no Anexo desta Portaria. Fonte: Diário Oficial da União, nº 60, Seção I, p. 140, 27.02.2012 Portaria SIT nº 313, de 23.03.2012 - Aprova a Norma Regulamentadora nº 35 (Trabalho em Altura). A Secretária de Inspeção do Trabalho,

Leia mais

MÓDULO 3 REQUISITOS 4.3- CONTROLE DE DOCUMENTOS 4.4 ANÁLISE CRÍTICA DE PEDIDOS PROPOSTAS E CONTRATOS 4.5 SUBCONTRATAÇÃO DE ENSAIOS E CALIBRAÇÕES 4

MÓDULO 3 REQUISITOS 4.3- CONTROLE DE DOCUMENTOS 4.4 ANÁLISE CRÍTICA DE PEDIDOS PROPOSTAS E CONTRATOS 4.5 SUBCONTRATAÇÃO DE ENSAIOS E CALIBRAÇÕES 4 MÓDULO 3 REQUISITOS 4.3- CONTROLE DE DOCUMENTOS 4.4 ANÁLISE CRÍTICA DE PEDIDOS PROPOSTAS E CONTRATOS 4.5 SUBCONTRATAÇÃO DE ENSAIOS E CALIBRAÇÕES 4.6- AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS 1 ÍNDICE DO MÓDULO

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL51. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 30W à 200W

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL51. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 30W à 200W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética_Versão_GT_Revisão da NR-18 TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética_Versão_GT_Revisão da NR-18 TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA NR-18 18.16. Cabos de Aço e Cabos de Fibra Sintética_Versão_GT_Revisão da NR-18 TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO JUSTIFICATIVA 18.16.1 É obrigatória a observância das 18.16.1 É obrigatória

Leia mais

NR 18. Segurança na Construção Civil

NR 18. Segurança na Construção Civil NR 18 Segurança na Construção Civil Tópicos da NR 18 Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT Áreas de Vivência

Leia mais

WORKSHOP INTERNACIONAL DE ENGENHARIA PARA ATUALIZAÇÃO EM SEGURANÇÃO DO TRABALHO

WORKSHOP INTERNACIONAL DE ENGENHARIA PARA ATUALIZAÇÃO EM SEGURANÇÃO DO TRABALHO WORKSHOP INTERNACIONAL DE ENGENHARIA PARA ATUALIZAÇÃO EM SEGURANÇÃO DO TRABALHO 20/09/2017 Bauru / SP André Bezerra Disemaq Redes de Segurança / SP Redes de Segurança Av. Sertório, 4850 Jardim São Pedro

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI)

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (IEI) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br EMENTA Competências Conhecer padrões, normas técnicas, projetos elétricos, catálogos e manuais de componentes

Leia mais

Portaria n.º 447, de 20 de novembro de CONSULTA PÚBLICA

Portaria n.º 447, de 20 de novembro de CONSULTA PÚBLICA Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 447, de 20 de novembro de 208. CONSULTA

Leia mais

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX

MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX MANUAL TÉCNICO ANDAIME MULTIDIRECIONAL SISTEMA MULTIMAX Andaime Multidirecional...03 Instruções de Montagem...04 Componentes do Sistema...06 Informações Técnicas...08 Modos e Pontos de Ancoragem...09 Dicas

Leia mais

Laudo de Comissionamento das Instalações Elétricas de Baixa Tensão

Laudo de Comissionamento das Instalações Elétricas de Baixa Tensão LEGGA SOLUÇÕES EM ENERGIA Eng. Adriel de Oliveira Engenheiro Eletricista - CREA PR: 119.257/D Av. Santos Dumont, 633 Londrina PR Fones: (43) 3039-2142 / (43) 9150-1414 E-mail: adriel@legga.com.br Laudo

Leia mais

- A ilustração é meramente representativa. O conjunto deve corresponder às características apresentadas neste documento e referências;

- A ilustração é meramente representativa. O conjunto deve corresponder às características apresentadas neste documento e referências; 1. OBJETIVO Esta especificação tem por objetivo estabelecer a padronização e as características mínimas do conjunto para resgate em plano elevado e ambiente vertical, que será utilizado quando da necessidade

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO EXL1208. Escopo de Garantia. Luminária Pública LED. 30W à 250W

MANUAL DE INSTALAÇÃO EXL1208. Escopo de Garantia. Luminária Pública LED. 30W à 250W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO EPI 7778/18

RELATÓRIO TÉCNICO EPI 7778/18 Folha 1/7 RELATÓRIO TÉCNICO EPI 7778/18 Natureza do trabalho: Ensaios para obtenção de C.A. Certificado de Aprovação. Cliente: Kadesh Calçados Profissionais Ltda. Endereço: Rua Antônio Lourenço, nº 8,

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para criação de Norma Regulamentadora sobre Trabalho em Altura

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL304. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 150W à 250W

MANUAL DE INSTALAÇÃO ETL304. Escopo de Garantia. Luminária Industrial LED. 150W à 250W Nós da Naville Iluminação oferecemos aos nossos clientes produtos com qualidade, tecnologia e fabricação 100% Nacional. Prestamos suporte em pronto atendimento. Possuímos laboratório para testes de continuidade,

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DEPARTAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO - DCP

SOLICITAÇÃO DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DEPARTAMENTO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO - DCP AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE EQUIPAMENTOS EX PORTARIA INMETRO 179, 18/05/2010 E NORMAS ABNT NELA REFERENCIADAS NÚMERO DA SOLICITAÇÃO SOLICITANTE (FABRICANTE, REPRESENTANTE, AGENTE OU OUTROS) NOME/RAZÃO SOCIAL

Leia mais

Art. 1º Incluir o Art. 4A na Portaria SIT nº 126, de 02 de dezembro de 2009.

Art. 1º Incluir o Art. 4A na Portaria SIT nº 126, de 02 de dezembro de 2009. PORTARIA SIT Nº 209, de 04/05/2011 Altera as Portarias SIT nº 121/2009 e nº 126/2009, prorroga o prazo de validade de Certificado de Aprovação de Equipamentos de Proteção Individual - EPI e dá outrasprovidências.

Leia mais

Instituto Lab System de Pesquisas e Ensaios LTDA.

Instituto Lab System de Pesquisas e Ensaios LTDA. Instituto Lab System de Pesquisas e Ensaios LTDA. Relatório de Ensaio (RAE) N.º 5640716 Pág.: 1 / 5 Data de emissão: 01/08/2016 1 Solicitante: Ultra safe omércio, Importação e Exportação Ltda. Endereço:

Leia mais

Informações e orientações para seleção e uso de um sistema de proteção individual contra queda (SPIQ) Palestrante: Marcos Amazonas

Informações e orientações para seleção e uso de um sistema de proteção individual contra queda (SPIQ) Palestrante: Marcos Amazonas ABNT NBR 16.489 Informações e orientações para seleção e uso de um sistema de proteção individual contra queda (SPIQ) Palestrante: Marcos Amazonas Realização: Bauru - Agosto 2017 Objetivo da apresentação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso Memorial Descritivo Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) ESCOLA DE BOA ESPERANÇA Prefeitura Municipal de Sorriso Cliente: Prefeitura Municipal de Sorriso Obra: Escola Boa Esperança

Leia mais