Saúde da Mulher. Prof. Hygor Elias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Saúde da Mulher. Prof. Hygor Elias"

Transcrição

1 Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Pré Natal, Parto, Puerpério E Intercorrências Do Ciclo Gravídico Puerperal PAISC Programa De Atenção Integral À Saúde Da Mulher

2 A gravidez modifica anatômica e fisiologicamente os sistemas orgânicos, e muitas alterações são percebidas pela mulher no decorrer da gestação. Com relaçãoa essas modificações, julgueospróximos itens. a) ( ) Durante a gestação, o coração da paciente dilata-se discretamente, o volume sanguíneo e o débito cardíaco aumentam, e o diafragma eleva-se cercade4cm, aumentando o volumecorrentedear na gravidez. b) ( )A gestação afeta as demandase a absorção deferro bemcomo os níveis de eritrócitos, leucócitos e fibrinogênio, e o débito urinário aumenta gradualmente em 60% a 80% mais que o débito pré-gravidez. c) ( )Progesterona e estrogênio atuam nas modificações gravídicas que ajudam a suportar o crescimento fetal e manter as funções orgânicas.

3 A gestação é um período marcado por adaptações progressivas no organismo materno. A respeito dessas modificações,assinalea alternativa correta. (A) A compressão das veias ilíacas e cava inferiores pelo útero causa aumento da pressão venosa e redução do fluxo de sangue para as pernas, mas não são causas de edemas e veias varicosas nas pernas e na vulva. (B) A linha negra (nigra) é uma linha pigmentada que se estende da sínfise pubiana ao topo do fundo na linha média e é conhecida como linha alba antes da pigmentação induzida pelos hormônios. Está presenteem todas as gestantes, caso contrário indica alguma disfunçãona gravidez. (C) São três as categorias quenos auxiliam nos sinais e sintomas da gestação quando positiva, sendo alguns deles sinal de presunção a amenorréia, sinal de probabilidade, o aumento uterino e o de certeza a polaciúria. (D) As adaptações fisiológicas maternas são atribuídas aos hormônios da gestação e às pressões mecânicas provocadas pelo aumento do útero e de outros tecidos. (E) Durante a gestação, o ph das secreções vaginais eleva-se de quatro para aproximadamente seis e meio, o que provoca nas gestantes uma leucorréia de cor escura e odor fétido.

4 Período puerperal é compreendido com o período que se inicia logo após o parto e termina quando as modificações locais e gerais, determinadas pela gestação no organismo materno, retornam às condições normais. Considerandoesse assunto,assinalea alternativa correta. (A) O puerpério é um período considerado de risco e torna-se desnecessário os cuidados de enfermagem qualificados. (B) O acompanhamento da mulher no pós-parto exige exame físico diário, de modo a avaliar as alterações fisiológicas que ocorrem no puerpério, preparar a mulher para cuidar de si e o RN e detectar possíveis complicações. (C) A qualidade de assistência à mulher no puerpério, no período puerperal, não precisa do enfermeiro estar preparado para o cuidado das mulheres, o que inclui a habilidade para se comunicar e implantar ações de educação em saúde. (D) A sistematização de assistência de enfermagem não promove uma assistência de qualidade, sendo assim não capacita o indivíduo para a realização deuma relação enfermeiro/puérpera. (E) Informações quanto à necessidade de cuidados físicos, cuidado com o corpo, vestuário adequado, uma melhor alimentação e necessidadede descanso não se fazem valer no período puerperal.

5 Uma mulher com vida sexual ativa, não fazendo uso de método anticoncepcional, apresenta quadro de atraso menstrual. Neste caso são considerados sinais de presunção: (A) Percepção de movimentos fetais (B) Sinal de Goodell, tonturas, náuseas e vômitos (C) Presença da rede venosade Haller e amolecimento do colo uterino (D) Percepção dos sinais de Chadwick e Kluge (E) Todas as alternativas estão incorretas.

6 Segundo o Ministério da Saúde (MS, 2000), o diagnóstico da gravidez pode ser feito pelo médico ou pelo (a) enfermeiro (a) da unidade básica. No início da gestação, as mulheres informam e(ou) identificam a presença de sinais conhecidos como presuntivos, de probabilidadee decerteza. Comrelação a esse assunto, julgueos itensseguintes. a) ( ) O aumento da frequência urinária e o aumento de náuseas da paciente são sinais de probabilidadeda gestação. b) ( ) Amenorréia, fadiga e alterações mamárias, se relatadas pela paciente, indicarão sinais de presunção de gravidez. c) ( ) Sinal de rechaço, contrações de Braxton Hicks e sinal de Goodell são considerados sinais de probabilidadede gestação. d) ( ) São considerados sinais de certeza de gestação o coração fetal audível por meio do exame doppler, a palpação do movimento fetal e a evidência da ultrassonografia fetal.

7 O pré-natal faz parte das condutas gestacionais que a mulher tem direito. Participar deste programa é de suma importância na prevenção de complicações gestacionais e acompanhamento sadio do binômio mãe e filho, até o momento do parto. De acordo com a afirmativa acima, julgue os itens I. ( ) Eduarda chegou ao serviço de saúde para sua avaliação anual e a ginecologista percebeu ao examiná-la sinal de Chadwik, amolecimento do colo uterino, aréola secundária, ou seja, sinais prováveis de gestação, encaminhando a mesma ao laboratório para confirmaçãoda suspeita clínica. II. ( ) Durante a gestação, está dentro dos padrões de normalidade a gestante aumentar seu peso em até 15kg, em média. III. ( ) Sebastiana só vem à cidade quando realmente tem necessidade. Está gestante pela primeira vez, de 8 meses e não sabe informar se tomou vacina alguma mesmo durante a infância. Foi orientada pela técnica da sala de vacina a realizar as três doses de qualquer maneira, pois seu filho corria riscos de adquirir tétano neonatal.

8 I. I. I. IV. ( ) O calendário de consultas do pré-natal exige no mínimo seis consultas. V. ( ) A verificação do BCF é de suma importância para identificação de possível sofrimento fetal ou outras anormalidades de alterações nesse parâmetro. A freqüência cardíaca fetal normal é de 120 a 160 bpm. VI. ( ) Os exames solicitados no pré-natal devem ser realizados em cinco baterias durante os trimestres de gestação. São pedidos, entre eles, a citopatologia oncótica e tipagem sanguíneas para determinar alterações no canal de parto e riscos deaborto espontâneopor fatoresrh diferentesentremãe e filho. VII. ( ) São condutas para gestantes com queixas de intestino preso reduzir a quantidade de líquidos, fracionar as refeições, ingerir alimentos sólidos como bolachas e evitar caminhadas para não utilizar forças desnecessárias que poderão ser utilizadas no momento de evacuar.

9 Quanto à assistência pré-natal, julgueos itens. (1) ( ) O controle da pressão arterial visa detectar, precocemente, os estados hipertensivos que se constituam em risco materno e perinatal. (2) ( ) O VDRL deve ser solicitado no primeiro e terceiro trimestres gestacionais para identificartoxoplasmose dagestante. (3) ( ) O teste anti-hiv, na gravidez, deve ser obrigatório, porém isto não implica que a gestante seja obrigadaa fazer. (4) ( ) A vacinação contra rubéola, na gravidez, protege a gestante e previne a doença no recém-nascido. (5) ( ) A gravidez é um período de mudanças físicas e emocionais na mulher. É importante que estas mudanças sejam trabalhadas de forma saudável, preferencialmente com a participação do pai da criança, para reduzir o nível de ansiedade da gestante e melhorar o trabalho de parto.

10 Durante um anamnese obstétrica, uma gestante, com 12 semanas de idade gestacional, informou para a enfermeira a seguinte história: 01 parto a termo com natimorto, 02 partos prematuros, 01 parto gemelar e 02 abortamentos. O caso podeseclassificarcomo: (A) G IV P III A II; (B) G VI P V A II; (C) G VII P V A II; (D) G VII P IV A II; (E) G V P IV A II.

11 Marli procurou o Programa de Saúde da Família (PSF) referindo data da última menstruação02/06/2012. A data provável do parto: a) DPP= 15/03/2013 b) DPP= 08/04/2013 c) DPP= 09/03/2013 d) DPP= 24/12/2013

12 Baseado na Regra de Nagele, a DUM de uma gestante com DPP em 23 de julho de 2012, foi em: a) 19/11/11 b) 30/09/11 c) 16/10/11 d) 05/12/11

13 Dia 13 de novembro de 2006 às 09h00, procedente da Asa Norte, D.P.S. de 18 anos foi admitida no HRAN em trabalho de parto. Acolhida pela equipe de enfermagem com sua acompanhante no pré-parto, para assistência ao parto e nascimento. Calcule idade gestacional e data provável do parto, na data de admissão, sendo a DUM: 06/02/2006. a) IG = 39 semanas e seis dias, DPP = 07/11/06 b) IG = 40semanase cinco dias, DPP = 13/11/06 c) IG = 38 semanas e seis dias, DPP = 31/10/06 d) IG = 40 semanas, DPP = 13/11/06 e) IG = 39 semanas e dois dias, DPP = 10/11/06.

14 Uma gestante compareceu a consulta de enfermagem no serviço de pré-natal no dia 14/11 com algumas dúvidas: não sabia a sua idade gestacional (IG) e referiu que a data provável do parto (DPP) não estava correta. Informou que a data da última menstruação (DUM) tinha sido dia 20/5, confirmada pela ecografia. Acerca do cálculo da DPP e da IG dessa paciente, julgue os itens a seguir. a) ( ) De acordo com os dados apresentados pela paciente, sua DPP é 27 de fevereiro. b) ( ) De acordo com os dados apresentados pela paciente, sua IG é de 25 semanas.

15 Considerando que o programa de saúde pré-natal objetiva prestar assistência ao binômio mãe-filho em todas as suas necessidades, visando garantir a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, julgue os próximos itens com base nos princípios teóricos e nas ações recomendadas por esse programa. (1) ( ) Ao exame físico de uma gestante, o feto está em situação oblíqua quando os dois maiores eixos, o fetal e o uterino, estão no mesmo sentido. (2) ( ) Os sinais e sintomas que indicam trabalho de parto incluem: emissão de tampão mucoso, dilatação e apagamento do colo do útero, mais de duas contrações uterinas por minuto.

16 (1 ) (2 ) (3) ( ) A gestante sem intercorrências ou alterações clínicas deve receber, no mínimo, sete atendimentos durante toda a gestação, espaçadosde intervalo não superior a cincosemanas. (4) ( ) Uma gestante que esteja com a vacinação antitetânica completa, cuja última dose tenha sido aplicada há dois anos, deve receber umadose de reforço dessavacina naprimeira consultade enfermagem. (5) ( ) A frequência normal dos batimentos cardiofetais é de 120 bpm a 160 bpm

17 (1 ) (2 ) Acerca da assistência de enfermagem em saúde materna, julgue os itens seguintes. (1) ( ) Considere que uma gestante apresente histórico de imunização antitetânica, comprovado pelo cartão de vacinação, com registro de três doses ou mais, tendo tomado a última dose há menos de cinco anos. Nesse caso, a gestantedeverá tomar uma dose de reforço da vacina dupla tipo adulto. (2) ( ) Caso, durante a palpação obstétrica, seja detectada situação transversa ou apresentação pélvica do feto, em fim degestação,o profissional de saúde deve encaminhar a gestante para unidade hospitalar com condições de atender distocia. (3) ( ) Considere que, em 14/7/2010, durante uma consulta, uma gestante tenha informado que a sua última menstruação ocorreu em 2/6/2010. Nessa situação, o cálculo da idade gestacional, conforme o relatado, indica que, na data da consulta, essa gestante estava com cinco semanas de gestação.

18 (1 ) (2 ) (3 (4) ) ( ) O programa de humanização no pré-natal e nascimento (PHPN) estabelece que deve ser cinco o número mínimo de consultas de prénatal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, uma no segundo e três no último trimestre da gestação. (5) ( ) Entre os exames complementares solicitados na primeira consulta da gestante, incluem-se o de glicemia em jejum e o exame sumário de urina (tipo I), que devem ser repetidos em data próxima à trigésima semana de gestação. (6) ( ) Caso as mulheres com níveis de pressão arterial (PA) conhecidos e normais antes da gestação apresentem, em consulta pré-natal, PA igual a 139 mmhg 90 mmhg devem ser imediatamente encaminhadas ao pré-natal de alto risco e(ou) unidade de referência hospitalar.

19 Uma mulher, com 23 anos de idade, primigesta, com 12 semanas de gestação, procurou o serviço ambulatorial para realizar um exame pré-natal. Queixava-se de enjôo matinal, referia que a gestaçãonão foi planejada e dizia estar sofrendo por causa da gravidez. Tinha histórico de epilepsia na infância. Com base no caso hipotético apresentado acima e nas recomendações para o correto planejamento da assistência, julgue os seguintes itens. (1) ( ) No momento da pré-consulta, deve ser feita a verificação do peso e da altura da paciente bem como de seus sinais vitais. Durante a coleta de dados da paciente, é importante investigar a história pregressa de epilepsia, visto que essa condição pode caracterizar gravidez de risco. O exame abdominal e pélvico é contra-indicado na situação apresentada, devido ao quadro de hiperemese gravídica. (2) ( ) Nesse caso, é necessário instituir medidas que visem ao apoio emocional da gestante para ajudá-la a expor sentimentos a respeito da gravidez e para estimular a sua auto-estima. (3) ( ) O fracionamento da alimentação diária em seis porções distribuídas durante o dia e a ingestão de torradas ou bolachas do tipo cream-cracker meia hora antes de a paciente levantar-se da cama ao acordar provavelmente contribuirão para a melhora do enjôo matinal relatado.

20 O pré-natal é um fator primordial para a prevenção e o tratamento precoce de diversas afecções que poderão afetar a integridade do binômio mãe-feto durante a gestação e o parto. Considerando o exposto,é correto afirmar queo enfermeiro deve (A) solicitar USG obstétrica somente nos casos em que a gestante relatar algum problema de saúde. (B) solicitar exames rotineiros, entre outros, tais como hemograma completo, EAS, tipagem sanguínea e fator H, glicemia de jejum, VDRL, rubéola, doença de Chagas, sorologias para hepatite B e C, HTLV e raios X de abdome. (C) aferir o peso e a pressão arterial em todas as consultas, haja vista a importância do cálculo do índice de massa corporal (IMC). (D) saber que o resultado da glicemia de jejum > 126 mg/dl, por duas medidas, não merece consideração na análise do exame. (E) averiguar esquema vacinal para hepatite B e, se a gestante comprovar, por meio de carteira vacinal, que tem três doses completas há menos de cinco anos, deve-se recomendar mais três doses de reforço.

21 Confirmada a gravidez, a assistência pré-natal tem se mostrado altamente eficaz, principalmente quando existem doenças crônicas, tais como HIV, sífilis e hepatites. A esse respeito, assinale a alternativa correta. (A) A prevenção vertical consiste em iniciar a implantação terapêutica de antirretrovirais (ARV) durante o parto e, para um recém-nascido, imediatamente após o nascimento, perdurando até os sete primeiros meses de vida. (B) Para diagnóstico da sífilis em gestantes, deverão ser considerados dois exames reagentes para sífilis (um treponêmico e outro não treponêmico), associados à avaliação clínica e epidemiológica. (C) Na realizaçãodosexamesdetriagem parasífilise HIV, a gestante deveráestar de jejum. (D) A infecção pelas hepatites B e C é de notificação compulsória, isto é, pode ser notificada após o parto, já que não são necessárias medidas decontrole da transmissão materno-infantil. (E) No tratamento da sífilis tardia (um ano ou mais de evolução, ou de duração desconhecida), tratar com penicilina benzatina UI ( UI em cada nádega), repetindo em uma semana,no total de UI.

22 O objetivo principal do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e Pré-Natal. Caderno n o 32 da atenção Básica: Atenção ao pré-natal de baixo risco. Ministério dasaúde, p. 33). Com baseno assunto apresentado,julgueositens. (A) ( ) Segundo recomendaçõesda Organização Mundial da Saúde (OMS), o número adequado deconsultas do pré-natal seria igual ou superior a oito. (B) ( ) As consultas de pré-natal deverão obedecer à frequência mensal até a 22a semana, quinzenal entre 22 e 36 semanas e semanal no termo. (C) ( ) Não existe alta do pré-natal. A unidade básica de saúde (UBS) deve ser a porta de entrada preferencial da gestante no sistema de saúde. É o ponto de atenção estratégico para melhor acolher suas necessidades, inclusive proporcionando um acompanhamento longitudinal e continuado, principalmente durante a gravidez. (D) ( ) Considera-se capacitação precoce a gestante que consegue iniciar o pré-natalna atenção primária à saúdeatéa 16a semanadegestação. (E) ( ) A não ocorrência do evento parto até a 38a semana de gestação indica a necessidade de encaminhar a gestante para a avaliação do bem-estar fetal, incluindo avaliação do índice do líquido amniótico e monitoramentocardíaco fetal.

23 Um enfoque importante no programa de saúde da mulher na fase do pré-natal é a orientação quanto à importância da amamentação. Com referência a esse tema, é correto informar à mulher que (1) As mastites e fissuras dos seios são evitadas com os exercícios para as mamas e limpeza com o próprio leite. (2) Ao verificar a turgência ou dor em alguns pontos não se deve retirar o leite desse local antes de amamentar. (3) Os dois seios devem ser oferecidos em cada mamada, começando sempre pelo que não foi oferecido por último na mamada anterior. (4) A sucção realizada pelo bebê deve englobar o mamilo e toda a auréola, para evitar fissurase permitir melhor esvaziamento dos seios. (5) Não existe leite fraco e que é recomendável fixar o intervalo entre uma mamada e outra para se evitar regurgitação e possível aspiração.

24 Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da mulher. (1) ( ) A amamentação contribui para o aumento do intervalo entre partos, previne a osteoporose nas mulheres e diminui a incidência de icterícia e alergias nas crianças. (2) ( ) Em condições normais de atendimento na atenção pré-natal e puerperal, os exames laboratoriais de glicemia de jejum, VDRL e urina do tipo 1 devem ser realizados na primeira consulta e repetidos próximo à trigésima semanade gestação. (3) ( ) O controle pré-concepcional no casal portador de HIV pressupõe a redução da carga viral circulante para níveis indetectáveis, de modo a permitir a amamentação no pós-parto.

25 Considerando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, atualmente, a realização do parto natural humanizado com base em evidências científicas, é correto afirmar que esse conceito implica (A) a realização da episiotomia, quando necessária, e a manutenção do acesso venoso para atendimento de emergências. (B) os mesmos conceitos do acompanhamento do parto normal tradicional, mas realizado pela enfermeira e acompanhado pela doula. (C) o atendimento centrado na mulher e o controle da dor por meio do uso de analgesias simples. (D) a oferta de aleitamento materno somente após a higiene corporal do recém-nascido. (E) o atendimento centrado na mulher, e sem realização de intervenções ou procedimentos desnecessários, durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.

26 Julgue os itens subseqüentes, acerca da assistência de enfermagem durante o trabalho de parto e os cuidados com o recém-nascido. (1) ( ) Durante a primeira fase do trabalho de parto, deve-se incentivar a deambulação, que ajuda na diminuição do tempo total dessa fase. (2) ( ) As câimbras nas pernas da parturiente resultam da compressão dos nervos pélvicos e podem ser aliviadas com a movimentação das pernas. (3) ( ) O processo de extração da placenta requer que ela seja puxada com vigor após a expulsão do feto. (4) ( ) O recém-nascido deve ser enxugado e colocado em berço aquecido para se evitar perda de calor e conseqüente hipotermia. (5) ( ) O enfermeiro pode realizar a episiotomia

27 Uma gestante de 23 anos de idade, com 36 semanas de gestação, procurou um hospital, referindo estar em trabalho de parto. Tem um filho de 8 anos cujo parto foi normal e está ansiosa para o nascimento do segundo filho. Antes de entrar na sala de parto, a parturiente foi estimulada a ir até o banheiro e esvaziar a bexiga. Ao retornar do banheiro, queixou-se de náuseas e vômitos e de uma pressão no reto como se desejasse evacuar. Ao deitar, a enfermeira percebeu um abaulamento do períneo. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem (1) ( ) Os sinais observados pela enfermeira e as queixas apresentadas pela parturiente quando retornou do banheiro indicam o início do segundo período do trabalho de parto a expulsão. (2) ( ) Trata-se de uma gestante primípara. (3) ( ) A enfermeira deve providenciar o material para a episiotomia e realiza-la antes que haja a laceração do períneo. (4) ( ) O RN será pré-termo ou prematuro.

28 Assinale a sequência correta dos períodos do trabalho de parto. a) Descida, dilatação, insinuaçãoe nascimento. b) Contração, dilatação, fase latente, expulsão. c) Dilatação, expulsão, dequitação e quarto período. d) Contração, dilatação, expulsão, secundamento e período de Greenberg. e) Apagamento, dilatação, expulsão, dequitação e primeira hora.

29 A respeito da assistênciaaoparto, assinalea opção correta. (A) Na gravidez gemelar, caso os dois gêmeos estejam não-cefálicos, o parto vaginal pode ser realizado, desde que se proceda à versão externa do primeiro feto e à versão interna do segundo feto. (B) A apresentação pélvica é a segunda apresentação fetal em incidência após a cefálica fletida e o seu diagnóstico é predominantemente ultra-sonográfico. (C) Nas pacientes multíparas, é esperado que a descida da apresentação, nos partos cefálicos, seja mais rápida do que nas primíparas. De modo geral, quanto maior a paridade, maisrápida é a descida da apresentação. (D) A limpeza intestinal através do enema, nas pacientes admitidas em trabalho de parto, têm-se mostrado útil na redução das taxas de infecção neonatal e da episiorrafia, além de diminuir o desconforto da paciente durante o trabalho de parto.

30 Os mecanismos do parto são uma série de movimentos que refletem as modificações de postura do feto, à medida que ele se adapta ao canal do parto. Com base nessas informações, julgue os próximos itens. a) ( ) Descida, insinuação, extensão, rotação interna, flexão, rotação externa e expulsão são, respectivamente, os mecanismos de adaptação do feto. b) ( ) A maioria das modificações da postura fetal ocorre durante o segundo estágio do parto.

31 No trabalho de parto são práticas úteis e que devem ser estimuladas: (A) infusão intravenosa de rotina, massagem e distensão do períneo durante o segundo estágio, uso rotineiro de episiotomia (B) oferecimento de líquido via oral, métodos não invasivos e não farmacológicos de alívio da dor como massagens e técnicas de relaxamento, respeito e escolha da mulher sobre seus acompanhantes (C) métodos não farmacológicos de alívio da dor como ervas, imersão em água e estimulação de nervos, pressão no fundo uterino durante o período expulsivo, uso rotineiro de tricotomia (D) restrição hídrica e alimentar, controle da dor por agentes sistêmicos, uso rotineiro da posição de litotomia

32 Durante o terceiro estágio do trabalho de parto, ocorrem os principais riscos maternos, quesão: a) Hemorragia e inversão uterina. b) Retenção de restos placentários. c) Hemorragia e retenção de restos placentários. d) Hemorragia e prolapso de útero. e) Coagulação intravascular disseminada e rotura uterina.

33 No atendimento pré-hospitalar de uma gestante, alguns conhecimentos são fundamentais para o oferecimento de uma assistência segura, que diminua o risco para a vida da mãe e do bebê. No trajeto da gestante até o hospital, podem ocorrer sangramento, convulsões ou mesmo o parto, exigindo do profissional que a atende raciocínio rápido e cuidados, de acordo com a situação. Entre essescuidados, inclui-seo seguinte: (A) em caso de parto, após a expulsão do feto, a porção proximal do cordão umbilical deve ser tracionada para ajudar o desprendimento da placenta, que deve ser acondicionada em saco plástico e levada ao hospitalcom a mãe. (B) em caso de trauma fechado, a gestante deve ser mantida sob observação contínua, em decúbito lateral esquerdo,exceto nas situações em que se suspeita de trauma na coluna ou bacia. (C) na presença de sinais de aborto ou deslocamento prematuro da placenta, como sudorese, pulso rápido, palidez, cólica e sangramento vaginal, a gestante deve ser encorajada a fazer força para acelerar a expulsãodo feto. (D) na presença de convulsão, os braços e pernas da gestante devem ser firmemente contidos e uma cânula de Guedel deve ser colocada entre seus dentes paraevitarmordeduradalíngua.

34

Questão 01 Diagnóstico da gestação

Questão 01 Diagnóstico da gestação Saúde Da Mulher: Diagnóstico Da Gestação, Modificações Gravídicas e Pré Natal. Prof. Enf. Obstetra Hygor Elias Questão 01 Diagnóstico da gestação Segundo o Ministério da Saúde (MS, 2000), o diagnóstico

Leia mais

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias

Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Saúde da Mulher Prof. Hygor Elias Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE PA Prova: Auditor de Controle Externo Área Administrativa Enfermagem Comrelaçãoàassistênciadeenfermagemnaatençãobásicaàgestantenoprénatal

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO PROF.ª. LETICIA PEDROSO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO PROF.ª. LETICIA PEDROSO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PARTO PROF.ª. LETICIA PEDROSO Tempo de gestação Gestação normal 40 semanas Prematuro inferior a 38 semanas A termo 38 a 41 semanas Pós-termo acima de 41 semanas Sinais de parto

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 10. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 10. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 10 Profª. Lívia Bahia Enfermagem no acompanhamento do Pré Natal de baixo risco na Atenção Básica Apesar da redução importante da mortalidade infantil

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 4. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 4. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 4 Profª. Lívia Bahia Assistência de enfermagem durante o Parto Cesáreo A cesariana é uma operação pela qual o feto é liberado

Leia mais

A) Condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas

A) Condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas A) Condutas que são claramente úteis e que deveriam ser encorajadas Plano individual determinando onde e por quem o parto será realizado, feito em conjunto com a mulher durante a gestação, e comunicado

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 3. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 3. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 3 Profª. Lívia Bahia -> Lei Nº 11.108, de 07 de Abril de 2005 garante às parturientes o direito à presença de acompanhantes durante

Leia mais

31/08/2015. Obstetrícia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Diagnóstico. Beta- hch. hormônio gonadotrófico coriônico

31/08/2015. Obstetrícia. Profa Elaine C. S. Ovalle. Diagnóstico. Beta- hch. hormônio gonadotrófico coriônico Fisioterapia na Saúde da Mulher Obstetrícia Profa Elaine C. S. Ovalle Beta- hch Diagnóstico hormônio gonadotrófico coriônico 1 Conceitos - Embrião: até a 8ª semana - Feto: 9ª semana até o nascimento -

Leia mais

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA PROVA TEÓRICO-PRÁTICO Situação/Cenário Clínico

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA PROVA TEÓRICO-PRÁTICO Situação/Cenário Clínico ENFERMAGEM OBSTÉTRICA PROVA TEÓRICO-PRÁTICO Situação/Cenário Clínico Respondas as questões abaixo segundo o caso clínico W.P.B., 21 anos, solteira, vive em união consensual há 1 ano, primigesta. Compareceu

Leia mais

ATENDIMENTO PRÉ-NATAL PROF.ª LETICIA PEDROSO

ATENDIMENTO PRÉ-NATAL PROF.ª LETICIA PEDROSO ATENDIMENTO PRÉ-NATAL PROF.ª LETICIA PEDROSO Objetivos 1.Preparo físico e psicológico da gestante; 2.Prevenir, identificar e tratar patologias que possam ocorrer durante a gestação; 3.Controle obstétrico;

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 1. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 1. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 1 Profª. Lívia Bahia Assistência de Enfermagem ao Parto A assistência ao parto tem seu objetivo primordial recém-nascido e parturiente

Leia mais

SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO BÁSICA Pré-natal

SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO BÁSICA Pré-natal SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO BÁSICA Pré-natal Profa. Dra. Carla Marins AVALIAÇÃO PRÉ-CONCEPCIONAL Consultas Pré-Natais: Durante o pré-natal deverá ser realizado no mínimo 6 consultas, preferencialmente 1

Leia mais

Dr. Fábio Cabar ASSISTÊNCIA PRÉ NATAL REDE CEGONHA DR. FÁBIO R. CABAR

Dr. Fábio Cabar ASSISTÊNCIA PRÉ NATAL REDE CEGONHA DR. FÁBIO R. CABAR Dr. Fábio Cabar Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP. Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia no Hospital das Clínicas da USP. Foi médico preceptor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia

Leia mais

Vigilância no prénatal, puerpério 2017

Vigilância no prénatal, puerpério 2017 Vigilância no prénatal, parto e puerpério 2017 Doenças de transmissão vertical Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Zika Chikungunya Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis

Leia mais

Vigilância no prénatal, puerpério 2017

Vigilância no prénatal, puerpério 2017 Vigilância no prénatal, parto e puerpério 2017 Doenças de transmissão vertical Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Zika Chikungunya Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 PRÉ-REQUISITO (R4) PROVA ESCRITA

RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 PRÉ-REQUISITO (R4) PROVA ESCRITA 1 OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA / ULTRASSONOGRAFIA 1) Secundípara com 26 anos deu à luz por parto vaginal a recém-nascido (RN) a termo que pesou 3.450g. Ambos assintomáticos receberam alta no terceiro dia.

Leia mais

Assistência ao Parto. EnfªKarin Bienemann

Assistência ao Parto. EnfªKarin Bienemann Assistência ao Parto EnfªKarin Bienemann Humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto. Humanizar é respeitar esta fisiologia, e apenas acompanhá-la. Humanizar é perceber e respeitar os diversos

Leia mais

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde

Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Guia de Dicas de Políticas Públicas 65 RESULTADO SISTÊMICO 5 Acesso ao pré-natal garantido segundo os critérios de qualidade do Ministério da Saúde Garantir a oferta de um pré-natal de qualidade é uma

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG361 Enfermagem Materna

Programa Analítico de Disciplina EFG361 Enfermagem Materna 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 7 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

AULA Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade

AULA Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade AULA 10 A Rede Cegonha Implementada em 2011, a Rede Cegonha é uma Rede de cuidados que assegura às MULHERES o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, e

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES MAIO 2017 ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial TAXA DE ACOLHIMENTO

Leia mais

ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASILE NO MUNDO

ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASILE NO MUNDO INSTITUCIONALIZAÇÃO DO Até meados do século XX, a maioria das mulheres pariram em casa e com a ajuda de outras mulheres. ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA NO BRASILE NO MUNDO A vivência do parto, nas mais diferentes

Leia mais

ASSISTÊNCIA NO PRÉ-PARTO, PARTO E PUERPÉRIO. Enf Obstetra Karin Scheffel

ASSISTÊNCIA NO PRÉ-PARTO, PARTO E PUERPÉRIO. Enf Obstetra Karin Scheffel ASSISTÊNCIA NO PRÉ-PARTO, PARTO E PUERPÉRIO Enf Obstetra Karin Scheffel Como a enfermagem deve atuar?? Sala de parto- CO PPP Papel da enfermagem: Os cuidados de enfermagem no parto humanizado apresentados

Leia mais

2.1. DIAGNÓSTICO DE CERTEZA DO TRABALHO DE PARTO - FASE ATIVA

2.1. DIAGNÓSTICO DE CERTEZA DO TRABALHO DE PARTO - FASE ATIVA PROTOCOLO - OBS 028 DATA: 24/09/2005 PÁG: 1 / 6 1. CONCEITO Aquele de início espontâneo, baixo-risco no início do trabalho de parto, permanecendo assim, em todo o processo até o nascimento. O feto nasce

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES ABRIL 2016 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 69 TAXA DE

Leia mais

A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM- NASCIDO Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 ASSISTÊNCIA IMEDIATA AO RECÉM-NASCIDO Ao nascimento, a maioria dos RN apresenta boa vitalidade e não necessita de manobras de

Leia mais

ASSISTÊNCIA AO PARTO e PÓS-PARTO. Profª Esp. Patrícia Silva de Medeiros

ASSISTÊNCIA AO PARTO e PÓS-PARTO. Profª Esp. Patrícia Silva de Medeiros ASSISTÊNCIA AO PARTO e PÓS-PARTO Profª Esp. Patrícia Silva de Medeiros ASSISTÊNCIA AO PARTO Objetivos: - Mãe e criança saudáveis com o mínimo de intervenção compatível com a segurança. (OMS, 1996); - PN

Leia mais

Patologias Obstétricas

Patologias Obstétricas Patologias Obstétricas Do 1º Trimestre: HIPERÊMESE GRAVÍDICA É um quadro patológico constituído por vômitos intensos. Ocorre: nos primeiros 3 meses. Incidência: É mais comum em primigestas. Causas: Físicas

Leia mais

Vigilância nutricional da criança e da mulher durante o pré-natal e. Profa Milena Bueno

Vigilância nutricional da criança e da mulher durante o pré-natal e. Profa Milena Bueno Vigilância nutricional da criança e da mulher durante o pré-natal e puerpério. Gestação e Puerpério Atenção Pré natal e no puerpério: garantia do bem estar materno e neo natal. Primeira consulta: ate 120

Leia mais

1- Aproximadamente qual percentagem de abortamentos espontâneos de primeiro trimestre apresenta anomalias cromossômicas?

1- Aproximadamente qual percentagem de abortamentos espontâneos de primeiro trimestre apresenta anomalias cromossômicas? Prova de obstetricia-20-5-18-1- Aproximadamente qual percentagem de abortamentos espontâneos de primeiro trimestre apresenta anomalias cromossômicas? a)1% b)10% c)25% d-50% 2- Uma paciente dá entrada no

Leia mais

Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018

Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018 Vigilância no pré-natal, parto e puerpério 2018 Doenças de transmissão vertical Principais patógenos e formas de transmissão Outras: HTLV Tuberculose Malária Chagas Dengue Chikungunya ZIKA Gilbert, 2004

Leia mais

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido...

Sumário. 1. Visão geral da enfermagem materna Famílias e comunidades Investigação de saúde do paciente recém nascido... Sumário Parte I Papéis e relacionamentos 1. Visão geral da enfermagem materna...23 O processo de enfermagem...25 Planejamento familiar...26 Gestação na infância ou na adolescência...26 Gestação após os

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES AGOSTO / 2015 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 97 ACOLHIMENTO

Leia mais

Modelo de Plano de Parto. Hospital da Criança e Maternidade

Modelo de Plano de Parto. Hospital da Criança e Maternidade Modelo de Plano de Parto Hospital da Criança e Maternidade Eu,, estou ciente de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo, listo minhas preferências em relação ao nascimento do meu filho. Entendo

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES SETEMBRO 2015 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 79 ACOLHIMENTO

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES OUTUBRO 2015 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 77 ACOLHIMENTO

Leia mais

Plano de Parto Hospital Universitário da USP. Nome: Data de Nascimento: Data Provável do Parto:

Plano de Parto Hospital Universitário da USP. Nome: Data de Nascimento: Data Provável do Parto: Plano de Parto Hospital Universitário da USP Nome: Data de Nascimento: Data Provável do Parto: O Plano de Parto é um meio de comunicação entre a gestante e a equipe que a atende. Dessa forma, criar o seu

Leia mais

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE

RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO MATERNIDADE ESCOLA RELATÓRIO DIVISÃO ADJUNTA DE ATENÇÃO À SAÚDE INDICADORES JULHO / 2015 PACIENTES EXTERNOS Ambulatorial VALORES ACOLHIMENTO NO PRÉ-NATAL 89 ACOLHIMENTO

Leia mais

PLANO DE PARTO. , conforme a Lei /2005 que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós parto.

PLANO DE PARTO. , conforme a Lei /2005 que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós parto. PLANO DE PARTO Querida gestante, Gostaríamos de conhecer melhor o que você está pensando ou planejando para o nascimento do seu bebê. Desta forma, indique entre as ideias abaixo aquilo que é importante

Leia mais

ANEXOS FETAIS. Profª: Karin

ANEXOS FETAIS. Profª: Karin ANEXOS FETAIS Profª: Karin É um órgão formado por tecido materno e fetal, realiza a troca gasosa de O2 e CO2 e nutrientes entre mãe e feto, implantada no fundo do corpo do útero. A face materna é de cor

Leia mais

III ENCONTRO DA SUCF CA FF PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO AVALIAÇÃO INICIAL

III ENCONTRO DA SUCF CA FF PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO AVALIAÇÃO INICIAL III ENCONTRO DA SUCF CA FF PROTOCOLOS DE ATUAÇÃO 26 DE OUTUBRO DE 2012 UCF Materno-Neonatal BM2 CONSULTA DE ENFERMAGEM - TÓPICOS DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO INICIAL Identificação da utente; - Altura (cm) -

Leia mais

ADMISSÃO DA PACIENTE NA EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA

ADMISSÃO DA PACIENTE NA EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA ADMISSÃO DA PACIENTE NA ENFERMAGEM EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA Rotinas Assistenciais da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro ADMISSÃO DA PACIENTE NA EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA É o atendimento

Leia mais

Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF 09 - Vila Ester, em São Borja-RS

Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF 09 - Vila Ester, em São Borja-RS Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF 09 - Vila Ester, em São Borja-RS Tania Mara Fontella de Sá Orientadora: Lenise Patrocinio Pires Cecilio Co-orientadora: Aline Basso da Silva Introdução

Leia mais

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ. Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Profª Leticia Pedroso SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ Algumas mulheres podem ter problemas durante a gravidez, e reconhecer os sinais que indicam perigo na gravidez para procurar

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 6. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 6. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 6 Profª. Lívia Bahia Assistência de Enfermagem ao Aborto Considera-se abortamento a interrupção da gestação até 22 semanas; Ou

Leia mais

GRAVIDEZ. Profª: Karin

GRAVIDEZ. Profª: Karin GRAVIDEZ Profª: Karin Diagnóstico da gravidez: Toque Exame de urina - Colhido após o repouso noturno, com atraso menstrual de 3 a 14 semanas. Teste (farmácia)- resultado positivo maior com 3 semanas

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA. FSH, LH e. dos hormônios prolactina/posterior. ovarianos ocitocina) Regulação ciclo reprodutor e

ANATOMIA E FISIOLOGIA. FSH, LH e. dos hormônios prolactina/posterior. ovarianos ocitocina) Regulação ciclo reprodutor e 16/5/2011 ANATOMIA E FISIOLOGIA A regulação hormonal é controlada por três estruturas MATERNO INFANTIL Hipotálamo Estimula a hipófise pelas gonadotrofinas Hipófise (anteriorcontrolam a secreção FSH, LH

Leia mais

Humanização do Parto. Prof.ª Leticia Pedroso

Humanização do Parto. Prof.ª Leticia Pedroso Humanização do Parto Prof.ª Leticia Pedroso Introdução: Até o século XVIII, as mulheres tinham seus filhos em casa; o parto era um acontecimento domiciliar e familiar. A partir do momento em que o parto

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 2. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 2. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 2 Profª. Lívia Bahia Assistência de Enfermagem ao Parto O controle da dor no trabalho de parto De difícil avaliação pelo seu caráter

Leia mais

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical 2016/2017

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical 2016/2017 Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical 2016/2017 Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis congênita HIV-AIDS Hepatites B e C Rubéola congênita Toxoplasmose congênita

Leia mais

CADA VIDA CONTA. Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização:

CADA VIDA CONTA. Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização: CADA VIDA CONTA Reconhecido pela: Parceria oficial: Realização: PREVENÇÃO DE DISTÓCIA DEFINIÇÃO Trabalho de parto disfuncional DIAGNÓSTICO DE DISTÓCIAS 1º período do TP Fase de dilatação Fase ativa prolongada

Leia mais

Imagem da Semana: Partograma

Imagem da Semana: Partograma Imagem da Semana: Partograma Figura 1: Partograma. Enunciado Gestante de 22 anos, primigesta, idade gestacional de 39 semanas (confirmada à ultrassonografia), admitida na maternidade com contrações dolorosas

Leia mais

INDUÇÃO DO PARTO E FÓRCIPE

INDUÇÃO DO PARTO E FÓRCIPE INDUÇÃO DO PARTO E FÓRCIPE Cuidados de Enfermagem na Sala de Parto receber a parturiente na sala e situá-la; prestar assistência física e emocional; completar os dados do prontuário; rever os cuidados

Leia mais

Saúde da Mulher. Prof.ª Hygor Elias

Saúde da Mulher. Prof.ª Hygor Elias Saúde da Mulher Prof.ª Hygor Elias Avaliação pré-concepcional Objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recémnascido saudável, sem impacto

Leia mais

CARTÃO DA GESTANTE AGENDAMENTO. Nome. Endereço. Município. Bairro. Telefone. Nome da Operadora. Registro ANS. ANS- nº

CARTÃO DA GESTANTE AGENDAMENTO. Nome. Endereço. Município. Bairro. Telefone. Nome da Operadora. Registro ANS. ANS- nº CARTÃO DA GESTANTE Nome ANS- nº 0004 Endereço Município Bairro Telefone Nome da Operadora Registro ANS AGENDAMENTO Hora Nome do profissional Sala ANS- nº 0004 1 Idade Estado Civil Peso anterior Altura (cm)

Leia mais

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. 1 2 3 4 INSTRUÇÕES Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno,

Leia mais

ASSISTÊNCIA AO PARTO. Departamento de Saúde Materno-Infantil /FMUFC Assistência Básica a Gestante e RN

ASSISTÊNCIA AO PARTO. Departamento de Saúde Materno-Infantil /FMUFC Assistência Básica a Gestante e RN ASSISTÊNCIA AO PARTO Departamento de Saúde Materno-Infantil /FMUFC Assistência Básica a Gestante e RN MECANISMO DO PARTO Componentes envolvidos Feto: móvel ou objeto Trajeto: canal da parturição Contração

Leia mais

NOTA TÉCNICA ACERCA DO PL ESTADUAL 160/2018 (DISPÕE SOBRE A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E REVOGA A LEI /2017)

NOTA TÉCNICA ACERCA DO PL ESTADUAL 160/2018 (DISPÕE SOBRE A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E REVOGA A LEI /2017) NOTA TÉCNICA ACERCA DO PL ESTADUAL 160/2018 (DISPÕE SOBRE A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E REVOGA A LEI 19.207/2017) A Defensoria Pública do Paraná, por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos

Leia mais

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS 27 de julho de 2016 Página 1/8 DEFINIÇÃO DE CASO Sífilis em gestante Caso suspeito: gestante que durante o pré-natal apresente evidencia clínica de sífilis, ou teste não treponêmico reagente com qualquer

Leia mais

Gravidez. Prof.ª Leticia Pedroso

Gravidez. Prof.ª Leticia Pedroso Gravidez Prof.ª Leticia Pedroso Qual a sensação ao descobrir que você está grávida?? 23/03/20 18 DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO Vem se tornando cada vez mais preciso e precoce, podendo ser feito pelo emprego

Leia mais

26/08/2016. Questões UFG. Doenças Transmissíveis

26/08/2016. Questões UFG. Doenças Transmissíveis Enfermagem para Concursos Públicos em exercícios Questões UFG Doenças Transmissíveis (UFG Universidade Federal de Goiás GO Enfermeiro 2015) Todas as pessoas com suspeita de dengue devem receber o primeiro

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2015 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2015 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL N.º 01/2015 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 01 ENFERMEIRO I (Obstetrícia) 01. D 11. A 21. E 02. A 12. E 22. C 03. C 13. A 23.

Leia mais

ÓBITO FETAL DEPARTAMENTO DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DA FMABC DISCIPLINA DE OBSTETRÍCIA PROF. TITULAR: MAURO SANCOVSKI

ÓBITO FETAL DEPARTAMENTO DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DA FMABC DISCIPLINA DE OBSTETRÍCIA PROF. TITULAR: MAURO SANCOVSKI DEPARTAMENTO DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DA FMABC DISCIPLINA DE OBSTETRÍCIA PROF. TITULAR: MAURO SANCOVSKI ÓBITO FETAL EDUARDO AUGUSTO BROSCO FAMÁ PROFESSOR AFILIADO DO DEPARTAMENTO DE OBSTETRÍCA E GINECOLOGIA

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL.

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL. PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL Professor: Jamile Daltro Pereira Código: SAU57 Carga horária: 80h Preceptoria: 20h

Leia mais

Traduzido por Míriam Rêgo de Castro Enfermeira Obstetra Equipe Bom Parto

Traduzido por Míriam Rêgo de Castro Enfermeira Obstetra Equipe Bom Parto 1 Recomendações da OMS na atenção ao parto normal Referência - WHO recommendations: intrapartum care for a positive childbirth experience. Geneva: World Health Organization; 2018. Licence: CC BYNC - SA

Leia mais

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical - 2014 Tuberculose Chagas, Malária Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis congênita HIV-AIDS Hepatites B e C Rubéola congênita

Leia mais

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018

A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS. Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 A ENFERMAGEM E A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À MULHER NO PARTO E NASCIMENTO NO ÂMBITO DO SUS Profa. Dra. Emilia Saito Abril 2018 LEI n. 7.498 / 86 - COFEN EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM Cabe ao ENFERMEIRO,

Leia mais

12º CONEX Resumo Expandido Comunicação oral

12º CONEX Resumo Expandido Comunicação oral 12º CONEX Resumo Expandido Comunicação oral ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( )

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO Atividade Curricular: SEMI INTERNATO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E PEDIÁTRICA Código: Carga Horária Prática:

Leia mais

FAURGS HCPA Edital 01/2011 PS 02 ENFERMEIRO I Obstetrícia Pág. 1

FAURGS HCPA Edital 01/2011 PS 02 ENFERMEIRO I Obstetrícia Pág. 1 Pág. 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL Nº 01/2011 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 02 ENFERMEIRO I Obstetrícia 01. C 11. B 21. A 02. B 12. D 22. C 03. D 13. E

Leia mais

jsumázio fc)atta I: CD bom caminho ficita a oi2<z

jsumázio fc)atta I: CD bom caminho ficita a oi2<z jsumázio fc)atta I: CD bom caminho ficita a oi2

Leia mais

O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério. Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde

O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério. Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde O papel da Atenção Básica no pré-natal, parto e puerpério Departamento de Atenção Básica Ministério da Saúde Rede Cegonha - Diretrizes Acolhimento e classificação de risco, ampliação do acesso e melhoria

Leia mais

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical

Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical Vigilância e prevenção das Doenças de transmissão vertical - 2015 Principais Doenças de Transmissão Vertical no Brasil Sífilis congênita HIV-AIDS Hepatites B e C Rubéola congênita Toxoplasmose congênita

Leia mais

ORGANIZADOR. Página 1 de 7

ORGANIZADOR. Página 1 de 7 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 ULTRASSONOGRAFIA (R) / 0 PROVA DISCURSIVA Página de 7 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 ULTRASSONOGRAFIA (R) / 0 PROVA DISCURSIVA ULTRASSONOGRAFIA ) Mulher de 9 anos, DUM em 8//5, realizou

Leia mais

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás

FAMERV Faculdade de Medicina de Rio Verde Fazenda Fontes do Saber Campus Universitário Rio Verde - Goiás PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Medicina Integrada à Saúde da Comunidade - MISCO IV Código da Disciplina: MED223 Curso: Medicina Semestre de oferta da disciplina: 4 Faculdade responsável: Faculdade

Leia mais

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A OCORRÊNCIA DE TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS ATENDIDAS NO PROJETO CPP

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A OCORRÊNCIA DE TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS ATENDIDAS NO PROJETO CPP 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

SÍFILIS MATERIAL DE APOIO.

SÍFILIS MATERIAL DE APOIO. SÍFILIS MATERIAL DE APOIO www.hilab.com.br Segundo o Ministério da Saúde, a sífilis, em sua forma adquirida, teve um crescimento de 5.174% entre 2010 e 2015. A forma congênita, transmitida da mãe para

Leia mais

Prof.ª Leticia pedroso

Prof.ª Leticia pedroso Prof.ª Leticia pedroso Alterações fisiológicas da gravidez São alterações que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação e que desparecem após o parto. São inevitáveis, temporárias e que estão presentes

Leia mais

GESTANTE CARTÃO DA AGENDAMENTO NOME ENDEREÇO BAIRRO MUNICÍPIO UF TELEFONE NOME DA OPERADORA POSTAL SAÚDE. REGISTRO ANS nº

GESTANTE CARTÃO DA AGENDAMENTO NOME ENDEREÇO BAIRRO MUNICÍPIO UF TELEFONE NOME DA OPERADORA POSTAL SAÚDE. REGISTRO ANS nº CARTÃO DA GESTANTE NOME ENDEREÇO BAIRRO MUNICÍPIO UF TELEFONE NOME DA OPERADORA POSTAL SAÚDE REGISTRO ANS nº 41913-3 AGENDAMENTO Data Hora Nome do Profissional Sala Carta de Informação à Gestante O parto

Leia mais

COMUNICAÇÃO COORDENADA - ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL FAZENDO A DIFERENÇA NO CENÁRIO NACIONAL

COMUNICAÇÃO COORDENADA - ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL FAZENDO A DIFERENÇA NO CENÁRIO NACIONAL COMUNICAÇÃO COORDENADA - ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL FAZENDO A DIFERENÇA NO CENÁRIO NACIONAL ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO SERVIÇO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO EM UMA MATERNIDADE

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 5 Profª. Lívia Bahia Assistência imediata ao recém- nascido Objetivo: proporcionar condições ótimas que visam auxiliá-los em sua

Leia mais

OS DIREITOS DAS GESTANTES. Maria Angélica Rezende Silveira

OS DIREITOS DAS GESTANTES. Maria Angélica Rezende Silveira 1 OS DIREITOS DAS GESTANTES Maria Angélica Rezende Silveira 2 17,10 Somos simples servos, fizemos apenas o que devíamos fazer Lc. APRESENTAÇÃO O objetivo deste pequeno trabalho é esclarecer as gestantes

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO PROFª LETICIA PEDROSO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO PROFª LETICIA PEDROSO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO PROFª LETICIA PEDROSO PUERPÉRIO De Puer, criança e parere, parir. Período onde ocorrem manifestações involutivas e de recuperação da genitália materna. Inicia-se

Leia mais

CARTÃO DA GESTANTE. Agendamento. Nome. Endereço. Bairro Município UF. Telefone. Nome da Operadora. Registro ANS. Data Hora Nome do profissional Sala

CARTÃO DA GESTANTE. Agendamento. Nome. Endereço. Bairro Município UF. Telefone. Nome da Operadora. Registro ANS. Data Hora Nome do profissional Sala CARTÃO DA GESTANTE Nome Endereço Bairro Município UF Telefone Nome da Operadora Registro ANS Agendamento Hora Nome do profissional Sala 1 Carta de Informação à Gestante O parto é um momento muito especial,

Leia mais

PERÍODOS CLÍNICOS DO PARTO. Prof Dra. Juliana Stefanello

PERÍODOS CLÍNICOS DO PARTO. Prof Dra. Juliana Stefanello PERÍODOS CLÍNICOS DO PARTO Prof Dra. Juliana Stefanello - 1º PERÍODO: DILATAÇÃO Abrange o intervalo de tempo desde o início das contrações uterinas regulares, com modificações plásticas do colo, até a

Leia mais

GESTANTE CARTÃO DA. Agendamento. Nome. Endereço. Bairro Município UF. Telefone. Nome da Operadora. Registro ANS. Data Hora Nome do profissional Sala

GESTANTE CARTÃO DA. Agendamento. Nome. Endereço. Bairro Município UF. Telefone. Nome da Operadora. Registro ANS. Data Hora Nome do profissional Sala FUNDAÇÃO CHESF DE ASSISTÊNCIA E SEGURIDADE SOCIAL CARTÃO DA GESTANTE Nome Endereço Bairro Município UF Telefone Nome da Operadora Registro ANS Agendamento Hora Nome do profissional Sala 1 Carta de Informação

Leia mais

CARTÃO DA GESTANTE AGENDAMENTO. (11) Opção 2 - Opção 2. Nome do Profissional. Data. Ligue!

CARTÃO DA GESTANTE AGENDAMENTO. (11) Opção 2 - Opção 2. Nome do Profissional. Data. Ligue! cegonha@trasmontano.com.br CARTÃO DA GESTANTE Nome: Endereço: Bairro: Município: UF: Telefone: Celular: AGENDAMENTO Hora Nome do Profissional Sala Ligue! (11) 3293 1515 Opção 2 - Opção 2 P R O G R A M

Leia mais

Aula 20 Pré-Natal de Alto Risco IV: Doenças. Prof. Ricardo Mattos UNIG,

Aula 20 Pré-Natal de Alto Risco IV: Doenças. Prof. Ricardo Mattos UNIG, Saúde Integral da Mulher Aula 20 Pré-Natal de Alto Risco IV: Doenças Obstétricas Prof. Ricardo Mattos UNIG, 2009.1 Neoplasia Trofoblástica Gestacional Mola Hidatiforme A freqüência é de 1 caso para cada

Leia mais

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. INSTRUÇÕES 1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. 2 3 4 Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno,

Leia mais

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA Questão 16 A alternativa correta é C, pois estão corretos os itens I, II e III. Segundo Zugaib (2016, pág. 95): Esse hormônio pode ser encontrado no sangue e na urina de gestantes

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 3 4 5 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local

Leia mais

Consulta odontológica

Consulta odontológica Consulta odontológica 18 17 16 15 14 13 12 11 21 22 23 24 25 26 27 28 48 47 46 45 44 43 42 41 31 32 33 34 35 36 37 38 Legenda *- Mancha branca ativa Ca - Lesão cavitada ativa PF - Prótese fi xa O - Mancha

Leia mais

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Mortalidade materna As mortes de mulheres por complicações na gestação,

Leia mais

MATERNIDADE DE CAMPINAS

MATERNIDADE DE CAMPINAS TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA PARTO Nome: Idade: Sexo: Data: / / O objetivo deste termo é de esclarecer os procedimentos que ocorrerão por ocasião do seu parto, ressaltando-se que você poderá

Leia mais

INSERÇÃO DE DIU NO PÓS-PARTO E PÓS-ABORTO

INSERÇÃO DE DIU NO PÓS-PARTO E PÓS-ABORTO OBSTETRÍCIA INSERÇÃO DE DIU NO PÓS-PARTO E PÓS-ABORTO Rotinas Assistenciais da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro Os Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração podem ser oferecidos

Leia mais

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil

Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Cenário da Saúde da Criança e Aleitamento Materno no Brasil Tatiana Coimbra Coordenadora Adjunta da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno Taxa de Mortalidade Infantil. Brasil e regiões,

Leia mais