étodos uméricos SOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIOAS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "étodos uméricos SOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIOAS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno"

Transcrição

1 étodos uméricos SOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIOAS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 2016

2 Conteúdo 1. Solução numérica de EDO. 2. Métodos de Runge-Kutta. 3. Métodos de Adams. 4. Comparação de métodos para EDO. 5. Sistemas de equações diferenciais ordinárias.

3 Equações Diferenciais Ordinárias - EDO São ferramentas fundamentais para modelagem matemática de vários fenômenos físicos, químicos, biológicos, etc, quando esses fenômenos são descritos em termos de taxa de variação. Por exemplo: a taxa de variação da corrente i em função do tempo t, em um circuito RL Esse é um exemplo de EDO de primeira ordem. Essa ED é ordinária visto que a corrente i é função apenas de uma variável independente, o tempo t; Se a função de for definida em termos de duas ou mais variáveis, ter-se-ia uma equação diferencial parcial, por exemplo, a equação de Laplace:

4 Equações Diferenciais Ordinárias - EDO A EDO é de primeira ordem quando a derivada de maior ordem é de ordem 1. Quando a equação contiver uma derivada de ordem n, ela é dita EDO de ordem n A Solução de uma EDO é a função que satisfaz a equação diferencial e certas condições iniciais na função. Resolver uma EDO analiticamente é encontrar uma solução geral contendo constantes arbitrárias. Então determina-se essas constantes de modo que a expressão combine com as condições iniciais.

5 Solução Numérica de EDO Métodos analíticos são restritos apenas a algumas formas especiais de função. Nem toda EDO tem solução analítica. Métodos numéricos não possuem tal limitação. Solução numérica é obtida como uma tabela de valores da função para vários valores da variável independente. Solução analítica é uma relação funcional. Praticamente qualquer EDO pode ser resolvida numericamente. Se as condições iniciais forem alteradas, toda a tabela deve ser recalculada. Métodos numéricos para a solução de EDO, sujeitas às condições iniciais.

6 Solução Numérica de EDO 1 - Problema do Valor Inicial - PVI: O PVI de primeira ordem apresenta a forma: A solução do PVI é uma função y = y(x) contínua e diferençável que satisfaz o PVI. Calcular aproximação y i da solução exata y(x i ) do PVI nos pontos onde m é o número de subintervalos de [a, b] e h é o tamanho do intervalo. Solução numérica do PVI é uma tabela contendo os pares (x i, y i ) sendo que

7 Solução Numérica de EDO 2 Método de Euler: Apesar de ser utilizado raramente na prática, a sua simplicidade serve para exemplificar as técnicas envolvidas na construção de alguns métodos mais avançados, sem a enfadonha álgebra que acompanha essas construções. É um método da série de Taylor de ordem 1.

8 Solução Numérica de EDO Seja uma expansão da solução exata y(x), em série de Taylor, em torno do valor inicial x 0 Truncando a série após o termo de derivada primeira, sendo x 1 = x 0 + h e y 1 uma aproximação de y(x 1 ) e sabendo que y = f(x, y) Sucessivas aproximações y i de y(x i ) podem ser obtidas pela fórmula de recorrência Fórmula conhecida como método de Euler. Leonhard Euler propôs este método em 1768.

9 Solução Numérica de EDO Exemplo: Calcular a solução do PVI da função a seguir no [0, 1], com m = 10 subintervalos. intervalo

10 Solução exata: Solução Numérica de EDO Método de Euler com h = 0,1 só forneceu uma decimal exata para o PVI.

11 Solução Numérica de EDO Comparação com h = 0,01 Redução do passo h para 0,01 melhorou a solução numérica do PVI. Exatidão da solução é melhorada quando o valor do passo for reduzido.

12 Solução Numérica de EDO Exemplo: Utilize o método de Euler para aproximar a solução do PVI: Considerando n = 10. Então, h = (2-0)/10 = 0.2; x i = 0.2i; i=0, 1,..., 9; y 0 = 0,5. y i+1 = y i + h y (x i, y i ) = y i + 0.2(y i x i2 + 1) = 1.2y i 0,008 i 2 + 0,2 A solução analítica é y(x) = (x+1) 2 0,5e x. A tabela 1 a seguir mostra a comparação entre os valores aproximados e os valores exatos.

13 Solução Numérica de EDO

14 Solução Numérica de EDO

15 3 Definições: Solução Numérica de EDO Definição (Passo simples): Um método é de passo simples quando a aproximação y i+1 for calculada a partir somente do valor y i do passo anterior. Sendo a função incremento. Um método de passo simples é definido na forma Definição (Passo múltiplo): Sejam os p valores y i, y i-1, y i-2,..., y i-p+1 previamente calculados por algum método. Um método é de passo múltiplo se estes p valores y i, y i-1, y i-2,..., y i-p+1 forem utilizados para calcular y i+1, para i = p 1, p, p+1;..., m - 1. Definição (Erro local): Supondo que o valor calculado por um método de passo k seja exato, isto é, y i+j = y(x i+j ) para j = 0, 1,..., k - 1, então o erro local em x i+k é definido como

16 Solução Numérica de EDO Definição (Ordem): Um método de passo simples tem ordem q se a função incremento for tal que Definição (Consistência): Um método numérico é dito consistente com o PVI se a sua ordem q 1. Definição (Convergência): Um método de passo k é convergente se, para o PVI. é válido para todo x [a, b].

17 Solução Numérica de EDO Consistência significa que a solução numérica corresponde à solução do PVI. A consistência de um método limita a magnitude do erro local cometido em cada passo. Estabilidade controla a propagação do erro durante os cálculos. Um método é convergente se ele for consistente e estável.

18 Métodos de Runge-Kutta Exatidão dos resultados pode ser melhorada se o passo h for reduzido. Se exatidão requerida for elevada, esta metodologia pode acarretar grande esforço computacional. Melhor exatidão pode ser obtida mais eficientemente pela formulação denominada métodos de Runge-Kutta. C. D. T. Runge desenvolveu o primeiro método em M. W. Kutta elaborou a formulação geral em Runge-Kutta são métodos de passo simples.

19 Métodos de Runge-Kutta Métodos de Runge-Kutta explícitos: Forma geral de métodos explícitos de s estágios a, b, c: constantes de cada método particular.

20 Métodos de Runge-Kutta Constantes exibidas na notação de Butcher Os métodos de Runge-Kutta podem ser classificados de acordo com a sua ordem.

21 Métodos de Runge-Kutta 1 Métodos de Segunda Ordem: Seja a expansão em série de Taylor, na qual as derivadas em y são escritas em termos de f, a partir de dy/dx = f(x, y) Simplificando a notação f i = f(x i, y i ). Sendo As derivadas não são conhecidas explicitamente. Mas se f é suficientemente derivável, elas podem ser obtidas considerando-se a derivada total de y =f(x,y), com respeito a x, tendo em mente que y é função de x.

22 Métodos de Runge-Kutta Forma geral em termos de k 1 e k 2 Expandindo f(x, y), em série de Taylor, em termos de (x i, y i ) e retendo somente os termos de derivada primeira: Substituindo na equação anterior: Rearranjando:

23 Comparando com Métodos de Runge-Kutta Sistema não linear com 2 equações e 4 incógnitas Então pode-se gerar uma variedade de métodos de segunda ordem:

24 Métodos de Runge-Kutta Um exemplo de Metodo de Runge-Kutta de segunda ordem é o chamado Método de Euler modificado: Constantes do método na notação de Butcher Forma do método de Euler modificado

25 Métodos de Runge-Kutta Um outro método de Runge-Kutta de segunda ordem é o Método de Euler melhorado: Constantes do método na notação de Butcher Forma do método de Euler melhorado

26 Métodos de Runge-Kutta Exemplo: Comparar a solução do PVI para a função a seguir no intervalo [0, 1], com m = 10 subintervalos. Solução exata

27 Métodos de Runge-Kutta

28 Métodos de Runge-Kutta 2 Métodos de Quarta Ordem: Mesmo desenvolvimento para obter métodos de Runge-Kutta de ordem mais elevada. No caso de quarta ordem, obtem-se um sistema não linear com 11 equações e 13 incógnitas. Método clássico de Runge-Kutta. Constantes na notação de Butcher

29 Métodos de Runge-Kutta Exemplo: Calcular a solução do PVI no intervalo [0, 1], com m = 10 subintervalos para a função:

30 Métodos de Runge-Kutta

31 Métodos de Runge-Kutta

32 Métodos de Runge-Kutta Euler Melhorado + h + + h

33 Métodos de Runge-Kutta 3 Método de Runge-Kutta-Fehlberg: Uma forma de verificar se um método de Runge-Kutta produz valores dentro da exatidão desejada. Para isso deve-se recalcular o valor de y i+1 no final de cada intervalo, utilizando o passo h dividido ao meio. O valor deve ser aceito se houver apenas uma pequena diferença entre os dois resultados. Caso contrário, h deve ser dividido ao meio até que a exatidão desejada seja alcançada. Esta estratégia pode requerer um grande esforço computacional. Um processo proposto por E. Fehlberg utiliza dois métodos de ordens diferentes, um de ordem 4 e outro de ordem 5. Compara valores de y i+1 obtidos nos dois casos. Método de Runge-Kutta-Fehlberg é considerado método de ordem 4.

34 Métodos de Runge-Kutta 4 Metodo de Dormand-Prince: J. R. Dormand e P. J. Prince propuseram método similar ao de Runge-Kutta-Fehlberg, porém de ordem 5, cujos coeficientes são apresentados na tabela a seguir. Acrescentada uma linha e i contendo os coeficientes para calcular os erros globais, que são as diferenças entre y i+1 obtido pelo processo de ordem 5 e o de ordem 4.

35 Métodos de Runge-Kutta

36 Algoritmo Dormand-Prince:

37 Métodos de Runge-Kutta Exemplo: Calcular a solução do PVI no intervalo [0, 1], com m = 10 subintervalos para a função:

38 Métodos de Runge-Kutta subintervalos:

39 Métodos de Runge-Kutta subintervalos:

40 Métodos de Adams Uma outra classe de métodos para resolver PVI chamados métodos lineares de passo múltiplo. Um método de passo k pode ser escrito na forma e : constantes específicas de um método particular, sujeitas às condições Quando k = 0, o método é dito explícito e para k 0 ele é dito implícito. Explícitos: métodos de Adams-Bashforth. Implícitos: métodos de Adams-Moulton.

41 Métodos de Adams Os métodos de Adams são obtidos pela integração do PVI A função integrando f(x, y(x)) pode ser aproximada por polinômio interpolador P(x). P(x) passa pelos pontos (x j, f(x j, y j ))

42 1 Método de Passo dois: Métodos de Adams Seja o polinômio de Lagrange de grau 1, que passa pelos pontos de coordenadas (x 0, f 0 ) e (x 1, f 1 ) Valor de f 0 = f(x 0, y 0 ) obtido a partir de y 0 (condição inicial). Valor de y 1 para f 1 = f(x 1, y 1 ) tem que ser calculado utilizando um método de passo simples.

43 Métodos de Adams Fazendo Substituindo as expressões Integrando

44 Métodos de Adams Fazendo mudança de variável de x u e sendo Fórmula explícita de Adams-Bashforth de passo k = 2

45 Métodos de Adams Método explícito obtido pela integração do PI no intervalo [x 1, x 2 ]. P(x) determinado a partir dos pontos em [x 0, x 1 ]. Esta extrapolação não produz bons resultados. Se polinômio for construído usando pontos no intervalo [x 0, x 2 ] consegue-se método mais exato. Polinômio de Lagrange de grau 2 que passa pelos pontos (x 0, f 0 ), (x 1, f 1 ) e (x 2, f 2 )

46 Definindo uma variável auxiliar Métodos de Adams Substituindo na expressão de y i+1 Fazendo mudança de variável de x u

47 Métodos de Adams Fórmula implícita de Adams-Moulton, passo k = 2 O valor de f i+1 = f(x i+1, y i+1 ) é necessário para obter o próprio y i+1. No entanto o valor de y i+1 obtido por Adams-Bashforth pode ser usado em Adams-Moulton para avaliar f i+1 e calcular um valor melhor de y i+1. Assim as fórmulas implícitas necessitam ser utilizadas em conjunto com uma forma explicita fazendo um Método do tipo preditorcorretor.

48 Métodos de Adams Exemplo: Calcular a solução do PVI para a função a seguir, com m = 10 e m = 100 subintervalos. Utilizar o método preditor-corretor de passo dois. Valores de f 1 calculados por Dormand-Prince.

49 Métodos de Adams

50 2 Método de Passo três: Métodos de Adams Método explícito de Adams-Bashforth de passo 3 Obtido pela integração do polinômio de Lagrange de grau 2, no intervalo [x 2, x 3 ]. Substituindo na expressão de y i+1

51 Métodos de Adams f 0 = (x 0, y 0 ) avaliada a partir da condição inicial y 0, f 1 e f 2 obtidos por método de passo simples. Fórmula explícita de Adams-Bashforth com k = 3 Fórmula explícita obtida por extrapolação. Integração no intervalo [x i, x i+1 ]; Polinômio construído a partir de pontos em [x i-2, x i ]. Utilizando o mesmo raciocínio anterior obtém-se o Método implícito de Adams-Moulton com k = 3

52 Métodos de Adams 3 Adams-Bashforth-Moulton de quarta ordem: Um dos métodos mais populares de passo múltiplo. Preditor, explícito de passo k = 4 Corretor implícito é o de passo k =3 e deve ser aplicado mais de uma vez para melhorar ainda mais o resultado. Os valores de f 1, f 2 e f 3 podem ser calculados por um método de passo simples.

53 Métodos de Adams Exemplo: Calcular a solução do PVI para a função a seguir, no intervalo [0, 1], com m = 10 subintervalos.

54 Referencias Bibliográficas 1. Frederico Ferreira Campos Filho, Algoritmos Numéricos.

Algoritmos Numéricos 2 a edição

Algoritmos Numéricos 2 a edição Algoritmos Numéricos 2 a edição Capítulo 7: Equaç~oes diferenciais ordinárias c 2009 FFCf 2 Capítulo 7: Equações diferenciais ordinárias 7.1 Solução numérica de EDO 7.2 Métodos de Runge-Kutta 7.3 Métodos

Leia mais

étodos uméricos INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

étodos uméricos INTEGRAÇÃO NUMÉRICA (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos INTEGRAÇÃO NUMÉRICA (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos INTEGRAÇÃO NUMÉRICA (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL

Leia mais

étodos uméricos INTERPOLAÇÃO, EXTRAPOLAÇÃO, APROXIMAÇÃO E AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno

étodos uméricos INTERPOLAÇÃO, EXTRAPOLAÇÃO, APROXIMAÇÃO E AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno étodos uméricos INTERPOLAÇÃO, EXTRAPOLAÇÃO, APROXIMAÇÃO E AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA

Leia mais

Modelagem Computacional. Aula 5 2

Modelagem Computacional. Aula 5 2 Mestrado em Modelagem e Otimização - RC/UFG Modelagem Computacional Aula 5 2 Prof. Thiago Alves de Queiroz 2 [Cap. 5] BURDEN, R. L.; FAIRES, J. D. Numerical Analysis (9th ed). Cengage Learning, 2010. Thiago

Leia mais

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

Cálculo Numérico P2 EM33D

Cálculo Numérico P2 EM33D Cálculo Numérico P EM33D 8 de Abril de 03 Início: 07h30min (Permanência mínima: 08h40min) Término: 0h00min Nome: GABARITO LER ATENTAMENTE AS OBSERVAÇÕES, POIS SERÃO CONSIDERADAS NAS SUA AVALIAÇÃO ) detalhar

Leia mais

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES DE UMA OU MAIS VARIÁVEIS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES DE UMA OU MAIS VARIÁVEIS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos ZEROS DE FUNÇÕES DE UMA OU MAIS VARIÁVEIS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO

Leia mais

y(x n+1 ) = y(x n ) + hy (x n ) + h2 q! y (q) (x n )

y(x n+1 ) = y(x n ) + hy (x n ) + h2 q! y (q) (x n ) 2. Método de Taylor de ordem q Seja y(x) a solução exata do p.v.i., contínua e suficientemente derivável em [a, b]. A expansão em série de Taylor para y(x n + h) em torno do ponto x n é dada por: y(x n+1

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 6 Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias Objetivo: Resolver Equações Diferenciais Ordinárias utilizando métodos

Leia mais

étodos uméricos RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno

étodos uméricos RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno étodos uméricos RESOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE

Leia mais

Ordinárias. Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia.

Ordinárias. Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Leia mais

Solução Numérica de EDOs

Solução Numérica de EDOs Solução Numérica de EDOs Maria Luísa Bambozzi de Oliveira SME0300 Cálculo Numérico 10 de Novembro, 2010 Introdução Equação Diferencial de 1a. Ordem y = f (x, y) f : função real dada, de duas variáveis

Leia mais

étodos uméricos DERIVAÇÃO NUMÉRICA Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos DERIVAÇÃO NUMÉRICA Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos DERIVAÇÃO NUMÉRICA Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Capítulo V

Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Capítulo V Exercícios de MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Capítulo V Integração Numérica 1. Considere o integral: 1 0 e x2 dx a) Determine o seu valor aproximado, considerando 4 subintervalos e utilizando: i. A regra dos

Leia mais

Funções podem ser representadas como série de potências Uma série de potências centrada em x 0 tem a seguinte forma:

Funções podem ser representadas como série de potências Uma série de potências centrada em x 0 tem a seguinte forma: Edgard Jamhour Funções podem ser representadas como série de potências Uma série de potências centrada em x 0 tem a seguinte forma: n f x, x 0 = n=0 a n x x 0 f(x,x 0 ) = a 0 + a 1 (x-x 0 ) + a 2 (x-x

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 22 07/2014 Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias Objetivo: Resolver Equações Diferenciais Ordinárias utilizando

Leia mais

Diferenciais Ordinárias

Diferenciais Ordinárias Capítulo 1 Solução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias 1.1 Introdução Muitos problemas encontrados em engenharia e outras ciências podem ser formulados em termos de equações diferenciais. Por

Leia mais

Lista de Exercícios 3 e soluções

Lista de Exercícios 3 e soluções Lista de Exercícios 3 e soluções MAT 069 - Cálculo Numérico Prof Dagoberto Adriano Rizzotto Justo 2 de Dezembro de 2006 Calcule a integral (a) A f dx = 0 (0) = = (b) A f 0 dx = 0 (0) = = 0 (c) A ( 2 f

Leia mais

Resolução do Exame Tipo

Resolução do Exame Tipo Departamento de Matemática e Engenharias Análise e Computação Numérica Resolução do Exame Tipo 1. O computador IBM 3090 possuía um sistema de vírgula flutuante F F(16, 5, 65, 62) (em precisão simples),

Leia mais

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO

Leia mais

Equações Diferenciais Ordinárias

Equações Diferenciais Ordinárias Equações Diferenciais Ordinárias Profa. Simone Aparecida Miloca UNIOESTE 2017 Sumario EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS MÉTODO DE EULER MÉTODOS DE SÉRIES DE TAYLOR MÉTODOS DE RUNGE KUTTA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Leia mais

Andréa Maria Pedrosa Valli

Andréa Maria Pedrosa Valli 1-24 Equações Diferenciais Ordinárias Andréa Maria Pedrosa Valli Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória,

Leia mais

x exp( t 2 )dt f(x) =

x exp( t 2 )dt f(x) = INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 As notas de aula que se seguem são uma compilação dos textos relacionados na bibliografia e não têm a intenção de substituir o livro-texto, nem qualquer outra bibliografia Aproximação

Leia mais

Métodos de Runge-Kutta

Métodos de Runge-Kutta Solução numérica de Equações Diferenciais Ordinárias: Métodos de Runge-Kutta Marina Andretta/Franklina Toledo ICMC-USP 31 de outubro de 2013 Baseado nos livros: Análise Numérica, de R. L. Burden e J. D.

Leia mais

Métodos Numéricos em Engenharia Química

Métodos Numéricos em Engenharia Química Universidade Federal do Paraná UFPR Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ Métodos Numéricos em Engenharia Química Prof. Éliton Fontana 2018/1 Conteúdo 1. Introdução 3 1.1. Classicação das

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 MODELAGEM, COMPUTADORES E ANÁLISE DE ERROS 3. PT1.1 Motivação... 3 Pt1.2 Fundamentos Matemáticos... 5 Pt1.3 Orientação...

SUMÁRIO PARTE 1 MODELAGEM, COMPUTADORES E ANÁLISE DE ERROS 3. PT1.1 Motivação... 3 Pt1.2 Fundamentos Matemáticos... 5 Pt1.3 Orientação... PARTE 1 MODELAGEM, COMPUTADORES E ANÁLISE DE ERROS 3 PT1.1 Motivação... 3 Pt1.2 Fundamentos Matemáticos... 5 Pt1.3 Orientação... 7 CAPÍTULO 1 Modelagem matemática e resolução de problemas de engenharia...10

Leia mais

y x f x y y x y x a x b

y x f x y y x y x a x b 50 SOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Uma equação diferencial é uma equação que envolve uma função desconecida e algumas de suas derivadas. Se a função é de uma só variável, então a equação

Leia mais

Notas de Aula de Cálculo Numérico

Notas de Aula de Cálculo Numérico IM-Universidade Federal do Rio de Janeiro Departamento de Ciência da Computação Notas de Aula de Cálculo Numérico Lista de Exercícios Prof. a Angela Gonçalves 3 1. Erros 1) Converta os seguintes números

Leia mais

Sabendo que f(x) é um polinômio de grau 2, utilize a formula do trapézio e calcule exatamente

Sabendo que f(x) é um polinômio de grau 2, utilize a formula do trapézio e calcule exatamente MÉTODOS NUMÉRICOS E COMPUTACIONAIS II EXERCICIOS EXTRAIDOS DE PROVAS ANTERIORES EXERCICIOS RESOLVIDOS - INTEGRACAO-NUMERICA - EDO. Considere a seguinte tabela de valores de uma função f x i..5.7..5 f(x

Leia mais

Equações Diferenciais Ordinárias

Equações Diferenciais Ordinárias Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Análise Numérica 2004/2005 Equações Diferenciais Ordinárias PROBLEMAS 1 Considere a equação diferencial dy dx = y(x2 1) com y(0) = 1 e x [0,

Leia mais

Modelagem Computacional. Parte 2 2

Modelagem Computacional. Parte 2 2 Mestrado em Modelagem e Otimização - RC/UFG Modelagem Computacional Parte 2 2 Prof. Thiago Alves de Queiroz 2/2016 2 [Cap. 2 e 3] BURDEN, R. L.; FAIRES, J. D. Numerical Analysis (9th ed). Cengage Learning,

Leia mais

Cap. 10. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias: Problemas de Valor Inicial. Filipe J. Romeiras

Cap. 10. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias: Problemas de Valor Inicial. Filipe J. Romeiras MATEMÁTICA COMPUTACIONAL Cap.. Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias: Problemas de Valor Inicial Filipe J. Romeiras Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico Apontamentos das

Leia mais

Modelagem Computacional. Parte 8 2

Modelagem Computacional. Parte 8 2 Mestrado em Modelagem e Otimização - RC/UFG Modelagem Computacional Parte 8 2 Prof. Thiago Alves de Queiroz 2/2016 2 [Cap. 10 e 11] BURDEN, R. L.; FAIRES, J. D. Numerical Analysis (9th ed). Cengage Learning,

Leia mais

Erros nas aproximações numéricas

Erros nas aproximações numéricas Erros nas aproximações numéricas Prof. Emílio Graciliano Ferreira Mercuri Departamento de Engenharia Ambiental - DEA, Universidade Federal do Paraná - UFPR emilio@ufpr.br 4 de março de 2013 Resumo: O objetivo

Leia mais

Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa

Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Diferenciação Numérica Diogo Pineiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Engenaria de Computação e Automação ttp://www.dca.ufrn.br/ diogo

Leia mais

Capítulo 7: Equações Diferenciais Ordinárias. 1. Problema de valor inicial

Capítulo 7: Equações Diferenciais Ordinárias. 1. Problema de valor inicial Capítulo 7: Equações Diferenciais Ordinárias. Problema de valor inicial Definição: Sea uma função de e n um número inteiro positivo então uma relação de igualdade que envolva... n é camada uma equação

Leia mais

MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS

MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS Resumo: Este artigo objetiva divulgar uma Maplet programada via Maple 16 para resolver

Leia mais

3ª LISTA DE EXERCÍCIOS CÁLCULO NUMÉRICO Prof.: Magnus Melo

3ª LISTA DE EXERCÍCIOS CÁLCULO NUMÉRICO Prof.: Magnus Melo ª LISTA DE EXERCÍCIOS CÁLCULO NUMÉRICO Prof.: Magnus Melo Os eercícios a 4 se referem a interpolação polinomial. Resolva-os com os dois polinômios interpoladores estudados. 4 ) Dada a função f ( ), determine:

Leia mais

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO

Leia mais

Equações diferenciais ordinárias EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

Equações diferenciais ordinárias EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS 1 Sumário 1 Equações diferenciais ordinárias Métodos de Euler Exemplo de EDO linear: Método implícito Métodos multi-passo lineares Fórmulas de Adams-Bashforth Fórmulas de Adams-Moulton Fórmulas do tipo

Leia mais

Comparação entre métodos numéricos computacionais na solução de um problema de valor inicial

Comparação entre métodos numéricos computacionais na solução de um problema de valor inicial Comparação entre métodos numéricos computacionais na solução de um problema de valor inicial Comparison of computational numerical methods in an initial value problem solution ISSN 2316-9664 Volume 7,

Leia mais

Equações diferenciais ordinárias

Equações diferenciais ordinárias Equações diferenciais ordinárias Laura Goulart UESB 9 de Abril de 2016 Laura Goulart (UESB) Equações diferenciais ordinárias 9 de Abril de 2016 1 / 13 Muitos problemas encontrados em engenharia e outras

Leia mais

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EDOs de primeira ordem Problema de Valor Inicial (PVI) dy dx = f x, y y x 0 = y 0 Método de passo simples valor novo = valor antigo + inclinação passo Método de Euler y

Leia mais

3.6 Erro de truncamento da interp. polinomial.

3.6 Erro de truncamento da interp. polinomial. 3 Interpolação 31 Polinômios interpoladores 32 Polinômios de Lagrange 33 Polinômios de Newton 34 Polinômios de Gregory-Newton 35 Escolha dos pontos para interpolação 36 Erro de truncamento da interp polinomial

Leia mais

Queremos resolver uma equação diferencial da forma. dy dx. = f(x, y), (1)

Queremos resolver uma equação diferencial da forma. dy dx. = f(x, y), (1) Resolução Numérica de Equações Diferenciais Método de Runge Kutta Queremos resolver uma equação diferencial da forma dy dx = f(x, y), (1) Isto é: queremos obter a função y(x) sabendo sua derivada. Numericamente:

Leia mais

Cálculo Numérico. Resumo e Exercícios P2

Cálculo Numérico. Resumo e Exercícios P2 Cálculo Numérico Resumo e Exercícios P2 Fórmulas e Resumo Teórico P2 Interpolação Em um conjunto de n pontos (x #, y # ), consiste em encontrar uma função f tal que f x # = y # para todo i = 1,2,, n. Na

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia. Cálculo III. Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica

Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia. Cálculo III. Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Cálculo III Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia

Leia mais

EXERCICIOS RESOLVIDOS - INT-POLIN - MMQ - INT-NUMERICA - EDO

EXERCICIOS RESOLVIDOS - INT-POLIN - MMQ - INT-NUMERICA - EDO Cálculo Numérico EXERCICIOS EXTRAIDOS DE PROVAS ANTERIORES o sem/08 EXERCICIOS RESOLVIDOS - INT-POLIN - MMQ - INT-NUMERICA - EDO x. Considere a seguinte tabela de valores de uma função f: i 0 f(x i ).50

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase. Disciplina EM1 - Cálculo Numérico Computacional

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase. Disciplina EM1 - Cálculo Numérico Computacional Curso 4402 - Engenharia de Produção Ênfase Identificação Disciplina 0002029EM1 - Cálculo Numérico Computacional Docente(s) Adriana Cristina Cherri Nicola Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Disciplina: Métodos e Software Numéricos Prof.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Práticas de Avaliação e Planejamento das Atividades

Leia mais

Interpolação polinomial

Interpolação polinomial Cálculo Numérico Prof. Daniel G. Alfaro Vigo dgalfaro@dcc.ufrj.br Departamento de Ciência da Computação IM UFRJ Motivação: População do Brasil Ano População (milhões) 1960 70, 992343 1970 94, 508583 1980

Leia mais

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Interpolação e Integração. φ(x k ) ψ(x k ).

MAP CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Interpolação e Integração. φ(x k ) ψ(x k ). MAP 22 - CÁLCULO NUMÉRICO (POLI) Lista de Exercícios sobre Interpolação e Integração : Sejam x =, x =, x 2 = 2 e x 3 = 3. (a) Determine os polinômios de Lagrange L i (x) correspondentes a estes pontos

Leia mais

Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotecnica e Computadores Matemática Computacional

Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Electrotecnica e Computadores Matemática Computacional Ano Lectivo: 2007/2008 Sumários da turma Teórico-Prática [TP1]: Aula: 1 Data: 2008-02-12 Hora de Início: 15:00 Duração: 1h30m Apresentação da Unidade Curricular. Discussão de aspectos relacionados com

Leia mais

10 Estabilidade de Métodos de Passo Simples

10 Estabilidade de Métodos de Passo Simples MAP 2310 - Análise Numérica e Equações Diferenciais I 1 o Semestre de 2008 Análise Numérica NÃO REVISADO! 10 Estabilidade de Métodos de Passo Simples Continuamos interessados em estudar Métodos de Discretização

Leia mais

Spline cúbica. Clarimar J. Coelho. November 8, 2013

Spline cúbica. Clarimar J. Coelho. November 8, 2013 Interpolação polinomial Spline cúbica Clarimar J. Coelho November 8, 2013 1 Splines cúbicos 2 Cálculo dos coeficientes 3 Sistema linear subdeterminado 4 Splines cúbicos naturais 5 Splines cúbicos extrapolados

Leia mais

Lucia Catabriga e Andréa Maria Pedrosa Valli

Lucia Catabriga e Andréa Maria Pedrosa Valli 1-35 Lucia Catabriga e Andréa Maria Pedrosa Valli Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil 2-35

Leia mais

Equações diferenciais ordinárias

Equações diferenciais ordinárias Departamento de Física Universidade Federal da Paraíba 24 de Junho de 2009 Motivação Problemas envolvendo equações diferenciais são muito comuns em física Exceto pelos mais simples, que podemos resolver

Leia mais

CCI-22 FORMALIZAÇÃO CCI-22 MODOS DE SE OBTER P N (X) Prof. Paulo André CCI - 22 MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INTERPOLAÇÃO

CCI-22 FORMALIZAÇÃO CCI-22 MODOS DE SE OBTER P N (X) Prof. Paulo André CCI - 22 MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INTERPOLAÇÃO CCI - MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INTERPOLAÇÃO Prof. Paulo André ttp://www.comp.ita.br/~pauloac pauloac@ita.br Sala 0 Prédio da Computação -Gregory DEFINIÇÃO Em matemática computacional, interpolar significa

Leia mais

étodos uméricos MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE

Leia mais

Capítulo 1. Esquema de diferenças finitas e a equação do Oscilador Harmônico

Capítulo 1. Esquema de diferenças finitas e a equação do Oscilador Harmônico Capítulo 1 Esquema de diferenças finitas e a equação do Oscilador Harmônico Embora a maior parte dos Modelos Atmosféricos (MA) seja resolvida por uma série de equações diferencias parciais (EDP), em algumas

Leia mais

Capítulo 3. O Método das Diferenças Finitas

Capítulo 3. O Método das Diferenças Finitas Programa de Engenharia Química, COPPE/UFRJ 3- Capítulo 3 O Método das Diferenças Finitas O método das diferenças finitas pode ser utilizado para resolver problemas de valor de contorno ou valor inicial,

Leia mais

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO

Leia mais

y (n) (x) = dn y dx n(x) y (0) (x) = y(x).

y (n) (x) = dn y dx n(x) y (0) (x) = y(x). Capítulo 1 Introdução 1.1 Definições Denotaremos por I R um intervalo aberto ou uma reunião de intervalos abertos e y : I R uma função que possua todas as suas derivadas, a menos que seja indicado o contrário.

Leia mais

Problemas com Valores de Fronteira para Equações Diferenciais Ordinárias

Problemas com Valores de Fronteira para Equações Diferenciais Ordinárias Problemas com Valores de Fronteira para Equações Diferenciais Ordinárias Carlos Balsa balsa@ipb.pt Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança Matemática Aplicada - Mestrados

Leia mais

Métodos tipo quadratura de Gauss-Radau

Métodos tipo quadratura de Gauss-Radau COQ-8 Métodos Numéricos para Sistemas Algébricos e Diferenciais Métodos tipo quadratura de Gauss-Radau Introdução Método de quadratura de Gauss com pontos internos+ extremidade superior Considerando a

Leia mais

Modelagem Computacional. Parte 3 2

Modelagem Computacional. Parte 3 2 Mestrado em Modelagem e Otimização - RC/UFG Modelagem Computacional Parte 3 2 Prof. Thiago Alves de Queiroz 2/2016 2 [Cap. 4] BURDEN, R. L.; FAIRES, J. D. Numerical Analysis (9th ed). Cengage Learning,

Leia mais

MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS

MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS ADILANDRI MÉRCIO LOBEIRO 1, OILSON ALBERTO GONZATTO JUNIOR 2, TEREZA MARIA PEREIRA GARCIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa Departamento de Ensino Superior

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB Campus João Pessoa Departamento de Ensino Superior PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: CST EM SISTEMAS DE TELECOMUNICACÕES DISCIPLINA: MÉTODOS NUMÉRICOS CÓDIGO DA DISCIPLINA: INF065 PRÉ-REQUISITO(S): CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I, PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

Leia mais

Adérito Araújo. Gonçalo Pena. Adérito Araújo. Adérito Araújo. Gonçalo Pena. Método da Bissecção. Resolução dos exercícios 2.14, 2.15, 2.16 e 2.17.

Adérito Araújo. Gonçalo Pena. Adérito Araújo. Adérito Araújo. Gonçalo Pena. Método da Bissecção. Resolução dos exercícios 2.14, 2.15, 2.16 e 2.17. 1 2011-02-08 13:00 2h Capítulo 1 Aritmética computacional 1.1 Erros absolutos e relativos 1.2 O polinómio de Taylor Resolução do exercício 1.3 2 2011-02-08 15:00 1h30m As aulas laboratoriais só começam

Leia mais

Andréa Maria Pedrosa Valli

Andréa Maria Pedrosa Valli Interpolação Polinomial Andréa Maria Pedrosa Valli Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil 2-32

Leia mais

Laboratório de Simulação Matemática. Parte 3 2

Laboratório de Simulação Matemática. Parte 3 2 Matemática - RC/UFG Laboratório de Simulação Matemática Parte 3 2 Prof. Thiago Alves de Queiroz 2/2017 2 [Cap. 4] BURDEN, R. L.; FAIRES, J. D. Numerical Analysis (9th ed). Cengage Learning, 2010. Thiago

Leia mais

Interpolação polinomial: Diferenças divididas de Newton

Interpolação polinomial: Diferenças divididas de Newton Interpolação polinomial: Diferenças divididas de Newton Marina Andretta ICMC-USP 9 de maio de 2013 Baseado no livro Análise Numérica, de R. L. Burden e J. D. Faires. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0500

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral C. Me. Aline Brum Seibel

Cálculo Diferencial e Integral C. Me. Aline Brum Seibel Cálculo Diferencial e Integral C Me. Aline Brum Seibel Em ciências, engenharia, economia e até mesmo em psicologia, frequentemente desejamos descrever ou modelar o comportamento de algum sistema ou fenômeno

Leia mais

Capı tulo 5: Integrac a o Nume rica

Capı tulo 5: Integrac a o Nume rica Capı tulo 5: Integrac a o Nume rica Capı tulo 5: Integrac a o Nume rica Sumário Quadratura de Fórmula para dois pontos Fórmula geral Mudança de intervalo Polinômios de Legendre Fórmula de Interpretação

Leia mais

Métodos de passo simples para equações diferenciais ordinárias. Nelson Kuhl

Métodos de passo simples para equações diferenciais ordinárias. Nelson Kuhl Métodos de passo simples para equações diferenciais ordinárias Nelson Kuhl 1. Solução Numérica de Equações Diferencias Ordinárias Métodos de Passo Simples Explícitos 1.1 Introdução Para a maioria das equações

Leia mais

As bases da Dinâmica Molecular - 2

As bases da Dinâmica Molecular - 2 As bases da Dinâmica Molecular - 2 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Um pouco de história... SCEF 2 Um pouco de história... A pré-história da Dinâmica Molecular A ideia da Dinâmica Molecular

Leia mais

SME Cálculo Numérico. Lista de Exercícios: Gabarito

SME Cálculo Numérico. Lista de Exercícios: Gabarito Exercícios de prova SME0300 - Cálculo Numérico Segundo semestre de 2012 Lista de Exercícios: Gabarito 1. Dentre os métodos que você estudou no curso para resolver sistemas lineares, qual é o mais adequado

Leia mais

Instituto de Matemática - UFRGS - Mat Cálculo Numérico

Instituto de Matemática - UFRGS - Mat Cálculo Numérico Primeira Verificação Questão 1. (2. pt) Sendo x =.4334 e y = 156.41, encontre fl(x + y) em F L(B, p, L, U) com dígito guarda, onde B = 1, p = 5, L = 6, U = 7. Problema: Numa máquina digital onde as operações

Leia mais

Comparação entre métodos numéricos: Runge-Kutta de quarta ordem e previsor-corretor

Comparação entre métodos numéricos: Runge-Kutta de quarta ordem e previsor-corretor Comparação entre métodos numéricos: Runge-Kutta de quarta ordem e previsor-corretor Comparison of numerical methods: fourth-order Runge-Kutta and predictor-corrector ISSN 2316-9664 Volume 7, dez. 2016

Leia mais

Apresentação do Curso

Apresentação do Curso Apresentação do Curso Laura Goulart UESB 14 de Novembro de 2018 Laura Goulart (UESB) Apresentação do Curso 14 de Novembro de 2018 1 / 25 O que é Cálculo Numérico O cálculo numérico procura resolver, por

Leia mais

O que é o Cálculo Numérico? 05/06/13. Prof. Dr. Alexandre Passito

O que é o Cálculo Numérico? 05/06/13. Prof. Dr. Alexandre Passito Prof. Dr. Alexandre Passito passito@icomp.ufam.edu.br Parte do material cedido pelos Professores Fabíola Guerra/ Arilo DCC/UFAM. 1 } Quem sou eu? Alexandre Passito de Queiroz Doutor em Informática passito@icomp.ufam.edu.br

Leia mais

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES (Continuação) Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO

Leia mais

Disciplina: Cálculo Numérico IPRJ/UERJ. Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Integração numérica: Fórmulas de Newton-Cotes.

Disciplina: Cálculo Numérico IPRJ/UERJ. Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Integração numérica: Fórmulas de Newton-Cotes. Disciplina: Cálculo Numérico IPRJ/UERJ Sílvia Mara da Costa Campos Victer Aula 5- Integração numérica: Fórmulas de Newton-Cotes. Objetivo: Apresentar o método de integração numérica baseado nas fórmulas

Leia mais

Aula 3 11/12/2013. Integração Numérica

Aula 3 11/12/2013. Integração Numérica CÁLCULO NUMÉRICO Aula 3 11/12/2013 Integração Numérica Objetivo: Calcular integrais utilizando métodos numéricos Cálculo Numérico 3/64 Integração Numérica Cálculo Numérico 4/64 Integração Numérica Em determinadas

Leia mais

TEREZA MARIA PEREIRA GARCIA

TEREZA MARIA PEREIRA GARCIA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA TEREZA MARIA PEREIRA GARCIA SOLUÇÃO NUMÉRICA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO CAMPO MOURÃO

Leia mais

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA e GESTÃO INDUSTRIAL

MÉTODOS NUMÉRICOS. ENGENHARIA e GESTÃO INDUSTRIAL UNIVERSIDADE DO MINHO MÉTODOS NUMÉRICOS ENGENHARIA e GESTÃO INDUSTRIAL EXERCÍCIOS PRÁTICOS Ano lectivo de 2005/2006 Métodos Numéricos - L.E.G.I. Exercícios práticos - CONUM Solução de uma equação não linear

Leia mais

Interpolação Polinomial. Ana Paula

Interpolação Polinomial. Ana Paula Interpolação Polinomial Sumário 1 Interpolação Polinomial 2 Forma de Lagrange 3 Revisão Interpolação Polinomial Interpolação Polinomial Interpolação Polinomial Interpolação Polinomial Suponha que se tenha

Leia mais

4 Modelagem Numérica. 4.1 Método das Diferenças Finitas

4 Modelagem Numérica. 4.1 Método das Diferenças Finitas 4 Modelagem Numérica Para se obter a solução numérica das equações diferenciais que regem o processo de absorção de CO 2,desenvolvido no capitulo anterior, estas precisam ser transformadas em sistemas

Leia mais

EQUAÇÕES ALGÉBRICAS E TRANSCENDENTES ALVARO A. F. SOUZA

EQUAÇÕES ALGÉBRICAS E TRANSCENDENTES ALVARO A. F. SOUZA EQUAÇÕES ALGÉBRICAS E TRANSCENDENTES ALVARO A. F. SOUZA RAIZES Necessidade de determinar um número E tal que f( )=0 Equações Algébricas de 1º,2º,algumas de 3º,4º graus e algumas transcendentes podem ter

Leia mais

Matemática Computacional. Exercícios. Teoria dos erros

Matemática Computacional. Exercícios. Teoria dos erros Matemática Computacional Exercícios 1 o Semestre 2014/15 Teoria dos erros Nos exercícios deste capítulo os números são representados em base decimal. 1. Represente x em ponto flutuante com 4 dígitos e

Leia mais

DCC008 - Cálculo Numérico

DCC008 - Cálculo Numérico DCC008 - Cálculo Numérico Polinômios de Taylor Bernardo Martins Rocha Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Juiz de Fora bernardomartinsrocha@ice.ufjf.br Conteúdo Introdução Definição

Leia mais

Equações Diferenciais Noções Básicas

Equações Diferenciais Noções Básicas Equações Diferenciais Noções Básicas Definição: Chama-se equação diferencial a uma equação em que a incógnita é uma função (variável dependente) de uma ou mais variáveis (independentes), envolvendo derivadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC BC49 Cálculo Numérico - LISTA 5 - Integração numérica (Profs. André Camargo, Feodor Pisnitchenko, Marijana Brtka, Rodrigo Fresneda). Calcule as integrais a seguir pela regra

Leia mais

Métodos Previsor-Corretor

Métodos Previsor-Corretor Solução numérica de Equações Diferenciais Ordinárias: Métodos Previsor-Corretor Marina Andretta/Franklina Toledo ICMC-USP 7 de novembro de 2013 Baseado no livro Cálculo Numérico, de S. Arenales e A. Darezzo.

Leia mais

Cálculo Numérico. Aula 21 Integração Numérica. Prof. Rafael Mesquita /07/2014

Cálculo Numérico. Aula 21 Integração Numérica. Prof. Rafael Mesquita /07/2014 Cálculo Numérico Aula 21 Integração Numérica 2014.1 14/07/2014 Prof. Rafael Mesquita rgm@cin.ufpe.br Integração Numérica Problemas resolvidos pelo cálculo de integral definida Determinação de áreas Determinação

Leia mais

Podem ser calculados num número finito de operações aritméticas, ao contrário de outras funções (ln x, sin x, cos x, etc.)

Podem ser calculados num número finito de operações aritméticas, ao contrário de outras funções (ln x, sin x, cos x, etc.) Interpolação polinomial 1 Interpolação Polinomial Slide 1 Definição simples Definição 1 Dados os conjuntos de valores x 0, x 1,..., x n e y 0, y 1,..., y n, determinar uma função f tal que: Slide 2 f(x

Leia mais