1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara."

Transcrição

1 1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara. I Dê as razões para que essa doença tenha ou não tenha herança: a ligada ao X dominante. Não é esse o padrão de herança, pois há pulo de gerações, ou seja, casais normais com filhos afetados. b ligada ao X recessiva. Não é esse o padrão de herança, pois tem homem normal (I-2) tendo filha afetada (necessita de dois X afetados) c autossômica dominante.- Não é esse o padrão de herança, pois há pulo de gerações. d autossômica recessiva. Este é o padrão de herança correto. Há pulo de gerações, pais normais tendo filhos afetados, e casal co-sanguineo normal tendo filho afetado (aumento de risco). Homens e mulheres afetados em igual proporção, sem ligação com o sexo. II Com base no modo de herança que você identificou como o mais provável para essa doença: a calcule a probabilidade de que uma outra criança do casal III-5 e III-6 seja afetada; - ¼ = 25% b o que você diria ao casal III-1 e III-2 quanto aos ricos para sua prole? - III-1 não é aparentado, então a probabilidade de ser Aa é muito baixa, logo o risco do casal ter filho afetado é desprezível.

2 2. Indique qual dos conceitos abaixo melhor se relaciona com as situações descritas nos textos de a a e,justificando em duas linhas. penetrância incompleta; expressividade variável; herança mitocondrial; mutação nova; heterogeneidade genética; mosaicismo germinativo a) A acondroplasia é uma forma de nanismo que se manifesta sempre que o gene alterado está presente no indivíduo. Um casal fenotipicamente normal teve uma criança afetada. Mutação nova: doença dominante, casal normal com filho afetado. Ocorreu uma mutação nova. Pode ocorrer mosaicismo germinativo. b) Numa grande família em que existem vários indivíduos surdos em quatro gerações, as mães afetadas têm os filhos e as filhas afetadas, mas a prole dos homens afetados é sempre normal. Herança mitocondrial: homens afetados não passam a doença. As mitocôndrias são passadas apenas da mãe para os filhos/as. c) Um casal de surdos-mudos de herança autossômica recessiva têm 5 filhos com audição normal. Heterogeneidade genética: diversos genes diferentes podem determinar um mesmo fenótipo. Pais surdos com genes diferentes afetados. Doença recessiva, então os fillhos nascem normais. d) A mãe de uma criança com neurofibromas múltiplos, de herança autossômica dominante, tem algumas pequenas manchas café com leite na pela. Expressividade variável: herança dominante. As duas apresentam a doença, mas com intensidades de fenótipo diferentes. e) Um menino com defeito ósseo de mãos e pés causado por um gene dominante tem pais normais, mas sua avó paterna tem o mesmo defeito. Penetrância incompleta: o pai apresenta o gene mutado, mas não expressa o fenótipo. O filho recebe o alelo mutado e nele a pentrância é completa, apresentando a doença. 3.No quadro abaixo estão as freqüências de concordância das doenças A, B, C e D em pares de gêmeos. Com base na concordância entre os gêmeos, identifique as doenças que tenham mais provavelmente herança mendeliana, dominante ou recessiva, herança multifatorial ou que sejam determinadas por agente infeccioso. Justifique.

3 A Mendeliana recessiva: mono 100%, mostrando a influência genética. Padrão mendeliano recessivo pois tem 100% em mono e 25% em dizi B Mendeliana dominante: mono 100%, mostrando a influência genética. Padrão mendeliano dominante pois tem 100% em mono e 50% em dizi. C Agente infeccioso: proporção igual entre os gêmeos mono e dizi, demonstrando que não há influência genética, apenas ambiental. D Multifatorial: proporção em mono é maior que dizi, demonstrando a influência genética. Mas não chega a 100% em mono, o que demonstra que também existe uma influência ambiental, e não apenas genética. Multifatorial = ambiente + genética 4. Maria e Pedro, dois indivíduos da população, tiveram estenose de piloro, que é uma malformação congênita 5 vezes mais freqüente em meninos do que me meninas. Maria e Pedro se casaram, respectivamente, com Manuel e Sandra, que são irmãos. Na família de Manuel e Sandra não há casos de estenose de piloro. Pergunta-se: a) O risco de Maria e Manuel virem a ter descendentes com estenose de piloro é igual ao de Pedro e Sandra? Por que? Não. No casal Maria-Manuel o risco é maior. Isso porque o sexo menos frequentemente afetado (5x mais frequente em meninos do que em meninas) é o que apresenta mais alelos de risco. Sendo assim, Maria, por ser afetada, apresenta maior número de alelos de risco que Pedro e, portanto, apresenta maior risco de ter descendentes com a doença. b) Suponha agora que o primeiro filho de Maria nasceu com esta malformação. O risco que você daria para uma segunda criança deste casal continua o mesmo que no item (a)? Por que? Não. Porque já apresenta um filho com a doença. 5. Sobre as aberrações cromossômicas, responda: (a) Por que as aberrações dos cromossomos sexuais são em geral menos graves do que as dos autossomos? Devido ao fato de que os cromossomos X podem sofrer inativação. (b) Que tipo de aberração cromossômica pode não causar nenhum fenótipo no portador? Por que é importante o diagnóstico desse tipo de aberração cromossômica? Aberrações cromossômicas balanceadas (translocações) não causam nenhum fenótipo no portador, pois seu material genético está completo. O que muda é a disposição deste material nos cromossomos. Entretanto, em sua gametogênese pode ocorrer a formação de gametas balanceados e não balanceados. Nesse caso um diagnóstico é importante para avaliar os riscos de apresentar prole com doenças.

4 6. O risco de recorrência da síndrome de Down para um casal normal jovem com um primeiro filho afetado é pequeno. Entretanto, para alguns casais o risco de recorrência da síndrome de Down é alto. Você concorda com essas duas afirmativas? Justifique. Trissomia livre risco é baixo e aumenta conforme a idade materna. Trissomia por translocação balanceada em um dos pais risco alto. 7. A hemofilia tem herança recessiva ligada ao X. Sugira uma explicação para a ocorrência de algumas raras mulheres heterozigotas que têm um quadro clínico da doença tão grave quanto os meninos afetados. Um X é inativado aleatoriamente na mulher compensação de dose. Mulher X A X a geralmente 50% das células com X A ativo e 50% com X a ativo. Raramente pode ocorrer X a ativo na maioria das células quadro clínico tão grave quanto nos meninos afetados (que só possuem um X). 8. Nos casos abaixo, você indicaria análise cromossômica (cariótipo)? Em quem (pais e/ou filhos)? Justifique. (a) Um casal com uma filha com fibrose cística, doença de herança autossômica recessiva; Análise cromossômica (cariótipo) não indicada mutação em um gene não é detectada com essa análise. Seria preciso uma análise por sequenciamento do gene. (b) Um casal jovem com um filho normal e três abortamentos espontâneos; Cariótipo indicado nos pais três abortamentos indica algum problema nas células germinativas de um dos pais (c) Um casal de primos em primeiro grau que quer ter filhos; Análise não indicada mutações preocupantes no caso de consanguinidade ocorrem nos genes. Seria necessário sequenciamento. (d) Um casal com uma filha com síndrome de Down; Análise indicada na filha com síndrome de Down se for trissômia livre não necessita fazer nos pais. Se se tratar de trissomia causada por translocação balanceada fazer a análise nos pais para ver em quem está o cromossomo translocado. (e) Um casal com um filho com retardo mental; Análise indicada no filho verificar se o retardo mental é resultado de alguma aberração cromossômica.

5 9. Existe um tabu social sobre casamento entre primos, e mais ainda entre irmãos. Discuta a justificativa genética por trás deste tabu com o exemplo da figura abaixo. O alelo a1, presente em heterozigoze no patriarca da família, em homozigoze leva ao retardo mental. Este alelo é muito raro, e na população geral a frequência de heterozigotos é de 1 a cada pessoas. Calcule: Deve-se calcular a chance de os pais serem portadores do alelo a 1 multiplicada pela chance de o filho ser afetado sendo que os pais são heterozigotos: a) o risco teórico dos primos em primeiro grau III-1 e III-2 terem um filho afetado. (1/2) 4 x 1/4 = 1/64. b) o risco teórico dos irmãos II-4 e II-5 terem um filho afetado. (1/2) 2 x 1/4 = 1/16. c) o risco teórico do indivíduo II-1 vir a ter, com uma mulher não aparentada, um filho afetado por este retardo mental. Compare os valores obtidos para as três situações. 1/2 x 1/10000 x 1/4 = 1/ Concluir dizendo que quanto maior o grau de parentesco, maior é a chance de o filho ser afetado pelo retardo mental devido à maior chance de o alelo a 1 presente no patriarca da família ser transmitido à ambos os pais.

6 10 (bônus). Uma menina com síndrome de Turner é também daltônica (o daltonismo tem herança recessiva ligada ao X). Seus pais têm visão normal para cores, mas ela tem um tio, irmão de sua mãe, daltônico. Desenhe o heredograma da família e squematize a formação do gameta com 22 cromossomos que deu origem à menina, indicando se é materno ou paterno. Síndrome de Turner, mulher 45,X0. Como o X a da menina daltônica só pode ter sido herdado da mãe, a não disjunção que levou a menina a nascer com síndrome de Turner só pode ter ocorrido na 2ª meiose da gametogênese do pai (espermatogênese).

Aula 17 Herança dos cromossomos sexuais

Aula 17 Herança dos cromossomos sexuais Aula 17 Herança dos cromossomos sexuais Quando observamos os conjuntos cromossômicos de células diplóides masculinas e femininas, percebemos a diferença em um dos pares dos cromossomos: os cromossomos

Leia mais

Tarefa 13 à 16 Professor Danin

Tarefa 13 à 16 Professor Danin 9º ano Biologia Tarefa 13 à 16 Professor Danin 01. Renato (III.1), cuja avó materna e avô paterno eram albinos, preocupado com a possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo a seus filhos, deseja

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ESPECIALISTA DE LABORATÓRIO EDITAL IB ATAD

CONCURSO PÚBLICO ESPECIALISTA DE LABORATÓRIO EDITAL IB ATAD CONCURSO PÚBLICO ESPECIALISTA DE LABORATÓRIO EDITAL IB ATAD 24-2012 1ª Prova: Múltipla Escolha Data: 05-09-2012 INSTRUÇÕES PARA FAZER A PROVA: 1) COLOCAR NOME EM TODAS AS PÁGINAS 2) ESCREVER DE FORMA LEGÍVEL

Leia mais

Exercícios: Módulo 2 Aula 3 Heredogramas

Exercícios: Módulo 2 Aula 3 Heredogramas Exercícios: Módulo 2 Aula 3 Heredogramas 01. (Mackenzie SP) No heredograma abaixo, os indivíduos marcados apresentam uma determinada condição genética. Os indivíduos 3, 4, 5 e 6 são obrigatoriamente heterozigotos.

Leia mais

Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais, estes são responsáveis pela determinação do sexo.

Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais, estes são responsáveis pela determinação do sexo. HERANÇA E SEXO Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais, estes são responsáveis pela determinação do sexo. SISTEMA XY A fêmea possui par de cromossomos homólogos (xx)

Leia mais

Sexo e Herança. Profª Priscila F. Binatto

Sexo e Herança. Profª Priscila F. Binatto Sexo e Herança Profª Priscila F. Binatto DETERMINAÇÃO DO SEXO Sistema XY: seres humanos XX: Mulher XY: Homem Tipo XO: alguns insetos e vermes XX: fêmea XO: Macho Tipo ZW: aves, peixes e alguns insetos

Leia mais

Cromossômicas Monogênicas Poligênicas ou Multifatoriais Mitocondriais

Cromossômicas Monogênicas Poligênicas ou Multifatoriais Mitocondriais Distúrbios Monogênicos ou MENDELIANOS DISTÚRBIOS MONOGÊNICOS E PRINCIPAIS PADRÕES DE HERANÇA Profa. Dra. Milena Flória-Santos Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Escola de Enfermagem

Leia mais

Genética. Resolução de exercícios! Vai filhããão! Prof. Rafael Rosolen T Zafred

Genética. Resolução de exercícios! Vai filhããão! Prof. Rafael Rosolen T Zafred Genética Resolução de exercícios! 1...2...3... Vai filhããão! Prof. Rafael Rosolen T Zafred Revisão Dominante x Recessivo Heterozigoto x Homozigoto Domina o outro gene; UM gene manifesta o fenótipo; DOIS

Leia mais

Incidência de doenças genéticas

Incidência de doenças genéticas Incidência de doenças genéticas Tipo 1.000 nascimentos Monogênicas 4,5 14,0 Cromossômicas 4,0 6,8 Multifatoriais 26,0 32,0 Total 34,5 52,8 Padrões de Herança Mendeliana Padrões de Herança Mendeliana A

Leia mais

Bases da Hereditariedade. Profa. Vanessa Silveira

Bases da Hereditariedade. Profa. Vanessa Silveira Bases da Hereditariedade Profa. Vanessa Silveira Roteiro de Aula 1. A informação genética: conceitos básicos 2. Base da Hereditariedade Leis de Mendel 3. Padrões clássicos de herança 4. Padrões não clássicos

Leia mais

Questão 01. a) A doença hereditária possui herança dominante ou recessiva? b) Informe os genótipos do heredograma. Questão 02

Questão 01. a) A doença hereditária possui herança dominante ou recessiva? b) Informe os genótipos do heredograma. Questão 02 LISTA 2 1ª Lei de Mendel 9 Ano Biologia Prof. Feresin Questão 01 Aconselhamento genético é um processo que serve para o portador de qualquer doença hereditária e seus familiares conhecerem as consequências

Leia mais

EXERCÍCIOS GENÉTICA MENDELIANA

EXERCÍCIOS GENÉTICA MENDELIANA Lista de exercícios GENÉTICA MENDELIANA 1) "Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas". Mendel ao enunciar essa lei já admitia, embora sem conhecer, a existência

Leia mais

Revisão geral 8º ANO.

Revisão geral 8º ANO. Revisão geral 8º ANO. Cromossomos e Determinação do sexo biológico 46 Cromossomos (Total) 44 Cromossomos Autossomos 2 Cromossomos Sexuais Cariótipo e Cariograma XX (Feminino) XY (Masculino) Genes Alelos

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior Professor: Nelson Paes Monitor: Júlio Junior Genética do sexo 12 set RESUMO As características comuns aos dois sexos como a formação de órgãos somáticos (ex.: fígado, baço, o estômago, etc), deve-se a

Leia mais

Bases da Hereditariedade. Profa. Vanessa Silveira

Bases da Hereditariedade. Profa. Vanessa Silveira Bases da Hereditariedade Profa. Vanessa Silveira Roteiro de Aula 1. A informação genética: conceitos básicos 2. Base da Hereditariedade Leis de Mendel 3. Padrões clássicos de herança 4. Padrões não clássicos

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS EM GENÉTICA

CONCEITOS BÁSICOS EM GENÉTICA CONCEITOS BÁSICOS EM GENÉTICA HISTÓRICO: Veio ao Serviço de Aconselhamento Genético do Hospital de Clínicas, um casal jovem com o seguinte relato: a) homem fenotipicamente normal, com 35 anos, obeso, pertencente

Leia mais

PADRÕES DE HERANÇA GENÉTICA

PADRÕES DE HERANÇA GENÉTICA PADRÕES DE HERANÇA GENÉTICA Figura 1 DNA Fonte: Sergey Nivens/Shutterstock.com CONTEÚDOS Herança genética Herança autossômica recessiva Herança autossômica dominante Determinação cromossômica do sexo Doenças

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 56 HERANÇA RESTRITA, INFLUENCIADA E LIMITADA PELO SEXO Como pode cair no enem Na espécie humana a determinação sexual é feita por um par de cromossomos, X e Y. O indivíduo do

Leia mais

NOME: DATA: / / 2010

NOME: DATA: / / 2010 D E P A R T A M E N T O D E G E N É T I C A E B I O L O G I A E V O L U T I V A C O N C U R S O P Ú B L I C O - E D I T A L I B - A T A D - 2 9-2 0 1 0 M É D I C O 1 NOME: DATA: / / 2010 1. Assinale a(s)

Leia mais

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA DE POPULAÇÕES AULAS: 15 e 19/05/014 Profª: Ana Luisa Miranda-Vilela 1) Em uma população, as composições genotípicas observadas são as seguintes: AA Aa aa 100 300 380

Leia mais

Biologia Genética Fácil [20 Questões]

Biologia Genética Fácil [20 Questões] Biologia Genética Fácil [20 Questões] 01 - (ESCS DF) Em uma população, conhece-se a freqüência de daltônicos. Sabendo-se que nela, o número de mulheres e de homens é aproximadamente igual e conhecendo-se

Leia mais

Biologia A Marli Av. Subst./Optat. 24/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

Biologia A Marli Av. Subst./Optat. 24/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 3º EM Biologia A Marli Av. Subst./Optat. 24/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5

Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5 Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5 Turma 3o. Ano A/B disciplina Biologia Professora Carina Justino 1. Um casal buscou um serviço de aconselhamento

Leia mais

Princípios Básicos da Genética Médica

Princípios Básicos da Genética Médica Princípios básicos da Genética Médica Jorge Sequeiros IBMC, i3s, e ICBAS, Univ. Porto SPDMov, Curia, 2 mar 2018 www.cgpp.eu www.testegenetico.com Testes genéticos Aconselhamento Formação Jorge Sequeiros

Leia mais

PADRÕES DE HERANÇA NA ESPÉCIE HUMANA

PADRÕES DE HERANÇA NA ESPÉCIE HUMANA PADRÕES DE HERANÇA NA ESPÉCIE HUMANA Estudo de características genéticas humanas Obstáculos: Não são possíveis reproduções controladas Tempo longo de geração Tamanho pequeno das irmandades Heredogramas

Leia mais

Genealogias, Heredogramas ou Árvores Genealógicas pg.25

Genealogias, Heredogramas ou Árvores Genealógicas pg.25 Genealogias, Heredogramas ou Árvores Genealógicas pg.25 Genealogias ou Heredogramas São esquemas que apresentam, com uma série de símbolos, os indivíduos de uma família. Os símbolos indicam: o grau de

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM HERANÇA DOS CROMOS. SEXUAIS Possuímos dois grupos de cromossos: Autossômicos Sexuais ou Halossomos Existe indivíduos denominados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO. BG280 Lista de exercícios 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO. BG280 Lista de exercícios 1 UNERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO BG280 Lista de exercícios 1 1 - Seguem quatro heredogramas humanos. Os símbolos pretos representam o fenótipo anormal

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES MATRÍCULA: Lista de Exercícios Evolução Código 13170 SOBRE GENÉTICA DE POPULAÇÕES 1) Em uma população, as composições genotípicas observadas são as seguintes: AA Aa aa 100 300 380 Responda: a) Quais são

Leia mais

CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas. Biologia I Prof. João

CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas. Biologia I Prof. João CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas Biologia I Prof. João Mendel foi o pai da Genética, mas por pouco: No início do século XX: Interpretando a descoberta

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA

CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA * Cromossomos homólogos: cada um dos dois cromossomos que formam um par é homólogo do outro, isto é, idênticos entre si, quanto a constituição gênica. Cada um dos dois homólogos

Leia mais

Biologia. Alexandre Bandeira e Rubens Oda (Rebeca Khouri) Genética

Biologia. Alexandre Bandeira e Rubens Oda (Rebeca Khouri) Genética Genética Genética 1. (UEMG) O heredograma a seguir apresenta um caso familial de daltonismo, herança determinada por um gene recessivo localizado no cromossomo X. Pela análise das informações contidas

Leia mais

Aula 2 HERANÇA MENDELIANA

Aula 2 HERANÇA MENDELIANA Aula 2 HERANÇA MENDELIANA Hereditariedade Idéias Pré-Mendelianas Genética Moderna Mendel 1866 Gregor Mendel Gene Cell Chromosome Gene Phenotype Problema Propriedade #1 Problema Propriedade #2 Problema

Leia mais

Cromossomos sexuais e suas anomalias

Cromossomos sexuais e suas anomalias Cromossomos sexuais e suas anomalias Síndrome de Turner ou Monossomia do cromossomo X A Síndrome de Turner, descrita na década de 40, é característica do sexo feminino e ocorre numa proporção de 1:2500

Leia mais

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe Glossário aborto espontâneo aconselhamento genético alelos aneuploidia anomalia cromossómica autossómico recessivo BRCA cariótipo caso índice citogeneticista Perda gestacional de um feto não viável antes

Leia mais

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula. 01 - (ENEM) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado

Leia mais

Introdução à genética

Introdução à genética Genética Introdução à genética Genes e sua transmissão; Genética: altera a sequência do DNA; Hereditária: de pai para filhos; Autofecundação: gametas de um mesmo ancestral; Fecundação cruzada: gametas

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 39 GENEALOGIA E ROBABILIDADE

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 39 GENEALOGIA E ROBABILIDADE BIOLOGIA - o ANO MÓDULO 39 GENEALOGIA E ROBABILIDADE Indivíduo do sexo masculino Casamento Indivíduo do sexo feminino Acasalamento extramarital sexo indefinido Divórcio Nº de filhos do sexo indicado Acasalamento

Leia mais

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA

LISTA REC 1º BIM BIOLOGIA LISTA REC 1º BIM Professora: JANDER SÉRIE: 2º ANO DATA: / / BIOLOGIA - Conceitos Básicos - Primeira lei de Mendel - Heredogramas - Probabilidades Conteúdo de Recuperação de Genética (Segundo Ano) - Pagina

Leia mais

Ficha de trabalho n.º 6 Hereditariedade Humana Turma: 12º A

Ficha de trabalho n.º 6 Hereditariedade Humana Turma: 12º A ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO BIOLOGIA - 12º ANO Ficha de trabalho n.º 6 Hereditariedade Humana Turma: 12º A Professora Isabel Lopes Em relação à teoria cromossómica da hereditariedade, podem

Leia mais

@paladinoprofbio RODRIGO PALADINO (BIOLOGIA) GABARITO COMENTADO. LISTA GENÉTICA 1ª lei

@paladinoprofbio RODRIGO PALADINO (BIOLOGIA) GABARITO COMENTADO. LISTA GENÉTICA 1ª lei @paladinoprofbio RODRIGO PALADINO (BIOLOGIA) GABARITO COMENTADO LISTA GENÉTICA 1ª lei 1. (Unifesp 2018) Um casal buscou um serviço de aconselhamento genético porque desejava ter filhos. Os indivíduos desse

Leia mais

a) ddee b) DdEe c) Ddee d) DDEE

a) ddee b) DdEe c) Ddee d) DDEE a) ddee b) DdEe c) Ddee d) DDEE Considere a figura ao lado, que esquematiza 3 gerações de cobaias. Cruzaram-se duas linhas puras de cobaias (geração P) : uma linha de pelos pretos e lisos e outra

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Parte 2 Professor: Alex Santos 3.2 Mutações cromossômicas (Anomalias ou aberrações cromossômicas): Alterações na estrutura de apenas um cromossomo ou no número

Leia mais

Cromossomos Sexuais e Herança Genética. Genética Professora Catarina

Cromossomos Sexuais e Herança Genética. Genética Professora Catarina Cromossomos Sexuais e Herança Genética Genética Professora Catarina Espécie humana 23 pares de cromossomos 22 pares autossômicos 1 par cromossomos sexuais ( XY e XX) Cariótipo 46, XX 46, XY Sistema XY

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 51 GENÉTICA: HERANÇA DO SEXO

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 51 GENÉTICA: HERANÇA DO SEXO BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 51 GENÉTICA: HERANÇA DO SEXO XY Pais XX x Y Gametas X XX Filhos XY XY Pais XX x O Gametas X XX Filhos XO ZZ Pais ZO Gametas O Z z ZO Filhos Fêmea: 2A + ZO Macho: 2A + ZZ ZZ Cromossomo

Leia mais

é um tipo de gráfico que representa a herança genética de determinada característica dos indivíduos representados...

é um tipo de gráfico que representa a herança genética de determinada característica dos indivíduos representados... é um tipo de gráfico que representa a herança genética de determinada característica dos indivíduos representados... EXEMPLO DE UM HEREDOGRAMA Herança Autossômica Dominante Critérios da Herança Autossômica

Leia mais

QUESTÕES DE GENÉTICA - PROFESSORA: THAÍS ALVES 30/05/2015

QUESTÕES DE GENÉTICA - PROFESSORA: THAÍS ALVES 30/05/2015 QUESTÕES DE GENÉTICA - PROFESSORA: THAÍS ALVES 30/05/2015 01. Em situações problemas relacionadas à genética mendeliana, um dos cálculos probabilísticos utilizados é a aplicação da denominada regra da

Leia mais

Aula: Genética I. (1ª e 2ª leis de Mendel e Polialelia).

Aula: Genética I. (1ª e 2ª leis de Mendel e Polialelia). Aula: Genética I (1ª e 2ª leis de Mendel e Polialelia). PROFESSOR: Brenda Braga DATA:26/06/2014 Conceitos Básicos A genética básica estuda os princípios da hereditariedade ou herança biológica. Gene =

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO 2º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turmas A e B TEMA: Hereditariedade 10 de dezembro de 2012 90 minutos Nome: Nº Classificação: valores A professora:

Leia mais

PROFESSORA ELYKA FERNANDA

PROFESSORA ELYKA FERNANDA PROFESSORA ELYKA FERNANDA ESPÉCIE HUMANA: Células Somáticas: 46 cromossomos 23 cromossomos de origem paterna 23 cromossomos de origem materna Mulheres XX Homogaméticos Homens XY - Heterogamético Herança

Leia mais

RR (vermelha) x Rr (púrpura) R RR RR r Rr Rr. 50% RR- raiz vermelha 50% Rr - raiz púrpura. profª. Isabel Lopes 1

RR (vermelha) x Rr (púrpura) R RR RR r Rr Rr. 50% RR- raiz vermelha 50% Rr - raiz púrpura. profª. Isabel Lopes 1 ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO Proposta de correção 2º Teste Sumativo DISCIPLINA DE BIOLOGIA 12ºano Turmas A e B TEMA: Património genético dezembro de 2012 1. b) só ocorre quando em dose dupla.

Leia mais

Atividades de Genética II

Atividades de Genética II DISCIPLINA: Biologia I DATA: 11/10/2017 Atividades de Genética II 01 - (Enem 2014) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são

Leia mais

03. (U. Alfenas-MG) Analise o heredograma abaixo e assinale a alternativa correta.

03. (U. Alfenas-MG) Analise o heredograma abaixo e assinale a alternativa correta. PRIMEIRA LEI DA GENÉTICA 01. (UFPE) Renato (III.1), cuja avó materna e avô paterno eram albinos, preocupado com a possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo a seus filhos, deseja saber qual a

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 27 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 27 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 27 Genética HERANÇA GENÉTICA A herança biológica é constituída por todas as características morfo e fisiológicas herdadas dos pais. Sempre há diferenças, devido

Leia mais

SER - POLIEDRO. GENÉTICA Prof. Vagner PRÉ - MÉDICOS DETERMINAÇÃO DOS TIPOS DE HERANÇA GENÉTICA HERANÇA MONOGÊNICA OU MONOIBRIDISMO

SER - POLIEDRO. GENÉTICA Prof. Vagner PRÉ - MÉDICOS DETERMINAÇÃO DOS TIPOS DE HERANÇA GENÉTICA HERANÇA MONOGÊNICA OU MONOIBRIDISMO SER - POLIEDRO PRÉ - MÉDICOS GENÉTICA Prof. Vagner DETERMINAÇÃO DOS TIPOS DE HERANÇA GENÉTICA HERANÇA MONOGÊNICA OU MONOIBRIDISMO 1. HERANÇA AUTOSSÔMICA Os genes estão situados em cromossomos autossomos

Leia mais

Polialelia, Sangue e Sexo

Polialelia, Sangue e Sexo Polialelia, Sangue e Sexo 1. (Mack-2007) Uma mulher casa-se com um homem que apresentou eritroblastose fetal ao nascer. O parto do primeiro filho transcorre normalmente, mas o segundo filho apresenta eritroblastose.

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Sarah Elis

Bio. Bio. Monitor: Sarah Elis Professor: Rubens Oda Monitor: Sarah Elis Exercícios sobre a primeira lei de Mendel e probabilidades 06 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. Em uma certa espécie de mamíferos, há um caráter mendeliano com co-dominância

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Genética Clássica 1. Conceito: É a ciência voltada para o estudo da hereditariedade, bem como da estrutura e função dos genes. 1. Características Fundamentais

Leia mais

1º Lei de Mendel. Prof. Fernando Stuchi

1º Lei de Mendel. Prof. Fernando Stuchi 1º Lei de Mendel Prof. Fernando Stuchi Gregor Johann Mendel, conhecido como pai da genética, foi o responsável por iniciar os estudos dos genes através de cruzamentos de plantas, em especial as ervilhas;

Leia mais

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS HERANÇA MULTIFATORIAL

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS HERANÇA MULTIFATORIAL AULAS: 08 e 12/05/2014 Profª: Ana Luisa Miranda-Vilela CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS HERANÇA MULTIFATORIAL 1) Considere uma característica multifatorial que é duas vezes mais comum em mulheres do que em

Leia mais

Polialelia, Sangue e Sexo

Polialelia, Sangue e Sexo Polialelia, Sangue e Sexo Polialelia, Sangue e Sexo 1. (UFPEL) Três irmãos (João, José e Maria) realizaram um exame de sangue em laboratório para identificar os seus tipos sanguíneos, com o objetivo de

Leia mais

Genética III: Genética Humana

Genética III: Genética Humana Página 1 de 5 Genética III: Genética Humana 1. Genética Humana Genealogias são usadas para mostrar a hereditariedade das doenças genéticas humanas. Uma genealogia em que é possível traçar o padrão de hereditariedade

Leia mais

Alterações Cromossômicas Estruturais:

Alterações Cromossômicas Estruturais: Alterações Cromossômicas Estruturais: Alteração no n de genes: - deleções - duplicações - cromossomos em anel - isocromossomos Mudança na localização de genes: - inversões - translocações Deleção: perda

Leia mais

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Mutações e Aconselhamento Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MUTAÇÕES Mutação é uma mudança ou alteração no conteúdo genético de uma célula ou de um ser vivo.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Alelos: a (chifres) e A (sem chifres) macho sem chifres: Aa cabra 1 com chifres: aa cabra 2 com chifres: aa cabra 3 sem chifres: Aa Cruzamento-teste: a fêmea com pelagem preta foi cruzada com indivíduo

Leia mais

Genética Humana. Faculdade Anísio Teixeira. Prof João Ronaldo Neto

Genética Humana. Faculdade Anísio Teixeira. Prof João Ronaldo Neto Genética Humana Faculdade Anísio Teixeira Prof João Ronaldo Neto Segregação Genética Herança Monogênica Monogênica ou monoibridismo aplica-se a casos em que apenas um par de alelos de um gene está envolvido

Leia mais

Nome: n.º SANTOS, 23 DE JUNHO DE Data Final para entrega! 3.ª série: Valor: 10,0 (dez) Ensino: Médio Nota: ( ) Profs.

Nome: n.º SANTOS, 23 DE JUNHO DE Data Final para entrega! 3.ª série: Valor: 10,0 (dez) Ensino: Médio Nota: ( ) Profs. Nome: n.º SANTOS, 23 DE JUNHO DE 2017. Data Final para entrega! 3.ª série: Valor: 10,0 (dez) Ensino: Médio Nota: ( ) Profs. Ronaldo / Fabião Disciplina: Biologia Esta lista é para estudo e recuperação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GENÉTICA 1) Uma mulher casa-se com um homem que apresentou eritroblastose fetal ao nascer. O parto do primeiro filho transcorre normalmente, mas o segundo filho apresenta eritroblastose.

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

1) Com base no heredograma a seguir, podemos dizer quer os indivíduos 2 e 3 da geração III, são: (1,0)

1) Com base no heredograma a seguir, podemos dizer quer os indivíduos 2 e 3 da geração III, são: (1,0) Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 8º Ano E.F. Data: /12/2018 Trabalho Recuperação Professor(a): Gelsimara Matéria: Ciências Valor: 20,0 1) Com base no heredograma a seguir, podemos dizer quer os indivíduos

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Genética

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Genética Genética Genética 1. (Unesp) Dois casais, Rocha e Silva, têm, cada um deles, quatro filhos. Quando consideramos os tipos sanguíneos do sistema ABO, os filhos do casal Rocha possuem tipos diferentes entre

Leia mais

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I

BIOLOGIA Módulo 1 12º CTec GRUPO I A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o V. N. G a i a E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 2º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Padrões de Herança das Genealogias

Padrões de Herança das Genealogias Padrões de Herança das Genealogias Estudo de características genéticas humanas Obstáculos: Não são possíveis reproduções controladas Tempo longo de geração Tamanho pequeno das irmandades Heredogramas Representação

Leia mais

PADRÃO DE HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X

PADRÃO DE HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X PADRÃO DE HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X HOMENS: apresenta um X e um Y XY sexo heterogamético o seus gametas serão metade com cromossomo X e metade com cromossomo Y MULHER: apresenta dois X XX sexo homogamético

Leia mais

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA CLÁSSICA

CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA CLÁSSICA AULA: 6/0/04 Genética Mendeliana Profª: Ana Luisa Miranda Vilela CURSO DE MEDICINA EXERCÍCIOS GENÉTICA CLÁSSICA ) A Acondroplasia (ACD) é uma doença genética de herança autossômica dominante caracterizada

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. O genótipo ii (tipo sanguíneo O) não atua na conversão do antígeno H em aglutinógenos A e, portanto um dos genótipos para O poderá ser Hhii. Os recessivos hh não atuam

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ 2ª parte CAPÍTULO 6 - p. 86

Leia mais

Fundamentos da Genética. Professor: Anderson Marques de Souza 2016

Fundamentos da Genética. Professor: Anderson Marques de Souza 2016 Fundamentos da Genética Professor: Anderson Marques de Souza 2016 Genética: Conceitos Básicos 1º estuda a transmissão de características da célula-mãe para a célula-filha; 2º estuda as características

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA 3º Teste de Avaliação (V1) 12ºano Turma A e B TEMA: Manipulação da Fertilidade e Património Genético Nome: Nº Classificação:, valores A professora:

Leia mais

BIOLOGIA LISTA 02 2ª SÉRIE 18 / 03 / Professor(a): Olívia. d)

BIOLOGIA LISTA 02 2ª SÉRIE 18 / 03 / Professor(a): Olívia. d) BIOLOGIA LISTA 02 Professor(a): Olívia 2ª SÉRIE 18 / 03 / 2019 1. A doença renal policística autossômica recessiva, conhecida em inglês pela sigla ARPKD, é uma rara enfermidade hereditária. Para desenvolver

Leia mais

Matéria: Biologia Professora: Mariana Bregalda de Castro Aula 2 - Capítulo 2. Introdução a genética clássica. Gametas:

Matéria: Biologia Professora: Mariana Bregalda de Castro Aula 2 - Capítulo 2. Introdução a genética clássica. Gametas: Matéria: Biologia Professora: Mariana Bregalda de Castro Aula 2 - Capítulo 2. Introdução a genética clássica 2.1. Fundamentos da genética clássica A genética corresponde ao estudo da hereditariedade. Um

Leia mais

Herança Sexual. Ana Beatriz Maselli

Herança Sexual. Ana Beatriz Maselli Herança Sexual Ana Beatriz Maselli Determinação do Sexo Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais, estes são responsáveis pela determinação do sexo. Cromossomos Autossômicos

Leia mais

FICHA 2 Herança Ligada ao sexo

FICHA 2 Herança Ligada ao sexo UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULADADE DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Parte Teórica a) Na espécie humana o sexo masculino é denominado heterogamético e feminino Homogamético. Por quê?

Leia mais

Alterações do material genético

Alterações do material genético Alterações do material genético Alterações do material genético Agentes internos ou externos causam alterações nos genes ou nos cromossomas MUTAÇÕES (ex: anemia falciforme, trissomia 21) Tecnologia permite

Leia mais

BIOLOGIA Prof.: Camacho Lista: 11 Aluno(a): Turma: Data: 28/04/2015

BIOLOGIA Prof.: Camacho Lista: 11 Aluno(a): Turma: Data: 28/04/2015 BIOLOGIA Prof.: Camacho Lista: 11 Aluno(a): Turma: Data: 28/04/2015 Questão 01) Em uma população, conhece-se a freqüência de daltônicos. Sabendo-se que nela, o número de mulheres e de homens é aproximadamente

Leia mais

BIOLOGIA QUESTÕES DE GENÉTICA

BIOLOGIA QUESTÕES DE GENÉTICA QUESTÕES DE GENÉTICA 01. (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho

Leia mais

Genes Localizados nos Cromossomos Sexuais. Prof. Anderson Moreira

Genes Localizados nos Cromossomos Sexuais. Prof. Anderson Moreira Genes Localizados nos Cromossomos Sexuais Prof. Anderson Moreira Genes Localizados nos Cromossomos Sexuais Herança Ligada ao X Características relacionadas a regiões do X sem correspondência no Y. Ex:

Leia mais

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE 1) Durante a meiose, o pareamento dos cromossomos homólogos é importante porque garante: (A) a separação dos cromossomos não homólogos. (B) a duplicação do DNA, indispensável a esse processo. (C) a formação

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (G1 - ifpe 2012) Considerando que o daltonismo na espécie humana é uma característica determinada por um gene recessivo e ligado ao sexo, assinale a única alternativa correta referente a um casal que,

Leia mais

1º EM. Biologia B Marli / Pedro Aval. Trimestral 28/06/11

1º EM. Biologia B Marli / Pedro Aval. Trimestral 28/06/11 1º EM Biologia B Marli / Pedro Aval. Trimestral 28/06/11 Cada questão vale 1,0, não serão aceitas rasuras nas questões de múltipla escolha. Para as questões dissertativas, estas devem ser respondidas a

Leia mais

Testes de genética. Faça o curso em: Aprenda genética com rapidez e eficiência

Testes de genética. Faça o curso em:  Aprenda genética com rapidez e eficiência Testes de genética Faça o curso em: www.clubedagenetica.com.br 1 Aprenda genética com rapidez e eficiência Primeira Lei de Mendel e casos iniciais 1- Um indivíduo macho de genótipo Aa para determinado

Leia mais

GENÉTICA 2ª Lei de Mendel, Probabilidade (regra do e e do ou )

GENÉTICA 2ª Lei de Mendel, Probabilidade (regra do e e do ou ) GENÉTICA 2ª Lei de Mendel, Probabilidade (regra do e e do ou ) 2ª Lei de Mendel Na formação dos gametas, dois ou mais pares de genes, situados em pares de cromossomos diferentes, separam-se independentemente.

Leia mais

GENÉTICA CLÍNICO-LABORATORIAL

GENÉTICA CLÍNICO-LABORATORIAL GENÉTICA CLÍNICO-LABORATORIAL Aula 3 Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais 2016/17 1º Semestre Sumário Análise de pedigrees 1. Herança monogénica recessiva 2. Herança monogénica dominante 3.

Leia mais

AS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS EM HUMANOS

AS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS EM HUMANOS AS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS EM HUMANOS Incidência global de anormalidades cromossômicas em recém-nascidos = 1 em 160 nascimentos. Frequência total de anormalidades cromossômicas em abortos espontâneos =

Leia mais

PRINCÍPIOS MENDELIANOS: SEGREGAÇÃO ALÉLICA E INDEPENDENTE

PRINCÍPIOS MENDELIANOS: SEGREGAÇÃO ALÉLICA E INDEPENDENTE PRINCÍPIOS MENDELIANOS: SEGREGAÇÃO ALÉLICA E INDEPENDENTE Prof a. Dr a. Jaqueline Carvalho de Oliveira Mendel O monge Gregor Mendel (1822-1884), República Tcheca Experimentos com ervilhas Fonte Wikipedia

Leia mais

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique.

a) Qual é o mecanismo de herança dessa doença? Justifique. É sabido que indivíduos homozigotos recessivos para alelos mutados do gene codificador da enzima hexosaminidase desenvolvem uma doença conhecida como Tay-Sachs, e morrem antes do quarto ano de vida. Nos

Leia mais

FUVEST a Fase - Biologia - 05/01/2000

FUVEST a Fase - Biologia - 05/01/2000 Q.01 a) Apesar de o predatismo ser descrito como uma interação positiva para o predador e negativa para a presa, pode-se afirmar que os predadores têm um efeito positivo sobre a população de presas. Explique

Leia mais

Lista de Exercícios (BIO-LEO)

Lista de Exercícios (BIO-LEO) Lista de Exercícios (BIO-LEO). (Unicid - Medicina 206) Certa espécie de planta pode produzir flores vermelhas ou brancas, determinadas por um par de alelos autossômicos. Após a realização de alguns cruzamentos

Leia mais