Vedação de fachadas, sem função estrutural. Painel pré-fabricado arquitetônico de concreto (PPAC) 1º FASE 2º FASE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vedação de fachadas, sem função estrutural. Painel pré-fabricado arquitetônico de concreto (PPAC) 1º FASE 2º FASE"

Transcrição

1 UM PARALELO ENTRE A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS DE PAINÉIS PRÉ- FABRICADOS ARQUITETÔNICOS DE CONCRETO E O CUMPRIMENTO DE SUAS FUNÇÕES COMO ELEMENTO DO SUBSISTEMA VEDAÇÃO VERTICAL Luciana Alves OLIVEIRA Mestranda - Escola Politécnica da USP Departamento de Construção Civil PCC, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2, Cidade Universitária, São Paulo S.P.- CEP Fone 55 (11) luciana.alves@poli.usp.br Fernando Henrique SABBATINI Prof. Dr. - Escola Politécnica da USP Departamento de Construção Civil PCC, Av. Prof. Almeida Prado, trav.2, Cidade Universitária, São Paulo S.P- CEP Fone 55 (11) fernando.sabbatini@poli.usp.br 1. INTRODUÇÃO Há muito vem se discutindo a importância da concepção dos projetos juntamente com a criação do empreendimento, pois é nesta etapa que se compatibilizam os objetivos do empreendedor com os projetos de arquitetura, de estrutura, de vedações verticais, de instalações e outros. De acordo com MELHADO; VIOLANI (1992), um projeto bem sucedido nasce com a criação do empreendimento, sendo de extrema importância a formulação, por parte do empreendedor, de uma completa descrição dos objetivos, os quais serão desenvolvidos principalmente pelos projetos. Uma das principais análises da etapa de concepção do empreendimento é a definição de qual será a função do edifício, ou seja, para que ele vai servir, sua durabilidade, e o desempenho que deverá atender em função das necessidades dos seus clientes. A ISO 6241 (1982) propõe que a análise de desempenho do edifício seja feita por meio de quatro ações principais: a) identificação da funcionalidade do edifício e da sua vida útil; b) definição do subsistema e suas funções; c) definição dos requisitos mínimos de desempenho exigidos pelos usuários; e d) definição dos agentes de degradação mecânicos, eletromagnéticos, térmicos, químicos e biológicos que afetam a durabilidade dos componentes de construção do edifício. É de extrema importância ressaltar que a definição dos requisitos de desempenho, de qualquer subsistema do edifício, depende da definição da função do edifício. Por exemplo, para um hospital, as características térmicas requeridas para a vedação vertical são diferentes das de um shopping center, e, para a fachada de um empreendimento hoteleiro de alto padrão, são requeridos mais detalhes nas formas arquitetônicas e no acabamento do que para a fachada de um supermercado. No presente artigo, pretende-se introduzir a discussão de que, a elaboração dos projetos de painéis pré-fabricados arquitetônicos de concreto i (PPAC) depende de definições como a funcionalidade do edifício e do subsistema, do qual fará parte, ou seja, como as tecnologias de PPAC atenderão os requisitos de desempenho requeridos para um certo subsistema, no caso, de vedação vertical de fachadas.

2 Com essas definições, é possível analisar quais serão os critérios de desempenho dos painéis arquitetônicos para um edifício em específico. E, pretende-se ainda, discutir alguns aspectos com relação à sobreposição de atividades frente à complexidade e ao conseqüente prazo de elaboração dos projetos de PPAC. 2. DISCUSSÃO A escolha de um método construtivo com componentes pré-fabricados, no caso específico da discussão deste trabalho, de painéis pré-fabricados arquitetônicos de concreto (PPAC), geralmente ocorre porque tanto o empreendedor quanto o construtor estão em busca de velocidade de execução, de racionalização do processo, de melhora na qualidade do produto e do processo, e, conseqüentemente, do incremento dos níveis de industrialização. Mas, para alcançar esses objetivos, é necessário que os projetos estejam compatibilizados, as interfaces entre as várias disciplinas de projeto resolvidas e as funções do edifício, do subsistema e do próprio componente, que integrará o subsistema, definidas; além da elaboração de um planejamento adequado, evitando mudanças no decorrer da execução da obra. As definições, quanto à funcionalidade do edifício e do subsistema do qual os PPAC fazem parte, têm que ser o mais cedo possível, viabilizando a análise dos requisitos e critérios de desempenho e, conseqüentemente, viabilizando o inicio da etapa de elaboração dos projetos o quanto antes, principalmente, por essa etapa ser complexa e demandar um tempo razoavelmente grande, gerando muitas vezes, a sobreposição de algumas atividades no meio do processo de produção ii do subsistema vedação vertical. O Esquema 1, exemplifica a hierarquia das definições que antecedem a elaboração dos projetos de PPAC propriamente ditos. E, ilustra que a elaboração desses projetos envolve a análise e a resolução das interfaces dos PPAC, principalmente, com outras disciplinas de projeto, com a produção em fábrica e com a montagem em canteiro de obra. Por isso, OLIVEIRA (2001), propôs que a elaboração dos projetos deva acontecer em três fases, concomitantes, e totalmente interligadas.

3 Esquema Função do Edifício Função do Subsistema Vedação de fachadas, sem função estrutural Identificação do elemento que integrará o subsistema Identificação e análise dos requisitos e critérios mínimos de desempenho dos PPAC Elaboração dos projetos Painel pré-fabricado arquitetônico de concreto (PPAC) 1º FASE 2º FASE FASES DE PROJETO Interface com as demais disciplinas de projeto Interface com a produção em fábrica 3º FASE Interface com a montagem em canteiro de obras 1 Hierarquia de decisões que antecedem a de elaboração dos projetos de painéis pré-fabricados arquitetônicos de concreto Geralmente, a elaboração dos projetos dos PPAC, inicia-se antes da produção em fabrica das peças, e da montagem dessas no edifício, mas, dependendo da quantidade e da complexidade dessas peças e das interfaces existentes, essas atividades de fabricação e montagem se sobrepõem, pois iniciam-se antes do término da elaboração dos projetos. Essa sobreposição de atividades se planejadas e bem definidas, não causam obrigatoriamente retrabalhos e problemas com o cronograma da obra. O Esquema 2, exemplifica simplificadamente essas sobreposições de atividades, que devem ser estimadas desde as etapas iniciais de concepção do empreendimento.

4 Gráfico Esquema ATIVIDADES Concepção do empreendimento Escolha dos componentes dos subsistemas Projetos preliminares de estrutura, vedações, instalações, etc. Elaboração dos projetos dos PPAC 1º(interface com outros projetos) 2º(interface com a produção em fábrica) 3º(interface com o canteiro de obras) Execução da estrutura Fabricação e controle das peças Montagem das peças em local definitivo TEMPO 2 Cronograma das atividades principais que compõem o processo de produção dos PPAC. As modificações nos projetos dos PPAC ocorridas no meio do processo de produção causam prejuízo, pois esses teriam que ser modificados ou até mesmo refeitos, e, muitas vezes, os reparos tornam-se inviáveis, devido ao custo dos materiais e da baixa produtividade da mão-de-obra, além de afetar diretamente o planejamento e o cronograma da obra, pois acarretaria em atraso tanto na fabricação das peças como na entrega em canteiro de obras. É por este motivo, que as definições devem ser feitas na etapa de concepção do empreendimento, onde as modificações e análises serão feitas na fase de projeto, reduzindo o retrabalho, e o custo de falhas, principalmente em peças pré-fabricadas. O gráfico 1, ilustra como as falhas detectadas na etapa de projeto têm um custo reduzido se comparado às detectadas na etapa de execução. 1 - Gráfico que relaciona o tempo de desenvolvimento de um empreendimento e o custo mensal das atividades (BARROS; MELHADO, 1993).

5 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS É imprescindível, principalmente, no caso dos PPAC, que as decisões sejam previamente tomadas pela equipe de projetos (estruturais, de vedação vertical, de instalações e de arquitetura) juntamente com os empreendedores, na fase de concepção do empreendimento. Essas decisões previamente tomadas que criam subsídios para elaboração dos projetos de PPAC e condições para análise quanto ao cumprimento, ou não, das funções que lhes foram atribuídas. E, devido à complexidade do processo, há sobreposição de atividades, então essas devem ser previamente planejadas e controladas coerentemente, a fim de evitar retrabalhos, perdas, atrasos no cronograma da obra e conseqüentemente aumento nos custos de implantação dessa tecnologia. 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARROS,M.M.B.; MELHADO,S.B. Racionalização do projeto de edifícios construídos pelo processo tradicional, São Paulo, 1993, Seminário do curso de pós-graduação da EPUSP. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION Performance standards in building: principles for their preparation and factors to be considered 1982.(ISO 6241) MELHADO, S.B.; VIOLANI, M.A.F. Sistematização da Coordenação de Projetos de Obras de Edifícios Habitacionais. São Paulo, EPUSP,1992. (Relatório Técnico - Convênio EPUSP/LIX DA CUNHA, Projeto EP/LIX-4, RT nº20.067) OLIVEIRA,L.A; MELHADO, S.B;SABBATINI,F.H. O papel estratégico do projeto para a qualidade dos painéis pré-fabricados de fachada. In: 2º SIBRAGEQ (Simpósio Brasileiro de Qualidade do Ambiente Construído), Anais, Fortaleza, setembro de i Considera-se neste artigo como painéis pré-fabricados arquitetônicos de concreto, aqueles executados fora do canteiro de obras, em instalações apropriadas, com controle de qualidade no seu processo de produção, com formas especiais ou padronizadas, e com revestimento incorporado em suas peças, para emprego em vedação vertical de edifícios. ii No presente trabalho, entende-se como processo de produção dos painéis pré-fabricados arquitetônicos como o todo, ou seja, englobando todas as etapas, das análises na etapa de concepção do empreendimento, da fábrica, ao canteiro de obras.

AUTOR(ES): LEONARDO MIRANDA SIMMONDS, VINÍCIUS BEZERRA SILVA, WILLIAN ROQUINI VILLA

AUTOR(ES): LEONARDO MIRANDA SIMMONDS, VINÍCIUS BEZERRA SILVA, WILLIAN ROQUINI VILLA 16 TÍTULO: FACHADA PRÉ-FABRICADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES): LEONARDO MIRANDA SIMMONDS, VINÍCIUS BEZERRA

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174811 Desempenho de fachadas com painéis pré-moldados de concreto Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no Seminário ABCP no Concrete Show: Aplicações Práticas da Norma

Leia mais

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE CUSTOS DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE CUSTOS DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE CUSTOS DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA PRODUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL CARDOSO, Luiz R. A. Eng. Civil, Mestre em Engenharia, professor do Departamento de Engenharia

Leia mais

ASPECTOS DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS. Enga. Célia Maria Martins Neves DESEMPENHO

ASPECTOS DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS. Enga. Célia Maria Martins Neves DESEMPENHO ASPECTOS DE DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE REVESTIMENTOS DE FACHADAS Enga. Célia Maria Martins Neves cneves@superig.com.br DESEMPENHO 1 70 80 90 materiais tradicionais mdo treinada no canteiro desafios localizados

Leia mais

Apresentação - UFBA. Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras

Apresentação - UFBA. Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras Apresentação - UFBA Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras Disciplina: Análise, Racionalização e Coordenação de Projetos Convidado: Alexandre José de Aragão Pedral Sampaio Engº Civil - UFBA

Leia mais

PROJETO DE ALVENARIA COMO INSTRUMENTO DE COMPATIBILIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DE PROJETOS

PROJETO DE ALVENARIA COMO INSTRUMENTO DE COMPATIBILIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DE PROJETOS PROJETO DE ALVENARIA COMO INSTRUMENTO DE COMPATIBILIZAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO DE PROJETOS Francielle Coelho dos Santos (1); Lilian Cristine Witicovski (2); Tatiana Gondim do Amaral (3); Sergio Scheer (4)

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL SUBSETOR EDIFICAÇÕES: A ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS EM UMA EMPRESA ESPECIALIZADA

COORDENAÇÃO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL SUBSETOR EDIFICAÇÕES: A ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS EM UMA EMPRESA ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL SUBSETOR EDIFICAÇÕES: A ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS EM UMA EMPRESA ESPECIALIZADA Renato S. SOLANO Eng., Mestrando pelo CPGEP/UFSC. Av. Fábio Araújo Santos, 1660,

Leia mais

WWW.PAINEISTERMOISOLANTES.COM.BR Sistema construtivo industrializado alinhado aos critérios da norma de desempenho para empreendimentos habitacionais Giovani Oliveira Gerente do Segmento Revestimentos

Leia mais

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 5 Paredes Maciças de Concreto Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 171000 A norma de desempenho de edificações NBR 15.575 Julio Cesar Sabadini de Souza Slides apresentado no Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, 41., 2012, Campo Grande/MS

Leia mais

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias

O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias O Projeto de Revestimentos de Fachadas: ferramenta para prevenção de patologias Profª Msc. Fabiana Andrade Ribeiro Novembro de 2018 1 Fabiana Andrade Ribeiro Engenheira Civil, mestre pela Escola Politécnica

Leia mais

Revestimento de argamassa aplicado com projeção mecânica contínua: a influência da técnica de execução na resistência de aderência à tração

Revestimento de argamassa aplicado com projeção mecânica contínua: a influência da técnica de execução na resistência de aderência à tração EPUSP Revestimento de argamassa aplicado com projeção mecânica contínua: a influência da técnica de execução na resistência de aderência à tração Kátia Cristina Zanelatto Mestranda, Escola Politécnica,

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 6 Projeto - Etapas Cristóvão C. C. Cordeiro Inserção no contexto de produção Objetivos de produção a serem alcançados; O projeto do produto e do processo O projeto

Leia mais

NOSSOS VALORES: Inovação, Comprometimento, Valorização Humana, Ética e Sustentabilidade.

NOSSOS VALORES: Inovação, Comprometimento, Valorização Humana, Ética e Sustentabilidade. QUEM SOMOS Somos uma construtora e incorporadora, e atuamos no segmento de empreendimentos comerciais, residenciais e industriais, através de um método construtivo inovador e da utilização de tecnologias

Leia mais

PRODUTIVIDADE DA MÃO-DE-OBRA NA EXECUÇÃO DE VEDAÇÃO DE FACHADAS COM PAINÉIS PRÉ-FABRICADOS ARQUITETÔNICOS DE CONCRETO

PRODUTIVIDADE DA MÃO-DE-OBRA NA EXECUÇÃO DE VEDAÇÃO DE FACHADAS COM PAINÉIS PRÉ-FABRICADOS ARQUITETÔNICOS DE CONCRETO PRODUTIVIDADE DA MÃO-DE-OBRA NA EXECUÇÃO DE VEDAÇÃO DE FACHADAS COM PAINÉIS PRÉ-FABRICADOS ARQUITETÔNICOS DE CONCRETO Oliveira,Luciana Alves(1); Souza, Ubiraci E.L.(2); Sabbatini,Fernando Henrique(3) (1)

Leia mais

Estratégias para redução de custos e aumento de produtividade em canteiros de obras. Eng o Arnaldo Cabral Gerente Comercial MBP Isoblock

Estratégias para redução de custos e aumento de produtividade em canteiros de obras. Eng o Arnaldo Cabral Gerente Comercial MBP Isoblock Estratégias para redução de custos e aumento de produtividade em canteiros de obras Eng o Arnaldo Cabral Gerente Comercial MBP Isoblock Com mais de 70 anos, o Grupo MBP, com sua sede em Barra do Piraí/RJ,

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FUNÇÃO DO USO DE PRÉ-FABRICADOS EM CONCRETO

A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FUNÇÃO DO USO DE PRÉ-FABRICADOS EM CONCRETO A EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FUNÇÃO DO USO DE PRÉ-FABRICADOS EM CONCRETO erra, S.M.B. (1); Ferreira, M. de A. (2); Pigozzo, B. N. (3) (1) Profa. Doutora em Engenharia Civil, UFSCar, sheylabs@power.ufscar.br

Leia mais

A PREPARAÇÃO DA EXECUÇÃO DE OBRAS (PEO): Recomendações Práticas

A PREPARAÇÃO DA EXECUÇÃO DE OBRAS (PEO): Recomendações Práticas A PREPARAÇÃO DA EXECUÇÃO DE OBRAS (PEO): Recomendações Práticas Texto Base para o Exercício Leiam e analisem a proposta extraída do livro Preparação da Execução de Obras, publicado em 2003 pela editora

Leia mais

Pré-fabricados de Concreto

Pré-fabricados de Concreto Pré-fabricados de Concreto "Soluções industrializadas no revestimento de fachadas BRÁS 2014 PRECOBRAS PREFABRICADOS DE CONCRETO DO BRASIL LTDA. Nasce na Espanha, no ano 1998, com a finalidade de atender

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Antonio Pedro Alves de Carvalho Imagem: omnistudio.com.br Qualidades de uma solução arquitetônica: Funcionalidade Economia Beleza Flexibilidade Expansibilidade

Leia mais

Monografia "RACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO CONSTRUTIVO DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO"

Monografia RACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO CONSTRUTIVO DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Curso de Especialização em Construção Civil Monografia "RACIONALIZAÇÃO DO PROCESSO CONSTRUTIVO

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010.

SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos. SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias, sistemas

Leia mais

NBR NBR

NBR NBR NBR 10.821 A NBR 10.821:2011 é a norma técnica que estabelece os requisitos de desempenho de esquadrias para edificações. Se uma esquadria que não atende a essa norma técnica é escolhida para uma determinada

Leia mais

Planejamento integrado em 4D. Metodologia BIM de planejamento e controle de obras, com integração através do REVIT, PRIMAVERA e NAVISWORKS

Planejamento integrado em 4D. Metodologia BIM de planejamento e controle de obras, com integração através do REVIT, PRIMAVERA e NAVISWORKS Planejamento integrado em 4D Metodologia BIM de planejamento e controle de obras, com integração através do REVIT, PRIMAVERA e NAVISWORKS A GDP Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos nasceu da convicção

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO INDUSTRIALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS

INDUSTRIALIZAÇÃO INDUSTRIALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS INDUSTRIALIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS E TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS INDUSTRIALIZAÇÃO CONCEITOS É um método produtivo baseado na mecanização e num processo organizado de caráter repetitivo que requer continuidade.

Leia mais

Título: TCE Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho

Título: TCE Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho Título: TCE-001 - Sistemas Construtivos para Habitação: Inovação e Desempenho Ativa: Sim Carga Horária: 60 Crédito: 6 Responsável: Claudio Vicente Mitidieri Filho Observações: Objetivo: Disseminar a conceituação

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

ISSN BT/PCC/557

ISSN BT/PCC/557 Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Construção Civil ISSN 0103-9830 BT/PCC/557 Interpretação da influência das variáveis condicionantes da demanda pela produção habitacional

Leia mais

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP 1 DOWNLOAD: www.ibape-sp.org.br 2 ABNT NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175729 Aplicação da ABNT NBR 15.575 em portas de madeira Thiago Salaberga Barreiros Palestra apresentado no Workshop Técnico de Portas de Madeira, 2018, Curitiba. A série Comunicação

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 172083 Construção sustentável: premissas básicas e contexto atual Adriana Camargo de Brito Palestra apresentada SEMANA DE ESTUDOS DE GESTÃO AMBIENTAL, DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA ESTRUTURAL NBR 15812

SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA ESTRUTURAL NBR 15812 CATÁLOGO DE PRODUTOS 18 SISTEMA CONSTRUTIVO EM ALVENARIA ESTRUTURAL NBR 1812 ALVENARIA ESTRUTURAL É um sistema em que as paredes são feitas por blocos de cerâmica que, além de vedar a edificação, formam

Leia mais

Prof. Arq. Altamir Fonseca

Prof. Arq. Altamir Fonseca Prof. Arq. Altamir Fonseca Introdução O que é um Projeto Arquitetônico? conjunto de passos normativos, voltados para o planejamento formal de um edifício qualquer, regulamentado por um conjunto de normas

Leia mais

Coordenação de Projetos. Antonio Pedro Alves de Carvalho

Coordenação de Projetos. Antonio Pedro Alves de Carvalho Coordenação de Projetos Antonio Pedro Alves de Carvalho Projetos: Definição Atividade responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas

Leia mais

UMA METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ESCRITÓRIOS DE PROJETOS

UMA METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ESCRITÓRIOS DE PROJETOS UMA METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM ESCRITÓRIOS DE PROJETOS Michele FOSSATI Engenheira Civil, Mestranda PPGEP/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina Campus Universitário

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL Engenharia Civil Construção Civil I ALVENARIA ESTRUTURAL Aula 17 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc É um sistema construtivo racionalizado que além de constituir a estrutura do edifício, constitui a sua

Leia mais

Estratégias para o desenvolvimento do setor de pré-fabricados de concreto no Brasil. 7ª Jornada Internacional Abcic

Estratégias para o desenvolvimento do setor de pré-fabricados de concreto no Brasil. 7ª Jornada Internacional Abcic Estratégias para o desenvolvimento do setor de pré-fabricados de concreto no Brasil 7ª Jornada Internacional Abcic Gerson Ishikawa 22/Setembro/2016 Agenda 1. Introdução 2. Fontes de crescimento do setor

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE MATERIAIS NA EXECUÇÃO DE CONTRAPISO.

PROPOSIÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE MATERIAIS NA EXECUÇÃO DE CONTRAPISO. PROPOSIÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE MATERIAIS NA EXECUÇÃO DE CONTRAPISO. SILVA, Luciano L. R. (1); SOUZA, Ubiraci E. L. (2) (1) Eng. Civil, mestrando em Engenharia Civil da Escola Politécnica

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSO DE PROJETO DESENVOLVIDO EM UMA EMPRESA DO CEARÁ QUE TRABALHA EM REGIME DE CONDOMÍNIO A PREÇO FECHADO PARA CLASSE MÉDIA BAIXA.

ANÁLISE DO PROCESSO DE PROJETO DESENVOLVIDO EM UMA EMPRESA DO CEARÁ QUE TRABALHA EM REGIME DE CONDOMÍNIO A PREÇO FECHADO PARA CLASSE MÉDIA BAIXA. ANÁLISE DO PROCESSO DE PROJETO DESENVOLVIDO EM UMA EMPRESA DO CEARÁ QUE TRABALHA EM REGIME DE CONDOMÍNIO A PREÇO FECHADO PARA CLASSE MÉDIA BAIXA. Jacson Carlos da SILVEIRA Graduando de Eng.º Civil, Universidade

Leia mais

Coordenação de Projetos. Antonio Pedro Alves de Carvalho

Coordenação de Projetos. Antonio Pedro Alves de Carvalho Coordenação de Projetos Antonio Pedro Alves de Carvalho O que vem a ser Coordenação de Projetos? Por que é necessária? Atividade responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das

Leia mais

PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO GENERALIZADA DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO GENERALIZADA DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO GENERALIZADA DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Janayna Patrícia Rezende de AQUINO Eng., Mestranda pela Escola Politécnica da USP. Av. Prof. Almeida Prado,

Leia mais

Financiamento para habitações populares no Brasil e no México: uma análise comparada

Financiamento para habitações populares no Brasil e no México: uma análise comparada Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Construção Civil ISSN 0103-9830 BT/PCC/558 Financiamento para habitações populares no Brasil e no México: uma análise comparada

Leia mais

PCC3461 SISTEMAS PREDIAIS I

PCC3461 SISTEMAS PREDIAIS I PCC3461 SISTEMAS PREDIAIS I Desempenho de Sistemas Prediais Professores: Lúcia Helena de Oliveira Moacyr Eduardo Alves da Graça Orestes Marraccini Gonçalves São Paulo/2019 Desempenho de Sistemas Prediais

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO 1 PATHOLOGICAL MANIFESTATIONS IN HOUSING OF SOCIAL INTEREST: A CASE STUDY

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO 1 PATHOLOGICAL MANIFESTATIONS IN HOUSING OF SOCIAL INTEREST: A CASE STUDY MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL: ESTUDO DE CASO 1 PATHOLOGICAL MANIFESTATIONS IN HOUSING OF SOCIAL INTEREST: A CASE STUDY Gediel Da Silva 2, Fábio Augusto Henkes Huppes 3, Andréia

Leia mais

ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman

ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman Os requisitos de desempenho acústico do ponto de vista do projeto de Arquitetura Eng. Civil Davi Akkerman Ruídos internos e externos aos edifícios - DESEMPENHO ACÚSTICO - Normas técnicas 1) Normas Técnicas

Leia mais

3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem

3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem 3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem www.projepar.com.br/imagens/prefabricados_foto1.gif Prof a. Ph.D. Jamilla Lutif Teixeira Jamilla.teixeira@ufes.br SUMÁRIO 3.1 INTRODUÇÃO

Leia mais

Planejamento e Projeto de Hotéis

Planejamento e Projeto de Hotéis Introdução Planejamento e Projeto de Hotéis O curso apresenta a história da evolução do turismo no mundo e, particularmente, no Brasil. Analisa o momento atual do turismo. Entre outros assuntos, apresenta

Leia mais

ABCIC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA DE CONCRETO SEMINÁRIO REGIONAL ABCIC BELO HORIZONTE

ABCIC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA DE CONCRETO SEMINÁRIO REGIONAL ABCIC BELO HORIZONTE ABCIC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA DE CONCRETO SEMINÁRIO REGIONAL ABCIC BELO HORIZONTE ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS DE CONCRETO: DESEMPENHO E SUSTENTABILIDADE BELO HORIZONTE, 23 DE

Leia mais

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza AULA 1 A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL DE EDIFICIOS Etapas de um Projeto de Edificação A idealização de um projeto parte do princípio que devemos procurar ajuda de um profissional especializado, que irá nos ajudar

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE

APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE APRESENTAÇÃO DO PALESTRANTE MINICURRÍCULO Engenheira Civil, UEFS (2006) Especialista em Engenharia da Qualidade, UFBA (2007) Mestranda em Gestão e Tecnologia Industrial GETEC, SENAI CIMATEC Tem experiência

Leia mais

Grupo de Trabalho sobre Construção Industrializada do Programa Compete Brasil, do DECONCIC-FIESP

Grupo de Trabalho sobre Construção Industrializada do Programa Compete Brasil, do DECONCIC-FIESP Grupo de Trabalho sobre Construção Industrializada do Programa Compete Brasil, do DECONCIC-FIESP Objetivo: discutir conceitos Construção industrializada X Processos construtivos industrializados 2 CONFUSÃO!

Leia mais

02 CARACTERÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA -ASPECTOS FUNDAMENTAIS -

02 CARACTERÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA -ASPECTOS FUNDAMENTAIS - 02 CARACTERÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA -ASPECTOS FUNDAMENTAIS - AULA PASSADA Diferenciação das construções com relação as suas características (localização, uso, material, processo produtivo)

Leia mais

A Industrialização da Construção Civil sob a Ótica de quem Constrói: Necessidades e Desafios AGO/14 CONCRETE SHOW

A Industrialização da Construção Civil sob a Ótica de quem Constrói: Necessidades e Desafios AGO/14 CONCRETE SHOW A Industrialização da Construção Civil sob a Ótica de quem Constrói: Necessidades e Desafios AGO/14 CONCRETE SHOW M. Eng. Jorge Batlouni Neto O CENÁRIO MUDOU... Produção de cimento 2004 34,4 milhões de

Leia mais

ÍNDICE BEM-VINDO UM MUNDO DE CONSTRUÇÕES EM ALTA PERFORMANCE SEGMENTOS DE ATUAÇÃO O QUE FAZEMOS GARANTIA DE QUALIDADE GESTÃO DE OBRAS PROJETOS EM BIM

ÍNDICE BEM-VINDO UM MUNDO DE CONSTRUÇÕES EM ALTA PERFORMANCE SEGMENTOS DE ATUAÇÃO O QUE FAZEMOS GARANTIA DE QUALIDADE GESTÃO DE OBRAS PROJETOS EM BIM BOOK DE ENGENHARIA ÍNDICE UM MUNDO DE CONSTRUÇÕES EM ALTA PERFORMANCE BEM-VINDO SEGMENTOS DE ATUAÇÃO 5 O QUE FAZEMOS 6 GARANTIA DE QUALIDADE 7 GESTÃO DE OBRAS 8 PROJETOS EM BIM 9 NOSSA EQUIPE 10 SOMOS

Leia mais

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT.

Nº Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174566 Desempenho de sistemas habitacionais com painéis pré-moldados de concreto: uma experiência real apresentada pelo IPT Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no SEMINÁRIO

Leia mais

ENVELOPE ESTRUTURAS SISTEMAS PREDIAIS

ENVELOPE ESTRUTURAS SISTEMAS PREDIAIS Disposição final Planejamento Uso e Operação ENVELOPE ESTRUTURAS Projeto SISTEMAS PREDIAIS Construção Implantação PPI Conceituação Planejamento Definição Módulo escopoi Documentação Estudos de Projeto

Leia mais

GT Construção Industrializada Subgrupo Tributação. 28 de julho de 2016

GT Construção Industrializada Subgrupo Tributação. 28 de julho de 2016 GT Construção Industrializada Subgrupo Tributação 28 de julho de 2016 Objetivo Promover a isonomia tributária entre os Sistemas Construtivos Industrializados x Sistema Construtivo Convencional, demonstrando

Leia mais

Inserção de sistemas de construção industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira

Inserção de sistemas de construção industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira Inserção de sistemas de construção industrializados de ciclo aberto estruturados em aço no mercado da construção civil residencial brasileira Ana Beatriz de Figueiredo Oliveira anabeatrizfig@yahoo.com.br

Leia mais

Arqtº Alexandre Mariutti Diretor da Construtora Sequência

Arqtº Alexandre Mariutti Diretor da Construtora Sequência Utilização de Light Steel Frame em obras de médio e grande porte Arqtº Alexandre Mariutti Diretor da Construtora Sequência alex@construtorasequencia.com.br São Paulo, Brasil 31 de agosto a 02 de setembro

Leia mais

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol Projetista: Empresa: Obra: Gustavo Braceiro Barlati Augusto Guimarães Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Residencial Luzes do Farol Residencial Luzes do Farol Projeto Estrutural de edifício residencial

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS marciame@cte.com.br Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte

Leia mais

PRECON GOIÁS É CERTEZA DE QUALIDADE.

PRECON GOIÁS É CERTEZA DE QUALIDADE. 1 PRECON GOIÁS É CERTEZA DE QUALIDADE. Na hora de construir ou reformar, o Brasil pode contar com a experiência, a qualidade e o respeito ao seu bolso que a Precon Goiás demonstra em cada produto. São

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS-HIDRO SANITÁRIAS PARA O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO. Parceiros:

A IMPORTÂNCIA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS-HIDRO SANITÁRIAS PARA O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO. Parceiros: A IMPORTÂNCIA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS-HIDRO SANITÁRIAS PARA O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO Parceiros: 1 AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS/ HIDRO SANITÁRIAS E SUAS IMPORTÂNCIAS Uma variável importante para o bom

Leia mais

Revista Gestão e Gerenciamento. Mensuração e distribuição de patologias na degradação em argamassa

Revista Gestão e Gerenciamento. Mensuração e distribuição de patologias na degradação em argamassa 12 Revista Gestão e Gerenciamento Site: www.nppg.org.br/gestaoegerenciamento Mensuração e distribuição de patologias na degradação em argamassa SANTOS, Danilo G.; MACÊDO, Mariana S. P. H.; SOUZA, Jéssica

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A PROGRAMAÇÃO DOS PROJETOS NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL CONSIDERANDO AS NECESSIDADES ATUAIS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO

O PLANEJAMENTO E A PROGRAMAÇÃO DOS PROJETOS NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL CONSIDERANDO AS NECESSIDADES ATUAIS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO O PLANEJAMENTO E A PROGRAMAÇÃO DOS PROJETOS NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL CONSIDERANDO AS NECESSIDADES ATUAIS DO SETOR DA CONSTRUÇÃO Myrian T. Sassaki Santos myrianss@sc.usp.br Escola de Engenharia de

Leia mais

DO MÉTODO DO TEMPO EQUIVALENTE PARA A DETERMINAÇÃO DO TEMPO REQUERIDO DE RESISTÊNCIA AO FOGO DAS ESTRUTURAS

DO MÉTODO DO TEMPO EQUIVALENTE PARA A DETERMINAÇÃO DO TEMPO REQUERIDO DE RESISTÊNCIA AO FOGO DAS ESTRUTURAS SOBRE O COEFICIENTE γ S1 DO MÉTODO DO TEMPO EQUIVALENTE... 315 SOBRE O COEFICIENTE γ S1 DO MÉTODO DO TEMPO EQUIVALENTE PARA A DETERMINAÇÃO DO TEMPO REQUERIDO DE RESISTÊNCIA AO FOGO DAS ESTRUTURAS Valdir

Leia mais

Uso da ferramenta AHP (Analytic Hierarchy Process) para análise da oportunidade de imobilização em imóveis corporativos

Uso da ferramenta AHP (Analytic Hierarchy Process) para análise da oportunidade de imobilização em imóveis corporativos Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Construção Civil ISSN 0103-9830 BT/PCC/564 Uso da ferramenta AHP (Analytic Hierarchy Process) para análise da oportunidade de

Leia mais

1. EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA

1. EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA 1. EVOLUÇÃO DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA 1.1 INTRODUÇÃO As construções são diferenciadas uma das outras por suas características. Essas características são classificadas quanto a: 1 - localização; 2 -

Leia mais

DESEMPENHO DE EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS CONTIDOS NA NBR E NO REFERENCIAL AQUA

DESEMPENHO DE EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS CONTIDOS NA NBR E NO REFERENCIAL AQUA DESEMPENHO DE EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS CONTIDOS NA NBR 15575 E NO REFERENCIAL AQUA OLIVEIRA, Vivian Moreno (1). HIPPERT, Maria Aparecida Steinherz (2) (1) Universidade

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS Análise dos Critérios de Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575 Estudo de caso em empresas do programa Inovacon-CE AGRADECIMENTOS Instituições de ensino INOVACON Programa

Leia mais

PLANEJAMENTO DE PROCESSOS NA INDÚSTRIA DE MANUFATURA

PLANEJAMENTO DE PROCESSOS NA INDÚSTRIA DE MANUFATURA Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Campus Flamboyant - Goiânia Curso: ENGENHARIA CIVIL Disciplina: ENGENHARIA CIVIL INTEGRADA Prof(a): MOEMA CASTRO LEITURA REFLEXIVA - ATIVIDADE DE CLASSE SILVA,

Leia mais

FRAME Índice 1 - Introdução 3 - Estrutura 4 - Fundação 5 - Paredes 6-2 Pavimento 7 - Telhado 8 - Instalações Elétricas e Hidráulicas 9 - Isolações 13 - Vedação vertical 15 - Esquadrias 16 - Acabamentos

Leia mais

Racionalização de alvenaria: avaliação quantitativa

Racionalização de alvenaria: avaliação quantitativa Racionalização de alvenaria: avaliação quantitativa Não raras vezes, costuma-se imputar ao processo construtivo tradicional com vedações verticais em alvenaria a responsabilidade por gerar elevados desperdícios

Leia mais

1.1 Indústria da Construção Civil É UMA INDÚSTRIA? 1.1 Indústria da Construção Civil. 1.1 Indústria da Construção Civil

1.1 Indústria da Construção Civil É UMA INDÚSTRIA? 1.1 Indústria da Construção Civil. 1.1 Indústria da Construção Civil 1.1 Indústria da Construção Civil Disciplina: Planejamento e Controle de Obras Aula 01 Introdução ao Planejamento de Obras Professora: Engª Civil Moema Castro, MSc. É UMA INDÚSTRIA? Indústria: toda atividade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ330 Compatibilização entre Projetos

Programa Analítico de Disciplina ARQ330 Compatibilização entre Projetos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

ESTUDO DE CASO DA LINHA CRÍTICA DE UM EDIFICIO COMERCIAL

ESTUDO DE CASO DA LINHA CRÍTICA DE UM EDIFICIO COMERCIAL ESTUDO DE CASO DA LINHA CRÍTICA DE UM EDIFICIO COMERCIAL Franciane Machado de Vargas (1), Patrícia Montagna Allem (2); UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1)francianem.v@hotmail.com, (2) patricia.allem@hotmail.com

Leia mais

Fig. 2.1 Dimensões de um bloco

Fig. 2.1 Dimensões de um bloco CAPÍTULO 2 PRINCIPAIS ASPECTOS QUANTO À MODULAÇÃO 2.1. Conceitos Básicos Chama-se de bloco, ou unidade, o componente básico da alvenaria. Um bloco será sempre definido por três dimensões principais: comprimento,

Leia mais

IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS

IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS I WORKSHOP DE DESEMPENHO MINASCON 2014 07/agosto/2014 IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE MATERIAIS Laura Marcellini Diretora Técnica ABRAMAT IMPACTOS DA NORMA DE DESEMPENHO NA INDÚSTRIA DE

Leia mais

Projetos de Engenharia e Arquitetura

Projetos de Engenharia e Arquitetura Projetos de Engenharia e Arquitetura Mudança de Paradigma No passado Projetos Centralizados Foco nas Tarefas Individuais Foco na Lucratividade Profissional Mono Tarefa Concorrência Local Foco no Documento

Leia mais

DESAFIOS PARA INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

DESAFIOS PARA INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS DESAFIOS PARA INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Márcio M. FABRICIO Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC/USP e doutorando pela EPUSP. Correio Eletrônico: marcio@sc.usp.br

Leia mais

Afinal, o que é projeto (de edificações)? PROJETOS DE EDIFICAÇÕES - leitura e compreensão - compatibilização - levantamento das quantidades

Afinal, o que é projeto (de edificações)? PROJETOS DE EDIFICAÇÕES - leitura e compreensão - compatibilização - levantamento das quantidades UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PROJETOS DE EDIFICAÇÕES - leitura e compreensão - compatibilização - levantamento das

Leia mais

Avaliação do conforto térmico e do nível de CO 2 em edifícios de escritório com climatização artificial na cidade de São Paulo

Avaliação do conforto térmico e do nível de CO 2 em edifícios de escritório com climatização artificial na cidade de São Paulo Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Construção Civil ISSN 0103-9830 BT/PCC/567 Avaliação do conforto térmico e do nível de CO 2 em edifícios de escritório com climatização

Leia mais

PROCESSOS DE RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA: UM ESTUDO MULTICASO EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DE EDIFICAÇÕES VERTICAIS DA GRANDE JOÃO PESSOA

PROCESSOS DE RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA: UM ESTUDO MULTICASO EM EMPRESAS CONSTRUTORAS DE EDIFICAÇÕES VERTICAIS DA GRANDE JOÃO PESSOA 1º Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção 10º Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção 8 a 10 de novembro de 2017 - Fortaleza - Ceará - Brasil PROCESSOS

Leia mais

Sistema construtivo de painéis. Sistema construtivo industrializado em painéis de concreto

Sistema construtivo de painéis. Sistema construtivo industrializado em painéis de concreto Sistema construtivo de painéis Sistema construtivo industrializado em painéis de concreto Descrição da tecnologia Sistema construtivo de placas estruturais, produzidas em linha de produção: Paredes estruturais

Leia mais

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR )

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR ) FASES CHECKLIST PROJETOS E SERVIÇOS DE ARQUITETURA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: EMPRESA (nome, endereço, tel./fax, e-mail): PROJETISTA (nome, CREA): LOCAL DE IMPLANTAÇÃO (endereço completo): 1. FASE A CONCEPÇÃO

Leia mais

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT STEEL FRAME O Steel Frame é uma alternativa já consolidada e amplamente usada há dezenas de anos em países desenvolvidos. Ao contrário das estruturas convencionais de construção, são usados perfis de aço

Leia mais

Soluções Industrializadas em Estruturas de Concreto para Edificações de Múltiplos Pavimentos

Soluções Industrializadas em Estruturas de Concreto para Edificações de Múltiplos Pavimentos Soluções Industrializadas em Estruturas de Concreto para Edificações de Múltiplos Pavimentos Seminário: Soluções Inovadoras em Concreto Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia A PEDREIRA DE FREITAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEP DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL TB736 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I PROF.: ALEXANDRE ARAÚJO BERTINI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEP DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL TB736 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I PROF.: ALEXANDRE ARAÚJO BERTINI 1. INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO PRÁTICO - 2006 O trabalho prático proposto nesta disciplina tem como principal objetivo levar o grupo a acompanhar e analisar os métodos

Leia mais

TRABALHANDO AO LADO DO SETOR PARA O CUMPRIMENTO DA NORMA ABNT NBR 15575/2013 EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS - DESEMPENHO

TRABALHANDO AO LADO DO SETOR PARA O CUMPRIMENTO DA NORMA ABNT NBR 15575/2013 EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS - DESEMPENHO TRABALHANDO AO LADO DO SETOR PARA O CUMPRIMENTO DA NORMA ABNT NBR 15575/2013 EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS - DESEMPENHO CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO www.cbic.org.br Phone: (61) 3327-1013 Fax:

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DADOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR O PRODUTO (ESTRUTURA): Projeto Arquitetônico Plantas dos pavimentos tipos/subsolo/cobertura/ático Número de

Leia mais

SISTECCON. Sistema Tecnológico de Construção Ltda. Formas plásticas modulares

SISTECCON. Sistema Tecnológico de Construção Ltda. Formas plásticas modulares SISTECCON Sistema Tecnológico de Construção Ltda. Formas plásticas modulares Empresa de base tecnológica com sede em Pelotas/RS, voltada a construção seriada, em grande escala, de casas, edifícios e indústrias,

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Pesquisa de mercado Planejamento e projeto conceitual Aquisição do terreno Elaboração do

Leia mais

Antonio Carlos ZORZI

Antonio Carlos ZORZI Antonio Carlos ZORZI PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Alguns dos gargalos que considero que temos na construção imobiliária e que interferem na produtividade do setor - Baixíssima repetição e padronização

Leia mais

PROPOSTA PARA SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E DECISÕES NAS ETAPAS INICIAIS DO PROCESSO DE PROJETO DE EDIFÍCIOS

PROPOSTA PARA SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E DECISÕES NAS ETAPAS INICIAIS DO PROCESSO DE PROJETO DE EDIFÍCIOS PROPOSTA PARA SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E DECISÕES NAS ETAPAS INICIAIS DO PROCESSO DE PROJETO DE EDIFÍCIOS RESUMO FONTENELLE, Eduardo C. (1); MELHADO, Silvio B. (2) (1) Engo. Civil, Mestrando do Depto.

Leia mais

Afinal, o que é projeto (de edificações)? COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS & Building Information Modeling

Afinal, o que é projeto (de edificações)? COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS & Building Information Modeling UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS & Building Information Modeling Afinal, o que é projeto (de

Leia mais

O PROJETO E A QUALIDADE DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA DE FACHADA DE EDIFÍCIOS

O PROJETO E A QUALIDADE DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA DE FACHADA DE EDIFÍCIOS O PROJETO E A QUALIDADE DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA DE FACHADA DE EDIFÍCIOS Luciana Leone Maciel Escola Politécnica - USP, Dep. de Eng. de Construção Civil, Av. Prof. Almeida Prado, trav. 2, Cidade

Leia mais

Estruturada em 6 partes

Estruturada em 6 partes Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte 3 Requisitos para sistemas de pisos Parte 4 Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 175791 Extensão tecnológica: preparando as MPMEs rumo à manufatura avançada Mari Tomita Katayama Palestra apresentado SEMINÁRIO EM INDÚSTRIA AVANÇADA, 2018, Brasília. 16 slides.

Leia mais

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Construção Civil PCC-2436 Tecnologia da Construção de Edifícios II Aula 05: Revestimentos Verticais Conceituação e Classificação

Leia mais