Introdução à Informática ESTG IPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Informática ESTG IPG"

Transcrição

1 Introdução à Informática ESTG IPG 2003

2 Introdução à Informática! Tecnologias de Informação! Estrutura e funcionamento dos sistema informáticos! Sistemas Operativos

3 Introdução à Informática! Introdução á Internet! Processador de Texto MS Word! Folhas de Cálculo MS Excel

4 Tecnologias de Informação! Tecnologia:! Conhecimento voltado para a prática (saber fazer); Conhecimento adquirido e organizado em relação a uma determinada área de intervenção do ser humano na realidade que o cerca.! Técnica:! Meio de actuar sobre objectos reais, com base em conhecimentos adequados.

5 Tecnologias de Informação! O que é a informação?! A informação é constituída por dados articulados com significado.! Dados:! Designações de entidades, factos, valores, etc.! Informação:! Conjuntos de dados articulados entre si, com determinado sentido ou significado.

6 Tecnologias de Informação! Tecnologias de Informação (T I):! Processos de tratamento, controlo e comunicação de informação, baseados fundamentalmente em meios electrónicos (computadores e sistemas informáticos).

7 Tecnologias de Informação! Principais áreas das T I:! Burótica: Aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação de informação no escritório.! Telemática: Conjugação entre os meios informáticos e as telecomunicações.! Controle e Automação: Intervenção de meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais.! Informática

8 O que é a Informática?! Informática = Informação + Automática! Informática: Tratamento da informação por meios automáticos. Área muito ampla das TI que diz respeito à concepção, criação e utilização de sistemas informáticos.

9 Informática Os sistemas informáticos são constituídos por dois componentes:! Hardware: Dispositivos físicos (electrónicos, mecânicos e electromecânicos) que constituem o sistema informático.! Software: Programas de computador que fazem funcionar o hardware, sob uma intervenção mais ou menos interactiva do utilizador.

10 Informática Principais áreas da informática: Concepção e implementação dos componentes de hardware Concepção e desenvolvimento do software (de sistema e de aplicação) Operação dos sistemas informáticos (software + hardware)

11 Informática (Marcos Históricos)! , Paris! Blaise Pascal constrói uma máquina, a qual designa por Pascaline. Esta máquina permitia somar números com 5 dígitos

12 Informática (Marcos Históricos)! 1674 Leipzig! Gottfried Wilhelm von Leibniz ( ) desenha uma máquina chamada "Stepped Reckoner", que é construída por um homem chamado Oliver (Parisiense). Esta máquina podia multiplicar números de 5 dígitos por números de 12.

13 Informática (Marcos Históricos)! 1812, Londres! Charles Babbage produziu um protótipo da máquina Difference Engine. Começou a construir a máquina em 1823, mas nunca chegou a acabar a mesma.

14 Informática (Marcos Históricos)! 1820 França! Charles Xavier Thomas de Colmar ( ), constrói uma máquina chamada "Arithmometer", que foi a primeira calculadora a ser produzida em massa. Fazia multiplicações usando o mesmo princípio de Leibniz e com o auxilio do utilizador podia fazer também divisões. Esta máquina ocupava uma secretária e continuou a ser vendida durante 90 anos.

15 Informática (Marcos Históricos)! 1834 Londres! Charles Babbage faz os primeiros esboços de uma máquina analítica para executar qualquer cálculo que pudesse ser especificado de uma forma especifica. Esta máquina podia operar números com 40 dígitos, tinha dois acumuladores principais e alguns auxiliares para propósitos especiais. Esta máquina poderia conter até 100 números memorizados, fazer saltos condicionais e ler a partir de cartões os programas e os dados.esta máquina faria uma adição em 3 segundos e uma multiplicação ou uma divisão levaria entre 2 a 4 minutos a ser calculada.

16 Informática (Marcos Históricos)! Cambridge, England! E. Wynn-Williams, at Cambridge constrói um contador digital binário.! 1935! A IBM (International Business Machines) constrói o "IBM 601", uma máquina que lia cartões perfurados, capaz de fazer uma multiplicação num segundo. Esta máquina torna-se importante para a computação científica e comercial. Foram construídas mais de 1500 destas máquinas.

17 Informática (Marcos Históricos)! 1943, Universidade de Harvard! Howard H. Aiken e a sua equipa, completam o ASCC Mark I (Automatic Sequence-Controlled Calculator Mark I), também designado por Harvard Mark I. Esta máquina pesava cerca de 5 toneladas.

18 Informática (Marcos Históricos)! 1945, USA! John Von Neumann escreve um relatório descrevendo um futuro computador, posteriormente construído com o nome de EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer ). Esta foi a primeira descrição de um computador que guardava um programa em memória e dá origem ao termo Computador Von Neumann.

19 Informática (Marcos Históricos)! Novembro 1945! John W. Mauchly ( ) e J. Presper Eckert (1919-) e a sua equipa completam um projecto secreto para o laboratório de balística dos Estados Unidos, construindo um calculador programável chamado "ENIAC" ("Electronic Numerator, Integrator, Analyzer, and Computer", o qual é geralmente considerado o primeiro computador. Tinha mais de válvulas, pesava cerca de 30 toneladas e era programado manualmente.

20 Informática (Marcos Históricos)! Junho 1948 Manchester University,! Newman, Freddie C. Williams e a sua equipa, completam o protótipo de uma máquina chamada "Mark I". Esta é a primeira máquina que todas as pessoas estão de acordo em chamar de computador, porque é a primeira que permite guardar programas.

21 Informática (Marcos Históricos)! 1960! Passam-se a usar transístores em vez de válvulas, os quais para além de necessitarem de menos potência, são mais pequenos, geram menos calor e são mais fiáveis.! 1965! Introduzem-se os circuitos integrados, os quais são mais poderosos, fiáveis e compactos.! 1971! Surgem os microprocessadores, os quais são fruto da inclusão numa única pastilha de silício de todas as funcionalidades aritméticas e lógicas.

22 Informática (Marcos Históricos)! Década de 80! Revolução dos computadores pessoais. Como consequência informações importantes podem estar geograficamente distribuídas. Surge a necessidade de criar redes de computadores.

23 ! Um computador é formado por um conjunto de elementos electrónicos interligados que têm como função executar determinadas operações.! Um computador serve para armazenar, tratar, manipular, obter e fornecer informações, sob a forma de texto, imagem, voz ou animação.

24 ! O funcionamento de um computador assenta sobre duas componentes complementares :! Hardware: Representa tudo o que é físico num computador. (Exemplo : monitor, teclado, rato,...)! Software: Representa todos os programas que podem ser executados no computador.

25 Software De aplicações: Processadores de Texto, Base de Dados, etc. De sistema : sistemas operativos Unidade Central de Processamento Hardware Dispositivos de Entrada (CPU) Memória ou Dispositivos de Saída dispositivos de armazenamento

26 ! Segundo Von Newman, matemático, pioneiro da ciência da computação, um computador deve ser formado pelos os seguintes elementos :! CPU (Central Processing Unit)! Memória Principal! Periféricos

27

28 ! Unidade Central de Processamento! É um circuito integrado que contem milhões de componentes electrónicos elementares que têm como função efectuar as operações básicas de processamento de informação.! Nos computadores pessoais, os PCs, o Processador é designado por Microprocessador.

29 ! Estrutura da Unidade Central de Processamento! Secção de aquisição e descodificação: Onde são recebidas as instruções provenientes de outros componentes (memória e dispositivos de input), para serem descodificadas de modo a que a CPU determine as operações a realizar! Secção de execução: Onde são processadas as instruções e dados recebidos.

30 ! Unidade Central de Processamento! O CPU pode-se considerar como o cérebro do computador. È constituído por:! Registos;! Unidade Aritmética e Lógica - ALU (Arithmetic Logic Unit);! Unidade de Controlo - CU (Control Unit).

31 Memória é onde o computador guarda os dados e as instruções dos vários programas. As quantidades de memória são representadas em bytes. Um byte é composto por 8 bits. Cada bit pode ter dois estados (ligado ou desligado ou seja 1 ou 0). Um byte pode representar 2 8 valores distintos ou seja 256 estados diferentes.

32 A memória pode ser classificada da seguinte forma :! Memória Principal! RAM (Random Access Memory) - memória de acesso aleatório, de escrita e de leitura.! ROM (Read Only Memory) - memória de acesso aleatório só de leitura.! Memória Secundária! Discos rígidos.! Disquetes.! CD-ROM.! outros dispositivos onde os dados podem ser armazenados permanentemente.

33 Memória Principal Encontra-se em contacto directo com o CPU, fornecendo-lhe as instruções e os dados para ela processar, e recebe de volta os resultados do processamento.

34 Memória secundária, auxiliar ou externa: Armazena a informação para além do tempo em que é utilizada pela memória primária.

35 Memória Principal! Memórias ROM (Read Only Memory)! Memórias só de leitura utilizadas principalmente para armazenar instruções de rotina para o funcionamento básico de um computador, como as operações de arranque.! PROM (Programable Read Only Memory: Podem ser programadas uma só vez.! EPROM (Erasable and Programable ROM): Podem ser reprogramadas.

36 Memória Principal! Memórias RAM (Random Access Memory).! Memórias de acesso aleatório onde são guardados temporariamente os programas e os dados com que o computador trabalha em cada sessão.! DRAM (Dynamic RAM). Usadas na RAM. São mais lentas e mais baratas.! SRAM (Static RAM). Usadas na memória cache. São mais rápidas e mais caras.

37 Memória Principal! Memórias cache! É uma memória mais rápida que a memória RAM situada entre esta e o processador com o objectivo de o abastecer com instruções e dados de uma forma mais rápida.

38

39 Memória Secundária A memória secundária divide-se em dois componentes:! Suporte de armazenamento: Discos, disquetes, CDs, bandas magnéticas, etc.! Drives: Dispositivos que canalizam a informação entre os suportes de armazenamento e a memória principal ou o processador. São normalmente considerados dispositivos de entrada e saída.

40 Memória Secundária A memória secundária divide-se em dois tipos no que se refere ao tipo de acesso:! Acesso sequencial: O acesso aos dados tem que ser feito mediante uma determinada sequência. É o caso das bandas magnéticas. São pouco utilizados e mais lentos.! Acesso directo: O acesso é feito directamente, sem ser necessário seguir qualquer sequência. É o caso das disquetes, dos discos e dos CDs. São rápidos e muito utilizados.

41 Memória Secundária O suporte de armazenamento pode ser de dois tipos:! Suporte magnético: Superfície revestida por uma substancia magnética, cujas partículas codificam os dados conforme a orientação dos respectivos campos magnéticos.! Suporte óptico: Os dados são gravados e lidos por meios ópticos, normalmente baseados na tecnologia laser.

42 Periféricos ou Diapositivos de entrada e saída Dispositivos de entrada e saída podem ser de três tipos:! Só de input: Teclado, rato, caneta óptica, scanner, etc.! Só de output:monitor, impressora, plotter, data show, etc.! De input e output ao mesmo tempo:drives, modems, placas de rede, etc.

43 Periféricos Entrada (Input) Os periféricos de input são aqueles que permitem ao computador obter informação, nos quais se incluí aqueles que permitem ao homem transmitir informações (ordens) ao computador.

44 Periféricos Saída (Output) Os periféricos de output são aqueles que permitem ao computador mostrar informação, nos quais se incluí aqueles que permitem ao homem visualizar informações, que podem ou não ser fruto de manipulação dos dados pelo computador.

45

46

47 Funcionamento de um PC Nos computadores pessoais (PCs), o processador, as memórias RAM e ROM e outros componentes de apoio, bem como os conectores que permitem estabelecer ligação aos periféricos, encontram-se todos integrados numa placa de circuito impresso designada por motherboard (placa-mãe) ou mainboard (placa principal).

48

49 Motherboard Arquitectura do barramento: ISA (Industry Standard Architecture) MCA (Micro Channel Architecture) EISA (Enchanced ISA) Local Bus ou VLB (Vesa Local Bus) PCI (Peripheral Component Interconnect)

50 Slots de expansão O número de slots de expansão limita o número de placas que se podem acrescentar ao computador.

51 BUS O BUS é o canal de comunicação que permite ao computador trocar informações com os periféricos e com a memória. Quanto maior for a largura do BUS, ou seja a quantidade de bits que percorre em simultâneo o BUS, maior será o desempenho do computador.

52 Porta série Através da porta série pode-se estabelecer a comunicação entre dois computadores, para tal utiliza-se um cabo próprio, o qual é ligado à porta série de cada um dos computadores. Normalmente os modems externos são ligados à porta série, assim deve-se evitar adquirir um computador em que o rato seja conectado à porta série. A transmissão de dados através da porta série processa-se bit a bit (ou seja é transmitido um bit de cada vez).

53 Porta Paralela Normalmente as impressoras são ligadas a esta porta. Esta porta permite a transmissão de vários bits em simultâneo o que a torna mais rápida que a porta série.

54 Memória Secundária - Disco rígido O tempo de acesso de um disco e a taxa de transferência do mesmo são dois parâmetros que influenciam no desempenho do computador.

55 Memória Secundária - Disquetes Actualmente os PC trazem drives para disquetes de 1,44 MB, no entanto e porque 1,44 MB é bastante pouco para armazenar a informação, algumas companhias estão já a produzir drives capazes de ler disquetes especiais que podem conter mais de 100MB de dados.

56 Memória Secundária CD-ROM CD-R CD-RW DVD (ROM)

57 Periféricos de input Teclado - O teclado é actualmente o principal meio de transmitir informações ao computador e continuará a sê-lo pelo menos até que a tecnologia de reconhecimento de voz evolua de uma forma significativa.

58 Periféricos de input - Rato O rato é um periférico que é normalmente é utilizado nos sistemas gráficos e que permite ao utilizador transmitir ao computador informação de uma forma rápida.

59 Periféricos de input - Mesa digitalizadora Trata-se de uma superfície contendo fios de cobre ocultos que ao sofrerem uma pressão como por exemplo a de um lápis, transmitem essa informação ao computador, permitindo assim ao utilizador desenhar imagens de uma forma simples.

60 Periféricos de input - Scanner O scanner é um dispositivo que consegue recolher as imagens contidas em qualquer papel, normalmente vêm com software que possibilita o reconhecimento de caracteres a partir de uma imagem. Assim é possível com a ajuda de um scanner passar um livro na integra para o computador..

61 Periféricos de input - Leitor de códigos de barras Qualquer produto hoje em dia tem associado um código único chamado código de barras, os leitores de código de barras permitem a leitura desse mesmo código e de essa forma identificar um determinado produto. Na maioria dos supermercados e farmácias existem leitores de códigos de barras ligados a computadores de forma a identificarem rapidamente os produtos que se estão a vender, bem como as suas características e preços

62 Periféricos de output - Monitores O monitor é um periférico bastante importante, visto que a maioria das consultas de informação feitas pelo utilizador são feitas através dele, assim torna-se importante a dimensão do mesmo, já que quanto maior for o mesmo, menos cansaço representa para o utilizador (em termos de visão) a consultar de informação no mesmo. Hoje em dia não é aconselhável comprar um monitor com menos de 15 polegadas.

63 Periféricos de output - Monitores A quantidade de pontos (pixeis) que podem ser colocados no ecrã, isto é a resolução suportada pelo monitor deve ser outro dos factores a ter em conta na aquisição de um computador.

64 Periféricos de output - Impressoras As impressoras são periféricos que permitem passar informação do computador para o papel. Existem vários tipos de impressoras, entre estes destacam-se as impressoras de agulhas, as laser e as jacto de tinta.

65 Periféricos de Input-output - Modem O modem possibilita ao utilizador comunicar com outros computadores e por conseguinte com as pessoas ligadas ao mesmo, em qualquer parte do mundo, nomeadamente através da Internet.

66 Periféricos de Input-output - Placa de rede As placas de rede permitem interligar vários computadores, de tal forma que os recursos existentes em qualquer computador podem ser partilhados pelos vários utilizadores.

67 Tipos de sistemas informáticos Podem ser classificados segundo vários critérios: Numero de utilizadores e tarefas com que o sistema pode trabalhar em simultâneo. O tamanho e capacidade do sistema As famílias dos processadores

68 Tipos de sistemas informáticos Quanto ao número de utilizadores e tarefas: Sistemas Informáticos Mono- Utilizador Multi- Utilizador Mono-Tarefa Multi-Tarefa Multi-Posto Rede de computadores

69 Sistema multiposto Os terminais são periféricos e estão totalmente dependentes de um processador situado no computador central.

70 Rede de computadores Cada posto de trabalho é um computador, com a sua própria unidade de processamento, memória, discos e periféricos.

71 Quanto ao tamanho e capacidade: De grande porte Supercomputadores Mainframes Computadores De médio porte Workstations Minis De pequeno porte Ultramicros Micros

72 Tipos de sistemas informáticos Quanto às famílias de processadores: IBM PC compatíveis processadores da Linha x86 e Pentium da Intel Clones da Cyris e da AMD Sistema operativo MS-DOS/Windows Apple Macintosh Processadores Motorola

73 Tipos de sistemas informáticos Arquitecturas de processadores: CISC (Complex Instruction Set Computing) Hardware mais fraco Muitas instruções máquina x86 RISC (Reduced Instruction Set Computing) Hardware mais optimizado Número reduzido de instruções máquina Pentium Workstations

74 O clock Os computadores têm um dispositivo electrónico chamado clock (relógio) que gera milhões de impulsos por segundo. A cada impulso do clock, o processador desencadeia um novo ciclo de aquisição e execução de instruções. Algumas instruções podem ser executadas em apenas um ciclo, enquanto outras poderão exigir vários ciclos para ficarem concluídas.

75 O clock A velocidade do clock é medida em Mehahertz (milhões de impulsos por segundo). Os primeiros PCs funcionavam a 4.77 MHz, Actualmente funcionam a 1700 MHz.

76 Desempenho dos processadores Megahertz e MIPS Um processador mais avançado, a trabalhar à mesma velocidade do clock, pode executar mais instruções que um outro processador menos evoluído. Uma unidade mais especifica para avaliar o desempenho de um processador é a de Milhões de Instruções Por Segundo). Um antigo 486 a 66 MHz rondava os 55 MIPS Um Pentium também a 66 MHz antinge os 112 MIPS.

77 Famílias de CPU No finais dos anos 70 a Intel Corporation lançou o microprocessador 8086.Este processador possuía um BUS interno de 16 bits, um BUS externo de dados e BUS externo de endereços de 20 bits, o que implica que o numero máximo de posições de memória que pode referenciar é de 1 megabyte (o modelo 8088 é em tudo idêntico ao modelo 8086 excepto que BUS de externo de dados é de 8 bits).

78 Famílias de CPU O modelo de CPU foi introduzido em 1982, as diferenças entre este modelo e o modelo 8086 são as seguintes: BUS de endereços de 24 bits o que permite ultrapassar o limite de 1 megabyte de endereçamento de memória que os anteriores modelos tinham. Com um BUS de endereço de 24 bits é fisicamente possível endereçar um total de 16 MB de memória.

79 Famílias de CPU Nova arquitectura interna permitindo a multitarefa e o funcionamento do processador em dois modos distintos: REAL MODE e o PROTECT MODE.

80 Famílias de CPU Este modelo foi introduzido em 1985, apresentando uma arquitectura de 32 bits. O BUS interno, externo e endereçamento têm todos eles capacidade de 32 bits. O facto de o bus possuir uma capacidade de 32 bits, possibilita o acesso a 4 GB de memória. A transição de real mode para protect mode tornou-se nesta família de processadores muita mais facilitada.

81 Famílias de CPU - Pentium O processador pentium apresenta algumas alterações na arquitectura interna, mantendo todavia a compatibilidade com os modelos anteriores. O seu BUS externo é de 64 bits. A maioria dos modelos pentium apresenta maiores velocidades internas que os seus antecessores.

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático

Introdução. à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Introdução à Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático Estrutura básica de um sistema informático Componentes de um sistema informático O interior de um PC A placa principal ou motherboard O

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas das Tecnologias

Leia mais

Prof. Sandrina Correia

Prof. Sandrina Correia Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Correcção da ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

SISTEMAS INFORMÁTICOS

SISTEMAS INFORMÁTICOS SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS

PROCESSAMENTO DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Aula 1 - Hardware Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari 2 3 HARDWARE Todos os dispositivos físicos que constituem

Leia mais

Estrutura e funcionamento de um sistema informático

Estrutura e funcionamento de um sistema informático Estrutura e funcionamento de um sistema informático 2006/2007 Sumário A constituição de um sistema informático: hardware e software. A placa principal. O processador, o barramento e a base digital. Ficha

Leia mais

Arquitectura dos processadores

Arquitectura dos processadores Arquitectura dos processadores Outra arquitectura foi desenvolvida pela Motorola para os Apple Macintosh.(incompativel com o PC - IBM). Passaram a existir duas arquitecturas de processadores: CISC (Complex

Leia mais

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático

Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Introdução à estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Elementos que constituem o Computador O funcionamento do computador é possível devido aos vários elementos interligados que o constituem:

Leia mais

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica. Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte,

Leia mais

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas Óbidos MÓDULO 769 Arquitectura interna do computador Carga horária 25 Objectivos No final do módulo, os formandos deverão: i. Identificar os elementos base

Leia mais

Placa Principal (Motherboard)

Placa Principal (Motherboard) Placa Principal (Motherboard) Placa mãe placa de circuito impresso. Slots de expansão conectores onde se ligam as placas de expansão. Barramento ou bus fios condutores dispostos em paralelo. Constituição

Leia mais

Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios

Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Introdutórios Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Introdutórios Informática Informática - Tratamento ou processamento da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador.

Leia mais

Processamento de Dados

Processamento de Dados Processamento de Dados Evolução da Tecnologia 2000 a.c. -------------------------- 1621 Ábaco Réguas de Cálculo 1642 ------------------------------- 1890 Calculadora mecânica Início da Revolução Industrial

Leia mais

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2007/08. Conceitos fundamentais de Hardware

Cadeira de Tecnologias de Informação. Ano lectivo 2007/08. Conceitos fundamentais de Hardware Cadeira de Tecnologias de Informação Ano lectivo 2007/08 Conceitos fundamentais de Hardware Prof. Mário Caldeira Profª Ana Lucas Dr. Fernando Naves Engª Winnie Picoto Engº Luis Vaz Henriques Dr. José Camacho

Leia mais

Áreas de aplicação das TIC

Áreas de aplicação das TIC O que é a Informática? Ficha Informativa Nº 5 Tratamento ou processamento da informação de forma automática. Dados - São designações de entidades que constituem a informação. Exemplo: Objetos, símbolos,

Leia mais

Memória principal; Unidade de Controle U C P. Unidade Lógica e Aritmética

Memória principal; Unidade de Controle U C P. Unidade Lógica e Aritmética Tecnologia da Administração Computador: origem, funcionamento e componentes básicos Parte II Sumário Introdução Origem Funcionamento Componentes Básicos Referências Sistema Binário O computador identifica

Leia mais

Introdução aos Computadores

Introdução aos Computadores Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

MINI DICIONÁRIO TÉCNICO DE INFORMÁTICA. São apresentados aqui alguns conceitos básicos relativos à Informática.

MINI DICIONÁRIO TÉCNICO DE INFORMÁTICA. São apresentados aqui alguns conceitos básicos relativos à Informática. Tecnologias da Informação e Comunicação MINI DICIONÁRIO TÉCNICO DE INFORMÁTICA São apresentados aqui alguns conceitos básicos relativos à Informática. Informática: Tratamento da informação por meios automáticos.

Leia mais

Se ouço esqueço, se vejo recordo, se faço aprendo

Se ouço esqueço, se vejo recordo, se faço aprendo Se ouço o esqueço, se vejo recordo, se faço o aprendo Meios de Armazenamento Secundário Principais Dispositivos de Entrada Principais Dispositivos de Saída Outros Dispositivos de Entrada/Saída Meios de

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): Eng.º Vitor M. N. Fernandes Contacto: vmnf@yahoo.com Aula 2 Sumário Conceitos Básicos de Informática (1) A Informática

Leia mais

AULA TEÓRICA 2 Tema 2. Conceitos básicos de informática, computadores e tecnologias de informação. Sistemas de numeração (continuação)

AULA TEÓRICA 2 Tema 2. Conceitos básicos de informática, computadores e tecnologias de informação. Sistemas de numeração (continuação) AULA TEÓRICA 2 Tema 2. Conceitos básicos de informática, computadores e tecnologias de informação. Sistemas de numeração (continuação) Digitalização. Arquitectura básica do hardware. Input, processamento,

Leia mais

1.3. Componentes dum sistema informático HARDWARE SOFTWARE

1.3. Componentes dum sistema informático HARDWARE SOFTWARE 1.3. Componentes dum sistema informático Computador Sistema Informático HARDWARE SOFTWARE + Periféricos Sistema Operativo Aplicações HARDWARE - representa todos os componentes físicos de um sistema informático,

Leia mais

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.

Informática. Aulas: 01 e 02/12. Prof. Márcio Hollweg. www.conquistadeconcurso.com.br. Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM. Informática Aulas: 01 e 02/12 Prof. Márcio Hollweg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação INFORMÁTICA -É Ciência que estuda o tratamento automático da informação. COMPUTADOR Equipamento Eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e

Leia mais

Fundamentos em Informática

Fundamentos em Informática Fundamentos em Informática 04 Organização de Computadores nov/2011 Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento Processador (ou microprocessador) responsável pelo tratamento

Leia mais

Primeiros "computadores" digitais. Execução de um programa. Consolas. Primórdios dos computadores. Memória interna. Computadores com memória interna

Primeiros computadores digitais. Execução de um programa. Consolas. Primórdios dos computadores. Memória interna. Computadores com memória interna Execução de um O executa um Quais os seus componentes? Como estes se organizam e interactuam? entrada de dados processador, memória, input bits periféricos,etc bits saída de dados output Primeiros "es"

Leia mais

Componentes de um Sistema de Computador

Componentes de um Sistema de Computador Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte

Leia mais

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 1 2 Revisão de Hardware 2.1 Hardware O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 2.1.1 Processador O Processador

Leia mais

Capítulo 4. MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy)

Capítulo 4. MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy) Capítulo 4 João Lourenço Joao.Lourenco@di.fct.unl.pt Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2007-2008 MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy) Adaptado dos transparentes

Leia mais

Microinformática. Perguntas:

Microinformática. Perguntas: Microinformática UNICERP Disciplina: Informática Prof. Denis Henrique Caixeta Perguntas: Como foi a evolução da computação? Qual a função do computador? O que é Hardware? O que é Software? BIT, Byte, etc

Leia mais

2012/2013. Profª Carla Cascais 1

2012/2013. Profª Carla Cascais 1 Tecnologias de Informação e Comunicação 7º e 8º Ano 2012/2013 Profª Carla Cascais 1 Conteúdo Programático Unidade 1 Informação/Internet Unidade 2 Produção e edição de documentos -Word Unidade 3 Produção

Leia mais

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP

Microinformática Introdução ao hardware. Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Microinformática Introdução ao hardware Jeronimo Costa Penha SENAI - CFP/JIP Informática Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo:

Leia mais

Figura 1 - O computador

Figura 1 - O computador Organização e arquitectura dum computador Índice Índice... 2 1. Introdução... 3 2. Representação da informação no computador... 4 3. Funcionamento básico dum computador... 5 4. Estrutura do processador...

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação CPU Unidade Central de Processamento Memórias A placa principal (motherboard) Dispositivos de entrada e saída de dados CPU Unidade Central de Processamento O processador ou Unidade Central de Processamento

Leia mais

Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01

Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Unidade Central de Processamento (CPU) Processador Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Componentes de um Computador (1) Computador Eletrônico Digital É um sistema composto por: Memória Principal

Leia mais

INSTALAÇÃO e MANUTENÇÃO de MICRO COMPUTADORES

INSTALAÇÃO e MANUTENÇÃO de MICRO COMPUTADORES INSTALAÇÃO e MANUTENÇÃO de MICRO COMPUTADORES 2010/2011 1 Equipamentos informáticos Hardware e Software Hardware refere-se aos dispositivos físicos (electrónicos, mecânicos e electromecânicos) que constituem

Leia mais

Conceitos básicos sobre TIC

Conceitos básicos sobre TIC Conceitos básicos sobre TIC Origem da palavra Informática Informação + Automática Informática Significado: Tratamento ou processamento da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador.

Leia mais

Infra-Estrutura de Hardware

Infra-Estrutura de Hardware Infra-Estrutura de Hardware P r o f. W i l t o n O. F e r r e i r a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l R u r a l d e P e r n a m b u c o U F R P E 1 º S e m e s t r e / 2 0 1 2 Conteúdo da aula Hardware

Leia mais

Capítulo 2. Noção de hardware. As componentes de um computador.

Capítulo 2. Noção de hardware. As componentes de um computador. Definição 1 Capítulo 2. Noção de hardware. As componentes de um computador. 1. Definição Hardware : toda a parte física do computador. Ex.: Monitor, caixa, disquetes, impressoras, etc. Hardware (hard =

Leia mais

Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP

Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Estrutura de um Computador Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Hardware e Software HARDWARE: Objetos Físicos que compões o computador Circuitos Integrados, placas, cabos, memórias, dispositivos

Leia mais

Introdução a Ciência da Computação Conceitos Básicos de Sistema PROFESSORA CINTIA CAETANO

Introdução a Ciência da Computação Conceitos Básicos de Sistema PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução a Ciência da Computação Conceitos Básicos de Sistema PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A informática é uma área que atualmente vem evoluindo muito rapidamente. A cada dia se torna mais importante

Leia mais

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso

CPU Unidade Central de Processamento. História e progresso CPU Unidade Central de Processamento História e progresso O microprocessador, ou CPU, como é mais conhecido, é o cérebro do computador e é ele que executa todos os cálculos e processamentos necessários,

Leia mais

UNIDADE 1: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação

UNIDADE 1: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Informação Áreas de aplicação das TIC Computador Informática e Burótica Comunicação Telecomunicações e

Leia mais

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional Arquitetura: Conjunto de elementos que perfazem um todo; estrutura, natureza, organização. Houaiss (internet) Bit- Binary Digit - Número que pode representar apenas dois valores: 0 e 1 (desligado e ligado).

Leia mais

Escola. Europeia de. Ensino. Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Escola. Europeia de. Ensino. Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES Escola Europeia de t Ensino Profissional ARQUITETURA DE COMPUTADORES TRABALHO REALIZADO: ANDRÉ RIOS DA CRUZ ANO LETIVO: 2012/ 2013 TÉCNICO DE GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS 2012 / 2013 3902 Escola

Leia mais

TI Aplicada. Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.br Principais Componentes Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento

Leia mais

20/09/2009 TRANSFORMANDO DADOS EM. PROCESSANDO DADOS George Gomes Cabral SISTEMAS NUMÉRICOS INFORMAÇÕES

20/09/2009 TRANSFORMANDO DADOS EM. PROCESSANDO DADOS George Gomes Cabral SISTEMAS NUMÉRICOS INFORMAÇÕES TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÕES Em geral, parece que os computadores nos entendem porque produzem informações que nós entendemos. Porém, tudo o que fazem é reconhecer dois estados físicos distintos

Leia mais

Aula 04 A. Barramentos. Prof. Ricardo Palma

Aula 04 A. Barramentos. Prof. Ricardo Palma Aula 04 A Barramentos Prof. Ricardo Palma Definição Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como o CPU, a memória e outros

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é

Leia mais

Visão Geral da Arquitetura de Computadores. Prof. Elthon Scariel Dias

Visão Geral da Arquitetura de Computadores. Prof. Elthon Scariel Dias Visão Geral da Arquitetura de Computadores Prof. Elthon Scariel Dias O que é Arquitetura de Computadores? Há várias definições para o termo arquitetura de computadores : É a estrutura e comportamento de

Leia mais

Definindo Tecnologias de Informação. Principais Áreas das Tecnologias de Informação

Definindo Tecnologias de Informação. Principais Áreas das Tecnologias de Informação Definindo Tecnologias de Informação. Tecnologia - É o estudo e o conhecimento adquirido e organizado, em relação a um conjunto de técnicas. Técnicas - Meios, instrumentos, processos e métodos para actuar

Leia mais

Estrutura e Funcionamento de um Computador

Estrutura e Funcionamento de um Computador Estrutura e Funcionamento de um Computador ESE Viseu 2009/2010 Docente: Maribel Miranda Pinto O hardware é a parte física do computador, a parte palpável do computador, ou seja, é o conjunto de componentes

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Entendendo o Computador Componentes do Computador COMPONENTES DO COMPUTADOR Tabela ASCII A sigla ASCII deriva de American Standard Code for Information Interchange, ou seja, Código no Padrão Americano

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Aula 01 Tecnologias e Perspectiva Histórica Edgar Noda Pré-história Em 1642, Blaise Pascal (1633-1662) construiu uma máquina de calcular mecânica que podia somar

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email:

AULA 1. Informática Básica. Gustavo Leitão. gustavo.leitao@ifrn.edu.br. Disciplina: Professor: Email: AULA 1 Disciplina: Informática Básica Professor: Gustavo Leitão Email: gustavo.leitao@ifrn.edu.br Estudo de caso Empresa do ramo de seguros Presidência RH Financeiro Vendas e Marketing TI CRM Riscos Introdução

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA com Habilitação em Programação e Desenvolvimento de Sistemas. AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE NOTA DE AULA 01 Assunto: Introdução a informática. Histórico do computador. Conceitos

Leia mais

Introdução à Programação 2006/07. Computadores e Programação

Introdução à Programação 2006/07. Computadores e Programação Introdução à Programação 2006/07 Computadores e Programação Objectivos da Aula Noção de computador. Organização Interna de um Computador Noção de Sistema Operativo. Representação digital de informação

Leia mais

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica.

Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica. TIC Conceitos Básicos Técnica - Conjunto de processos que constituem uma arte ou um ofício. Aplicação prática do conhecimento científico. Tecnologia - Conjunto de instrumentos, métodos e processos específicos

Leia mais

3. Arquitetura Básica do Computador

3. Arquitetura Básica do Computador 3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática 18 de Maio de 2010 Programa Instrutor (Universidade Federal do Montagem Paraná,

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Conceitos básicos de informática O que é informática? Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos

Leia mais

Estrutura geral de um computador

Estrutura geral de um computador Estrutura geral de um computador Prof. Helio H. L. C. Monte-Alto Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu

Leia mais

O sucesso alcançado pelos computadores pessoais fica a dever-se aos seguintes factos:

O sucesso alcançado pelos computadores pessoais fica a dever-se aos seguintes factos: O processador 8080 da intel é tido como o precursor dos microprocessadores, uma vez que o primeiro computador pessoal foi baseado neste tipo de processador Mas o que significa família x86? O termo família

Leia mais

O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema.

O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema. O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema. Unidade aritmética e lógica - Executa operações aritméticas (cálculos);

Leia mais

Definição : Num mundo altamente competitivo como o de hoje, quem estiver mais bem informado está em vantagem.

Definição : Num mundo altamente competitivo como o de hoje, quem estiver mais bem informado está em vantagem. Definição : Processos de tratamento, controlo e comunicação da informação, através de meios informáticos (computador). Vivemos na era da informação ou sociedade do conhecimento. Num mundo altamente competitivo

Leia mais

Aula 01 Introdução à Informática. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br

Aula 01 Introdução à Informática. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br Aula 01 Introdução à Informática Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br www.profbrunogomes.com.br Agenda da Aula Introdução à Informática; Dados x Informação; O Computador (Hardware); Unidades de medida.

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação

Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação Colegiado de Engenharia de Computação Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação Aulas 10 (semestre 2011.2) Prof. Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto, M.Sc. rosalvo.oliveira@univasf.edu.br 2 Hardware

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio

ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. João Inácio Memórias Memória: é o componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são, foram ou serão manipuladas pelo sistema. Em outras

Leia mais

Barramentos - BUS. Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa

Barramentos - BUS. Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa Professor Especialista: Airton Ribeiro de Sousa É o percurso principal dos dados entre dois ou mais componentes de um sistema de computação, neste caso são os caminhos arquitetados na PLACA MÃE até o ponto

Leia mais

Binária. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Bit. Introdução à Informática

Binária. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Introdução à Informática. Bit. Introdução à Informática Informação Introdução à Os dispositivos que num computador permitem armazenar informação devem ser capazes de: Receber informação Conservar informação Restituir informação Mas que tipo de informação? Binária

Leia mais

Computação I. Profa. Márcia Hellen Santos marciasantos@uepa.br

Computação I. Profa. Márcia Hellen Santos marciasantos@uepa.br Computação I Profa. Márcia Hellen Santos marciasantos@uepa.br MÓDULO I- Introdução à Informática Hardware Hardware? HARDWARE é a parte física do computador. É o conjunto de componentes mecânicos, elétricos

Leia mais

Hardware Fundamental

Hardware Fundamental Hardware Fundamental Arquitectura de Computadores 10º Ano 2006/2007 Unidade de Sistema Um computador é um sistema capaz de processar informação de acordo com as instruções contidas em programas. Na década

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Rafael Zimmermann 1. INFORMÁTICA É a ciência que estuda o processamento de informações. Nasceu da necessidade do homem processar informações cada vez mais complexas e com maior

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

Unidade 1 - Objectivos das Tecnologias Informáticas

Unidade 1 - Objectivos das Tecnologias Informáticas Unidade 1 - Objectivos das Tecnologias Informáticas Reconhecer conceitos básicosb Utilizar os conceitos básicos, b aplicando-os os a problemas concretos Compreender a evolução desses conceitos Conhecer

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0

Leia mais

Noções básicas sobre sistemas de computação

Noções básicas sobre sistemas de computação Noções básicas sobre sistemas de computação Conceitos e definições Dado: Pode ser qualquer coisa! Não tem sentido nenhum se estiver sozinho; Informação: São dados processados. Um programa determina o que

Leia mais

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos

Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas. Óbidos Curso EFA Técnico/a de Informática - Sistemas Óbidos MÓDULO 769 Arquitectura interna do computador Carga horária 25 2. PROCESSADOR (UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO CPU) Formadora: Vanda Martins 3 O processador

Leia mais

Componentes de um computador típico

Componentes de um computador típico Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Arquitectura dos computadores Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Outubro de 2006 ENIAC, 1945 História (1) 1800 válvulas 100m 2 de área 5000

Leia mais

Barramento - Significado

Barramento - Significado Barramento - Significado Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a ligação entre dispositivos, como a CPU, as memórias e outros periféricos. ricos. Barramento - Significado O Barramento,

Leia mais

O quê um Processador e qual a sua função?

O quê um Processador e qual a sua função? O quê um Processador e qual a sua função? O processador é um chip de silício responsável pela execução das tarefas atribuídas ao computador. Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são responsáveis

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Inclusão Projeto Digital do Jovem Agricultor Introdução a Informática Projeto 1/18 Inclusão Projeto Digital do Jovem Agricultor Conteúdo Programático Introdução; História do computador; Hardware, Software

Leia mais

ENIAC. Introdução aos Computadores e à Programação (Noções Básicas)

ENIAC. Introdução aos Computadores e à Programação (Noções Básicas) ENIAC Introdução aos Computadores e à ção (Noções Básicas) Introdução aos Computadores e à ção (Noções Básicas) 1 Introdução aos Computadores e à ção (Noções Básicas) 2 O transistor foi inventado em 1947

Leia mais

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B

Hardware 2. O Gabinete. Unidades Derivadas do BYTE. 1 KB = Kilobyte = 1024B = 2 10 B. 1 MB = Megabyte = 1024KB = 2 20 B 1 2 MODULO II - HARDWARE AULA 01 OBiteoByte Byte 3 Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. 4 Aplicações: Byte 1

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída

Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída Fundamentos de Sistemas de Informação Hardware: Dispositivos de Entrada, Processamento e Saída Profª. Esp. Milena Resende - milenaresende@fimes.edu.br Introdução O uso apropriado da tecnologia pode garantir

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e

Leia mais

Noel de Jesus Mendonça Lopes

Noel de Jesus Mendonça Lopes Introdução aos Computadores Noel de Jesus Mendonça Lopes Outubro de 2002 Conteúdo I Conceitos básicos de informática 3 1 Definição de computador 4 2 Breve resenha histórica da informática 5 3 Elementos

Leia mais

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda Curso: Técnico de Informática Sistemas (EFA-S4A)-NS Trabalho Realizado Por: Igor_Saraiva nº 7 Com

Leia mais

Programação Engenharia Informática (11543) 1º ano, 1º semestre Tecnologias e Sistemas de Informação (6619) 1º ano, 1º semestre

Programação Engenharia Informática (11543) 1º ano, 1º semestre Tecnologias e Sistemas de Informação (6619) 1º ano, 1º semestre Programação Engenharia Informática (11543) 1º ano, 1º semestre Tecnologias e Sistemas de Informação (6619) 1º ano, 1º semestre Cap. 01 Fundamentos de Computadores Sumário : Conceitos básicos: computador,

Leia mais

for Information Interchange.

for Information Interchange. 6 Memória: 6.1 Representação de Memória: Toda a informação com a qual um sistema computacional trabalha está, em algum nível, armazenada em um sistema de memória, guardando os dados em caráter temporário

Leia mais

Computador. Algumas definições

Computador. Algumas definições Algumas definições Os computadores são ferramentas que nos permitem fazer cálculos rápida e comodamente (1982). Calculador electrónico usado na investigação espacial e actualmente já noutros campos da

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais