VISÃO CONTEXTUAL DA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIÁLOGO ENTRE BRASIL E PORTUGAL P A U L A R A U P P /

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VISÃO CONTEXTUAL DA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIÁLOGO ENTRE BRASIL E PORTUGAL P A U L A R A U P P /"

Transcrição

1 VISÃO CONTEXTUAL DA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIÁLOGO ENTRE BRASIL E PORTUGAL P A U L A R A U P P /

2 PSICOPEDAGOGIA CONCEPÇÕES E IDEOLOGIAS. CADA SOCIEDADE DEFINE SUAS FUNÇÕES EPISTEMOLÓGICAS COM BASE EM SEUS VALORES E NECESSIDADES.. DESTA FORMA AS REALIDADES CONSTITUEM SE DE DECISÕES E AÇÕES DIFERENCIADAS.. NA EUROPA A PSICOPEDAGOGIA INICIOU SE EM 1946 NA FRANÇA (BOUTONIER E MAUCO) - Readaptar crianças que apresentavam comportamentos socialmente inadequados no lar e na escola (diferenciar os que não aprendiam apesar de demostrarem um QI na média, dos que apresentavam deficiências mental, física e sensorial); - Visão médica e pedagógica (conhecimento Psicologia Psicanálise Pedagogia)

3 PSICOPEDAGOGIA CONCEPÇÕES E IDEOLOGIAS. Na França, Mauco fundou o 1º Centro Psicopedagógico (integrava as áreas da medicina, psicologia, pasicanálise, e pedagogia);. OBJETIVO: conhecer a criança e seu contexto, para que fosse possível compreender a queixa indicando e possibilitando uma ação reeducativa. Visão terapeutica e preventiva.. EUROPA ARGENTINA (Alícia Fernandes, Jorge Visca, Sara Pain, Jacob Feldman) - Ênfase: Psicanalista (perceberam que resolviam os problemas de aprendizagem, no entanto os sujeitos desenvolviam distúrbios de personalidade como deslocamento do sintoma). Atuavam em centros de saúde mental realizando diagnóstico e tratamentos. - A formação em Psicopedagogia é no âmbito da licenciatura tanto na Europa quanto na Argentina. Visão terapeutica e preventiva.

4 PSICOPEDAGOGIA CONCEPÇÕES E IDEOLOGIAS. ARGENTINA BRASIL ( Nádia Bossa, Edith Rubinstein, Mª Lúcia Weiss) - A Psicopedagogia iniciou na década de 70 associada a uma visão médica/clínica (associada a (DCM) Disfunção Cerebral Mínima); - A formação inicial da Psicopedagogia no Brasil, partiu da concepção dos modelos médicos, que influenciou a visão dos modelos de aprendizagem; - A formação no Brasil da Psicopedagogia predomina a nível de especialização entre 450h a 600h. A primeira especialização foi na cidade de Porto Alegre com duração de 2 anos; _ Graduação em Psicopedaogia na Universidade Federal da Paraíba - Atuação da Associação Brasileira de Psicopedagogia -Atuação do Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil. BRASIL CONTEMPORÂNEO - Uma visão médica, psicológica, psicanalítica. O conhecimento é o objeto de estudo, no qual apresenta recursos de diagnósticos próprios.

5 PSICOPEDAGOGIA CONCEPÇÕES E IDEOLOGIAS. EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE DE JORGE VISCA - Escola de Genebra Epistemologia Genética - Piaget (estrutura cognitiva); - Escola Psicanalítica de Freud (sujeitos se diferenciam nos aspectos cognitivos e afetivos desta forma aprendem de forma diferente); - Escola Psicossocial Pichón Rivière (os sujeitos apresentam paridades cognitivas e afetivas, no entanto, a visão do objeto diferencia-se devido a cultura). - Diagnóstico: corretor e preventivo

6 PSICOPEDAGOGIA EM PORTUGAL. Formação a nível de graduação seguindo as normas do Espaço Europeu de Ensino Superior (Bolonha);. Não existe o Código de Ética do Psicopedagogo em Portugal;. Tem como modelo o Código de ética do Brasil, associado ao código de ética do Psicólogo (FEAP) em Portugal;. A Psicopedagogia faz parte da Classificação Nacional das Profissões (2006);. Associação Portuguesa de Psicopedagogia (não atuante);. Saída Profissional: Instituições públicas e privadas (educação, saúde, serviços sociais, empresa e justica);. CAP (Certificação de Aptidão Pedagógica do Formador (renovação 5 em 5 anos): isento (2010) Psicopedagogia, Psicologia da Educação, Ciências da Educação (Pedagogia).

7 . FUNDAMENTADA EM 4 PRÁTICAS ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA -MODELO ECOLÓGICO: de ordem sistêmica noâmbito dos comportamentos individuais e grupais, que possibilita a conjugação inter e intra das transações sistêmicas; - MODELO CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA: onde o conhecimento e o desenvolvimento atribui ao sujeito, um papel ativo na construção das aprendizagens; - MODELO DINÂMICO SOCIAL: preconiza uma concepção de mudança ancaroda na análise das potencialidades dos sujeitos; - MODELO HUMANISTA E PERSONALISTA: assenta no reconhecimento da especificidade de toda pessoa humana, e na qualidade relacional das interações que visam a mudança psicológica;

8 ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA. OBJETIVO GERAL: tratar todas as situações de dificuldades de aprendizagem escolar, profissional e profissionalizante, de natureza primariamente orgânica, sensorial, psicopatológica e social ao longo do ciclo de vida do sujeito, ou seja do nascimento até a terceira idade.. OBJETIVO DOS ESTÁGIOS: contato com situações que possibilitem diagnósticos e tratamento das dificuldades de aprendizagem; contato com situações de avaliação de necessidades e de processos de reabilitação psicossocial; aquisição de competências práticas que permita evoluir do saber ao saber-fazer; desenvolvimento prático da capacidade multidisciplinar do trabalho em equipe.. METODOLOGIA DOS ESTÁGIOS: observação de diagnósticos, ponderação hierarquizada das situações e hipóteses de proposta de intervenção, proposta técnico-prática da intervenção, desenvolvimento do projeto de intervenção (objetivos, métodos, fundamentação e plano de intervenção.

9 ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA - CURRÍCULO. INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO E DA ADMINISTRAÇÃO (ISCIA): duração do curso 3 anos.. ÁREAS: Psicologia, Psicopatologia e Psicopedagogia (Ciências Sociais e do Comportamento).. CURRÍCULO - Primeiro ano - (1º semestre): introdução a psicopedagogia; psicologia do desenvolvimento; psicomotricidade e psicopedagogia; metodologia e estatística; informática e tecnologias da informação; análise de dados; estágio instituição educacional I. (2º semestre): neurociências e ciências do comportamento humano; história da psicopedagogia; psicologia da criança e do adolescente; autoria do pensamento e modalidades de aprendizagem; instituições e grupos sociais; estágio institucional educacional II.

10 ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA - CURRÍCULO. Segundo ano (1º semestre): antropologia da saúde; dinâmica de grupos; comunicação e mediação de conflitos; modelos de intervenção pedagógicas; intervenção psicopedagógicas e dificuldades de aprendizagem; estági institucional educacional III. (2º semestre): biologia e psicologia da aprendizagem; psicopedagogia; educação e saúde mental comunitária;psicopatologia do adulto e da terceira idade; psicopedagogia clínica; sociedade do conhecimento e ecoformação; estágio institucional escolar IV.. Terceiro ano (1º semestre): psicopedagogia e psicodrama; diagnósticos psicopedagógicos; ludicidade; brincar e jogar na psicomotricidade; política social; estágios em empresas. (2º semestre): psicopedagogia sistêmica; ecologia humana e saúde; sociologia da população e da família; novos paradgmas da aprendizagem organizacional; intervenção psicoeducativa e aprendizagem; estágios em instituições e setores tercerizados.

11 ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA - CURRÍCULO. UNIVERSIDADE LUSÓFONA (PORTO): duração do curso 3 anos.. ÁREAS: Psicopedagogia, Psicopedagogia Clínica, Ciências da Educação, Biologia do Comportamento Humano, Metodologia da Investigação Científica.. CURRÍCULO - Primeiro ano (1º semestre): introdução a a psicologia; biologia do comportamento; história da psicopedagogia; introdução das ciências da educação; estatística; metodologia da investigação; intervenção aplicada; opcional. (2º semestre): correntes da pedagogia contemporânea; neurociências; fisiologia da educação; psicologia do desenvolvimento I; psicologia social; sociologia da educação; questões gerais da psicopedagpgia; opcional.

12 ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA - CURRÍCULO. Segundo ano (1º semestre): teorias da personalidade; psicopedagogia das aprendizagens escolares I; psicologia do desenvolvimento II; métodos de avaliação psicopedagógicos I; análise quantitativa e qualitativados dados; estágio I, opicional. (2º semestre): métodos de avaliação psicopedagógicos II; psicopedagogia das aprendizagens escolares II; psicologia do desenvolvimento III; psicopatologia geral; neuropsicologia; estágio III; opicional.. Terceiro ano (1º semestre): psicopatologia da criança e adolescente; desenvolvimento dos recursos humanos e intervenção psicopedagógica; intervenção psicopedagógica dos distúrbiosdo desenvolvimento; necessidades educativas especiais e intervenção psicopedagógica; intervenção psicológica em grupos; gerontologia clínica; estágio III. (2º semestre): ética e deontologia profissional; intervenção institucional e comunitária; intervenção psicológica em saúde escolar; recursos tecnológicos e formação; intervenção psicopedagógica na população idosa; intervenção socioeducativa; estágio iv.

13 ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA - CURRÍCULO. UNIVERSIDADE MODERNA (LISBOA E PORTO) - duração do curso: 3 anos.. ÁREAS: Biologia do comportamento; metodologia científica; psicologia, ciências da educação.. CURRÍCULO - Primeiro ano : história da pedagogia, biopsicosociologia da pedagogia, psicologia genética; pedagogia curatica,teoria da personalidade, pesquisas metodológicas das ciências da educação I, supervisão de estágios. (1º semestre): antropologia integral; antropologia e educação; desenvolvimento humano I; desenvolvimento humano II; epistemologia da pedagogia e da ética; epistemologia antropossocial. (2º semestre): antropossociologia da aprendizagem; antropologia do homem pertubável; pedagogia e ciências do comportamento; etologia humana e patologia I; teoria científica; epistemologia da ciências curativa; ciências institucionais e pedagogia curativa; introdução a intervenção psicológica.

14 ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA - CURRÍCULO. Segundo ano: pesquisa e metodologia nas ciências da educação II, ciências da educação II, psicopatologia geral, psicopatologia da criança e do adolescente, supervisão de estágios. (1º semestre): etiologia humana e patologia II; prática da pedagogia curativa I; técnicas de negociação; técnicas de dramatização I; patologias da criança e do adolescente; dinâmica de grupo I; técnicas de relaxamento I. (2º semestre):

15 Nosso obrigado! Filie-se ao sindicato dos psicopedagogos do Brasil. Contato:

Diálogo entre brasil e portugal

Diálogo entre brasil e portugal VISÃO CONTEXTUAL DA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA Diálogo entre brasil e portugal PAULA RAUPP/2016 PSICOPEDAGOGIA CONCEPÇÕES E IDEOLOGIAS. CADA SOCIEDADE DEFINE SUAS FUNÇÕES EPISTEMOLÓGICAS COM BASE EM SEUS

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2018 BIOLOGIA APLICADA A PSICOLOGIA GENÉTICA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA LÍNGUA PORTUGUESA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Leia mais

Relatório de Currículo Pleno

Relatório de Currículo Pleno Página 1 Num. Currículo: 55-2014 / 1 Situação do Currículo: Ativo 10635 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 11 15 28291 ESTÁGIO BÁSICO I 11 68 5152 ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA 11 34 27035 FISIOLOGIA 11 51

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Epistemologia e História da Psicologia I Estatística Instrumentos e Projetos de Pesquisa em Psicologia I Metodologia de Pesquisa @ Neurofisiologia

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2019 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA SAÚDE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG.

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG. CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA I SEMESTRE História da Psicologia 80 80 4 67 OBRIG Psicologia Ciência e Profissão 40 40 2 33 OBRIG Anatomia Sistêmica 80 50 30 4 67 OBRIG Filosofia 80 80 4 67 OBRIG Fundamentos

Leia mais

Matriz Curricular NOME CÓD.

Matriz Curricular NOME CÓD. ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO COMPORTAMENTO

Leia mais

Matriz Curricular - Curso de Psicologia

Matriz Curricular - Curso de Psicologia Matriz Curricular - Curso de Psicologia 1 o SEMESTRE 001 Fundamentos Epistemológicos da Psicologia 002 Introdução à Filosofia 40 40 00 003 Processos Psicológicos Básicos 004 Genética e Evolução 60 60 00

Leia mais

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME

Matriz Curricular CURSO: PSICOLOGIA CÓD. CURSO: PSC CÓD. NOME CURSO: PSC ETAPA CRÉDITO C.H. 1 1169 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA 4 80 1 1172 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 4 80 1 1170 HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA 4 80 1 1168 BASES GENÉTICAS DO

Leia mais

ESCOLA DE PSICOLOGIA

ESCOLA DE PSICOLOGIA ESCOLA DE PSICOLOGIA GRUPO DISCIPLINA PERÍODO 1 ANTROPOLOGIA MATUTINO/NOTURNO 1 AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL MATUTINO/NOTURNO 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MATUTINO/NOTURNO 1 NEUROLOGIA E

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO. Psicologia da Personalidade I

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO. Psicologia da Personalidade I 1º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO Leitura e produção de texto da Personalidade I Genética Humana Anatomia e Fisiologia Leitura e produção de texto da Personalidade I Genética Humana Anatomia e Fisiologia

Leia mais

CURSO: MODALIDADE: NRO. CURRICULO:

CURSO: MODALIDADE: NRO. CURRICULO: CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO: PSICOLOGIA MODALIDADE: PSICOLOGO NRO. CURRICULO: 9-RESOLUÇÃO Nº 123/CONSUN-CAEN/2013 PER. CÓD. NOME DA DISCIPLINA REQUISITO PRÉ- CRÉDITOS C/H PARALELO REQUISITOS ACAD.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES II ESTUDOS INTERDISCIPLINARES I MATRIZ CURRICULAR PSICOLOGIA SEMESTRE I Fundamentos epistemológicos e históricos 1.1 História e Epistemologia da Psicologia 60h 30h 30h UCP 1.2

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 2º SEMESTRE DE º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO. Psicologia da.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 2º SEMESTRE DE º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO. Psicologia da. 1º SEMESTRE CURRICULAR NOTURNO da Leitura e produção de Filosofia e Ética Introdução a Anatomia e Fisiologia Personalidade I texto Filosofia e Ética Introdução a da Personalidade I Leitura e produção de

Leia mais

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial Mestrado Integrado em Psicologia Ano Letivo 2013/2014 Calendário de Avaliações - 1º Ano Bases Biológicas do Comportamento 9 julho11.00h Estatística I 7 julho 11.00h História, Epistemologia da Psicologia

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Novembro de

Diário da República, 2.ª série N.º de Novembro de Diário da República, 2.ª série N.º 211 3 de Novembro de 2011 43783 OT EST PROJ Saúde Mental Comunitária II....... 2 65 20 4,5 Introdução à Psicologia Comunitária 4 90 30 6 Empowerment: Teoria e Prática.....

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT (66)

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT   (66) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1º Semestre Extensão 1 e Anatomia Humana 4 40 40-80 Bioética e Legislação 2 40 - - 40 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 60 - - 60 Introdução

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES ) BACHARELADO EM PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES ) BACHARELADO EM PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES 1.2018) BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1 Período - Unidade Multidisciplinar Temática: Fundamentos da Psicologia Psicologia Ciência e Profissão 80 66 4 Fundamentos Teóricos da

Leia mais

Matutino. Primeiro Período

Matutino. Primeiro Período GRADE CURRICULAR DE PSICOLOGIA 2016/1 Matutino CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PSI0465 FILOSOFIA DA PSICOLOGIA 30 PSI0277 PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO I 60 PSI0278

Leia mais

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO Período EIXOS ESTRUTURANTES COMPONENTE CURRICULAR SEMANAL SEMESTRAL 1 o História da Psicologia 4-80 66,7 Psicologia Ciência e Profissão,3 Processos

Leia mais

CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO VIGENTE CHS (T-P) CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PROPOSTO CHS (T-P)

CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO VIGENTE CHS (T-P) CÓDIGO DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PROPOSTO CHS (T-P) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIA DA SAÚDE DA SAÚDEPROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS BLG 1043 Genética Humana BLG Genética FSR 1061

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. 2º Período: Antropologia. Psicologia Experimental III. Psicologia do Desenvolvimento II

MATRIZ CURRICULAR. 2º Período: Antropologia. Psicologia Experimental III. Psicologia do Desenvolvimento II MATRIZ CURRICULAR 1.TURNO INTEGRAL 1º Período: História da Psicologia Introdução ao Pensamento Filosófico Metodologia da Redação de Trabalhos Científicos Neuroanatomia Psicologia Geral: Processos Básicos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA * 1º PERÍODO* Psicologia, ciência e profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da psicologia -------- 60 Introdução à filosofia -------- 60 Cultura e sociedade -------- 60 Práticas integrativas

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase II Ênfase II Psicologia e Processos Educativos

Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase II Ênfase II Psicologia e Processos Educativos Matriz Curricular do Curso de Psicologia Bacharelado 2014 Ênfase II Ênfase II Psicologia e Processos Educativos 1º PERÍODO HR Antropologia Epistemologia e História da Psicologia I Filosofia Leitura e Produção

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 Página: 1 de 6 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: PSI102 - Genética Humana - Ativa desde: PSI103 - Sociologia - Ativa desde: PSI104 - Psicologia e Sociedade - Ativa desde: PSI105

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Carga horária total 330

MATRIZ CURRICULAR. Carga horária total 330 Matriz Curricular do Curso de Psicologia 2017.1 * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 Introdução à Filosofia --------

Leia mais

1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES

1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES M MESTRADO INTEGRADO 1º CICLO + 2º CICLO PSICOLOGIA PSICOLOGIA CLÍNICA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PSICOLOGIA SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES 1.º CICLO + 2º CICLO/MESTRADO INTEGRADO PSICOLOGIA CLÍNICA > EDUCACIONAL

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

NÚCLEO / ÊNFASE. CRÉDI- TOS 1 Filosofia e Epistemologia NC Prática Integrada I* NC ACG s TOTAL DO SEMESTRE NÚCLEO / ÊNFASE

NÚCLEO / ÊNFASE. CRÉDI- TOS 1 Filosofia e Epistemologia NC Prática Integrada I* NC ACG s TOTAL DO SEMESTRE NÚCLEO / ÊNFASE º SEMESTRE Filosofia e Epistemologia Métodos e técnicas de pesquisa Psicologia: história e matrizes Processos e fenômenos psicológicos I Anatomia e Neuroanatomia humana Prática Integrada I* TOTAL DO SEMESTRE

Leia mais

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS 1º Semestre NÚCLEO COMUM Credito Teórica Prática Estágio Total História e Epistemologia da Psicologia 04 72 - - 72 Filosofia 02 36 - - 36 Sociologia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Palmas

Faculdade de Tecnologia de Palmas PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL Matriz Curricular: 1) DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 20H/aula Ementa: Partindo do estudo das principais teorias educacionais da atualidade,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

Instituto Superior Politécnico Tocoísta Decreto Presidencial N.º 83/16, de 18 de Abril Diário da República I Série N.º61

Instituto Superior Politécnico Tocoísta Decreto Presidencial N.º 83/16, de 18 de Abril Diário da República I Série N.º61 Instituto Superior Politécnico Tocoísta Decreto Presidencial N.º 83/16, de 18 de Abril Diário da República I Série N.º61 GRELHA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA LUANDA Ano académico 2018

Leia mais

ISPA-NT 134: Normas de Transição curricular e Planos de Equivalências entre Planos de Estudos do Mestrado Integrado em Psicologia (MIP)

ISPA-NT 134: Normas de Transição curricular e Planos de Equivalências entre Planos de Estudos do Mestrado Integrado em Psicologia (MIP) 09 de outubro de 2017 1 de 12 Preâmbulo O presente documento estabelece as normas de transição curricular e as correspondentes tabelas de equivalência entre planos de estudos, na sequência das alterações

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito Início 2 / 2 º Semestre 464 - NEUROANATOMIA 2 65 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 66 - PSICOLOGIA E FILOSOFIA 6 - FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS EM PSICOLOGIA 4 2 2 69 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I 6 4 2 - PROCESSOS

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG C U R S O: Psicologia Currículo: Bacharelado 1º. PERÍODO Anatomia Humana 4 60 20 Língua Portuguesa 4 80 Filosofia 2 40 Psicologia e Comunidade

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde BG068 Disciplinas Optativas Código Disciplina Temas Especiais de Genética Aplicada a Psicologia 60 60 0 0 0 0 0 4 BG067 saúde HP363 A Clínica da Psicanálise HP364 A Ética da Psicanálise HP365 A Observação

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA

FACULDADE DE PSICOLOGIA FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CES/CNE/MEC n. 08, de 07 de maio de 2004). (Matriz curricular aprovada pela Resolução Consuni

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Psicologia

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Psicologia MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA GRADE 7 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2012 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 1029-1 Genética Humana

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 085/CONSUN-CaEn/09

RESOLUÇÃO N.º 085/CONSUN-CaEn/09 RESOLUÇÃO N.º 085/CONSUN-CaEn/09 Aprova a alteração de pré-requisitos e requisitos paralelos na matriz curricular n.º 8, do Curso de Psicologia, do CCS Campus Itajaí. O Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2019 PSICOLOGIA FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DOCENTE MARCO AURÉLIO FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA SÍLVIA SAÚDE, EDUCAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA

FACULDADE DE PSICOLOGIA FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA (Adequada conforme as exigências da Resolução CES/CNE/MEC n. 05, de 15 de março de 2011). PRIMEIRO PERÍODO PRÉ NDC136 Língua Portuguesa

Leia mais

Inquéritos Pedagógicos

Inquéritos Pedagógicos Inquéritos Pedagógicos 2017 2018 Relatório Conteúdo Nota Introdutória... 2 Licenciatura em Psicopedagogia... 6 Licenciatura em Proteção Civil... 9 Licenciatura em Gestão Internacional... 12 CTeSP em Comunicação

Leia mais

ISPA-NT 134: Normas de Transição Curricular e Planos de Equivalências entre Planos de Estudos do Mestrado Integrado em Psicologia (MIP)

ISPA-NT 134: Normas de Transição Curricular e Planos de Equivalências entre Planos de Estudos do Mestrado Integrado em Psicologia (MIP) ISPA-NT 14: Normas de Transição Curricular e Planos de Equivalências entre Planos de Estudos do.0 1 de 14 Preâmbulo O presente documento estabelece as normas de transição curricular e as correspondentes

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS145 - CULTURA E PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/06/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS145 - CULTURA E PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/06/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria 1 de 11 Colegiado: - UFRB Título: 01 - - CCS145 - CULTURA E - Ativa desde: 01/06/2006 CCS182 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA - Ativa desde: 19/12/2007 - HISTORIA DA - Ativa -,CIÊNCIA E PROFISSÃO - Ativa CCS230

Leia mais

Calendário de Provas 1º Semestre 2019 TURMA J

Calendário de Provas 1º Semestre 2019 TURMA J Calendário de Provas 1º Semestre 2019 TURMA J 1º J Sociologia 07/06 9:20 14/06 9:20 Neuroanatomia e Neurofisiologia 04/06 7:30 11/06 7:30 Genética do Comportamento J 11 e J 12 05/06 7:30 12/06 7:30 História

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS ESTÁGIO NA ÊNFASE A II ESTÁGIO NA ÊNFASE A II ESTÁGIO NA ÊNFASE A II

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS ESTÁGIO NA ÊNFASE A II ESTÁGIO NA ÊNFASE A II ESTÁGIO NA ÊNFASE A II Turma: PSD101A - 20161 Segunda Quarta Quinta SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS SEMINÁRIOS INTEGRATIVOS ESTÁGIO NA ÊNFASE A II ESTÁGIO NA ÊNFASE A II ESTÁGIO NA ÊNFASE A II Turma: PSD101B - 20161 Segunda Quarta Quinta

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 26 6 de fevereiro de

Diário da República, 2.ª série N.º 26 6 de fevereiro de Diário da República, 2.ª série N.º 26 6 de fevereiro de 2018 4337 (0) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) Algoritmos para Biologia Computacional. MTP Semestral 168 42 6 a) Engenharia de Segurança de Informação.

Leia mais

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA Novo Plano de estudos 1º ciclo 1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre Temas de Psicologia Geral Biologia e Genética Métodos de Investigação

Leia mais

Psicopedagogia do surgimento à contemporaneidade

Psicopedagogia do surgimento à contemporaneidade O termo Psicopedagogia assinala de forma simples e direta uma das mais profundas e importantes razões da produção de um conhecimento científico: o de ser meio, o de ser instrumento para um outro, tanto

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular. # Categoria # Documento. Janeiro 2018 Lisboa. Psicologia Clínica e da Saúde

ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular. # Categoria # Documento. Janeiro 2018 Lisboa. Psicologia Clínica e da Saúde ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular # Categoria # Documento Psicologia Clínica e da Saúde Janeiro 2018 Lisboa PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE Definição da área: Considera-se especialista

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano 136 Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº170/consepe de )

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº170/consepe de ) Ingressantes 2019/1 1º Semestre /R Bases Biológicas dos Processos Psicológicos 04 80 - Diversidade Étnico-Cultural (EAD) 04-80 Língua Portuguesa (EAD) 04-80 Ética Profissional 02 40 - História da Psicologia

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Currículo Escolar do 1º semestre de 2007

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Currículo Escolar do 1º semestre de 2007 Núcleo Universitário: 01º Período CH Cred. Turmas Req. CH Req. Cred. Req(s). Disciplina(s) ANTROPOLOGIA (15089) 60 4 5348.1.00-1 CULTURA RELIGIOSA I (15772) 60 4 8135.1.00-3 FILOSOFIA I (15091) 60 4 5350.1.00-3

Leia mais

GRADE HORÁRIA PSAN. História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos Acadêmicos

GRADE HORÁRIA PSAN. História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos Acadêmicos 1PSAN HOR_NOTURNO Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Fundamentos de Filosofia Antropologia, Sociedade e Cultura Brasileira História e Epistemologia da Psicologia Metodologia Científica e Redação para Textos

Leia mais

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60

1º SEMESTRE FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA II 60 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: CIÊNCIAS E PROFISSÃO 60 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 60 23/03/2018 19:07 Página 1 de 3 2016.2 Grade: ÊNFASE: PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS Modalidade: BAARELADO 1º SEMESTRE Código 100603 1006.04 1006.01 100602 1006.05 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO

CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO Um dos 5 (cinco) cursos mais procurados do País, devido seu altíssimo grau de empregabilidade e área de atuação! O Curso de Psicologia das Faculdades Integradas ASMEC

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009):

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA I C/H 102 (0829/I) Diferentes linhas de intervenção teórico-metodológicas

Leia mais

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1 SEMESTRE Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia 60 Desenvolvimento do Conhecimento Científico 60 Comunicação e Expressão 60

Leia mais

DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR

DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SISTEMA DE GESTÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICA Graduação EMITIDO EM 05/06/2017 11:44 DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR Código: 2008.1 Matriz Curricular: PSICOLOGIA

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA: A INTERDISCIPLINARIEDADE COMO VAI?

PSICOPEDAGOGIA: A INTERDISCIPLINARIEDADE COMO VAI? PSICOPEDAGOGIA: A INTERDISCIPLINARIEDADE COMO VAI? Ana Lucia Santos * Vanessa Aparecida Barbieri * RESUMO: As dificuldades de aprendizagens tem sido foco de preocupações não só das escolas e famílias,

Leia mais

Seminário de Competências Académicas (Pedro Rosário/Pedro Albuquerque)

Seminário de Competências Académicas (Pedro Rosário/Pedro Albuquerque) 1.º Ciclo Seminário de Competências Académicas (Pedro Rosário/Pedro Albuquerque) Agrupamento Bases Biológicas da Psicologia (escolhem 3 durante o curso) 1º Semestre - Biologia Humana (Departamento de Biologia)

Leia mais

Orgânicos 08:20-09:10 ANT 7101 Introdução a Antropologia. PSI VAGAS História da Psicologia PSI História da Psicologia

Orgânicos 08:20-09:10 ANT 7101 Introdução a Antropologia. PSI VAGAS História da Psicologia PSI História da Psicologia HORÁRIO 2015.1 e PROJETO PEDAGÓGICO DISPONÍVEIS EM HTTP://Psicologia.ufsc.br 1ª fase - Turma 01319 Semestre: 2015.1 Local: CFH 07:30-08:20 PSI 7101 Psicologia: Ciência e Profissão Prof. Iuri Orgânicos

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRINCIPE FPP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA

FACULDADES PEQUENO PRINCIPE FPP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA FACULDADES PEQUENO PRINCIPE FPP MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA Cada Crédito (Cr) teórico, prático e de estágio corresponde a 18 horas 1º PERIODO CARGA HORÁRIA Concepções do Pensamento filosófico

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

Calendário de Provas 1º Semestre 2018 TURMA J

Calendário de Provas 1º Semestre 2018 TURMA J Calendário de Provas 1º Semestre 2018 TURMA J 1º J Obs.: 2 Provas no dia: 1:40h cada Prova 3 Provas no dia: 1:30h cada Prova Sociologia 12/06 9:05 15/06 9:20 04/40 Neuroanatomia e Neurofisiologia 12/06

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA. História da Psicologia Psicologia Geral Filosofia Bases Sócio Antropológicas 04 80

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA. História da Psicologia Psicologia Geral Filosofia Bases Sócio Antropológicas 04 80 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 1 SEMESTRE História da Psicologia 04 Psicologia Geral 02 40 Filosofia 04 Metodologia de Investigação e Escrita Científica 04 Bases Sócio Antropológicas 04 Desenvolvimento

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Psicologia Bruno Cury 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 100 vagas GRADE CURRICULAR

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Psicologia Bruno Cury 10 períodos Bacharel Manhã ou Noite 100 vagas GRADE CURRICULAR FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 1º semestre Semestre Carga História e princípios gerais da 1º 40 h/a Psicologia Fundamentos da Neurologia aplicada à 1º 40 h/a psicologia

Leia mais

Ementário das disciplinas da Matriz Curricular 09

Ementário das disciplinas da Matriz Curricular 09 Ementário das disciplinas da Matriz Curricular 09 1º Período Psicologia: Ciência e Profissão A ciência psicológica. A regulamentação da psicologia como profissão. Psicologia: saúde e integralidade. Psicologia:

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de julho de

Diário da República, 2.ª série N.º de julho de Diário da República, 2.ª série N.º 127 4 de julho de 2017 13843 Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras A nossa responsabilidade consiste em obter segurança razoável sobre

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM PSICOLOGIA ATOS REGULATÓRIOS Curso Recredenciado pela Portaria

Leia mais

-- Biológicas NC OBR Estatística Aplicada à Psicologia II Matemática Estatística Aplicada à Psicologia I

-- Biológicas NC OBR Estatística Aplicada à Psicologia II Matemática Estatística Aplicada à Psicologia I Sugestão de Fluxo curricular FLUXOGRAMA DAS DISCIPLINAS- FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PERÍ CURSO DISCIPLINA ODO RESPONSÁVEL PRÉ-REQUISITO CHS CH NÚCL T P TS EO Anatomia do Sistema Nervoso Ciências -- Biológicas

Leia mais

Ciências Genéticas. Atividades Complementares 20. Ciências Humanas Ciências Sociais Ciências Biológicas. Atividades Complementares 20

Ciências Genéticas. Atividades Complementares 20. Ciências Humanas Ciências Sociais Ciências Biológicas. Atividades Complementares 20 MÓDULO I Bases Elementares para o Estudo e Compreensão do Comportamento: Aspectos Históricos INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA - INESUL CARGA HORÁRIATOTAL DO CURSO 4250 horas relógio CARGA HORÁRIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 9/2011 DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a aprovação da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em, modalidade Formação de Psicólogo, e dá outras providências. O CONSELHO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/08 - CEPE

RESOLUÇÃO Nº 11/08 - CEPE RESOLUÇÃO Nº 11/08 - CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

QUADRO HORÁRIO POR CURSO / TURMA

QUADRO HORÁRIO POR CURSO / TURMA Turma: 10PSAN 17:20 18:10 18:10 Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas Pesquisa

Leia mais

[Ano] A história da Psicopedagogia e seus fundamentos. Universidade Cruzeiro do Sul

[Ano] A história da Psicopedagogia e seus fundamentos. Universidade Cruzeiro do Sul [Ano] A história da Psicopedagogia e seus fundamentos Universidade Cruzeiro do Sul www.cruzeirodosul.edu.br Unidade: A história da Psicopedagogia e seus fundamentos MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40 Curso: Psicologia Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Psicólogo Turno: Integral Tipo: Curso Modalidade: Bacharelado

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL

PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO VERBO EDUCACIONAL A Verbo Educacional, uma das empresas do Grupo Verbo, oferece aos profissionais de múltiplas áreas do conhecimento a praticidade do ensino a distância aliado a possibilidade

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - BACHARELADO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - BACHARELADO FAHESA Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste Araguaína / TO CEP 77.81650 63' 311

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 10/07/2019 Currículo de Cursos Hora: 12:21:13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 10/07/2019 Currículo de Cursos Hora: 12:21:13 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 10/07/2019 Currículo de Cursos Hora: 12:21:13 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Psicologia Ensino

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018. RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2017 ALTERA MATRIZ CURRICULAR, BEM COMO, EMENTAS E OBJETIVOS DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA: CLÍNICA E INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF E APROVA

Leia mais

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 2º Semestre /2 NOTURNO AULA SEMI PRESENCIAL E.A.D.

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 2º Semestre /2 NOTURNO AULA SEMI PRESENCIAL E.A.D. 2º Semestre - 2017/2 NOTURNO HORÁRIO TERÇA- DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDA- MÉTODOLOGIA CIÊNTIFICA QUARTA- PSIC. CIÊNCIAS E PROFISSÃO QUINTA- SEXTA- SÁBADO NEUROCIENCIAS DO BASES BIOLÓGICAS DO Prof. Me. Emerson

Leia mais

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 1º semestre 2018/1

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 1º semestre 2018/1 1º semestre 2018/1 19:00 20:30 ANATOMIA HUMANA Prof. Esp. Thiago HISTÓRIA DA BIOESTATISTICA Prof. Esp. Cleuber GERAL -------------------- 20:45-22:00 ANATOMiA HUMANA Prof. Esp. Thiago HISTÓRIA DA GERAL

Leia mais

PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE CURRICULAR - NOTURNO

PSICOLOGIA HORÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE CURRICULAR - NOTURNO 1º SEMESTRE CURRICULAR - NOTURNO Leitura e Anatomia e da Anatomia e Filosofia e Ética Produção de Fisiologia Personalidade I Fisiologia Textos Filosofia e Ética Anatomia e Fisiologia da Personalidade I

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIOS DE EXAMES

UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIOS DE EXAMES UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIOS DE EXAMES ANO LETIVO 2016/2017 ÉPOCA ESPECIAL Calendário de Exames da Época Especial 1º semestre Ano Letivo 2016/2017 DATA: De 17 a 29 de julho de

Leia mais

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 INGRESSOS DE 20041 161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 NÚMERO MÁXIMO DE PERÍODOS 9 CARGA HORÁRIA 3640 1 132 FUNDAMENTOS ÉTICOS DE EDUCAÇÃO 30 OBRIGATORIA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular. # Categoria # Documento. Lisboa. Psicologia da Educação Janeiro 2018

ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular. # Categoria # Documento. Lisboa. Psicologia da Educação Janeiro 2018 ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular # Categoria # Documento Psicologia da Educação Janeiro 2018 Lisboa PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Definição da área: Consideram-se especialistas, em Psicologia

Leia mais

Instituto Superior Politécnico Tocoísta

Instituto Superior Politécnico Tocoísta Instituto Superior Politécnico Tocoísta Decreto Presidencial N.º 83/16, de 18 de Abril Diário da República I Série N.º61 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA LUANDA Ano académico 2018

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem. Capacitar profissionais, através de instrumentos científicos, atualizados e inovadores, a observar, diagnosticar, planejar e intervir

Leia mais

Primeiro Período Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia e Interfaces com outros Campos do Conhecimento Semanal Neuroanatomia Aplicada à BA056 60 30 30 0 0 0 0 4 --- Psicologia CE009 Introdução

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE

EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EMENTAS DO CURSO DE PSICOLOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS DA 1ª SÉRIE EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 120 horas História da Psicologia: dos mitos à constituição da Psicologia científica. O processo

Leia mais

Coordenação de Psicologia

Coordenação de Psicologia Coordenação de Psicologia ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA INESP/FUNEDI/UEMG 2º SEMESTRE 2011 ESTÁGIOS OFERECIDOS PARA OS ALUNOS DE 5º ao 7º PERÍODOS (Núcleo Básico) 1. ANÁLISE INSTITUCIONAL

Leia mais

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO SOCIAL

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO SOCIAL INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO SOCIAL Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA E INCLUSÃO SOCIAL AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D

Leia mais