Percevejos e Inimigos Naturais na cultura da soja

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Percevejos e Inimigos Naturais na cultura da soja"

Transcrição

1 INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO NÚMERO outubro Percevejos e Inimigos Naturais na cultura da soja. Introdução A cultura da soja, durante todo o seu ciclo, está sujeita à ação dos fatores climáticos e biológicos, que interferem na produtividade. Entre os fatores biológicos, destaca-se o ataque de diferentes espécies de insetos-praga, que podem afetar as raízes e a parte aérea das plantas. Os insetos causam não só perdas diretas na produção agrícola, mas também indiretas, devido ao seu papel como vetores de agentes patogênicos para várias plantas. Também existem custos adicionais devido à aplicação de inseticidas para controle de pragas. Visando à diminuição dos prejuízos causados pelas pragas, o controle químico tem sido a medida mais utilizada, mas nem sempre surte o efeito esperado. Por meio da engenharia genética, têm sido criadas plantas geneticamente modificadas que expressam toxinas provenientes da bactéria Bacillus thuringiensis Berliner (Bt). Os genes dessa bactéria são inseridos na planta, que por sua vez passa a produzir proteínas tóxicas para determinadas espécies de insetos.

2 No Brasil, a tecnologia Intacta RR PRO foi o primeiro evento combinado para soja: o evento MON 877 confere proteção contra as principais lagartas e o evento MON confere tolerância ao glifosato. Sua liberação comercial ocorreu em agosto de (CTNBio, ).. Pragas não alvo: complexo de percevejos Várias espécies de percevejos associadas à cultura da soja são consideradas pragas principais ou secundárias, dependendo da densidade populacional, em determinada região quando atacam as plantas na fase reprodutiva. Porém esses insetos não são controlados pela tecnologia Intacta RR PRO. Segundo Gallo (), os principais percevejos da soja são: Euschistus heros (percevejo-marrom-da-soja): com cerca de mm de comprimento, apresenta coloração marrom, uma meia-lua branca no final do escutelo e dois espinhos laterais no protórax. Faz postura em fileira dupla de ovos amarelos. As ninfas são marrons ou cinza, com bordos serreados. Tem ampla distribuição, com grande ocorrência no cerrado brasileiro, e atualmente está bem adaptado à região Sul do País, sendo considerado o principal percevejo presente na cultura da soja (Figura ). Nezara viridula (percevejo-verde-da-soja): mede de a 7 mm de comprimento e apresenta coloração verde, às vezes escura, porém com face ventral verde-clara e antenas avermelhadas. A postura é realizada na face inferior das folhas e abrigadas, sendo agrupados em placas hexagonais com até ovos. As formas jovens têm coloração escura com manchas vermelhas, amarelas e pretas e têm hábito de aglomerar-se sobre a planta. Espécie amplamente distribuída e mais comum no Sul do País (Figura ). Piezodorus guildinii (percevejo-verde-pequeno-da-soja): o adulto dessa espécie é de tamanho menor que N. viridula, medindo cerca de mm de comprimento, e apresenta-se na cor verde-clara, com uma listra transversal no dorso. As posturas são bem características, com fileiras duplas de ovos pretos sobre as vagens ou, mais raramente, nas folhas, em número que varia de a ovos (Figura ). Edessa meditabunda: o adulto mede cerca de mm de comprimento e apresenta a cabeça, pronoto e escutelo verdes, asas pretas e corpo na fase ventral inclusive, antenas e pernas de coloração marrom-amarelada. Faz postura de ovos verdes em fileira dupla. Sua ocorrência é esporádica, no entanto vem se verificando o aumento da população nos últimos anos (Figura ). Dichelops spp. (percevejo-barriga-verde): praga chave da cultura do milho que vem ocorrendo com frequência nos estádios finais da cultura da soja, causando, portanto, danos nos estádios iniciais do milho segunda safra. Mede cerca de 9 mm e tem coloração marrom uniforme. D. furcatus apresenta abdômen verde e espinhos laterais no protórax, já D. melacanthus apresenta abdômen marrom e espinhos mais escuros em relação à cabeça (Figura ).

3 BATISTELA, BATISTELA, Figura. Euschistus heros Figura. Nezara viridula Figura. Piezodorus guildinii Figura. Edessa meditabunda Figura. Dichelops spp. Essas espécies sugam as plantas e vagens, principalmente a partir de R até o ponto de maturidade fisiológica, prejudicando a qualidade dos grãos e favorecendo a ocorrência de distúrbios fisiológicos na planta (soja louca e grãos verdes).. Percevejos e Intacta RR PRO As infestações com percevejos têm aumentado significativamente na cultura da soja em todo o território brasileiro. Isso tem ocorrido devido a um conjunto de fatores, entre eles: ) Uso contínuo de mesmo princípio ativo para manejo de percevejo. ) Restrição de produtos com diferentes mecanismos de ação. ) Ineficiência na tecnologia de aplicação de inseticidas. ) Uso abusivo e desordenado de inseticidas de largo espectro de ação no início do desenvolvimento da cultura. A fim de entender a influência do uso de inseticidas na população de percevejos, tanto na soja RR como na soja Intacta RR PRO, Justiniano et al. () conduziram um estudo no ano agrícola /, em condições de campo em quatro locais: área - Fazenda Pingo de Ouro (-.7 S, -.9 W, 7 m), área - Fazenda Boa Sorte (-.7 S, -.8 W, m), área - Fazenda Rincão Porã (-.7 S, -.7 W, 99 m) e área - Fazenda Irmãos Biazzi (-.89 S, -.7 W, m), nos municípios de Rio Brilhante, Douradina, Dourados e Caarapó, todos localizados no estado de Mato Grosso do Sul. O plantio das áreas ocorreu nos dias,, 8 e 9 de outubro de respectivamente, sendo que cada repetição consistiu em uma área de m. No Gráfico, pode ser observado que a soja Intacta RR PRO não influenciou o número e a flutuação populacional do complexo de percevejos fitófagos das espécies E. heros, Dichelops spp. e E. meditabunda ao longo dos estádios vegetativos e reprodutivos da cultura em comparação com a soja Roundup Ready (RR), com ou sem utilização de inseticida. Os princípios ativos utilizados no manejo de lepidópteros foram metomil e flubendiamida e no de percevejos neonicotinoide (imidacloprido) + piretroide (beta-ciflutrina) e tiametoxan + lambda cialotrina, seguindo-se as doses recomendadas.

4 Gráfico. (ninfas, cm e adultos) por metro de soja (pano de batida largo) para os tratamentos: (A) Intacta RR PRO com inseticida; (B) RR com inseticida; (C) Intacta RR PRO sem inseticida; (D) RR sem inseticida. Fonte: Justiniano,. A R Ra Rb R R R. R. R R7. R7. B R Ra Rb R R R. R. R R7. R7. C R Ra Rb R R R. R. R R7. R7. D R Ra Rb R R R. R. R R7. R7.. Desafios para o manejo de percevejos em soja O manejo de percevejos não difere da tecnologia Intacta RR PRO para a soja convencional e RR, pois esses insetos não são alvo dessa tecnologia. Para obter bons resultados no controle dos percevejos, o Manejo Integrado de Pragas (MIP), que consiste em um sistema que utiliza um conjunto de técnicas econômicas e ambientalmente sustentáveis para o manejo eficiente das pragas que atacam as lavouras, torna-se fundamental. Isso deve ser aplicado para todas as pragas, independentemente da biotecnologia a ser utilizada. Para o complexo de percevejos, deve-se obedecer aos níveis de controle recomendados pela Embrapa de dois percevejos (, cm)/metro (ninfas ou adultos) para os cultivos visando à produção de grãos e um percevejo (, cm)/metro (ninfa ou adulto) para os cultivos de soja semente (EMBRAPA, ). Mesmo com a utilização do MIP, o controle químico se faz necessário quando o número de insetos atinge o Nível de Ação (momento em que se deve intervir para que a praga não cause impacto econômico na lavoura). Considerando o MIP, cabe salientar que produtos à base de endosulfan, acefato e metamidofós estão sendo retirados do mercado. Com isso, tem-se uma restrição no número de moléculas para o manejo de percevejos na cultura. Por outro lado, esses produtos causam um grande impacto no ambiente por sua baixa seletividade no manejo de insetos. Hoje, apenas os inseticidas dos grupos químicos dos neonicotinoides e piretroides estão disponíveis e são recomendados. Os inseticidas a serem utilizados devem ter registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e suas recomendações de utilização são obtidas nas empresas fabricantes e estão presentes nos rótulos de suas embalagens.

5 . Inimigos naturais A aplicação indiscriminada de defensivos na agricultura pode causar efeitos adversos sobre insetos benéficos/inimigos naturais e deixar resíduos em alimentos e no meio ambiente (SHARMA et al., ). Alguns estudos têm relacionado a abundância de insetos predadores nas culturas da soja e do milho, afetando a dinâmica populacional de pragas (CIVIDANES e YAMAMOTO, ). A presença e a manutenção de inimigos naturais em ambientes agrícolas fazem parte do MIP e ajudam a regular os níveis populacionais de insetos-praga na cultura (Figuras, 7, 8, 9,,,,, e ). Figura. Lebia concinna Figura 7. Larva de joaninha Figura 8. Chrysoperla spp. Figura 9. Chrysoperla spp. (larva) Figura. Geocoris spp. Figura. Cycloneda sanguinea Figura. Doru spp. Figura. Aracnídeo Figura. Aracnídeo Figura. Aracnídeo. Inimigos naturais e Intacta RR PRO Ainda na safra de /, Justiniano () chegou a resultados em que a soja Intacta RR PRO favoreceu a ocorrência de inimigos naturais em comparação à soja RR (Gráfico ). A Monsanto também está avaliando as diferenças entre a soja Intacta RR PRO e a soja RR. Vários fatores podem explicar a maior ocorrência de predadores na soja Intacta RR PRO. Entre eles está o microclima propiciado por essa tecnologia, devido à menor desfolha (menor ataque de lagartas), que garante sombreamento, umidade e temperaturas mais amenas. Essas condições favorecem o estabelecimento e a manutenção de inimigos naturais. A redução da aplicação de inseticidas para controle de lagartas também oferece melhores condições para o estabelecimento de inimigos naturais que atuam como agentes de controle biológico.

6 Gráfico. Número médio de inimigos naturais por metro de soja (pano de batida largo) ao longo dos estádios vegetativos e reprodutivos da cultura para os tratamentos: (A) Intacta RR PRO com inseticida; (B) RR com inseticida; (C) Intacta RR PRO sem inseticida; (D) RR sem inseticida. Fonte: Justiniano,.,7,, A,7,, B V V8 R Ra Rb R R R.R. R R7.R7. V V8 R Ra Rb R R R.R. R R7.R7.,7,, C,7,, D V V8 R Ra Rb R R R.R. R R7.R7. V V8 R Ra Rb R R R.R. R R7.R7. Além disso, devido aos fatores anteriormente mencionados, Justiniano et al. () encontraram em campos de soja Intacta RR maior número de espécies de insetos em comparação a campos de soja RR. Resultados semelhantes foram observados na China com a utilização de algodão Bt, que levou à redução do uso de inseticidas químicos e resultou em aumento de % da população de inimigos naturais, em comparação com campos de plantas de algodão não modificadas geneticamente e submetidas ao controle químico convencional (XIA et al., 999). 7. Considerações finais A soja Intacta RR PRO não interfere na ocorrência de percevejos fitófagos, e os benefícios da tecnologia na proteção contra lagartas resultam em importante ferramenta no MIP, favorecendo o estabelecimento e manutenção de inimigos naturais em comparação à soja RR. O manejo de percevejos para a tecnologia Intacta RR PRO não difere da utilizada na soja convencional e RR. A adoção de técnicas de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) faz parte do Manejo Integrado de Pragas (MIP), assim como as boas práticas de manejo, como: refúgio, tratamento de sementes, dessecação antecipada e manejo de plantas voluntárias.

7 Referências bibliográficas CIVIDANES, F. F.; YAMAMOTO, F. T. Pragas e inimigos naturais na soja e no milho cultivados em sistemas diversificados. Scientia Agrícola, v.9, n., p.8-87,. CTNBio. COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE BIOSSEGURANÇA. Liberação comercial de soja MON 877 x MON 89788, que confere resistência a insetos e tolerância a herbicida, bem como todas as progênies dela provenientes, concluiu pelo DEFERIMENTO, nos termos deste Parecer Técnico n../. Brasília,. Embrapa. Tecnologias de produção de soja região central do Brasil e. - Londrina: Embrapa Soja,. p. GALLO, D. et al. Manual de Entomologia Agrícola. ed., São Paulo: Ceres. 9p.. JUSTINIANO, W. Artrópodes associados à soja geneticamente modificada Roundup Ready RR (GT --) e INTACTA RR PRO (MON 877 x MON 89788).. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados,. 8p. JUSTINIANO, W.; FERNANDES, M. G. ; VIANA, C. L. T. P. Intacta RR PRO (MON877 x MON89788) for management of the main target and non-target insects in soybeans. Global Journal of Biology, Agriculture & Health Sciences, n., v., p, -8 (Oct-Dec),. SHARMA, H. C.; SHARMA, K. K.; SEETHARAMA, N.; ORTIZ, R. Prospects for using transgenic resistance to insects in crop improvement. Electronic Journal of Biotechnology, n., v., p.-.. XIA, J. Y.; CUI, J. J.; MA, L. H.; DONG, S. X.; CUI, X. F. The role of transgenic Bt cotton in integrated insect pest management. Acta Gossypii Sim, v., p.7-, 999. Bibliografia consultada ICRISAT. International Crops Research Institute for the Semi-Arid Tropics. The medium term plan. ICRISAT, Patancheru, Andhra Pradesh, India. 99. Autor: Revisores: Rafaella Mazza, Marlon Denez, João Oliveira e Guy Tsumanuma Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações sobre o assunto, procure o TD mais próximo. Wagner Justiniano

INTACTA RR2 PRO : PERCEVEJOS E INIMIGOS NATURAIS SEMEANDO O FUTURO

INTACTA RR2 PRO : PERCEVEJOS E INIMIGOS NATURAIS SEMEANDO O FUTURO INTACTA RR2 PRO : PERCEVEJOS E INIMIGOS NATURAIS INTRODUÇÃO A cultura da soja, durante todo o seu ciclo, está sujeita à ação dos fatores climáticos e biológicos, que interferem na produtividade. Entre

Leia mais

Tecnologias de Manejo Manejo Integrado de Milho Bt

Tecnologias de Manejo Manejo Integrado de Milho Bt O milho Bt é obtido por meio da transformação genética de plantas de milho com genes da bactéria Bacillus thuringiensis, os quais resultam em proteínas com ação inseticida. Uma inovação que exige muita

Leia mais

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS.

COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 2 NÚMERO 2 MAIO 2013 COMPLEXO SPODOPTERA: IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES E AVALIAÇÃO DE DANOS NA ESCALA DAVIS. 1 - O COMPLEXO SPODOPTERA Spodoptera frugiperda

Leia mais

Manejo de cultivos transgênicos

Manejo de cultivos transgênicos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Manejo de cultivos transgênicos Prof. Roberto Fritsche-Neto roberto.neto@usp.br

Leia mais

Condução do manejo integrado de pragas na cultura da soja

Condução do manejo integrado de pragas na cultura da soja FERNANDES, J. B. 1 ; ROGGIA, S. 2 Condução do manejo integrado de pragas na cultura da soja 1 Centro Universitário Filadélfia; 2 Pesquisador, Embrapa Soja Introdução Nas últimas décadas, o complexo produtivo

Leia mais

Eficiência no controle de pragas e seletividade a predadores de inseticidas utilizados no sistema de produção de soja

Eficiência no controle de pragas e seletividade a predadores de inseticidas utilizados no sistema de produção de soja Resultados de esquisa da Embrapa Soja 2006 91 Eficiência no controle de pragas e seletividade a predadores de inseticidas utilizados no sistema de produção de soja Ivan Carlos Corso O controle químico

Leia mais

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis

Tecnologias de Manejo Complexo Spodoptera Identificação das espécies e avaliação de danos na escala Davis Complexo Spodoptera Identificação das espécies O Complexo Spodoptera Spodoptera frugiperda (Lagarta-do-cartucho) Esta praga ocorre em todas as fases da cultura do milho e pode atacar outras culturas, como

Leia mais

INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS SEMEANDO O FUTURO

INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS SEMEANDO O FUTURO INFORMATIVO SOBRE TECNOLOGIAS DE RESISTÊNCIA A INSETOS É IMPORTANTE A utilização de milho geneticamente modificado resistente a insetos, conhecido como milho Bt (Bacillus thuringiensis), tem crescido signficativamente

Leia mais

A complexidade e as alternativas num sistema intensificado para o manejo dos percevejos e da mosca-branca

A complexidade e as alternativas num sistema intensificado para o manejo dos percevejos e da mosca-branca XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia 03/07/2018 A complexidade e as alternativas num sistema intensificado para o manejo dos percevejos e da mosca-branca Edson Hirose Embrapa Soja Roteiro Agroecossistema

Leia mais

Melhoramento genético de soja visando resistência a insetos sugadores

Melhoramento genético de soja visando resistência a insetos sugadores Melhoramento genético de soja visando resistência a insetos sugadores Autores: Equipes de Melhoramento / Entomologia / Socioeconomia / Biometria Apresentador: Carlos Alberto Arrabal Arias INTRODUÇÃO Expansão

Leia mais

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia

AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA. Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia AMOSTRAGEM DE PRAGAS EM SOJA Beatriz S. Corrêa Ferreira Entomologia INSETICIDAS CONTROLE BIOLÓGICO FEROMÔNIOS MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE PRAGAS VARIEDADES RESISTENTES A INSETOS (plantas modificadas geneticamente)

Leia mais

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO INFORMATIVO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO ANO 3 NÚMERO 4 ABRIL 2014 USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO Introdução A fase de implantação da lavoura, partindo da escolha de

Leia mais

INFORMATIVO TÉCNICO Boas Práticas Agronômicas Aplicadas a Plantas Geneticamente Modificadas Resistentes a Insetos MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

INFORMATIVO TÉCNICO Boas Práticas Agronômicas Aplicadas a Plantas Geneticamente Modificadas Resistentes a Insetos MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DESSECAÇÃO ANTECIPADA TRATAMENTO DE SEMENTES INFORMATIVO TÉCNICO ROTAÇÃO DE CULTURAS MANEJO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS E VOLUNTÁRIAS MONITORAMENTO ÁREAS DE REFÚGIO A integração de culturas já faz parte

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto O que é Manejo Integrado? Desafio do Manejo O que é Resistência de Insetos? 01 02 06 07 CONTEXTO No Brasil, as culturas estão

Leia mais

MIP - Unidades de Referência (UR) e Resultados do Monitoramento da Safra Soja 2015/16

MIP - Unidades de Referência (UR) e Resultados do Monitoramento da Safra Soja 2015/16 MIP - Unidades de Referência (UR) e Resultados do Monitoramento da Safra Soja 2015/16 Eng. Agr. Ms. Fernando Teixeira de Oliveira InsJtuto Emater Andirá-PR 43 3538-4504 E-mail: fernandoliveira@emater.pr.gov.b

Leia mais

A Cultura do Algodoeiro

A Cultura do Algodoeiro A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho Complexo significativo de pragas Raízes, folhas, caule, botões florais, flores, maçãs e capulhos Principais pragas bicudo, lagarta-das-maçãs, curuquerê, pulgão, lagarta

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO SUL 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 290 O novo híbrido para altas

Leia mais

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com.

LANÇAMENTO DKB 290 MULTI PLANTIO O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015. dekalb.com. LANÇAMENTO DKB 290 O NOVO HÍBRIDO PARA ALTAS PRODUTIVIDADES + MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS SAFRINHA REGIÃO NORTE 2014/2015 dekalb.com.br ASAS PARA O SEU POTENCIAL. DKB 310 Alto potencial produtivo

Leia mais

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA São Paulo, fevereiro de 2017 BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA A D R I A N A B R O N D A N I A BIOTECNOLOGIA MODERNA REÚNE AS TÉCNICAS DE MAIOR PRECISÃO PARA O MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS MELHORAMENTO

Leia mais

AVANÇOS NO CONTROLE BIOLÓGICO INTEGRANDO INOVAÇÕES AO PLANTIO DIRETO

AVANÇOS NO CONTROLE BIOLÓGICO INTEGRANDO INOVAÇÕES AO PLANTIO DIRETO AVANÇOS NO CONTROLE BIOLÓGICO INTEGRANDO INOVAÇÕES AO PLANTIO DIRETO Efeito do sistema de cultivo nas características químicas de um latossolo roxo cultivado sob plantio direto por 8 anos. Profund.

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DAS-VAGENS

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DAS-VAGENS INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DAS-VAGENS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Ocorrência 02 Abrangência nacional 03 Características 05 Curiosidades 09 Alerta

Leia mais

Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja

Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja Audiência pública Câmara Federal 11 de dezembro de 2012 Alexandre J. Cattelan Chefe-Geral

Leia mais

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil Presidência/213 Brasília, 04 de dezembro de 2013. Excelentíssimo Sr. Sérgio De Marco Presidente da Câmara Setorial do Algodão As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia

Leia mais

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil

As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia do algodão-bt no Brasil Presidência/213 Brasília, 04 de dezembro de 2013. Excelentíssimo Sr. Sérgio De Marco Presidente da Câmara Setorial do Algodão As 12 conclusões do Workshop sobre o uso de refúgio para conservação da eficácia

Leia mais

Resistência de Insetos a Inseticidas

Resistência de Insetos a Inseticidas XXXV Ciclo de Reuniões da CSM/PR 23/08/2016 Resistência de Insetos a Inseticidas Algodão Edson Hirose Embrapa Soja Milho Soja Por que os insetos pragas são tão difíceis de controlar? Plantas x Insetos

Leia mais

Caderneta de campo para monitoramento de insetos na soja

Caderneta de campo para monitoramento de insetos na soja Caderneta de campo para monitoramento de insetos na soja Principais pragas da soja Anticarsia gemmatalis Chrysodeixis includens Spodoptera spp. Helicoverpa armigera Percevejo-verde - Nezara viridula Percevejo-marrom

Leia mais

REFÚGIO ESTRUTURADO NA CULTURA DE SOJA E MILHO COM TECNOLOGIA BT

REFÚGIO ESTRUTURADO NA CULTURA DE SOJA E MILHO COM TECNOLOGIA BT ESTRUTURADO NA CULTURA DE COM TECNOLOGIA BT Saiba por que adotar e como realizar esta prática fundamental para preservação dos benefícios trazidos pela tecnologia Bt. Uma publicação Refúgio na Área www.refugionaarea.com.br

Leia mais

Paulo A. Viana, José M. Waquil, Fernando H. Valicente, Ivan Cruz.

Paulo A. Viana, José M. Waquil, Fernando H. Valicente, Ivan Cruz. Monitoramento de Pragas de Milho Safrinha nas Regiões Norte e Oeste do Paraná Paulo A. Viana, José M. Waquil, Fernando H. Valicente, Ivan Cruz. Rod. MG 424, Km 65, Caixa Postal 151, 35701-970 Sete Lagoas,

Leia mais

Estratégias de manejo e controle de percevejos na cultura da soja

Estratégias de manejo e controle de percevejos na cultura da soja Estratégias de manejo e controle de percevejos na cultura da soja Dr. Adeney de Freitas Bueno Entomologista Embrapa oja Telefone: (43) 3371-6208 Email: adeney@cnpso.embrapa.br Roteiro Conceitos e importância

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento Manejo Integrado integrado de Pragas ÍNDICE Contexto Quais são as estratégias para o Manejo da Resistência de Insetos? Boas Práticas Agrícolas

Leia mais

Viabilidade do Biocontrole de Pragas em Sistemas Integrados. Sergio Abud Biólogo Embrapa Cerrados

Viabilidade do Biocontrole de Pragas em Sistemas Integrados. Sergio Abud Biólogo Embrapa Cerrados Viabilidade do Biocontrole de Pragas em Sistemas Integrados Sergio Abud Biólogo Embrapa Cerrados Ameaças Fitossanitárias Segundo a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), 150 Pragas Quarentenárias

Leia mais

Viabilidade Econômica da Cultura do Milho Safrinha 2018, em Mato Grosso do Sul

Viabilidade Econômica da Cultura do Milho Safrinha 2018, em Mato Grosso do Sul 231 ISSN 1679-0472 Dezembro, 2017 Dourados, MS Foto: Alceu Richetti Viabilidade Econômica da Cultura do Milho Safrinha 2018, em Mato Grosso do Sul 1 Alceu Richetti Introdução As análises de viabilidade

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E MANEJO DE PERCEVEJOS NAS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO SAFRINHA. Rodolfo Bianco

ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E MANEJO DE PERCEVEJOS NAS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO SAFRINHA. Rodolfo Bianco ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E MANEJO DE PERCEVEJOS NAS FASES INICIAIS DE DESENVOLVIMENTO DO MILHO SAFRINHA Rodolfo Bianco Eng. Agr. Dr. / Entomologia - Instituto Agronômico do Paraná Reconstruindo o Manejo

Leia mais

Percentagem de espécies de percevejos pentatomídeos ao longo do ciclo da soja no Norte do Paraná

Percentagem de espécies de percevejos pentatomídeos ao longo do ciclo da soja no Norte do Paraná Percentagem de espécies de percevejos pentatomídeos ao longo do ciclo da soja no Norte do Paraná KUSS, C.C. 1 ; TOALDO, V.D.B. 2 ; BERGHETTI, J. 1 ; PIAS, O.H.C. 1 ; KUSS-ROGGIA, R.C.R. 3 ; SOSA-GÓMEZ,

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO IHARA DESTRUA OS PERCEVEJOS DA LAVOURA COM BOLD

BOLETIM TÉCNICO IHARA DESTRUA OS PERCEVEJOS DA LAVOURA COM BOLD BOLETIM TÉCNICO IHARA DESTRUA OS PERCEVEJOS DA LAVOURA COM BOLD INSETICIDA INOVAÇÃO E QUALIDADE JAPONESAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA BRASILEIRA Há mais de 50 anos, trabalhamos com os agricultores brasileiros

Leia mais

253 ISSN Dezembro, 2008 Passo Fundo, RS

253 ISSN Dezembro, 2008 Passo Fundo, RS Imagem: Paulo Pereira 253 ISSN 1517-4964 Dezembro, 2008 Passo Fundo, RS Aspectos populacionais de percevejos fitófagos ocorrendo na cultura da soja (Hemiptera: Pentatomidae) em duas áreas do norte do Rio

Leia mais

Novos desafios e velhos

Novos desafios e velhos Novos desafios e velhos problemas no manejo de pragas Eng. Agr. Dr. José Fernando Jurca Grigolli Pesquisador Fitossanidade Fundação MS Tangará da Serra, MT 20 de agosto de 2016 Sistemas de Cultivo Sucessivo

Leia mais

Os desafios do milho transgênico. Bernardo Tisot Agronomo de Campo -RS

Os desafios do milho transgênico. Bernardo Tisot Agronomo de Campo -RS Os desafios do milho transgênico Bernardo Tisot Agronomo de Campo -RS Agenda Histórico de adoção Biotecnologias disponíveis A resistência de insetos praga O desenvolvimento de um novo trait Manejo de Resistência

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DA-ESPIGA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Ocorrência 02 Abrangência nacional 03 Características 05 Curiosidades 09 Alerta

Leia mais

Resistência de Insetos a Inseticidas

Resistência de Insetos a Inseticidas Resistência de Insetos a Inseticidas Celso Omoto Universidade de São Paulo / ESALQ celso.omoto@usp.br ROTEIRO Magnitude do problema de resistência de pragas a inseticidas e tecnologias Bt Principais estratégias

Leia mais

Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja

Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja Aplicação aérea de inseticidas, efeito sobre as abelhas e períodos em que as aplicações são necessárias em soja Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Câmara dos Deputados

Leia mais

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da soja em Roraima

Recomendações técnicas para controle das principais pragas da soja em Roraima Nº. 005Nov./98 P.1-4 Recomendações técnicas para controle das principais pragas da soja em Roraima Marcos Antônio Barbosa Moreira 1 A cultura da soja apresenta-se como uma alternativa para a produção de

Leia mais

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em:

Cultivo do Milheto. Os principais insetos que atacam a cultura do milheto podem ser divididos em: Sumário Apresentação Importância econômica Clima Ecofisiologia Fertilidade de solos Cultivares Plantio Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita Referências Glossário Autores Expediente Pragas

Leia mais

PREFERÊNCIA DE SOJA POR PERCEVEJOS PRAGAS EM TREZE CULTIVARES DE SOJA

PREFERÊNCIA DE SOJA POR PERCEVEJOS PRAGAS EM TREZE CULTIVARES DE SOJA PREFERÊNCIA DE SOJA POR PERCEVEJOS PRAGAS EM TREZE CULTIVARES DE SOJA Hingrid Raiany Santos Teixeira 1, Kamila Coutinho Ribeiro Nunes 1, Luan dos Santos Silva 1, Edvania de Araújo Lima 1 Universidade Federal

Leia mais

Levantamento de adultos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) utilizando armadilha de feromônio em área comercial de milho Bt

Levantamento de adultos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) utilizando armadilha de feromônio em área comercial de milho Bt Levantamento de adultos de Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) utilizando armadilha de feromônio em área comercial de milho Bt Rosangela C. Marucci 1, Simone M. Mendes 2, José M.

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INIMIGOS NATURAIS DE PRAGAS DA SOJA

LEVANTAMENTO DE INIMIGOS NATURAIS DE PRAGAS DA SOJA LEVANTAMENTO DE INIMIGOS NATURAIS DE PRAGAS DA SOJA Georgeos Diego Cordeiro da Silva Gomes¹ (IC)*, Elias José da Silva¹ (IC), Pedro Rogerio Giongo¹ (PQ), Angelina Maria Marcomini Giongo¹ (PQ) ¹ Universidade

Leia mais

TECNOLOGIA Bt MANEJO DA RESISTÊNCIA DE INSETOS ÁREAS DE REFÚGIO

TECNOLOGIA Bt MANEJO DA RESISTÊNCIA DE INSETOS ÁREAS DE REFÚGIO TECNOLOGIA Bt MANEJO DA RESISTÊNCIA DE INSETOS ÁREAS DE REFÚGIO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS ÍNDICE 3 4 6 8 9 10 11 12 14 15 Contexto O que são culturas Bt? Como funciona a tecnologia Bt? Proteínas Bt disponíveis

Leia mais

Organismos Geneticamente Modificados

Organismos Geneticamente Modificados Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Biotecnologia Organismos Geneticamente Modificados Breve Panorama da Soja Transgênica no Brasil e no Mundo Antônio Carlos Roessing

Leia mais

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO SEMEANDO O FUTURO

USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO SEMEANDO O FUTURO USO DE INSETICIDAS PARA PERCEVEJOS E LAGARTAS NA CULTURA DO MILHO INTRODUÇÃO A fase de implantação da lavoura, partindo da escolha de sementes de qualidade até o manejo fitossanitário inicial, é fundamental

Leia mais

Avaliação da resistência de genótipos de soja dos grupos de maturação M e N a percevejos sugadores de semente

Avaliação da resistência de genótipos de soja dos grupos de maturação M e N a percevejos sugadores de semente II Jornada Académica da Embrapa Soja 145 Avaliação da resistência de genótipos de soja dos grupos de maturação M e N a percevejos sugadores de semente José Perez da Graça 12; Oriverto Tonon 2; Lenita Jacob

Leia mais

INTERFERÊNCIA DA INFESTAÇÃO DE PLANTAS VOLUNTÁRIAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO COM A SUCESSÃO SOJA E MILHO SAFRINHA

INTERFERÊNCIA DA INFESTAÇÃO DE PLANTAS VOLUNTÁRIAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO COM A SUCESSÃO SOJA E MILHO SAFRINHA INTERFERÊNCIA DA INFESTAÇÃO DE PLANTAS VOLUNTÁRIAS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO COM A SUCESSÃO SOJA E MILHO SAFRINHA Adegas, F. S. (Embrapa Soja, Londrina-PR, fernando.adegas@embrapa.br); Gazziero, D. L. P.

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO MANEJO EM MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT

CARACTERIZAÇÃO DO MANEJO EM MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT 346 CARACTERIZAÇÃO DO MANEJO EM MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT Thiago Rodrigues Catapatti (1), Cassiano Spaziani Pereira (2) e André Carlesso (3) 1. Introdução O cultivo de milho safrinha em Mato

Leia mais

SOJA BT E O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Antonio Cesar S. dos Santos Londrina, 06 de Julho de 2016

SOJA BT E O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Antonio Cesar S. dos Santos Londrina, 06 de Julho de 2016 SOJA BT E O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS Antonio Cesar S. dos Santos Londrina, 6 de Julho de 216 Agenda Introdução (Área Plantada de Transgênicos Global e Brasil) Produtos aprovados

Leia mais

MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS VERÃO REGIÃO NORTE 2014/2015 REFÚGIO E COEXISTÊNCIA

MULTI PLANTIO CATÁLOGO DE HÍBRIDOS VERÃO REGIÃO NORTE 2014/2015 REFÚGIO E COEXISTÊNCIA REFÚGIO E COEXISTÊNCIA PLANTIO DO REFÚGIO O plantio das áreas de refúgio representa o principal componente do plano de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) dos híbridos com as Tecnologias VT PRO. A preservação

Leia mais

DIAGNÓSTICO DO CULTIVO DE MILHO TRANSGÊNICO NO MUNICÍPIO DE CARVALHÓPOLIS

DIAGNÓSTICO DO CULTIVO DE MILHO TRANSGÊNICO NO MUNICÍPIO DE CARVALHÓPOLIS 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG DIAGNÓSTICO DO CULTIVO DE MILHO TRANSGÊNICO NO MUNICÍPIO DE CARVALHÓPOLIS

Leia mais

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo CNPMS/EMBRAPA Sete Lagoas, MG Transgênico Organismo que recebeu gene exógeno por engenharia genética Organismo

Leia mais

SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES

SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES Folder de Milho SEEDCORP HO UMA PLATAFORMA INTEGRADA DE SEMENTES A SEEDCORP HO nasceu da fusão da SeedCorp e HO Sementes. Criada em 2013 com a estratégia de ser uma plataforma integrada de acesso ao mercado

Leia mais

Parcerias que semeiam crescimento.

Parcerias que semeiam crescimento. Parcerias que semeiam crescimento. Catálogo 6 Soja SEMEANDO O FUTURO DESDE 1856 KWS Catálogo de Soja 6 1 A KWS Sementes vem acompanhando a evolução do mercado e a cada safra traz mais novidades para seus

Leia mais

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda.

Palavras-chaves: Milho, controle químico e biológico, Spodoptera frugiperda. CONTROLE DA LAGARTA-DO-CARTUCHO DO MILHO COM INSETICIDAS BIOLÓGICOS E QUÍMICOS. Wagner Cruvinel Ribeiro 1,3 ; Nilton Cezar Bellizzi 2,3 ; Diego do Amaral 1,3 ; Faber de Souza Pereira 1,3 ; Fabio Ferreira

Leia mais

Milho Doce SV0006SN Seminis. Milho Doce SV9298SN Seminis. Biotecnologia e qualidade que unem o campo, indústria e mercado.

Milho Doce SV0006SN Seminis. Milho Doce SV9298SN Seminis. Biotecnologia e qualidade que unem o campo, indústria e mercado. Milho Doce Seminis Biotecnologia e qualidade que unem o campo, indústria e mercado. Milho Doce SV0006SN Seminis Qualidade que une campo, indústria e mercado. Milho doce Performance series single pro sc

Leia mais

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Origem Abrangência nacional Alerta nas lavouras Características e hábitos Ciclo biológico Curiosidade 01 02 03 04 05 06 10

Leia mais

Altura Espiga (cm) Planta (cm) Verão - Sul, centro Semi-duro. Semi-duro. Semi-duro. Semi-dentado Amarelo alaranjado. Semi-dentado Amarelo alaranjado

Altura Espiga (cm) Planta (cm) Verão - Sul, centro Semi-duro. Semi-duro. Semi-duro. Semi-dentado Amarelo alaranjado. Semi-dentado Amarelo alaranjado Híbrido Tecnologia Investimento Finalidade 2B346 Planta Altura Espiga Safra / Regiões de Adaptação População (x 1.000 pl/ha) Pontos Fortes 50-65 205 104 Superprecocidade com qualidade de grãos Safrinha

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO nº 02/2017

BOLETIM TÉCNICO nº 02/2017 BOLETIM TÉCNICO nº 02/2017 Safra 2016/17 e Segunda Safra 2017 Autores Mirella Marconato Di Bello, M. Sc. Engenheira Agrônoma mirella@fundacaorioverde.com.br Luana Maria de Rossi Belufi, M. Sc. Engenheira

Leia mais

ESTUDOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DOS REFÚGIOS PARA A PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS. Dr. Alexandre Specht. Pesquisador da Embrapa Cerrados

ESTUDOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DOS REFÚGIOS PARA A PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS. Dr. Alexandre Specht. Pesquisador da Embrapa Cerrados ESTUDOS QUE COMPROVAM A EFICIÊNCIA DOS REFÚGIOS PARA A PRESERVAÇÃO DE TECNOLOGIAS TRANSGÊNICAS Dr. Alexandre Specht Pesquisador da Embrapa Cerrados TECNOLOGIA TRANSGÊNICA Bt Origem: Cristais piramidais

Leia mais

INSETOS-PRAGA NO BRASIL:

INSETOS-PRAGA NO BRASIL: INSETOS-PRAGA NO BRASIL: LAGARTA-DO-CARTUCHO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Ocorrência Abrangência nacional Características Curiosidades Alerta 01 02 03 05

Leia mais

DEFININDO ESTRATÉGIAS DE MANEJO DA RESISTÊNCIA DE PRAGAS A TOXINAS BT EXPRESSAS EM CULTURAS TRANGÊNICAS: O PAPEL DOS MODELOS DE SIMULAÇÃO

DEFININDO ESTRATÉGIAS DE MANEJO DA RESISTÊNCIA DE PRAGAS A TOXINAS BT EXPRESSAS EM CULTURAS TRANGÊNICAS: O PAPEL DOS MODELOS DE SIMULAÇÃO DEFININDO ESTRATÉGIAS DE MANEJO DA RESISTÊNCIA DE PRAGAS A TOXINAS BT EXPRESSAS EM CULTURAS TRANGÊNICAS: O PAPEL DOS MODELOS DE SIMULAÇÃO ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA Jaguariúna, fevereiro 2005. Nas últimas

Leia mais

Densidade de pragas e inimigos naturais em resposta ao tratamento de sementes de soja com inseticidas.

Densidade de pragas e inimigos naturais em resposta ao tratamento de sementes de soja com inseticidas. Densidade de pragas e inimigos naturais em resposta ao tratamento de sementes de soja com inseticidas. Vieira, A.C. ; Sismeiro, M.N.S. ; Visentini, A. 2 ; Tura, G.M. 2 ; Fazam, J.C. ; Silva, J.E.P. Da

Leia mais

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 DEFINIÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de plantio definido e monitoramento

Leia mais

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA

SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA SAFRA 2014/15 ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA FITOSSANITÁRIO DA BAHIA Revisão de 16/06/2014 Programa baseado no Manejo Integrado de Pragas MIP 1. Controle Cultural Delimitação do vazio sanitário, calendário de

Leia mais

Controle químico de doenças fúngicas do milho

Controle químico de doenças fúngicas do milho INFORME TÉCNICO APROSOJA Nº 152/2017 6 de abril de 2017 Controle químico de doenças fúngicas do milho Com base nas recomendações da Embrapa Milho e Sorgo, a Aprosoja orienta seus associados sobre o controle

Leia mais

Impacto do Milho Bt na Lagarta-do-Cartucho, Spodoptera frugiperda. Camila S. F. Souza, Kátia G. B. Boregas, Fernando H. Valicente

Impacto do Milho Bt na Lagarta-do-Cartucho, Spodoptera frugiperda. Camila S. F. Souza, Kátia G. B. Boregas, Fernando H. Valicente Impacto do Milho Bt na Lagarta-do-Cartucho, Spodoptera frugiperda Camila S. F. Souza, Kátia G. B. Boregas, Fernando H. Valicente Introdução: A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, é considerada

Leia mais

EFICIÊNCIA DE ORTHENE 750 BR (ACEFATO) NO CONTROLE DE Euschistus heros) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) NA CULTURA DA SOJA 1

EFICIÊNCIA DE ORTHENE 750 BR (ACEFATO) NO CONTROLE DE Euschistus heros) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) NA CULTURA DA SOJA 1 EFICIÊNCIA DE ORTHENE 750 BR (ACEFATO) NO CONTROLE DE Euschistus heros) (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) NA CULTURA DA SOJA 1 CURIOLETTI, Luis Eduardo 3 ; GUEDES, Jerson V. Carús 3 ; RIBAS, Giovana Ghisleni 3

Leia mais

POPULAÇÃO DE PERCEVEJOS PENTATOMÍDEOS EM PLANTAS DE Panicum sp, EM SANTA MARIA, RS

POPULAÇÃO DE PERCEVEJOS PENTATOMÍDEOS EM PLANTAS DE Panicum sp, EM SANTA MARIA, RS POPULAÇÃO DE PERCEVEJOS PENTATOMÍDEOS EM PLANTAS DE Panicum sp, EM SANTA MARIA, RS SCHAICH, Gabriel 1 ; PASINI, Mauricio Paulo Batistella 1 ; LINK, Dionisio 1 ; RAFAEL, Motta 1 1 Universidade Federal de

Leia mais

Papel timbrado MANIFESTAÇÃO. (Anexo V - RESOLUÇÃO Nº 16, DE 12 DE MARÇO DE 2010.)

Papel timbrado MANIFESTAÇÃO. (Anexo V - RESOLUÇÃO Nº 16, DE 12 DE MARÇO DE 2010.) Papel timbrado MANIFESTAÇÃO (Anexo V - RESOLUÇÃO Nº 16, DE 12 DE MARÇO DE 2010.) Medida nº: 03 - Subtração, por tempo determinado, do prazo de proteção de direitos sobre patentes de produtos ou processos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SOJA INTACTA RR2 PRO NO CONTROLE DE PRAGAS DESFALHORADORAS

AVALIAÇÃO DA SOJA INTACTA RR2 PRO NO CONTROLE DE PRAGAS DESFALHORADORAS AVALIAÇÃO DA SOJA INTACTA RR2 PRO NO CONTROLE DE PRAGAS DESFALHORADORAS RIBEIRO, Ana Lúcia de Paula 1 ; WEBER, Daniel 2 ; BARASUOL, Douglas 3 ; SCHERER DE LIMA, Alex 4 1.INTRODUÇÃO Plantas geneticamente

Leia mais

MANEJO DO MILHO TIGUERA RR SEMEANDO O FUTURO

MANEJO DO MILHO TIGUERA RR SEMEANDO O FUTURO MANEJO DO MILHO TIGUERA RR É IMPORTANTE Com o foco no controle de plantas daninhas e lagartas, as culturas geneticamente modificadas têm ganhado espaço na preferência do produtor rural, pela redução nos

Leia mais

Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09

Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09 Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09 Alberto Francisco Boldt; Engenheiro agrônomo, pesquisador do Instituto Mato-Grossense do Algodão IMAmt; Caixa Postal: 149, CEP 78.850-000;

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE INSETICIDAS APLICADOS VIA TRATAMENTO DE SEMENTE, NO CONTROLE DE Dichelops furcatus NA CULTURA DO TRIGO 1

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE INSETICIDAS APLICADOS VIA TRATAMENTO DE SEMENTE, NO CONTROLE DE Dichelops furcatus NA CULTURA DO TRIGO 1 EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE INSETICIDAS APLICADOS VIA TRATAMENTO DE SEMENTE, NO CONTROLE DE Dichelops furcatus NA CULTURA DO TRIGO 1 STÜRMER, G. R. 2 ; GUEDES, J. V. C. 3 ; FRANCA, J. 3 ; RODRIGUES, R. B.

Leia mais

A tecnologia INSIDE protegendo o potencial de sementes e plântulas

A tecnologia INSIDE protegendo o potencial de sementes e plântulas A tecnologia INSIDE protegendo o potencial de sementes e plântulas João Carlos Nunes - Ger. TS Latam Nufarm CSM PR _ Agosto, 2016 INSIDE FS é o novo inseticida para tratamento de sementes no portfólio

Leia mais

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado.

Diaphorina citri. Os ovos são colocados em brotações novas Apresentam forma alongada e afilada na extremidade e coloração amarelo-alaranjado. Diaphorina citri O psilídeo Diaphorina citri é o inseto vetor das bactérias que causam o grenning (Huanglongbing/HLB), a principal doença que afeta a citricultura do estado de São Paulo. Ele vive em plantas

Leia mais

REFÚGIO. Soja INTACTA RR2 PRO

REFÚGIO. Soja INTACTA RR2 PRO Soja INTACTA RR2 PRO O é uma ferramenta essencial que preserva os benefícios da tecnologia INTACTA RR2 PRO por dificultar a seleção de insetos resistentes. Para isso, deve-se plantar soja sem a tecnologia

Leia mais

SELETIVIDADE DE THIAMETHOXAM + PROFENOFÓS, EM TRÊS DOSES, AOS PRINCIPAIS PREDADORES DAS PRAGAS QUE OCORREM EM SOJA

SELETIVIDADE DE THIAMETHOXAM + PROFENOFÓS, EM TRÊS DOSES, AOS PRINCIPAIS PREDADORES DAS PRAGAS QUE OCORREM EM SOJA 214 Resultados de soja da Embrapa Trigo SELETIVIDADE DE THIAMETHOXAM + PROFENOFÓS, EM TRÊS DOSES, AOS PRINCIPAIS PREDADORES DAS PRAGAS QUE OCORREM EM SOJA Gabriela Lesche Tonet' Introdução Os inimigos

Leia mais

VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE CULTIVO DE MILHO SAFRINHA

VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE CULTIVO DE MILHO SAFRINHA VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE CULTIVO DE MILHO SAFRINHA Alceu Richetti 1 Introdução O milho safrinha é cultivado em pequenas, médias e grandes propriedades, onde o nível de investimento (adubação,

Leia mais

REFÚGIOMAX AS SEMENTES QUE AJUDAM A PRESERVAR O POTENCIAL DE PRODUTIVIDADE DA SUA LAVOURA RR RR RR RR RR2

REFÚGIOMAX AS SEMENTES QUE AJUDAM A PRESERVAR O POTENCIAL DE PRODUTIVIDADE DA SUA LAVOURA RR RR RR RR RR2 REFÚGIOMAX AS SEMENTES QUE AJUDAM A PRESERVAR O POTENCIAL DA SUA LAVOURA. 2300 RR2 3020 RR2 31 RR2 3700 RR2 4600 RR2 2300 RR2 CICLO HIPERPRECOCE, POSSIBILITANDO A ANTECIPAÇÃO DE COLHEITA. ÓTIMA SANIDADE

Leia mais

Módulo 4. Controle químico

Módulo 4. Controle químico Módulo 4 Controle químico Controle químico Manejo de Helicoverpa spp. Monitoramento e NC - Nunca aplicar com base em calendários Retardar a primeira pulverização o máximo possível Inseticidas seletivos

Leia mais

CONTROLE QUÍMICO DO PERCEVEJO Piezodorus guildinii (Westw.) NA CULTURA DA SOJA

CONTROLE QUÍMICO DO PERCEVEJO Piezodorus guildinii (Westw.) NA CULTURA DA SOJA CONTROLE QUÍMICO DO PERCEVEJO Piezodorus guildinii (Westw.) NA CULTURA DA SOJA Fernando Alves de Albuquerque Luciana Maestro Borges Carlos Alberto Bastos Andrade RESUMO: O presente ensaio foi realizado

Leia mais

CONTROLE QUÍMICO DO PERCEVEJO Dichelops (Neodichelops) melacanthus (DALLAS) (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA

CONTROLE QUÍMICO DO PERCEVEJO Dichelops (Neodichelops) melacanthus (DALLAS) (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) NA CULTURA DO MILHO SAFRINHA ISSN 004564 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste Ministério da Agricultura e do Abastecimento BR 63, km 253,6 Trecho DouradosCaarapó km 5 Caixa Postal 66

Leia mais

FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra.

FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra. FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra. Requisitos para o cultivo de algodoeiro GlyTol LibertyLink, além de boas práticas de manejo integrado de plantas daninhas. Cap 1: Descrição do Produto

Leia mais

EXTRAPROTEÇÃO, ECONOMIA EXTRA.

EXTRAPROTEÇÃO, ECONOMIA EXTRA. EXTRAPROTEÇÃO, ECONOMIA EXTRA. Abril de 2011. Características técnicas Nome comercial: TALSTAR 100 EC Classe: inseticida acaricida Composição: bifentrina (100 g/l) Grupo químico: piretroide sintético Concentração:

Leia mais

Quantificação da produção de ovos e sobrevivência de percevejos fitófagos em sistemas de criação em laboratório

Quantificação da produção de ovos e sobrevivência de percevejos fitófagos em sistemas de criação em laboratório Quantificação da produção de ovos e sobrevivência de percevejos fitófagos em sistemas de criação em laboratório CALIZOTTI, G.S. 1 ; SILVA, F.A.C. 2 ; ROSISCA, J.R. 1 ; PANIZZI, A.R. 2 1 Centro Universitário

Leia mais

Catálogo de Produtos SUL Safra

Catálogo de Produtos SUL Safra Catálogo de Produtos SUL Safra 4 5 niderasementes.com.br IPRO IPRO são as novas cultivares de Soja Nidera Sementes com a revolucionária tecnologia Intacta RR2 PRO. BENEFÍCIOS: PRODUTIVIDADE: Rendimento

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE PERCEVEJOS NA CULTURA DA SOJA (Glycine max (L.) Merrill) EM SANTA MARIA 1

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE PERCEVEJOS NA CULTURA DA SOJA (Glycine max (L.) Merrill) EM SANTA MARIA 1 DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE PERCEVEJOS NA CULTURA DA SOJA (Glycine max (L.) Merrill) EM SANTA MARIA 1 STÜRMER, Glauber Renato 2 ; GUEDES, Jerson V. Carús 3 ; CARGNELUTTI FILHO, Alberto 4 ; SANTOS,

Leia mais

KWS - Catálogo de Milho

KWS - Catálogo de Milho KWS - Catálogo de Milho 2015 1 KWS SAAT AG KWS SAAT AG é a quarta principal empresa de melhoramento de sementes do mundo. Há mais de 150 anos no mercado, ela está presente em mais de 70 países. O objetivo

Leia mais

Controle de Pragas. Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia USP/ESALQ

Controle de Pragas. Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia USP/ESALQ Controle de Pragas Pedro Takao Yamamoto Departamento de Entomologia e Acarologia USP/ESALQ Helicoverpa armigera Traça-do-tomate Tuta absoluta Broca-grande-do-fruto Helicoverpa zea Broca-pequena-do-fruto

Leia mais

Organismos. Predadores. Simone M. Mendes Embrapa Milho e Sorgo

Organismos. Predadores. Simone M. Mendes Embrapa Milho e Sorgo Organismos Não-Alvo Predadores Simone M. Mendes simone@cnpms cnpms.embrapa.br Embrapa Milho e Sorgo Quem são as pragas ALVO do milho no Brasil? Lepidopteros-praga Spodoptera frugiperda Diatrea sacharallis

Leia mais