desafia, não te transforma Semestre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "desafia, não te transforma Semestre"

Transcrição

1 O que não te 1 desafia, não te transforma Semestre

2 Nossos encontros 2 2

3 Nossos encontros 3 AULÃO 3

4 4 Materiais da aula

5 5 Critérios AV I: Redação

6 6 Critérios AV I: Redação Serão descontados pontos da redação ou até pode ser zerada ou anulada: 1) Erros de português; 2) Fuga total ao tema; 3) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa (Introdução, desenvolvimento e conclusão em parágrafos separados); 4) Texto com apenas até 12 linhas; 5) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto; 6) Desrespeito aos direitos humanos; 7) Redação em branco, mesmo com texto apenas em rascunho; 8) Cópia do texto motivador sem as devidas citações e referências; 9) Falta de Coesão e Coerência textual

7 7 Atividade extra: Textos complementares: Unidade II: Apostila, na qual ela busca aprofundar o conceito de Sistemas de Suporte à Decisão Unidade III: ler o Artigo desenvolvido por Raquel Dias Mendes. Redação mínimo 25 linhas, sem cópia literal com citações e referência

8

9 9 Referências: Fundamentos de Sistemas de Informação Por Jorge Luis Nicolas Audy,Gilberto Keller de Sistemas de Informação Por Paige Baltzan,Amy Phillips Tecnologia de Informação e Gestão Empresarial Por MARTIUS VICENTE RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ,AGUSTIN JUAN FERRANTE

10 10 10

11 11 Os avanços tecnológicos nos últimos anos, assim como o processo de globalização provocaram e continuam provocando mudanças no mercado de trabalho. Isso demonstra que surgiu a necessidade de adaptação dos profissionais para compreender as inovações do mercado.

12 12 Situação dos Sistemas de Informação nos anos 80 Os administradores não precisavam saber muito como a informação era coletada, processada e distribuída em suas organizações A tecnologia envolvida era mínima. A informação não era considerada um recurso importante para a empresa O processo administrativo era considerado uma arte pessoal, face a face e não um processo de coordenação global.

13 13 Dados x Informação Dados: fatos em sua forma primária representam coisas do mundo real Ex: nome de um empregado número de horas trabalhadas número peças em estoque pedidos de venda

14 14 Dados x Informação

15 15 Dados x Informação Informação: conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si. Exemplos: total de vendas mensais lista de clientes ordenada por... média de alunos p/turma turmas com menos 10 alunos 15

16 16 Características da Informação Precisa: sem erros Completa: contém todos fatos importantes Econômica: valor informação x custo produção Flexível: pode ser usada diversas finalidades Confiável: dependente método coleta dados Relevante: importante para tomador decisões Simples: evitar sobrecarga, alta complexidade Em tempo: enviada quando necessária Verificável: pode ser checada através outras fontes

17 17

18 18 Classificação dos Sistemas Simples: possui poucos elementos e a relação ou interação entre os mesmos é descomplicada e direta (Bolo) Complexos: possui muitos elementos que são altamente relacionados e interdependentes (Fábrica de Foguetes)

19 19

20 20 Hardware: equipamentos como computadores, impressoras, scanners, leitora de código de barras,... Software: programas e instruções dadas ao computador e ao usuário Banco de Dados: coleção organizada de fatos e informações (cada vez mais valiosos) Telecomunicações: permitem a interligação de sistemas possibilitando a formação de redes de trabalho em um prédio, num país ou no mundo inteiro. Pessoas: quem gerencia, executa, programa e mantém o sistema do computador (profissionais) Procedimentos: estratégias, políticas, métodos e regras usadas pelo homem para operar SI Ex: procedimentos que descrevem quando cada programa deve ser executado, quem pode ter acesso a certas informações ou fatos, que deve ser feito em caso de...

21 21 Ainda podemos dizer que o sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informação em uma organização.

22 22 Tecnologia é um conjunto de conhecimentos e equipamentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. Tecnologia da informação é o conjunto de conhecimentos referentes à concepção, uso e tratamento da informação.

23 23 Tecnologia da Informação é uma das principais ferramentas disponíveis aos gerentes para enfrentar as mudanças. Tecnologia da Informação é o instrumento que mantém a organização integrada hardware software tecnologia de armazenamento tecnologia de telecomunicações

24 24

25 25 Profissionais de Sistema de Informação: * Administrador de Banco de Dados ou DBA (Data Base Administrator); * Administrador de Redes de Computadores; * Analista de Negócio; * Analista de Sistemas; * Programador ou Desenvolvedor.

26 26 Usuários: * CDO Chief Development Officer (Diretor de Desenvolvimento); * CEO Chief Executive Officer (Diretor Executivo); * ITM Information Technology Manager (Gerente de TI); * CTO Chief Technology Officer (Diretor Técnico); * CIO Chief Information Officer (Diretor de Informação); * CKO Chief Knowledge Officer (Diretor de Conhecimento). 26

27 27 O conceito de recursos de hardware compreende todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações. Não abrange somente máquinas, mas também todas as mídias de dados, desde folhas de papel até discos magnéticos.

28 28 Dispositivos de entrada: teclado ou mouse, scanner, microfone, etc. Dispositivos de processamento: CPU dos computadores Dispositivos de saída: monitores, impressoras, etc.

29 29 Os softwares são programas e instruções dadas ao computador e ao usuário a fim de captar, processar e disseminar corretamente as informações.

30 30 Software aplicativo: são programas que processam direto para uso particular de computadores por usuários finais.

31 31 Os softwares de sistemas e aplicativos são categorizados conforme suas aplicações. A seguir algumas categorias: * Sistemas Operacionais (Linux, Windows etc); * Aplicativos de negócio (SAP, Microsiga etc); * Linguagens de programação (Delphi, Cobol, Java etc); * Utilitários (antivírus, compactadores de arquivo, etc); * Automação de Escritório (Office, etc).

32 32 Os dados são considerados como conjunto de elementos que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada, ou seja, tudo o que é gerado no cotidiano de uma organização é um dado. 32

33 33 Banco de Dados é coleção de dados armazenados de forma organizada que guardam dados processados e organizados; podemos citar: Oracle, SqlServer, MySql, Sybase, etc.

34 34 Recursos de Rede * Mídia de comunicações: fio de par trançado, cabo coaxial, cabo de fibra ótica, etc. * Suporte de rede: todos os recursos humanos, de hardware, de software e de dados que apoiam diretamente a operação e o uso de uma rede de comunicações.

35 35 * Computadores e periféricos: servidores, terminais e coletores de dados. * Meio de Transmissão de Dados: cabo par trançada, fibra ótica. * Dispositivos de interface: softwares de gerenciamento de redes. * Dispositivos de interligação: hubs, switches, roteadores.

36 36 Um sistema de informação computadorizado (SIC) é a combinação de hardware, software, banco de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos todos organizados para providenciar a entrada de dados, processar e obter como saída às informações.

37 37 A tecnologia da informação é conhecida como o conjunto de hardware (equipamentos e acessórios), softwares (programas, utilitários, entre outros) e firmware (circuitos integrados).

38 38 Um computador é considerado como um dispositivo físico que recebe dados como entrada, transforma esses dados pela execução de um programa armazenado e envia informações para muitos dispositivos.

39 39 Planejamento Estratégico Competitividade é quando a empresa por vontade própria se mantém em um mercado concorrencial e evolutivo, realizando uma margem de autofinanciamento suficiente para assegurar a sua independência financeira e os meios necessários à sua adaptação.

40 40 A capacidade competitiva de uma organização pode ser medida, por meio de: Capacidade de obter a qualidade total do serviço prestado ao cliente. Rapidez de reação. Capacidade de evolução. Capacidade de inovação.

41 41

42 42 Organização e o Planejamento Estratégico Uma organização é formada por um conjunto de pessoas e de outros recursos com o objetivo de cumprir metas. A primeira meta de uma organização é a geração de lucro por meio do aumento da receita ou da redução de custos. Nas organizações sem fins lucrativos, incluindo-se grupos sociais, grupos religiosos, universidades e outras organizações, o lucro não é uma meta.

43 43

44 44 A estratégia pode ser entendida como um conjunto de atividades ou ações para atingir os objetivos de uma organização, ou seja, ou alvos ou as metas qualificadas e quantificadas que as organizações pretendem alcançar.

45 45 Toda organização visa ao adequado atendimento das necessidades e expectativas de seus clientes, pois assim ela estabelece uma imagem positiva junto à comunidade, realiza negócios e dá continuidade às suas ações.

46 46 O que movimenta esta estrutura é o conjunto de seus sistemas de informações, ou seja, o conjunto de informações produzidas pelos seus sistemas, que permitam o planejamento, a organização, a coordenação e o controle de suas operações.

Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação:

Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação: Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informação: Um sistema de informação (SI) é uma combinação de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E CONCEITOS BÁSICOS

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E CONCEITOS BÁSICOS APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E CONCEITOS BÁSICOS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Objetivo Geral Conhecer os Fundamentos da Computação Conhecer as metodologias para

Leia mais

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação 2 1. Conceitos Básicos de Sistemas de Informação A importância dos Sistemas de Informação Entender a administração e o uso responsável e eficaz dos sistemas de informação

Leia mais

O que não te. desafia, não te transforma. Semestre

O que não te. desafia, não te transforma. Semestre O que não te 1 desafia, não te transforma Semestre 2015.2 1 Nossos encontros 2 2 Nossos encontros 3 AULÃO 3 4 Materiais da aula /aulas 4 5 Critérios AV I: Redação 6 Critérios AV I: Redação Serão descontados

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I

Prof. Me. Elvis Pontes. Unidade I Prof. Me. Elvis Pontes Unidade I TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Tecnologia da informação O que é Tecnologia da Informação (TI)? Organizações empresariais e TI; A organização como um sistema Segundo O Brien

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria Algoritmos e Técnicas de Programação Professora Luciana Faria luciana.faria@ifs.ifsuldeminas.edu.br Conceitos Básicos Computadores??? Máquina composta de elemento físicos do tipo eletrônico É uma máquina

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES NA AULA ANTERIOR OBJETIVOS DA AULA 26/02/2014. Prof. Marcia Cristina. Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho 1

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES NA AULA ANTERIOR OBJETIVOS DA AULA 26/02/2014. Prof. Marcia Cristina. Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho 1 CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA DATA AVALIAÇÃO PROCESSAMENTO DE DADOS E TECNOLOGIAS DE HARDWARE E SOFTWARE 03/04/2014 Trabalho Bimestral Blog Histórico da Informática Dupla - Sugestão:

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Competências: SOP 1. Compreender as abstrações de um sistema operacional e operar um sistema operacional Unix/Linux como

Leia mais

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional Roteiro

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti http://www.mscmariotti.pro.br As informações processadas nos computadores são compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, é chamado

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens.

Ivinhema-MS. Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens. 1 Ivinhema-MS Prof. Esp. Carlos Roberto das Virgens www.carlosrobertodasvirgens.wikispaces.com NOÇOES BÁSICAS DE PERIFÉRICOS E ARQUITETURA DOS COMPUTADORES. Um sistema de informações é um conjunto de componentes

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores

Organização e Arquitetura de Computadores Organização e Arquitetura de Computadores Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores (equipamentos de interconexão, classificação

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Informática na Educação Prof. Msc. Rafael Robson Negrão rafael@uel.br http://www. Escola Bíblica Cristã Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos Hardware Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos como impressoras, scanner, etc. Unidades Periféricas

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Introdução à Informática Engenharia Agrícola Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência

Leia mais

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET ASSUNTO DA APOSTILA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN CAPÍTULO 01 Páginas 10 à 17 1 DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 JÁ COMENTADO AGORA VAMOS AOS DETALHES

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Introdução aos sistemas de informação

Introdução aos sistemas de informação Introdução aos sistemas de informação Sistemas de Informação Sistemas de Informação Um conjunto de informações relacionadas que coletam, manipulam e disseminam dados e informações e fornecem realimentação

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos de Software Armazenamento de dados (unidades de medidas) Redes de computadores

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

Tecnologias da Informação TI /2 Material de apoio ler bibliografia recomendada (Stair)

Tecnologias da Informação TI /2 Material de apoio ler bibliografia recomendada (Stair) Objetivos: Hardware, Software e Sistemas de gerenciamento de Banco de dados. Capítulos 3, 4 e 5 Stair. Hardware (HW) Qualquer maquinário que assiste nas atividades de: Entrada Processamento de um Sistema

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Informática I. Aula /09/2006 1

Informática I. Aula /09/2006 1 Informática I Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ 06/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação de Dados

Leia mais

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.

Objetivo. Introdução à Informática. Estrutura. Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Introdução à Informática Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática. Prof. Saravalli www.profsaravalli.com E-mail: ademir_saravalli@yahoo.com.br 2 Estrutura Conceitos de Hardware Conceitos

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

Componentes dos Sistemas da Informação

Componentes dos Sistemas da Informação Componentes dos Sistemas da Informação 1) RECURSOS HUMANOS: Os recursos humanos incluem as pessoas, que são necessárias para a operação de todos os sistemas de informação. Os recursos humanos abrangem:

Leia mais

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC).

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Apresentação Ano Letivo: 2017 Período: 1º Unidade Curricular: Introdução a Informática Carga Horária: 40hs Prof.: Roitier Campos Gonçalves http://roitier.pro.br Ementa Conceitos básicos de sistemas de

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos

Leia mais

2. Conceitos Básicos. Introdução à Ciência da Computação.

2. Conceitos Básicos. Introdução à Ciência da Computação. 2. Conceitos Básicos Introdução à Ciência da Computação http://www.inf.unioeste.br/~claudia/icc2017.html Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores

Leia mais

Engenharia Civil. Conceitos Básicos. Introdução à Computação

Engenharia Civil. Conceitos Básicos. Introdução à Computação Engenharia Civil Conceitos Básicos Introdução à Computação Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência técnica

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

Tecnologia e Administração

Tecnologia e Administração Tecnologia e Administração A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos técnicos e sua aplicação no negócio. Gerentes e Administradores com

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados Prof. Anderson Henriques Introdução A quantidade de informação relevante para a tomada de decisões nas organizações é muito

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Conceitos Básicos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Tecnologia da

Leia mais

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES Professor Marlon Marcon Introdução Alguns pesquisadores consideram STONEHENGE o 1º computador feito pelo homem. Trata-se de um monumento paleolítico construído de pedras de 3

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores 2018.1 Computador O computador é uma máquina que realiza processamento de dados automaticamente. Ela é formada por um hardware e um software. O Engenho Analítico é o primeiro

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Redes de Telecomunicações Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 TELECOMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONCEITOS BÁSICOS Telecomunicações Reúne toda infraestrutura

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Um sistema computacional é composto basicamente de 4 componentes: hardware, sistema operacional, programas aplicativos

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

Tecnologia da Informação. Softwares. Universidade Estadual de Goiás. Prof. Elisabete Tomomi Kowata

Tecnologia da Informação. Softwares. Universidade Estadual de Goiás. Prof. Elisabete Tomomi Kowata Universidade Estadual de Goiás Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis Curso de Administração Tecnologia da Informação Softwares Prof. Elisabete Tomomi Kowata betetk2010@gmail.com Roteiro

Leia mais

Fundamentos de Banco de Dados Aula I. Prof. Kelyn Schenatto

Fundamentos de Banco de Dados Aula I. Prof. Kelyn Schenatto Fundamentos de Banco de Dados Aula I Prof. Kelyn Schenatto O que é um Banco de dados?? Definições O termo banco de dados refere-se a uma coleção de dados inter-relacionados (SILBERSCHATZ; KORTH; SUDARSHAN,

Leia mais

desafia, não te transforma Semestre

desafia, não te transforma Semestre O que não te 1 desafia, não te transforma Semestre 2015.2 1 Nossos encontros www.admvital.com 2 2 Nossos encontros www.admvital.com 3 AULÃO 3 4 Materiais da aula www.admvital.com/aulas 4 5 Critérios AV

Leia mais

Aula 2 - Programação de Computadores - CI208 1/21

Aula 2 - Programação de Computadores - CI208 1/21 Aula 2 - Programação de Computadores - CI208 Professor: Leonardo Gomes leonardog@inf.ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brazil 2016 - Segundo semestre Aula 2 - Programação de Computadores - CI208 1/21

Leia mais

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação

Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores. Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação Fundamentos da Informática e Manutenção de Computadores Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Dispositivos de entrada e saída Qual a diferença entre dispositivos

Leia mais

Controladores Lógicos Programáveis (CLP) Disciplina: TAIE4

Controladores Lógicos Programáveis (CLP) Disciplina: TAIE4 (CLP) Disciplina: TAIE4 Profº. Fernando Barros Rodrigues 1 Um Controlador Lógico Programável (CLP) é um dispositivo eletrônico que possui memória programável para armazenar instruções e executar funções

Leia mais

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Introdução a Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Introdução a Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 41 Definição de SO Sistema Operacional É um conjunto de rotinas (programa) executado pelo processador que controla o funcionamento do computador como

Leia mais

Introdução à Informática O COMPUTADOR

Introdução à Informática O COMPUTADOR Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Introdução à Informática O COMPUTADOR DISCIPLINA: Fundamentos em Informática O COMPUTADOR Quantas atividades

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Projeto de Algoritmos

Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Introdução aos Sistemas Computacionais Prof. Ernani Viriato de Melo / Reginaldo Costa http://www.ernani.eti.br http://reginaldofazu.blogspot.com 2º Semestre - 2008 Conceitos Básicos

Leia mais

Modelo de Von Neumann. Modelo de Von Neumann. Componentes básicos de um computador. Modelo de Von Neumann ARQUITETURA DE HARDWARE

Modelo de Von Neumann. Modelo de Von Neumann. Componentes básicos de um computador. Modelo de Von Neumann ARQUITETURA DE HARDWARE Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas em memória (programas em código

Leia mais

Introdução a Sistemas de Informação

Introdução a Sistemas de Informação Introdução a Sistemas de Informação Agenda Definições Classificação dos sistemas Componentes Objetivos gerais e empresariais Dimensões Organização Abordagem de resolução de problemas Definição - SI Conjunto

Leia mais

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados.

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados. Informática: termo que provém da contração das palavras Informação automática. É a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. Principais funções: - desenvolvimento de novas máquinas

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

Tecnologia da Informação. Softwares. Universidade Estadual de Goiás. Prof. Elisabete Tomomi Kowata

Tecnologia da Informação. Softwares. Universidade Estadual de Goiás. Prof. Elisabete Tomomi Kowata Universidade Estadual de Goiás Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis Curso de Administração Tecnologia da Informação Softwares Prof. Elisabete Tomomi Kowata betetk2010@gmail.com Roteiro

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática 1 FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução à Informática Introdução a Computação e Suas Aplicações Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim

MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES LISTA DE EXERCÍCIOS. Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: Fim MÓDULO 3: REDES E TELECOMUNICAÇÕES 1 LISTA DE EXERCÍCIOS EXERCÍCIO SOBRE COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE Questões sobre o Estudo de Caso da Comunicação por Satélite: 1. Quais são as vantagens e limitações das

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISTEMA OPERACIONAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL? Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 03 Bit e Byte 1 -Introdução Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação

Leia mais

Aula 05. Conceitos de SI 22/08/2012. Conceitos de Sistemas de Informação: Definições e Importância; Elementos; Dado; Informação e Conhecimento.

Aula 05. Conceitos de SI 22/08/2012. Conceitos de Sistemas de Informação: Definições e Importância; Elementos; Dado; Informação e Conhecimento. Aula 05 Conceitos de Sistemas de Informação: Definições e Importância; Elementos; Dado; Informação e Conhecimento. Sistemas de Informação TADS 4. Semestre Prof. André Luís 1 2 Conceitos de SI Um sistema

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivo do Curso Apresentar os conceitos básicos de informática, de software e de hardware. Introduzir os conceitos relativos à representação

Leia mais

PLANO DE INFORMÁTICA

PLANO DE INFORMÁTICA PLANO DE INFORMÁTICA ITAPEVI 2019 1 PLANO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO E SEGURANÇA NA TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E/OU INFORMAÇÃO Independente da área de atuação de um bom profissional nos dias atuais a FAEESP

Leia mais

Também conhecidos como programas. Conjunto de instruções organizadas que o processador irá executar. É o software que torna o computador útil.

Também conhecidos como programas. Conjunto de instruções organizadas que o processador irá executar. É o software que torna o computador útil. Software 2 Também conhecidos como programas. Conjunto de instruções organizadas que o processador irá executar. É o software que torna o computador útil. Informando quais as instruções e como executar

Leia mais

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Matrícula: 1º Bim. Curso: Administração Data: 02/04/2019

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Matrícula: 1º Bim. Curso: Administração Data: 02/04/2019 Aluno: Matrícula: 1º Bim Curso: Administração Data: 02/04/2019 Disciplina: Tecnologia da Informação Nota: Visto: Instruções: Esta é uma prova individual composta por 9 (nove) questões distribuídas entre

Leia mais

Unidade Il GERENCIAMENTO DE. Prof. Victor Halla

Unidade Il GERENCIAMENTO DE. Prof. Victor Halla Unidade Il GERENCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA Prof. Victor Halla A Tecnologia da Informação Existe desde os primórdios da civilização; Quando os homens das cavernas faziam desenhos rupestres, eles já guardavam

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 10 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 10-05/10/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

INFORMÁTICA: Informação automática

INFORMÁTICA: Informação automática INTRODUÇÃO INFORMÁTICA: Informação automática Definição: é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação (encarregada pelo estudo e desenvolvimento de máquinas e métodos para processar

Leia mais

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. A unidade central de processamento é um exemplo

Leia mais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais

Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais 1 2 Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões 3

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

Informática básica SOFTWARE.

Informática básica SOFTWARE. Informática básica SOFTWARE isabeladamke@hotmail.com Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o computador (programas) Instruções codificadas necessárias para

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

1. O que significa a sigla TIC? A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.

1. O que significa a sigla TIC? A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação. 1. O que significa a sigla TIC? A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação. 2. Distingue informação de dados. Informação é a mensagem que se obtém quando se processam / organizam os

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES FACULDADE DOS GUARARAPES INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES Conceitos Básicos Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com romulocesar@faculdadeguararapes.edu.br www.romulocesar.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais