PARTES DA CÉLULA Parte II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTES DA CÉLULA Parte II"

Transcrição

1 PARTES DA CÉLULA Parte II Prof. Claudio Pozzatti

2 CITOPLASMA O Citoplasma abrange toda a região da célula situada entre a Membrana e o Núcleo da célula. Nas células vivas, o Citoplasma é um líquido gelatinoso denominado de Hialoplasma ou Citoplasma Fundamental ou ainda Matriz Citoplasmática. Imersos no Hialoplasma encontram-se as organelas celulares e as inclusões sólidas.

3 PARTES DO CITOPLASMA: HIALOPLASMA: ECTOPLASMA Estado de gel, parte mais periférica. ENDOPLASMA Estado de sol, parte mais central. CITOESQUELETO - Microtúbulos e Microfilamentos. INCLUSÕES SÓLIDAS. ORGANÓIDES ou ORGÂNULOS: São responsáveis pelas funções vitais da célula. São eles (12): - Retículo Endoplasmático Rugoso. - Ribossomos. - Reticulo Endoplasmático Liso. - Lisossomos. - Complexo de Golgi. - Mitocôndrias. - Plastos ou Plastídeos. - Vacúolos. - Centríolos ou Centro Celular. - Peroxissomos. - Cílios e Flagelos. - Esferossomos.

4 HIALOPLASMA O Hialoplasma (ou Citosol) é constituído basicamente de água e proteínas. Distingue-se duas partes: - ECTOPLASMA: Hialoplasma mais externo, mais denso e em estado de gel; - ENDOPLASMA: Hialoplasma mais interno, próximo ao núcleo, é mais fluído e está em estado de sol. As regiões do Hialoplasma que estão em estado de Gel e de Sol podem sofrer mudanças, um se transformar em outro temporariamente, principalmente durante os movimentos citoplasmáticos.

5 MOVIMENTOS DO HIALOPLASMA CICLOSE Movimento de circulação permanente do Hialoplasma, principalmente em estado de Sol, em que se forma uma corrente que carrega os diversos organóides e distribui substâncias ao longo do Citoplasma. Este movimento de Ciclose se verifica mais intensamente em células de vegetais. Ele ocorre ao redor de Vacúolos. MOVIMENTO AMEBÓIDE Movimento que acontece devido a correntes energéticas de deslocamento do Hialoplasma em uma determinada direção. Neste tipo de movimento ocorre a formação de Pseudópodes (falsos pés). Este movimento Amebóide se verifica em protozoários chamados de Amebas e em Glóbulos Brancos do sangue.

6 CITOESQUELETO Relacionado com a forma e a motilidade celular, o Citoesqueleto é formado por dois elementos: MICROTÚBULOS São delgados cilindros com 25 nm de diâmetro, constituído de Tubulina, uma proteína de estrutura helicoidal. Eles formam uma complexa rede junto à membrana celular, Funções: Realizar movimentos intracelulares; formar os Microfilamentos para a ascensão cromossômica durante a divisão celular; participam dos movimentos de endocitoses; atuam na manutenção da forma da célula. MICROFILAMENTOS São filamentos de 4 a 6 nm, formados por duas proteínas, Actina e Miosina, que atuam na motilidade celular, que ocorre, por exemplo, na contração muscular.

7 INCLUSÕES SÓLIDAS São acúmulos de diversas substâncias, as quais não têm função intracelular pois não têm vida. As Inclusões Sólidas resultam da atividade celular, mas não são expelidas pela célula pois a mesma não têm esta capacidade. Elas são mais abundantes em células de vegetais e podem se apresentar sob as formas de cristais, agulhas ou pequenas formações globóides. São exemplos de Inclusões Sólidas: Glicogênio, gotas Lipídicas e pigmentos diversos.

8 ORGANÓIDES ou ORGÂNULOS CELULARES São estruturas citoplasmáticas especializadas na realização de determinadas funções vitais, tais como: circulação, respiração, digestão, excreção e reprodução. Organóides da Célula Animal:

9 Organóides da Célula Vegetal:

10 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO São formados por um conjunto de Membranas Lipoprotéicas constituindo um sistema de canalículos (túbulos) e sáculos ou vesículas achatadas que formam um verdadeiro labirinto no Citoplasma. As Membranas do Retículo Endoplasmático podem exibir Ribossomos (Retículo Endoplasmático Rugoso ou Granular) ou não (Retículo Endoplasmático Liso ou Agranular), aderidos em sua superfície externa. Funções do RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO ou AGRANULAR: - Aumentar a superfície interna da célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas; - Facilitar o intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio externo; - Auxiliar a circulação intracelular, por permitir um maior deslocamento de partículas de uma região para outra; - Armazenar substâncias diversas; - Produzir Lipídios, principalmente Esteróides.

11 Funções do RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO ou GRANULAR: - Aumentar a superfície interna da célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas; - Facilitar o intercâmbio de substâncias entre a célula e o meio externo; - Auxiliar a circulação intracelular, por permitir um maior deslocamento de partículas de uma região para outra; - Armazenar substâncias diversas; - Produzir Lipídios, principalmente Esteróides. - Promover a síntese de Proteínas, por isso, este Retículo é também denominado de ERGASTOPLASMA. Obs: A síntese de Proteínas ocorre devido a presença de inúmeros Ribossomos aderidos a sua membrana.

12 RIBOSSOMOS São grânulos não membranosos e submicroscópios (só visíveis ao Microscópio Eletrônico). Estes grânulos são constituídos de Ribonucleoproteínas, ou seja, RNAr e Proteínas. Função: Realizar a síntese das proteínas.

13 COMPLEXO DE GOLGI É um sistema de membranas lisas que formam vesículas e sáculos achatados, dispostos paralelamente um sobre o outro. Estas vesículas se desprendem por brotamento dos sáculos achatados. Nas células de vegetais e invertebrados, o Complexo de Golgi aparece geralmente fragmentado e se mostra disperso pelo Hialoplasma. Esses fragmentos são chamados de DICTIOSSOMOS ou GOLGIOSSOMOS. Funções: - Armazenamento de proteínas para exportação; - Organização do Acrossomo nos espermatozóides. O Acrossomo tem a função de desfazer o envólucro do Óvulo permitindo a fecundação do espermatozóide; - Realizar a síntese de Glicoproteínas (Proteínas complexas). Ex: Muco das fossas nasais.

14 LISOSSOMOS São pequenos corpúsculos ou vesículas ricas em enzimas digestivas, as quais se originam do Complexo de Golgi. Função: Promover a digestão de substâncias. Tipos: Lisossomos Primários São Lisossomos recém-formados a partir do Complexo de Golgi e que ainda não intervieram nos processos digestivos. Lisossomos Secundários São os Lisossomos em atividade que, além das enzimas, contêm o material a ser digerido. São o resultado da união dos Lisossomos Primários com os Fagossomos ou com os Pinossomos. Corpos Residuais São os Lisossomos que contêm substâncias não digeridas e que são eliminadas por Clasmocitose, um processo inverso ao da Fagocitose.

15 Lisossomos e a digestão intracelular

16 FENÔMENOS PROVOCADOS PELOS LISOSSOMOS AUTOFAGIA - Os Lisossomos promovem a digestão de organelas inativas. Parte delas é aproveitada como fonte de energia pela célula e parte é eliminada da célula por Clasmocitose. AUTÓLISE ou CITÓLISE Quando os Lisossomos destroem a sua própria membrana envoltora, espalhando suas enzimas digestivas no Citoplasma, destruindo assim toda a célula causando-lhe a morte. Esse fenômeno pode ter algum valor no processo de remoção de células mortas. Ex: DOENÇA DE SILICOSE: A inspiração de Sílica leva à formação de um tecido fibroso nos Pulmões, com a conseqüente redução da superfície respiratória, o acúmulo de Sílica nos Lisossomos afeta a estabilidade da membrana Lisossômica. Isso pode levar os Lisossomos a agirem como bolsas suicidas.

17 PLASTOS ou PLASTÍDEOS Órganóides típicos de células vegetais. Estão classificados de acordo com a sua função em: LEUCOPLASTOS São Plastos incolores, desprovidos de pigmentos, que se caracterizam por acumular substâncias nutritivas. Ex: Amiloplastos reservam amido. Proteoplastos reservam proteínas. CROMOPLASTOS São Plastos responsáveis pela realização da Fotossíntese. Os Cromoplastos mais abundantes são os Cloroplastos (verde), mas existem também os Xantoplastos ( amarelo ), Eritroplastos ( vermelho ) e os Feoplastos ( pardo ).

18 CLOROPLASTOS Os Cloroplastos são ricos em clorofila alfa(verdeazulada) e clorofila Beta (verde-amarelada). A maior quantidade de Cloroplastos são encontrados nas folhas dos vegetais. Vistos ao microscópio eletrônico, o Cloroplasto revela a presença de: Membrana Dupla uma externa e uma interna que possui dobras para seu interior, chamadas de Lamelas. Estroma Matriz interna e incolor, basicamente protéica. No Estroma encontra-se RNA, DNA e Ribossomos dando-lhe a capacidade de auto-duplicação. Lamelas Lipoprotéicas São placas achatadas, formadas pelas dobras da membrana interna e situadas no Estroma. Sobre estas placas encontram-se os Grana. Grana É formado por um conjunto de Granum.

19 Granum É formado por um conjunto de discos achatados chamados de Tilacóides. Tilacóides São discos achatados e empilhados, onde encontra-se os pigmentos fotossintetizantes responsáveis pela realização da Fotossíntese. O pigmento mais comum é a Clorofila (cor verde).

20 MITOCÔNDRIAS São organóides altamente especializados, responsáveis pela realização do processo da respiração celular. A respiração celular é o fenômeno bioquímico pelo qual as células retiram a energia acumulada nas substâncias orgânicas. Nas Mitocôndrias ocorre a produção de ATP (Adenosina Trifosfato) que é a energia necessária para o funcionamento de toda a célula e em conseqüência de todo o organismo dos seres vivos.

21 Cada Mitocôndria é constituída de: Membrana Envoltora dupla - Uma Membrana externa e outra interna. A Membrana interna é toda pregueada aumentando assim a sua superfície. Cristas Mitocondriais São as dobras (pregas) da Membrana interna, as quais estão em contato com a Matriz Mitocondrial. Matriz Mitocondrial É um coloide gelatinoso que contêm DNA, RNA e Ribossomos proporcionando a autoduplicação da Mitocôndria. Corpos Elementares Estruturas encontradas nas Cristas Mitocondriais, pequenas granulações onde ocorre as reações químicas da Cadeia Respiratória ( 3ª etapa do processo respiratório).

22

23 TIPOS DE RESPIRAÇÃO QUE OCORREM NOS SERES VIVOS Respiração Aeróbia ou Aeróbica Realizada pelos seres vivos que utilizam o Oxigênio no processo respiratório. A degradação de moléculas orgânicas (glicose) ocorre em três etapas: 1º) GLICÓLISE Ocorre no Hialoplasma e sem a participação do Oxigênio. 2º e 3º) CICLO DE KREBS e CADEIA RESPIRATÓRIA Ocorre no interior das Mitocôndrias com a participação do Oxigênio. A maioria dos seres vivos realizam este tipo e respiração Aeróbica. Respiração Anaeróbia ou Anaeróbica Este tipo de respiração é realizada pelos seres vivos que retiram a energia de compostos orgânicos sem a utilização do Oxigênio. Esta respiração Anaeróbica é realizada por algumas Bactérias: Bacilo do Tétano, bactérias Desnitrificantes, etc, e também pelo Levedo de cerveja.

24 VACÚOLOS São organóides saculiformes ou vesiculares que contêm em seu interior metabólicos. Os Vacúolos são revestidos por uma membrana lipoprotéica denominada TONOPLASTO. Ao conjunto de vacúolos de uma célula dá-se o nome de VACUOMA. Os Vacúolos são bem mais freqüentes e maiores em tamanho nas células vegetais do que nas células de animais.

25 Classificação dos Vacúolos de acordo com a sua função em: Vacúolos do Suco Celular Em células vegetais jovens eles são numerosos e pequenos. Mas, à medida que a célula vai crescendo, esses Vacúolos vão se fundindo de maneira a originar, nas células adultas, um único e volumoso Vacúolo que ocupa uma posição central, deslocando o núcleo para a periferia da célula. Em seu interior encontra-se o Suco Vacuolar, solução aquosa que pode conter açucares, óleos, sais, pigmentos e outras substâncias. Suas funções são: - Promover o armazenamento de substâncias; - Participar da regulação Osmótica. Vacúolos Digestivos Relacionados com a digestão intracelular. Vacúolos que armazenam gorduras Encontrados nas células adiposas, sob a pele. Vacúolos Residuais Resultam da digestão Fagocitária ou Pinocitária, contêm resíduos diversos, que devem ser eliminados para o meio externo da célula através do processo de Clasmocitose.

26 Vacúolos Pulsáteis ou Contráteis - Este tipo de vacúolo é encontrado nos Protozoários de água doce. Nesses organismos, o fluído citoplasmático é hipertônico em relação ao meio em que vivem. Assim, ocorre um contínuo fluxo de água, por Osmose, do meio ambiente para o interior da célula, o quepoderia provocar sua ruptura, não fosse a atividade reguladora do Vacúolo Pulsátil. Esse vacúolo atuarecolhendo o excesso de água que penetrou na célula e, através de movimentos de pulsação, elimina essa água para o meio externo.

27 CENTRÍOLOS ou CENTRO CELULAR Organelas fibrilares, não membranosas, constituídos por 27 túbulos de natureza protéica, organizados em 9 grupos de 3 Microtúbulos. Em geral, a célula apresenta um par de Centríolos dispostos perpen-dicularmente um em relação ao outro. Ao conjunto (par) dá-se o nome de DIPLOSSOMO. Os Centríolos não aparecem em células de vegetais superiores (Gymnospermae e Angiospermae). Funções: - Orientar o fuso Mitótico e Meiótico; - Formar os corpúsculos basais de Cílios e de Flagelos; - Coordenar os movimentos dos Cílios e dos Flagelos.

28 CÍLIOS e FLAGELOS Os Cílios e Flagelos são estruturas encontradas em diversas células e promovem a movimentação celular. A diferença entre eles deve-se basicamente a três fatores: - Os cílios são mais curtos que os flagelos: os cílios têm comprimento de 2 a 10 microns e os Flagelos, de 100 a 200 microns; - Os Cílios são mais numerosos do que os Flagelos, por célula: células ciliadas têm um grande número de cílios, enquanto células flageladas têm, em geral, poucos flagelos ou apenas um; - O movimento ciliar é diferente do movimento flagelar, como mostra a figura a seguir.

29 Os Cílios e Flagelos são Centríolos modificados e muito alongados. A parte basal, que lhes dá origem, é chamada de Cinetossomo ou Corpúsculo Basal e tem a mesma estrutura do Centríolo. Desse Cinetossomo, dois Microtúbulos protéicos de cada grupo de três alongam-se, empurrando a Membrana Plasmática. São formados, ainda, dois Microtúbulos centrais. Os Cílios e os Flagelos, então, são formados por nove grupos de dois Microtúbulos centrais.

30 Os Cílios e os Flagelos ocorrem em células de muitos Protistas, como é o caso dos Ciliados (Paramecium) e dos Flagelados (Euglena). Nos organismos multicelulares eles são encontrados nos Espermatozóides (flagelo), nas células que revestem a cavidade da Traquéia (cílios), nas células que revestem as Tubas Uterinas (cílios),etc.

31 PEROXISSOMOS São pequenas organelas vesiculares repletas de enzimas Oxidantes, as quais promovem a oxidação de diversas moléculas orgânicas. Os Peroxissomos acumulam enzimas produzidas pelo Retículo Endoplasmático Rugoso. E, são encontrados somente em células de animais. Exemplos de enzimas oxidantes: Catalase Enzima capaz de decompor o Peróxido de Hidrogênio (H 2 O 2 ), mais conhecido como água oxigenada, em água comum e oxigênio, conforme a seguinte equação: 2H 2 O 2 catalase 2H 2 O + O 2 A água oxigenada é comumente aplicada em ferimentos, para combater microrganismos anaeróbios estritos, que morrem em presença de gás oxigênio, como é o caso da bactéria causadora do Tétano. Células do Fígado As enzimas oxidantes dos Peroxissomos no Fígado convertem o Álcool Etílico, ingerido através de bebidas alcoólicas em Aldeído Acético, contribuindo assim para o processo de desintoxicação do organismo.

32 ESFEROSSOMOS Pequenas organelas vesiculares que contêm enzimas Hidrolizantes, as quais participam das reações de Hidrólise, portanto, atuam na digestão celular. Os Esferossomos são encontrados apenas em células de vegetais.

33 F I M

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto CITOESQUELETO Funções: - Estabilização da forma celular - Estruturação e organização do citoplasma - Locomoção - Transporte intracelular Suas

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três características: São dotadas de membrana plasmática; Contêm citoplasma

Leia mais

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto

Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Orgânulos do citoplasma Aulas 21 a 24 Capítulo 9 do livro texto Como estudar a célula? Na década de 50 microscópio eletrônico 1milímetro = 1m/1000 = 0,1 cm 1micrômetro = 1m/1.000.000 = 0,0001 cm 1 nanômetro

Leia mais

Organelas. Parte II. Natália Paludetto

Organelas. Parte II. Natália Paludetto Organelas Parte II Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Lisossomos Enzimas produzidas no RER Complexo de Golgi empacotamento Lisossomo primário + corpúsculo (fagocitose, pinocitose heterofagia

Leia mais

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas Prof.ª Débora Lia Biologia MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa CITOPLASMA E ORGANELAS Prof. Piassa A CÉLULA 1 Citosol (Hialoplasma) Constituído de água e proteínas, as quais formam um colóide, o qual é mais viscoso na periferia da célula. Local de ocorrência de reações

Leia mais

Cap. 6 Citoplasma e Organelas

Cap. 6 Citoplasma e Organelas Cap. 6 Citoplasma e Organelas CITOPLASMA Características gerais: Kytos célula / Plasma Líquido Em PROCARIONTES: Líquido viscoso Citosol + DNA (nucleoide + plasmídios) + ribossomos Ausência de membranas

Leia mais

Membrana plasmática (plasmalema)

Membrana plasmática (plasmalema) Membrana plasmática (plasmalema) Bicamada lipídica (fosfolipídio + colesterol) responsável pela proteção e pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula (permeabilidade seletiva). Modelo do

Leia mais

CITOPLASMA ÚNICO PROFESSOR BELLINATI

CITOPLASMA ÚNICO PROFESSOR BELLINATI CITOPLASMA ÚNICO PROFESSOR BELLINATI CÉLULAS UNIDADE FUNDAMENTAL DA VIDA membrana plasmática; citoplasma com citosol e organelas; material genético (DNA). Célula Bacteriana (procariota) CITOPLASMA PROCARIOTO

Leia mais

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA CITOLOGIA II CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA Hialoplasma = citoplasma organelas Estado coloidal: Água e substâncias dissolvidas como: sais, açúcares, proteínas (Ex: actina e tubulina) Formam o Citoesqueleto:

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo CÉLULA ANIMAL Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado

Leia mais

CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES

CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES Citoplasma e organelas citoplasmáticas CITOPLASMA ORGANISMOS PROCARIONTES Ribossomos - Realiza a síntese de proteínas; Mesossomo - invaginação da membrana plasmática e tem como função realizar a respiração

Leia mais

Biologia. Citoplasma e Organelas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Citoplasma e Organelas. Professor Enrico Blota. Biologia Citoplasma e Organelas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CITOPLASMA E ORGANELAS O citoplasma é um espaço entre a membrana e o núcleo preenchido por um material conhecido

Leia mais

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto

Citoplasma. Citoesqueleto e organelas. Natália Paludetto Citoplasma Citoesqueleto e organelas Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Citoplasma celular Sinônimos hialoplasma, matriz citoplasmática, citossol; Acreditava-se que era um fluido homogêneo e

Leia mais

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci

CITOLOGIA. Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Equipe de Biologia Leonardo da Vinci CITOLOGIA Unicelulares x Pluricelulares Procariontes x Eucariontes CÉLULA ANIMAL CÉLULA ANIMAL Citoplasma (Citosol ou Hialoplasma) Substância gelatinosa (aquosa)

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Rodrigues Biologia - 9ºano EF CITOPLASMA 1 2 5 6 7 8 9 10 3 11 4 12 SUSTENTAÇÃO INTERNA DA CÉLULA E MOVIMENTOS CELULARES CITOESQUELETO: Conjunto de filamentos;

Leia mais

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas.

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas. CITOLOGIA Citoplasma 1. Contém uma substância gelatinosa onde ocorrem as reações químicas. 2. Local onde estão submersas as organelas. Citoesqueleto 1. Formado por proteínas que mantém a forma celular;

Leia mais

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL CÉLULAS As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Instituto Federal de Santa Catarina Curso de Biotecnologia Prof. Paulo Calixto 1943 1944 1953 1956 1961-66 1973 1975 1982 1988 1990 1996 2000-03 Biotecnologia Algumas

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. PlanetaBiologia.com. EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS PlanetaBiologia.com EE José Mamede Biologia 1ºano Prof Daniel Algumas considerações importantes: Apesar da diversidade, algumas células compartilham ao menos três

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR

1º EM Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR 1º EM Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos; As células podem apresentar formas

Leia mais

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx

Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas. 1 xx/xx Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas 1 xx/xx CITOPLASMA DE UMA CÉLULA PROCARIONTE Matriz amorfa com muita água, vários íons e moléculas dissolvidas Ausência de organelas membranosas, exceto mesossoma

Leia mais

Células procarióticas. Disponível em: <http://www.uic.edu/classes/bios/bios100/lectures/prok02.jpg>. Acesso em: 12 mar

Células procarióticas. Disponível em: <http://www.uic.edu/classes/bios/bios100/lectures/prok02.jpg>. Acesso em: 12 mar Citoplasma Células procarióticas Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2012. Células eucarióticas Preenchido pelo hialoplasma ou citosol Possui

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Prof.: Amarildo Terra RESUMO-CITOPLASMA Aluno(a): SÉRIE 1ª TURMA DATA: / /2017 1-RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO É uma rede de canais tubulares e sáculos achatados, sendo que

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS MEMBRANA CELULAR Envoltório comum a todas as células. Composição: fosfolipoprotéica. Duas camadas fosfolipídicas com proteínas boiando nelas; Formam o modelo do Mosaico Fluido,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA CITOPLASMA Prof.Fernando Luís Bacelar Lobato São Luís 2011 CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental

Leia mais

O CITOPLASMA. Prof. André Maia. O Movimento amebóide é um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes.

O CITOPLASMA. Prof. André Maia. O Movimento amebóide é um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes. O CITOPLASMA Prof. André Maia Conceito É a região da célula localizada entre a membrana plasmática e o núcleo, preenchida por uma substância gelatinosa (semi-líquida), na qual estão mergulhadas as organelas

Leia mais

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João

Ensino Médio Biologia Professor João C4 H14, 15 ESTRUTURA CELULAR. Biologia Professor João Ensino Médio Biologia Professor João ESTRUTURA CELULAR Biologia Professor João Características gerais Um ser humano têm aproximadamente 3 trilhões de células distribuídas entre mais ou menos 200 tipos;

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Prof a Cristiane Oliveira CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. Profa Melissa Kayser CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Profa Melissa Kayser CITOPLASMA Células procarióticas: Corresponde a todo o ambiente celular delimitado pela MP; Componentes: 1. Citosol (líquido gelatinoso 80% água

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela

CITOPLASMA. Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela CITOPLASMA Editado por Profº Moisés Myra Araújo Profª Ana Luisa Miranda Vilela www.bioloja.com CITOPLASMA - COMPONENTES Hialoplasma, citosol ou citoplasma fundamental Citoesqueleto Organelas citoplasmáticas

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citoplasma Citoplasma Citoesqueleto Organelas Celulares Citoplasma Também chamado de hialoplasma. Em células eucariontes o citoplasma compreende o espaço

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

Classificação dos seres vivos

Classificação dos seres vivos Classificação dos seres vivos Estudos filogenéticos separam os seres vivos em três grandes grupos ou domínios. Células Eucariontes e Procariontes Profª bióloga: Fernanda Pereira O que são células? As células

Leia mais

HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA

HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano CITOPLASMA É também chamado de HIALOPLASMA, CITOPLASMA FUNDAMENTAL, MATRIZ CITOPLASMÁTICA ou CITOSOL. É uma

Leia mais

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09

BIOLOGIA CITOLOGIA. Módulo 47 Página 04 à 09 Módulo 47 Página 04 à 09 Microscopia - Hans e Zacharias Janssen (1595) Brinquedos - Antonie van Leeuwenhoek Estudos biológicos, aumento de 200x, glóbulos, espermatozóides, etc - Robert Hooke (1665) Célula

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS.

CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS. CITOPLASMA E ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS O Citoplasma - Todas as células compartilham ao menos três características: - Membrana plasmática; - Citoplasma; - Material genético. - Quanto ao padrão de organização,

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª. Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª. Gardênia CITOPLASMA Há uma imensa diversidade de células: células nervosas, musculares... Partes fundamentais da célula: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Leia mais

Professora Denise Biologia

Professora Denise Biologia Citologia CITOPLASMA Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Célula Procariótica x Eucariótica Não há membrana nuclear Há apenas ribossomos Bactérias Há membrana nuclear (carioteca) Há todas

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS BIOLOGIA ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Profª. Adriane Guimarães CITOPLASMA É todo o ambiente interno da célula, região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. Formado por um líquido gelatinoso,

Leia mais

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE C itologia Viver é arriscar tudo. Caso contrário você é apenas um pedaço inerte de moléculas montadas aleatoriamente à deriva onde o universo te sopra. Rick and Morty O que a citologia estuda? Definindo

Leia mais

CITOLOGIA II (UECE/ENEM)

CITOLOGIA II (UECE/ENEM) CITOLOGIA II (UECE/ENEM) A célula bacteriana Nucleóide http://recursostic.educacion.es/ciencias/biosfera/web/alumno/1bachillerato/organizacion_sv/imagenes/bacteria_letreros.jpg Procariontes x Eucariontes

Leia mais

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site:

Av. Higienópolis, 769 Sobre Loja Centro Londrina PR. CEP: Fones: / site: Organelas celulares As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade,

Leia mais

CITOPLASMA. pág.174. Profa. Márcia

CITOPLASMA. pág.174. Profa. Márcia CITOPLASMA pág.174 Profa. Márcia Citoplasma de uma cél. Procariótica (bact. e arqueas) - toda célula, delimitado pela membrana plasmática. Constituição líquido viscoso e semitransparente (citosol), composto

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Morfologia da célula de procariotos e eucariotos. Células Procarióticas Células Eucarióticas Células Procarióticas Exemplos: Células Procarióticas Células

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO-OESTE UNIDESC CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA & CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina de Biologia Celular ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Médico Veterinário Há pessoas

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 87 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Além

Leia mais

Organização do citoplasma

Organização do citoplasma ANDREW SYRED/SPL/LATINSTOCK Organização do citoplasma Citoplasma Das células procarióticas (bactérias e arqueas) Citosol (material genético) Ribossomos Das células eucarióticas (animais, vegetais, protoctistas

Leia mais

AULA 4 : CITOPLASMA E ORGANELAS

AULA 4 : CITOPLASMA E ORGANELAS AULA 4 : CITOPLASMA E ORGANELAS INÍCIO DA CITOLOGIA Século XVI Fonte: Google imagens met INÍCIO DA CITOLOGIA Metade do século XVII: 1 lente- microscópio simples 300x Holandês Antony van Leeuwnhoek (1632-1723)

Leia mais

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Biologia Molecular e Celular Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Citologia o O fenômeno da vida o Origem e evolução das células o Características

Leia mais

CITOLOGIA. Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas. MSc Monyke Lucena

CITOLOGIA. Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas. MSc Monyke Lucena CITOLOGIA Membrana Plasmática: Especializações Citoplasma: Organelas MSc Monyke Lucena Membrana Plasmática -Especializações Microvilosidades: São expansões semelhantes a dedos de luvas, que aumentam a

Leia mais

Ciclo de Revisão: Membranas Celulares e Citoplasma

Ciclo de Revisão: Membranas Celulares e Citoplasma CURSO: Ensino Médio Integrado ANO: 2º DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Dra. Jaqueline Figuerêdo Rosa Ciclo de Revisão: Membranas Celulares e Citoplasma Qual a função das Membranas Celulares? Principais

Leia mais

CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO

CENTRÍOLOS, CÍLIOS, FLAGELOS E FUSO MITÓTICO CAPÍTULO 9 Citoplasma CITOPLASMA Citoplasma: região entre a MP e o núcleo. Nele encontramos: citosol ou hialoplasma: material gelatinoso, formado de íons e moléculas orgânicas dissolvidas em água, onde

Leia mais

Lisossomo e seu papel

Lisossomo e seu papel O CITOPLASMA Os componentes do citoplasma - O citoplasma é constituído por um material mais ou menos viscoso, chamado hialoplasma. Nele estão mergulhadas estruturas consideradas vivas, os orgânulos do

Leia mais

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:

A Célula. A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A Célula Teoria celular: A teoria celular, postulada por Schleiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos (isto é, todos

Leia mais

Aulas Biologia 1 Professor João CITOLOGIA (BIOLOGIA CELULAR)

Aulas Biologia 1 Professor João CITOLOGIA (BIOLOGIA CELULAR) Professor João CITOLOGIA (BIOLOGIA CELULAR) Introdução à Citologia As células são a menor unidade morfofuncional dos organismos vivos; Teoria celular (Schwann) Todo ser vivo possui ao menos uma célula

Leia mais

Biologia e Geologia - 10ºAno -

Biologia e Geologia - 10ºAno - Biologia e Geologia - 10ºAno - Conhecimento da célula O conhecimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida As células eram pouco conhecidas até

Leia mais

a) III, II, I d) I, II, III e) II, III, I

a) III, II, I d) I, II, III e) II, III, I Citoplasma 1) (USC-94) O citoplasma de uma célula eucariótica está compreendido no espaço entre as membranas nuclear e citoplasmática. Sobre esse componente celular, é CORRETO afirmar: 01. É uma mistura

Leia mais

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Citologia (parte I e II) Professora: Brenda Braga Variedade de tipos celulares Teoria Celular Por que as células são tão pequenas??? x10 Aresta (cm) Superfície (cm 2 ) Volume (cm 3 ) S/V 1 6

Leia mais

ENTRE A MP. E O NÚCLEO DA CÉLULA O QUE EXISTE DENTRO DA CÉLULA?? Depende... O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS 21/08/2017

ENTRE A MP. E O NÚCLEO DA CÉLULA O QUE EXISTE DENTRO DA CÉLULA?? Depende... O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS 21/08/2017 O QUE EXISTE DENTRO DA CÉLULA?? Depende... ENTRE A MP. E O NÚCLEO DA CÉLULA Biologia Celular e Molecular Profª Joana Da Mata ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES: Apesar da diversidade, algumas células compartilham

Leia mais

O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares.

O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares. Citoplasma e organelas não produtoras de ATP RESUMO O citoplasma consiste no material contido no interior da célula, delimitado pela membrana plasmática, e contém as organelas celulares. É composto por

Leia mais

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 Questão 3 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 Fonte: (modificado). A respeito das estruturas apontadas no esquema acima, assinale a alternativa

Leia mais

Conteúdo: 1º Ano Membrana Plasmática Transporte de membrana Organelas celulares

Conteúdo: 1º Ano Membrana Plasmática Transporte de membrana Organelas celulares Professor(a): Robyson Camilo LISTA: 04 1ª série Ensino Médio Turma: A ( ) / B ( ) QUESTÃO 01 (UFT) Aluno(a): Segmento temático: ORGANELAS CELULARES Conteúdo: 1º Ano Membrana Plasmática Transporte de membrana

Leia mais

CITOLOGIA. Professora:Me.Gilcele Berber

CITOLOGIA. Professora:Me.Gilcele Berber CITOLOGIA Professora:Me.Gilcele Berber CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades

Leia mais

PROFESSOR: THÁRCIO ADRIANO DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01

PROFESSOR: THÁRCIO ADRIANO DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 PROFESSOR: THÁRCIO ADRIANO DISCIPLINA: BIOLOGIA CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 1. No citoplasma das células eucarióticas, encontram-se várias organelas responsáveis pelas suas funções vitais. Considerando-se

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

TECMED - Cursos Profissionalizantes

TECMED - Cursos Profissionalizantes Introdução à Bioquímica... 3 Porque estudar Bioquímica?... 3 O que estudar em Bioquímica?... 3 Estrutura e organização celular dos seres vivos:... 4 Química da Vida:... 4 Seres Vivos:... 4 Estruturas Organizadas:...

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Apresentação Introdução: Estrutura, funções e evoluções das células Cap. 01 (Junqueira e Carneiro) e Biologia das células (Amabis e Martho, UFRJ) Células

Leia mais

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células

Leia mais

O citoplasma das células

O citoplasma das células UNIDADE 2 ORIGEM DA VIDA E BIOLOGIA CELULAR CAPÍTULO 8 Aula 1/3 Eucariontes x Procariontes Estruturas citoplasmáticas: Citoesqueleto Centríolos, cílios e flagelos 1. CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS

Leia mais

CITOLOGIA. Professora:Me.Gilcele Berber

CITOLOGIA. Professora:Me.Gilcele Berber CITOLOGIA Professora:Me.Gilcele Berber CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto.

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE CITOPLASMA. Questões objetivas. Considerando-se A a célula vegetal e B a célula animal, indique o que for correto. MATRÍCULA: Lista de Exercícios Biologia Geral e Evolução Código 120162 SOBRE CITOPLASMA Questões objetivas 1) (UEM-PR) Os itens de l a Vil, abaixo, referem-se a componentes da célula. Retículo endoplasmático

Leia mais

BIOLOGIA PROF. WESLEY VIEIRA. FACEBOOK: Wesley Vieira INSTAGRAM: wesley_biologo

BIOLOGIA PROF. WESLEY VIEIRA. FACEBOOK: Wesley Vieira INSTAGRAM: wesley_biologo BIOLOGIA PROF. WESLEY VIEIRA FACEBOOK: Wesley Vieira INSTAGRAM: wesley_biologo Assuntos + abordados ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS BIOQUÍMICA TRASNPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA RESPIRAÇÃO CELULAR PISM 2016 O diagrama

Leia mais

CITOLOGIA. kytos = célula logos = estudo) Unidade morfológica e funcional dos seres vivos

CITOLOGIA. kytos = célula logos = estudo) Unidade morfológica e funcional dos seres vivos Luci Freitas CITOLOGIA kytos = célula logos = estudo) Unidade morfológica e funcional dos seres vivos Tamanho das células Glóbulo vermelho na ponta de uma agulha Embrião humano na ponta de uma agulha Neste

Leia mais

Secreção e Digestão Celular

Secreção e Digestão Celular Secreção e Digestão Celular Livro CITOLOGIA Cap. 05 pág. 70 a 78 3ª série Professora Priscila F Binatto Complexo Golgiense Descrito em 1898 por Camilo Golgi. Conjunto de sacos membranosos (sacos lameliformes),

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 96 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Além

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese.

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Parte da Célula Principais diferenças: Componente Célula Animal Célula Vegatal Membrana Parede

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz

MEDICINA VETERINÁRIA. Disciplina: BIOLOGIA. Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz MEDICINA VETERINÁRIA Disciplina: BIOLOGIA Prof a.: Drd. Mariana de F. Gardingo Diniz EMENTA História e conceitos sobre a biologia celular e molecular. Organização molecular da célula. Envoltórios celulares.

Leia mais

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

BIOLOGIA EMENTA. Para ser aprovado na disciplina, o aluno deve ter frequência mínima de 75% e rendimento igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. MARIANA DE FARIA GARDINGO DINIZ BIOLOGIA Bióloga (Bacharel e Licenciada) Complementação em Física Especialista em Gestão Ambiental Mestre em Engenharia dos Materiais Processos Químicos e Metalúrgicos Doutoranda

Leia mais

Citologia (membrana e citoplasma):

Citologia (membrana e citoplasma): Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática

Leia mais

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa CITOLOGIA 8º ano - 2017 Prof. Graziela Grazziotin Costa 1 Célula o Partes básicas: a) Membrana plasmática b) Citoplasma c) Núcleo 2 Célula o Menor porção viva de um organismo. o Eucarioto: presença de

Leia mais

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke.

A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. A célula é a menor unidade estrutural básica do ser vivo. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples, ele observou pedacinhos de cortiça

Leia mais

Prof. Valdiran Wanderley de Souza. Bio-Soletrando 2017 Organelas

Prof. Valdiran Wanderley de Souza. Bio-Soletrando 2017 Organelas Prof. Valdiran Wanderley de Souza Bio-Soletrando 2017 Organelas E U C A R I O N T E A N I M A L CARACTERÍSTICAS Possui núcleo. L I S O S S O M O S Responsáveis pela digestão celular. Enzima Hidrólase ácida

Leia mais

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio

Citologia. Células Eucarióticas e suas Organelas. CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Células Eucarióticas e suas Organelas CCG Professor: Ralph Silveira Disciplina: Biologia I Curso: Ensino Médio Citologia Célula eucariótica Animal Membrana Plasmática Membrana Plasmática Funções

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Prof.Dr. Antonio Augusto L. Barboza Diferenciação Celular EUCARIONTES Célula Animal Célula Vegetal Células procariontes Pobreza de membranas (somente a membrana

Leia mais

I DEFINIÇÃO

I DEFINIÇÃO CITOPLASMA I DEFINIÇÃO MOVIMENTOS CITOPLASMÁTICOS: A) Ciclose: corrente citoplasmática orientada num certo sentido, sendo bem visível especialmente no endoplasma de muitas células vegetais. Proporciona

Leia mais

Disciplina: Prof.(a): Data: / / Série: Ensino Médio. Lista de exercícios para completar a Revisão Online.

Disciplina: Prof.(a): Data: / / Série: Ensino Médio. Lista de exercícios para completar a Revisão Online. Aluno: Colégio J. R. Passalacqua Colégio Santo Antonio de Lisboa Colégio São Vicente de Paulo Penha Colégio Francisco Telles Colégio São Vicente de Paulo Jundiaí Disciplina: Prof.(a): Nº: Data: / / Série:

Leia mais

As células constituem os seres vivos

As células constituem os seres vivos As células constituem os seres vivos Prof. Calina Capítulo 1 Aula 1/3 Conceito Estrutura Tipos de células Membrana plasmática Constituição Propriedades A célula Os seres vivos são constituídos de células.

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

Hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática Organóides Citoplasma figurado Inclusões ou paraplasma Citoesqueleto

Hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática Organóides Citoplasma figurado Inclusões ou paraplasma Citoesqueleto CITOPLASMA Hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática Organóides Citoplasma figurado Inclusões ou paraplasma Citoesqueleto Colóide = é uma dispersão de partículas com diâmetro que varia

Leia mais

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR

Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Prof. João Leite Mestrando em Ensino de Biologia - UFRJ ESTRUTURA E FISIOLOGIA CELULAR Teoria Celular Schelden e Schwann Célula (Hooke, 1665) unidade fundamental, estrutural e funcional da vida. Todos

Leia mais

CITOPLASMA. ESTRUTURA - Citossol (matriz citoplasmática); - Organelas (órgãos - na maior parte membranosos); - Núcleo; e - Citoesqueleto.

CITOPLASMA. ESTRUTURA - Citossol (matriz citoplasmática); - Organelas (órgãos - na maior parte membranosos); - Núcleo; e - Citoesqueleto. CITOPLASMA CITOPLASMA ESTRUTURA - Citossol (matriz citoplasmática); - Organelas (órgãos - na maior parte membranosos); - Núcleo; e - Citoesqueleto. CITOSSOL (matriz citoplasmática) matriz proteica, onde

Leia mais