O PERÍODO DA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA: A REPÚBLICA BRASILEIRA COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PERÍODO DA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA: A REPÚBLICA BRASILEIRA COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS"

Transcrição

1 O PERÍODO DA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA: A REPÚBLICA BRASILEIRA COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

2 : FIM DO ESTADO NOVO E A REDEMOCRATIZAÇÃO Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Getúlio Vargas foi pressionado a sair do governo, tendo fim a ditadura do Estado Novo. Todas as práticas autoritárias são suspensas: fim da censura e retorno do funcionamento dos partidos políticos. São convocadas as eleições para o ano de 1945 e, posteriormente, convocam a Assembleia Nacional Constituinte para elaborar uma nova constituição para o Brasil: a CONSTITUIÇÃO DE 1946.

3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CONSTITUIÇÃO DE 1946 Definia o Brasil como uma República federativa presidencialista; Garantia ampla liberdade de pensamento, de expressão e de associação; Concedia grande autonomia a cada um dos três poderes; Permitia o direito de voto a todos os brasileiros maiores de 18 anos, de ambos os sexos, mas mantinha a restrição aos analfabetos (metade da população). Garantia aos trabalhadores o direito de greve, mas proibia as greves em atividades essenciais, como transporte, saúde, segurança, etc.

4 PRINCIPAIS PARTIDOS POLÍTICOS NO PERÍODO PTB Aliança Política PSD PCB Partido Trabalhista Brasileiro Partido Social Democrático UDN Partido Comunista do Brasil Partido ligado à causa dos trabalhadores urbanos e rurais. Defensor radical da reforma agrária e das reformas sociais. Partido getulista ligado ao Ministério do Trabalho e aos sindicatos de trabalhadores Partido getulista ligado às oligarquias agrárias e aos interventores nomeados por Vargas União Democrática Nacional Partido antigetulista contrário à intervenção do Estado na economia e favorável à abertura ao capital estrangeiro

5 PERÍODO CONHECIDO PELO EMBATE ENTRE DOIS PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO PARA O PAÍS PROJETO NACIONALISTA O Estado devia intervir na economia, investindo em áreas estratégicas, como petróleo, siderurgia e transportes, e incentivando os investimentos privados. A entrada do capital estrangeiro devia ser controlada pelo Estado, que também deveria regular as remessas de lucros para o exterior. O governo devia manter uma posição de independência em relação aos Estados Unidos; PROJETO LIBERAL A economia devia caminhar com a menor interferência possível do Estado, devendo ser regulada pelas leis do mercado. O desenvolvimento devia apoiar-se nas empresas privadas nacionais e estrangeiras. Os capitais e as empresas estrangeiras deviam ter liberdade para atuar no Brasil inclusive quanto à remessa de lucro. O governo brasileiro devia se aliar aos Estados Unidos de forma incondicional, ajudando-o a combater o comunismo.

6 ENTRE 1946 E 1964 TIVEMOS 5 GOVERNOS DEMOCRÁTICOS: Eurico Dutra Getúlio Vargas Juscelino Kubtschek Jânio Quadros João Goulart ( ) ( ) ( ) (janeiro a agosto de 1961) (agosto de )

7 O GOVERNO DUTRA ( ): ALINHAMENTO COM OS ESTADOS UNIDOS EM PLENA GUERRA FRIA Governo de caráter liberal (capitalista). Colocou o PCB na ilegalidade em Rompeu as relações diplomáticas com a URSS em Incentivou as importações. Preocupou-se com o crescimento da produção industrial.

8 O SEGUNDO GOVERNO VARGAS ( ): AS ELEIÇÕES DE 1950 A campanha de Vargas (PTB) nas eleições de 1950: "Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar Eu já botei o meu E tu não vais botar Eu já enfeitei o meu E tu não vais enfeitar O sorriso do velhinho faz a gente se animar O sorriso do velhinho faz a gente se animar - Defesa da intervenção do Estado na economia; - Defesa do investimento na indústria de base; - Defesa da ampliação das Leis Trabalhistas Pela Constituição de 1946, os candidatos para a Presidência e Vice- Presidência da República concorriam separadamente. Dessa forma, foi eleito como vice Café Filho pelo PSP 48,7% dos votos

9

10 O SEGUNDO GOVERNO VARGAS ( ): O NACIONALISMO ECONÔMICO Incentivo à industrialização; Contenção da inflação; Ampliar o consumo da população; Criação do BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico). Preocupação energética: o projeto de construção da ELETROBRAS (Empresa Brasileira de Eletrecidade). A nacionalização dos recursos do subsolo: a campanha O PETRÓLEO É NOSSO e a criação da PETROBRAS (1953).

11

12

13

14 A pressão dos trabalhadores: o movimento sindical e as greves. João Goulart (JANGO) no Ministério do Trabalho: diálogo com a classe trabalhadora (negociação e conflitos). A proposta de aumento do salário mínimo em 100 % A reação das Forças Armadas: o Memorial dos Coronéis. 1954: A CRISE DO GOVERNO VARGAS

15 1954: A CRISE DO GOVERNO VARGAS Intensa oposição ao governo: Imprensa, UDN e Forças Armadas. Carlos Lacerda Importante líder da UDN e forte oposicionista a Vargas.

16 O governo de Getúlio Vargas é, pois, além de imoral, ilegal. É um governo de banditismo e de loucura... A Getúlio Vargas dirijo, de todo coração, um apelo supremo; presidente da república: renuncia para salvar a República. Getúlio Vargas: deixa o poder para que o teu país, que é o nosso país, possa respirar nos dias de paz que os teus lhe roubaram.

17 O atentado a Carlos Lacerda: morte as Forças Armadas pressionam a renúncia de Vargas. 1954: A CRISE DO GOVERNO VARGAS Imprensa denuncia a corrupção: o mar de lama no Palácio do Catete.

18 1954: A CRISE DO GOVERNO VARGAS O SUICÍDIO

19 O povo atacou os oposicionistas a Vargas 1954: A CRISE DO GOVERNO VARGAS A REAÇÃO POPULAR E O FUNERAL

20 1954: A CRISE DO GOVERNO VARGAS A REAÇÃO POPULAR E O FUNERAL

21 1954: A CRISE DO GOVERNO VARGAS A POSSE DO VICE-PRESIDENTE CAFÉ FILHO Café Filho estabeleceu um governo de transição na medida em que no ano de 1955 ocorreriam novas eleições presidenciais.

22 "Gigante pela própria natureza / há 400 anos a dormir / são 21 estados, são teus / filhos a chamar / agora vem lutar, vamos trabalhar. / Queremos demonstrar ao mundo inteiro / e a todos que nos querem dominar / que o Brasil pertence aos brasileiros, / e um homem vai surgir para trabalhar. / Aparece como estrela radiosa / neste céu azul de anil / o seu nome é uma bandeira gloriosa / pra salvar este Brasil. / Juscelino Kubitschek é o homem / vem de Minas das bateias do sertão / Juscelino, Juscelino é o homem / Que além de patriota é nosso irmão. / Brasil, vamos para as urnas / Povo democrata, gente varonil / Juscelino, Juscelino, Juscelino, / Para presidente do Brasil!" AS ELEIÇÕES DE 1955: VITÓRIA DE JK (PSD)

23 AS ELEIÇÕES DE 1955: VITÓRIA DE JK (PSD) Votos de JK: Votos de Jango (vice):

24 AS ELEIÇÕES DE 1955: VITÓRIA DE JK (PSD) E A TENTATIVA DE GOLPE Renúncia de Café Filho Posse de Carlos Luz General Henrique Lott Nereu Ramos tentou impedir a posse de JK general do contragolpe

25 O GOVERNO JK ( ): 50 ANOS EM 5 PROJETO NACIONALISTA NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO Forte industrialização com participação maciça do capital nacional. DESENVOLVIMENTISMO Forte industrialização com capitais nacional e estrangeiro.

26 O GOVERNO JK ( ): 50 ANOS EM 5 O PLANO DE METAS: plano de governo que previa investimentos públicos em cinco grandes áreas: energia, transporte, indústria, alimentação e educação.

27 O GOVERNO JK ( ): 50 ANOS EM 5 Consequências positivas do Plano de Metas: - Grandes investimentos na Indústria de Base; - Atração de empresas e indústrias multinacionais (automobilística) - Aumento do consumo da classe média (decorrente da produção de Bens de Consumo); - Crescimento econômico a uma taxa anual de 8,1%. - Conexão do país por meio da construção de grandes rodovias; - Criação da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste)

28 O GOVERNO JK ( ): 50 ANOS EM 5 A Meta Síntese : a construção da nova capital federal- BRASÍLIA Construída com empréstimos estrangeiros. Objetivo: conectar e desenvolver o interior do país

29 O GOVERNO JK ( ): 50 ANOS EM 5 Os Anos Dourados do capitalismo no Brasil. O consumo de massa no Brasil; A expansão dos meios de comunicação; A Copa do Mundo de 1958; JK: o presidente Bossa Nova;

30

31

32 NEM TUDO SÃO ANOS DOURADOS : PROBLEMAS ECONÔMICOS, DESIGUALDADE SOCIAL E AS REVOLTAS MILITARES Alto endividamento interno e externo (FMI) Dívida Externa por volta dos 3 bilhões de dólares; Intensificação da desigualdade social e regional. Motivo: a industrialização se concentrou no Sudeste; Crescimento desordenado das capitais do sudeste (intensificação do processo de favelização); Intenso movimento grevista e sindical; Intensificação da ação das Ligas Camponesas: lutas no campo por reforma agrária; As revoltas de Jacareacanga (1956) e de Aragarças (1959): conspiração militar contra o governo de JK.

33 A POLÍTICA EXTERNA DO GOVERNO JK: OPA E O GRUPO DOS PAÍSES NÃO-ALINHADOS A criação da OPERAÇÃO PAN-AMERICANA (1958): fórum de debate que reunia os países latino-americanos com o objetivo comum de combater o subdesenvolvimento na região. Reata as relações diplomáticas e comerciais om a URSS.

34 AS ELEIÇÕES DE 1960 Varre, varre, varre, varre, varre, varre vassourinha! Varre, varre a bandalheira! Que o povo já está cansado De sofrer dessa maneira Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado! Jânio Quadros é a certeza de um Brasil, moralizado! Alerta, meu irmão! Vassoura, conterrâneo! Vamos vencer com Jânio! Presidência: Jânio Quadros (PTN) 48,26% dos votos ( ) Vice: João Goulart (PTB) ( )

35

36

37

38 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (31 DE JANEIRO A 25 DE AGOSTO DE1961) Governo preocupado com a limpeza do serviço público : diminuição de benefícios e demissão de servidores; Estabeleceu medidas impopulares: corte de gastos públicos; diminuição de crédito; congelamento de salários; Estabeleceu medidas polêmicas: proibiu a briga de galos e o uso de maiôs; Criou a POLÍTICA EXTERNA INDEPENDENTE (PEI): início de uma aproximação com os países do bloco comunista e do bloco do Terceiro Mundo.

39 Condecorou o membro do governo socialista de Cuba, Ernesto Che Guevara com a mais alta honraria da República Brasileira: a medalha da Ordem Cruzeiro do Sul.

40 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (31 DE JANEIRO A 25 DE AGOSTO DE1961) O governo Jânio Quadros passou a enfrentar uma forte oposição do Congresso; Diante da crise política, renunciou em agosto de 1961.

41 A DIFÍCIL POSSE DE JOÃO GOULART Após a renúncia de Jânio Quadros, o seu vice (João Goulart) foi impedido, pelos militares. de tomar posse e de entrar no território nacional. Em resposta, o governador do Rio Grande de Sul, Leonel Brizola, iniciou uma campanha de resistência aos militares, cogitando inclusive a possibilidade de armar a população para defender a democracia e a posse de João Goulart. Essa resistência foi denominada como a CAMPANHA PELA LEGALIDADE. O então vice-presidente João Goulart em visita diplomática na China.

42

43

44

45 A DIFÍCIL POSSE DE JOÃO GOULART A CAMPANHA PELA LEGALIDADE teve ampla mobilização da população brasileira ao longo de todo o território nacional. Alguns setores das Forças Armadas, e até mesmo a UDN, foram contra o impedimento da posse de João Goulart. Para resolver esse impasse, resolveram criar uma saída política: João Goulart tomaria posse como presidente do Brasil, mas o regime político deixaria de ser PRESIDENCIALISTA para se tornar PARLAMENTARISTA. Tancredo Neves e João Goulart

46 O GOVERNO JOÃO GOULART: ( ) Dificuldades de governar sob o regime parlamentarista; Desconfiança dos empresários, dos militares e dos Estados Unidos; Intensa oposição no Congresso (especialmente da UDN) Governo caracterizado por uma intensa inflação.

47

48 O GOVERNO JOÃO GOULART: AS REFORMAS DE BASE O principal OBJETIVO do governo Jango: AS REFORMAS DE BASE; Por meio dessas reformas o governo de Jango pretendia diminuir as dificuldades estruturais do Brasil, assim como diminuir a desigualdade social. Junto a essas reformas, a proposta de Jango era conceder o DIREITO DE VOTO AOS ANALFABETOS E AOS MILITARES DE BAIXA PATENTE; Reformas de Base Agrária Administrativa Bancária Tributária Política Educacional: universitária

49 O GOVERNO JOÃO GOULART: AS REFORMAS DE BASE FAVORÁVEIS ÀS REFORMAS Movimentos sociais organizados como: União Nacional dos Estudantes (UNE); Meio católico: Juventude Operária Católica (JOC) e a Juventude Universitária Católica (JUC); Trabalhadores urbanos: Comando Geral dos Trabalhadores (CGT); Trabalhadores rurais: Ligas Camponesas (Liderança de Francisco Julião); CONTRÁRIOS ÀS REFORMAS Grandes empresários; Mundo católico: alto clero; Oficiais do Exército; Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD); Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES);

50 O GOVERNO JOÃO GOULART: A POLARIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL Na ilegalidade desde Simpatizava com o governo Jango mas desconfiava dos limites para implementar as Reformas. Se dividiu em 1962 UNE Ligas Camponesas CGT EUA Empresários IBAB/IPES Militares As eleições de 1962 (para senadores e deputados) deram uma importante vitória para o PTB. Com isso, o PSD passou a se aliar a UDN para bloquear as propostas do partido de Jango no Congresso.

51 O GOVERNO JOÃO GOULART: A POLARIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL O plebiscito de 1963: o povo rejeita o PARLAMENTARISMO.

52 O GOVERNO JOÃO GOULART: A POLARIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL O comício da Central do Brasil no RJ: 13 de março de João Goulart anuncia 2 decretos: Desapropriação de terras para a Reforma Agrária e a Nacionalização das refinarias de petróleo. Compareceram aproximadamente 350 mil pessoas.

53

54 O GOVERNO JOÃO GOULART: A POLARIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL A reação da direita e dos grupos contra as reformas de Base: a Marcha da Família com Deus pela Liberdade em SP -19 de março de Compareceram 500 mil pessoas.

55

56

57 O GOVERNO JOÃO GOULART: A POLARIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL A revolta dos Marinheiros de 25 de março de 1964: soldados questionam as ordens dos comandantes, se reúnem e apoiam as Reformas de Base. Estavam presentes operários, estudantes e líderes do PTB. João Goulart anistia os revoltosos.

58 O GOLPE CIVIL-MILITAR DE 1964 Após a Marcha de São Paulo, os comandantes das Forças Armadas começam a implementar os planos para dar um golpe militar; Esse golpe teve participação ampla de civis, tanto de governadores de estados como membros do Congresso Nacional; João Goulart foje para o sul do país e depois para o Uruguai. Tem início o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil

59

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( ) 1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático): Principal partido. Criado por Getúlio Vargas. Base rural. Industriais, banqueiros e latifundiários associados ao regime de Getúlio Vargas. Políticos

Leia mais

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar O fim da Quarta República e o golpe civil-militar Carlos Lacerda derrubador de presidentes Participou da ANL Contra o integralismo, os latifundiários e o imperialismo Preso durante o golpe do Estado Novo,

Leia mais

Populismo no Brasil ( )

Populismo no Brasil ( ) Populismo no Brasil (1945-1964) O Populismo foi um fenômeno da América Latina, característico de um mundo pós Segunda Guerra Mundial, momento que exigiase democratização. Fortalecimento das relações entre

Leia mais

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini Modulo 11 - Brasil Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O populismo pode ser compreendido como: Uma forma de exercício político garantida pelo apoio da grande massa Um sistema no qual o

Leia mais

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication MARCOS ROBERTO Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado

Leia mais

Revisão IV Brasil República

Revisão IV Brasil República Revisão IV Brasil República Prof. Fernando I- Era Vargas 1930-45; República Nova 1930-64 II- República Populista 1946-64 Democratização. Nacionalismo ou Liberalismo? II- República Populista 1946-64 1º

Leia mais

De Juscelino ao Golpe de 64 Prof. Márcio

De Juscelino ao Golpe de 64 Prof. Márcio De Juscelino ao Golpe de 64 Prof. Márcio O que vamos ver no capítulo O Governo de JK - o nacional-desenvolvimentismo - o plano de metas (pontos positivos e negativos) O Governo de Jânio Quadros - Política

Leia mais

HISTÓRIA E POLÍTICA DAS MASSAS NO BRASIL ( )

HISTÓRIA E POLÍTICA DAS MASSAS NO BRASIL ( ) HISTÓRIA E POLÍTICA DAS MASSAS NO BRASIL (1946-1964) FIM DO ESTADO NOVO Com a derrota do nazifascismo na Europa, Vargas decidiu antecipar-se aos seus adversários e liderou uma abertura democrática, fixando

Leia mais

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA CAPÍTULO 33 GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA Populismo e política de massas n Populismo: termo utilizado para designar as políticas, implantadas a partir da década de 1930, de aproximação dos governantes

Leia mais

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( )

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( ) A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL (1945--1964) CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO ENTRE 1945-1964 -Principais partidos políticos: *PSD:Partido Social Democrático.(JK) *UDN:União Democrática Nacional;(Jânio) *PTB:Partido

Leia mais

OU Prof. Abdulah 3ºano/Pré-vestibular

OU Prof. Abdulah 3ºano/Pré-vestibular Governos Populistas Entregar? Brasileiros (1946-1964) Livro 6 / mód.23 e 24 Livro 7 / mód. 25 Extensivo Mega OU Prof. Abdulah 3ºano/Pré-vestibular Nacionalizar? PRINCIPAIS PARTIDOS PSD (Partido Social

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 11.1 Conteúdo: Anos 60 e Golpe Militar no Brasil

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 11.1 Conteúdo: Anos 60 e Golpe Militar no Brasil 11.1 Conteúdo: Anos 60 e Golpe Militar no Brasil Habilidades: Analisar o contexto da década de 1960 no Brasil e o golpe civil-militar Governo Jânio Quadros (1961) Ascensão muito rápida na política Estilo

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

3ª série História do Brasil

3ª série História do Brasil 3ª série História do Brasil Modernização Industrial 1945-1964 Cap. 21.1, 21.2, 21.3 Roberson de Oliveira O Governo Dutra 1946-1950 1. A Constituição de 1946 República Federativa Presidencialista; Direito

Leia mais

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira República Populista (1945-1964) Profª Ms. Ariane Pereira O populismo na América Latina Brasil: Getúlio Vargas; Argentina: Perón; México: Cárdenas; Semelhança: política de conciliação de classes sociais

Leia mais

O Populismo; A República Liberal; Período Democrático. ( )

O Populismo; A República Liberal; Período Democrático. ( ) O Populismo; A República Liberal; Período Democrático. (1946 1964) Constituição de 1946 Princípios Básicos: Regime político: Democracia, Forma de governo: República, Forma de Estado: Federação e sistema

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 16 Terceira República (1946 1964) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek Com o suicídio de Vargas, em 1954, assumiu a Presidência, exercendo o cargo

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. O fim da ditadura de Vargas propiciou a criação de novos partidos. Relacione os partidos da primeira coluna com as ideias da segunda

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Eleições Eduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico Dutra (General) PSD não entusiasmava ninguém Iedo Fiuza PCB VITÓRIA DE

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo HISTÓRIA O BRASIL, O MUNDO E A PAZ NUCLEAR. Caderno 10» Capítulo 4. www.sejaetico.com.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo HISTÓRIA O BRASIL, O MUNDO E A PAZ NUCLEAR. Caderno 10» Capítulo 4. www.sejaetico.com. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA O BRASIL, O MUNDO E A PAZ NUCLEAR Caderno 10» Capítulo 4 www.sejaetico.com.br CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS A experiência democrática no Brasil (1945-1964)

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II 7.1 Conteúdo: Era Vargas II Habilidades: Contextualizar governo Vargas durante seu segundo mandato como Presidente A Volta da Democracia: Constituição de 1946; Influências da Guerra Fria; Marechal Dutra

Leia mais

Regime político: Democracia, Forma de governo: República, Forma de Estado: Federação esistemade Governo: Presidencialismo.

Regime político: Democracia, Forma de governo: República, Forma de Estado: Federação esistemade Governo: Presidencialismo. REPÚBLICA DEMOCRÁTICA LIBERAL E PUPULISTA (1946 1964) DUTRA, VARGAS, JK, JÂNIO E JANGO Constituição de 1946 Princípios Básicos: Regime político: Democracia, Forma de governo: República, Forma de Estado:

Leia mais

A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA POPULISTA (1945 1964):

A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA POPULISTA (1945 1964): A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA POPULISTA (1945 1964): 1. - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático): Principal partido. Criado por Getúlio Vargas. Base rural. Industriais, banqueiros e latifundiários

Leia mais

Governos populistas no Brasil

Governos populistas no Brasil Capítulo 40 Governos populistas no Brasil Aulas 40.1 O populismo 40.2 Apogeu e crise do populismo Capítulo 40 Governos populistas no Brasil 40.1 O populismo 40.1 O populismo Política das Massas Fenômeno

Leia mais

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização HISTÓRIA aula Regime Militar II e Redemocratização Governo Médici (1969-1974) Criação do INCRA Programa de Integração Nacional PIN Grandes rodovias (Cuiabá-Santarém e Transamazônica) Ampliação do mar territorial

Leia mais

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Material de apoio do Extensivo 1. Com a renúncia de Jânio Quadros, setores militares resolveram impedir a posse do Vice- Presidente João Goulart.

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Jânio Quadros e João Goulart

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Jânio Quadros e João Goulart HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 16 Terceira República (1946 1964) - II Governos Jânio Quadros e João Goulart Na área econômica, o governo se deparou com uma crise financeira aguda causada por

Leia mais

Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA

Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA ELEIÇÕES üeduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico üdutra (General) PSD não entusiasmava ninguém üiedo Fiuza PCB VITORIA DE DUTRA ÒDUTRA ü Apoio

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- "Foi em 1930 que à frente da Revolução

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 3 O Pensamento Político Brasileiro SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500 - A chegada

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

Prof. Thiago Oliveira

Prof. Thiago Oliveira Prof. Thiago Oliveira Depois da 2ª Guerra Mundial o Brasil passou por um período de grandes transformações no campo da política, economia e sociedade, superando o Estado Novo de Getúlio e experimentando

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: História Ano: 9 Professor (a): Rodrigo Turma:9.1/9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

JÂNIO QUADROS (1961): Sem base partidária: Teatral, contraditório, apresentava-se como a renovação política. Apoio da UDN UDN de porre

JÂNIO QUADROS (1961): Sem base partidária: Teatral, contraditório, apresentava-se como a renovação política. Apoio da UDN UDN de porre JÂNIO QUADROS (1961): Sem base partidária: PTN (Partido Trabalhista Nacional), de representação inexpressiva. Teatral, contraditório, apresentava-se como a renovação política. Vassoura símbolo de campanha

Leia mais

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira HISTÓRIA História do Brasil Parte 1 Profª. Eulállia Ferreira Em 64 a nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, (...) Os personagens que pareciam fazer parte da história do Brasil

Leia mais

POPULISMO NO BRASIL MARCOS ROBERTO

POPULISMO NO BRASIL MARCOS ROBERTO POPULISMO NO BRASIL MARCOS ROBERTO Entendendo conceitos: Democracia Populismo No governo democrático, há participação do povo por meio do voto secreto e universal. Existem vários partidos políticos disputando

Leia mais

Brasil: Nacionalismo x Entreguismo

Brasil: Nacionalismo x Entreguismo Brasil: Nacionalismo x Entreguismo 1. A Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem políticoeconômica

Leia mais

Governos. Populistas Brasileiros (1946-1964) Entregar? Nacionalizar? Prof. Abdulah 3ºano/Pré- vesjbular Aulas 20 e 21 (SAS)

Governos. Populistas Brasileiros (1946-1964) Entregar? Nacionalizar? Prof. Abdulah 3ºano/Pré- vesjbular Aulas 20 e 21 (SAS) Governos Entregar? Populistas Brasileiros (1946-1964) OU Prof. Abdulah 3ºano/Pré- vesjbular Aulas 20 e 21 (SAS) Nacionalizar? PRINCIPAIS PARTIDOS PSD (Par(do Social Democrá(co): Principal par*do. Criado

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA: PERÍODO DEMOCRÁTICO ( )

BRASIL REPÚBLICA: PERÍODO DEMOCRÁTICO ( ) BRASIL REPÚBLICA: PERÍODO DEMOCRÁTICO (1946-1964) VÍDEOAULAS 1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático): Principal partido. Criado por Getúlio Vargas. Base rural. Industriais, banqueiros

Leia mais

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ]

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 2 Período Democrático (1945-1964) De 1945 à 1964 Brasil Liberal Apenas dois presidentes conseguiram terminar o seu mandato (Dutra e JK); um

Leia mais

A República Populista ( )

A República Populista ( ) A República Populista (1930-1964) A Era Vargas (1930-1945) Revolução de 1930 Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Getúlio Dornelles Vargas Revolução de 1930 Washington Luís rompe com a

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Ditadura Militar Eventos Fundamentais: Goulart propõe as reformas de base Eleitoral Educacional Bancária / Tributária Agrária Marcha da TFP Tradição Família e Propriedade

Leia mais

Democracia Populista ( )

Democracia Populista ( ) Aula 04 Democracia Populista (1945-1964) Durante a República Populista (1945-64) encontramos uma polarização sobre o futuro do desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Havia um conjunto de forças que

Leia mais

ERA VARGAS ( )

ERA VARGAS ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

A República Populista ( ) A longa Marcha para o golpe

A República Populista ( ) A longa Marcha para o golpe A República Populista (1930-1964) A longa Marcha para o golpe Lacerda escreveu muitos anos mais tarde: Nos da UDN preparávamos o banquete para comemorarmos a queda de Vargas (...). Com seu suicídio, Vargas

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) HISTÓRIA PROFº DIEGO FERNANDES CUSTÓDIO 1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 1934): Decretos-lei. Nomeação de interventores. Atrelamento de sindicatos ao governo. Criação do Ministério do Trabalho, Indústria

Leia mais

A Revolução de 1930: Causas

A Revolução de 1930: Causas A Revolução de 1930: Causas Crise do Sistema Oligárquico +Crise de 29 nos EUA Política de valorização do café Movimento Tenentista = camadas médias urbanas e trabalhadores, descontentes com o predomínio

Leia mais

Janio Quadros foi eleito em 1961 e seu vice era João Goulart Herdou do governo JK o profundo antagonismo de forças internas e problema da inflação

Janio Quadros foi eleito em 1961 e seu vice era João Goulart Herdou do governo JK o profundo antagonismo de forças internas e problema da inflação Janio Quadros foi eleito em 1961 e seu vice era João Goulart Herdou do governo JK o profundo antagonismo de forças internas e problema da inflação Sete meses depois renuncia, assume Jango que estava em

Leia mais

Better Call Getúlio Vargas

Better Call Getúlio Vargas Better Call Getúlio Vargas Getúlio Vargas é formado em advocacia e escolheu essa profissão para agradar seu irmão Viriato Vargas. Viriato Vargas tinha 2 sonhos, se tornar advogado e ser um homem com muito

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

Período Populista (1945/64)

Período Populista (1945/64) Período Populista (1945/64) INTRODUÇÃO Período de Democracia, sem censura e eleições direta (o( o povo vota) para presidente. O mundo encontrava-se no Período de Guerra Fria : Capitalistas (EUA) X Socialistas

Leia mais

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: Colégio Ser!

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação:  Colégio Ser! Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: www.elton.pro.br Colégio Ser! Sorocaba Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 Período eleitoral no Brasil: Washington

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL EDUCAÇÃO E NACIONAL- DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL Manoel Nelito M. Nascimento Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/index.html Em maio

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 20 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 20 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 20 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961) Jânio foi à UDN de porre (Afonso Arinos de Mello) Como pode cair no enem (UERJ) Varre, varre, varre, varre, vassourinha. Varre, varre a bandalheira,

Leia mais

Brasil: os anos mais repressivos do

Brasil: os anos mais repressivos do Brasil: os anos mais repressivos do regime militar Ago/69: Costa e Silva adoece e é afastado. Vice Pedro Aleixo é impedido de assumir. Ago-out/1969 Junta militar assume o poder e escolhe novo presidente.

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 8 Prof.ª Eulália Ferreira Atuação de Perón na Argentina - Elemento do governo militar pró-fascista

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( )

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( ) Aula 22 Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) Setor 1605 1 Estado Novo (1937 1945) 2 O Fim da Era Vargas Prof. Edu Aula 22 - Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas

Leia mais

Exercícios de República Liberal ( ) Parte I

Exercícios de República Liberal ( ) Parte I Exercícios de República Liberal (1946-1964) Parte I 1. (Enem) Zuenir Ventura, em seu livro "Minhas memórias dos outros" (São Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da "Era Vargas" e ao suicídio

Leia mais

CPS CP/ECEME ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA

CPS CP/ECEME ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA CPS CP/ECEME - 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO Aluno Nº HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Estudar, nos campos político e militar, o período compreendido entre o pós II Guerra Mundial (194)

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL:

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL: Obtido em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/ciclo-introdutorio-em-ciencias-humanas/programas-das-disciplinas-do-cich/programas-2017-1/%20-%20topicos%20em%20historia%20d CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta)

Leia mais

DITADURA CIVIL MILITAR ( )

DITADURA CIVIL MILITAR ( ) DITADURA CIVIL MILITAR (1964 1985) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA MARCOS ROBERTO Construindo a ditadura

Leia mais

A República Velha ( )

A República Velha ( ) Capítulo 52 A República Velha (1889 1930) A CRISE DA REPÚBLICA (1889-1894) A República Velha (1889 1930) 1889 1891 Governo Provisório 1891 1894 República da Espada 1891 Mal. Deodoro Da Fonseca 1891-1894

Leia mais

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937

Relacione cada um desses documentos às suas características. a) Constituição de 1934 b) Constituição de 1937 Escola Nova Pedagogia Tarefa 1 1º bimestre 3 ª série Ensino Médio Alunoa): Profa.: Júnia Naves História) Data máxima de enrega: 15/02/2019 Conteúdo: Brasil Era Vargas capítulo 38) 1 - UECE) São características

Leia mais

Um pouco da sua história e sua trajetória:

Um pouco da sua história e sua trajetória: Jânio Quadros Um pouco da sua história e sua trajetória: ria: Mandato: 31 de janeiro de 1961 até 25 de agosto de 1961 Vice-presidente: João Goulart Precedido por: Juscelino Kubitschek Sucedido por: Ranieri

Leia mais

PROF: Amanda Fragoso 27/05/2017

PROF: Amanda Fragoso 27/05/2017 PROF: Amanda Fragoso 27/05/2017 TD HISTÓRIA DO BRASIL Era Vargas e Governos Populistas 01. (UECE 2015.2) Analise as proposições a seguir acerca do golpe de 1930 no Brasil, e assinale com V as proposições

Leia mais

BOM TRABALHO E SUCESSO!!! RENATA, LEONARDO E CARLÃO!!!

BOM TRABALHO E SUCESSO!!! RENATA, LEONARDO E CARLÃO!!! DISCIPLINA: História PROFESSORES: Renata, Leonardo e Carlão. DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 pts. NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova:

Leia mais

História 5 o ano Unidade 7

História 5 o ano Unidade 7 História 5 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. A Revolução de 1930 ocorreu: ( ) durante a construção de Brasília. ( ) durante as eleições para a presidência do Brasil naquele ano. ( ) logo após a

Leia mais

Era Vargas e República Liberal

Era Vargas e República Liberal Era Vargas e República Liberal Era Vargas e República Liberal 1. (Unicamp) Diferenças significativas distinguem o sindicalismo operário brasileiro das primeiras décadas do século 20, do sindicalismo criado

Leia mais

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA:

DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA: DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORES: Carlão e Paula DATA: 19/12/2017 VALOR: 20,0 pts. NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo a ser estudado para

Leia mais

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima

historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com A Era Vargas Professor Ulisses Mauro Lima 1930-1945 A era Vargas: 1930-1945 1930 2 de janeiro: publicação da plataforma da Aliança Liberal. 1 de março: vitória de Julio Preste

Leia mais

República liberal ( ) Governo Dutra ( ) Constituição de 1946 Contexto da Guerra Fria Alinhamento com os EUA Macartismo no Brasil Fim do

República liberal ( ) Governo Dutra ( ) Constituição de 1946 Contexto da Guerra Fria Alinhamento com os EUA Macartismo no Brasil Fim do República liberal (1946-1964) Governo Dutra (1946-50) Constituição de 1946 Contexto da Guerra Fria Alinhamento com os EUA Macartismo no Brasil Fim do direito de greve Fechamento de sindicatos Perseguição

Leia mais

DATA: 18/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO:

DATA: 18/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: História PROFESSORES: Carlão, Fred e Paula DATA: 18/12/2015 VALOR: 20,0 NOTA: ASSUNTO: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 9º ANO/E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o

Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o Revolta do Forte de Copacabana O primeiro 5 de julho; Revolta de São Paulo O segundo de 5 de julho; A Coluna Prestes tinha como objetivo espalhar o tenentismo pelo país; Defediam: Voto secreto; Autonomia

Leia mais

Redemocratização e eleições de 1945 No dia 2 de dezembro de 1945, foram realizadas eleições para a presidência da República e para a formação de uma

Redemocratização e eleições de 1945 No dia 2 de dezembro de 1945, foram realizadas eleições para a presidência da República e para a formação de uma Redemocratização e eleições de 1945 No dia 2 de dezembro de 1945, foram realizadas eleições para a presidência da República e para a formação de uma Assembléia Nacional Constituinte. Na ocasião, a chefia

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

A ERA VARGAS (1930/1945)

A ERA VARGAS (1930/1945) PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE VARGAS(1930-1945) 1945) Nacionalista. Favor das empresas nacionais. Política econômica Intervencionista. Ditador de características fascista. Populista. Centralizador. PRINCIPAIS

Leia mais

Socialismo reformista na Quarta República: o Partido Socialista Brasileiro entre

Socialismo reformista na Quarta República: o Partido Socialista Brasileiro entre Socialismo reformista na Quarta República: o Partido Socialista Brasileiro entre 1945-1964 Rodrigo Candido da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM) A importância histórica da participação política

Leia mais

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana.

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. Para sair da crise: NEP Nova Política Econômica (1921) recuar nas propostas socialistas e adotar algumas medidas capitalistas (estimular novamente

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960

DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960 ISSN 2359-1277 DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E SERVIÇO SOCIAL: PERÍODO DE 1954 A 1960 Ana Leticia Soares Soares2329@hotmail.com Andresa Nascimento Andresanascimento1@hotmail.com Denise Santos Borges Shintani

Leia mais

O FIM DOS GOVERNOS POPULISTAS

O FIM DOS GOVERNOS POPULISTAS O FIM DOS GOVERNOS POPULISTAS (1956-1961) Juscelino Kubitschek (PSD-PTB) Posse conturbada: -Intervenção Henrique Teixeira Lott (Contra Café Filho e Carlos Luz) - Oposição de Carlos Lacerda -Governo Tranquilo

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputado Pompeo de Mattos PDT/RS

CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputado Pompeo de Mattos PDT/RS PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Pompeo de Mattos e outros) Inscreve o nome de João Belchior Marques Goulart no Livro dos Heróis da Pátria e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art.

Leia mais

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores.

Campos Salles ( ), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Campos Salles (1898-1902), firmou um pacto de poder chamado de Política dos Governadores. Um compromisso político entre o governo federal e as oligarquias que governavam os estados tendo por objetivo acabar

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA

PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA JAIME DONIZETE PEREIRA OS TRÊS PODERES COMENTÁRIOS, CONFLITOS E HISTÓRIA Editora Impactus 2005 Ficha Catalográfica elaborada pela Faculdade de Biblioteconomia PUC-Campinas 328.3 Pereira, Jaime Donizete

Leia mais

Brasil: Nasce a República

Brasil: Nasce a República Brasil: Nasce a República Apostila 1 Capitulo 1 1 Um novo país? Depois de 67 anos, Monarquia no Brasil foi substituída pela República. O país já havia ficado livre da escravidão um ano antes (1888). (Pintura

Leia mais

A República Oligárquica ( ): O Declínio das Oligarquias ( ) A Era Vargas ( ): O Processo de Industrialização

A República Oligárquica ( ): O Declínio das Oligarquias ( ) A Era Vargas ( ): O Processo de Industrialização Aula 39 e 40 A República Oligárquica (1889-1930): A Era Vargas (1930-1945): O Processo de Industrialização Setor 1601 1 A Presidência de Artur Bernardes (1922-1926) 2 A Presidência Washington Luís (1926-1930)

Leia mais

DESAFIOS. Dica: Lembrem-se a charge destaca, exagera determinados fatos e/ou características de um acontecimento ou personagem.

DESAFIOS. Dica: Lembrem-se a charge destaca, exagera determinados fatos e/ou características de um acontecimento ou personagem. DESAFIOS O exercício consiste em relacionar as charges postadas abaixo com o seu respectivo contexto social, político, econômico e cultural. Após ler as legendas e observar as imagens elabore uma dissertação

Leia mais

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações.

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. REGIME MILITAR (1964 1985) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA MARCOS ROBERTO Construindo a ditadura Crise política:

Leia mais

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS Professor Davidson Abdulah CONSTITUIÇÃO CONCEITO A Constituição é um instrumento de hierarquia máxima, que visa regular as normas organizacionais e

Leia mais

Caderno de Atividades para o fim do Semestre

Caderno de Atividades para o fim do Semestre Colégio Estadual Guatupê Ensino Fundamental e Médio Av. Thomaz Carmeliano de Miranda, 127 Guatupê CEP: 83 060 000 São José dos Pinhais PR Fone: (41) 3382-4755 / 3382-0564 e-mail: colegioguatupe@yahoo.com.br

Leia mais

O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República ( ). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e

O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República ( ). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e 1930-1945 O sistema oligárquico foi a base política da Primeira República (1889-1930). O poder era controlado por uma aliança entre as oligarquias paulista e mineira, que se expressava no revezamento de

Leia mais