Introdução à Lógica de Predicados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Lógica de Predicados"

Transcrição

1 Introdução à Lógica de Predicados Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 10 de dezembro de 2012

2 Motivação (I) Considere o seguinte argumento: Todo homem é mortal. Sócrates é um homem. Logo, Sócrates é mortal. Após pensar um pouco... Vemos claramente que este argumento é válido. Portanto, vamos representá-lo usando a lógica proposicional.

3 Motivação (II) Porém ao tentar representar... Percebemos que não existe nenhum conectivo! Isto é, que o argumento é formado apenas por proposições atômicas. Sendo assim, temos que o argumento seria representado como: Fórm. Prop. A B C Todo homem é mortal Sócrates é um homem Sócrates é mortal

4 Motivação (III) O sequente correspondente ao argumento é: A, B C Mas... É fácil notar que não é possível deduzir C a partir de A e B. Mas o argumento parecia correto...

5 Motivação (IV) O Problema é que... A lógica proposicional não é capaz de representar armações contendo "todos", "para todos", "alguns", "somente um"... Tais armativas ocorrem com frequência em matemática: Todo número par é divisível por 2. Todo número inteiro maior que 1 ou é primo ou produto de primos.

6 Lógica de Predicados (I) A Linguagem da Lógica de Predicados A lógica de predicados consiste da lógica proposicional aumentada com quanticadores, predicados e variáveis. Todas as regras de dedução natural e raciocínio algébrico que vimos, continuam sendo válidas para a lógica de predicados.

7 Lógica de Predicados (II) Predicados Um predicado é uma armação de que um objeto x possui uma determinada propriedade. Tais armativas devem ser verdadeiras ou falsas. Armativas podem envolver elementos de um conjunto ou variáveis que podem assumir valores deste conjunto. Exemplos: 5 é um número par. x > y. José gosta de Maria.

8 Lógica de Predicados (III) Universo de Discurso Damos o nome de Universo de Discurso ao conjunto que é referido por uma fórmula da lógica de predicados Exemplo: A armativa: "Todo número par é divisível por 2". Possui como universo de discurso o conjunto dos números inteiros.

9 Lógica de Predicados (IV) Mais sobre Predicados Normalmente representamos predicados de maneira concisa. Exemplos: José gosta de Maria. Podemos representar este fato por: gosta(josé, Maria). Onde gosta é um predicado de dois parâmetros, onde cada um destes é um elemento de um conjunto que contém pessoas. x é um adolescente. Podemos representar este fato por adolescente(x).

10 Lógica de Predicados (V) Mais sobre Predicados Exemplos: par(2) f (x, 2, g(y)) Predicados que não possuem parâmetros são variáveis proposicionais.

11 Lógica de Predicados (VI) Quanticadores A lógica de predicados possui dois quanticadores: Quanticador universal: representado pelo símbolo Quanticador existencial: representado pelo símbolo

12 Lógica de Predicados (VII) Quanticador Universal Se F (x) é uma fórmula da lógica de predicados, contendo a variável x, então x.f (x) é uma fórmula da lógica de predicados. O signicado de x.f (x) é: Para todo elemento x pertencente ao universo de discurso, a fórmula F (x) deve ser verdadeira.

13 Lógica de Predicados (VIII) Exemplos Considere como universo de discurso o conjunto dos números naturais (N). n.n 0: esta fórmula é verdadeira. Considere agora, como universo de discurso o conjunto de todos os seres humanos. x.gosta(x, Maria)

14 Lógica de Predicados (IX) Quanticador Existencial Se F (x) é uma fórmula da lógica de predicados, contendo a variável x, então x.f (x) é uma fórmula da lógica de predicados. O signicado de x.f (x) é: Existe pelo menos um elemento x pertencente ao universo de discurso, que faça a fórmula F (x) ser verdadeira.

15 Lógica de Predicados (X) Exemplos Considere como universo de discurso o conjunto dos números naturais (N). n.n 0: esta fórmula é falsa. Considere agora, como universo de discurso o conjunto de todos os seres humanos. x.gosta(x, Maria)

16 Lógica de Predicados (XI) Signicado dos Quanticadores Seja U = {u 1, u 2,..., u n }, um universo de discurso tal que U = n n. Então o signicado de x.p(x) é: p(u 1 ) p(u 2 )... p(u n ) E o signicado de x.p(x) é: p(u 1 ) p(u 2 )... p(u n )

17 Lógica de Predicados (XII) Exemplos Considere U = {2, 3, 4} e par(x) e impar(x) dois predicados sobre U. Então as fórmulas x.par(x) impar(x) e x. impar(x) x < 1 podem ser expandidas como: (par(2) impar(2)) (par(3) impar(3)) (par(4) impar(4)) ( impar(2) 2 < 1) ( impar(3) 3 < 1) ( impar(4) 4 < 1)

18 Lógica de Predicados (XIII) Escopo de Quanticadores Para entender o conceito de escopo de quanticadores é necessário conhecer os conceitos de variáveis livres e ligadas.

19 Lógica de Predicados (XIV) Variáveis livres e ligadas Uma variável é dita ser livre em uma fórmula se esta não possui nenhum quanticador. Exemplo: x. y.p(x, y, z). Nesta fórmula z é uma variável livre. Uma variável é dita ser ligada se esta está associada a um quanticador. Exemplo: x. y.p(x, y, z). Nesta fórmula as variáveis x e y são ligadas.

20 Lógica de Predicados (XV) Escopo de um Quanticador Seja α uma fórmula qualquer da lógica de predicados. Então o escopo de na fórmula x.α é toda a fórmula α. Toda ocorrência de x em α será ligada ao quanticador. A denição de escopo para o quanticador é idêntica.

21 Lógica de Predicados (XVI) Traduzindo Para a Lógica de Predicados Processo simples e similar a lógica proposicional. Mas devemos levar em conta predicados e quanticadores. Exemplo: Considere como universo de discurso o conjunto de todas as pessoas e objetos. Todo mundo gosta de alguém. x. y.gosta(x, y) Todos gostam de quem gosta de sua mãe. x. y.gosta(x, mae(y)) gosta(y, x) Alunos não gostam de fazer provas. x.aluno(x) gosta(x, fazer(prova))

22 Lógica de Predicados (XVII) Exercício Represente as seguintes frases: Se amanhã chover, então todos devem levar guarda-chuvas. Todos que gostam de Carlos, não gostam de seus primos. Ninguém foi a festa de Manoel. Todos os gregos são europeus, mas nem todo europeu é grego. Todos gostam da mãe de Maria.

23 Sintaxe (I) Fórmulas bem formadas Antes de descrevermos como é a semântica de fórmulas da lógica de predicados, devemos denir primeiramente, o que é uma fórmula sintaticamente correta.

24 Sintaxe (II) Fórmulas da lógica de predicados Fórmulas da lógica de predicados podem denotar: Elementos do universo de discurso em questão. Valores lógicos Sendo assim, a sintaxe será divida em duas categorias: Termos que denotam elementos. Fórmulas que denotam valores lógicos.

25 Sintaxe (III) Termos O conjunto de termos T é denido como: a) Seja V o conjunto contendo todas as variáveis da lógica de predicados. Então, T V. b) Se c é uma constante que representa um elemento do universo de discurso, então c T c) Seja f uma função n-ária sobre termos e t 1, t 2,..., t n T (n 0) então f (t 1, t 2,..., t n ) T.

26 Sintaxe (IV) Termos Considerando como universo de discurso o conjunto de todas as cidades e estados, temos que: Belo Horizonte é um constante representando a capital de Minas Gerais Se capital é uma função que a partir de uma constante que representa um estado retorna a respectiva capital deste, temos que capital(minas Gerais) denota o mesmo elemento que a constante Belo Horizonte.

27 Sintaxe (V) Fórmulas O conjunto F de fórmulas é denido como: a), F b) Se p é um predicado n-ário e t 1, t 2,..., t n são termos, então p(t 1, t 2,..., t n ) F. c) Se α F então α F d) Se α, β F então α β F, onde {,,, }. e) Se x V e α F então x.α F e x.α F

28 Sintaxe (VI) Precedência Seguiremos as mesmas convenções de precedência que adotamos para a lógica proposicional. Adicionalmente, conseraremos que quanticadores (, ) possuem a mesma precedência de.

29 Semântica (I) Semântica da Lógica de Predicados Para dar semântica a uma fórmula devemos interpretá-la de acordo com o universo de discurso U. Mas somente U é suciente? Seja U = N. Com isso é possível determinar se i. j.m(i, j) é verdadeira? Não! Qual o signicado do predicado M? Como determinar se M(i, j) é verdadeiro?

30 Semântica (II) Semântica da Lógica de Predicados Somente o universo de discurso não é suciente para interpretar uma fórmula da lógica de predicados. Deve haver adicionamente maneiras de interpretar: Termos funcionais. Predicados.

31 Semântica (III) Semântica da Lógica de Predicados Termos funcionais podem ser pensados como funções n-árias entre termos. Para cada função f : T T, deve existir f I : U U que associa cada constante em T a sua respectiva interpretação em U.

32 Semântica (IV) Semântica da Lógica de Predicados Predicados podem ser pensados como n-uplas de termos. Para cada predicado p : T T, deve existir um conjunto de pares de termos P. Dizemos que p(t 1, t 2 ) é verdadeiro se (t 1, t 2 ) P.

33 Semântica (V) Voltando ao Exemplo anterior... Seja U = N, e considere que para x, y N, M(x, y) é verdadeiro se x y. A fórmula i. j.m(i, j) é verdadeira? Não! A fórmula representa a seguinte sentença: existe um número natural que é maior que todos os outros números naturais. Mas e a fórmula j. i.m(i, j)?

34 Semântica (VI) Finalizando... Interpretamos fórmulas da lógica de predicados utilizando: Um universo de discurso Um conjunto de denições de predicados e símbolos funcionais.

35 Semântica (VII) Exercício Considere como universo de discurso o conjunto N e os seguintes predicados e símbolos funcionais: par(x): verdadeiro se x é par. impar(x): verdadeiro se x é ímpar. s : N N: função sucessor. Qual o valor lógico das seguintes fórmulas? 1 n.par(n) impar(n). 2 n.impar(n) par(s(n)). 3 n.par(n) impar(n).

36 Semântica (VIII) Exercício Considere a seguinte frase: Todos os unicórnios possuem 5 patas. Represente esta frase utilizando uma fórmula da lógica de predicados. Encontre universos de discurso e interpretações de predicados e símbolos funcionais para sua fórmula. Em seu modelo de interpretação, sua fórmula é verdadeira?

Dedução Natural para a Lógica de Predicados

Dedução Natural para a Lógica de Predicados Dedução Natural para a Lógica de Predicados Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 14 de dezembro de 2012 Lógica de Predicados

Leia mais

Teoria de Conjuntos. Matemática Discreta I. Rodrigo Ribeiro. 6 de janeiro de 2013

Teoria de Conjuntos. Matemática Discreta I. Rodrigo Ribeiro. 6 de janeiro de 2013 Teoria de Conjuntos Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 6 de janeiro de 2013 Motivação (I) Porque estudar Teoria de Conjuntos?

Leia mais

Dedução Natural para Lógica Proposicional

Dedução Natural para Lógica Proposicional Dedução Natural para Lógica Proposicional Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 11 de dezembro de 2012 Motivação (I) Considere

Leia mais

A sintaxe do cálculo de predicados (I), cap. 6 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani

A sintaxe do cálculo de predicados (I), cap. 6 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani A sintaxe do cálculo de predicados (I), cap. 6 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani 1 1 Símbolos individuais alfabeto & gramática: para caracterizar uma linguagem formal necessitamos,

Leia mais

Lógica para computação - Linguagem da Lógica de Predicados

Lógica para computação - Linguagem da Lógica de Predicados DAINF - Departamento de Informática Lógica para computação - Linguagem da Lógica de Predicados Prof. Alex Kutzke ( http://alex.kutzke.com.br/courses ) 13 de Outubro de 2015 Razões para uma nova linguagem

Leia mais

Andamento da apresentação

Andamento da apresentação Andamento da apresentação 1 Discussão informal Linguagem formal Abreviaturas Exemplos de linguagens de primeira ordem Variáveis livres e ligadas; substituição de variáveis Teoremas de unicidade de representação

Leia mais

Fundamentos de Lógica Matemática

Fundamentos de Lógica Matemática Webconferência 6-29/03/2012 Introdução à Lógica de Predicados Prof. L. M. Levada http://www.dc.ufscar.br/ alexandre Departamento de Computação (DC) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2012/1 Introdução

Leia mais

A sintaxe do cálculo de predicados (II), cap. 7 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani

A sintaxe do cálculo de predicados (II), cap. 7 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani A sintaxe do cálculo de predicados (II), cap. 7 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani 1 1 Linguagens de primeira ordem (Onde se usa linguagem, vou preferir língua; porque o primeiro

Leia mais

Lógica dos Quantificadores: sintaxe

Lógica dos Quantificadores: sintaxe Lógica dos Quantificadores: sintaxe Renata de Freitas e Petrucio Viana IME, UFF 18 de junho de 2015 Sumário 1. Princípios sintáticos 2. Alfabeto de LQ 3. Fórmulas de LQ 4. Variáveis livres, variáveis ligadas

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

Todos os pássaros têm pena. Nem todos os passáros voam. Todo inteiro primo maior que dois é ímpar

Todos os pássaros têm pena. Nem todos os passáros voam. Todo inteiro primo maior que dois é ímpar O que procuramos? Todos os pássaros têm pena. Nem todos os passáros voam. Todo inteiro primo maior que dois é ímpar Pode ser tratado no cálculo sentencial, o qual não captura toda estrutura da sentença.

Leia mais

A linguagem da Lógica de Predicados. (Capítulo 8) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto

A linguagem da Lógica de Predicados. (Capítulo 8) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto A linguagem da Lógica de Predicados (Capítulo 8) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Contextualização 2. Definições 3. Exemplos 4. Lista 3 O que não é

Leia mais

IME, UFF 7 de novembro de 2013

IME, UFF 7 de novembro de 2013 em Lógica de IME, UFF 7 de novembro de 2013 Sumário em... em Sintaxe da A lógica que estamos definindo é uma extensão de LS e é chamada de Lógica de Ordem,, por uma razão que será esclarecida mais adiante.

Leia mais

Interpretações, cap. 8 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani

Interpretações, cap. 8 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani Interpretações, cap. 8 de Introdução à Lógica (Mortari 2001) Luiz Arthur Pagani 1 1 Signicado e verdade condições para verdadeiro ou falso: Como um argumento é (intuitivamente) válido se não é possível

Leia mais

Capítulo 3 Lógica de Primeira Ordem

Capítulo 3 Lógica de Primeira Ordem Capítulo 3 Lógica de Primeira Ordem Lógica para Programação LEIC - Tagus Park 1 o Semestre, Ano Lectivo 2007/08 c Inês Lynce and Luísa Coheur Bibliografia Martins J.P., Lógica para Programação, Capítulo

Leia mais

Matemática Discreta. Lógica de Predicados. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto DAINF-UTFPR-PG

Matemática Discreta. Lógica de Predicados. Profa. Sheila Morais de Almeida. agosto DAINF-UTFPR-PG Matemática Discreta Lógica de Predicados Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG agosto - 2016 Quantificadores Como expressar a sentença Para todo número inteiro x, o valor de x é positivo. usando

Leia mais

LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO

LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO 2009.3 Aquiles Burlamaqui Ementa Unidade 2 Lógica de Predicados: Linguagem e Semântica Tradução do português para a Lógica Quantificadores e Tipos Quantificadores como Conjunções

Leia mais

Capítulo 8 Lógica de primeira Ordem

Capítulo 8 Lógica de primeira Ordem Capítulo 8 Lógica de primeira Ordem Tópicos 1. Contextualização 2. Definições 3. Exemplos 4. Questão desafio! 2 O que não é possível expressar em Lógica Proposicional? Todo tricolor é um campeão. Roberto

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Lógica Computacional Frases Quantificadas Quantificadores e Variáveis Fórmulas Bem Formadas: Sintaxe e Semântica Formas Aristotélicas 21 Outubro 2013 Lógica Computacional 1 Frases Quantificadas - Existem

Leia mais

SCC Capítulo 2 Lógica de Predicados

SCC Capítulo 2 Lógica de Predicados SCC-630 - Capítulo 2 Lógica de Predicados João Luís Garcia Rosa 1 1 Departamento de Ciências de Computação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://www.icmc.usp.br/~joaoluis

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 2: Sintaxe da Lógica Proposicional António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de Informática,

Leia mais

Expressões e enunciados

Expressões e enunciados Lógica para Ciência da Computação I Lógica Matemática Texto 2 Expressões e enunciados Sumário 1 Expressões e enunciados 2 1.1 Observações................................ 2 1.2 Exercício resolvido............................

Leia mais

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza Lógica Formal Matemática Discreta Prof Marcelo Maraschin de Souza Implicação As proposições podem ser combinadas na forma se proposição 1, então proposição 2 Essa proposição composta é denotada por Seja

Leia mais

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18

Lógica Computacional DCC/FCUP 2017/18 2017/18 1 Lógica de primeira ordem Linguagens da lógica de primeira ordem Termos Fórmulas Semântica de Lógica de primeira ordem Lógica de primeira ordem Na lógica proposicional não é possível representar

Leia mais

Linguagem com sintaxe e semântica precisas: lógica. Mecanismo de inferência: derivado da sintaxe e da

Linguagem com sintaxe e semântica precisas: lógica. Mecanismo de inferência: derivado da sintaxe e da istemas de Apoio à Decisão Clínica, 09-1 1 Linguagem com sintaxe e semântica precisas: lógica. Mecanismo de inferência: derivado da sintaxe e da semântica. Importante: distinguir entre os fatos e sua representação

Leia mais

Programação em Lógica. UCPEL/CPOLI/BCC Lógica para Ciência da Computação Luiz A M Palazzo Maio de 2010

Programação em Lógica. UCPEL/CPOLI/BCC Lógica para Ciência da Computação Luiz A M Palazzo Maio de 2010 Programação em Lógica UCPEL/CPOLI/BCC Lógica para Ciência da Computação Luiz A M Palazzo Maio de 2010 Roteiro Introdução Conceitos Básicos Linguagens Lógicas Semântica de Modelos Semântica de Prova Programação

Leia mais

Lógica Clássica Proposicional

Lógica Clássica Proposicional Lógica Clássica Proposicional proposicões atômicas; proposições mais complexas podem ser construídas (decompostas) de (em) proposições atômicas; proposições atômicas são verdadeiras ou falsas (2 valores);

Leia mais

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1

MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados 1 Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br http://www.dcc.ufmg.br/~loureiro MD Lógica de Proposições Quantificadas Cálculo de Predicados

Leia mais

Predicados e Quantificadores

Predicados e Quantificadores Predicados e Quantificadores Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG junho - 2018 Sheila Almeida (DAINF-UTFPR-PG) Predicados e Quantificadores junho - 2018 1 / 57 Este material é preparado usando

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional O estudo da lógica é a análise de métodos de raciocínio. No estudo desses métodos, a lógica esta interessada principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos. Lógica: conhecimento das formas gerais

Leia mais

Lógica Proposicional. Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira. Departamento de Tecnologia da Informação Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Lógica Proposicional. Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira. Departamento de Tecnologia da Informação Faculdade de Tecnologia de São Paulo Lógica Proposicional Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira Departamento de Tecnologia da Informação aculdade de Tecnologia de São Paulo Motivação IA IA estuda estuda como como simular simular comportamento

Leia mais

1 Lógica de primeira ordem

1 Lógica de primeira ordem 1 Lógica de primeira ordem 1.1 Sintaxe Para definir uma linguagem de primeira ordem é necessário dispor de um alfabeto. Este alfabeto introduz os símbolos à custa dos quais são construídos os termos e

Leia mais

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Lógica Formal. Matemática Discreta. Prof Marcelo Maraschin de Souza Lógica Formal Matemática Discreta Prof Marcelo Maraschin de Souza Exercícios Use lógica proposicional para provar os seguintes argumentos: a) A B C B A C b) A B C B C A c) A B B A C C Exercícios Use lógica

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Slides da disciplina Lógica para Computação ministrada pelo Prof. Celso Antônio Alves Kaestner, Dr. Eng. (kaestner@dainf.ct.utfpr.edu.br) entre 2007 e 2008. Alterações feitas em 2009

Leia mais

1. = F; Q = V; R = V.

1. = F; Q = V; R = V. ENADE 2005 e 2008 Nas opções abaixo, representa o condicional material (se...então...), v representa a disjunção (ou um, ou outro, ou ambos) e ~ representa a negação (não). Com o auxílio de tabelas veritativas,

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 2: da Lógica Proposicional António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de Informática, Faculdade

Leia mais

Fundamentos 1. Lógica de Predicados

Fundamentos 1. Lógica de Predicados Fundamentos 1 Lógica de Predicados Predicados e Quantificadores Estudamos até agora a lógica proposicional Predicados e Quantificadores Estudamos até agora a lógica proposicional A lógica proposicional

Leia mais

Inteligência Artificial IA II. LÓGICA DE PREDICADOS PARA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

Inteligência Artificial IA II. LÓGICA DE PREDICADOS PARA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO Inteligência Artificial IA Prof. João Luís Garcia Rosa II. LÓGICA DE PREDICADOS PARA REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO 2004 Representação do conhecimento Para representar o conhecimento do mundo que um sistema

Leia mais

Cálculo de Predicados

Cálculo de Predicados Cálculo de Predicados (Lógica da Primeira Ordem) Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@ifsc.edu.br 18 de maio de 2013

Leia mais

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/59 1 - LÓGICA E MÉTODOS DE PROVA 1.1) Lógica Proposicional

Leia mais

Matemática discreta e Lógica Matemática

Matemática discreta e Lógica Matemática AULA 1 - Lógica Matemática Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Ementa 1. Lógica proposicional: introdução,

Leia mais

Aplicação: Resolvendo Problemas Usando Lógica

Aplicação: Resolvendo Problemas Usando Lógica Aplicação: Resolvendo Problemas Usando Lógica Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 11 de dezembro de 2012 Motivação (I)

Leia mais

Aula 12: Lógica de Predicados

Aula 12: Lógica de Predicados Lógica para Computação Primeiro Semestre, 2015 Aula 12: Lógica de Predicados DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva Vamos estender a lógica proposicional para torná-la mais expressiva. Na lógica proposicional,

Leia mais

Lógica dos Quantificadores: sintaxe e semântica intuitiva

Lógica dos Quantificadores: sintaxe e semântica intuitiva Lógica dos Quantificadores: sintaxe e semântica intuitiva quantificação em domínios infinitos Renata de Freitas e Petrucio Viana IME, UFF 5 de novembro de 2014 Sumário Quantificadores sobre domínios infinitos.

Leia mais

Bases Matemáticas. Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática. Prof. Rodrigo Hausen. 24 de junho de 2014

Bases Matemáticas. Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática. Prof. Rodrigo Hausen. 24 de junho de 2014 Aula 1 Elementos de Lógica e Linguagem Matemática Prof. Rodrigo Hausen 24 de junho de 2014 Definição Uma proposição é uma sentença declarativa que é verdadeira ou falsa, mas não simultaneamente ambas.

Leia mais

Cálculo proposicional

Cálculo proposicional Notas de aula de MAC0329 (2003) 9 2 Cálculo proposicional Referências para esta parte do curso: capítulo 1 de [Mendelson, 1977], capítulo 3 de [Whitesitt, 1961]. Proposição Proposições são sentenças afirmativas

Leia mais

Fundamentos da Computação 1. Aula 03

Fundamentos da Computação 1. Aula 03 Fundamentos da Computação 1 Aula 03 Conteúdo Introdução à Lógica. Definição da Sintaxe. Traduzindo Sentenças. Introdução à Lógica O que é lógica? Introdução à Lógica O que é lógica? Lógica é a análise

Leia mais

Aula 1 Aula 2 Aula 3. Ana Carolina Boero. Página:

Aula 1 Aula 2 Aula 3. Ana Carolina Boero.   Página: Elementos de lógica e linguagem matemática E-mail: ana.boero@ufabc.edu.br Página: http://professor.ufabc.edu.br/~ana.boero Sala 512-2 - Bloco A - Campus Santo André Linguagem matemática A linguagem matemática

Leia mais

Cálculo de Predicados. Matemática Discreta. Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG. março

Cálculo de Predicados. Matemática Discreta. Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG. março Matemática Discreta Cálculo de Predicados Profa. Sheila Morais de Almeida DAINF-UTFPR-PG março - 2017 Quantificadores Como expressar a proposição Para todo número inteiro x, o valor de x é positivo. usando

Leia mais

Sistemas Inteligentes

Sistemas Inteligentes Sistemas Inteligentes Aula 21/10 Agentes Lógicos Agente Baseado em Conhecimento Agentes Baseados em Conhecimento ou Agentes Lógicos. Podem lidar mais facilmente com ambientes parcialmente observáveis.

Leia mais

Lógica Proposicional: Semântica Tabela Verdade

Lógica Proposicional: Semântica Tabela Verdade Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC&T Lógica Básica (NHI2049-13) Lógica Proposicional: Semântica Tabela erdade TABELA ERDADE Prof a Maria das Graças Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br 2 TABELA ERDADE:

Leia mais

2 AULA. Conectivos e Quantificadores. lógicas. LIVRO. META: Introduzir os conectivos e quantificadores

2 AULA. Conectivos e Quantificadores. lógicas. LIVRO. META: Introduzir os conectivos e quantificadores 1 LIVRO Conectivos e Quantificadores Lógicos META: Introduzir os conectivos e quantificadores lógicos. OBJETIVOS: Ao fim da aula os alunos deverão ser capazes de: Compreender a semântica dos conectivos

Leia mais

Lógica para Computação

Lógica para Computação Aula 19 - Lógica de Predicados 1 Faculdade de Informática - PUCRS October 6, 2015 1 Este material não pode ser reproduzido ou utilizado de forma parcial sem a permissão dos autores. Sinopse Lógica de Predicados

Leia mais

Simbolização de Enunciados com Conectivos

Simbolização de Enunciados com Conectivos Lógica para Ciência da Computação I Lógica Matemática Texto 4 Simbolização de Enunciados com Conectivos Sumário 1 Conectivos: simbolização e sintaxe 2 2 Enunciados componentes 5 2.1 Observações................................

Leia mais

4 Simbolização de enunciados 24

4 Simbolização de enunciados 24 Matemática Discreta Tópicos da Linguagem e da Lógica Matemáticas Texto da Semana 1, Parte 3 Simbolização de Enunciados Sumário 1 Conectivos e simbolização dos conectivos 18 2 Enunciados componentes 18

Leia mais

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido.

Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Matemática Discreta ESTiG\IPB 2011.12 Cap1 Lógica pg 1 I- Lógica Informal Afirmação verdadeira: frase, falada ou escrita, que declara um facto que é aceite no momento em que é ouvido ou lido. Afirmação

Leia mais

Exercícios Recomendados

Exercícios Recomendados Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Prossional em Matemática em Rede Nacional MA11 Números e Funções Reais Unidade 1 Conjuntos Unidade 2 Conjuntos Roteiro de Estudos Exercícios Recomendados 1.

Leia mais

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional Capítulo 1 A linguagem da Lógica Proposicional 1 Introdução O estudo da Lógica é fundamentado em: Especificação de uma linguagem Estudo de métodos que produzam ou verifiquem as fórmulas ou argumentos válidos.

Leia mais

Aula 1 Aula 2. Ana Carolina Boero. Página:

Aula 1 Aula 2. Ana Carolina Boero.   Página: Elementos de lógica e linguagem matemática E-mail: ana.boero@ufabc.edu.br Página: http://professor.ufabc.edu.br/~ana.boero Sala 512-2 - Bloco A - Campus Santo André Linguagem matemática A linguagem matemática

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

Lógica. Fernando Fontes. Universidade do Minho. Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65

Lógica. Fernando Fontes. Universidade do Minho. Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65 Lógica Fernando Fontes Universidade do Minho Fernando Fontes (Universidade do Minho) Lógica 1 / 65 Outline 1 Introdução 2 Implicações e Equivalências Lógicas 3 Mapas de Karnaugh 4 Lógica de Predicados

Leia mais

Alfabeto da Lógica Proposicional

Alfabeto da Lógica Proposicional Ciência da Computação Alfabeto da Lógica Sintaxe e Semântica da Lógica Parte I Prof. Sergio Ribeiro Definição 1.1 (alfabeto) - O alfabeto da é constituído por: símbolos de pontuação: (, ;, ) símbolos de

Leia mais

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009

Argumentação em Matemática período Prof. Lenimar N. Andrade. 1 de setembro de 2009 Noções de Lógica Matemática 2 a parte Argumentação em Matemática período 2009.2 Prof. Lenimar N. Andrade 1 de setembro de 2009 Sumário 1 Condicional 1 2 Bicondicional 2 3 Recíprocas e contrapositivas 2

Leia mais

Lógica Matemática 1. Semana 7, 8 e 9. Material Previsto para três semanas

Lógica Matemática 1. Semana 7, 8 e 9. Material Previsto para três semanas Lógica Matemática 1 Semana 7, 8 e 9. Professor Luiz Claudio Pereira Departamento Acadêmico de Matemática Universidade Tecnológica Federal do Paraná Material Previsto para três semanas Implicação e equivalência

Leia mais

Introdução. Introdução. Motivação. Motivação. Solução INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CÁLCULO RELACIONAL (PARTE I)

Introdução. Introdução. Motivação. Motivação. Solução INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CÁLCULO RELACIONAL (PARTE I) Introdução 2 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CÁLCULO RELACIONAL (PARTE I) O Cálculo Relacional (CR) é uma extensão do Cálculo Proposicional que possui maior capacidade de representação de conhecimento O CR é também

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 2: da Lógica Proposicional Departamento de Informática 17 de Fevereiro de 2011 Descrição informal Lógica proposicional Objecto Ocupa-se do estudo do comportamento dos conectivos lógicos (negação,

Leia mais

MÓDULO II - PARTE II LÓGICA DOS PREDICADOS

MÓDULO II - PARTE II LÓGICA DOS PREDICADOS MÓDULO II - PARTE II LÓGICA DOS PREDICADOS Quantificadores Professora Dr. a Donizete Ritter 26 de julho de 2017 Ritter, D. (UNEMAT/DEAD/SI) LÓGICA 26 de julho de 2017 1 / 18 Sumário 1 INTRODUÇÃO 2 TIPOS

Leia mais

Expandindo o Vocabulário. Tópicos Adicionais. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto. 12 de junho de 2019

Expandindo o Vocabulário. Tópicos Adicionais. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto. 12 de junho de 2019 Material Teórico - Módulo de INTRODUÇÃO À LÓGICA MATEMÁTICA Expandindo o Vocabulário Tópicos Adicionais Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antônio Caminha Muniz Neto 12 de junho de 2019

Leia mais

UMA REVISITAÇÃO AOS CONJUNTOS NUMÉRICOS NO ENSINO MÉDIO

UMA REVISITAÇÃO AOS CONJUNTOS NUMÉRICOS NO ENSINO MÉDIO UMA REVISITAÇÃO AOS CONJUNTOS NUMÉRICOS NO ENSINO MÉDIO Theodoro Becker de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul beckerdealmeida@yahoo.com.br Cydara Cavedon Ripoll Universidade Federal do Rio

Leia mais

3 Cálculo Proposicional

3 Cálculo Proposicional 3 Cálculo Proposicional O Cálculo Proposicional é um dos tópicos fundamentais da Lógica e consiste essencialmente da formalização das relações entre sentenças (ou proposições), de nidas como sendo frases

Leia mais

01/09/2014. Capítulo 3. Propriedades semânticas da Lógica Proposicional

01/09/2014. Capítulo 3. Propriedades semânticas da Lógica Proposicional Capítulo 3 Propriedades semânticas da Lógica Proposicional 1 Introdução Propriedades Definição 3.1 (propriedades semânticas básicas da Lógica Proposicional) Sejam H, G, H 1, H 2,...,H n, fórmulas da Lógica

Leia mais

Lógica de Predicados

Lógica de Predicados Lógica de Predicados Conteúdo Correção dos Exercícios (Rosen 47) Prioridade dos Quantificadores (Rosen 38) Ligando Variáveis (Rosen 38) Equivalências lógicas (Rosen 39) Negando expressões com quantificadores

Leia mais

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer Lógica Professor Mauro Cesar Scheer Objetivos Reconhecer e manipular com os símbolos formais que são usados no Cálculo Proposicional (CPC) e Cálculo de Predicados (CP). Determinar o valor de verdade de

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 07 Agentes Lógicos Edirlei Soares de Lima Introdução Humanos possuem conhecimento e raciocinam sobre este conhecimento. Exemplo: João jogou

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 05 Introdução à Lógica Edirlei Soares de Lima Introdução Humanos possuem conhecimento e raciocinam sobre este conhecimento. Exemplo: João jogou

Leia mais

INF1009.3WB: Lógica para computação

INF1009.3WB: Lógica para computação INF1009.3WB: Lógica para computação Aula 13: A sintaxe da lógica de primeira ordem (cont.) Cecília Englander Guilherme F. Lima Edward Hermann Lab. TecMF, Dep. Informática, PUC-Rio 2017.2 INF1009.3WB: Lógica

Leia mais

Métodos de Verificação

Métodos de Verificação Método de Na construção de derivações no sistema de cálculo de sequentes: Na aplicação de cada regra, só a manipulação referente à fórmula principal é informativa. A cópia dos contextos revela-se assim

Leia mais

Matemática Discreta. Fundamentos e Conceitos da Teoria dos Números. Universidade do Estado de Mato Grosso. 4 de setembro de 2017

Matemática Discreta. Fundamentos e Conceitos da Teoria dos Números. Universidade do Estado de Mato Grosso. 4 de setembro de 2017 Matemática Discreta Fundamentos e Conceitos da Teoria dos Números Professora Dr. a Donizete Ritter Universidade do Estado de Mato Grosso 4 de setembro de 2017 Ritter, D. (UNEMAT) Matemática Discreta 4

Leia mais

Quantificadores, Predicados e Validade

Quantificadores, Predicados e Validade Quantificadores, Predicados e Validade Quantificadores e Predicados Fbfs proposicionais tem uma possibilidade limitada de expressão. Exemplo: Para todo x, x > 0 Ela não pode ser simbolizada adequadamente

Leia mais

Afirmações Matemáticas

Afirmações Matemáticas Afirmações Matemáticas Na aula passada, vimos que o objetivo desta disciplina é estudar estruturas matemáticas, afirmações sobre elas e como provar essas afirmações. Já falamos das estruturas principais,

Leia mais

Cálculo de Predicados

Cálculo de Predicados Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV - 2003/2004 - II Cálculo de Predicados 1. Predicados e quantificadores Consideremos as afirmações seguintes: x é par (1) x é tão alto como y (2)

Leia mais

Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6)

Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6) Dedução Natural e Sistema Axiomático Pa(Capítulo 6) LÓGICA APLICADA A COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Dedução Natural 3. Sistemas axiomático Pa 4. Lista

Leia mais

2 Lógica Fuzzy. 2 Lógica Fuzzy. Sintaxe da linguagem

2 Lógica Fuzzy. 2 Lógica Fuzzy. Sintaxe da linguagem 2 Lógica Fuzzy 2.1 Cálculo proposicional (lógica proposicional) 2.2 Lógica de Predicados 2.3 Lógica de múltiplos valores 2.4 Lógica Fuzzy Proposições fuzzy Inferência a partir de proposições fuzzy condicionais

Leia mais

Lógica predicados. Lógica predicados (continuação)

Lógica predicados. Lógica predicados (continuação) Lógica predicados (continuação) Uma formula está na forma normal conjuntiva (FNC) se é uma conjunção de cláusulas. Qualquer fórmula bem formada pode ser convertida para uma FNC, ou seja, normalizada, seguindo

Leia mais

CM Funções. Notas de Aula PSE Departamento de Matemática - UFPR

CM Funções. Notas de Aula PSE Departamento de Matemática - UFPR 1. CM 128 - Funções Notas de Aula PSE 2017 Departamento de Matemática - UFPR Sumário 1 Conjuntos 4 1.1 Aula 1 - Operações entre conjuntos................................... 4 1.1.1 Conjuntos.............................................

Leia mais

Sistema dedutivo. Sistema dedutivo

Sistema dedutivo. Sistema dedutivo Sistema dedutivo Estudaremos um sistema dedutivo axiomático axiomas lógicos e axiomas não lógicos (ou esquemas de axiomas) e regras de inferência (ou esquemas de regra) do tipo de Hilbert para a lógica

Leia mais

Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. 09 de abril de 2013

Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. 09 de abril de 2013 Lógica Clássica e Lógica Simbólica Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@ifsc.edu.br 09 de abril de 2013 Prof. Tiago

Leia mais

Lógica Proposicional

Lógica Proposicional Lógica Proposicional Lógica Computacional Carlos Bacelar Almeida Departmento de Informática Universidade do Minho 2007/2008 Carlos Bacelar Almeida, DIUM LÓGICA PROPOSICIONAL- LÓGICA COMPUTACIONAL 1/28

Leia mais

Os Fundamentos: Lógica de Predicados

Os Fundamentos: Lógica de Predicados Os Fundamentos: Lógica de Predicados Área de Teoria DCC/UFMG Introdução à Lógica Computacional 2019/01 Introdução à Lógica Computacional Os Fundamentos: Lógica de Predicados Área de Teoria DCC/UFMG - 2019/01

Leia mais

Lógica de primeira ordem (Capítulo 8 - Russell) Inteligência Artificial

Lógica de primeira ordem (Capítulo 8 - Russell) Inteligência Artificial Lógica de primeira ordem (Capítulo 8 - Russell) Inteligência Artificial Estrutura 1- Contextualização 2- Definições 3- Lista de exercício 4- Prolog 5- Regras em Prolog - Mundo Wumpus 6- Aplicação do Mundo

Leia mais

Proposições. Belo Horizonte é uma cidade do sul do Brasil = 4. A Terra gira em torno de si mesma. 5 < 3

Proposições. Belo Horizonte é uma cidade do sul do Brasil = 4. A Terra gira em torno de si mesma. 5 < 3 Proposições Lógicas Proposições O principal conceito usado nos estudos da lógica matemática é o de uma proposição. Uma proposição é essencialmente uma afirmação, transmite pensamentos completos, afirmando

Leia mais

1 a Lista de Exercícios Matemática Discreta

1 a Lista de Exercícios Matemática Discreta 1 a Lista de Exercícios Matemática Discreta Exercício 1. Faça a tabela verdade para as fórmulas a seguir: a) P Q. b) (S G) ( S G). c) [P (Q P )]. d) (P Q) ( P R). Exercício 2. Com o uso de símbolos predicados

Leia mais

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC&T Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe PASSOS PARA O ESTUDO DE LÓGICA Prof a Maria das Graças Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br 2 ESTUDO DE LÓGICA O estudo

Leia mais

Lógica Proposicional Fórmulas e Precedência de Operadores

Lógica Proposicional Fórmulas e Precedência de Operadores Lógica Proposicional Fórmulas e Precedência de Operadores Prof. Marcos A. Schreiner Disciplina de Introdução à Lógica 23 de março de 2015 Prof. Marcos A. Schreiner (UFPR) 23 de março de 2015 1 / 18 1 Introdução

Leia mais

Lógica Computacional

Lógica Computacional Aula Teórica 15: António Ravara Simão Melo de Sousa Departamento de Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa Departamento de Informática, Faculdade Engenharia, LISP

Leia mais

Aula 8: Tableaux Analíticos

Aula 8: Tableaux Analíticos Lógica para Computação Segundo Semestre, 2014 Aula 8: Tableaux Analíticos DAINF-UTFPR Prof. Ricardo Dutra da Silva O métodos de Dedução Natural não permite inferir a falsidade de um sequente, ou seja,

Leia mais

Contagem e Combinatória Elementar

Contagem e Combinatória Elementar Contagem e Combinatória Elementar Matemática Discreta I Rodrigo Ribeiro Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Universidade de Federal de Ouro Preto 11 de janeiro de 2013 Motivação (I) Combinatória

Leia mais

Fundamentos 1. Lógica de Predicados

Fundamentos 1. Lógica de Predicados Fundamentos 1 Lógica de Predicados Predicados Estudamos até agora a lógica proposicional Predicados Estudamos até agora a lógica proposicional A lógica proposicional têm possibilidade limitada de expressão.

Leia mais