Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária"

Transcrição

1 Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária RESOLUÇÃO N. 002/PPGAU/2014, de 24 de outubro de Dispõe sobre procedimentos relativos à validação de créditos referentes a atividades acadêmicas junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, no uso de suas atribuições, considerando o que dispõe a Resolução 05/CUn/2010, o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC e tendo em vista o que decidiu o Colegiado Pleno do Programa em reunião do dia 24 de outubro de 2014, R E S O L V E: ESTABELECER os procedimentos relativos à validação de créditos referentes a atividades acadêmicas junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária. Art. 1º - Os alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU/UFSC) deverão participar de pelo menos 6 sessões públicas de defesa de dissertação de mestrado ou tese de doutorado em programas de pós-graduação credenciado pela CAPES. 1º Pelo menos 50% destas sessões deverão ser no próprio PPGAU/UFSC. 2º Quando se tratar de sessão do PPGAU, a participação será aferida por meio da conferência da assinatura do aluno na lista de presença oficial. 3º Quando se tratar de sessão de outro programa de pós-graduação, o aluno deverá apresentar declaração assinada pelo presidente da banca, conforme Anexo I. Art. 2º - O aluno regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária deverá elaborar pelo menos um artigo científico com seu orientador e submetê-lo à avaliação para publicação em periódico qualificado entre A1 e B3 conforme Classificação Qualis Capes, pelo menos 15 dias antes de sua defesa de dissertação.

2 1º O aluno deverá encaminhar à Secretaria do PPGAU formulário próprio (Anexo II), preenchido e assinado pelo orientador para a devida validação. 2º O aluno deverá anexar uma cópia do comprovante de submissão da produção bibliográfica, contendo todas as informações necessárias para o seu cadastramento na Plataforma Lattes. 3º A submissão deverá ser feita em periódico externo ao programa, não sendo possível submeter à Revista de Ciências da Administração RCA e à Revista Gestão Universitária na América Latina GUAL, a menos que o artigo já esteja publicado até 15 dias antes de sua defesa de dissertação. Art. 3º - Os alunos regularmente matriculados no PPGAU poderão solicitar a validação de créditos referentes à Produção Bibliográfica feita necessariamente em conjunto com pelo menos um professor credenciado ao PPGAU, conforme o seguinte procedimento: a) A solicitação deverá ser feita por intermédio do preenchimento de formulário próprio (Anexo III), encaminhado à Secretaria do PPGAU para a devida validação; b) O aluno deverá anexar uma cópia da produção bibliográfica, contendo todas as informações necessárias para o seu cadastramento na Plataforma Lattes; c) O aluno deverá encaminhar cópia eletrônica de seu Currículo Lattes, constando o item de produção bibliográfica que deseja validar; d) A validação da Produção Bibliográfica em créditos terá a equivalência conforme estabelecido na Tabela 1. Art. 4º - Os alunos regularmente matriculados no PPGAU poderão solicitar a validação de créditos referentes à Produção Técnica, conforme o seguinte procedimento: a) A solicitação deverá ser feita por intermédio do preenchimento de formulário próprio (Anexo IV), encaminhado à Secretaria do PPGAU para a devida validação; b) O aluno deverá anexar a comprovação da produção técnica, contendo todas as informações necessárias para o seu cadastramento na Plataforma Lattes; c) O aluno deverá encaminhar cópia eletrônica de seu Currículo Lattes, constando o item de produção técnica que deseja validar; d) A validação da Produção Técnica em créditos terá a equivalência conforme estabelecido na Tabela 2. Art. 5º - As validações de que tratam os arts. 3º e 4º serão analisadas por uma comissão própria definida pelo Colegiado do PPGAU que poderá aferir nenhum, 50% ou 100% dos créditos equivalentes dispostos nas Tabelas 1 e 2, mediante avaliação da aderência da produção ao Programa. Art. 6º - Os alunos regularmente matriculados no PPGAU poderão solicitar a validação de até 2 créditos referentes a Leituras Orientadas, conforme o seguinte procedimento: a) O orientador será o responsável por destinar ao orientando as leituras, no início do semestre, por meio de formulário próprio (Anexo V).

3 b) Ao final do semestre o orientando deverá apresentar um relatório contendo um paper para cada leitura, com a anuência do orientador, que será apreciado e aprovado pelo Colegiado do PPGAU através da comissão de que trata o art. 5º (Anexo VI). Parágrafo único: Cada atividade terá a duração de um semestre e será equivalente a 1 crédito. Art. 7º - Os alunos regularmente matriculados no PPGAU poderão solicitar a validação de 1 crédito referente a Seminários promovidos pelo PPGAU ou institutos e núcleos de pesquisa a ele vinculados, conforme o seguinte procedimento: a) O aluno deverá participar de no mínimo 5 (cinco) seminários que serão oferecidos pelo PPGAU. b) O aluno deverá apresentar relatório contendo um paper para cada seminário assistido, com a anuência do orientador, que será apreciado e aprovado pelo Colegiado do PPGAU através da comissão de que trata o art. 5º (Anexo VII). Art. 8º - Todas as atividades previstas nesta resolução só serão consideradas válidas se realizadas após a data de ingresso do aluno no PPGAU. Art. 9º - O aluno regularmente matriculado no PPGAU poderá validar até 8 créditos nas atividades acadêmicas previstas nesta Resolução. Parágrafo único Os créditos apresentados para além deste limite constarão no histórico escolar do aluno, mas não serão contabilizados para a integralização da carga horária mínima para conclusão do curso. Art. 10º - Fica revogada a Resolução 001/PPGAU/2011 e outras disposições em contrário. Art Esta Resolução passa a vigorar a partir de sua publicação. Parágrafo único As obrigatoriedades previstas no artigo 1º passam a vigorar somente para os alunos ingressantes a partir de Art Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do PPGAU. Coordenador do PPGAU Tabela 1 - Validação de Créditos Referentes à Produção Bibliográfica Produção Bibliográfica Máximo de créditos equivalentes Publicação de artigo relacionado à área em 4 periódico de classificação A1 Publicação de artigo relacionado à área em 3 periódico de classificação A2 Publicação de artigo relacionado à área em 2 periódico de classificação B1 Publicação de artigo relacionado à área em 1

4 periódico de classificação B2 Publicação de artigo relacionado à área em periódico de classificação B3 a B5 Publicação de artigo relacionado à área em evento científico com comitê de avaliação Publicação de capítulo de livro relacionado à área em livro com comitê de científico Publicação de capítulo de livro relacionado à área em livro sem comitê de científico 1 crédito para cada conjunto de 2 artigos 1 crédito para cada conjunto de 3 artigos 1 1 crédito para cada conjunto de 2 capítulos Tabela 2 - Validação de Créditos Referentes à Produção Técnica Produção Técnica Máximo de créditos equivalentes Patente 4 Registro de produção técnica 2 Desenvolvimento de software 2 Organização ou editoria de revista científica 1 Organização de livro 1 Organização de evento científico 1 Participação em eventos na área externos ao PPGAU Demais tipos de produção técnica (programa de rádio ou TV, desenvolvimento de material didático ou instrucional, projeto de consultoria, etc.) 1 crédito para cada conjunto de 5 eventos 1

5 ANEXO I Formulário para participação em Sessão pública de Defesa de dissertação ou tese DECLARAÇÃO Declaro que o aluno, regularmente matriculado sob o número participou nesta data de sessão pública de defesa da ( ) dissertação de mestrado / ( ) tese de doutorado do acadêmico, intitulada, do Programa de Pós- Graduação em, da Universidade. Presidente da Banca / Orientador Nome:

6 ANEXO II Formulário para submissão de artigo científico 1 Dados do Solicitante Nome: Nº de matrícula: 2 Dados do Artigo Título do Artigo: Título do Periódico : ISSN: País: Nome dos Participantes (Nome completo) Data da Submissão: / / Divulgação: ( ) Impresso ( ) Meio Digital ( ) Filme ( ) Outros Categoria 1 Aluno regular do PPGAU 2 Professor do PPGAU 3 Outros participantes Identificação -Nº de matrícula (aluno do PPGAU) -CPF (outros participantes ou professores) A produção é vinculada a algum Projeto de Pesquisa? Qual? A produção é vinculada à dissertação? ( ) Sim ( ) Não 3 Campo Destinado ao Orientador Declaro que avaliei e estou de acordo com o artigo submetido. Assinatura: Nome do Orientador:

7 ANEXO III Formulário para validação de produção bibliográfica 1 Dados do Solicitante Nome: Nº de matrícula: 2 Dados da Produção Intelectual (PI) Título do Artigo/Capítulo: Título do Periódico ou evento: ISSN/ISBN: País: Nome dos Participantes (Nome completo) Data da Publicação: / / Divulgação: ( ) Impresso ( ) Meio Digital ( ) Filme ( ) Outros Categoria 1 Aluno regular do PPGAU 2 Professor do PPGAU 3 Outros participantes Identificação -Nº de matrícula (aluno do PPGAU) -CPF (outros participantes ou professores) A produção é vinculada a algum Projeto de Pesquisa? Qual? A produção é vinculada à dissertação? ( ) Sim ( ) Não 3 Campo Destinado ao Avaliador Nome do Avaliador: Assinatura: Observações do Avaliador: Créditos Validados:

8 ANEXO IV Formulário para validação de produção técnica 1 Dados do Solicitante Nome: Nº de matrícula: 2 Dados da Produção Intelectual (PI) Finalidade: Ano de Conclusão da PI: Disponibilidade: ( ) Restrita ( ) Irrestrita Nome dos Participantes (Nome completo) Natureza: ( ) Computacional ( ) Multimídia ( ) Outros Categoria 1 Aluno regular do PPGAU 2 Professor do PPGAU 3 Outros participantes Divulgação: ( ) Impresso ( ) Meio Digital ( ) Filme ( ) Outros Identificação -Nº de matrícula (aluno do PPGAU) -CPF (outros participantes ou professores) A produção é vinculada a algum Projeto de Pesquisa? Qual? A produção é vinculada à dissertação ou tese? ( ) Sim ( ) Não 3 Campo Destinado ao Avaliador Nome do Avaliador: Assinatura: Observações do Avaliador: Créditos Validados:

9 ANEXO V Formulário para inscrição em atividade de Leitura Orientada Discente: Semestre: Orientador: Referências dos textos indicados para leitura: Florianópolis, / / Assinatura do Orientador

10 ANEXO VI Formulário para relatório final da atividade de Leitura Orientada IDENTIFICAÇÃO ALUNO: MATRÍCULA: ORIENTADOR: TEMA PESQUISA: SEMESTRE: ATIVIDADE LEITURA ORIENTADA TOTAL DE HORAS: TOTAL DE ENCONTROS: METODOLOGIA DESENVOLVIDA Referência: OBRAS ESTUDADAS Referência: Referência: Referência: AVALIAÇÃO DO ORIENTADOR Assinatura do Orientador Florianópolis, / / Assinatura do Aluno

11 ANEXO VII Formulário para relatório final da atividade de Seminários IDENTIFICAÇÃO ALUNO: MATRÍCULA: ORIENTADOR: TEMA: SEMINÁRIOS QUE PARTICIPOU Palestrante: Data: TEMA: Palestrante: Data: TEMA: Palestrante: Data: TEMA: Palestrante: Data: TEMA: Palestrante: Data: AVALIAÇÃO DO ORIENTADOR Assinatura do Orientador Florianópolis, / / Assinatura do Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE (PPGC) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SOCIOECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE (PPGC) RESOLUÇÃO 01/PPGC/2017, de 22 de setembro de 2017. Dispõe sobre a realização de Estágio Pós-Doutoral

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Define critérios para a validação de créditos em atividades complementares e contabilização de

Leia mais

EDITAL N.º 02/2013-POSENQ. ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PosENQ)

EDITAL N.º 02/2013-POSENQ. ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PosENQ) EDITAL N.º 02/2013-POSENQ ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PosENQ) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 001/PPGO/2017, 8 de fevereiro de 2017

RESOLUÇÃO N. 001/PPGO/2017, 8 de fevereiro de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus Universitário Trindade página: www.ppgo.ufsc.br e-mail: ppgo@contato.ufsc.br telefone:

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 03/ PPGTURH

INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 03/ PPGTURH PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO E HOSPITALIDADE MESTRADO e DOUTORADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 03/2015 - PPGTURH Dispõe sobre normas para a validação de atividades complementares para mestrandos e validação

Leia mais

NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UFSM CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UFSM CAMPUS CACHOEIRA DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS CACHOEIRA DO SUL PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO- ACG NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

NORMA N o 001/PGFAR/2011 de 02 de Junho de 2011.

NORMA N o 001/PGFAR/2011 de 02 de Junho de 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA NORMA N o 001/PGFAR/2011 de 02 de Junho de 2011. Dispõe sobre critérios específicos para o credenciamento

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 001/PPGBTC/2012, DE 21 DE MARÇO DE 2012

RESOLUÇÃO N. 001/PPGBTC/2012, DE 21 DE MARÇO DE 2012 RESOLUÇÃO N. 001/PPGBTC/2012, DE 21 DE MARÇO DE 2012 Dispõe sobre credenciamento e recredenciamento de docentes no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências. A Coordenação do Programa de

Leia mais

Critérios para. Equivalência e Validação de Créditos de Disciplinas

Critérios para. Equivalência e Validação de Créditos de Disciplinas - 1 - Critérios para Equivalência e Validação de Créditos de Disciplinas Última Atualização Fev-2018 - 2 - Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. COMISSÃO DE VALIDAÇÃO DE CRÉDITOS... 3 3. TERMINOLOGIA... 3 4. EQUIVALÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado. EDITAL PPGE nº 35/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado. EDITAL PPGE nº 35/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado EDITAL PPGE nº 35/2016 Edital para Credenciamento de novos docentes para o Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

EDITAL nº 03/PPGE/2017

EDITAL nº 03/PPGE/2017 EDITAL nº 03/PPGE/2017 Credenciamento de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, no uso das suas atribuições, torna público

Leia mais

REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA PPGL

REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA PPGL 1 REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA PPGL Considerando as exigências da Portaria n. 81, de 3 de junho de 2016, publicada no DOU em 6 de junho de 2016 (CAPES), o Documento da Área de Letras

Leia mais

EDITAL 01/CPB/POSJOR/2017 PROCESSO SELETIVO PARA ALOCAÇÃO DE BOLSAS PARA ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO POSJOR/UFSC

EDITAL 01/CPB/POSJOR/2017 PROCESSO SELETIVO PARA ALOCAÇÃO DE BOLSAS PARA ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO POSJOR/UFSC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA

Leia mais

EDITAL 002/2019 PROF-FILO/UERN. a) professores que lecionam a disciplina de Filosofia na Educação Básica;

EDITAL 002/2019 PROF-FILO/UERN. a) professores que lecionam a disciplina de Filosofia na Educação Básica; EDITAL 002/2019 PROF-FILO/UERN A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) torna público o edital de seleção de aluno especial para

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS ESAG

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS ESAG RESOLUÇÃO Nº 01/2016 COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS ESAG/UDESC Regulamenta o apoio financeiro para concessão

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa. Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado EDITAL PPGE 30/2015

Universidade Estadual de Ponta Grossa. Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado EDITAL PPGE 30/2015 EDITAL PPGE 30/2015 Edital para Credenciamento de Novos Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Educação para atuação em nível de, a partir de 2016 A Coordenação do, no uso das suas atribuições, e

Leia mais

NORMA INTERNA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA

NORMA INTERNA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA NORMA INTERNA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA Aprovada na reunião do colegiado PPGCF em 25/04/2016 CAPÍTULO I DA NATUREZA DAS

Leia mais

EDITAL INTERNO EDUCIMAT Nº 01/2017 CREDENCIAMENTO DE NOVOS ORIENTADORES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

EDITAL INTERNO EDUCIMAT Nº 01/2017 CREDENCIAMENTO DE NOVOS ORIENTADORES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL INTERNO EDUCIMAT Nº 01/2017 CREDENCIAMENTO DE NOVOS ORIENTADORES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA O Coordenador, no uso das suas atribuições, torna público o presente

Leia mais

RESOLUÇÃO PPGQ No. 01/2017

RESOLUÇÃO PPGQ No. 01/2017 RESOLUÇÃO PPGQ No. 01/2017 NORMAS RELATIVAS ÀS ATIVIDADES COMPLEMENTARES A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) do IQ-UFG, reunida em sessão realizada em 30 de Junho de 2017, resolve:

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa. Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado EDITAL PPGE 42/2017

Universidade Estadual de Ponta Grossa. Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado EDITAL PPGE 42/2017 EDITAL PPGE 42/2017 Edital para Credenciamento de Novos Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Educação para atuação em nível de, a partir de 2018 A Coordenação do, no uso das suas atribuições, e

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 03/2017 PPGCTA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 03/2017 PPGCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 03/2017 PPGCTA Regulamenta as normas de apresentação, funcionamento e avaliação de Projetos de Dissertações e de Dissertações

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) RESOLUÇÃO N.º 1022/2008 Publicado no D.O.E. de 18-12-08, p.45/46 Regulamenta as Atividades Complementares

Leia mais

Edital para Candidaturas ao PROGRAMA BOLSA NOTA 10- Edital FAPERJ Nº01/2018

Edital para Candidaturas ao PROGRAMA BOLSA NOTA 10- Edital FAPERJ Nº01/2018 Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências do Homem -

Leia mais

Universidade de Brasília Programa de Pós-Graduação em Comunicação Faculdade de Comunicação PPG-FAC

Universidade de Brasília Programa de Pós-Graduação em Comunicação Faculdade de Comunicação PPG-FAC RESOLUÇÃO DA COMISSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPG-FAC) Nº 001/2017 A Comissão de Bolsas do da Universidade de Brasília, no uso de suas atribuições legais, atendendo à Portaria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL MESTRADO PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL MESTRADO PROFISSIONAL 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL 001/2018 PPPG/UFSM CREDENCIAMENTO DE DOCENTES

Leia mais

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC

EDITAL N.º 4/2016/PPGCC/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO www.ppgcc.ufsc.br ppgcc@contato.ufsc.br (48) 3721-9738

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Programa de Mestrado Profissional em História-PROFHISTÓRIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Programa de Mestrado Profissional em História-PROFHISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Programa de Mestrado Profissional em História-PROFHISTÓRIA RESOLUÇÃO N 01/PROFHISTÓRIA/2014, DE XX DE XXXX DE 2014 Dispõe sobre os

Leia mais

Resolução n 004/2015 UDESC/FAED/PPGInfo

Resolução n 004/2015 UDESC/FAED/PPGInfo Resolução n 004/2015 UDESC/FAED/PPGInfo Normatiza a pontuação para as Atividades Programadas do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), Mestrado Profissional em Gestão de Unidades

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2017/PPGE/MEDUC/UNIR DISPOSIÇÕES INICIAIS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2017/PPGE/MEDUC/UNIR DISPOSIÇÕES INICIAIS A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Mestrado Acadêmico em Educação, no uso de suas atribuições, considerando os critérios da Capes para credenciamento, descredenciamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03/2015 PPGT

RESOLUÇÃO Nº 03/2015 PPGT RESOLUÇÃO Nº 03/2015 PPGT Aprova os procedimentos e pontuação para as Atividades Programadas A presidente do Colegiado do PPGT, da UDESC CEART, no uso de suas atribuições e considerando a deliberação colegiada

Leia mais

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E DO DESENVOLVIMENTO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA MESTRADO E DOUTORADO TITULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.

Leia mais

Curso de Ciência da Computação. Regulamentação das Atividades Complementares do IFSC Câmpus Lages. Lages (SC), Junho de 2015.

Curso de Ciência da Computação. Regulamentação das Atividades Complementares do IFSC Câmpus Lages. Lages (SC), Junho de 2015. Curso de Ciência da Computação Regulamentação das Atividades Complementares do IFSC Câmpus Lages Lages (SC), Junho de 2015. CAPÍTULO I Das Atividades Complementares Art 1. As atividades complementares

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC O curso de Pós-Graduação em Energia da Universidade Federal do ABC (UFABC) é credenciado pelo Ministério da Educação/Coordenação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA.

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA Campus Samambaia, Cx. Postal 131, CEP: 74001-970 - Fone/Fax (62) 3521-1203/1190

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 01/PósARQ/2011 de 28 de novembro de 2011.

RESOLUÇÃO N o 01/PósARQ/2011 de 28 de novembro de 2011. RESOLUÇÃO N o /PósARQ/21 de 28 de novembro de 21. Dispõe sobre Normas para Credenciamento e Recredenciamento Docente no PósARQ. De acordo com as Portarias nº 191 e nº 192, de 04 de outubro de 21, ambas

Leia mais

Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem

Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Enfermagem EDITAL N 0 2/2018 ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM/UNB 1. DA FINALIDADE Este edital estabelece o cronograma para entrega dos comprovantes das atividades complementares realizadas pelo discente

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05

Leia mais

RESOLUÇÃO* Nº 001/2015, DO COLEGIADO DO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

RESOLUÇÃO* Nº 001/2015, DO COLEGIADO DO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Sta. Mônica, Bl.G

Leia mais

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB NORMA PAPGEF UPE/UFPB N 003/2015 - DISPÕE SOBRE O CREDENCIAMENTO E RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PAPGEF UPE/UFPB E SOBRE A DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO 003/2015 COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA

RESOLUÇÃO 003/2015 COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA RESOLUÇÃO 003/2015 COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA O COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA, nas atribuições do Art. 46, inciso VII, do Regimento Geral, aprova a seguinte resolução, relacionada às Atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/PROFLETRAS/2014, de 25 de junho de 2014.

RESOLUÇÃO Nº 01/PROFLETRAS/2014, de 25 de junho de 2014. RESOLUÇÃO Nº 01/PROFLETRAS/2014, de 25 de junho de 2014. Estabelece normas para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes. A Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2015-PPGEP

RESOLUÇÃO 01/2015-PPGEP PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Ponta Grossa Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - PPGCA RESOLUÇÃO PPGCA Nº 10/2016

Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - PPGCA RESOLUÇÃO PPGCA Nº 10/2016 Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - PPGCA RESOLUÇÃO PPGCA Nº 10/2016 A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal PPGCA da Universidade

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS ALEGRETE CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS ALEGRETE CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DEFINIÇÃO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (ACG) Art. 1º - Atividade Complementar de Graduação (ACG) é definida como atividade desenvolvida pelo

Leia mais

Normas para procedimentos de Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação de Mestrado do PPGCC.

Normas para procedimentos de Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação de Mestrado do PPGCC. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação INSTRUÇÃO NORMATIVA 02/2017

Leia mais

EDITAL N. 1- PPGE 2018 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES

EDITAL N. 1- PPGE 2018 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO - MPE EDITAL N. 1- PPGE 2018 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

2 Linhas de pesquisa a) Linha 1 - Formação, linguagens e identidades (03 vagas)

2 Linhas de pesquisa a) Linha 1 - Formação, linguagens e identidades (03 vagas) EDITAL Nº 006/2016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM. Credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade para atuação em nível de Mestrado.

Leia mais

30/11/2018 N Pg. 992

30/11/2018 N Pg. 992 Pg. 992 Anexo da Resolução Inbio nº 242, de 29 de novembro de 2018. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS. Art.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 02 de 07 de maio de 2015.

RESOLUÇÃO Nº. 02 de 07 de maio de 2015. ANO XLV N. 143 30/09/2015 SEÇÃO IV PÁG. 017 RESOLUÇÃO Nº. 02 de 07 de maio de 2015. EMENTA: Estabelece a operacionalização das Atividades Complementares do Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social

Leia mais

EDITAL Nº03/2017 SELEÇÃO e RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/DS

EDITAL Nº03/2017 SELEÇÃO e RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/DS EDITAL Nº03/2017 SELEÇÃO e RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/DS O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e a Comissão de Bolsas e Finanças, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que estabelece

Leia mais

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional

Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa FAPESB Cota Institucional UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÂO PPG DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE Seleção Bolsistas PPGEduC 2018 Programa de Bolsa

Leia mais

Credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade para atuação em nível de Mestrado.

Credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade para atuação em nível de Mestrado. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM. Edital Nº 002./2015 Credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade para atuação em nível de Mestrado. A Coordenação do Programa de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE RESOLUÇÃO CCEB n º 03/2012 Aprova o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal

Leia mais

FACULDADE DE ESTUDOS AVANÇADOS DO PARÁ MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE DE ESTUDOS AVANÇADOS DO PARÁ MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE DE ESTUDOS AVANÇADOS DO PARÁ MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES A Atividade Complementares na Faculdade de Estudos Avançados do Pará. 1. São atividades complementares todas e quaisquer atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01 /2017 PPGMUS

RESOLUÇÃO Nº 01 /2017 PPGMUS RESOLUÇÃO Nº 01 /2017 PPGMUS Estabelece normas para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes para atuar no curso de Mestrado em Música do PPGMUS. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 02/PPGBVE/2012, DE 11 DE SETEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO N. 02/PPGBVE/2012, DE 11 DE SETEMBRO DE 2012. RESOLUÇÃO N. 02/PPGBVE/2012, DE 11 DE SETEMBRO DE 2012. Dispõe sobre credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de professores no Programa de Pós- Graduação em Biologia Vegetal. O Colegiado Pleno

Leia mais

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, estabelece:

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, estabelece: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade CEP:

Leia mais

Banca de Doutorado. Prazo: até 40 dias antes da defesa; Documento Necessários, em papel e pdf (menor do que 1.2 MB).

Banca de Doutorado. Prazo: até 40 dias antes da defesa; Documento Necessários, em papel e pdf (menor do que 1.2 MB). Normas para solicitações de alunos à CAP Esta norma versa sobre os documentos que se fazem necessários para a solicitação das demandas de alunos junto à secretaria da CAP Banca de Doutorado Prazo: até

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS ANO ACADÊMICO 2018

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS ANO ACADÊMICO 2018 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS ANO ACADÊMICO 2018 EDITAL CPG/FEA Nº 003/2017 Edital aprovado pela Comissão de

Leia mais

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos Normas do Doutorado 1. Matrícula: A matrícula no PPG-BIOLOGIA QUÍMICA é dividida em duas etapas. A primeira, denominada pré-matrícula, consiste na entrega da documentação e do projeto de pesquisa. Após

Leia mais

Edital Nº 002/2015 para credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós- Graduação em Educação para atuação em nível de Mestrado.

Edital Nº 002/2015 para credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós- Graduação em Educação para atuação em nível de Mestrado. Edital Nº 002/2015 para credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós- Graduação em Educação para atuação em nível de Mestrado. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, no uso das

Leia mais

RESOLUÇÃO PPGCASA 01/2017 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017

RESOLUÇÃO PPGCASA 01/2017 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 RESOLUÇÃO PPGCASA 01/2017 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017 Dispõe sobre credenciamento e recredenciamento de Docentes no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, PPGCASA.

Leia mais

c) desenvolver pesquisas e produção do conhecimento.

c) desenvolver pesquisas e produção do conhecimento. EDITAL N 05, DE 09 DE AGOSTO DE 2018. Edital de Credenciamento de novos docentes. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,

Leia mais

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, estabelece:

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, estabelece: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade CEP: 88040-900 - Florianópolis Santa Catarina / Brasil www. ppgo.ufsc.br e-mail: ppgo@contato.ufsc.br

Leia mais

EDITAL SIMPLIFICADO SELEÇÃO e RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/DS

EDITAL SIMPLIFICADO SELEÇÃO e RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/DS EDITAL SIMPLIFICADO SELEÇÃO e RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/DS O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e a Comissão de Bolsas e Finanças, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que estabelece

Leia mais

1.1 - Poderão ser concedidas bolsas de Estudo com base no número de bolsas oferecidas pela CAPES, dentro do programa institucional PDSE.

1.1 - Poderão ser concedidas bolsas de Estudo com base no número de bolsas oferecidas pela CAPES, dentro do programa institucional PDSE. EDITAL - PGCEM Nº 03/2016 ABRE INSCRIÇÃO E FIXA DATA PARA SELEÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO PDSE, PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PGCEM O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL Credenciamento de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Ciências

Leia mais

EDITAL N 001/PPGBCD/2018

EDITAL N 001/PPGBCD/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE BLOCO A/CCB FLORIANÓPOLIS SC - 88040-900 email: ppgfarmaco@contato.ufsc.br

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 2/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR (PPGAT)

RESOLUÇÃO Nº 2/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR (PPGAT) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL E SAÚDE DO TRABALHADOR (PPGAT) RESOLUÇÃO Nº 2/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO REGULAMENTO N 03, 15 DE JUNHO DE 2015 Institui as normas e as atividades aprovadas para o aproveitamento de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO PPGP Nº 01/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO PPGP Nº 01/2014 Texto introdutório A presente resolução apresenta os critérios para o processo de credenciamento e descredenciamento de docentes no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). A resolução representa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 65/2015 Altera o Regulamento do Programa de Pós- Graduação em Linguística, em nível

Leia mais

Credenciamento/Descredenciamento de Docentes Permanentes e Colaboradores e definição de Orientadores no âmbito do PPG-Odontologia UFU.

Credenciamento/Descredenciamento de Docentes Permanentes e Colaboradores e definição de Orientadores no âmbito do PPG-Odontologia UFU. Credenciamento/Descredenciamento de Docentes Permanentes e Colaboradores e definição de Orientadores no âmbito do PPG-Odontologia UFU. Resolução do COPOD Nº 01/2015 Credenciamento/Descredenciamento de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA Edital nº 001/2018/PPGFt/CEFID/UDESC

PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA Edital nº 001/2018/PPGFt/CEFID/UDESC PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA Edital nº 001/2018/PPGFt/CEFID/UDESC O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA RESOLUÇÃO Nº 01/2016 PPGCTA Estabelece o regime didático para o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL PPGEM Nº 004/2014

EDITAL PPGEM Nº 004/2014 EDITAL PPGEM Nº 004/2014 Dispõe sobre matrículas no 1º semestre de 2015 para o Curso de Mestrado em Engenharia Mineral da Universidade Federal de Ouro Preto. O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

MINUTA DE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FCHS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

MINUTA DE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FCHS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES MINUTA DE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FCHS Aprovado pela Congregação em 01/03/2011 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento normatiza o cumprimento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 79/2018-PGE

RESOLUÇÃO Nº 79/2018-PGE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (M-D) Fone: 3011-4731 e-mail: sec-pge@uem.br CERTIDÃO Certifico que a presente resolução

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos Coordenadoria de Pós-Graduação em Educação Física Norma PPGEF 03/2011

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos Coordenadoria de Pós-Graduação em Educação Física Norma PPGEF 03/2011 1 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos Coordenadoria de Pós-Graduação em Educação Física Norma PPGEF 03/2011 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade

Leia mais

EDITAL 07/PPGJOR/2018 PROCESSO DE AVALIAÇÃO E DE SELEÇÃO PARA ALOCAÇÃO DE BOLSAS PARA ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PPGJOR/UFSC

EDITAL 07/PPGJOR/2018 PROCESSO DE AVALIAÇÃO E DE SELEÇÃO PARA ALOCAÇÃO DE BOLSAS PARA ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO PPGJOR/UFSC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES 01/2018 O presente edital apresenta

Leia mais

RESOLUÇÃO 001/2011 COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA

RESOLUÇÃO 001/2011 COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA RESOLUÇÃO 001/2011 COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA O COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA, nas atribuições do Art. 46, inciso VII, do Regimento Geral, aprova a seguinte resolução, relacionada às Atividades

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, de 11 de abril de 2019.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, de 11 de abril de 2019. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001, de 11 de abril de 2019. Regulamenta os Exames de Qualificação e as Defesas de Dissertações e Teses no PPGBiotec. O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA PPGBiotec,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/ PPGCTA

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/ PPGCTA da Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba Departamento de Ciência e Tecnologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS GUARAPARI Estrada da Tartaruga, S/Nº Muquiçaba 29215-090 Guarapari ES 27 3261-9900 COORDENAÇÃO DE CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02 / COLEGIADO GESTOR

RESOLUÇÃO Nº 02 / COLEGIADO GESTOR COLEGIADO GESTOR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA/REDE NORDESTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Estabelece critérios para os processos de Qualificação e Defesa dos discentes do Curso de Mestrado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO ANEXO 3 NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO OBRIGATORIEDADE E DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG) Art. 1 o As Atividades Complementares de Graduação (ACG) constituem

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Página 1 de 10 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA DIRETORIA DE ENSINO (DIREN) DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR (DEPES) DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA (DEPIN) NORMAS DE

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos alunos do Curso de Arquitetura

Leia mais

RESOLUÇÃO PPGBB N 04/2015 DE 21 DE MAIO DE 2015

RESOLUÇÃO PPGBB N 04/2015 DE 21 DE MAIO DE 2015 RESOLUÇÃO PPGBB N 04/2015 DE 21 DE MAIO DE 2015 Estabelece critérios para o exame de qualificação no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade A Coordenadoria Geral do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.077, de 31 de agosto de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 3 de setembro de 2012, Seção 1, p. 12. 1 Da abertura EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / CAMPUS BLUMENAU

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / CAMPUS BLUMENAU UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / CAMPUS BLUMENAU REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Regulamento aprovado pelo Colegiado de Curso em

Leia mais

EDITAL 14 /2016 PIBIC ENSINO MÉDIO / CNPq

EDITAL 14 /2016 PIBIC ENSINO MÉDIO / CNPq EDITAL 14 /2016 PIBIC ENSINO MÉDIO / CNPq A e a Coordenação Executiva do PIBIC/ ENSINO MÉDIO tornam público o presente Edital de abertura de inscrições, visando à seleção de bolsistas para o PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS Regulamento das

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 PPGEP/IFRN PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO CORPO PERMANENTE DO PPGEP

EDITAL Nº 01/2018 PPGEP/IFRN PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO CORPO PERMANENTE DO PPGEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP)

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Nº 01/2018

RESOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Nº 01/2018 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Química RESOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO Nº 01/2018 Estabelece normas e critérios para o Credenciamento e Recredenciamento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Av. Amazonas, 3.150, Zabelê Vitória da Conquista BA CEP: 45.030-220 TEL:

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado. EDITAL PPGE nº 11/2013

Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado. EDITAL PPGE nº 11/2013 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado EDITAL PPGE nº 11/2013 Edital para Credenciamento de Novos Docentes para o Programa de Pós -Graduação em

Leia mais